BICICLETA ERGOMÉTRICA MAGNÉTICA

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1 BICICLETA ERGOMÉTRICA MAGNÉTICA MANUAL DE INSTRUÇÕES Leia com atenção e guarde este manual para consultas futuras. Modelo CLF003

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3 BICICLETA ERGOMÉTRICA MAGNÉTICA 03

4 INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA POR FAVOR, GUARDE ESTE MANUAL EM UM LOCAL SEGURO PARA REFERÊNCIA FUTURA. 1. Leia todo este manual antes de montar e usar o equipamento. Sua utilização segura e eficiente somente só é possível se o equipamento for montado, mantido e usado de forma correta. Todos os usuários do equipamento devem estar informados sobre seus cuidados e precauções. 2. Consulte seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios para verificar se você possui alguma condição que configure um risco à sua saúde e segurança ou que seja impedimento para o uso correto do equipamento. A consulta a seu médico é essencial se você estiver tomando medicamentos que afetam sua frequência cardíaca, pressão arterial ou nível de colesterol. 3. Preste atenção ao seu corpo. Exercícios incorretos ou excessivos podem causar mal à saúde. Pare de se exercitar se sentir qualquer dos seguintes sintomas: dor, constrição no peito, batimento cardíaco irregular, falta de ar, tontura ou náusea. Nesse caso, consulte seu médico antes de continuar seu programa de exercícios. 4. Mantenha crianças e animais de estimação longe do aparelho. Este equipamento foi projetado exclusivamente para uso por adultos. 5. O equipamento deve ser usado em uma superfície sólida e plana, com uma proteção para seu piso ou tapete. Por segurança, deve haver um espaço livre de pelo menos 0,5 metros ao redor do equipamento. 6. Verifique se os parafusos e porcas estão apertados antes de usar o aparelho. Partes móveis, como pedais, podem se afrouxar com o uso. 7. A segurança do equipamento somente pode ser mantida se ele for regularmente examinado para a identificação de danos e desgaste. 8. Sempre utilize o equipamento como indicado. Se encontrar peças defeituosas durante sua montagem ou o aparelho fizer ruídos anormais durante o uso, pare imediatamente. Não use o equipamento até que o problema tenha sido corrigido. 9. Use roupas adequadas ao utilizar o equipamento. Evite usar roupas que possam prender nas partes móveis do aparelho ou que restrinjam seu movimento. Comece devagar, segure o guidão com firmeza e não levante-se do assento durante o exercício. 10. Apropriado apenas para uso doméstico. Peso máximo do usuário: 100kg. A frenagem é independente da velocidade. 11. O aparelho não é adequado para uso terapêutico. 12. Tome cuidado ao levantar ou mover o aparelho para não lesionar as costas. Use sempre técnica adequada e/ou peça assistência. 04

5 VISTA EXPLODIDA DA MONTAGEM Parafuso de fixação M8X50 Arruela Porca arredondada (M8) Parafuso de fixação Allen M8X35 Parafuso Chave hexagonal Chave allen Botão de ajuste 05

6 VISTA EXPLODIDA DA MONTAGEM LISTA DE PEÇAS Nº DESCRIÇÃO QUANTIDADE 1 Quadro principal 1 2 Estabilizador 2 3 Porca arredondada 4 4 Arruela curva 6 5 Parafuso de fixação 4 6 Porca 3 7 Selim 1 8 Suporte do selim 1 9 Botão de ajuste do selim 1 10 Parafuso de fixação cabeça Allen 2 11 Guidão 1 12 Suporte do computador 1 13 Parafuso 1 14 Computador 1 15 Pedal (Esquerdo) 1 16 Pedal (Direito) 1 17 Botão de ajuste da carga 1 06

7 INSTRUÇÕES DE MONTAGEM PASSO 1 Monte o estabilizador frontal (2) no quadro principal (1) usando dois conjuntos de porcas (3), arruelas (4) e parafusos de fixação M8x50mm (5) PASSO 2 Encaixe o selim (7) em seu suporte (8), ajuste a inclinação e prenda-o firmemente com duas porcas hexagonais (6) PASSO 3 Insira o suporte do selim (8) no quadro principal (1) e alinhe os orifícios. Fixe o suporte na posição com o botão de ajuste do selim (9). A altura correta do selim pode ser ajustada após terminar a montagem da bicicleta. 07

8 INSTRUÇÕES DE MONTAGEM PASSO 4 Fixe o guidão (11) ao quadro principal (1) com dois parafusos (10) e duas arruelas curvas (4) PASSO 5 Fixe o suporte do computador (12) no guidão (11) com o parafuso (13), monte o computador (14) em seu suporte (12) e conecte seus fios. 1 PASSO 6 Os pedais (15) e (16) são identificados L (esquerdo) e R (direito). Encaixe-os nos respectivos eixos. Note que o pedal direito deve ser atarraxado no sentido horário e o pedal esquerdo no sentido anti-horário

9 INFORMAÇÕES DO COMPUTADOR ESPECIFICAÇÕES TEMPO (TMR) VELOCIDADE (SPD) DISTÂNCIA (DST) CALORIAS (CAL) 00:00-99:59 MIN ,9KM/H ,9KM KCAL TECLAS DE FUNÇÕES: MODE: Permite selecionar a função desejada. RESET: Zera o valor da função selecionada. PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO 1. LIGA/DESLIGA: O sistema liga quando qualquer tecla é pressionada ou quando ele recebe um sinal do sensor de velocidade. O sistema desliga automaticamente quando o sensor de velocidade não emite sinal ou nenhuma tecla é pressionada por aproximadamente 4 minutos. 2. RESET: O computador pode ser reiniciado trocando-se as baterias ou apertando a tecla RESET por 3 segundos. 3. COMO CONFIGURAR O TEMPO, DISTÂNCIA OU CALORIAS PARA O EXERCÍCIO: Pressione a tecla MODE até a função desejada piscar na tela. Pressione a tecla MODE uma vez para selecionar a função que está piscando. Selecione o valor desejado usando a tecla SET. Quando o sensor de velocidade acusar o início do exercício, o computador começará a contar regressivamente. Ao atingir a valor especificado, o computador emitirá um sinal sonoro por 10 segundos. Pressione qualquer tecla para interromper o sinal. Se nenhum valor for configurado, a função selecionada irá contar cumulativamente. TEMPO: A duração do exercício será mostrada pressionando-se a tecla MODE até aparecer o código TMR. VELOCIDADE: A velocidade atual será mostrada pressionando-se a tecla MODE até aparecer o código SPD. 09

10 INFORMAÇÕES DO COMPUTADOR DISTÂNCIA A distância será mostrada pressionando-se a tecla MODE até aparecer o código DST. CALORIAS A quantidade de calorias gastas será mostrada pressionando-se a tecla MODE até aparecer o código CAL. SCAN As funções acima são mostradas automaticamente em sequência: TEMPO VELOCIDADE DISTÂNCIA CALORIAS 4. ALIMENTAÇÃO Duas pilhas AA, na parte posterior da unidade. 10

11 PROGRAMA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO Usando a BICICLETA MAGNÉTICA você terá vários benefícios que irão melhorar o seu condicionamento físico, seu tônus muscular e ajudará você a reduzir peso e medidas em conjunto com uma dieta de calorias controladas. AJUSTE DA BICICLETA A altura do assento é muito importante para evitar dores e lesões, principalmente nos joelhos. O selim pode ser ajustado através da remoção do botão de ajuste e de elevação ou rebaixamento do assento. Existem sete posições que permitem uma variação para regulagem de altura. Uma vez que a altura correta foi escolhida, volte a colocar o botão de ajuste e aperte. Existe uma altura ideal do selim, onde o joelho não pode ficar dobrado demais e nem esticado demais. Procure estar sempre confortável e com a postura correta ao se exercitar. Para chegar à altura ideal, temos algumas dicas: Fique ao lado do assento da bicicleta ergométrica, a altura do assento deve estar no nível de seus quadris. Sentado na bicicleta, o calcanhar deve encostar levemente nos pedais com a perna totalmente esticada e relaxada. Para termos certeza da altura, devemos pedalar ao contrário com os calcanhares apoiados e perceber se estamos com o quadril estabilizado. Se o quadril estiver se movimentando, o selim está alto e deve ser rebaixado até que se estabilize. AQUECIMENTO Esta deve ser a primeira fase do seu treino, é muito importante pois eleva e temperatura corporal e da musculatura a ser trabalhada, aumenta a irrigação dos tecidos e a lubrificação das articulações, ajudando a evitar lesões, cãibras e melhorando o desempenho durante a atividade. EXEMPLO: Pedalar com carga reduzida durante 10 minutos. 11

12 PROGRAMA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO O EXERCÍCIO Esta é a fase onde você coloca esforço. Trabalhe em seu próprio ritmo, durante a execução de um exercício a frequência cardíaca deve atingir a zona alvo (ritmo cardíaco ideal) para obter os benefícios cardiovasculares. O ritmo cardíaco ideal situa-se entre 60 e 80% de sua frequência cardíaca máxima. A sua freqüência cardíaca máxima será geralmente 220 menos a sua idade. Por exemplo, se você tem 40 anos, sua freqüência cardíaca máxima será de 180 batimentos por minuto, para trabalhar entre 60 a 80%, sua frequência deve ficar entre 108 e 144 batimentos. ( 220 idade x % da FC ideal ).Esta fórmula deve ser aceita com uma tolerância de + ou 5 batimentos. Para identificar sua frequência cardíaca você só precisa pressionar o punho com os dedos exercendo certa pressão para sentir o pulso. Usando um relógio conte o número de pulsações no espaço de 15 segundos. Assim que acabar multiplique o número obtido por 4 e você terá a sua frequência cardíaca. Se preferir utilize um relógio frequencímetro. Em cada um dos casos permaneça atento aos sinais do seu corpo. A intensidade do exercício deve ser suficiente para elevar e manter o seu coração na zona alvo o maior tempo possível. Os indivíduos sedentários ou com baixo condicionamento irão se beneficiar com uma intensidade menor de exercícios,ou seja, por volta de 60% da freqüência cardíaca máxima. Esta fase de exercício deve durar um mínimo de 15 minutos e pode se estender até 40 minutos dependendo do condicionamento. Dentro deste período você pode variar a carga da sua bicicleta ou mantê-la constante. O botão de controle de tensão permite que você altere a resistência dos pedais. Uma alta resistência torna-se mais difícil de pedalar; uma baixa resistência torna-se mais fácil. TONIFICAÇÃO MUSCULAR Além de ser um ótimo treino cardiovascular, a bicicleta ergométrica proporciona tonificação muscular, particularmente para as coxas, glúteos e panturrilhas. PERDA DE PESO O fator importante aqui é a quantidade de esforço (carga) que você coloca e o tempo que você aplica este esforço (volume). Quanto mais você trabalha (carga x volume), mais calorias você vai queimar. Efetivamente é o mesmo treino para melhorar seu condicionamento físico, a diferença é o objetivo. 12

13 PROGRAMA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO RELAXAMENTO/ALONGAMENTO Esta etapa é para reduzir sua freqüência cardíaca, sua temperatura corporal, deixar o seu sistema cardiovascular e músculos mais relaxados. Deve-se começar a reduzir a intensidade do exercício diminuindo a carga e a velocidade da pedalada. Mantenha neste ritmo por aproximadamente 5 minutos. Se preferir pode iniciar os alongamentos de membros superiores ainda na bicicleta. Após os 5 minutos desça da bicicleta e faça os alongamentos de pé. EXEMPLO: Alongamento de membros superiores (podem ser feitos ainda sentado na bicicleta). PESCOÇO Cruze as mãos atrás da nuca e segure-as contra a cabeça. Leve o queixo próximo ao peito pressionando para a frente, por 10 segundos. COSTAS E OMBRO Puxe um cotovelo, cruzando o peito em direção ao outro ombro. Nesta posição, pressione o cotovelo com a outra mão, com a maior força possível, por 10 a 15 segundos. PEITORAL E OMBRO Estenda os braços para trás e entrelace os dedos. Estenda os cotovelos e levante os braços, mantenha por 10 a 15 segundos. ALONGAMENTO DE MEMBROS INFERIORES LOMBAR E GLÚTEOS Em pé, puxar uma das pernas contra o peito, mantendo por 10 segundos e retornando a posição inicial. Trocar de perna e repetir. QUADRÍCEPS (ANTERIOR COXA): Olhando em frente, corpo ereto, abdominais contraídos e pernas juntas dobre uma das pernas para trás segurando no peito do pé, mantendo a perna de apoio ligeiramente flexionada, permaneça nesta posição por 20 segundos. A seguir troque de perna repetindo o mesmo processo. 13

14 PROGRAMA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO POSTERIOR DE COXA E COLUNA: Em pé, pernas cruzadas e esticadas, realizar a inclinação anterior do tronco e tocar as mãos no pé ou onde alcançar. Manter por 10 a 15 segundos e subir devagar. Repetir cruzando a outra perna a frente. PANTURRILHA Posicione a ponta do pé na parede mantendo o calcanhar firme no chão, enquanto que a outra perna deverá servir de apoio para estabilizar o corpo mantendo-se esticada, incline o tronco ligeiramente em direção a parede. Mantenha por 20 segundos e troque o lado. DICAS: Com o tempo você obterá mais aptidão física e poderá tornar seu treino mais difícil. Mas para isso é necessário ter disciplina. É aconselhável treinar pelo menos três vezes por semana no mínimo 30 minutos. Se possível mantenha um dia de descanso entre os dias do seu treino. 14

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16 CERTIFICADO DE GARANTIA Por este certificado de garantia, Chansport Indústria e Comércio, responsável pelo produto adquirido por V.S.a., se compromete a prestar Assistência Técnica aos referidos produtos, nos termos da legislação pertinente, LEI n 8.078, de 11 de Setembro 1990, e nos limites aqui estabelecidos. 1. A Chansport assegura ao comprador consumidor deste produto, a garantia de 90 dias (noventa) a partir da data de entrega do produto, a ser comprovado, ou não existindo comprovação, a partir da data de emissão da nota fiscal de compra ao primeiro comprador consumidor. A presente garantia, ressalvadas as condições estabelecidas neste certificado (item 05), sempre acompanhará o produto, valendo no Posto de Assistência Técnica Autorizada. 2. O período de garantia é composto de: a) Garantia legal de 90 (noventa) dias corridos, atendendo ao Código de Consumidor. 3. Entende-se por garantia, o reparo gratuito do aparelho e a reposição de peças que, de acordo com o parecer do técnico credenciado pela Chansport, apresentarem defeito técnico. Tal garantia somente terá validade mediante a apresentação da Nota Fiscal de compra. É imprescindível, para o atendimento gratuito, que o aparelho esteja dentro do prazo estipulado acima. 4. Para exercício da presente garantia, o comprador deverá se utilizar somente do Posto Autorizado, cuja indicação será feita através do telefone (22) de segunda a sábado das 10:00h às 17:00h, ficando a cargo do comprador /consumidor as despesas e riscos de transporte do envio do produto ao Posto Autorizado. 5. FICA AUTOMATICAMENTE CANCELADA A GARANTIA NA OCORRÊNCIA DOS SEGU INTES EVENTOS: a) Danos provocados por acidentes tais como: queda, batida, descarga elétrica, atmosférica (raio),inundação, desabamento e fogo. b) Danos provocados por umidade, exposição excessiva à luz solar e salinidade. c) Sinistro (roubo e/ou furto). d) Uso em desacordo com as respectivas informações contidas no manual de instruções. e) Por ter sido ligado à rede elétrica imprópria ou quando sujeito a flutuações excessivas. f) Sinais de violações externas e rompimentos do lacre do produto. g) Ajuste interno ou conserto por pessoa não credenciada pela Chansport. h) Se o Certificado de Garantia ou Nota Fiscal de compra apresentarem adulterações e/ou rasuras. i) Uso caracterizado como NÃO DOMÉSTICO ou em desacordo com as normas estabelecidas no Manual de Instruções. j) Por condições impróprias à sensibilidade do aparelho. 6. NÃO ESTÃO COBERTOS PELA GARANTIA (ônus do consumidor) : a) Serviços de instalação, regulagens externas, limpeza e orientação de uso, pois estas informações constam das instruções que acompanham o produto. b) Compartimentos plásticos externos, cabos de ligação externos (ex: cabo de força plugado) e qualquer acessório externo. c) Eliminação de interferências externas que prejudiquem o bom funcionamento do produto. ATENÇÃO - INFORMAÇÕES IMPORTANTES Para manter seu produto sempre original e com qualidade de funcionamento, procure somente o Posto de Serviço Autorizado pela Chansport, que dispõe de peças originais e mão-de-obra treinada. Para que o aparelho seja coberto pela garantia Chansport, guarde sua respectiva Nota Fiscal/Cupom Fiscal durante o prazo de garantia. TEL: (22)

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