RESOLUÇÃO N.º 301/2004-CA Aprova o Regulamento e o Manual de Procedimentos para Análise Prévia e Negociação de Debêntures Padronizadas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESOLUÇÃO N.º 301/2004-CA Aprova o Regulamento e o Manual de Procedimentos para Análise Prévia e Negociação de Debêntures Padronizadas"

Transcrição

1 RESOLUÇÃO N.º 301/2004-CA Aprova o Regulamento e o Manual de Procedimentos para Análise Prévia e Negociação de Debêntures Padronizadas O Conselho de Administração da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), no uso das atribuições que lhe confere o inciso II do artigo 68 do Estatuto Social, RESOLVE: Artigo 1º - Aprovar os anexos Regulamento e Manual de Procedimentos para Análise Prévia e Negociação de Debêntures Padronizadas. Artigo 2º - A presente Resolução entra em vigor em 23 de novembro de Sala das Sessões do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de São Paulo, em 23 de novembro de aa.) Raymundo Magliano Filho - Presidente - Eduardo Brenner - Vice-Presidente, Afonso Arno Arnhold - Conselheiro Efetivo, Alexandre Koch Torres de Assis Conselheiro Suplente, Álvaro Augusto Vidigal - Conselheiro Efetivo, Carlos Alberto da Silveira Isoldi - Conselheiro Suplente, Fernando Ferreira da Silva Telles - Conselheiro Efetivo, Humberto Casagrande Neto - Conselheiro Efetivo, João Carlos de Magalhães Lanza - Conselheiro Suplente, Morvan Figueiredo Paula e Silva Conselheiro Efetivo, Selmo Nissenbaum - Conselheiro Suplente, Sérgio Machado Dória - Conselheiro Efetivo e Gilberto Mifano - Superintendente Geral.

2 REGULAMENTO PARA ANÁLISE PRÉVIA E NEGOCIAÇÃO DE DEBÊNTURES PADRONIZADAS CAPÍTULO I DO OBJETO Artigo 1º O presente Regulamento disciplina os requisitos: (i) para a análise prévia, a ser efetivada pela BOVESPA, da documentação necessária para a obtenção do registro de distribuição de Debêntures Padronizadas mediante procedimento simplificado de que trata a Instrução CVM n. 404/04; (ii) para que a BOVESPA ateste a atualidade do prospecto de emissão de Debêntures Padronizadas, sempre que a distribuição primária for fracionada em lotes; e (iii) para a negociação de Debêntures Padronizadas em segmento especial de negociação administrado pela BOVESPA. CAPÍTULO II DAS DEFINIÇÕES Artigo 2º Os termos utilizados no presente Regulamento terão os seguintes significados: a) Agente Fiduciário, é o representante de debenturistas, titulares de Debêntures Padronizadas; b) BOVESPA, é a Bolsa de Valores de São Paulo; c) BOVESPA FIX, é o sistema de negociação de títulos de renda fixa privada, administrado pela BOVESPA, dentro do qual são admitidas, em segmento especial de negociação, as Debêntures Padronizadas; d) CVM, é a Comissão de Valores Mobiliários; e) Debêntures Padronizadas, são aquelas que possuem as características previstas na Instrução CVM n.404/04; f) Emissora, é a sociedade por ações que emite as Debêntures Padronizadas; g) Instituição Líder, é a instituição responsável pela distribuição das Debêntures Padronizadas; h) Intermediários, são as sociedades corretoras ou outras instituições financeiras habilitadas a realizar operações no BOVESPA FIX;

3 i) Manual, é o Manual de Procedimentos para Análise Prévia de Registros de Debêntures Padronizadas aprovado pelo Superintendente Geral da BOVESPA, que contém os procedimentos relativos à apresentação de documentos e informações de que trata este Regulamento, e que é dele parte integrante para todos os fins de direito. CAPÍTULO III DA ANÁLISE PRÉVIA A SER EFETUADA PELA BOVESPA Artigo 3º O processo de análise prévia efetuado pela BOVESPA consiste: a) no recebimento das informações e dos documentos necessários ao registro de distribuição pública de Debêntures Padronizadas, conforme disposto no Manual e na legislação aplicável; b) na conferência da documentação apresentada; c) na emissão de declaração endereçada à CVM, à Instituição Líder e à Emissora, de que os documentos e informações que instruem o pedido de registro se encontram em conformidade com a legislação em vigor, com a ressalva de que as referidas debêntures somente serão admitidas à negociação, após a concessão do registro de distribuição pública pela CVM. Artigo 4º É requisito para requerer a análise prévia: a) que a Emissora das Debêntures Padronizadas possua: (i) registro de companhia aberta para negociação na BOVESPA ou na Sociedade Operadora do Mercado de Ativos S.A. ( SOMA ) ou (ii) autorização para negociação de valores mobiliários, exceto ações, na BOVESPA; e b) que a Instituição Líder e a Emissora tenham aderido, total e irrestritamente, às normas previstas no presente Regulamento e no Manual. Artigo 5º Para todos os efeitos legais, a responsabilidade da BOVESPA pela análise prévia inicia-se somente a partir do dia útil seguinte ao recebimento, pela BOVESPA, do protocolo do seu requerimento, efetuado pela Instituição Líder, em conjunto com a Emissora.

4 Parágrafo Primeiro A BOVESPA terá 10 (dez) dias úteis para se manifestar sobre o requerimento de análise prévia. Parágrafo Segundo A BOVESPA poderá formular exigências de regularização e/ou complementação de informações e/ou documentos, a fim de atender às disposições legais aplicáveis. Nesse caso, o prazo de análise será interrompido, a contar da correspondência respectiva encaminhada para a Emissora e para a Instituição Líder. Parágrafo Terceiro Para o atendimento das exigências será concedido prazo de até 20 (vinte) dias úteis, contados da correspondência respectiva, o qual poderá ser prorrogado, a critério da BOVESPA, por até mais 20 (vinte) dias úteis, mediante solicitação fundamentada da Emissora, em conjunto com a Instituição Líder. Parágrafo Quarto A partir do recebimento de todos os documentos e/ou informações apresentados em cumprimento das exigências formuladas, a BOVESPA terá 5 (cinco) dias úteis para se manifestar sobre o pedido de análise prévia. Parágrafo Quinto Caso sejam apresentadas, a qualquer momento, regularizações e/ou complementações de informações e/ou documentos que não tenham sido solicitadas pela BOVESPA, esta se reserva ao direito de recomeçar a contar o prazo de análise, independentemente do estágio em que a mesma se encontrava. Parágrafo Sexto Caso não sejam cumpridas as exigências da BOVESPA nos prazos determinados, a análise prévia será automaticamente cancelada, sem necessidade de qualquer comunicação à Emissora e/ou à Instituição Líder.

5 Artigo 6 o Mediante requerimento fundamentado e assinado pela Emissora, em conjunto com a Instituição Líder, a BOVESPA poderá interromper o pedido de análise uma única vez, por até 20 (vinte) dias úteis. Parágrafo Primeiro Na hipótese de cancelamento automático ou de interrupção no procedimento de análise, a Emissora, em conjunto com a Instituição Líder, poderá solicitar, mediante justificativas, a retomada do procedimento de análise, com a apresentação de novos documentos e informações que se fizerem necessários para a atualização do processo. Nesse caso, a critério da BOVESPA, o processo poderá ser reiniciado, observando-se o prazo original de análise, independentemente da fase em que se encontrava a análise anterior. Parágrafo Segundo Não haverá a devolução dos documentos protocolados na BOVESPA para a instrução do pedido de análise prévia. CAPÍTULO IV DA VERIFICAÇÃO DA ATUALIDADE DO PROSPECTO DE EMISSÃO Artigo 7º Na hipótese em que a distribuição primária for fracionada em lotes de Debêntures Padronizadas, a Instituição Líder e a Emissora deverão, em conjunto, elaborar suplemento que contenha as atualizações de conteúdo do Prospecto de emissão, encaminhando-o à BOVESPA a cada período de 6 (seis) meses, contado a partir da concessão do registro de distribuição pública pela CVM, até o término da colocação das Debêntures Padronizadas. Artigo 8º Os prazos e procedimentos descritos no artigo 5 o aplicam-se à verificação da atualidade do prospecto de emissão efetuada pela BOVESPA. Parágrafo Único Na hipótese das exigências formuladas pela BOVESPA não serem atendidas nos prazos estipulados, a BOVESPA comunicará tal fato à CVM para avaliação das conseqüências sobre o registro da distribuição.

6 CAPÍTULO V - DA AUTORIZAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO NO SEGMENTO ESPECIAL DE DEBÊNTURES PADRONIZADAS E O SEU CANCELAMENTO Artigo 9º A BOVESPA concederá autorização para negociação de Debêntures Padronizadas para as Emissoras que tenham obtido, na CVM, registro para distribuição pública, inclusive daquelas que não tiverem sido objeto de análise prévia, sendo que, neste último caso, somente após a verificação de cópia de toda documentação que instruiu o processo de registro na CVM. Artigo 10 As negociações envolvendo Debêntures Padronizadas, realizadas nos mercados primário e secundário, ocorrerão em segmento especial dentro do BOVESPA FIX que: a) possibilitará a identificação das Debêntures Padronizadas dentre os demais títulos negociados no BOVESPA FIX; e b) atenderá às exigências do artigo 6º da Instrução CVM nº 404/04. Artigo 11 As operações com Debêntures Padronizadas realizadas nos mercados primário e secundário serão liquidadas pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia ( CBLC ), com observância de suas regras e procedimentos. Artigo 12 A negociação de Debêntures Padronizadas no mercado secundário deverá contar com a presença obrigatória de Formador de Mercado com o fim de fomentar a sua liquidez, observando-se, para este fim, as normas de credenciamento e atuação editadas pela BOVESPA. Parágrafo Primeiro Mediante apresentação de justificativas, em situações excepcionais, a BOVESPA poderá conceder um prazo máximo de 20 (vinte) dias úteis para que a negociação de Debêntures Padronizadas ocorra sem a presença de Formador de Mercado.

7 Parágrafo Segundo Decorrido o prazo referido no Parágrafo anterior sem que tenha havido indicação de novo Formador de Mercado, as Debêntures Padronizadas deixarão de ser negociadas no segmento especial do BOVESPA FIX. Artigo 13 As negociações de Debêntures Padronizadas nos mercados primário e secundário respeitarão o Regulamento de Negociação de Ativos de Renda Fixa BOVESPA FIX e demais normas e regulamentos da BOVESPA. Artigo 14 A autorização para negociação no segmento especial de Debêntures Padronizadas poderá ser cancelada nos seguintes casos: a) a pedido da Emissora, desde que tal deliberação tenha sido aprovada por oitenta e cinco por cento dos titulares de debêntures em circulação, reunidos em assembléia especialmente convocada com esse fim; b) por decisão da BOVESPA, no caso de infração às normas deste Regulamento, do Manual e demais disposições legais e regulamentares a que estiverem sujeitas; c) na hipótese de mudanças na Escritura de emissão ou no Prospecto que afetem as características das Debêntures Padronizadas previstas na Instrução CVM n. 404/04; e d) quando a Emissora requerer concordata, ainda que preventiva, tiver sua falência decretada, for submetida a processo de intervenção ou liquidação judicial ou extrajudicial. Artigo 15 O cancelamento da autorização para negociação no segmento especial de Debêntures Padronizadas: (i) não implicará a devolução dos documentos entregues à BOVESPA; (ii) não desonerará a Instituição Líder e/ou a Emissora do pagamento de quaisquer taxas e contribuições devidas à BOVESPA; (iii) não impedirá a Instituição Líder e/ou a Emissora de obter uma nova autorização para negociação de Debêntures Padronizadas, desde que atendidas as disposições legais e regulamentares vigentes.

8 CAPÍTULO VI DAS RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES DA BOVESPA Artigo 16 Além das atribuições conferidas à BOVESPA no presente Regulamento, caberá a ela: a) publicar avisos específicos de distribuições primárias de lotes de Debêntures Padronizadas no Boletim Diário de Informações BDI; b) apurar as infrações às normas deste Regulamento, do Manual e demais normas da BOVESPA, aplicando as penalidades aos respectivos infratores; c) estabelecer valores referentes às multas pecuniárias previstas neste Regulamento; e d) emitir comunicados contendo as decisões da BOVESPA referentes a este Regulamento e Manual.. CAPÍTULO VII DAS RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES DA EMISSORA E DA INSTITUIÇÃO LÍDER Artigo 17 Compete à Emissora e à Instituição Líder, cada um na sua esfera de competência: a) manter atualizado o registro de companhia aberta da Emissora, na forma da legislação pertinente; b) prestar todas as informações solicitadas pela BOVESPA nos prazos por esta definidos; c) responder pela veracidade, consistência, qualidade, suficiência, autenticidade e legitimidade dos documentos por elas encaminhados à BOVESPA, nos termos da legislação em vigor; d) manter atualizados os documentos e as informações referentes à emissão de Debêntures Padronizadas. CAPÍTULO VIII - DAS PENALIDADES E DOS RECURSOS Artigo 18 A infração às disposições deste Regulamento bem como sua reincidência sujeitará a Instituição Líder e a Emissora, no limite de suas respectivas responsabilidades, às seguintes penalidades: a) advertência; b) multa pecuniária;

9 c) suspensão do acesso ao sistema de negociação no BOVESPA FIX; e d) cancelamento da autorização para negociar Debêntures Padronizadas no segmento especial de negociação do BOVESPA FIX. Artigo 19 Quando ocorrer o descumprimento total ou parcial de qualquer das obrigações decorrentes do presente Regulamento, a BOVESPA solicitará a sua regularização, fixando, se possível, prazo para sanar tal descumprimento. Parágrafo Único Se o descumprimento não for sanado no prazo previsto na solicitação referida no caput, a Instituição Líder e/ou a Emissora, conforme o caso, ficarão sujeitas à aplicação das penalidades referidas no Artigo 18. Artigo 20 A aplicação das penalidades é de competência do Superintendente Geral, que embasará sua decisão na análise circunstanciada dos fatos geradores da infração. Parágrafo Único Da decisão que aplicar as penalidades acima referidas caberá recurso, sem efeito suspensivo, ao Conselho de Administração da BOVESPA, o qual deverá ser interposto no prazo máximo de 15 (quinze) dias contados da data de sua ciência, ressalvada a hipótese de interposição de pedido de reconsideração no caso de multa pecuniária, este último no prazo de 5 (cinco) dias. CAPÍTULO IX DAS TAXAS E CONTRIBUIÇÕES Artigo 21 A BOVESPA fixará taxas e contribuições e forma de pagamento para os procedimentos previstos neste Regulamento.

10 CAPÍTULO X - DOS LIMITES DE RESPONSABILIDADE DA BOVESPA Artigo 22 A BOVESPA não se responsabilizará: a) pelos danos e prejuízos sofridos pelos investidores, Intermediários, Instituições Líderes, Emissoras ou, ainda, causados a terceiros, por negligência, imprudência ou imperícia na utilização das informações constantes do Prospecto e do(s) respectivo(s) suplemento(s); b) pelas obrigações provenientes de ato ilícito, por parte dos Intermediários, Instituição Líder e Emissora, envolvendo quaisquer das informações divulgadas no Prospecto e no(s) respectivo(s) suplemento(s); c) pelos danos decorrentes de caso fortuito ou força maior que impossibilitem a execução das atividades por ela assumidas nos termos deste Regulamento; d) pela veracidade, consistência, qualidade e suficiência das informações prestadas e dos documentos apresentados por ocasião dos processos de análise prévia, ou por meio do(s) suplemento(s) de atualização do Prospecto de emissão, se houver; e) por falhas ou omissão na prestação de informações pelos Intermediários, Instituições Líderes e Emissoras, que venham a causar prejuízos aos investidores. CAPÍTULO XI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 23 Havendo conflito entre as disposições contidas no Manual e nas demais regras e procedimentos expedidos pela BOVESPA e nas regras estabelecidas no presente Regulamento, essas últimas deverão prevalecer. Parágrafo Único Se qualquer disposição do presente Regulamento for considerada inválida ou ineficaz em razão de regra ou norma superveniente, a mesma será substituída por outra de conteúdo similar e com os mesmos efeitos. A eventual invalidade e/ou ineficácia de um ou mais itens não afetará as demais disposições deste Regulamento Artigo 24 Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho de Administração ou pelo Superintendente Geral da BOVESPA, observadas as suas respectivas esferas de competência.

11 Artigo 25 Todas e quaisquer dúvidas e controvérsias que porventura venham a surgir em relação aos termos e condições do presente Regulamento, do Manual e da Escritura de Emissão de Debêntures Padronizadas deverão ser resolvidas por meio de arbitragem, nos termos do Regulamento da Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM).

12 Manual de Procedimentos para Análise Prévia de Registros de Debêntures Padronizadas Do objeto Este Manual é parte integrante do Regulamento para Análise Prévia e Negociação de Debêntures Padronizadas (Regulamento) e contém os procedimentos relativos à apresentação de documentos e informações na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) e de registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em conformidade com a Instrução CVM nº 404, de 13 de fevereiro de 2004, as Resoluções do Conselho de Administração da BOVESPA e demais normativos pertinentes. Instrução do pedido de análise prévia para o registro de distribuição O pedido de análise prévia à BOVESPA das informações e dos documentos necessários ao registro de distribuição pública primária de debêntures padronizadas na CVM deverá ser instruído com os seguintes documentos:! requerimento à BOVESPA de análise prévia, assinado pela emissora e pela instituição líder, conforme modelo da BOVESPA (ANEXO I e ANEXO IA), o qual deve incluir, obrigatoriamente:! adesão, total e irrestrita, às normas previstas no Regulamento e no Manual;! assunção de responsabilidade pela veracidade, consistência, qualidade, suficiência, autenticidade e legitimidade dos documentos entregues; e! relação dos documentos que instruem o processo.! cópia do comprovante de pagamento da taxa de fiscalização, nos termos da Lei nº 7940/89;! declaração, assinada pela emissora e pela instituição líder, de que o registro de companhia aberta da emissora está atualizado perante a CVM, conforme modelo da BOVESPA (ANEXO II);! declaração, conforme modelo da BOVESPA (ANEXO III), assinada pela emissora, em conjunto com a instituição líder, de que o prospecto contém as informações relevantes necessárias ao conhecimento pelos investidores da oferta, das debêntures,

13 da emissora, suas atividades, situação econômico-financeira, os riscos inerentes à sua atividade e quaisquer outras informações relevantes, bem como de que o prospecto foi elaborado de acordo com as normas pertinentes;! cópias das deliberações sobre a emissão das debêntures, bem como do seu arquivamento no registro do comércio e das suas publicações, tomadas pelos órgãos competentes da emissora, e das decisões administrativas exigíveis, com todos os documentos que serviram de base para as referidas deliberações, bem como dos respectivos anúncios de convocação, se for o caso;! cópia da escritura padronizada da emissão das debêntures e aditamento à escritura da emissão das debêntures, se for o caso, bem como dos seus arquivamentos no registro do comércio, conforme modelos da BOVESPA (ANEXO IV);! cópia do contrato com a instituição prestadora de serviço de debêntures escriturais, assinado pelas partes;! cópia do contrato de distribuição de valores mobiliários, conforme cláusulas mínimas do modelo da BOVESPA (ANEXO V), assinado pelas partes e, se houver, cópias dos respectivos termos aditivos ou de adesão;! cópia do contrato firmado com o formador de mercado para as debêntures, conforme modelo da BOVESPA (ANEXO VI), assinado pelas partes;! cópias dos contratos de estabilização de preços e/ou garantia de liquidez, se houver, assinados pelas partes;! cópia do relatório elaborado por agência classificadora de risco em funcionamento no país;! cópia de outros contratos relativos à emissão ou subscrição, inclusive no que toca à distribuição de lote suplementar, se houver, assinados pelas partes;

14 ! minuta das divulgações previstas ao mercado sobre a distribuição, conforme modelos da BOVESPA, abrangendo: comunicado ao mercado (ANEXO VII), anúncio de início de distribuição (ANEXO VIII), anúncio de encerramento da distribuição (ANEXO IX) e/ou anúncio de distribuição e encerramento (ANEXO X), conforme o caso;! cópia do boletim de subscrição, conforme modelo da BOVESPA (ANEXO XI);! cinco exemplares da minuta do prospecto definitivo ou cinco exemplares do prospecto preliminar e, quando disponíveis, dois exemplares da versão final do prospecto definitivo;! prova de cumprimento de todas as demais formalidades prévias em virtude de exigências legais ou regulamentares para a emissão das debêntures, que não decorram da Instrução CVM nº 400;! caso a emissora seja integrante de setor regulado em que isso seja exigido pelo regulador (por exemplo: Aneel, ANTT, Anatel), deverá apresentar cópia da manifestação da agência reguladora. É RECOMENDÁVEL QUE A EMISSORA LOGO APÓS DECIDIR FAZER A EMISSÃO DE DEBÊNTURES PADRONIZADAS ENTRE EM CONTATO COM A CVM PARA SE CERTIFICAR DE QUE O SEU REGISTRO DE COMPANHIA ABERTA ESTÁ ATUALIZADO. No caso de haver termos de adesão ao contrato de distribuição de valores mobiliários, a BOVESPA aceitará a relação das instituições com as respectivas quantidades de debêntures atribuídas a cada uma até o encaminhamento do pedido de registro de distribuição para a CVM. Se a companhia não tiver atualizado os documentos junto à Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia, apresentar, conforme modelos que estão no site menu Custodia, sub-menu Empresas/Emissores de Ativos e item Documentação:! termo de adesão ao regulamento do emissor;! termo de indicação e aceitação de banco do emissor; e

15 ! cartão procuração de credenciamento, identificação e assinaturas (assinado pelos representantes legais e acompanhados de cópia da ata de eleição dos mesmos, com o respectivo arquivamento no registro do comércio e prova de homologação da investidura no cargo, expedida pelo órgão competente). A análise prévia de que trata este Manual será promovida tão somente se a emissora possuir:! registro para negociação na BOVESPA;! autorização para negociação de valores mobiliários, exceto ações, na BOVESPA; ou! registro para negociação na Sociedade Operadora do Mercado de Ativos S.A. (SOMA). No caso da emissora possuir registro para negociação na SOMA e não possuir autorização para negociação de valores mobiliários, exceto ações, na BOVESPA, deverá obter essa autorização previamente ao requerimento de análise prévia. O requerimento de análise prévia deverá ser endereçado à Gerência de Acompanhamento de Empresas da BOVESPA, podendo ser encaminhado a essa gerência diretamente, por meio dos escritórios regionais da BOVESPA ou via correio. O protocolo do requerimento de análise prévia será efetuado quando da sua chegada na Gerência de Acompanhamento de Empresas, desde que acompanhado com a totalidade dos documentos necessários ao registro de distribuição. Não será objeto de análise prévia pela BOVESPA o pedido de registro que contiver qualquer solicitação de dispensa de requisitos/registros, previstos na Instrução CVM nº 400, ou se a debênture tiver qualquer tipo de garantia adicional não prevista na Instrução CVM nº 404. Atualização dos documentos da emissora e da distribuição A companhia deve remeter, por meio do Sistema de Informações Periódicas e Eventuais da CVM (Sistema IPE), além dos documentos periódicos e eventuais referentes à atualização do seu registro de companhia aberta, todos os atos e decisões destinados aos debenturistas, bem como os demais documentos e informações previstos na escritura da emissão das debêntures padronizadas, inclusive o relatório atualizado da agência

16 classificadora de risco, valor e data de pagamento de todo e qualquer rendimento referente às debêntures, relatório do agente fiduciário, etc. No caso da distribuição primária ser fracionada em lotes, o prospecto de distribuição deverá ser atualizado, mediante a elaboração de suplemento, obrigatoriamente, a cada período de seis meses a partir da concessão do registro de distribuição, até o término da colocação das debêntures. O suplemento pode ser apresentado, voluntariamente, em prazo inferior aos 6 meses acima mencionado, não sendo necessário, neste caso, haver novo relatório da agência classificadora de risco, podendo reproduzir o anterior. O novo relatório da agência classificadora é obrigatório a cada período de seis meses a partir da concessão do registro de distribuição, até o término da colocação das debêntures, e é parte obrigatória do suplemento. Se houver apresentação voluntária de suplemento, o prazo para a apresentação do próximo suplemento será de 6 meses a contar da última apresentação. O suplemento, que deve conter as atualizações de conteúdo do prospecto, bem como as informações e documentos encaminhados pela emissora a CVM no cumprimento das normas que regulam o registro das companhias abertas, também deve ser enviado por meio do Sistema IPE e deve ser redigido da mesma forma que o prospecto, não apenas reproduzindo as informações da atualização do seu registro. Instrução do pedido de análise da atualidade do prospecto Para solicitação da análise da atualidade do prospecto de distribuição, paralelamente ao envio do suplemento por meio do Sistema IPE, a emissora, em conjunto com a instituição líder, deverá protocolar na BOVESPA os seguintes documentos:! requerimento à BOVESPA de análise da atualidade do prospecto, assinado pela emissora e pela instituição líder, conforme modelo da BOVESPA (ANEXO XII), o qual deve incluir, obrigatoriamente:! assunção de responsabilidade pela veracidade, consistência, qualidade, suficiência, autenticidade e legitimidade dos documentos entregues;

17 ! três exemplares do suplemento; e! identificação dos itens do prospecto que estão sendo atualizados. No caso de mudança da instituição líder, deverá ser apresentado ainda:! cópia do contrato de distribuição de valores mobiliários assinado pelas partes e, se houver, cópias dos respectivos termos aditivos ou de adesão; e! declaração de adesão, total e irrestrita, da nova instituição líder às normas previstas no Regulamento e no Manual. O protocolo do requerimento de análise da atualidade do prospecto será efetuado quando da sua chegada na Gerência de Acompanhamento de Empresas, desde que acompanhado com a totalidade dos documentos necessários. Dos prazos de análise A análise prévia e a contagem de seus prazos iniciam-se a partir do primeiro dia útil subseqüente ao protocolo do requerimento na Gerência de Acompanhamento de Empresas da BOVESPA, efetuado pela instituição líder, em conjunto com a emissora. A BOVESPA terá 10 (dez) dias úteis para se manifestar sobre o requerimento de análise prévia. Caso sejam apresentadas, a qualquer momento, regularizações e/ou complementações de informações e/ou documentos que não tenham sido solicitadas pela BOVESPA, esta se reserva ao direito de recomeçar a contar o prazo de análise, independentemente do estágio em que a mesma se encontrava. A BOVESPA poderá formular exigências de regularização e/ou complementação de informações e/ou documentos, a fim de atender às disposições legais aplicáveis. Nesse caso, o prazo de análise será interrompido, a contar da correspondência respectiva encaminhada para a instituição líder, com cópia para a emissora. Para o atendimento das exigências será concedido prazo de até 20 (vinte) dias úteis, contados da data da correspondência, o qual poderá ser prorrogado, a critério da

18 BOVESPA, por até mais 20 (vinte) dias úteis, mediante solicitação fundamentada da emissora, em conjunto com a instituição líder. No atendimento das exigências formuladas pela BOVESPA, os documentos deverão ser apresentados em duas versões: a primeira com o conteúdo originalmente submetido, com a indicação das alterações determinadas pela Bovespa e daquelas que não decorram do cumprimento de tais determinações; e a segunda, sem quaisquer marcas. A partir do recebimento de todos os documentos e/ou informações apresentados em cumprimento das exigências formuladas, a BOVESPA terá 5 (cinco) dias úteis para se manifestar sobre o pedido de análise prévia. Caso não sejam cumpridas as exigências da BOVESPA nos prazos determinados, a análise prévia será automaticamente cancelada, sem necessidade de qualquer comunicação à emissora e/ou à instituição líder. Os prazos e procedimentos descritos acima também aplicam-se ao pedido de análise da atualidade do prospecto. Nesse caso, na hipótese das exigências formuladas pela BOVESPA não serem atendidas nos prazos estipulados, tal fato será comunicado à CVM para avaliação das conseqüências sobre o registro da distribuição. Instrução do pedido de distribuição primária de lotes de uma mesma série É condição precípua que o registro de companhia aberta esteja atualizado. Para a instrução do pedido de distribuição primária de lotes de uma mesma série deverão ser apresentados os seguintes documentos:! requerimento para a realização da distribuição na Bovespa;! minuta do edital, conforme modelo da BOVESPA (ANEXO XIII); e! relação das instituições que participam do consórcio com as respectivas quantidades de debêntures atribuídas, se for o caso.

19 No caso de mudança da instituição líder, deverá ser apresentado ainda:! cópia do contrato de distribuição de valores mobiliários assinado pelas partes e, se houver, cópia dos respectivos termos aditivos ou de adesão; e! declaração de adesão, total e irrestrita, da nova instituição líder às normas previstas no Regulamento e no Manual, conforme modelo da BOVESPA (ANEXO XIV). Da entrega do pedido de registro de distribuição, mediante análise simplificada, para a CVM Ao término da análise prévia, estando os documentos relativos ao registro de distribuição em conformidade com o estabelecido na legislação, a BOVESPA encaminhará referidos documentos finais à Superintendência de Registro da CVM no Rio de Janeiro, acompanhados de declaração da BOVESPA de que os mesmos encontram-se em conformidade com a Instrução CVM nº 404 e demais normas aplicáveis. Outros modelos auxiliares Em conjunto com este Manual e seus Anexos, seguem ainda os seguintes modelos auxiliares:! Exemplo de Ata de RCA;! Exemplo de Texto de Ata de AGE; e! Exemplo de Prospecto Conteúdo Básico para Debênture Padronizada

20 ANEXO I [LOCAL], [DIA] de [MÊS] de [ANO] À BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO (BOVESPA) GERÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DE EMPRESAS (GAE) Rua XV de Novembro, 275-5º andar SÃO PAULO - SP Assunto: Solicitação de análise prévia para o registro de distribuição pública de debêntures padronizadas da [NOME DA COMPANHIA EMISSORA], na forma da Instrução CVM nº 404. Prezados Senhores, [NOME DA EMISSORA], com sede na [ENDEREÇO COMPLETO DA SEDE SOCIAL DA EMISSORA], inscrita no CNPJ do Ministério Fazenda sob o nº [Nº DE INSCRIÇÃO NO CNPJ/MF DA EMISSORA], e [NOME DA INSTITUIÇÃO LÍDER DA DISTRIBUIÇÃO], com sede na [ENDEREÇO COMPLETO DA SEDE SOCIAL DA INSTITUIÇÃO LÍDER], inscrita no CNPJ do Ministério Fazenda sob o nº [Nº DE INSCRIÇÃO NO CNPJ/MF DA INSTITUIÇÃO LÍDER], vêm, por intermédio de V. Sas., solicitar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o registro de distribuição pública, mediante análise simplificada, de [QUANTIDADE DE DEBÊNTURES] debêntures padronizadas (simples, não conversíveis em ações da companhia), objeto da [Nº DE ORDEM DA EMISSÃO] emissão, em [QUANTIDADE DE SÉRIES OU SÉRIE ÚNICA], escriturais, da espécie [SUBORDINADA ou SEM PREFERÊNCIA], com valor nominal unitário de R$ 1.000,00 (um mil reais), na data da emissão, perfazendo o montante de R$ [VALOR DA EMISSÃO], ([VALOR POR EXTENSO] reais), deliberada na [CONFORME O CASO: Assembléia Geral Extraordinária OU Reunião do Conselho de Administração], realizada em [DATA DA AGE/RCA]. Declaram que estão cientes, concordam e se comprometem a cumprir as disposições e regras do Regulamento para Análise Prévia e Negociação de Debêntures Padronizadas na BOVESPA e do respectivo Manual, bem como que são responsáveis pela veracidade, consistência, qualidade, suficiência, autenticidade e legitimidade dos documentos entregues à BOVESPA, nos termos da legislação pertinente em vigor.

21 Seguem, para a devida análise, os documentos previstos na regulamentação em vigor, conforme lista anexa. Atenciosamente, [NOME DA EMISSORA] [NOME DO DRI] Diretor de Relações com Investidores Telefone: Fax: [NOME DA INSTITUIÇÃO LÍDER] Telefone: Fax: [NOME E CARGO DO(S) SIGNATÁRIO(S)]

22 ANEXO I A [LOCAL], [DIA] de [MÊS] de [ANO] À COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM) SUPERINTENDÊNCIA DE REGISTRO (SRE) RUA SETE DE SETEMBRO, º ANDAR RIO DE JANEIRO - RJ Assunto: Solicitação de registro de distribuição pública de debêntures padronizadas, mediante análise simplificada, da [NOME DA COMPANHIA EMISSORA], na forma da Instrução CVM nº 404. Prezados Senhores, Para efeito do disposto na Instrução CVM nº 404, encaminhamos-lhes o pedido de registro de distribuição pública de debêntures padronizadas, mediante análise simplificada, da [NOME DA EMISSORA], com sede na [ENDEREÇO COMPLETO DA SEDE SOCIAL DA EMISSORA], inscrita no CNPJ do Ministério da Fazenda sob o nº [Nº DE INSCRIÇÃO NO CNPJ/MF DA EMISSORA], formulado em conjunto com a [NOME DA INSTITUIÇÃO LÍDER DA DISTRIBUIÇÃO], com sede na [ENDEREÇO COMPLETO DA SEDE SOCIAL DA INSTITUIÇÃO LÍDER], inscrita no CNPJ do Ministério da Fazenda sob o nº [Nº DE INSCRIÇÃO NO CNPJ/MF DA INSTITUIÇÃO LÍDER]. O pedido do registro de distribuição pública se refere a [QUANTIDADE DE DEBÊNTURES] debêntures simples, não conversíveis em ações da companhia, objeto da [Nº DE ORDEM DA EMISSÃO] emissão, em [CONFORME O CASO: [NÚMERO DE SÉRIES] séries OU série única], escriturais, da espécie [SUBORDINADA ou SEM PREFERÊNCIA], com valor nominal unitário de R$ 1.000,00 (um mil reais), na data de emissão, perfazendo o montante de R$ [VALOR DA EMISSÃO], ([VALOR POR EXTENSO] reais), deliberada na [CONFORME O CASO: Assembléia Geral Extraordinária OU Reunião do Conselho de Administração] da Emissora, realizada em [DATA DA AGE/RCA].

23 Seguem os documentos previstos na regulamentação em vigor. Atenciosamente, [NOME DA EMISSORA] [NOME DO DRI] Diretor de Relações com Investidores [NOME DA INSTITUIÇÃO LÍDER] [NOME E CARGO DO(S) SIGNATÁRIO(S)]

24 ANEXO II [LOCAL], [DIA] de [MÊS] de [ANO] À COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM) SUPERINTENDÊNCIA DE REGISTRO (SRE) RUA SETE DE SETEMBRO, º ANDAR RIO DE JANEIRO - RJ Assunto: Declaração de atualidade de registro de companhia aberta Prezados Senhores, [NOME DA EMISSORA] e [NOME DA INSTITUIÇÃO LÍDER DA DISTRIBUIÇÃO] vêm, para os fins do disposto no item 11 do Anexo II da Instrução CVM nº 400/03, declarar que o registro de companhia aberta da [NOME DA EMISSORA] encontra-se atualizado perante a Comissão de Valores Mobiliários. Atenciosamente, [NOME DA EMISSORA] [NOME DO DRI] Diretor de Relações com Investidores [NOME DA INSTITUIÇÃO LÍDER] [NOME E CARGO DO(S) SIGNATÁRIO(S)]

25 ANEXO III [LOCAL], [DIA] de [MÊS] de [ANO] À COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM) SUPERINTENDÊNCIA DE REGISTRO (SRE) RUA SETE DE SETEMBRO, º ANDAR RIO DE JANEIRO - RJ DECLARAÇÃO DE VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES A [NOME DA EMISSORA], Emissora das debêntures da [Nº DE ORDEM DA EMISSÃO] emissão, em [CONFORME O CASO: [NÚMERO DE SÉRIES] séries OU série única], e [NOME DA INSTITUIÇÃO LÍDER DA DISTRIBUIÇÃO], Instituição Líder desta emissão, declaram que o prospecto contém as informações relevantes necessárias ao conhecimento pelos investidores da oferta, dos valores mobiliários ofertados, da emissora, suas atividades, situação econômico-financeira, os riscos inerentes à sua atividade e quaisquer outras informações relevantes, bem como que o prospecto foi elaborado de acordo com as normas pertinentes. [NOME DA EMISSORA] [NOME DO DRI] Diretor de Relações com Investidores [NOME DA INSTITUIÇÃO LÍDER] [NOME E CARGO DO(S) SIGNATÁRIO(S)]

26 ANEXO IV ESCRITURA DA [N.º DE ORDEM DA EMISSÃO] EMISSÃO DE DEBÊNTURES SIMPLES DA [NOME DA COMPANHIA EMISSORA] Pelo presente instrumento particular: i. [NOME DA EMISSORA], com sede na [ENDEREÇO COMPLETO DA SEDE SOCIAL DA EMISSORA], inscrita no CNPJ do Ministério Fazenda sob o nº [Nº DE INSCRIÇÃO NO CNPJ/MF DA EMISSORA], neste ato representada na forma de seu Estatuto Social, doravante denominada "EMISSORA"; e, ii. [NOME DO AGENTE FIDUCIÁRIO], com sede na [ENDEREÇO COMPLETO DA SEDE SOCIAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO], inscrito no CNPJ do Ministério Fazenda sob o nº [Nº DE INSCRIÇÃO NO CNPJ/MF DO AGENTE FIDUCIÁRIO], representando a comunhão de debenturistas adquirentes das debêntures objeto da presente emissão, neste ato representado na forma de seu [CONFORME O CASO: Contrato OU Estatuto Social], doravante denominado "AGENTE FIDUCIÁRIO", vêm por esta e na melhor forma de direito firmar a presente ESCRITURA DA [N.º DE ORDEM DA EMISSÃO] EMISSÃO DE DEBÊNTURES SIMPLES DA [DENOMINAÇÃO DA COMPANHIA EMISSORA], doravante denominada "ESCRITURA", contendo as seguintes cláusulas e condições: CLÁUSULA I - DA AUTORIZAÇÃO A ESCRITURA é firmada com base na autorização deliberada pela [CONFORME O CASO: Reunião do Conselho de Administração E/OU Assembléia Geral Extraordinária] da EMISSORA realizada em [DATA: (DD/MM/AAAA)]. CLÁUSULA II - DOS REQUISITOS A [N.º DE ORDEM DA EMISSÃO] emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, doravante denominada "EMISSÃO", será feita com observância dos seguintes requisitos: 2.1. Arquivamento e Publicação da Deliberação A ata da [RCA/AGE] que deliberou sobre a presente EMISSÃO será arquivada na Junta Comercial do [ESTADO ONDE SE SITUA A SEDE DA EMISSORA] e publicada no Diário Oficial do Estado [ESTADO ONDE SE SITUA A SEDE DA EMISSORA] e no

27 [NOME DO JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO ONDE A EMISSORA EFETUA SUAS PUBLICAÇÕES] Inscrição da ESCRITURA A ESCRITURA e seus aditamentos serão inscritos na Junta Comercial do [ESTADO ONDE SE SITUA A SEDE DA EMISSORA] Registro na Comissão de Valores Mobiliários A EMISSÃO será registrada na Comissão de Valores Mobiliários, doravante denominada "CVM", na forma das Leis n os 6.385, de 7/12/76, 6.404, de 15/12/76 e demais disposições legais e regulamentares pertinentes Registro para negociação secundária As Debêntures serão registradas para negociação secundária na Bolsa de Valores de São Paulo, Doravante denominada BOVESPA, segundo suas normas e procedimentos e se submeterão aos controles de compensação e liquidação da Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia, doravante denominada CBLC As Debêntures da 1ª Série serão registradas para negociação secundária na BOVESPA e se submeterão aos controles de compensação e liquidação da CBLC. CLÁUSULA III - DAS CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES As debêntures desta [NÚMERO DE ORDEM DA EMISSÃO] Emissão terão as seguintes características e condições: 3.1. Valor da EMISSÃO O valor da EMISSÃO é de R$ [VALOR DA EMISSÃO], ([VALOR POR EXTENSO] reais), considerados os valores de emissão de cada série, na respectiva data de emissão Valor Nominal Unitário O Valor Nominal Unitário das Debêntures será de R$ 1.000,00 (um mil reais) na Data de Emissão.

28 3.3. Quantidade de Debêntures e Número de Séries [CONFORME O CASO: A emissão é feita em série única constituída de [N o. DE DEBÊNTURES] de debêntures OU Serão emitidas até [N o. DE DEBÊNTURES] de debêntures, em número indeterminado de séries, sendo a 1ª Série constituída de [N o. DE DEBÊNTURES] debêntures nas condições estabelecidas nos subitens 3.6 a 3.10 desta Cláusula. As demais Séries serão emitidas mediante a elaboração de termo aditivo à presente escritura, na medida que sua emissão for deliberada pelo Conselho de Administração da EMISSORA, que fixará as respectivas quantidades de debêntures, as condições de correção monetária, os juros, as datas de emissão e vencimento, a época e as condições de pagamento do rendimento, a sua negociação na BOVESPA, segundo suas normas e procedimentos e se submeterão aos controles de compensação e liquidação da CBLC Forma As Debêntures terão a forma escritural. Para todos os fins de direito, a titularidade das Debêntures será comprovada pelo extrato da conta de depósito emitido pela [NOME DA INSTITUIÇÃO], responsável pela escrituração das Debêntures Espécie As Debêntures serão da espécie [CONFORME O CASO: subordinada OU sem preferência] Data de Emissão Para todos os efeitos legais, a Data de Emissão das Debêntures será [DATA: (DIA de MÊS de ANO)] Data de Vencimento [CONFORME O CASO: Para todos os efeitos legais, a data de vencimento das Debêntures será [DATA: (DIA de MÊS de ANO)], data em que será pago o valor integral do principal das Debêntures juntamente com o valor do Rendimento eventualmente devido, em moeda corrente, nos termos desta ESCRITURA OU Para todos os efeitos legais, a data de vencimento das Debêntures da 1ª Série será [DATA: (DIA de MÊS de ANO)], data em que será pago o valor integral do principal das Debêntures juntamente com o valor do Rendimento eventualmente devido, em moeda corrente, nos termos desta ESCRITURA]

29 3.8. Rendimento [CONFORME O CASO: A partir da Data de Emissão, as Debêntures da presente Emissão farão jus ao seguinte rendimento: OU A partir da data de emissão as Debêntures da 1ª Série farão jus ao seguinte rendimento:] [INSERIR OS SUBITENS A 3.6.N DO ANEXO II, III, IV OU V, PERTINENTE, DISCRIMINANDO A REMUNERAÇÃO DA SÉRIE ÚNICA, DA PRIMEIRA SÉRIE OU DE CADA SÉRIE, SE FOR O CASO] 3.9. Preço de Subscrição e Integralização O preço de subscrição das debêntures da [NÚMERO DE SÉRIE] Série será o seu Valor Nominal Unitário acrescido do Rendimento, calculado pro rata temporis desde a Data de Emissão até a data de integralização, de acordo com a Cláusula III, item 3.8 desta Escritura, ajustado por ágio ou deságio, conforme for o caso, com base em preço apurado em [LEILÃO OU COLETA DE INTENÇÕES DE INVESTIMENTO] a ser realizado conforme as normas da BOVESPA A integralização das Debêntures será à vista, em moeda corrente nacional, de acordo com as normas de liquidação aplicáveis à BOVESPA e à CBLC Local de Pagamento Os pagamentos a que fazem jus as Debêntures da [NÚMERO DE SÉRIE] Série serão efetuados no mesmo dia de seu vencimento utilizando-se os procedimentos adotados pela CBLC ou através da instituição responsável pela escrituração das debêntures para os titulares das Debêntures que não estejam depositadas em custódia vinculada à BOVESPA Prorrogação dos Prazos Considerar-se-ão automaticamente prorrogados os prazos para pagamento de qualquer obrigação prevista ou decorrente da presente Escritura, até o primeiro dia útil subseqüente, sem acréscimo de juros ou de qualquer outro encargo moratório aos valores a serem pagos, quando a data de pagamento coincidir com feriado nacional, sábado ou domingo Encargos Moratórios Ocorrendo atraso imputável à EMISSORA no pagamento de qualquer quantia devida aos titulares das Debêntures, os débitos em atraso ficarão sujeitos a multa moratória de 2%

30 (dois por cento) e juros de mora de 1% (um por cento) ao mês, ambos calculados sobre os valores em atraso desde a data de inadimplemento até a data do efetivo pagamento, independentemente de aviso, notificação ou interpelação judicial ou extrajudicial Mora do debenturista Sem prejuízo do disposto no item precedente, o não comparecimento do debenturista para receber o valor correspondente a quaisquer das obrigações pecuniárias da EMISSORA nas datas previstas nesta ESCRITURA, ou em comunicado publicado pela EMISSORA, não lhe dará direito ao recebimento de qualquer rendimento, acréscimos ou encargos moratórios no período relativo ao atraso no recebimento Publicidade Todos os atos e decisões destinados aos debenturistas deverão ser obrigatoriamente comunicados, na forma de avisos, no jornal [NOME DO JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO ONDE A EMISSORA EFETUA SUAS PUBLICAÇÕES], no Boletim Diário de Informações da BOVESPA e através da rede mundial de computadores, devendo a EMISSORA avisar, antecipadamente, o AGENTE FIDUCIÁRIO da realização de qualquer publicação Comunicações As comunicações a serem enviadas por qualquer das partes nos termos desta ESCRITURA, se feitas por fac-símile ou correio eletrônico serão consideradas recebidas na data de seu envio, desde que seu recebimento seja confirmado através de indicativo (recibo emitido pela máquina utilizada pelo remetente), devendo os respectivos originais ser encaminhados até 5 (cinco) dias úteis após o envio da mensagem; se feitas por correspondência, as comunicações serão consideradas entregues quando recebidas sob protocolo ou com "aviso de recebimento" expedido pelo Correio ou por telegrama, nos endereços constantes da qualificação a seguir: Para a Emissora: [NOME DA EMISSORA] [ENDEREÇO] Cep: [NÚMERO DO CEP] At. Diretor de Relação com Investidores Telefone: [NÚMERO DO TELEFONE] Fac-símile: [NÚMERO DO FAX]

31 [ ] Para o Agente Fiduciário: [NOME DA INSTITUIÇÃO] [ENDEREÇO] Cep: [NÚMERO DO CEP] At. [NOME DO DIRETOR RESPONSÁVEL] Telefone: [NÚMERO DO TELEFONE] Fac-símile: [NÚMERO DO FAX] [ ] Para administradora do sistema de negociação: Bolsa de Valores de São Paulo - BOVESPA Rua XV de Novembro, 275 CEP: São Paulo, SP At. Gerência de Acompanhamento de Empresas Telefone: /2222 Fac-símile: gre@bovespa.com.br Para a instituição responsável pela escrituração das debêntures: [NOME DA INSTITUIÇÃO] [ENDEREÇO] Cep: [NÚMERO DO CEP] At. [NOME DO DIRETOR RESPONSÁVEL] Telefone: [NÚMERO DO TELEFONE] Fac-símile: [NÚMERO DO FAX] [ ]

32 Para a Câmara de Liquidação: Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - CBLC Rua XV de Novembro, 275 6º andar CEP: At. Gerência de Custódia Telefone: Fac-símile: custodia@cblc.com.br CLÁUSULA IV - DA NEGOCIAÇÃO DE DEBÊNTURES PELA EMISSORA E DO VENCIMENTO ANTECIPADO 4.1. Aquisição Facultativa A EMISSORA poderá, a qualquer tempo, adquirir Debêntures em circulação, por preço não superior ao seu Valor Nominal Unitário acrescido do Rendimento calculado pro rata temporis, observando o disposto no parágrafo 2º, do artigo 55, da Lei n.º 6.404/ A EMISSORA está impedida de negociar privadamente as debêntures desta emissão O Conselho de Administração da EMISSORA terá poderes para aprovar o cancelamento, a qualquer momento, das Debêntures que se encontrarem em tesouraria Vencimento Antecipado São eventos de antecipação do vencimento desta Emissão das debêntures, independentemente de prévio aviso, interpelação ou notificação judicial: a) liquidação ou decretação de falência da EMISSORA; b) pedido de concordata preventiva formulado pela EMISSORA; c) falta de pagamento de Rendimento devido nas respectivas datas de vencimento; d) protestos legítimos e reiterados de títulos contra a EMISSORA que não sejam sanados no prazo de 30 (trinta) dias contados do recebimento de aviso escrito que lhe for enviado pelo Agente Fiduciário, cujo valor, em conjunto, seja superior a R$ [VALOR], ([VALOR POR EXTENSO] reais), ou que possam configurar, em face das circunstâncias e a critério

33 do AGENTE FIDUCIÁRIO, estado de insolvência da EMISSORA ou risco de inadimplemento no pagamento das obrigações decorrentes das Debêntures, à exceção do protesto efetuado por erro ou má-fé de terceiro, desde que validamente comprovado pela EMISSORA; e) pagamento de dividendos, juros sobre capital próprio ou qualquer outra participação no lucro estatutariamente prevista, quando estiver em mora perante os debenturistas desta emissão; f) falta de cumprimento pela EMISSORA de toda e qualquer obrigação prevista nesta ESCRITURA, não sanada em 30 (trinta) dias, contados do aviso escrito que lhe for enviado pelo Agente Fiduciário. [OUTRAS HIPÓTESES, ESPECIALMENTE AS VINCULADAS A VENCIMENTOS CRUZADOS: ESPECIFICAR COM OBJETIVIDADE E CLAREZA] A ocorrência de quaisquer dos eventos indicados nos subitens (a) e (b) [ACRESCENTAR OUTRAS HIPÓTESES, SE FOR O CASO] do item 4.2, acima, acarretará o vencimento antecipado automático das Debêntures Na ocorrência de qualquer dos eventos indicados nos subitens (c), (d), (e) e (f) [ENUMERAR OUTROS SE FOR O CASO] do item 4.2 acima, o vencimento antecipado das debêntures dependerá de prévia deliberação da Assembléia Geral de Debenturistas, que deverá ser convocada pelo AGENTE FIDUCIÁRIO em até 5 (cinco) dias úteis contados da data em que tomar conhecimento do evento A Assembléia Geral de Debenturistas a que se refere o item anterior poderá, por deliberação de 85% (oitenta e cinco por cento) das debêntures em circulação, determinar que o AGENTE FIDUCIÁRIO não declare o vencimento antecipado das debêntures Não se realizando a Assembléia Geral de Debenturistas ou não havendo deliberação na data originalmente estabelecida para sua realização, o AGENTE FIDUCIÁRIO deverá declarar antecipadamente vencidas todas as obrigações decorrentes das Debêntures e exigir o imediato pagamento pela EMISSORA do Valor Nominal Unitário das Debêntures, acrescido do Rendimento e encargos até a data de seu efetivo pagamento A alienação, direta ou indireta, do controle acionário da EMISSORA dependerá da prévia aprovação de oitenta e cinco por cento das debêntures em circulação, em assembléia especialmente convocada com esse fim, dispensada essa aprovação se for assegurado aos debenturistas que o desejarem, o resgate das debêntures de que forem titulares, durante o prazo mínimo de seis meses a contar da data de publicação do fato relevante relativo à negociação Em conformidade com o art. 231 da Lei 6.404/76, a incorporação, a fusão ou a cisão da EMISSORA dependerá da prévia aprovação de oitenta e cinco por cento das debêntures em circulação, reunidos em assembléia especialmente convocada com esse fim, dispensada tal aprovação se a EMISSORA assegurar aos debenturistas que o

34 desejarem o resgate das debêntures de que forem titulares, durante o prazo mínimo de seis meses a contar da data de publicação das assembléias relativas à operação. CLÁUSULA V - DAS OBRIGAÇÕES ADICIONAIS DA EMISSORA A EMISSORA está adicionalmente obrigada a: a) encaminhar ao AGENTE FIDUCIÁRIO e à BOVESPA: a.1) dentro de no máximo 90 (noventa) dias após o término de cada exercício social, ou na data de sua divulgação, o que ocorrer primeiro, cópia de suas demonstrações financeiras completas relativas ao respectivo exercício, acompanhadas do relatório da administração e do parecer dos auditores independentes; a.2) cópia das informações periódicas e eventuais exigidas pelas normas da CVM, nos prazos previstos; a.3) na mesma data de suas publicações, os atos e decisões referidos no item 3.14 retro; a.4) imediatamente, qualquer informação relevante para a presente EMISSÃO; a.5) cópia de qualquer correspondência ou notificação judicial ou extrajudicial recebida pela EMISSORA relacionada a um evento de inadimplemento, imediatamente após o seu recebimento; a.6) os comprovantes de cumprimento de suas obrigações perante os debenturistas no prazo de até 5 (cinco) dias úteis contados da respectiva data de vencimento; a.7) informações a respeito da ocorrência de qualquer dos eventos indicados no item 4.2 da Cláusula IV, imediatamente após a sua ocorrência; a.8) retransmitir, em até um dia útil após disponível, pelo sistema de informações periódicas e eventuais da CVM, o Relatório elaborado pelo Agente Fiduciário previsto na alínea "m" do item 6.4 da Cláusula VI; b) manter a sua contabilidade atualizada e efetuar os respectivos registros de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos no Brasil, e dar ao Agente Fiduciário acesso irrestrito: b.1) a todo e qualquer relatório do auditor independente entregue à EMISSORA; e, b.2) aos livros e aos demais registros contábeis da EMISSORA, quando deliberado pela Assembléia de Debenturistas;

MANUAL PARA REGISTRO DE CERTIFICADO DE DEPÓSITO DE VALORES MOBILIÁRIOS - BDR NÍVEL I NÃO PATROCINADO

MANUAL PARA REGISTRO DE CERTIFICADO DE DEPÓSITO DE VALORES MOBILIÁRIOS - BDR NÍVEL I NÃO PATROCINADO MANUAL PARA REGISTRO DE CERTIFICADO DE DEPÓSITO DE VALORES MOBILIÁRIOS - BDR NÍVEL I NÃO PATROCINADO Artigo 1º. Para registro do Certificado de Depósito de Valores Mobiliários - BDR Nível I Não Patrocinado

Leia mais

MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO

MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO VERSÃO: 01/7/2008 2/10 MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DO CREDENCIAMENTO

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 476, DE 16 DE JANEIRO DE 2009.

INSTRUÇÃO CVM Nº 476, DE 16 DE JANEIRO DE 2009. INSTRUÇÃO CVM Nº 476, DE 16 DE JANEIRO DE 2009. Dispõe sobre as ofertas públicas de valores mobiliários distribuídas com esforços restritos e a negociação desses valores mobiliários nos mercados regulamentados.

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GESTÃO DE GARANTIAS

MANUAL DE NORMAS GESTÃO DE GARANTIAS MANUAL DE NORMAS GESTÃO DE GARANTIAS VERSÃO: 18/07/2011 2 / 18 MANUAL DE NORMAS GESTÃO DE GARANTIAS ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 4 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 5 CAPÍTULO TERCEIRO DA UTILIZAÇÃO

Leia mais

CAPÍTULO I - PROPÓSITO E ABRANGÊNCIA

CAPÍTULO I - PROPÓSITO E ABRANGÊNCIA CAPÍTULO I - PROPÓSITO E ABRANGÊNCIA Art. 1º - O presente Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para as Atividades Conveniadas ( Código ) estabelece normas relativas à atuação da ANBIMA Associação

Leia mais

MANUAL DE NORMAS CCI CÉDULA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO ÍNDICE

MANUAL DE NORMAS CCI CÉDULA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO ÍNDICE 2 / 14 MANUAL DE NORMAS CCI CÉDULA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DAS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS PELA CETIP _6 CAPÍTULO

Leia mais

VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA S.A. CNPJ/MF N.º 67.571.414/0001-41 NIRE 35.300.338.421 (Companhia Aberta)

VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA S.A. CNPJ/MF N.º 67.571.414/0001-41 NIRE 35.300.338.421 (Companhia Aberta) VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA S.A. CNPJ/MF N.º 67.571.414/0001-41 NIRE 35.300.338.421 (Companhia Aberta) ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 19 DE MAIO DE 2011 1. DATA, HORA E

Leia mais

Política de Divulgação de Atos ou Fatos Relevantes da Quality Software S.A. ( Política de Divulgação )

Política de Divulgação de Atos ou Fatos Relevantes da Quality Software S.A. ( Política de Divulgação ) Política de Divulgação de Atos ou Fatos Relevantes da Quality Software S.A. ( Política de Divulgação ) Versão: 1.0, 08/03/2013 Fatos Relevantes v 1.docx 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO... 3 2. PESSOAS SUJEITAS

Leia mais

INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004

INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004 Ministério da Fazenda Comissão de Valores Mobiliários INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004 Estabelece normas e procedimentos para a organização e o funcionamento das corretoras de mercadorias. O

Leia mais

Anexo I ao PRD Programa de Reinvestimento de Dividendos

Anexo I ao PRD Programa de Reinvestimento de Dividendos Anexo I ao PRD Programa de Reinvestimento de Dividendos Restrições aos Signatários das Políticas de Negociação do Itaú Unibanco e/ou da Itaúsa Os signatários das Políticas de Negociação do Itaú Unibanco

Leia mais

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 Publicado no DOE(Pa) de 02.04.13. Institui o Programa de Parcerias Público-Privadas PPP/PA e regulamenta o Conselho Gestor de Parcerias Público- Privadas do Estado

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO MELHOR IDADE

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO MELHOR IDADE CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO MELHOR IDADE I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S/A CNPJ: 33.010.851/0001-74 PÉ QUENTE BRADESCO MELHOR IDADE PLANO PM 60/60

Leia mais

INSTRUMENTO PARTICULAR DE ESCRITURA DA QUARTA EMISSÃO DE DEBÊNTURES SIMPLES, NÃO CONVERSÍVEIS EM AÇÕES, DA ESPÉCIE SUBORDINADA, DA AUTOPISTA

INSTRUMENTO PARTICULAR DE ESCRITURA DA QUARTA EMISSÃO DE DEBÊNTURES SIMPLES, NÃO CONVERSÍVEIS EM AÇÕES, DA ESPÉCIE SUBORDINADA, DA AUTOPISTA INSTRUMENTO PARTICULAR DE ESCRITURA DA QUARTA EMISSÃO DE DEBÊNTURES SIMPLES, NÃO CONVERSÍVEIS EM AÇÕES, DA ESPÉCIE SUBORDINADA, DA AUTOPISTA FLUMINENSE S.A. 19 de outubro de 2015 INSTRUMENTO PARTICULAR

Leia mais

EVEN CONSTRUTORA E INCORPORADORA S.A. Companhia Aberta. CNPJ/MF nº 43.470.988/0001-65 NIRE 35.300.329.520

EVEN CONSTRUTORA E INCORPORADORA S.A. Companhia Aberta. CNPJ/MF nº 43.470.988/0001-65 NIRE 35.300.329.520 EVEN CONSTRUTORA E INCORPORADORA S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF nº 43.470.988/0001-65 NIRE 35.300.329.520 ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 29 DE JANEIRO DE 2008 1. DATA, HORA E LOCAL:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 04/12/CP INSEP

RESOLUÇÃO Nº. 04/12/CP INSEP FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ MANTENEDORA: INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E DA CIDADANIA IEC CNPJ: 02.684.150/0001-97 Maringá: Rua dos Gerânios, 1893 CEP: 87060-010 Fone/Fax:

Leia mais

RESOLUÇÃO N 1832. Art. 3º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Francisco Roberto André Gros Presidente

RESOLUÇÃO N 1832. Art. 3º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Francisco Roberto André Gros Presidente RESOLUÇÃO N 1832 Divulga regulamento que disciplina a constituição e a administração de carteira de valores mobiliários mantida no país por investidores institucionais constituídos no exterior. O BANCO

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL DO CLUBE DE INVESTIMENTO "NOVO LEBLON"

ESTATUTO SOCIAL DO CLUBE DE INVESTIMENTO NOVO LEBLON ESTATUTO SOCIAL DO CLUBE DE INVESTIMENTO "NOVO LEBLON" I - Denominação e Objetivo ARTIGO 1º - O Clube de Investimento Novo Leblon, doravante designado Clube é constituído por número limitado de membros

Leia mais

CONTRATO DE ADESÃO DOS TERMOS DO PRESENTE CONTRATO.

CONTRATO DE ADESÃO DOS TERMOS DO PRESENTE CONTRATO. CONTRATO DE ADESÃO DOS TERMOS DO PRESENTE CONTRATO. São sujeitos deste contrato: A empresa PEOPLE CLUB. PEOPLECLUB LTDA., inscrita no CNPJ/MF sob o n. 19.308.938/0001-00, com sede à Av. Perimetral esq.

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO TORCIDA PÉ QUENTE BRADESCO PRIME PU

CONDIÇÕES GERAIS DO TORCIDA PÉ QUENTE BRADESCO PRIME PU I INFORMAÇÕES INICIAIS CONDIÇÕES GERAIS DO TORCIDA PÉ QUENTE BRADESCO PRIME PU SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S.A. CNPJ: 33.010.851/0001-74 TORCIDA PÉ QUENTE BRADESCO PRIME PU PLANO

Leia mais

BANCO ABC BRASIL S.A. CNPJ/MF nº 28.195.667/0001-06 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL MEDIANTE SUBSCRIÇÃO PARTICULAR DE AÇÕES

BANCO ABC BRASIL S.A. CNPJ/MF nº 28.195.667/0001-06 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL MEDIANTE SUBSCRIÇÃO PARTICULAR DE AÇÕES BANCO ABC BRASIL S.A. CNPJ/MF nº 28.195.667/0001-06 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL MEDIANTE SUBSCRIÇÃO PARTICULAR DE AÇÕES Banco ABC Brasil S.A. ( Companhia ), vem a público comunicar

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO DA CASA

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO DA CASA CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO DA CASA I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S/A CNPJ: 33.010.851/0001-74 PÉ QUENTE BRADESCO DA CASA PLANO PM 30/30 - MODALIDADE:

Leia mais

VALID SOLUÇÕES E SERVIÇOS DE SEGURANÇA EM MEIOS DE PAGAMENTO E IDENTIFICAÇÃO S.A. CNPJ/MF Nº 33.113.309/0001-47 NIRE 33.3.

VALID SOLUÇÕES E SERVIÇOS DE SEGURANÇA EM MEIOS DE PAGAMENTO E IDENTIFICAÇÃO S.A. CNPJ/MF Nº 33.113.309/0001-47 NIRE 33.3. VALID SOLUÇÕES E SERVIÇOS DE SEGURANÇA EM MEIOS DE PAGAMENTO E IDENTIFICAÇÃO S.A. CNPJ/MF Nº 33.113.309/0001-47 NIRE 33.3.0027799-4 ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 11 DE MAIO DE

Leia mais

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A.

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A. 1 ÍNDICE 1 OBJETIVOS... 3 2 PARTICIPANTES... 3 3 ADMINISTRAÇÃO DO PLANO... 3 4 AÇÕES OBJETO DESTE PLANO... 5 5 OUTORGA DA OPÇÃO... 5 6 EXERCÍCIO

Leia mais

DOS DADOS CADASTRAIS DOS CLIENTES

DOS DADOS CADASTRAIS DOS CLIENTES BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO 1 / 14 CAPÍTULO XXVI DOS DADOS CADASTRAIS DOS CLIENTES 26.1 DA FICHA CADASTRAL 26.1.1 As Sociedades Corretoras deverão manter cadastros atualizados de seus clientes, contendo,

Leia mais

CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE OPERAÇÕES E CUSTÓDIA EM MERCADOS ADMINISTRADOS E OUTRAS AVENÇAS

CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE OPERAÇÕES E CUSTÓDIA EM MERCADOS ADMINISTRADOS E OUTRAS AVENÇAS CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE OPERAÇÕES E CUSTÓDIA EM MERCADOS ADMINISTRADOS E OUTRAS AVENÇAS Nome (Cliente): RG: CPF/ CNPJ: Endereço: Cidade: UF: CEP: Profissão: Estado Civil: Nacionalidade: Classificação

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR MINISTÉRIO DA SAÚDE 1 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO SETORIAL RESOLUÇÃO - RE Nº 05, DE 24 DE AGOSTO DE 2000 (*) Padroniza documentos para processo de impugnações ao

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO N 001/2016 - IPMT

EDITAL DE CREDENCIAMENTO N 001/2016 - IPMT EDITAL DE CREDENCIAMENTO N 001/2016 - IPMT CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E SIMILARES, SOCIEDADES CORRETORAS, DISTRIBUIDORAS DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS E PESSOAS JURÍDICAS QUE ATUEM COMO

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO. Capítulo I DO OBJETO

MINUTA DE RESOLUÇÃO. Capítulo I DO OBJETO MINUTA DE RESOLUÇÃO Dispõe sobre a atividade de corretagem de resseguros, e dá outras providências. A SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS - SUSEP, no uso da atribuição que lhe confere o art. 34, inciso

Leia mais

CIRCULAR N 3.172. Documento normativo revogado pela Circular nº 3.611 de 31/10/2012.

CIRCULAR N 3.172. Documento normativo revogado pela Circular nº 3.611 de 31/10/2012. CIRCULAR N 3.172 Documento normativo revogado pela Circular nº 3.611 de 31/10/2012. Estabelece procedimentos relativamente ao exercício de cargos em órgãos estatutários de instituições financeiras e demais

Leia mais

CNPJ/MF 92.692.979/0001-24. por conta e ordem do BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S/A - BANRISUL CNPJ/MF 92.702.067.0001/96

CNPJ/MF 92.692.979/0001-24. por conta e ordem do BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S/A - BANRISUL CNPJ/MF 92.702.067.0001/96 Edital de Oferta Pública para aquisição de ações ordinárias para cancelamento de registro de Companhia Aberta de BANRISUL S/A ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIOS CNPJ/MF 92.692.979/0001-24 por conta e ordem do

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO EMPRESA SOCIOAMBIENTAL

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO EMPRESA SOCIOAMBIENTAL CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO EMPRESA SOCIOAMBIENTAL I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S.A. CNPJ: 33.010.851/0001-74 PÉ QUENTE BRADESCO EMPRESA SOCIOAMBIENTAL

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais Capítulo I: Aplicação e Objeto 1.1. Pelo presente documento, a ARBITRAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Gestora ) vem, nos termos do Código ANBIMA

Leia mais

DA EMISSÃO DAS DEBÊNTURES. Artigo com redação dada pela Instrução CVM nº 307, de 7 de maio de 1999

DA EMISSÃO DAS DEBÊNTURES. Artigo com redação dada pela Instrução CVM nº 307, de 7 de maio de 1999 TEXTO INTEGRAL DA INSTRUÇÃO CVM N o 281, DE 4 DE JUNHO DE 1998, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA INSTRUÇÃO CVM N os 307/99 E 480/09. Dispõe sobre o registro de distribuição pública de debêntures por

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO PRIME SOS MATA ATLÂNTICA 300

CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO PRIME SOS MATA ATLÂNTICA 300 CONDIÇÕES GERAIS DO PÉ QUENTE BRADESCO PRIME SOS MATA ATLÂNTICA 300 I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: BRADESCO CAPITALIZAÇÃO S/A CNPJ: 33.010.851/0001-74 PÉ QUENTE BRADESCO PRIME SOS MATA

Leia mais

Parágrafo 2o - O Certificado é assinado pelo presidente do CONRE ou por seu substituto legal.

Parágrafo 2o - O Certificado é assinado pelo presidente do CONRE ou por seu substituto legal. RESOLUÇÃO CONFE Nº 129, DE 25 DE AGOSTO DE 1982. Dispõe sobre o Certificado Especial de Habilitação, registro provisório, registro definitivo, baixa e reativação de registro de estatístico, transferência

Leia mais

RESOLUÇÃO CONFE No 87, de 26 de dezembro de 1977.

RESOLUÇÃO CONFE No 87, de 26 de dezembro de 1977. RESOLUÇÃO CONFE No 87, de 26 de dezembro de 1977. DÁ NOVA REDAÇÃO À RESOLUÇÃO N o 18, DE 10.02.72, DO CONSELHO FEDERAL DE ESTATÍSTICA, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 27.03.72. CONSELHO FEDERAL DE ESTATÍSTICA

Leia mais

CAPÍTULO III - DA COMPOSIÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO

CAPÍTULO III - DA COMPOSIÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO CAPÍTULO I - DO FUNDO Artigo 1º O CAIXA FUNDO MÚTUO DE PRIVATIZAÇÃO FGTS PETROBRAS IV CAIXA FMP FGTS PETROBRAS IV, doravante designado, abreviadamente, FUNDO, é uma comunhão de recursos, constituído sob

Leia mais

VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA S.A. CNPJ/MF n.º 64.571.414/0001-64 NIRE 35.300.338.421 AVISO AOS ACIONISTAS

VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA S.A. CNPJ/MF n.º 64.571.414/0001-64 NIRE 35.300.338.421 AVISO AOS ACIONISTAS VIVER INCORPORADORA E CONSTRUTORA S.A. CNPJ/MF n.º 64.571.414/0001-64 NIRE 35.300.338.421 AVISO AOS ACIONISTAS Nos termos do artigo 157, parágrafo 4º da Lei n.º 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conforme

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL DO CLUBE DE INVESTIMENTO SINERGIA

ESTATUTO SOCIAL DO CLUBE DE INVESTIMENTO SINERGIA ESTATUTO SOCIAL DO CLUBE DE INVESTIMENTO SINERGIA I Denominação e Objetivo Artigo 1º O Clube de Investimento SINERGIA é constituído por número limitado de membros que têm por objetivo a aplicação de recursos

Leia mais

EXTRATO DO CONTRATO PARA REPRESENTAÇÃO DE SEGUROS

EXTRATO DO CONTRATO PARA REPRESENTAÇÃO DE SEGUROS EXTRATO DO CONTRATO PARA REPRESENTAÇÃO DE SEGUROS CONTRATO PARA REPRESENTAÇÃO DE SEGUROS TOKIO MARINE SEGURADORA S.A., inscrita no CNPJ sob o número 33.164.021/0001-00 pessoa jurídica de direito privado

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL 1. FINALIDADE 1.1. Este Regulamento tem por finalidade disciplinar as concessões de empréstimos aos Participantes do Plano de Benefícios JMalucelli, administrado pelo

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA COMPRA DE ENERGIA ELÉTRICA PROVENIENTE DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA Nº 001/2014

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA COMPRA DE ENERGIA ELÉTRICA PROVENIENTE DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA Nº 001/2014 EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA COMPRA DE ENERGIA ELÉTRICA PROVENIENTE DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA Nº 001/2014 A LIGHT SERVIÇOS DE ELETRICIDADE S. A. concessionária de serviços públicos de distribuição de energia

Leia mais

a) operações cobertas de venda de ações ou de lançamento de opções;

a) operações cobertas de venda de ações ou de lançamento de opções; Dispõe sobre a Constituição de funcionamento de Clubes de Investimento. O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS torna público que o Colegiado, em sessão realizada nesta data, e de acordo com o

Leia mais

SECRETARIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

SECRETARIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Resolução SEADS - 8, de 5-8-2005 Dispõe sobre as Normas Operacionais Básicas para o Projeto Ação Jovem e dá providências correlatas A Secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, com fundamento

Leia mais

CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL. Empresa: Matrícula: Telefone: ( ) Renegociação? ( ) NÃO ( ) SIM Novo Contrato:

CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL. Empresa: Matrícula: Telefone: ( ) Renegociação? ( ) NÃO ( ) SIM Novo Contrato: CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL Nome do Participante/Assistido: Empresa: Matrícula: Telefone: ( ) Valor do Empréstimo: Quantidade de Prestações: Renegociação? ( ) NÃO ( ) SIM Novo Contrato: Valor liquido

Leia mais

Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - São Paulo

Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - São Paulo REGULAMENTO DO CENTRO DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DA CÂMARA PORTUGUESA DE COMÉRCIO NO BRASIL SÃO PAULO Artigo 1º O Centro de Arbitragem 1.1. O Centro de Mediação e Arbitragem da Câmara Portuguesa de Comércio

Leia mais

CONTRATO ADMINISTRATIVO N.º 060/2015 PROCESSO N.º 0609/2015 04/08/2015 ASSINATURA ANUAL DE ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA

CONTRATO ADMINISTRATIVO N.º 060/2015 PROCESSO N.º 0609/2015 04/08/2015 ASSINATURA ANUAL DE ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA CONTRATO ADMINISTRATIVO N.º 060/2015 PROCESSO N.º 0609/2015 04/08/2015 ASSINATURA ANUAL DE ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA I Das Partes CLÁUSULA PRIMEIRA Pelo presente Contrato e na melhor forma de direito, de

Leia mais

2.1. Este Plano passa a vigorar a partir do dia da habilitação do terminal telefônico.

2.1. Este Plano passa a vigorar a partir do dia da habilitação do terminal telefônico. CONTRATO DE PLANO BÁSICO DE SERVIÇO Super DDD 15 Por este instrumento, em que fazem parte de um lado, Telecomunicações de São Paulo TELESP, STFC, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 02.558.157/0001-62, com sede

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP N o 429, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2012. Dispõe sobre o registro de corretor e de sociedade corretora de seguros, sobre a atividade de corretagem de seguros

Leia mais

INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE EMISSÃO DE FIANÇA E OUTRAS AVENÇAS

INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE EMISSÃO DE FIANÇA E OUTRAS AVENÇAS Pelo presente instrumento, as partes: A BANCO BRADESCO S.A., com sede na Cidade de Deus, Município e Comarca de Osasco SP, inscrito no CNPJ/MF sob nº 60.746.948/0001 12, doravante denominado FIADOR; B...,

Leia mais

Ourocap Milênio. Processo SUSEP nº 10.004340/00-18 CONDIÇÕES GERAIS

Ourocap Milênio. Processo SUSEP nº 10.004340/00-18 CONDIÇÕES GERAIS Ourocap Milênio Processo SUSEP nº 10.004340/00-18 CONDIÇÕES GERAIS GLOSSÁRIO Subscritor é a pessoa que subscreve a proposta de aquisição do Título, assumindo o compromisso de efetuar o pagamento na forma

Leia mais

Normas Operacionais. Linha de Financiamento BNDES Exim Automático

Normas Operacionais. Linha de Financiamento BNDES Exim Automático Normas Operacionais Linha de Financiamento BNDES Exim Automático Capítulo I - REGULAMENTO 1. OBJETIVO Apoiar, na fase pós-embarque, a comercialização, no exterior, de bens de fabricação nacional, observadas

Leia mais

PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A.

PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A. PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A. 1. OBJETIVO DO PLANO O Plano de Opções de Compra de Ações ( Plano ) tem por objetivo a outorga de Opções de compra de ações de emissão da WEG S.A. ( Companhia

Leia mais

EDITAL PRGDP Nº 29/2014

EDITAL PRGDP Nº 29/2014 EDITAL PRGDP Nº 29/2014 A PRGDP/UFLA, no uso de suas atribuições, e considerando a Lei nº 11.091, de 12/01/2005, Decreto nº 5.707, de 23/02/2006 e a Resolução CUNI nº 56 de 29/10/2013, torna público que

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO RURALCEL

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO RURALCEL CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO RURALCEL Pelo presente instrumento particular, a TELEFÔNICA BRASIL S.A., Concessionária do Serviço Telefônico Fixo Comutado, CNPJ/MF sob o n 02.558.157/0001-62, com sede

Leia mais

Boletim de Proteção do Consumidor/Investidor CVM/Senacon

Boletim de Proteção do Consumidor/Investidor CVM/Senacon 7A Ouvidoria no Mercado de Capitais Boletim de Proteção do Consumidor/Investidor CVM/Senacon Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor Secretaria Nacional do Consumidor Ministério da Justiça Introdução

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO OUROCAP 20 Anos. SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05

CONDIÇÕES GERAIS DO OUROCAP 20 Anos. SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 CONDIÇÕES GERAIS DO OUROCAP 20 Anos I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Brasilcap Capitalização S.A. CNPJ: 15.138.043/0001-05 OUROCAP 20 ANOS MODALIDADE: TRADICIONAL PROCESSO SUSEP Nº: 15414.900585/2015-60

Leia mais

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO DA

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO DA POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO DA KROTON EDUCACIONAL S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF n.º 02.800.026/0001-40 NIRE 31.300.025.187 I Definições e Adesão 1. As definições

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO REGIMENTO INTERNO

CONSELHO MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO REGIMENTO INTERNO REGIMENTO INTERNO Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI/Campinas), criado pela Lei Municipal

Leia mais

CONTRATO DE LICENÇA DE USO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SOFTWARE

CONTRATO DE LICENÇA DE USO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SOFTWARE CONTRATO DE LICENÇA DE USO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SOFTWARE I DA IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES: CONTRATANTE:... Ltda, com sede na cidade de..., na Rua..., nº...,... andar, Condomínio Edifício...,

Leia mais

Código ISIN: BREKTRDBS069 Rating Standard&Poor s: braa+ AVISO AO MERCADO

Código ISIN: BREKTRDBS069 Rating Standard&Poor s: braa+ AVISO AO MERCADO Elektro Eletricidade e Serviços S.A. Companhia Aberta - CNPJ/MF nº 02.328.280/0001-97 Rua Ary Antenor de Souza, nº 321, Jardim Nova América Campinas SP Código ISIN: BREKTRDBS069 Rating Standard&Poor s:

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Regulamenta a Lei Estadual nº 11.170/2008, dispondo sobre a progressão funcional dos servidores no âmbito do Poder Judiciário do Estado da Bahia. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA

Leia mais

DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S/A CNPJ/MF n.º 61.486.650/0001-83 NIRE n.º 35.300.172.507. Companhia Aberta

DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S/A CNPJ/MF n.º 61.486.650/0001-83 NIRE n.º 35.300.172.507. Companhia Aberta DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S/A CNPJ/MF n.º 61.486.650/0001-83 NIRE n.º 35.300.172.507 Companhia Aberta ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 12 DE NOVEMBRO DE 2015 ANEXO I Política de Divulgação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV-MG)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV-MG) .1. RESOLUÇÃO Nº 332 Estabelece procedimento para a concessão de apoio financeiro e institucional. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV-MG), no uso da atribuição

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARAÇU ESTADO DE MINAS GERAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARAÇU ESTADO DE MINAS GERAIS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS/CONTRATO Nº004-B/2016 PROCESSO LICITATÓRIO Nº018/2016 MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL N 006/2016 VALIDADE: 12 (doze) meses O Município de Jaguaraçu, neste ato representado por seu

Leia mais

BROOKFIELD INCORPORAÇÕES S.A. 2ª. EMISSÃO PÚBLICA DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2010.

BROOKFIELD INCORPORAÇÕES S.A. 2ª. EMISSÃO PÚBLICA DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2010. BROOKFIELD INCORPORAÇÕES S.A. 2ª. EMISSÃO PÚBLICA DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2010. Rio de janeiro, 29 de Abril de 2011. Prezados Senhores Debenturistas, Na qualidade

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ - ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ - CESUPA

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ - ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ - CESUPA ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ - ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ - CESUPA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO

Leia mais

COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CNPJ/MF n.º 47.508.411/0001-56

COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CNPJ/MF n.º 47.508.411/0001-56 COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CNPJ/MF n.º 47.508.411/0001-56 ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 8 DE ABRIL DE 2004 1 - DATA E LOCAL: No

Leia mais

1.3.1. A adesão ao Programa será opcional, nos termos informados no ato da contratação do cartão.

1.3.1. A adesão ao Programa será opcional, nos termos informados no ato da contratação do cartão. 1) DO PROGRAMA DE CONQUISTAS 1.1. As presentes disposições regulam o AMIGA - PROGRAMA DE CONQUISTAS MARISA ITAUCARD MASTERCARD NACIONAL, MARISA ITAUCARD MASTERCARD INTERNACIONAL E MARISA, (o Programa ),

Leia mais

REF.: RELATÓRIO TRIMESTRAL DO FIDC FORNECEDORES ODEBRECHT (CNPJ: 12.630.101/0001-25) - PERÍODO ENCERRADO EM 30/09/2015.

REF.: RELATÓRIO TRIMESTRAL DO FIDC FORNECEDORES ODEBRECHT (CNPJ: 12.630.101/0001-25) - PERÍODO ENCERRADO EM 30/09/2015. São Paulo, 16 de novembro de 2015. À Comissão de es Mobiliários ( CVM ) Gerência de Acompanhamento de Fundos Estruturados - GIE Rua Sete de Setembro, 111 30º andar 20159-900 - Rio de Janeiro - RJ REF.:

Leia mais

WTORRE PETRO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII

WTORRE PETRO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII LEIA ATENTAMENTE O REGULAMENTO E O PROSPECTO ANTES DE ACEITAR A OFERTA, EM ESPECIAL A SEÇÃO FATORES DE RISCO. OLIVEIRA TRUST DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. CNPJ/MF n.º 36.113.876/0001-91

Leia mais

Caderno de Debêntures

Caderno de Debêntures Caderno de Debêntures CSMG16 Cia de Saneamento de M. Gerais COPASA MG Valor Nominal na Emissão: R$1.000.000,00 Quantidade Emitida: 200 Emissão: 15/02/2012 Vencimento: 15/02/2017 Classe: Não Conversível

Leia mais

I. INFORMAÇÕES INICIAIS II. GLOSSÁRIO

I. INFORMAÇÕES INICIAIS II. GLOSSÁRIO PU_TRADICIONAL_100MM_15M Condições Gerais I. INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: CARDIF CAPITALIZAÇÃO S.A. CNPJ Nº. : 11.467.788/0001-67 PRODUTO: PU_TRADICIONAL_100MM_15M MODALIDADE: TRADICIONAL

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 2.689. I - constituir um ou mais representantes no País; II - preencher formulário, cujo modelo constitui o Anexo a esta Resolução;

RESOLUÇÃO Nº 2.689. I - constituir um ou mais representantes no País; II - preencher formulário, cujo modelo constitui o Anexo a esta Resolução; RESOLUÇÃO Nº 2.689 Documento normativo revogado, a partir de 30/3/2015, pela Resolução nº 4.373, de 29/9/2014. Dispõe sobre aplicações de investidor não residente nos mercados financeiro e de capitais.

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 114/2013/TCE-RO

RESOLUÇÃO N. 114/2013/TCE-RO RESOLUÇÃO N. 114/2013/TCE-RO Dá nova redação ao artigo 86 e revoga o 1º do artigo 247 e o inciso XII do artigo 187, todos do Regimento Interno do TCE/RO, relativos à vista, carga e devolução de processos

Leia mais

CARTA CONVITE Nº 012/2007

CARTA CONVITE Nº 012/2007 IMPORTANTE: PARA PARTICIPAR DA LICITAÇÃO O INTERESSADO DEVERÁ RETIRAR O EDITAL SOB PROTOCOLO NA SEDE DO CONSELHO SITUADO À RUA PAMPLONA, 1200 JD PAULISTA CEP: 01405-001 - DEPTO DE COMPRAS - 8º ANDAR. CARTA

Leia mais

III - Início de Vigência Art. 3 - O Título entra em vigor na data do primeiro pagamento.

III - Início de Vigência Art. 3 - O Título entra em vigor na data do primeiro pagamento. Pé Quente Bradesco GP Ayrton Senna - Condições Gerais Plano PM 60/60 U GLOSSÁRIO Subscritor - é a pessoa que subscreve a proposta de aquisição do Título, assumindo o compromisso de efetuar o pagamento

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE CONTROLE SOCIETÁRIO

TRANSFERÊNCIA DE CONTROLE SOCIETÁRIO TRANSFERÊNCIA DE CONTROLE SOCIETÁRIO O art. 27 da Lei nº 8.987, de 13/02/1995, bem como os atos de outorga dos agentes, determinam a necessidade de prévia para as transferências de controle societário

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES COM RECURSOS PÚBLICOS FUNDAÇÃO SICREDI

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES COM RECURSOS PÚBLICOS FUNDAÇÃO SICREDI REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES COM RECURSOS PÚBLICOS FUNDAÇÃO SICREDI A FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E CULTURAL DO SISTEMA DE CRÉDITO COOPERATIVO FUNDAÇÃO SICREDI, institui o presente

Leia mais

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Dispõe sobre estágios no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Piauí para estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva, vinculados

Leia mais

EXTRATO DE CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS

EXTRATO DE CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS EXTRATO DE CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS SCHULTZ-INGÁ TURISMO LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 04.628.135/0001-57 com sede na cidade de Curitiba, estado do

Leia mais

CONTRATO ASSOCIATIVO QUE DEFINE DIRETRIZES PARA AS RELAÇÕES ENTRE ASSOCIADOS E ACIME

CONTRATO ASSOCIATIVO QUE DEFINE DIRETRIZES PARA AS RELAÇÕES ENTRE ASSOCIADOS E ACIME CONTRATO ASSOCIATIVO QUE DEFINE DIRETRIZES PARA AS RELAÇÕES ENTRE ASSOCIADOS E ACIME CLÁUSULA PRIMEIRA OBJETO Art. 1 Este Contrato Associativo destina-se a regular as relações entre a ACIME e seus Associados,

Leia mais

CAPÍTULO I - CADASTRO DE PARTICIPANTES E INVESTIDORES 1. Aspectos gerais 1.1 Apresentação de documentos

CAPÍTULO I - CADASTRO DE PARTICIPANTES E INVESTIDORES 1. Aspectos gerais 1.1 Apresentação de documentos PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DA CÂMARA DE COMPENSAÇÃO, LIQUIDAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS DE OPERAÇÕES NO SEGMENTO BOVESPA, E DA CENTRAL DEPOSITÁRIA DE ATIVOS (CBLC) CAPÍTULO I - CADASTRO DE PARTICIPANTES

Leia mais

MANUAL DE NEGOCIAÇÃO E INTERMEDIAÇÃO DE OPERAÇÕES

MANUAL DE NEGOCIAÇÃO E INTERMEDIAÇÃO DE OPERAÇÕES 1. OBJETIVO MANUAL DE NEGOCIAÇÃO E INTERMEDIAÇÃO DE OPERAÇÕES O objetivo deste manual é servir de referência para demonstrar o funcionamento operacional dos serviços da Orla DTVM, relativo à sua mesa de

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA ESTÁGIO NO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE BAIANA DE DIREITO E GESTÃO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA ESTÁGIO NO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE BAIANA DE DIREITO E GESTÃO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA ESTÁGIO NO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE BAIANA DE DIREITO E GESTÃO A Coordenação do Curso de Direito, no uso de suas atribuições, publica edital de abertura

Leia mais

COMPANHIA ESTADUAL DE ÁGUAS E ESGOTO - CEDAE 3ª EMISSÃO DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2015

COMPANHIA ESTADUAL DE ÁGUAS E ESGOTO - CEDAE 3ª EMISSÃO DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2015 COMPANHIA ESTADUAL DE ÁGUAS E ESGOTO - CEDAE 3ª EMISSÃO DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2015 Rio de Janeiro, 29 de Abril de 2016. Prezados Senhores Debenturistas, Na qualidade

Leia mais

TELEFONES: (0XX11) 3175 5351 Mesa de Operações FAX: (0XX11) 3283 5849

TELEFONES: (0XX11) 3175 5351 Mesa de Operações FAX: (0XX11) 3283 5849 REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO BM&F TELEFONES: (0XX11) 3175 5351 Mesa de Operações FAX: (0XX11) 3283 5849 ALFA CORRETORA DE CÂMBIO E VALORES MOBILIÁRIOS S.A. Nº 04, com sede no Município de São Paulo,

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DIREITO DE ACESSO

MANUAL DE NORMAS DIREITO DE ACESSO MANUAL DE NORMAS DIREITO DE ACESSO VERSÃO: 13/12/2011 2 / 34 MANUAL DE NORMAS DE DIREITO DE ACESSO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 4 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 4 CAPÍTULO TERCEIRO DOS TIPOS DE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLUÇÃO CRMV-RJ Nº 47/2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLUÇÃO CRMV-RJ Nº 47/2015 RESOLUÇÃO CRMV-RJ Nº 47/2015 Ementa: Estabelece requisitos a serem observados para obtenção de apoio financeiro e/ou institucional junto ao CRMV-RJ. O - CRMV-RJ, no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.389/12 Dispõe sobre o Registro Profissional dos Contadores e Técnicos em Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE:

Leia mais

Art. 3º Para efeito deste Regulamento são adotadas as seguintes definições:

Art. 3º Para efeito deste Regulamento são adotadas as seguintes definições: Portaria SES-RS nº 767 DE 13/08/2015 Norma Estadual - Rio Grande do Sul Publicado no DOE em 26 ago 2015 Aprova os critérios e procedimentos para o recolhimento de alimentos, inclusive in natura, bebidas

Leia mais

POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS Aprovada pelo Conselho de Administração em 03 de maio de 2012 1. INTRODUÇÃO Esta Política de Negociação estabelece diretrizes e procedimentos a serem observados

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE CURSOS BÁSICOS DE ESPORTES DE MONTANHA CAPÍTULO I DO OBJETIVO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE CURSOS BÁSICOS DE ESPORTES DE MONTANHA CAPÍTULO I DO OBJETIVO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE CURSOS BÁSICOS DE ESPORTES DE MONTANHA CAPÍTULO I DO OBJETIVO Art. 1. Este Regulamento de Comportamento Ético tem por objetivo estabelecer normas e condições

Leia mais

REGULAMENTO EMPRÉSTIMO CASANPREV

REGULAMENTO EMPRÉSTIMO CASANPREV REGULAMENTO EMPRÉSTIMO CASANPREV 1 CAPÍTULO I Do Objeto Art. 1º Este documento, doravante denominado Regulamento de Empréstimo, estabelece os direitos e as obrigações da CASANPREV, dos Participantes, Assistidos

Leia mais