EXERCÍCIOS HISTÓRIA REPÚBLICA DO CAFÉ COM LEITE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXERCÍCIOS HISTÓRIA REPÚBLICA DO CAFÉ COM LEITE"

Transcrição

1 LICEU DE ESTUDOS INTEGRADOS Aluno:... Série: 3º ano do ENSINO MÉDIO Professor: ANSELMO EXERCÍCIOS HISTÓRIA REPÚBLICA DO CAFÉ COM LEITE 1ª) A instauração da República no Brasil foi inspirada por uma doutrina que lançou uma de suas ideias em um dos símbolos nacionais. Essa filosofia foi: a) A dos enciclopedistas franceses (iluminismo). b) A positivista (A. Comte). c) A socialista (de Louis Blanc). d) A tomista (São Tomás de Aquino). e) A doutrina aristotélica (Aristóteles). 2ª) (Osec) Relativamente à Proclamação da República, podemos dizer que: a) Está ligada ao desenvolvimento da lavoura cafeeira. b) Relaciona-se com a abolição dos escravos. c) Relaciona-se com a difusão das ideias positivas. d) As alternativas a e b as únicas corretas. e) As alternativas a, b e c estão corretas. 3ª) (PUC-RJ) Podemos afirmar que, durante as primeiras décadas da República Velha, a estabilidade política pretendia pelos grupos dominantes dos diferentes estados consolidou-se sob a Política dos Governadores. Essa política estava baseada: a) No controle exercido pelos grandes proprietários de terras sobre a massa de trabalhadores rurais, base social da dominação política dos coronéis em âmbito municipal e estadual. b) Na pressão exercida pelas oligarquias dominantes sobre a classe operária, base social dos partidos políticos identificados com os interesses das oligarquias dissidentes. c) No controle exercido pelas oligarquias dominantes sobre as Forças Armadas, principalmente sobre os tenentes, fortemente influenciadas pelas concepções anarquistas e positivas. d) Na conciliação promovida pelo governo federal entre as oligarquias gaúcha e paulista, principais opositoras políticas, mediante uma hábil distribuição de recursos financeiros. e) Na contenção dos expressivos movimentos organizados em torno das aspirações das camadas médias urbanas, que, desde os primeiros anos da República, reivindicavam maior participação no sistema político oligárquico.

2 4ª) (Mack) A política dos governadores idealizada por Campos Sales trouxe como consequência: a) A preponderância dos estados mais fortes economicamente: São Paulo e Minas Gerais. b) O controle por parte da oposição à oligarquia cafeeira da política nacional. c) A consolidação dos militares no poder. d) O estabelecimento de eleições livres e um congresso atuante e descompromissado do poder Executivo. e) A extinção do regionalismo político. 5ª) (Osec) A Primeira Guerra Mundial pode ser considerada fator de aceleração econômica brasileira porque: a) Dificultou as importações, originando a indústria de substituição. b) Desenvolveu no Brasil uma indústria bélica para abastecer os aliados. c) Desenvolveu no Brasil uma indústria de base, com intuito de fornecer máquinas para os países aliados. d) Aumentou as relações comerciais com os países do Eixo. e) Provocou o desenvolvimento agropecuário do nordeste para abastecer os aliados. 6ª) (UCMG) O objetivo da Coluna Prestes é: a) Apoiar a Campanha Civilista. b) Combater o sistema oligárquico vigente. c) Defender a ordem no governo Artur Bernardes. d) Promover a constitucionalização do país. e) Reagir contra a ditadura de Vargas. 7ª) (UCMG) É marco inicial do Movimento Tenentista, na República Velha: a) A Coluna Prestes. b) Formação da Aliança Liberal. c) O Levante do Forte Copacabana. d) A Revolução de e) A Revolução Paulista de ª) Assinale a alternativa que contém, pela ordem, as características da Constituição do Império e da República: a) Estado Federativo e Estado Unitário, Igreja ligada ao Estado e Igreja separada do Estado, três poderes autônomos e três poderes harmônicos entre si. b) Estado Unitário e Estado Provincial, Igreja ligada ao Estado e Igreja separada do Estado, três poderes autônomos e três poderes harmônicos entre si.

3 c) Estado Provincial e Estado Federativo, Igreja oficial do Estado e Igreja reconhecida pelo Estado, quatro poderes e três poderes. d) Estado Unitário e Estado Autônomo, Igreja ligada ao Estado e Igreja separada do Estado, quatro poderes e três poderes. e) Estado Unitário e Estado Federativo, Igreja ligada ao Estado e Igreja separada do Estado, quatro poderes e três poderes. 9ª) Sobre o sistema econômico-financeiro da Primeira República podemos dizer que: a) Favorecia os setores da população de subempregados, ao desvalorizar a moeda nacional em razão da queda dos preços externos do café. b) Visava à exportação de produtos primários e utilizava o controle cambial como mecanismo básico para assegurar a continuidade da produção exportadora. c) Favorecia as populações urbanas, ao proteger o setor produtor (cafeeiro) quando das desvalorizações da moeda nacional. d) Visava a exportação de produtos primários e favorecia o desenvolvimento de agroindústrias. e) Visava a exportações de produtos manufaturados e utilizava o controle do instrumento cambial como mecanismo básico para assegurar a continuidade da produção exportadora. 10ª) (Faap) A política dos governadores, responsável por grande parte da corrupção política existente na República Velha e criada por Campos Sales, baseava-se na fórmula: a) Plena autonomia aos partidos políticos da situação ou da oposição, desde que os interesses federais fossem acatados. b) Consistia na manipulação de votos para as eleições de vereadores e deputados estaduais. c) O presidente da República daria apoio total às oligarquias estaduais e estas apoiariam e garantiriam a eleição para o congresso dos candidatos oficiais. d) Apenas São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais é que escolheriam o presidente e seus ministros. e) Apenas os governadores tinham o direito de escolher os indivíduos para cargos de vereança, deputação e prefeitura. 11ª) (Cescem) Além de organizar a chamada Política dos Governadores e de negociar o acordo denominado Funding Loan, com banqueiros estrangeiros o presidente, com auxilio do ministro Joaquim Duarte Murtinho, adotou medidas de compressão de despesas. O texto refere-se ao presidente: a) Prudente de Morais. b) Campos Sales. c) Rodrigues Alves. d) Afonso Pena. e) Hermes da Fonseca.

4 12ª) (Mack) A predominância dos estados ricos no poder durante a República Velha, através do revezamento do PRP e PRM, ficou conhecida em nossa história como: a) Política dos governadores. b) Política do café com leite. c) Aliança Liberal. d) Populismo. e) Movimento tenentista. 13ª) A chamada política das salvações, no governo de Hermes da Fonseca ( ), denunciada por Rui Barbosa, foi, na verdade: a) Um movimento visando a favorecer grupos ligados ao capitalismo inglês b) Uma tentativa fracassada de implantação de indústrias paulistas no nordeste. c) Um esforço com o objetivo de salvar a economia cafeeira. d) Uma substituição de oligarquias por outras fiéis ao governo central. e) Uma manobra política visando a incompatibilizar políticos liberais com as forças militares. 14ª) (Osec) A Constituição de 1891 representou uma vitória dos grandes estados: a forma federativa deu-lhes ampla autonomia, com a possibilidade de contrair empréstimos externos e constituir forças militares próprias e uma justiça estadual : O texto relaciona-se com: a) A Revolução de b) A política café com leite. c) A política de centralização do poder. d) O funding loan. e) O encilhamento. 15ª) (Osec) Na primeira década do século XX, constantes crises de superprodução do café levaram os dirigentes dos estados cafeeiros a pensar na retirada do mercado de parte dos estoques do produto, visando assim a valorização do mesmo. Na prática isso foi possível devido: a) Ao acordo entre Minas, São Paulo e Pernambuco para retirar do mercado os excedentes. b) À criação do Instituto Brasileiro do Café pelos cafeicultores paulistas. c) Ao Convênio de Taubaté, pelo qual o governo federal compraria os excedentes. d) À queima de café, realizada pelo governo Getúlio Vargas para eliminar os excedentes. e) Nenhumas das alternativas anteriores. 16ª) (Osec)

5 Em determinado período da história republicana, Hermes da Fonseca e Rui Barbosa se projetaram no cenário político nacional. Assinale a alternativa ligada a essa projeção: a) Reação Republicana. b) Aliança Liberal. c) Campanha Civilista. d) Campanha de Canudos. e) Revolta da Armada. 17ª) (PUC) Entre os vários fatores que contribuíram para a Revolução de 1930, podemos citar (assinale a alternativa errada): a) O predomino político das oligarquias tradicionais que impediam a participação das classes médias urbanas. b) A derrocada da Aliança Liberal que era expressão das oligarquias dissidentes. c) A política externa de Washington que passou a se integrar a política de boa vizinhança desenvolvida pelos Estados Unidos. d) A crise de 29 que teve efeitos negativos na economia brasileira e consequentemente promoveu descontentamento no setor cafeeiro em relação à política federal. e) A dissidência entre as oligarquias mineira e paulista com relação à sucessão de Washington Luís. 18ª) A maior parte das questões de limites entre o Brasil e os países sul-americanos foi definida pelo: a) Duque de Caxias. b) Visconde de Ouro Preto. c) Barão do Rio Branco. d) Barão de Cotegipe. 19ª) (U-TAUBATÉ) A Questão do Acre, entre o Brasil e a Bolívia, foi resolvida pelo Tratado de: a) Madri. b) Paris. c) Rio de Janeiro. d) La Paz. e) Petrópolis. 20ª) (COMSART) A política externa da Primeira República, entre 1889 e 1903, é dominada em sua maior parte pela ação do Barão do Rio Branco. A ela encontra-se ligado o Tratado de Petrópolis, de 1930, garantindo-nos a posse do Acre e a exploração econômica do seguinte produto:

6 a) Juta. b) Petróleo. c) Borracha. d) Madeira. e) Papel. 21ª) (SUESC) As frequentes intervenções federais no quadriênio Hermes da Fonseca caracterizaram a política: a) Civilista. b) Intervencionistas. c) Das Salvações. d) Localistas. e) De cabrestos. 22ª) (UFRJ) Relacione os itens abaixo e aponte a alternativa com ordem correta de opções: 1 Política das Salvações. 2 Remodelação do Rio de Janeiro. 3 Semana de Arte Moderna. 4 Campanha Civilista. 5 Caixa de Conversão. ( ) Afonso Pena. ( ) Rodrigues Alves. ( ) Epitácio Pessoa. ( ) Rui Barbosa. ( ) Pinheiro Machado. A 5, 4, 3, 2, 1. B 1, 3, 5, 4, 2. C 2, 3, 5, 4, 1. D 1, 4, 2, 3, 5. E 5, 2, 3, 4, 1. 23ª) (UC-MG) O movimento de Canudos pode ser interpretado como: a) Insatisfação da nascente classe média. b) Luta pelo retorno da Monarquia. c) Reforço da posição da Igreja. d) Reação contra o latifúndio. e) Reivindicação por melhores salários. 24ª) (UC-MG)

7 No início do século XX, o crescimento industrial levou o operariado brasileiro à luta crescente na defesa dos seus interesses. Na primeira década desse século, uma conquista expressiva na direção da realização dessas reivindicações foi: a) A promulgação das leis trabalhistas. b) A criação de um partido político operário. c) A participação do operário nos lucros da empresa. d) O funcionamento de mutirões. e) A criação de ligas e sindicatos. 25ª) A Campos Salles ( ), na República Velha, é atribuído o fato de ter: a) Pacificado a América revoltada contra Floriano Peixoto. b) Iniciado o primeiro governo civil da República. c) Rompido a chamada Política do Café com leite. d) Consolidado a oligarquia cafeeira no poder. e) Extinto as Comissões Verificadoras, que controlavam os resultados eleitorais. 26ª) (FUVEST-SP) No processo político sucessório que levou à eleição do Marechal Hermes da Fonseca à Presidência da República em 1910, podemos destacar: a) Sua defesa dos ideais civilistas. b) O apoio por ele recebido do Partido Republicano Paulista. c) A conciliação das oligarquias paulista e mineira. d) O apoio do grupo civil liderado por Pinheiro Machado. e) A solidariedade da facção representada por Rui Barbosa. 27ª) (FUVEST) A separação entre Igreja e Estado no Brasil foi instituída pela: a) Emenda Constitucional de b) Constituição do Império. c) Primeira Constituição Republicana. d) Constituição do Estado Novo. e) Constituição de ª) (PUC-RJ) Podemos afirmar que, durante as primeiras décadas da República Velha, a estabilidade política, pretendida pelos grupos dominantes dos diferentes Estados, consolidou-se sob a Política dos Governadores. Esta política estava baseada: a) No controle exercido pelos grandes proprietários de terras sobre a massa dos trabalhadores rurais, base social da dominação política dos Coronéis em âmbito municipal e estadual. b) Na pressão exercida pelas oligarquias dominantes sobre a classe operária, base social dos partidos políticos identificados com os interesses das oligarquias dissidentes.

8 c) No controle exercido pelas oligarquias dominantes sobre as Forças Armadas, principalmente sobre os Tenentes, fortemente influenciadas pelas concepções anarquistas e positivas. d) Na conciliação promovida pelo governo federal entre as oligarquias gaúchas e paulistas, principais opositoras políticas, mediante uma hábil distribuição de recursos financeiros. e) Na contenção dos expressivos movimentos organizados em torno das aspirações das camadas medidas urbanas que, desde os primeiros anos da República, reivindicavam maior participação no sistema político oligárquico. 29ª) (UF-MG) A obra de Euclides da Cunha, os Sertões, é baseada em importante acontecimento da História do Brasil. Ela se refere: a) À liderança de Lampião, no cangaço nordestino. b) Ao fanatismo de João Maria, no Contestado. c) Ao messianismo de Antônio Conselheiro, em Canudos. d) À marcha da coluna Prestes, nos sertões brasileiros. e) Ao misticismo em torno do Padre Cícero, no Juazeiro. 30ª) (MACKENZIE-SP) A Política dos Governadores, idealizada por Campos Salles, trouxe como consequência: a) A preponderância dos Estados mais fortes economicamente: São Paulo e Minas Gerais. b) O controle por parte da oposição à oligarquia cafeeira da política nacional. c) A consolidação do militares no poder. d) O estabelecimento de eleições livres e um Congresso atuante e descompromissado do Poder Executivo. e) A extinção do regionalismo político. 31ª) (FMU/FIAM-SP) Quanto à estrutura política da Primeira República, pode-se dizer que: a) Era unitarista e fortemente centralizada. b) Baseava-se em um sistema unicameral, com judiciário central e dependência dos Estados. c) A norma básica da Política dos Governadores era a Comissão de Reconhecimento dos diplomas dos candidatos eleitos, o que garantia o controle das bancadas majoritárias no Congresso. d) O período de menor tensão política foi o quadriênio de Artur Bernardes, conhecido como Renascimento Bernardista. e) Pinheiro Machado foi o único Presidente da República originário do Rio Grande do Sul. 32ª) (PUC-SP) A chamada questão social, durante a Primeira República, é identificada com: a) O aparecimento de associações e manifestações operárias reivindicatórias.

9 b) A decisão dos Partidos Operários de participar das eleições. c) A presença de uma classe média forte aliada à burguesia. d) A recusa dos industriais de aceitar a negociação direta com os operários. e) A crise econômica, devido à queda dos preços do café e consequente baixa dos salários. 33ª) (CESGRANRIO) Durante a República Velha, a estabilidade dos governos acabou sendo assegurada pela vigência da Política dos Governadores. Na prática, essa política traduzia-se: a) Alternância entre paulistas e mineiros no controle do governo federal. b) Nas atribuições econômicas concedidas aos governos estaduais pela Constituição de c) Na criação das milícias estaduais, base política das oligarquias dominantes nos Estados. d) No compromisso de apoio mútuo firmado entre o governo federal, o estadual e os chefes políticos municipais. e) Na substituição dos Governadores eleitos por interventores militares, comprometidos com uma política de equilíbrio entre os Estados. 34ª) (PUC-GJ) Comparando a Constituição Imperial de 1824 e a Constituição Republicana de 1891, observamos que: a) Enquanto a primeira estabelecia a Monarquia, de quatros poderes políticos, a última estabelecia a República Federativa, de três poderes políticos. b) Enquanto o Poder Moderador era exclusivo do Imperador na Constituição Imperial, ele era ocupado pelo Presidente da República e pelos Ministros de Estados na Constituição Republicana. c) Na Carta de 1824 era estabelecida a liberdade de culto, enquanto na de 1891 a Igreja Católica ficava submetida ao poder de Estado. d) Em ambas o Senado era um órgão vitalício, só podendo ser ocupado por brasileiros natos maiores de 45 anos. e) Os princípios liberais e federativos da primeira demonstraram a influência norteamericana praticamente nula na Constituição Republicana. 35ª) (UGF) A Política Café com leite, também chamada Política dos Grandes Estados, que caracterizou a vida política da República Velha, consistia: a) Na união dos barões do café com os fazendeiros criadores de gado da região de Minas Gerais para dirigirem em conjunto, ou alternadamente, a administração do país. b) A união dos maiores Estados brasileiros, em superfície, para dominar a política econômica brasileira. c) A união dos Estados de maior população para influir decisivamente na escolha do Presidente da República, após d) As respostas a e b combinadas. e) Todas as respostas estão corretas.

10 36ª) (FIES) Joaquim Murtinho é conhecido em nossa história como o responsável pelo saneamento econômico, pondo fim ao fenômeno especulativo conhecido pelo nome Encilhamento, no final do século XIX. Contudo, essas medidas, na verdade, vão fortalecer o domínio das oligarquias, que adotaram uma política que caracterizará todo o período da República Velha que teve seu início com Campos Salles. Tal procedimento político ficará conhecido pelo nome de: a) Política Elitista. b) Política da Conciliação. c) Política de Moderação. d) Política dos Governadores. e) Política Civilista. 37ª) A camada Política dos Governadores, instituída a partir do governo Campos Salles, caracterizava-se por: a) Permitir que a escolha do Presidente da República fosse resultado de um consenso entre os governadores. b) Tornar os Governadores um mero instrumento do poder do Presidente da República. c) Fortalecer os Governadores como o principal instrumento para garantir a estabilidade política entre as oligarquias regionais. d) Tornar os Governadores representantes de um federalismo liberal e democrático. e) Promover, através dos Governadores, a desarticulação das oligarquias locais. 38ª) (CESGRANRIO) Com relação à organização política da República Velha ( ), as alternativas abaixo são verdadeiras, COM EXCEÇÃO DE: a) A força das oligarquias estaduais adivinha do controle que exerciam sobre os grandes Coronéis municipais, condutores da massa eleitoral incapacitada e impotente para participar do processo político que lhes fora aberto com o regime representativo instituído pela Constituição de b) As oligarquias paulista e mineira apareciam organizadas em partidos políticos únicos, comandados por uma Comissão Central Executiva. No Rio Grande do Sul, a divisão das forças políticas em dois grandes blocos Partido Republicano e o Partido Federalista provocava lutas violentas. c) A Constituição de 1891 instituía o Federalismo. Como decorrência, o foco do poder ou das decisões políticas residia nos municípios controlados pelos Coronéis, sobretudo aqueles da Zona da Mata nordestina. d) Política dos Governadores representava um compromisso entre as oligarquias nos diversos Estados e o Poder Federal. Em troca da garantia de total autonomia e do direito de controlar as nomeações federais, os Estados davam apoio ao Presidente da República. e) A hegemonia dos grandes Estados na política republicana caracterizada na expressão Política do Café com leite não significou nem a alternância de mineiros e paulistas na Presidência da República, nem o atendimento irrestrito aos interesses cafeeiros pelo governo federal.

11 39ª) (CESGRANRIO) Á política de contestação do predomínio das oligarquias dos grandes Estados, desenvolvida por Pinheiro Machado, durante a presidência de Hermes da Fonseca, denominou-se. a) Política das Salvações. b) Política do Café com leite. c) Política de Taubaté. d) Encilhamento. e) Política dos Governadores. 40ª) (MORAES JR) A Constituição de 1891, a primeira promulgada e a primeira da República, estabeleciam: a) Senado eleito, diretamente, para um mandato de 9 anos e Câmara para um de 3 anos. b) Assembleia Popular eleita por sufrágio universal para um mandato de 4 anos. c) Assembleia representativa das classes profissionais: agropecuária, indústria, comércio e transportes, profissionais liberais. d) Senado com mandato de 8 anos e Câmara com mandato de 4 anos. e) Senado vitalício e Assembleia eleita por voto indireto. 41) (FIB) Expressões como curral eleitoral e voto de cabresto eram constantes no vocabulário político da República Velha. Isto significa que: a) A Proclamação da República inaugurou um novo tipo de participação na vida do país, caracterizado pela livre manifestação do eleitorado. b) As eleições, embora fossem indiretas e censitárias, eram fiscalizadas pela Justiça Eleitoral. c) O voto de homens e mulheres sempre beneficiava os grandes proprietários rurais. d) As oligarquias dissidentes dificilmente venciam, pois tinham ainda que passar pelo reconhecimento no Congresso, quando então, os candidatos oposicionistas eram degolados. e) Apesar dos princípios liberais e democráticos da Constituição de 1891, o sufrágio era controlado pelas oligarquias estaduais. 42ª) (FIB) Esta ascendência resulta, muito naturalmente, da sua qualidade de proprietário rural. A massa humana que tira a subsistência das suas terras vive no mais lamentável estado de pobreza, ignorância e abandono (...). Além do mais, é o proprietário de terra ou de gado quem tem meios de obter financiamentos. É, pois, para ele que o roceiro apela nos momentos de apertura, comprando fiado em seu armazém para pagar com a colheita, ou pedindo dinheiro, nas mesmas condições, para outras necessidades. (Victor Nunes Leal, in Coronelismo. Enxada e Voto, página 24). Na República Velha, essa dependência teve outras consequências, como:

12 a) Estimular o fanatismo religioso através de movimentos messiânicos que envolvem a população rural, como foi o caso do Arraial de Canudos, sobe a liderança de Antônio Conselheiro. b) Fortalecer a mística em torno do Padre Cícero Romão figura de grande popularidade na região do Cariri, no Estado do Ceará, no início do século. c) Levar no ao conflito armado entre as forças do governo Venceslau Brás ( ) e os beatos da região do Contestado, movimento conhecido como Guerra dos Pelados. d) Provocar o surgimento de bandos armados, dispostos a fazer justiça pelas próprias mãos, como os cangaceiros de Lampião, que começam a percorrer o Sertão Nordestino a partir de e) Transformar um regime juridicamente representativo em garantia do poder das grandes famílias, através da máquina eleitoral dos Coronéis, baseada no voto de cabresto. 43ª) (PUC-RJ) Dentre as principais características da Constituição brasileira de 1891, destacam-se: a) O Parlamentarismo e o voto livre e universal garantido a todos os cidadãos maiores de 18 anos. b) O regime representativo e a extinção das Forças Públicas estaduais. c) O Federalismo e o Presidencialismo. d) O Presidencialismo e a centralização administrativa. e) O voto feminino e a ênfase no Poder Legislativo. 44ª) (MOREAS JR) O governo do mineiro Venceslau Brás, que reaproximou as oligarquias cafeeiras de São Paulo e Minas Gerais, apresentou as seguintes realizações, EXCETO: a) Elaboração do Código Civil Brasileiro. b) Participação do Brasil na Primeira Grande Guerra. c) Eclosão do movimento tenentista. d) Surto de industrialização. e) Fim da Questão do Contestado, devido à intervenção de forças federais na região. 45) (PUC-RJ) No que diz respeito à República Velha ( ), é possível afirmar que: 1- A Constituição de 1891 representa, em larga medida, o triunfo dos interesses dos grandes Estados, pois à forma federativa assegurava-lhes ampla autonomia, com a possibilidade de contrair empréstimos externos e constituir forças militares próprias; 2- O controle do governo republicano pela burguesia cafeeira se expressa, a partir da presidência de Prudente de Moras, na alternância, a cada quadriênio de Presidentes paulistas e mineiros a Política dos Governadores; 3- O governo de Floriano Peixoto representa o momento mais característico das disputas entre as oligarquias agrárias e os setores médios emergentes pelo controle da jovem República, aparecendo o Florianismo como a maneira destes setores expressarem suas reivindicações. ASSINALE:

13 a) Se somente a afirmativa 1 for verdadeira. b) Se somente a afirmativa 2 for verdadeira. c) Se somente a afirmativa 3 for verdadeira. d) Se somente as afirmativas 1 e 2 forem verdadeiras. e) Se somente as afirmativas 2 e 3 forem verdadeiras. 46ª) (UNI-RIO) A Revolta de Canudos, narrada por Euclides da Cunha em seu livro Os Sertões, foi: a) O revide de uma população miserável, marginalizada pela República. b) Um conflito entre a Polícia da Bahia e contingentes do Exército Federal. c) A reação monarquista à República. d) Uma insurgência contra o governo de Prudente de Morais. e) A afirmação do misticismo contra a religião católica. 47ª) (FIB) A solução para o problema que surgiu entre Argentina e Brasil sobre a posse da região das Palmas (Oeste de Santa Catarina), no início do século XX, foi feita por: a) Ação militar do Executivo brasileiro que venceu as forças argentinas. b) Arbitramento do Presidente norte-americano Grover Cleveland que deu ganho de causa ao Brasil. c) Trocas territoriais decididas por diplomatas de ambos os países. d) Divisão da área entre as duas Nações, decididas pelo árbitro suíço Walter Hauser. e) Pagamento de indenização do governo brasileiro ao argentino após negociações diplomáticas. 48ª) (UGF) A Revolta de Canudos mostra que: a) Muitos políticos brasileiros estavam empenhados no restabelecimento da Monarquia. b) O governo republicano estava atento aos problemas do Nordeste. c) A decadência econômica do Nordeste poderia provocar sérios problemas sociais. d) Os governos estaduais dispunham de meios suficientes para atender às necessidades das populações interiores. e) Foi fácil a vitória pelas armas contra os jagunços da Antônio Conselheiro. 49ª) (CESGRANRIO) O controle do poder político na República Velha pelos proprietários de terras, conhecido como Coronelismo, resultava em larga medida dos fatores abaixo relacionados: a) Alta concentração da propriedade da terra. b) Existência de uma poderosa classe média rural. c) Isolamento político da grande maioria da população rural. d) Existência de eleições fraudadas e a descoberto. e) Controle pelos Coronéis do processo eleitoral, desde a votação até o reconhecimento dos candidatos eleitos.

14 50ª) (UGF) Licenciando-se da presidência durante alguns meses por motivo de saúde, Prudente de Morais foi substituído pelo Vice-Presidente: a) Manuel Vitorino. b) Rosa e Silva. c) Silviano Brandão. d) Nilo Peçanha. e) Urbano dos Santos. 51ª) (UGF) A política de intervenções militares contra as oligarquias estaduais, sobretudo no Nordeste, ocorrida por volta de 1912, teve a denominação de: a) Florianismo. b) Pinheirismo. c) Hermismo. d) Salvacionismo. e) Tenentismo. 52ª) (UGF) Como consequência da dissolução do Congresso por Deodoro, ocorreu no Rio de Janeiro o Movimento Militar denominando: a) Revolta da Fortaleza de Santa Cruz. b) Revolução Federalista. c) Revolta da Armada. d) Revolta dos Marujos. e) Revolta da Escola militar. 53ª) (UGF) Entre as decisões tomadas pelo Governo Provisório chefiado por Deodoro figurava: a) Separação da Igreja do Estado. b) Reforma bancária. c) Grande neutralização. d) Liberdade de culto. e) Todas as respostas acima. 54ª) (MORAES JR) Correlacione os itens abaixo: ( ) Artur Bernardes. ( ) Washington Luís. ( ) Venceslau Brás. ( ) Hermes da Fonseca. ( ) Rodrigues Alves. 1- Revolução Federalista no RS.

15 2 - Criação do Serviço de Proteção ao Índio. 3 - Revolta da Chibata. 4 - Tratado de Petrópolis com a Bolívia permitindo a incorporação do Acre. 5 - Governar é Construir Estradas. 6 - Coluna Prestes-Miguel Costa. 7 - Código Civil Brasileiro. a) 6, 5, 7, 3, 4. b) 7, 6, 5, 3, 4. c) 1, 5, 4, 3, 2. d) 5, 4, 3, 7, 6. e) 2, 4, 6, 7, 5. 55ª) (UF-MG) Foram realizações do governo de Rodrigues Alves, EXCETO: a) Comércio de cabotagem. b) Desenvolvimento das vias férreas. c) Implantação da Política dos Governadores. d) Transformação do Rio de Janeiro. e) Gestão das finanças públicas. 56ª) (FIB) Enquanto, em face de todo um sistema de exploração e opressão, entre as diferentes reações das massas rurais despossuídas, o é, desde o início, um elemento ativo, o surge como um elemento passivo. Manifesta-se sem fins agressivos, (Rui Facó) As reações citadas pelo autor eram frequentes, sobretudo no Sertão Nordestino. Líderes populares, como Virgulino Ferreira e Antônio Mendes Maciel, marcaram época e incomodaram governos, que acabaram por elimina-los. Estas manifestações que complementam o texto acima são: a) Cangaço e misticismo. b) Fanatismo e messianismo. c) Coronelismo e mandonismo. d) Absenteísmo e sebastianismo. e) Bumba meu boi e cordel. 57ª) (FUVEST-SP) A Campanha Civilista, desenvolvida durante a preparação da sucessão presidencial de Nilo Peçanha, está ligada á figura de: a) Campos Salles. b) Prudente de Morais. c) Rui Barbosa. d) Davi Campista. e) Washington Luís. 58ª) (MORAES JR)

16 Durante a República Velha, podemos destacar sobretudo tudo o governo de Campos Salles, caracterizado: a) Pela eclosão do movimento de jovens oficiais conhecido como Tenentismo. b) Pela abertura de inúmeras estradas, facilitando a ligação do interior com os portos. c) Pela constante desvalorização da moeda nacional. d) Pela substituição de capitais ingleses por norte-americanos no setor de serviços. e) Pelo restabelecimento das finanças. 59ª) (MORAES JR) O governo Hermes da Fonseca ( ), que representou o primeiro grande abalo na Política Café com leite, caracterizou-se principalmente: I - Pela Revolta da Chibata, sublevação dos marinheiros contra os castigos corporais na Armada. II - Pela Política das Salvações, cujo objetivo era a derrubada das oligarquias tradicionais nos Estados. III - Pelo início de uma indústria substitutiva de importações, já que as grandes potências, às vésperas da guerra, voltavam-se cada vez mais para a indústria bélica. IV - Pelo Convênio de Taubaté, cujo objetivo era a valorização do nosso principal produto de exportação, o café, no mercado internacional. a) Estão corretas as afirmativas I, II e III. b) Estão corretas as afirmativas II e III. c) Estão corretas as afirmativas I e II. d) Estão corretas as afirmativas I e IV. e) Todas as afirmativas são corretas. 60ª) (UC-MG) São feitas abaixo três afirmativas, cada uma das quais pode ser certa ou errada. Leia-as com atenção e assinale a alternativa correta, de acordo com a tabela abaixo: a) Se apenas a afirmativa I é correta. b) Se apenas as afirmativas I e II são corretas. c) Se apenas as afirmativas I e III são corretas. d) Se todas as afirmativas são corretas. e) Se todas as afirmativas são erradas. I - A consolidação das oligarquias estaduais é uma grave consequência da Política dos Governadores, de Campos Salles. II - A Campanha Civilista e o movimento da Reação Republicana manifestam o descontentamento contra o predomínio da Política do Café com leite: III - Pelo sistema eleitoral vigente na Primeira República, o eleitorado urbano não possuía condições para eleger seus representantes. 61ª) (UFRJ) O regime de porta aberta para todos os tipos de imigrantes, adotado a partir de 1889, não foi benéfico porque possibilitou:

17 a) Concentração de imigrantes da mesma nacionalidade em uma mesma região. b) Localização dos imigrantes somente nas cidades. c) Prejuízo do trabalhador rural brasileiro. d) O maior desenvolvimento da área da cana-de-açúcar. e) Impedir o aparecimento de pequenas propriedades. 62ª) (UFRJ) A Constituição de 1891 apresenta as seguintes características, EXCETO: a) Ampla autonomia dos Estados. b) Eleição do Presidente pelo voto direto popular (sufrágio universal). c) Número de Deputados proporcional à superfície e à importância do Estado. d) Separação dos Poderes. e) Previsão da mudança da capital. 63ª) (CESGRANRIO) O governo de Rodrigues Alves representou a consolidação de uma República filiada aos interesses dos grandes cafeicultores paulistas. Ela se incompatibilizava, no entanto, com outros anseios republicanos presentes no período. A melhor tradução desta tensão existente a República dos cafeicultores e uma outra, socialmente mais popular e politicamente mais abrangente, está contida na afirmativa: a) A República soltou de dentro de nossas almas toda uma grande pressão de apetites de luxo, de fêmeas, e brilho social (Lima Barreto). b) É da lá (dos Estados) que se governa a República, por cima das multidões que tumultuam agitadas, as ruas da capital da União (Campos Salles). c) Perguntarei ao ilustre autor da emenda o que veio fazer no Brasil a República, quando quereis que o regime inaugurado a 15 de novembro (...) não afete igualmente a organização do Poder Judiciário? (Augusto de Freitas, constituinte de 1891). d) Somos pela ditadura patriótica, enérgica e bem intencionada e que está perdure por prazo indeterminado (Jornal O Jacobino, 1893). e) Quem garante ao Brasil que a Revolução de 15 de novembro será a última? (...) A política no Brasil está hoje reduzida à arte de adular com mais ou menos sucesso os militares (Eduardo Prado, cronista paulista, 1890). 64ª) (FUF-MG) Nos primeiros anos do regime republicano no Brasil eclodiram vários movimentos de revoltas que, genericamente, podem ser identificadas como reações contra as elites dominantes a chamada República dos fazendeiros ou República dos Coronéis. Entre essas revoltas. Canudos e a Guerra do Contestado apresentam alguns traços comuns. São eles: a) Foram movimentos de reação de pequenos proprietários de terra contra a política de expansão das grandes propriedades, que ameaçava expulsá-los. b) Foram movimentos organizados em torno de lideres messiânicos, que prometiam a seus seguidores uma vida melhor e a salvação de suas almas. c) Foram movimentos populares de contestação à autoridade dos coronéis do Nordeste, sendo combatidos e esmagados pelos jagunços, sem intervenção do Exército.

18 d) Foram movimentos de revolta contra a miséria e a fome que assolavam as populações urbanas, liderados pela Igreja Católica. e) Foram movimentos organizados por místicos que pretendiam fundar comunidades santas, restaurando a Monarquia e o poder do imperador. 65ª) (FUVEST-SP) A política do café, durante a Primeira República: a) Chegou ao auge do protecionismo com o Convênio de Taubaté, passando a reger-se pelas leis do mercado. b) Procurou atender aos interesses dos cafeicultores através de constantes medidas de proteção ao produto. c) Pode ser equiparada à de outras produções agrícolas, todas elas amparadas por Planos de Defesa. d) Atendeu exclusivamente aos interesses dos grandes grupos internacionais, através dos Planos de Defesa. e) Foi dirigida pelo governo do Estado de São Paulo, enquanto o poder federal mantinha uma atitude distante e neutra. 66ª) (FUVEST-SP) Caracteriza o processo eleitoral durante a primeira República, em contraste com o vigente no Segundo Reinado: a) A ausência de fraudes, com a instituição do voto secreto e a criação do Tribunal Superior Eleitoral. b) A ausência da interferência das oligarquias regionais, ao se realizarem as eleições nos grandes centros urbanos. c) O crescimento do número de eleitores, com a extinção do voto censitário e a extensão do direito do voto às mulheres. d) A possibilidade de eleições distritais e a criação de novos partidos políticos para as eleições proporcionais. e) A maior participação de eleitores das áreas urbanas ao se abolir o voto censitário e se limitar o voto aos alfabetizados. 67ª) (FAAP-SP) Podemos afirmar, corretamente, em relação à crise do Encilhamento : a) Foi a consequência da política econômico-financeira de Rui Barbosa. b) Grande parte dos investidores do mercado de capitais obteve lucros fabulosos. c) Culminou com a adoção de uma forte política industrializada no Brasil. d) Levou Rui Barbosa ao Ministério da Fazenda, onde continuou na luta pela industrialização. e) Não beneficiou a elite rural, mas, sim, a burguesia industrial. 68ª) (UNIEP-SP) O Convênio de Taubaté, assinado em 1906, trouxe como decorrência uma política econômica de: a) Incentivo à policultura, para atender os interesses dos pequenos proprietários.

19 b) Valorização do café, com a intervenção direta do Estado na economia cafeeira. c) Controle da produção açucareira para suprir as limitações do mercado consumidor. d) Estímulo à produção cafeeira no Vale do Paraíba e sul de Minas Gerais. e) Reestruturação da economia paulista, sem a intervenção governamental. 69ª) (CESGRANRIO) O poder do Coronel Assim, com a vigência do Pacto, pouco adiantava vencer nas urnas, era preciso vencer também nas Atas, onde normalmente ocorria a degola da oposição. O poder local, dono dos votos, ganhava força. Temos um compromisso entre o Coronel, dono dos votos, e o Estado, com seus juízes e delegados de polícia. Em troca da garantia da maioria, o Coronel recebia juiz e polícia, obedientes a seus desmandos e caprichos. A figura do Coronel ganhava prestigio local e um poder que na verdade era de fachada. Existia enquanto o Coronel obedecesse ao governo: (TREVISAN, Leonardo. A República Velha. 2, ed. São Paulo,Global.) a) O Coronelismo da República Velha encontrou meios para sua vigência a partir da oficialização da Política dos Governadores. b) Na República Velha, os poderes concentrados nas autoridades municipais controlavam o voto aberto em vista da ampla autonomia concedida pela Constituição. c) O Coronel exerceu muita influência durante os anos vigente de República Velha. d) O Coronelismo foi um fenômeno de dominação e reciprocidade que tinha por base a frágil autonomia municipal, ante a característica centralizadora da Constituição de e) Na República Velha, embora o voto fosse livre, o eleitor estava submetido a toda sorte de pressões por parte dos coronéis. Isto explica a denominação de voto de cabresto. 70ª) (UNIV-MACKENZIE-SP) A mesma realidade que produziu Canudos gerou também o Cangaço, na medida em que: a) O catolicismo rústico não fazia parte do cotidiano destes movimentos sociais. b) Ambos foram uma forma de denúncia contra a seca, miséria e arbitrariedade dos coronéis. c) A solução dada pelo governo, tanto em Canudos como no Cangaço, foi integrar pacificamente o sertanejo à civilização. d) O banditismo social era fortemente repudiado pela população local camponesa, que apoiava ações violentas do Estado. e) Os dois episódios foram organizados por lideres monarquistas que pretendiam derrubar a república. 71ª) (FUVEST-SP) A revolução de 1924, movimento tenentista relacionou-se: a) Aos desejos de reformas econômicas e sociais de caráter socialista que acarretassem a superação da República oligárquica e elitista. b) À violência praticada pelos governos republicanos controlados pelas oligarquias paulista e mineira contra lideranças operárias e camponesas.

20 c) Aos anseios por reformas políticas moralizadoras de cunho liberal que não se chocavam com os princípios de ordenação constitucional da República. d) Ao caráter conservador do governo Epitácio Pessoa, cuja política repressiva desencadeou o movimento de intervenção federal nos estados oposicionistas. e) À luta pela superação do caráter espoliativo e dependente da economia brasileira, visando obter maior prestígio no conceito internacional. 72ª) (FUVEST-SP) O Brasil recuperou-se de forma relativamente rápida dos efeitos da crise de 1929 porque: a) O governo de Getulio Vargas promoveu medidas de incentivo econômico, com empréstimos obtidos no exterior. b) O país, não tendo uma economia capitalista desenvolvida, ficou menos sujeito aos efeitos da crise. c) Houve redução do consumo de bens e, com isso, foi possível equilibrar as finanças públicas. d) Acordos internacionais, fixando um preço mínimo para o café, facilitaram e retomada da economia. e) Um efeito combinando positivo resultou da diversificação das exportações e do crescimento industrial. 73ª) A Constituição de 1891, entre suas principais determinações: a) Extinguiu o voto censitário e o Poder Moderador. b) Aboliu a escravidão e deu início à reforma agrária. c) Permitiu a participação política de toda a população brasileira. d) Estabeleceu a religião católica como oficial. e) Pôs fim a igualdade de todos perante a lei. 74ª) (UFV) A ideologia republicana ganhou força a partir de 1870, porque o desenvolvimento das relações de produção capitalista em andamento no Brasil exigia mudanças que o Império não podia realizar. Todavia, o Movimento republicano não foi homogêneo; ele congregou diferentes segmentos sociais que, defendendo interesses específicos, opunham-se à continuidade do Império e ao atraso por ele representado. Dentre estes segmentos sociais não se encontrava: a) O operariado, representado por líderes sindicais e políticos, que viam na consolidação da república a possibilidade de fortalecimento da sua organização. b) Parte da oficialidade do Exército, ligada à ideologia positivista e que propunha a consolidação de uma república autoritária. c) A burguesia industrial, ligada à produção ainda incipiente de bens de consumo e interessada em garantir mais industrialização. d) A burguesia cafeeira do oeste paulista, interessada em promover a descentralização política como forma de garantir a ampliação do seu poder. e) A classe média dos centros urbanos, representada por ideologias liberais, defensores de um sistema federativo nos moldes da Constituição Norte-Americana.

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos QUESTÃO 01 (1,0 ponto) A Segunda Grande Guerra (1939-1945), a partir de 7 de dezembro de 1941, adquire um caráter mundial quando os a) ( ) russos tomam a iniciativa

Leia mais

REVOLTAS DURANTE A REPÚBLICA VELHA

REVOLTAS DURANTE A REPÚBLICA VELHA REVOLTAS DURANTE A REPÚBLICA VELHA Unidade 2, Tema 2 e 3. Págs. 50 53 Personagem. Pág. 55 e 64 Ampliando Conhecimentos. Págs. 60-61 Conceitos Históricos. Pág. 65 Em foco. Págs. 66-71 GUERRA DE CANUDOS

Leia mais

problemas ligados a construção de uma estrada de ferro. Esta estrada de ferro acabou desalojando parte da população local, além de gerar desemprego e

problemas ligados a construção de uma estrada de ferro. Esta estrada de ferro acabou desalojando parte da população local, além de gerar desemprego e Movimentos sociais * A República Oligárquica foi um período turbulento. Várias revoltadas sacudiram o país. * No geral, estas revoltas mostravam insatisfação diante de um sistema de governo que alterava

Leia mais

CRISE E RUPTURA NA REPÚBLICA VELHA. Os últimos anos da República Velha

CRISE E RUPTURA NA REPÚBLICA VELHA. Os últimos anos da República Velha CRISE E RUPTURA NA REPÚBLICA VELHA Os últimos anos da República Velha Década de 1920 Brasil - as cidades cresciam e desenvolviam * Nos grandes centros urbanos, as ruas eram bem movimentadas, as pessoas

Leia mais

Revolução de 1930. Fatores: Crise de 1929. Movimento Tenentista. Resultado das eleições.

Revolução de 1930. Fatores: Crise de 1929. Movimento Tenentista. Resultado das eleições. Revolução de 1930 Revolução de 1930 Fatores: Crise de 1929. Movimento Tenentista. Resultado das eleições. Revolução de 1930 Responsável pelo fim da chamada Política café com leite Política café com leite

Leia mais

Mas, um golpe de Estado militar instaurou a forma republicana presidencialista, em 15 de novembro de 1889.

Mas, um golpe de Estado militar instaurou a forma republicana presidencialista, em 15 de novembro de 1889. Brasil no período de transição: Império para República. Éramos governados por um dos ramos da Casa de Bragança, conhecido como família imperial brasileira que constituía o 11º maior império da história

Leia mais

A INSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA

A INSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA A INSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA A PROCLAMAÇÃO Proclamada em 15 de novembro de 1889, a República nascia no Brasil como resultado de um movimento de cúpula, como uma espécie de revolução pelo alto controlada

Leia mais

XIII. A República dos Marechais

XIII. A República dos Marechais XIII. A República dos Marechais Governo (Provisório) de Deodoro Primeiras medidas: - Federalismo - Separação entre Igreja e Estado (registro civil de nascimento e casamento civil) - Novos símbolos nacionais

Leia mais

Brasil Império. Sétima Série Professora Carina História

Brasil Império. Sétima Série Professora Carina História Brasil Império Sétima Série Professora Carina História Confederação do Equador Local: Províncias do Nordeste. Época: 1824. Líderes da revolta: Manuel Paes de Andrade, frei Caneca e Cipriano Barata. Causas:

Leia mais

1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA contra o regime absolutista. 2º - Abriu espaço para o avanço do CAPITALISMO.

1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA contra o regime absolutista. 2º - Abriu espaço para o avanço do CAPITALISMO. APRESENTAÇÃO Aula 08 3B REVOLUÇÃO FRANCESA Prof. Alexandre Cardoso REVOLUÇÃO FRANCESA Marco inicial da Idade Contemporânea ( de 1789 até os dias atuais) 1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA contra

Leia mais

REPÚBLICA VELHA (1889 1930) Disciplina: História. Professora: Daianne. Série: 9º ano.

REPÚBLICA VELHA (1889 1930) Disciplina: História. Professora: Daianne. Série: 9º ano. REPÚBLICA VELHA (1889 1930) Disciplina: História. Professora: Daianne. Série: 9º ano. PROJETOS DE REPÚBLICA MILITARES Relutava em convocar eleições para a Assembleia Constituinte; Queria um governo forte,

Leia mais

HISTÓRIA-2009 2ª FASE 2009

HISTÓRIA-2009 2ª FASE 2009 Questão 01 UFBA - -2009 2ª FASE 2009 Na Época Medieval, tanto no Oriente Médio, quanto no norte da África e na Península Ibérica, muçulmanos e judeus conviviam em relativa paz, fazendo comércio e expressando,

Leia mais

HISTÓRIA DO LEGISLATIVO

HISTÓRIA DO LEGISLATIVO HISTÓRIA DO LEGISLATIVO Maurício Barbosa Paranaguá Seção de Projetos Especiais Goiânia - 2015 Origem do Poder Legislativo Assinatura da Magna Carta inglesa em 1215 Considerada a primeira Constituição dos

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA ENSINO MÉDIO ÁREA CURRICULAR: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE 1.ª CH 68 ANO 2012 COMPETÊNCIAS:. Compreender

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA MCC

REVOLUÇÃO FRANCESA MCC REVOLUÇÃO FRANCESA MCC REVOLUÇÃO FRANCESA. MOVIMENTO BURGUÊS França antes da revolução TEVE APOIO DO POVO Monarquia absolutista Economia capitalista.(costumes feudais) sociedade estamental. 1º Estado-

Leia mais

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Conteúdo: Independência dos Estados Unidos

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Conteúdo: Independência dos Estados Unidos Conteúdo: Independência dos Estados Unidos Habilidades: Compreender o processo de independência Norte Americana dentro do contexto das ideias iluministas. Yankee Doodle 1 Causas Altos impostos cobrados

Leia mais

CURSO e COLÉGIO ESPECÍFICO Ltda

CURSO e COLÉGIO ESPECÍFICO Ltda CURSO e COLÉGIO ESPECÍFICO Ltda www.especifico.com.br DISCIPLINA : Sociologia PROF: Waldenir do Prado DATA:06/02/2012 O que é Sociologia? Estudo objetivo das relações que surgem e se reproduzem, especificamente,

Leia mais

Europa no Século XIX FRANÇA RESTAURAÇÃO DA DINASTIA BOURBON LUÍS XVIII CARLOS X LUÍS FELIPE ( 1824 1830 )

Europa no Século XIX FRANÇA RESTAURAÇÃO DA DINASTIA BOURBON LUÍS XVIII CARLOS X LUÍS FELIPE ( 1824 1830 ) Europa no Século XIX FRANÇA RESTAURAÇÃO DA DINASTIA BOURBON -Após a derrota de Napoleão Bonaparte, restaurou-se a Dinastia Bourbon subiu ao trono o rei Luís XVIII DINASTIA BOURBON LUÍS XVIII CARLOS X LUÍS

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA 1789-1799

REVOLUÇÃO FRANCESA 1789-1799 REVOLUÇÃO FRANCESA 1789-1799 À procura de solução para a crise: 1787 Luís XVI convocação dos conselheiros para criação de novos impostos Acabar com a isenção fiscal do Primeiro e Segundo Estados CONSEQUÊNCIA

Leia mais

VESTIBULAR 2011 1ª Fase HISTÓRIA GRADE DE CORREÇÃO

VESTIBULAR 2011 1ª Fase HISTÓRIA GRADE DE CORREÇÃO VESTIBULAR 2011 1ª Fase HISTÓRIA GRADE DE CORREÇÃO A prova de História é composta por três questões e vale 10 pontos no total, assim distribuídos: Questão 1 3 pontos (sendo 1 ponto para o subitem A, 1,5

Leia mais

Unidade II Poder, Estudo e Instituições Aula 10

Unidade II Poder, Estudo e Instituições Aula 10 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade II Poder, Estudo e Instituições Aula 10 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Conteúdo O Consulado: Economia, Educação

Leia mais

SÉCULO XIX NOVOS ARES NOVAS IDEIAS Aula: 43 e 44 Pág. 8 PROFª: CLEIDIVAINE 8º ANO

SÉCULO XIX NOVOS ARES NOVAS IDEIAS Aula: 43 e 44 Pág. 8 PROFª: CLEIDIVAINE 8º ANO SÉCULO XIX NOVOS ARES NOVAS IDEIAS Aula: 43 e 44 Pág. 8 PROFª: CLEIDIVAINE 8º ANO 1 - INTRODUÇÃO Séc. XIX consolidação da burguesia: ascensão do proletariado urbano (classe operária) avanço do liberalismo.

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

O REGIME REPUBLICANO EM PORTUGAL PARLAMENTARISMO

O REGIME REPUBLICANO EM PORTUGAL PARLAMENTARISMO O REGIME REPUBLICANO EM PORTUGAL PARLAMENTARISMO Republicanismo português As raízes ideológicas remontavam à Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. Liberdade de pensamento, igualdade

Leia mais

Planejamento. Ensino fundamental I 5 o ano. história Unidade 1. Ético Sistema de Ensino Planejamento Ensino fundamental I

Planejamento. Ensino fundamental I 5 o ano. história Unidade 1. Ético Sistema de Ensino Planejamento Ensino fundamental I história Unidade 1 A vinda da família real portuguesa para o Brasil Os desdobramentos sociais, políticos e econômicos da independência do Brasil Os aspectos históricos do início do Império brasileiro O

Leia mais

Política, Democracia e Cidadania

Política, Democracia e Cidadania Política, Democracia e Cidadania Por um jovem brasileiro atuante Por Floriano Pesaro Vereador, líder da bancada do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo. Natural de São Paulo, Floriano é sociólogo formado

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca II. POLÍTICA INTERNACIONAL RIO DE

Leia mais

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural Marcos Santos Figueiredo* Introdução A presença dos sindicatos de trabalhadores

Leia mais

O Mundo industrializado no século XIX

O Mundo industrializado no século XIX O Mundo industrializado no século XIX Novas fontes de energia; novos inventos técnicos: Por volta de 1870, deram-se, em alguns países, mudanças importantes na indústria. Na 2ª Revolução Industrial as indústrias

Leia mais

HISTÓRIA. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses da Coluna B, de cima para baixo.

HISTÓRIA. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses da Coluna B, de cima para baixo. HISTÓRIA 37 Associe as civilizações da Antigüidade Oriental, listadas na Coluna A, às características políticas que as identificam, indicadas na Coluna B. 1 2 3 4 COLUNA A Mesopotâmica Fenícia Egípcia

Leia mais

Movimentos sociais - tentando uma definição

Movimentos sociais - tentando uma definição Movimentos sociais - tentando uma definição Analogicamente podemos dizer que os movimentos sociais são como vulcões em erupção; Movimentos sociais - tentando uma definição Movimentos sociais ocorrem quando

Leia mais

Crescimento urbano e industrial dos anos 20 ao Estado Novo

Crescimento urbano e industrial dos anos 20 ao Estado Novo A UA UL LA MÓDULO 7 Crescimento urbano e industrial dos anos 20 ao Estado Novo Nesta aula O café foi o principal produto de exportação durante a República Velha. Os cafeicultores detinham o controle da

Leia mais

QUARTA CONSTITUIÇÃO (A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO NOVO)

QUARTA CONSTITUIÇÃO (A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO NOVO) QUARTA CONSTITUIÇÃO (A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO NOVO) NOME...Constituição dos Estados Unidos do Brasil DATA...10 de Novembro de 1937 ORIGEM...Outorgada DURAÇÃO...9 anos PREÂMBULO O Presidente da República

Leia mais

Getúlio Vargas e a Era Vargas

Getúlio Vargas e a Era Vargas Getúlio Vargas e a Era Vargas http://www.suapesquisa.com/vargas/ AGOSTO RUBEM FONSECA Getúlio Vargas e a Era Vargas: ASPECTOS A RESSALTAR Vida de Getúlio Vargas; Revolução

Leia mais

O IMPÉRIO E AS PRIMEIRAS TENTATIVAS DE ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL - (1822-1889) Maria Isabel Moura Nascimento

O IMPÉRIO E AS PRIMEIRAS TENTATIVAS DE ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL - (1822-1889) Maria Isabel Moura Nascimento O IMPÉRIO E AS PRIMEIRAS TENTATIVAS DE ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL - (1822-1889) Maria Isabel Moura Nascimento Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/index.html

Leia mais

UFSC. Resposta: 01 + 02 = 03. Comentário

UFSC. Resposta: 01 + 02 = 03. Comentário Resposta: 01 + 02 = 03 01. Correta. 04. Incorreta. O número de trabalhadores no setor primário, principalmente na agropecuária, continuou diminuindo devido à automação. O aumento ocorreu no setor de serviço.

Leia mais

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade. Olá, sou Rita Berlofa dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Brasil, filiado à Contraf e à CUT. Quero saudar a todos os trabalhadores presentes e também àqueles que, por algum motivo, não puderam

Leia mais

Mineração e a Crise do Sistema Colonial. Prof. Osvaldo

Mineração e a Crise do Sistema Colonial. Prof. Osvaldo Mineração e a Crise do Sistema Colonial Prof. Osvaldo Mineração No final do século XVII, os bandeirantes encontraram ouro na região de Minas Gerais Grande parte do ouro extraído era de aluvião, ou seja,

Leia mais

ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB,

ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB, ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB, 2009. p. 24-29. CAPITALISMO Sistema econômico e social

Leia mais

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo ( Ásia, África,

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL O ELEITOR E A REFORMA POLÍTICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL O ELEITOR E A REFORMA POLÍTICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL O ELEITOR E A REFORMA POLÍTICA JUNHO DE 2007 Dados Técnicos Pesquisa Pesquisa de opinião pública nacional Universo Eleitores e potenciais eleitores brasileiros que

Leia mais

Exerc ícios de Revisão Aluno(a): Nº:

Exerc ícios de Revisão Aluno(a): Nº: Exerc íciosde Revisão Aluno(a): Nº: Disciplina:HistóriadoBrasil Prof(a).:Cidney Data: deagostode2009 2ªSériedoEnsinoMédio Turma: Unidade:Nilópolis 01. QuerPortugallivreser, EmferrosqueroBrasil; promoveaguerracivil,

Leia mais

1) Em novembro de 1807, a família real portuguesa deixou Lisboa e, em março de 1808, chegou ao Rio de Janeiro. O acontecimento pode ser visto como:

1) Em novembro de 1807, a família real portuguesa deixou Lisboa e, em março de 1808, chegou ao Rio de Janeiro. O acontecimento pode ser visto como: 1) Em novembro de 1807, a família real portuguesa deixou Lisboa e, em março de 1808, chegou ao Rio de Janeiro. O acontecimento pode ser visto como: a) incapacidade dos Braganças de resistirem à pressão

Leia mais

Reforma Política Democrática Eleições Limpas 13 de janeiro de 2015

Reforma Política Democrática Eleições Limpas 13 de janeiro de 2015 Reforma Política Democrática Eleições Limpas 13 de janeiro de 2015 A Coalizão é uma articulação da sociedade brasileira visando a uma Reforma Política Democrática. Ela é composta atualmente por 101 entidades,

Leia mais

FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS DE DIREITOS. www.institutocultiva.com.br www.rudaricci.com.br

FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS DE DIREITOS. www.institutocultiva.com.br www.rudaricci.com.br FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS DE DIREITOS www.institutocultiva.com.br www.rudaricci.com.br CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO Cidadania é o conjunto de DIREITOS: Civis (individuais, em que todos são indivíduos livres

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA 8º ANO PROFESSOR: MÁRCIO AUGUSTO

Leia mais

CURSO História. Só abra este caderno quando o fiscal autorizar. Leia atentamente as instruções abaixo.

CURSO História. Só abra este caderno quando o fiscal autorizar. Leia atentamente as instruções abaixo. PROCESSO SELETIVO 2004/1 HISTÓRIA CURSO História Só abra este caderno quando o fiscal autorizar. Leia atentamente as instruções abaixo. 1. 2. 3. 4. Este caderno de prova contém dez questões, que deverão

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA. Por: Rodrigo A. Gaspar

REVOLUÇÃO FRANCESA. Por: Rodrigo A. Gaspar REVOLUÇÃO FRANCESA Por: Rodrigo A. Gaspar REVOLUÇÃO FRANCESA Influência dos valores iluministas Superação do Absolutismo monárquico e da sociedade estratificada Serviu de inspiração para outras revoluções,

Leia mais

Período pré-colonial

Período pré-colonial CHILE Período pré-colonial O navegador português Fernão de Magalhães, a serviço do rei da Espanha, foi o primeiro europeu a visitar a região que hoje é chamada de Chile. Os mapuches, grande tribo indígena

Leia mais

A LUTA PELA TERRA NO SUL DE MINAS: CONFLITOS AGRÁRIOS NO MUNICÍPIO DE CAMPO DO MEIO (MG)

A LUTA PELA TERRA NO SUL DE MINAS: CONFLITOS AGRÁRIOS NO MUNICÍPIO DE CAMPO DO MEIO (MG) A LUTA PELA TERRA NO SUL DE MINAS: CONFLITOS AGRÁRIOS NO MUNICÍPIO DE CAMPO DO MEIO (MG) Arthur Rodrigues Lourenço¹ e Ana Rute do Vale² madrugarockets@hotmail.com, aruvale@bol.com.br ¹ discente do curso

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DE 1891

CONSTITUIÇÃO DE 1891 CONSTITUIÇÃO DE 1891 Porto Alegre, dezembro de 2014. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL DE 1891 INFLUÊNCIA E CONTEXTO HISTÓRICO A constituição de 1891 foi fortemente inspirada na constituição

Leia mais

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA José Ivo dos Santos Pedrosa 1 Objetivo: Conhecer os direitos em saúde e noções de cidadania levando o gestor a contribuir nos processos de formulação de políticas públicas.

Leia mais

Provão. História 5 o ano

Provão. História 5 o ano Provão História 5 o ano 61 Os reis portugueses governaram o Brasil à distância, até o século XIX, porém alguns acontecimentos na Europa mudaram essa situação. Em que ano a família real portuguesa veio

Leia mais

O DIREITO CONSTITUCIONAL NO BRASIL E NA CHINA: ANÁLISE COMPARATIVA

O DIREITO CONSTITUCIONAL NO BRASIL E NA CHINA: ANÁLISE COMPARATIVA SÃO PAULO RIO DE JANEIRO BRASÍLIA CURITIBA PORTO ALEGRE RECIFE BELO HORIZONTE LONDRES LISBOA XANGAI BEIJING MIAMI BUENOS AIRES O DIREITO CONSTITUCIONAL NO BRASIL E NA CHINA: ANÁLISE COMPARATIVA DURVAL

Leia mais

História B Aula 21. Os Agitados Anos da

História B Aula 21. Os Agitados Anos da História B Aula 21 Os Agitados Anos da Década de 1930 Salazarismo Português Monarquia portuguesa foi derrubada em 1910 por grupos liberais e republicanos. 1ª Guerra - participação modesta ao lado da ING

Leia mais

RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO

RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO GEORGE DE CERQUEIRA LEITE ZARUR Consultor Legislativo da Área XV Educação, Desporto, Bens Culturais,

Leia mais

Cap. 12- Independência dos EUA

Cap. 12- Independência dos EUA Cap. 12- Independência dos EUA 1. Situação das 13 Colônias até meados do séc. XVIII A. As colônias inglesas da América do Norte (especialmente as do centro e norte) desfrutavam da negligência salutar.

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA - Marco Histórico: Fim da Idade Moderna. Símbolo: Queda da Bastilha (1789). Lema: Liberdade, Fraternidade, Igualdade.

REVOLUÇÃO FRANCESA - Marco Histórico: Fim da Idade Moderna. Símbolo: Queda da Bastilha (1789). Lema: Liberdade, Fraternidade, Igualdade. REVOLUÇÃO FRANCESA REVOLUÇÃO FRANCESA - Marco Histórico: Fim da Idade Moderna. 1789 Símbolo: Queda da Bastilha (1789). Lema: Liberdade, Fraternidade, Igualdade. Influência: Iluminista. DIVISÃO SOCIAL 1º

Leia mais

HISTÓRIA Professores: Pedro Alexandre, Guga, André, Osvaldo

HISTÓRIA Professores: Pedro Alexandre, Guga, André, Osvaldo HISTÓRIA Professores: Pedro Alexandre, Guga, André, Osvaldo Comentário Geral Como sempre foi ressaltado em sala de aula, temas como Grécia, Idade Média, Revolução Francesa, Direitos Civis, refugiados,

Leia mais

PROFESSOR: JORGE AUGUSTO MATÉRIA: HISTÓRIA 6º ANO

PROFESSOR: JORGE AUGUSTO MATÉRIA: HISTÓRIA 6º ANO PROFESSOR: JORGE AUGUSTO MATÉRIA: HISTÓRIA 6º ANO ASSUNTO: GRÉCIA ANTIGA VIDEOAULA: 15 POLÍTICA Politicamente, Esparta era baseada na oligarquia. Diarquia: formada por dois reis, com autoridade religiosa

Leia mais

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista A atividade agrícola e o espaço agrário Prof. Bruno Batista A agropecuária É uma atividade primária; É obtida de forma muito heterogênea no mundo países desenvolvidos com agricultura moderna, e países

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo II: Conselhos dos Direitos no Brasil

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITORIO BRASILEIRO. Prof. Israel Frois

FORMAÇÃO DO TERRITORIO BRASILEIRO. Prof. Israel Frois FORMAÇÃO DO TERRITORIO BRASILEIRO Prof. Israel Frois SÉCULO XV Território desconhecido; Era habitado por ameríndios ; Natureza praticamente intocada Riqueza imediata: Pau-Brasil (Mata Atlântica) Seus limites

Leia mais

A POLÍTICA NO SEGUNDO REINADO Aula: 33 Pág. 14. PROFª: CLEIDIVAINE / 8º Ano

A POLÍTICA NO SEGUNDO REINADO Aula: 33 Pág. 14. PROFª: CLEIDIVAINE / 8º Ano A POLÍTICA NO SEGUNDO REINADO Aula: 33 Pág. 14 PROFª: CLEIDIVAINE / 8º Ano 1 D. PDRO II, O NOVO IMPERADOR Após agitações D. Pedro II assume o trono de 1840 a 1889: foi deposto 1º momento tranquilidade

Leia mais

HISTÓRIA - MATERIAL COMPLEMENTAR OITAVO ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROF. ROSE LIMA

HISTÓRIA - MATERIAL COMPLEMENTAR OITAVO ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROF. ROSE LIMA HISTÓRIA - MATERIAL COMPLEMENTAR OITAVO ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROF. ROSE LIMA INDEPENDÊNCIA DO Colonização: espanhola até 1697, posteriormente francesa. Produção açucareira. Maioria da população:

Leia mais

Período Democrático e o Golpe de 64

Período Democrático e o Golpe de 64 Período Democrático e o Golpe de 64 GUERRA FRIA (1945 1990) Estados Unidos X União Soviética Capitalismo X Socialismo Governo de Eurico Gaspar Dutra (1946 1950) Período do início da Guerra Fria Rompimento

Leia mais

AMAJUM. No próximo dia 7 de outubro, o povo brasileiro retorna às urnas, desta vez para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

AMAJUM. No próximo dia 7 de outubro, o povo brasileiro retorna às urnas, desta vez para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. No próximo dia 7 de outubro, o povo brasileiro retorna às urnas, desta vez para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Produção: Ação conjunta: Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso Parceiro:

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

Tema DC - 01 INTRODUÇÃO DO ESTUDO DO DIREITO CONSTITUCIONAL RECORDANDO CONCEITOS

Tema DC - 01 INTRODUÇÃO DO ESTUDO DO DIREITO CONSTITUCIONAL RECORDANDO CONCEITOS Tema DC - 01 INTRODUÇÃO DO ESTUDO DO DIREITO CONSTITUCIONAL RECORDANDO CONCEITOS 1 1. CONCEITO BÁSICO DE DIREITO Somente podemos compreender o Direito, em função da sociedade. Se fosse possível ao indivíduo

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org CARTA DE PRINCÍPIOS DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL O Comitê de entidades brasileiras que idealizou e organizou

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

OITAVO ANO ESINO FUNDAMENTAL II PROFESSORA: ROSE LIMA

OITAVO ANO ESINO FUNDAMENTAL II PROFESSORA: ROSE LIMA OITAVO ANO ESINO FUNDAMENTAL II PROFESSORA: ROSE LIMA http://plataformabrioli.xpg.uol.com.br/historiaresumo/2ano/epopeialusitana.pdf http://blog.msmacom.com.br/familia-real-portuguesa-quem-e-quem-na-monarquia/

Leia mais

Questão 1. b) Na visão de Anderson, qual era o grupo social dominante nos quadros do Estado absolutista? Justifique.

Questão 1. b) Na visão de Anderson, qual era o grupo social dominante nos quadros do Estado absolutista? Justifique. VESTIBULAR 2012 1ª Fase HISTÓRIA Instruções Gerais: Hoje você deverá responder às questões de Artes Visuais e Literatura, História, Geografia e de Raciocínio Lógico- Matemático. Você terá 4 horas para

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL

DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL A organização político administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal, e os Municípios, todos autônomos, nos termos

Leia mais

CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL

CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL BASES COMUNS DO SISTEMA COLONIAL PACTO-COLONIAL Dominação Política Monopólio Comercial Sistema de Produção Escravista ESTRUTURA SOCIAL DAS COLONIAS ESPANHOLAS Chapetones

Leia mais

1º ano. I. O Surgimento do Estado e a Organização de uma Sociedade de Classes

1º ano. I. O Surgimento do Estado e a Organização de uma Sociedade de Classes Africana: África como berço da humanidade Capítulo 1: Item 1 Européia Capítulo 1: Item 2 Asiática Capítulo 1: Item 2 Americana Capítulo 1: Item 3 Arqueologia Brasileira Capítulo 1: Item 4 A paisagem e

Leia mais

Gabarito oficial preliminar: História

Gabarito oficial preliminar: História 1) Questão 1 Segundo José Bonifácio, o fim do tráfico de escravos significaria uma ameaça à existência do governo porque Geraria uma crise econômica decorrente da diminuição da mão de obra disponível,

Leia mais

Exercícios sobre Tigres Asiáticos

Exercícios sobre Tigres Asiáticos Exercícios sobre Tigres Asiáticos Material de apoio do Extensivo 1. (UNITAU) Apesar das críticas, nos últimos tempos, alguns países superaram o subdesenvolvimento. São os NIC (Newly Industrialized Countries),

Leia mais

Com base nesse artigo e nos conhecimentos sobre a História da América, RESPONDA:

Com base nesse artigo e nos conhecimentos sobre a História da América, RESPONDA: PROCESSO SELETIVO/2006 3 O DIA CADERNO 8 1 HISTÓRIA QUESTÕES DE 01 A 05 01. A base naval norte-americana de Guantanamo tem estado em evidência nos últimos anos. Trata-se de uma área de 117,6 quilômetros

Leia mais

A expansão dos EUA (séc. XVIII-XX)

A expansão dos EUA (séc. XVIII-XX) 1803 Os Estados Unidos compram a Louisiana da França. Cronologia 1846 a 1848 Guerra do México. Os Estados Unidos conquistam e anexam os territórios da Califórnia, Novo México, Nevada, Arizona e Utah. 1810

Leia mais

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior O surgimento do Serviço Social O serviço social surgiu da divisão social e técnica do trabalho, afirmando-se

Leia mais

ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA

ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA O Governo da República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

ANTECEDENTES A idéia de República

ANTECEDENTES A idéia de República ANTECEDENTES A idéia de República Silêncio, o imperador está governando o Brasil Piada comum entre os republicanos. Para eles, não era apenas o imperador que estava envelhecido e incapaz. O próprio regime

Leia mais

COMÉRCIO EXTERIOR. Causas da dívida Empréstimos internacionais para projetar e manter grandes obras. Aquisição de tecnologia e maquinário moderno.

COMÉRCIO EXTERIOR. Causas da dívida Empréstimos internacionais para projetar e manter grandes obras. Aquisição de tecnologia e maquinário moderno. 1. ASPECTOS GERAIS Comércio é um conceito que possui como significado prático, trocas, venda e compra de determinado produto. No início do desenvolvimento econômico, o comércio era efetuado através da

Leia mais

Palestra: História da Cana-de. de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A

Palestra: História da Cana-de. de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A Palestra: História da Cana-de de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A ORIGEM DA CANA-DE-AÇÚCAR A cana-de de-açúcar é uma planta proveniente

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVAS

ORIENTAÇÃO PARA CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVAS ORIENTAÇÃO PARA CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVAS 1. BREVE HISTÓRICO O cooperativismo objetiva difundir os ideais em que se baseia, para atingir o pleno desenvolvimento financeiro, econômico e social de todas

Leia mais

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor Movimento incentiva a escolha pelos pequenos negócios na hora da compra A iniciativa visa conscientizar o consumidor que comprar dos pequenos é um ato de cidadania que contribui para gerar mais empregos,

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO MODELO SOVIÉTICO E O SEU IMPACTO NO MUNDO

A CONSTRUÇÃO DO MODELO SOVIÉTICO E O SEU IMPACTO NO MUNDO A CONSTRUÇÃO DO MODELO SOVIÉTICO E O SEU IMPACTO NO MUNDO Império russo (início do século a 1917) Território * Governo Maior império da Europa, estendendo-se da Ásia ao pacífico * Monarquia absoluta e

Leia mais

Rei (controla poder moderador) além de indicar o primeiro ministro e dissolve a Câmara de Deputados Monarquia torna-se estável

Rei (controla poder moderador) além de indicar o primeiro ministro e dissolve a Câmara de Deputados Monarquia torna-se estável História do Brasil Professora Agnes (Cursinho Etec Popular de São Roque) Política Interna O SEGUNDO REINADO (1840-1889) * Apogeu da monarquia brasileira. * Centralização política e administrativa. * Pacificação

Leia mais

TEMA 3 UMA EXPERIÊNCIA

TEMA 3 UMA EXPERIÊNCIA TEMA 3 UMA EXPERIÊNCIA DOLOROSA: O NAZISMO ALEMÃO A ascensão dos nazistas ao poder na Alemanha colocou em ação a política de expansão territorial do país e o preparou para a Segunda Guerra Mundial. O saldo

Leia mais

Guerra por domínio territorial e econômico.

Guerra por domínio territorial e econômico. Guerra da Crimeia Quando: De 1853 até 1856 Guerra por domínio territorial e econômico. Cerca de 595 mil mortos Por que começou: A Rússia invocou o direito de proteger os lugares santos dos cristãos em

Leia mais

WWW.UJE.COM.BR. Fazendo a Diferença em 21 estados do Brasil. Sempre UNIDOS!

WWW.UJE.COM.BR. Fazendo a Diferença em 21 estados do Brasil. Sempre UNIDOS! Assim que houver interesse em montar a UJE em sua cidade favor, solicitar orientações adicionais pelo E-mail/MSN: uje@uje.com.br WWW.UJE.COM.BR Fazendo a Diferença em 21 estados do Brasil. Sempre UNIDOS!

Leia mais

História/15 8º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / /

História/15 8º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / História/15 8º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / 8ºhist301r ROTEIRO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO 2015 8º ano do Ensino Fundamental II HISTÓRIA 1º TRIMESTRE 1. Conteúdos Objetivo 1: Africanos no Brasil (Cap.

Leia mais

THOMAS HOBBES LEVIATÃ MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL

THOMAS HOBBES LEVIATÃ MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL THOMAS HOBBES LEVIATÃ ou MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL Thomas Hobbes é um contratualista teoria do contrato social; O homem natural / em estado de natureza para Hobbes não é

Leia mais

American Way Of Life

American Way Of Life Crise de 1929 Ao final da Primeira Guerra, a indústria dos EUA era responsável por quase 50% da produção mundial. O país criou um novo estilo de vida: o american way of life. Esse estilo de vida caracterizava-se

Leia mais

Ciências Humanas. História e Geografia Professor: Renato Pellizzari e Claudio Hansen 08/10/2014. Material de apoio para Aula ao Vivo

Ciências Humanas. História e Geografia Professor: Renato Pellizzari e Claudio Hansen 08/10/2014. Material de apoio para Aula ao Vivo Ciências Humanas Material de apoio para Aula ao Vivo 1. A charge expressa enfaticamente uma característica do processo histórico de urbanização da sociedade brasileira. A crítica contida na charge refere-se

Leia mais

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção Fascículo 6 Arranjo físico e fluxo O arranjo físico (em inglês layout) de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento dos recursos de transformação. Isto é, definir onde colocar: Instalações

Leia mais