NOVAS ESPÉCIES. 1 x 90 HD (cinema) 2 x 60 HD (TV) EXPEDIÇÃO: SERRA DA MOCIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOVAS ESPÉCIES. http://vimeo.com/87880134. 1 x 90 HD (cinema) 2 x 60 HD (TV) EXPEDIÇÃO: SERRA DA MOCIDADE"

Transcrição

1 NOVAS ESPÉCIES EXPEDIÇÃO: SERRA DA MOCIDADE 1 x 90 HD (cinema) 2 x 60 HD (TV)

2 NOVAS ESPÉCIES Expedição Serra da Mocidade Amazônia. Serra da Mocidade. Uma montanha inexplorada, isolada, chegando a quase 2 mil metros de altitude Uma expedição científica sem precedentes 25 cientistas, liderados pelo cientista Mário Cohn- Haft 2 equipes de filmagem registrando cada descoberta 30 dias no local para concluir toda a expedição Um marco na história. Faça parte desta aventura que ficará registrada nos livros científicos, e surpreenda-se ao descobrir NOVAS ESPÉCIES!

3 NOVAS ESPÉCIES O PROJETO Por muitos séculos a Floresta Amazônica fascinou cientistas e exploradores em busca por novas descobertas. Um grande número de expedições estavam condenadas ao desastre e ao fracasso. Muitos exploradores perderam suas vidas e outros até chegaram a insanidade. O fascínio e a curiosidade pela Floresta Amazônica continuam muito vivos até hoje. Sabe-se que recentemente incríveis descobertas foram feitas na Amazônia. Pesquisadores declararam que nos últimos 50 anos o número de novas espécies está crescendo exponencialmente. Há 10 anos um grupo de 25 renomados pesquisadores planeja a maior expedição científica jamais feita na Floresta Amazônica no último século. O destino: uma região chamada Serra da Mocidade. O objetivo: descobrir novas espécies. A Serra da Mocidade é um lugar montanhoso desconhecido extremamente isolado. As montanhas ficam como se fossem uma ilha, no meio da Amazônia. Uma ilha que ainda não foi explorada. As montanhas tem mais de 1000 metros, o que cria um ambiente único dentro da Amazônia. Espera-se que milhares de novas espécies desconhecidas pela humanidade vivam na área.

4 NOVAS ESPÉCIES O PROJETO A revolução tecnológica trouxe meios avançados para os cientistas estudarem a floresta. Os novos mapas por satélite, novos meios confiáveis de transporte, remédios novos e modernos, tudo isso permite aos cientistas irem e voltarem vivos, o que não ocorria nas expedições anteriores. Mario Cohn Haft chefiará esta expedição, aventura que durará 30 dias dentro do coração da Floresta Amazônica. Renomado cientista americano estabelecido no Brasil há mais e 10 anos, ele é especializado em aves, tendo descoberto com sua equipe em uma única expedição à Amazônia mais de 15 novas espécies. Ele e sua equipe acreditam que as descobertas durante essa expedição tem potencial para serem revolucionárias para o mundo científico. Nós convidamos você para ser parte dessa expedição, uma mistura de aventura científica e mistério, no que pode ser uma das mais importantes descobertas científicas do último século.

5 OS ANTIGOS EXPLORADORES DA FLORESTA ARGUMENTO O fascínio pela floresta Amazônica tem inicio na época dos grandes colonizadores. Este documentário irá resgatar um pouco dessas histórias e personagens que na época realizaram perigosas expedições a floresta Amazônica. Durante grande parte do período colonial expedições a Amazônia eram realizadas por pessoas com pouco ou quase nenhuma especialização científica. Existia ainda uma escassez de relatos do que era visto e descoberto durantes tais expedições já que Portugal tentava ao máximo manter a colônia fora da cobiça de seus rivais estrangeiros. Portanto relatos destas viagens eram de difícil acesso. Até o século XVIII os poucos relatos que se tem registro da floresta Amazônica tratavam-se de tudo que era espantoso, curioso e até útil para as terras brasileiras. Os critérios do que era possível ou não existir eram diferentes dos atuais. Pessoas afirmavam haver visto sereias e monstros estranhos nas terras Amazônicas.

6 OS ANTIGOS EXPLORADORES DA FLORESTA ARGUMENTO Em meados do século XVIII a situação começa a se transformar, já que Portugal muda a sua política, e decide promover uma valorização dos produtos naturais de todas as colônias portuguesas para sua melhor e mais lucrativa exploração. Isto gerou maior interesse nas terras da Amazônia e uma abertura dos portos, o que atraiu expedições estrangeiras. Finalmente foi no início do século XIX que se deu o que se conhece como um novo descobrimento do Brasil, onde viajantes e naturalistas especializados começaram a promover grandes expedições de pesquisa das terras da Amazônia. Os mais famosos viajantes do século XIX foram estrangeiros e suas obras são até hoje referências importantes para o conhecimento da história da natureza no Brasil. Nesta época se deu a grande explosão de descobertas científicas quanto ao estudo da biodiversidade animal. Extensos estudos foram feitos para promover o descobrimento de espécies. Naquele período deu-se maior registro de novas espécies de toda a história natural até os dias de hoje.

7 A AMAZONIA HOJE Hoje em pleno século XXI podemos seguir dizendo que o profundo fascínio do homem por esta grande floresta tropical segue inalterado. Estudos nunca cessaram de buscar compreender e desvendar o que nela se abriga. Um estudo revelou que uma nova espécie é descoberta na floresta a cada três dias. De 1999 a 2009 cerca de 1200 novas espécies de plantas e animais invertebrados foram descobertas como parte do bioma da floresta. Estatísticas mostram que a partir dos anos 50, o número de espécies descobertas na Amazônia vem crescendo exponencialmente a cada década, o que comprova que ainda existe muito a ser descoberto. A Amazônia é também alvo constante da mídia internacional que com frequência polemiza seu rápido desmatamento. Acredita-se que 17% de todo o seu território foi perdido devido à ação do homem. Isto equivale a duas vezes o tamanho da Espanha. Contudo é interessante notar que em paralelo vivemos em um momento de revolução tecnológica no campo da ciência, capaz de proporcionar aos pesquisadores ferramentas extremamente avançadas para pesquisa e estudo da fauna e flora da floresta Amazônica. Isto significa que ao mesmo tempo que o desmatamento seja a principal ameaça a sua sobrevivência, a tecnologia chega como uma forma de contraponto no auxílio de sua preservação. Há anos biólogos e especialistas vem catalogando todas as novas espécies encontradas na floresta, o que tornou-se também uma forma de viabilizar verbas para a proteção destas novas espécies, que apesar de novas também já estão ameaçadas de extinção.

8 A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA Uma tecnologia tão desenvolvida nunca esteve antes a disposição dos cientistas para o estudo na Amazônia como agora. Não só estes contam com a disponibilidade de instrumentos que aceleram e facilitam o trabalho da procura e estudo de novas espécies, mas como hoje em dia expedições podem ser feitas com muita segurança. Cientistas contam hoje com transporte adequado e altamente seguro para passagem por áreas inexploradas e de difícil acesso. Além disso, o rápido avanço da tecnologia de satélite proporciona fotografias topográficas e mapas que permitem a esses cientistas planejarem seu trajeto com extrema precisão. Ferramentas como Google Earth permitem que eles sobrevoem Amazônia inteira antes mesmo de sair de casa. Cada passo é minuciosamente calculado, e analisado cuidadosamente. Coisa que a pouco menos de dez anos atrás era inviável. Ferramentas como essa os permite observar variações de altitude que antes não se tinha conhecimento na floresta, já que eram de difícil acesso ao homem. Vive-se em uma era na qual uma janela se abriu para esses pesquisadores que se preparam para recriar uma nova visão sobre a Amazônia. Uma nova forma de entende-la e com ela se relacionar. Outro importante avanço feito nos últimos anos se deu na área da medicina. Antigas expedições inteiras antes faleciam devido a malária. O desenvolvimento de novas vacinas possibilita aos cientistas percorrer territórios bastante desconhecidos e elevar o tempo de permanência na mata durante cada expedição sem grandes riscos a saúde.

9 A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA Ao final, outro avanço se deu no campo de ferramentas para o descobrimento da biodiversidade. Uma delas e o estudo do DNA, que proporciona uma precisa classificação e capacidade de comprovar a diferenciação entre uma espécie e outra. A tecnologia usada hoje, como no campo do estudo das aves por exemplo, utiliza aparelhos que registram o som dos animais. Estes aparelhos são capazes de distinguir uma espécie de outra pelo ruído que fazem, e assim converte o som em imagem. A ciência trata o som agora como um importante caractere, que antes era completamente desprezado. Isto tudo mostra que nunca antes este tipo de tecnologia esteve a disposição dos pesquisadores da Amazônia. Cada nova espécie encontrada apresenta uma chance de promover sua sobrevivência e assim proteger a floresta do rápido desmatamento.

10 O LOCAL A Serra da Mocidade se localiza no estado de Roraima em uma região remota e de difícil acesso; por isso poucas pessoas se aventuraram em conhecer e documentar o local. É uma região montanhosa como o Pico da Neblina e o Monte Roraima, porém, bastante desconhecida. Trata-se de um complexo de serras completamente isolado por grandes extensões de terras baixas. ANIMAIS E PLANTAS O pouco que se sabe sobre animais serranos da Amazônia é proveniente de estudos na Venezuela, onde diversas criaturas únicas foram encontradas. Para este estudo na Serra da Mocidade os pesquisadores junto ao professor Mario tem especialidades em diferentes grupos animais tais como cobras, lagartos, sapos, aves, mamíferos, peixes, aranhas, fungos e plantas. São pesquisadores importantes que já anteriormente descobriram muitas espécies na Amazônia. Eles acreditam que novas espécies de peixes podem ser descobertos nos iguapés da serra, sapos que vivem em bromélias, aves e muitas outras espécies novas acredita-se estarem presentes neste ambiente ainda inexplorado.

11 O DESAFIO: Só conhece a serra quem tem muita mocidade Assim ficou batizada a Serra da Mocidade, por ser um lugar tão isolado e de difícil acesso. Só chega a serra quem se dispõe de muita energia. Para viabilizar a expedição, a equipe de pesquisadores precisará de helicópteros para chegar ao local desejado. Na floresta ainda intocada por cientistas, serão montados três acampamentos para cobrir toda a extensão latitudinal da montanha, que varia de 100 a quase 2000 metros acima do nível do mar. A logística de construção dos acampamentos será semelhante as operações de selva realizadas pelo Exército. Alem da viagem inicial, os helicópteros serão necessários para o deslocamento para fazer o abastecimento de alimentos.

12 RESULTADOS DA EXPEDIÇÃO A equipe de filmagem irá acompanhar de perto o professor Mario e todos os pesquisadores durante seu retorno aos laboratórios para uma avaliação do que foi encontrado. Cada novo exemplar colhido será trazido para análise. Este momento representará uma grande pressão em torno de todos desta equipe na expectativa do que será avaliado dos achados. Após o término dos relatórios sobre o que foi encontrado, estes serão enviados para jornais científicos para que a pesquisa seja julgada por uma comissão de pesquisadores, que então dirão se estas podem ou não serem consideradas novas espécies. Portanto para estes pesquisadores existe agora mais uma longa e extremamente importante etapa do processo. A expectativa é grande durante esse trabalho final. Estes cientistas passaram meses se preparando para a viagem. A motivação de todos é forte e representa o sonho de uma carreira. Seu compromisso para com o estudo da natureza e o desejo de compreende-la é incansável. Todo o foco agora concentra-se no que será concluído destes resultados, e o que estes achados representam para a biodiversidade e o equilíbrio natural do bioma amazônico. Este filme, em sua conclusão, mostrará o interminável e intenso trabalho executado por todos os cientistas envolvidos nessa expedição; suas expectativas e frustrações; pessoas que dedicam sua vida a ao estudo da Amazônia e seu compromisso em preservar tudo e todos que a habitam. E apresentará ao público, finalmente, a conclusão de tanto esforço!

13 NOMES E BIOGRAFIAS DOS CIENTISTAS Líder da expedição Dr. Mario Cohn-Haft Especialidade: Aves Cohn-Haft fez parte do grupo de pesquisadores que realizaram, ao longo de anos, estudos que resultaram na descoberta e descrição de 15 novas espécies de aves na região Amazônica. reconhecimento foi feito por vocalizações, DNA e pela aparência das aves.é ornitólogo especializado em aves amazônicas, com ênfase em biogeografia. Formou-se pelo sistema de escolas públicas primárias e secundárias da cidade de Northampton, Massachusetts. Possui graduação em Biologia com bacharelado em Artes Liberais de Dartmouth College (1983), mestrado em Ecologia, Evolução, e Biologia Organismal de Tulane University (1995), e doutorado em Zoologia de Louisiana State University (2000). Trabalha na Amazônia desde 1987 e deve suas maiores oportunidades iniciais de conhecer a região ao Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais e à Field Guides, Inc.. Atualmente é Pesquisador titular e Curador das Coleções Ornitológicas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).Cientista e especialista em aves do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus. Tem mais de 25 anos de experiência trabalhando na Amazônia brasileira, tendo participado muitas expedições na região, incluindo para montanhas tepuis na fronteira com a Venezuela, onde descobriu muitas novas espécies de aves. Mário publicou diversos artigos em jornais científicos, revistas populares, áudio books e livros sobre as aves da Amazônia.

14 NOMES E BIOGRAFIAS DOS CIENTISTAS Dr. Alberto Vicentini Especialidade: Plantas Alberto é cientista do INPA e especialista em plantas da Amazónia, em particular as dos montes das Guianas. Ele possui mais de duas décadas de experiência em estudos da Amazônia. Alberto divide sua energia descrevendo e mapeando a flora da região, desenvolvendo um banco de dados e um software para arquivar e divulgar o conhecimento sobre as plantas da Amazônia e atuando como professor universitário. Ele publicou artigos em jornais científicos e foi coautor do maior e mais famoso livro sobre a flora da Amazônia brasileira. Dr. Marcelo Gordo Especialidade: Anfíbios e répteis Marcelo foi professor de Biologia da universidade federal do Amazonas em Manaus por mais de 20 anos. Conduz pesquisa herpetológica - especialmente com sapos- taxonomia relacionada, ecologia e filogeografia. Marcelo já participou em inúmeras expedições em partes remotas da Amazônia brasileira e peruana, incluindo montanhas e morros como a Serra dos Carajás e a Serra do Aracá. Sua pesquisa também inclui ecologia e conservação de mamíferos, especialmente primatas Dr. Marcio Oliveira Especialidade: Abelhas e vespas Márcio é cientista do INPA desde 2002, vice-curador de invertebrados e especialista em abelhas. Ele já estudou abelhas em muitas partes da Amazônia, incluindo o tepuis do Tepequem, Araçá e Neblina. Ele foi tutor de alunos universitários e publicou artigos e capítulos em livros sobre a fauna das abelhas nessas regiões de grande altitude da Amazônia

15 NOMES E BIOGRAFIAS DOS CIENTISTAS Dra. Lucia Rapp Py-Daniel Especialidade: Peixes Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1977), mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1984) e doutorado em Ecology And Evolutionary Biology - University of Arizona (1997). Atualmente é colaborador da Universidade Federal do Amazonas e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Sistemática Filogenética de Peixes, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, taxonomia, peixes neotropicais, ecologia e morfologia. Dra. Valeria Tavares Especialidade: Morcegos Ph. D. em Biologia, subprograma "Ecology, Evolution, Behavior and Systematics - EEB" (2008), convênio entre "City University of New York (CUNY) e "American Museum of Natural History - AMNH", ambas instituições em Nova Iorque, NY, EUA. Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e Bacharel em Zoologia de Vertebrados (1995), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. Tem experiência nas áreas de Zoologia, Ecologia e Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemática filogenética de quirópteros (Mammalia: Chiroptera), revisões sistemáticas de quirópteros neotropicais recentes e fósseis, padrões de diversidade geográfica de morcegos neotropicais, inventários rápidos e de longa duração de morcegos neotropicais, análises de ecologia de comunidades de morcegos neotropicais e ecologia de morcegos em geral, monitoramentos faunísticos e análises de impactos ambientais sobre a quiropterofauna, ecomorfologia e conservação de quirópteros.

16 NOMES E BIOGRAFIAS DOS CIENTISTAS Dr. Jansen Zuanon Especialidade: Peixes Cientista do INPA desde 1986, Jansen vem estudando espécies de peixes em variados habitats da Amazônia e lugares remotos (incluindo seus maiores rios, lagos, nascentes, e ate águas subterrâneas). Ele também já trabalhou em lugares de elevada altitude como na Serra do Araçá, Morro dos Seis Lagos e Serra do Prado. Jansen publicou artigos em jornais científicos a livros sobre a fauna aquática da Amazônia, incluindo a descrição de muitas novas espécies. Dra. Maria Nazareth da Silva Especialidade: Pequenos mamíferos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1985) e doutorado em Zoologia pela Universidade da California, Berkeley (1995). Foi bolsista de Pós-doutorado Especial em Taxonomia do CNPq/Unicamp ( ). É pesquisadora titular e curadora da Coleção de Mamíferos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Manaus, AM. Dr. Jean Philippe Boubli Especialidade: Primatas (macacos) Formado em ecologia animal pela universidade de Salford (Reino Unido), Jean Philipe é consultor no INPA. Desde o ano de 1986 ele vem conduzindo pesquisas de campo em áreas remotas da Amazônia incluindo picos como a Neblina, Imeri, Tapirapecó e Aracá. Ele descreveu diversas novas espécies e redescobriu espécies que a tempo foram esquecidas pela ciência. Ele esta também no momento revisando as divisões taxonômicas de certos grupos de primatas. Jean publicou artigos em jornais científicos e populares sobre os primatas da Amazônia. Os cientistas são os mais experientes especialistas em suas áreas de atuação dentro da Amazônia, tendo estudado locais remotos da Amazônia ao longo de décadas, e por isso são os mais qualificados para encontrar e identificar as espécies não descritas nesta região. Além desses especialistas, colegas e alunos de pós-graduação vão participar, coletando e estudando outros grupos, como borboletas e traças, fungos, caranguejos terrestres e caracóis de água doce, que serão analisados ao retornar ao laboratório após a expedição. Tudo dito, teremos cerca de 35 pessoas na montanha ao mesmo tempo, incluindo o pessoal de apoio; mas trocas periódicas dos membros da equipe irão permitir que muitos mais cientistas visitem o local por períodos mais curtos durante o mês de expedição.

17 A PRODUTORA GRIFA FILMES Grifa Filmes, comandada por Fernando e Maurício Dias, é uma Produtora Brasileira Independente de Filmes especializada em produções de alta qualidade e coproduções internacionais para o mercado de televisão e cinema. Por mais de 20 anos a Grifa Filmes tem criado grandes produções, tendo sido indicada duas vezes para o Internacional Emmy Awards. A empresa é uma das mais importantes e premiadas produtoras no Brasil. Entre suas produções, Grifa Filmes possui vários programas de sucesso realizados em coprodução e exibidos em emissoras de televisão como: ARTE, Discovery, NATGEO, France 5, France Television, CBC, NHK, Multishow, GNT, Globosat, TV Cultura, STV, TV Brasil, TV Record entre outras. Focada em filmes documentários, Grifa Filmes produz ainda programas semanais de TV, séries, livros de arte e todo o tipo de projetos audiovisuais especiais. Oferecemos também serviços de produção, como a organização de equipes para gravações, pesquisas, preparação para filmagem, edição, bem como um enorme banco de imagens do Brasil em HD. As produções da Grifa Filmes estão sempre presentes na mídia, levando aos seus parceiros grande retorno financeiro e institucional.

18 OS PARCEIROS

19 O PROJETO DATA DA EXPEDIÇÃO: MAIO DE MÊS EQUIPE: 25 CIENTISTAS CHEFIADOS PELO DR. MÁRIO COHN-HAFT + 2 EQUIPES DE FILMAGEM E APOIO FORMATO: HD 1 x 90 minutos - Theater 2 x 60 minutos - TV (possibilidade de ampliar) ORÇAMENTO - ANCINE O projeto Novas Espécies está orçado em R$ ,20. Aprovado Art 1A: R$ ,14 Fundo Setorial: 1 milhão reais (solicitado) OS PARCEIROS Distribuidora Brasil (territorio LATAM & Canada): ELOCOMPANY - Sabrina Distribuidora Internacional (worldwide exceto LATAM & Canada) : CONTENTWEST - Tim Morley Co-produtor internacional: CWMNI DA (Wales - UK) - Neville Hughes BROADCASTERS CONFIRMADOS: S4C (TV País de Gales - UK) - 80,000 Libras

20 Contato comercial e patrocínio Rua Afonso Braz 473 cj. 175 São Paulo SP chimenimaia@elo3.com.br

Receita de Viagem Com Bel Coelho

Receita de Viagem Com Bel Coelho Receita de Viagem Com Bel Coelho Receita de Viagem 20 EPISÓDIOS 22MIN HD O PROJETO Receita de viagem é uma série original de vinte episódios para a televisão apresentada pela famosa chef brasileira Bel

Leia mais

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008.

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Artes & Design Curso de especialização O Lugar do Design na Leitura Disciplina: Estratégia RPG Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Escola Estadual Dr. Martinho Marques PROJETO PANTANAL: SANTUÁRIO ECOLÓGICO

Escola Estadual Dr. Martinho Marques PROJETO PANTANAL: SANTUÁRIO ECOLÓGICO Escola Estadual Dr. Martinho Marques PROJETO PANTANAL: SANTUÁRIO ECOLÓGICO Taquarussu/MS Outubro 2009 Escola Estadual Dr.Martinho Marques PROJETO PANTANAL: SANTUÁRIO ECOLÓGICO Projeto de formação e ensino

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor da prova: 2.0 Nota: Data: / /2015 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 9º 3º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Apêndice F-21C Relatório das Atividades de Dezembro do projeto de educação ambiental PPA para AJA Minas Gerais, Brasil

Apêndice F-21C Relatório das Atividades de Dezembro do projeto de educação ambiental PPA para AJA Minas Gerais, Brasil Apêndice F-21C Relatório das Atividades de Dezembro do projeto de educação ambiental PPA para AJA Minas Gerais, Brasil Groupo AJ na demonstração do modelo de bacia hidrográfica. Preparado para: Susan Kurbis,

Leia mais

Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One

Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One Geral Executiva Nome da Fina Flor Cosméticos Indústria Cosméticos Produtos e Serviços Desenvolve, fabrica

Leia mais

A Era dos Mosquitos Transgênicos

A Era dos Mosquitos Transgênicos A Era dos Mosquitos Transgênicos Depois das plantas geneticamente modificadas, a ciência dá o passo seguinte - e cria um animal transgênico. Seus inventores querem liberá-lo no Brasil. Será que isso é

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

O Estado da Biodiversidade Brasileira: Genes, Espécies e Biomas

O Estado da Biodiversidade Brasileira: Genes, Espécies e Biomas O Estado da Biodiversidade Brasileira: Genes, Espécies e Biomas Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada IPEA Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais DIRUR Eixo Temático: Sustentabilidade

Leia mais

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio Projeto Pedagógico por Anésia Gilio INTRODUÇÃO Esta proposta pedagógica está vinculada ao Projeto Douradinho e não tem pretenção de ditar normas ou roteiros engessados. Como acreditamos que a educação

Leia mais

EXTINÇÃO DA FAUNA BRASILEIRA. Djenicer Alves Guilherme 1, Douglas Luiz 2

EXTINÇÃO DA FAUNA BRASILEIRA. Djenicer Alves Guilherme 1, Douglas Luiz 2 37 EXTINÇÃO DA FAUNA BRASILEIRA Djenicer Alves Guilherme 1, Douglas Luiz 2 Resumo: Com a urbanização, o tráfico nacional e internacional de espécies e exploração dos recursos naturais de maneira mal planejada

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA INSÍGINIA MUNDIAL DE CONSERVACIONISMO

MATERIAL DE APOIO PARA INSÍGINIA MUNDIAL DE CONSERVACIONISMO MATERIAL DE APOIO PARA INSÍGINIA MUNDIAL DE CONSERVACIONISMO 03 DE JULHO DE 2009 ÍTENS DA ETAPA MARROM 1. TOMAR PARTE, DE PREFERÊNCIA EM UM GRUPO, EM DOIS PROJETOS, TAIS COMO: Limpar um arroio, valo ou

Leia mais

Os animais. Eliseu Tonegawa mora com a família - a. www.interaulaclube.com.br. nova

Os animais. Eliseu Tonegawa mora com a família - a. www.interaulaclube.com.br. nova A U A UL LA Os animais Atenção Eliseu Tonegawa mora com a família - a esposa, Marina, e três filhos - num pequeno sítio no interior de São Paulo. Para sobreviver, ele mantém algumas lavouras, principalmente

Leia mais

A formação moral de um povo

A formação moral de um povo É um grande desafio evangelizar crianças nos dias de hoje. Somos a primeira geração que irá dizer aos pais e evangelizadores como evangelizar os pequeninos conectados. Houve um tempo em que nos colocávamos

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

INTRODUÇÃO DA ATIVIDADE BIOLOGIA ITINERANTE: ARTRÓPODES E SUA IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA.

INTRODUÇÃO DA ATIVIDADE BIOLOGIA ITINERANTE: ARTRÓPODES E SUA IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA. INTRODUÇÃO DA ATIVIDADE BIOLOGIA ITINERANTE: ARTRÓPODES E SUA IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA. Jessica Sousa Silva (Universidade Estadual do Ceará) Isabela de Abreu Rodrigues Ponte

Leia mais

O selo verde garante que o produto respeita rios e nascentes

O selo verde garante que o produto respeita rios e nascentes O selo verde garante que o produto respeita rios e nascentes Secretária executiva do FSC, ONG que gerencia a principal certificação de florestas, diz que o desafio agora é ampliar atuação na Mata Atlântica

Leia mais

Plano de Negócios. Por que escrever um Plano de Negócios?

Plano de Negócios. Por que escrever um Plano de Negócios? Plano de Negócios Por que escrever um Plano de Negócios? A tarefa de escrever um plano de negócios não é uma tarefa fácil. Isso se você nunca escreveu um e não tem a menor idéia de como começar. O objetivo

Leia mais

meses e de ganhos financeiros muito maiores do que quando se é empregado é um erro comum. Além disso, a idéia de não ter chefe é extremamente

meses e de ganhos financeiros muito maiores do que quando se é empregado é um erro comum. Além disso, a idéia de não ter chefe é extremamente DICAS PARA ABRIR UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL Começar um empreendimento requer coragem. Estar preparado para esse momento é fundamental, pois não vale, em hipótese alguma, aplicar o seu dinheiro no desconhecido.

Leia mais

RÁDIONOVELA ALÉM DA PRODUTORA 1

RÁDIONOVELA ALÉM DA PRODUTORA 1 RESUMO RÁDIONOVELA ALÉM DA PRODUTORA 1 Felipe Montejano da SILVA 2 Juliana de Carvalho CRAVO 3 Melina Sampaio MANFRINATTI 4 Roberta POMPERMAYER 5 Stéfani Bilibio PARNO 6 Luiz VELOSO 7 Universidade Metodista

Leia mais

CONHECENDO O CADASTRO AMBIENTAL RURAL

CONHECENDO O CADASTRO AMBIENTAL RURAL CONHECENDO O CADASTRO AMBIENTAL RURAL BOFF, Giovani Veiga 1 ; CÓRDOVA, Leticia Brum¹; ZAMBERLAN, João Fernando²; ARALDI, Daniele Furian² Palavras Chave: Produtor. Código Florestal. Biomas. Área de Preservação

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. A principal

Leia mais

ENDEMISMO, PROVINCIALISMO E DISJUNÇÃO

ENDEMISMO, PROVINCIALISMO E DISJUNÇÃO ENDEMISMO, PROVINCIALISMO E DISJUNÇÃO Disciplina: Fundamentos de Ecologia e de Modelagem Ambiental Aplicados à conservação da biodiversidade Aluna: Luciane Yumie Sato ENDEMISMO O que é? significa simplesmente

Leia mais

PROGRAMA EDUCA SeRe. ltid.inpe..inpe.br. As imagens de satélite nos auxiliam a conhecer feições geográficas únicas no mundo:

PROGRAMA EDUCA SeRe. ltid.inpe..inpe.br. As imagens de satélite nos auxiliam a conhecer feições geográficas únicas no mundo: As imagens de satélite permitem o estudo do espaço geográfico e dos recursos naturais em diferentes escalas de trabalho e distintas áreas de abrangência: TANIA MARIA SAUSEN ATIVIDADE DE TREINAMENTO E DIFUSÃO

Leia mais

PARTE IV. O chamado para a especialização

PARTE IV. O chamado para a especialização PARTE IV O chamado para a especialização Durante o século XIX o missionário era um evangelista. Mas durante o século XX ele se torna um especialista que evangeliza. Isso tem a ver com o fundo histórico

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

O CIRCO E OS DIREITOS HUMANOS

O CIRCO E OS DIREITOS HUMANOS O CIRCO E OS DIREITOS HUMANOS Evandro Marcelo da Silva 1 - PUCPR Kauana Domingues 2 PUCPR Edinéia Aranha 3 Grupo de Trabalho Educação e Direitos Humanos Agência Financiadora: não contou com financiamento

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE UNIDADE DE COORDENAÇÃO DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE UNIDADE DE COORDENAÇÃO DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES TERMOS DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA A ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO II ENCONTRO PAULISTA DE BIODIVERSIDADE 1. IDENTIFICAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NÚMERO: 23/2010 ÁREA

Leia mais

Levantamento e caracterização das populações de Macacos Guariba (Alouatta sp.) ocorrentes no município de Bambuí-MG

Levantamento e caracterização das populações de Macacos Guariba (Alouatta sp.) ocorrentes no município de Bambuí-MG Levantamento e caracterização das populações de Macacos Guariba (Alouatta sp.) ocorrentes no município de Bambuí-MG ¹Eriks T. VARGAS; ²Jéssyka M. PARREIRA; 2Leandro A. MORAES; ³Éverton B. SILVA; ³Tamires

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

MÓDULO 1 CLASSES GERAIS. Professora: Andréa Carla Lima Rodrigues Monitora: Laís Leal

MÓDULO 1 CLASSES GERAIS. Professora: Andréa Carla Lima Rodrigues Monitora: Laís Leal MÓDULO 1 ECOSSISTEMAS HUMANOS CLASSES GERAIS Professora: Andréa Carla Lima Rodrigues Monitora: Laís Leal ECOSSISTEMAS HUMANOS As necessidades e desejos da população humana em expansão têm requerido um

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RESGATAR A IMPORTÂNCIA DO BIOMA CAATINGA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RESGATAR A IMPORTÂNCIA DO BIOMA CAATINGA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ CERES DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DGEO PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RESGATAR A IMPORTÂNCIA DO BIOMA CAATINGA Caicó/RN 2015 UNIVERSIDADE

Leia mais

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA. REQUERIMENTO N. DE 2013 (Do Sr. Antonio Imbassahy)

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA. REQUERIMENTO N. DE 2013 (Do Sr. Antonio Imbassahy) COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA REQUERIMENTO N. DE 2013 (Do Sr. Antonio Imbassahy) Senhor Presidente, Solicita seja convidado o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação,

Leia mais

Marco legal, definições e tipos

Marco legal, definições e tipos Unidades de conservação Marco legal, definições e tipos Prof. Me. Mauricio Salgado " Quando vier a Primavera, Se eu já estiver morto, As flores florirão da mesma maneira E as árvores não serão menos verdes

Leia mais

Aquecimento Global: uma visão crítica sobre o movimento ambiental mais discutido de todos os tempos

Aquecimento Global: uma visão crítica sobre o movimento ambiental mais discutido de todos os tempos Aquecimento Global: uma visão crítica sobre o movimento ambiental mais discutido de todos os tempos Amanda Cristina Graf Alves, 6º período Desde o lançamento do polêmico filme A verdade inconveniente do

Leia mais

Pesquisa Pantanal. Job: 13/0528

Pesquisa Pantanal. Job: 13/0528 Pesquisa Pantanal Job: 13/0528 Objetivo, metodologia e amostra Com objetivo de mensurar o conhecimento da população sobre o Pantanal, o WWF solicitou ao Ibope um estudo nacional para subsidiar as iniciativas

Leia mais

*Doutora em Lingüística (UNICAMP), Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

*Doutora em Lingüística (UNICAMP), Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV). PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: O USO DE FILMES E DEMAIS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS EM AULAS DE LÍNGUA - PORTUGUESA 52 - Adriana da Silva* adria.silva@ufv.br Alex Caldas Simões** axbr1@yahoo.com.br

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO Divulgação: 108-16

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO Divulgação: 108-16 SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO Divulgação: 108-16 Em conformidade com o Regulamento de Compras e Contratações de Obras e Serviços da Organização Social de Cultura Associação Amigos do Projeto Guri, decreto nº.

Leia mais

A gente trabalha para você crescer

A gente trabalha para você crescer A gente trabalha para você crescer Índice 3 Sobre a Serasa Experian 5 Visão e Missão Serasa Experian 7 Presença global 7 Agências Serasa Experian no Brasil 9 Unidades de Negócios 11 Soluções para os desafios

Leia mais

Projeto. Pedagógico QUEM MEXEU NA MINHA FLORESTA?

Projeto. Pedagógico QUEM MEXEU NA MINHA FLORESTA? Projeto Pedagógico QUEM MEXEU NA MINHA FLORESTA? 1 Projeto Pedagógico Por Beatriz Tavares de Souza* Apresentação O livro tem como tema o meio ambiente em que mostra o homem e a destruição da natureza,

Leia mais

Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015]

Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015] Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015] Introdução As Organizações da Aliança Global Wycliffe desejam expressar a unidade e a diversidade do Corpo

Leia mais

Uma volta no tempo de Atlântida

Uma volta no tempo de Atlântida Cristais mestres Esse curso, tratar-se de conhecimentos sagrados deixados por mestres antigos e passados adiante por aqueles que acreditavam que os que descobrissem zelariam por ele. Há muitos anos atrás,

Leia mais

Peixes-boi retornam à natureza no interior do Amazonas Projeto patrocinado pela Petrobras recebe e trata filhotes de peixes-boi há quatro anos

Peixes-boi retornam à natureza no interior do Amazonas Projeto patrocinado pela Petrobras recebe e trata filhotes de peixes-boi há quatro anos Page 1 of 5 notícias esportes entretenimento vídeos rede globo e-mail central globo.com assine já Macapá editorias cultura especiais rede amazônica rádios 34 24 Portal Amazônia» Amazônia» Matéria 31 de

Leia mais

Bel Pesce. a menina do Vale. como o empreendedorismo pode mudar sua vida

Bel Pesce. a menina do Vale. como o empreendedorismo pode mudar sua vida Bel Pesce a menina do Vale como o empreendedorismo pode mudar sua vida Sumário Prefácio A realidade que inspira, por Flávio Augusto 13 Introdução Euforia 17 1. Uma jornada empreendedora 21 2. Não se preocupe

Leia mais

UM NOVO MAPA DA INDÚSTRIA GLOBAL

UM NOVO MAPA DA INDÚSTRIA GLOBAL UM NOVO MAPA DA INDÚSTRIA GLOBAL Raul Sturari (*) Maio de 2013 Nas últimas décadas, os países centrais (EUA e UE) deslocaram grande parte de sua indústria manufatureira para países da Ásia, em especial

Leia mais

Manejo Sustentável da Floresta

Manejo Sustentável da Floresta Manejo Sustentável da Floresta 1) Objetivo Geral Mudança de paradigmas quanto ao uso da madeira da floresta, assim como a percepção dos prejuízos advindos das queimadas e do extrativismo vegetal. 2) Objetivo

Leia mais

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro.

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. da Gestão da TI Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. Conteúdo Introdução Os custos escondidos - parte 1 Os custos escondidos - parte 2 Os custos escondidos -

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

Paraty RJ 9 a 13 de Outubrode 2013

Paraty RJ 9 a 13 de Outubrode 2013 Paraty RJ 9 a 13 de Outubrode 2013 Apresentação O FATU é o primeiro e único festival de filmes brasileiro focado nos temas Aventura, Turismo e Sustentabilidade, e atinge público de todas as classes sociais

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

3º ANO PROF.ª SHEILA RODRIGUES

3º ANO PROF.ª SHEILA RODRIGUES 3º ANO PROF.ª SHEILA RODRIGUES AULA 15 Conteúdo: Tipo textual dissertativo Habilidade: Identificar o tema ou o assunto principal em textos. D06 - Inferir o tema ou o assunto principal de um texto. Consumo

Leia mais

JAPÃO. Brasil desenhado. A grande viagem da Equipe do Brasil Desenhado começou. A recepção em Kumano, com sua fábrica secular de pincéis

JAPÃO. Brasil desenhado. A grande viagem da Equipe do Brasil Desenhado começou. A recepção em Kumano, com sua fábrica secular de pincéis www.brasildesenhado.com.br Brasil desenhado EDIÇÃO 1 - ANO 1-2014 - Revista do Brasil Desenhado A produção de papel branqueado na neve, que é feita em Gokayama: sua fabricação e os diferentes produtos

Leia mais

John Dalton. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

John Dalton. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ Herói da Ciência

Leia mais

Até quando uma população pode crescer?

Até quando uma população pode crescer? A U A UL LA Até quando uma população pode crescer? Seu José é dono de um sítio. Cultiva milho em suas terras, além de frutas e legumes que servem para a subsistência da família. Certa vez, a colheita do

Leia mais

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA As Fronteiras do Espaço

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA As Fronteiras do Espaço A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA As Fronteiras do Espaço Resumo O interesse do Homem pelo espaço em que vive é coisa muito antiga. Ao longo de muitos séculos, o Homem vem tentando conhecer e representar as diferentes

Leia mais

SISTEMA MINAS-RIO. Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil

SISTEMA MINAS-RIO. Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil SISTEMA MINAS-RIO Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil A ANGLO AMERICAN A história da Anglo American teve início em 1917 na África do Sul, onde as primeiras operações aconteceram. Desde então, a

Leia mais

Desenvolvimento de Marcas Fortes. Criação de Brand Equity

Desenvolvimento de Marcas Fortes. Criação de Brand Equity Desenvolvimento de Marcas Fortes Criação de Brand Equity 1. O que é brand equity? Equity significa valor/patrimônio. Brand equity = valor da marca/patrimônio de marca. A American Marketing Association

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Professor Titular de Biologia /FATEA/Lorena/SP Monitor de Educação Profissional/SENAC/Guaratinguetá/SP leclima@hotmail.com. RESUMO 48 Nos

Leia mais

41 Por que não bebemos água do mar?

41 Por que não bebemos água do mar? A U A UL LA Por que não bebemos água do mar? Férias no verão! Que maravilha! Ir à praia, tomar um solzinho, nadar e descansar um pouco do trabalho. Enquanto estamos na praia nos divertindo, não devemos

Leia mais

ENG 2332 CONSTRUÇÃO CIVIL I

ENG 2332 CONSTRUÇÃO CIVIL I ENG 2332 CONSTRUÇÃO CIVIL I Profº Eng Civil Bruno Rocha Cardoso Aula 3: Controle de Qualidade de Execução. Controle de Qualidade de Execução. Mas o que é Qualidade? Embora tenha demorado dois dias para

Leia mais

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção O QUE ESPERAR DO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 1 Maio de 2011 Introdução Este documento destina-se a voluntários e promotores envolvidos no SVE. Fornece informações claras a voluntários

Leia mais

Novas Formas de Aprender e Empreender

Novas Formas de Aprender e Empreender Novas Formas de Aprender e Empreender DÚVIDAS FREQUENTES 1. Sobre o Prêmio Instituto Claro, Novas Formas de Aprender e Empreender 1.1. O que é o Prêmio? O Prêmio Instituto Claro Novas Formas de Aprender

Leia mais

O índio e a sociedade não-índia AGUIAR, Maria Suelí de TRINDADE, Israel Elias. Palavras-chave: índio, não-índio, sociedade, conscientização.

O índio e a sociedade não-índia AGUIAR, Maria Suelí de TRINDADE, Israel Elias. Palavras-chave: índio, não-índio, sociedade, conscientização. O índio e a sociedade não-índia AGUIAR, Maria Suelí de TRINDADE, Israel Elias Palavras-chave: índio, não-índio, sociedade, conscientização. O projeto O índio e a sociedade não-índia é cadastrado na PROEC

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

Inteligência Tecnológica

Inteligência Tecnológica Cenários Tecnológicos Vale Inteligência Tecnológica Gestão de Tecnologia e Propriedade Intelectual Diretoria de Tecnologia e Inovação 2014 Agenda Quem somos? Gestão de Tecnologia e Propriedade Intelectual

Leia mais

Viagem ao rio Arapiuns - 05 dias Santarém, Pará, Amazônia 2010

Viagem ao rio Arapiuns - 05 dias Santarém, Pará, Amazônia 2010 Viagem ao rio Arapiuns - 05 dias Santarém, Pará, Amazônia 2010 1º dia, Santarém - Anã café da manhã no barco saída de Santarém as 06:30, em direção a comunidade de Anã (de 3 a 4 horas de navegação) chegada

Leia mais

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO Entrevista Cláudia Peixoto de Moura Nós da Comunicação tendemos a trabalhar com métodos qualitativos, porque, acredito, muitos pesquisadores desconhecem os procedimentos metodológicos quantitativos ED

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS Nome: Nº 7º Ano Data: / / 2015 Professor(a): Nota: (Valor 1,0/2,0) 3º e 4º Bimestres A - Introdução Neste semestre, fizemos um estudo sobre os invertebrados e sua ampla

Leia mais

HUBBLE E A EXPANSÃO DO UNIVERSO

HUBBLE E A EXPANSÃO DO UNIVERSO HUBBLE E A EXPANSÃO DO UNIVERSO Pedro José Feitosa Alves Júnior Universidade Federal do Vale do São Francisco 1. INTRODUÇÃO O início do século XX pode ser considerado um grande marco no desenvolvimento

Leia mais

GRUPO III 1 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO III 1 o BIMESTRE PROVA A Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: TARDE Data: 27/4/2011 PROVA GRUPO GRUPO III 1 o BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: Forte terremoto provoca tsunami e mata centenas

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

VERDADES E MENTIRAS SOBRE O PROJETO DE LEI QUE ALTERA O CÓDIGO FLORESTAL

VERDADES E MENTIRAS SOBRE O PROJETO DE LEI QUE ALTERA O CÓDIGO FLORESTAL VERDADES E MENTIRAS SOBRE O PROJETO DE LEI QUE ALTERA O CÓDIGO FLORESTAL 1. Por que o código florestal precisa ser mudado? O Código Florestal de 1965 é uma boa legislação. Aliás, caso fosse exigido o cumprimento

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS AIESEC em Belo Horizonte Rua dos Goitacazes, 1159 - Sala 2107 Barro Preto - Belo Horizonte - MG Fone: (31) 2512-1019 belohorizonte@aiesec.org.br facebook.com.br/aiesecbh

Leia mais

Curso de Informática Básica

Curso de Informática Básica Curso de Informática Básica A Web Descomplique 1 Curso de Informática Básica Índice Introdução...3 Organizando os favoritos...3 Localizando Informações na página...5 Histórico de Navegação...7 Capturando

Leia mais

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955)

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Sumário M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com www.professorluizalberto.com.br Organização de Computadores Módulo 3 1. História da Arquitetura de Computadores - Continuação 1.1. 1.2. Segunda Geração Transistores

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

Realização. Conselho Brasileiro de Manejo Florestal FSC Brasil. www.fsc.org.br

Realização. Conselho Brasileiro de Manejo Florestal FSC Brasil. www.fsc.org.br C e rtificação gr u p o em Realização Apoio Conselho Brasileiro de Manejo Florestal FSC Brasil www.fsc.org.br 28 01 C er t ifi ca çã o emgrupo em Realização Apoio Conselho Brasileiro de Manejo Florestal

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 Institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da

Leia mais

Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE

Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE HISTÓRIA Escola: Nome: Data: / / Turma: Pedro Álvares Cabral foi o comandante da primeira expedição portuguesa que chegou ao território que mais tarde receberia o nome

Leia mais

Sumário. Administração de Banco de dados Módulo 12. Ilustração Backup-Recovery. Recuperação (Recovery) - Definição

Sumário. Administração de Banco de dados Módulo 12. Ilustração Backup-Recovery. Recuperação (Recovery) - Definição Sumário Administração de Banco de dados Módulo 12 1. Administração de SGBDs - Continuação 1.1. Recuperação (Recovery) 1.1.1. Recuperação de sistema 1.1.2. Recuperação da mídia M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 6 A conexão das águas. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 6 A conexão das águas. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 6 A conexão das águas Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Conhecer o conceito de bacia hidrográfica 2 Identificar as bacias hidrográficas brasileiras e como acontece a gestão das suas

Leia mais

6 Conclusão do estudo e implicações empresariais

6 Conclusão do estudo e implicações empresariais 6 Conclusão do estudo e implicações empresariais Este estudo buscou entender o fenômeno da criação de aceleradoras corporativas por parte de empresas de grande porte, com base na análise dos dois casos

Leia mais

Município de Colíder MT

Município de Colíder MT Diagnóstico da Cobertura e Uso do Solo e das Áreas de Preservação Permanente Município de Colíder MT Paula Bernasconi Ricardo Abad Laurent Micol Julho de 2008 Introdução O município de Colíder está localizado

Leia mais

AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Prof. Dr. Daniel Bertoli Gonçalves AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Prof.Dr. Daniel Bertoli Gonçalves Faculdade de Engenharia de Sorocaba Engenheiro Agrônomo CCA/UFSCar 1998 Mestre em Desenvolvimento

Leia mais

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Execução. Identificação. http://lattes.cnpq.br/1257970283210560

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Execução. Identificação. http://lattes.cnpq.br/1257970283210560 PROEX - Projeto de Extensão Universitária Página 1 Modalidade: Trâmite Atual: Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Execução Identificação Ano Base: 2015 Título: ORMUB - Olimpíada Regional

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DO PROJETO

RELATÓRIO FINAL DO PROJETO RELATÓRIO FINAL DO PROJETO I. DADOS BÁSICOS Nome da organização: Conservation Strategy Fund Título do projeto: Economics of the Conservation of Corridors in the Atlantic Forest Parceiros que contribuíram

Leia mais

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Unidade 8 Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Ciclos Biogeoquímicos Os elementos químicos constituem todas as substâncias encontradas em nosso planeta. Existem mais de 100 elementos químicos,

Leia mais

Sistema de Recuperação

Sistema de Recuperação Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I - 2º ano 2011 Sistema de Recuperação ATIVIDADES EXTRAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA E CONTÍNUA FAÇA UMA CAPA PERSONALIZADA PARA SUA APOSTILA DE ESTUDOS Nome: Classe:

Leia mais

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena.

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena. JUQUERIQUERÊ Resumo Neste breve documentário, um índio faz uma retrospectiva de como ele vivia na região do Rio Juqueriquerê, localizada no litoral norte do Estado de São Paulo. Em seu relato, compara

Leia mais

3) As afirmativas a seguir referem-se ao processo de especiação (formação de novas espécies). Com relação a esse processo é INCORRETO afirmar que

3) As afirmativas a seguir referem-se ao processo de especiação (formação de novas espécies). Com relação a esse processo é INCORRETO afirmar que Exercícios Evolução - parte 2 Professora: Ana Paula Souto Nome: n o : Turma: 1) Selecione no capítulo 7 duas características de defesa de plantas. a) DESCREVA cada característica. b) Para cada característica,

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas (ou mesmo aquelas que não estejam), de forma que os fragmentos abaixo fiquem mais elegantes, conforme à língua

Leia mais