CLUBE DESPORTIVO NACIONAL SEÇÃO DE GINÁSTICA RÍTMICA - GR - REGULAMENTO INTERNO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CLUBE DESPORTIVO NACIONAL SEÇÃO DE GINÁSTICA RÍTMICA - GR - REGULAMENTO INTERNO"

Transcrição

1 CLUBE DESPORTIVO NACIONAL SEÇÃO DE GINÁSTICA RÍTMICA - GR - REGULAMENTO INTERNO

2 2 ÌNDICE 1. INSCRIÇÕES 2. COTAS MENSAIS DE SÓCIO 3. AULAS EXPERIMENTAIS 4. CLASSES DE FORMAÇÃO 5. CLASSES DE COMPETIÇÃO 6. FÉRIAS E INTERRUPÇÕES 7. ACESSO AO GINÁSIO 8. EQUIPAMENTO 9. HIGIENE E SEGURANÇA 10. REGRAS DE COMPORTAMENTO 11. ATENDIMENTO AOS PAIS 12. ACIDENTES 13. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 14. SARAUS & GALAS 15. CONDIÇÕES GERAIS

3 3 1. INSCRIÇÕES As inscrições decorrem, preferencialmente, entre o mês de Julho e Outubro para os ginastas que já frequentam as aulas. No mês de Setembro, iniciam-se as novas inscrições e a renovação da inscrição. A inscrição/renovação implica o pagamento anual que inclui, a matrícula, o seguro desportivo e a inscrição na Federação de Ginástica de Portugal. A matrícula só é considerada regularizada perante a entrega de todos os documentos solicitados, incluindo o exame médico-desportivo, que terá que ser realizado até 15 dias após o início da atividade. Enquanto a matrícula não estiver regularizada, os ginastas só poderão realizar as aulas, perante a entrega de um termo de responsabilidade assinado pelo encarregado de educação. É importante que os pais informem qual o correio eletrónico para o qual podemos enviar informações. Devem preencher a ficha de inscrição do CDN com todas as informações e completar com alguma informação pertinente (caso de doença). Após a inscrição totalmente regularizada, o ginasta receberá um cartão de associado da Federação de Ginástica de Portugal, este cartão é pessoal e intransmissível. 2. COTAS MENSAIS DE SÓCIO A frequência das aulas implica o pagamento de cotas mensais, cujo valor é estipulado pelo CDN para cada época desportiva e que pode variar em função da classe. Caso haja irmãos, será efetuado um desconto de 10% no total das cotas mensais. O pagamento das mensalidades deve ser efetuado até ao dia 08 de cada mês. Será aplicada uma multa de 1 por dia até 5 dias sempre que o período de pagamento da cota mensal não for respeitado. A partir do dia 10 de cada mês, não poderão ser realizados pagamentos das cotas, mas no mês seguinte, serão realizados os pagamentos das cotas em falta. Cada ginasta receberá um cartão de atleta onde ficarão registadas todas as mensalidades. Os recibos serão processados de acordo com os pagamentos efetuados. Também será efetuado um cartão de sócio atleta, pela Direcção do clube. Assim, beneficiarão de algumas regalias existentes no sítio do clube ( As cotas mensais serão sempre pagas de Setembro a Julho inclusive, por inteiro e em qualquer circunstância.

4 4 O CDN não procederá à devolução de qualquer montante, previamente liquidado, salvo casos de força maior enunciados e desde que devidamente fundamentados: a) Em caso de incapacidade temporária para a prática desportiva, por um período superior a 30 dias devidamente fundamentada, poderá ser pedida a suspensão da inscrição do ginasta, que será retomada após final da causa incapacitante. b) Doença incapacitante em termos definitivos, para a prática desportiva; c) Situação de desemprego involuntário, por um período superior a 3 meses. Sempre que as mensalidades estejam em atraso, será enviado por escrito ou por correio eletrónico, informação aos pais para regularizarem a situação. O não cumprimento das orientações enviadas poderá determinar a cessação do direito à frequência das aulas. Para desvinculação de associado/ginasta do CDN, é necessário entregar no clube um pedido de demissão (de Sócio) por escrito, com pelo menos 60 dias antes da data de cessação. 3. AULAS EXPERIMENTAIS O interessado em inscrever-se na ginástica poderá frequentar de uma forma gratuita, as aulas do grupo equivalente à sua idade por um período de uma semana, sendo-lhe entregue um Termo de Responsabilidade de Aptidão para a prática de Atividade Física para preenchimento, responsabilizando-se o encarregado de educação pela condição de saúde para praticar ginástica rítmica. A avaliação física inicial do futuro ginasta será realizada no decorrer dessas aulas experimentais de forma gratuita. 4. CLASSES DE FORMAÇÃO O CDN tem classes de formação a partir dos quatro anos. As ginastas inscrevem-se na classe destinada à sua idade e nível de aprendizagem. Não serão permitidas mudanças de horários exceto as que forem sugeridas pelos treinadores. Poderá haver substituição do professor caso o departamento de ginástica o entenda fazer, ou pontualmente por motivo de força maior. No caso de não haver um número mínimo de seis ginastas inscritos num grupo, o CDN reserva-se ao direito de cancelar o mesmo, integrando os mesmos noutros grupos.

5 5 Será sempre tido em conta por parte dos professores/treinadores o rendimento escolar dos seus ginastas num diálogo permanente com os encarregados de educação dos mesmos. 5. CLASSES DE COMPETIÇÃO A integração dos ginastas nas classes de pré-competição e competição será sugerida aos pais/encarregados de educação pelo treinador, traçando os objetivos, os dias e tempos de treino com os mesmos. Com a aceitação, o ginasta será automaticamente integrado na classe de précompetição ou competição equivalente ao seu desenvolvimento. A recusa por parte dos pais/encarregados de educação manterá o ginasta no grupo onde até então estava incluído. Todos os períodos serão pedidos aos encarregados de educação os resultados escolares dos seus educandos. Os mesmos resultados deverão ser no mínimo satisfatórios sob pena de sanções aos ginastas. Depois do planeamento e dos objetivos traçados para a época competitiva dos ginastas de competição (sempre com o apoio de pais/encarregados de educação), todos os envolvidos, desde os ginastas até aos responsáveis, deverão cumprir com rigor e disciplina o que foi traçado, não existindo desculpas para ninguém em caso de incumprimento. 6. FÉRIAS E INTERRUPÇÕES As aulas de ginástica decorrem entre o mês de Setembro a Julho, para as classes de formação (junho) e de competição (julho). As aulas são alteradas consoante as férias escolares, na época de Natal, de Carnaval e da Páscoa, reservando-se ao CDN o ajuste do número, horário e local das mesmas. Os encarregados de educação serão previamente informados. As aulas referentes a períodos de paragem são normalmente compensadas em aulas de reforço necessárias em várias alturas do ano (ex.: competições, Galas, Saraus, etc..). Esporadicamente poderá ser necessário cancelar alguma aula por razões diversas e alheias a nossa vontade. Sempre que uma aula seja cancelada, será dada oportunidade dos alunos para frequentarem outra aula para compensar.

6 6 7. ACESSO AO GINÁSIO Os balneários estão reservados aos ginastas e apenas é permitido o acesso dos pais dos ginastas mais novos para ajuda-los. Todos os outros ginastas já têm autonomia suficiente. O horário de início da aula/treino deve ser respeitado de forma a não perturbar o decorrer normal da mesma. Não é aconselhável a presença dos pais/encarregados de educação nas aulas/treinos para garantir boas condições de concentração e uma maior rentabilidade do tempo disponível para a prática. Em casos excecionais de adaptação da criança o treinador poderá solicitar a presença de um dos pais. No término da aula/treino os pais deverão comparecer com pontualidade para receber as crianças pois não dispomos de pessoal auxiliar que permita assegurar o seu bem-estar para além da hora da aula, sobrecarregando o professor com uma dupla função, orientar o treino e concomitantemente sobre visionar as outras crianças, deste modo é realmente muito importante que os pais não se atrasem. 8. EQUIPAMENTO E MATERIAIS No treino é obrigatório usar equipamento adequado. Será afixado em local visível pelos professores/treinadores, no início da época, todo o equipamento permitido, obrigatório e proibido para os treinos/aulas. Todo o equipamento desportivo necessário para as aulas/treinos deverá ser transportado na mochila do ginasta, devendo ser única e exclusivamente utilizado no espaço de treino. O ginasta deverá mudar de roupa no vestiário, sendo proibida a utilização de qualquer peça de vestuário vinda da rua. Para os treinos a própria treinadora irá indicar o equipamento/material necessário para os treinos. Sempre que necessário, os apetrechos necessários ao treino/aula (como almofadas, elásticos, bola, corda, arco, fita, maças etc.) poderão ser colocados na sala de ginástica em lugar destinado aos mesmos para serem utilizados com maior comodidade. No entanto, sempre que se encontre uma peça de roupa ou outro objeto na sala de ginástica, em local que não lhe é destinado, este é automaticamente considerado como abandonado e colocado na zona de perdidos e achados por quem o encontrar.

7 7 Todo o equipamento pode ser adquirido através dos professores responsáveis pela modalidade, que explicarão como adquiri-los. Os equipamentos e materiais devem estar devidamente identificado e dentro de um saco de pano e o CDN não se responsabilizará por perdas ou danos. Os cabelos devem estar bem penteados e presos com elástico e molas. Não é permitido realizar as aulas com acessórios que possam provocar acidentes (colares, brincos, relógios, anéis, etc). Quando uma ginasta recebe equipamento e material do CDN para utilização pessoal deve zelá-lo de modo a entregá-lo conforme o recebeu. Caso contrário poderá ser exigido ao encarregado de educação que assuma o encargo relativo à aquisição do material ou equipamento estragado. O equipamento do CDN utilizado pela ginasta deverá ser entregue no mais curto espaço de tempo à treinadora. Relativamente à utilização dos maillots de competição do clube, será cobrado um aluguer (5 euros). Este material deve ser adquirido depois de se informarem junto da treinadora acerca das características do mesmo (tamanho, peso, cor, espessura, maleabilidade, etc) Pode ser ainda solicitado a aquisição de outros aparelhos ou adereços em função das coreografias a trabalhar, para tal as treinadoras irão informar os pais como poderão adquiri-los. 9. HIGIENE E SEGURANÇA A utilização de qualquer material alheio ao treino/aulas de ginástica requer a consulta prévia do profissional responsável. O calçado (meias, sabrinas, chinelos ou sapatilhas) utilizado para a prática de atividades dentro da sala de ginástica não poderá ser utilizado fora das mesmas instalações, respeitando-se assim as zonas de pé descalço. Não é permitida a circulação, nas zonas húmidas e molhadas (duches e balneários), sem o uso de chinelos. Não é permitida a ingestão de produtos alimentares no interior da sala de ginástica. As casas de banho, balneários e duches deverão ser deixadas como as encontraram aquando da sua utilização. Não é permitido realizar as aulas com acessórios que possam provocar acidentes (colares, brincos, relógios, anéis, etc.).

8 8 10. REGRAS DE COMPORTAMENTO Os ginastas, pais/encarregados de educação devem tratar com educação e civilidade os demais, bem como funcionários e professores/treinadores do CDN, respeitando bens e pessoas. Não será permitida linguagem insultuosa, abusiva ou grosseira, bem como quaisquer comportamentos que perturbem o bem-estar, as atividades dos colegas ou o normal funcionamento da sala de ginástica. Não será permitido o acesso às instalações de pessoas que se encontrem sob o efeito de álcool ou narcóticos. É proibido fumar em toda e qualquer área interior das instalações desportivas. O incumprimento das normas referidas neste capítulo poderá levar à tomada de posição por parte dos responsáveis, que poderá ser uma simples chamada de atenção até à exclusão do associado de toda e qualquer atividade nas instalações do CDN, se tal se justificar. Os ginastas devem respeitar escrupulosamente as indicações dos professores/treinadores, nomeadamente no que se refere às atividades físicas a praticar, a sua prescrição e forma correta de utilização dos serviços, equipamentos e instalações. A nenhum ginasta é permitida a auto-prescrição da atividade física na sala de ginástica. O ginasta que voluntariamente, ou por uso irresponsável, danificar um aparelho ou equipamento da Sala, ficará obrigado a indemnizar a Ginástica Artística do CDN pelo valor praticado no mercado atual, sem qualquer prejuízo de outras punições, sem qualquer encargo a ser comportado pelo CDN. Este valor é passível de execução, com a implicação do pagamento dos encargos processuais e honorários advocatórios a ser suportados pelos pais/encarregados de educação dos ginastas ou pelo próprio aquando de maior idade. É obrigatório o aviso por parte dos encarregados de educação, pais ou ginastas em caso de falta aos treinos. 11. ATENDIMENTO AOS PAIS Não é permitido interromper as aulas, pelo que se algum encarregado de educação pretender falar pessoalmente com o professor/treinador, deve marcar previamente por telefone/ ou aguardar o término da aula desde que não implique atrasos nas aulas seguintes que o professor orienta.

9 9 12. ACIDENTES Em caso de acidente, o ginasta será conduzido ao Centro Hospitalar ou à Clinica para uma primeira assistência, sendo depois seguido pelo médico do departamento clínico do CDN e/ou da Achada Fisioclinic. Será efetuada a participação de acidente que acionará o seguro desportivo de modo a que sejam asseguradas as despesas de tratamento. 13. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Os horários da modalidade de Ginástica Ritmica serão sempre divulgados no início da época desportiva em reunião com os pais/encarregados de educação podendo, em casos de força maior, ser alterados. As alterações serão afixadas em local visível e comunicadas em tempo útil. 14. SARAUS/GALAS A participação em saraus/galas poderá determinar a necessidade de adquirir material e equipamentos específicos. Para esse efeito, será cobrada uma taxa que se destinará a aquisição destes adereços, caso sejam necessários, todas as ginastas que pretendam participar. As ginastas que não participem deverão avisar antecipadamente a treinadora, de modo a não provocar equívocos na construção da coreografia, e para que não lhes sejam solicitados os pagamentos das referidas taxas. 15. CONDIÇÕES GERAIS Quaisquer alterações aos meios de contacto fornecidos ao CDN pelos pais/encarregados de educação dos ginastas (ex.: alteração de morada, telefone, ou outros) devem ser comunicadas com a maior brevidade possível de forma a garantir a boa comunicação e prestação dos serviços. Não é permitida qualquer tipo de venda de bens ou serviços, bem como a sua publicitação através de panfletos, catálogos ou outros meios publicitários, dentro das instalações do CDN sem a autorização da Direção. Poderá ser impedido o acesso ou permanência na sala de ginástica a quem se recusar a pagar os serviços que pretende realizar e a quem não demonstre um comportamento adequado, provocando distúrbios ou atos de violência física ou verbal. A utilização de telemóveis, Tablets e outros objetos eletrónicos é proibida durante toda a duração dos treinos/aulas.

10 10 Não é permitido levar para as aulas/treinos pertences. Estes deverão ficar em casa, no balneário ou (se for necessário) à guarda de um dos professores/treinadores. Não é permitida a presença de animais nas instalações do CDN. Os ginastas devem ter cuidado na prática do exercício físico, quer no que respeita à utilização de equipamentos, quer quanto à sua própria saúde, especialmente se sentirem fadiga excecional, qualquer perturbação, distúrbio físico ou psíquico, devendo solicitar de imediato o auxílio dos professores/treinadores que se encontrem presentes. O CDN compromete-se a manter as melhores condições possíveis das suas instalações para a prática de exercício físico. Ao CDN não poderão ser imputadas responsabilidades no caso de furtos ou estragos ocorridos no interior das suas instalações em objetos ou valores pessoais. Ao CDN é reservado o direito de alterar atividades e preços, comprometendo-se a afixar as alterações e a comunica-las em tempo útil. A Ginástica do CDN coloca-se à disposição para quaisquer reclamações, solicitações ou sugestões dos ginastas, pais/encarregados de educação, que poderão ser feitas pessoalmente ao professor responsável, por correio eletrónico, ou por escrito para a direção do CDN. Os associados tomarão conhecimento do presente regulamento aquando da inscrição dos ginastas e declararão estar cientes de todo o seu conteúdo, sendo se solicitada, entregue a cópia do mesmo por correio electrónico. Não obstante, este regulamento estará afixado na entrada da sala ginástica. Este regulamento faz parte integrante da inscrição nas aulas/treinos de Ginástica Artística do CDN, sendo ele indissociável para todos os efeitos formais e legais. A alegação do desconhecimento deste regulamento interno não poderá ser aceite como argumento para o não cumprimento do mesmo. Este Regulamento Interno poderá ser alterado pelo CDN, e as alterações serão afixadas em local visível. *todos os casos omissos do presente Regulamento Interno serão regulados, segundo os casos análogos que aqui estejam apresentados e, na falta destes, a lei geral no que à responsabilidade civil diga respeito. A secção de Ginástica Rítmica do CDN, 15 de Setembro 2014.

REGULAMENTO ESCOLA DE FUTEBOL OS AFONSINHOS Época 2013/2014. Artigo 1º (Entidade reguladora)

REGULAMENTO ESCOLA DE FUTEBOL OS AFONSINHOS Época 2013/2014. Artigo 1º (Entidade reguladora) REGULAMENTO ESCOLA DE FUTEBOL OS AFONSINHOS Época 2013/2014 Artigo 1º (Entidade reguladora) A entidade reguladora da Escola de Futebol Os Afonsinhos é o departamento de futebol formação do Vitória Sport

Leia mais

Regulamento Interno de Técnica de Dança Clássica. Ano Letivo 2015/ 2016

Regulamento Interno de Técnica de Dança Clássica. Ano Letivo 2015/ 2016 Regulamento Interno de Técnica de Dança Clássica Ano Letivo 2015/ 2016 Consideram-se sujeitos ao cumprimento do presente regulamento todos os alunos de Ballet desta escola. 1. Aulas de Ballet As aulas

Leia mais

Regimento Interno de Educação Física

Regimento Interno de Educação Física Aspectos Gerais Regimento Interno de Educação Física 2013/14 Ponto 1 - As instalações desportivas destinam-se à realização das aulas de Educação Física e Atividades de Complemento Curricular. Qualquer

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DESPORTIVAS

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DESPORTIVAS REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DESPORTIVAS Objecto O presente regulamento estabelece as normas gerais e as condições de utilização dos campos de futebol das instalações desportivas Myindoor

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR

REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR FÉRIAS DA LIPOR 1. Considerações Gerais A Lipor, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, com sede em Baguim do Monte, concelho de Gondomar, realiza atividades de promoção e organização

Leia mais

REGULAMENTO ESCOLA DE FUTEBOL OS AFONSINHOS Época 2015/2016. Artigo 1º (Entidade reguladora)

REGULAMENTO ESCOLA DE FUTEBOL OS AFONSINHOS Época 2015/2016. Artigo 1º (Entidade reguladora) REGULAMENTO ESCOLA DE FUTEBOL OS AFONSINHOS Época 2015/2016 Artigo 1º (Entidade reguladora) A entidade reguladora da Escola de Futebol Os Afonsinhos é Academia do Vitória Sport Clube. Artigo 2º (Destinatários)

Leia mais

Programa Olivais em Férias

Programa Olivais em Férias Capítulo 90 Programa Olivais em Férias Ano 2015 MR.003.01.Vers.1.0.a Página 1 de 8 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Planeamento e Organização... 3 3. Inscrição... 3 3.1. Valor a pagar... 3 3.2. Fichas de

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA OLIVAIS EM FÉRIAS ANO 2015

REGULAMENTO DO PROGRAMA OLIVAIS EM FÉRIAS ANO 2015 REGULAMENTO DO PROGRAMA OLIVAIS EM FÉRIAS ANO 2015 Contactos da Junta de Freguesia Morada: Rua General Silva Freire, Lote C 1849-029 Lisboa Telefone: 21 854 06 90 Fax: 21 852 06 87 / 21 248 79 25 E-mail:

Leia mais

Regulamento Interno Academia Pioneiros

Regulamento Interno Academia Pioneiros Regulamento Interno Academia Pioneiros Art.º 1 - Informações Gerais 1. A Academia Pioneiros decorre nas suas próprias instalações, em regime fechado; 2. Cabe à Direção dos Pioneiros de Bragança Futsal

Leia mais

COOPERATIVA DE ENSINO DE BENFICA, C.R.L. NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA CEBE NO ANO LETIVO 2015/2016

COOPERATIVA DE ENSINO DE BENFICA, C.R.L. NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA CEBE NO ANO LETIVO 2015/2016 NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA CEBE NO ANO LETIVO 2015/2016 1. FREQUÊNCIA 1.1. A frequência da CEBE está condicionada a que um dos pais e/ou encarregado de educação da criança se tornem sócios da CEBE, para

Leia mais

Regulamento para inscrição na 10ª Semana da Música de Ouro Branco

Regulamento para inscrição na 10ª Semana da Música de Ouro Branco Regulamento para inscrição na 10ª Semana da Música de Ouro Branco 1. Inscrições e seleção 1.1 Para efetuar a inscrições para a 10ª Semana da Música de Ouro Branco, o candidato deverá acessar o site www.semanadamusica.com;

Leia mais

mini biblioteca aefmup

mini biblioteca aefmup mini biblioteca aefmup REGULAMENTO Fevereiro 2014 Regulamento da Mini-Biblioteca AEFMUP Preâmbulo O presente instrumento normativo tem como objetivo definir as linhas orientadoras para a utilização da

Leia mais

Regulamento Interno. Objectivo

Regulamento Interno. Objectivo Regulamento Interno Objectivo É objectivo dos campos de férias proporcionar iniciativas exclusivamente destinadas a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 08 e os 18 anos, com a finalidade

Leia mais

Componente de Apoio à Família

Componente de Apoio à Família Capítulo 056 Componente de Apoio à Família MR.003.01.Vers.1.0.a Página 1 de 11 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Planeamento e organização... 3 3. Funcionamento... 4 3.1. Períodos da CAF... 4 3.2. Horários

Leia mais

(A não entrega de qualquer um destes documentos inviabiliza a inscrição)

(A não entrega de qualquer um destes documentos inviabiliza a inscrição) REGULAMENTO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DESPORTIVA DO CLUBE OLÍMPICO DE OEIRAS Os alunos deverão cumprir todas as normas de conduta na utilização das instalações, de acordo com o estipulado no Regulamento do

Leia mais

TENNIS CLUB DA FIGUEIRA DA FOZ Escola de Ténis

TENNIS CLUB DA FIGUEIRA DA FOZ Escola de Ténis De acordo com o art.º 2º dos estatutos deste clube, o Tennis Club da Figueira da Foz tem uma que se rege pelo presente regulamento. 1. A funciona nas instalações do clube, sito na Avenida 25 de Abril,

Leia mais

GUARDA UNIDA SPORT CLUBE. Secção de Ténis de Campo Escola de Ténis

GUARDA UNIDA SPORT CLUBE. Secção de Ténis de Campo Escola de Ténis GUARDA UNIDA SPORT CLUBE Secção de Ténis de Campo Escola de Ténis Guarda 2009 GUARDA UNIDA SPORT CLUBE 2 Guarda Unida Sport Clube Secção de Ténis Director responsável: Mário Cameira Serra* Corpo Técnico:

Leia mais

O processo de filiação de clubes/entidades é SEMPRE efetuado através da respetiva associação.

O processo de filiação de clubes/entidades é SEMPRE efetuado através da respetiva associação. Atualizado em 30 outubro 2012 1. Regime Transitório As normas constantes neste documento vigorarão até à entrada em funcionamento da plataforma eletrónica para a gestão das filiações e inscrições em eventos

Leia mais

REGULAMENTO GERAL. Artigo 2.º (Definições) As seguintes expressões utilizadas neste Regulamento terão o significado que aqui lhes é atribuído.

REGULAMENTO GERAL. Artigo 2.º (Definições) As seguintes expressões utilizadas neste Regulamento terão o significado que aqui lhes é atribuído. REGULAMENTO GERAL Artigo 1.º (Objeto) 1. O presente regulamento estipula as normas gerais e as condições de utilização do Ginásio. 2. O regulamento é parte integrante do Contrato de Adesão, ficando os

Leia mais

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira REGULAMENTO Nº 05/2005 REGULAMENTO DE CAMPOS DE FÉRIAS

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira REGULAMENTO Nº 05/2005 REGULAMENTO DE CAMPOS DE FÉRIAS REGULAMENTO Nº 05/2005 REGULAMENTO DE CAMPOS DE FÉRIAS ARTIGO 1.º OBJECTIVO 1 O presente regulamento estabelece as regras gerais a observar nos Campos de Férias organizados pela Câmara Municipal de Vila

Leia mais

CONDIÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO SETOR DE ESPORTES

CONDIÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO SETOR DE ESPORTES CONDIÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO SETOR DE ESPORTES 1 DEFINIÇÕES Departamento de Esportes Educação Física, doravante designado por Setor de Esportes da PUCPR. Prestador de serviços na área do exercício físico,

Leia mais

REGULAMENTO DE CARTÕES GIAE

REGULAMENTO DE CARTÕES GIAE REGULAMENTO DE CARTÕES GIAE O Agrupamento de Escolas de Miraflores dispõe de um Sistema de Integração e Administração Escolar, adiante designado GIAE, que substitui o anterior Sistema de Integração, SIGE.

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO DO PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO NORMA JUSTIFICATIVA

PROJETO DE REGULAMENTO DO PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO NORMA JUSTIFICATIVA PROJETO DE REGULAMENTO DO PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO NORMA JUSTIFICATIVA O Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, constituído pelo recinto de jogos principal, ginásio e sala de musculação, é propriedade da

Leia mais

Regulamento da Biblioteca Municipal de Gouveia

Regulamento da Biblioteca Municipal de Gouveia Regulamento da Biblioteca Municipal de Gouveia Regulamento da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira Preâmbulo O presente regulamento pretende ser um instrumento regulador da actividade da Biblioteca Municipal

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA EMBU GUAÇU - ADEG

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA EMBU GUAÇU - ADEG ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA EMBU GUAÇU - ADEG REGIMENTO INTERNO ADEG Home 14 INDICE INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------. 03 1. DEVERES DA ASSOCIAÇÃO ------------------------------------------------------

Leia mais

Data de Entrada das Inscrições Artigo 2º Para efeitos de estabelecer a ordem de entrada da Inscrição, considera-se a data do envio do e-mail.

Data de Entrada das Inscrições Artigo 2º Para efeitos de estabelecer a ordem de entrada da Inscrição, considera-se a data do envio do e-mail. Regulamento para Inscrições Carnaval na Neve 10 Preâmbulo Este regulamento visa estabelecer os critérios de inscrição (Carnaval na Neve), nomeadamente em relação aos pagamentos, devoluções, cheques, entrada

Leia mais

Estúdio - Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo EEDC-AM. O processo de inscrição é considerado completo com a entrega dos seguintes elementos:

Estúdio - Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo EEDC-AM. O processo de inscrição é considerado completo com a entrega dos seguintes elementos: Estúdio - Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo EEDC-AM Informação relevante Inscrição O processo de inscrição é considerado completo com a entrega dos seguintes elementos: Pedido de Inscrição devidamente

Leia mais

Campo de Férias - FUBI

Campo de Férias - FUBI Campo de Férias - FUBI Regulamento Interno O presente regulamento dos campos de férias FUBI, pretende definir os direitos, deveres e regras a observar por todas as pessoas que envolvem as atividades, para

Leia mais

REGULAMENTO N.º ---/SRIJ/2015 REGRAS DE EXECUÇAO DAS APOSTAS DESPORTIVAS À COTA EM QUE OS JOGADORES JOGAM UNS CONTRA OS OUTROS

REGULAMENTO N.º ---/SRIJ/2015 REGRAS DE EXECUÇAO DAS APOSTAS DESPORTIVAS À COTA EM QUE OS JOGADORES JOGAM UNS CONTRA OS OUTROS REGULAMENTO N.º ---/SRIJ/2015 REGRAS DE EXECUÇAO DAS APOSTAS DESPORTIVAS À COTA EM QUE OS JOGADORES JOGAM UNS CONTRA OS OUTROS O Regime Jurídico dos Jogos e Apostas online (RJO), aprovado pelo Decreto-Lei

Leia mais

REGULAMENTO REGULAMENTO RAID BTT ROTA DAS CORTELHAS ADR LOUREIRO - 2013

REGULAMENTO REGULAMENTO RAID BTT ROTA DAS CORTELHAS ADR LOUREIRO - 2013 REGULAMENTO REGULAMENTO RAID BTT ROTA DAS CORTELHAS ADR LOUREIRO - 2013 Artigo Introdutório A ROTA DAS CORTELHAS é uma iniciativa da secção de BTT da Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro. Esta

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO FÉRIAS DESPORTIVAS DO ESTÁDIO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA

REGULAMENTO INTERNO FÉRIAS DESPORTIVAS DO ESTÁDIO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA REGULAMENTO INTERNO FÉRIAS DESPORTIVAS DO ESTÁDIO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA REGULAMENTO INTERNO DAS FÉRIAS DESPORTIVAS O presente regulamento tem como objetivo dar a conhecer a todos os intervenientes e

Leia mais

REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E UTILIZAÇÃO DA VIATURA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DO COMITÉ OLIMPICO DE PORTUGAL CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E UTILIZAÇÃO DA VIATURA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DO COMITÉ OLIMPICO DE PORTUGAL CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E UTILIZAÇÃO DA VIATURA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DO COMITÉ OLIMPICO DE PORTUGAL CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Objeto 1. O Presente Regulamento estabelece as condições

Leia mais

Artigo 2º Cedência de instalações

Artigo 2º Cedência de instalações MANUAL INTERNO UTILIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DESPORTIVAS Artigo 1º Disposições gerais 1. As Instalações Desportivas da escola EB André Soares têm como finalidade, para além da atividade letiva, a prestação

Leia mais

b) Envio e Inscrição: A intenção da inscrição deverá ser enviada através do e-mail aferreira.neve@gmail.com

b) Envio e Inscrição: A intenção da inscrição deverá ser enviada através do e-mail aferreira.neve@gmail.com Carnaval na Neve 12 Regulamento para Inscrições Preâmbulo Este regulamento visa estabelecer os critérios de inscrição (Carnaval na Neve), nomeadamente em relação aos pagamentos, devoluções, cheques, entrada

Leia mais

Regulamento de atividade 2013/2014

Regulamento de atividade 2013/2014 Regulamento de atividade 2013/2014 O presente é referente à atividade do GCS, pelo que as questões administrativas, serão tratadas noutro documento normativo. A intenção do mesmo é regular e acima de tudo

Leia mais

Departamento de Educação Física, Esporte e Lazer

Departamento de Educação Física, Esporte e Lazer COLÉGIO GUILHERME DUMONT VILLARES Morumbi I Das Finalidades São Paulo Departamento de Educação Física, Esporte e Lazer TREINOS ESPORTIVOS ELETIVOS REGULAMENTO GERAL Este documento tem como finalidade estabelecer

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR

REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR 1 1. Considerações Gerais A Lipor, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, com sede em Baguim do Monte, concelho de Gondomar,

Leia mais

Regulamento de Funcionamento das Acções de Formação

Regulamento de Funcionamento das Acções de Formação Regulamento de Funcionamento das Acções de Formação A Ciência Viva tem como missão a difusão da Cultura Científica e Tecnológica apoiando acções dirigidas à promoção da Educação Científica e Tecnológica

Leia mais

Despacho nº 9265-B/2013

Despacho nº 9265-B/2013 Regulamento Interno da Componente de Apoio à Família (CAF) dos Jardim-deinfância e das Escola Básica 1 (EB1) da União de Freguesias de Nogueiró e Tenões 444 Ano Letivo 2014/15 Enquadramento...Quando as

Leia mais

DIREÇÃO REGIONAL DE JUVENTUDE E DESPORTO DESTACAMENTO DE DOCENTES PARA O MOVIMENTO ASSOCIATIVO DESPORTIVO ANO LETIVO 2014/2015

DIREÇÃO REGIONAL DE JUVENTUDE E DESPORTO DESTACAMENTO DE DOCENTES PARA O MOVIMENTO ASSOCIATIVO DESPORTIVO ANO LETIVO 2014/2015 REGULAMENTO Artigo 1.º Objeto 1 - O presente regulamento define as condições de candidatura ao destacamento de docentes para entidades que operam no Sistema Desportivo Regional e regula os procedimentos

Leia mais

a) As inscrições terminarão quando se atingirem o número total de quartos disponíveis a) Pagamento Integral (100%) (Bilhete de Avião - ver alínea d);

a) As inscrições terminarão quando se atingirem o número total de quartos disponíveis a) Pagamento Integral (100%) (Bilhete de Avião - ver alínea d); Páscoa na Neve 09 Regulamento para Inscrições Preâmbulo Este regulamento visa estabelecer os critérios de inscrição (Páscoa na Neve), nomeadamente em relação aos pagamentos, devoluções, cheques, entrada

Leia mais

Atelier de Saúde REGULAMENTO INTERNO

Atelier de Saúde REGULAMENTO INTERNO Serviços de Saúde e Bem-estar Atelier de Saúde REGULAMENTO INTERNO REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO EUZINHO ATELIER DE SAÚDE ARTIGO 1º Denominação e Natureza 1. O EUzinho Atelier de Saúde é um programa

Leia mais

ACADEMIA PIONEIROS Férias

ACADEMIA PIONEIROS Férias sempre a mexer (regime OCUPAÇÃO ABERTA) Regulamento Interno Férias 2013 Art.º 1 - Informações Gerais 1. As Férias Academia decorrem nas instalações da Academia Pioneiros e seus parceiros, em regime fechado;

Leia mais

PISCINA MUNICIPAL AO AR LIVRE DE BOQUES PROJETO DE REGULAMENTO

PISCINA MUNICIPAL AO AR LIVRE DE BOQUES PROJETO DE REGULAMENTO PISCINA MUNICIPAL AO AR LIVRE DE BOQUES PROJETO DE REGULAMENTO 2 ÍNDICE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS... 4 Artigo 1.º Destino e funcionamento... 4 Artigo 2.º Época de funcionamento... 5 Artigo 3.º Interrupção

Leia mais

Regulamento Interno Específico ANDEBOL

Regulamento Interno Específico ANDEBOL Instalações Desportivas São consideradas neste regulamento instalações desportivas da CPVV todas as instalações disponibilizadas pela instituição Casa do Povo de Valongo do Vouga. Elementos Desportivos

Leia mais

SPORT CAMPUS 2015. Verão 2015/Tempos Livres AMARES REGULAMENTO INTERNO. Parceiros:

SPORT CAMPUS 2015. Verão 2015/Tempos Livres AMARES REGULAMENTO INTERNO. Parceiros: SPORT CAMPUS 2015 Verão 2015/Tempos Livres AMARES REGULAMENTO INTERNO Parceiros: Objectivo É objectivo dos campos de férias proporcionar iniciativas exclusivamente destinadas a crianças e jovens com idades

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO O presente Regulamento pretende enquadrar as principais regras e linhas de orientação pelas quais se rege a atividade formativa da LEXSEGUR, de forma a garantir

Leia mais

- REGULAMENTO - PROGRAMA VOLUNTARIADO JUVENIL

- REGULAMENTO - PROGRAMA VOLUNTARIADO JUVENIL - REGULAMENTO - PROGRAMA VOLUNTARIADO JUVENIL Artigo 1.º Objetivos O programa Voluntariado Juvenil visa promover a participação cívica dos jovens em ações de voluntariado de interesse social e comunitário,

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) para participação

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO Artigo 1º (Âmbito) O presente regulamento aplica se a todos os cursos ministrados no ISEP, podendo existir casos em

Leia mais

FPN CADERNO DE ENCARGOS DE COMPETIÇÕES NACIONAIS. CADERNO DE ENCARGOS COMPETIÇÕES NACIONAIS DE POLO AQUÁTICO Pág. 1 de 1

FPN CADERNO DE ENCARGOS DE COMPETIÇÕES NACIONAIS. CADERNO DE ENCARGOS COMPETIÇÕES NACIONAIS DE POLO AQUÁTICO Pág. 1 de 1 [Type text] [Type text] [Type text] FPN CADERNO DE ENCARGOS DE COMPETIÇÕES NACIONAIS CADERNO DE ENCARGOS COMPETIÇÕES NACIONAIS DE POLO AQUÁTICO Pág. 1 de 1 1. NORMAS GERAIS A atribuição de sedes leva implícito

Leia mais

Agências de Viagens e Turismo. guia para empresários e empreendedores

Agências de Viagens e Turismo. guia para empresários e empreendedores Agências de Viagens e Turismo guia para empresários e empreendedores Agências de Viagens e Turismo guia para empresários e empreendedores Índice pág. 1. Viagens Turísticas 5 2. Agências de Viagens e Turismo

Leia mais

PROGRAMA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES EDUCATIVAS - 2ºCICLO

PROGRAMA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES EDUCATIVAS - 2ºCICLO REGULAMENTO INTERNO PROGRAMA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES EDUCATIVAS - 2ºCICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. FILIPA DE LENCASTRE Artigo 1º Finalidade O presente Regulamento tem por finalidade estabelecer as

Leia mais

Regulamentos Internos

Regulamentos Internos Regulamentos Internos INFÂNCIA: Período para a construção de alicerces da personalidade de cada criança: Aprendendo a CONHECER, Aprendendo a FAZER, Aprendendo a SER C A I Q U E Ano Letivo 2015/16 1. VALÊNCIAS

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO

REGULAMENTO INTERNO DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO REGULAMENTO INTERNO DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO Outubro de 2004 Caro utente: A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro funciona actualmente em instalações provisórias que, embora de boa qualidade, apresentam

Leia mais

OCUPAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS NAS FÉRIAS

OCUPAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS NAS FÉRIAS OCUPAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS NAS FÉRIAS 2015 REGULAMENTO Artigo 1º Âmbito e Enquadramento A Ciência Viva Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica promove o programa Ocupação Científica

Leia mais

Regulamento da 1ª Mostra/Venda Ordem para Criar!

Regulamento da 1ª Mostra/Venda Ordem para Criar! Regulamento da 1ª Mostra/Venda Ordem para Criar! (escultura, pintura, fotografia, instalação, vídeo, joalharia, moda,...) Armazém das Artes 1,2,3 e 4 de Dezembro de 2011 quinta-feira, sexta-feira, sábado

Leia mais

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS DO I2ADS CADERNO DE ENCARGOS

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS DO I2ADS CADERNO DE ENCARGOS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS DO I2ADS CADERNO DE ENCARGOS 1/5 Cláusula 1.ª Objecto contratual Cláusula 2.ª Serviços incluídos na prestação de

Leia mais

Regulamento Estúdio de Treino César Cerqueira

Regulamento Estúdio de Treino César Cerqueira Regulamento Estúdio de Treino César Cerqueira REGRAS GERAIS - Para os efeitos necessários, usa-se como cálculo o Ano Civil (1 de Janeiro a 31 de Dezembro). - O Estúdio de Treino César Cerqueira encerra

Leia mais

CDE - CLUBE DESPORTIVO ESTRELA REGULAMENTO PARA O FUTEBOL

CDE - CLUBE DESPORTIVO ESTRELA REGULAMENTO PARA O FUTEBOL CDE - CLUBE DESPORTIVO ESTRELA REGULAMENTO PARA O FUTEBOL ÍNDICE CAPITULO I - PARTE GERAL Artigo 1º - Disposição Geral Artigo 2º - Formação e Competição Artigo 3º - Formação Artigo 4º - Competição Artigo

Leia mais

Regulamento dos Laboratórios do Departamento de Ciências Agrárias

Regulamento dos Laboratórios do Departamento de Ciências Agrárias Regulamento dos Laboratórios do Departamento de Ciências Agrárias Laboratório de Bromatologia e Nutrição Animal- ( LABNA ) Laboratório Multidisciplinar de Biologia- ( LAMUBI ) Laboratório de Análises Microbiológicas

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 1. USO DA BIBLIOTECA...3 2. ACERVO...3 3. ATENDIMENTO AO PÚBLICO...3 4. USUÁRIOS...3 5. INSCRIÇÃO...3 5.1 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA...4 6. SERVIÇOS...4 6.1

Leia mais

Avenida Santo António de Tercena, 2730-165 Barcarena. Tlf: 214379038. Fax: 214379038. Email: inf@eb1-tercena.rcts.pt. Ano Lectivo: 2007/2008

Avenida Santo António de Tercena, 2730-165 Barcarena. Tlf: 214379038. Fax: 214379038. Email: inf@eb1-tercena.rcts.pt. Ano Lectivo: 2007/2008 Avenida Santo António de Tercena, 2730-165 Barcarena Tlf: 214379038 Fax: 214379038 Email: inf@eb1-tercena.rcts.pt Ano Lectivo: 2007/2008 ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR Todos somos chamados a

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO ALOJAMENTO

REGULAMENTO INTERNO ALOJAMENTO REGULAMENTO INTERNO ALOJAMENTO REGULAMENTO INTERNO DO ALOJAMENTO CASAS DE MONTANHA - ECOPARKAZIBO Seja bem-vindo às CASAS DE MONTANHA ECOPARKAZIBO. Apresentamos-lhe o nosso regulamento interno no sentido

Leia mais

Regulamento Campanha Cofidis Descontos para o ano escolar

Regulamento Campanha Cofidis Descontos para o ano escolar Regulamento Campanha Cofidis Descontos para o ano escolar 1. A presente oferta é válida para Clientes Cofidis, residentes em Portugal e maiores de 18 anos, que efetuarem um pedido de crédito (Linha de

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL DA CAMPANHA PROMOCIONAL MONEYGRAM NO CONTINENTE/NOTE! GRANDE CAMPANHA 2015

REGULAMENTO OFICIAL DA CAMPANHA PROMOCIONAL MONEYGRAM NO CONTINENTE/NOTE! GRANDE CAMPANHA 2015 REGULAMENTO OFICIAL DA CAMPANHA PROMOCIONAL MONEYGRAM NO CONTINENTE/NOTE! GRANDE CAMPANHA 2015 Os seguintes termos e condições destinam-se a regular a campanha promocional Moneygram no Continente/note!

Leia mais

Direitos da Entidade Organizadora/Promotora

Direitos da Entidade Organizadora/Promotora OBJECTIVOS GERAIS 1 Criação em todas as suas componentes estruturais, de um espaço físico com vista à realização de actividades de lazer e em contacto directo com a natureza, nomeadamente: a) Campos de

Leia mais

REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO TRABALHO

REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO TRABALHO REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO TRABALHO FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO REGULAMENTO Artigo 1º Âmbito 1. A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) faz parte integrante do Plano Curricular de qualquer

Leia mais

E B I / J I d e T Á V O R A

E B I / J I d e T Á V O R A E B I / J I d e T Á V O R A R E G U L A M E N T O D E U T I L I Z A Ç Ã O D O S COMPUTA D O R E S PO R T Á T E I S O objectivo deste documento é regulamentar todas as actividades curriculares desenvolvidas,

Leia mais

ESCOLA DE VERÃO REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO

ESCOLA DE VERÃO REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO ESCOLA DE VERÃO REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO 1) Objectivos a) A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) realiza a 1ª Edição da Escola de Verão com uma semana de ocupação para jovens

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO DO CARTÃO ZILIAN PROPRIEDADE E EMISSÃO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO DO CARTÃO ZILIAN PROPRIEDADE E EMISSÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO DO CARTÃO ZILIAN PROPRIEDADE E EMISSÃO 1. O CARTÃO ZILIAN é válido nos estabelecimentos comerciais Zilian, pertencentes ao Grupo Mar Capital, SGPS, SA, adiante designados

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO ANEXO III REGULAMENTO DE DISCIPLINA

REGULAMENTO INTERNO ANEXO III REGULAMENTO DE DISCIPLINA REGULAMENTO INTERNO ANEXO III REGULAMENTO DE DISCIPLINA Quinta da Vila Formosa l Aeroporto l 1700-008 l Tel 218 540 190 Fax 218 540 195 www.externatochampagnat.pt ÍNDICE anexo III... 1 regulamento de disciplina...

Leia mais

GIAE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO ELETRÓNICO

GIAE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO ELETRÓNICO AGRUPMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO I BAIXA DA BANHEIRA GIAE SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO ELETRÓNICO A Escola dos 2.º e 3.º Ciclos D. João I dispõe

Leia mais

Regulamento de Propina

Regulamento de Propina Regulamento de Propina 2015 2015 ÍNDICE SECÇÃO I Curso de Licenciatura em Enfermagem... 4 Artigo 1º Valor da Propina... 4 Artigo 2º Modalidades de pagamento... 4 SECÇÃO II Cursos de Pós-Licenciatura e

Leia mais

Regulamento da Wepadel

Regulamento da Wepadel Regulamento da Wepadel O presente regulamento estabelece as condições de utilização da Wepadel, situado na Travessa Vale Paraizo Norte, Ponte de Eiras Adémia, 3020-501 Coimbra, adiante designado de Clube.

Leia mais

Regulamento do Global Management Challenge 2015

Regulamento do Global Management Challenge 2015 Regulamento do Global Management Challenge 2015 1. O Global Management Challenge é uma Competição de Estratégia e Gestão organizada em Portugal pela SDG Simuladores e Modelos de Gestão, S.A. em parceria

Leia mais

Escola Secundária José Saramago Mafra. Cursos Profissionais. Ano letivo 2013-14

Escola Secundária José Saramago Mafra. Cursos Profissionais. Ano letivo 2013-14 Escola Secundária José Saramago Mafra Cursos Profissionais Ano letivo 2013-14 CURSOS PROFISSIONAIS Cursos Profissionais em funcionamento na Escola: Técnico de Apoio à Gestão Desportiva; Técnico de Apoio

Leia mais

Regulamento de Acesso. Funcionamento Horário de Funcionamento Tipos de Utilização / Prioridades. Acções Interditas

Regulamento de Acesso. Funcionamento Horário de Funcionamento Tipos de Utilização / Prioridades. Acções Interditas 2013 Complexo Piscinas Municipais de Loulé pag 1 Regulamento de Acesso 2 Funcionamento Horário de Funcionamento Tipos de Utilização / Prioridades 3 Acções Interditas 4 Utilização Livre Utilização dos Serviços

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições gerais

CAPÍTULO I Disposições gerais Regulamento Municipal do Banco Local de Voluntariado de Lagoa As bases do enquadramento jurídico do voluntariado, bem como, os princípios que enquadram o trabalho de voluntário constam na Lei n.º 71/98,

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE CAMPOS DE FÉRIAS DE MANTEIGAS

REGULAMENTO MUNICIPAL DE CAMPOS DE FÉRIAS DE MANTEIGAS REGULAMENTO MUNICIPAL DE CAMPOS DE FÉRIAS DE MANTEIGAS Preâmbulo Considerando: As competências previstas nos artigos 112º e 241º da Constituição da República Portuguesa; O regime previsto no Decreto-Lei

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DE CORREIO ELECTRÓNICO DOS SOLICITADORES

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DE CORREIO ELECTRÓNICO DOS SOLICITADORES REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DE CORREIO ELECTRÓNICO DOS SOLICITADORES * Aprovado em assembleia-geral de 1/7/2003 Nos termos do al f) do n.º 1 do art.º 30.º, do n.º 6 do art.º 33.º e da alínea j) do art.º

Leia mais

Manual de Procedimentos do Seguro Escolar

Manual de Procedimentos do Seguro Escolar Manual de Procedimentos do Seguro Escolar O Seguro Escolar constitui um sistema de protecção destinado a garantir a cobertura financeira da assistência, em caso de acidente escolar, complementarmente aos

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO PARA O USO DA VIATURA DO CCD PM CASCAIS

REGULAMENTO INTERNO PARA O USO DA VIATURA DO CCD PM CASCAIS REGULAMENTO INTERNO PARA O USO DA VIATURA DO CCD PM CASCAIS 2014 Regulamento Interno para o uso da viatura do CCD PM Cascais Página 1 Artigo 1º Objeto O presente regulamento interno estabelece as normas

Leia mais

Instruções para preenchimento de contratos

Instruções para preenchimento de contratos Instruções para preenchimento de contratos Este documento tem como objetivo esclarecer o correto preenchimento dos contratos de emissão e renovação dos certificados digitais qualificados fornecidos pela

Leia mais

Assistência Técnica Informática

Assistência Técnica Informática Assistência Técnica Informática Cada vez mais é fundamental ter apoio especializado na área das Tecnologias de Informação, nomeadamente: - A resolução de problemas quotidianos, - A otimização de meios

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE CAMPOS DE FÉRIAS. Nota Justificativa

REGULAMENTO INTERNO DE CAMPOS DE FÉRIAS. Nota Justificativa REGULAMENTO INTERNO DE CAMPOS DE FÉRIAS Nota Justificativa A organização de campos de férias destinados a crianças e jovens é uma das actividades centrais da política do município da Moita na área da juventude

Leia mais

Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa FAQ S 1. Quais os requisitos necessários para ingressar num Mestrado? O candidato deverá ser titular do grau de licenciatura ou de mestre sendo as áreas de formação definidas aquando da publicação do edital

Leia mais

Condições de acesso ao Programa de Passageiro Frequente TAP Victoria para Clientes do Banco Popular

Condições de acesso ao Programa de Passageiro Frequente TAP Victoria para Clientes do Banco Popular Condições de acesso ao Programa de Passageiro Frequente TAP Victoria para Clientes do Banco Popular 1. Âmbito O Banco Popular e a TAP estabeleceram um acordo de parceria (Contrato de Parceiro de Marketing

Leia mais

Regulamento do 5º Passeio de BTT Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto 19 de Abril de 2015

Regulamento do 5º Passeio de BTT Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto 19 de Abril de 2015 Regulamento do 5º Passeio de BTT Bombeiros Voluntários de São 19 de Abril de 2015 São Fevereiro de 2015 SECÇÃO I ORGANIZAÇÃO 1- O evento tem a denominação de V Passeio BTT Bombeiros Voluntários de São

Leia mais

Condições de oferta dos serviços:

Condições de oferta dos serviços: Condições de oferta dos serviços: Identificação do prestador SIPTELNET - SOLUÇÕES DIGITAIS, UNIPESSOAL LDA., designada pela denominação SIPTEL (marca registada), com sede na Rua do Ganges, nº 6 - R/C A

Leia mais

Regulamento das condições de utilização da Infraestrutura da RIS para efeitos de manutenção remota. Artigo 1º. Objeto

Regulamento das condições de utilização da Infraestrutura da RIS para efeitos de manutenção remota. Artigo 1º. Objeto Regulamento das condições de utilização da Infraestrutura da RIS para efeitos de manutenção remota Artigo 1º Objeto O presente regulamento define as condições de acesso e utilização da infraestrutura da

Leia mais