General Agenda Schedule

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "General Agenda Schedule"

Transcrição

1

2 General Agenda Schedule Thursday October 25 Room 1 Room 2 Room 3 Room 4 Room 5 Room 6 i.mx Ecosystem Room 7 7:45 a.m. 8:30 a.m. Registration 8:30 a.m. 10:00 a.m. 10:00 a.m. 10:30 a.m. 10:30 a.m. 12:00 p.m. Technology Lab Controle de Motor BLDC com MagniV MORNING BREAK Controle de Motor BLDC com MagniV Analog Prods Multimedia for Auto Linux para Sistemas Embarcados (e-labworks) Linux para Sistemas Embarcados (e-labworks) Kinetis L M0+ Hands On Kinetis L M0+ Hands On Real Time Linux (Phi innovations) Power Developer (Genesi) The Freescale Cup Track and Car Testing The Freescale Cup Techincal Revision 12:00 p.m. 1:30 p.m. LUNCH The Freescale Cup Semifinals 1:30 p.m. 3:00 p.m. 3:00 p.m. 3:30 p.m. Technology Lab M4 / M0+ Arquitecture (ARM) AFTERNOON BREAK Automotive Body Electronics QorIQ Telco Android e i.mx Hands On Yocto (O.S. Systems) The Freescale Cup Track and Car Testing 3:30 p.m. 5:00 p.m. Automotive Trends Smart Energy com Zigbee QorIQ Telco Android e i.mx Hands On Módulos QSeven (Congatec) The Freescale Cup Techincal Revision 5:00 p.m. 6:00 p.m. The Freescale Cup Finals Find the complete information of the event at: overview.jsp?code=brazil_events Automotive Enabling Technologies Industrial Networking TFC

3 Desenvolva um Controle de Motor BLDC sem sensores com o MagniV S12ZVM128 Os dispositivos da família S12ZVM são soluções altamente integradas para Controle de Motores Elétricos Trifásicos com foco no mercado automotivo. Esta apresentação fornecerá uma introdução aos módulos relevantes para o controle de motores. A sessão, em seguida, irá mergulhar em um exemplo de uma aplicação de controle para um motor BLDC sem sensores, com base no algoritimo de comutação de 6 passos e implementado no S12ZVM. (Esta sessão será apresentada em inglês) Automotive & Motor Control Track Sobre a apresentadora Sala 2 08h30-12h00 o Família S12VM SoC para Controle de Motores o Disponibilidade de Ferramentas e Biblioteca para Controle de Motores Automotivos o Conceito de Implementação de Controle de Motor BLDC sem sensores o Conceito de Controle and Posição, Envolvimento dos Módulos o Determinação de Posição com Deteção de Cruzamento em Zero/Aproximação o Processamento de Comutação o Controle de Velocidade e Limitação Dinamica de Corrente o Resumo das Vantagens do Dispositivo para Aplicações de Controle de Motores Anita Maliverney trabalhou como Engenheira de Aplicações em Campo na Motorola / Freescale desde os 20 anos no segmento Automotivo e especializou-se em diversos microcontroladores de 8-, 16- e 32bit assim como em soluções System in Package e ICs analógicos, principalmente no espaço de eletrônica para body. Ela está atualmente suportando a nova família MagniV para diferentes segmentos de aplicações na Freescale Munich.

4 Microcontroladores Cortex-M Um mergulho profundo nos Cortex-M4 e Cortex-M0+ Junte-se á ARM enquanto nós exploramos a familia Kinetis de microcontroladres de sinais mistos baseados no ARM Cortex - M da Freescale. Nessa sessão nós mergulharemos nos recursos dos novos cores Cortex-M0+ e Cortex-M4 encontrados na família Kinetis da Freescale. Nós exploraremos a arquitetura de baix-consumo, a unidade de ponto flutuante, recursos de gerenciamento de energia, instruções SIMD (Single Instruction Multiple Data) e muito mais. Aprenda sobre: A arquitetura da família ARM Cortex-M Os múltiplos níveis de gerenciamento de energia na família de microcontroladores Kinetis As funções de DSP e FPU do ARM Cortex-M4 and Cortex- M0+. A infraestrutura de debug dentro da família Cortex-M (Esta sessão será apresentada em inglês) Industrial &Enabling Technologies Track Sobre ao apresentador Sala 2 13h30-15h00 o Introdução á arquitetura ARM Cortex-M Visão geral dos recursos comuns á todos os microcontroladores Cortex-M o Mergulho profundo no Cortex-M4 Configurations (NVIC, bus interfaces, power modes, etc ) Configurações(NVIC, interfaces de barramento, modos de consumo, etc) Instruções de DSP e FPU MPU o Mergulho profundo no Cortex-M0 Configurações(NVIC, interfaces de barramento, modos de consumo, etc) Porta de periféricos de baixa-latência Micro Trace Buffer Drew Barbier, Engenheiro de Aplicação em Campo da ARM, possui uma extensa experiência na engenharia de produtos com processadores baseados em ARM. Seu conhecimento em engenharia e soluções inovadores para prover soluções em funcionamento é um grande recurso para tanto os clientes o qual suporta quanto para o time de vendas da ARM. A experiência de Drew lhe dá uma perspectiva única em todos os aspectos, do projeto ao desenvolvimetno do conceito, definindo requerimentos de projetos, design de interfaces de usuário, integração de hardware/software á resolução de problemas e suporte ao produto final.

5 Uma Nova Era Automotiva: Transportando pessoas & eletrônica de forma segura & eficiente Automotive Track MPG: Miles Per Gallon. o Como a eletrônica viabilizará novas normas sobre eficiência e emissões MPG: My Personal GUI. o Como a eletrônica está guiando a experiência no cockpit MPG: Music Player & Graphics. o Isto está somente trazendo a experiência de eletrônica de consumo a bordo para uma corrida? MPG: More Protective Gear. o Legislação e eletrônica, uma oportunidade para o transporte mais seguro (Esta sessão será apresentada em inglês) Sobre ao apresentador Sala 2 15h30-17h00 Alan Rooke foi atraído para a indústria Automotiva na Europa com o nascimento da eletrônica automotiva nos anos 80. No início dos anos 90 mudou-se para os EUA e liderou a introdução de semicondutores analógicos para powertrain & controle de emissões na Ford. Juntando-se a Motorola em meados dos anos 90 como FAE Automotivo ele prosseguiu para formar e liderar o time técnico de suporte a OEMs Norte Americanas de veículos na Freescale Detroit. Alan continua na liderança deste time.

6 Chaves Analógicas extreme Switches para 24V e Seja Verde com o MC33816 da Freescale Após discorrer brevemente sobre as Tecnologias e os Produtos Analógicos da Linha Automotiva da Freescale, a apresentação irá se concentrar em dois lançamentos: eswitches 24V Especialmente desenvolvidas para o severo ambiente de 24V, encontrado em Ônibus, Caminhões, Tratores e máquinas especiais, essa apresentação mostra as vantagens de se utilizar uma chave inteligente, com proteções e PWM integrados e tamanho reduzido. Sobre ao apresentador Automotive Track Sala 3 10h30-12h00 Injeção Direta Integrada para Motores a Combustão Esse treinamento apresenta como o MC33816, com seus drivers de MOSFET high-side e low-side e 4 micro-cores programáveis e integrados, vai reduzir o custo e aumentar a eficiência da injeção, permitindo a adequação do produto às últimas exigências de Emissões de Gases. o Introdução aos Produtos Analógicos Freescale o extreme Switches 24V o Solução de Injeção Direta Integrada Eric Moreau é o Gerente de Aplicações e de Definições de Produtos para Europa, Oriente- Médio e África, localizado em Toulouse na França. Eric tem 22 anos de experiência no mercado automotivo, trabalhando como Engenheiro de Testes e de Produto, Gerente de Projetos e de Desenvolvimento de Negócios, sempre focado no segmento analógico

7 Processadores Multímedia para Aplicaçoes Automotivas Automotive Track Durante esta sessão apresentaremos os processadores ARM da Freescale voltados para o mercado automotivo. Discutiremos como utilizar os periféricos disponíveis nas famílias i.mx e Vybrid para implementar projetos de painel de instrumento (cluster), centrais multímedia e rádios. Sobre ao apresentador Sala 3 10h30-12h00 o Introdução o Processadores ARM Automotivos Freescale o Detalhes sobre os principais perifericos para projetos multimídia o Demos Renato Frias trabalha como Engenheiro de Aplicações na Freescale em Detroit, EUA onde participa do desenvolvimento de projetos automobilísticos que empregam os SoC ARM da Freescale. Ele é Engenheiro de Sistemas Eletrônicos formado pela Escola Politecnica da Universidade de São Paulo.

8 Atendendo aos Desafios de Eletrônicos de Body Automotivos com as soluções de Microcontroladores da Freescale Automotive Track A Eletrônica de body automotiva continua evoluindo junto com as demandas de redes de altas velocidades e de alto poder de processamento em automóveis. Essa sessão irá prover uma visão geral das tendências no segmento de body junto com uma visão geral de como a Freescale está posicionada para cobrir estas necessidades, não apenas da perspectiva de microcontroladores mas também de todas as ferramentas e recursos para efetivamente atender a este Mercado. (Esta sessão será apresentada em inglês) Sobre ao apresentado Sala 3 13h30-15h00 o Tendências do mercado de Body automotivo o Estratégia da Freescale para eletrônica de Body o Portfólio / Roadmap,visão geral com destaque para os benefícios técnicos chaves o Visão geral dos Softwares e Ferramentas de desenvolvimento Juan Romero está com a Freescale há 10 anos. Antes de sua posição atual, ele atuou em diferentes funções no segmento automotivo como Engenheiro de Aplicação em Campo e Engenheiro de Sistema, trabalahndo com os maiores clientes automotivos como Continental, Bosch and Delphi de diferentes localidades do mundo (Mexico, US and Germany).Ele é atualmente um dos Gerente de Engenharia de Aplicações focado nos microcontroladores do segmento de body da Freescale Mexico.

9 Desenvolvimento de aplicações de Smart Energy com ZigBee Smart Energy é a um dos mais recentes profiles de aplicação da Aliança ZigBee e tem um relevância significante para o mercado industrial. Essa sessão irá introduzir as especificações do profile Smart Energy, incluindo a especificação Smart Energy 2.0, o software de protocolo wireless BeeKit da Freescale e também as aplicações deste profile. Os participantes poderão ver uma aplicação de Smart Energy em funcionamento.observação: (Esta sessão será apresentada em inglês) Sobre ao apresentador Smart Energy and Networking Track Sala 3 15h30-17h00 o Visão geral do Mercado de IEEE e ZigBee o Visão geral sobre Smart Grid o Plataforma de soluções Freescale o Visão geral da tecnologia IEEE and ZigBee o Visão geral do stack ZigBee 2007 o Smart Energy Profile o Smart Energy 1.x Profile o Future Smart Energy 2.0 Profile o Visão geral do BeeKit o Demo Gonzalo Delgado é FAE na Freescale Semiconductor em Guadalajara, Mexico nas áreas Industrial e Multimarket para a América Latina. Possui mais de 6 anos de experiência com microcontroladores de 8, 32-bits e redes ZigBee. Gonzalo é graduado em Engenharia Elétrica na ITESM Guadalajara.

10 Linux Embarcado com Freescale i.mx53 A utilização de Linux embarcado vem crescendo no mercado global em aplicações que demandam rica interface gráfica, baixo custo de software, flexibilidade entre outros vários benefícios. Durante o treinamento será utilizado o kit de desenvolvimento i.mx53 Quick Start Board da Freescale(com core ARM Cortex-A8). A sessão conta com uma introdução ao Linux Embarcado e demonstrações práticas realizadas pelo instrutor incluindo desenvolvimento e estudo de uma distribuição Linux e projetos práticos incluindo video player, web server e aplicação gráfica em Qt. Venha conhecer este sistema operacional open-sourcrevolucionando o mercado de que está embarcados. Enabling Technologies Track Sobre ao apresentador Sala 4 08h30-12h00 o Introdução ao Linux Embarcado (Hardware, Toolchain, Bootloader, Kernel, Rootfs) o Demonstração 1 - Desenvolvimento de uma distribuição Linux embarcada do zero com o Buildroot. o Demonstração 2 - Estudo da plataforma i.mx53, gravação e testes da distribuição no kit de desenvolvimento. o Demonstração 3 - Desenvolvimento de alguns projetos práticos, incluindo um video player, um web server, e uma aplicação gráfica em Qt. Sergio Prado tem mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de software para sistemas embarcados, em diversas arquiteturas de CPU (ARM, PPC, MIPS, x86, 68K), atuando em projetos com Linux embarcado e sistemas de tempo real. Hoje é sócio-fundador da Embedded Labworks, uma empresa focada em prover consultoria e treinamento de software para sistemas embarcados

11 Acelere seu próximo projeto multicore com os processadores QorIQ da Freescale Multicore chegou nas aplicações embarcadas e oferece uma forma de aumentar a performance, reduzir a lista de materiais e diferenciar seu produto da compertição. Durante essa sessão, os especialistas da Freescale irão mergulhar nas considerações de projeto de software que precisam serem feitas quando estiver passando sua aplicação de single-core para dual e multi-core; incluindo casos de uso e as ferramentas desenvolvidas pela Freescale para ajustar seu código a performance, paralelismo e balanço de carga de processamento entre muitos cores.nós iremos fornecer uma visão geral dos processadores multicore QorIQ incluindo informações sobre como tirar vantagem da arquitetura de aceleração de datapath para maximizar a performance. (Esta sessão será apresentada em inglês) Networking & Enabling Technologies Track Sobre ao apresentador Sala 4 13h30-17h00 o o o o o Roadmap de produtos multicore da Freescale e visão geral da arquitetura Tirando vantagem da arquitetura de aceleração de datapath Como paralelizar e particionar código para fazer o máximo uso de cada core em um ambiente multicore Calibrando a performance de sua aplicação maximizando recursos compartilhados e aceleradores Visão geral das ferramentas que a Freescale fornece para auxiliar sua transição e desenvolvimento ao ambiente multicore Kelly Johnson é engenheira de aplicação na divisão de produtos voltados para Networking na Freescale a 11 anos. Atualmente suporta a Plataforma de produtos QorIQ e tem uma vasta experiência com DPAA (Arquitetura de Aceleração de pacotes do QorIQ).

12 Nova família de microcontroladores 32-bits de baixoconsumo e alta-performance Kinetis L *Hands On! O portfolio Kinetis de mais de 200 microcontroladores de baixo consumo, alta-performance, construídos sob a arquitetura Cortex -M são designados a reduzir custos de desenvolvimento através de perfomance escalável, integração e memória em uma gama completa de aplicações de consumo e industrial. A série Kinetis L combina a excepcional eficiencia de energia e facilidade de uso do novo processador ARM Cortex -M0+ com a performance, conjunto de periféricos, ferramentas de desenvolvimento e escalibilidade do portfolio de 32-bits de microcontroladores Kinetis. o Introdução aos microcontroladores série Kinetis L o Análise do conjunto de periféricos o Ferramentas de desenvolvimento e Ecossistema o Lab1 Criando um novo projeto utilizando o CodeWarrior com o Processor Expert o Lab2 Device Initialization o Lab3 Utilizando ferramentas do ecossistema para desenvolvimento de projetos Industrial & Enabling Technologies Track Sobre ao apresentador Sala 5 08h30-12h00 Denis Shimizu - Engenheiro Elétrico - trabalha atualmente na Freescale Semiconductor Brasil como Engenheiro de Aplicação para os microcontroladores de 8-bits,32-bits e Processadores de Telecomunicações, possui mais de 7 anos de experiência em suporte a desenvolvimento de sistemas embarcados nas mais diferentes indústrias. Co-Presenter: Gonzalo Delgado

13 Praticando Android com i.mx53 *Hands On! Atualmente, mais que um sistema operacional, Android é a plataforma móvel mais popular do mundo, utilizada por milhões de telefones, tablets e outros dispositivos. Nesta sessão, os participantes, além de terem uma visão geral sobre a arquitetura do Android e sua aplicabilidade em diversos produtos, aprenderão como preparar e rodar o Android no kit Freescale i.mx53 QuickStart Board (ARM Cortex-A8), como fazer modificações ao código-fonte do Android e como usar as ferramentas do Android para o desenvolvimento e a depuração de aplicativos. Ao final, os participantes deverão ter as bases para começar a criar seus próprios dispositivos e aplicações. o Introdução ao Android o Arquitetura do sistema Android o Construindo e rodando uma imagem de sistema Android (BSP baseado no AOSP) o Fundamentos de aplicações em Android o Desenvolvendo aplicações em Eclipse o Integrando aplicações na árvore do Android Enabling Technologies Track Sobre ao apresentador Sala 5 13h30-17h00 Rogerio Nunes, Engenheiro de Aplicações em Campo da Freescale Brasil, atua desde o início de 2011 no suporte a produtos baseados nos SoCs i.mx e nos sistemas operacionais Linux e Android. Trabalhou anteriormente por 9 anos no Laboratório de Sistemas Integráveis da USP com pesquisa e desenvolvimento de sistemas multimídia embarcados. Participou da implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre. Graduou-se e obteve título de Mestre em Engenharia Elétrica na Escola Politécnica da USP. Co-Presenter: Bruno Castelucci

14 Desenvolvendo Linux em Tempo Real com Xenomai e processadores imx5 i.mx Ecosystem Track Enabling Technologies Track Usualmente, sistemas embarcados industriais - mais especificamente os sistemas de tempo real - são muito utilizados em sistemas de controle, cujas principais características são o baixo tempo de latência em leitura de dados de sensores e a execução de tarefas cíclicas em períodos de tempo fixo e previsível. Sobre ao apresentador Sala 6 08h30-10h00 Atualmente, porém, os sistemas embarcados utilizados em aplicações industriais têm tido demandas de processamento cada vez maiores. Estas demandas estão diretamente ligadas ao intenso uso de conectividade e visualização, recursos estes amplamente disponíveis em equipamentos de consumo. Neste contexto, existe uma crescente demanda pela utilização de sistemas operacionais de alto nível em aplicações embarcadas de tempo real. O Linux, por ser um sistema operacional de código aberto e altamente personalizável, tem tido grande preferência para estas aplicações. Porém, o Linux em sua configuração original não possui características rígidas de tempo real. O projeto Xenomai tem o objetivo de tornar o Linux um sistema operacional de tempo real. Nesta sessão, vamos apresentar a arquitetura do Xenomai integrada ao Linux, sua estratégia para desenvolvimento de aplicações e sua implantação em uma placa imx53qsb. A Phi Innovations é uma empresa de capital 100% nacional, localizada em Campinas/SP e especializada no fornecimento de soluções em sistemas embarcados. A empresa é composta por profissionais altamente qualificados, com sólida experiência acadêmica e profissional, nacional e internacional. Em 2010 a Phi Innovations se posicionou definitivamente como uma fornecedora de soluções em Linux embarcado, atuando nos mais diversos segmentos da indústria nacional. A empresa passou a trabalhar no desenvolvimento de produtos próprios, com o objetivo de auxiliar nossos s clientes na utilização e manuseio do sistema operacional Linux em suas aplicações. Palestrante: Diego Thuler

15 Técnicas avançadas para projetos de sistemas baseados em Linux com processadores i.mx Enabling Tec i.mx Ecosystem Track Esta sessão é voltada a desenvolvedores de software para Linux kernel e user-space space que querem utilizar i.mx nos seus próximos projetos e focará em capacitar estes desenvolvedores a utilizar todos os benefícios dos processadores i.mx. Será feita uma discussão detalhada sobre os vários periféricos disponíveis, também como a BSP da Freecale está sendo atualizada pela comunidade e como a Genesi tem papel importante neste ecosistema. (Esta sessão será apresentada em inglês) Enabling Technologies Track Sobre ao apresentador Sala 6 10h30-12h00 Agenda: Otimização do NEON: Utilizando "Single Instruction Multiple Data" (SIMD) para otimizar trechos críticos de código usando GCC. "Video Processing Unit" (VPU): Usando a VPU para codificar e decodificar video e APIs Linux "Image Processing Unit" (IPU): Mostrando e processando imagens no i.mx, incluindo novas APIs para o Linux frame-buffer. "Graphics Processing Unit" (GPU): Sumário das capacidades gráficas 3D de diversos dispositivos. Discussão de novas APIs Linux Embedded: Explorando o desenvolvimento contínuo do Linux para melhoria de performance dos diversos IPs ("Direct Rendering Manager" (DRM), "Kernel Mode Setting" (KMS), "Contiguous Memory Allocator" (CMA), "Device Tree" (DT)). Distribuições Linux: Prós e contras da utilização de distribuições customizadas A Genesi é uma empresa privada com comprovada experiência no desenvolvimento de hardwares e softwares inovadores. Parcerias nas áreas de licenciamento e serviços da empresa já foram feitas mundialmente com clientes focados em produtos de consumo, embarcados, semicondutoes e militares. A Genesi tem escritórios nos EUA, Mexico e Alemanha, e emprega um time internacional de líderes de tecnologia com conhecimentos em: arquiteturas ARM e PPC, desenvolvimento de sistemas, firmwares e de sistemas operacionais.

16 Yocto: Sua próxima Plataforma de Desenvolvimento para Linux Embarcado i.mx Ecosystem Track Enabling Technologies Track Sala 6 13h30-15h00 Nessa palestra será mostrado como gerar facilmente um sistema completo para Linux Embarcado (bootloader, kernel e sistema de arquivos) utilizando uma moderna e poderosa plataforma chamada Yocto (www.yoctoproject.org). Serão demonstrados na prática a geração de imagem de sistema, aplicativos multimídia (playback de áudio e vídeo), métodos de depuração de aplicativos via GDB, integração com a IDE Eclipse, etc... Sobre ao apresentador A O.S. Systems é uma empresa brasileira fundada em 2002 e desenvolve tecnologia de ponta desde o início de suas atividades. É especializada no desenvolvimento e personalização de BSPs multiplataforma, Sistemas Operacionais Embarcados para as plataformas Linux e Windows, consultoria e desenvolvimento de hardware. Nossa expertise nos possibilita atingir os seus objetivos em um curto espaço de tempo e com um excelente custobenefício. A O.S. Systems conta com diversos colaboradores e parceiros no Brasil e no mundo e participa ativamente na comunidade de software livre, contribuindo para vários projetos, incluindo: distribuição Linux Debian; Kernel Linux; OpenEmbedded; ; Yocto. Essa ótima relação entre a O.S. Systems e seus colaboradores, parceiros e a comunidade permite que a empresa tenha uma posição privilegiada para o desenvolvendo produtos de qualidade.

17 Reduzindo seu "time-to-market" com módulos QSeven baseados em i.mx6 i.mx Ecosystem Track Enabling Technologies Track No mundo de hoje, ter o seu produto pronto para o mercado rapidamente é muitas vezes uma necessidade, porém é cada vez mais difícil encontrar onde cortar tarefas sem sacrificar a qualidade. Utilizar placas prontas de "Computadores em Módulos" pode reduzir o tempo e quantidade das tarefas mais complexas no desenvolvimento destas aplicações. Além de reduzir o tempo ao mercado, módulos QSeven baseados em imx6 tem mais benefícios para os OEMs e desenvolvedores, a Congatec irá discutir estas vantagens adicionais e como você poderá contar com toda a vantagem em seu próximo desenvolvimento com imx6 da Freescale. Sobre ao apresentador Sala 6 15h30-17h00 Padrão Qseven de placas: (Esta sessão será apresentada em inglês) Agenda: Discussão da filosofia "Computadores em Módulos" ("Computer on Modules"), sua história e seu estado atual e futuro. Discussão dos exemplos de segmentos de mercados e produtos que utilizam "Computer on Modules". Recursos e opções dos módulos i.mx6 QSeven. Benefícios da utilização do i.mx6 em novos productos. Estrutura de suporte e ferramentas para ajudar desenvolvedores em seu primeiro projeto com "Computer on Modules". Ron Mazza é o presidente e CEO da Congatec Inc. Ele tem 34 anos de experiência em cargos executivos em empresas de tecnologia, incluindo 5 startups de sucesso. Antes de ajudar a fundar a Congatec, ele contribuiu com o sucesso de empresas como Zilog, Faraday Electronics, Phoenix Technologies, RFM e VIA Technologies em nível de VP ou acima. Sua especialidade é o lançamento de produtos de tecnologia em mercados altamente competitivos. Anteriomente a sua transição de cargos executivos, Mazza foi Engenheiro de Desenvolvimento de Software.

18 The Freescale Cup Brazil 2012 National Semifinal and Final A Copa Freescale (The Freescale Cup) é uma competição global, onde as equipes de estudantes constrõem, programam e competem com um carro modelo em uma pista de corrida. O carro mais veloz a completar o circuito ganha. A criação deste carro autônomo requer: - Programação de software embarcado e criação de circuitos básicos utilizando componentes e ferramentas Freescale, incluídas no kit inicial; - A criação de hardware e software de controle de motor para impulsionar e dirigir seu carro de forma inteligente; - Os estudantes também deverão criar a interface com uma câmera para permitir que o carro navegue através da pista de corrida, seguindo a linha de guia Convidamos você assista ao nosso jovem talento em ação. Um total de 48 equipes estarão competindo para descobrir quem desenvolveu o carro mais rápido do país. - Competição Semifinal: 12h00 13h30 - Competição Final: 17h00 18h00

General Agenda Schedule

General Agenda Schedule General Agenda Schedule Thursday October 25 Room 1 Room 2 Room 3 Room 4 Room 5 Room 6 Room 7 7:45 a.m. 8:30 a.m. Registration 8:30 a.m. 10:00 a.m. 10:00 a.m. 10:30 a.m. 10:30 a.m. 12:00 p.m. Technology

Leia mais

Webinar Freescale Desenvolvimento de sistemas embarcados em Linux com a Thunderboard 11/12/2013

Webinar Freescale Desenvolvimento de sistemas embarcados em Linux com a Thunderboard 11/12/2013 Webinar Freescale Desenvolvimento de sistemas embarcados em Linux com a Thunderboard 11/12/2013 Índice Sobre a Thunderboard Descrição do produto System on Module (SoM) MDP i.mx28 Aplicações Vantagens BSP

Leia mais

Yocto Project. reduzindo "time to market" do seu próximo produto. Otavio Salvador otavio@ossystems.com.br

Yocto Project. reduzindo time to market do seu próximo produto. Otavio Salvador otavio@ossystems.com.br Yocto Project reduzindo "time to market" do seu próximo produto Otavio Salvador otavio@ossystems.com.br Otavio Salvador Desenvolvedor Debian Gerente de Release: Debian Installer (por 3 releases) GNU Parted

Leia mais

Crescendo e Inovando com um Parceiro Confiável de Suporte

Crescendo e Inovando com um Parceiro Confiável de Suporte IBM Global Technology Services Manutenção e suporte técnico Crescendo e Inovando com um Parceiro Confiável de Suporte Uma abordagem inovadora em suporte técnico 2 Crescendo e Inovando com um Parceiro Confiável

Leia mais

GE Intelligent Platforms. Automação em alta performance Soluções para um mundo conectado

GE Intelligent Platforms. Automação em alta performance Soluções para um mundo conectado GE Intelligent Platforms Automação em alta performance Soluções para um mundo conectado Na vanguarda da evolução da automação industrial. Acreditamos que o futuro da automação industrial seguirá o mesmo

Leia mais

Transformando seus desafios em vantagens. Isso é produção inteligente, segura e sustentável

Transformando seus desafios em vantagens. Isso é produção inteligente, segura e sustentável Transformando seus desafios em vantagens Isso é produção inteligente, segura e sustentável Transformando seu negócio As negociações de sempre? Aqueles dias fazem parte do passado. As empresas de hoje devem

Leia mais

Sistemas Embarcados Android

Sistemas Embarcados Android Engenharia Elétrica UFPR 7 de março de 2013 Outline Desenvolvido para sistemas móveis pelo Google: Android Open Source Project (AOSP) Grande sucesso, devido a combinação de: open source licensing aggressive

Leia mais

Toolkit para Linux Embarcado. Autor: Thiago Waltrik Orientador: Miguel Alexandre Wisintainer

Toolkit para Linux Embarcado. Autor: Thiago Waltrik Orientador: Miguel Alexandre Wisintainer Toolkit para Linux Embarcado Autor: Thiago Waltrik Orientador: Miguel Alexandre Wisintainer Roteiro Introdução Fundamentação Teórica Objetivos Trabalhos Correlatos Desenvolvimento Requisitos Especificação

Leia mais

Sistemas Embarcados Android

Sistemas Embarcados Android Engenharia Elétrica UFPR 13 de novembro de 2014 Desenvolvido para sistemas móveis pelo Google: Android Open Source Project (AOSP) Grande sucesso, devido a combinação de: open source licensing aggressive

Leia mais

Aula 1 - Introdução e configuração de ambiente de desenvolvimento

Aula 1 - Introdução e configuração de ambiente de desenvolvimento Aula 1 - Introdução e configuração de ambiente de desenvolvimento Olá, seja bem-vindo à primeira aula do curso para desenvolvedor de Android, neste curso você irá aprender a criar aplicativos para dispositivos

Leia mais

Simplifique a complexidade do sistema

Simplifique a complexidade do sistema 1 2 Simplifique a complexidade do sistema Com o novo controlador de alto desempenho CompactRIO Rodrigo Schneiater Engenheiro de Vendas National Instruments Leonardo Lemes Engenheiro de Sistemas National

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS ABERTOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com

SISTEMAS OPERACIONAIS ABERTOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com - Aula 9-1. O KERNEL DO LINUX Nos sistemas GNU/Linux, todas as distribuições baseadas nos sistemas GNU/Linux existentes são compatíveis, graças ao uso de um kernel único desenvolvido por uma equipe de

Leia mais

Introdução ao Processador CELL BE

Introdução ao Processador CELL BE 1 Introdução ao Processador CELL BE por: José Ricardo de Oliveira Damico 17 / Maio / 2007 São Paulo SP 2 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS 3 RESUMO 4 1.) INTRODUÇÃO 5 1.1) O que é? 5 2.) Utilização 5 3.) FUNCIONAMENTO

Leia mais

Desenvolva Sistemas de Medições Distribuídos e Portáteis

Desenvolva Sistemas de Medições Distribuídos e Portáteis Desenvolva Sistemas de Medições Distribuídos e Portáteis Henrique Tinelli Engenheiro de Marketing Técnico NI Nesta apresentação, iremos explorar: Plataforma NI CompactDAQ Distribuída Sistemas de Medição

Leia mais

Adobe Flex. Cainã Fuck dos Santos Thiago Vieira Puluceno Jonathan Kuntz Fornari Gustavo Nascimento Costa

Adobe Flex. Cainã Fuck dos Santos Thiago Vieira Puluceno Jonathan Kuntz Fornari Gustavo Nascimento Costa Adobe Flex Cainã Fuck dos Santos Thiago Vieira Puluceno Jonathan Kuntz Fornari Gustavo Nascimento Costa O que é Flex? Estrutura de Código aberto para a criação de aplicativos Web Utiliza o runtime do Adobe

Leia mais

Projeto de Sistemas Embarcados Microcontrolados

Projeto de Sistemas Embarcados Microcontrolados Departamento de Engenharia Elétrica - FT UnB Projeto de Sistemas Embarcados Microcontrolados Prof. Ricardo Zelenovsky ENE Prof. Geovany Araújo Borges ENE Prof. Adson Ferreira da Rocha ENE E-mails: {zele,gaborges,adson}@unb.br

Leia mais

Alessandro F. Cunha O que são sistemas embarcados?

Alessandro F. Cunha O que são sistemas embarcados? Alessandro F. Cunha O que são sistemas embarcados? 1. Introdução Alguma vez você já se deu conta que o microondas de sua casa tem uma capacidade computacional maior do que tinha o projeto Apolo, que levou

Leia mais

Programação de Periféricos

Programação de Periféricos Programação de Periféricos Componentes Edson Moreno edson.moreno@pucrs.br http://www.inf.pucrs.br/~emoreno Apresentação Raspberry pi Sistema Operacional embarcado Atividade Raspberry pi Sistema computacional

Leia mais

Distribuições de Linux embarcado. O mercado de Linux embarcado. Distribuição Linux: desktop x embarcados. Projeção do mercado de Linux embarcado

Distribuições de Linux embarcado. O mercado de Linux embarcado. Distribuição Linux: desktop x embarcados. Projeção do mercado de Linux embarcado Linux Sistemas Embarcados Introdução ao Linux embarcado e aspectos de software livre Aula 02 É um núcleo, não um sistema operacional Altamente modulável usado desde servidores a equipamentos dedicados

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Tipos de Sistemas Operacionais Com o avanço dos computadores foram surgindo alguns tipos de sistemas operacionais que contribuíram para o desenvolvimento do software. Os tipos de

Leia mais

Entenda as principais tecnologias necessárias para desenvolver sistemas de aquisição de dados embarcado em veículos

Entenda as principais tecnologias necessárias para desenvolver sistemas de aquisição de dados embarcado em veículos Entenda as principais tecnologias necessárias para desenvolver sistemas de aquisição de dados embarcado em veículos Luciano Borges Engenheiro de Vendas National Instruments Principais tecnologias Para

Leia mais

Seminário de Lei de Informática. Francisco Siqueira de Sousa Gerente Comercial

Seminário de Lei de Informática. Francisco Siqueira de Sousa Gerente Comercial Seminário de Lei de Informática Francisco Siqueira de Sousa Gerente Comercial Conteúdo Introdução Casos de Sucesso IMPORTÂNCIA DA LEI Estabelece uma Política de Desenvolvimento Nacional; Estimula a inserção

Leia mais

IP Communications Platform

IP Communications Platform IP Communications Platform A Promessa de Convergência, Cumprida As comunicações são essenciais para os negócios mas, em última análise, estas são conduzidas a nível pessoal no ambiente de trabalho e por

Leia mais

Primeiro Foguete Brasileiro com Propulsão Líquida

Primeiro Foguete Brasileiro com Propulsão Líquida Primeiro Foguete Brasileiro com Propulsão Líquida Sucesso na Operação Raposa para lançamento do VS-30 no último dia 01/09 Tendências e tecnologias dos sistemas de testes aeroespacial e de defesa Alisson

Leia mais

Virtualização de desktop da NComputing

Virtualização de desktop da NComputing Virtualização de desktop da NComputing Resumo Todos nos acostumamos ao modelo PC, que permite que cada usuário tenha a sua própria CPU, disco rígido e memória para executar seus aplicativos. Mas os computadores

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio

Curso Técnico de Nível Médio Curso Técnico de Nível Médio Disciplina: Informática Básica 3. Software Prof. Ronaldo Software Formado por um conjunto de instruções (algoritmos) e suas representações para o

Leia mais

23/05/2013. Partes do Sistema Computacional. Hardware. Ciclo do Processamento de Dados HARDWARE: CONCEITOS BÁSICOS. Hardware Software Dados Usuários

23/05/2013. Partes do Sistema Computacional. Hardware. Ciclo do Processamento de Dados HARDWARE: CONCEITOS BÁSICOS. Hardware Software Dados Usuários 2 Partes do Sistema Computacional HARDWARE: CONCEITOS BÁSICOS Software Dados Usuários Introdução à Microinformática Prof. João Paulo Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Estatística

Leia mais

IBM BladeCenter S Grandes benefícios para a pequena empresa

IBM BladeCenter S Grandes benefícios para a pequena empresa IBM BladeCenter S Grandes benefícios para a pequena empresa Destaques Tudo em um integra servidores, armazenamento SAN, redes e I/O em um único chassi Dispensa conexões especiais usa tomadas elétricas

Leia mais

Plataforma Sharp OSA VAÇÃO

Plataforma Sharp OSA VAÇÃO Plataforma Sharp OSA VAÇÃO A plataforma Sharp OSA abre sua MFP para se tornar um portal personalizado, localizado estrategicamente dentro do seu negócio. Associado a um amplo potencial de desenvolvimento

Leia mais

Migração de sistemas antigos. Avançando para um futuro competitivo

Migração de sistemas antigos. Avançando para um futuro competitivo Migração de sistemas antigos Avançando para um futuro competitivo A automação e controle é um dos mais importantes investimentos para garantir o sucesso da manufatura de qualquer indústria. Porém, por

Leia mais

GINGA - Software Livre para TV Digital Brasileira

GINGA - Software Livre para TV Digital Brasileira 1 of 6 23/6/2010 22:40 GINGA - Software Livre para TV Digital Brasileira Autor: Paulo Roberto Junior - WoLF Data: 13/04/2009 O que é GINGA Posso falar com minhas próprias indagações

Leia mais

Projeto Gráfico de Sistemas. Tecnologias e Aplicações na Indústria Pesquisa e Ensino

Projeto Gráfico de Sistemas. Tecnologias e Aplicações na Indústria Pesquisa e Ensino Projeto Gráfico de Sistemas Tecnologias e Aplicações na Indústria Pesquisa e Ensino Arnaldo Clemente André Oliveira Perfil Líderes em Medição e Automação Baseados em PC Longa história de crescimento e

Leia mais

Acelere o valor da computação em nuvem com a IBM

Acelere o valor da computação em nuvem com a IBM Acelere o valor da computação em nuvem com a IBM Obtenha soluções em nuvem comprovadas para as suas prioridades mais urgentes Destaques da solução Saiba sobre os benefícios mais comuns de implementações

Leia mais

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PROCESSADOR TEGRA 2

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PROCESSADOR TEGRA 2 LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PROCESSADOR TEGRA 2 SANTO AMARO 2011 ANGELO RAMOS JACKELINE BARBOSA JEANDERVAL SANTOS PROCESSADOR TEGRA 2 Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da

Leia mais

RHOELEMENTS MOTOROLA DESENVOLVA MENOS. FAÇA MAIS.

RHOELEMENTS MOTOROLA DESENVOLVA MENOS. FAÇA MAIS. RHOELEMENTS MOTOROLA DESENVOLVA MENOS. FAÇA MAIS. RHOELEMENTS MOTOROLA FOLHETO COM TANTOS EQUIPAMENTOS MÓVEIS... VOCÊ, DEFINITIVAMENTE, QUER CRIAR UM APLICATIVO COMPATÍVEL COM TODOS ELES. COM RHOELEMENTS,

Leia mais

Plasma Active. Thiago Macieira

Plasma Active. Thiago Macieira Plasma Active Thiago Macieira Quem sou eu? Desenvolvedor Open Source há 15 anos Atualmente arquiteto de software no Open Source Technology Center (OTC) na Intel Mantenedor do módulo QtCore e QtDBus do

Leia mais

Visão geral do XProtect

Visão geral do XProtect Milestone Systems Visão geral do Software de gerenciamento de vídeo Uma solução de vigilância que se ajusta a todas suas necessidades O da Milestone é um poderoso software de gerenciamento de vídeo (VMS)

Leia mais

Foz do Iguaçu PR Brasil luiz.baltazar@gmail.com, joao@barbosa.net.br, jorgeaikes@gmail.com

Foz do Iguaçu PR Brasil luiz.baltazar@gmail.com, joao@barbosa.net.br, jorgeaikes@gmail.com Análise de Desempenho e Viabilidade do Raspberry Pi como um Thin Client utilizando o Protocolo SPICE Luiz Alberto Alves Baltazar 1, João Paulo de Lima Barbosa 1, Jorge Aikes Junior 1 1 Curso de Ciência

Leia mais

Introdução. O que é Serviços de Terminal

Introdução. O que é Serviços de Terminal Introdução Microsoft Terminal Services e Citrix MetaFrame tornaram-se a indústria padrões para fornecer acesso de cliente thin para rede de área local (LAN), com base aplicações. Com o lançamento do MAS

Leia mais

4. Controlador Lógico Programável

4. Controlador Lógico Programável 4. Controlador Lógico Programável INTRODUÇÃO O Controlador Lógico Programável, ou simplesmente PLC (Programmiable Logic Controller), pode ser definido como um dispositivo de estado sólido - um Computador

Leia mais

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva da solução SAP SAP Technology SAP Afaria Objetivos Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos

Leia mais

Engine3D Seu Catálogo On-Line de Peças

Engine3D Seu Catálogo On-Line de Peças Engine3D Seu Catálogo On-Line de Peças Apresentação Institucional 2013 Todos os direitos reservados OCA Projetos Ltda. 1 SUMÁRIO 1- INSTITUCIONAL 2- O QUE É ENGINE 3D 3- VANTAGENS PARA FABRICANTES 4- POR

Leia mais

Fonte de Consulta: Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet James A. O Brien NOTAS DE AULA

Fonte de Consulta: Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet James A. O Brien NOTAS DE AULA NOTAS DE AULA 1. TENDÊNCIAS EM SISTEMAS DE MICROCOMPUTADORES Existem várias categorias principais de sistemas de computadores com uma diversidade de características e capacidades. Consequentemente, os

Leia mais

IDC TECHNOLOGY SPOTLIGHT

IDC TECHNOLOGY SPOTLIGHT IDC TECHNOLOGY SPOTLIGHT A importância da inovação em fornecedores de sistemas, serviços e soluções para criar ofertas holísticas Julho de 2014 Adaptado de Suporte a ambientes de datacenter: aplicando

Leia mais

Introdução do Jornalismo Móvel

Introdução do Jornalismo Móvel Introdução do Jornalismo Móvel Semana 1: Visão geral das plataformas móveis, tendências e futuro Instrutor Técnico Móvel: Will Sullivan Instrutora Brasileira: Lorena Tárcia http://visual.ly/reaching-50-million-users

Leia mais

Soluções de Automação e Segurança Predial. Taígo Soares taigo.soares@telemont.com.br

Soluções de Automação e Segurança Predial. Taígo Soares taigo.soares@telemont.com.br Soluções de Automação e Segurança Predial Taígo Soares taigo.soares@telemont.com.br Veículo de Emergência A Telemont Overview Automação Predial Vídeo Monitoramento Controle de Acesso Taígo Soares taigo.soares@telemont.com.br

Leia mais

Virtualização de Desktops NComputing

Virtualização de Desktops NComputing NComputing Resumo Todos já nos acostumamos ao formato do PC, que permite que cada usuário tenha sua própria CPU, seu próprio disco rígido e sua própria memória para rodar seus aplicativos. Mas os computadores

Leia mais

06/06/2011. Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica mehl@ufpr.br

06/06/2011. Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica mehl@ufpr.br Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica mehl@ufpr.br 1 Sistemas eletrônicos embarcados (Embedded Electronics Systems) são sistemas computacionais de

Leia mais

Softwares de Sistemas e de Aplicação

Softwares de Sistemas e de Aplicação Fundamentos dos Sistemas de Informação Softwares de Sistemas e de Aplicação Profª. Esp. Milena Resende - milenaresende@fimes.edu.br Visão Geral de Software O que é um software? Qual a função do software?

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivos Ao final desta apostila,

Leia mais

A MISSÃO DA AMD 2 A HISTÓRIA DA AMD 2014

A MISSÃO DA AMD 2 A HISTÓRIA DA AMD 2014 A MISSÃO DA AMD Ser o designer e integrador líder de soluções tecnológicas adaptadas e inovadoras que capacitam as pessoas a estenderem as fronteiras do possível 2 A HISTÓRIA DA AMD 2014 2014: AMD ACELERA

Leia mais

Thin Clients : aumentando o potencial dos sistemas SCADA

Thin Clients : aumentando o potencial dos sistemas SCADA Artigos Técnicos Thin Clients : aumentando o potencial dos sistemas SCADA Tarcísio Romero de Oliveira, Engenheiro de Vendas e Aplicações da Intellution/Aquarius Automação Industrial Ltda. Um diagnóstico

Leia mais

Mude para digital. Sistema de rádio bidirecional digital profissional MOTOTRBO

Mude para digital. Sistema de rádio bidirecional digital profissional MOTOTRBO Sistema de rádio bidirecional digital profissional A solução de comunicação em rádios bidirecionais de próxima geração está aqui, com melhor desempenho, produtividade e preço e mais oportunidades para

Leia mais

Introdução. Nível do Sistema Operacional. Introdução. Um Sistema Operacional... Introdução a Sistemas Operacionais

Introdução. Nível do Sistema Operacional. Introdução. Um Sistema Operacional... Introdução a Sistemas Operacionais Introdução Nível do Sistema Operacional (Aula 14) Introdução a Sistemas Operacionais Hardware Provê os recursos básicos de computação (CPU, memória, E/S,etc.) Programas (aplicações) Definem as maneiras

Leia mais

Guia de vendas Windows Server 2012 R2

Guia de vendas Windows Server 2012 R2 Guia de vendas Windows Server 2012 R2 Por que Windows Server 2012 R2? O que é um servidor? Mais do que um computador que gerencia programas ou sistemas de uma empresa, o papel de um servidor é fazer com

Leia mais

Agenda. Histórico Máquinas virtuais X Emuladores Vantagens & Desvantagens Vmware Quemu Xen UML Comparação entre VM's Conclusão

Agenda. Histórico Máquinas virtuais X Emuladores Vantagens & Desvantagens Vmware Quemu Xen UML Comparação entre VM's Conclusão Máquinas Virtuais Agenda Histórico Máquinas virtuais X Emuladores Vantagens & Desvantagens Vmware Quemu Xen UML Comparação entre VM's Conclusão Histórico Mainframe É um computador de grande porte, dedicado

Leia mais

Sistemas Embarcados. Introdução. Características de sistemas embarcados. Software embarcado

Sistemas Embarcados. Introdução. Características de sistemas embarcados. Software embarcado Sistemas Embarcados Alexandre Carissimi João Cesar Netto Luigi Carro (asc@inf.ufrgs.br, netto@inf.ufrgs.br, carro@inf.ufrgs.br) Introdução Sistemas embarcados são parte integrante de muitos dispositivos

Leia mais

Rexroth 4EE Rexroth para Eficiência Energética

Rexroth 4EE Rexroth para Eficiência Energética Rexroth 4EE Rexroth para Eficiência Energética Procurando reduzir gastos com energia? Por que não aumentar a produtividade ao mesmo tempo? Reduzir os custos operacionais usando a energia com eficiência

Leia mais

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas O conteúdo deste documento tem como objetivos geral introduzir conceitos mínimos sobre sistemas operacionais e máquinas virtuais para posteriormente utilizar

Leia mais

Soluções em Software para Medicina Diagnóstica. www.digitalmed.com.br

Soluções em Software para Medicina Diagnóstica. www.digitalmed.com.br Soluções em Software para Medicina Diagnóstica www.digitalmed.com.br NOTA DE AGRADECIMENTO Primeiramente, agradecemos pela sua receptividade em conhecer as nossas soluções, afinal, é sempre uma imensa

Leia mais

Sistemas IBM Flex & PureFlex

Sistemas IBM Flex & PureFlex Eduardo (Edu) Pacini Líder Plataforma PureFlex Brasil IBM Systems & Technology Group Sistemas IBM Flex & PureFlex A Tecnologia está liderando as mudanças que impactam os negócios 1 Fatores de impacto:

Leia mais

Seleção de Sistemas Operacionais de Tempo Real para Sistemas Embarcados

Seleção de Sistemas Operacionais de Tempo Real para Sistemas Embarcados Seleção de Sistemas Operacionais de Tempo Real para Sistemas Embarcados RESUMO O presente documento pretende apresentar as principais características dos Sistemas Operacionais de Tempo Real para aplicação

Leia mais

CA Nimsoft Monitor para servidores

CA Nimsoft Monitor para servidores DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA Setembro de 2012 CA Nimsoft Monitor para servidores agility made possible CA Nimsoft para monitoramento de servidores sumário CA Nimsoft Monitor para servidores 3 visão geral da solução

Leia mais

Sistemas Embarcados. Introdução aos sistemas embarcados

Sistemas Embarcados. Introdução aos sistemas embarcados Sistemas Embarcados Introdução aos sistemas embarcados Introdução aos Sistemas embarcados Definição de um sistema embarcado Exemplos de sistemas embarcados Processadores utilizados em sistemas embarcados

Leia mais

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014.

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014. Aplicação dos sistemas embarcados: uma análise teórica Denielso Martins Cardoso denielsomartins@gmail.com Jessé Pacheco jesse_pachecojp@hotmail.com Wellington Carlos Correa Monteiro wc7monteiro@gmail.com

Leia mais

agility made possible

agility made possible RESUMO DA SOLUÇÃO DO PARCEIRO Soluções de garantia do serviço da CA Technologies você está ajudando seus clientes a desenvolver soluções de gerenciamento da TI para garantir a qualidade do serviço e a

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO MANUTENÇÃO

IDENTIFICAÇÃO MANUTENÇÃO IDENTIFICAÇÃO MANUTENÇÃO ESTRUTURA DOS MICROS PADRÃO PC AULA 01 Sobre aula 1 Números binários e hexadecimais Dispositivos digitais e analógicos Circuitos integrados Estrutura dos micros padrão PC Micros

Leia mais

COMANDO-GERAL DE TECNOLOGIA AEROESPACIAL INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA

COMANDO-GERAL DE TECNOLOGIA AEROESPACIAL INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA COMANDO-GERAL DE TECNOLOGIA AEROESPACIAL INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA Medidor de Deslocamento utilizando sensores MEMS Outubro de 2010 Disciplina: EA-291 / 2010

Leia mais

SOLUÇÕES PARA REDUÇÃO DO TEMPO DE TESTE DE SISTEMAS DE INFO-ENTRETENIMENTO

SOLUÇÕES PARA REDUÇÃO DO TEMPO DE TESTE DE SISTEMAS DE INFO-ENTRETENIMENTO SOLUÇÕES PARA REDUÇÃO DO TEMPO DE TESTE DE SISTEMAS DE INFO-ENTRETENIMENTO ANDRÉ PEREIRA GERENTE DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS DA NATIONAL INSTRUMENTS Teste de info-entretenimento As soluções da NI oferecem

Leia mais

Resumo Executivo para Avaliação de Oportunidades

Resumo Executivo para Avaliação de Oportunidades Portfólio de Oportunidade associadas às Necessidades de Negócios dos Projetos Brasil-ID (MCTI, Receita Federal e Confaz) e Pedágio automático (ARTESP e ANTT) Resumo Executivo para Avaliação de Oportunidades

Leia mais

Processadores. Prof. Alexandre Beletti Ferreira

Processadores. Prof. Alexandre Beletti Ferreira Processadores Prof. Alexandre Beletti Ferreira Introdução O processador é um circuito integrado de controle das funções de cálculos e tomadas de decisão de um computador. Também é chamado de cérebro do

Leia mais

Leve os seus Sistemas de Controle à Prática

Leve os seus Sistemas de Controle à Prática 1 Leve os seus Sistemas de Controle à Prática [Nome Apresentador] [cargo do apresentador] National Instruments [e-mail do apresentador] Como um Estudante de Engenharia Pode Aprender Controle? 4 5 A proposta

Leia mais

Windows NT 4.0. Centro de Computação

Windows NT 4.0. Centro de Computação Windows NT 4.0 Centro de Computação Tópicos Introdução Instalação Configuração Organização da rede Administração Usuários Servidores Domínios Segurança Tópicos È O sistema operacional Windows NT È Características:

Leia mais

Pré-Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso Tiago Garcia Pereira 1. INTRODUÇÃO

Pré-Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso Tiago Garcia Pereira 1. INTRODUÇÃO UM PADRÃO ABERTO DE SOFTWARE PARA COMPUTAÇÃO MÓVEL: UM ESTUDO SOBRE GOOGLE ANDROID 1. INTRODUÇÃO O aumento do número usuários de dispositivos móveis atrai cada vez os desenvolvedores a produzir aplicações

Leia mais

Controlador de Bombas modelo ABS PC 242 Monitoramento e Controle de Bombas e Estações de Bombeamento

Controlador de Bombas modelo ABS PC 242 Monitoramento e Controle de Bombas e Estações de Bombeamento Controlador de Bombas modelo ABS PC 242 Monitoramento e Controle de Bombas e Estações de Bombeamento Um Único Dispositivo para Monitoramento e Controle Há várias formas de melhorar a eficiência e a confiabilidade

Leia mais

A Evolução dos Sistemas Operacionais

A Evolução dos Sistemas Operacionais Capítulo 3 A Evolução dos Sistemas Operacionais Neste capítulo, continuaremos a tratar dos conceitos básicos com a intensão de construirmos, agora em um nível mais elevado de abstração, o entendimento

Leia mais

Unidade III FUNDAMENTOS DE SISTEMAS. Prof. Victor Halla

Unidade III FUNDAMENTOS DE SISTEMAS. Prof. Victor Halla Unidade III FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Victor Halla Conteúdo Arquitetura de Processadores: Modo Operacional; Velocidade; Cache; Barramento; Etc. Virtualização: Maquinas virtuais; Gerenciamento

Leia mais

AULA2 Introdução a Microcontrolador

AULA2 Introdução a Microcontrolador AULA2 Introdução a Microcontrolador Disciplina: Aplicações Avançadas de Microprocessadores (AAM) Profa. Eduardo Henrique Couto ehcouto@hotmail.com Tópicos: Microcontroladores - Evolução Principais características

Leia mais

IBM WebSphere Business Monitor

IBM WebSphere Business Monitor Obtenha visibilidade em tempo real do desempenho dos processos de negócios IBM WebSphere Business Monitor Fornece aos usuários de negócios uma visão abrangente e em tempo real do desempenho dos processos

Leia mais

COLABORAÇÃO COMPLETA PARA O MIDMARKET

COLABORAÇÃO COMPLETA PARA O MIDMARKET COLABORAÇÃO COMPLETA PARA O MIDMARKET Você está realmente conectado? Esse é o desafio atual no panorama dos negócios virtuais e móveis, à medida que as empresas se esforçam para ter comunicações consistentes

Leia mais

AULA1 Introdução a Microprocessadores gerais

AULA1 Introdução a Microprocessadores gerais AULA1 Introdução a Microprocessadores gerais Disciplina: Aplicações Avançadas de Microprocessadores (AAM) Prof. Eduardo Henrique Couto ehcouto@hotmail.com 2014/1 Apresentação do Professor: Cronograma:

Leia mais

Ferramentas Web para controle e supervisão: o que está por vir

Ferramentas Web para controle e supervisão: o que está por vir Artigos Técnicos Ferramentas Web para controle e supervisão: o que está por vir Marcelo Salvador, Diretor de Negócios da Elipse Software Ltda. Já faz algum tempo que ouvimos falar do controle e supervisão

Leia mais

Single-Chip Cloud Computer

Single-Chip Cloud Computer IME-USP Departamento de Ciência da Computação Single-Chip Cloud Computer Diogo de Jesus Pina 6798294 (diogojpina@gmail.com) Everton Topan da Silva 6514219 (everton.topan.silva@usp.br) Disciplina: Organização

Leia mais

Aimetis Symphony. Software de vigilância inteligente por vídeo Gerenciamento de vídeo. Análise de vídeo. Em harmonia. www.aimetis.

Aimetis Symphony. Software de vigilância inteligente por vídeo Gerenciamento de vídeo. Análise de vídeo. Em harmonia. www.aimetis. Aimetis Symphony Software de vigilância inteligente por vídeo Gerenciamento de vídeo. Análise de vídeo. Em harmonia. www.aimetis.com Vigilância com vida útil prolongada Migre do CCTV analógico para vigilância

Leia mais

TÉCNICA DE PESAGEM DA NOVA GERAÇÃO

TÉCNICA DE PESAGEM DA NOVA GERAÇÃO matéria de capa TÉCNICA DE PESAGEM DA NOVA GERAÇÃO A Sartorius prepara-se para em breve apresentar o mais moderno portfólio de balanças de laboratório no Brasil Com três novas séries de modelos, a Sartorius

Leia mais

Adapte. Envolva. Capacite.

Adapte. Envolva. Capacite. Adapte. Envolva. Capacite. Ganhe produtividade em um Ambiente de trabalho digital #DigitalMeetsWork Os benefícios de um ambiente de trabalho digital têm impacto na competitividade do negócio. Empresas

Leia mais

INTEGRE Diversas fontes de informações em uma interface intuitiva que exibe exatamente o que você precisa

INTEGRE Diversas fontes de informações em uma interface intuitiva que exibe exatamente o que você precisa INTEGRE Diversas fontes de informações em uma interface intuitiva que exibe exatamente o que você precisa ACESSE Informações corporativas a partir de qualquer ponto de Internet baseado na configuração

Leia mais

A partir do XMon é possível:

A partir do XMon é possível: Monitoramento XMon É uma ferramenta para gerenciar o seu ambiente de TI de forma centralizada e constante, obtendo informações precisas da performance de todos os seus ativos e previna possíveis problemas

Leia mais

Portfolio. Conheça um pouco mais sobre a Estatcamp. Estatcamp - Consultoria Estatística em Qualidade

Portfolio. Conheça um pouco mais sobre a Estatcamp. Estatcamp - Consultoria Estatística em Qualidade Estatcamp - Consultoria Estatística em Qualidade Adolfo Catani, 682 CEP: 13560-470 Jardim Macarengo, São Carlos - SP Telefone: (16) 3376-2047 E-mail: estatistica@estatcamp.com.br Portfolio Conheça um pouco

Leia mais

4 Computação Paralela 4.1. Introdução

4 Computação Paralela 4.1. Introdução 4 Computação Paralela 4.1. Introdução Nos últimos anos observa-se uma tendência cada vez maior do aumento da demanda computacional na resolução de grandes problemas. Exemplos de aplicações que exigem alto

Leia mais

DIMETRA IP Compact. uma solução TETRA completa e compacta

DIMETRA IP Compact. uma solução TETRA completa e compacta DIMETRA IP Compact uma solução TETRA completa e compacta MOTOROLA - SEU PARCEIRO DE TECNOLOGIA CONFIÁVEL E ATUANTE Uma herança que dá orgulho As soluções TETRA da Motorola alavancam mais de 75 anos de

Leia mais

Aula 1: Introdução à Disciplina Fonte: Plano de Aula Oficial da Disciplina

Aula 1: Introdução à Disciplina Fonte: Plano de Aula Oficial da Disciplina Programação para Internet Rica 1 Aula 1: Introdução à Disciplina Fonte: Plano de Aula Oficial da Disciplina Objetivo: Identificar os princípios que se destacam como características da Web 2.0. INTRODUÇÃO

Leia mais

1. CAPÍTULO COMPUTADORES

1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1.1. Computadores Denomina-se computador uma máquina capaz de executar variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Os primeiros eram capazes

Leia mais

OPORTUNIDADE DE MERCADO. Explosão de dados

OPORTUNIDADE DE MERCADO. Explosão de dados SOLUÇÕES EM GERENCIAMENTO E ARMAZENAMENTO VIRTUALIZADO DE DADOS OPORTUNIDADE DE MERCADO Explosão de dados 2 INVESTIMENTO x DEMANDA NOVOS DESAFIOS Evolução dos custos/gb em projetos de virtualização de

Leia mais

Estrutura de um Computador. Linguagem de Programação Rone Ilídio UFSJ - CAP

Estrutura de um Computador. Linguagem de Programação Rone Ilídio UFSJ - CAP Estrutura de um Computador Linguagem de Programação Rone Ilídio UFSJ - CAP Hardware e Software HARDWARE: Objetos Físicos que compões o computador Circuitos Integrados, placas, cabos, memórias, dispositivos

Leia mais

Introdução a Computação Móvel

Introdução a Computação Móvel Introdução a Computação Móvel Computação Móvel Prof. Me. Adauto Mendes adauto.inatel@gmail.com Histórico Em 1947 alguns engenheiros resolveram mudar o rumo da história da telefonia. Pensando em uma maneira

Leia mais

Empresa GÊNIO INFORMÁTICA

Empresa GÊNIO INFORMÁTICA 0 Empresa Com mais de 15 anos de experiência no mercado, GÊNIO INFORMÁTICA é líder em seu segmento e se destaca na prestação de serviços em redes de computadores e instalação de CFTV (Câmeras de segurança).

Leia mais

Linha Silk: a maneira leve para testar, desenvolver e gerenciar

Linha Silk: a maneira leve para testar, desenvolver e gerenciar Linha : a maneira leve para testar, desenvolver e gerenciar Leve Criado apenas com a funcionalidade que você precisa Barato Do uso gratuito ao licenciamento flexível Eficiente Software fácil de usar e

Leia mais

APRESENTAÇÃO ADVANCED BUSINESS SECURITY

APRESENTAÇÃO ADVANCED BUSINESS SECURITY APRESENTAÇÃO ADVANCED BUSINESS SECURITY 1 GravityZone Advanced Business Security O Bitdefender GravityZone Advanced Business Security é um serviço desenvolvido pela Bitdefender dedicado à simplicidade

Leia mais