POR QUE OS TUBOS SÃO IMPORTANTES NA INDÚSTRIA DA ENERGIA DE HOJE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "POR QUE OS TUBOS SÃO IMPORTANTES NA INDÚSTRIA DA ENERGIA DE HOJE"

Transcrição

1 POR QUE OS TUBOS SÃO IMPORTANTES NA INDÚSTRIA DA ENERGIA DE HOJE

2 CASINGS E TUBINGS DE AÇO COM CONEXÕES ROSCADAS SÃO UTILIZADOS NA EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS LINE PIPES SÃO UTILIZADOS PARA TRANSPORTAR HIDROCARBONETOS DO POÇO ATÉ A REFINARIA TUBOS DE CONDUÇÃO E PRESSÃO SÃO USADOS NAS REFINARIAS DE PETRÓLEO E GÁS E NAS PLANTAS PETROQUÍMICAS

3 O JOGO MUDOU OS TUBOS DE AÇO SÃO ELEMENTOS ESSENCIAIS EM CADA FASE NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS, desde a perfuração e completação de poços de exploração e produção até transporte para refinarias e redes de distribuição levando hidrocarbonetos e gás natural. AS CONDIÇÕES em que as empresas de petróleo e gás operam atualmente se tornam cada vez mais complexas para encontrar e explorar novas reservas, apresentando demandas extraordinárias para os fabricantes de tubos e fornecedores de serviços. QUALIDADE E CONFIABILIDADE são fatores fundamentais em uma indústria em que os investimentos envolvem grandes riscos econômicos, humanos e ambientais. Além disso, localizações remotas e ambientes operacionais difíceis exigem O FORNECIMENTO PONTUAL de muitos produtos tubulares diferentes, incluindo a aplicação de processos detalhados de planejamento para atender as agendas de projeto exigentes.

4 TUBOS: AO LONGO DO CICLO DE PRODUÇÃO DE ENERGIA AMBIENTES EXTREMOS DETERMINAM REQUISITOS DOS PRODUTOS Produtos tubulares de aço são usados na perfuração de poços e nas atividades de completação e são fabricados em uma gama de materiais testados, com características adequadas para atender a necessidades e aplicações específicas em ambientes altamente desafiadores, que são frequentemente locais com grande sensibilidade ecológica.

5 16 MILHÕES DE TONELADAS CONSUMO TOTAL DA INDÚSTIA DE OCTG 3 GRANDES PIRÂMIDES DO EGITO 10 MILHÕES ~ ~ DE TONELADAS CONSUMO TOTAL DA INDÚSTIA DE LINEPIPE 16 NAVIOS PETROLEIROS OCTG (TUBOS PARA POÇOS DE PETRÓLEO) Casings, tubings e tubos de perfuração são conhecidos no conjunto como OCTG (tubos para poços de petróleo). Casings de aço são usados para revestir as paredes dos poços de petróleo e de gás durante e após a perfuração. Tubings de aço conduzem até a superfície os fluidos da produção, inclusive óleo cru e gás natural sob diversas formas, depois de a perfuração ter sido completada. Os dutos são conectados com a utilização de conexões roscadas e luvas, conhecidas simplesmente como conexões. LINE PIPE. DESAFIOS DE TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO Line pipe é o nome genérico para produtos tubulares de aço usados no transporte de hidrocarbonetos ao longo do ciclo de energia. Nas redes de distribuição de energia, os dutos devem transportar petróleo e gás com segurança através de rios e montanhas, de cidades e vilarejos, onde as comunidades e o meio ambiente dependem da sua integridade a longo prazo para terem o seu bem-estar assegurado. SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE A saúde e a segurança dos trabalhadores e das comunidades locais são fundamentais. Por isso, a qualidade e confiabilidade dos produtos tubulares é uma questão primordial. Quanto mais sensível o meio ambiente e mais complexas as condições de perfuração em termos de pressão, temperatura e corrosão, mais importante é o desempenho dos dutos.

6 DA PERFURAÇÃO E EXTRAÇÃO AO PROCESSAMENTO E CONSUMO O DESENHO DE UMA COLUNA DE CASING depende de vários fatores, como profundidade do poço, condições geológicas, índices de vazão esperada e localização onshore ou offshore do poço. CASING CONDUTOR O primeiro tubo da sequência. Tem a finalidade de dar estrutura ao poço. RISERS CASING DE SUPERFÍCIE Esta seção evita que os depósitos de água doce próximos da superfície do poço sejam poluídos. CASING INTERMEDIÁRIO Seu projeto depende da formação do poço. A quantidade destas colunas e seus comprimentos dependem das condições geológicas. CASING DE PRODUÇÃO Nesta coluna, o tubing, bem como o equipamento de produção, são alojados e as válvulas são instaladas. Ele também garante que os fluidos da produção (óleo, gás, água) sejam levados com segurança até a cabeça do poço. LINER Parte da coluna de produção, ele fica assentado na última seção do casing por um suspensor de coluna. TUBING Este tubo é o que tem o menor diâmetro de toda a estrutura. Ele leva os fluidos da produção (petróleo e gás) para a superfície e também pode ser usado para injeção de fluidos.

7 LINEPIPE ONSHORE O PROJETO OFFSHORE MAIS PROFUNDO DO MUNDO É O DE PERDIDO, NO GOLFO DO MÉXICO. OS POÇOS SÃO PERFURADOS EM ÁGUAS PROFUNDAS DE A 3.000M (7.546 A PÉS) PRODUTOS LINE PIPE RISERS Um riser é um duto que conecta uma Estrutura Flutuante de Produção offshore ou uma Plataforma de Perfuração a um sistema submarino para atividades de perfuração, completação e workover ou para atividades de injeção para produção e extração de fluidos. FLOWLINES Os flowlines, às vezes chamados de export pipelines (linhas de exportação), transportam fluidos de petróleo ou gás, processados ou não processados, até a costa. PROCESSAMENTO Uma ampla gama de tubos de condução e pressão é utilizada em operações downstream, em refinarias, plantas petroquímicas e de processamento de gás.

8 A EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS: OS DIAS DE SPINDLETOP ESTÃO DISTANTES O primeiro poço comercial de petróleo na América do Norte também marcou o início de métodos modernos de perfuração com uso de tubos. Desenvolvida na Pensilvânia pelo Coronel Drake, uma broca era suspensa em um cabo ligado a um balancim movido por uma máquina a vapor. Isto fazia a broca subir e descer para perfurar as rochas. Um tubo de ferro era então introduzido no poço para evitar que água e cascalho entrassem no seu interior enquanto o óleo cru subia pelo duto O lendário poço de Spindletop no Texas, perfurado a 335 METROS, que produziu mais de BPD (BARRIS POR DIA) no seu auge, provou o valor do equipamento hidráulico de perfuração rotativa em formações não consolidadas pelo uso de sistema de circulação de lamas pela primeira vez A Anglo-Persian Oil Company foi criada após ter sido encontrado um grande campo de petróleo na Pérsia, atualmente oeste do Irã. Uma tubulação cujas seções foram levadas por mulas foi assentada ao longo de 210 km de terreno montanhoso para transportar o espesso óleo cru para um complexo de refino no Golfo Pérsico Depois do bemsucedido uso por Henry Williams de cais para sustentar plataformas de perfuração nas águas rasas da costa californiana de Summerland, a GULF REFINING CO. EMPREENDEU A PRIMEIRA PERFURAÇÃO REALMENTE OFFSHORE DA AMÉRICA em Caddo Lake, Louisiana. No mesmo ano, a primeira tubulação de longa distância foi completada, transportando óleo cru de Caddo Parish para as refinarias em Baton Rouge.

9 1967 O PRIMEIRO POÇO DO MAR DO NORTE FOI PERFURADO embora dificilmente alguém acreditasse que poderia ser encontrado petróleo. Seis meses depois as equipes encontraram o campo de Forties, que podia produzir barris de óleo cru por dia. Os preços do petróleo na época estavam aumentando, o que tornou os custos de exploração e produção viáveis. Para os fabricantes de tubos, o movimento offshore representou o surgimento das conexões premium porque essas condições difíceis exigiam conexões com melhor desempenho de vedação e compressão OPERAÇÃO PLUTO (Pipe Lines Under the Ocean) foi uma operação na Segunda Guerra Mundial desenvolvida por cientistas britânicos, empresas de petróleo e Forças Armadas para construir tubulações sob o canal da Mancha entre a Inglaterra e a França. O plano tinha como objetivo abastecer as Forças Aliadas no continente com combustível para reduzir a dependência dos navios petroleiros lentos e vulneráveis. A primeira tubulação, baixada em agosto de 1944, ia da ilha de Wight até Cherbourg. As primeiras tubulações transnacionais importantes da Europa foram construídas para levar gás natural do grande campo de Groningen nos Países Baixos (descoberto em 1959) e de vários campos de gás menores na Ucrânia ocidental (que eram conhecidos desde antes da guerra) para centros de consumo importantes na Europa Ocidental e também na Oriental. No início dos anos 70, a União Soviética exportava gás pelo gasoduto Trans-Siberiano através da Tchecoslováquia para o Ocidente. O Sistema de Oleodutos Trans-Alasca foi construído entre 1974 e 1977 em região extremamente remota O resultado da produção offshore estável levou a GRANDES MUDANÇAS NO GOLFO DO MÉXICO, porque as limitações sísmicas conduziram a exploração de campos maiores para as águas profundas onde enormes reservas se encontram a milhares de pés abaixo do fundo do mar. A tecnologia de perfuração e pesquisa se tornou mais sofisticada, porque o projeto de plataforma passou de fixo para semissubmersível para se adaptar a maiores profundidades e condições mais severas no mar. Os índices de fluxo de campos em águas profundas frequentemente ultrapassaram bpd. A exploração no Golfo do México implicou que fabricantes de tubos desenvolvessem graus de aço patenteados e novas tecnologias de conexões premium incluindo conexões flush e semi-flush para se adaptarem às necessidades dos projetos e suportarem altas pressões e temperaturas A REVOLUÇÃO DO SHALE muda o panorama norteamericano de energia. Enormes reservas de petróleo e gás contidas em formações rochosas são agora acessíveis devido às tecnologias de fratura hidráulica e perfuração horizontal. Os tubos usados nestas operações devem resistir a altas tensões e compressões, com extensões horizontais tão longas quanto a altura do Empire State em Nova York. A produção doméstica de petróleo nos Estados Unidos começa a crescer após 25 anos de declínio e o gás de shale é responsável por 15% da produção de gás norteamericana.

10 1,000 M. CRESCIMENTO EM OFFSHORE E POÇOS MAIS PROFUNDOS ANUNCIAM NOVOS DESAFIOS 1,000 M. Grande parte dos maiores campos onshore foi descoberta no final dos anos 60. Desde então, as operações offshore no Mar do Norte e no Golfo do México encorajaram a exploração em águas profundas. Atualmente, o investimento offshore é responsável por cerca de 30% das despesas totais de exploração e produção, quando a indústria de petróleo e gás se movimenta para atender a crescente demanda de energia e os altos índices de esgotamento de campos produtores. 1,000 M. PROFUNDIDADE DAS ÁGUAS 1,000 M. 1,000 M. Hoje as empresas são capazes de trabalhar em águas profundas além metros ( pés) e em profundidades verticais totais de mais de metros ( pés), o que requer o desenvolvimento de tubos que possam funcionar nessas condições extremas. MUITO ABAIXO DA CROSTA TERRESTRE Poços em águas ultraprofundas mergulham metros, ou mesmo o dobro, abaixo das ondas em direção ao fundo do oceano através de vários quilômetros mais de rochas duras, sal espesso e areia grossa até os depósitos de petróleo e gás. Ainda no último ano eles foram responsáveis por mais da metade das novas descobertas no mundo. O Golfo do México é a localização líder de projetos em águas ultraprofundas, um desafio que apresenta um mundo de complicações, embora perspectivas potencialmente lucrativas acenem em profundidades ainda maiores, como o Lower Tertiary onde a exploração só está começando. PRESSÃO PSI PSI PSI 150 PSI TEMPERATURA 176 O C 126 O C 54 O C 32 O C 610 M M M

11 DESAFIOS DO PRÉ-SAL Na bacia offshore de Santos, os desafios incluem a perfuração através de 2 KM (1,25 MILHA) de sal em reservas de carbonato desconhecidas com elementos corrosivos na mistura. A PRESSÃO NESSA PROFUNDIDADE SE ASSEMELHA À EXERCIDA SOBRE UMA PESSOA SOB 15 AVIÕES JUMBO. PROFUNDIDADE DOS POÇOS Do mesmo modo, a profundidade média dos poços aumentou até alcançar cerca de metros ( pés) com importantes seções horizontais laterais que exercem esforços severos no tubo. UM DOS POÇOS MAIS PROFUNDOS O poço do prospecto Tiber se encontra a metros ( pés) no Golfo do México, sob m (4.000 pés) de água, onde grandes depósitos de óleo cru foram recentemente descobertos M ( PÉS) PRESSÃO E TEMPERATURAS ALTAS O percentual de poços com alta pressão e alta temperatura (HP/HT) aumentou intensamente, gerando a necessidade de tubos especiais e conexões premium para resistir à alta pressão interna e o desenvolvimento de ligas especiais para suportar os efeitos intensos da corrosão. TEMPERATURA = 120º C

12 CONDIÇÕES EXTREMAS:ESTABELECENDO NOVOS PADRÕES PARA PRODUTOS TUBULARES As dificuldades específicas encontradas em operações de petróleo e gás tornaram-se uma questão importante para as indústrias que fornecem para as operadoras e impulsionaram o desenvolvimento competitivo de novos materiais e aplicações. SHALES SHALE DE HAYNESVILLE, EUA LOCALIZAÇÃO a m ( a pés) abaixo do nível do solo TEMPERATURA 126 a 194ºC (260 a 380ºF) CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS O ambiente com alta pressão / alta temperatura exige tubos e conexões fabricados especialmente para assegurar uma completação segura e eficiente. Canadá Mar do Norte Essa formação é excepcionalmente profunda e espessa (aproximadamente 60 metros ou 200 pés) e assim pressões e temperaturas são altas. As temperaturas do poço, tanto vertical como horizontal, são altas, e podem oscilar entre 126 e 194ºC. As conexões devem ser fortes o suficiente para suportar a fratura hidráulica. México EUA Golfo do México África Ocidental Offshore ÁGUAS PROFUNDAS GOLFO DO MÉXICO, EUA Brasil LOCALIZAÇÃO Sob 914 m (3.000 pés) de água PRODUÇÃO 770 milhões de barris de óleo equivalente (boe) ( ) CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS Os desafios incluem fortes correntes e formações deposicionais que requerem fluidos de perfuração mais leves, ao mesmo tempo que o aumento crescente das pressões no fundo do poço pode potencialmente desestabilizá-lo. O campo de petróleo e gás de Mars é um dos mais antigos projetos de águas profundas no Golfo do México, abaixo de 914 m (3.000 pés) de água. Argentina

13 CADA POÇO TEM CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS QUE DETERMINAM SUA COMPLEXIDADE. As operadoras projetam o programa da tubulação e identificam os principais desafios que precisam ser resolvidos, tais como altas temperaturas, altas pressões ou ambientes corrosivos que requerem produtos especializados. POÇOS DE LONGO ALCANCE ILHA DE SAKHALINA, RÚSSIA Polônia Cazaquistão LOCALIZAÇÃO No Pacífico Norte, ao largo da costa leste de Sakhalina no Mar de Okhotsk TEMPERATURA -20 C (-4ºF) CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS Os tubos devem oferecer absoluta confiabilidade ao longo de todo o ciclo de vida do poço, que pode ser superior a 50 anos. Kuwait Arábia Saudita Omã China O Odoptu OP-11 é o poço de longo alcance mais profundo até o momento e foi perfurado metros ( pés) abaixo do fundo do mar para alcançar as reservas de hidrocarboneto. Este tipo de poço requer tubos que sejam rotacionados no local na posição horizontal acompanhando uma seção vertical inicial. Sudeste Asiático AMBIENTES ALTAMENTE CORROSIVOS KASHAGAN, CAZAQUISTÃO POÇOS EM ÁGUAS PROFUNDAS Poços profundos superior a metros ( pés) AMBIENTES ALTAMENTE CORROSIVOS Certas combinações químicas no fundo do poço podem provocar falha dos tubos por trincas ÁGUAS PROFUNDAS Operações de exploração e produção em águas com profundidade superior a 305 metros (1.000 pés) HP/HT Poços com altas temperaturas (acima de 150ºC/300 F) e pressões ( psi) SHALES Rochas densas, não porosas, que contêm gás e petróleo LOCALIZAÇÃO Campo de Kashagan TEMPERATURA -35 a 40 C (-31 to 104ºF) CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS Estas condições de serviço requerem o uso de Ligas Resistentes a Corrosão especiais que possam resistir a enxofre (H2S) e de conexões premium capazes de suportar temperaturas extremas e cargas por um longo período de tempo. Estima-se que o campo de Kashagan tenha reservas recuperáveis de cerca de 13 bilhões de barris de óleo cru. Condições difíceis e temperaturas extremas fazem deste poço um dos mais desafiadores do mundo.

14 DESEMPENHO DA CONEXÃO PREMIUM EM PROJETOS DESAFIADORES DA ATUALIDADE CONFORME ANÁLISE DA INDÚSTRIA, mais de 90% das falhas em tubulações acontecem na conexão, que ocupa apenas 3% do comprimento e representa de 10 a 50% dos custos totais com tubos. Qualquer possível falha na conexão pode ser um problema significativo de aumento nos custos de investimento do poço. BACIA PERMIAN, TEXAS ABU DHABI OFFSHORE No passado, muitos poços eram construídos de forma simples, uma estrutura vertical para baixo com apenas poucas colunas de casing. A instalação rápida e confiável dos tubos é imperativa em poços horizontais, porque o risco de um poço aberto colapsar é mais alto do que nos poços verticais. Em poços mais simples, o custo dos tubos representa aproximadamente 20% do investimento total. Em projetos mais complexos, os tubos representam 4-5% do custo do poço. Escolher a conexão correta é importante: 90% das falhas na tubulação acontecem na conexão.

15 Os fabricantes e fornecedores de tubos investem grandes somas em P&D para criar tecnologia de conexão patenteada com ótimo desempenho estrutural e de vedação para casings e tubings de aço em ambientes de altas temperaturas e alta pressão. O objetivo é alcançar 100% de confiabilidade e desempenho por meio do projeto de roscas especiais aplicadas na extremidade do tubo. Fabricantes de conexões premium e tubos antes negócios distintos agora estão dinamizando seu entendimento a respeito de casings e tubings e de como o aço reage em diferentes ambientes para criar selos que se adaptem perfeitamente. CONEXÕES PREMIUM visam alcançar confiabilidade por meio de roscas especialmente projetadas aplicadas na extremidade do tubo. Certos projetos podem oferecer 100% de eficiência das conexões, o que significa que elas podem suportar as mesmas cargas que o corpo do tubo.

16 SERVINDO À INDÚSTRIA: FORNECIMENTO PONTUAL E PRECISO NA EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS, em que grandes somas estão em jogo e o risco potencial para o meio ambiente é enorme, a qualidade adquire uma relevância fundamental em todas as partes do processo, do projeto do produto, sua fabricação, entrega até a assistência no local. > > 1 2 PERSONALIZAÇÃO DO PRODUTO Muitos fabricantes de tubos trabalham em estreita PARCERIA COM EMPRESAS DE PETRÓLEO E GÁS para, em conjunto, analisarem, avaliarem e controlarem todas as variáveis que possam impactar o desempenho e o risco do projeto: os fabricantes oferecem serviços de seleção de material e de projeto de colunas para ajudar as empresas a limitar a exposição aos riscos, dando orientação sobre o desempenho de casings, tubings e conexões premium para cada ambiente operacional. SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE FABRICANTES DE TUBOS ESTABELECEM CONTROLES ESPECÍFICOS EM PONTOS ESTRATÉGICOS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO Esses controles, bem como o teste do produto final, estão inscritos nos sistemas de gestão de qualidade. São registrados para alinhar as informações com os controles do processo. Eles também asseguram que um conjunto comum de padrões seja alcançado. Todos os controles são predeterminados pelas funções do tubo no poço, de acordo com as especificações dimensionais e mecânicas estabelecidas pelo cliente no contexto das condições de serviço do poço.

17 > 3 4 PARCERIA DE SERVIÇO NO TEMPO CERTO E NO LOCAL Equipes de supply chain são designadas por alguns fabricantes para acompanhar a evolução de cada projeto, e implementar quaisquer mudanças nas exigências da produção, ou propor soluções de logística para acessar localizações desafiadoras. Além disso, muitos fabricantes de tubos dispõem de especialistas em serviços de campo para otimizar a instalação do produto com segurança e eficiência no local. Estes serviços de valor agregado visam reduzir os custos de instalação do poço e aumentar os retornos do investimento de capital. PARCERIA A indústria de fabricação de tubos para o setor de petróleo e gás evoluiu para um negócio complexo que oferece soluções sob medida pontuais para algumas das localizações mais remotas no mundo, reforçadas pela capacidade de desenvolver uma parceria rica e multifacetada com operadores com os quais eles compartilham as mesmas preocupações, responsabilidades e valores.

18 SUSTENTABILIDADE O DESEMPENHO E A CONFIABILIDADE dos tubos de aço são um fator fundamental na redução dos riscos de acidentes e danos ambientais na indústria de petróleo e gás. Atualmente as operadoras de petróleo e gás precisam acompanhar atentamente a seleção cuidadosa de tubos de aço de acordo com as condições operacionais que podem ser previstas no ciclo de vida de um poço ou tubulação. Qualidade é primordial e determinados fabricantes de tubos desenvolveram sistemas integrados de gestão de qualidade para garantir o fornecimento confiável de produtos de alta qualidade. Fabricantes líderes de tubos de aço usam sistemas de gestão de saúde, segurança e meio ambiente para diminuir os riscos de acidentes e os impactos ambientais das suas operações. Esses incluem programas para reduzir o gasto de energia e água e minimizar emissões. O aço é um material reciclável e para uma larga escala de subprodutos e resíduos gerados nos processos de fabricação de tubos de aço são reciclados. Os fabricantes também fornecem serviços de gestão de logística e supply chain projetados para reduzir fornecimento e estoque excessivos e também tempo e riscos na gestão de projetos. Para diminuir a utilização de elementos poluentes usados para armazenamento e descida de tubos nas plataformas de perfuração de petróleo e gás, revestimentos especiais estão sendo desenvolvidos e aplicados nas conexões de tubos durante o processo de fabricação. Revestimentos livres de graxa ajudam a reduzir consideravelmente os riscos para a saúde e a segurança na plataforma e minimizam a poluição no campo e no reservatório. SOBRE A TENARIS A Tenaris é uma empresa líder na fabricação e fornecimento de produtos tubulares de aço e serviços para a indústria mundial de energia. Operando uma rede mundial integrada de unidades de produção, pesquisa, terminação e serviços presente na maioria dos mercados globais de petróleo e gás, e produzindo uma ampla gama de mais de produtos tubulares de alta qualidade, a Tenaris desempenha um papel fundamental na indústria de petróleo e óleo do mundo.

19 CONTROLES NA PRODUÇÃO AJUDAM A ASSEGURAR PRODUTOS TUBULARES PERSONALIZADOS E DE QUALIDADE. REVESTIMENTOS ESPECIAIS TÊM SIDO DESENVOLVIDOS PARA EVITAR A NECESSIDADE DE GRAXA NOS TUBOS. PROFISSIONAIS EXPERIENTES REDUZEM OS RISCOS NO LOCAL.

20 Para informações de contato, visite o nosso site A Tenaris produziu este catálogo apenas para informações gerais. Apesar de todo o esforço feito para garantir a precisão das informações contidas nesta publicação, a Tenaris não assume qualquer responsabilidade ou compromisso por perdas, danos ou lesões que resultem do uso das informações e dados contidos neste catálogo. Os produtos e serviços Tenaris estão sujeitos unicamente aos Termos e Condições padrão da empresa ou ainda aos termos resultantes dos respectivos contratos de venda, serviços ou licença, conforme seja o caso. As informações desta publicação estão sujeitas a mudanças ou modificações sem prévio aviso. Para informações mais completas, favor entrar em contato com um representante da Tenaris ou visitar nosso site em Tubos, um elemento essencial na indústria de energia / Versão 01 / Abril Tenaris Todos os direitos reservados.

Assuma o controle com as soluções SKF para o setor de siderurgia

Assuma o controle com as soluções SKF para o setor de siderurgia Assuma o controle com as soluções SKF para o setor de siderurgia O Poder do Conhecimento em Engenharia A única coisa mais intensa que o calor é a sua concorrência Poucos ambientes industriais têm condições

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

WMS e TMS. A integração entre os sistemas de gerenciamento de armazéns e transportes é fundamental para a otimização dos fluxos de trabalho

WMS e TMS. A integração entre os sistemas de gerenciamento de armazéns e transportes é fundamental para a otimização dos fluxos de trabalho WMS e TMS A integração entre os sistemas de gerenciamento de armazéns e transportes é fundamental para a otimização dos fluxos de trabalho O que um jogador de futebol e uma bailarina profissional têm em

Leia mais

Soluções Energéticas para o seu negócio

Soluções Energéticas para o seu negócio Soluções Energéticas para o seu negócio Gas Natural Serviços Qualidade e eficiência em soluções energéticas O grupo Gas Natural Fenosa O grupo Gas Natural Fenosa é líder no mercado de gás e eletricidade

Leia mais

Voltar a explorar o mar

Voltar a explorar o mar Voltar a explorar o mar Voltar a explorar o mar Com uma visão de longo prazo, a EDP está constantemente a analisar as tecnologias de aproveitamento das energias renováveis, com vista à futura comercialização

Leia mais

Soluções de Retrofit Modernize, aumentando confiabilidade e eficiência do seu equipamento

Soluções de Retrofit Modernize, aumentando confiabilidade e eficiência do seu equipamento Soluções de Retrofit Modernize, aumentando confiabilidade e eficiência do seu equipamento É hora de renovar O mercado de retrofit tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Novas regulamentações

Leia mais

23.000 empregados. 5,7 bilhões de vendas. 2,3 milhões de toneladas de produção. 50 anos de sucesso com as conexões VAM comemorados em 2015

23.000 empregados. 5,7 bilhões de vendas. 2,3 milhões de toneladas de produção. 50 anos de sucesso com as conexões VAM comemorados em 2015 em resumo 2015 Líder mundial em seus mercados, a Vallourec fornece soluções tubulares que são referência para os setores de energia e para outras aplicações exigentes e desafiadoras. Seus tubos, conexões

Leia mais

FIRE DETECTION. Deteção de Calor Linear por Fibra Óptica (LHD) para Aplicações de Perigos Especiais. Leading the Way with Passion.

FIRE DETECTION. Deteção de Calor Linear por Fibra Óptica (LHD) para Aplicações de Perigos Especiais. Leading the Way with Passion. FIRE DETECTION Deteção de Calor Linear por Fibra Óptica (LHD) para Aplicações de Perigos Especiais AP Sensing: O seu parceiro de confiança para a deteção de incêndios A AP Sensing é o seu fornecedor global

Leia mais

Elevadores veiculares de plataforma com liberdade única de movimentos SKYLIFT

Elevadores veiculares de plataforma com liberdade única de movimentos SKYLIFT Elevadores veiculares de plataforma com liberdade única de movimentos SKYLIFT S T E R T I L S u p e r i o r s o l u t i o n s b y q u a l i t y p e o p l e Superior solutions by quality people O Stertil

Leia mais

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas

Leia mais

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO Aquecedor Solar a vácuo utiliza o que existe de mais avançado em tecnologia de aquecimento solar de água. Esse sistema de aquecimento utiliza a circulação natural da água, também

Leia mais

Monitoramento de Biogás Manual de aplicação

Monitoramento de Biogás Manual de aplicação / engezer@engezer.com.br Monitoramento de Biogás Manual de aplicação O biogás constitui uma fonte de energia renovável verdadeiramente sustentável. A utilização do biogás cresceu de forma exponencial nos

Leia mais

O QUE FAZEMOS QUEM SOMOS: MARCA DA SOTECNISOL PARA O MERCADO DE OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA:

O QUE FAZEMOS QUEM SOMOS: MARCA DA SOTECNISOL PARA O MERCADO DE OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA: O QUE FAZEMOS QUEM SOMOS: MARCA DA SOTECNISOL PARA O MERCADO DE OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA: 45 anos de mercado, presença activa em 3 continentes Missão comum de ser a mais competente empresa

Leia mais

Baterias Saft para óleo e gás. Fornecendo energia segura, onde quer que você esteja

Baterias Saft para óleo e gás. Fornecendo energia segura, onde quer que você esteja Baterias Saft para óleo e gás Fornecendo energia segura, onde quer que você esteja Saft: a opção certa para as exigentes Em um mundo onde as demandas de energia estão crescendo, as empresas de óleo e gás

Leia mais

CONSIDERE ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE SELOS MECÂNICOS QUE SEJAM MUTUAMENTE BENÉFICAS. por Heinz P. Bloch

CONSIDERE ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE SELOS MECÂNICOS QUE SEJAM MUTUAMENTE BENÉFICAS. por Heinz P. Bloch CONSIDERE ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE SELOS MECÂNICOS QUE SEJAM MUTUAMENTE BENÉFICAS por Heinz P. Bloch Para TECÉM - tecem.com.br 05/10/2013 Parcerias com um único fornecedor de selo mecânico nem sempre

Leia mais

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa.

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa. Mais Questões Isildo M. C. Benta, Assistência Técnica Certificada de Sistemas Solares Quanto poupo se instalar um painel solar térmico? Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da

Leia mais

O que nos move. Apresentação do Grupo voestalpine Exercício 2014/15. voestalpine AG www.voestalpine.com

O que nos move. Apresentação do Grupo voestalpine Exercício 2014/15. voestalpine AG www.voestalpine.com O que nos move Apresentação do Grupo voestalpine Exercício 2014/15 www.voestalpine.com Contribuímos para a segurança e a mobilidade no mundo Como grupo produtor de tecnologia e bens industriais baseados

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

Tipos de Poços. escavação..

Tipos de Poços. escavação.. O que é um poço Tubular Chamamos de poço toda perfuração através da qual obtemos água de um aqüífero e há muitas formas de classificá-los. Usaremos aqui uma classificação baseada em sua profundidade e

Leia mais

Princípios básicos da Indústria Química

Princípios básicos da Indústria Química Princípios básicos da Indústria Química Baseado em Shreve, R.N & Brink Jr., J.A. Page 1 As 6 Fases de 1 Entusiasmo 2 Desânimo 3 Desespero 4 Busca dos 5 Punição dos 5 Premiação dos Culpados Inocentes não

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana.

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. O aumento da população humana é frequentemente citado como a principal causa de problemas para o planeta. De facto a humanidade está a crescer

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR SP CEP: 12236-660 www.unianhanguera.edu.br ADMINISTRAÇÃO Colaborativa Disciplina: DPP Prof º. Tutor Presencial Trabalho, emprego e empregabilidade Área de atuação pesquisada 1. Engenheiro Petroquímico

Leia mais

PETRÓLEO E GÁS NATURAL

PETRÓLEO E GÁS NATURAL PANORAMA DOS MERCADOS DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL NO BRASIL E NO MUNDO* Ivan Magalhães Júnior** * Novembro de 2004. ** Engenheiro da Área de Planejamento do BNDES. PETRÓLEO E GÁS NATURAL Resumo O objetivo

Leia mais

UM CAMINHO SIMPLES PARA UMA NUVEM PRIVADA

UM CAMINHO SIMPLES PARA UMA NUVEM PRIVADA UM CAMINHO SIMPLES PARA UMA NUVEM PRIVADA Julho de 2015 Com nuvens privadas de fácil uso concebidas para executar aplicativos corporativos essenciais para os negócios, as principais organizações se beneficiam

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Otimizada para Crescimento:

Otimizada para Crescimento: Quinta Pesquisa Anual de Mudança na Cadeia de Suprimentos RESUMO REGIONAL: AMÉRICA LATINA Otimizada para Crescimento: Executivos de alta tecnologia se adaptam para se adequar às demandas mundiais INTRODUÇÃO

Leia mais

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015 UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA SOVER PARA MAXIMIZAR O LUCRO EM UMA PRODUÇÃO DE GASOLINA Ana Carolina Borges Silva 1 ; Ana Paula Silva 2 1,2 Universidade de Uberaba carolina.borges87@gmail.com, msanapaulas@gmail.com

Leia mais

WSI. www.weldingservices.com. Criando Integridade Mecânica

WSI. www.weldingservices.com. Criando Integridade Mecânica WSI Energia Químico Petroquímico Papel & Celulose Siderurgia www.weldingservices.com Criando Integridade Mecânica Visão Geral A Aquilex WSI é fornecedora líder de serviços de recondicionamento e reparos

Leia mais

ESTUDO STERN: Aspectos Económicos das Alterações Climáticas

ESTUDO STERN: Aspectos Económicos das Alterações Climáticas Resumo das Conclusões Ainda vamos a tempo de evitar os piores impactos das alterações climáticas, se tomarmos desde já medidas rigorosas. As provas científicas são presentemente esmagadoras: as alterações

Leia mais

Tecnologia nacional potencia sustentabilidade

Tecnologia nacional potencia sustentabilidade Tecnologia nacional potencia sustentabilidade 1 Tecnologia nacional potencia sustentabilidade O desenvolvimento de soluções inovadoras que melhoram a eficiência das organizações e a qualidade de vida das

Leia mais

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Unidade 8 Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Ciclos Biogeoquímicos Os elementos químicos constituem todas as substâncias encontradas em nosso planeta. Existem mais de 100 elementos químicos,

Leia mais

Ingersoll Rand. Sistema de Automação Série-X

Ingersoll Rand. Sistema de Automação Série-X Ingersoll Rand Sistema de Automação Série- Economia de Energia Por Encomenda! Ingersoll Rand 20% a 60% da energia utilizada para operar os sistemas de ar comprimido são desperdiçados. Isso ocorre principalmente

Leia mais

Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos

Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos Variável: Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos Participantes do Aprofundamento da Variável: Coordenador: Mário Vinícius Bueno Cerâmica Betel - Uruaçu-Go Colaboradores: Juarez Rodrigues dos

Leia mais

ECOGERMA 2013 ENERGIAS RENOVÁVEIS COMPLEMENTAM A MATRIZ ENERGÉTICA... MAS PODEM NÃO SUPRIR A DEMANDA

ECOGERMA 2013 ENERGIAS RENOVÁVEIS COMPLEMENTAM A MATRIZ ENERGÉTICA... MAS PODEM NÃO SUPRIR A DEMANDA ECOGERMA 2013 ENERGIAS RENOVÁVEIS COMPLEMENTAM A MATRIZ ENERGÉTICA... MAS PODEM NÃO SUPRIR A DEMANDA Lineu Belico dos Reis 27 de junho de 2013 MATRIZ ENERGÉTICA MUNDIAL Perspectivas e Estratégias Estudos

Leia mais

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países Para o Boletim Econômico Edição nº 45 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países 1 Ainda que não haja receita

Leia mais

Considerações para o sucesso de um investimento em sistemas AS/RS

Considerações para o sucesso de um investimento em sistemas AS/RS Considerações para o sucesso de um investimento em sistemas AS/RS Escolha o melhor fornecedor de sistemas e tecnologia e ganhe flexibilidade, rendimento e eficiência operacional automação que traz resultados

Leia mais

O Petróleo é um fonte de energia não renovável, e no momento uma das maiores fontes de energia para a humanidade.

O Petróleo é um fonte de energia não renovável, e no momento uma das maiores fontes de energia para a humanidade. PETRÓLEO Atualmente o Petróleo é um dos recursos naturais de que a nossa sociedade mais depende, pois diversos produtos que conhecemos e utilizamos são derivados desse combustível que move o mundo. O Petróleo

Leia mais

NPT 015 CONTROLE DE FUMAÇA PARTE 8 18 ASPECTOS DE SEGURANÇA DO PROJETO DE SISTEMA DE CONTROLE DE FUMAÇA

NPT 015 CONTROLE DE FUMAÇA PARTE 8 18 ASPECTOS DE SEGURANÇA DO PROJETO DE SISTEMA DE CONTROLE DE FUMAÇA Janeiro 2012 Vigência: 08 Janeiro 2012 NPT 015 Controle de fumaça Parte 8 Aspectos de segurança CORPO DE BOMBEIROS BM/7 Versão: 02 Norma de Procedimento Técnico 6 páginas SUMÁRIO 18 Aspectos de segurança

Leia mais

Ponte rolante: como escolher

Ponte rolante: como escolher Ponte rolante: como escolher Vários fatores devem ser analisados antes de se optar por um modelo A decisão sobre a escolha do tipo de ponte rolante é altamente influenciada pelo local onde ela deve ser

Leia mais

Analise o gráfico sobre o número acumulado de inversões térmicas, de 1985 a 2003, e a) defina o fenômeno meteorológico denominado inversão

Analise o gráfico sobre o número acumulado de inversões térmicas, de 1985 a 2003, e a) defina o fenômeno meteorológico denominado inversão 11 GEOGRAFIA Nas épocas de estiagem, a dispersão de poluentes é dificultada e a qualidade do ar piora muito na cidade de São Paulo, afetando, consideravelmente, a saúde das pessoas. NÚMERO DE INVERSÕES

Leia mais

PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2012

PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROF. VIRGÍLIO NOME N o 8 o ANO Olá, caro(a) aluno(a). Segue abaixo uma série de exercícios que têm, como base, o que foi trabalhado em sala de aula durante todo o

Leia mais

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE ULRICH, Helen Departamento de Engenharia de Produção - Escola de Engenharia

Leia mais

ORÇAMENTO DE DESPESAS ADMINISTRATIVAS E DESPESAS DE VENDAS. Jéssica Pacheco Kayro Felix

ORÇAMENTO DE DESPESAS ADMINISTRATIVAS E DESPESAS DE VENDAS. Jéssica Pacheco Kayro Felix ORÇAMENTO DE DESPESAS ADMINISTRATIVAS E DESPESAS DE VENDAS Jéssica Pacheco Kayro Felix Orçamento de Despesas Operacionais Orçamento das Despesas Administrativas Orçamento das Despesas Comerciais / Vendas

Leia mais

1. O Contexto do SBTVD

1. O Contexto do SBTVD CT 020/06 Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2006 Excelentíssimo Senhor Ministro Hélio Costa MD Ministro de Estado das Comunicações Referência: Considerações sobre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital

Leia mais

8º ENEMET Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica 27 a 31 de julho de 2008 - Santos (SP) Resumo das palestras do 1º Dia

8º ENEMET Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica 27 a 31 de julho de 2008 - Santos (SP) Resumo das palestras do 1º Dia RESUMO DO DIA... RESUMO DO DIA... A siderurgia brasileira na sustentação do desenvolvimento econômico Fernando José Estrela de Matos INSTITUTO BRASILEIRO DE SIDERURGIA Fernando José Estrela de Matos A

Leia mais

Sistemas Convencionais de Ancoragem por Bóias. Uma solução segura, fiável e económica para o carregamento/descarregamento de petroleiros

Sistemas Convencionais de Ancoragem por Bóias. Uma solução segura, fiável e económica para o carregamento/descarregamento de petroleiros Sistemas Convencionais de Ancoragem por Bóias Uma solução segura, fiável e económica para o carregamento/descarregamento de petroleiros Sistemas Convencionais de Ancoragem por Bóias (CBM) (por vezes referidos

Leia mais

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart Sistemas ERP Profa. Reane Franco Goulart Tópicos O que é um Sistema ERP? Como um sistema ERP pode ajudar nos meus negócios? Os benefícios de um Sistema ERP. Vantagens e desvantagens O que é um ERP? ERP

Leia mais

Inteligência Tecnológica

Inteligência Tecnológica Cenários Tecnológicos Vale Inteligência Tecnológica Gestão de Tecnologia e Propriedade Intelectual Diretoria de Tecnologia e Inovação 2014 Agenda Quem somos? Gestão de Tecnologia e Propriedade Intelectual

Leia mais

MILLS, UMA HISTÓRIA ENTRELAÇADA AO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL.

MILLS, UMA HISTÓRIA ENTRELAÇADA AO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL. MILLS, UMA HISTÓRIA ENTRELAÇADA AO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL. CONSTRUÇÃO SERVIÇOS INDUSTRIAIS JAHU RENTAL Fundada em 1952, a Mills tornou-se líder na prestação de serviços e soluções de engenharia nas

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

Melhorias da Infraestrutura

Melhorias da Infraestrutura Melhorias da Infraestrutura Refino Papel e Celulose Energia Fóssil Processos Químicos Processos Industriais Conversão De Resíduos Em Energia www.azz.com/wsi Fornecedora de soluções e serviços completos

Leia mais

O processo envolve quatro questões básicas:

O processo envolve quatro questões básicas: Planejamento de RH O planejamento de recursos humanos coleta e utiliza informações para apoiar as decisões sobre os investimentos que devem ser feitos com atividades de RH O processo envolve quatro questões

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Regulamento Técnico do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional de Sistemas Submarinos. Proposição PETROBRAS

Regulamento Técnico do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional de Sistemas Submarinos. Proposição PETROBRAS Regulamento Técnico do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional de Sistemas Submarinos Proposição PETROBRAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES 1. INTERFACE COM OUTROS REGULAMENTOS 2. ABRANGÊNCIA DO REGULAMENTO

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

INDICADORES EM ENGENHARIA DE CONFIABILIDADE PARA A CADEIA PRODUTIVA DE GÁS NATURAL

INDICADORES EM ENGENHARIA DE CONFIABILIDADE PARA A CADEIA PRODUTIVA DE GÁS NATURAL INDICADORES EM ENGENHARIA DE CONFIABILIDADE PARA A CADEIA PRODUTIVA DE GÁS NATURAL Pedro Duarte Filho 1 José Marta Filho 2 Resumo O setor energético de gás natural vem crescendo rapidamente e tornando-se

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

BOMBEAMENTO DE ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

BOMBEAMENTO DE ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA BOMBEAMENTO DE ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA Eng. Carlos Alberto Alvarenga Solenerg Engenharia e Comércio Ltda. Rua dos Inconfidentes, 1075/ 502 Funcionários - CEP: 30.140-120 - Belo Horizonte -

Leia mais

BIBLIOTECAS PÚBLICAS FINLANDESAS, PIONEIRAS DA NOVA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO

BIBLIOTECAS PÚBLICAS FINLANDESAS, PIONEIRAS DA NOVA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO FÓRUM DE COOPERAÇÃO CULTURAL INTERNACIONAL FORTALEZA, 16-18 DE MARÇO DE 2004 PALESTRA DO SENHOR HANNU UUSI-VIDENOJA, EMBAIXADOR DA FINLÂNDIA NO BRASIL BIBLIOTECAS PÚBLICAS FINLANDESAS, PIONEIRAS DA NOVA

Leia mais

quem somos A RAYFLEX é líder nacional em tecnologia para portas industriais.

quem somos A RAYFLEX é líder nacional em tecnologia para portas industriais. quem somos A RAYFLEX é líder nacional em tecnologia para portas industriais. Fundada em 1985, a empresa desenvolve soluções em PORTAS RÁPIDAS, PORTAS SECCIONAIS E NIVELADORES DE DOCAS. Faz parte de uma

Leia mais

Eaton Óleo & Gás. Conte com uma marca confiável para proteger os seus colaboradores e o meio ambiente

Eaton Óleo & Gás. Conte com uma marca confiável para proteger os seus colaboradores e o meio ambiente Óleo & Gás Conte com uma marca confiável para proteger os seus colaboradores e o meio ambiente Sempre em movimento... Sempre no controle Como o setor de petróleo e gás continua enfrentando desafios tecnológicos,

Leia mais

COMPARAÇÃO ECONÔMICA ENTRE O TRANSPORTE DE GÁS E LINHA DE TRANSMISSÃO

COMPARAÇÃO ECONÔMICA ENTRE O TRANSPORTE DE GÁS E LINHA DE TRANSMISSÃO GPT/7 17 à de outubro de 1999 Foz do Iguaçu Paraná - Brasil GRUPO II PRODUÇÃO TÉRMICA E FONTES NÃO CONVENCIONAIS (GPT) COMPARAÇÃO ECONÔMICA ENTRE O TRANSPORTE DE GÁS E LINHA DE TRANSMISSÃO Eliane Aparecida

Leia mais

1. Porque a RAS e a Rainforest Alliance estão adotando esta nova certificação?

1. Porque a RAS e a Rainforest Alliance estão adotando esta nova certificação? MAIO 2012 PERGUNTAS FREQUENTES Certificação de Cadeia de Custódia* Empresas alimentícias, varejistas, governos, ONGs e consumidores estão cada vez mais interessados em conhecer as origens dos produtos

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

ERGONOMIA, QUALIDADE e Segurança do Trabalho: Estratégia Competitiva para Produtividade da Empresa.

ERGONOMIA, QUALIDADE e Segurança do Trabalho: Estratégia Competitiva para Produtividade da Empresa. ERGONOMIA, QUALIDADE e Segurança do Trabalho: Estratégia Competitiva para Produtividade da Empresa. 1. INTRODUÇÃO Prof. Carlos Maurício Duque dos Santos Mestre e Doutorando em Ergonomia pela Escola Politécnica

Leia mais

11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE:

11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE: 11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE: 11.1 INTRODUÇÃO A operação prolongada e eficaz dos sistemas produtivos de bens e serviços é uma exigência vital em muitos domínios. Nos serviços, como a Produção, Transporte

Leia mais

De olho no futuro. 10Minutos Energia

De olho no futuro. 10Minutos Energia 10Minutos Energia Como ganhar impulso no processo de transformação energética De olho no futuro Julho de 2015 Destaques Megatendências e disrupções estão tendo impactos profundos nas estratégias e no papel

Leia mais

EU EXIJO MAIS DOS MEUS AÇOS PARA O TRANSPORTE AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA RUUKKI. A NOVA DEFINIÇÃO PARA PREMIUM. SOLUÇÕES PARA O TRANSPORTE

EU EXIJO MAIS DOS MEUS AÇOS PARA O TRANSPORTE AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA RUUKKI. A NOVA DEFINIÇÃO PARA PREMIUM. SOLUÇÕES PARA O TRANSPORTE www.ruukki.com.br SOLUÇÕES PARA O TRANSPORTE EU EXIJO MAIS DOS MEUS AÇOS PARA O TRANSPORTE AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA AO DESGASTE AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA MECÂNICA AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA RUUKKI. A NOVA

Leia mais

Oilon ChillHeat. Desempenho otimizado na refrigeração e aquecimento

Oilon ChillHeat. Desempenho otimizado na refrigeração e aquecimento Oilon ChillHeat Desempenho otimizado na refrigeração e aquecimento As bombas de calor oferecem energia econômica e ecologicamente correta Calor residual de baixa temperatura contém energia valiosa A indústria

Leia mais

Ferreira Barros & Filhos, Lda.

Ferreira Barros & Filhos, Lda. Ferreira Barros & Filhos, Lda. Metalomecânica & Manutenção Indústrial O sucesso comercial de uma empresa está efetivamente ligado a um plano estratégico que ajuda os clientes a alcançar a excelência, a

Leia mais

soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos

soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos O quadro do modelo de negócios O Business Model Canvas (Quadro do Modelo de Negócios)

Leia mais

AGILIDADE ORGANIZACIONAL

AGILIDADE ORGANIZACIONAL PMI PULSO DA PROFISSÃO RELATÓRIO DETALHADO AGILIDADE ORGANIZACIONAL Destaques do Estudo O lento crescimento econômico e as prioridades mutantes do mercado global criaram um ambiente de negócios complexo

Leia mais

Cabeamento Estruturado (CBE)

Cabeamento Estruturado (CBE) Cabeamento Estruturado (CBE) Prof. Tiago Semprebom Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus São José tisemp@sj.ifsc.edu.br 09 de Março de 2010 Prof. Tiago (IFSC) Cabeamento

Leia mais

Chemguard - Sistemas de Espuma. Sistemas de espuma de alta expansão DESCRIÇÃO: SC-119 MÉTODO DE OPERAÇÃO

Chemguard - Sistemas de Espuma. Sistemas de espuma de alta expansão DESCRIÇÃO: SC-119 MÉTODO DE OPERAÇÃO Sistemas de espuma de alta expansão DESCRIÇÃO: O Gerador de Espuma de Alta Expansão (Hi-Ex) Chemguard é um componente em um Sistema de Supressão de Incêndios de Espuma de Alta Expansão. Não requer nenhuma

Leia mais

Nota técnica produzida para o projeto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento

Nota técnica produzida para o projeto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento Nota técnica produzida para o projeto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento Agosto/2009 SDS Edifício Eldorado salas 106/109 CEP 70392-901 Brasília DF Telefax: (61) 3225-2288 E-mail: fneng@fne.org.br

Leia mais

ÍNDICE. davantisolar.com.br O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL

ÍNDICE. davantisolar.com.br O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL ÍNDICE O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL VANTAGENS PARA O MEIO AMBIENTE ENERGIA SOLAR NA ARQUITETURA VERDE ENERGIA SOLAR VANTAGENS

Leia mais

Etapas para a preparação de um plano de negócios

Etapas para a preparação de um plano de negócios 1 Centro Ensino Superior do Amapá Curso de Administração Disciplina: EMPREENDEDORISMO Turma: 5 ADN Professor: NAZARÉ DA SILVA DIAS FERRÃO Aluno: O PLANO DE NEGÓCIO A necessidade de um plano de negócio

Leia mais

Programa de Gestão de Fornecedores. da White Martins. Sua chave para o sucesso

Programa de Gestão de Fornecedores. da White Martins. Sua chave para o sucesso Programa de Gestão de Fornecedores da White Martins Sua chave para o sucesso Quem Somos A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/7 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA GRUAS TORRE 2 DESCRIÇÃO As gruas torre são máquinas utilizadas para elevação de cargas (por meio de um cabo), e transporte dentro de um raio

Leia mais

Superior ao padrão A referência em correntes

Superior ao padrão A referência em correntes Superior ao padrão A referência em correntes Correntes ANSI com desempenho superior Aumentam a confiança Reduzem o período de manutenção Diminuem os custos do equipamento Tsubaki: A alternativa para corrente

Leia mais

Calandra de 4 Rolos modelo VRM

Calandra de 4 Rolos modelo VRM Calandra de 4 Rolos modelo VRM Sumário Construção de Máquinas é nossa Profissão com Criatividade e Paixão. Nós da HAEUSLER 3 Calandra de 4 Rolos 4 Particularidades da Calandra de 4 Rolos HAEUSLER Modelo

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. A principal

Leia mais

PCPRod. Hastes Ocas para Bombeio por Cavidades Progressivas

PCPRod. Hastes Ocas para Bombeio por Cavidades Progressivas PCPRod Hastes Ocas para Bombeio por Cavidades Progressivas Tenaris Tenaris é líder global na produção de tubos de aço e serviços para perfuração, terminação e produção em poços de petróleo e gás, e líder

Leia mais

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO José Roberto Santana Alexandre Ripamonti Resumo: Com a globalização da economia, as empresas, enfrentam

Leia mais

ANEXO IV AO PROTOCOLO AO TRATADO PARA A ANTÁRTIDA SOBRE A PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE PREVENÇÃO DA POLUIÇÃO MARINHA. Artigo 1.

ANEXO IV AO PROTOCOLO AO TRATADO PARA A ANTÁRTIDA SOBRE A PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE PREVENÇÃO DA POLUIÇÃO MARINHA. Artigo 1. ANEXO IV AO PROTOCOLO AO TRATADO PARA A ANTÁRTIDA SOBRE A PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE PREVENÇÃO DA POLUIÇÃO MARINHA Para efeitos do presente Anexo: Artigo 1 Definições a) "Descarga" significa qualquer forma

Leia mais

Armazenagem e controle. Prof. Paulo Medeiros FATEC - Marília

Armazenagem e controle. Prof. Paulo Medeiros FATEC - Marília Armazenagem e controle Prof. Paulo Medeiros FATEC - Marília Armazenagem Armazenagem e manuseio de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas.seus custos podem absorver

Leia mais

Substâncias perigosas: Esteja atento, avalie e proteja

Substâncias perigosas: Esteja atento, avalie e proteja Substâncias perigosas: Esteja atento, avalie e proteja Sector da Limpeza Industrial www.campanhaquimicos.eu Avaliação de riscos na utilização de substâncias perigosas Campanha Europeia CARIT Comité dos

Leia mais

Volume de Produção de Tubos 6.000.000 de toneladas (05 de outubro de 2006) Valor de Mercado US$ 20.9 bilhões (30 de setembro de 2006)

Volume de Produção de Tubos 6.000.000 de toneladas (05 de outubro de 2006) Valor de Mercado US$ 20.9 bilhões (30 de setembro de 2006) A Tenaris é líder global no fornecimento de tubos e serviços para a indústria energética mundial e para outras aplicações industriais. Nossa missão é dar valor real aos nossos clientes, por meio do desenvolvimento

Leia mais

Injetoras Sopradoras. Máquinas para. plástico Romi

Injetoras Sopradoras. Máquinas para. plástico Romi Máquinas para plástico Romi Unidades fabris da ROMI em Santa Bárbara d Oeste - SP INOVAÇÃO + QUALIDADE ROMI: Desde 1930 produzindo tecnologia. Desde a sua fundação, a companhia é reconhecida pelo foco

Leia mais

MEIOS DE LIGAÇÃO DE TUBOS

MEIOS DE LIGAÇÃO DE TUBOS MEIOS DE LIGAÇÃO DE TUBOS Ligações rosqueadas; Ligações soldadas; Ligações flangeadas; Ligações de ponta e bolsa; Outras Ligações: - Ligações de compressão; - Ligações patenteadas. 1 Fatores que influenciam

Leia mais

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO - IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO - IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão 1.0 XXX.YY 22 a 25 Novembro de 2009 Recife - PE GRUPO - IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP A PROGRAMAÇÃO

Leia mais

Os sistemas DUOLINE estendem a vida de sua tubulação!

Os sistemas DUOLINE estendem a vida de sua tubulação! Os sistemas DUOLINE estendem a vida de sua tubulação! Os sistemas DUOLINE estendem a vida de sua tubulação! O DUOLINE previne a corrosão onde os outros sistemas falham! RESULTADO: Economia com menos intervenções

Leia mais

Mineração de cobre Visão Geral. Produtos e soluções de transmissão de potência para minas de cobre

Mineração de cobre Visão Geral. Produtos e soluções de transmissão de potência para minas de cobre Mineração de cobre Visão Geral Produtos e soluções de transmissão de potência para minas de cobre Escolha a Rexnord para ajudá-lo a fornecer hoje o cobre de amanhã Da compra e instalação ao monitoramento

Leia mais

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955)

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Sumário M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com www.professorluizalberto.com.br Organização de Computadores Módulo 3 1. História da Arquitetura de Computadores - Continuação 1.1. 1.2. Segunda Geração Transistores

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

A Lexmark Impulsiona a Transformação de TI com Soluções de Garantia de Serviços CA

A Lexmark Impulsiona a Transformação de TI com Soluções de Garantia de Serviços CA CUSTOMER SUCCESS STORY Fevereiro 2014 A Lexmark Impulsiona a Transformação de TI com Soluções de Garantia de Serviços CA PERFIL DO CLIENTE Indústria: Servicios de TI Empresa: Lexmark Colaboradores: 12.000

Leia mais