O Sol, a nossa fonte de energia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Sol, a nossa fonte de energia"

Transcrição

1 TRANSFORMAÇÕES E TRANSFERÊNCIAS DE ENERGIA Autores: Arjuna C. Panzera Dácio G. Moura O Sol, a nossa fonte de energia Tópico n º 11 do CBC de Ciências Habilidades Básicas recomendadas no CBC: Descrever fenômenos e processos em termos de transformações e transferências de energia. Reconhecer energia armazenada em sistemas (energia potencial gravitacional, energia potencial elástica, energia potencial química). Organização do texto: Informação História Atividades Projetos I - Introdução Quando andamos, pulamos, brincamos, nosso corpo usa energia para movimentar as pernas e os braços. Quando estamos dormindo, nosso corpo também usa energia para manter o coração e os pulmões movimentando. Também é necessário o uso de energia para manter a temperatura do corpo a 36,6 ºC (Graus Celsius). Toda a energia que o nosso corpo usa vem dos alimentos. Os aparelhos como televisão, geladeira, liquidificador, telefones, também usam energia para funcionar. Eles precisam estar ligados a uma fonte de energia elétrica que pode ser uma tomada elétrica ou pilhas. Os carros, os aviões, também precisam de uma fonte energia para funcionar. Nesses casos, a energia usada é a dos combustíveis. A energia dos combustíveis vem do petróleo ou das plantas (cana de açúcar, mamona soja etc.) As plantas também precisam de energia para crescer. Essa energia vem do Sol e é captada através do fenômeno da fotossíntese. A energia solar produz também as chuvas e os ventos.

2 A energia produzida no Sol é resultado de reações de fusão nuclear que provocam aquecimento fazendo a temperatura de sua superfície chegar a ºC. A energia produzida no Sol é emitida para o espaço na forma de ondas eletromagnéticas, sendo quase toda ela do tipo luz visível. Neste módulo, vamos estudar as formas de energia mais importantes em nossa vida e as suas transformações. Atividade 1: Usos da palavra energia. A palavra energia é usada com vários sentidos em nossa vida. Descubra pelos menos dois sentidos diferentes da palavra energia. II - O Sol, a nossa principal fonte de energia O Sol é principal fonte de energia da Terra. Dele recebemos toda a energia necessária à vida dos animais e vegetais. A energia que recebemos do Sol vem através da radiação solar constituída principalmente pela luz branca. A luz, as ondas de rádio e TV, os raios X, são ondas eletromagnéticas que diferem umas das outras apenas pela frequência. Nem toda a energia do Sol que chega à Terra atinge a superfície do planeta. Uma parte dessa energia é refletida para o espaço nas camadas da atmosfera. As águas e mesmo o solo, também funcionam um pouco como espelhos e refletem parte da energia solar que chega à superfície da Terra. Essa energia refletida é a responsável pelo brilho do nosso planeta quando visto do espaço. Parte da energia solar é refletida Efeitos da Energia solar na Terra Quase toda a energia que utilizamos na Terra vem do Sol. A energia que chega à superfície é gasta para aquecer o ar e a superfície do planeta e as águas. Uma parcela pequena, menos de um centésimo da energia total é absorvida pelas plantas. Os vegetais utilizam diretamente a energia solar através da fotossíntese. Nós e os animais utilizamos essa energia indiretamente através dos alimentos que comemos.

3 A Energia absorvida pelas plantas A energia solar absorvida pelas plantas, apesar de ser uma pequena parcela, é fundamental para os seres vivos. A maioria das plantas possui pigmentos verdes chamados de clorofilas, que absorvem energia luminosa. A planta produz materiais orgânicos e libera oxigênio a partir da combinação da energia solar, do gás carbônico e da água. Esse processo denomina-se fotossíntese. Gás carbônico + água + energia Material orgânico + oxigênio A energia solar transforma-se, através da fotossíntese, em energia armazenada nos materiais orgânicos na forma de energia química. Parte desses materiais orgânicos entra na constituição dos seres vivos e outra parte fornece a energia necessária às suas atividades.

4 Muitos dos materiais orgânicos formados na fotossíntese constituem os alimentos. Alimento é qualquer material cuja energia possa ser utilizada pelas células dos animais. As células liberam a energia armazenada nos alimentos através do processo da respiração celular. Por exemplo, a energia utilizada para a contração de um músculo provém da respiração das células desse músculo. A energia utilizada para uma semente germinar provém da respiração das células dessa semente. O processo da respiração celular pode ser resumido da seguinte maneira: Alimento + oxigênio água + gás carbônico + energia. A célula dos animais utiliza parte da energia liberada nas suas atividades: crescimento, reprodução e movimento. Porém, a maior parte da energia é liberada na forma de calor, que se difunde para o ambiente. Atividade 2: Distinguindo o processo da fotossíntese do processo da respiração a) Explique a diferença, em termos de energia, entre o processo de fotossíntese e o de respiração. b) Relacione o processo da fotossíntese com a existência de vida na Terra. c) Os vegetais são chamados produtores de alimento, enquanto os animais são consumidores. Justifique o emprego desses termos. Biomassa: a energia das plantas e da matéria animal Biomassa é o material orgânico obtido de plantas e de animais. A biomassa contém energia solar armazenada. A biomassa é uma fonte renovável de energia porque podemos cultivar plantas e florestas. Alguns exemplos de combustíveis produzidos a partir da biomassa são: álcool (etanol), carvão vegetal, biodiesel, biogás. A lenha é biomassa e quando a queimamos a energia química dessa biomassa é transformada em energia térmica. A queima da biomassa não é a única forma de aproveitar a sua energia. Outra forma de aproveitar a energia da biomassa é transformá-la em combustível para uso em veículos de transporte. Isso ocorre quando produzimos o etanol e o biodiesel. O etanol (álcool) pode ser produzido através da fermentação de plantas, como ocorre com a cana açúcar. O biodiesel pode ser produzido a partir de gordura de animais ou óleos vegetais. O etanol é usado para movimentar automóveis e o biodiesel para movimentar caminhões. Atualmente a fermentação de lixo é usada para produzir biogás que é usado para produzir vapor e movimentar turbinas gerando eletricidade. Os combustíveis fósseis Os combustíveis fósseis (petróleo e carvão mineral) são provenientes da energia solar. O petróleo foi formado a partir de plantas e animais que viveram nas águas dos mares há milhões de anos, antes a existência dos dinossauros. Ao longo de muitos milhões de anos, os restos desses animais e plantas foram sendo cobertos por camadas de lama. A pressão e o calor produzidos por essas camadas ajudaram a transformar esses materiais orgânicos em petróleo. A palavra petróleo significa "óleo da pedra". Como são formados o petróleo e o carvão mineral? COMO É FORMADO O PETRÓLEO

5 COMO É FORMADO O CARVÃO MINERAL O carvão mineral é um combustível encontrado na forma de pedra preta constituída de carbono e hidrocarbonetos. O carvão mineral é uma fonte de combustível fóssil não renovável resultado da energia armazenada por plantas que viveram há milhões de anos quando a Terra era coberta por imensas florestas pantanosas. Durante milhões de anos, camadas de plantas mortas no fundo dos pântanos foram sendo cobertas por camadas de água e resíduos que retinham a energia das plantas mortas. A pressão e o calor das camadas de lama e resíduos transformaram essas plantas mortas em carvão mineral. Atividade 3: Combustíveis fósseis. a) Por que o petróleo e o carvão mineral são chamados de combustíveis fósseis? b) Explique com suas próprias palavras como o petróleo foi formado. c) Explique a seguinte afirmação: "a energia armazenada no petróleo veio do Sol" d) Por que o petróleo, o carvão mineral e o gás natural são chamados fontes não renováveis de energia? e) Dê uma semelhança e uma diferença entre a maneira que o petróleo e carvão mineral são formados. O que é energia nuclear?

6 Energia nuclear é a energia no núcleo dos átomos. Os átomos são as pequenas partículas que formam todos os materiais do universo. Há uma enorme quantidade de energia nas ligações que mantém unidas as partículas que constituem os núcleos dos átomos. A energia dos átomos pode ser usada para produzir eletricidade. Mas antes ela precisa ser liberada do núcleo do átomo através de dois processos: fusão nuclear ou fissão nuclear. Na fusão nuclear, a energia é liberada quando os núcleos atômicos de dois átomos se fundem e formam um átomo de núcleo maior. A energia produzida no Sol é resultado da fusão nuclear, núcleos de átomos de hidrogênio se fundem formando átomos de núcleos maiores, os átomos de hélio. Na fissão (quebra) nuclear, os núcleos dos átomos são quebrados formando átomos de núcleos menores. Nas usinas nucleares a fissão nuclear é usada para liberar a energia do núcleo atômico. O combustível nuclear mais usado nas usinas nucleares é o urânio. O urânio é um metal encontrado em rochas em todo o mundo. O urânio é 100 vezes mais abundante que a prata. Entretanto, o combustível usado nas usinas é o urânio-235 que é muito raro na natureza, mas é facilmente quebrável. Quando o minério de urânio é extraído ele precisa passar por um processo de Esquema de Usina Termonuclear geradora de energia elétrica enriquecimento para obtermos uma concentração maior do urânio-235. Na fissão nuclear, uma pequena partícula chamada nêutron colide com o núcleo do urânio-235 provocando a sua fissão (quebra) e liberando uma grande quantidade de energia na forma de energia térmica e radiação. Numa usina, a fissão nuclear ocorre dentro de um reator nuclear que gera muita energia térmica e essa energia é usada para produzir vapor em uma caldeira. O vapor produzido faz girar um gerador de energia elétrica. O ciclo da água A energia solar absorvida pelas águas provoca a evaporação de mais de um trilhão de toneladas de água por dia. Toda essa água, evaporada continuamente, volta à superfície da Terra sob a forma de chuva. Esse contínuo evaporar-chover é conhecido como ciclo da água. São as chuvas que alimentam os rios e por causa desse suprimento contínuo de água pode-se aproveitar a energia das quedas d'água através das usinas hidroelétricas. Nas hidroelétricas, a água da represa cai através de tubulações fazendo girar as turbinas geradoras de eletricidade. A energia elétrica é, então, distribuída para as casas e indústrias. A energia solar é indiretamente a origem dessa energia elétrica porque a energia solar faz evaporar a água que forma as nuvens de chuva. A chuva, por sua vez, mantém as nascentes dos rios que formam as represas das hidroelétricas.

7 Usina no Rio Guaporé Processo de geração de energia elétrica Energia Eólica A energia solar também produz os ventos que podem ser utilizados para movimentar os barcos a vela e produzir energia elétrica em geradores semelhante aos das turbinas das usinas hidroelétricas. O vento é ar em movimento. Ele é causado pelo aquecimento desigual da superfície da Terra pelo Sol. A superfície da Terra é aquecida de maneira diferente porque é formada por diferentes tipos de solo e por água. A água, por exemplo, absorve a radiação solar mais lentamente que o solo. Assim durante o dia o ar sobre o solo aquece mais rapidamente que o ar sobre a água. O ar aquecido sobre o solo expande e sobe. O ar mais frio sobre a água desloca rapidamente para a terra criando o vento. À noite, o vento altera a direção porque o ar sobre a terra esfria mais rapidamente do que o ar sobre a superfície da água. O ar mais quente sobre a água sobe e então o vento inverte a direção, vindo da terra para o mar. De maneira semelhante, são criadas grandes correntes de massas de ar que circulam a Terra porque as regiões da linha do equador são mais aquecidas pelo Sol do que as regiões dos polos norte e sul. Atualmente, a energia dos ventos é muito usada para produzir eletricidade. Essa energia é renovável porque os ventos sopram enquanto o Sol brilhar. Usina Eólica de Mucuripe no Ceará Barco à vela Duas outras formas importantes de aproveitamento da energia solar são: Através de coletores solares para aquecimento de água nas casas transformando a energia solar diretamente em energia térmica. Através de células fotovoltaicas (ou baterias solares) transformando a energia solar diretamente em energia elétrica.

8 Coletor solar para aquecimento de água Painéis solar para produção de eletricidade As nossas fontes de energia podem ser classificadas em dois tipos: fontes de energia não renováveis e fontes de energia renováveis. Os combustíveis fósseis são fontes não renováveis, porque eles não podem ser repostos. Esses combustíveis se formaram ao longo de milhões de anos e não é possível esperar que eles sejam formados novamente. Uma grande parte da energia que utilizamos vem de fontes renováveis, tais como as hidroelétricas e as plantas. Essas fontes são continuamente repostas. Atividade 4: Fontes de energia renováveis e não renováveis. Identifique na tabela abaixo as fontes de energia que são renováveis e não renováveis. 1- Vento 2- Gás Natural 3- Hidroelétrica 4- Lenha 5- Gasolina 6- Óleo diesel 7- Álcool 8- Biodiesel 9- Carvão mineral 10- Urânio Fontes de energia Renováveis Não renováveis III - Medindo Energia Para medirmos qualquer coisa precisamos utilizar uma unidade de medida. Existem varias unidade para medir energia. As empresas de energia elétrica utilizam o kwh (quilo watt hora) com unidade de medida. A indústria de alimentos utiliza a kcal (quilocalorias - 1 kcal = cal) como unidade de medida de energia. A indústria de máquinas térmicas utiliza o BTU (British Thermal Unit). Há também outras unidades de medida de energia como: o joule, ev (elétron-volt). A existência de varias unidades para medir energia cria dificuldades para as pessoas compararem gastos e valores da energia utilizada. A unidade de energia adotada no Sistema Internacional de Medidas é o J (joule). 1 joule é definido como a quantidade de energia necessária para levantar um objeto de 1 quilograma até uma altura de 1 metro. Fonte de Energia Unidade de Energia Conversão para joule Alimentos 1 caloria (cal) = 4,18 J

9 Eletricidade 1 kilowatt hora (kwh) = J = 3,6x10 6 J Gás 1 milhão de BTU = 1,06 Giga J = 1,06x10 9 J Atividade 5: Uso de energia em sua casa a) Quanto de energia elétrica sua casa usa por mês? Descubra esse valor na conta de energia elétrica. b) Quanto custa 1 kwh de energia elétrica? c) Qual o aparelho elétrico de sua casa que usa mais energia quando está funcionando durante um certo tempo? d) Observe o medidor de energia elétrica de sua casa. Ele gira mais rápido quando o chuveiro ou quando a televisão está ligada? Em um segundo, cada metro quadrado da superfície terrestre recebe em média a energia de 240 joules. A quantidade de energia utilizada em cada segundo é denominada de potência. A unidade de medida de potência é o watt. Assim a potência média que atinge cada metro quadrado da superfície da Terra é de 240 watts. Essa potência é equivalente à potência de 4 lâmpadas de 60 watts. Isso significa que se fosse possível transformar toda a potência do sol que atinge um metro quadrado da superfície terrestre, ela seria suficiente para acender 4 lâmpadas de 60 W. O valor de 240 watts por metro quadrado é um valor médio, pois a quantidade de luz que atinge o solo varia de um lugar para outro e depende da hora do dia. A radiação solar num dado local atinge seu máximo ao meio dia. Próximo aos polos da Terra, a radiação é menor devido ao fato dos raios solares atingirem obliquamente o solo nessa latitude. Atividade 6: Uso da energia solar Suponha que a potência, isto é, a energia por segundo, necessária para fazer funcionar um aparelho de televisão seja de 240 joules/segundo (240 watts). Suponha que uma placa fotovoltaica converta 50% da energia solar em energia elétrica. Calcule a área de uma placa fotovoltaica que seria necessária para fazer funcionar uma televisão. III - As diversas formas de energia e suas transformações O nosso corpo e as plantas precisam de energia para manter a vida. Os equipamentos precisam usar energia para funcionar. Em todos eles a energia é transformada de uma forma em outra. No corpo, a energia química contida nos alimentos é transformada em energia de movimento (cinética) do próprio corpo e em energia térmica para manter o corpo aquecido. Nas plantas, a energia radiante solar é transformada, através da fotossíntese, em energia química que fica armazenada nos caules e nas folhas. Nos equipamentos, como uma lâmpada elétrica, a energia elétrica é transformada em energia radiante (luz). Num motor elétrico, a energia elétrica é transformada em energia de movimento (energia cinética). O nosso corpo, as plantas e equipamentos são exemplos de "transformadores" de uma forma de energia em outra. Representação da transformação da energia solar numa planta

10 A energia tem a propriedade de poder ser "guardada", ou seja, ser armazenada. Por exemplo, a energia solar pode ficar armazenada nas plantas na forma de energia química. Essa energia química fica armazenada nas moléculas que constituem as substâncias das plantas. Essa energia química pode ser usada na forma de alimento ou combustível. Os combustíveis, por sua vez, são usados para produzir calor (energia térmica), ou movimento (energia cinética). A energia também pode ser armazenada de outros modos. Por exemplo, ao levantarmos um objeto até certa altura do solo estaremos transferindo energia do nosso corpo para o sistema constituído pelo objeto atraído pela Terra. Essa energia fica armazenada porque o objeto está a certa altura do solo e sujeito à atração gravitacional da Terra. Chamamos essa energia de energia potencial gravitacional. Quando o objeto cai, essa energia potencial se transforma em movimento, isto é, em energia cinética do objeto. Para colocar o objeto no alto foi necessário usar energia que pode ter vindo do corpo da pessoa que levantou o objeto ou de um motor. Dizemos que foi necessário realizar um trabalho mecânico para levantar o objeto, vencendo o peso (atração gravitacional da Terra). Assim, sempre que realizamos um trabalho mecânico estamos transferindo energia do nosso corpo para alguma outra forma de energia. Energia potencial gravitacional sendo transformada em energia cinética Podemos também armazenar energia esticando ou comprimindo corpos como uma mola, um elástico, um arco de flecha. Para deformar um objeto precisamos fazer um trabalho mecânico. Através desse trabalho, transferimos energia de nosso corpo para o objeto deformado. Essa energia fica armazenada na forma de energia potencial elástica. Ao soltar o objeto, a energia que estava armazenada se transforma em movimento (energia cinética). Atividade 7 - Transformações de Energia Preencha os espaços da tabela abaixo escolhendo as seguintes formas de energia: Química; potencial elástica; potencial gravitacional; cinética (movimento); térmica; luminosa; sonora; elétrica. A primeira linha está completada como um exemplo. Exemplo Energia Antes Energia Depois a) Cozinhando no fogão a gás Química Térmica e Luminosa b) Acedendo uma lanterna c) Caindo de páraquedas d) Lançando uma flecha

11 e) Ligando um liquidificador f) Subindo uma montanha de carro g) Uma planta crescendo h) Comendo uma fruta i) Jogando uma bola para cima j) Ligando um rádio Transformações de Energia Potencial Gravitacional em Cinética: A figura mostra um menino pulando de um trampolim. No alto do trampolim o menino tem energia potencial gravitacional (Epg) igual a joules. Ao cair na água sua energia potencial gravitacional (Epg) se transformou em energia cinética (Ec). A energia cinética do menino ao tocar na água tem o valor de joules, ou seja, um valor igual ao da sua energia potencial gravitacional no alto do trampolim. A energia potencial gravitacional inicial se transformou em energia cinética. Durante a queda do menino a energia potencial gravitacional vai diminuindo e a energia cinética vai aumentando, de modo que a soma dessas duas formas de energia será constante e igual a joules. Dizemos que essa soma será constante se o atrito entre o corpo do menino e o ar for muito pequeno. Nesse caso dizemos que a energia se conserva. Note que a energia de joules veio da energia química que o menino usou para subir no trampolim. Ao entrar na água, a energia cinética do menino se transforma em energia de movimento caótico da água, que ao final se transforma em energia térmica da água. Atividade 8 - Transformações de Energia Potencial em Energia Cinética. Um livro cai do alto de uma estante. No alto da estante ele tinha energia potencial gravitacional de 20 joules. a) Qual será a energia cinética do livro ao chegar no solo? b) O que acontece com a energia do livro depois que ele bate no solo? IV Trabalho e Energia A palavra trabalho possui muitos significados. Em ciencia esse conceito tem um significado diferente dos habituais. Por exemplo: no dia a dia podemos usar a palavra trabalho para significar emprego. Dizemos que uma pessoa acorda de manhã cedo e vai para o trabalho.

12 A palavra trabalho tem significados diferentes no dia a dia e na ciência Outro significado de trabalho no cotidiano é o de esforço. Por exemplo, ao elaborar um relatório um professor diz que essa atividade exigiu muito esforço, ou seja muito trabalho. Em Ciência, trabalho está relacionado à aplicação de uma força num objeto deslocando-o por uma certa distância. Multiplicando o valor da força (F) pelo deslocamento que ela produz (d) obtemos um valor que denominamos de trabalho da força (T). O valor do trabalho é igual à energia transferida através da aplicação da força. Na realização de um Trabalho ocorre uma transferência de energia de quem aplicou a força para o objeto que foi deslocado. Com isso, o objeto adquire alguma forma de energia que pode ser: energia cinética (movimento), energia potencial gravitacional (altura), energia elástica (deformação). Se uma pessoa empurra um carrinho de mão, ela está realizando um trabalho, pois está aplicando uma força (F) que provoca um deslocamento (d). Transferimos energia aplicando uma força que produz um deslocamento. Multiplicando o valor da força (F) pelo deslocamento que ela produz (d), obtemos um valor que denominamos de trabalho da força (T). A unidade de força no Sistema Internacional de Unidades de Medidas (SI) é o Newton (N). A unidade de deslocamento é o metro (m). O produto N x m é chamado de Joule (J) que é a unidade de medida de trabalho e energia. Ou seja: Trabalho = Força x deslocamento ou T = F x d Se uma força de 1 newton (1 N) desloca um objeto por 1 metro (1 m), dizemos que um trabalho de 1 joule (1 J) foi realizado pela força. Pode-se então escrever que 1 J = 1 N x 1 m. Se o carrinho mostrado na figura anterior é empurrado com uma força de 240 N e o carrinho é deslocado de 10 m, então o trabalho realizado pela força é de J. Quando um garoto empurra um armario (força F) e não consegue deslocá-lo (d=0), a força que ele aplica não realiza trabalho, ou seja, o trabalho é zero (T= 0). Há situações em que existe uma força sendo aplicada e um deslocamento ocorrendo, mas o delocamnento não é provocado por essa força. Por exemplo,

13 quando uma lavadeira caminha carregando uma lata d'água na cabeça, a força que sustenta a lata não realiza trabalho, pois a cabeça exerce uma força para cima na lata e a lata não se desloca na direção vertical. Assim essa força vertical não está realizando trabalho. O trabalho é zero quando a força é perpendicular ao delocamento e é igual ao produto da força pelo deslocamento quando ambos têm o mesmo sentido Quando uma pessoa carrega uma mala, a força que ela exerce para cima sustentando a mala também não produz trabalho (T=0). Mas, se ela pega a mala no chão e a levanta, a força aplicada provoca um deslocamento e haverá trabalho; a mala irá adquirir energia potencial gravitacional. Uma outra situação em que existe uma força aplicada e um deslocamento ocorrendo sem realização de trabalho é no movimento circular uniforme. Exemplo: um menino brincando de aeromodelismo. A força que o menino faz é para dentro do círculo e não contribui para que o avião se desloque, não havendo, dessa forma, realização de trabalho. O responsável pelo movimento do avião é o motor que, ao girar a hélice, faz o avião se deslocar. A força do braço do menino apenas muda a direção da velocidade do avião, fazendo-o mover em círculo. Uma situação onde existe trabalho sendo realizado é numa empilhadeira que eleva caixas para serem guardadas nas prateleiras. A força que a máquina exerce para elevar cada caixa, realiza um trabalho sobre a caixa fazendo com que ela adquira uma energia potencial gravitacional. Se a empilhadeira realizou um trabalho de joules para elevar a caixa, então a caixa adquiriu uma energia potencial gravitacional de joules. Se a caixa cair, ela chegará ao solo com energia cinética de joules. Quando um arqueiro puxa a corda de seu arco está realizando trabalho sobre o sistema arco-corda, dando-lhe uma energia potencial elástica. O arqueiro puxa a corda com a flecha realizando trabalho. Esse trabalho é exatamente igual à energia potencial elástica armazenada no sistema arco-cordaflecha. Ao soltar a corda, a energia potencial armazenada é transferida para a flecha, que adquire energia cinética. Energia potencial elástica Atividade 9 - Diagrama representando transformações de energia As usinas termelétricas geram eletricidade a partir da queima de algum combustível, como carvão ou óleo. O calor gerado é utilizado para aquecer água até obter vapor em alta pressão. O vapor, por sua vez, movimenta uma turbina conectada a um gerador de energia elétrica semelhante ao das usinas hidrelétricas. Nas hidrelétricas, a água em movimento aciona as turbinas, nas termelétricas isso é feito pelo vapor de água.

14 a) Grife no parágrafo acima as palavras que indicam um processo de transformação de uma forma de energia em outra. b) Preencha os blocos dos diagramas abaixo indicando as formas de energia envolvidas no processo de geração de energia elétrica numa termoelétrica e numa hidroelétrica. Termoelétrica: Hidroelétrica Atividade 10 - Identificando as transformações de energia (I) (II) (III) Para cada uma das situações representada nas três figuras acima identifique quais são as transformações de energia envolvidas Módulo Didático: TRANSFORMAÇÕES E TRANSFERÊNCIAS DE ENERGIA Currículo Básico Comum - Ciências Ensino Fundamental Autor(es): Arjuna C. Panzera e Dácio G. Moura Centro de Referência Virtual do Professor - SEE-MG / março 2009

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO 1- Com a finalidade de diminuir a dependência de energia elétrica fornecida pelas usinas hidroelétricas no Brasil, têm surgido experiências bem sucedidas no uso de

Leia mais

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: FÍSICA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE MODELO VASCO

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Os organismos retiram constantemente da natureza os elementos químicos de que necessitam, mas esses elementos sempre retornam ao ambiente. O processo contínuo de retirada e de devolução de elementos químicos

Leia mais

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Unidade 8 Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Ciclos Biogeoquímicos Os elementos químicos constituem todas as substâncias encontradas em nosso planeta. Existem mais de 100 elementos químicos,

Leia mais

Ciências E Programa de Saúde

Ciências E Programa de Saúde Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Educação Ciências E Programa de Saúde 18 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE SP Grandes realizações são possíveis quando se dá atenção aos pequenos

Leia mais

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome:

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome: Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- Imagine que o quadriculado abaixo seja uma representação da composição do ar. No total, são 100 quadradinhos. PINTE, de acordo com a legenda, a quantidade

Leia mais

Princípios 6 Transformação de energia solar em eletricidade 6 Modelo solar com um módulo solar 7

Princípios 6 Transformação de energia solar em eletricidade 6 Modelo solar com um módulo solar 7 Bem-vindo ao mundo da linha PROFI fischertechnik 3 Energia no dia a dia 3 Óleo, carvão, energia nuclear 4 Água e vento 4 Energia solar 5 A energia 5 Energia solar 6 Princípios 6 Transformação de energia

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

A PILHA ELÉTRICA VOLTAGEM CORRENTE ELÉTRICA

A PILHA ELÉTRICA VOLTAGEM CORRENTE ELÉTRICA VOLTAGEM A PILHA ELÉTRICA 3.1- A PILHA ELÉTRICA Fizeram muita coisa conosco. Construíram máquinas que nos tiravam dos átomos da superfície de um corpo e nos colocavam na superfície de um outro corpo. Com

Leia mais

Energia e Desenvolvimento Humano

Energia e Desenvolvimento Humano Aula 19 A energia elétrica de cada dia Página 321 O consumo de energia aumentou gradativamente ao longo das etapas de desenvolvimento. Este aumento está relacionado com o crescimento populacional e o desenvolvimento

Leia mais

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE. 1.0 Introdução

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE. 1.0 Introdução EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE 1.0 Introdução O presente trabalho é resultado de uma visão futurística acerca da preservação do meio ambiente e da manutenção da vida. Alguns anos de estudo e pesquisas na área

Leia mais

CA 6 - Apropriar-se de conhecimentos da Física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

CA 6 - Apropriar-se de conhecimentos da Física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES CADERNO 9 PROF.: Célio Normando CA 6 - Apropriar-se de conhecimentos da Física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

Leia mais

sendo as componentes dadas em unidades arbitrárias. Determine: a) o vetor vetores, b) o produto escalar e c) o produto vetorial.

sendo as componentes dadas em unidades arbitrárias. Determine: a) o vetor vetores, b) o produto escalar e c) o produto vetorial. INSTITUTO DE FÍSICA DA UFRGS 1 a Lista de FIS01038 Prof. Thomas Braun Vetores 1. Três vetores coplanares são expressos, em relação a um sistema de referência ortogonal, como: sendo as componentes dadas

Leia mais

MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA

MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA FÍSICA 01. Três especialistas fizeram afirmações sobre a produção de biocombustíveis. Para eles, sua utilização é importante, pois estes combustíveis.

Leia mais

Aluno: Série:_2º Data: Matéria: Fisica Turno: Valor: Nota: Supervisoras: Rejane/Betânia

Aluno: Série:_2º Data: Matéria: Fisica Turno: Valor: Nota: Supervisoras: Rejane/Betânia ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DE PROGRESSÃO PARCIAL ENSINO MÉDIO - 2012 ESCOLA REFERENCIA Aluno: Série:_2º Data: Matéria: Fisica Turno: Valor: Nota: Supervisoras: Rejane/Betânia

Leia mais

Elementos e fatores climáticos

Elementos e fatores climáticos Elementos e fatores climáticos O entendimento e a caracterização do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo menos 30 anos: das variações da temperatura e da umidade,

Leia mais

CONSERVAÇÃO DA ENERGIA

CONSERVAÇÃO DA ENERGIA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA Introdução Quando um mergulhador pula de um trampolim para uma piscina, ele atinge a água com uma velocidade relativamente elevada, possuindo grande energia cinética. De onde vem

Leia mais

CAPÍTULO 6 Termologia

CAPÍTULO 6 Termologia CAPÍTULO 6 Termologia Introdução Calor e Temperatura, duas grandezas Físicas bastante difundidas no nosso dia-a-dia, e que estamos quase sempre relacionando uma com a outra. Durante a explanação do nosso

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9 º ANO

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9 º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9 º ANO 2010 QUESTÃO 1 Com a finalidade de diminuir

Leia mais

Universidade de São Paulo Departamento de Geografia FLG 0253 - Climatologia I. Pressão Atmosférica

Universidade de São Paulo Departamento de Geografia FLG 0253 - Climatologia I. Pressão Atmosférica Universidade de São Paulo Departamento de Geografia FLG 0253 - Climatologia I Pressão Atmosférica Prof. Dr. Emerson Galvani Laboratório de Climatologia e Biogeografia LCB Questão motivadora: Observamos

Leia mais

PROVA DE FÍSICA QUESTÃO 01 UFMG

PROVA DE FÍSICA QUESTÃO 01 UFMG QUESTÃO 01 Em uma corrida de Fórmula 1, o piloto Miguel Sapateiro passa, com seu carro, pela linha de chegada e avança em linha reta, mantendo velocidade constante Antes do fim da reta, porém, acaba a

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

CIÊNCIAS - 6ª série / 7º ano U.E - 02

CIÊNCIAS - 6ª série / 7º ano U.E - 02 CIÊNCIAS - 6ª série / 7º ano U.E - 02 A crosta, o manto e o núcleo da Terra A estrutura do planeta A Terra é esférica e ligeiramente achatada nos polos, compacta e com um raio aproximado de 6.370 km. Os

Leia mais

Conteúdo: Aula: 12 assíncrona. Ciclo da água e dos nutrientes. Ciclo do nitrogênio, carbono e oxigênio. CONTEÚDO E HABILIDADES

Conteúdo: Aula: 12 assíncrona. Ciclo da água e dos nutrientes. Ciclo do nitrogênio, carbono e oxigênio. CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula: 12 assíncrona Conteúdo: Ciclo da água e dos nutrientes. Ciclo do nitrogênio, carbono e oxigênio. 2 CONTEÚDO E

Leia mais

ENERGIA SOLAR VS. ENERGIAS SUJAS. Danielle Beatriz de Sousa Borges Isadora M. Carvalho A. Menezes

ENERGIA SOLAR VS. ENERGIAS SUJAS. Danielle Beatriz de Sousa Borges Isadora M. Carvalho A. Menezes ENERGIA SOLAR VS. ENERGIAS SUJAS Danielle Beatriz de Sousa Borges Isadora M. Carvalho A. Menezes Pibid Física UFTM - 2013 1 ENERGIA LIMPA VS. ENERGIA SUJA VS. ENERGIA NÃO RENOVÁVEL 2 Energias Limpas HIDROELÉTRICAS

Leia mais

PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2012

PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROF. VIRGÍLIO NOME N o 8 o ANO Olá, caro(a) aluno(a). Segue abaixo uma série de exercícios que têm, como base, o que foi trabalhado em sala de aula durante todo o

Leia mais

Membros:Graziele, Ana Beatriz,Ana e Evillyn

Membros:Graziele, Ana Beatriz,Ana e Evillyn TEXTOS INFORMATIVOS O que é energia? Tudo o que acontece á nossa volta é provocado pela energia. Os tipos de energia são: Hidráulica, Eólica, Solar, Nuclear, Térmica e Fóssil. Membros:Graziele, Ana Beatriz,Ana

Leia mais

Ecologia Geral CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

Ecologia Geral CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Ecologia Geral CICLOS BIOGEOQUÍMICOS 98-99% dos organismos são constituído por: -Sódio (Na) -Potássio (K) -Magnésio (Mg) -Cloro (Cl) -Carbono (C) -Hidrogênio (H -Nitrogênio (N) -Oxigênio (O) 1-2% restante:

Leia mais

Como erguer um piano sem fazer força

Como erguer um piano sem fazer força A U A UL LA Como erguer um piano sem fazer força Como vimos na aula sobre as leis de Newton, podemos olhar o movimento das coisas sob o ponto de vista da Dinâmica, ou melhor, olhando os motivos que levam

Leia mais

QUÍMICA POR QUE ESTUDAR QUÍMICA?

QUÍMICA POR QUE ESTUDAR QUÍMICA? QUÍMICA POR QUE ESTUDAR QUÍMICA? A Química contribui para a melhora da qualidade de vida das pessoas, se souber usá-la corretamente. Nosso futuro depende de como vamos usar o conhecimento Químico. A química

Leia mais

Energia. Fontes e formas de energia

Energia. Fontes e formas de energia Energia Fontes e formas de energia Energia está em tudo que nos rodeia! Nestas situações associa-se energia à saúde ou à actividade. Energia está em tudo que nos rodeia! Diariamente, ouvimos ou lemos frases

Leia mais

Os fenômenos climáticos e a interferência humana

Os fenômenos climáticos e a interferência humana Os fenômenos climáticos e a interferência humana Desde sua origem a Terra sempre sofreu mudanças climáticas. Basta lembrar que o planeta era uma esfera incandescente que foi se resfriando lentamente, e

Leia mais

A Terra inquieta. www.interaulaclube.com.br

A Terra inquieta. www.interaulaclube.com.br A UU L AL A A Terra inquieta Vesúvio Durante a famosa erupção do vulcão italiano Vesúvio, no ano 79 d.c., a cidade de Pompéia foi coberta por cinzas vulcânicas e a cidade de Herculano foi sepultada por

Leia mais

Disciplina: ENERGIA E BIOENERGIA

Disciplina: ENERGIA E BIOENERGIA Disciplina: ENERGIA E BIOENERGIA Energia. Conceito. Origem e interação entre as fontes e formas de energia. Conversão de energia. Unidades de energia. Prof. Dr. Eduardo Di Mauro Departamento de Física,

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

Lista de Exercícios - Unidade 6 Aprendendo sobre energia

Lista de Exercícios - Unidade 6 Aprendendo sobre energia Lista de Exercícios - Unidade 6 Aprendendo sobre energia Energia Cinética e Potencial 1. (UEM 01) Sobre a energia mecânica e a conservação de energia, assinale o que for correto. (01) Denomina-se energia

Leia mais

4.1 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL COM FORÇAS CONSTANTES

4.1 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL COM FORÇAS CONSTANTES CAPÍTULO 4 67 4. MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL COM FORÇAS CONSTANTES Consideremos um bloco em contato com uma superfície horizontal, conforme mostra a figura 4.. Vamos determinar o trabalho efetuado por uma

Leia mais

Empurra e puxa. Domingo, Gaspar reúne a família para uma. A força é um vetor

Empurra e puxa. Domingo, Gaspar reúne a família para uma. A força é um vetor A U A UL LA Empurra e puxa Domingo, Gaspar reúne a família para uma voltinha de carro. Ele senta ao volante e dá a partida. Nada. Tenta outra vez e nada consegue. Diz então para todos: O carro não quer

Leia mais

Estime, em MJ, a energia cinética do conjunto, no instante em que o navio se desloca com velocidade igual a 108 km h.

Estime, em MJ, a energia cinética do conjunto, no instante em que o navio se desloca com velocidade igual a 108 km h. 1. (Uerj 016) No solo da floresta amazônica, são encontradas partículas ricas em 1 fósforo, trazidas pelos ventos, com velocidade constante de 0,1m s, desde o deserto do Saara. Admita que uma das partículas

Leia mais

Classificação dos Sistemas Fotovoltaicos

Classificação dos Sistemas Fotovoltaicos Só Elétrica Indústria e Comércio de Equipamentos Elétricos Rua Duque de Caxias, 796 Centro Joaçaba CEP: 89600-000 Fone: (49) 3522-2681 Um sistema fotovoltaico é uma fonte de potência elétrica, na qual

Leia mais

DIFERENÇA ENTRE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E TÉRMICA DAVANTISOLAR.COM.BR

DIFERENÇA ENTRE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E TÉRMICA DAVANTISOLAR.COM.BR DIFERENÇA ENTRE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E TÉRMICA DAVANTISOLAR.COM.BR ÍNDICE 01. Sol 02. Energia Solar 03. Térmica 04. Como funciona? 05. Fotovoltaica 06. Como Funciona? 07. Por que investir em Energia

Leia mais

No caso dos animais, principalmente, há eliminação de carbono também através da excreção e de resíduos digestivos.

No caso dos animais, principalmente, há eliminação de carbono também através da excreção e de resíduos digestivos. CICLOS BIOGEOQUÍMICOS O que são ciclos biogeoquímicos? Todos os seres vivos, dos mais rudimentares aos mais complexos, são formados por incontáveis milhões de elementos químicos que se agrupam de maneira

Leia mais

V.7. Noções Básicas sobre o uso da Potência e do Torque do Motor.

V.7. Noções Básicas sobre o uso da Potência e do Torque do Motor. V.7. Noções Básicas sobre o uso da Potência e do Torque do Motor. V.7.1. Torque Quando você faz força para desrosquear uma tampa de um vidro de conservas com a mão, se está aplicando torque. O torque é

Leia mais

FONTES E FORMAS DE ENERGIA

FONTES E FORMAS DE ENERGIA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: DAVID SOUZA DE MELO COLÉGIO: TUTOR (A): SÉRIE: 9º ANO 3º BIMESTRE / 2012 FONTES E FORMAS

Leia mais

Edital Nº. 04/2009-DIGPE 10 de maio de 2009 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA

Edital Nº. 04/2009-DIGPE 10 de maio de 2009 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Caderno de Provas TECNOLOGIA EM ENERGIA RENOVÁVEL Edital Nº. 04/2009-DIGPE 10 de maio de 2009 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Use apenas caneta esferográfica azul ou preta. Escreva o seu nome completo

Leia mais

CA 6 - Apropriar-se de conhecimentos da Física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

CA 6 - Apropriar-se de conhecimentos da Física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES CADERNO 8 PROF.: Célio Normando CA 6 - Apropriar-se de conhecimentos da Física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

Leia mais

Abril Educação Astronomia Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Astronomia Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Astronomia Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Complete as lacunas: Os astros não estão fixos, mas realizam vários movimentos no espaço. Sua trajetória é chamada.

Leia mais

Ec = 3. 10 5 J. Ec = m v 2 /2

Ec = 3. 10 5 J. Ec = m v 2 /2 GOIÂNIA, / / 015 PROFESSOR: MARIO NETO DISCIPLINA:CIÊNCIA NATURAIS SÉRIE: 9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Uma das formas de energia, que chamamos de energia mecânica, que pode ser das seguintes

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 2 o ano Disciplina: Física - Calorimetria. Pré Universitário Uni-Anhanguera

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 2 o ano Disciplina: Física - Calorimetria. Pré Universitário Uni-Anhanguera Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 2 o ano Disciplina: Física - Calorimetria 01 - (MACK SP) Um estudante no laboratório de física, por

Leia mais

É usual dizer que as forças relacionadas pela terceira lei de Newton formam um par ação-reação.

É usual dizer que as forças relacionadas pela terceira lei de Newton formam um par ação-reação. Terceira Lei de Newton A terceira lei de Newton afirma que a interação entre dois corpos quaisquer A e B é representada por forças mútuas: uma força que o corpo A exerce sobre o corpo B e uma força que

Leia mais

CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II Questão 01 - O esquema a seguir representa, de forma simplificada,

Leia mais

Respostas - Exercícios de rotação e translação

Respostas - Exercícios de rotação e translação Respostas - Exercícios de rotação e translação 1) "Durante a minha vida inteira me fiz essas perguntas: Existe vida além da Terra? Se existe, como se parece? De que é feita? Os seres de outros mundos se

Leia mais

FUVEST 2000-2 a Fase - Física - 06/01/2000 ATENÇÃO

FUVEST 2000-2 a Fase - Física - 06/01/2000 ATENÇÃO ATENÇÃO VERIFIQUE SE ESTÃO IMPRESSOS EIXOS DE GRÁFICOS OU ESQUEMAS, NAS FOLHAS DE RESPOSTAS DAS QUESTÕES 1, 2, 4, 9 e 10. Se notar a falta de uma delas, peça ao fiscal de sua sala a substituição da folha.

Leia mais

OS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS: ÁGUA, CARBONO E NITROGÊNIO. Profº Júlio César Arrué dos Santos

OS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS: ÁGUA, CARBONO E NITROGÊNIO. Profº Júlio César Arrué dos Santos OS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS: ÁGUA, CARBONO E NITROGÊNIO Profº Júlio César Arrué dos Santos Ciclo da Água Fonte: http://www.aguasdevalongo.net/veolia/infantil/default.asp O ciclo da água que está apresentado

Leia mais

O decibel e seus mistérios - Parte II

O decibel e seus mistérios - Parte II O decibel e seus mistérios - Parte II Autor: Fernando Antônio Bersan Pinheiro Já aprendemos como podemos relacionar decibéis e potências, e já vimos como isso é legal para compararmos potências de sistemas

Leia mais

Undécima lista de exercícios. Função exponencial e função logarítmica.

Undécima lista de exercícios. Função exponencial e função logarítmica. MA091 Matemática básica Verão de 01 Undécima lista de exercícios Função exponencial e função logarítmica 1 Você pegou um empréstimo bancário de R$ 500,00, a uma taxa de 5% ao mês a) Escreva a função que

Leia mais

TERMOQUÍMICA. Desta forma podemos dizer que qualquer mudança química geralmente envolve energia.

TERMOQUÍMICA. Desta forma podemos dizer que qualquer mudança química geralmente envolve energia. TERMOQUÍMICA 1 Introdução A sociedade moderna depende das mais diversas formas de energia para sua existência. Quase toda a energia de que dependemos é obtida a partir de reações químicas, como a queima

Leia mais

O estado no qual um ou mais corpos possuem a mesma temperatura e, dessa forma, não há troca de calor entre si, denomina-se equilíbrio térmico.

O estado no qual um ou mais corpos possuem a mesma temperatura e, dessa forma, não há troca de calor entre si, denomina-se equilíbrio térmico. 4. CALORIMETRIA 4.1 CALOR E EQUILÍBRIO TÉRMICO O objetivo deste capítulo é estudar a troca de calor entre corpos. Empiricamente, percebemos que dois corpos A e B, a temperaturas iniciais diferentes, ao

Leia mais

b) Nesse solo, a água é absorvida mais lentamente e ele se mantém úmido.

b) Nesse solo, a água é absorvida mais lentamente e ele se mantém úmido. Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- IDENTIFIQUE o tipo de solo, de acordo com as características abaixo: a) Tipo de solo que retém pouca água; raramente as plantas conseguem se desenvolver nele.

Leia mais

Resolução Comentada UFTM - VESTIBULAR DE INVERNO 2013

Resolução Comentada UFTM - VESTIBULAR DE INVERNO 2013 Resolução Comentada UFTM - VESTIBULAR DE INVERNO 2013 01 - A figura mostra uma série de fotografias estroboscópicas de duas esferas, A e B, de massas diferentes. A esfera A foi abandonada em queda livre

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Caderno N0901 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2 BIMESTRE Ciências 9 ano do Ensino Fundamental Nome do Aluno(a): Orientações Você está recebendo um caderno com 27 questões. Você dispõe de 2 horas para responder a

Leia mais

CONTROLE DE POLUIÇÃO DE ÁGUAS

CONTROLE DE POLUIÇÃO DE ÁGUAS CONTROLE DE POLUIÇÃO DE ÁGUAS NOÇÕES DE ECOLOGIA. A ÁGUA NO MEIO A ÁGUA É UM DOS FATORES MAIS IMPORTANTES PARA OS SERES VIVOS, POR ISSO É MUITO IMPORTANTE SABER DE QUE MANEIRA ELA SE ENCONTRA NO MEIO,

Leia mais

Ciências E Programa de Saúde

Ciências E Programa de Saúde Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Educação Ciências E Programa de Saúde 19 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE SP Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de

Leia mais

Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente

Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente Introdução Você já deve ter reparado que, quando colocamos

Leia mais

ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO

ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO O que é energia? O termo energia é tão amplo que é diícil pensar numa deinição concisa. Teoricamente, a energia é uma grandeza escalar associada ao estado de um ou mais objetos;

Leia mais

O momento do gol. Parece muito fácil marcar um gol de pênalti, mas na verdade o espaço que a bola tem para entrar é pequeno. Observe na Figura 1:

O momento do gol. Parece muito fácil marcar um gol de pênalti, mas na verdade o espaço que a bola tem para entrar é pequeno. Observe na Figura 1: O momento do gol A UU L AL A Falta 1 minuto para terminar o jogo. Final de campeonato! O jogador entra na área adversária driblando, e fica de frente para o gol. A torcida entra em delírio gritando Chuta!

Leia mais

Questão 46. Questão 47. Questão 49. Questão 48. ver comentário. alternativa D. alternativa C

Questão 46. Questão 47. Questão 49. Questão 48. ver comentário. alternativa D. alternativa C Questão 46 Um casal de namorados passeia, de braços dados, com velocidade escalar constante de 80 cm/s. O passo da menina mede 40 cm e o do rapaz, 60 cm. Se, em certo instante, ambos tocam o pé direito

Leia mais

Qual gráfico expressa as intensidades das forças que a Terra exerce sobre cada satélite em função do tempo?

Qual gráfico expressa as intensidades das forças que a Terra exerce sobre cada satélite em função do tempo? 1. (Enem 2013) A Lei da Gravitação Universal, de Isaac Newton, estabelece a intensidade da força de atração entre duas massas. Ela é representada pela expressão: F G mm d 1 2 2 onde m1 e m2 correspondem

Leia mais

(J/gºC) Água 4,19 Petróleo 2,09 Glicerin a 2,43. Leite 3,93 Mercúri o 0,14. a) a água. b) o petróleo. c) a glicerina. d) o leite.

(J/gºC) Água 4,19 Petróleo 2,09 Glicerin a 2,43. Leite 3,93 Mercúri o 0,14. a) a água. b) o petróleo. c) a glicerina. d) o leite. COLÉGIO PEDRO II PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE RESIDENTE DOCENTE: Marcia Cristina de Souza Meneguite Lopes MATRÍCULA: P4112515 INSCRIÇÃO: PRD.FIS.0006/15

Leia mais

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO Aquecedor Solar a vácuo utiliza o que existe de mais avançado em tecnologia de aquecimento solar de água. Esse sistema de aquecimento utiliza a circulação natural da água, também

Leia mais

Súmula Teoria Energética. Paulo Gontijo

Súmula Teoria Energética. Paulo Gontijo Súmula Teoria Energética Paulo Gontijo O Universo Chama-se Universo ao conjunto de todas as coisas. Sua existência pressupõe a necessidade de dois conceitos anteriores a ele, que se denominam existência

Leia mais

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa.

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa. Mais Questões Isildo M. C. Benta, Assistência Técnica Certificada de Sistemas Solares Quanto poupo se instalar um painel solar térmico? Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da

Leia mais

b) Pedrinho não estava com febre, pois sua temperatura era de 36,5 ºC.

b) Pedrinho não estava com febre, pois sua temperatura era de 36,5 ºC. Exercícios calorimetria 1.Dona Maria do Desespero tem um filho chamado Pedrinho, que apresentava os sintomas característicos da gripe causada pelo vírus H1N1: tosse, dor de garganta, dor nas articulações

Leia mais

Potência elétrica. 06/05/2011 profpeixinho.orgfree.com pag.1

Potência elétrica. 06/05/2011 profpeixinho.orgfree.com pag.1 1. (Unicamp) Um aluno necessita de um resistor que, ligado a uma tomada de 220 V, gere 2200 W de potência térmica. Ele constrói o resistor usando fio de constante N. 30 com área de seção transversal de

Leia mais

Nome:...N o...turma:... Data: / / ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA

Nome:...N o...turma:... Data: / / ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA Ensino Médio Nome:...N o...turma:... Data: / / Disciplina: Física Dependência Prof. Marcelo Vettori ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA I- ESTUDO DOS GASES 1- Teoria Cinética dos Gases: as moléculas constituintes

Leia mais

Química na cozinha: www.interaulaclube.com.br

Química na cozinha: www.interaulaclube.com.br Química na cozinha: funções químicas Na Aula 43, você estudou um processo chamado fermentação, que determinados seres vivos promovem para sobreviver. Você aprendeu qual a importância da fermentação para

Leia mais

A atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima

A atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima A atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima - Conceitos e definições (iniciais) importantes: - Atmosfera: camada gasosa que envolve a Terra (78% Nitrogênio, 21% Oxigênio e 1% outros). A camada gasosa

Leia mais

Corrente elétrica corrente elétrica.

Corrente elétrica corrente elétrica. Corrente elétrica Vimos que os elétrons se deslocam com facilidade em corpos condutores. O deslocamento dessas cargas elétricas é chamado de corrente elétrica. A corrente elétrica é responsável pelo funcionamento

Leia mais

3) Uma mola de constante elástica k = 400 N/m é comprimida de 5 cm. Determinar a sua energia potencial elástica.

3) Uma mola de constante elástica k = 400 N/m é comprimida de 5 cm. Determinar a sua energia potencial elástica. Lista para a Terceira U.L. Trabalho e Energia 1) Um corpo de massa 4 kg encontra-se a uma altura de 16 m do solo. Admitindo o solo como nível de referência e supondo g = 10 m/s 2, calcular sua energia

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. A principal

Leia mais

Sobre a atividade. Quais objetivos tenho que alcançar? Posso usar a atividade em outro momento?

Sobre a atividade. Quais objetivos tenho que alcançar? Posso usar a atividade em outro momento? Sobre a atividade Quais objetivos tenho que alcançar? Num primeiro momento é importante observar quais são as principais camadas dos solo; Relacionar a formação do lençol freático com o ciclo da água.

Leia mais

1.º PERÍODO. n.º de aulas previstas DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS/CONTEÚDOS OBJETIVOS. De 36 a 41

1.º PERÍODO. n.º de aulas previstas DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS/CONTEÚDOS OBJETIVOS. De 36 a 41 DE FÍSICO-QUÍMICA - 7.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO O aluno é capaz de: o Conhecer e compreender a constituição do Universo, localizando a Terra, e reconhecer o papel da observação e dos instrumentos

Leia mais

COMENTÁRIO GERAL (EQUIPE DE BIOLOGIA)

COMENTÁRIO GERAL (EQUIPE DE BIOLOGIA) COMENTÁRIO GERAL (EQUIPE DE BIOLOGIA) A prova de Biologia ENEM 2010 apresentou como eixo central questões envolvendo meio ambiente e ecologia geral. Desta forma houve um desequilíbrio na distribuição de

Leia mais

6ª série / 7º ano U. E 05

6ª série / 7º ano U. E 05 6ª série / 7º ano U. E 05 O sistema solar Cada um dos planetas do sistema solar é constituído basicamente dos mesmos elementos e substâncias químicas, embora cada planeta tenha características próprias.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN FÍSICA 1 Estude nas apostilas: Física Térmica e Termodinâmica Curiosidade: a unidade de temperatura no SI (Sistema Internacional de Unidades) é o Kelvin. Na tabela seguinte, alguns valores importantes

Leia mais

Tipos de Poços. escavação..

Tipos de Poços. escavação.. O que é um poço Tubular Chamamos de poço toda perfuração através da qual obtemos água de um aqüífero e há muitas formas de classificá-los. Usaremos aqui uma classificação baseada em sua profundidade e

Leia mais

O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS

O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS 2011/2012 Geografia 7º Ano de escolaridade O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS Estado do tempo e clima Elementos e fatores do clima A ATMOSFERA: Invólucro gasoso (camada de ar) que envolve a Terra;

Leia mais

Fio de resistência desprezível Bateria ideal. Amperímetro ideal. Voltímetro ideal. Lâmpada

Fio de resistência desprezível Bateria ideal. Amperímetro ideal. Voltímetro ideal. Lâmpada 1 Na figura mostrada abaixo têm-se duas baterias comuns de automóvel, B 1 e B 2, com forças eletromotrizes 12 V e 6 V, respectivamente, associadas em série. A lâmpada L conectada aos terminais da associação

Leia mais

Acumuladores hidráulicos

Acumuladores hidráulicos Tipos de acumuladores Compressão isotérmica e adiabática Aplicações de acumuladores no circuito Volume útil Pré-carga em acumuladores Instalação Segurança Manutenção Acumuladores Hidráulicos de sistemas

Leia mais

DATA: / / 2014 VALOR: 20,0 pontos NOTA: ASSUNTO: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 1ª série EM TURMA: NOME COMPLETO:

DATA: / / 2014 VALOR: 20,0 pontos NOTA: ASSUNTO: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 1ª série EM TURMA: NOME COMPLETO: DISCIPLINA: Física PROFESSORES: Marcus Sant Ana / Fabiano Dias DATA: / / 2014 VALOR: 20,0 pontos NOTA: ASSUNTO: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 1ª série EM TURMA: NOME COMPLETO: Nº: I N S T R U Ç

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOSÉ CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO (2º TRIM.) DE GEOGRAFIA PROF. JOÃO PAULO PACHECO

COLÉGIO SÃO JOSÉ CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO (2º TRIM.) DE GEOGRAFIA PROF. JOÃO PAULO PACHECO COLÉGIO SÃO JOSÉ CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO (2º TRIM.) DE GEOGRAFIA PROF. JOÃO PAULO PACHECO Leia o texto a seguir para responder as questões 1 e 2 Energia A vida depende de energia. Tudo depende dela. Quando

Leia mais

Tempo de Ciências. SUGESTÃO DE AVALIAÇÃO Temas 1 e 2

Tempo de Ciências. SUGESTÃO DE AVALIAÇÃO Temas 1 e 2 Tempo de Ciências 6 SUGESTÃO DE AVALIAÇÃO Temas 1 e 2 Avaliação Ciências da Natureza NOME: N o TURMA: ESCOLA: PROFESSOR: DATA: 1. Complete as lacunas do texto a seguir com as palavras do quadro abaixo.

Leia mais

Data 23/01/2008. Guia do Professor. Introdução

Data 23/01/2008. Guia do Professor. Introdução Guia do Professor Data 23/01/2008 Introdução A inserção de tópicos da Eletricidade nas escolas de nível básico e médio é fundamental para a compreensão de alguns fenômenos da vida moderna. Você já imaginou

Leia mais

CINEMÁTICA SUPER-REVISÃO REVISÃO

CINEMÁTICA SUPER-REVISÃO REVISÃO Física Aula 10/10 Prof. Oromar Baglioli UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO PARA

Leia mais

Equacionando problemas

Equacionando problemas Reforço escolar M ate mática Equacionando problemas Dinâmica 2 1º Série 2º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Médio 1ª Campo Algébrico Simbólico Função polinomial do 1 grau Aluno

Leia mais

lubrificantes e combustíveis

lubrificantes e combustíveis lubrificantes e combustíveis Lubrificantes A lubrificação é um dos principais itens de manutenção de máquinas agrícolas e deve ser entendida e praticada para aumento da vida útil das mesmas,devido se tornarem

Leia mais

DDP, Potência e Energia Elétrica Resolução: youtube.com/tenhoprovaamanha

DDP, Potência e Energia Elétrica Resolução: youtube.com/tenhoprovaamanha Questão 01 - (UECE) Uma bateria de 12 V de tensão e 60 A.h de carga alimenta um sistema de som, fornecendo a esse sistema uma potência de 60 W. Considere que a bateria, no início, está plenamente carregada

Leia mais

NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA:

NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: NOME: Nº 1 o ano do Ensino Médio TURMA: Data: 11/ 12/ 12 DISCIPLINA: Física PROF. : Petrônio L. de Freitas ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: INSTRUÇÕES (Leia com atenção!)

Leia mais

CAPÍTULO 7 EFEITO ESTUFA

CAPÍTULO 7 EFEITO ESTUFA CAPÍTULO 7 EFEITO ESTUFA Será que o homem já se conscientizou do poder destrutivo das suas mãos? Hoje, é freqüente ouvirmos falar do efeito estufa Mas quem é esse vilão que nos apavora? O efeito estufa

Leia mais