G uia Profissional SÃO CAMILO. Tudo o que você precisa saber sobre a sua futura profissão. CENTRO UNIVERSITÁRIO ENSINO COM CONTEÚDO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "G uia Profissional SÃO CAMILO. Tudo o que você precisa saber sobre a sua futura profissão. CENTRO UNIVERSITÁRIO ENSINO COM CONTEÚDO"

Transcrição

1 G uia Profissional Tudo o que você precisa saber sobre a sua futura profissão CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO ENSINO COM CONTEÚDO

2 Escolher uma profissão. Este é o primeiro passo para um futuro diferente de tudo o que você viveu até agora. Ao fazer a sua escolha, nos próximos anos da sua vida você terá o aprendizado necessário para sua formação profissional. E para que essa formação seja completa, uma coisa é fundamental: conteúdo. Para ajudar você a escolher da melhor forma, o Centro Universitário São Camilo criou o Guia Profissional, com tudo o que você precisa saber sobre a sua futura profissão. As habilidades necessárias, o mercado de trabalho, as dicas de profissionais experientes e muito mais. Definida a sua profissão, o segundo passo é escolher a escola onde você irá se preparar e aprender o que precisa para ser um profissional de conteúdo e, muito mais que isso, um cidadão-profissional, comprometido com a ética, com a saúde e com os direitos básicos do ser humano. O Centro Universitário São Camilo tem mais de vinte anos de tradição no ensino da saúde e é reconhecido no mercado por formar profissionais com muito mais conteúdo, competentes, competitivos e qualificados. Antes de fazer a sua escolha, pense nisso.

3 Conheça um pouco mais sobre sua futura profissão.

4 Administração de Empresas A Administração bem feita, moderna e dinâmica é a marca das empresas de sucesso. O bom Administrador domina os conhecimentos da Administração e mantém uma postura crítica e questionadora sobre sua empresa. Habilidades necessárias a um futuro Administrador Gostar de cálculos (matemática, contabilidade, custos, etc). Facilidade para elaborar e analisar relatórios. Ser comunicativo. Estar bem informado. Facilidade em trabalhar em equipe. Onde um Administrador pode trabalhar? Empresas públicas ou privadas, nacionais ou multinacionais, pequenas, médias ou grandes nas áreas de finanças, recursos humanos, produção, marketing e assessoria. Consultorias prestando serviços a empresas e instituições como profissional liberal. A Administração no cinema Assista A Negociação e conheça mais sobre a carreira de um Administrador. Os professores são profissionais atuantes no mercado e, por isso, trazem suas experiências para a sala de aula. Um conjunto variado de disciplinas desenvolve diferentes habilidades no aluno e o prepara para atuar nas diversas áreas da Administração. Estágio supervisionado. Curso autorizado pelo Parecer nº 050/98, reunião de 29/10/98 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho de Administração Superior do Centro Universitário São Camilo.

5 Administração Hospitalar Administradores Hospitalares são requisitados em hospitais públicos e privados, clínicas e secretarias de saúde. Suas principais tarefas são organizar programas de atendimento, direcionar recursos financeiros, reformular equipes e contribuir para a evolução do atendimento à saúde. O Brasil vem se destacando internacionalmente por meio de ações administrativas na área da saúde. Habilidades necessárias a um futuro Administrador Hospitalar Gostar de cálculos (matemática, contabilidade, custos, etc). Gostar de relacionar-se com pessoas. Gostar de elaborar e analisar relatórios, mapas estatísticos, etc. Ser comunicativo. Gostar da área da saúde. Onde um Administrador Hospitalar pode trabalhar? Hospitais, clínicas e laboratórios públicos ou privados. Consultorias e auditorias em empresas da área da saúde. A Administração Hospitalar no cinema Assista ao filme Golpe do Destino e conheça um pouco mais sobre a rotina de um Administrador Hospitalar. Professores altamente especializados, com experiência em Administração Hospitalar. Diversas disciplinas abordando a Administração Hospitalar, para dar ao aluno um sólido conhecimento do mercado. Visitas a hospitais para conhecer na prática o que irá aprender na sala de aula. Estágios supervisionados em hospitais da rede Camiliana e outras instituições e organizações de saúde pública e privada. Curso reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura Portaria nº 604/88. Conceito no Provão: B

6 Ciência da Computação A computação faz parte da nossa vida a cada dia de forma cada vez mais intensa. O Brasil é um dos países com maior potencial de crescimento na área da computação. Muitas vezes, o profissional da área entra no mercado de trabalho logo após a conclusão do curso (ou até antes). Habilidades necessárias a um futuro Cientista da Computação Gostar de computadores. Ser curioso em relação ao funcionamento de programas. Estar atento e acompanhar as novidades da computação. Gostar da área de exatas. Onde um Cientista da Computação pode trabalhar? Empresas de softwares, consultoria, telecomunicações, automação, internet, centros de pesquisas científica e tecnológica, empresas usuárias de sistemas informatizados complexos realizando trabalhos de automação industrial e de escritórios, gerenciamento de centros de informática, modelagem/ desenvolvimento/gerenciamento de banco de dados, especificação e gerenciamento de redes, projetos de pesquisas científica e tecnológica. A Ciência da Computação no cinema Assista ao filme Matrix. A Ciência da Computação está presente na trama e em vários recursos computadorizados. Professores altamente especializados, conhecedores da área. Sólida formação teórico-prática e em gestão. Cursos de extensão em parceria com escolas e profissionais de renome. Curso autorizado pelo Parecer nº 001/97, reunião de 17/12/97 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho de Administração Superior do Centro Universitário São Camilo.

7 Ciências Biológicas Aumentam a cada dia os campos de atuação para o Biólogo, em projetos como Genoma e pesquisas tecnológicas de conservação da biodiversidade. O brasileiro começa a ter a sua capacidade científica reconhecida internacionalmente, por meio de estudos e profissionais de destaque no mundo acadêmico. Habilidades necessárias a um futuro Biólogo Curiosidade científica. Persistência e atualização. Habilidade de manuseio com equipamentos de laboratório. Capacidade de observação. Onde um Biólogo pode trabalhar? Na área da saúde, em instituições públicas ou privadas. Em empresas e indústrias químicas, alimentícias e farmacêuticas. Consultorias, ONGs, sistemas de gestão ambiental e controle biológico em empresas. Universidades e Institutos. Escolas de Ensino Fundamental e Médio. As Ciências Biológicas no cinema O filme Guerra Biológica conta a história de um especialista em Biologia que salva uma cidade dos efeitos de uma poderosa arma química. Os Documentários do Discovery Channel e National Geographic Channel também são excelentes referências. Tem uma série de disciplinas com abordagem sócioambiental. Habilita o aluno para atuar ao lado de outros profissionais. Estágios em organizações e empresas de controle ambiental (Cetesb, Sabesp), secretarias de saúde e meio ambiente, vigilância sanitária, controle de zoonoses, ONGs, empresas de gestão de resíduos e prestadoras de serviços na área ambiental, jardins zoológicos e outras. Habilitações: Bacharelado e Licenciatura. Curso reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura Portaria nº 2.184/97.

8 Enfermagem Cresce no Brasil a importância e o reconhecimento ao profissional de Enfermagem. Mercado de trabalho em crescimento graças ao aumento da expectativa de vida. O conceito de Home Care solidifica-se no Brasil. Enfermeiros competentes poderão garantir avanços nas questões de saúde no Brasil. Habilidades necessárias a um futuro Enfermeiro Visão humanista. Participar de atividades que promovam a saúde da comunidade. Gostar de prestar cuidados especiais às pessoas. Onde um Enfermeiro pode trabalhar? Auditoria Hospitais e Empresas de Planos de Saúde. Clínicas, hospitais, ambulatórios e maternidades. Em programas de educação e vigilância sanitária, investigação e notificação de doenças, surtos e epidemias. Home Care atendimento domiciliar. Docência Educação Superior, Educação Profissional de nível técnico. A Enfermagem no cinema Assista ao filme Pearl Harbor e acompanhe o trabalho de Enfermeiras na guerra. Desenvolve projetos comunitários para proporcionar a melhor formação dos alunos (Projeto Calha do Rio Negro Amazonas; Projeto Macapá e outros). Estágios em Hospitais Gerais, Especializados, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde, Centros de Referência ao Idoso e Hospital Dia. Curso avaliado com quatro estrelas pelo Guia do Estudante: Vestibular Editora Abril. Curso reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura Portaria nº 447/ alunos formados desde 1960.

9 Novos campos de atuação estão se consolidando: Farmácia Clínica, Farmacovigilância, Farmacoepidemiologia, Farmacoeconomia e Saneamento Farmácia Ambiental. Com a adoção do Selo de Assistência Farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, diferenciando as drogarias que mantêm o Farmacêutico para prestar assistência em tempo integral aos clientes, e o surgimento dos medicamentos genéricos, esse profissional está muito mais valorizado. Habilidades necessárias a um futuro Farmacêutico Afinidade por conhecimentos sobre saúde e doença. Disposição para promover, proteger e recuperar a saúde da população. Interesse por orientar a população sobre o uso correto dos medicamentos. Saber ouvir, analisar e propor soluções para problemas. Onde um Farmacêutico pode trabalhar? Indústrias farmacêuticas. Hospitais. Setores governamentais. Farmácias de manipulação. Drogarias. A Farmácia no cinema Assista ao filme Óleo de Lorenzo e saiba mais sobre Farmácia. O aluno tem acesso a laboratório multidisciplinar para controle da qualidade de medicamentos e cosméticos. Aulas práticas em laboratórios de diversas especialidades. Estágios em farmácias de manipulação, drogarias, indústrias farmacêuticas, de medicamentos ou cosméticos. Curso autorizado pelo Parecer nº 001/97, reunião de 17/12/97 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho de Administração Superior do Centro Universitário São Camilo.

10 As pessoas já reconhecem os benefícios da Fisioterapia para o ser humano. Empresas procuram Fisioterapeutas Fisioterapia para criar e conduzir programas de prevenção de doenças causadas pela repetição de movimentos e má postura no trabalho. O atendimento domiciliar está aumentando as oportunidades de trabalho. Habilidades necessárias a um futuro Fisioterapeuta Facilidade de comunicação. Interesse pela área da saúde. Interesse por novos desafios. Valorização do ser humano. Habilidades manuais. Espírito empreendedor. Disponibilidade para aprender constantemente. Onde um Fisioterapeuta pode trabalhar? Clínicas, hospitais e ambulatórios. Atendimento particular. A Fisioterapia no cinema Assista ao filme Tempo de Despertar e conheça mais sobre o poder de recuperação da Fisioterapia. Forma profissionais com capacidade de prestar um atendimento holístico e generalista, por meio das disciplinas tradicionais e da medicina alternativa: psicomotricidade, mecanoterapia e equipamentos de auto-ajuda, ergonomia, acupuntura, calatomia, eutonia, cromoterapia, spiraltype, Tai Chi Chuan, musicoterapia e Reike. Estágios nas áreas de neurologia, ortopedia, saúde pública e cardio-pneumologia em hospitais da rede Camiliana, públicos e privados e em clínicas de reabilitação. Curso autorizado pelo Parecer nº 001/97, reunião de 17/12/97 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho de Administração Superior do Centro Universitário São Camilo.

11 Fonoaudiologia Saiba mais sobre a profissão O mercado está crescendo: novas áreas surgiram, como produção de softwares e trabalho com bebês e idosos. O diagnóstico de deficiência auditiva logo após o nascimento é fundamental. A Fonoaudiologia tem participado de programas preventivos em escolas, indústrias e empresas. Habilidades necessárias a um futuro Fonoaudiólogo Disposição para atuar em diferentes especialidades da Fonoaudiologia. Desejo de se atualizar constantemente. Onde um Fonoaudiólogo pode trabalhar? Consultório particular. Clínicas, hospitais e ambulatórios. Escolas. A Fonoaudiologia no cinema Assista ao filme Nell e conheça mais sobre a Fonoaudiologia. Professores altamente especializados, Fonoaudiólogos atuantes na área. Estágios na Clínica de Fonoaudiologia do Centro Universitário São Camilo. Estágios com número reduzido de alunos e supervisão individualizada em escolas, creches, empresas, indústrias, hospitais e centros de saúde. Atividades de apoio à formação do aluno: jornada científica, trabalhos de conclusão de curso, projetos de auxílio e de apoio psicológico ao aluno terapeuta. Curso avaliado com três estrelas pelo Guia do Estudante: Vestibular Editora Abril. Curso reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura Portaria nº 847/87.

12 Letras A globalização exige o aperfeiçoamento obrigatório do idioma de origem e o conhecimento de outras línguas, ampliando a procura por profissionais de Letras. A exigência por profissionais que atendam o setor educacional com qualidade é cada dia maior. Habilidades necessárias a um futuro profissional de Letras Vocação. Vontade de estudar e hábito de leitura. Ser um perfeccionista nas questões gramaticais. Estar aberto para atualizações e novos conhecimentos. Onde um profissional de Letras pode trabalhar? Empresas e instituições públicas e privadas. Escolas de ensino fundamental e médio. Editoras e empresas jornalísticas. Escritórios especializados em traduções. Escolas de idiomas. Escolas de ensino superior (para alunos pós-graduados). Empresas de eventos internacionais, Feiras e Congressos. Empresas de turismo nacional e internacional. Letras no cinema Conheça mais sobre a profissão assistindo ao filme Sociedade dos Poetas Mortos. O aluno conta com um núcleo de Literaturas Brasileira, Portuguesa, Inglesa, Norteamericana, Infanto-juvenil. Forma professores biculturais. O curso está inserido no Núcleo de Formação Docente, para fazer dos alunos competentes professores. Estágios realizados em escolas públicas e particulares. Habilitação: Licenciatura Plena Inglês/Português. Curso reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura Decreto nº /77. Conceito no provão: A

13 Matemática O mercado está crescendo nas áreas de ensino, computação, economia, finanças e engenharia. A globalização aumentou a exigência por bons Matemáticos em grandes empresas. Os Matemáticos podem trabalhar com educação, estatística, no mercado financeiro, na engenharia e na administração. Habilidades necessárias a um futuro Matemático Gostar de números. Ter interesse por equações, cálculos numéricos, conceitos abstratos e resolução de problemas. Visão abrangente sobre outras matérias, como Física, Estatística e Desenho Geométrico. Postura acadêmica: estudar, ler muito e pesquisar. Curiosidade para entrar em outras áreas de conhecimento. Onde um Matemático pode trabalhar? Escolas. Cursinhos. Ensino superior. Mercado financeiro. Institutos de pesquisa públicos e privados. A Matemática no cinema Assista ao filme O Preço de um Desafio e veja uma grande conquista num curso de Matemática. Prepara profissionais para lecionar Matemática, Desenho Geométrico e Física. Desenvolve atividades práticas em laboratórios especializados. Estágios supervisionados em escolas públicas e/ou privadas. O curso está inserido no Núcleo de Formação Docente, para fazer dos alunos competentes professores. Habilitação: Licenciatura Plena em Matemática. Curso reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura Portaria nº 1.036/97.

14 Nutrição A população está mais preocupada com qualidade de vida e prevenção de doenças. Cresceu a procura por cursos sobre aparência pessoal e gastronomia. Os problemas da obesidade ganharam maior atenção. Surgem programas empresariais valorizando a qualidade de vida e o trabalho do Nutricionista. Habilidades necessárias a um futuro Nutricionista Interesse no significado do alimento e em sua importância na vida do homem. Identificar-se com qualidade de vida e saúde. Onde um Nutricionista pode trabalhar? Hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, bancos de leite humano, lactários, spas. Restaurantes de empresas, creches e escolas, restaurantes comerciais e hotéis. Programas institucionais de órgãos governamentais ou entidades privadas. Indústria de alimentos, em marketing/vendas e cozinhas experimentais. Esportes clubes e academias, secretaria de esporte. A Nutrição no cinema Assista ao filme Como Água para Chocolate e conheça mais sobre a Nutrição. O aluno atende a pacientes na Clínica de Nutrição do Centro Universitário. Atividades de extensão, como simpósios e cursos. Estágios com orientação individual em 102 entidades credenciadas, entre elas Nestlé, SESC e Hospital Oswaldo Cruz. Curso avaliado com três estrelas pelo Guia do Estudante: Vestibular Editora Abril. Curso reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura Decreto nº / alunos formados desde 1978, o que significa 45% dos Nutricionistas do Estado de São Paulo.

15 Pedagogia A Educação será o fator mais valorizado nas sociedades competitivas em todo o mundo. O Brasil necessita de Pedagogos altamente capacitados a promover a Educação e a Cidadania na sociedade. Bons Pedagogos podem reverter as alarmantes taxas de analfabetismo no País. Habilidades necessárias a um futuro Pedagogo Acreditar que a Educação seja uma importante via de acesso à democratização da sociedade. Gostar de ler e refletir sobre o mundo e a realidade educacional. Acreditar que pode contribuir para a Educação brasileira. Gostar de atuar junto às crianças e ou jovens e/ou adultos. Onde um Pedagogo pode trabalhar? Escolas como professor, coordenador ou diretor. Clínicas fazendo pesquisas e conduzindo projetos educacionais. Empresas e instituições na área de Recursos Humanos. Editoras coordenando a edição das publicações. A Pedagogia no cinema Para conhecer um pouco mais sobre a profissão, assista ao filme Música do Coração. Professores altamente especializados, atuantes na área. O curso tem como foco a tecnologia na Educação, para habilitar o aluno a fazer o melhor uso dos equipamentos disponíveis e facilitar o processo ensino-aprendizagem. O curso está inserido no Núcleo de Formação Docente, para fazer dos alunos competentes professores. Estágios realizados em escolas públicas e/ou particulares. Curso reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura Decreto nº /77.

16 Tecnologia em Radiologia Médica O mercado de trabalho para o Tecnólogo em Radiologia Médica está crescendo. Novos equipamentos surgem com a necessidade de profissionais habilitados para operá-los. O Tecnólogo é fundamental na produção da imagem médica, auxiliando o médico a fazer um diagnóstico mais preciso. Habilidades necessárias a um futuro Tecnólogo em Radiologia Médica Ser exigente com os resultados técnicos. Ter potencial para acompanhar os avanços tecnológicos. Possuir visão humanista. Gostar de interagir com pessoas. Onde um Tecnólogo em Radiologia Médica pode trabalhar? Clínicas e hospitais. Empresas de equipamentos radiológicos. A Tecnologia em Radiologia Médica no cinema Assista ao filme Face a Face e saiba um pouco mais sobre a profissão. O curso é pioneiro na cidade de São Paulo. Os professores são profissionais atuantes na área da Radiologia Médica, além de mestres e doutores nas áreas básicas. Propicia uma ampla formação em anatomia humana, física aplicada às imagens, informática e disciplinas específicas para obtenção de imagens médicas. Laboratórios de imaginologia convencional e digital para simulação de exames. Estágios em hospitais da rede Camiliana, públicos e privados. Curso autorizado pelo Parecer nº 001/97, reunião de 17/12/97 do Conselho de Ensino, Pesquisas e Extensão e Conselho de Administração Superior do Centro Universitário São Camilo.

17 Terapia Ocupacional O mercado de trabalho está crescendo e a profissão vem conquistando o respeito da população. O Terapeuta Ocupacional passou a ser encarado pelo paciente e seus familiares como membro importante de uma equipe médica. Com a lei de proteção aos deficientes físicos, a sociedade despertou para a necessidade de inserir essas pessoas efetivamente na vida diária e no mercado de trabalho. Habilidades necessárias a um futuro Terapeuta Ocupacional Sensibilidade e interesse pelo ser humano, deficientes físicos, mentais e outros. Disposição para o estudo e atualizações permanentes. Visão humanista. Onde um Terapeuta Ocupacional pode trabalhar? Hospitais, postos de saúde, consultórios e clínicas. Entidades assistenciais. Empresas e indústrias públicas e privadas. A Terapia Ocupacional no cinema Assista ao filme Uma Janela para o Céu e veja um bom retrato da profissão. O aluno participa de projetos comunitários para fortalecer a sua formação. Laboratório de Tecnologia Assistiva e Auto-cuidado com partes essenciais de moradia (quarto, sala, cozinha e banheiros) para adaptação de pessoas deficientes. Estágios supervisionados em hospitais, clínicas, centros de saúde, creches, escolas, centros de reabilitação e asilos. Curso autorizado pelo Parecer nº 001/97, reunião de 17/12/97 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho de Administração Superior do Centro Universitário São Camilo.

18 Informações: Av. Nazaré, São Paulo - SP Campus Ipiranga Campus Pompéia Campus Cardeal Motta CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO ENSINO COM CONTEÚDO

ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís

ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís O PROFISSIONAL-PESQUISADOR. O PERFIL ATUAL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE SÃO LUÍS Mônica Cairrão Rodrigues* ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís acredita que o diferencial na postura do

Leia mais

O CUIDADO QUE FAZ A DIFERENÇA

O CUIDADO QUE FAZ A DIFERENÇA O CUIDADO QUE FAZ A DIFERENÇA DAL BEN: SUA PARCEIRA EM CUIDADOS ASSISTENCIAIS A saúde no Brasil continua em constante transformação. As altas taxas de ocupação dos hospitais brasileiros demandam dos profissionais

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA SANTA CASA BH CONHECIMENTO NA DOSE CERTA PARA O SEU SUCESSO PROFISSIONAL

ESCOLA TÉCNICA SANTA CASA BH CONHECIMENTO NA DOSE CERTA PARA O SEU SUCESSO PROFISSIONAL ESCOLA TÉCNICA SANTA CASA BH CONHECIMENTO NA DOSE CERTA PARA O SEU SUCESSO PROFISSIONAL A SANTA CASA BH TEM TODOS OS CUIDADOS PARA VOCÊ CONQUISTAR UMA CARREIRA SAUDÁVEL. Missão Humanizar a assistência

Leia mais

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ADMINISTRAÇÃO Formar administradores estrategistas, comprometidos com o desenvolvimento da sociedade. A UNIFEBE, através

Leia mais

Gestão de Instrumentos Financeiros Porque Educação Executiva Insper Sobre o Instituto Educacional BM&FBOVESPA

Gestão de Instrumentos Financeiros Porque Educação Executiva Insper Sobre o Instituto Educacional BM&FBOVESPA 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

1.IF BAIANO Campus Uruçuca

1.IF BAIANO Campus Uruçuca 1.IF BAIANO Campus Uruçuca O IF Baiano - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, criado em 2008, pela Lei Federal 11.892, é uma instituição de educação superior, básica e profissional,

Leia mais

B. Braun Avitum. Fornecedora de Sistemas em Terapia de Substituição Renal. Avitum

B. Braun Avitum. Fornecedora de Sistemas em Terapia de Substituição Renal. Avitum B. Braun Avitum Fornecedora de Sistemas em Terapia de Substituição Renal Avitum B. Braun Avitum. Sempre com Paixão. Paixão pela Vida Pois fazer a vida ficar melhor é o melhor de tudo Pois não há nada melhor

Leia mais

Conselho, oriente personalizado para estudantes secundários e universitários na preparação de seus papéis, de acordo com sua especialidade acadêmica.

Conselho, oriente personalizado para estudantes secundários e universitários na preparação de seus papéis, de acordo com sua especialidade acadêmica. VENDA DE MONOGRAFIA E TCC PARA GOIANIA Centro Acadêmico de apoio profissional (CAAP) Conselho, oriente personalizado para estudantes secundários e universitários na preparação de seus papéis, de acordo

Leia mais

www.unisalesiano.edu.br edição especial 2º semestre/ 2008 - nº 20

www.unisalesiano.edu.br edição especial 2º semestre/ 2008 - nº 20 www.unisalesiano.edu.br INFORMATIVO DA PRESENÇA SALESIANA EM LINS edição especial 2º semestre/ 2008 - nº 20 conheça nossos cursos de graduação Tecnologia em Gestão Pública novos cursos (noturno - 2 anos)

Leia mais

O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil

O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil Especializado em soluções que incorporam Tecnologia da Informação à Educação e à Modernização da Administração Pública, o Grupo Actcon tem como sua principal integrante

Leia mais

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS PROJETO PEDAGÓGICO I OBJETIVOS

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA-PA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2016

MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA-PA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - PA CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2016 RETIFICAÇÃO 01 DO A INAZ do Pará Serviços de Concursos Públicos Ltda-EPP, organizadora do Concurso Público de São Sebastião da Boa Vista, torna pública a Retificação nº 01 conforme edital de Nº001/2016,

Leia mais

O UniBH quer ser seu parceiro em seu projeto de vida!

O UniBH quer ser seu parceiro em seu projeto de vida! Pósgraduação 2016 O UniBH quer ser seu parceiro em seu projeto de vida! Estamos na era do conhecimento: não existe mais data para encerrar os estudos para atender a um mercado em constantes mudanças. Para

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Ambiental da IES tem por missão a graduação de Engenheiros Ambientais

Leia mais

ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO

ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO CUMPRIR E FAZER CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO 1. Cumprir e fazer cumprir a

Leia mais

A INFORMÁTICA E O ENSINO DA MATEMÁTICA

A INFORMÁTICA E O ENSINO DA MATEMÁTICA A INFORMÁTICA E O ENSINO DA MATEMÁTICA Nélia Caires da Silva Acadêmico de Matemática da FACITEC Andreia Júlio de Oliveira Rocha MSc. Em Ensino de Ciências Naturais e Matemática FACITEC Resumo Essa pesquisa

Leia mais

Sobre o Instituto Desenvolve T.I

Sobre o Instituto Desenvolve T.I Sobre o Instituto Desenvolve T.I A empresa Desenvolve T.I foi fundada em 2008, em Maringá, inicialmente focando a sua atuação em prestação de serviços relacionados à Tecnologia da Informação e atendendo

Leia mais

EDITAL: EXAME DE PROFICIÊNCIA 2016.1 ANEXO 1. Página 1 de 13

EDITAL: EXAME DE PROFICIÊNCIA 2016.1 ANEXO 1. Página 1 de 13 TIPO DE AVALIAÇÃO ESCOLA CURSO ESTRUTURA SÉRIE DISCIPLINA CH CÓDIGO TEÓRICA PRÁTICA LOCAL COMUNICAÇÃO COMUN. SOCIAL - HABILIT. EM PUBLIC. E PROPAGANDA 2012.1 7ª MARKETING POLÍTICO E ESTRATÉGIAS ELEITORAIS

Leia mais

ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO CEGO DO CURSO DE GEOGRAFIA, A DISTÂNCIA

ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO CEGO DO CURSO DE GEOGRAFIA, A DISTÂNCIA ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO CEGO DO CURSO DE GEOGRAFIA, A DISTÂNCIA Maria Antônia Tavares de Oliveira Endo mariantonia@cead.ufop.br Curso de Geografia 1900 Paulo

Leia mais

difusão de idéias A formação do professor como ponto

difusão de idéias A formação do professor como ponto Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2008 página 1 A formação do professor como ponto fundamental Lúcia P. S. Villas Bôas: Ainda que generalizações sejam imprudentes, considerando-se as transformações

Leia mais

EMENTÁRIO. (*) LEI N 1.206, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2007. (D.O.M. 22.01.2008 N. 1886 Ano IX)

EMENTÁRIO. (*) LEI N 1.206, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2007. (D.O.M. 22.01.2008 N. 1886 Ano IX) (*) LEI N 1.206, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2007. (D.O.M. 22.01.2008 N. 1886 Ano IX) ALTERA o Quadro de Cargos e Carreiras da Secretaria Municipal de Saúde SEMSA e dá outras providências. O PREFEITO DE MANAUS,

Leia mais

PLANO DE AÇÃO GESTÃO 2016 2020 APRESENTAÇÃO

PLANO DE AÇÃO GESTÃO 2016 2020 APRESENTAÇÃO Eu queria uma escola que lhes ensinasse a pensar, a raciocinar, a procurar soluções (...) Eu também queria uma escola que ensinasse a conviver, cooperar, a respeitar, a esperar, saber viver em comunidade,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

Curso de Biomedicina - IESPP Ética Biomédica Prof.Dr.Rogério Saad Vaz saadvaz@hotmail.com

Curso de Biomedicina - IESPP Ética Biomédica Prof.Dr.Rogério Saad Vaz saadvaz@hotmail.com Curso de Biomedicina - IESPP Ética Biomédica Prof.Dr.Rogério Saad Vaz saadvaz@hotmail.com O Biomédico e a Biomedicina Atuação do Biomédico como Profissional da área da Saúde Aula(s)- 03 e 04 O que é a

Leia mais

A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade

A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade Introdução Há cerca de 20 anos, a Secretaria de Saúde de um grande município começou a desenvolver e implantar iniciativas relacionadas à Alimentação

Leia mais

Terceirize os serviços da sua empresa e dê total atenção ao foco do seu negócio. Segurança

Terceirize os serviços da sua empresa e dê total atenção ao foco do seu negócio. Segurança Terceirize os serviços da sua empresa e dê total atenção ao foco do seu negócio. Mais do que atender as necessidades de cada um dos clientes, o objetivo é buscar a completa satisfação e superar as expectativas.

Leia mais

NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPE/FAME AÇÕES DE EXTENSÃO

NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPE/FAME AÇÕES DE EXTENSÃO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPE/FAME AÇÕES DE EXTENSÃO Programa - Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão - cursos, eventos, prestação de serviços -, de caráter educativo, social,

Leia mais

PROJETO GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA COM CIDADANIA

PROJETO GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA COM CIDADANIA PROJETO GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA COM CIDADANIA APRESENTAÇÃO A Fundação de Amparo à Doença e à Pobreza Fundap, atua na recuperação de dependentes de álcool e drogas, atendendo a uma população que, independentemente

Leia mais

COLÉGIO METODISTA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP)

COLÉGIO METODISTA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP) COLÉGIO METODISTA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP) CARGO: DIRETOR(A) PEDAGÓGICO(A) SUMÁRIO Responder pela coordenação, mediação e articulação de todas as ações educacionais, com vistas a obter resultados

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Objetiva ampliar os estudos científicos acerca da Atividade Física e do Exercício Físico, da Saúde Pública e da Saúde Coletiva, instrumentalizando

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO SALVADOR SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, TECNOLOGIA E GESTÃO - SEPLAG EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N.

PREFEITURA MUNICIPAL DO SALVADOR SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, TECNOLOGIA E GESTÃO - SEPLAG EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N. PREFEITURA MUNICIPAL DO SALVADOR SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, TECNOLOGIA E GESTÃO - SEPLAG EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2011 O SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO, TECNOLOGIA E GESTÃO DO MUNICÍPIO

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO Ações de Inclusão Social e de Combate à Pobreza Modelo Próprio de Desenvolvimento Infra-estrutura para o Desenvolvimento Descentralizado Transparência na Gestão

Leia mais

PROGRAMA DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DA UFCSPA

PROGRAMA DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DA UFCSPA PROGRAMA DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DA UFCSPA 1) Justificativa Os estágios, curriculares ou não, têm a finalidade de proporcionar a complementação da formação universitária e constam de atividades de prática

Leia mais

PROJETO DE JARDINAGEM

PROJETO DE JARDINAGEM PROJETO DE JARDINAGEM ESCOLA ESPECIAL RENASCER APAE LUCAS DO RIO VERDE-MT JUSTIFICATIVA A escolha do tema jardinagem vem de acordo com a proposta pedagógica da Escola Especial Renascer que é proporcionar

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE ACOMPANHAMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL E AVALIAÇÃO DO CURSO/UFSCar PELOS EGRESSOS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SÃO CARLOS

RELATÓRIO FINAL DE ACOMPANHAMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL E AVALIAÇÃO DO CURSO/UFSCar PELOS EGRESSOS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SÃO CARLOS RELATÓRIO FINAL DE ACOMPANHAMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL E AVALIAÇÃO DO CURSO/UFSCar PELOS EGRESSOS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SÃO CARLOS Amostragem Amostra n População N Total de respondentes Engenharia

Leia mais

Programa Êcomunidade

Programa Êcomunidade MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA. Programa Êcomunidade Curso FIC EAD Curso

Leia mais

PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2012.2

PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2012.2 ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO (PSD-G) 2012.2 ARQUITETURA E URBANISMO Graduar arquitetos e urbanistas com uma sólida formação humana, técnico-científica e profissional, que sejam capazes de transformar

Leia mais

INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE X ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINITRAÇÃO, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO.

INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE X ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINITRAÇÃO, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO. INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE X ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINITRAÇÃO, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO. Grupo PET Administração Universidade Federal de Lavras UFLA Resumo Os jovens formam o conjunto

Leia mais

Universidade Estadual de Goiás. Trabalho da matéria de Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes

Universidade Estadual de Goiás. Trabalho da matéria de Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes Universidade Estadual de Goiás Ciências Contábeis 2º ano Trabalho da matéria de Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes ALUNO: Vinicius Oliveira de Siqueira Trabalho apresentado para avaliação

Leia mais

CONCURSO PMO 2008 ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

CONCURSO PMO 2008 ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CONCURSO PMO 2008 ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS NÍVEL SUPERIOR ADMINISTRADOR - Realiza diagnóstico e emite parecer a respeito da evolução financeira da Prefeitura; Promove o desenvolvimento de metodologias e

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

Pós graduação EAD Área de Educação

Pós graduação EAD Área de Educação Pós graduação EAD Área de Educação Investimento: a partir de R$ 109,00 mensais. Tempo de realização da pós graduação: 15 meses Investimento: R$109,00 (acesso ao portal na internet e livros em PDF). Ou

Leia mais

Educação Acessível para Todos

Educação Acessível para Todos Educação Acessível para Todos Instituto Paradigma A inclusão das crianças com deficiência nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental não constitui um debate diferente da inclusão social de todos

Leia mais

Pós-graduação de Gestão em Saúde

Pós-graduação de Gestão em Saúde 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

Demonstrativo de Programas Temáticos Conferência Por Orgão - PPA 2016-2019. 2017 2018 2019 Total. Rio Grande do Norte 5 5 5 5 20

Demonstrativo de Programas Temáticos Conferência Por Orgão - PPA 2016-2019. 2017 2018 2019 Total. Rio Grande do Norte 5 5 5 5 20 Orgão Programa 0008 - EDUCAÇÃO SUPERIOR E TECNOLÓGICA Objetivo 0307 - Fortalecer a política de ensino superior de graduação e pós-graduação, por meio da sua interiorização, do desenvolvimento da pesquisa,

Leia mais

Presença da Pessoa com Deficiência Atenção e Reabilitação desde a Equipe Saúde da Família

Presença da Pessoa com Deficiência Atenção e Reabilitação desde a Equipe Saúde da Família A Intersetorialidade como estratégia ao atendimento integral à Pessoa com Deficiência, desde a Atenção Básica Coordenação de Programas de Reabilitação\SMS Rio de Janeiro Coordenação de Reabilitação e Atenção

Leia mais

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Apresentamos a primeira versão do programa de gestão estratégica da chapa Construindo Juntos um ICT de Excelência. Esse documento é fruto de uma construção coletiva,

Leia mais

DADOS DOS CURSOS TÉCNICOS NA FORMA CONCOMITANTE. 1500 (1200 horas das disciplinas + 300 horas de estágio)

DADOS DOS CURSOS TÉCNICOS NA FORMA CONCOMITANTE. 1500 (1200 horas das disciplinas + 300 horas de estágio) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO COMITE GESTOR CENTRAL DO PRONATEC DADOS DOS CURSOS TÉCNICOS

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE APRESENTAÇÃO Caro Residente, Este manual tem o objetivo informá-lo sobre a dinâmica do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) nas áreas de concentração: Saúde Cardiovascular e Saúde Indígena

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

Escolha Certa! As profissões do século 21

Escolha Certa! As profissões do século 21 Produção Multimídia Esse profissional é responsável por garantir a qualidade de som e imagem das mídias eletrônica e digital; produzir material para rádio, cinema, TV e mídia digital; editar imagens e

Leia mais

Lei nº 8.111, de 08 de outubro de 2009.

Lei nº 8.111, de 08 de outubro de 2009. Lei nº 8.111, de 08 de outubro de 2009. Dispõe sobre a política municipal do idoso e dá outras providências A CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI: CAPÍTULO I

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA Bruna Tayane da Silva Lima; Eduardo Gomes Onofre 2 1 Universidade Estadual

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

PROJETO CURSO ALUNO INTEGRADO / 2013

PROJETO CURSO ALUNO INTEGRADO / 2013 PROJETO CURSO ALUNO INTEGRADO / 2013 INSTITUIÇÃO PROPONENTE: Ministério da Educação CNPJ: 00.394.445/0124-52 SETOR RESPONSÁVEL PELO PROJETO: Secretaria de Educação Básica(SEB) ENDEREÇO: Esplanada dos Ministérios,

Leia mais

Boletim de carreiras:

Boletim de carreiras: Boletim de carreiras: as oportunidades que você deixa de aproveitar quando não sabe falar Inglês! Falar Inglês, há muito tempo, deixou de ser desejável para se tornar obrigatório nas grandes empresas.

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL N.º 195, DE 26 DE JULHO DE 2011 ANEXO I

CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL N.º 195, DE 26 DE JULHO DE 2011 ANEXO I SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL N.º 195, DE 26 DE JULHO DE 2011 ANEXO I REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA

Leia mais

PADI. Programa de Atenção domiciliar ao Idoso

PADI. Programa de Atenção domiciliar ao Idoso PADI Programa de Atenção Objetivos do programa Apesar dos benefícios óbvios da internação quando necessária, o paciente idoso afastado da rotina de casa e da família apresenta maior dificuldade de recuperação,

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO UM INSTRUMENTO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO UM INSTRUMENTO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ 1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO UM INSTRUMENTO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ São Paulo SP 05/2015 Tatiana Barbosa da Silva Hospital Alemão Oswaldo

Leia mais

Assistência Social. Casa dos Irmãos Samaritanos

Assistência Social. Casa dos Irmãos Samaritanos Assistência Social Casa dos Irmãos Samaritanos Justificativa Carência de oferta de atividades recreativas e culturais na localidade. Pela análise da ficha social, bem como pelas visitas domiciliares, verificamos:

Leia mais

Acompanhando o mercado jurídico moderno e inovando nos focos setorial e multidisciplinar

Acompanhando o mercado jurídico moderno e inovando nos focos setorial e multidisciplinar Acompanhando o mercado jurídico moderno e inovando nos focos setorial e multidisciplinar 1 Porque Insper Direito Cursos de Curta e Média Duração A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais

Leia mais

Parceria de sucesso para sua empresa

Parceria de sucesso para sua empresa Parceria de sucesso para sua empresa A Empresa O Grupo Espaço Solução atua no mercado de assessoria e consultoria empresarial há 14 anos, sempre realizando trabalhos extremamente profissionais, pautados

Leia mais

As tecnologias são só suporte e meios de apoio. Mas elas nos permitem realizar atividades de aprendizagem de formas

As tecnologias são só suporte e meios de apoio. Mas elas nos permitem realizar atividades de aprendizagem de formas ATENÇÃO GESTORES E PROFESSORES:- PRECISAMOS FAZER AJUSTES PROFUNDOS E URGENTES NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS Adaptação do texto de José Manuel Moran por Antonio Marinho O processo educacional de nossas unidades

Leia mais

Diretrizes para programas de leitura organizados por bibliotecas - algumas sugestões práticas

Diretrizes para programas de leitura organizados por bibliotecas - algumas sugestões práticas Diretrizes para programas de leitura organizados por bibliotecas - algumas sugestões práticas Introdução A Seção de Leitura da IFLA tem o prazer de apresentar algumas sugestões práticas para as bibliotecas

Leia mais

SUPERVISOR DARLAN B. OLIVEIRA

SUPERVISOR DARLAN B. OLIVEIRA SUPERVISOR DARLAN B. OLIVEIRA RELATO DOS ENCONTROS - SUBPROJETO FISICA INSITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇAO DINARTE RIBEIRO Este relato de experiência tem como objetivo apresentar as ações vivenciadas no Subprojeto

Leia mais

TIPO DE AVALIAÇÃO ESCOLA CURSO ESTRUTURA SÉRIE DISCIPLINA CH CÓDIGO TEÓRICA PRÁTICA ADMINISTRAÇÃO - EAD 2014.1 1ª COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 40 21821 X - POLO ADMINISTRAÇÃO - EAD 2014.1 1ª COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Leia mais

RESOLUÇÃO N 008/2015. A Diretora Geral da Faculdade Unilagos, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Legislação em vigor, RESOLVE

RESOLUÇÃO N 008/2015. A Diretora Geral da Faculdade Unilagos, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Legislação em vigor, RESOLVE RESOLUÇÃO N 008/2015 Dispõe sobre a inclusão de políticas do aluno autista no Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação para a diversidade e Inclusão da Mantida. A Diretora Geral da, no uso das atribuições

Leia mais

Experiências de Formação de Nutricionistas para o Sistema Único de Saúde

Experiências de Formação de Nutricionistas para o Sistema Único de Saúde Experiências de Formação de Nutricionistas para o Sistema Único de Saúde CASO 9: PRÁTICAS INTEGRADORAS Introdução Neste Caso Didático será relatada a experiência do curso de graduação em Nutrição do Centro

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Portaria nº 2.051, de 9 de

Leia mais

ustentada pela experiência de seus mantenedores, com mais de 25 anos de prestação de serviços na área de educação, a Faculdade Alfa de Umuarama tem

ustentada pela experiência de seus mantenedores, com mais de 25 anos de prestação de serviços na área de educação, a Faculdade Alfa de Umuarama tem S ustentada pela experiência de seus mantenedores, com mais de 25 anos de prestação de serviços na área de educação, a Faculdade Alfa de Umuarama tem como um de seus pilares a continuidade ao ensino de

Leia mais

PATRULHA JUVENIL DE GARÇA

PATRULHA JUVENIL DE GARÇA Rua Baden Powell, 451 Telefone: (14) 3471-1630 / 3471-1816 CEP 17400-000 Garça - S P Fundada em 26 de Setembro de 1972 CNPJ 47.645.809/0001-34 Isenta de Contribuições Sociais conforme Decreto nº 3.048

Leia mais

EDITAL CONCURSO UNCISAL Nº 004/2014, de 20 de outubro 2014.

EDITAL CONCURSO UNCISAL Nº 004/2014, de 20 de outubro 2014. EDITAL CONCURSO Nº 004/2014, de 20 de outubro 2014. Retificado em 29/10/2014, com aviso publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas em 29/10/2014 Retificado em 07/11/2014, com aviso publicado no Diário

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão

Leia mais

Prefeitura Municipal de Chácara Rua: Heitor Candido, 60 Centro 36.110-000 Chácara Minas Gerais Telefax: (32) 3277-1014 E-mail; pchacara@acessa.com.

Prefeitura Municipal de Chácara Rua: Heitor Candido, 60 Centro 36.110-000 Chácara Minas Gerais Telefax: (32) 3277-1014 E-mail; pchacara@acessa.com. LEI 646 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2005 Dispõe sobre a Política Municipal do Idoso. O Prefeito Municipal de Chácara, MG, faço saber que a Câmara Municipal de Chácara decreta e eu sanciono a seguinte Lei: INSTITUI

Leia mais

PROJETO DE LEI N o, DE 2012

PROJETO DE LEI N o, DE 2012 PROJETO DE LEI N o, DE 2012 (Do Sr. Ademir Camilo) Regulamenta o exercício da profissão de Supervisor Educacional, e dá outras providências. Autor: Deputado Ademir Camilo O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

ENSINO MÉDIO excelência UNICAMP, preparando também para o Vestibular!

ENSINO MÉDIO excelência UNICAMP, preparando também para o Vestibular! ENSINO MÉDIO excelência UNICAMP, preparando também para o Vestibular! 1º lugar no ENEM nos últimos 10 anos em Limeira O nosso curso atende os Parâmetros Curriculares Nacionais: busca dar significado ao

Leia mais

Evento de extensão do dia 29/09/2012

Evento de extensão do dia 29/09/2012 PROGRAMA DE ETENSÃO UNIVERSITÁRIA: UNIVERSIDADE A SERVIÇO DA SOCIEDADE Autores: alunos da Especialização em Docência do Ensino Universitário Professora Organizadora: Drª Andréia Cristina Fregate Baraldi

Leia mais

3ª EDIÇÃO. Agenda. 22 de Setembro 2015. Hotel Grand Mercure São Paulo, SP. Realização: www.corpbusiness.com.br

3ª EDIÇÃO. Agenda. 22 de Setembro 2015. Hotel Grand Mercure São Paulo, SP. Realização: www.corpbusiness.com.br Agenda 3ª EDIÇÃO 22 de Setembro 2015 Hotel Grand Mercure São Paulo, SP Realização: www.corpbusiness.com.br Patrocínio Gold Patrocínio Bronze Apoio Realização: APRESENTAÇÃO O E-LEARNING COMO FERRAMENTA

Leia mais

POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSIBILIDADE. - Não seja portador de Preconceito -

POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSIBILIDADE. - Não seja portador de Preconceito - POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSIBILIDADE - Não seja portador de Preconceito - 2014 1 OBJETO As Políticas Institucionais de Acessibilidade Não seja portador de preconceito tem como objetivo promover ações

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA SANTA BÁRBARA

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA SANTA BÁRBARA PREFEITURA MUNICIPAL NOVA SANTA BÁRBARA EDITAL N.º 002/ 2010. ANEXO III DESCRIÇÃO DOS CARGOS CARGO: 012- Ajudante Geral Requisitos: Conhecimentos gerais na área Atribuições do cargo: Proceder a limpeza

Leia mais

GRADUAÇÃO - ADMINISTRAÇÃO APRESENTAÇÃO

GRADUAÇÃO - ADMINISTRAÇÃO APRESENTAÇÃO GRADUAÇÃO - ADMINISTRAÇÃO APRESENTAÇÃO O Curso de Administração da Faculdade de Campina Grande FAC- CG, criado por meio da Portaria MEC 2.001 de 22/07/2003, publicada no DOU de 23/07/2003, foi implementado

Leia mais

1- Apoiar a construção coletiva e a implementação do Plano Municipal de Educação. 2 - Educação Inclusiva

1- Apoiar a construção coletiva e a implementação do Plano Municipal de Educação. 2 - Educação Inclusiva Atingir as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação Projeto do Plano Municipal de Educação Conferência Municipal de Educação Projeto realizado Conferência realizada Elaborar o Plano Municipal

Leia mais

Apresentação da FAMA

Apresentação da FAMA Pós-Graduação Lato Sensu CURSO DE ESPECIIALIIZAÇÃO 432 horras/aulla 1 Apresentação da FAMA A FAMA nasceu como conseqüência do espírito inovador e criador que há mais de 5 anos aflorou numa família de empreendedores

Leia mais

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 30, DE 26 DE JANEIRO DE 2016

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 30, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 30, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 Amplia o Programa Idiomas sem Fronteiras. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe confere o art.

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

Profissão: Enfermeiro Auditor

Profissão: Enfermeiro Auditor Profissão: Enfermeiro Auditor A Auditoria em Enfermagem é uma área em ascensão e um segmento promissor para os profissionais que têm perfil administrativo e que, acima de tudo, querem aprimorar a qualidade

Leia mais

ERGONOMIA, QUALIDADE e Segurança do Trabalho: Estratégia Competitiva para Produtividade da Empresa.

ERGONOMIA, QUALIDADE e Segurança do Trabalho: Estratégia Competitiva para Produtividade da Empresa. ERGONOMIA, QUALIDADE e Segurança do Trabalho: Estratégia Competitiva para Produtividade da Empresa. 1. INTRODUÇÃO Prof. Carlos Maurício Duque dos Santos Mestre e Doutorando em Ergonomia pela Escola Politécnica

Leia mais

UNIVERSIDADE IGUAÇU FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE FISIOTERAPIA. Estrutura curricular ou matriz curricular

UNIVERSIDADE IGUAÇU FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE FISIOTERAPIA. Estrutura curricular ou matriz curricular UNIVERSIDADE IGUAÇU FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE FISIOTERAPIA Estrutura curricular ou matriz curricular O curso foi estruturado com base nas Diretrizes Curriculares para Fisioterapia

Leia mais

3.1 Ampliar o número de escolas de Ensino Médio de forma a atender a demanda dos bairros.

3.1 Ampliar o número de escolas de Ensino Médio de forma a atender a demanda dos bairros. Meta 1 - Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de quatro e cinco anos, e ampliar, até 2025, a oferta de Educação Infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos. Estratégias:

Leia mais

O PAPEL DO ENFERMEIRO EM UMA ESTRTÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1

O PAPEL DO ENFERMEIRO EM UMA ESTRTÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 O PAPEL DO ENFERMEIRO EM UMA ESTRTÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 SOUZA, Daiane Fagundes de 2 ; SCHIMITH, Maria Denise 2 ; SEGABINAZI, Aline Dalcin 3 ; ALVES, Camila Neumaier 2 ; WILHELM,

Leia mais

O papel e a importância do Coordenador Pedagógico no espaço escolar

O papel e a importância do Coordenador Pedagógico no espaço escolar O papel e a importância do Coordenador Pedagógico no espaço escolar Na classe, o trabalho dos pequenos, Jean Geoffroy, 1881. Fonte: http://www.wikigallery.org/ Coordenador ontem Até 1961 não existe a figura

Leia mais

Programa de Educação Inclusiva: A educação tem muitas faces Educando e aprendendo na diversidade

Programa de Educação Inclusiva: A educação tem muitas faces Educando e aprendendo na diversidade Programa de Educação Inclusiva: A educação tem muitas faces Educando e aprendendo na diversidade 1. Educação Especial: histórico, funcionamento e legislação Para suprir a demanda da Educação Especial e

Leia mais