DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO WEB PARA AQUISIÇÃO DE DADOS E GERAÇÃO DE ÍNDICES AMBIENTAIS. Rafael Ferreira de Paula Paiva.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO WEB PARA AQUISIÇÃO DE DADOS E GERAÇÃO DE ÍNDICES AMBIENTAIS. Rafael Ferreira de Paula Paiva."

Transcrição

1 DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO WEB PARA AQUISIÇÃO DE DADOS E GERAÇÃO DE ÍNDICES AMBIENTAIS Rafael Ferreira de Paula Paiva Felipe Cavalaro Universidade São Francisco Resumo: Com os problemas ambientais atuais é necessário contem dados atualizados e de fácil interpretação para tomar ações rápidas e assim reduzir seu impacto no planeta. O projeto tem como objetivo desenvolver uma aplicação web instável, leve e de fácil navegação para auxiliar a realização e na geração de relatórios de pesquisas da acadêmica. Para o seu desenvolvimento, foi necessário a preparação do ambiente de desenvolvimento, através da configuração e instalação de softwares. A experiência para o usuário que responderá as perguntas foi planejada levando em conta a rotina do ambiente corporativo, em que por muitas vezes, o usuário é forçado a interromper ou mesmo não tem tanto tempo para se dedicar a responder todas as questões de uma só vez. Por ser uma aplicação web, conseguimos facilitar também a consulta e geração de relatórios sobre as pesquisas, que pode ser feita a qualquer momento e de qualquer lugar, por qualquer usuário que possua as permissões. Com as etapas iniciais, como gerenciamento de questionários, gerenciamento de usuários e realização de pesquisas, concluídas, iniciamos o processo de homologação desses módulos. Para isso, os orientadores e alunos deram início a realização de testes, que resultaram em várias melhorias e correções de problemas iniciais. Durante os testes, percebemos a necessidade de permitir a opção de respostas em formatos que ainda não haviam sido desenvolvidas por nós, como o formato tabela, por exemplo. Até o momento, o resultado foi como previsto, o sistema trouxe uma facilidade e agilidade que não teríamos em outros softwares do mercado. Os próximos módulos a serem desenvolvidos, serão os diversos modelos de listas, tabelas e relatórios, para que as informações mostradas sejam feitas de forma dinâmica e fácil. Será desenvolvido também nos próximos meses, o sistema em formato responsivo, para que a pesquisa possa ser feita com uma navegação facilitada, mesmo utilizando dispositivos móveis.

2 Palavras-Chave: sistema; meio ambiente; questionário. Apoio financeiro: USF Bolsista de Iniciação Científica: PROBAIC/USF Introdução O planeta está num grande processo de informatização tecnológica, sendo que cada vez mais atividades econômicas e conhecimento vêm fazendo o uso de tecnologias de informação e processamento de dados, passando por várias transformações e ficando mais eficazes. A utilização desses dispositivos tecnológicos vem assumindo números cada vez maiores em várias atividades no mercado de trabalho e meio econômico. A internet é o meio de comunicação que mudou essa troca de informação e a sociedade. Trouxe a facilidade à consulta de informações de forma fácil e acessível. De acordo com Rosa e Santos (2015), a ONU declarou que o acesso à internet é um direito fundamental do ser humano assim como saúde, moradia e educação. No mundo todo, pessoas começam a abrir seus sinais privados de wi-fi, organizações e governos se mobilizam para expandir a rede para espaços públicos e regiões onde ela ainda não chega, com acesso livre e gratuito. Os computadores tem uma função muito importante nessa mudança, pois com eles podemos organizar um número grande de informações em frações de tempo e obter resultados de fácil interpretação. Para organizar essas informações e tirar conclusões pode-se utilizar a estatística que segundo Triola (2005), a estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organizá-los, resumi-los, analisá-los, interpretálos e deles extrair conclusões. O baixo do custo de certas tecnologias muitos processos estão migrando para aplicativos de computador. Para o desenvolvimento dessas aplicações existem

3 diversas tecnologias para se escolher, mas diante da popularização da internet o desenvolvimento de aplicações web tem ficado em evidência. Ginige (2001a) diz que o Desenvolvimento de Aplicações Web mostrou-se uma excelente oportunidade de negócio para as empresas de software, que poderiam oferecer serviços a usuários finais de todo o mundo. As aplicações atuais servem a uma variedade de propósitos, desde a troca de mensagens em listas de discussão e a participação em jogos on-line, à realização de negócios de comércio eletrônico e transações bancárias. Com isso, o objetivo desse projeto é desenvolver uma aplicação web instável, leve e de fácil navegação para auxiliar a realização de pesquisas da acadêmica. Inicialmente, a aplicação web que consiga coletar as informações de uma pesquisa que contenha perguntas pré-definidas (de outros projetos de Iniciação Científica do grupo GPMAS) e armazená-las em um banco de dados. A partir das informações coletadas, por meios estatísticos serão organizados os dados e transformados em tabelas e/ou gráficos para facilitar a análise e interpretação dos dados coletados. Método Para entender a necessidade da aplicação web, foi levando as ferramentas de mercados e foi constatado que a utilização de softwares como Word e Excel ou mesmo para realizar essa pesquisa, poderia fazer com que todo o processo levasse muito mais tempo para ser feito, além de que várias respostas estão no formato de texto, sendo assim daria muito trabalho para agrupar as respostas de todas as empresas em um único documento. A geração de relatórios seria muito trabalhosa e demorada. A ferramenta no mercado que mais se aproxima do sistema a ser desenvolvido é o Formulário do Google, porém não oferece suporte a respostas em tabelas e alguns outros formatos que a seriam necessários para a realização da pesquisa. Diante disso, observou-se que um sistema feito exclusivamente para a elaboração de pesquisas acadêmicas, além de atender todos os requisitos, formatos e

4 necessidades que os professores tenham, traz a facilidade de poder gerar os mais variados tipos de relatórios em alguns cliques e em menos de trinta segundos. Para o levantamento dos dados ambientais da empresa e detalhes presentes no estudo, foram elaboradas pelos professores dos projetos parceiros 30 questões, formando assim um questionário que será respondido pelas empresas da cidade de Itatiba. Instalação do servidor web Para iniciar o desenvolvimento do sistema, foi necessário a instalação do servidor web XAMPP, que possui as diversas ferramentas necessárias, como o suporte ao PHP, phpmyadmin e o banco de dados MySQL, por exemplo. O XAMPP pode ser baixado em diversos sites da internet, optamos por fazer download da versão , para Windows, disponível no site Apache Friends ( Optamos pela instalação padrão do XAMPP. Os passos são bem simples, basta selecionar quais componentes você deseja instalar (Figura 1) e o diretório de instalação.

5 Figura 1- Tela de seleção de componentes Instalação XAMPP. Após a conclusão da instalação, basta abrir o XAMPP para ter acesso ao painel de controle (Figura 2). Nele é possível configurar, iniciar e parar o funcionamento de cada componente individualmente.

6 Figura 2- Painel de controle do XAMPP. Para inicializar qualquer um dos módulos, basta clicar no botão Start, referente ao que desejar. Ao iniciar o Apache, o Windows exibirá um alerta de segurança (Figura 3), questionando se pode permitir acesso ao Apache a parir do Firewall do Windows. Basta clicar em Permitir acesso.

7 Figura 3- Alerta de segurança do Windows Após a inicialização do Apache e do MySQL, basta começar o desenvolvimento. Para acessar o phpmyadmin, basta acessar o endereço localhost/phpmyadmin pelo navegador, através dele é possível ter acesso ao painel de gerenciamento do banco de dados, com todas as funcionalidades necessárias. Desenvolvimento da aplicação web O primeiro passo foi definir quais seriam as principais funções do sistema. Elas foram separadas da seguinte forma: realização de pesquisas, gerenciamento de questionários, criação de relatórios e gerenciamento de usuários. O próximo passo foram as definições das cores utilizadas no layout no sistema. Como o projeto é destinado a pesquisas sobre o meio ambiente, as cores predominantes foram tons de verde, que representam muito bem o tema, e um tom de bege para dar contraste e deixar o conteúdo em evidência.

8 O site foi totalmente desenhado (Figura 4) através do Fireworks, uma ferramenta voltada para a criação de páginas web. Figura 4- Desenvolvimento do layout do sistema. Após a conclusão do layout, damos início a codificação. Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada, em 2015, o número de smartphones ultrapassou o número de computadores pessoais no Brasil. Com o aumento de smartphones, aumentaram também o número de acessos a internet através desses dispositivos. Dessa forma, é importante avaliar e preparar o sistema para que ele tenha uma visualização compatível tanto com notebooks e desktops, quanto com dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por exemplo. Por isso, desde o início o sistema foi desenvolvido de uma forma em que ao fim do projeto, seja simples a aplicação do formato responsivo, que possui uma versão de layout e diagramação exclusive para facilitar a navegação através dos principais dispositivos (LOBO, 2016).

9 O sistema foi desenvolvido nas linguagens PHP, HTML, CSS e Javascript (com a biblioteca jquery), além do banco de dados MySQL. É adequado para servidores com a plataforma Linux e pode ser acessado de qualquer navegador, sem a necessidade de instalação de plug-ins. O sistema de pesquisas foi feito para ser reutilizado em diversos projetos. Por isso, através do acesso com as credenciais de administrador que foram concedidas aos orientadores, é possível cadastrar novos questionários, questões e usuários a qualquer momento. Além disso, é possível cadastrar diferentes tipos de questões, como as que necessitam de respostas múltipla escolha ou resposta única, por exemplo (Figura 5). Figura 5- Tela de cadastro de questionário.

10 Inicialmente, os orientadores elaboram as questões a serem respondidas pelas empresas, com base nas informações necessárias para os estudos e enviam para a aprovação do comitê de ética. Após a aprovação, os voluntários cadastram o questionário no sistema. Com o cadastro concluído, eles podem optar por enviar um voluntário a cada empresa, para que juntamente a um funcionário, ele possa responder ao questionário, ou podem optar por criar um novo usuário para a empresa participante, para que o próprio funcionário possa responder através do seu computador, sem a necessidade da visita de um voluntário do projeto (Figura 6). Figura 6 Tela de resposta de pesquisa. De toda forma, por ser uma ferramenta online, o resultado da pesquisa pode ser acessado instantaneamente pelos administradores do sistema (Figura 7). Além disso, o sistema oferecerá a opção de relatórios com filtro, em que o usuário pode optar por gerar um relatório somente com as respostas de duas questões, por exemplo. Vale a pena destacar também, que qualquer questionário pode ser alterado a qualquer momento e que todas as empresas que receberam um link para responderem a pesquisa, terão o questionário atualizado imediatamente após a alteração, diferentemente de pesquisas que utilizam documentos do Word ou planilhas do Excel, que devem ser reenviadas de uma a uma caso seja necessário algum ajuste.

11 Figura 7 Tela de relatório de conclusão de pesquisa. Levando em consideração que o sistema terá usuários de várias idades, porém com um foco maior no ambiente corporativo, o layout do sistema foi desenvolvido somente com informações e ícones essenciais e sugestivos, visando uma navegação fácil, rápida e eficiente. Durante a fase de homologação do módulo de pesquisas, observamos a necessidade de permitir que o usuário pare de responder o questionário a qualquer momento e retome quando quiser (Figura 8). Essa função é importante devido as interrupções que o participante possa ter no ambiente de trabalho, quedas de energia ou qualquer outro motivo que o obrigue a parar de responder. Sem essa função, ele teria que começar a responder desde o início novamente.

12 Figura 8 Tela de pesquisa com opção de continuar pesquisa. Atualmente o sistema está sendo utilizado pelos orientadores e voluntários do projeto e algumas empresas pré-selecionadas, visando buscar falhas e melhorias. No primeiro semestre de 2016, serão concluídos os módulos para geração de relatórios, testes em todas as funcionalidades do sistema e ajustes necessários para o início da utilização por outras empresas. Resultados/Discussão O sistema teve uma boa aceitação por parte dos orientadores e voluntários e elogios com relação a facilidade de navegação.

13 A cada utilização, os usuários fizeram anotações, com ajustes e melhorias a serem feitas. Essas anotações foram de grande ajuda, para que o sistema ficasse cada vez melhor e continuarão sendo feitas até o início do envio das solicitações de pesquisa as empresas. O modo que o sistema foi desenvolvido permite que o usuário responda uma pergunta por vez. As vantagens são a velocidade e flexibilidade de tempo que o usuário tem ao responder um questionário. Além disso, as respostas já são armazenadas no sistema após cada pergunta respondida, permitindo assim que o administrador consulte as respostas mesmo que o questionário ainda não tenha sido completamente respondido. O recurso que impede que o usuário duplique as respostas da mesma pergunta foi muito importante para darmos o próximo passo, que será gerar os relatórios. Conclusão/Considerações finais O sistema contribuiu muito para a realização dessa pesquisa e contribuirá também para futuras pesquisas acadêmicas, pois visa trazer mais organização e agilidade para todos os processos, desde as permissões de ações de cada usuário, até o controle total da elaboração e realização das pesquisas. Os diversos formatos de respostas possíveis para um sistema de pesquisas, como tabelas ou respostas múltipla escolha, por exemplo, foi o ponto que exigiu mais tempo e um planejamento mais elaborado, para que a saída desses dados em formato de relatório e gráficos fosse feitas de forma precisa. As empresas selecionadas já foram cadastradas no sistema, dessa forma cada uma delas possuem um usuário e senha de acesso, para que possam, em breve, responder todos os questionários que forem atribuídos a elas. Até o final do primeiro trimestre, concluiremos os testes e faremos as correções e melhorias necessárias e ao final do primeiro semestre o sistema deverá estar totalmente integrado e funcionando completamente, desde o cadastro dos funcionários, questionários, pesquisas e relatórios.

14 Referências GINIGE, A., Murugesan, S. Web Engineering: An Introduction, IEEE Multimedia, Vol. 18, No. 1, January/March LOBO, Ana Paula. Já há mais smartphones do que PCs em uso no Brasil. Convergência digital. Disponível em: #.Vs0rivkrKUl. Acesso em: 24/02/2016. TRIOLA, Mario F.. Introdução à estatística. Rio de Janeiro: LTC, ROSA, Guilherme; Santos Priscilla. Liberdade sem fio. Galileu. Disponível em: Acesso em: 25/03/2015.

Lync Acessando o Lync Web App

Lync Acessando o Lync Web App Lync Acessando o Lync Web App Saiba como ingressar em uma reunião, quais são os recursos disponíveis, as configurações e conheça o layout do Lync Web App. Sumário Lync Web App... 1 Ingressar em uma Reunião

Leia mais

Prefeitura de Belo Horizonte. Sistema de Controle de Protocolo

Prefeitura de Belo Horizonte. Sistema de Controle de Protocolo Prefeitura de Belo Horizonte Sistema de Controle de Protocolo Relatório apresentado para concorrer ao 2º Prêmio Inovar BH conforme Edital SMARH nº 001/2014 Belo Horizonte Julho de 2014 Resumo Sendo grande

Leia mais

Manual Rápido de Registro e Configuração do DJPDV

Manual Rápido de Registro e Configuração do DJPDV Página 1 Manual Rápido de Registro e Configuração do DJPDV Juliana Rodrigues Prado Tamizou www.djsystem.com.br (15) 3324-3333 Rua Coronel Aureliano de Camargo,973 Centro - Tatuí SP - 18270-170 Revisado

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

* Técnicas Avançadas. Desenvolvimento de SOFTWARES. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento

* Técnicas Avançadas. Desenvolvimento de SOFTWARES. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento * Técnicas Avançadas Desenvolvimento de SOFTWARES Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento * Tópicos Sistema de Gerenciamento de Conteúdo CMS. Fron-end Back-end Instalando Site e Lojas

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS

SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS Copyright GVT 2015 Versão 1.0.1 www.gvtcloud.com.br 1 Cloud... 3 2 Instalação do Cloud... 4 3 Configurações... 7 3.1 Geral... 9 3.2 Pastas... 11 3.2.1 UpLoad:...

Leia mais

Manual do Usuário Publicador

Manual do Usuário Publicador Manual do Usuário Publicador Portal STN SERPRO Superintendência de Desenvolvimento SUPDE Setor de Desenvolvimento de Sítios e Portais DEDS2 Versão 1.1 Fevereiro 2014 Sumário Sobre o Manual... 3 Objetivo...

Leia mais

4 Desenvolvimento da ferramenta

4 Desenvolvimento da ferramenta direcionados por comportamento 38 4 Desenvolvimento da ferramenta Visando facilitar a tarefa de documentar requisitos funcionais e de gerar testes automáticos em uma única ferramenta para proporcionar

Leia mais

Apresentação 3 Agenda Apresentação SIAGRI Objetivo Situação Atual Modelo Proposto de SI o Tecnologias o Layout o Funcionalidades o Vantagens Benefícios Esperados Esclarecimentos de Dúvidas 4 Apresentação

Leia mais

DigitalPier e PurplePier

DigitalPier e PurplePier DigitalPier e PurplePier O que é a DigitalPier? Localizada na cidade de Campinas, a DigitalPier é uma agência especializada em marketing digital com um modelo de serviço inovador. Utilizamos a Plataforma

Leia mais

DESENVOLVIMENTODE APLICAÇÕESPARAINTERNET:PHP. VitorFariasCoreia

DESENVOLVIMENTODE APLICAÇÕESPARAINTERNET:PHP. VitorFariasCoreia DESENVOLVIMENTODE APLICAÇÕESPARAINTERNET:PHP VitorFariasCoreia INFORMAÇÃOECOMUNICAÇÃO Autor Vitor Farias Correia Graduado em Sistemas de Informação pela FACITEC e especialista em desenvolvimento de jogos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA LINDOMÁRIO LIMA ROCHA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA LINDOMÁRIO LIMA ROCHA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA LINDOMÁRIO LIMA ROCHA FACILITADOR VIRTUAL DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA Campina Grande-

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO NOVO SISTEMA DE CONSULTA DE DADOS DO GSC- UNIJUÍ 1

DESENVOLVIMENTO DO NOVO SISTEMA DE CONSULTA DE DADOS DO GSC- UNIJUÍ 1 DESENVOLVIMENTO DO NOVO SISTEMA DE CONSULTA DE DADOS DO GSC- UNIJUÍ 1 Eliézer Silveira Prigol 2, Marcos Ronaldo Melo Cavalheiro 3, Sérgio Luís Allebrandt 4, Reneo Pedro Prediger 5, Vinícius Ribas Samuel

Leia mais

Gerenciador de Multi-Projetos. Manual do Usuário. 2000 GMP Corporation

Gerenciador de Multi-Projetos. Manual do Usuário. 2000 GMP Corporation GMP Corporation Gerenciador de Multi-Projetos Manual do Usuário 2000 GMP Corporation Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 24/08/2004 1.0 Versão inicial do documento Bárbara Siqueira Equipe

Leia mais

Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CONCEITOS BÁSICOS... 2 3. SAGE ALERTA NCM... 3 4. NCM PORTAL DE RELACIONAMENTO... 12 1.1. O que é NCM... 2 2.1.

Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CONCEITOS BÁSICOS... 2 3. SAGE ALERTA NCM... 3 4. NCM PORTAL DE RELACIONAMENTO... 12 1.1. O que é NCM... 2 2.1. Sage Alerta NCM Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CONCEITOS BÁSICOS... 2 1.1. O que é NCM... 2 3. SAGE ALERTA NCM... 3 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. Cadastro NCM... 3 Destino NCM... 5 NCMs Monitoradas... 6 Painel de

Leia mais

Guia do Usuário. Avigilon Control Center Móvel Versão 2.0 para Android

Guia do Usuário. Avigilon Control Center Móvel Versão 2.0 para Android Guia do Usuário Avigilon Control Center Móvel Versão 2.0 para Android 2011-2015 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. AVIGILON é marca comercial registrada e/ou não registrada da Avigilon

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

Renovação do certificado A1

Renovação do certificado A1 Renovação do certificado A1 Requisitos: Os passos descritos neste procedimento foram testados no Windows 7 sem apresentar erros. Atente que algumas divergências poderão ser observadas caso a versão do

Leia mais

Instalando o WordPress em localhost

Instalando o WordPress em localhost Instalando o WordPress em localhost WordPress sem Mistério LEE ARAUJO htto://wordpresssemmisterio.com.br Sumário Instalando o WordPress em Localhost... 2 O Servidor web... 3 Iniciando o servidor... 6 Criação

Leia mais

MozyPro Guia do administrador Publicado: 2013-07-02

MozyPro Guia do administrador Publicado: 2013-07-02 MozyPro Guia do administrador Publicado: 2013-07-02 Sumário Prefácio: Prefácio...vii Capítulo 1: Apresentação do MozyPro...9 Capítulo 2: Noções básicas sobre os Conceitos do MozyPro...11 Noções básicas

Leia mais

Sobre a troca de mensagens por e-mail (eletronic mail) é correto afirmar que:

Sobre a troca de mensagens por e-mail (eletronic mail) é correto afirmar que: Assinale abaixo qual é o único exemplo de senha não segura. a) &8ufnrofm7 b) Mttpocs$%4 c) 1234deus d) **ddavmas! e)!@3oppepnp Sobre segurança na internet e antivírus é correto afirmar que: a) No sistema

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos

Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES Manual de Procedimentos 2004 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. OBJETIVOS...3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO...3

Leia mais

VERSÃO: DIREITOS DE USO: Tellfree Brasil Telefonia IP S.A Tellfree Brasil Telefonia IP S.A

VERSÃO: DIREITOS DE USO: Tellfree Brasil Telefonia IP S.A Tellfree Brasil Telefonia IP S.A VERSÃO: Março, 2015. DIREITOS DE USO: Publicação de uso exclusivo, classificada quanto ao nível de sigilo como RESERVADA. A presente documentação é propriedade da Tellfree Brasil Telefonia IP S.A., tem

Leia mais

MEGAFREE MANUAL DO USUÁRIO

MEGAFREE MANUAL DO USUÁRIO MEGAFREE MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO: Julho, 2013. DIREITOS DE USO: Publicação de uso exclusivo, classificada quanto ao nível de sigilo como RESERVADA. A presente documentação é propriedade da Tellfree Brasil

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA GESTÃO DE PROJETOS

O DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA GESTÃO DE PROJETOS Hélio Pereira da Rosa Neto Universidade Anhanguera-Uniderp Fernando Conter Universidade Anhanguera-Uniderp O DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA GESTÃO DE PROJETOS RESUMO Este artigo científico tem como

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DIRETORIA DE INOVAÇÃO E PESQUISA FORMULÁRIO II: Relatório de Atividades de Pesquisa

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DIRETORIA DE INOVAÇÃO E PESQUISA FORMULÁRIO II: Relatório de Atividades de Pesquisa PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DIRETORIA DE INOVAÇÃO E PESQUISA FORMULÁRIO II: Relatório de Atividades de Pesquisa 1. IDENTIFICAÇÃO TÍTULO TMCAP Tecnologia Móvel para Captura e Armazenamento

Leia mais

Instruções Servidor TeoremaEE

Instruções Servidor TeoremaEE Instruções Servidor TeoremaEE DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Bernardo Aprovado em: Fevereiro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Banco de dados MySQL

Manual Banco de dados MySQL Manual Banco de dados MySQL Introdução Serão apresentadas neste manual, as operações envolvendo uma conversão com banco de dados MySQL. Incluindo a devida forma de criar e restaurar um backup, de ter acesso

Leia mais

Papel de Parede Secreto

Papel de Parede Secreto USO DO WINDOWS o Windows XP finalmente está perdendo forças no mercado de sistemas operacionais. Na pesquisa mais recente feita pelo StatsCounter, com dados de novembro de 2014, a versão foi ultrapassada

Leia mais

Para a utilização do WordPress são recomendadas as seguintes configurações:

Para a utilização do WordPress são recomendadas as seguintes configurações: Desenvolvimento de Site Rápido DSR Plataforma Wordpress O WordPress é uma plataforma semântica de vanguarda para publicação pessoal, com foco na estética, nos Padrões Web e na usabilidade. Ao mesmo tempo

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA LEITORA BIOMÉTRICA TECHMAG BIOSII-S180 E NAVEGADORES MOZILLA FIREFOX E GOOGLE CHROME

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA LEITORA BIOMÉTRICA TECHMAG BIOSII-S180 E NAVEGADORES MOZILLA FIREFOX E GOOGLE CHROME MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA LEITORA BIOMÉTRICA TECHMAG BIOSII-S180 E NAVEGADORES MOZILLA FIREFOX E GOOGLE CHROME Versão 1.0 Data: 23/01/2014 Desenvolvido por: - TI Unimed Rio Verde 1 ÍNDICE

Leia mais

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6 Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center Versão 5.6 2006-2015 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. A menos que seja expressamente concedida por escrito, nenhuma licença será

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - MAC

SISTEMA OPERACIONAL - MAC Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - MAC Copyright GVT 2015 Versão 1.0.0 www.gvtcloud.com.br 1 1 Cloud... 3 1.1 Instalação do Cloud... 4 2 Configurações de preferências... 8 2.1 Geral... 10 2.2 Pastas...

Leia mais

Certificado A1 Manual de Renovação online

Certificado A1 Manual de Renovação online Página1 Certificado A1 Manual de Renovação online Manual do Usuário Página2 Índice Requisitos... 03 Plug-ins e ActiveX... 04 Renovação... 06 Exportação: Backup PFX... 12 Página3 Requisitos Este manual

Leia mais

Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular

Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular Alu Tracker Monitoramento Veicular Manual do cliente Manual do Cliente Alu Tracker Monitoramento Veicular Introdução Este manual faz parte do contrato de prestação de serviços. Obrigado por escolher a

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

Atualizando versão do Aplicativo

Atualizando versão do Aplicativo Atualizando versão do Aplicativo SUMÁRIO 1. SISPERITO... 3 1.1 SOBRE O APLICATIVO... 3 1.2 SOBRE O MANUAL... 3 2. PROCEDIMENTOS PARA ATUALIZAÇÃO... 4 2.1 DOWNLOAD DOS PACOTES DE ATUALIZAÇÃO... 4 2.2 ATUALIZANDO

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Um serviço de diretório, como o Active Directory, fornece os métodos para armazenar os dados de diretório (informações sobre objetos

Leia mais

Treinamento de Administrador. Zoho CRM

Treinamento de Administrador. Zoho CRM Treinamento de Administrador Zoho CRM Objetivos Apresentar os principais recursos do CRM a fim de propiciar ao administrador do sistema autonomia para: Criar e alterar campos; Acrescentar, renomear e customizar

Leia mais

Guia de Utilização BANCO DE EMPREGOS ANOS. www.sindigraf.org.br

Guia de Utilização BANCO DE EMPREGOS ANOS. www.sindigraf.org.br Guia de Utilização BANCO DE EMPREGOS ANOS www.sindigraf.org.br 01 ÍNDICE Como acessar o Banco de Empregos 04 Candidato - Gerenciamento de Conta 06 Empresa - Gerenciamento de Conta 12 Como se Logar 19

Leia mais

BSI Letramento Digital Prof. André Di Thommazo. Organização pessoal

BSI Letramento Digital Prof. André Di Thommazo. Organização pessoal Organização pessoal Os cursos de graduação exigem que os alunos cursem diversas disciplinas ao mesmo tempo e em alguns semestres a carga horária é grande. Em geral o aluno de ensino a distância tem outras

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATANTE: Aqui designado apenas como a empresa que fez o cadastro pelo sistema de vendas online no site www.netflexfidelidade.com.br CONTRATADA: Openhaus Soluções Tecnológicas

Leia mais

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013. http://timprotect.com.br/

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013. http://timprotect.com.br/ Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013 http://timprotect.com.br/ 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 TIM PROTECT BACKUP...Erro! Indicador não definido. 3 TIM PROTECT BACKUP Web... 6 3.1

Leia mais

Conectar aos Serviços Web

Conectar aos Serviços Web Conectar aos Serviços Web Este documento explica como cadastrar vários serviços Web em sua câmera. É necessário um computador para as configurações dos serviços Web com o CANON image GATEWAY. Para obter

Leia mais

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador Manual do ambiente Moodle CURSO DE INTRODUÇÃO AO MOODLE 1. Introdução Estamos começando nossa viagem e nossa primeira parada é na unidade denominada Curso

Leia mais

Principais Responsabilidades:

Principais Responsabilidades: DESENHO DE CARGO E TAREFAS DO DESENVOLVEDOR WEB Conhecimento dos sistemas gerenciadores de banco (MySQL), modelagem de dados, inglês técnico. Conhecimento em plataformas e metodologias de desenvolvimento

Leia mais

Descomplicando Tecnologia

Descomplicando Tecnologia Descomplicando Tecnologia PROPÓSITO DESTE EBOOK Notamos que muitas pessoas tem sofrido com situações de fácil solução, envolvendo a lentidão e segurança de seus computadores e smartphones, a idéia deste

Leia mais

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração 1) Faça o download do Medica Office através do nosso site www.medicaloffice.com.br opção do Download; 2) Após realizado o download do arquivo

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

Í N D I C E A N A L Í T I C O

Í N D I C E A N A L Í T I C O DIRF CARTÃO 2013 V4..03 DE 07//02//2013 PROGRAMA PARA IMPORTAÇÃO DE DADOS DE CARTÕES DE CRÉDITO NA DIRF 2013 VERSÃO COM VISANET E REDECARD IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO EM LOTE CAPTURA DADOS CADASTRAIS DE EMPRESAS

Leia mais

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 agosto de 2007 As informações contidas neste documento, incluíndo quaisquer URLs e outras possíveis referências a

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 3 2.1 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configuração e uso das opções Vivo Sync... 5 3.1 Contatos...

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 3 3 Instalação do Vivo Sync... 4 4 Configurações... 8 4.1 Geral... 9 4.2 Fotos... 10 4.3

Leia mais

Pró-Reitoria de Educação a Distância. Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos

Pró-Reitoria de Educação a Distância. Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos Pró-Reitoria de Educação a Distância Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos Como acessar o ambiente 1. Entre no Ambiente Virtual de Aprendizagem localizado na página principal do Portal

Leia mais

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD?

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? Índice SUA EMPRESA DE TREINAMENTOS ESTÁ PARADA NO TEMPO? Introdução 2 Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4 Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? 6 A gestão de cursos

Leia mais

Contamos também com dois telefones de Suporte um para o SAV-Representantes e outro para o SAV-Clientes:

Contamos também com dois telefones de Suporte um para o SAV-Representantes e outro para o SAV-Clientes: Introdução O propósito deste manual é auxiliar a instalação do SAV ( Sistema de Apoio de Vendas ) de forma explicativa e utilizando imagens para acompanhar no ambiente visual. Qualquer dúvida, problema,

Leia mais

Integração da Digitação de Eventos

Integração da Digitação de Eventos Integração da Digitação de Eventos Índice 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. Primeiro Acesso... 1 1.2. Conhecendo a Plataforma... 3 1.2.1. Seleção da Empresa... 3 1.2.2. Sair do sistema/minhas Configurações...

Leia mais

Manual de utilização do EAD SINPEEM. EaD Sinpeem

Manual de utilização do EAD SINPEEM. EaD Sinpeem 2015 Manual de utilização do EAD SINPEEM EaD Sinpeem 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2. COMO ACESSAR UM CURSO... 3 3. COMO ALTERAR MINHA SENHA... 5 4. COMO EDITAR MEU PERFIL... 5 5. COMO ACESSAR O CURSO...

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente. Versão 1.1

Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente. Versão 1.1 Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente Versão 1.1 Sumário Sistema de Relacionamento com Cliente 3 1 Introdução... ao Ambiente do Sistema 4 Acessando... o Sistema 4 Sobre a Tela... do Sistema

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS

SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS MANUAL PROTECT Versão R15 SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS Copyright GVT 2015 www.gvtprotect.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 GVT PROTECT... 3 2.1 REQUISITOS MÍNIMOS DE SISTEMA... 3 2.2 SISTEMAS OPERACIONAIS

Leia mais

e-nota E Módulo de Entrega do Documento Fiscal eletrônico

e-nota E Módulo de Entrega do Documento Fiscal eletrônico Página1 e-nota E Módulo de Entrega do Documento Fiscal eletrônico Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota E... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota E...

Leia mais

Organização de arquivos e pastas

Organização de arquivos e pastas Organização de arquivos e pastas Pasta compara-se a uma gaveta de arquivo. É um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. As pastas podem conter diversas subpastas. Definir a melhor forma de armazenamento

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Guia de Empresas Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta de Guia de Empresas é uma ferramenta desenvolvida

Leia mais

Certificado A1. Manual de Renovação online. Manual do Usuário. Produzido por: Informática Educativa. Página1

Certificado A1. Manual de Renovação online. Manual do Usuário. Produzido por: Informática Educativa. Página1 Certificado A1 Manual de Renovação online Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página1 Índice 1. Apresentação... 03 2. Requisitos... 04 3. Plug-ins e ActiveX... 05 4. Renovação... 07

Leia mais

Requisitos Mínimos para instalação do Antivírus McAfee

Requisitos Mínimos para instalação do Antivírus McAfee Requisitos Mínimos para instalação do Antivírus McAfee Requisitos Mínimos do computador: Microsoft Windows 2000 (32 bits) com Service Pack 4 (SP4) ou superior, Windows XP (32 bits) com Service Pack 1 (SP1)

Leia mais

PRÉ TESTE CBT - SIMULADO ENEM 2013

PRÉ TESTE CBT - SIMULADO ENEM 2013 Este manual tem como objetivo a orientação de utilização do sistema CBT (Computer Based Testing) da AVALIA para responder aos instrumentos de avaliação que estarão disponíveis de forma online. Lembrando

Leia mais

Regulamento da 1ª Edição do StartupGov: o Desafio do Serviço Público

Regulamento da 1ª Edição do StartupGov: o Desafio do Serviço Público Regulamento da 1ª Edição do StartupGov: o Desafio do Serviço Público 1. SOBRE O STARTUPGOV: O StartupGov: O Desafio do Serviço Público é um espaço para debate com o objetivo de aproximar o governo de especialistas

Leia mais

Rua Minas Gerais, 190 Higienópolis 01244-010 São Paulo/SP Brasil Fone (11) 3017.3600 Fax: (11) 3017.3633 www.abnt.org.br

Rua Minas Gerais, 190 Higienópolis 01244-010 São Paulo/SP Brasil Fone (11) 3017.3600 Fax: (11) 3017.3633 www.abnt.org.br GUIA DO VISUALIZADOR SUA EMPRESA ONLINE NO MUNDO DA NORMALIZAÇÃO SUMÁRIO 1 O QUE É ABNTCOLEÇÃO...3 1.1 CONFIGURAÇÕES MINIMAS DESEJAVEL...3 1.1.2 SEGURANÇADE REDE...3 2 COMO ACESSAR A SUA COLEÇÃO...4 2.1

Leia mais

Pacote de Idiomas do ImageNow Guia de Introdução

Pacote de Idiomas do ImageNow Guia de Introdução Pacote de Idiomas do ImageNow Guia de Introdução Versão: 6.6.x Escrito por: Product Documentation, R&D Data: Outubro de 2011 ImageNow e CaptureNow são marcas comerciais registradas da Perceptive Software.

Leia mais

Guia de Inicialização para a Web

Guia de Inicialização para a Web Intralinks VIA Versão 2.0 Guia de Inicialização para a Web Suporte 24/7/365 da Intralinks EUA: +1 212 543 7800 Reino Unido: +44 (0) 20 7623 8500 Consulte a página de logon da Intralinks para obter os números

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 3 2.1 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configurações de preferências... 7 3.1 Geral... 8

Leia mais

Manual de instalação do Cartão da OAB e baixa do certificado A3 AR Soluti - Goiânia. Versão 1.0 de 22 de setembro de 2014. Classificação: Ostensivo

Manual de instalação do Cartão da OAB e baixa do certificado A3 AR Soluti - Goiânia. Versão 1.0 de 22 de setembro de 2014. Classificação: Ostensivo Manual de instalação do Cartão da OAB e baixa do AR Soluti - Goiânia Catalogação do Documento Titulo Manual de instalação do Cartão da OAB e baixa do Classificação Versão 1.0 de 22 de setembro de 2014

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 VERSÃO 9 Atualizado em 10/10/2014 Página 1 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez e em sistema operacional Windows XP SP3 ou Windows

Leia mais

Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União

Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÕES COMENTADAS Prof.: Erion Monteiro Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União Nível Superior Cargo 1 Analista Administrativo 11/9/2010 Sequencial 015

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 3.10 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 5 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Extras... 6 1.2.3 Contingência... 6 1.2.4 Execução... 7 1.3

Leia mais

Dell SupportAssist para PCs e Tablets Guia de implementação

Dell SupportAssist para PCs e Tablets Guia de implementação Dell SupportAssist para PCs e Tablets Guia de implementação Notas, avisos e advertências NOTA: Uma NOTA indica informações importantes que ajudam você a usar melhor os recursos do computador. CUIDADO:

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 5 3 Vivo Sync Web... 6 3.1 Página Inicial... 6 3.1.1 Novo Contato... 7 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

12 Ferramentas Essenciais Para o Seu Negócio Online

12 Ferramentas Essenciais Para o Seu Negócio Online 12 Ferramentas Essenciais Para o Seu Negócio Online 12 Ferramentas Essenciais Para o Seu Negócio Online Na hora de começar um negócio online, vem sempre aquela pergunta, que ferramentas usar, onde encontrar,

Leia mais

WP EXPRESSO GUIA RÁPIDO. Descubra três formas para montar seu site rapidamente e onde encontrar bons temas

WP EXPRESSO GUIA RÁPIDO. Descubra três formas para montar seu site rapidamente e onde encontrar bons temas WP EXPRESSO GUIA RÁPIDO Descubra três formas para montar seu site rapidamente e onde encontrar bons temas WP EXPRESSO NILTON VILHENA FRONT-END WORDPRESS sitemagnetico.com.br OLÁ, BEM VINDO Antes de começar

Leia mais

A forma como trabalhamos tem mudado drasticamente durante os últimos anos.

A forma como trabalhamos tem mudado drasticamente durante os últimos anos. 8 factos acerca do Windows 8 A forma como trabalhamos tem mudado drasticamente durante os últimos anos. Atualmente as tecnologias mais recentes e avançadas estão disponíveis a todos. A proliferação de

Leia mais

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Manual de Rotinas para Usuários Advogados da União Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Versão 1.0 2015 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 O QUE É O SAPIENS? 3

Leia mais

Papyrus: Sistema de compras de livros, uma proposta do Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba

Papyrus: Sistema de compras de livros, uma proposta do Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Papyrus: Sistema de compras de livros, uma proposta do Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba Eutália Cristina do Nascimento Moreto (IFPR) - cristina.moreto@ifpr.edu.br

Leia mais

NeXT Web ERP Sistema de gestão empresarial Módulo Online consulta via Internet

NeXT Web ERP Sistema de gestão empresarial Módulo Online consulta via Internet NeXT Web ERP Sistema de gestão empresarial Módulo Online consulta via Internet Manual de utilização Outubro/2011 Página 1 de 16 Índice O que é o NeXT WEB ERP?...3 Como funciona?...4 Requisitos Técnicos...4

Leia mais

Visualizador de Documentos Fiscais Eletrônicos FAQ (Perguntas frequentes)

Visualizador de Documentos Fiscais Eletrônicos FAQ (Perguntas frequentes) Visualizador de Documentos Fiscais Eletrônicos FAQ (Perguntas frequentes) 1. Quais são os requisitos de software para executar o Visualizador em meu computador? Para executar o Visualizador é necessário

Leia mais

Instruções para fazer o cadastro para acessar o SEstatNet

Instruções para fazer o cadastro para acessar o SEstatNet Instruções para fazer o cadastro para acessar o SEstatNet O SEstatNet é uma ferramenta de apoio às disciplinas ministradas nesta Universidade que facilita o aprendizado dos estudantes e ao mesmo tempo

Leia mais

Manual Tim Protect Backup. Manual do Usuário. Versão 1.0.2. Copyright Tim 2013. http://tim.com.br

Manual Tim Protect Backup. Manual do Usuário. Versão 1.0.2. Copyright Tim 2013. http://tim.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.2 Copyright Tim 2013 http://tim.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Tim Protect Backup...Erro! Indicador não definido. 3 Instalação do Tim Protect Backup... 4 4 Configurações...

Leia mais

Sumário. 1 Explorando o Windows 7... 53. 2 Gerenciando contas de usuário... 91. Parte 1 Conhecendo o Windows 7

Sumário. 1 Explorando o Windows 7... 53. 2 Gerenciando contas de usuário... 91. Parte 1 Conhecendo o Windows 7 Sumário Parte 1 Conhecendo o Windows 7 1 Explorando o Windows 7...................... 53 Fazendo logon no Windows 7.............................. 54 Explorando a área de trabalho..............................

Leia mais

Uso da ferramenta de mailing

Uso da ferramenta de mailing Uso da ferramenta de mailing A ferramenta e mailing integrada na plataforma SphinxnaWeb permite enviar rapidamente centenas ou milhares de e mails a diversos correspondentes, especialmente para obter respostas

Leia mais

Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word

Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word Página 1 de 5 Word > Criando documentos específicos > Formas Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word Usando um modelo, você pode adicionar controles de conteúdo e texto com instrução no Microsoft

Leia mais

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas GerNFe 1.0 Manual do usuário Página 1/13 GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas O programa GerNFe 1.0 tem como objetivo armazenar em local seguro e de maneira prática para pesquisa,

Leia mais

SOLUÇÃO EM DISPOSITIVO MÓVEL PARA ATENDIMENTO DE RESTAURANTES E LANCHONETES EM VIÇOSA-MG 1

SOLUÇÃO EM DISPOSITIVO MÓVEL PARA ATENDIMENTO DE RESTAURANTES E LANCHONETES EM VIÇOSA-MG 1 615 SOLUÇÃO EM DISPOSITIVO MÓVEL PARA ATENDIMENTO DE RESTAURANTES E LANCHONETES EM VIÇOSA-MG 1 Guilherme Paulo de Barros 2, Arthur Lemos 3, Heber Fernandes Amaral 4 Resumo: Nos dias atuais, com a popularização

Leia mais

QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS!

QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS! QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS! 4 Introdução 5 Conheça seu público 5 Crie uma identidade para sua empresa 6 Construa um site responsivo 6 Seja direto, mas personalize o máximo possível

Leia mais

Manual do Usúario Backup Online. Manual do Usuário. Backup Online. Versão 1.0.2. Copyright GVT 2014. https://backuponlinegvt.com.

Manual do Usúario Backup Online. Manual do Usuário. Backup Online. Versão 1.0.2. Copyright GVT 2014. https://backuponlinegvt.com. Manual do Usuário Backup Online Versão 1.0.2 Copyright GVT 2014 https://backuponlinegvt.com.br 1 Backup Online... Erro! Indicador não definido. 2 Instalação do Backup Online... 4 3 Configurações... 7 3.1

Leia mais

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais