Olá. Seguro de Cuidados de Longo Prazo. Cidade de Kawasaki. Ajudando uns aos outros e ampliando nosso círculo de amigos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Olá. Seguro de Cuidados de Longo Prazo. Cidade de Kawasaki. Ajudando uns aos outros e ampliando nosso círculo de amigos."

Transcrição

1 Olá Seguro de Cuidados de Longo Prazo Seguro de Cuidados de Longo Prazo Ajudando uns aos outros e ampliando nosso círculo de amigos Cidade de Kawasaki

2 O que é o seguro de cuidados de longo prazo? Com o advento de uma sociedade que está sem dúvida envelhecendo, o número de pessoas no Japão que precisam de cuidados continua aumentando, e as pessoas estão achando cada vez mais difícil cuidar por conta própria de membros da família de idade avançada. O programa de seguro de cuidados de longo prazo tem como objetivo reduzir as preocupações acerca da possível necessidade de cuidados, além de criar uma sociedade que valorize o apoio mútuo e na qual tanto os que oferecem cuidados, como os que os recebem, gozem de paz de espírito. A diferença entre os cartões de adesão do seguro de cuidados de longo prazo e do seguro de saúde Cartão de adesão de seguro de cuidados de longo prazo É preciso apresentar o cartão de adesão do seguro de cuidados de longo prazo ao solicitar o serviço de cuidados/assistência. Uma pessoa acamada ou que sofra de demência também deve mostrar o seu cartão de adesão ao provedor de serviços para usufruir dos serviços baseados no plano de cuidados, como cuidados de longo prazo, serviços de enfermagem ou fisioterapia, seja em casa ou em uma instituição. Cartão de adesão do seguro de saúde Para ser atendido caso tenha uma doença ou lesão, é preciso apresentar seu cartão de adesão do seguro de saúde no local de atendimento da instituição médica que está visitando para fazer exames, tratamento/terapia ou receber medicamentos.

3 Recomendações para o uso apropriado do cartão de adesão do seguro de cuidados de longo prazo Tenha os seguintes pontos em mente em relação ao seu cartão de adesão do seguro de cuidados de longo prazo: Depois de receber o seu cartão de adesão, verifique se as informações impressas estão corretas. Se houver algum erro, informe imediatamente. Guarde o seu cartão em um lugar seguro e conveniente para poder mostrá-lo ao seu provedor de serviços sempre que precisar de cuidados/assistência ou usar o cartão para outros serviços. Se alguma das informações escritas no seu cartão mudar, leve o cartão e apresente uma notificação à cidade dentro de até 14 dias depois da mudança. Não é possível usar uma cópia do cartão de adesão, é preciso o original. Não empreste o seu cartão de adesão a ninguém nem pegue o cartão de alguém emprestado. Se um segurado perder a elegibilidade por mudança de cidade ou falecimento, é preciso registrar uma notificação e devolver o cartão de adesão imediatamente. Se perder o cartão de adesão ou se ele estiver danificado ou sem condições de uso, solicite um novo cartão. Dirija as dúvidas e notificações sobre o seu cartão de adesão do seguro de cuidados de longo prazo ao serviço de atendimento do respectivo seguro na agência do distrito ou Centro de Saúde e Bem-estar local.

4 Prêmios do seguro de cuidados de longo prazo Via de regra, os prêmios do seguro de cuidados de longo prazo devem ser pagos por todas as pessoas com 40 anos ou mais; porém, os procedimentos de pagamento são diferentes para as pessoas com 65 anos ou mais e para aqueles entre 40 e 64 anos. Os benefícios do seguro de cuidados de longo prazo são cobertos por prêmios do seguro e fundos públicos (consulte a tabela à direita); os prêmios de seguro para segurados com 65 anos de idade ou mais representam cerca de um quarto de todos os benefícios de seguro. Recursos financeiros dos benefícios do seguro de cuidados de longo prazo Prêmios de seguro para segurados com 65 anos ou mais: 23,5% Prêmios de seguro para segurados entre 40 e 64 anos: 29,0% Fundos do governo nacional/governo provincial de Kanagawa: 35,0% Fundos do governo da Cidade de Kawasaki: 12,5% Segurados com 65 anos ou mais (segurados da categoria 1) Prêmios de seguro Os prêmios de seguro para as pessoas com 65 anos ou mais são divididos em 13 níveis segundo o seu nível de imposto residencial municipal (consulte as páginas 5 e 6). O governo municipal determina estes prêmios de seguro a cada três anos, depois de rever os planos financeiros que envolvem o seguro de cuidados de longo prazo, de acordo com os padrões indicados pelo governo nacional. Como pagar os seus prêmios de seguro Via de regra, os prêmios de seguro para segurados que recebem uma pensão pública são deduzidos da sua pensão (um sistema conhecido como coleta especial). Contudo, os prêmios não podem ser deduzidos imediatamente das pensões de indivíduos que acabaram de completar 65 anos de idade ou que se mudaram recentemente para a Cidade de Kawasaki. (Leva cerca de oito meses para estas deduções começarem a ser aplicadas) Neste período, você deverá pagar os seus prêmios de seguro usando as faturas fornecidas ou por meio de transferência bancária (conhecida como coleta comum). Nota: Mesmo que um segurado tenha os prêmios de seguro da pensão deduzidos antes de mudar-se para a Cidade de Kawasaki, as deduções automáticas serão temporariamente interrompidas no decorrer do processo.

5 Redução/Isenção de prêmios de seguro Se tiver 65 anos ou mais e estiver com dificuldades para pagar os seus prêmios de seguro de cuidados de longo prazo devido a um desastre ou razão semelhante, há programas de redução/isenção de prêmio de seguro disponíveis. Consulte o serviço de atendimento de seguro de cuidados de longo prazo na agência do distrito ou Centro de Saúde e Bem-estar local. Caso os pagamentos de prêmio estejam atrasados Se os pagamentos de prêmio de seguro de cuidados de longo prazo estiverem atrasados sem nenhuma razão especial, o uso dos serviços será restringido. Notas: Se não pagar os seus prêmios de seguro até o prazo final indicado, lhe será enviado um lembrete de pagamento. Se não pagar até a data de vencimento indicada no lembrete, uma taxa de extensão será acrescentada, de acordo com o número de dias do prazo final até a data do pagamento. Se a falta de pagamento persistir por um longo período, seus ativos (por exemplo, suas economias) podem ser legalmente confiscados. Segurados entre 40 e 64 anos de idade (segurados da categoria 2) Segurados entre 40 e 64 anos de idade registrados no seguro de saúde pagam seus prêmios de seguro de cuidados de longo prazo em conjunto com os prêmios do seguro médico. O valor dos prêmios de seguro e o método de pagamento variam dependendo do tipo do seguro médico no qual os segurados se inscreveram. Segurados que podem usar o seguro de cuidados de longo prazo Os segurados da categoria 1 ou 2 que precisarem de cuidados por estarem fracos, acamados ou sofrendo da demência, etc., têm direito aos serviços do seguro de cuidados de longo prazo. Nota: Segurados da categoria 2 devem ter uma das 16 doenças especialmente determinadas (tal como um distúrbio cerebrovascular) associada ao envelhecimento para ter direito aos serviços.

6 Como os prêmios são determinados para os segurados com 65 anos ou mais Segurados qualificados A pessoa está recebendo assistência pública ou um benefício de amparo a órfãos de guerra japoneses deixados para trás na China. O requerente é um recipiente de anuidade da previdência social por idade avançada, e todos os residentes no domicílio são isentos do imposto residencial municipal. Todos os residentes no domicílio são isentos do imposto residencial municipal, e o requerente teve ou menos em rendimento anual total e pensões tributáveis no ano anterior. Todos os residentes no domicílio são isentos do imposto residencial municipal, mas o requerente não é nível 1 ou 2 e teve ou menos em rendimento anual total e pensões tributáveis no ano anterior. Todos os residentes no domicílio são isentos do imposto residencial municipal, mas o requerente não é nível 1, 2, ou 3. Os outros residentes no domicílio pagam o imposto residencial municipal, mas o requerente é isento e teve ou menos em rendimento anual total e pensões tributáveis no ano anterior. O requerente é isento do imposto residencial municipal, não pertence ao nível 5 e os outros residentes no domicílio pagam o imposto. O requerente paga o imposto residencial municipal e recebeu menos de em rendimento total durante o ano anterior. O requerente paga o imposto residencial municipal e recebeu entre e de rendimento total no ano anterior. O requerente paga o imposto residencial municipal e recebeu entre e de rendimento total no ano anterior. O requerente paga o imposto residencial municipal e recebeu entre e de rendimento total no ano anterior. O requerente paga o imposto residencial municipal e recebeu entre e de rendimento total no ano anterior. O requerente paga o imposto residencial municipal e recebeu entre e de rendimento total no ano anterior. O requerente paga o imposto residencial municipal e recebeu ou mais de rendimento total no ano anterior. O rendimento total refere-se à soma de todo os rendimentos, inclusive pensões, salários e receitas de negócios depois de deduzidas as despesas necessárias dos ganhos.

7 Nível de rendimento Prêmios de seguro anuais Valor mensal estimado Em comparação com o valor padrão, seus prêmios de seguro de cuidados de longo prazo correspondem a: Nível 1 vez Nível 2 vez Nível 3 vez Nível 4 vez Nível 5 vez Nível 6 Valor padrão Nível 7 vez Nível 8 vez Nível 9 vez Nível 10 vez Nível 11 vez Nível 12 vezes Nível 13 vezes O rendimento total prescreve-se pelo Artigo 292, Parágrafo 1-13 da lei tributária local.

8 Procedimentos para uso do seguro de cuidados de longo prazo Serviços de seguro de cuidados de longo prazo (é preciso ter uma autorização para receber cuidados/assistência) Pessoas que precisam de cuidado ou assistência Requisição de cuidados/assistência* O requerente ou um membro da família solicita a autorização no serviço de atendimento do seguro de cuidados de longo prazo na agência do distrito ou Centro de Saúde e Bem-estar local. Processo de autorização para cuidados/assistência* Entrevista de autorização e declaração do médico da família sobre a saúde geral Um examinador conduzirá uma entrevista para avaliar o estado mental e físico do requerente (a mobilidade física também é verificada). Resultados da entrevista de autorização Declaração do médico A prefeitura pedirá ao médico da família do requerente uma declaração por escrito sobre a sua condição geral. Programas de prevenção de cuidados (para segurados com 65 anos ou mais) Pessoas que atualmente não precisam de cuidados ou assistência Reconhecimento em tempo hábil de pessoas idosas que possam necessitar de cuidados ou assistência Avaliação usando os resultados da lista de verificação básica ( Lista de verificação de saúde cotidiana ) enviada aos segurados pelo correio Avaliação usando informação de instituições relacionadas ou comunidades locais (cartas de médicos, assistentes sociais, clubes de terceira idade, etc.) Avaliação por programas de visitação de enfermeiro(a) da saúde pública e programas comunitários Avaliação de pessoas não qualificadas para cuidados/assistência

9 *Se a pessoa ou um dos membros de sua família não puder solicitar o certificado de necessidade de cuidados ou assistência, é possível pedir para alguém fazê-lo em seu nome no Centro Comunitário de Assistência Abrangente. O custo do exame de certificação e do relatório de atendimento do médico será coberto pela cidade, então não há encargos para o paciente. Para os autorizados para cuidados de níveis 1 a 5 Comitê de triagem para autorização de cuidados Os médicos e especialistas em saúde e bem-estar determinam o nível dos cuidados necessários de acordo com os resultados da entrevista e a avaliação do médico. Resultados da autorização Cuidados nível 5 Cuidados nível 4 Cuidados nível 3 Cuidados nível 2 Cuidados nível 1 Assistência nível 2 Assistência nível 1 Não aplicável Você tem direito ao uso de serviços de cuidados do seguro de cuidados de longo prazo. Um plano de cuidados será preparado para você em um centro de apoio de cuidados domiciliares. Para os autorizados para assistência de nível 1 ou 2 Você tem direito ao uso de serviços preventivos de cuidados fornecidos pelo seguro de cuidados de longo prazo. Um Centro Comunitário de Assistência Abrangente preparará um plano de cuidados preventivos para você. As pessoas que podem receber os serviços de programas de prevenção de cuidados (programas preventivos secundários) serão selecionadas através dos resultados da lista de verificação básica ( Lista de verificação de saúde cotidiana ). Lista de verificação de saúde cotidiana (excerto) Nº Categoria Estilo de vida Pergunta É capaz de tomar o ônibus ou trem por conta própria? Faz as suas próprias compras de necessidades cotidianas? É capaz de fazer depósitos bancários e retiradas por conta própria? Visita casas de amigos? Sua família e amigos pedem conselhos a você? 0. Sim 0. Sim 0. Sim 0. Sim 0. Sim Resposta 1. Não 1. Não 1. Não 1. Não 1. Não Você tem direito aos programas de prevenção de cuidados (consulte as páginas 13 e 14). Um Centro Comunitário de Assistência Abrangente lhe fornecerá um programa de gestão de cuidados preventivos. As pessoas que tenham grande probabilidade de precisar de cuidados ou assistência podem participar de programas de prevenção de cuidados (programas preventivos secundários).

10 Pessoas autorizadas para cuidados de níveis 1 a 5 Você tem direito ao uso de serviços de cuidados fornecidos pelo seguro de cuidados de longo prazo. Estes serviços ajudam os segurados que precisam de cuidados cotidianamente para manter ou melhorar a sua condição. Serviços domiciliares disponíveis Cuidados domiciliares (serviço de auxílio doméstico) Um(a) assistente de serviços domésticos visita a sua moradia para fornecer o cuidado físico e/ou auxiliar com pequenas tarefas. Serviço domiciliar de banho Um veículo equipado com um banheiro portátil vai até a sua moradia para fornecer serviços de banho. Assistência médica domiciliar De acordo com as instruções de um médico, um(a) enfermeiro(a) registrado(a) visita a sua moradia para fornecer tratamento e serviços de enfermagem. Reabilitação domiciliar Um(a) fisioterapeuta visita a sua moradia para oferecer reabilitação física. Conselho médico domiciliar Um(a) médico, dentista ou farmacêutico(a) visita a sua moradia para fornecer instruções ou conselhos médicos. Cuidados em instituição (serviço diurno) Uma instituição de atendimento diurno de serviços de cuidados fornece serviços como banho, provisão de refeições e reabilitação física. Atendimento de reabilitação (cuidados diurnos) Um(a) fisioterapeuta em um centro de saúde de cuidados para idosos ou instituição médica fornece reabilitação física. Cuidados com estadia de curto prazo (estadia curta) Cuidados cotidianos e fisioterapia são fornecidos durante a institucionalização de curto prazo em uma casa de saúde especial para idosos. Assistência médica com estadia de curto prazo (estadia curta) Cuidados e fisioterapia são oferecidos sob supervisão médica durante a institucionalização de curto prazo em centros de saúde para idosos.

11 Aluguel de equipamento de cuidados de saúde Cadeiras de roda, camas especiais (camas para cuidados), andadores etc. podem ser alugados se for necessário. Nota: Via de regra, as pessoas autorizadas para cuidados do nível 1 não têm direito de usar itens como cadeiras de rodas e camas especiais (camas para cuidados) que possam ser desnecessárias para o seu nível da necessidade. Reembolso por compra de equipamentos especiais para cuidados de saúde Parte das despesas incorridas pela compra de equipamentos para auxiliar no banho ou utilização do banheiro será reembolsada (o reembolso máximo por ano é de ). Notas: Apenas equipamentos comprados dos distribuidores indicados são aplicáveis. Há restrições nos itens que dão direito a reembolso, portanto verifique com antecedência para confirmar os detalhes. Reembolso por reforma de moradia Parte das despesas com reformas de moradia será reembolsada, por exemplo, para instalação de corrimões ou eliminação de diferenças em níveis de piso dos cômodos (o reembolso máximo é de ). Notas: A requisição deve ser feita antes do início da reforma. Consulte o serviço de atendimento do seguro de cuidados de longo prazo na agência do distrito ou Centro de Saúde e Bem-estar local antes de iniciar a construção. Há restrições para os tipos de reforma que podem ser reembolsadas, portanto verifique com antecedência para confirmar os detalhes. Os reembolsos por compra de equipamentos especiais para cuidados de saúde ou reforma de moradia são feitos depois do pagamento do custo total, e de fazer uma requisição mais tarde para receber um reembolso de benefício de seguro (90 por cento do valor). Se pagar o valor total adiantado for difícil para você, use o programa de pagamento por procuração, no qual a companhia responsável pela reforma, etc., solicita o reembolso por procuração e você só precisa pagar 10 por cento do valor total. Cuidados para pessoas admitidas em instituições especiais Casas de saúde pagas e outras instituições similares fornecem serviços de cuidados cotidianos e fisioterapia. Serviços de institucionalização Casas de cuidados e bem-estar (casas especiais para idosos) Os serviços são fornecidos a pessoas que precisam de cuidados constantes e que têm dificuldades para realizar atividades cotidianas em casa. Instituições de saúde para idosos Fisioterapia e assistência cotidiana são oferecidas às pessoas de saúde estável e que necessitam de cuidados com ênfase na reabilitação física para que possam voltar às suas próprias moradias. Instituições de cuidados médicos (como casas de saúde/sanatórios) Cuidados, fisioterapia e tratamento médico são fornecidos sob supervisão médica aos que precisarem de tratamento médico de longo prazo.

12 Serviços comunitários Os serviços comunitários ajudam as pessoas que precisam de cuidados a terem uma vida tão independente quanto possível nas suas próprias comunidades. Via de regra, apenas os segurados que moram na Cidade de Kawasaki podem usar estes serviços. Assistência doméstica periódica rotativa/contínua Os serviços são fornecidos em plantões regulares durante o dia e à noite, ou em visitas ocasionais, segundo a necessidade. Cuidados domiciliares durante a noite Os serviços de cuidados de enfermagem domiciliares são fornecidos regularmente à noite, ou por chamada individual através de um sistema especial de notificação. Atendimento de cuidados em instituições para segurados com demência Os serviços de cuidado como banho, provisão de refeições e reabilitação física são fornecidos em um centro de serviços de cuidados diurno para segurados idosos com demência. Cuidados multifuncionais domiciliares de pequena escala Os usuários visitam o centro principalmente para receber serviços. Dependendo da situação, os usuários podem passar a noite no local, ou o pessoal pode visitar a moradia destes. Serviços combinados Os serviços são flexíveis para satisfazer as necessidades dos usuários e incluem uma combinação de serviços de cuidados multifuncionais domiciliares de pequena escala e outros cuidados domiciliares. Cuidados comunais para pessoas com demência (casas para grupos de pessoas) Serviços de cuidados como banho, provisão de refeições e reabilitação física são fornecidos às pessoas com demência que estão em condição comparativamente estável e vivendo em conjunto com outras pessoas em uma casa para grupos. Cuidados em instituições comunitárias de bem-estar para idosos Os serviços de cuidados são oferecidos em casas especiais de pequena escala para idosos (com capacidade para até 29 pessoas) aos que precisam do cuidado constante cotidianamente e têm dificuldade com atividades diárias na sua própria moradia. Pessoas autorizadas para assistência de nível 1 ou 2 É possível usar serviços de cuidados preventivos fornecidos por meio do seguro de cuidados de longo prazo. Estes serviços são oferecidos para ajudar as pessoas com uma necessidade comparativamente leve de manter ou melhorar a sua condição física e/ou mental. Serviços de cuidados preventivos disponíveis na moradia Visitas de cuidados (serviço de auxílio doméstico) Um(a) assistente doméstico(a) visita a moradia para ajudar a pessoa com pequenas tarefas.

13 Serviço domiciliar de banho Um veículo equipado com banheiro portátil vai até a moradia para fornecer serviços de banho. Serviço de cuidados domiciliares De acordo com as instruções de um(a) médico(a), um(a) enfermeiro(a) registrado(a) visita a moradia para fornecer tratamento médico e serviços de cuidados. Serviço de reabilitação domiciliar Um(a) fisioterapeuta visita a moradia para conduzir a reabilitação física. Orientação e aconselhamento para tratamento médico domiciliar Um(a) médico(a), dentista ou farmacêutico(a) visita a sua moradia para fornecer orientação ou conselhos médicos. Cuidados em instituição (serviço diurno) Os serviços de cuidado como banho, provisão de refeições e reabilitação física (ginástica, treinamento de resistência, etc.) são fornecidos em um centro diurno de serviços de cuidados. Atendimento de reabilitação (cuidados diurnos) A reabilitação física é oferecida por um(a) fisioterapeuta em um centro de saúde ou instituição médica para cuidados de longo prazo. Cuidados com estadia de curto prazo (estadia curta) Durante a institucionalização de curto prazo em uma casa de saúde especial para idosos, são fornecidos cuidados cotidianos, fisioterapia, etc. Assistência médica com estadia de curto prazo (estadia curta) Durante a institucionalização de curto prazo em um centro de saúde de cuidados de longo prazo, são fornecidos cuidados de enfermagem, fisioterapia, etc., sob supervisão médica. Aluguel de equipamento para o bem-estar É possível alugar equipamentos para bem-estar e prevenção de cuidados que sejam reconhecidos como necessários para o usuário. Nota: Via de regra, itens que sejam difíceis de considerar como essenciais para o nível da necessidade, tais como cadeiras de rodas e camas especiais (camas para cuidados) não são aplicáveis. Reembolso por compra de equipamentos especiais para bem-estar e prevenção de cuidados Parte das despesas incorridas com a compra de equipamentos de bem-estar para assistir no banho ou utilização do banheiro será reembolsada (o reembolso máximo por ano é de ). Notas: Apenas equipamentos comprados dos distribuidores indicados são aplicáveis. Considerando que os itens aplicáveis são restritos, verifique com antecedência para confirmar os detalhes.

14 O reembolso para reforma de moradia visa ajudar a evitar a necessidade de cuidados Parte das despesas com reformas de moradia será reembolsada, por exemplo, para instalação de corrimões ou eliminação de diferenças em níveis de piso dos cômodos (o reembolso máximo é de ). Notas: A requisição deve ser apresentada antes de iniciar a reforma. Consulte o serviço de atendimento do seguro de cuidados de longo prazo na agência do distrito ou Centro de Saúde e Bem-estar local antes de iniciar a construção. Considerando que os itens aplicáveis são restritos, verifique com antecedência para confirmar os detalhes. Para reembolsos por equipamentos especiais para prevenção de cuidados ou reformas residenciais, é preciso pagar primeiro o custo total e receber um reembolso (90 por cento do valor) do benefício de seguro requisitado mais tarde. Se for difícil para você fazer o pagamento, use o programa de pagamento por procuração, no qual você só precisa pagar 10 por cento do custo total. Cuidados para pessoas admitidas em centros especiais de prevenção de cuidados Cuidados cotidianos e serviços de fisioterapia são fornecidos em casas de saúde pagas e outras instituições semelhantes. Serviços comunitários de prevenção de cuidados Os serviços comunitários de prevenção de cuidados são planejados para ajudar os usuários a terem uma vida tão independente quanto possível na comunidade onde estão acostumados a viver. Via de regra, estes serviços podem ser usados apenas por segurados que vivem na Cidade de Kawasaki. Atendimento de cuidados em instituições para pessoas com demência Os serviços de cuidados cotidianos como banho, provisão de refeições e reabilitação física são fornecidos em um centro diurno de serviços de cuidados para segurados idosos com demência. Cuidados multifuncionais domiciliares de pequena escala Este serviço tem o objetivo de prevenir a necessidade de cuidados, e os usuários visitam a instituição para receber serviços. Dependendo da situação, os usuários podem passar a noite no local, ou o pessoal pode visitar a moradia destes. Cuidados de enfermagem comunais para pessoas com demência (casas para grupos de pessoas) Com a meta de prevenção de cuidados, os serviços de cuidados cotidianos como banho, provisão de refeições e reabilitação física são fornecidos às pessoas com demência que estão em condição comparativamente estável e vivendo em conjunto com outras pessoas em uma casa para grupos. Nota: Só os autorizados para assistência do nível 2 têm direito a este serviço. Serviços para pessoas não autorizadas a receber cuidados/assistência e reconhecidas como não qualificadas para autorização Programas de prevenção de cuidados (programas preventivos secundários) Os programas para prevenir a necessidade de cuidados são oferecidos às pessoas não autorizadas a receber cuidados/assistência, bem como àqueles cujos casos não foram considerados qualificados para a autorização mas se julgam estar com a saúde frágil de acordo com a Lista de verificação de saúde cotidiana distribuída pela prefeitura.

15 Programas disponíveis (serviços de atendimento local) Reabilitação de resistência física Os usuários passam por um treinamento de resistência leve com máquinas de pesos sob orientação de um(a) fisioterapeuta e outros treinadores. Aula de prevenção de fratura de ossos induzida por queda Instrutores ensinam os participantes a fortalecer o corpo para prevenir quedas fazendo exercícios de alongamento. Aula de melhoria de nutrição (saúde oral) Nutricionistas e higienistas dentais ensinam os participantes sobre saúde oral e culinária. Práticas culinárias adequadas também são ensinadas. Aula de cuidados de saúde oral Dentistas ensinam aos participantes sobre como escovar os dentes, cuidados com dentaduras e outros assuntos relacionados. Programas disponíveis (programas de visitação) Instruções domiciliares de cuidados preventivos Enfermeiros(as) de saúde pública oferecem aconselhamento e orientação ao visitar a moradia de pessoas que tenham dificuldade para participar em programas aonde tenham de ir por conta própria, devido à sua condição física e mental. Serviço de cuidados preventivos de entrega de refeições Para melhorar a saúde nutritiva, os serviços de entrega de refeição estão disponíveis para aqueles que não têm boa nutrição e não podem participar da aula de melhoria de nutrição (saúde oral). (O pagamento é parcialmente de responsabilidade do paciente.) Programas de prevenção de cuidado (programas de prevenção primários) Ikoi Genki Plaza (Praça de recreação e revitalização) Nas instalações Ikoi-no-Ie (Casa de recreação), são oferecidos semanalmente exercícios de desenvolvimento da força que ajudam a prevenir quedas e miniconferências que ajudam a prevenir a necessidade de cuidados. O programa, que tem seis meses de duração, é oferecido a pessoas com 65 anos ou mais que vivem na Cidade de Kawasaki, têm permissão de seus médicos para fazerem exercícios e não estão usando serviços de seguro de cuidados de longo prazo.

16 Serviços para todos (Programas de prevenção de cuidados em cada distrito) Aulas de saúde e programas de apoio em grupo estão disponíveis para todas as pessoas com 65 anos ou mais. Para saber mais detalhes, entre em contato com o Setor de bem-estar e saúde comunitária na agência do distrito local. Setor de bem-estar e saúde comunitária das agências de distrito Código de área: 044 Agência do distrito Kawasaki-ku Saiwai-ku Nakahara-ku Takatsu-ku Telefone Fax Agência do distrito Miyamae-ku Tama-ku Asao-ku Telefone Fax Custo dos serviços de seguro de cuidados de longo prazo Via de regra, o usuário paga 10 por cento do custo dos serviços usados. Custo dos serviços Pago individualmente pelo usuário (10 por cento) Benefício do seguro de cuidados de longo prazo (90 por cento) Observe que as despesas de alguns serviços não são cobertas pelo seguro de cuidados de longo prazo. Limite máximo de serviços de seguro de cuidados de longo prazo Um limite mensal é decidido segundo o nível de cuidados. Nota: Se forem usados serviços de cuidados acima do limite, o usuário deve arcar com a porção que exceda o valor indicado dos benefícios. Nível de cuidados necessários Assistência de nível 1 Assistência de nível 2 Cuidados de nível 1 Cuidados de nível 2 Cuidados de nível 3 Cuidados de nível 4 Cuidados de nível 5 Serviços disponíveis Serviços de prevenção de cuidados Serviços comunitários de prevenção de cuidados Serviços domiciliares Serviços comunitários Serviços em instituições Valor do limite mensal pontos (aprox ) pontos (aprox ) pontos (aprox ) pontos (aprox ) pontos (aprox ) pontos (aprox ) pontos (aprox )

17 Programas de redução de taxa de serviço Benefício de serviços de cuidados de alto custo (prevenção de cuidados) Se o total de despesas de serviços acarretadas individualmente durante um mês exceder o limite indicado, um benefício de serviço por alto custo de cuidados (prevenção de cuidados) pode ser fornecido se requisitado, de acordo com o valor em questão. Nota: As despesas acarretadas individualmente na compra de equipamentos de bem-estar ou despesas de reforma para prevenção de cuidados não são cobertas. Benefício de serviço de cuidados médicos e outros cuidados de alto custo (prevenção de cuidados) Se o total de despesas acarretadas individualmente por tratamento médico e serviços de cuidados no seguro de saúde e seguro de cuidados de longo prazo durante um ano exceder o limite indicado, um benefício de serviço por alto custo médico e cuidados (prevenção de cuidados) pode ser fornecido, se requisitado (faça a requisição na associação de seguro de saúde à qual pertence a partir de 31 de julho de 2014). Benefício de serviços de cuidados para pessoas específicas admitidas em instituições O teto para despesas acarretadas individualmente é especificado para evitar cargas financeiras pesadas sobre usuários de serviço cujo rendimento está abaixo do nível indicado. Se requisitado, os custos de vida e refeições para os que usam serviços de instituições são reduzidos segundo o seu nível de rendimento. Outros programas de redução de despesas acarretadas individualmente Há programas de redução de taxas de serviços diferentes dos já citados, para usuários de serviço cujo rendimento esteja abaixo do nível indicado. Peça mais informações no serviço de atendimento do seguro de cuidados de longo prazo da agência do distrito ou Centro de Saúde e Bem-estar local. O que é um centro comunitário de assistência abrangente? Este é um centro de consulta local para as pessoas idosas, onde enfermeiros(as) de saúde pública, supervisores de cuidados, assistentes sociais e outros profissionais oferecem serviços de orientação sobre cuidados, bem-estar, saúde, assuntos médicos e outros tópicos, para que os residentes de idade avançada possam ter uma vida independente na sua própria comunidade (cada centro é responsável por uma determinada comunidade local). Orientação e assistência abrangente, programas de direitos humanos Há serviços de orientação geral, inclusive sobre o seguro de cuidados de longo prazo, assim como vários programas de apoio da prevenção de violência e outras questões de direitos humanos. Serviços principais Gestão de cuidados preventivos Os serviços de detalhamento de planos de cuidado para segurados autorizados para assistência e para segurados que participam de programas de apoio comunitário são desenvolvidos e avaliados. Suporte contínuo e abrangente de gestão O suporte logístico da gestão de cuidados é oferecido para permitir que as pessoas idosas tenham vidas saudáveis na sua própria comunidade.

18 Centros Comunitários de Assistência Abrangente Distrito Nome Telefone Fax Kawasaki-ku Saiwai-ku Nakahara-ku Takatsu-ku Shion Koshun-en Oshima Nakajima Kyomachi Viola Kawasaki Ojuen Daishi Chuo Fujisaki Daishi-no-Sato Kofuen Yumemigasaki Kashimada Shangri-la Minna-to-Kurasu Machi Saiwai Higashi Sumiyoshi Kodanaka Hirama-no-Sato Miyauchi Ida Todoroki Waraku Suenaga Hidamari-no-Sono Mizonokuchi Hisasue Ki-no-Oka Re-Care Mukogaoka

19 Distrito Nome Telefone Fax Miyamae-ku Tama-ku Asao-ku Mikado-so Washigamine Fujimi Plaza Restore Kawasaki Friend Shiboku Miyamaedaira Viola Miyazaki Nagasawa Soju-no-Sato Tamagawa-no-Sato Taiyo-no-Sono Suge-no-Sato Shukugawara Yomiuri Land Hana House Noborito Kakio Aruna-en Kurikidai Niji-no-Sato Katahira Yurigaoka Shinyuri Takaishi Nota: Peça informações no serviço de atendimento do seguro de cuidados de longo prazo na agência do distrito ou Centro de Saúde e Bem-estar local sobre o Centro Comunitário de Assistência Abrangente responsável por sua comunidade.

20 Para informações adicionais Código de área: 044 Assunto da consulta; Distrito do seu local de residência Prêmios do seguro de cuidados de longo prazo Autorização de cuidados de longo prazo Serviços/Benefício s de cuidados de longo prazo Outros serviços não cobertos pelo seguro de cuidados de longo prazo (apoio a idosos) Número do fax Kawasaki-ku Daishi-chiku Tajima-chiku Saiwai-ku Nakahara-ku Takatsu-ku Miyamae-ku Tama-ku Asao-ku Departamento de Políticas para uma Sociedade Longeva, Secretaria de Saúde e Bem-estar Seção de Seguro de Cuidados de Longo Prazo Departamento de Saúde e Bem-estar Escritório de promoção de cuidados comunitários Unidade de prêmios Unidade de autorização Unidade comunitária de apoio abrangente Unidade de cuidados preventivos Unidade de benefícios Unidade de cooperação médica (para pessoas com demência) Informações sobre empresas que fornecem serviços de seguro de cuidados de longo prazo podem ser obtidas pela Internet. Serviço de informações de cuidado de longo prazo de Kanagawa 1º de abril de 2014 Publicado por: Setor de Seguro de Cuidados de Longo Prazo, Departamento de Políticas para uma Sociedade Longeva, Secretaria de Saúde e Bem-estar, Cidade de Kawasaki

Olá Seguro de Cuidados de Longo Prazo

Olá Seguro de Cuidados de Longo Prazo Olá Seguro de Cuidados de Longo Prazo (Edição:Ano Fiscal de 2015) O que é o seguro de cuidados de longo prazo? Com o advento de uma sociedade que está sem dúvida envelhecendo, o número de pessoas no Japão

Leia mais

TEL23-6682 FAX23-6520)

TEL23-6682 FAX23-6520) Prefixo da cidade de Okazaki/Nukata 0564 Seguro de Assistência (Kaigo Hoken), Serviços de Cuidado ao assegurado ( kaigo hoken / kaigo sabisu ) Subseção de Cuidados (Fukushi-kaikan, 1º andar TEL23-6682

Leia mais

Guia do Seguro de Cuidados e Assistência da Cidade de Yokohama

Guia do Seguro de Cuidados e Assistência da Cidade de Yokohama Guia do Seguro de Cuidados e Assistência da Cidade de Yokohama Edição 2015 Cidade de Yokohama 6a FASE DO PLANO DE BEM-ESTAR E SAÚDE DO IDOSO E DO PROJETO DE SEGURO DE AOS IDOSOS DA CIDADE DE YOKOHAMA O

Leia mais

ⅡSaúde e Tratarnento Médico

ⅡSaúde e Tratarnento Médico ⅡSaúde e Tratarnento Médico Ⅱ-1 Assistência Médica (Como usufruir das instituições médicas) 1. Assistência médica no Japão Embora no Japão a Medicina tenha alcançado um nível bastante elevado, o médico

Leia mais

ポルトガル 語 QUE É APOIADA E CULTIVADA POR TODOS SISTEMA DE SEGURO DE ASSISTÊNCIA (KAIGO HOKEN) CIDADE DE NAGOYA

ポルトガル 語 QUE É APOIADA E CULTIVADA POR TODOS SISTEMA DE SEGURO DE ASSISTÊNCIA (KAIGO HOKEN) CIDADE DE NAGOYA ポルトガル 語 QUE É APOIADA E CULTIVADA POR TODOS SISTEMA DE SEGURO DE ASSISTÊNCIA (KAIGO HOKEN) CIDADE DE NAGOYA SISTEMA DE SEGURO DE ASSISTÊNCIA No nosso país, o número de idosos que necessita de assistência

Leia mais

10.Kaigo Hoken (Seguro de Cuidados e Assistência)

10.Kaigo Hoken (Seguro de Cuidados e Assistência) 10.Kaigo Hoken (Seguro de Cuidados e Assistência) Objetivo O Sistema do Kaigo Hoken (Seguro de Cuidados e Assistência) foi introduzido em abril de 2000, com o intuito de contar com o suporte de toda a

Leia mais

14.Assistência ふく. 1-1 Auxílio infantil Veja [Nascimento Criação 4-4 Auxílio Infantil ] P199

14.Assistência ふく. 1-1 Auxílio infantil Veja [Nascimento Criação 4-4 Auxílio Infantil ] P199 14.Assistência ふく し 福 祉 1.Assistência infantil Estão previstos os seguintes auxílios à criação infantil. Há também regiões que oferecem um sistema de pagamento peculiar. Detalhes podem ser obtidos no guichê

Leia mais

Guia de Vida Diária da Província de Saitama

Guia de Vida Diária da Província de Saitama Capítulo 4 Assistência Médica e Seguro Social Mascote de Saitama KOBATON 1 Sistema de Seguro de Saúde 2 Seguro Nacional de Saúde (Seguro Regional) 3 Seguro Saúde (Seguro dos Empregados) 4 Exame Médico

Leia mais

Capitulo5 Assistência Médica e Seguro Social

Capitulo5 Assistência Médica e Seguro Social Guia para a Vida na Província de Saitama Capitulo5 Assistência Médica e Seguro Social 第 5 章 医 療 社 会 保 険 1 Sistema de Seguro de Saúde 医 療 保 険 制 度 2 Seguro Nacional de Saúde 国 民 健 康 保 険 3 Seguro Saúde 健

Leia mais

1-4 Auxílio de assistência à criança portadora de deficiência

1-4 Auxílio de assistência à criança portadora de deficiência Assistência 1. Assistência infantil 福 祉 Estão previstos os seguintes auxílios à criação infantil. Há também regiões que oferecem um sistema de pagamento peculiar. Detalhes podem ser obtidos no guichê responsável

Leia mais

Para residentes estrangeiros de Kawasaki

Para residentes estrangeiros de Kawasaki Para residentes estrangeiros de Kawasaki Lista de balcões de atendimento e telefones para consultas がいこくじん みな かわさきし す 川 崎 市 に 住 む 外 国 人 の 皆 さんへ Publicado pelo Departamento de Assuntos da Criança e do Cidadão

Leia mais

ポルトガル 語 QUE É APOIADA E CULTIVADA POR TODOS SISTEMA DE SEGURO DE ASSISTÊNCIA (KAIGO HOKEN) CIDADE DE NAGOYA

ポルトガル 語 QUE É APOIADA E CULTIVADA POR TODOS SISTEMA DE SEGURO DE ASSISTÊNCIA (KAIGO HOKEN) CIDADE DE NAGOYA ポルトガル 語 QUE É APOIADA E CULTIVADA POR TODOS SISTEMA DE SEGURO DE ASSISTÊNCIA (KAIGO HOKEN) CIDADE DE NAGOYA SISTEMA DE SEGURO DE ASSISTÊNCIA Na zona urbana incluindo a nossa cidade, até o ano de 2025 quando

Leia mais

SEGURO E APOSENTADORIA

SEGURO E APOSENTADORIA SEGURO E APOSENTADORIA SEGURO SOCIAL (SEGURO DE SAÚDE SOCIAL E SEGURO DE APOSENTADORIA SOCIAL) O Governo japonês administra o Seguro de Saúde Social e o Seguro de Aposentadoria Social ( ), a fim de garantir

Leia mais

Plano Nacional de Seguro de Saúde

Plano Nacional de Seguro de Saúde PORTUGUÊS Plano Nacional de Seguro de Saúde Sistema do Seguro de Saúde Em casos de doenças ou acidentes as despesas médicas hospitalares poderão ficar muito altas se os tratamentos ou cuidados recebidos

Leia mais

Seguro Social de Saúde

Seguro Social de Saúde Seguro Social de Saúde Requisitos para se inscrever ao seguro Este é o seguro para pessoas que trabalham em empresas inscritas ao Seguro Social. Mesmo trabalhando como part time (período parcial) se o

Leia mais

Guia Multilíngüe de Informações Cotidianas

Guia Multilíngüe de Informações Cotidianas 1 Impostos (1) Vida Diária e Impostos Os residentes no Japão por período superior a 1 ano, mesmo os de nacionalidade estrangeira, são obrigados a recolher impostos da mesma forma que os cidadãos japoneses

Leia mais

Moradia para aqueles com salário baixo e dificuldades para pagar aluguel. Os requisitos para inscrição variam grandemente.

Moradia para aqueles com salário baixo e dificuldades para pagar aluguel. Os requisitos para inscrição variam grandemente. Informações sobre o cotidiano Moradia >> Transporte >> Eletricidade, combustível e sistema de abastecimento de águas >> Coleta de lixo e reciclagem Em caso de emergência Guia para serviços de consulta

Leia mais

15 Impostos ぜ い き ん 1 Impostos Nacionais Residentes e Não residentes

15 Impostos ぜ い き ん 1 Impostos Nacionais Residentes e Não residentes 15.Impostos ぜい きん 税 金 Os residentes no Japão por período superior a 1 ano, mesmo os de nacionalidade estrangeira, são obrigados a recolher impostos da mesma forma que os cidadãos japoneses caso recebam

Leia mais

Administração de Seguro Social Informação Importante

Administração de Seguro Social Informação Importante Administração de Seguro Social Informação Importante ESTA CARTA DE APRESENTAÇÃO TEM FINS APENAS INFORMATIVOS. NÃO PREENCHA AS PÁGINAS SEGUINTES. ESTE DOCUMENTO NÃO É UMA SOLICITAÇÃO. Você pode ser elegível

Leia mais

Salários e condições laborais na assistência social: WICARE

Salários e condições laborais na assistência social: WICARE Salários e condições laborais na assistência social: WICARE pt_pt O WICARE visa melhorar a informação dos sindicatos sobre salários e condições laborais no setor dos serviços sociais em toda a Europa.

Leia mais

Política Básica de Medidas para Estrangeiros Residentes de Descendência Japonesa (Tradução Provisória) 31 de agosto de 2010

Política Básica de Medidas para Estrangeiros Residentes de Descendência Japonesa (Tradução Provisória) 31 de agosto de 2010 Política Básica de Medidas para Estrangeiros Residentes de Descendência Japonesa (Tradução Provisória) 31 de agosto de 2010 Conselho para Promoção de Medidas para Estrangeiros Residentes de Descendência

Leia mais

Projeto de Pesquisa Pergunte a um Profissional

Projeto de Pesquisa Pergunte a um Profissional Projeto de Pesquisa Pergunte a um Profissional ATENÇÃO ESTE MATERIAL É UMA TRADUÇÃO DO ORIGINAL EM INGLÊS DISPONIBILIZADO PELA FIRST ESTADOS UNIDOS. SOMENTE AS REGRAS CONTIDAS NESSE ARQUIVO E NO PORTAL

Leia mais

Será cobrado o valor de R$ 7,90 por mês referente à prestação do serviço, preço que poderá ser alterado sem aviso prévio.

Será cobrado o valor de R$ 7,90 por mês referente à prestação do serviço, preço que poderá ser alterado sem aviso prévio. CONDIÇÕES GERAIS DA ASSISTÊNCIA MÉDICA E DENTAL 1. INTRODUÇÃO Os serviços de Assistência Médica e Dental são destinados a atender os beneficiários dos cartões de crédito Santander. Este serviço será prestado

Leia mais

Seguro Nacional de Saúde

Seguro Nacional de Saúde Seguro Nacional de Saúde Requisitos para se inscrever ao seguro Todos os que se enquadram nos ítens de 1 a 3 poderão e deverão se inscrever ao Seguro Nacional de Saúde. 1- Estejam registrados como estrangeiros

Leia mais

Seguro de Assistência e Cuidados do Município da Cidade de Shizuoka (Português)

Seguro de Assistência e Cuidados do Município da Cidade de Shizuoka (Português) Seguro de Assistência e Cuidados do Município da Cidade de Shizuoka (Português) Março de 2015. Município da Cidade de Shizuoka O que é o Seguro de Assistência e Cuidados Kaigo-Hoken? O sistema do Seguro

Leia mais

TEL23-6682 FAX23-6520)

TEL23-6682 FAX23-6520) Prefixo da cidade de Okazaki/Nukata 0564 Apoio e Serviços aos Idosos ( koureisha eno shien / sabisu ) Seção de Longevidade (Choju-ka) (Fukushi-kaikan, 1º andar TEL23-6147 FAX23-6520 ) Subseção de

Leia mais

Pagamento da Renda Mensal Vitalícia por Idade

Pagamento da Renda Mensal Vitalícia por Idade Programa 1282 Proteção Social ao Idoso Objetivo níveis de complexidade e demandas do território, em conformidade com os pressupostos do Sistema Único de Assistência Social, e primando pela convivência

Leia mais

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL 0405 05 IDENTIFICAÇÃO: Título: ORÇAMENTO EMPRESARIAL Atributo: ADMINISTRAÇÃO EFICIENTE Processo: PLANEJAMENTO E CONTROLE ORÇAMENTÁRIO O QUE É : É um instrumento de planejamento

Leia mais

Visando uma comunidade harmoniosa

Visando uma comunidade harmoniosa Plano de promoção de Kawasaki para uma sociedade multicultural e harmoniosa Visando uma comunidade harmoniosa esboço Multicultural Promotion Policies Políticas de promoción multicultural Políticas de Promoção

Leia mais

Manual de Orientação ao Cliente

Manual de Orientação ao Cliente Manual de Orientação ao Cliente Prezado Cliente O Hospital IGESP reúne em um moderno complexo hospitalar, os mais avançados recursos tecnológicos e a excelência na qualidade do atendimento prestado por

Leia mais

TODAS AS PERGUNTAS DEVEM SER RESPONDIDAS COMPLETAMENTE REQUERIMENTOS INCOMPLETOS SERÃO DEVOLVIDOS. Sobrenome Nome. Endereço Ap.

TODAS AS PERGUNTAS DEVEM SER RESPONDIDAS COMPLETAMENTE REQUERIMENTOS INCOMPLETOS SERÃO DEVOLVIDOS. Sobrenome Nome. Endereço Ap. Nº ident. Data de recebimento Protocolo eletrônico Arquivo completo / Rubrica DISTRITO DE TRANSPORTE PÚBLICO DA GRANDE HARTFORD ADA (Lei de Apoio a Americanos com Deficiência) REQUERIMENTO PARA TRANSPORTE

Leia mais

SERVIÇO: ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA PESSOAS ADULTAS

SERVIÇO: ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA PESSOAS ADULTAS SERVIÇO: ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA PESSOAS ADULTAS DESCRIÇÃO: Modalidade: Centro Dia para pessoa Idosa Serviço voltado para o atendimento, regime parcial, de pessoas idosas de 60 anos ou mais, de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA ESTUDANTIL Os programas de assistência estudantil da UFRPE

Leia mais

CHEGOU A HORA DE ACERTARMOS AS CONTAS COM O LEÃO.

CHEGOU A HORA DE ACERTARMOS AS CONTAS COM O LEÃO. Porto Alegre, 17 de fevereiro de 2012 Sr. Cliente: CHEGOU A HORA DE ACERTARMOS AS CONTAS COM O LEÃO. No período de 01 de março até 30 de abril de 2012, a RFB estará recepcionando as Declarações do Imposto

Leia mais

Assistência Social. Ajudando os Idosos, Jovens e Deficientes. Uma mulher idosa em uma cadeira de rodas. Assistência Social para os Idosos

Assistência Social. Ajudando os Idosos, Jovens e Deficientes. Uma mulher idosa em uma cadeira de rodas. Assistência Social para os Idosos Assistência Social Ajudando os Idosos, Jovens e Deficientes Uma mulher idosa em uma cadeira de rodas Assistência Social para os Idosos Com os avanços na tecnologia médica, além de melhorias na saúde pública

Leia mais

Oficinas de tratamento. Redes sociais. Centros de Atenção Psicossocial Álcool e drogas

Oficinas de tratamento. Redes sociais. Centros de Atenção Psicossocial Álcool e drogas Oficinas de tratamento Redes sociais Centros de Atenção Psicossocial Álcool e drogas Irma Rossa Médica Residência em Medicina Interna- HNSC Médica Clínica- CAPS ad HNSC Mestre em Clínica Médica- UFRGS

Leia mais

Segurado de Categoria 3 Dependentes dos Segurados de Categoria 2

Segurado de Categoria 3 Dependentes dos Segurados de Categoria 2 16.Pensão ねん きん 年 金 De acordo com o sistema de pensão oficial do Japão, todos os residentes entre 20 e 60 anos de idade são obrigados a se inscreverem na Pensão Nacional. Portanto, todas as pessoas com

Leia mais

Guia do Sistema de Seguro de Saúde Nacional (NHI) do Japão

Guia do Sistema de Seguro de Saúde Nacional (NHI) do Japão Guia do Sistema de Seguro de Saúde Nacional (NHI) do Japão Índice Como Funciona o Sistema de Seguro de Saúde Nacional (NHI) do Japão Associados do NHI Em tais circunstâncias, informe dentro de 14 dias

Leia mais

Guia Multilíngüe de Informações Cotidianas

Guia Multilíngüe de Informações Cotidianas Para poder permanecer em território japonês é necessário ter o visto de permanência. Existem 27 tipos de vistos e, cada qual tem prazos e tipos de atividades permitidas diferenciadas. 1 Tipos de visto

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PROGRAMAS DE APOIO À GESTANTE

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PROGRAMAS DE APOIO À GESTANTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PROGRAMAS DE APOIO À GESTANTE Os programas de assistência estudantil da UFRPE destinam-se

Leia mais

Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 Guia de Solicitação de Ingressos

Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 Guia de Solicitação de Ingressos Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 Guia de Solicitação de Ingressos Bem-vindo ao Guia de Solicitação de Ingressos para Torcedores de Países Participantes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 1 DO QUE PRECISO

Leia mais

SEGURO SEGURO O ABC DO. Em colaboração com: Agradecimentos: Ministério de Finanças e Planeamento Económico da República do Ghana. GTZ-Ghana.

SEGURO SEGURO O ABC DO. Em colaboração com: Agradecimentos: Ministério de Finanças e Planeamento Económico da República do Ghana. GTZ-Ghana. ASSOCIAÇÃO MOÇAMBICANA DOS OPERADORES DE MICROFINANÇAS O ABC DO SEGURO O ABC DO SEGURO Em colaboração com: Agradecimentos: Ministério de Finanças e Planeamento Económico da República do Ghana. GTZ-Ghana.

Leia mais

Associação Jaguariunense de Jovens Aprendizes

Associação Jaguariunense de Jovens Aprendizes O Questionário abaixo se destina à avaliação sócio-econômica cultural do candidato e, portanto, deve ser respondido com absoluta fidedignidade. Para isso, os candidatos poderão contar com o auxílio dos

Leia mais

O QUE É IRPF? Imposto Sobre a Renda Pessoa Física

O QUE É IRPF? Imposto Sobre a Renda Pessoa Física O QUE É IRPF? Imposto Sobre a Renda Pessoa Física O QUE É DAA? É a Declaração de Imposto de Renda Anual Denominada - Declaração de Ajuste Anual ÓRGÃOS REGULADORES Receita Federal do Brasil Procuradoria

Leia mais

Prefeitura de Kaita Cho

Prefeitura de Kaita Cho ポルトガル 語 Prefeitura de Kaita Cho Sistema do Seguro de Saúde nacional O sistema do seguro saúde nacional( Kokuho )é financiado pelas contribuições regulares do imposto dos associados saudáveis do kokuho,

Leia mais

CREDICARD - ASSISTENCIA VIAGEM FAMILIAR

CREDICARD - ASSISTENCIA VIAGEM FAMILIAR CREDICARD - ASSISTENCIA VIAGEM FAMILIAR 1. *REPATRIAMENTO DO CORPO (BRASIL E EXTERIOR) Em caso de falecimento do associado em viagem, a Central providenciará a repatriação funerária e arcará com as despesas

Leia mais

Bem vindo á Austrália e à Medibank Private

Bem vindo á Austrália e à Medibank Private Bem vindo á Austrália e à Medibank Private A Medical Private gostaria de ser uma das primeiras a parabenizá-lo por escolher a Austrália como seu destino de estudos. Nós entendemos que há muito a ler e

Leia mais

d) participação em competições esportivas, incluídos gastos com treinamento;

d) participação em competições esportivas, incluídos gastos com treinamento; CAPÍTULO : 10 - Viagens Internacionais, Cartões de Uso Internacional e Transferências Postais SEÇÃO : 1 - Viagens Internacionais 1. Esta seção trata das compras e das vendas de moeda estrangeira, inclusive

Leia mais

O Responsável Financeiro deverá entregar cópias autenticadas/ simples ou originais de todo o grupo familiar os documentos abaixo:

O Responsável Financeiro deverá entregar cópias autenticadas/ simples ou originais de todo o grupo familiar os documentos abaixo: LISTA DE DOCUMENTOS RELAÇÃO DE DOCUMENTOS QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS PELO REQUERENTE JUNTAMENTE COM A FICHA PREENCHIDA E ASSINADA. O Responsável Financeiro deverá entregar cópias autenticadas/ simples

Leia mais

Formulário - Solicitação de Bolsa Carência

Formulário - Solicitação de Bolsa Carência UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL SERVIÇO DE BOLSA Foto 3x4 Formulário - Solicitação de Bolsa Carência Modalidade de Bolsa: ( ) Moradia

Leia mais

Direitos trabalhistas. Impostos e bancos. Taxes and Banking

Direitos trabalhistas. Impostos e bancos. Taxes and Banking Direitos trabalhistas 57 a 06 Impostos e bancos Taxes and Banking 06 58 VIDA NA IRLANDA Os empregados, na Irlanda, pagam o imposto através do sistema PAYE (Pay As You Earn, Pagamento conforme vencimentos).

Leia mais

EDITAL N.º 01 PROGRAMAS DE INGRESSO PROGRAD PROGRAMA DE ISENÇÃO ou REDUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO CONCURSO VESTIBULAR 2011 E PISM

EDITAL N.º 01 PROGRAMAS DE INGRESSO PROGRAD PROGRAMA DE ISENÇÃO ou REDUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO CONCURSO VESTIBULAR 2011 E PISM O Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora PROGRAD/UFJF, torna público que, no período de 17 a 29 de junho de 2010, serão recebidos os pedidos de isenção ou de redução do pagamento

Leia mais

EMPRÉSTIMO DE ATIVOS

EMPRÉSTIMO DE ATIVOS EMPRÉSTIMO DE ATIVOS Empréstimo de Ativos BM&FBOVESPA 3 4 Empréstimo de Ativos BM&FBOVESPA 1) O que é o serviço de Empréstimo de Ativos? Lançado em 1996, é um serviço por meio do qual os investidores,

Leia mais

LISTA DE DOCUMENTOS RELAÇÃO DE DOCUMENTOS QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS PELO REQUERENTE JUNTAMENTE COM A FICHA PREENCHIDA E ASSINADA.

LISTA DE DOCUMENTOS RELAÇÃO DE DOCUMENTOS QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS PELO REQUERENTE JUNTAMENTE COM A FICHA PREENCHIDA E ASSINADA. LISTA DE DOCUMENTOS RELAÇÃO DE DOCUMENTOS QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS PELO REQUERENTE JUNTAMENTE COM A FICHA PREENCHIDA E ASSINADA. O Responsável Financeiro deverá entregar cópias autenticadas/ simples

Leia mais

SALÁRIO Kyuuryou SALÁRIO. Em dinheiro. Direto. Total. Mensal. Em um dia definido. www.consbrashamamatsu.jp/setor-trabalhista

SALÁRIO Kyuuryou SALÁRIO. Em dinheiro. Direto. Total. Mensal. Em um dia definido. www.consbrashamamatsu.jp/setor-trabalhista SALÁRIO 11 SALÁRIO Kyuuryou O salário deve ser pago conforme os cinco princípios citados abaixo. Para ter certeza sobre os procedimentos adotados para pagamento de salários, peça ao empregador uma cópia

Leia mais

FINALIDADE E BREVE HISTÓRICO

FINALIDADE E BREVE HISTÓRICO Medicaid FINALIDADE E BREVE HISTÓRICO O Medicaid é um programa de seguro saúde aprovado em 1965 como parte da Guerra à Pobreza. Ele é financiado em conjunto com recursos federais e estaduais, e representa

Leia mais

Diretrizes para os Estudos de Caso

Diretrizes para os Estudos de Caso Diretrizes para os Estudos de Caso Observação: Esta seção apresenta 5 estudos de caso de questões de saúde reprodutiva com o intuito de estimular discussões sobre o material apresentado no currículo. Além

Leia mais

Modalidades a serem solicitadas pelo aluno (enumere as modalidades conforme interesse):

Modalidades a serem solicitadas pelo aluno (enumere as modalidades conforme interesse): INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CÂMPUS BARBACENA ANEXO I FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO Modalidades a serem solicitadas pelo aluno (enumere as modalidades conforme

Leia mais

Guia do Sistema de Seguro de Saúde Nacional (NHI) do Japão

Guia do Sistema de Seguro de Saúde Nacional (NHI) do Japão Guia do Sistema de Seguro de Saúde Nacional (NHI) do Japão Índice Como Funciona o Sistema de Seguro de Saúde Nacional (NHI) do Japão Associados do NHI Em tais circunstâncias, informe dentro de 14 dias

Leia mais

Administração da Segurança Social Informações Importantes

Administração da Segurança Social Informações Importantes Administração da Segurança Social Informações Importantes ESSA FOLHA DE ROSTO É APENAS INFORMATIVO. NÃO PREENCHA AS SEGUINTES PÁGINAS. ISTO NÃO É UM REQUERIMENTO. Nossos registros mostram que você poderá

Leia mais

Os estrangeiros que possuem os seguintes status de permanência, podem trabalhar no Japão. ( )

Os estrangeiros que possuem os seguintes status de permanência, podem trabalhar no Japão. ( ) Introdução O número de estrangeiros que trabalham no Japão está aumentando a cada ano. Entretanto, existe uma preocupação em evitar transtornos causados por contratações feitas através de agências ilegais

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 5: Serviços Bancários

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 5: Serviços Bancários Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 5: Serviços Bancários Objetivo Conscientizar nossos clientes sobre os serviços bancários e as funções de cada funcionário O conteúdo deste material é baseado

Leia mais

Informativo Março/2015 edição 19. A partir do dia 02 de março do corrente ano, os

Informativo Março/2015 edição 19. A partir do dia 02 de março do corrente ano, os Informativo Março/2015 edição 19 DIRPF2015 A partir do dia 02 de março do corrente ano, os contribuintes poderão entregar suas declarações do Imposto de Renda 2015, até o dia 30 de abril de 2015. É importante

Leia mais

Aviso sobre a Solicitação do Auxílio Financeiro Escolar do ano letivo de 2014

Aviso sobre a Solicitação do Auxílio Financeiro Escolar do ano letivo de 2014 Senhores Pais e Responsáveis Comitê Educacional da Cidade de Nagoya Aviso sobre a Solicitação do Auxílio Financeiro Escolar do ano letivo de 2014 Para as famílias em dificuldade financeira para que seus

Leia mais

Guia de Vida Diária da Província de Saitama

Guia de Vida Diária da Província de Saitama Capítulo 6 Pensão Mascote de Saitama KOBATON 1 Programa Nacional de Aposentadoria 2 Programa de Aposentadoria de Assistência Social Pelo sistema previdenciário do Japão, todas as pessoas são obrigadas

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP 5º CCN 2012.1 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP 5º CCN 2012.1 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO O artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações), instituiu a Demonstração do Resultado do Exercício. A Demonstração do Resultado

Leia mais

CADASTRO PARA PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - LISTA DE DOCUMENTOS - INSTRUÇÕES

CADASTRO PARA PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - LISTA DE DOCUMENTOS - INSTRUÇÕES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓREITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CADASTRO PARA PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL LISTA DE DOCUMENTOS INSTRUÇÕES Prezado Estudante,

Leia mais

II CURSO DE FORMAÇÃO DE CUIDADOR DE IDOSOS EDITAL REALIZAÇÃO:

II CURSO DE FORMAÇÃO DE CUIDADOR DE IDOSOS EDITAL REALIZAÇÃO: II CURSO DE FORMAÇÃO DE CUIDADOR DE IDOSOS EDITAL REALIZAÇÃO: OBJETIVO: Desenvolver e instrumentalizar as pessoas interessadas em se profissionalizar como cuidador de idosos. Estimular a reflexão em relação

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS PELO REQUERENTE JUNTAMENTE COM A FICHA PREENCHIDA E ASSINADA.

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS PELO REQUERENTE JUNTAMENTE COM A FICHA PREENCHIDA E ASSINADA. LISTA DE DOCUMENTOS RELAÇÃO DE DOCUMENTOS QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS PELO REQUERENTE JUNTAMENTE COM A FICHA PREENCHIDA E ASSINADA. O Responsável Financeiro deverá entregar cópias autenticadas/ simples

Leia mais

ASSISTÊNCIA SERVIÇOS EXECUTIVOS

ASSISTÊNCIA SERVIÇOS EXECUTIVOS ASSISTÊNCIA SERVIÇOS EXECUTIVOS O objeto da assistência serviços executivos é facilitar a vida do Segurado, em caso de mal súbito, doença ou acidente, com serviços domésticos provisórios, ambulância, Motorista

Leia mais

REGULAMENTO - 17º PRÊMIO EMPRESA CIDADÃ ADVB/SC 2015 - Categoria Micro e Pequena Empresa

REGULAMENTO - 17º PRÊMIO EMPRESA CIDADÃ ADVB/SC 2015 - Categoria Micro e Pequena Empresa REGULAMENTO - 17º PRÊMIO EMPRESA CIDADÃ ADVB/SC 2015 - Categoria Micro e Pequena Empresa Resumo do Prêmio O Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2015 Categoria MPE Homenageia as Micro e Pequenas Empresas catarinenses

Leia mais

Programa de Treinamento Nikkei. Ano Fiscal de 2011. Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA)

Programa de Treinamento Nikkei. Ano Fiscal de 2011. Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) Programa de Treinamento Nikkei Ano Fiscal de 2011 Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) Índice Geral 1. Informações do Programa de Treinamento 2.Informações dos cursos oferecidos 3. Como

Leia mais

LEI Nº 2465/2013 SÚMULA: II 15.01, no caso da prestação dos serviços de administração de cartão de crédito ou débito e congêneres;

LEI Nº 2465/2013 SÚMULA: II 15.01, no caso da prestação dos serviços de administração de cartão de crédito ou débito e congêneres; LEI Nº 2465/2013 SÚMULA: Estabelece normas de incidência do ISS, relativas às operações efetuadas com cartões de crédito e de débito, e dá outras providências. AUTORIA: Poder Executivo A Câmara Municipal

Leia mais

d) participação em competições esportivas, incluídos gastos com treinamento;

d) participação em competições esportivas, incluídos gastos com treinamento; CAPÍTULO : 10 - Viagens Internacionais, Cartões de Uso Internacional e Transferências Postais SEÇÃO : 1 - Viagens Internacionais 1. Esta seção trata das compras e das vendas de moeda estrangeira, inclusive

Leia mais

THALITA KUM PROJETO - CUIDANDO COM HUMANIDADE DOS ACAMADOS E DE SEUS CUIDADORES.

THALITA KUM PROJETO - CUIDANDO COM HUMANIDADE DOS ACAMADOS E DE SEUS CUIDADORES. THALITA KUM PROJETO - CUIDANDO COM HUMANIDADE DOS ACAMADOS E DE SEUS CUIDADORES. ANA LUCIA MESQUITA DUMONT; Elisa Nunes Figueiredo. Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte SMSA-BH (Atenção Básica)

Leia mais

CARTILHA DO INGRESSANTE U N I V E R S I D A D E E S T A D U A L D E C A M P I N A S

CARTILHA DO INGRESSANTE U N I V E R S I D A D E E S T A D U A L D E C A M P I N A S CARTILHA DO INGRESSANTE U N I V E R S I D A D E E S T A D U A L D E C A M P I N A S Bem-vindo a U N I V E R S I D A D E E S TA INTRODUÇÃO Prezado Servidor, Estamos felizes em tê-lo conosco, pois a partir

Leia mais

MANUAL DA CERTIFICAÇÃO POR PROVA PARA TÉCNICOS 2015

MANUAL DA CERTIFICAÇÃO POR PROVA PARA TÉCNICOS 2015 MANUAL DA CERTIFICAÇÃO POR PROVA PARA TÉCNICOS 2015 1 1. A Certificação por Prova é destinada a profissionais de Previdência Complementar Fechada que atuem na área de Contabilidade. IMPEDIMENTOS 2. O candidato

Leia mais

Como destinar parte do seu Imposto de Renda Devido a Instituições de Apoio à Criança e ao Adolescente

Como destinar parte do seu Imposto de Renda Devido a Instituições de Apoio à Criança e ao Adolescente Como destinar parte do seu Imposto de Renda Devido a Instituições de Apoio à Criança e ao Adolescente VOCÊ PODE DOAR SEM GASTAR O SEU DINHEIRO! Você tem perfil para contribuir nesta ação? Se você tem o

Leia mais

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE INTERNAÇÃO (11) 4414-6072. Horário de Funcionamento: De 2ª a 6ª: das 6h às 22h Sábados e feriados: das 7h às 19h

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE INTERNAÇÃO (11) 4414-6072. Horário de Funcionamento: De 2ª a 6ª: das 6h às 22h Sábados e feriados: das 7h às 19h O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE INTERNAÇÃO Tel.: (11) 4414-6000 - Ramal: 6420 (11) 4414-6072 Horário de Funcionamento: De 2ª a 6ª: das 6h às 22h Sábados e feriados: das 7h às 19h Seja bem-vindo ao nosso

Leia mais

GERENCIAMENTO de Casos Especiais

GERENCIAMENTO de Casos Especiais GERENCIAMENTO de Casos Especiais Gerenciamento de Casos Especiais.indd 1 19/10/2015 15:32:28 Gerenciamento de Casos Especiais Objetivo: Facilitar o atendimento aos clientes que apresentam dificuldades

Leia mais

Contato. Central de atendimento sobre o My Number do Município de Setagaya 03-5713-7428

Contato. Central de atendimento sobre o My Number do Município de Setagaya 03-5713-7428 Aviso do Município de Setagaya A partir de 5 de outubro de 2015, cada um dos residentes receberá a notificação do número de pessoa física (apelidado de de my number ) Edição para arquivo *O número consta

Leia mais

ESTÁGIO INTERNACIONAL CONTRATO MESTRE Brigham Young University

ESTÁGIO INTERNACIONAL CONTRATO MESTRE Brigham Young University ESTÁGIO INTERNACIONAL CONTRATO MESTRE Brigham Young University Contrato celebrado dia de, 201 ( Data da vigência ) entre a Brigham Young University, empresa sem fins lucrativos e instituição educacional

Leia mais

Melhor em Casa Curitiba-PR

Melhor em Casa Curitiba-PR Melhor em Casa Curitiba-PR ATENÇÃO DOMICILIAR Modalidade de Atenção à Saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento

Leia mais

Síntese do Plano de Promoção de Convivência Multicultural da Província de Shiga (Edição revisada)

Síntese do Plano de Promoção de Convivência Multicultural da Província de Shiga (Edição revisada) <Proposta> ポルトガル 語 Síntese do Plano de Promoção de Convivência Multicultural da Província de Shiga (Edição revisada) Da revisão do plano 1.Contexto e objetivos Tendo como base o ápice do ano de 2008, quando

Leia mais

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS PROJETO BARUERI

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS PROJETO BARUERI PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS PROJETO BARUERI O Plano de Cargos e Salários aqui apresentado é resultado do entendimento e alinhamento dos direcionadores do Modelo de Organização e Gestão e das Políticas e

Leia mais

Guia de Vida Diária da Província de Saitama

Guia de Vida Diária da Província de Saitama Capítulo 3 Residência Mascote de Saitama KOBATON 1 Residência de Aluguel Particular 2 Residência de Aluguel em Conjunto Habitacional Público 3 Mudanças 4 Compra de Imóveis 1 Residência de Aluguel Particular

Leia mais

CIGNA INTERNATIONAL EXPATRIATE BENEFIT S. MBA : Benefícios Médicos no Exterior. Documentos de viagem importantes

CIGNA INTERNATIONAL EXPATRIATE BENEFIT S. MBA : Benefícios Médicos no Exterior. Documentos de viagem importantes CIGNA INTERNATIONAL EXPATRIATE BENEFIT S MBA : Benefícios Médicos no Exterior Documentos de viagem importantes Cartão de contato Ligação gratuita (nos EUA): +1.800.243.1348 Ligação por fax gratuita (nos

Leia mais

Seguro Poupança Crescente. Condições Gerais e Especiais da Apólice. www.ocidentalseguros.pt

Seguro Poupança Crescente. Condições Gerais e Especiais da Apólice. www.ocidentalseguros.pt Ocidental Companhia Portuguesa de Seguros de Vida, SA. Sede: Avenida Dr. Mário Soares (Tagus Park), Edifício 10, Piso 1, 2744-002 Porto Salvo. Pessoa coletiva n.º 501 836 926, matriculada sob esse número

Leia mais

Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte. 1) O Órgão Público está obrigado à entrega da DIRF?

Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte. 1) O Órgão Público está obrigado à entrega da DIRF? Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte 1) O Órgão Público está obrigado à entrega da DIRF? Sim. A legislação da DIRF, Instrução Normativa n 1.406, de 23 de outubro de 2013, coloca como pessoa jurídica

Leia mais

Finança Pessoal. Artigo Clube de Investimento Versão completa em PDF Versão 1.0 www.financapessoal.com.br

Finança Pessoal. Artigo Clube de Investimento Versão completa em PDF Versão 1.0 www.financapessoal.com.br Bem-vindo aos artigos do Finança Pessoal. Nesse primeiro artigo vamos esclarecer as informações sobre os Clubes de Investimentos e vamos fazer um passo-a-passo de como montar um clube. Esse artigo é uma

Leia mais

GUIA DE REQUERIMENTO INICIAL DO PROJETO DE PESQUISA DE TRATAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS INFANTIS ESPECÍFICAS

GUIA DE REQUERIMENTO INICIAL DO PROJETO DE PESQUISA DE TRATAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS INFANTIS ESPECÍFICAS GUIA DE REQUERIMENTO INICIAL DO PROJETO DE PESQUISA DE TRATAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS INFANTIS ESPECÍFICAS O que é o Projeto de Pesquisa de Tratamento de Doenças Crônicas Infantis Específicas? Dentre as

Leia mais

SENSIL. Apoio Domiciliário e serviços de saúde. Crianças * adultos * idosos

SENSIL. Apoio Domiciliário e serviços de saúde. Crianças * adultos * idosos SENSIL Apoio Domiciliário e serviços de saúde Crianças * adultos * idosos A quem prestamos o serviço de Apoio Domiciliário? A todas as pessoas em situação de dependência: Temporária (pós operatório imediato,

Leia mais

2 Classificação de cargos,

2 Classificação de cargos, SEÇÃO 2 Classificação de cargos, salários Esta seção analisa como classificar cargos e estabelecer os níveis de salários oferecidos aos funcionários. Os salários e os benefícios são oferecidos às pessoas

Leia mais

ROSTO. Grupo I Identificação da entidade empregadora (empresa) Nota: O Grupo I não permite a opção de importação por upload

ROSTO. Grupo I Identificação da entidade empregadora (empresa) Nota: O Grupo I não permite a opção de importação por upload ROSTO O Rosto deve ser preenchido por todas as empresas/entidades empregadoras ativas em algum período do ano de referência, relativamente aos trabalhadores com contrato individual de trabalho celebrado

Leia mais

Guia do Seguro Nacional de Saúde

Guia do Seguro Nacional de Saúde 国 民 健 康 保 険 ガイド Guia do Seguro Nacional de Saúde ポルトガル 語 O seguro nacional de saúde é um sistema que se adquire com pagamento mútuo para tratar da saúde com tranquilidade em casos de ferimentos e doenças.

Leia mais

(TEL23-6841 FAX27-1160)

(TEL23-6841 FAX27-1160) Prefixo da cidade de Okazaki/Nukata 0564 Seguro Nacional de Saúde, Pensão Nacional, Sistema Médico para Pessoas da Terceira Idade ( kokumin kenko hoken / kokumin nenkin / kouki koureisya iryo seido

Leia mais

Guia de Vida Diária da Província de Saitama

Guia de Vida Diária da Província de Saitama Capítulo 6 Pensão Mascote de Saitama KOBATON 1 Programa Nacional de Aposentadoria 2 Programa de Aposentadoria de Assistência Social Pelo sistema previdenciário do Japão, todas as pessoas são obrigadas

Leia mais

b) receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40.

b) receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40. Vitória/ES, 23 de fevereiro de 2013. ORIENTAÇÕES PARA DECLARAÇÃO DO IRPF 2013 A partir do dia 1º março a Receita Federal começa a receber a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física.

Leia mais

PROJETO CASA LAR DO CEGO IDOSO CIDADANIA NO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

PROJETO CASA LAR DO CEGO IDOSO CIDADANIA NO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PROJETO CASA LAR DO CEGO IDOSO CIDADANIA NO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DADOS DA ORGANIZAÇÃO: Nome: Associação de Cegos Louis Braille - ACELB, mantenedora da Casa Lar do Cego Idoso Endereço: Rua Braille

Leia mais

ASSISTÊNCIA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

ASSISTÊNCIA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO ASSISTÊNCIA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO O objeto da assistência animais é prestar atendimento aos cães e gatos de estimação do Segurado, em caso de doença ou acidente, conforme condições abaixo e abrangência

Leia mais