PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 14. Sobre o tratamento com radioiodo para doença de Graves, é CORRETO afirmar:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 14. Sobre o tratamento com radioiodo para doença de Graves, é CORRETO afirmar:"

Transcrição

1 8 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 14 QUESTÃO 17 Sobre o tratamento com radioiodo para doença de Graves, é CORRETO afirmar: a) Nunca é usado em crianças e adolescentes. b) A medida prévia da captação de 131 I para cálculo de dose não é essencial. c) O pré-tratamento com anti-tireoidianos é essencial em todos os pacientes. d) Traz piora da oftalmopatia em 60% dos pacientes tratados, devido ao aumento do TRAb. QUESTÃO 18 Diante de um bócio nodular, são dados clínicos que favorecem doença benigna, EXCETO: a) Paciente muito jovem ou muito idoso. b) Aumento súbito e doloroso do nódulo. c) História familiar de bócio colóide. d) Sintomas de hipotireoidismo ou de hipertireoidismo. QUESTÃO 19 Na ultra-sonografia e CAAF (citologia aspirativa de agulha fina) de tireóide, é INCORRETO afirmar: a) Lesões anecóicas ou homogeneamente hiperecóicas sugerem benignidade. b) CAAFs guiadas por ultra-sonografia perdem acurácia em nódulos muito volumosos. c) Nódulos sólidos, homogêneos e com fino halo hipoecogênico ao ultra-som dispensam CAAF. d) Em áreas iodo-deficientes, a PAAF perde muito em especificidade no diagnóstico de carcinoma folicular. QUESTÃO 20 Na gestação, marque a correlação INCORRETA: a) Aumento de TBG redução de T3 total e de T4 total. b) Aumento estrogênio e de hcg hiperemese gravídica com TSH suprimido. c) Redução do transporte plasmático e placentário de iodo bócio fetal em mulheres com deficiência de iodo. d) Aumento de hcg no primeiro trimestre aumento de T4 livre e de T3 livre, TSH baixo.

2 9 QUESTÃO 21 No câncer de tireóide, é CORRETO afirmar: a) Tecido tireoidiano não é a única fonte possível de tireoglobulina plasmática. b) Tireoglobulina é sempre detectável (> 2 ng/ml), mesmo se a ablação tireoidiana foi completa. c) Tireoglobulina elevada é marcador de recidiva nos carcinomas medular e anaplásico. d) Persistência ou reaparecimento de anticorpos anti-tireoglobulina sugerem doença persistente ou recorrente. QUESTÃO 22 Senhora de 30 anos com prolactinemia inicial de 114 ng/ml, sem galactorréia ou distúrbios menstruais e com macroadenoma hipofisário à RNM; ocorre normalização da prolactina após uso de bromocriptina, mas o volume tumoral não se reduz. Sobre o quadro relatado, é CORRETO afirmar: a) Prolactina alta deve ser por macroprolactinemia. b) Esse quadro é comum em hamartomas secretores de prolactina. c) Adenoma clinicamente não-funcionante é o diagnóstico mais provável. d) Deve ser um prolactinoma resistente aos agonistas dopaminérgicos. QUESTÃO 23 Senhora de 35 anos se apresenta, dois meses após o parto, com alteração de campo visual, insuficiência adrenal secundária, T4 Livre baixo com TSH normal, associados à suspensão de lactação. Sobre o quadro relatado, é CORRETO afirmar: a) Cirurgia de descompressão corrige as deficiências endócrinas. b) Sua patologia deve ter sido causada por hemorragia peri-parto. c) À RNM, pode apresentar aumento homogêneo da hipófise e grande reforço pelo gadolíneo. d) Presume-se que certamente tenha também deficiências de GH e gonadotrofinas, geralmente mais precoces que as de ACTH e TSH.

3 10 QUESTÃO 24 Em relação à deficiência de GH em adultos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Osteopenia é comum, e a DMO é importante marcador da resposta ao uso de rhgh. b) A deficiência se GH se acompanha de maior morbidade, mas a mortalidade não se eleva. c) Tanto o excesso de GH quanto a deficiência se acompanham de aumento do risco cardiovascular. d) Pico de GH menor que 3 ng/ml após estímulo é uma das indicações para reposição. QUESTÃO 25 Em relação ao tratamento do Diabetes Insipidus, é CORRETO afirmar: a) Diabetes Insipidus parcial pode ser tratado com clorpropamida. b) Durante gestação, está contra-indicado o uso de desmopressina. c) Convulsões e coma geralmente indicam dose insuficiente de desmopressina. d) Durante uso de carbamazepina, pode ser necessário elevar a dose de desmopressina. QUESTÃO 26 Em relação à doença cardiovascular, é CORRETO afirmar: a) Microalbuminúria por si só não é bom marcador de risco cardiovascular, apenas de nefropatia diabética. b) Na maioria dos laboratórios, a dosagem de LDL é feita de forma direta e a de HDL é inferida por fórmula. c) Os estudos 4S e WOSCOPS demonstraram claro benefício da redução do colesterol em pessoas de alto risco coronariano prévio. d) Entre os diabéticos tipo 2, o tratamento deve ter como meta principal a redução dos triglicérides e do colesterol-hdl, além da elevação de LDL pequena e densa.

4 11 QUESTÃO 27 Menina de 15 anos com IMC = 41,5, humor depressivo, transaminases levemente elevadas, roncos, oligo-amenorréia e intolerância à glicose. Em relação ao quadro apresentado, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Elevação discreta de enzimas hepáticas correlaciona-se com esteato-hepatite não-alcoólica. b) Irregularidades menstruais relacionam-se com resistência insulínica e podem melhorar com metformina. c) Entram no diagnóstico diferencial: Síndrome de Prader Willi, Síndrome de Bardet Biedl e deficiência de SIM-1. d) Como existe contra-indicação à cirurgia bariátrica, uma boa opção é a combinação de sibutramina com fluoxetina, associada ou não ao orlistat. QUESTÃO 28 Quanto aos últimos gráficos de desenvolvimento do CDC (Centers for disease control and prevention), todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Houve um grande aumento da estatura média nas últimas 2,5 décadas. b) Ocorre uma desaceleração normal do crescimento no período pré-puberal. c) Crianças abaixo do percentil 3, equivalente ao score Z de aproximadamente 2, têm baixa estatura d) Medidas do IMC acima do percentil 85 em crianças e adolescentes definem a necessidade de intervenção para redução de peso. QUESTÃO 29 Quanto à hiperplasia adrenal congênita (HAC) por deficiência de 21-hidroxilase, é CORRETO afirmar: a) Reposição hormonal quase sempre conduz a uma estatura normal. b) Forma clássica severa se acompanha de perda salina em quase todos os casos. c) Teste de estímulo com ACTH geralmente é desnecessário na forma não-clássica. d) Deficiência de epinefrina se correlaciona com severidade da HAC e agrava hipoglicemia. QUESTÃO 30 É CORRETO afirmar: a) Cortisol livre urinário é o teste mais acurado para rastrear Síndrome de Cushing Sub-clínica, por se alterar precocemente. b) Síndrome de Cushing Sub-clínica não diagnosticada em incidentaloma adrenal pode ser causa de insuficiência adrenal pós-operatória. c) Mais de 50% dos incidentalomas adrenais são secretores, porém os quadros são geralmente sub-clínicos. d) Hiperaldosteronismo é a forma mais comum de incidentaloma adrenal secretor.

5 12 QUESTÃO 31 Cariótipo 46XY, genitália ambígua e ausência de estruturas müllerianas, androgenização parcial na puberdade. A descrição caracteriza: a) agenesia testicular. b) deficiência de 5-alfa-redutase. c) insensibilidade completa aos androgênios. d) hiperplasia adrenal por deficiência de 17 hidroxilase. QUESTÃO 32 Sobre a Síndrome de Klinefelter, é CORRETO afirmar: a) Não ocorre em fetos 46, XX. b) LH e FSH são normais na infância. c) Braços são desproporcionalmente longos em relação às pernas. d) Têm dificuldades no aprendizado de matemática, mas inteligência verbal é normal. QUESTÃO 33 Paciente de 34 anos, sexo feminino, com hipertensão de difícil controle. Aldosterona plasmática 10 ng/dl, atividade de renina plasmática 0,1 ng/ml/h, em uso de propranolol. É CORRETO afirmar: a) Relação aldosterona/renina pode estar falsamente elevada pelo uso de propranolol. b) O próximo passo é confirmar o diagnóstico de aldosteronismo primário com TC de adrenal. c) Relação aldosterona/renina > 20 tem 100% de acurácia na presença de aldosterona maior que 8 ng/dl e dispensa testes confirmatórios. d) O melhor exame para determinar conduta, se clínica ou cirúrgica, é o teste de sobrecarga de sal.

6 13 QUESTÃO 34 Rapaz de 18 anos, sem história familiar de hipertensão, pré-vestibulando de medicina, se apresenta com queixas de crises de cefaléia, sudorese e tremores. À admissão, sua FC era de 120 bpm e a PA era de 180/120 mm Hg. Dosagens de catecolaminas plasmáticas e metanefrinas urinárias foram normais, e a de metanefrinas plasmáticas mostrou elevação muito discreta. Todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Caso seja confirmado o feocromocitoma, o preparo cirúrgico deve ser iniciado com alfa-bloqueadores. b) Se fosse feita uma RNM (ressonância nuclear magnética) de abdome, um tumor com sinal hiperintenso em T2 seria fortemente sugestivo de feocromocitoma. c) Devido ao quadro clínico muito sugestivo, deve-se insistir na propedêutica, fazendo-se o teste de supressão com clonidina. d) Metanefrinas plasmáticas têm baixa acurácia no diagnóstico do feocromocitoma. QUESTÃO 35 No tratamento da síndrome de ovários policísticos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Espironolactona e ciproterona inibem ligação do androgênio ao seu receptor. b) Metformina atua sobre hirsutismo, oligo-amenorréia e anovulação. c) Flutamida inibe 5-alfa-redutase e melhora hirsutismo e oligo-amenorréia. d) Combinação estrogênio/progestagênio aumenta globulina ligadora de hormônios sexuais. QUESTÃO 36 São causas de Hipogonadismo hipogonadotrófico masculino, EXCETO: a) Síndrome de Noonan. b) Síndrome de Kallman. c) Síndrome de Prader Willi. d) Síndrome de Lawrence-Moon-Biedl. QUESTÃO 37 São causas de precocidade sexual incompleta (pseudopuberdade precoce), EXCETO: a) Sarcoidose. b) Testotoxicose. c) Cisto ovariano. d) Síndrome de MacCune Albright.

7 14 QUESTÃO 38 São causas de nefrolitíase geralmente associadas a baixo ph urinário, EXCETO: a) Hipocitratúria por uso de acetazolamida. b) Cálculos de estruvita. c) Cálculos de ácido úrico puro. d) Excesso de proteína animal na dieta. QUESTÃO 39 Paciente feminina de 54 anos, assintomática, traz exames de rotina pedidos por seu ginecologista: Cálcio total normal e PTH elevado. São possibilidades a considerar neste caso, EXCETO: a) Pode-se tratar de hiperparatireoidismo primário. b) Pode-se tratar de hiperparatireoidismo secundário. c) Tratamento com vitamina D pode causar hipercalcemia. d) Tratamento com vitamina D pode causar elevação do PTH. QUESTÃO 40 Paciente feminina de 45 anos, sem história prévia, vem apresentando crises de sudorese profusa e mal estar. Em uma delas tem glicemia de 30 mg%. Após teste de jejum prolongado, marque a afirmativa CORRETA sobre a hipoglicemia: a) Se auto-induzida por insulina, espera-se peptídeo C elevado. b) Se causada por insulinoma, espera-se beta-hidroxibutirato elevado. c) Se auto-induzida por sulfoniluréia, espera-se pro-insulina suprimida. d) Se mediada por pro-igf II, espera-se que glicemia não se eleve em mais que 25 mg/dl após glucagon. QUESTÃO 41 Quanto às poli-endocrinopatias auto-imunes (PEAI), todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Hipoparatireoidismo é raro na PEAI tipo II. b) Candidíase mucocutânea só ocorre na PEAI tipo I. c) Diabetes tipo 1 é mais comum na PEAI tipo I. d) Herança autossômica recessiva é característica da PEAI tipo I.

8 15 QUESTÃO 42 Na Neoplasia Endócrina Múltipla tipo I (NEM-1), é CORRETO afirmar: a) Feocromocitomas são muito raros na NEM-1. b) Hiperparatireoidismo geralmente surge após 40 anos. c) São causados por mutações ativadoras do oncogene MEN1. d) Os tumores hipofisários mais comuns são os produtores de ACTH e GH. QUESTÃO 43 A correlação entre tumores capazes de secreção hormonal ectópica, seus produtos e síndrome clínica correspondente está correta, EXCETO em: a) Linfomas PTHrP Hipercalcemia. b) Carcinoma hepato-celular IGF II Hipoglicemia. c) Feocromocitoma ACTH Síndrome de Cushing. d) Carcinoma pulmonar de pequenas células Vasopressina Síndrome de Antidiurese Inapropriada. QUESTÃO 44 Todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Aumento de espécimes reativos de oxigênio pode estar na gênese de todos os mecanismos de complicações crônicas do diabetes. b) Glicose é o único produto que se liga, de forma enzimática, às proteínas extracelulares, para formar AGEs (produtos finais da glicação avançada). c) Mutações de DNA mitocondrial induzidas por stress oxidativo podem explicar a progressão das complicações crônicas, mesmo após bom controle glicêmico (memória hiperglicêmica). d) Em tecidos nos quais a glicose entra livremente, diacilglicerol originado da glicólise e proteína cinase C elevada induzem vasoconstrição e aumento da permeabilidade vascular. QUESTÃO 45 Padrão ouro para avaliação de resistência insulínica: a) HOMA. b) QUICK. c) Relação insulina/glicose de jejum. d) Clamp euglicêmico hiperinsulinêmico.

9 16 QUESTÃO 46 Paciente portador de Diabetes Mellitus tipo 2 há 15 anos, está em uso de insulina NPH unidades/dia. É hipertenso, usa enalapril 10 mg BID e AAS 100 mg. Clearance de creatinina 50 ml/min. Em controle neurológico, usando fenobarbital e usa amiodarona para controle de extrassistolia. Iniciou recentemente o uso de cetoconazol para controle de onicomicose. Tem dislipidemia com LDL colesterol de 190 e forte história familiar para doença cardiovascular. Qual entre essas opções medicamentosas seria a mais recomendada para esse paciente? a) Gemfibrozil. b) Lovastatina. c) Pravastatina. d) Sinvastatina. QUESTÃO 47 No tratamento do diabetes tipo 1, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Insulinas aspart e lispro têm início, pico e duração de ação praticamente idênticos. b) Os bollus pré-alimentares de insulina rápida devem se relacionar com quantidade de carboidratos da refeição e com a glicemia pré-alimentar. c) A insulina NPH humana, se usada em 3 a 4 tomadas por dia, pode ser uma alternativa de baixo custo, às insulinas glargina ou detemir. d) O método de múltiplas injeções de insulina não permite alcançar as metas de bom controle do diabetes; isso só é possível com uso de bombas de infusão subcutânea contínua. QUESTÃO 48 Sobre as incretinas, é CORRETO afirmar: a) GLP-1 (peptídeo glucagon-like) é produzido nas células K do duodeno e jejuno proximal. b) GLP-1 estimula regeneração e proliferação de células beta pancreáticas. c) Incretinas são hormônios produzidos no intestino delgado, estimuladas pelo jejum. d) Diabéticos tipo 2, por apresentarem resistência ao GLP-1, têm seus níveis sangüíneos muito elevados

10 17 QUESTÃO 49 Entre as recomendações nutricionais da ADA, para os diabéticos sem complicações, estão: a) O conteúdo de proteínas não deve ultrapassar o RDA (Cota diária recomendada = 0,6 g/kg/dia). b) Em normotensos, ingestão diária de sal não deve ultrapassar mg de cloreto de sódio/dia. c) Açúcar e alimentos contendo açúcar devem ser usados no contexto de uma alimentação saudável. d) Suplementos vitamínicos são recomendados a todos os portadores de diabetes tipo 2, para reduzir o stress oxidativo. QUESTÃO 50 Em relação à nefropatia diabética, é CORRETO afirmar: a) Albuminúria é apenas marcador, não contribui para o progresso das lesões renais. b) Nos diabéticos tipo 1 puberais, o rastreamento deve ser iniciado após 5 anos de doença. c) Microalbuminúria relacionada à excreção de creatinina, em amostra única de urina, não é bom substituto de urina de 24 ou 12 horas para rastreamento. d) Só a microalbuminúria persistente (positiva em 2-3 amostras num período de 3-6 meses) define a presença de nefropatia incipiente. ATENÇÃO COM SUA ESCRITA HABITUAL, TRANSCREVA, PARA O ESPAÇO RESERVADO PELA COMISSÃO, NA FOLHA DE RESPOSTAS, A SEGUINTE FRASE: Os cristais e as pedras preciosas são a expressão mais pura da energia e da luz.

Teste para a Pesquisa de Receptores Hormonais Ilícitos nas Glândulas Supra- Renais Contra-indicações à realização do teste:

Teste para a Pesquisa de Receptores Hormonais Ilícitos nas Glândulas Supra- Renais Contra-indicações à realização do teste: Teste para a Pesquisa de Receptores Hormonais Ilícitos nas Glândulas Supra- Renais O teste consiste na dosagem dos níveis séricos de cortisol e ACTH, após um estímulo hormonal ou farmacológico in vivo

Leia mais

Aula 23 Sistema endócrino

Aula 23 Sistema endócrino Aula 23 Sistema endócrino O sistema endócrino é formado por órgãos e tecidos que secretam hormônios. Os hormônios são lançados na corrente sangüínea e influenciam a atividade de células, órgãos ou sistemas.

Leia mais

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Acerca da fisiologia tiroideana, julgue os itens que se seguem. Uma paciente com 20 anos de idade, procurou assistência 41 A 5'-desiodinase tipo 2 é inibida pelo ácido iopanoico

Leia mais

Existem três tipos de glândulas: endócrinas (tireóide, suprarrenal), exócrinas (lacrimais, mamárias) e anfícrinas ou mistas (pâncreas)

Existem três tipos de glândulas: endócrinas (tireóide, suprarrenal), exócrinas (lacrimais, mamárias) e anfícrinas ou mistas (pâncreas) Existem três tipos de glândulas: endócrinas (tireóide, suprarrenal), exócrinas (lacrimais, mamárias) e anfícrinas ou mistas (pâncreas) É formado pelas glândulas endócrinas Essas tem origem no tecido epitelial

Leia mais

Curso: Integração Metabólica

Curso: Integração Metabólica Curso: Integração Metabólica Aula 7: Suprarrenal e tireoide Prof. Carlos Castilho de Barros Algumas pessoas podem apresentar distúrbios que provocam a obesidade. Estórias como Eu como pouco mas continuo

Leia mais

Adrenais e Pâncreas endócrino. Ms. Roberpaulo Anacleto

Adrenais e Pâncreas endócrino. Ms. Roberpaulo Anacleto Adrenais e Pâncreas endócrino Ms. Roberpaulo Anacleto Anatomia Adrenal Z. Glomerular Aldosterona Cortex Z.Fasciculada Cortisol Z. Reticular Andrógenos Introdução Os Incidentalomas são tumores achados incidentalmente,

Leia mais

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ENDOCRINOLOGIA 21. Paciente de 18 anos foi encaminhado ao endocrinologista por apresentar quadro de litíase de repetição. A investigação bioquímica inicial revelou calciúria

Leia mais

O aumento das concentrações de prolactina pode ocorrer em várias situações, sejam elas fisiológicas ou patológicas.

O aumento das concentrações de prolactina pode ocorrer em várias situações, sejam elas fisiológicas ou patológicas. Hiperprolactinemia A hiperprolactinemia é alteração endocrinológica mais comum que ocorre no sistema nervoso central, sendo mais comum no sexo feminino. Além disso, é uma causa freqüente de infertilidade.

Leia mais

DOENÇAS DA TIREÓIDE. A Tireóide é uma glândula endócrina produtora de 2 hormônios do tipo amina:

DOENÇAS DA TIREÓIDE. A Tireóide é uma glândula endócrina produtora de 2 hormônios do tipo amina: Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira DOENÇAS DA TIREÓIDE 1 - HORMÔNIOS DA TIRÓIDE: A Tireóide é uma glândula endócrina produtora de 2 hormônios

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO. Prof. TIAGO

SISTEMA ENDÓCRINO. Prof. TIAGO SISTEMA ENDÓCRINO Prof. TIAGO CARACTERÍSTICAS GERAIS INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS. CONTROLEDEATIVIDADES FISIOLOGICAS. SEMELHANTE AO SISTEMA NERVOSO. EFETUADO POR HORMÔNIOS TRANSPORTADO PELA CORRENTE SANGUINEA

Leia mais

Sistema Endócrino. Introdução. Glândulas e suas secreções. 1. Hipotálamo: 2. Hipófise anterior (adeno-hipófise):

Sistema Endócrino. Introdução. Glândulas e suas secreções. 1. Hipotálamo: 2. Hipófise anterior (adeno-hipófise): Introdução Sistema Endócrino O sistema endócrino é composto por um grupo de tecidos especializados (glândulas) cuja função é produzir e liberar na corrente sanguínea substâncias chamadas Hormônios. Os

Leia mais

Anatomia e Fisiologia Humana

Anatomia e Fisiologia Humana Introdução Boa parte do funcionamento do corpo humano depende da comunicação entre as células por meio de mensageiros químicos que viajam pelos sangue. Conjunto de células produtoras de hormônios. Hormônios

Leia mais

Tumores da hipófise. Avaliação clínica

Tumores da hipófise. Avaliação clínica Tumores da hipófise Avaliação clínica Tumores da hipófise 10-25% de casos não seleccionados de autópsias RMN 10% de indivíduos normais Tumores da hipófise Incidência: 2/100000 Prevalência: 20/100000

Leia mais

Sistema Endócrino II - Hormônios

Sistema Endócrino II - Hormônios Ciências Morfofuncionais III Sistema Endócrino II - Hormônios Natureza, química e funções Professores: Felipe, Jean-Pierre e Olivia Endocrinologia Estudo das secreções internas do organismo Hormônios São

Leia mais

29/03/2012. Biologia. Principais glândulas endócrinas humanas

29/03/2012. Biologia. Principais glândulas endócrinas humanas Biologia Tema: Módulo 01: Anatomia e fisiologia Marcos Vinícius Introdução É um sistema que juntamente com o sistema nervoso atua no controle das funções gerais do nosso organismo. É representado pelos

Leia mais

Tratamento de diabetes: insulina e anti-diabéticos. Profa. Dra. Fernanda Datti

Tratamento de diabetes: insulina e anti-diabéticos. Profa. Dra. Fernanda Datti Tratamento de diabetes: insulina e anti-diabéticos Profa. Dra. Fernanda Datti Pâncreas Ilhotas de Langerhans células beta insulina células alfa glucagon células gama somatostatina regulação das atividades

Leia mais

Profª Leticia Pedroso

Profª Leticia Pedroso Profª Leticia Pedroso Sistema Endócrino O homem apresenta em seu organismo várias glândulas endócrinas (glândulas que secretam hormônios para dentro do sangue). Hormônios são mensageiros químicos responsáveis

Leia mais

51 - São causas de hipertireoidismo com bócio difuso: 52 - Os achados ultrassonográficos que sugerem malignidade em um nódulo de tireóide são:

51 - São causas de hipertireoidismo com bócio difuso: 52 - Os achados ultrassonográficos que sugerem malignidade em um nódulo de tireóide são: Questões do TEEM 2009 51 a 75 51 - São causas de hipertireoidismo com bócio difuso: a) RN de mãe com doença tireoideana autoimune, Basedow-Graves e resistência periférica aos hormônios tireoideanos. b)

Leia mais

Prevenção Cardio vascular. Dra Patricia Rueda Cardiologista e Arritmologista

Prevenção Cardio vascular. Dra Patricia Rueda Cardiologista e Arritmologista Prevenção Cardio vascular Dra Patricia Rueda Cardiologista e Arritmologista Principal causa de morte em todo o mundo Considerada uma EPIDEMIA pela OMS em 2009 Alta mortalidade Alta morbidade = Muitas

Leia mais

GLICOCORTICÓIDES PRINCIPAIS USOS DOS FÁRMACOS INIBIDORES DOS ESTERÓIDES ADRENOCORTICAIS

GLICOCORTICÓIDES PRINCIPAIS USOS DOS FÁRMACOS INIBIDORES DOS ESTERÓIDES ADRENOCORTICAIS GLICOCORTICÓIDES - Hormônios esteroidais: Hormônios sexuais e Hormônios do Córtex da Adrenal. - Hormônios do Córtex da Adrenal: o Adrenocorticosteróides [glicocorticóides e (cortisol) e Mineralocorticóides

Leia mais

Brígida Ferrão. 10 de Outubro de 2014

Brígida Ferrão. 10 de Outubro de 2014 Brígida Ferrão 10 de Outubro de 2014 DEFINIÇÃO Sistema Endócrino conjunto de orgãos e tecidos que produzem hormonas, libertadas na corrente sanguínea e que controlam outros orgãos alvo Envelhecimento tecidos

Leia mais

O QUE SABE SOBRE A DIABETES?

O QUE SABE SOBRE A DIABETES? O QUE SABE SOBRE A DIABETES? 11 A 26 DE NOVEMBRO DE 2008 EXPOSIÇÃO PROMOVIDA PELO SERVIÇO DE MEDICINA INTERNA DO HOSPITAL DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, EPE DIABETES MELLITUS É uma doença grave? Estou em

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome ASSINALE A RESPOSTA

Leia mais

Fisiologia do Sistema Endócrino-I

Fisiologia do Sistema Endócrino-I Curso Preparatório para Residência em Enfermagem-2012 Fisiologia do Sistema Endócrino-I Prof. Fernando Ramos Gonçalves -Msc Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam

Leia mais

Amenorréia. Profª. Keyla Ruzi

Amenorréia. Profª. Keyla Ruzi Amenorréia Profª. Keyla Ruzi Amenorréia Conceito: ausência de menstruação em uma época na qual ela deveria ocorrer. Exclui-se períodos de amenorréia fisiológica, como na gravidez e lactação, antes da menarca

Leia mais

AS SOLUÇÕES... 1. A prevalência da diabetes na população portuguesa entre os 20-79 anos é:

AS SOLUÇÕES... 1. A prevalência da diabetes na população portuguesa entre os 20-79 anos é: RESPOSTAS OBTIDAS AS SOLUÇÕES... 1. A prevalência da diabetes na população portuguesa entre os 20-79 anos é: a) inferior a 10% b) superior a 20% c) entre 13-14% d) nenhuma das anteriores 2. Em Portugal

Leia mais

Tópicos da Aula. Classificação CHO. Processo de Digestão 24/09/2012. Locais de estoque de CHO. Nível de concentração de glicose no sangue

Tópicos da Aula. Classificação CHO. Processo de Digestão 24/09/2012. Locais de estoque de CHO. Nível de concentração de glicose no sangue Universidade Estadual Paulista DIABETES E EXERCÍCIO FÍSICO Profª Dnda Camila Buonani da Silva Disciplina: Atividade Física e Saúde Tópicos da Aula 1. Carboidrato como fonte de energia 2. Papel da insulina

Leia mais

NEDO 2012 Cursos NEDO 20º-14e15Abril Évora 21º-16e17Junho Luso 22º-13e14Out. Viseu 23º-24e25Nov.-Algarve

NEDO 2012 Cursos NEDO 20º-14e15Abril Évora 21º-16e17Junho Luso 22º-13e14Out. Viseu 23º-24e25Nov.-Algarve NEDO 2012 Cursos NEDO 20º-14e15Abril Évora 21º-16e17Junho Luso 22º-13e14Out. Viseu 23º-24e25Nov.-Algarve 19º CURSO PÓS GRADUADO NEDO 2012 Causas Secundárias de Diabetes A. Galvão-Teles Lisboa Auditório

Leia mais

3) (UFABC/2009) Leia a tirinha:

3) (UFABC/2009) Leia a tirinha: Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Mário Neto Série: 2 Ano Disciplina: Biologia 11) (Fuvest-1998) Uma jovem que sempre foi saudável chegou a um hospital em estado

Leia mais

OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES. Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes

OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES. Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes TER DIABETES NÃO É O FIM... É o início de uma vida mais saudável, com alimentação

Leia mais

Fisiologia I CÓRTEX ADRENAL. Prof. Élio Waichert Júnior 1

Fisiologia I CÓRTEX ADRENAL. Prof. Élio Waichert Júnior 1 CÓRTEX ADRENAL Prof. Élio Waichert Júnior 1 Córtex adrenal Colesterol Hormônios corticosteróides Mineralocorticóides Glicocorticóides Hormônios androgênicos Afetam os eletrólitos (sódio, potássio) Afetam

Leia mais

Hormônios Metabólicos da

Hormônios Metabólicos da Hormônios Metabólicos da Tireóide Tireóide Produz Calcitoninahomeostasia de CA Produz hormôniocolóide [Ca +2 ] plasmática (inibe osteoclastos) [Ca +2 ] plasmática Síntese dos Hormônios Capilar Bomba de

Leia mais

Tireoidites e Comportamento Tireoidiano

Tireoidites e Comportamento Tireoidiano Tireoidites e Comportamento Tireoidiano Dr Semy Krillos Orientação: prof. Dr. Romeu Carillo Jr Hipotálamo Células do sistema parvicelular Secretam TRH ( hormônio liberador de tireotropina) Secretam CRH

Leia mais

TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DO DIABETES MELLITUS: SULFONILUREIAS E BIGUANIDAS

TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DO DIABETES MELLITUS: SULFONILUREIAS E BIGUANIDAS UNIVERSIDADE DE UBERABA LIGA DE DIABETES 2013 TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DO DIABETES MELLITUS: SULFONILUREIAS E BIGUANIDAS PALESTRANTES:FERNANDA FERREIRA AMUY LUCIANA SOUZA LIMA 2013/2 CRITÉRIOS PARA ESCOLHA

Leia mais

Exercícios de Coordenação Endócrina

Exercícios de Coordenação Endócrina Exercícios de Coordenação Endócrina 1. (UFABC) Leia a tirinha: Material de apoio do Extensivo Enquanto o futuro não chega, diabéticos controlam a glicemia através de injeções diárias de insulina ou mesmo

Leia mais

d) uma célula é alvo apenas para um dado hormônio e) uma determinada função pode ser controlada por vários hormônios

d) uma célula é alvo apenas para um dado hormônio e) uma determinada função pode ser controlada por vários hormônios Fisiologia Endócrina - Bloco 1 de exercícios 1. O mecanismo de feedback ou retroação é o principal meio regulador da secreção das glândulas endócrinas. Um exemplo de feedback negativo é: a) aumento da

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO. Prof. Me. Leandro Parussolo

SISTEMA ENDÓCRINO. Prof. Me. Leandro Parussolo SISTEMA ENDÓCRINO Prof. Me. Leandro Parussolo Sistema Endócrino Função de garantir o fluxo de informações entre diferentes cells, permitindo a integração funcional de todo o organismo; Garantir a reprodução;

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO SISTEMA HORMONAL

SISTEMA ENDÓCRINO SISTEMA HORMONAL SISTEMA ENDÓCRINO SISTEMA HORMONAL HORMÔNIOS 1. MENSAGEIROS QUÍMICOS PRODUZIDOS PELAS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS. 2. REGULADORES: - (ESTIMULANTES OU INIBIDORES) - (CRESCIMENTO, METABOLISMO, REPRODUÇÃO, ETC.)

Leia mais

Raniê Ralph GO. 24 de Setembro de 2008. Professor Sobral. Ciclo Menstrual

Raniê Ralph GO. 24 de Setembro de 2008. Professor Sobral. Ciclo Menstrual 24 de Setembro de 2008. Professor Sobral. Ciclo Menstrual Fisiologia O ciclo menstrual para ocorrer depende de uma série de intercomunicações entre diversos compartimentos femininos. Todo o ciclo menstrual

Leia mais

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS UROLOGIA 21. Dentre os cristais urinários relacionados a seguir, aquele que tem significado patológico, quando visto na microscopia de pequeno aumento, durante um exame

Leia mais

ENDORECIFE 2013 GRADE PRELIMINAR

ENDORECIFE 2013 GRADE PRELIMINAR ENDORECIFE 2013 GRADE PRELIMINAR Hotel Summerville 27 a 29 de junho de 2013 27 de junho 5ª Feira HORÁRIO SALA 1 SALA 2 14h00 / 15h10 Mesa Redonda 1 E COMPLICAÇÕES CRONICAS: COMO EU TRATO Nefropatia Diabética

Leia mais

Embriologia e Histologia Animal II

Embriologia e Histologia Animal II Embriologia e Histologia Animal II HISTOFISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO Daniela dos Santos Brum Glândulas endócrinas Secretam seus produtos (moléculas biologicamente ativas) HORMÔNIOS Corrente sanguínea

Leia mais

ESTUDO DA ORIGEM DIATÉSICA DE NÓDULOS TIREOIDIANOS E TIREOIDITES. Erica Erina Fukuyama Maísa Lemos Homem de Mello Romeu Carillo Jr

ESTUDO DA ORIGEM DIATÉSICA DE NÓDULOS TIREOIDIANOS E TIREOIDITES. Erica Erina Fukuyama Maísa Lemos Homem de Mello Romeu Carillo Jr ESTUDO DA ORIGEM DIATÉSICA DE NÓDULOS TIREOIDIANOS E TIREOIDITES Erica Erina Fukuyama Maísa Lemos Homem de Mello Romeu Carillo Jr BÓCIO - aumento da glândula, pode ser devido a: Nódulos doenças inflamatórias

Leia mais

Biologia. Aulas 33, 34 e 35 Setor B. Prof. Rafa

Biologia. Aulas 33, 34 e 35 Setor B. Prof. Rafa Biologia Aulas 33, 34 e 35 Setor B Prof. Rafa Tipos de glândulas: Exócrinas: com ducto de saída lacrimais, mamárias, salivares, sebáceas e sudoríparas Endócrinas: sem ducto de saída, secreções (hormônios)

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

CURSO BÁSICO DE ULTRASSONOGRAFIA DA TIREOIDE E PARATIREOIDE ORGANIZAÇÃO

CURSO BÁSICO DE ULTRASSONOGRAFIA DA TIREOIDE E PARATIREOIDE ORGANIZAÇÃO CURSO BÁSICO DE ULTRASSONOGRAFIA DA TIREOIDE E PARATIREOIDE ORGANIZAÇÃO Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Leia mais

Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes

Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes O Dia Mundial da Saúde é celebrado todo 7 de abril, e neste ano, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientização

Leia mais

Data: 07/04/2014 NTRR 67/2014. Medicamento x Material Procedimento Cobertura

Data: 07/04/2014 NTRR 67/2014. Medicamento x Material Procedimento Cobertura NTRR 67/2014 Solicitante: Juiz Alex Matoso Silva Município de Itaúna - MG Número do processo: 0338.14.003128-1 Data: 07/04/2014 Medicamento x Material Procedimento Cobertura TEMA: Pegvisomanto para acromegalia

Leia mais

Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa 1

Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa 1 Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa 1 Hormônios 2 HORMÔNIOS DA HIPÓFISE E DO HIPOTÁLAMO Quanto a sua origem os hormônios da hipófise e hipotálamo podem ser classificados em : - Hormônios da hipófise

Leia mais

Hipófise (ou glândula Pituitária)

Hipófise (ou glândula Pituitária) Sistema Hormonal Sistema Hormonal O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas endócrinas, as quais são responsáveis pela secreção de substância denominadas hormonas. As glândulas endócrinas

Leia mais

27- Em relação o uso de insulina bolus no DM1, assinale a CORRETA:

27- Em relação o uso de insulina bolus no DM1, assinale a CORRETA: Questões do TEEM 2009 26 a 50 26- O DCCT comparou a insulinização intensiva (II) com a insulinização convencional (IC), e é considerado um marco na história do DM1. Sobre seus resultados, é INCORRETO afirmar

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO PROFESSOR CLERSON

SISTEMA ENDÓCRINO PROFESSOR CLERSON SISTEMA ENDÓCRINO PROFESSOR CLERSON CARACTERÍSTICAS FUNCIONAMENTO DO CORPO COMUNICAÇÃO COM CÉLULAS: AÇÃO HORMONAL LIBERAÇÃO POR DETERMINADAS CÉLULAS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS: CÉLULAS PRODUTORAS DE HORMÔNIOS

Leia mais

Avaliação Funcional da Hipófise

Avaliação Funcional da Hipófise Avaliação Funcional da Hipófise Dr. Luiz Antônio de Araújo Endoville, Joinville (SC) Dr. Cesar Luiz Boguszewski SEMPR, HC-UFPR, Curitiba (PR) Avaliação Funcional da Hipófise Dr. Cesar Luiz Boguszewski

Leia mais

CONTROLE E INTEGRAÇÂO

CONTROLE E INTEGRAÇÂO CONTROLE E INTEGRAÇÂO A homeostase é atingida através de uma série de mecanismos reguladores que envolve todos os órgãos do corpo. Dois sistemas, entretanto, são destinados exclusivamente para a regulação

Leia mais

A Região Selar. Lesões Intra-Cranianas Classificação TUMORES INTRA-CRANIANOS REPERCUSSÃO ENDÓCRINA. Tumores Classificação

A Região Selar. Lesões Intra-Cranianas Classificação TUMORES INTRA-CRANIANOS REPERCUSSÃO ENDÓCRINA. Tumores Classificação IMERSÃO EM ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA HIPOTÁLAMO-HIPÓFISE 08 de Abril 2006 Lesões Intra-Cranianas Classificação TUMORES TUMORES INTRA-CRANIANOS REPERCUSSÃO ENDÓCRINA Adriana A. Siviero-Miachon Setor de

Leia mais

Enfermagem em Oncologia e Cuidados Paliativos

Enfermagem em Oncologia e Cuidados Paliativos Prof. Rivaldo Assuntos Enfermagem em Oncologia e Cuidados Paliativos Administração e Gerenciamento de Enfermagem Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher e da Criança Enfermagem nas Doenças Transmissíveis

Leia mais

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - ALDACTONE

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - ALDACTONE ALDACTONE Espironolactona FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - ALDACTONE Comprimidos de 25 mg - caixas contendo 20 unidades. Comprimidos de 100 mg - caixas contendo 16 unidades. USO PEDIÁTRICO E ADULTO

Leia mais

Consulta de Enfermagem para Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica. Ms. Enf. Sandra R. S. Ferreira

Consulta de Enfermagem para Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica. Ms. Enf. Sandra R. S. Ferreira Consulta de Enfermagem para Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica Ms. Enf. Sandra R. S. Ferreira O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL? Condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados

Leia mais

Gráficos: experimento clássico de Gause, 1934 (Princípio de Gause ou princípio da exclusão competitiva).

Gráficos: experimento clássico de Gause, 1934 (Princípio de Gause ou princípio da exclusão competitiva). 1 Gráficos: experimento clássico de Gause, 1934 (Princípio de Gause ou princípio da exclusão competitiva). 2 O câncer surge de uma única célula que sofreu mutação, multiplicou-se por mitoses e suas descendentes

Leia mais

Incidentaloma da supra-renal

Incidentaloma da supra-renal Incidentaloma da supra-renal Fernando Baptista Serviço de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo Hospital de Santa Maria - CHLN, EPE (fmsbaptista@gmail.com) Mulher de 45 anos com nódulo da supra-renal direita,

Leia mais

Hormônios hipotalâmicos e hipofisários. (somatostatin)

Hormônios hipotalâmicos e hipofisários. (somatostatin) Anatomia Localiza-se na base do crânio sela túrcica Hipófise anterior: derivada da bolsa de Rathke Hipófise posterior: origem neural, formada por axônios e terminções nervosas dos neurônios hipotalâmicos

Leia mais

INTRODUÇÃO. Diabetes & você

INTRODUÇÃO. Diabetes & você INTRODUÇÃO Diabetes & você Uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa com diabetes é a educação sobre a doença. Conhecer e saber lidar diariamente com o diabetes é fundamental para levar uma

Leia mais

22.05. O tipo básico de tecido epitelial é o de revestimento sendo os demais tecidos epiteliais (glandular e neuroepitélio) derivados desse.

22.05. O tipo básico de tecido epitelial é o de revestimento sendo os demais tecidos epiteliais (glandular e neuroepitélio) derivados desse. BIO 8E aula 22 22.01. O tecido epitelial de revestimento é pobre em substância intercelular e avascular. Existe também o tecido epitelial glandular que é derivado do tecido epitelial de revestimento. O

Leia mais

ZOOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL

ZOOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL ZOOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL Sistema Endócrino Prof. Fernando Stuchi Introdução Os mensageiros químicos do corpo (hormônios) são produzidos pelas glândulas endócrinas ou glândulas de secreção interna,

Leia mais

+ + - + + Hormônios da Hipófise 30/06/2010. Patologia do Sistema Endócrino. Prof. Dr. Raimundo Alberto Tostes

+ + - + + Hormônios da Hipófise 30/06/2010. Patologia do Sistema Endócrino. Prof. Dr. Raimundo Alberto Tostes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE PATOLOGIA VETERINÁRIA Patologia do Sistema Endócrino Prof. Dr. Raimundo Alberto Tostes Patologia do Sistema Endócrino

Leia mais

CARCINOMA MAMÁRIO COM METÁSTASE PULMONAR EM FELINO RELATO DE CASO

CARCINOMA MAMÁRIO COM METÁSTASE PULMONAR EM FELINO RELATO DE CASO CARCINOMA MAMÁRIO COM METÁSTASE PULMONAR EM FELINO RELATO DE CASO HOFFMANN, Martina L. 1 ; MARTINS, Danieli B. 2 ; FETT, Rochana R. 3 Palavras-chave: Carcinoma. Felino. Quimioterápico. Introdução O tumor

Leia mais

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Diabetes é uma doença ocasionada pela total falta de produção de insulina pelo pâncreas ou pela quantidade insuficiente da substância no corpo. A insulina

Leia mais

Hipertensão arterial. Casos clínicos. A. Galvão-Teles 22º CURSO NEDO PÓS-GRADUADO DE ENDOCRINOLOGIA ENDOCRINOLOGIA EM CASOS CLÍNICOS

Hipertensão arterial. Casos clínicos. A. Galvão-Teles 22º CURSO NEDO PÓS-GRADUADO DE ENDOCRINOLOGIA ENDOCRINOLOGIA EM CASOS CLÍNICOS 22º CURSO NEDO PÓS-GRADUADO DE ENDOCRINOLOGIA ENDOCRINOLOGIA EM CASOS CLÍNICOS Casos clínicos Hipertensão arterial A. Galvão-Teles Viseu, Outubro de 2012 Caso Clínico 1 Motivo consulta: Bócio Mulher de

Leia mais

FISIOLOGIA HUMANA III

FISIOLOGIA HUMANA III FISIOLOGIA HUMANA III UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO Profª Drª Silvia Aparecida Pieta Interação dos sistemas nervoso e endócrino Os sistemas nervoso e

Leia mais

Hipotireoidismo. O que é Tireóide?

Hipotireoidismo. O que é Tireóide? Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Hipotireoidismo O que é Tireóide? É uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, bem abaixo

Leia mais

Excreção. Manutenção do equilíbrio de sal, água e remoção de excretas nitrogenadas.

Excreção. Manutenção do equilíbrio de sal, água e remoção de excretas nitrogenadas. Fisiologia Animal Excreção Manutenção do equilíbrio de sal, água e remoção de excretas nitrogenadas. Sistema urinario Reabsorção de açucar, Glicose, sais, água. Regula volume sangue ADH: produzido pela

Leia mais

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES 1 Copyright 2014 por Publicado por: Diabetes & Você Autora: Primeira edição: Maio de 2014 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta apostila pode

Leia mais

10/06/2013 GLÂNDULAS ENDÓCRINAS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS (NAV) Tireóide Paratireóide Hipófise Pineal Adrenal Ilhotas pancreáticas Timo

10/06/2013 GLÂNDULAS ENDÓCRINAS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS (NAV) Tireóide Paratireóide Hipófise Pineal Adrenal Ilhotas pancreáticas Timo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Campus Curitibanos Medicina Veterinária ANATOMIA II (NAV) Tireóide Paratireóide Pineal Adrenal Ilhotas pancreáticas Timo Profa. Rosane Silva glândulas de secreção

Leia mais

Administração dos riscos cardiovasculares Resumo de diretriz NHG M84 (segunda revisão, janeiro 2012)

Administração dos riscos cardiovasculares Resumo de diretriz NHG M84 (segunda revisão, janeiro 2012) Administração dos riscos cardiovasculares Resumo de diretriz NHG M84 (segunda revisão, janeiro 2012) traduzido do original em holandês por Luiz F.G. Comazzetto 2014 autorização para uso e divulgação sem

Leia mais

Diabetes: diagnóstico e clínica

Diabetes: diagnóstico e clínica Diabetes: diagnóstico e clínica J. Vilela Gonçalves Unidade de Diabetes/HCIS 11º Curso Pos-Graduado/NEDO Luso, Junho 2010 Diabetes: classificação (sumária) Diabetes Mellitus tipo 1 Diabetes Mellitus tipo

Leia mais

A ENDOCRINOLOGIA CLÍNICA

A ENDOCRINOLOGIA CLÍNICA 9º Curso Pós-Graduado NEDO A ENDOCRINOLOGIA CLÍNICA Andropausa A. Galvão-Teles Lisboa, Fevereiro de 2010 Disfunção testicular no adulto Disfunção eixo hipotálamo-hipófise-gónada Hipogonadismo Testosterona

Leia mais

SÍNDROME DE CUSHING INTRODUÇÃO

SÍNDROME DE CUSHING INTRODUÇÃO SÍNDROME DE CUSHING INTRODUÇÃO Causada pela elevação crônica e inapropriada dos níveis séricos de glicocorticóides livres Incidência: 2,3 por milhão/ano Alta mortalidade 50% em 5 anos - Doenças cardiovasculares

Leia mais

Como prescrever o exercício no tratamento do DM. Acad. Mariana Amorim Abdo

Como prescrever o exercício no tratamento do DM. Acad. Mariana Amorim Abdo Como prescrever o exercício no tratamento do DM Acad. Mariana Amorim Abdo Importância do Exercício Físico no DM Contribui para a melhora do estado glicêmico, diminuindo os fatores de risco relacionados

Leia mais

DIAFORMIN (cloridrato de metformina) União Química Farmacêutica Nacional S/A Comprimido 850 mg

DIAFORMIN (cloridrato de metformina) União Química Farmacêutica Nacional S/A Comprimido 850 mg DIAFORMIN (cloridrato de metformina) União Química Farmacêutica Nacional S/A Comprimido 850 mg Diaformin cloridrato de metformina Comprimido IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Leia mais

NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO EXERCÍCIO

NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO EXERCÍCIO Departamento de Fisiologia Curso: Educação Física NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO EXERCÍCIO Aluno: Anderson de Oliveira Lemos Matrícula: 9612220 Abril/2002 Estrutura de Apresentação Líquidos Eletrólitos Energia

Leia mais

Carcinoma de tireóide ide na infância

Carcinoma de tireóide ide na infância Carcinoma de tireóide ide na infância Dra. Rossana Corbo INCa/UFRJ 2006 Incidência: 5 casos/milhão /ano EUA (1973 1977) crianças as com idade inferior a 20 anos Apresentação clinica: predomínio em meninas

Leia mais

Distúrbios da glândula tireóide Resumo de diretriz NHG M31 (julho 2013)

Distúrbios da glândula tireóide Resumo de diretriz NHG M31 (julho 2013) Distúrbios da glândula tireóide Resumo de diretriz NHG M31 (julho 2013) Van Lieshout J, Felix-Schollaart B, Bolsius EJM, Boer AM, Burgers JS, Bouma M., Sijbom M. traduzido do original em holandês por Luiz

Leia mais

Tipos de Diabetes e 10 Super Alimentos Para Controlar a Diabetes

Tipos de Diabetes e 10 Super Alimentos Para Controlar a Diabetes Esse Ebook Tem O Objetivo de Ajudar Diabéticos, a Levar Uma Vida Normal Lembrando Que A Diabetes E Uma doença Silenciosa, e Muito Perigosa se Você Ignora-la. Um Outro Ponto Importante e Que A forma de

Leia mais

Reabilitação fisioterapêutica do idoso com osteoporose

Reabilitação fisioterapêutica do idoso com osteoporose Definição Reabilitação fisioterapêutica do idoso com osteoporose Distúrbio osteometabólico, de origem multifatorial, caracterizado pela diminuição da densidade mineral óssea e deterioração de sua micro

Leia mais

Patologia por imagem Abdome. ProfºClaudio Souza

Patologia por imagem Abdome. ProfºClaudio Souza Patologia por imagem Abdome ProfºClaudio Souza Esplenomegalia Esplenomegalia ou megalosplenia é o aumento do volume do baço. O baço possui duas polpas que são constituídas por tecido mole, polpa branca

Leia mais

2. Nesse sistema, ocorre uma relação de protocooperação entre algas e bactérias.

2. Nesse sistema, ocorre uma relação de protocooperação entre algas e bactérias. PROVA DE BIOLOGIA QUESTÃO 01 Entre os vários sistemas de tratamento de esgoto, o mais econômico são as lagoas de oxidação. Essas lagoas são reservatórios especiais de esgoto, que propiciam às bactérias

Leia mais

Cloridrato de metformina

Cloridrato de metformina Cloridrato de metformina Prati-Donaduzzi Comprimido de liberação prolongada 500 mg e 750 mg Cloridrato de metformina_bula_paciente INFORMAÇÕES AO PACIENTE cloridrato de metformina Medicamento genérico

Leia mais

GLIFAGE XR cloridrato de metformina Merck S/A Comprimidos de ação prolongada 500 mg / 750 mg / 1 g

GLIFAGE XR cloridrato de metformina Merck S/A Comprimidos de ação prolongada 500 mg / 750 mg / 1 g GLIFAGE XR cloridrato de metformina Merck S/A Comprimidos de ação prolongada 500 mg / 750 mg / 1 g Glifage XR cloridrato de metformina APRESENTAÇÕES Glifage XR 500 mg: embalagens contendo 30 comprimidos

Leia mais

3º Imagem da Semana: Ultrassonografia da Tireoide

3º Imagem da Semana: Ultrassonografia da Tireoide 3º Imagem da Semana: Ultrassonografia da Tireoide Paciente 23 anos, sexo feminino, compareceu ao endocrinologista devido a histórico familiar de tireoidite Hashimoto. Ao exame físico, palpou-se um nódulo

Leia mais

DROGAS HIPOGLICEMIANTES

DROGAS HIPOGLICEMIANTES DROGAS HIPOGLICEMIANTES Secreção da insulina Insulina plasmática Receptor de insulina Ações da insulina DIABETES: Síndrome de múltipla etiologia, decorrente da falta de insulina e/ou sua incapacidade

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DAS REGIÕES DE SAÚDE DIR-XIV-MARÍLIA

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DAS REGIÕES DE SAÚDE DIR-XIV-MARÍLIA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DAS REGIÕES DE SAÚDE DIR-XIV-MARÍLIA Protocolo de normatização para a dispensação de análogos de insulina de longa duração (insulina glargina e detemir) e de

Leia mais