Procedimento Operacional Nome do procedimento: Manual de Gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente - SSMA Data da Revisão 01/10/2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Procedimento Operacional Nome do procedimento: Manual de Gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente - SSMA Data da Revisão 01/10/2014"

Transcrição

1 1/46 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Alteração do titulo do procedimento operacional Demais envolvidos na análise e aprovação Área / Processo Responsável Rubrica Gestão de Contratos Ricardo Abreu Service/Qualidade Administrativo Financeiro Suprimentos Vendas Engenharia Fábrica Sistema de Gestão Integrado Jurídico Tecnologia da Informação Vendas (Eletromecânica) Operações (Eletromecânica) Gestão de Contratos (Eletromecânica) 1. Objetivo Nivaldo Rossi Carina Dorta Eger Boehm Roberto Saghi Junior Nivaldo Rossi Ademir Moreno Cleidson Nascimento Tais Borin Marcos Monteggia Gustavo Melquem Samuel Pereira dos Santos Eduardo Braia Estabelecer e manter procedimentos e requisitos de saúde, segurança e meio ambiente no trabalho considerando as boas práticas e procedimentos seguros que objetivam a prevenção da ocorrência de acidentes ou danos à saúde dos colaboradores e o atendimento à legislação vigente. 2 - ABRANGÊNCIA: Este programa se aplica aos colaboradores SINER, bem como as empresas por nos subcontratadas para prestação de serviços. 3 DEFINIÇÕES: 3.1 Empresas contratadas Toda e qualquer pessoa jurídica, legalmente estabelecida, que venha a prestar serviços, trabalhos ou atividades para a SINER. Em qualquer local e tempo.

2 2/ Contrato É o instrumento legal que rege as obrigações e direitos entre contratante e contratado, pressupondo-se um acordo entre ambas as partes. 3.3 Diretrizes de segurança e saúde do trabalho Conjunto de regras, instruções, orientações e indicações para se tratar e levar a termo um plano, uma ação ou uma exigência com vistas a preservar a integridade física e; ou relacionadas à saúde das pessoas. Em resumo é uma norma de procedimento. 3.4 Emergência Situação decorrente de anormalidade de qualquer natureza, que provoca ou possa provocar danos às pessoas, equipamentos, instalações ou ao meio ambiente, exigindo ação imediata para o restabelecimento da normalidade, minimizando e eliminando os impactos adversos. 4 - RESPONSABILIDADE: 4.1 Site Manager / Coordenador de montagem / Supervisor: Assegurar o cumprimento por todos os colaboradores dos procedimentos e praticas de segurança do trabalho definidos pela SINER, e do cliente, além de regulamentos e normas aplicáveis. Manter comunicação de forma estreita com o departamento de segurança do trabalho sobre a programação dos trabalhos a serem realizados no intuito de planejar a execução dos mesmos de acordo com os preceitos de segurança da SINER e cliente. Identificar e monitorar de modo proativo e corrigir atos e condições inseguras, instruindo os colaboradores de acordo com os procedimentos traçados pela empresa, de forma a motiválos ao comportamento seguro, visando sempre à melhoria continua das equipes e pessoas. Realizar e garantir a participação dos colaboradores nos Diálogos de segurança com as equipes antes do início das atividades, visando a orientação dos riscos encontrados. 4.2 Segurança do Trabalho / SGI: Assegurar a implementação e disseminação das medidas de segurança da SINER e cliente a todos os colaboradores e subcontratados. Monitorar as condições do ambiente de trabalho visando à execução das atividades de forma segura. Manter comunicação estreita com o responsável da obra, para planejamento dos trabalhos a serem executados. Paralisar qualquer atividade que exponha o colaborador em risco, até que este seja eliminado ou controlado, tanto da SINER quanto das empresas que sejam por ela contratadas.

3 3/46 Acompanhar as atividades e liberações de trabalho visando o monitoramento dos procedimentos de segurança. Comunicar qualquer situação de risco de forma proativa e antecipada a realização de uma atividade. 4.3 Gestor de Contratos: Manter a equipe de trabalho sincronizada na execução das atividades de acordo com o planejado. Seguir as orientações do Site Manager e Segurança do Trabalho para execução das atividades de forma segura. 4.4 Empresas Subcontratadas / Terceiros: Seguir as orientações de segurança da SINER e cliente. Utilizar os Equipamentos de Proteção Individual de acordo com as atividades a serem executadas. Proceder a analise de risco de cada atividade de trabalho e comunicar seu supervisor imediato às ações para eliminar ou controlar os mesmos. Realizar as atividades de forma proativa, e conforme o programado e disseminado pela equipe, supervisão e segurança do trabalho. Participar dos diálogos de segurança de forma ativa. NOTA: Sub empreitada Em caso de sub empreitamento devidamente autorizado pela SINER (empresa contratante), a Empresa Contratada se obriga a dar ciência à subcontratada das exigências de segurança e saúde do trabalho, aqui expressas, bem como zelar pela observância e cumprimento dessas aludidas condições.

4 4/ POLÍTICA DE SAÚDE, SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E QUALIDADE. Politica de Gestão Integrada A SINER, empresa voltada a soluções para a geração e distribuição de energia elétrica, com processos que envolvem projeto e desenvolvimento, fabricação e prestação de serviços, dotada de Gestão Estratégica e Visão de Mercado, tem como compromisso manter sua Política de Gestão Integrada comunicada aos seus colaboradores e as partes interessadas, baseada nos seguintes princípios: Atender as expectativas dos clientes, considerando a qualidade como parte integrante dos processos que geram seus produtos e serviços bem como a prevenção de lesões e doenças dos colaboradores envolvidos, minimizando ou eliminando os aspectos e impactos significativos relacionados ao meio ambiente; Planejar e realizar programas de educação e aperfeiçoamento de colaboradores e buscar continuamente o envolvimento dos mesmos no Sistema de Gestão Integrado; Atuar preventivamente e pró-ativamente garantindo a saúde e segurança dos colaboradores e a proteção do meio ambiente, mantendo a conformidade com os requisitos legais e outros requisitos aplicáveis; Fazer com que as ações pertinentes a qualidade, saúde e segurança e meio ambiente estejam sempre em continua melhoria, demonstrando a eficácia do Sistema de Gestão Integrado refletindo na qualidade dos produtos e serviços, na saúde e segurança dos colaboradores e na prevenção da poluição. Carapicuíba, 05 de Dezembro de 2011.

5 5/ METAS DE SEGURANÇA 6.1 Reunião diária de saúde e segurança: Diariamente será realizado diálogo de segurança com abrangência a todos os colaboradores e subcontratadas, com foco nas atividades programadas e desenvolvimento das praticas de segurança. As empresas subcontratadas pela SINER estão obrigadas a participar, disseminar e praticar esta ferramenta de segurança. 6.2 Prevenção de Acidentes: Serão discutidas entre todas as partes envolvidas as incidências de condições de risco, situações com potencial de risco tratadas na obra com o intuito de verificar os indicadores de segurança. Após analise, as medidas propostas para melhoria ou correção serão disseminadas aos colaboradores através da reunião diária de saúde e segurança (DDS). 6.3 Campanhas de saúde e segurança Quando da oportunidade serão programadas campanhas de conscientização no site/canteiro a fim de promover a cultura prevencionista dos colaboradores, tais campanhas tem como foco temas relacionados a saúde e segurança ocupacional. 7 - LEGISLAÇÃO Na execução de qualquer atividade, trabalho ou serviço, solicitado pela contratante (SINER), a contratada deve observar rigorosamente todas as exigências previstas na legislação vigente, quer sejam, federais, estaduais e municipais, relativas à segurança, higiene e saúde do trabalho, principalmente aquelas estabelecidas na Lei N , de 22 de Dezembro de 1977 e Portaria 3.214, de 8 de Junho de 1978, onde estão contidas as Normas Regulamentadoras. Além da observância obrigatória, anteriormente citada, a contratada também deverá obedecer às normas, instruções, orientações, especificações técnicas e outras solicitações pertinentes à segurança, higiene e saúde do trabalho, estabelecidas pela SINER, visando à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, particularmente as que fazem parte deste documento. NOTA: A portaria n.º 3214 de 08 de Junho de 1978 contém as Normas Regulamentadoras NR s, que regem condições relativas à Segurança e Medicina do Trabalho. Independente das Normas / Procedimentos / da SINER é de caráter obrigatório que a Empresa Contratada cumpra todos os requisitos legais aplicáveis ao ramo de sua atividade e em nenhuma hipótese poderá alegar desconhecimento dos mesmos. Os aspectos da legislação que foram destacados neste documento são os de maior relevância, mas não se deve entender que os demais possam ser ignorados.

6 6/ REMOÇÃO DO PESSOAL E/OU MATERIAIS POR RAZÕES DE SAÚDE E SEGURANÇA A SINER terá o direito de solicitar que a Contratada remova do site/canteiro, por sua conta exclusiva, qualquer pessoa e/ou materiais ou equipamentos que julgue inseguros ou não conformes com as Exigências de saúde e segurança. Qualquer pessoa e/ou material ou equipamento assim considerado não terá permissão para retornar ao site/canteiro sem a prévia aprovação da SINER; Tais materiais, pessoas e/ou equipamentos deverão ser imediatamente substituídos (de acordo com as exigências). Qualquer demora /dano causado por essa remoção / substituição será de inteira responsabilidade da Contratada 9 PROCEDIMENTO DE SAÚDE E SEGURANÇA APLICADO NO SITE/CANTEIRO 9.1 Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho SESMT A Empresa Contratada deve dimensionar seu SESMT conforme o Quadro II da NR-4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, tomando como referência o maior grau de risco constatado entre a empresa tomadora do contrato e o grau de risco a qual a Empresa Contratada esteja enquadrada na sua atividade principal (ver cadastro do CNPJ). Caso a empresa contratada estiver desobrigada a constituir o SESMT de acordo com o quadro II da NR-04, deverá a mesma designar ou contratar um profissional de Segurança do Trabalho (engenheiro ou técnico), para elaborar e acompanhar o Programa de Segurança e Saúde do Trabalho, conforme disposições da NR-9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PPRA e/ou da NR-18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção PCMAT de acordo com as características dos trabalhos que serão executados. Nota: O SESMT da SINER (empresa contratante), bem como qualquer preposto da SINER (empresa contratante), poderá tomar qualquer medida preventiva ou corretiva que julgar necessária para manter a integridade física e prestar os primeiros socorros aos colaboradores da Empresa Contratada. 9.2 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA A Empresa Contratada deverá formar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA, de acordo com o Quadro I e ll da NR-5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA, a partir do seu respectivo CNAE Classificação Nacional de Atividade Econômica da empresa. Caso o Grau de risco (vinculado ao CNAE e descrito no cartão do CNPJ) da empresa contratada for inferior ao da empresa contratante (exemplo: Distribuidora de Energia Elétrica pertence ao grau de risco 3 ), o dimensionamento deve respeitar aquela que apresentar o maior Grau de risco (exemplo: Distribuidora de Energia Elétrica pertence ao Grupo C-17 no Quadro l da NR-5).

7 7/46 Caso a empresa contratada for legalmente desobrigada de constituir a CIPA, o seu preposto deverá nomear e indicar a SINER (empresa contratante) um empregado para tratar dos assuntos relativos à segurança e saúde do trabalho de forma integrada com a CIPA da empresa contratante. Caso a empresa contratada for legalmente obrigada a constituir a CIPA, deverá ser enviada cópia da documentação para o responsável SINER (empresa contratante), tais como: Registro de inscrição da CIPA, junto à Superintendência Regional do Trabalho - SRT; Cópia dos certificados do Curso para membros da CIPA, dos colaboradores eleitos e/ou indicados. Calendário anual de reuniões ordinárias; Atas de todas as reuniões ordinárias e extraordinária (se houver); Quando solicitado previamente, a Empresa Contratada deverá enviar colaborador (es) para participar de eventos da SINER, e/ou como convidado(s) nas reuniões de CIPA (empresa contratante). 9.3 Equipamento de Proteção Individual - EPI É todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a integridade física e a saúde do trabalhador, conforme estabelecido na NR-06 Equipamentos de Proteção Individual - EPI da Portaria de 08/06/78. O Equipamento de Proteção Individual EPI deve ser o último recurso utilizado pela empresa para prevenção de um risco, devendo antes de adotá-lo, tentar corrigir as condições não padronizadas com a adoção de proteções coletivas seguras. A Empresa Contratada, de acordo com a NR-6, deve fornecer gratuitamente aos seus colaboradores os EPI necessários e adequados à execução dos serviços com segurança, bem como exigir o seu uso, substituí-los quando danificados ou extraviados e fazer a sua manutenção e higienização periódica. Todo EPI deve possuir o C.A. Certificado de aprovação emitido pelo Ministério do Trabalho, que deve estar gravado de forma indelével em seu corpo Cabe aos colaboradores Usar os equipamentos de proteção individual apenas para a finalidade a que se destina. Responsabilizar-se pela sua guarda e conservação, bem como executar inspeção diária, solicitando reposição do EPI quando estiver impróprio para o uso.

8 8/46 A não observância do uso dos EPI poderá acarretar em punições ao trabalhador (Art. 482 CLT). Nota: Cabe também aos colaboradores, obedecer rigorosamente às normas e instruções de segurança e saúde da SINER, pertinentes ao trabalho que irão executar, quer seja verbal, formal e/ou apenas de sinalização (visual e/ou sonora) Cabe ao empregador Adquirir o tipo adequado de EPI às atividades que serão executadas; Treinar os colaboradores quanto ao uso correto do EPI; Tornar obrigatório o seu uso adotando política de consequências descrita no subitem 3.4.1, letra c; Substituir os equipamentos inservíveis à finalidade a que se destinam; Proporcionar meios para a realização de testes e manutenção periódica dos EPI; Nos casos de subcontratação, caberá à empresa contratada pela SINER (empresa contratante) responsabilizar-se pelas condições de saúde e segurança adotadas pela Empresa Subcontratada. 9.4 Programa de Segurança e Saúde A Empresa Contratada deve elaborar Programa de Segurança e Saúde do Trabalho, conforme disposições da NR-9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PPRA e/ou da NR-18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção PCMAT de acordo com as características dos trabalhos que serão executados, com ações que visem preservar a integridade física e mental dos colaboradores. O Programa deve ser elaborado por um profissional de segurança do trabalho, registrado no Ministério do Trabalho; A Empresa Contratada deve submeter o Programa de Segurança e Saúde para análise do SESMT da SINER (empresa contratante) visando sua aprovação, antes do início da execução dos serviços, podendo a mesma propor modificações, adequações e correções. A SINER (empresa contratante) poderá, durante o período de vigência do contrato, solicitar alterações no Programa de Segurança e Saúde; É de responsabilidade da Empresa Contratada a execução integral do Programa de Segurança e Saúde; A SINER (empresa contratante) supervisionará a execução do Programa de Segurança e Saúde da Empresa Contratada, através de inspeções realizadas pelo seu SESMT ou por preposto designado para tal; O Programa de Segurança e Saúde deve ser elaborado de forma a atender plenamente todas as Normas Regulamentadoras da Portaria 3.214/78, Normas da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas e outros documentos pertinentes;

9 9/46 O Programa deve prever, no mínimo, cada tema abaixo, quando aplicável ao trabalho: Segurança em eletricidade; Combate e principio de incêndio; Primeiros socorros; Medidas de proteção para movimentação, transporte e armazenamento de materiais; Além das ações do item anterior, o Programa de Segurança deve prever ações efetivas para cada um dos temas: Inspeção de segurança mensal (veículos, ferramentas, EPI, EPC, materiais, etc.); Acompanhamento de campo semanal de equipes; Mapeamento de risco NR-5; Elaboração de estatística mensal de acidentes; Análise Preliminar de Risco APR; Planejamento e supervisão dos serviços; Prevenção de choque elétrico; Aterramento temporário de redes. Programa de atendimento à situações de emergência (por exemplo: Resgate do eletricista, vítimas de acidentes, mal súbito e etc.). 9.5 Integração de saúde e segurança Todos os colaboradores antes de iniciar suas atividades passam por Integração de Segurança feita através dos preceitos do PO 040 Manual de Integração, que contempla as diretrizes e procedimentos da SINER. Além da integração SINER, o colaborador também passa pela integração do cliente. As Contratadas deverão manter registros de todos os treinamentos de seus colaboradores. Sempre que solicitado à contratada deverá fornecer à SINER toda a documentação e a certificação dos treinamentos realizados. 9.6 EXPECTATIVAS DE CONDUTA DOS EMPREGADOS Os colaboradores SINER e da Contratada não irão se envolver em conduta perigosa, ilegal e abusiva, incluindo, mas não se limitando a: Violar normas ou práticas comuns de segurança, causar ameaça a um colega ou provocar dano material; Criar ou contribuir para qualquer condição insegura ou insalubre; Tirar desnecessariamente a atenção de qualquer colaborador que esteja trabalhando ou participar de atividade não ligada ao trabalho, que interfira no serviço;

10 10/46 Usar linguagem abusiva; Ameaçar, intimidar, molestar, constranger ou interferir com colegas; Discriminar, por meio da palavra ou de ações, grupos ou indivíduos, em razão de raça, sexo, idade, religião, deficiência, situação de veterano, gravidez ou nacionalidade; Conduta imoral ou indecência, assédio sexual, ou possuir ou mostrar material ou objetos verbais, visuais ou físicos de qualquer espécie; Brigar ou instigar brigas; Roubo, abuso ou destruição deliberada de patrimônio, ferramentas ou equipamentos; Possuir ou consumir bebidas intoxicantes ou substância ilegal nas dependências do site/canteiro; Apresentar-se ao trabalho em condições inadequadas, incluindo estar sob a influência de substâncias intoxicantes ou controladas, ou mal uso de qualquer droga por prescrição; Posse de armas de fogo ou outras armas nas dependências do site/canteiro; Dados falsificados incluindo cartões de ponto, ou fazer declarações falsas que possam resultar na adulteração de dados ou prestação de contas; Utilizar mal ou retirar das dependências do site/canteiro sem permissão, listas de colaboradores, cópias de documentos, registros ou informações confidenciais de qualquer natureza, sob qualquer forma; Afixar ou retirar avisos, placas ou escrever, sob qualquer forma, em quadros de avisos ou propriedade da Companhia, sem autorização específica; Deixar de obedecer ao supervisor ou apresentar outras formas de insubordinação; Atrasos constantes ou faltos ao trabalho; Deixar o serviço ou a área de trabalho durante as horas de trabalho, sem permissão; Realizar trabalho pessoal no horário de trabalho, ou uso excessivo de telefones por motivos pessoais; Qualquer atitude ou comportamento ilegal previstos em requisitos legais e outros requisitos; Destinar, estocar e identificar resíduos inadequadamente; Não utilizar os recursos naturais racionalmente; Alterar a qualidade do solo, água e ar. 9.7 Uniforme e identificação É obrigatório o uso de crachá para identificação e uniforme com a identidade visual da Empresa Contratada.

11 11/46 Os trabalhadores que atuam no Sistema Elétrico de Potência SEP deverão ter seus uniformes contemplando as propriedades de condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas conforme estabelecido na NR Transporte de pessoal O transporte de pessoal deverá ser em veículo apropriado, respeitando a limitação do mesmo e toda a legislação brasileira sobre o transporte de pessoas. Fica expressamente proibido o transporte de pessoas na carroceria de caminhões, caminhonetes, ou qualquer outro tipo de veículo que não tenha sido projetado e fabricado com este fim, conforme previsto na legislação brasileira Veículos A Empresa Contratada deve obedecer plenamente ao Código de Trânsito Brasileiro e legislação pertinente, quanto a veículos e motoristas, bem como ao transporte de cargas Da conservação Os veículos devem ser mantidos em bom estado de conservação e observados os pontos mais importantes, tais como: pneus, lataria, vidros, portas, freios, direção, partes elétrica, mecânica e demais acessórios de segurança (extintor portátil, triângulo refletivo, cintos de segurança, espelhos retrovisores externo e interno, etc.) Dos equipamentos Os veículos devem conter os equipamentos adequados ao serviço em que serão utilizados, tais como guindauto, cesta aérea, broca guincho, trava de segurança, tipo de carroceria, escadas de extinção, etc. Os equipamentos tais como guindauto, cesta aérea, broca guincho e etc. devem ter seu controle de manutenção preventiva, de acordo com o indicado no manual do fabricante e ser operado apenas por pessoas capacitadas e autorizadas. Os veículos com adaptação deverão ter velocidade de deslocamento redefinida conforme o projeto devido à perda do centro de gravidade original em função dos equipamentos instalados. É expressamente proibido o transporte e a movimentação de pessoas por equipamentos não projetados e fabricados com este fim, conforme previsto na Norma Regulamentadora 18 - Item "É proibido o transporte de pessoas por equipamento de guindar não projetado para este fim, da portaria 3214.

12 12/ Área de vivência e condições sanitárias O canteiro de obras deverá ser dimensionado de acordo com o porte da obra, devendo as instalações móveis, inclusive contêineres possuir área de ventilação natural e condição de conforto térmico. A Empresa Contratada deverá possuir instalações em seus canteiros que propiciem a seus funcionários condições, tais como: Instalações sanitárias / vestiários; Cozinha / refeitório; Alojamento; Bebedouros com filtro. Nas regiões onde não há serviço de esgoto, deverá ser assegurado aos empregados um serviço de privadas, seja por meio de fossas adequadas, seja por outro processo que não afete a saúde pública, mantida as exigências legais como utilização de banheiros químicos quando necessário. Todo ambiente do canteiro de obras deverá ser limpo e higienizado Critérios para Contêineres provisórios A instalação de contêineres de contratadas exige a aprovação, e os mesmos deverão obedecer aos seguintes critérios: Disposição de extintor de incêndio em condições de uso e com prazos de validade em dia; Aterramento da estrutura do contêiner; Estoque de produtos inflamáveis / químicos é proibido nos contêineres; A manutenção da Coleta seletiva fica sob a responsabilidade da respectiva Contratada; As Instalações elétricas deverão atender ao padrão NR10 do Ministério do Trabalho; Todas as lâmpadas deverão ser protegidas contra impactos / quedas; Todo contêiner deverá conter a Identificação com logotipo e nome da contratada. Os containers deverão possuir ventilação adequada através de janelas, conforme definição da NR PROCEDIMENTO DE SAÚDE E SEGURANÇA APLICADO AS ATIVIDADES OPERACIONAIS 10.1 Analise preliminar de riscos / Permissão de trabalho Todas as atividades a serem realizadas necessitam de uma Permissão formal para suas respectivas áreas.

13 13/46 A emissão da Permissão será obtida após a realização de uma Analise preliminar de riscos que tem como objetivo avaliar os riscos potenciais envolvidos, bem como as medidas de controle a serem aplicadas. Para as atividades abaixo será obrigatória à emissão da Permissão de Trabalho (PT): Atividade com altura superior a 2.00 metros a contar do chão a base do pé do executante ou com 4.00 metros em desnível, trabalho em Altura; Atividades em instalações elétricas com media e alta tensão, risco Elétrico; Operações que requeiram bloqueio e etiquetagem de fontes de energia; Operações de Içamento; Movimentações de Veículos Ferroviários; Atividade com risco de incêndio / explosão, trabalhos a Quente (Solda, Maçarico, etc); Atividade com produtos químicos, trabalhos com Substâncias Perigosas (Inflamáveis, Explosivos, etc.); Atividades com fontes radioativas, radiografias; Atividades de escavação; Atividade com fluido combustível e oxigênio; OBS: Havendo outras atividades especificas com alto grau de risco a mesma será precedida de uma permissão de trabalho comtemplando seus riscos e medidas de controle Procedimento: Na APR bem como na PT, deverá ser avaliado e garantido o atendimento aos itens estabelecidos, obtendo as respectivas assinaturas. O formulário da APR e a Permissão de Trabalho devem ser entregues ao Supervisor da contratada e/ou técnico de segurança responsável, para ser afixada em local onde as atividades forem realizadas. A validade da Permissão de Trabalho deverá ser definida pela equipe emitente, caso ocorra à necessidade de prorrogação das atividades a Permissão de Trabalho deverá ser revalidada formalmente. Ocorrendo a paralisação das atividades, por motivos de não conformidades de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, a Permissão de Trabalho será retirada e, juntamente com uma análise de incidente potencial, será encaminhada ao responsável designado que deverá cancelar imediatamente a APR e a PT. O reinício das atividades somente poderá ocorrer após a autorização do responsável designado em conjunto com o responsável SINER e Supervisor da contratada com a respectiva assinatura na PT e no formulário da APR.

14 14/46 Caso ocorra qualquer Incidente com Lesão, a PT e o formulário da APR serão automaticamente cancelados, devendo ser reiniciado todo o processo de liberação, bem como a autorização formal descrita no item anterior. As recomendações estabelecidas no formulário da APR e PT são básicas para permitir o início das atividades que, em função da sua natureza e complexidade, poderão ser acrescidas de novos riscos potenciais. Este modelo de formulário serve apenas como orientação básica, e não como levantamento único de todos os riscos presentes na frente de trabalho, e auxiliará na identificação de controles complementares de riscos não identificados a serem implantados paralelamente aos aqui recomendados, de modo a garantir um ambiente de trabalho livre de incidentes. Todos os envolvidos na atividade têm o direito e obrigação de parar a atividade se identificar risco eminente. NOTA: O Formulário de PT e APR será fornecido pela SINER, contratante (cliente) ou contratada Atividade em Altura Aplica-se às tarefas de acesso e execução de atividades que geram possibilidade de queda por diferença de nível igual ou superior a 2,00 m. Caso exista legislação especifica a menor das diferenças de nível deve prevalecer. Antes do início de qualquer atividade em altura deverá ser emitida Permissão de Trabalho a fim de identificar as possíveis situações de risco e autorizar o início da operação. Nenhuma atividade poderá ser iniciada antes do preenchimento do referido formulário; Notas: Aplica-se a proteção contra quedas, sejam para acesso ou execução das tarefas, no uso de escadas móveis, escadas marinheiro e vertical, escadas plataforma, andaimes, plataformas suspensas, plataformas elevatórias, balancins e passarelas para telhado Requisitos para os colaboradores Saúde Realizar exames médicos para comprovar a capacidade laboral para a atividade de trabalho em altura. Os colaboradores devem ser submetidos a exame de saúde compatível com suas atividades, conforme determinado no Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO). Capacitação Os profissionais que executam atividades de trabalho em altura devem realizar curso de Prevenção de Riscos em Trabalho em Altura conforme a NR 35.

15 15/ Requisitos para Instalações e Equipamentos Todos os equipamentos fornecidos para evitar quedas de altura (cintos de segurança, cabos vida, etc) deverão estar em conformidade com a legislação brasileira. Especificamente Equipamentos de Proteção Individual, deverão possuir Certificado de Aprovação emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego; Antes da utilização dos equipamentos de segurança contra quedas estes deverão ser inspecionados visualmente pelo usuário e caso seja identificado algum desvio, a atividade não poderá ser iniciada até que o equipamento seja substituído por outro em condições seguras de uso; Escada Móvel A escada móvel (simples, extensível e tesoura), fabricada com armação em materiais não condutores pode ser utilizada para acessos provisórios e serviços de pequeno porte, desde que atenda aos seguintes requisitos: Escada Simples/Extensível Comprimento máximo 7 m; Os degraus podem ser em material condutor; Manter as condições originais do fabricante; Possuir sapatas antiderrapantes; Sinalização da carga máxima; Escada tipo Tesoura Comprimento máximo 6 m; Os degraus podem ser em material condutor; Possuir limitador de espaço; Manter as condições originais do fabricante; Possuir sapatas antiderrapantes; Sinalização da carga máxima Andaime O andaime deve ser do tipo tubular convencional de tubos lisos e acessórios (braçadeiras e luvas) ou do tipo tubular de travamentos por encaixe tipo cunha, não sendo permitidos andaimes de encaixe simples por quadro, e apresentar os seguintes requisitos: Guarda-corpo; Rodapé; Piso (plataforma de trabalho toda preenchida e livre); Sem rodízio (rodas);

16 16/46 Dispositivo de fechamento do acesso à plataforma de trabalho recompondo o guarda-corpo ao redor de toda a plataforma; Montado para resistir às solicitações a que estará submetido; Indicar as cargas admissíveis de trabalho; Nota: Para trabalhos em subestações elétricas em que seja indispensável à realização de atividades com circuitos parcial ou totalmente energizados podem ser utilizados andaimes de material não metálico com características de resistência mecânica distintas das estabelecidas acima, desde que sejam atendidos os seguintes requisitos: Laudo técnico ou projeto elaborado por profissional habilitado que comprove a estabilidade e resistência do conjunto; Rigidez dielétrica em conformidade com a classe de tensão dos equipamentos elétricos Plataforma Suspensa A plataforma suspensa (andaime suspenso) pode ser utilizada para trabalhos em fachadas (limpeza, pintura, obras) desde que possua: Guarda-corpo, rodapé e piso; Fixação em elemento estrutural da edificação; Dispositivo de bloqueio mecânico automático, atendendo à máxima capacidade de carga do equipamento; Placa de identificação com a carga máxima de trabalho permitida em local visível; Cabo de aço com carga de ruptura igual a, no mínimo, cinco vezes a carga máxima utilizada Plataforma Elevatória A plataforma elevatória (tesoura standard, tesoura todo-terreno (TD), telescópica, mastro vertical, articulada, unipessoal e rebocável) deve possuir os seguintes requisitos: Indicação da capacidade de carga e alcance máximo visível à distância; Cones refletivos para sinalização horizontal da localização da máquina; Sistema de controle de descida de emergência; Aviso sonoro e visual de translação; Dispositivo antibasculante e limitador de carga; Fixações para cinto de segurança na plataforma; Sistema de travamento/frenagem das rodas quando em operação; Sistema de estabilização automática a ser utilizado precedentemente à subida da plataforma; Plataforma operacional com piso em material antiderrapante. Deverá passar pelo check list da contratada.

17 17/ Guarda-Corpo O guarda-corpo deve ser utilizado como proteção contra queda de altura e atender aos seguintes requisitos: Instalações provisórias Parte superior do parapeito a 1,2 m acima das áreas de trabalho ou circulação; Travessa (parapeito intermediário) de 0,7 m acima das áreas de trabalho ou circulação; Rodapé de altura mínima de 20 cm. Instalações permanentes Parte superior com no mínimo 1,20 m acima das áreas de trabalho ou circulação; Fechamento intermediário. Rodapé de altura mínima de 20 cm. NOTA: Conforme desenho fornecido pelo contratante: Observação Solicitar desenho e estudar antes da implantação Equipamento de Proteção Individual (EPI) O cinto de segurança tipo páraquedista deve atender aos seguintes requisitos: Confeccionado em material sintético, com costuras em material sintético e cores contrastantes ao material básico para facilitar a inspeção. Em caso de atividades envolvendo altas temperaturas e soldagens, o cinto deve ser confeccionado em fibra para-aramida, sendo neste caso facultativa a confecção com costuras em cores contrastantes; Possuir argolas no dorso para trabalhos em geral, ponto para uso em linha de vida em escada marinheiro, argolas laterais com proteção lombar para trabalhos de posição (eletricista), ponto de ancoragem no ombro para trabalhos de espaço confinado e resgate quando aplicável; Talabarte Duplo O talabarte duplo deve atender aos seguintes requisitos: Fabricado em fibra sintética (exceto náilon), com mosquetão e trava dupla de segurança. Em caso de atividades envolvendo altas temperaturas e soldagens, o talabarte deve ser confeccionado em fibra para- aramida; Possuir absorvedor de energia; Deve ser fixado acima do nível do ombro; Mosquetão com abertura mínima de 53 mm

18 18/46 Nota: Na plataforma elevatória, o talabarte do cinto de segurança deve ser ancorado no local estabelecido pelo fabricante. Trava-Quedas O trava-quedas deve atender aos seguintes requisitos: Força de frenagem inferior a 6 kn; Indicador de fim de vida útil; Mosquetão giratório 360º para que não haja torção do cabo; Mola de proteção antitravamento. O trava-quedas ancorado em ponto fixo deve ser instalado sempre a uma distância de, no mínimo, 70 cm acima da cabeça do trabalhador e ter seu ponto de ancoragem com capacidade de carga superior a kg. O trava-quedas móvel deve possuir dupla trava de segurança e travamento simultâneo em dois pontos da linha de vida. Linha de Vida As linhas de vida verticais e horizontais devem atender aos seguintes requisitos: Indicação de capacidade máxima de carga; Proteção contra atrito e, quando necessário, fabricada em material resistente a altas temperaturas Equipamentos móveis Aplicam-se a todos os equipamentos móveis, tais como: escavadeiras, pás-carregadeiras, tratores de esteira/pneus, moto niveladoras, motoescreiper, retroescavadeiras, caminhões fora de estrada e outros caminhões, sejam eles próprios, arrendados ou alugados, bem como aos equipamentos móveis de prestadores de serviço habituais e permanentes Requisitos para os colaboradores Saúde Realizar exames médicos para comprovar a capacidade laboral para a atividade de operar equipamentos móveis. Os colaboradores devem ser submetidos a exame de saúde compatível com suas atividades, conforme determinado no Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO). Capacitação

19 19/46 Os profissionais que executam atividades em equipamentos móveis devem realizar os seguintes cursos: Prevenção de Riscos em Equipamentos Móveis; Direção Preventiva, para operadores de equipamentos móveis que se deslocam sobre rodas, não importando a via Requisitos para Instalações e Equipamentos Os equipamentos móveis tais como: escavadeiras, pás-carregadeiras, tratores de esteira/pneus, moto niveladoras, motoescreiper, retroescavadeiras, caminhões fora de estrada devem ser equipados com os seguintes itens: Cinto de segurança; Buzina; Placa de identificação com a capacidade máxima permitida, quando aplicável; Sinalização de identificação; Alarme para manobras em marcha à ré (quando aplicável); Luz auxiliar para operação noturna; Extintores de incêndio; Alternativas de fuga/desembarque do equipamento para casos de emergência; Proteção para as partes móveis; Pré-Operação O operador do equipamento móvel deve: Preencher uma lista de verificação das condições de segurança do equipamento móvel, antes de iniciar sua jornada de trabalho; Emitir sinal sonoro de advertência sempre que for iniciada a operação (incluindo troca de turno, pós-abastecimento ou manutenção) e para avisos de presença em situações de risco; Utilizar o equipamento somente em atividades para as quais o mesmo foi projetado. Se o condutor se ausentar de sua área rotineira de trabalho por um período superior a 15 dias, independente do motivo deve ser orientado sobre as condições de tráfego antes de retornar à sua rotina de trabalho. Todos os equipamentos móveis devem ser testados antes de retornarem ao uso. Os testes incluem a verificação da atuação dos dispositivos de segurança, com os respectivos registros.

20 20/ Operação É proibida a operação de equipamentos móveis nos locais onde exista a permanência de quaisquer pessoas. Para os casos em que seja indispensável à presença de pessoas nas imediações das áreas de operação de equipamentos móveis, deve-se realizar avaliação de risco da tarefa e emitir permissão de trabalho após consulta a procedimento local que estabeleça requisitos operacionais tais como: distância mínima de segurança, comunicação com o operador e/ou condutor, condições especiais para operações noturnas, iluminação e identificação visível à distância da presença de pessoas, regras de sinalização e movimentação. Quando o equipamento móvel não estiver em uso e descarregado as partes móveis do mesmo (lâminas, conchas, lanças) devem ser posicionadas no solo. É proibido parar ou estacionar: Sob-redes elétricas; Perto de bordas de taludes e crista de bancos; Na área delimitada para manobra de carga e descarga; Nas vias de acesso dos equipamentos móveis; Sob transportadores de correia; Em áreas de risco de inundação e deslizamento. O estacionamento de equipamentos móveis somente deve ser realizado em locais permitidos, devidamente sinalizados Bloqueio e sinalização Aplica-se ao bloqueio de fontes de energias (tais como: elétrica, mecânica, hidráulica, pneumática, química e térmica) durante a construção, montagem, comissionamento, operação, manutenção, retorno de serviço, emergência, modificação de equipamentos e descomissionamento. Nota: Não se aplica a fontes de energia radioativa Requisitos para Instalações e Equipamentos Dispositivo de Bloqueio O dispositivo de bloqueio deve estar de acordo com os seguintes itens: Durável no ambiente onde será utilizado; Padronizado em relação à cor, forma, tamanho, tipo de material e de fácil identificação; Possuir resistência mecânica que não permita a sua violação

21 21/46 Individualizado e possível de ser rastreado Sinalização do Bloqueio. A sinalização de bloqueio deve estar de acordo com, no mínimo, os seguintes itens: Indicar o nome do executante, área, telefone/ramal e empresa; Indicar a data, a hora e a razão do bloqueio; Durável no ambiente onde será utilizada; Padronizada em relação à cor, forma, tamanho, tipo de material e de fácil identificação. A sinalização do equipamento, sistema operacional ou processo operacional bloqueado deve estar de acordo com os seguintes itens: Durabilidade no ambiente onde será utilizada; Preparação para Bloqueio Todas as fontes de energia devem ser bloqueadas por pessoa autorizada. Antes da realização do serviço deve ser realizado teste de verificação de liberação de energia residual. Cada executante da atividade deve instalar o seu dispositivo de bloqueio. Somente o executante é o responsável pela remoção do seu respectivo dispositivo de bloqueio. Em caso de travamento em grupo todos os bloqueios individuais dos envolvidos devem ser instalados em dispositivo inviolável que contem a(s) chave(s) do(s) bloqueio(s) de energia. Em eventuais situações onde se torne necessária a realização de atividades de operação e/ou manutenção com equipamentos parcial ou totalmente energizados (qualquer fonte de energia) deve ser realizada avaliação de risco da tarefa e permissão de trabalho. Para as atividades de manutenção, abertura de linha de processo ou equipamento, trabalho em superfícies energizadas, inspeções em máquinas, equipamentos e linhas de processo deve ser emitida permissão de trabalho (PT) antes da execução do serviço, onde serão verificados os bloqueios de energia Execução de Bloqueio Durante mudança de turno/equipe de trabalho, os equipamentos que precisam ser mantidos sem energia devem ficar bloqueados. O executante que está encerrando sua participação deve aguardar o companheiro aplicar seus dispositivos de bloqueio, sinalização e identificação para

22 22/46 então retirar os seus. Deve ser estabelecido procedimento caso não seja possível aguardar a substituição dos dispositivos, objetivando garantir a efetividade do bloqueio. Na mudança de turno/equipe de trabalho, deve-se dar baixa nas permissões de trabalho (PT) relativas às atividades de todas as equipes/executantes que estão encerrando sua participação e emitir novas PT para a continuidade dos serviços. Os dispositivos de bloqueio somente podem ser destruídos mediante autorização formal e escritos, definidos por um procedimento local que estabeleça os critérios para autorização da destruição nos casos de: Perda de chave de algum dispositivo de bloqueio, formalizada pelo executante; ou. Ausência de algum dos executantes no momento da substituição do bloqueio Equipamento de Proteção Individual Os EPI necessários à operação de bloqueio e desbloqueio deve ser definido levando em conta o tipo de energia a ser bloqueada e as condições específicas do local onde o bloqueio será efetuado Movimentação de cargas (içamento) Aplica-se a todas as atividades de guindar, transportar e movimentar cargas com uso de equipamentos tais como: Guindaste, guindaste veicular articulado, elevador de carga, grua, ponte rolante, talha elétrica, empilhadeira. É também aplicável aos acessórios de guindar. Notas: Não se aplica ao levantamento manual de carga Requisitos para os colaboradores Saúde Realizar exames médicos para comprovar a capacidade laboral dos trabalhadores para a atividade de movimentação de cargas. Os colaboradores devem ser submetidos a exame de saúde compatível com suas atividades, conforme determinado no Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO). Capacitação Os profissionais que executam atividades de movimentação de carga devem realizar os seguintes cursos: Prevenção de Riscos em Movimentação de Cargas;

23 23/ Requisitos para Instalações e Equipamentos As operações de içamento realizadas por subcontratados deverão ser avaliadas utilizando o formulário APR e check list do equipamento e realizadas por pessoas competentes, a fim de garantir o adequado içamento da carga; Todas as pessoas envolvidas na operação de içamento deverão ser treinadas e informadas sobre o trabalho / instruções de segurança (sinalização, comunicação, coordenação, etc.) As áreas de passagem, carregamento e içamento deverão ser isoladas para evitar o acesso de pessoas não autorizadas; os equipamentos de içamento e acessórios de içamento deverão estar com as manutenções realizadas, e ser inspecionados formalmente antes do uso de acordo com uma lista de verificação (freios, vazamento de óleo, movimentos, etc.); Em caso de qualquer problema de mau funcionamento do equipamento/acessório de içamento a operação deverá ser interrompida imediatamente; NOTA: Acessórios de içamento improvisados deverão ser estritamente proibidos; Guindaste O guindaste deve atender aos seguintes requisitos: Espelhos retrovisores externos, faróis, luz de marcha à ré, alarme de marcha à ré, freio de estacionamento, buzina, extintores de incêndio (adequado ao equipamento), cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes do veículo; Partes rotativas motoras totalmente protegidas; Fitas refletivas em seus lados externos, sinalização através de luz giroscópica; Inclinômetro (indicador de inclinação); Gancho provido de trava de segurança; Chave de fim-de-curso e de alarme que indique seu limite de curso em condições operacionais; Sensor de sobrecarga. Nota: As operações dos controles hidráulicos do braço mecânico devem ser realizadas do lado do veículo que permita a visualização direta pelo próprio operador de todo o trajeto de movimentação da carga Elevador de Carga O elevador de carga deve atender aos seguintes requisitos: Dimensionado por profissional habilitado; Estruturas devidamente aterrada;

24 24/46 Faces revestidas com tela de arame galvanizado (ou material equivalente); Dotado de sinalização, de forma a proibir o transporte de trabalhadores nos mesmos; Provido de sistema de segurança: freio mecânico, sistema eletromecânico, trava de segurança, interruptor de corrente; Indicação da capacidade de carga máxima visível à distância Grua A grua deve atender aos seguintes requisitos: Dimensionada por profissional habilitado; Estruturas devidamente aterrada; Alarme sonoro e anemômetro; Sinalizador de topo; Proteção das partes rotativas motoras; Gancho provido de trava de segurança; Chave de fim-de-curso e de alarme que indique seu limite de curso; Cabine de operação que atenda aos requisitos ergonômicos para espaço de trabalho, visão, temperatura e ruído internos, arranjo de instrumentos, dispositivos de segurança contra acionamento acidental, assentos com sistemas de amortecimento, regulagem de altura e atenuação da vibração; Acessos seguros à cabine do operador Empilhadeira A empilhadeira deve atender aos seguintes requisitos: Espelhos retrovisores externos, faróis, luz de marcha à ré, alarme de marcha à ré, freio de estacionamento, buzina, extintores de incêndio (adequados ao equipamento), cinto de segurança; Partes rotativas motoras totalmente protegidas; Cabine de operação que atenda aos requisitos ergonômicos para espaço de trabalho, visão, temperatura e ruído internos, arranjo de instrumentos, dispositivos de segurança contra acionamento acidental, assentos com sistemas de amortecimento, regulagem de altura e atenuação da vibração; Fitas refletivas em seus lados externos; Sinalização através de luz giroscópica; Estropos, Manilhas, Anéis, Ganchos, Correntes, Cintas, Gabaritos e Garras. Os acessórios (estropos, manilhas, anéis, ganchos, correntes, cintas, gabaritos e garras) devem atender aos seguintes requisitos:

25 25/46 Identificação de carga máxima admissível permitida para trabalho; Identificação única legível Pré-Operação Deve ser emitido Plano de Rigging por profissional capacitado e certificado para quaisquer das seguintes condições, quando aplicável ao equipamento de movimentação de carga: Içamento de carga igual ou superior a 6 toneladas e onde existir instalações em que o equipamento içado passará sobre (Alta pressão, etanol,); Operação onde o total da carga exceda 75% da capacidade do equipamento; Operação onde dois ou mais equipamentos içam a carga ao mesmo tempo Içamento simultâneo; Operação próxima a redes elétricas de baixa, média ou alta tensão; Içamento de carga de geometria complexa; Operações portuárias; Içamento em balsa. O operador, ao iniciar a jornada de trabalho, deve preencher uma lista de verificação (inspeção pré-uso) para o equipamento e uma lista de verificação (inspeção pré-uso) para os acessórios a serem utilizados. Deve ser elaborada APR pelos executantes sempre que a operação de movimentação de carga exigir Plano de Rigging. Os equipamentos somente devem ser utilizados para a sua finalidade de origem. Emitir sinal sonoro de advertência sempre que for iniciada a movimentação. Iniciar a movimentação somente quando não houver pessoas próximas à carga Operação O trajeto por onde passará a carga deve estar desobstruído. A carga suspensa nunca deve ser movimentada sobre pessoas. Todos os equipamentos automotores de movimentação de carga (estacionários) devem dispor de sinalização e isolamento para área de movimentação de carga. Devem ser adotadas medidas de segurança para evitar a queda acidental do material transportado. É proibida a fabricação/improvisação de acessórios de movimentação de carga. Em caso de necessidade de acessórios especiais para içamento de cargas/peças, a fabricação destes

26 26/46 somente será permitida mediante projeto elaborado por profissional habilitado, incluindo plano de inspeção de fabricação e montagem Plano de Manutenção Devem ser realizadas inspeções dos equipamentos de movimentação de carga. Os acessórios (estropos, manilhas, anéis, ganchos, correntes, cintas, gabaritos e garras) que apresentarem não conformidade devem ser inutilizados definitivamente. É proibido executar manutenção em equipamento de movimentação de carga enquanto o mesmo não estiver devidamente desligado e bloqueado. Em eventuais situações onde se torne necessária a realização de atividades de manutenção com equipamentos parcial ou totalmente energizados (qualquer fonte de energia), além do procedimento específico a ser cumprido, deve ser elaborada APR para estabelecer medidas adicionais de controle e mitigação. Não devem ser permitidas alterações ou modificações que descaracterizem as condições originais dos equipamentos de guindar ou acessórios, exceto mediante laudo técnico do fabricante do equipamento ou de profissional habilitado Atividade em espaço confinado Aplica-se a todas as atividades que envolvam acesso e realização de trabalhos em espaços caracterizados como confinados, para que a atividade seja realizada deve-se cumprir integralmente o que a NR 33 orienta. Nota: Considera-se espaço confinado a área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que apresente meios limitados de entrada e saída, no interior do qual serão realizados serviços e que possua ou possa vir a possuir pelo menos uma das seguintes condições: Ventilação insuficiente para remover contaminantes; ou existência de deficiência ou enriquecimento de oxigênio Requisitos para as Pessoas: Saúde Realizar exames médicos para comprovar a capacidade laboral para a atividade. Os colaboradores devem ser submetidos a exame de saúde compatível com suas atividades, conforme determinado no Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO). Capacitação Os profissionais que executam atividades em espaço confinado devem realizar os seguintes cursos:

NR.35 TRABALHO EM ALTURA

NR.35 TRABALHO EM ALTURA NR.35 TRABALHO EM ALTURA Objetivo e Campo de Aplicação Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução,

Leia mais

Procedimento Operacional Nome do procedimento: Manual de Integração (SSO) saúde e segurança ocupacional Data da Revisão 18/12/2013

Procedimento Operacional Nome do procedimento: Manual de Integração (SSO) saúde e segurança ocupacional Data da Revisão 18/12/2013 1/5 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento Gestão de Contratos Service/Qualidade Demais envolvidos na análise e aprovação Área / Processo Responsável Rubrica Administrativo

Leia mais

NR.33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados

NR.33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados NR.33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados O objetivo desta NR é estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA Nº 017/2015 ANEXO Q12 DIRETRIZES DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA PARA CONTRATOS SERVIÇOS ÍNDICE

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA Nº 017/2015 ANEXO Q12 DIRETRIZES DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA PARA CONTRATOS SERVIÇOS ÍNDICE ANEXO Q12 DIRETRIZES DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA PARA CONTRATOS SERVIÇOS ÍNDICE 1. OBJETIVO 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3. NOMENCLATURA 4. DEFINIÇÕES 5. RESPONSABILIDADES 6. REQUISITOS

Leia mais

ELEVADOR DE TRAÇÃO A CABO E CREMALHEIRAS

ELEVADOR DE TRAÇÃO A CABO E CREMALHEIRAS 1. OBJETIVO Esta apresentação tem por objetivo estabelecer diretrizes mínimas para assegurar a implementação de medidas preventivas e de proteção para a utilização de Elevadores de Tração a Cabo e Cremalheiras,

Leia mais

Procedimento de Segurança para Execução de Serviços

Procedimento de Segurança para Execução de Serviços Procedimento de Segurança para Execução de Serviços 1. OBJETIVO: Este procedimento tem como objetivo estabelecer requisitos básicos de segurança na execução de serviços realizados por empresa contratada

Leia mais

Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos

Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos Variável: Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos Participantes do Aprofundamento da Variável: Coordenador: Mário Vinícius Bueno Cerâmica Betel - Uruaçu-Go Colaboradores: Juarez Rodrigues dos

Leia mais

LAUDO TÉCNICO ESPECÍFICO

LAUDO TÉCNICO ESPECÍFICO LAUDO TÉCNICO ESPECÍFICO Conforme NR-10 ACME S.A Ind. Com. 1 de 9 IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO Identificação do Responsável pela Execução do Serviço. Nome: Empresa: Registro: Local de Execução do Serviço.

Leia mais

Anexo 1.4-5 - Programa de Proteção ao Trabalhador e Segurança no Ambiente de Trabalho

Anexo 1.4-5 - Programa de Proteção ao Trabalhador e Segurança no Ambiente de Trabalho Anexo 1.4-5 - Programa de Proteção ao Trabalhador e Segurança no Ambiente de Trabalho 1 pág de 16 Programa de Proteção ao Trabalhador e Segurança no Ambiente de Trabalho 2 pág de 16 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

Título: PERMISSÃO PARA TRABALHO P.P.T.

Título: PERMISSÃO PARA TRABALHO P.P.T. 01- OBJETIVOS A PPT é uma autorização escrita para execução de trabalhos especiais em áreas / equipamentos da fábrica. A PPT deve garantir que a área / equipamento está em condições de segurança o suficiente

Leia mais

MEDIDAS DE CONTROLE COM NORMAS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA CONTRATADAS QUE PRESTAM SERVIÇOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.

MEDIDAS DE CONTROLE COM NORMAS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA CONTRATADAS QUE PRESTAM SERVIÇOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. MEDIDAS DE CONTROLE COM NORMAS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA CONTRATADAS QUE PRESTAM SERVIÇOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. CLAUSULA PRIMEIRA: OBJETIVO. 1.1. Estabelecer diretrizes de

Leia mais

Portaria MTPS Nº 207 DE 08/12/2015

Portaria MTPS Nº 207 DE 08/12/2015 Portaria MTPS Nº 207 DE 08/12/2015 Altera a Norma Regulamentadora nº 34 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval. O Ministro de Estado do Trabalho e Previdência

Leia mais

A Importância dos Projetos de Sistemas de Proteções Coletivas Engº José Carlos de Arruda Sampaio

A Importância dos Projetos de Sistemas de Proteções Coletivas Engº José Carlos de Arruda Sampaio A Importância dos Projetos de Sistemas de Proteções Coletivas Engº José Carlos de Arruda Sampaio Ciclo de Vida do Empreendimento: Todos os empreendimentos tem um ciclo de vida - têm um início, um crescimento

Leia mais

I - PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA. Os primeiros passos da equipe devem ser dados para a obtenção de informações sobre o que determina a

I - PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA. Os primeiros passos da equipe devem ser dados para a obtenção de informações sobre o que determina a A aplicação de uma competente estratégia pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento de um programa de proteção contra quedas, bem como justificar o tempo investido em sua elaboração e administração.

Leia mais

Trabalhos em Altura com a Utilização de Cadeira Suspensa (Balancim)

Trabalhos em Altura com a Utilização de Cadeira Suspensa (Balancim) PROCEDIMENTO DE SMS Trabalhos em Altura com a Utilização de Cadeira Suspensa (Balancim) PR-99-993-CPG-009 Revisão: 00 Aprovação: 30/05/2014 Página: 1/7 1. OBJETIVO Estabelecer requisitos de segurança para

Leia mais

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS MODELO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS NOME DA EMPRESA PERÍODO Dia / Mês / Ano a Dia / Mês / Ano 1 SUMÁRIO 3 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA 4 4 OBJETIVO GERAL CONDIÇÕES PRELIMINARES 5 DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Riscos adicionais. Riscos adicionais. Altura COMISSÃO TRIPARTITE PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO DO SETOR ELETRICO NO ESTADO DE SP - 1

Riscos adicionais. Riscos adicionais. Altura COMISSÃO TRIPARTITE PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO DO SETOR ELETRICO NO ESTADO DE SP - 1 Riscos adicionais Riscos adicionais De altura; De ambientes confinados; De áreas classificadas; De umidade; Condições atmosféricas; Ataque de animais peçonhentos/domésticos. Altura Trabalho em altura é

Leia mais

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 026

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 026 1/7 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Revisão dos Indicadores 02 Revisão geral do documento 03 Item 4.1: Foi inserida uma aprovação final da Diretoria após o Gestor

Leia mais

Inclui no "Ementário - Elementos para Lavratura de Autos de Infração" as ementas referentes à Norma Regulamentadora nº 33

Inclui no Ementário - Elementos para Lavratura de Autos de Infração as ementas referentes à Norma Regulamentadora nº 33 SIT - Portaria nº 39/2008 25/2/2008 PORTARIA SIT Nº 39, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2008 DOU 25.02.2008 Inclui no "Ementário - Elementos para Lavratura de Autos de Infração" as ementas referentes à Norma Regulamentadora

Leia mais

Analise as Normas Regulamentadoras abaixo e apresente parecer sucinto comparando atendimento de cada item pela empresa.

Analise as Normas Regulamentadoras abaixo e apresente parecer sucinto comparando atendimento de cada item pela empresa. Analise as Normas Regulamentadoras abaixo e apresente parecer sucinto comparando atendimento de cada item pela empresa. NR 01 - Disposições Gerais Descrever alguns tópicos do que cabe ao empregador. Verificar

Leia mais

O QUE É A NR 35? E-Book

O QUE É A NR 35? E-Book Nós da DPS Consultoria e Assessoria em Segurança do Trabalho, queremos inicialmente manifestar nossa satisfação pelo seu interesse em nosso E-book. Nossa meta é proporcionar a você um material para auxiliar

Leia mais

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Higiene, Análise de Riscos e Condições de Trabalho MÄdulo 4 Programa Controle MÇdico de SaÉde Ocupacional

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Higiene, Análise de Riscos e Condições de Trabalho MÄdulo 4 Programa Controle MÇdico de SaÉde Ocupacional Curso Técnico Segurança do Trabalho Higiene, Análise de Riscos e Condições de Trabalho MÄdulo 4 Programa Controle MÇdico de SaÉde Ocupacional PCMSO Estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação,

Leia mais

ANEXO IX NORMAS E PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO CONVITE Nº. 003/2012

ANEXO IX NORMAS E PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO CONVITE Nº. 003/2012 ANEXO IX NORMAS E PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO CONVITE Nº. 003/2012 1.) CONDIÇÕES BÁSICAS 1.1. As empreiteiras que admitam trabalhadores deverão cumprir a Norma Regulamentadora nº

Leia mais

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. NR 18-Construção Civil-Alterações

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. NR 18-Construção Civil-Alterações VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NR 18-Construção Civil-Alterações Orientador Empresarial PORTARIA SIT nº 201/2011: 24.01.2011, com

Leia mais

Avaliação Serviço em Eletricidade Básica- NR10

Avaliação Serviço em Eletricidade Básica- NR10 Empresa: Instrutor: Nome: DATA: Questões: 01- A NR10 Instalação e Serviços de eletricidade fixam as condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalha em instalações elétricas,

Leia mais

O presente resumo não dispensa a leitura atenta do Parecer anexo.

O presente resumo não dispensa a leitura atenta do Parecer anexo. Recomendações Jurídico-Trabalhistas Interessados: Federação das Associações de Arrozeiros do Estado Rio Grande do Sul Federarroz e Outros Assunto: Resumo Referente Às Obrigações Patronais Trabalhistas

Leia mais

Instalações elétricas provisórias na construção civil

Instalações elétricas provisórias na construção civil Instalações elétricas provisórias na construção civil São Paulo, 12 de agosto de 2014 NBR-5410 NR-18 10.1. Objetivo e campo de aplicação 10.2. Medidas de controle 10.3. Segurança no projeto 10.4. Segurança

Leia mais

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA)

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) ANEXO I Solicitação de Autorização de Funcionamento de Empresas Distribuidoras de Produtos Farmacêuticos (HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) A empresa interessada em desenvolver

Leia mais

NR 35 Trabalho em Altura

NR 35 Trabalho em Altura Professor Flávio Nunes NR 35 Trabalho em Altura CLT: Art.200 www.econcursando.com.br 1 35.1. Objetivo e Campo de Aplicação 35.1.1 Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para

Leia mais

Portaria nº 1109 de 10 de dezembro de 2010

Portaria nº 1109 de 10 de dezembro de 2010 Portaria nº 1109 de 10 de dezembro de 2010 Dispõe sobre a Política de Segurança e Saúde no Trabalho e de Prevenção de Riscos Ocupacionais no âmbito da UFJF. A Pró-Reitora de Recursos Humanos da Universidade

Leia mais

ANEXO X. Referente ao Edital de Tomada de Preços nº. 001/2016

ANEXO X. Referente ao Edital de Tomada de Preços nº. 001/2016 ANEXO X Referente ao Edital de Tomada de Preços nº. 001/2016 NORMAS E PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Página 1 de 5 1 - CONDIÇÕES BÁSICAS 1.1 As normas aplicáveis aos serviços a serem

Leia mais

ENGENHARIA DE SEGURANÇA

ENGENHARIA DE SEGURANÇA ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA P R O F ª K A R E N W R O B E L S T R A

Leia mais

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR LOGO DA EMPRESA EMPRESA: DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: LOCAL DA ATIVIDADE: ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO APR FOLHA: 01 DE 10. DATA DE EMISSÃO: DATA DE APROVAÇÂO: REVISÃO: HORÁRIO: ASSINATURA DOS ENVOLVIDOS NA

Leia mais

PROVA ESPECÍFICA Cargo 45

PROVA ESPECÍFICA Cargo 45 27 PROVA ESPECÍFICA Cargo 45 QUESTÃO 41 Conforme o Artigo 193, da Lei 6.514, são consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas

Leia mais

PROCEDIMENTO GERAL. Identificação e Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais

PROCEDIMENTO GERAL. Identificação e Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais PÁG. 1/8 1. OBJETIVO Definir a sistemática para identificação e avaliação contínua dos aspectos ambientais das atividades, produtos, serviços e instalações a fim de determinar quais desses tenham ou possam

Leia mais

PLANO DE TRABALHOS COM RISCOS ESPECIAIS Execução de pinturas

PLANO DE TRABALHOS COM RISCOS ESPECIAIS Execução de pinturas Página 1 de 7 PLANO DE TRABALHOS COM RISCOS ESPECIAIS Execução de pinturas Página 2 de 7 PROCESSO CONSTRUTIVO 1. EECUÇÃO DE PINTURAS Esta actividade consiste nos trabalhos de pinturas nas paredes simples

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PCMAT

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PCMAT ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PCMAT Autor DEOGLEDES MONTICUCO, profissional com mais de 50 anos de atuação na Indústria da Construção, Automobilística, Colonização, Comércio, Educação e Consultoria, nas áreas

Leia mais

a) garantir a efetiva implementação das medidas de proteção estabelecidas nesta Norma;

a) garantir a efetiva implementação das medidas de proteção estabelecidas nesta Norma; TRABALHO EM ALTURA 36.1 Objetivo e Campo de Aplicação 36.1 Objetivo e Definição 36.1.1 Esta Norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura,

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/7 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA GRUAS TORRE 2 DESCRIÇÃO As gruas torre são máquinas utilizadas para elevação de cargas (por meio de um cabo), e transporte dentro de um raio

Leia mais

Higiene e segurança no trabalho

Higiene e segurança no trabalho Higiene e segurança no trabalho Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com / Site: www.veniciopaulo.com ESPAÇOS CONFINADOS LIVRETO DO TRABALHADOR NR 33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados

Leia mais

GESMS. Gerência de Engenharia, Saúde, Meio Ambiente e Segurança. Prevencionista da SMS EM OBRAS

GESMS. Gerência de Engenharia, Saúde, Meio Ambiente e Segurança. Prevencionista da SMS EM OBRAS Análise Prevencionista da Tarefa - APT SMS EM OBRAS INTRODUÇÃO Nos slides a seguir, estamos divulgando a APT que é uma ferramenta que complementa a AST, analisando o passo a passo e pontos de atenção das

Leia mais

NR - 18 - APLICADA EM CANTEIROS DE OBRAS

NR - 18 - APLICADA EM CANTEIROS DE OBRAS NR - 18 - APLICADA EM CANTEIROS DE OBRAS ELVIO LUIZ LORIERI DIR. CANTEIRO DE OBRAS DA ALEC. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS WWW.ALEC.ORG.BR PARA IMPLANTAÇÃO DE UM CANTEIRO DE OBRA, DEVEMOS

Leia mais

Procedimento de Operação Padrão REVISÃO N o : 01 PÁG: 1 de 6

Procedimento de Operação Padrão REVISÃO N o : 01 PÁG: 1 de 6 1 OBJETIVO PÁG: 1 de 6 Estabelecer os princípios básicos para o uso de protetores auditivos na CP SOLUÇÕES. Facilitar a administração de todas as etapas para atender ao disposto no PCA Programa de Conservação

Leia mais

PROVA ESPECÍFICA Cargo 03

PROVA ESPECÍFICA Cargo 03 18 PROVA ESPECÍFICA Cargo 03 QUESTÃO 41 De acordo com a NR-01 da Portaria 3.214/78 MTE DISPOSIÇÕES GERAIS, as Normas Regulamentadoras NR relativas à segurança e medicina do trabalho são de observância

Leia mais

- NORMA REGULAMENTADORA Nº 9 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

- NORMA REGULAMENTADORA Nº 9 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - NORMA REGULAMENTADORA Nº 9 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS 9.1 - Do Objeto e Campo de Aplicação Item 9.1 da NR 9 alterado pelo art. 1º da Portaria SSST nº 25 - DOU 30/12/1994 - Republicada

Leia mais

REGISTRO DE ATIVIDADES DO PROCESSO - RAP

REGISTRO DE ATIVIDADES DO PROCESSO - RAP PCMSO/GEAP 6.1.23.1 Providenciar atestados e exames Todo trabalho em eletricidade deve ser planejado, organizado e executado por empregado capacitado e autorizado. Para executar trabalhos em altura, o

Leia mais

Artigo Técnico: Startup de Elevadores

Artigo Técnico: Startup de Elevadores Artigo Técnico: Startup de Elevadores Problemas enfrentados no início de operação de elevadores instalados em edifícios existentes modernização ou substituição dos equipamentos em edificações habitadas.

Leia mais

NR 6 E P I. Equipamento de Proteção Individual. Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978

NR 6 E P I. Equipamento de Proteção Individual. Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 NR 6 E P I Equipamento de Proteção Individual Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 A sexta Norma Regulamentadora, cujo título é Equipamento de Proteção Individual (EPI), estabelece: definições legais,

Leia mais

TR Tanque Flash. 1. Termo de garantia. 2. Informações gerais de segurança. 3. Informações de segurança específicas do produto

TR Tanque Flash. 1. Termo de garantia. 2. Informações gerais de segurança. 3. Informações de segurança específicas do produto 1.753.000.080 IM-D176-01 BR Rev.00 TR Tanque Flash Manual de Instalação e Manutenção 1. Termo de garantia 2. Informações gerais de segurança 3. Informações de segurança específicas do produto 4. Informações

Leia mais

Requisitos Técnicos para o trabalho seguro em alturas

Requisitos Técnicos para o trabalho seguro em alturas SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE GERÊNCIA DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL SUBGERÊNCIA DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR Requisitos Técnicos para o trabalho seguro em

Leia mais

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO Página: 1 de 5 ITEM TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO 18.15.1 Manter 18.15.1.1 18.15.2 Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estarão

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO) Procedimento PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGENCIA

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO) Procedimento PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGENCIA SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO) Procedimento PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGENCIA PR.11 Revisão: 00 Página 1 de 4 1. OBJETIVO Estabelecer e manter planos

Leia mais

MANUAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL PARA EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS TIPO 1 DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS DGP

MANUAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL PARA EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS TIPO 1 DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS DGP MANUAL DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL PARA EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS TIPO 1 DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS DGP DIVISÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO E SAÚDE OCUPACIONAL - DVSS Sumário 1. OBJETIVO...

Leia mais

21/05/2013. A natureza equipou os seres com Equipamento de proteção natural. Gianfranco Pampalon. E o homem, a natureza equipou com inteligência...

21/05/2013. A natureza equipou os seres com Equipamento de proteção natural. Gianfranco Pampalon. E o homem, a natureza equipou com inteligência... A natureza equipou os seres com Equipamento de proteção natural Gianfranco Pampalon E o homem, a natureza equipou com inteligência... 1 Definição: 6.1 EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012. GUINCHO VELOX e HUCK

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012. GUINCHO VELOX e HUCK MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA GUINCHO VELOX e HUCK ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 1. INFORMAÇÕES TÉCNICAS... 2 2. PROCEDIMENTOS GERAIS DE SEGURANÇA... 2 2.1. USO DOS GUINCHOS... 3 2.2. LUBRIFICAÇÃO... 3 2.3.

Leia mais

OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS REVISÕES ULTRAPASSADAS DESTE DOCUMENTO

OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS REVISÕES ULTRAPASSADAS DESTE DOCUMENTO Página 1 de 10 DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REV DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 08/06/29 Emissão Inicial OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS REVISÕES ULTRAPASSADAS DESTE DOCUMENTO ELABORAÇÃO Nome

Leia mais

O que é APR (Análise Preliminar de Risco)? Objetivos da APR Entre os principais objetivos da análise preliminar de risco, podemos destacar:

O que é APR (Análise Preliminar de Risco)? Objetivos da APR Entre os principais objetivos da análise preliminar de risco, podemos destacar: O que é APR (Análise Preliminar de Risco)? A expressão APR significa Análise Preliminar de Risco é muito utilizada no dia-a-dia dos profissionais da área de segurança e saúde do trabalho. APR é uma técnica

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO TANQUES CILÍNDRICOS VERTICAIS TERMOPLASTICOS

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO TANQUES CILÍNDRICOS VERTICAIS TERMOPLASTICOS TECNO PUMP EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. Rua João Rodrigues Palheta, 227 Jd. Aracati. São Paulo-SP CEP: 04949-050 Fone/fax: (11) 5896-3083 Site: em manutenção - e-mail: vendas.tecnopump@gmail.com MANUAL DE

Leia mais

Portaria Inmetro nº 388/2012 Códigos SGI 03807, 03808 e 03809

Portaria Inmetro nº 388/2012 Códigos SGI 03807, 03808 e 03809 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA- INMETRO Diretoria de Avaliação da Conformidade Dconf Divisão de Fiscalização

Leia mais

POLÍTICA DE FORNECIMENTO DE BENS E SERVIÇOS DA DURATEX S.A.

POLÍTICA DE FORNECIMENTO DE BENS E SERVIÇOS DA DURATEX S.A. ÍNDICE DURATEX S/A POLÍTICA DE FORNECIMENTO DE BENS E SERVIÇOS DA DURATEX S.A. 1. OBJETIVO 2. PRINCÍPIOS GERAIS 3. REFERÊNCIAS 4. DEFINIÇÕES 4.1. DURATEX 4.2. UNIDADE REQUISITANTE 4.3. UNIDADE DESTINATÁRIA

Leia mais

A) Ônibus com capacidade para 23, 31 e 44 passageiros:

A) Ônibus com capacidade para 23, 31 e 44 passageiros: ANEXO IV - RESOLUÇÃO Nº 035/2007/CD/FNDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA ESPECIFICAÇÕES A) Ônibus com capacidade para 23, 31 e 44 passageiros:

Leia mais

Encarregado e Eletricistas

Encarregado e Eletricistas 1/11 Item: 1 Passo: Planejar Ao tomar conhecimento da Ordem de Serviço o Encarregado deve junto com os eletricistas: - Verificar se o veículo, equipamento e ferramental disponíveis estão em boas condições

Leia mais

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Procedimento para Bancada de Serra Circular Elétrica

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Procedimento para Bancada de Serra Circular Elétrica Revisão: 00 Folha: 1 de 6 1) OBJETIVO Este procedimento estabelece os requisitos e condições mínimas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança

Leia mais

Conheça nosso portfólio de produtos e serviços e entenda como a 2AJ Equipamentos de Segurança pode atender a sua necessidade.

Conheça nosso portfólio de produtos e serviços e entenda como a 2AJ Equipamentos de Segurança pode atender a sua necessidade. Conheça nosso portfólio de produtos e serviços e entenda como a 2AJ Equipamentos de Segurança pode atender a sua necessidade. Especializada em engenharia de projetos que garantem a segurança contra quedas

Leia mais

Regimento Interno do Sistema

Regimento Interno do Sistema Identificação: R.01 Revisão: 05 Folha: 1 / 14 Artigo 1 - Objetivo do documento 1.1. Este documento tem como objetivo regulamentar as atividades para credenciamento de uma planta de produção com o SELO

Leia mais

Procedimento Operacional

Procedimento Operacional 1/ 11 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento Gestão de Contratos Service/Qualidade Demais envolvidos na análise e aprovação Área / Processo Responsável Rubrica Administrativo

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

REGULAMENTO GERAL DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA REGULAMENTO GERAL DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Capítulo 1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Estas normas regulamentam o funcionamento dos laboratórios do Departamento de

Leia mais

Manual de Recursos Humanos

Manual de Recursos Humanos Manual de Recursos Humanos 1º Edição 01/2016 SUMÁRIO INTRODUÇÃO CAPÍTULO I - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CAPÍTULO II - TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO III CARGOS & SALÁRIOS CAPÍTULO IV BENEFÍCIOS CAPÍTULO

Leia mais

PROCEDIMENTO. RES-227/2010 de 28/12/2010 Título: SUBSTITUIÇÃO DE CONDUTOR DE MÉDIA TENSÃO, EM VÃO DE REDE DESENERGIZADA.

PROCEDIMENTO. RES-227/2010 de 28/12/2010 Título: SUBSTITUIÇÃO DE CONDUTOR DE MÉDIA TENSÃO, EM VÃO DE REDE DESENERGIZADA. Página: 1/8 1. OBJETIVO Determinar a metodologia para substituição de condutor de média tensão, em vão de rede desenergizada. 2. ABRANGÊNCIA Este procedimento aplica-se a todas as Empresas de Distribuição

Leia mais

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo Índice 1. Definições... 2 2. Objetivos e Princípios... 3 3. Definição de Ato ou Fato Relevante... 4 4. Deveres e Responsabilidade... 5 5. Exceção à Imediata Divulgação... 7 6. Dever de Guardar Sigilo...

Leia mais

Coleção MONTICUCO Fascículo Nº 65 Engenharia de Segurança e Meio Ambiente do Trabalho LISTA DE CHECAGEM RETROESCAVADEIRA

Coleção MONTICUCO Fascículo Nº 65 Engenharia de Segurança e Meio Ambiente do Trabalho LISTA DE CHECAGEM RETROESCAVADEIRA LISTA DE CHECAGEM DE RETROESCAVADEIRA 1 Autor DEOGLEDES MONTICUCO Iniciou aos 14 anos como Mensageiro. 1974 - Engenheiro Civil e 1975 - Engenheiro de Segurança do Trabalho. Obras de construções: Hidrelétrica;

Leia mais

FAP Faculdade de Apucarana CESUAP Centro de Ensino Superior de Apucarana CNPJ 73243164/0001-13. NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

FAP Faculdade de Apucarana CESUAP Centro de Ensino Superior de Apucarana CNPJ 73243164/0001-13. NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes DO OBJETIVO 5.1 a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

Abbott Laboratórios do Brasil Ltda (São Paulo) DOCUMENTOS DA EMPRESA

Abbott Laboratórios do Brasil Ltda (São Paulo) DOCUMENTOS DA EMPRESA PROCEDIMENTO PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA ACESSO Abbott Laboratórios do Brasil Ltda (São Paulo) Segue procedimento que deverá ser seguido exatamente como orientado para que o serviço contratado seja

Leia mais

Conheça nosso portfólio de produtos e serviços e entenda como a 2AJ Equipamentos de Segurança pode atender a sua necessidade.

Conheça nosso portfólio de produtos e serviços e entenda como a 2AJ Equipamentos de Segurança pode atender a sua necessidade. Conheça nosso portfólio de produtos e serviços e entenda como a 2AJ Equipamentos de Segurança pode atender a sua necessidade. Especializada em engenharia de projetos que garantem a segurança contra quedas

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA ASSISTÊNCIA À CONTAGEM EM PT S E SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO E COMANDO IP (ILUMINAÇÃO PÚBLICA)

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA ASSISTÊNCIA À CONTAGEM EM PT S E SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO E COMANDO IP (ILUMINAÇÃO PÚBLICA) PP. 1/9 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA ASSISTÊNCIA À CONTAGEM EM PT S E SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO E COMANDO IP (ILUMINAÇÃO PÚBLICA) 2 DESCRIÇÃO Trabalhos diversos relacionados com a

Leia mais

MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE DE MATERIAIS E PESSOAS

MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE DE MATERIAIS E PESSOAS Página: 1 de 13 Texto final APROVADO pelo CPN em 2 SET de 2010, considerando a Nota Técnica O66 2010- DSST/SIT/MTE ITEM TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO 18.14.1 Os equipamentos de transporte vertical de materiais

Leia mais

Procedimento Sistêmico Nome do procedimento: Tratar Não Conformidade, Incidentes e Acidentes Data da Revisão 18/01/12

Procedimento Sistêmico Nome do procedimento: Tratar Não Conformidade, Incidentes e Acidentes Data da Revisão 18/01/12 1/ 11 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Emissão do documento Adequação de seu conteúdo para sistema ISO 9001:2008 e alteração de nomenclatura. 01 Deixa de ser chamado de PO (Procedimento Operacional)

Leia mais

EPI Conforme Norma Regulamentadora NR 6, Equipamento de Proteção Individual EPI Fundamento Legal Artigo 166 da CLT A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção

Leia mais

Centro de Treinamento MSA

Centro de Treinamento MSA Centro de Treinamento MSA Porque toda vida tem um propósito... Centro de treinamento MSA A MSA, empresa sediada no Brasil há 46 anos, líder em diversos segmentos de EPI e monitoramento de gases, apresenta

Leia mais

CARTILHA DE INSTRUÇÕES TREINAMENTO

CARTILHA DE INSTRUÇÕES TREINAMENTO CARTILHA DE INSTRUÇÕES TREINAMENTO Trabalho a quente Prevenção e Combate a Incêndios Movimentação de Cargas CARTILHA DE INSTRUÇÕES TREINAMENTO TRABALHO A QUENTE 03 TRABALHO A QUENTE O que é trabalho a

Leia mais

NR 31 - NORMA REGULAMENTADORA DE SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS

NR 31 - NORMA REGULAMENTADORA DE SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS PORTARIA N.º 30, DE 22 DE OUTUBRO DE 2002 Divulgar para consulta pública a proposta de texto de criação da Norma Regulamentadora N. º 31 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados. A SECRETÁRIA

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS REVISÕES

DESCRIÇÃO DAS REVISÕES 20/11/28 Página 1 de 14 - MONITORAMENTO, MEDIÇÃO E MENSURAÇÃO DE DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REVISÃO DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 20/11/28 Emissão Inicial RESPONSÁVEL PELO DOCUMENTO: (ÁREA) FUNÇÃO/INICIAIS: R

Leia mais

REQUISITOS BÁSICOS PARA TÁXI ACESSÍVEL

REQUISITOS BÁSICOS PARA TÁXI ACESSÍVEL REQUISITOS BÁSICOS PARA TÁXI ACESSÍVEL 1. OBJETIVO...3 2. APRESENTAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS...3 3. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS...4 3.1 Características Gerais...4 3.2 Carroceria...4 4. ACESSIBILIDADE...8 4.1

Leia mais

O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos.

O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos. POLÍTICA DE COMPLIANCE INTRODUÇÃO O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos. Visto isso, a REAG INVESTIMENTOS

Leia mais

NORMA TÉCNICA Nº 005/2013 CBMPB. Segurança relativa ao combate a incêndio e controle de pânico nos veículos de shows, palcos de show e similares

NORMA TÉCNICA Nº 005/2013 CBMPB. Segurança relativa ao combate a incêndio e controle de pânico nos veículos de shows, palcos de show e similares Publicada no Diário Oficial de 26 de Janeiro de 2013. NORMA TÉCNICA Nº 005/2013 CBMPB Segurança relativa ao combate a incêndio e controle de pânico nos veículos de shows, palcos de show e similares Sumário:

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSPEÇÃO, MANUTENÇÃO, RECARGA E TESTE HIDROSTÁTICO EM EXTITORES DE INCÊNDIO DO SESC/AR/DF CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES 1. INTRODUÇÃO Este documento

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ MEMORIAL DESCRITIVO FORNECIMENTO E EXECUÇÃO

Leia mais

RECUPERE SEU CRÉDITO 6ª EDIÇÃO 03, 04 e 05 de dezembro de 2015 REGULAMENTO GERAL

RECUPERE SEU CRÉDITO 6ª EDIÇÃO 03, 04 e 05 de dezembro de 2015 REGULAMENTO GERAL RECUPERE SEU CRÉDITO 6ª EDIÇÃO 03, 04 e 05 de dezembro de 2015 REGULAMENTO GERAL Prezado Expositor, O Regulamento Geral é parte integrante do contrato da Campanha Recupere seu Crédito. Aqui você encontra

Leia mais

APRESENTAÇÃO: JOSÉ VIEIRA CABRAL CPF: 031395948-01 ENCARREGADO DE OBRAS CIVIS: MESTRE DE OBRA CERTIFICADO Nº 118-01/0299-153.

APRESENTAÇÃO: JOSÉ VIEIRA CABRAL CPF: 031395948-01 ENCARREGADO DE OBRAS CIVIS: MESTRE DE OBRA CERTIFICADO Nº 118-01/0299-153. APRESENTAÇÃO: JOSÉ VIEIRA CABRAL CPF: 031395948-01 ENCARREGADO DE OBRAS CIVIS: MESTRE DE OBRA CERTIFICADO Nº 118-01/0299-153.092/00453-01-01 INSCRITO PELA A EMPRESA SINDOSCON SINDICATO DA INDÚSTRIA DE

Leia mais

IT - 32 SUBESTAÇÕES ELÉTRICAS

IT - 32 SUBESTAÇÕES ELÉTRICAS IT - 32 SUBESTAÇÕES ELÉTRICAS SUMÁRIO ANEXO 1 Objetivo - Figuras, separações e afastamentos entre equipamentos e edificações. 2 Aplicação 3 Referências normativas e bibliográficas 4 Definições 5 Procedimentos

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO NOTIFICAÇÃO RECOMENDATÓRIA N.º 3638/2014 O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO e o MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO na Região de Caxias do Sul, com fundamento nos artigos 6º, inciso XX, da Lei Complementar

Leia mais

CONSULTA PÚBLICA Anexo II da NR-35 (Sistemas de Ancoragem)

CONSULTA PÚBLICA Anexo II da NR-35 (Sistemas de Ancoragem) MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Trata-se de proposta de texto para criação do Anexo II da Norma Regulamentadora n.º 35

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PARA CONDUÇÃO SEGURAVEICULOS LEVES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PARA CONDUÇÃO SEGURAVEICULOS LEVES PROCEDIMENTO OPERACIONAL PARA CONDUÇÃO SEGURAVEICULOS LEVES Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. OBJETIVO... 2 3. DOCUNTAÇÕES... 2 3.1 DO VEÍCULO... 2 3.2 DO CONDUTOR... 2 4. TREINAMENTOS... 2 5. PRATICAS SEGURAS

Leia mais

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Constituição de 1934 direito do trabalhador de higiene e segurança Constituição de 1937 - direito do trabalhador de

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Constituição de 1934 direito do trabalhador de higiene e segurança Constituição de 1937 - direito do trabalhador de SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Constituição de 1934 direito do trabalhador de higiene e segurança Constituição de 1937 - direito do trabalhador de higiene e segurança Constituição de 1967 - direito do

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ABRANGÊNCIA Este Código de Ética e Conduta destina-se aos colaboradores e, no que couber, aos prestadores de serviços, visitantes e fornecedores da Panificação Tocantins. INTEGRIDADE

Leia mais

MANUAL ORIENTATIVO DE FISCALIZAÇÃO CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO MODALIDADE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

MANUAL ORIENTATIVO DE FISCALIZAÇÃO CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO MODALIDADE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO MANUAL ORIENTATIVO DE FISCALIZAÇÃO CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO MODALIDADE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO Laudo Ergonômico Laudo de Periculosidade/Insalubridade Laudo

Leia mais

Rafael Galupo e Souza

Rafael Galupo e Souza Eng. Rafael Galupo Rafael Galupo e Souza Engenharia de produção mecânico Especialização em Eng. de Segurança do Trabalho MBA em Gestão Empresarial Perícia Trabalhista e Insalubridade Auditor e consultor

Leia mais

Regulamento de Avaliação da Conformidade das Unidades Armazenadoras

Regulamento de Avaliação da Conformidade das Unidades Armazenadoras Regulamento de Avaliação da Conformidade das Unidades Armazenadoras SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Documentos Complementares 3 Siglas e Definições 4 Condições Gerais 5 Mecanismo de Avaliação da Conformidade 6 Alterações

Leia mais