Correção da relação sagital entre os arcos dentais Classe II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Correção da relação sagital entre os arcos dentais Classe II"

Transcrição

1 Correção da relação sagital entre os arcos dentais Classe II CAPÍTULO 13 Karyna Martins do Valle-Corotti Danilo Furquim Siqueira INTRODUÇÃO Angle 1 definiu a maloclusão de Classe II como uma relação mesiodistal deficiente entre os arcos dentais superior e inferior, com os dentes inferiores ocluindo distalmente em relação aos superiores. Nesses casos, na dentadura permanente completa, o sulco mesiovestibular do primeiro molar inferior encontra-se distalizado em relação à cúspide mesiovestibular do primeiro molar superior (Fig. 13.1). Com o arco dental superior posicionado para mesial do arco inferior, ocorrem repercussões na relação interincisal, causando, principalmente, aumento do trespasse horizontal / Paciente portador de maloclusão de Classe II divisão 1 a de Angle.

2 446 Vellini / Cotrim / Ferreira A caracterização morfológica da maloclusão de Classe II é bastante variada, podendo ser causada tanto por alterações dentárias como por alterações esqueléticas. Esse problema sagital pode ser observado com a presença isolada de prognatismo maxilar, retrognatismo mandibular, protrusão dentoalveolar superior ou retrusão dentoalveolar inferior, ou ainda com a combinação desses fatores, e o retrognatismo mandibular é considerado um dos maiores responsáveis por tal discrepância. Todas essas alterações dentoesqueléticas promovem um relacionamento incorreto entre o arco superior e o inferior e podem repercutir de forma negativa no perfil mole do indivíduo, que na maioria das vezes apresenta uma convexidade facial aumentada (Fig. 13.2). A B C 13.2 / Componentes dentoesqueléticos envolvidos nas maloclusões de Classe II. Perfil harmônico de paciente portador de oclusão normal em A. Protrusão dentoalveolar superior em B e retrusão dentoalveolar inferior em C. Na maloclusão de Classe II podem estar envolvidos um ou mais destes componentes. Baseados nos componentes dentoesqueléticos que podem estar envolvidos nesse tipo de maloclusão, diversos mecanismos e aparelhos para sua correção têm sido estudados. A literatura ortodôntica mostra-se muito controversa em relação às formas de tratamento e às alterações decorrentes das mecanoterapias. O principal objetivo de qualquer estratégia utilizada é corrigir ou mascarar a discrepância sagital, sempre que possível normali-

3 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos 447 zando as posições dentoalveolares e esqueléticas e, consequentemente, harmonizando o perfil facial. Entre os aparelhos utilizados para os casos de Classe II na fase de crescimento e desenvolvimento craniofacial estão os que visam à restrição do deslocamento anterior da maxila, aqueles que posicionam a mandíbula para anterior, na tentativa de redirecionar o crescimento e influenciar o desenvolvimento morfológico adequado, e aqueles que promovem alterações em ambos os arcos. Na fase adulta, as opções de tratamento limitam-se às compensações dentárias, extrações ou correções ortodôntico-cirúrgicas. Devido às diferentes características da maloclusão de Classe II, o diagnóstico diferencial é de fundamental importância para a escolha do plano de tratamento e da terapia a serem instituídos. TRATAMENTO DA CLASSE II ESQUELÉTICA Fase de crescimento Na literatura ortodôntica existem muitas publicações sobre os mais variados aparelhos e mecanismos para a interceptação ou para a correção da Classe II. A busca constante da melhor terapia para essa maloclusão está intimamente ligada às inúmeras variações dentofaciais que ela exibe e ao envolvimento estético negativo dos pacientes que a possuem. Em decorrência das diferentes caracterizações morfológicas que podem ser observadas na Classe II, os ortodontistas dispõem, em seu arsenal, de uma gama enorme de recursos ortodônticos e/ou ortopédicos que liberam forças sobre os dentes e sobre os ossos (maxila e/ou mandíbula), promovendo alterações ortodônticas, ortopédicas e tegumentares que beneficiam o paciente. A ortopedia mecânica, exemplificada pelo aparelho extrabucal (AEB), estaria indicada para o redirecionamento do crescimento anterior da maxila e para a distalização dos dentes superiores, sem atuação na mandíbula. Já a ortopedia funcional removível (Bionator de Balters, Frankel, Klant) ou fixa (APM, Herbst ou Jasper Jumper) é aplicada naqueles pacientes que apresentam uma Classe II com retrognatismo mandibular, na tentativa de harmonizar os ossos basais e melhorar a relação dentoesquelética. Aparelho extrabucal Como descrito no Capítulo 9, o AEB estaria indicado para o tratamento das maloclusões de Classe II de origem dentária e/ou esquelética, além de ser um excelente método de ancoragem. Para a correção desses problemas, o AEB pode promover tanto alterações dentárias como esqueléticas que estão diretamente relacionadas com a duração, a intensidade, o ponto de aplicação da força, entre outros fatores (Fig. 3.3).

4 448 Vellini / Cotrim / Ferreira 13.3 / Paciente portadora de Classe II divisão 1 a com atresia maxilar, sexo feminino, cujo tratamento iniciou-se aos 9 anos e seis meses de idade, com disjuntor Hyrax modificado, extrabucal e placa labioativa (PLA). Em uma segunda fase foi empregado aparelho fixo, conforme se observa na página seguinte.

5 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos 449

6 450 Vellini / Cotrim / Ferreira Bionator de Balters Descrição do aparelho O Bionator é um aparelho funcional derivado do ativador de Andresen, 2 que foi divulgado por Wilhelnm Balters 3, 4 na década de Posteriormente, Ascher 5 realizou novas modificações no aparelho que persistem até os dias de hoje, tornando-o menor que o ativador e mais fácil de ser utilizado / Aparelho Bionator de Balters. Esse aparelho é indicado para o tratamento da maloclusão de Classe II com deficiência no desenvolvimento mandibular. Para que a correção seja efetiva, outras características devem ser observadas antes do uso do Bionator, como ausência de apinhamento severo nos arcos, ausência de atresia no arco superior que resulte em mordida cruzada posterior ao avanço da mandíbula, presença de trespasse horizontal que possibilite o avanço proposto pelo aparelho e um padrão de crescimento facial equilibrado. O uso do Bionator está contraindicado em indivíduos com predisposição ao crescimento vertical, pois o aparelho aumenta a tendência de rotação no sentido horário da mandíbula. Em sua constituição, o Bionator apresenta quatro elementos básicos: uma base de acrílico, alça palatina, arco vestibular e alças bucinadoras. Re centemente foi sugerida uma nova característica ao aparelho, que consiste na cobertura incisal do arco inferior com o acrílico, para diminuir sua extrusão e vestibularização. O aparelho é confeccionado por um técnico que necessita dos modelos de gesso dos arcos superior e inferior e de uma mordida construtiva em cera n o 7, que simula o avanço necessário para a correção da maloclusão. Durante o uso do aparelho, o arco vestibular deve tocar suavemente os incisivos, e as alças bucinadoras ficam afastadas dos dentes para impedir o pressionamento dos músculos da bochecha sobre os dentes. O acrílico na região oclusal dos dentes posteriores é desgastado gradativamente para eliminar o contato com os dentes inferiores, possibilitando a extrusão e mesialização deles (Fig. 13.4).

7 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos 451 Efeitos O Bionator promove uma melhora na relação maxilomandibular, favorece o deslocamento anterior da mandíbula, estimula o selamento labial passivo e o melhor posicionamento da língua; entretanto, não altera o padrão de crescimento do paciente, apenas restringe o desenvolvimento para anterior da maxila. É importante salientar que a correção da Classe II com o uso do Bionator ocorre principalmente com efeitos dentoalveolares. Entre os efeitos dentoalveolares observa-se principalmente a verticalização dos incisivos superiores, a mesialização dos molares inferiores e a vestibularização dos incisivos inferiores (Fig. 13.5) / Tratamento de Classe II divisão 1 a realizado em duas fases: na primeira empregando-se o Bionator de Balters para correção ortopédica, e na segunda, utilizando-se aparelho fixo completo (p. 452). O caso clínico terminado pode ser observado na página 453.

8 452 Vellini / Cotrim / Ferreira

9 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos 453

10 454 Vellini / Cotrim / Ferreira Aparelhos de protração mandibular fixos Muitos aparelhos de protração mandibular fixos (Herbst, Jasper Jumper, Twin Force, Forsus, APM, FLF, Mara, Universal Bite Jumper e Superspring) foram idealizados na tentativa de buscar uma solução para as maloclusões de Classe II com retrognatismo mandibular, uma vez que promovem uma alteração postural da mandíbula, posicionando-a para frente. O intuito é provocar alterações dentoesqueléticas e tegumentares que conduzam à correção do problema. O tratamento realizado com esses aparelhos deve acontecer, preferencialmente, na fase de crescimento e desenvolvimento craniofacial, para a obtenção de melhores resultados. Aparelho de Herbst Descrição do aparelho Com a intenção de eliminar a necessidade de colaboração do paciente, Herbst, 6 no início do século passado, idealizou o primeiro aparelho ortopédico fixo para a protrusão mandibular, que mantinha a mandíbula protruí da 24 horas por dia por meio de um sistema telescópico bilateral, composto por tubos e pistões. Esse aparelho caiu em esquecimento por vários anos, em decorrência do grande desenvolvimento dos aparelhos removíveis na Europa e dos elásticos intermaxilares nos EUA. Apenas no final da década de 1970 ele foi reintroduzido por Pancherz 7 e aceito na comunidade ortodôntica como um meio efetivo para a correção da Classe II com retrognatismo mandibular (Fig. 13.6). A partir dessa data, ocorreu um grande avanço literário com relação às alterações decorrentes desse mecanismo e também com relação às modificações e variações do aparelho original de protração mandibular descrito por Herbst. 6 A B 13.6 A e B / Aparelho de Herbst.

11 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos 455 Efeitos Como principais alterações decorrentes do uso desse aparelho no tratamento de pacientes com Classe II, a literatura ortodôntica relata que esse mecanismo promove uma restrição ou redirecionamento do deslocamento anterior da maxila, aumento na taxa de crescimento anteroposterior da mandíbula, aumento na altura facial anteroinferior (AFAI), melhora sensível no perfil facial e na relação maxilomandibular e evidente vestibularização dos incisivos inferiores. A época ideal para a instalação desse aparelho também é amplamente discutida. Pancherz e Hägg 8 descreveram que os efeitos ortopédicos seriam mais evidentes se o Herbst fosse instalado na época do pico de crescimento; utilizado após o pico de crescimento craniofacial, as alterações dentárias seriam predominantes, em detrimento das esqueléticas. Inúmeros autores enfatizaram que a época ideal para instaurar uma terapia com o Herbst seria quando da dentadura permanente completa ou logo após o pico de crescimento estatural. Salientaram também a importância do correto relacionamento oclusal após o tratamento, para a obtenção de estabilidade a longo prazo (Fig. 13.7) A / Paciente portadora de maloclusão de Classe II divisão 1 a, esquelética. Fotografias extrabucais, telerradiografia e fotografias intrabucais de perfil, frente e oclusais. Fonte: Caso clínico gentilmente cedido pelo Prof. Dr. Laurindo Furquim.

12 456 Vellini / Cotrim / Ferreira B1 B2 B3 B4 B5 B6 B7 B B / Modelos de gesso da mesma paciente citada na página anterior, tratada inicialmente com disjuntor maxilar (B1 e B2) e aparelho Herbst (B3 a B8).

13 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos C / Fotografias de frente e perfil da referida paciente, portando aparelho de Herbst.

14 458 Vellini / Cotrim / Ferreira 13.7 D / Em continuidade, colocação de aparelho fixo total, para a finalização da terapia.

15 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos E / Caso concluído da paciente portadora de Classe II divisão 1 a, esquelética, tratada com disjuntor maxilar, aparelho de Herbst e aparelho fixo total.

16 460 Vellini / Cotrim / Ferreira Aparelho de protração mandibular (APM) Descrição do aparelho O APM pode ser considerado um aparelho ortopédico funcional fixo, uma vez que o paciente não pode removê-lo da cavidade bucal e sua principal função é a correção da desarmonia esquelética sagital de Classe II, por meio de uma posição mandibular avançada. Ele é considerado um aparelho extremamente versátil, uma vez que é indicado para inúmeras maloclusões, e também muito previsível. O APM surgiu da necessidade de libertação da rígida dependência da colaboração do paciente quanto ao uso de dispositivos removíveis, tais como os Aparelhos Ortopédicos Funcionais e o AEB, o que gerava uma situação estressante entre o profissional e o paciente, além de resultados insatisfatórios nos casos de não colaboração. Somado a isto, Coelho Filho, 9-12 seu idealizador, necessitava de um aparelho que apresentasse as seguintes características: 1) força distal sobre a maxila; 2) posicionamento mesial da mandíbula; 3) ser fixo, não dependendo da colaboração do paciente; 4) não interferir na abertura e no fechamento da boca, na fala e na mastigação. Na literatura ortodôntica existiam relatos do aparelho de Herbst, porém a falta de dados sobre a instalação, o alto custo e a inexistência de laboratórios especializados levou Coelho Filho 9-12 a criar um aparelho que pudesse ser confeccionado pelo profissional, sem a necessidade de trabalhos laboratoriais. A concepção inicial foi o APM I, que era extremamente simples, apesar de apresentar resultados clínicos muito bons, mas que limitava a abertura da boca do paciente, além de ser instável durante os movimentos de abertura e fechamento. Por isso mesmo quebrava com frequência. Esses problemas foram gradativamente corrigidos nas versões II, III e IV; esta última caracteriza-se pela eficiência clínica, similar aos modelos anteriores, sem ocorrência de quebras rotineiras e demonstrando ótima estabilidade. Quando utilizado esse aparelho nas maloclusões de Classe II, as alterações decorrentes são puramente dentoal veolares, principalmente por distalização do processo dentoalveolar superior, uma vez que ele tem pouco tempo de atuação (de 6 a 8 meses) na cavidade bucal. Quando a discrepância sagital é finalmente solucionada, a mandíbula está praticamente na sua posição original, tal como antes da ativação. Confecção do APM IV Atualmente, existem inúmeras modificações do APM, mas o aparelho que deu origem a todas elas foi o APM IV, descrito por Coelho Filho A principal modificação do APM IV em relação à versão anterior foi o redesenho da adaptação do tubo telescópico intermaxilar ao arco superior,

17 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos 461 dando mais estabilidade ao aparelho. A versão IV é composta por tubo T, trava molar e haste mandibular. Além da facilidade de construção e instalação, o modelo atual supriu as principais deficiências dos modelos anteriores, aumentando a sua estabilidade e o conforto dos pacientes. Instalação e ativação do APM IV Para a instalação do APM IV, o arco retangular sem dobras já deve ter atuado por 30 dias, caracterizando o final da fase de alinhamento e nivelamento. Após esse período, o arco mandibular deve ser instalado com dobras distais ou ômega amarrado, na maioria dos casos, para que haja um movimento dentoalveolar em bloco durante a terapia. Somado a isso, é preferível que os segundos molares estejam incluídos no arco; que sejam realizados amarrilhos conjugados de molar a molar nos arcos superior e inferior, e instalados elásticos em cadeia no arco inferior de molar a molar. O comprimento do APM deve ser definido na boca do paciente. A trava molar deverá ser inserida de distal para mesial no tubo do primeiro molar superior, e o paciente deverá simular a correção da maloclusão, protraindo a mandíbula para a posição almejada ao final do tratamento. Realiza-se a marcação do tubo T no local onde este se encontra com a alça vertical do arco mandibular e o seu corte fora da cavidade bucal. Como a haste mandibular é confeccionada no mesmo comprimento que o tubo T, ela também deve ser cortada para que não haja excesso na parte posterior, que possa ferir a mucosa do paciente quando o aparelho for instalado. Após os cortes e acabamentos, o aparelho estará pronto para ser instalado, e a sequência a ser seguida é: 1. Instalação da haste mandibular na alça vertical do fio retangular; 2. Inserção do tubo T na haste mandibular; 3. Inserção da trava molar no tubo do AEB e dobra final para travamento do aparelho. Indicações Como citado anteriormente, o APM é um aparelho extremamente versátil e pode ser usado em diversos tipos de maloclusão: 1. Classe II com retrognatismo mandibular; 2. Classe II subdivisão; 3. Insucessos com aparelhos removíveis para a correção da Classe II e finalização de casos tratados com Jones Jig, Pêndulo e outros distalizadores; 4. Ancoragem anteroinferior e posterossuperior; 5. Distalização de molares superiores.

18 462 Vellini / Cotrim / Ferreira Efeitos Em um estudo realizado por Siqueira, 13 o APM, associado ao aparelho ortodôntico fixo, não apresentou alterações significantes sobre o desenvolvimento maxilar e mandibular, porém, houve redução da convexidade facial e melhora da relação maxilomandibular. O padrão de crescimento craniofacial não foi influenciado pelo tratamento instituído, e as alturas faciais anteriores e posteriores aumentaram de maneira semelhante quando comparadas ao grupo controle sem tratamento. Somado a isso, concluiu-se que o grupo tratado com o APM e com o aparelho ortodôntico fixo apresentou efeitos de lingualização e retrusão dos incisivos superiores, mas não foram observadas alterações sagitais e verticais significativas dos primeiros molares superiores. Os incisivos inferiores sofreram uma significante vestibularização e protrusão com o APM, além da mesialização e extrusão dos primeiros molares inferiores. Em decorrência disso, observou-se a retração do lábio superior e a protrusão do lábio inferior (Fig. 13.8) A / Maloclusão de Classe II divisão 1 a em paciente a ser tratado com aparelho ortopédico funcional fixo APM.

19 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos B / Aparelho ortopédico funcional fixo APM instalado no paciente mencionado na página anterior C / Caso clínico finalizado, exibindo fotografias extrabucais de frente e perfil do paciente e, em sequência, fotografias intrabucais de perfil, frente e oclusais superior e inferior.

20 464 Vellini / Cotrim / Ferreira Vantagens O APM apresenta como principal vantagem o seu custo extremamente reduzido, proporcionando uma ótima relação custo-benefício. Além disso, seu tempo de confecção é reduzido e sua instalação bastante simples; é, ainda, um dispositivo muito previsível, independentemente da colaboração do paciente. Segundo Coelho Filho, 9-12 os profissionais necessitam de um período de adaptação e treino para a instalação e manuseio correto do dispositivo, mas passada a inexperiência inicial, certamente ficará extremamente feliz com os resultados que obterá, pois o APM é um recurso fácil de usar, além de ser eficaz para a correção de uma gama variada de problemas. Outros sistemas de protração mandibular fixos Segundo von Bremen e Pancherz, 14 os aparelhos ortopédicos fixos utilizados na fase da dentição permanente são extremamente efetivos e rápidos para a solução de maloclusão de Classe II. A maioria dos sistemas de protração mandibular utilizados (APM, Forsus, Twin Force Bite Corrector e Bull Force) promoverá na sua essência uma compensação dentoalveolar da Classe II, com grande inclinação dos incisivos inferiores para vestibular. Tratamentos em pacientes adultos Tratamento compensatório Em casos com pouco ou nenhum apinhamento e com suave discrepância entre as bases ósseas, pode-se realizar o tratamento compensatório da Classe II, utilizando mecânica sem extrações e sem distalização dos molares superiores. Quanto menor a severidade da maloclusão, melhor o prognóstico dessa abordagem, realizada com a incorporação de torques nos fios retangulares, braquetes com torques compensatórios incorporados em suas canaletas, com o uso de elásticos intermaxilares e aparelhos de protração mandibular fixos. Individualização de torques ou braquetes O tratamento compensatório será realizado utlizando-se a alteração dos torques na região anterior. Para a correção da Classe II, deve-se diminuir o torque dos incisivos superiores e aumentar o torque dos inferiores. Essas alterações são conseguidas com a incorporação dos torques nos fios ou utilizando braquetes que apresentam esses torques em suas canaletas. Algumas prescrições apresentam a possibilidade de escolha de braquetes de incisivos específicos para o tratamento da Classe II e estão indicados nesses casos. Andrews 15 foi o precursor, ao desenvolver braquetes com diferentes torques e angulações, e preconizou, para a Classe II, os braquetes dos incisivos

21 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos 465 centrais superiores com +2, incisivos laterais superiores com +2 e os incisivos inferiores com +4. Esses braquetes apresentam, para a Classe I, respectivamente, os valores +7, +3 e -1. Posteriormente, Capelozza Filho 16 lançou no mercado sua prescrição e modificou apenas o torque dos incisivos inferiores de -1 para +4, a angulação dos caninos superiores de +8 para +5, e a rotação dos molares de -10 para 0. Os braquetes do Sistema MBT apresentam torques +17 para os centrais superiores, +10 para os laterais superiores e -6 para os incisivos inferiores, valores que dificultam a correção compensatória da Classe II e necessitam de controle de torque pelo clínico. Com essas informações, não temos a intenção de conduzir o leitor a uma escolha específica de braquetes, mas sim que ele tenha conhecimento das características dos braquetes utilizados em clínica e que se obtenha um bom desempenho da mecânica durante o tratamento ortodôntico. Elásticos de Classe II A correção da discrepância anteroposterior pode ainda ser alcançada com o uso de elásticos intermaxilares sagitais. Esses elásticos são utilizados em conjunto com o aparelho fixo, e promovem efeito ortodôntico ou compensação dentária, com a finalidade de mascarar essa discrepância esquelética. Os elásticos sagitais promovem força recíproca e suas extremidades servem como elementos de ancoragem ou tração. A magnitude da força aplicada deve ser de 200 a 250 g, podendo seus vetores ter a direção. A força aplicada pelos elásticos apresenta vetores verticais e sagitais. O vetor vertical apresenta menor intensidade que o sagital, porém pode causar efeitos indesejáveis durante a mecânica, tal como a extrusão dentária. Quanto mais inclinado estiver o elástico, maior será o vetor vertical e, consequentemente, maior será o componente extrusivo nos pontos de aplicação do elástico. Para se conseguir uma força mais eficiente no sentido sagital, é necessário que o elástico esteja na posição mais horizontal possível. Os elásticos de Classe II estendem-se dos molares inferiores até os caninos superiores, e o vetor de força sagital tende a corrigir a relação de Classe II, promovendo uma força no sentido anteroposterior, que movimenta os dentes superiores para posterior e os inferiores para anterior, principalmente com movimentos de inclinação. No entanto, existe uma força proveniente do vetor vertical que causa uma série de efeitos colaterais na mecânica ortodôntica. Como efeitos colaterais do uso do elástico de Classe II, temos: extrusão dos dentes posteroinferiores, angulação vestibular dos anteroinferiores e extrusão dos dentes anterossuperiores criando um sorriso gengivoso, pela redução do plano oclusal. Quando os segundos molares inferiores estiverem inseridos no tratamento, sugere-se estender o elástico do primeiro molar inferior até o canino superior para evitar a extrusão do segundo molar inferior, o que pode causar a abertura da mordida anterior. Caso a mecanoterapia se estenda até o

22 466 Vellini / Cotrim / Ferreira primeiro molar inferior, sugere-se estender o elástico do segundo pré-molar inferior até o canino ou mesmo o lateral (para um maior vetor de força horizontal), se a necessidade de uso for superior a dois meses de tratamento. Se o uso dos elásticos durar de 2 a 6 semanas, então eles podem ser estendidos até os últimos dentes inferiores incluídos no tratamento. Considerando esses cuidados, pode-se minimizar os efeitos colaterais dos elásticos de Classe II. Para que os elásticos de Classe II desempenhem um bom resultado é necessário que exista um trespasse horizontal, que possibilite a movimentação dentoalveolar no sentido anteroposterior. Portanto, quando o paciente apresenta relação molar de Classe II, mas os incisivos estão com contato efetivo, os elásticos sagitais não produzem o efeito desejado. Nesse momento, é necessário obter um aumento do overjet para finalizar a correção. Os desgastes interproximais na região dos incisivos e/ou caninos inferiores, seguidos de fechamento dos espaços, podem promover esse espaço. Outra possibilidade seria o aumento do torque vestibular anterossuperior e a diminuição do torque anteroinferior (Fig. 13.9) / Correção da discrepância anteroposterior com o emprego de elásticos Classe II.

23 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos 467 APM fixos Como citado anteriormente, os aparelhos ortopédicos funcionais fixos são indicados para a correção da maloclusão de Classe II na fase de crescimento e desenvolvimento craniofacial, mas também podem ser utilizados com bastante sucesso e previsibilidade no tratamento de pacientes adultos, no qual o objetivo é apenas o tratamento compensatório. Furquim, 17 em 2009, realizou um estudo retrospectivo com o objetivo de avaliar cefalometricamente os efeitos esqueléticos, dentários e tegumentares decorrentes do tratamento com o APM em conjunto com aparelho fixo em pacientes adultos para correção da maloclusão de Classe II. Pôde observar um aumento da altura facial anteroinferior e a altura facial posterior. As alterações dentárias foram: extrusão dos incisivos superiores, inclinação para vestibular e protrusão dos incisivos inferiores e mesialização e extrusão dos molares inferiores. Com relação ao componente tegumentar, houve aumento do ângulo nasolabial e retrusão do lábio superior. Os efeitos do tratamento com o APM, em conjunto com aparelho fixo, em pacientes adultos, para correção da maloclusão de Classe II, foram principalmente direcionados ao arco inferior, com inclinação vestibular, protrusão e intrusão dos incisivos e mesialização e extrusão dos molares. Tratamento ortodôntico-cirúrgico O tratamento ortodôntico-cirúrgico está indicado para pacientes adultos com discrepância esquelética severa que impossibilita o tratamento compensatório. Esses pacientes apresentam um comprometimento facial causado por alterações esqueléticas, devido à retrusão mandibular, excesso ou deficiência vertical da maxila, ou retrusão maxilar e mandibular. No perfil facial, essa discrepância esquelética apresenta-se por meio de um perfil convexo, com a linha mento-pescoço curta, o mento duplo, o sulco mentolabial aumentado e o lábio inferior evertido. Essas características faciais comumente incomodam o paciente, que busca o tratamento cirúrgico para fins estéticos. Durante a fase de planejamento, o profissional e o paciente devem decidir quanto à intervenção cirúrgica, visto que o tratamento ortodôntico-cirúrgico difere do compensatório. Quando se opta pela cirurgia, o tratamento ortodôntico compreende duas fases: pré e pós-cirúrgica. Na fase pré-cirúrgica, realiza-se o alinhamento e o nivelamento dos arcos para o correto posicionamento dos dentes em suas bases ósseas, o que chamamos de descompensação dentária. Em casos de apinhamento severo ou biprotrusão dentária, indica-se a extração dos primeiros pré-molares inferiores e segundos pré- -molares superiores. Ao final dessa fase, observa-se um aumento no trespasse horizontal, o que resulta em uma piora significativa da estética do perfil do paciente. Durante a fase pós-cirúrgica, realiza-se a finalização ortodôntica com o uso de elásticos intermaxilares de Classe II, de intercuspidação e refinamento do caso, propiciando uma oclusão funcional adequada.

24 468 Vellini / Cotrim / Ferreira Na maloclusão de Classe II, a cirurgia depende do comprometimento dos maxilares. Comumente, realiza-se o avanço mandibular, porém, em alguns casos, existe a necessidade de realizar expansão maxilar assistida cirurgicamente na fase pré-cirúrgica (sendo necessárias duas cirurgias: a expansão e a cirurgia ortognática) ou durante a cirurgia ortognática com a cirurgia multissegmentada da maxila (realizada junto com o avanço da mandíbula). Quando existe birretrusão, indica-se a protrusão da maxila e, dependendo da gravidade do caso, pode haver a necessidade de avanço do mento (Fig ) / Tratamento cirúrgico de maloclusão de Classe II.

25 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos 469 TRATAMENTO DA CLASSE II DENTÁRIA Quando a Classe II está relacionada a fatores dentários, clinicamente diagnosticados pela presença de apinhamento e falta de espaço no arco superior, uma opção de tratamento consiste na distalização dos molares superiores. Inicialmente, restabelecer a relação molar, com a distalização de molares, significava contar com a colaboração do paciente no uso do AEB ou de aparelhos removíveis, o que levava a resultados insatisfatórios e tempo de tratamento prolongado. (O uso da ancoragem extrabucal está descrita no Capítulo 9.) A partir dos anos 1980, alguns autores começaram a apresentar novas opções de tratamento para a correção da relação molar de Classe II, com aparelhos intrabucais fixos que necessitavam da mínima cooperação do paciente. Portanto, os aparelhos distalizadores são consagrados em dois grupos: o AEB e os diversos distalizadores intrabucais. Atualmente, como parte das possibilidades para a distalização dos molares, encontra-se o mini-implante, que permite a movimentação dos molares, sem a necessidade de outro tipo de ancoragem e com a vantagem de evitar a mesialização dos demais dentes (ver Capítulo 10 sobre mini-implantes). A seguir, serão descritas as características de três distalizadores intra- -arcos consagrados na literatura: o Pêndulo, o Jones Jig e o Distal Jet. Distalizadores intrabucais Pêndulo Foi Hilgers, 18 em 1992, que demonstrou o aparelho Pendulum, constituído por um botão de Nance como ancoragem e base para inserções de molas construídas com fios de titânio-molibdênio (TMA) 0,032 para promover a distalização dos molares com forças moderadas e contínuas. Segundo Hilgers, 18 a correção da maloclusão de Classe II geralmente requer uma expansão; para tal, acrescentou um parafuso expansor no centro do botão de Nance, denominando esse aparelho de Pend-x (Pendex). Descrição do aparelho Os primeiros molares superiores devem ser bandados. Na face palatina das bandas estão soldados tubos linguais, nos quais, posteriormente, serão posicionadas as molas distalizadoras. Após a cimentação das bandas, obtém-se o modelo de trabalho, no qual será realizada a confecção do aparelho. Durante a fase laboratorial, confeccionam-se os apoios oclusais dos pré- -molares com fio ortodôntico 0,9 mm, que ficam apoiados nas cristas marginais mesial do primeiro pré-molar e distal do segundo pré-molar. Ocasionalmente, o apoio mesial pode ser substituído por banda, que proporcionará o suporte do aparelho.

26 470 Vellini / Cotrim / Ferreira A e B / Aparelho Pendex com molas removíveis, modificado por Almeida e colaboradores. Em seguida, realiza-se a confecção das molas distalizadoras com fio de TMA 0,032. Cada mola contém uma alça de inserção, que será posicionada no tubo lingual da banda do molar, uma alça de 3 a 4 mm de largura, cujo objetivo é ampliar o comprimento do fio, aumentando a sua flexibilidade, e um helicoide, responsável pela distalização do molar. Realiza-se uma alça a 3 mm de distância do helicoide, que facilita a inserção da extensão final da mola no tubo lingual, assim como permite pequenos ajustes verticais e transversais durante a pré-ativação da mola. A alça deverá ser curvada para uma melhor adaptação no palato e a extensão a ser inserida no tubo lingual deverá ficar passiva, tanto no sentido vestibulolingual como vertical, para se evitar a ocorrência de movimentos indesejáveis dos primeiros molares. Durante a confecção e o manuseio das molas, é fundamental evitar a formação de dobras agudas, pois o fio TMA é mais suscetível a fraturas nos locais em que recebe uma pressão muito grande. As molas e os apoios oclusais são fixados no modelo de gesso e os helicoides são protegidos com cera 7 ou pegajosa, para evitar sua incorporação na resina acrílica. Posteriormente, constrói-se o botão de Nance, que englobará todos os componentes do aparelho. Após o acabamento e polimento do aparelho, realiza-se a ativação das molas, deixando-as paralelas à sutura palatina mediana e às dobras anti-inclinação, para se ter maior controle sobre a inclinação distal das coroas dos molares. Essa inclinação é realizada com um alicate 139, dobrando em 15 para o sentido oclusal a porção da mola que será inserida no tubo do molar. Durante a instalação do aparelho na boca, os apoios oclusais são fixados com resina fotopolimerizável, levantando-se a oclusão, o que facilita a distalização dos molares pelo alívio das intercuspidações. Posteriormente, as alças das extremidades das molas são inseridas nos tubos linguais. Quando existe a necessidade de expansão da maxila, associada à distalização dos molares, pode-se inserir no acrílico um parafuso expansor, conforme descrito por Hilgers. 18

27 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos 471 Em 1999, Almeida e colaboradores 19, 20 apresentaram uma modificação do aparelho. Os autores sugeriram o uso de molas removíveis para possibilitar a sua ativação fora da boca, após a colagem do aparelho. Para possibilitar a remoção das molas, são utilizadas duas extensões de 10 mm de tubos telescópicos de aço inoxidável 0,049 x 0,033, posicionados paralelamente à sutura palatina mediana. Durante a colocação das molas no aparelho, os autores chamam a atenção para um cuidado especial, a fim de evitar a ingestão delas, caso venham a se soltar do aparelho. Essa precaução é realizada utilizando-se um pedaço de fio dental amarrado às molas. Segundo os autores, quando as ativações são efetuadas intrabucalmente, pode-se incorporar distorções nas molas que dificilmente serão notadas, resultando em movimentos indesejáveis, como expansão, contração, rotações, extrusão e intrusão dos molares (ver Fig ). Ativação Antes da instalação do Pêndulo, realiza-se uma pré-ativação das molas, deixando-as paralelas à sutura palatina mediana, a fim de liberar de 200 a 300 g de força e, assim, distalizar até 5 mm num período de tempo de 3 a 4 meses. Durante a colocação das molas nos tubos, com o auxílio de um alicate Weingart, deve-se tomar cuidado para não inserir torque indesejável aos molares. Embora pareça ser uma força exagerada, um terço dessa ativação se perde ao inserir a mola no tubo. A necessidade de ativação das molas pode ser controlada em intervalos de quatro semanas. Geralmente, o Pêndulo promove a correção da relação molar de Classe II em um período de aproximadamente 4 a 5 meses, dependendo da quantidade de distalização necessária, com apenas uma ativação. O aparelho deve ser mantido até se obter uma sobrecorreção da relação molar. No momento em que se observa a cúspide mesiovestibular do primeiro molar superior ocluindo com o sulco mesiovestibular do primeiro molar inferior, realiza-se uma dobra anti-inclinação no segmento intratubo da mola distalizadora, com 15 de inclinação para oclusal, se esta não tiver sido realizada inicialmente. Essa dobra tem como objetivo promover a verticalização da raiz, para que o movimento de distalização chegue o mais próximo ao de corpo (Fig ). Quando se utiliza o Pendex, a ativação no sentido transversal deve ser lenta, com um quarto de volta a cada três dias, para evitar lesões na mucosa do palato. Efeitos O aparelho não apresenta efeitos ortopédicos, mas, sim, efeitos ortodônticos nos molares e nos dentes de ancoragem. As molas promovem movimentos de inclinação para distal dos primeiros e segundos molares; os incisivos inclinam-se para vestibular e os pré-molares e caninos sofrem mesialização.

28 472 Vellini / Cotrim / Ferreira A B C D E F G / Aparelho utilizado para distalização de molares. Em A, início da migração distal; em B fim da distalização molar. Na imagem C, os apoios nos segundos pré-molares foram removidos, permitindo a distalização espontânea destes dentes, gerada pelas fibras periodontais (D). Em E, F e G os demais dentes foram distalizados ancorados em mini-implantes. A inclinação para distal das coroas dos molares pode acarretar uma rotação mandibular no sentido horário, refletindo diretamente no aumento da altura facial anteroinferior. Segundo Hilgers, 18 a perda de ancoragem representa 20% do espaço conseguido, porém, outros estudos demonstram que essa porcentagem pode ser maior. A quantidade de distalização apresenta valores distintos descritos na literatura, que variam de 3,37 a 5,9 mm. Esses valores demonstram que o Pêndulo é um aparelho que oferece bons resultados na distalização dos molares. Existem inúmeras modificações realizadas no aparelho original, propostas na literatura. No ano de foi descrito um aparelho que tinha a capacidade de realizar a expansão rápida da maxila (ERM) e, posteriormente, a distalização dos molares superiores (Fig ).

29 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos A / Atresia maxilar em maloclusão de Classe II, corrigida pelo aparelho Pêndulo modificado, com associação de expansor rápido maxilar (ERM).

30 474 Vellini / Cotrim / Ferreira B / Após a distalização, a ancoragem molar foi obtida por barra transpalatina e aparelho extrabucal. O caso foi concluído após a utilização de aparelho fixo completo.

31 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos 475 Outra possibilidade terapêutica seria o aparelho Pêndulo ancorado em mini-implantes que têm como objetivo diminuir ou até mesmo eliminar os efeitos colaterais, como a perda de ancoragem anterior (mesialização dos pré-molares, caninos e vestibularização dos incisivos superiores) (Fig ) / Caso clínico tratado com pêndulo ancorado em mini-implantes inseridos no palato.

32 476 Vellini / Cotrim / Ferreira Jones Jig O aparelho Jones Jig foi apresentado por Jones e White, 22 em 1992, como uma opção para a distalização de molares superiores. Seu uso pode ser instituído na fase da dentadura mista tardia ou permanente, com os segundos molares irrompidos ou não. Descrição do aparelho O Jones Jig trata-se de um dispositivo intrabucal, constituído de três estruturas principais: fio de aço 0,036 (como corpo principal), cursor e mola aberta de níquel-titânio. Como ancoragem para o movimento de distalização, utiliza-se um aparelho dentomucossuportado representado pelo botão de Nance, que deve ser fixado com bandas nos primeiros ou segundos pré-molares. As bandas do botão de Nance recebem um acessório soldado na sua face vestibular, que posteriormente servirá para a fixação do cursor do Jones Jig. O acrílico do botão de Nance deve cobrir a maior extensão possível do palato, deixando livre a papila incisiva e a uma distância de 3 mm dos dentes. Para a instalação do aparelho, deve-se bandar os primeiros molares superiores com tubos duplos 0,045 soldados às bandas. Os tubos devem ser soldados o mais gengival possível, para que o ponto de aplicação da força fique próximo ao centro de resistência do molar, minimizando a inclinação distal da coroa e a extrusão do molar. O corpo principal do aparelho possui, em uma das extremidades, duas terminações que serão inseridas no tubo vestibular do primeiro molar superior. Uma ponta, mais espessa (0,036 ), é fixada no tubo de ancoragem extrabucal (0,045 ), e a outra no slot 0,022 x 0,028 (Fig ). Ativação A fixação do aparelho ocorre com a adaptação de um fio de ligadura do gancho do tubo ao gancho do fio 0,036 do corpo do aparelho. A distalização acontece pela pressão da mola de níquel-titânio, que libera uma força de 70 a 75 g quando submetida a uma compressão média de 1 a 5 mm. De acordo com os idealizadores do aparelho, a correção da relação molar realiza-se em 120 a 180 dias. A mola é ativada amarrando-se um fio de ligadura 0,010 do cursor ao acessório na banda do pré-molar. À medida que a distalização ocorre, a mola requisitará uma nova ativação que poderá ser realizada num intervalo de 4 a 5 semanas.

33 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos / Distalização molar obtida por meio de aparelho Jones Jig. Efeitos A quantidade de movimentação distal das coroas dos primeiros molares é de aproximadamente 1 mm por mês. A distalização dos molares é frequentemente acompanhada por rotação distopalatina, inclinação distal e extrusão dos molares. A inclinação distal da coroa pode ser diminuída com o posicionamento do tubo do molar mais para gengival, deslocando a força para mais próximo do centro de resistência.

34 478 Vellini / Cotrim / Ferreira Outro efeito desse aparelho é a perda de ancoragem dos dentes anteriores, que parece ser mais intenso quando o segundo molar está presente. Esse efeito pode ser diminuído com a distalização prévia do segundo molar, associada à extração do terceiro molar. Após a distalização dos segundos molares realiza-se a contenção com uma barra palatina ou um botão de Nance. Os idealizadores do aparelho sugerem que a perda de ancoragem está associada ao emprego de forças excessivas. Jones e White 22 relataram ainda que em pacientes que utilizavam aparelho fixo durante a distalização, a inclinação para vestibular dos dentes anteriores foi maior devido ao nivelamento inicial dos arcos. Portanto, recomenda-se a instalação do aparelho fixo após a instalação da ancoragem dos molares superiores, para a manutenção do espaço conseguido com a distalização. Gianelly e colaboradores 23 recomendam o uso de elásticos de Classe II, associado à placa labioativa (PLA), caso o trespasse horizontal aumente mais de 2 mm a cada consulta. Outra alteração observada, decorrente do uso desse aparelho, é a rotação horária da mandíbula em torno de 1, com associação do aumento da AFAI e diminuição da sobremordida, que ocorreram devido à extrusão e à distalização do molar superior. Esses efeitos confirmam a contraindicação do uso desse aparelho em pacientes com padrão extremamente vertical. Esse aparelho não provoca alterações esqueléticas, de tal modo que as mudanças na convexidade facial são limitadas à remodelação alveolar anterior. Portanto, embora exista uma suave rotação da mandíbula no sentido horário, os efeitos do aparelho Jones Jig são dentoalveolares e não esqueléticos. Segundo Patel e colaboradores, 24 esse aparelho provocou uma movimentação distal linear e angular, assim como a intrusão dos segundos e primeiros molares superiores no sentido vertical. Também confirmaram-se efeitos indesejáveis, como a perda de ancoragem refletida em mesialização, extrusão e angulação mesial dos segundos pré-molares, a protrusão dos incisivos superiores e o aumento do trespasse vertical e horizontal. Certas movimentações dentárias promovem significativas alterações esqueléticas de estruturas localizadas a distância, ou seja, observou-se extrusão significativa dos segundos pré-molares superiores, o que resultou em rotação mandibular, aumento significativo da altura facial anteroinferior e protrusão do lábio inferior (Fig ).

35 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos A / Relação de Classe II molar corrigida com o auxílio de aparelho Jones Jig.

36 480 Vellini / Cotrim / Ferreira B / Na sequência, colocação de aparelho fixo completo para finalização do caso clínico em oclusão normal.

37 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos 481 Distal Jet O aparelho Distal Jet foi desenvolvido por Carano e Testa, 25 em 1996, e segundo eles seria capaz de distalizar os molares de corpo, sem necessitar da cooperação do paciente, pois seu sistema de forças está mais próximo ao centro de resistência dos molares. Os autores afirmaram que a distalização ocorrera sem inclinação ou rotação dos molares e que a unidade de ancoragem anterior permaneceu estável durante a distalização. Descrição do aparelho O aparelho utiliza uma unidade de ancoragem representada por um botão de Nance modificado, fixado nos primeiros ou segundos pré-molares por um conector palatino. O botão de acrílico demarca o contorno distal da papila incisiva, porém sem tocá-la. Em seu contorno lateral, passa paralelo aos tubos telescópicos, e posteriormente limita-se às superfícies distais dos segundos pré-molares. O interior do botão de Nance modificado contém um conector transpalatino que emerge bilateralmente do acrílico, na região mesiodistal da coroa dos caninos, onde é dobrado no sentido posterior, até atingir os dentes de ancoragem, que podem ser soldados às bandas ou colados. O aparelho é composto por tubo telescópico (0,036 de diâmetro interno), baioneta molar, mola de níquel-titânio, anel de ativação, stop distal e chave sextavada. Os tubos telescópicos são inseridos no acrílico, numa altura próxima ao centro de resistência dos molares superiores, com uma divergência posterior de no máximo 5 com a linha de oclusão, para se evitar contração ou expansão da distância intermolar. Em vista sagital, os tubos devem estar paralelos ao plano oclusal, para evitar componentes extrusivos ou intrusivos. No interior do tubo é posicionada a baioneta molar, enquanto externamente corre o anel de ativação e a mola de níquel-titânio (Fig ). A baioneta molar, ao sair do tubo, forma um ângulo de 90, sendo inserida no tubo lingual do primeiro molar. Sobre a baioneta é colocado o stop distal, evitando que a mola, quando comprimida, levante o braço vertical da baioneta / Aparelho Distal Jet.

38 482 Vellini / Cotrim / Ferreira Ativação Os componentes do aparelho Distal Jet, fabricados pela American Orthodontics, acompanham dois pares de molas de níquel-titânio com forças de 180 g (utilizadas na dentadura mista) e 240 g (utilizadas quando os segundos molares estiverem irrompidos). Ativam-se as molas, comprimindo-as por completo e amarra-se uma ligadura de aço, da extensão posterior do fio da baioneta até a porção mesial do anel de ativação, o que possibilita a instalação do aparelho como um componente único. A reativação pode ser realizada a cada mês, até que se consiga uma sobrecorreção de 2 mm na relação molar. Após a distalização, o aparelho é transformado em um botão de Nance passivo pela secção do fio conector transpalatino e remoção das bandas dos pré-molares. As molas de ativação devem ser removidas; quando estão totalmente descomprimidas, podem ser mantidas. O travamento do aparelho é realizado posicionando o anel de ativação entre a baioneta e o tubo telescópico. Outra opção consiste na colocação de resina fotopolimerizável ao redor da mola, sobre a dobra distal da baioneta e sobre o anel de ativação, melhorando a imobilização do fio baioneta no tubo telescópico. O aparelho transformado em botão de Nance passivo é recimentado e, posteriormente, o acrílico é ajustado, para não exercer pressão excessiva no palato. Efeitos Como os outros aparelhos distalizadores, o Distal Jet promove a distalização dos molares, porém com grande perda de ancoragem anterior, refletida no aumento do trespasse horizontal e no maior apinhamento do segmento dentário anterior. No entanto, a inclinação para a distal da coroa do primeiro molar tem sido descrita como sendo menor em relação aos outros distalizadores. Uma variável importante a ser considerada, no que diz respeito à inclinação distal da coroa do molar, consiste na presença do segundo molar permanente. Quando o segundo molar encontra-se irrompido por completo, a quantidade de inclinação para distal é menor em relação aos que não apresentam esses dentes na cavidade bucal. Esta variação na inclinação ocorre porque, se o germe do segundo molar encontra-se acima do centro de resistência do primeiro molar, ele atua como fulcro de rotação, potencializando a tendência de rotação do primeiro molar. Indicações e limitações dos aparelhos distalizadores intrabucais Independentemente do desenho do aparelho escolhido para a distalização de molares superiores, as indicações de uso desses aparelhos apresentam as mesmas características. Desse modo, a seleção do aparelho depende da habilidade e do conhecimento do profissional.

39 Ortodontia Clínica Tratamento com Aparelhos Fixos 483 Indicações Relação molar de Classe II dental, sem envolvimento das bases apicais; Altura facial normal ou diminuída; Comprimento de arco deficiente devido à perda precoce dos molares decíduos; Distalizações unilaterais; Pacientes não colaboradores com o uso do AEB; Relação molar de até meia Classe II; nesse caso, a perda de ancoragem, a inclinação distal do molar e, consequentemente, o espaço conseguido podem ser mais bem controlados. Contraindicações Classe II com deficiência mandibular; Altura facial aumentada e mordida aberta esquelética; Molares superiores inclinados distalmente; Relação molar com mais de meia Classe II; Casos com grande apinhamento anterossuperior. Vantagens O uso de distalizadores intrabucais apresenta como principais vantagens: A estética mais favorável em relação ao AEB; A não dependência da colaboração do paciente; A previsão de tempo de tratamento durante a distalização, de acordo com o aparelho escolhido e a força aplicada. Limitações Do ponto de vista mecânico, os distalizadores intrabucais apresentam algumas limitações importantes: Inclinação para distal das coroas dos molares; Ausência de movimento de corpo dos molares, pela resistência das raízes à distalização; Perda de ancoragem, representada pela mesialização dos pré-molares e vestibularização dos dentes anteriores, causando aumento do trespasse horizontal; Aumento do apinhamento dental do segmento anterior; Necessidade de colaboração do paciente na segunda fase do tratamento, durante a retração anterior com a utilização de AEB e elásticos de Classe II.

FECHAMENTO DE ESPAÇOS

FECHAMENTO DE ESPAÇOS FECHAMENTO DE ESPAÇOS Rua 144, n 77 - Setor Marista - Goiânia (GO) - CEP 74170-030 - PABX: (62) 278-4123 - 1 - Introdução Podemos definir essa etapa do tratamento ortodôntico como aquela onde o principal

Leia mais

BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL

BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL Montagem das Pastas As pastas devem estar organizadas na seguinte ordem: I- Externo Página Título: colocar na capa frontal da pasta (a capa tem um envelope plástico para esta finalidade). BOARD BRASILEIRO

Leia mais

Série Aparelhos Ortodônticos

Série Aparelhos Ortodônticos Série Aparelhos Ortodônticos Em geral, o protocolo de tratamento nos casos de Classe III, principalmente naqueles com deficiência maxilar, tem sido a disjunção, seguida pela protração da ma-xila. De acordo

Leia mais

APRESENTAÇÃO DAS BANDAS TIPOS:

APRESENTAÇÃO DAS BANDAS TIPOS: 1 2 BANDAS ORTODÔNTICAS Introdução Para entendermos a real importância destes componentes de um aparelho ortodôntico, devemos inicialmente compreender qual a função da bandagem frente à um complexo sistema

Leia mais

Aparelho Arco E-1886E. Partes do aparelho

Aparelho Arco E-1886E. Partes do aparelho BRÁQUETES Aparelho Arco E-1886E Partes do aparelho Aparelho Arco E -1886 APARELHO PINO E TUBO - 1912 Arco Cinta -1915 Aparelho Edgewise - 1925 Braquete original Os primeiros bráquetes eram.022 de uma liga

Leia mais

Breve Panorama Histórico

Breve Panorama Histórico Análise Facial Breve Panorama Histórico Norman Kingsley Kingsley (final do séc.xix): s a articulação dos dentes secundária à aparência facial. Breve Panorama Histórico Edward Angle (in (início séc. s XX)

Leia mais

Aparelhos Ortodônticos Removíveis com Alta Retenção

Aparelhos Ortodônticos Removíveis com Alta Retenção Aparelhos Ortodônticos Removíveis com Alta Retenção Um novo conceito de ver e atuar com os aparelhos ortodônticos removíveis José Roberto Ramos Na maioria dos casos, o emprego dos aparelhos ortodônticos

Leia mais

Série Aparelhos Ortodônticos: Barra Transpalatina

Série Aparelhos Ortodônticos: Barra Transpalatina Série Aparelhos Ortodônticos barra transpalatina INTRODUÇÃO A barra transpalatina (BTP) tem sido aplicada na mecânica ortodôntica de forma crescente e em muitas situações clínicas. Isto pela característica

Leia mais

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos. PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS. O que são implantes osseointegrados? É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade

Leia mais

ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA

ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA 1 ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA INTRODUÇÃO O período da dentição mista inicia-se por volta dos 6 anos de idade com a erupção dos primeiros molares permanentes, e termina ao redor dos 12 anos de idade, com

Leia mais

Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa. o superiores e splint removível vel inferior

Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa. o superiores e splint removível vel inferior Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa o superiores e splint removível vel inferior MORO, A.; et al. Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de aço superiores

Leia mais

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS Informações ao paciente Contém: 1. Explicação geral sobre cirurgias ortognáticas, 2. Perguntas e respostas, A cirurgia ortognática, também chamada de ortodontia cirúrgica, é um tipo

Leia mais

Extração Seriada, uma Alternativa

Extração Seriada, uma Alternativa Artigo de Divulgação Extração Seriada, uma Alternativa Serial Extraction, an Alternative Procedure Evandro Bronzi Resumo A extração seriada é um procedimento ortodôntico que visa harmonizar

Leia mais

O aparelho de Herbst com Cantilever (CBJ) Passo a Passo

O aparelho de Herbst com Cantilever (CBJ) Passo a Passo O aparelho de Herbst com Cantilever (CBJ) Passo a Passo çã APARELHO DE HERBST COM CANTILEVER (CBJ) MAYES, 1994 Utiliza quatro coroas de açoa o nos primeiros molares e um cantilever,, a partir dos primeiros

Leia mais

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes?

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes? Implantes Dentários O que são implantes ósseos integrados? São uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 6O, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade pela comunidade científica

Leia mais

RODRIGO PADILHA DE CARVALHO DISTALIZAÇÃO DE MOLARES SUPERIORES

RODRIGO PADILHA DE CARVALHO DISTALIZAÇÃO DE MOLARES SUPERIORES 0 RODRIGO PADILHA DE CARVALHO DISTALIZAÇÃO DE MOLARES SUPERIORES ITAPERUNA/RJ 2011 0 RODRIGO PADILHA DE CARVALHO DISTALIZAÇÃO DE MOLARES SUPERIORES Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de

Leia mais

ATO DELIBERATIVO Nº 43, DE 19 DE JUNHO DE 2012.

ATO DELIBERATIVO Nº 43, DE 19 DE JUNHO DE 2012. ATO DELIBERATIVO Nº 43, DE 19 DE JUNHO DE 2012. Dispõe sobre o auxílio para tratamento ortodôntico e ortopédico dos maxilares. O PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DO PLANO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE E BENEFÍCIOS

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO APARELHO Componentes do aparelho extrabucal 3

APRESENTAÇÃO DO APARELHO Componentes do aparelho extrabucal 3 Série Aparelhos Ortodônticos EXTRABUCAL INTRODUÇÃO A ancoragem extrabucal ainda é um dos recursos mais utilizados e recomendados no tratamento da má oclusão de Classe II, primeira divisão, caracterizada

Leia mais

Instrução de Uso. Tubos. Tubo Simples Indicado para primeiros e segundos molares. Possui um único slot para alojar o arco intraoral.

Instrução de Uso. Tubos. Tubo Simples Indicado para primeiros e segundos molares. Possui um único slot para alojar o arco intraoral. Instrução de Uso Tubos Os Tubos tem por finalidade transferir os esforços de: Arcos Intra e extra orais; Molas e Elásticos; Distalizadores; Barras transpalatinas e Quad Helix ; Placas Lábioativas. Promovem

Leia mais

Programa Laboratorial (hands on em Manequim)

Programa Laboratorial (hands on em Manequim) PROGRAMA DE CURSO DE EXCELÊNCIA EM ORTODONTIA COM 8 MÓDULOS DE 2 DIAS MENSAIS Prof. ROQUE JOSÉ MUELLER - Tratamento Ortodôntico de alta complexidade em adultos : diagnóstico, planejamento e plano de tratamento.

Leia mais

5 Discussão dos Resultados

5 Discussão dos Resultados 87 5 Discussão dos Resultados No procedimento de análises das imagens gráficas obtidas nas simulações pelo método de elementos finitos, comparou-se a distribuição das tensões nas restaurações com material

Leia mais

Borracha Natural - conservação amônia. vulcanizado. Sintéticos carvão,petróleo e álcoois vegetais TIPOS DE ELÁSTICOS

Borracha Natural - conservação amônia. vulcanizado. Sintéticos carvão,petróleo e álcoois vegetais TIPOS DE ELÁSTICOS Curso de Aperfeiçoamento em Ortodontia Elásticos TIPOS DE ELÁSTICOS Borracha Natural - conservação amônia sensível ao ozônio vulcanizado Sintéticos carvão,petróleo e álcoois vegetais Elasticidade é a propriedade

Leia mais

Mordida Profunda Definição. Trespasse vertical

Mordida Profunda Definição. Trespasse vertical Mordida Profunda Definição Trespasse vertical Mordida Profunda Diagnóstico Os fatores que contribuem variam de acordo com a oclusão: u Em boas oclusões é determinda por fatores dentários: t Comprimento

Leia mais

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE UNP-130408 1 de 6 INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS A vida útil das correntes transportadoras e elevadoras está diretamente ligada aos cuidados com a instalação, lubrificação

Leia mais

UNIODONTO BELÉM - COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE ODONTOLOGICA TABELA DE ATOS NÃO COBERTOS - NOMENCLATURA DOS ATOS - PREVENÇÃO R$ 81000073

UNIODONTO BELÉM - COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE ODONTOLOGICA TABELA DE ATOS NÃO COBERTOS - NOMENCLATURA DOS ATOS - PREVENÇÃO R$ 81000073 UNIODONTO BELÉM COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE ODONTOLOGICA TABELA DE ATOS NÃO COBERTOS NOMENCLATURA DOS ATOS PREVENÇÃO R$ 81000073 CONSULTA ODONTOLÓGICA PARA AVALIAÇÃO TÉCNICA DE AUDITORIA 130,00

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO APARELHO DE PROTRAÇÃO MANDIBULAR COMO ANCORAGEM PARA MESIALIZAÇÃO DE MOLARES INFERIORES: RELATO DE CASO CLÍNICO RESUMO

UTILIZAÇÃO DO APARELHO DE PROTRAÇÃO MANDIBULAR COMO ANCORAGEM PARA MESIALIZAÇÃO DE MOLARES INFERIORES: RELATO DE CASO CLÍNICO RESUMO 474 UTILIZAÇÃO DO APARELHO DE PROTRAÇÃO MANDIBULAR COMO ANCORAGEM PARA MESIALIZAÇÃO DE MOLARES INFERIORES: RELATO DE CASO CLÍNICO Fábio André Werlang 1 Marcos Massaro Takemoto 2 Prof Elton Zeni 3 RESUMO

Leia mais

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO ESTUDAR COM ATENÇÃO AMPLIAR AS IMAGENS PARA OBSERVAR OS DETALHES O periodonto (peri= em redor de; odontos = dente) compreende a gengiva, o ligamento periodontal,

Leia mais

Excelência estética obtida com diagnóstico, planejamento e tratamento integrados

Excelência estética obtida com diagnóstico, planejamento e tratamento integrados Caso Selecionado Excelência estética obtida com diagnóstico, planejamento e tratamento integrados Carlos Eduardo Francischone O caso clínico apresentado mostra resultados estéticos e funcionais excelentes,

Leia mais

Adaptação de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 13/01/2006 Última versão: 18/12/2006

Adaptação de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 13/01/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Adaptação de Servo-motores Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 13/01/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

( Curso Dimensionamento de Estruturas de Aço CBCA módulo 3)

( Curso Dimensionamento de Estruturas de Aço CBCA módulo 3) GALPÕES (Projeto proposto) A ligação mais imediata que se faz da palavra galpão é com o uso industrial. No entanto galpões podem ser usados para as mais diversas atividades, tais como, hangares, espaços

Leia mais

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição.

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. De acordo com a Norma NBR 1001, um grande número de fatores influência a freqüência de calibração. Os mais importantes,

Leia mais

IMPLANTES OSSEOINTEGRADOS MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO PACIENTE DR. MARCOLINO ANTONIO PELLICANO DR. BENEDITO UMBERTO BUENO

IMPLANTES OSSEOINTEGRADOS MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO PACIENTE DR. MARCOLINO ANTONIO PELLICANO DR. BENEDITO UMBERTO BUENO IMPLANTES OSSEOINTEGRADOS MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO PACIENTE DR. MARCOLINO ANTONIO PELLICANO DR. BENEDITO UMBERTO BUENO 1 IMPLANTES OSSEOINTEGRADOS PORQUE PODEM SER COLOCADOS QUANDO PODEM SER COLOCADOS COMO

Leia mais

BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL. http://www.bbo.org.br [acesso em 15/02/2009, 07h30] Especificação dos Casos quanto às Categorias

BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL. http://www.bbo.org.br [acesso em 15/02/2009, 07h30] Especificação dos Casos quanto às Categorias BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL http://www.bbo.org.br [acesso em 15/02/2009, 07h30] Especificação dos Casos quanto às Categorias A escolha dos casos a serem apresentados deverá seguir

Leia mais

2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado

2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado 2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado 2.1. Generalidades As vantagens de utilização de sistemas construtivos em aço são associadas à: redução do tempo de construção, racionalização no uso de

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

Dist. da linha saída à 1ª barreira

Dist. da linha saída à 1ª barreira TÉCNICA DAS CORRIDAS COM BARREIRAS Antes de mais nada podemos dizer que as corridas com barreiras são provas de velocidade rasa porque, muito embora o barreiristas se depare com uma série de barreiras

Leia mais

Eng Civil Washington Peres Núñez Dr. em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Eng Civil Washington Peres Núñez Dr. em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul PESQUISA ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE MISTURAS ASFÁLTICAS PRODUZIDAS NA ATUALIDADE NO SUL DO BRASIL E IMPACTOS NO DESEMPENHO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS. MANUAL DE OPERAÇÃO DO BANCO DE DADOS

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais A dissertação traz, como foco central, as relações que destacam os diferentes efeitos de estratégias de marca no valor dos ativos intangíveis de empresa, examinando criticamente

Leia mais

INCISIVOS INCISIVO CENTRAL SUPERIOR INCISIVO LATERAL SUPERIOR INCISIVO CENTRAL INFERIOR INCISIVO LATERAL INFERIOR CANINOS

INCISIVOS INCISIVO CENTRAL SUPERIOR INCISIVO LATERAL SUPERIOR INCISIVO CENTRAL INFERIOR INCISIVO LATERAL INFERIOR CANINOS INCISIVOS Os incisivos permanentes são o primeiro e segundo dente a contar da linha média; Juntamente com os caninos constituem os dentes anteriores; Os incisivos superiores são geralmente maiores que

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

TABELA ODONTOLÓGICA DOS CREDENCIADOS - TOTAL

TABELA ODONTOLÓGICA DOS CREDENCIADOS - TOTAL ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DOS MILITARES ESTADUAIS TABELA ODONTOLÓGICA DOS CREDENCIADOS - TOTAL Especialidade CÓDIGOS PROCEDIMNETOS VALORES Ex.Clínico 110 exame clinico R$ 32,00 Ex.Clínico 120 urgência odontológica

Leia mais

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1. Energia cinética das precipitações Na Figura 9 estão apresentadas as curvas de caracterização da energia cinética aplicada pelo simulador de chuvas e calculada para a chuva

Leia mais

CRONOGRAMA CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA. APROVADO: MEC e CFO

CRONOGRAMA CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA. APROVADO: MEC e CFO CRONOGRAMA CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA APROVADO: MEC e CFO 1º. MÓDULO: 1º. DIA: Apresentação da Especialização / Aula teórica de Classificação das Más-oclusões 2º. DIA: Aula teórica de Etiologia

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Tipos de malha de Controle

Tipos de malha de Controle Tipos de malha de Controle SUMÁRIO 1 - TIPOS DE MALHA DE CONTROLE...60 1.1. CONTROLE CASCATA...60 1.1.1. Regras para Selecionar a Variável Secundária...62 1.1.2. Seleção das Ações do Controle Cascata e

Leia mais

Capa (esse texto não será impresso) Dr. Celso Rios Dr. Renato Cabral. Manual de Orientação ao Paciente de IMPLANTES DENTÁRIOS

Capa (esse texto não será impresso) Dr. Celso Rios Dr. Renato Cabral. Manual de Orientação ao Paciente de IMPLANTES DENTÁRIOS Capa (esse texto não será impresso) Dr. Celso Rios Dr. Renato Cabral Manual de Orientação ao Paciente de IMPLANTES DENTÁRIOS Página propositalmente em branco Este foi o melhor investimento que fiz em toda

Leia mais

AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas

AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas CONSIDERAÇÕES INICIAIS AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas Quando planejamos construir uma subestação, o aspecto de maior importância está na escolha (e, conseqüentemente, da definição)

Leia mais

FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FERNANDO BAIER APARELHOS ORTOPÉDICOS DE AVANÇO MANDIBULAR

FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FERNANDO BAIER APARELHOS ORTOPÉDICOS DE AVANÇO MANDIBULAR FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FERNANDO BAIER APARELHOS ORTOPÉDICOS DE AVANÇO MANDIBULAR SANTA CRUZ DO SUL-RS 2012 FERNANDO BAIER APARELHOS ORTOPÉDICOS DE

Leia mais

Medição tridimensional

Medição tridimensional A U A UL LA Medição tridimensional Um problema O controle de qualidade dimensional é tão antigo quanto a própria indústria, mas somente nas últimas décadas vem ocupando a importante posição que lhe cabe.

Leia mais

Confecção e instalação do Sky Hook

Confecção e instalação do Sky Hook Dica Clínica Confecção e instalação do Sky Hook Preparing and fitting the Sky Hook Laurindo Zanco Furquim * Resumo Nos casos de Classe III, principalmente naqueles com deficiência maxilar, o protocolo

Leia mais

Quando um dos controladores apresentar estágio função de demanda (geralmente botoeira de pedestre), a união não deverá ser efetivada.

Quando um dos controladores apresentar estágio função de demanda (geralmente botoeira de pedestre), a união não deverá ser efetivada. SP 01/11/91 NT 134/91 Metodologia para Agrupar Cruzamentos Semco em um Único controlador Núcleo de Estudos de Tráfego Eng.º Luís Molist Vilanova (NET) Considerações Básicas No sistema Semco tem-se freqüentemente

Leia mais

1. Introdução. 2. Fios ortodônticos. Centro de Pós Graduação em Ortodontia

1. Introdução. 2. Fios ortodônticos. Centro de Pós Graduação em Ortodontia 1. Introdução O alinhamento e o nivelamento é o primeiro estágio do tratamento ortodôntico com aparelho fixo. Alinhamento significa colocar os braquetes e os tubos alinhados no sentido vestibulolingual.

Leia mais

TÁGIDES Saúde e Bem-Estar

TÁGIDES Saúde e Bem-Estar TÁGIDES Saúde e Bem-Estar Estrada Nacional 1,Urbanização Quinta do Cabo, lojas 8 e 9, Povos 2600-009, Vila Franca de Xira Tel; 263209176 914376214 924376162 Email: tagides.sbe@gmail.com Ortodontia- Bases

Leia mais

Minirrotatória. Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes

Minirrotatória. Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes Minirrotatória Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes Introdução A minirrotatória é um dispositivo de segurança utilizado em cruzamento não muito movimentado, para organizar a circulação

Leia mais

7 Considerações finais

7 Considerações finais 243 7 Considerações finais A utilização de outros tipos de materiais, como o aço inoxidável, na construção civil vem despertando interesse devido aos benefícios desse aço, e a tendência decrescente de

Leia mais

1 Introdução simulação numérica termoacumulação

1 Introdução simulação numérica termoacumulação 22 1 Introdução Atualmente o custo da energia é um dos fatores mais importantes no projeto, administração e manutenção de sistemas energéticos. Sendo assim, a economia de energia está recebendo maior atenção

Leia mais

Instalação da Corrente

Instalação da Corrente Instalação da Corrente Nivelando e Alinhando Todos os componentes devem estar nívelados e alinhados corretamente, para que a corrente e as rodas dentadas possa ter um tempo de vida mais longo. As duas

Leia mais

OCLUSÃO! ! Posições mandibulares. ! Movimentos mandibulares. ! Equilíbrio de forças atuantes - vestibulolingual

OCLUSÃO! ! Posições mandibulares. ! Movimentos mandibulares. ! Equilíbrio de forças atuantes - vestibulolingual Universidade de Brasília Departamento de Odontologia OCLUSÃO! NOÇÕES DE OCLUSÃO! Estudo das relações estáticas e dinâmicas entre as estruturas do sistema mastigatório!! Movimentos mandibulares Disciplina

Leia mais

4 Experimentos Computacionais

4 Experimentos Computacionais 33 4 Experimentos Computacionais O programa desenvolvido neste trabalho foi todo implementado na linguagem de programação C/C++. Dentre as bibliotecas utilizadas, destacamos: o OpenCV [23], para processamento

Leia mais

Métodos normalizados para medição de resistência de aterramento Jobson Modena e Hélio Sueta *

Métodos normalizados para medição de resistência de aterramento Jobson Modena e Hélio Sueta * 40 Capítulo VI Métodos normalizados para medição de resistência de aterramento Jobson Modena e Hélio Sueta * A ABNT NBR 15749, denominada Medição de resistência de aterramento e de potenciais na superfície

Leia mais

1 O que é o pectus? Fotografia de paciente portador de pectus carinatum. Fotografia de paciente portador de pectus excavatum.

1 O que é o pectus? Fotografia de paciente portador de pectus carinatum. Fotografia de paciente portador de pectus excavatum. Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira 1 O que é o pectus? Os pectus são deformidades da parede do tórax e ocorrem devido a um crescimento

Leia mais

Porta cortafogo faz parte da. compartimentação contra incêndio

Porta cortafogo faz parte da. compartimentação contra incêndio incêndio dispositivo Porta cortafogo faz parte da compartimentação contra incêndio PARA IMPEDIR A PROPAGAÇÃO DAS CHAMAS, AS PORTAS COMBATE A INCÊNDIOS POR EMILIA SOBRAL redacao7@cipanet.com.br FOTOS DIVULGAÇÃO

Leia mais

Régua graduada. metro e trena

Régua graduada. metro e trena A U A UL LA Régua graduada, metro e trena Um problema Silva verificou, contrariado, que os instrumentos de medição, há pouco adquiridos pela empresa, não estavam sendo bem cuidados pelos funcionários.

Leia mais

PRODUZINDO AUTOESTIMA DESDE 1990

PRODUZINDO AUTOESTIMA DESDE 1990 Mau Hálito Todas as pessoas têm mau hálito? Se considerássemos o hálito desagradável ao acordar, praticamente 100% da população seria portadora de halitose. Por isso, o hálito da manhã é considerado fisiológico.

Leia mais

Apresentação. 1. Introdução. 2. Situação Problema

Apresentação. 1. Introdução. 2. Situação Problema EASY GLASS Easy Glass Resumo O Easy Glass é um projeto desenvolvido para implantar a manutenção dos pára-brisas dos veículos ferroviários, cujo objetivo consiste na implantação de um guindaste de coluna

Leia mais

Válvulas controladoras de vazão

Válvulas controladoras de vazão Generalidades Válvula controladora de vazão variável Válvula de controle de vazão variável com retenção integrada Métodos de controle de vazão Válvula de controle de vazão com pressão compensada temperatura

Leia mais

DURATION - AVALIANDO O RISCO DE MUDANÇA NAS TAXAS DE JUROS PARTE ll

DURATION - AVALIANDO O RISCO DE MUDANÇA NAS TAXAS DE JUROS PARTE ll DURATION - AVALIANDO O RISCO DE MUDANÇA NAS TAXAS DE JUROS PARTE ll! Qual a origem do conceito de duração?! Como calcular a duração?! Quais as limitações do cálculo da duração?! Como estimar a variação

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

9. MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES:

9. MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES: 9. MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES: 9.1 OTIMIZAÇÃO E MONITORAMENTO DA OPERAÇÃO DOS TRANSFORMADORES Os transformadores são máquinas estáticas que transferem energia elétrica de um circuito para outro, mantendo

Leia mais

Sliding Jig: confecção e mecanismo de ação

Sliding Jig: confecção e mecanismo de ação Dica Clínica Sliding Jig: confecção e mecanismo de ação Adriana Simoni Lucato* Eloísa Marcantônio Boeck* Silvia Amelia Scudeler Vedovello* João Sarmento Pereira Neto** Maria Beatriz Borges de Araújo Mangnani***

Leia mais

Tecnologia de faixa para falha

Tecnologia de faixa para falha Tecnologia de faixa para falha Por Tom Bell e John Nankivell Índice 1. Introdução 1 2. Equipamento de teste / processo de teste de PIM existente 2 3. Nova análise de RTF / limitações técnicas 3 4. Fluxograma

Leia mais

Controle II. Estudo e sintonia de controladores industriais

Controle II. Estudo e sintonia de controladores industriais Controle II Estudo e sintonia de controladores industriais Introdução A introdução de controladores visa modificar o comportamento de um dado sistema, o objetivo é, normalmente, fazer com que a resposta

Leia mais

Cirurgia Ortognática e Estética Facial: Qual sua importância na Odontologia Integrada?

Cirurgia Ortognática e Estética Facial: Qual sua importância na Odontologia Integrada? Cirurgia Ortognática e Estética Facial: Qual sua importância na Odontologia Integrada? A avaliação da estética facial, bem como sua relação com a comunicação e expressão da emoção, é parte importante no

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

Estruturas Metálicas. Módulo II. Coberturas

Estruturas Metálicas. Módulo II. Coberturas Estruturas Metálicas Módulo II Coberturas 1 COBERTURAS Uma das grandes aplicações das estruturas metálicas se dá no campo das coberturas de grande vão, especialmente as de caráter industrial. Também devido

Leia mais

O tipo facial e a morfologia do arco dentário no planejamento ortodôntico

O tipo facial e a morfologia do arco dentário no planejamento ortodôntico Caso Clínico O tipo facial e a morfologia do arco dentário no planejamento ortodôntico Alexandre de Almeida Ribeiro* Resumo A morfologia do arco dentário está relacionada diretamente com as demais partes

Leia mais

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte Prof. Antonio Carlos Fedato Filho Prof. Guilherme Augusto de Melo Rodrigues Monitorando e conhecendo melhor os trabalhos

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços.

Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços. Bem-vindo ao tópico sobre administração de listas de preços. Nesse tópico, você aprenderá a administrar listas de preços no SAP Business One. Sua empresa atualiza múltiplas listas de preços para fornecer

Leia mais

PARADOXO DA REALIZAÇÃO DE TRABALHO PELA FORÇA MAGNÉTICA

PARADOXO DA REALIZAÇÃO DE TRABALHO PELA FORÇA MAGNÉTICA PARADOXO DA REALIZAÇÃO DE TRABALHO PELA FORÇA MAGNÉTICA Marcelo da S. VIEIRA 1, Elder Eldervitch C. de OLIVEIRA 2, Pedro Carlos de Assis JÚNIOR 3,Christianne Vitor da SILVA 4, Félix Miguel de Oliveira

Leia mais

PUCPR - O.R.T.O.D.O.N.T.I.A - GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO F I C H A C L Í N I C A Nome do/a Paciente: Número: 1.0 IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE 1.1 Nome: 1.2 Data de Nascimento: Sexo: F M Idade: 1.3 Peso: Kg

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

ManSafe para Petróleo e Gás

ManSafe para Petróleo e Gás Brochura sobre aplicações ManSafe para Petróleo e Gás A solução completa para proteção contra queda em aplicações onshore e offshore Sistemas de suspensão Sistemas horizontais Sistemas verticais Trava

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

Curso de Instrumentista de Sistemas. Fundamentos de Controle. Prof. Msc. Jean Carlos

Curso de Instrumentista de Sistemas. Fundamentos de Controle. Prof. Msc. Jean Carlos Curso de Instrumentista de Sistemas Fundamentos de Controle Prof. Msc. Jean Carlos Ações de controle em malha fechada Controle automático contínuo em malha fechada Ação proporcional A característica da

Leia mais

1 - Considerações gerais 03 A - Introdução 03 A1 - Direitos 03 A2 - Garantia 04 A3 - Uso apropriado 04. 2 - Início de trabalho 05 A - Testes 05

1 - Considerações gerais 03 A - Introdução 03 A1 - Direitos 03 A2 - Garantia 04 A3 - Uso apropriado 04. 2 - Início de trabalho 05 A - Testes 05 Sumário 1 - Considerações gerais 03 A - Introdução 03 A1 - Direitos 03 A2 - Garantia 04 A3 - Uso apropriado 04 2 - Início de trabalho 05 A - Testes 05 3 - Características do produto 06 4 - Funcionamento

Leia mais

1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho

1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho 1 ME-01 REV00 13 3 1 2 14 9 10 12 4 5 6 7 11 8 1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho da porta

Leia mais

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Entrevista, Ministério do Planejamento domingo, 6 de novembro de 2011 Carlos Bafutto O SOS Concurseiro discutiu, com exclusividade,

Leia mais

TRAUMATISMO DENTÁRIO EM DENTIÇÃO DECÍDUA UM CASO CLÍNICO DE TRAÇÃO ORTODÔNTICA

TRAUMATISMO DENTÁRIO EM DENTIÇÃO DECÍDUA UM CASO CLÍNICO DE TRAÇÃO ORTODÔNTICA Prémio Ortodontia 2015 TRAUMATISMO DENTÁRIO EM DENTIÇÃO DECÍDUA UM CASO CLÍNICO DE TRAÇÃO ORTODÔNTICA ARTIGO VENCEDOR RESUMO Os traumatismos em dentição decídua poderão afetar a dentição permanente, afetando

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL. radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL. radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL Neste tópico vamos descrever as principais alterações das imagens radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de causas

Leia mais

UMC Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Componentes gráficos de uma cota: Linha de cota Linha de chamada Setas de cota

UMC Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Componentes gráficos de uma cota: Linha de cota Linha de chamada Setas de cota 1 UMC Engenharia Mecânica Expressão Gráfica 2 Prof.: Jorge Luis Bazan. Desenho Básico Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Em desenho técnico damos o nome de cota ao conjunto de elementos gráficos introduzidos

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO. COMPOSIÇÃO DO TRANSMISSOR (Figura 1) DIVISÃO DESTE MANUAL. Este manual está dividido em duas partes:

MANUAL DE OPERAÇÃO. COMPOSIÇÃO DO TRANSMISSOR (Figura 1) DIVISÃO DESTE MANUAL. Este manual está dividido em duas partes: MANUAL DE OPERAÇÃO INTRODUÇÃO: O FLASH PRESENÇA MOTO foi desenvolvido especialmente para a utilização em Motos, porque o mercado necessita de um aparelho versátil, de pequenas dimensões e completo, que

Leia mais

TYPODONT. 1 - Partes Constituintes: 1.1 - Bases 1.2 - Plataformas de Suporte

TYPODONT. 1 - Partes Constituintes: 1.1 - Bases 1.2 - Plataformas de Suporte TYPODONT 1 - Partes Constituintes: 2 - Preparo: 3 - Finalidade: 4 - Dentes: 1.1 - Bases 1.2 - Plataformas de Suporte 1.3 - Hastes 1.4 - Parafusos de Fixação das Bases 1.5 - Parafusos de Fixação dos Guias

Leia mais

O setup ortodôntico como método auxiliar de diagnóstico e planejamento

O setup ortodôntico como método auxiliar de diagnóstico e planejamento Dica Clínica O setup ortodôntico como método auxiliar de diagnóstico e planejamento Hallissa Simplício*, Ary dos Santos-Pinto**, Marcus Vinicius Almeida de Araújo***, Sergei Godeiro Fernandes Rabelo Caldas****,

Leia mais

RESENHA resenha resumo resenha crítica Título: Identificação do resenhista: Referência: Dados sobre o(s) autor(es): Dados sobre a obra: Apreciação:

RESENHA resenha resumo resenha crítica Título: Identificação do resenhista: Referência: Dados sobre o(s) autor(es): Dados sobre a obra: Apreciação: RESENHA Resenha é a apreciação crítica sobre uma determinada obra (livro, artigo, texto, filme, etc.). Trata-se de um breve texto, semelhante a um resumo, que visa comentar um trabalho realizado. Será

Leia mais

RECUPERADORES DE ESPAÇO

RECUPERADORES DE ESPAÇO RECUPERADORES DE ESPAÇO Conceito Recuperadores de espaço são usados para recuperar o espaço perdido nas arcadas dentárias. Eles verticalizam os dentes que inclinaram, depois que outros foram perdidos.

Leia mais

REAÇÕES TECIDUAIS ÀS FORÇAS ORTODÔNTICAS

REAÇÕES TECIDUAIS ÀS FORÇAS ORTODÔNTICAS REAÇÕES TECIDUAIS ÀS FORÇAS S DENTES ORTODONTIA FORÇA MOVIMENTO -Inicialmente,na Era Cristã, preconizava-se pressões digitais nos dentes mal posicionados visando melhorar a harmonia dos arcos dentários.

Leia mais