SUJEITOS HÍBRIDOS E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM ROMANCES DE TONI MORRISON E DANZY SENNA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUJEITOS HÍBRIDOS E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM ROMANCES DE TONI MORRISON E DANZY SENNA"

Transcrição

1 SUJEITOS HÍBRIDOS E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM ROMANCES DE TONI MORRISON E DANZY SENNA Luciana de Mesquita Silva 1 A palavra diáspora está relacionada à idéia de deslocamento de povos de seus locais de origem para outras regiões, deslocamento esse podendo se configurar de maneira forçosa ou por vontade própria. Independentemente da forma como ocorre tal migração, a condição do sujeito diaspórico abre discussões que se debruçam, ao mesmo tempo, na relação desse indivíduo com sua terra natal e com seu novo lar. Tal tópico é discutido teoricamente por Clifford (1997), Brah (1996), Hall (1990; 2004), Bhabha (1998), entre outros. No campo da literatura, o referido tema vem sendo tratado de diferentes maneiras. As escritoras Toni Morrison e Danzy Senna podem ser citadas como exemplo disso a partir de seus respectivos romances Tar Baby (1981) e Caucasia (1998) nos quais se fazem presentes as complexidades vivenciadas por personagens femininas mestiças na busca de suas individualidades, já que ambas são de descendência negra, mas devido à sua pele clara podem passar como brancas. O romance Tar Baby tem como personagens principais Son e Jadine, ambos com ascendência negra, mas que vivenciam mundos totalmente diferentes. Son é um homem pobre, sem estudo, que demonstra orgulho de ser negro e valoriza suas origens. Certo dia, ele foge da Florida, pois estava sendo acusado de matar sua própria esposa e aparece na propriedade dos Streets, situada em uma ilha do Caribe. Depois de certo tempo, Son acaba sendo acolhido pelos Streets, uma família branca cujos empregados domésticos Sydney e Ondine são tios de Jadine, criada por eles desde a infância. Através do incentivo financeiro fornecido pela família Street, Jadine se tornou modelo, além de ter se formado em História da Arte pela conceituada Sorbonne. 1 Mestre em Teoria da Literatura, CEFET/RJ, PUC-Rio. lusincera@yahoo.com.br

2 Totalmente assimilada à cultura e valores europeus, incluindo o uso de uma linguagem padrão, Jadine sente aversão à presença de Son na casa dos Streets, colocando-o em um patamar de inferioridade, destacando, por exemplo, seus cabelos agressivos, selvagens, viçosos, que deveriam estar presos em segurança para não atacarem. Cabelos de prisioneiro 2. Além disso, Jadine está certa de que Son tinha a intenção de violentá-la, como pode ser observado no seguinte diálogo entre os dois: Violentar? Quem disse isso? Por que será que todas as menininhas brancas vivem pensando que vão ser violentadas por alguém? Branca? ela chegou a engasgar de ódio. Eu não sou...você sabe muito bem que eu não sou branca![...] Você não pode coisa nenhuma, seu miserável macaco descalço 3. Essa situação demonstra o quanto Jadine vivencia um conflito de identidade: ao mesmo tempo que reconhece não ser branca, acaba rejeitando sua herança racial. Tal distanciamento em relação às suas origens é reforçado quando Jadine se recorda de um episódio ocorrido em Paris. Após ser escolhida para ser capa da revista Elle, ela vai ao supermercado para comprar produtos para uma festa de comemoração. Nesse local, uma mulher negra alta, com um vestido amarelo, chama a atenção dos demais clientes, incluindo Jadine. No entanto, esta é surpreendida quando após sair do recinto a mulher se voltou, encarando Jadine fixamente do outro lado da vidraça [...] e cuspiu em sinal de desprezo para o chão, um insulto que feriu seu coração como uma flecha de saliva 4. Essa atitude mexeu com a cabeça de Jadine, que se sentiu sozinha e inautêntica: ela começou a ponderar sobre o fato de seu namorado, Ryk, ser um branco europeu. Seguem-se uma série de questionamentos expostos pelo narrador: Será que [Ryk] queria realmente casar-se com ela, ou apenas com uma garota negra? Se ele não estivesse encantado por mim, mas sim pelo mito da mulher negra, o que aconteceria quando descobrisse que eu detesto usar argolões exóticos, que não preciso 2 MORRISON, Toni. Pérola negra. Trad. Augusto Meyer Filho. São Paulo: Best Seller, p MORRISON, Toni. Pérola negra. Trad. Augusto Meyer Filho. São Paulo: Best Seller, p MORRISON, Toni. Pérola negra. Trad. Augusto Meyer Filho. São Paulo: Best Seller, p. 57.

3 esticar os cabelos [...]? 5. Mais uma vez fica clara a não-identificação de Jadine com uma imagem de negritude. Na verdade, com relação à sua identidade, ela tem o seguinte desejo: sair de dentro de minha pele e ser somente uma pessoa, eu mesma, não uma americana, uma negra, mas apenas eu, um ser humano 6. Retornando à ilha caribenha, com o passar do tempo Son se apaixona por Jadine e é alertado por Gideon, empregado da casa: As mestiças nunca conseguem ficar com sua cor natural. Precisam escolher entre uma raça e outra e a maioria não escolhe a negra Diante disso, Son resolve resgatar Jadine do mundo branco ao levá-la para a sua terra natal, Eloe, Florida. No entanto, sua tentativa não tem sucesso, uma vez que Jadine, embora tenha aceitado viajar com ele, não consegue transitar nesse universo tipicamente negro. Ao chegarem ao vilarejo, Son encontra um velho colega dos tempos de Exército e os dois começam a conversar eles falam o dialeto African American English. Jadine não entende essa linguagem, que para ela remete à falta de cultura e à pobreza, mas de qualquer forma, tenta interagir com outras mulheres: Jadine sorria, tomava copos de água e tentava falar de maneira simples 8. Apesar de todo o seu esforço para se adequar àquela comunidade, Jadine não se identifica com ela e começa a se desentender com Son. Ao propor que ele cresça intelectualmente através do estudo, é surpreendida pelo seguinte comentário sobra sua educação eurocêntrica: Tudo o que você aprendeu naqueles colégios e que não me incluía foi uma merda. O que eles lhe ensinaram a meu respeito? [...] não lhe ensinaram nada, porque enquanto não me conheceu você não sabia nada de você mesma 9. Por fim, Jadine conclui que Eloe não era o seu lugar: Lá não havia vida. Talvez um passado, mas definitivamente não um futuro, portanto não a interessava MORRISON, Toni. Pérola negra. Trad. Augusto Meyer Filho. São Paulo: Best Seller, p MORRISON, Toni. Pérola negra. Trad. Augusto Meyer Filho. São Paulo: Best Seller, p MORRISON, Toni. Pérola negra. Trad. Augusto Meyer Filho. São Paulo: Best Seller, p MORRISON, Toni. Pérola negra. Trad. Augusto Meyer Filho. São Paulo: Best Seller, p MORRISON, Toni. Pérola negra. Trad. Augusto Meyer Filho. São Paulo: Best Seller, p MORRISON, Toni. Pérola negra. Trad. Augusto Meyer Filho. São Paulo: Best Seller, p. 313.

4 Diante dessa constatação, ela decide ir para a casa dos Streets no Caribe. Chegando lá, ela conversa com sua tia Ondine. Esta lhe diz que Jadine precisa aprender a ser filha: uma filha é uma mulher que se incomoda em saber de onde veio e que cuida daqueles que cuidaram dela 11. Ondine gostaria que Jadine fosse uma mulher de verdade que casasse, cuidasse do seu marido e tivesse filhos. Jadine, por outro lado, esclarece que há outras maneiras de ser mulher, Nanadine [...] A sua maneira, suponho, não é a mesma que a minha. Não quero ser... como você 12. Nesse sentido, Jadine defende a ideia que retornar às suas origens significa voltar a uma condição submissa. Por essa razão, ela finalmente decide voltar para a Europa, optando por uma identidade que não abre espaço para uma conjectura de hibridismo. Focalizando o romance Caucasia, este retrata a vida de Birdie Lee, filha de um intelectual negro, Deck Lee, e de uma mulher branca natural de Boston, Sandy Lee, nos anos de 1970 e Narradora e protagonista do romance, Birdie é descrita como uma menina de pele clara e cabelos lisos enquanto sua irmã mais velha Cole tem é mulata com cabelos cacheados. Tal particularidade se revela como um importante fator para o deslocamento de Birdie em diferentes espaços acompanhado de uma mudança na linguagem: são alternados momentos em que a personagem fala o inglês padrão, o African American English e o Elemeno língua inventada por ela e a irmã, que só as duas conseguem entender. No início de Caucasia, Birdie e Cole são tão próximas que falam Elemeno. Cole explica que Elemeno é mais do que uma língua. Trata-se também de um povo: Os Elemenos, ela dizia, poderiam mudar não só de negros para broncos, mas de marrons para amarelos para roxos para verde e voltar à cor natural. Ela disse que eles eram um povo que se movimentava, mudando constantemente sua forma, cor, padrão 13. Nesse momento, Birdie está com oito anos e gostaria de se parecer com Cole, três anos mais velha. Mas 11 MORRISON, Toni. Pérola negra. Trad. Augusto Meyer Filho. São Paulo: Best Seller, p MORRISON, Toni. Pérola negra. Trad. Augusto Meyer Filho. São Paulo: Best Seller, p SENNA, Danzy. Caucasia. New York: Penguin Group, p. 7.

5 gradualmente ela se torna ciente de que ela e sua irmã não se parecem: sua mãe, por exemplo, enfatiza que apesar de Birdie ser descendente de um negro, ela aparenta ser uma pequena siciliana 14. Sua avó materna reforça essa ideia ao afirmar que além de italiana ela poderia ser uma francesa. Depois de inúmeras discussões entre Deck e Sandy, eles decidem matricular as filhas em uma escola negra, que seguia os princípios do movimento Black Power. Nesse ambiente, Birdie foi vítima de estranhamento por parte dos outros alunos. É o que se percebe em passagens como: Quem é essa? ; Ela é porto-riquenha ou algo do tipo? ; Eu pensei que essa deveria ser uma escola negra, O que você tá fazendo nessa escola? Você é branca? 15. Diante disso, Birdie resolve mudar alguns aspectos em sua linguagem e na forma de vestir para poder se adequar ao contexto de sua nova escola. Cole percebe que ela e Birdie falam o inglês padrão, como se fossem meninas brancas, e ensina Birdie a falar de acordo com a pronúncia do African American English: Não diga, I m going to the store. Diga, I m goin to de sto. Entendeu? E não diga, Tell the truth. Em vez disso, diga, Tell de troof. Okay? 16. Além disso, Birdie faz questão de apresentar um novo visual: Eu comecei a usar meu cabelo com uma trança apertada para mascarar sua textura. Furei as orelhas e convenci minha mãe a comprar um par de argolas douradas como as outras garotas da escola usavam 17. Sua mudança surpreende os colegas, que passam a vê-la de outra forma, conferindo-lhe abertura para fazer parte do grupo. Birdie passou a se sentir confortável nesse cenário, conforme se observa no seguinte comentário: Eu realmente me sentia diferente mais consciente do meu corpo como brinquedo e das maneiras como eu poderia usá-lo para desaparecer no mundo em minha volta 18. Como os Elemenos, Birdie parece brincar com seus diferentes eus, jogo que é reforçado por ela própria ou por pessoas de seu convívio. Esse jogo se torna mais intenso quando sua própria mãe lhe impõe uma nova identidade. 14 SENNA, Danzy. Caucasia. New York: Penguin Group, p SENNA, Danzy. Caucasia. New York: Penguin Group, p SENNA, Danzy. Caucasia. New York: Penguin Group, p SENNA, Danzy. Caucasia. New York: Penguin Group, p SENNA, Danzy. Caucasia. New York: Penguin Group, p. 65.

6 As discussões entre Deck e Sandy os conduziram ao divórcio e, consequentemente, ao distanciamento de Birdie com relação ao pai e à irmã. Isso porque Deck havia tomado a decisão de ir para o Brasil levando Carmen, sua namorada, e Cole. Ainda abalada pela notícia, Birdie foi acordada de madrugada por Sandy com uma nova cor de cabelo dizendo que as duas teriam que fugir porque o FBI estava à procura de uma mãe com sua filha negra. No entanto, de acordo com Birdie, o fato de que eu poderia passar, explicou ela [Sandy], com meu cabelo liso, pele clara, minha semelhança fenotípica geral com a raça caucasóide os desviaria da nossa trilha 19. A mãe sugere o apagamento de suas histórias de vida, de suas ascendências, com o objetivo de ceder lugar a memórias inventadas Birdie, portanto, passou a ser Jesse Goldman, filha de um professor judeu chamado David Goldman e de uma mulher branca com o nome de Sheila. Tal transformação na trajetória de Birdie revela-se como mais uma etapa na busca pelo auto-descobrimento. Após quatro anos movimentando-se entre diversos hotéis, Sandy e Birdie encontraram um lugar em que pudessem se estabelecer. Tratava-se de uma comunidade de mulheres, consideradas como fugitivas de causas nobres, localizada em Aurora, Nova York. Em tal ambiente, as pessoas tinham em comum uma constante reinvenção, uma vez que suas verdadeiras identidades eram inexoravelmente suprimidas por outros eus, os quais tinham o poder de escondê-las e, dessa forma, livrá-las de uma possível perseguição. Desse jogo também participavam Sandy e Birdie, com a idade de doze anos. As duas não ficam muito tempo em Aurora. Motivadas pelo objetivo de se estabelecerem em um local fixo, elas vão para New Hampshire. Elas acabam alugando uma casa dentro da propriedade do casal Libby e Walter Marsh. Para Birdie, acostumada a se mover de um lugar para outro, ter estabilidade não era uma condição natural. Vendo-se obrigada a fazer parte daquele novo contexto, Birdie faz amizade com o filho do casal Nicolas que, como ela, sentia-se um estrangeiro naquela cidade pequena, formada apenas por brancos, uma vez que havia permanecido durante 19 SENNA, Danzy. Caucasia. New York: Penguin Group, p. 128.

7 longo tempo em um internato. Nicholas a chama de Pocahontas, já que ao sol ela se parecia com uma índia. O tempo foi passando e as mudanças ocorrendo: Sandy encontra um companheiro, Jim, do qual Birdie desconfia por achar que se tratava de um espião. Birdie, por sua vez, começa a evidenciar alterações acerca de sua identidade: o nome Jesse Goldman não mais soa estranho para ela, o Elemeno, que serve de conexão com sua irmã, não está mais tão presente em sua lembrança, e ela não apresenta qualquer reação diante das piadas racistas contadas por Nicholas. Ela passar a frequentar uma escola e, após extenso período tendo que se camuflar, chega a esta conclusão: Eu anseio fazer parte dele. O mundo visível 20. Para tanto, com o objetivo de ser aceita pelas colegas na escola, Birdie dizia gostar das mesmas bandas de rock que elas, mantendo-se, todavia, consciente de suas invenções: Eu constantemente lembrava a mim mesma que eu estava fingindo, que elas não conheciam o meu verdadeiro eu, que isso tudo fazia parte de um jogo 21. Com isso, Bridie mostra que a identidade não é biológica ou essencialista, é uma escolha que o sujeito faz. Nesse grupo, não havia espaço para uma garota chamada Samantha, que era visivelmente mulata. Porém, Birdie sempre a observava, por se identificar com ela. Na ocasião de uma festa, Birdie resolve lhe fazer uma pergunta: De que cor você é?. Samantha, por sua vez, responde a ela com prontidão: Sou negra. Como você 22. Ao se defrontar com a declaração de Samantha, Birdie pondera sobre seu destino e toma uma importante decisão. O relacionamento entre Birdie e Sandy estava cada vez mais conflituoso: a amizade que ambas nutriam ficou abalada após Jim ter se mudado para a casa delas e Birdie ter descoberto, em meio a objetos da mãe, um cartão postal de Dot, irmã de Deck. Esse episódio foi determinante na fuga de Birdie, em 1982, de New Hampshire, em direção à sua cidade natal, Bos- 20 SENNA, Danzy. Caucasia. New York: Penguin Group, p SENNA, Danzy. Caucasia. New York: Penguin Group, p SENNA, Danzy. Caucasia. New York: Penguin Group, p. 286.

8 ton, com o intuito de encontrar sua tia e, a partir dela, obter informações sobre o pai e a irmã. Depois de muita procura, Birdie chega à casa de Dot e é acolhida por ela. Nesse novo contexto, a protagonista reflete sobre sua identidade: Era estranho demais pensar que Jesse Goldman tinha ido embora, que eu a tinha apagado em apenas uma noite 23. Em busca de suas origens, de sua verdadeira história, Birdie, munida do endereço do pai, que havia conseguido através de um amigo dele de infância, segue para Oakland, Califórnia. Ao se deparar com a casa almejada, ela adentra o recinto e, minutos depois, é surpreendida por Deck, o qual revela estar surpreso e, ao mesmo tempo, envergonhado por não ter dado notícias para a filha durante todos aqueles anos. Ao perguntar sobre Cole, Birdie é informada de que ela estava morando em outro bairro. Ela imediatamente vai ao seu encontro. Ao rever a irmã, elas conversam em Elemeno. Essa linguagem conduz Birdie a uma reflexão sobre sua vida e sua constante busca por uma identidade: Eu falei meus pensamentos em voz alta. Eles dizem que você não tem que escolher. Mas a questão é: você escolhe. Porque há conseqüências se você não fizer isso 24. Cole complementa as palavras de Birdie com a seguinte afirmação: Sim, e há conseqüências se você fizer isso 25. Finalmente, Birdie ao se deparar com uma menina e se identificar com ela conclui: ela é negra como eu, uma garota mestiça 26. Conclusão Jadine Childs, em Tar Baby, e Birdie Lee, em Caucasia apresentam em comum o fato de terem ascendência negra, mas evidenciarem um tom claro de pele. Isso faz com que elas possam, dependendo do contexto em que estão inseridas, passar como brancas. Trata-se de uma escolha, uma 23 SENNA, Danzy. Caucasia. New York: Penguin Group, p SENNA, Danzy. Caucasia. New York: Penguin Group, p SENNA, Danzy. Caucasia. New York: Penguin Group, p SENNA, Danzy. Caucasia. New York: Penguin Group, p. 413.

9 vez que, segundo Hall, a identidade é vista como uma produção que nunca está completa, sempre em processo, e sempre constituída dentro, não fora da representação 27 (HALL, 1990, p. 234). Dessa forma, enquanto Jadine optou por sua assimilação aos valores hegemônicos brancos, deixando de lado suas raízes negras em diversos aspectos, incluindo a linguagem, Birdie se permitiu transitar entre diferentes ambientes, mesclando o inglês padrão com o African American English e o Elemeno. Com essa atitude, Birdie demonstra seu poder em traduzir o hibridismo característico de sua identidade. 27 HALL, Stuart. Cultural identity and diaspora. In: RUTHERFORD, I. (org.). Identity. Londres: Lawrence and Wishart, p. 234.

10 Bibliografia BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. ÁVILA, Myriam; GONÇALVES, Gláucia Renate; REIS, Eliana Lourenço de Lima. Belo Horizonte: Editora UFMG, BRAH, Avtar. Diaspora, border and transnational identities. In: BRAH, Avtar. Cartographies of diaspora: contesting identities. London: Routledge, p CLIFFORD, James. Diasporas. In: ---. Routes: Travel and translation in the late twentieth century. Cambridge, Mass.& London, England: Harvard University Press, HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Guacira Lopes Louro e Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP&A, HALL, Stuart. Cultural identity and diaspora. In: RUTHERFORD, I. (org.). Identity. Londres: Lawrence and Wishart, p MORRISON, Toni. Tar Baby. Nova York: Vintage Books, MORRISON, Toni. Pérola negra. Trad. Augusto Meyer Filho. São Paulo: Best Seller, SENNA, Danzy. Caucasia. New York: Penguin Group, 1998.

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação.

Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 1.1 Conteúdos: Apresentação do Plano Didático Pedagógico; Classificação das orações coordenadas sindéticas e inferência. 1.1 Habilidade:

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DISTINTIVAS: QUERO SER: INTERESSES: OUTROS:

CARACTERÍSTICAS DISTINTIVAS: QUERO SER: INTERESSES: OUTROS: 4.1. Apresente-se para o mundo Identidade O estado de possuir características de identificação únicas, não possuídas por nenhuma outra pessoa. As características individuais pelas quais uma pessoa ou coisa

Leia mais

Investigando números consecutivos no 3º ano do Ensino Fundamental

Investigando números consecutivos no 3º ano do Ensino Fundamental Home Índice Autores deste número Investigando números consecutivos no 3º ano do Ensino Fundamental Adriana Freire Resumo Na Escola Vera Cruz adota-se como norteador da prática pedagógica na área de matemática

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Memórias do papai MEMÓRIAS DO PAPAI

Memórias do papai MEMÓRIAS DO PAPAI MEMÓRIAS DO PAPAI 1 2 PREFÁCIO 1 - O PESADELO 2 - A MAMADEIRA 3 - O SHORTS 4 - O IMPROVISO 5 - SOLITÁRIO 6 - A TURMA A 7 - PRIMEIRAS IMPRESSÕES 8 - A TABUADA 9 - O MAU JOGADOR 10 - ARREMESSO DE DANONE

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

QUESTÃO 1 Texto para as questões 1, 2 e 3.

QUESTÃO 1 Texto para as questões 1, 2 e 3. Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSARÁ O 7º ANO EM 2012 Disciplina: PoRTUGUÊs Prova: desafio nota: QUESTÃO 1 Texto para as questões 1, 2 e 3. Considere as afirmações I.

Leia mais

Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições

Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições O. T. Brito Pág. 2 Dedicado a: Minha filha única Luciana, Meus três filhos Ricardo, Fernando, Gabriel e minha esposa Lúcia. Pág. 3 Índice 1 é o casamento

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 Resumo: Os atos anti-sociais são para Winnicott, quando ocorrida a perda da confiabilidade no ambiente,

Leia mais

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B DEPOIMENTOS A experiência que tive ao visitar o Centro Islâmico de Campinas foi diferente e única. É fascinante conhecer novas culturas e outras religiões, poder ver e falar com outro povo e sentir o que

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Quem tem medo da Fada Azul?

Quem tem medo da Fada Azul? Quem tem medo da Fada Azul? Lino de Albergaria Quem tem medo da Fada Azul? Ilustrações de Andréa Vilela 1ª Edição POD Petrópolis KBR 2015 Edição de Texto Noga Sklar Ilustrações Andréa Vilela Capa KBR

Leia mais

Produção de Texto 5º ano

Produção de Texto 5º ano Produção de Texto 5º ano Quando pequenos, aprendemos que, para conviver em grupo, sempre as coisas vão acontecer conforme as nossas pretensões. Aos poucos, nos relacionamentos com a nossa família, vamos

Leia mais

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

*Doutora em Lingüística (UNICAMP), Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

*Doutora em Lingüística (UNICAMP), Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV). PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: O USO DE FILMES E DEMAIS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS EM AULAS DE LÍNGUA - PORTUGUESA 52 - Adriana da Silva* adria.silva@ufv.br Alex Caldas Simões** axbr1@yahoo.com.br

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO NA MATEMÁTICA ESCOLAR

REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO NA MATEMÁTICA ESCOLAR REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO NA MATEMÁTICA ESCOLAR Patrícia Lima da Silva¹ Brunna Sordi Stock² RESUMO No segundo semestre do ano de 2009, em uma das disciplinas obrigatórias do currículo de

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro Seção 2 O que a Bíblia diz sobre o A questão do e das posses é mencionada muitas vezes na Bíblia. Esta seção examina o que a Bíblia nos ensina sobre a nossa atitude para com o. Ela vai nos ajudar a considerar

Leia mais

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6 FIAT Q Questionário de Relacionamento Interpessoal Glenn M. Callaghan Department of Psychology; One Washington Square, San Jose University, San Jose CA 95192-0120 Phone 08) 924-5610 e fax (408) 924 5605.

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

Para gostar de pensar

Para gostar de pensar Rosângela Trajano Para gostar de pensar Volume III - 3º ano Para gostar de pensar (Filosofia para crianças) Volume III 3º ano Para gostar de pensar Filosofia para crianças Volume III 3º ano Projeto editorial

Leia mais

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho SOUSA, Pedro H. 1 Palavras-chave: Mercado de Trabalho, Formação Acadêmica, Empreendedorismo. Introdução: O mercado de trabalho

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

Anelise de Brito Turela Ferrão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Edição de um filme a partir de fotografias

Anelise de Brito Turela Ferrão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Edição de um filme a partir de fotografias PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO RELATÓRIO DE ATIVIDADE Anelise de Brito Turela Ferrão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Edição de um filme a partir de fotografias ANIVERSÁRIO GEMEOS / 7

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

tradução de edmundo barreiros

tradução de edmundo barreiros tradução de edmundo barreiros Copyright 2013 by Karen Harrington Esta edição foi publicada mediante acordo com Little, Brown and Company, Nova York, NY, EUA. Todos os direitos reservados. título original

Leia mais

Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro

Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro Em Lecce, aqui no sul da Itália, em qualquer lugar que você escava, pode encontrar um pedaço de história. Faggiano encontrou

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM RECUPERAÇÃO DE IMAGEM Quero que saibam que os dias que se seguiram não foram fáceis para mim. Porém, quando tornei a sair consciente, expus ao professor tudo o que estava acontecendo comigo, e como eu

Leia mais

de França. O avô faz tudo parecer tão interessante! Tem andado a ensinar-me a Revolução Francesa. A última rainha de França foi Maria Antonieta.

de França. O avô faz tudo parecer tão interessante! Tem andado a ensinar-me a Revolução Francesa. A última rainha de França foi Maria Antonieta. Primeiro capítulo Bonjour, Mel! disse Poppy ao ver a sua melhor amiga chegar de mala de viagem e de mochila às costas. Tudo pronto para as férias? Bonjour para ti também! gritou a Mel. Tenho tudo pronto

Leia mais

Terra de Gigantes 1 APRESENTAÇÃO

Terra de Gigantes 1 APRESENTAÇÃO Terra de Gigantes Juliana de MOTA 1 Alexandre BORGES Carolina de STÉFANI Emilia PICINATO João Paulo OGAWA Luara PEIXOTO Marco Antônio ESCRIVÃO Murilo ALVES Natália MIGUEL Orientado pelos docentes: João

Leia mais

Dicas para você trabalhar o livro Mamãe, como eu nasci? com seus alunos.

Dicas para você trabalhar o livro Mamãe, como eu nasci? com seus alunos. Dicas para você trabalhar o livro Mamãe, como eu nasci? com seus alunos. Caro professor, Este link do site foi elaborado especialmente para você, com o objetivo de lhe dar dicas importantes para o seu

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores?

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Noemi: É a velha história, uma andorinha não faz verão,

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Experiência na formação de estudantes do curso profissionalizante normal

Experiência na formação de estudantes do curso profissionalizante normal Experiência na formação de estudantes do curso profissionalizante normal Vanessa Fasolo Nasiloski 1 Resumo O presente texto tem como objetivo central relatar a experiência de ensino desenvolvida com os

Leia mais

UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1

UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1 UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1 HISTÓRIAS COM GENTE DENTRO REFUGIADOS À procura da paz Testemunho de Ibraim (nome fictício) O meu nome é Ibraim, sou natural de um país africano, tenho 25 anos, e estou alojado

Leia mais

o hemofílico. Meu filho também será?

o hemofílico. Meu filho também será? A U A UL LA Sou hemofílico. Meu filho também será? Nas aulas anteriores, você estudou alguns casos de herança genética, tanto no homem quanto em outros animais. Nesta aula, analisaremos a herança da hemofilia.

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Confira as mais de 100 figuras no acervo!

Confira as mais de 100 figuras no acervo! FIGURA Nº 72 FIM DO MISTÉRIO! Livro Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 3, página 234. Fonte: Livro Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 3, página 234. Lembra-se do caso dos três homens 'desassociados'?

Leia mais

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava O menino e o pássaro Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava comida, água e limpava a gaiola do pássaro. O menino esperava o pássaro cantar enquanto contava histórias para

Leia mais

LAUDO TÉCNICO. Respostas entre asteriscos indicam que o assunto perturba o depoente.

LAUDO TÉCNICO. Respostas entre asteriscos indicam que o assunto perturba o depoente. Porto Alegre, 21 de julho de 2010. LAUDO TÉCNICO No dia de hoje através de um áudio extraído da entrevista de Fernanda Gomes de Castro para o programa Mais Você de 21/07/2010, foi realizada uma analise

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social

E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social Transcrição de Entrevista nº 18 E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social E - Acredita que a educação de uma criança é diferente

Leia mais

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 Sinalizar o Amor de Deus através da obediência e do respeito! Objetivo: Mostrar a importância de respeitar as regras e obedecer aos pais e responsáveis. Reforçar

Leia mais

Mensagem Pr. Mário. Culto da Família Domingo 06 de abril de 2014

Mensagem Pr. Mário. Culto da Família Domingo 06 de abril de 2014 Mensagem Pr. Mário Culto da Família Domingo 06 de abril de 2014 VOCÊ RECONHECE ESTES SÍMBOLOS? E ESTES SÍMBOLOS? E ESTES? A BÍBLIA TAMBÉM TEM SEUS SÍMBOLOS ANTIGO TESTAMENTO NOVO TESTAMENTO AO LONGO DA

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

RELENDO A HISTÓRIA AO LER HISTÓRIAS

RELENDO A HISTÓRIA AO LER HISTÓRIAS RELENDO A HISTÓRIA AO LER HISTÓRIAS BRASÍLIA ECHARDT VIEIRA (CENTRO DE ATIVIDADES COMUNITÁRIAS DE SÃO JOÃO DE MERITI - CAC). Resumo Na Baixada Fluminense, uma professora que não está atuando no magistério,

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Resultados gerais Dezembro 2010 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos

Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos Habilidades: Reconhecer os pronomes demonstrativos como marca em relação à posição, ao espaço e ao tempo no texto; Habilidades: Compreender os pronomes

Leia mais

(PI): 01 - O 01 (A1):

(PI): 01 - O 01 (A1): Tema do Projeto: Composição Musical em Banda Pop/Rock em contexto extracurricular Que aprendizagens e motivações são desenvolvidas no projeto de composição de canções a partir de sequências harmónicas

Leia mais

PROBLEMATIZAÇÃO DA E. M. MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR

PROBLEMATIZAÇÃO DA E. M. MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR PROBLEMATIZAÇÃO DA E M MARIA ARAÚJO DE FREITAS - GOIÂNIA TEMA GERADOR FALAS SIGNIFICATIVAS A violência cresce muito São as drogas e estruturas familiares, porque os pais tem que sair para o trabalho e

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

coleção Conversas #11 - agosto 2014 - n a h u e s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #11 - agosto 2014 - n a h u e s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #11 - agosto 2014 - Não quero s o a negra a m e pr s s eu e n ta min Respostas r pais. So perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. h u a n ra a m cis o t r a a?

Leia mais

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+ I - A filosofia no currículo escolar FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1 Daniel+Durante+Pereira+Alves+ Introdução O+ ensino+ médio+ não+ profissionalizante,+

Leia mais

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega.

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Prezado Editor, Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Gostaria de compartilhar com os demais leitores desta revista, minha experiência como mãe, vivenciando

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros

LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros VERSÍCULO BÍBLICO Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem. Colossenses

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

1. O que existe por trás do mundo?

1. O que existe por trás do mundo? Existem vários caminhos para se chegar à verdade. Os raciocínios que acabamos de discutir são apenas alguns deles e, talvez, não sejam completos nem suficientes para muitas pessoas. No entanto, existem

Leia mais

Relacionamento Amoroso

Relacionamento Amoroso CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PSICOLOGIA CLÍNICA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO Relacionamento Amoroso Luisa Guedes Di Mauro Natália Gióia Cípola

Leia mais

Jörg Garbers Ms. de Teologia

Jörg Garbers Ms. de Teologia Conhecendo-se O meu cônjuge o ser estranho Jörg Garbers Ms. de Teologia O que valoriza a mulher? Comunicação Dar e receber carinho e amor Sinceridade O que valoriza homem? Atividade em companhia Satisfação

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 13 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS 9-11 Anos Neste Trimestre, as crianças aprenderão sobre Graça, Crescimento e

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

O Sistema de Marketing Mais Rápido e Simples

O Sistema de Marketing Mais Rápido e Simples O Sistema de Marketing Mais Rápido e Simples Por Junior Resende www.internetmarketingcentro.com Copyright 2014 O Sistema de Marketing Mais Rápido e Simples Página 1 Rápido. É sobre isso que eu quero falar

Leia mais

Descubra seu Quociente de Inteligência Emocional, respondendo com franqueza TODAS as questões abaixo. 1 - Você está viajando de avião e, de repente, esse entra numa área de grande turbulência e começa

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É Descobrindo-se... Fácil é olhar à sua volta e descobrir o que há de

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha. Ensino Fundamental

Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha. Ensino Fundamental Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha Ensino Fundamental Turma: PROJETO INTERPRETA AÇÂO (INTERPRETAÇÃO) Nome do (a) Aluno (a): Professor (a): DISCIPLINA:

Leia mais