2. MODELOS DE FILAS E ESTOQUES COM CHEGADAS E ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2. MODELOS DE FILAS E ESTOQUES COM CHEGADAS E ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS"

Transcrição

1 2. MODELOS DE FILAS E ESTOQUES COM CHEGADAS E ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS Uma forma simples de mostrar fisicamente o problema de acúmulos em um sistema (engenheiros, arquitetos e outros técnicos envolvidos no processo de planejar e operar sistemas, normalmente apreciam analogias físicas), é o de representar o sistema por um silo de armazenagem de grãos, ou uma caixa d`água, com um duto de entrada e um duto de saída, cada qual dotado de um registro que permite controlar a vazão através do duto. O duto de entrada com seu dispositivo de controle de vazão representa o processo de chegada ao sistema, e o duto de saída com os seu dispositivo de controle de vazão o(s) posto(s) de atendimento no caso de problemas de filas, e o processo de saída da área de armazenagem no caso de problemas de estoques. Para representar fenômenos reais é necessário admitir que, nos casos em que a natureza discreta dos "clientes" de um serviço é importante para a correta descrição do fenômeno, os grãos do silo têm dimensão comparável com o diâmetro dos dutos de entrada e saída, de forma que apenas um elemento consegue fluir através de uma seção de controle por vez.

2 10 Como em todo processo de aprendizado é necessário primeiro andar para depois correr, utilizaremos o modelo analógico para descrever inicialmente as filas mais simples, que são aquelas em que tanto o fluxo de chegadas como o fluxo de atendimento são de natureza determinística, ou seja, não existem oscilações de natureza aleatória no entorno de valores médios desses fluxos. Tentar-se-á dessa forma, apresentar o fenômeno de formação de filas ou estoques, através de uma representação gráfica, sem as complexidades associadas à representação matemática de modelos probabilísticos 1, forma tradicional de apresentação do problema em livros texto A Fila com Um Canal de Atendimento A Fila Determinística Fluxo discreto A Figura do tubo apresentada abaixo ilustra o problema: clientes (pessoas ou objetos) chegam a um sistema de processamento qualquer (e.g. caixa de supermercado), ultrapassando uma seção de controle de entrada no sistema, para serem processados em um canal de atendimento, neste caso representado pelo duto de saída onde cabe exatamente um cliente antes da válvula de liberação, cujo instante de abertura define o fim do atendimento e a conseqüente saída do cliente do sistema. 1 modelos probabilísticos de filas são o mesmo que modelos estocásticos de filas 2 ver por exemplo Hillier & Lieberman (1988) cap.9

3 11 14 início da fila tempo máximo de espera na início do atendimento fim do atendimento Número acumulado de clientes 8 6 fila máxima canal de atendimento ocioso cliente espera cliente é atendido Tempo Figura 2.1: Fila formada por elementos discretos No nosso modelo analógico os clientes do serviço a ser prestado são representados pelas bolas. Se no instante de chegada de uma bola não houver nenhuma dentro do tubo, a bola rola diretamente para o canal de atendimento. Uma vez dentro do canal de atendimento ocorre um tempo de atendimento T após o qual é aberta a válvula de liberação. Se já houver bolas dentro do tubo, como é o caso representado na Figura 2.1, então a bola entra na fila aguardando sua vez de ser atendida. O gráfico associado à representação analógica, descreve a evolução do sistema durante um intervalo de tempo, observando-se períodos de ociosidade do sistema, períodos onde a fila é zero e períodos onde existe fila.

4 12 Chamamos este modelo de determinístico pois admitimos implicitamente que o instante de chegadas das bolas ao tubo é conhecido e que o tempo de atendimento é fixo, no caso representado igual a 1 unidade de tempo. Em outras palavras, se as chegadas estão programadas na forma apresentada no gráfico da Figura 2.1, o tempo de atendimento é 1 unidade de tempo e temos apenas um canal de atendimento, então da para prever que se formará uma fila nos períodos 2-3 e 5-9. Vê-se portanto que no caso de fluxos determinísticos só há acúmulo no tubo quando, por razões previsíveis ou programas previamente estabelecidos, chegam mais bolas às caixas em um intervalo t do que o sistema consegue liberar através do canal de atendimento, ou seja, quando temporariamente o fluxo médio de chegadas é maior que o fluxo médio de atendimento. De uma forma mais sintética podemos descrever esse nosso sistema da seguinte forma: Seção de controle 1 (início da fila) Seção de controle 2 (fim da fila - início do atendimento) Seção de controle 3 (fim do atendimento) Fila Canal de atendimento SISTEMA Figura 2.2: Seções de controle de uma fila Como mostra a Figura 2.2 o nosso sistema é formado por dois componentes: a fila (ou as filas) e o canal de atendimento (ou os canais de atendimento). No nosso caso simples temos apenas uma fila e um canal de atendimento.

5 13 Para descrever o nosso fenômeno é necessário que conheçamos algumas das suas características. Essas características serão observadas nas seções de controle. Na seção de controle 1, observamos os instantes em que os elementos chegam ao sistema ( ou o intervalo entre chegadas sucessivas). Se não houver fila ( o tubo de bolinhas estiver vazio), a seção de controle 1 coincide com a seção de controle 2, ou seja, o elemento entra no sistema no momento em que ele entra no canal de atendimento. Se houver fila, a seção de controle 1 vai se deslocando à medida em que a fila cresce/decresce. Na seção 2 observamos os instantes em que os elementos entram no canal de atendimento e na seção 3 os instantes em que eles saem do canal de atendimento, liberando-o para o próximo atendimento. Com essa descrição do sistema é agora possível representar uma fila através de um gráfico (Figura 2.3) no qual plotamos os instantes tc i - instante de chegada do i- ésimo elemento ao sistema, t - instante de entrada do i-ésimo elemento no canal e i de atendimento, e ts i - instante de saída do i-ésimo elemento do canal de atendimento, o qual coincide, neste modelo, com a saída do sistema. Observando-se o gráfico da Figura 2.3 vemos que, para descrever precisamente o que ocorre dentro do nosso sistema é necessário estabelecer uma disciplina para a forma de atendimento dentro do sistema. Se, como é o caso do gráfico da Figura 2.3, os elementos entram no canal de atendimento exatamente na ordem em que chegam ao sistema, então diz-se que essa fila, se ela existir, tem disciplina FIFO "First In First Out", primeiro a entrar na fila é o primeiro a sair da fila.

6 chegada de um elemento entrada do elemento no canal de atendimento saída do elemento do canal de atendimento F max T s max Fluxo acumulado 8 6 A max T f max N = 12 t = 13 C(t) E(t) S(t) 4 2 te 4 ts 4 Tf k = 22,5, k=1..12 Ts k = 34,6, k=1..12 F(t) = C(t) - E(t) A(t) = C(t) - S(t) F 1,73 T f 1,88 F max = 4,0 T fmax = 3,5 A max = 5,0 T smax = 4, Tempo t a t b Figura 2.3: Descrição gráfica de uma fila FIFO A Figura 2.4 mostra um gráfico de uma fila onde a disciplina não é FIFO, mas sim LIFO "Last In First Out", ou seja, o último a entrar é o primeiro a sair.

7 chegada de um elemento entrada do elemento no canal de atendimento saída do elemento do canal de atendimento ordem de atendimento 9 11 Fluxo acumulado A max = F max + 1 F max = N = 12 t = 13 C(t) E(t) S(t) Tf k = 22,5, k=1..12 Ts k = 34,6, k=1..12 F 1,73 T f 1,88 F max = 4,0 T fmax = 9,5 A max = 5,0 T smax = 10, T f max T s max t a Tempo t b Figura 2.4: Descrição gráfica de uma fila LIFO Quando há mais de um canal de atendimento (e.g. nas caixas de um supermercado), é comum ocorrerem disciplinas aleatórias. Newell (82) as denominou SIRO "Service In Random Order" e apresenta como exemplo de transportes o fenômeno da fila em um ponto de ônibus, onde também não necessariamente entra primeiro no ônibus quem chegou primeiro no ponto. Como veremos adiante, a disciplina da fila pode não afetar a medida de mérito, dependendo do que se pretende medir.

8 16 Vemos também que é possível medir várias características do nosso sistema. Se estamos interessados em dimensionar a capacidade máxima de acúmulo do nosso tubo de bolinhas, então nos interessa medir a fila máxima no intervalo t = t b - t da Figura 2.3 ou da Figura 2.4, que no caso é F max = 4 elementos. Se por outro lado a medida importante é o tempo máximo que um elemento permanece na fila, então nos interessa medir esse tempo, que é igual a T max{ t t } 3, 5 f e c = max = unidades de tempo no caso de disciplina FIFO e 9.5 unidade de tempo no caso de disciplina LIFO. Ou ainda, se a medida importante é o acúmulo máximo no sistema, mediremos A max =5 elementos, ou o tempo máximo no sistema, então mediremos { t t } 4, 5 Ts = max s c = unidades de tempo no caso FIFO, e 10.5 unidades de max tempo no caso LIFO. i i i i a É muito comum entretanto, que estamos interessados em medir desempenhos médios do sistema durante um intervalo de tempo, ou seja, fila média, tempo médio de espera na fila, número médio de elementos no sistema, ou tempo médio de espera no sistema. Voltemos à Figura 2.3. O objetivo é medir o desempenho médio da fila no intervalo t = t b - ta Nesse intervalo chegaram n elementos ao sistema. O (j+1)-ésimo elemento esperou T f = te - t j+1 j+1 c na fila, ou seja os n elementos esperaram um tempo total j+1 igual a T tot f = j+ 1 + n Tf k= j+ 1 k (no exemplo das Figuras 2.3 e 2.4 admitiu-se j=0, ou seja, o sistema estava vazio quando se iniciou a observação). Se dividirmos o tempo total de espera por n elementos teremos o tempo médio de espera na fila que denominaremos:

9 17 1 n T = T (1) f tot f Se por outro lado dividirmos o tempo total de espera pelo intervalo t = t b - ta, neste caso considerado como o intervalo de tempo de interesse para a medida de desempenho, teremos a fila média no período que denominaremos: 1 F = Ttot (t - t ) f (2) b a Um detalhe interessante dessa descrição da fila é que alguns teoremas de prova relativamente sofisticada no caso de filas estocásticas, tornam-se evidentes nessa descrição de uma fila determinística. A fórmula tradicional de F = λ T, na literatura em língua inglesa apresentada como L = λ W, provada por Little (1961), nada mais descreve do que o seguinte: f n seja λ= (t b-t a) considerado. o fluxo médio de chegadas de elementos ao sistema no intervalo Então, de (1): n λ T= (t -t ) ) 1 f n T totf b a e portanto, λ T f = F. c.q.d. Em outras palavras, as medidas de desempenho médias da fila estão associadas através do parâmetro λ.

10 18 sistema. Verificaremos agora o que ocorre com as medidas de desempenho médias do O j+1 ésimo elemento ficou no sistema T s = ts - t j+1 j+1 c,ou seja,os j+1 elementos esperaram um tempo total igual a T tot s = j+ 1 + n T s k k = j+ 1 Por analogia temos: e 1 T s= n T totf 1 A = (t - t ) T totf b a e portanto, λ T = A S. Os gráficos das Figuras 2.3 e 2.4 foram desenvolvidos de forma que se atenda um mesmo número n = 12 elementos no intervalo tb - t a =13 unidades de tempo, com um tempo de atendimento constante, igual a 1 unidade de tempo. Se calcularmos numericamente as medidas de desempenho dessas duas filas (ver cálculo de Ttot s, F e T f nas Figuras), notamos que só diferem quanto ao tempo máximo de espera de um elemento na fila. Esse resultado não é um acaso, e é a razão porque, no caso mais complexo matematicamente de descrição de filas estocásticas, a literatura, apesar de citar as outras disciplinas, admite via de regra que o fenômeno real possa ser representado pela disciplina FIFO, em virtude da complexidade da solução matemática para as outras disciplinas.

11 19 Fluxo contínuo Da mesma forma como para o caso de fluxo discreto, podemos imaginar um silo de grãos onde conhecemos a priori a lei de chegada de grãos pelo duto de entrada e a lei de consumo de grãos através do duto de saída. A Figura 2.5 representa esse caso: Existem vários fenômenos de transporte onde essa aproximação por um contínuo é válida. Tomemos por exemplo o caso de chegadas de pessoas a uma plataforma de metrô. O número de pessoas que chegam durante períodos de pico é tão grande e o acúmulo na plataforma também, que variações decorrentes de um maior ou menor espaçamento entre dois elementos sucessivos (no caso pessoas), ou mesmo detalhes da disciplina da fila, têm efeito desprezível sobre as medidas de mérito que se busca normalmente nesse caso, ou seja, o número máximo de pessoas acumuladas na estação, ou o tempo máximo provável que uma pessoa espera na plataforma até conseguir embarcar no trem. Veremos adiante que essa aproximação do fluxo de chegadas por um meio contínuo é adequada para um conjunto bastante grande de problemas de transporte, onde estamos interessados em medir eventos macroscopicamente durante picos de tráfego, ou quando a quantidade estocada deve ser normalmente grande, ou quando o número de canais de atendimento é grande. Se descrevermos o que ocorre no nosso sistema com três seções de controle teremos, à semelhança do caso de eventos discretos, a medida de vazão de chegada no sistema c(t) na seção de controle 1, a medida de vazão de entrada no canal de atendimento e(t) na seção de controle 2 e a medida de vazão de saída do sistema s(t) na seção de controle 3, conforme mostrado na Figura 2.5. Como se pode perceber nessa representação por fluído, não estamos mais interessados na distribuição dos tempos entre chegadas sucessivas de elementos, mas sim na distribuição da vazão ao longo de um período de observação. C(t)

12 20 16 Fluxo acumulado de fluido tempo de espera ou permanência máxima acúmulo ou fila máxima C(t) S(t) Canal de atendimento parcialmente ocioso Te m po Canal de atendimento parcialmente ocioso Canal de atendimento a plena capacidade Figura 2.5: Fila formada por um contínuo A disciplina de fila, dependendo das características do processo em análise, pode ser irrelevante, e portanto pode-se admitir para efeito de medidas de desempenho, disciplina FIFO. Se, por exemplo no caso de estoque de produtos perecíveis, essa hipótese for crítica, é necessário que se garanta operacionalmente a conformidade do sistema a uma disciplina FIFO ou quase FIFO. As medidas de desempenho da fila e do sistema continuam sendo facilmente observáveis se plotarmos o fenômeno graficamente. A Figura 2.6 apresenta um gráfico mais detalhado de uma fila que pode ser representada pela analogia de meio fluído (e.g. o processamento nos balcões de despachos-"check-in" dos passageiros embarcando em um avião B 747).

13 X n = X m T f max T atd = 2 min 260 F max Fluxo acumulado (passageiros) C(t) E(t) S(t) 0 = t t i t n = t m 100 t j 120 Tempo (minutos) Figura 2.6: Descrição gráfica de uma fila representada por um contínuo A fila máxima é representada por F max = max { C(t) - E(t) } onde t C (t) = c(t)dt - fluxo acumulado de chegadas no sistema até o instante t. 0

14 22 E(t) = t 0 e(t)dt - fluxo acumulado de entradas no canal de atendimento até o e T f max instante t. 1 1 = C (x ) E (x ), com x n = c(t n ) n n onde tn é o instante em que ocorre F max. 3 Analogamente podemos calcular valores máximos no sistema A max = max { C(t) S(t) } e T s max 1 1 = C (x ) S (x ), com x m = c(t m ) m m onde t m é o instante em que ocorre A max. Na maioria dos casos de aplicação, admite-se que o tempo de atendimento é constante e portanto as curvas E(t) e S(t) são paralelas na região de F max, A max e x m = x n. Como no caso de fluxo discreto, é possível que em certos casos seja de interesse calcular valores médios de desempenho em um intervalo t = tb- ta. Neste caso teríamos para a fila: b tempo total de espera na fila T tot = [ C(t) E(t) ] f t t a dt 3 ver prova em Newell (1982), cap. 2

15 23 fila média 1 F = T t t b a tot f tempo médio de espera na fila 1 T = n f T totf número médio no sistema 1 A = T t t b a tot s tempo médio de espera no sistema 1 T = n s T tots também neste caso pode-se mostrar facilmente que se fluxo médio de chegada = λ, então, F = λ Tf A = λ T s Um aspecto que parece óbvio, tanto do exame do modelo de fluxo discreto como do exame do modelo de fluxo contínuo, mas que frequentemente é esquecido em análises de problemas de filas, é que só existe acúmulo de grãos no silo ou bolas no tubo, se C(t) > S(t) durante um intervalo t ( igual a tb-ta no caso exemplificado). Se S(t) max é a capacidade máxima de vazão do duto de saída, e C(t) S(t) max para todo t, então tudo o que entra no acumulador sai continuamente pelo duto de saída, de forma que S(t) = C(t) t, não ocorrendo formação de fila. É o que ocorre na Figura 2.6 no intervalo t = t i t 0.

16 24 Essa constatação, apesar de trivial, é fonte de muitos erros, conduzindo em caso de equívoco do analista, a fila negativa, a qual não tem justificativa física. Em outras palavras, um elemento, pessoa ou objeto, não pode ser atendido na fila se ainda não entrou no sistema. Em qualquer sistema de fila existe um princípio de conservação, ou seja, o que entra tem que sair e o que não entra não pode sair. Esse alerta é importante, pois não é incomum o analista representar um fluxo de chegada em que notoriamente ocorre um pico de tráfego, como por exemplo no histograma de chegadas de veículos a um posto de pedágio no período de 150 minutos apresentado na Figura 2.7, por uma distribuição probabilística, em geral Poisson, de fluxo médio constante, igual à média do fluxo no período 4. A utilização de um modelo "tradicional" da teoria das filas implica que os veículos no período de menor fluxo são atendidos antes que eles tenham entrado no sistema o que conduz obviamente a erro na medida de mérito, qualquer que seja a escolhida. Após essa discussão conceitual sobre filas formadas exclusivamente porque durante um certo período de tempo o fluxo medio de chegada é maior que o fluxo de atendimento, introduziremos através do emprego do nosso modelo analógico de fluxo discreto, o conceito tradicional da teoria das filas, de filas formadas exclusivamente devido a variações estocásticas das chegadas e do atendimento no entorno de um valor médio constante. 4 ver Ashford et alii (1976) para um exemplo de aplicação equivocada do modelo de fluxo estacionário a um caso de fluxo médio variável. freqüência acumulada de observações observações/10 minutos 2 1

17 Fluxo acumulado de veículos Fluxo observado de veículos Tempo (minutos) 0 Figura 2.7: Histograma de um processo de chegadas onde ocorre um pico de tráfego A Fila Estocástica No conceito tradicional apresentado na literatura sobre "teoria das filas" parte-se das seguintes hipóteses críticas: as medidas de mérito da fila ocorrem no intervalo de tempo t. as chegadas são regidas por um processo aleatório com distribuição de probabilidade conhecida (é comum admitir-se que as chegadas seguem uma distribuição de Poisson) de média constante no intervalo de tempo considerado.

18 26 os tempos de atendimento também são regidos por um processo aleatório com distribuição de probabilidade conhecida (é comum admitir-se que os tempos de atendimento seguem uma distribuição exponencial negativa) de média Ta constante. a disciplina da fila é FIFO. Ao contrário entretanto do que foi mostrado em 2.1.1, não pode ocorrer o caso de o fluxo médio de chegadas λ ser temporariamente maior que o fluxo médio de atendimentos µ, com.µ= 1 T a, pois se λ e µ devem ser constantes no período t de análise do fenômeno; a condição ρ λ implica em fila infinita. µ Para simular uma fila estocástica e mostrar graficamente o que ocorre, recorremos a uma tabela de números aleatórios 5 e escolhemos 50 números entre 1 e 99 para os intervalos entre chegadas sucessivas, e 50 números diferentes entre 1 e 99 para os tempos de atendimento correspondentes. Mediante a função de transformação t=e(x) ln(r), com E(x)=tempo médio entre eventos, e r um número randômico retirado da tabela, essas distribuições de tempo foram transformadas em distribuições exponenciais negativas para que a nossa simulação corresponda ao modelo tradicional da fila com chegadas Poissonianas e atendimento exponencial, e um canal de atendimento. Na simulação apresentada na Figura 2.8 utilizou-se E(x) =1 para a geração das chegadas e E(x) = 1,1 para os atendimentos, de forma a garantir a condição de ρ < 1. No caso desses 50 eventos, que obviamente não satisfazem a condição de t, mas satisfazem às outras condições críticas, pode-se observar alguns resultados interessantes: 5 utilizamos a tabela 6 do apêndice de Meyer (1983).

19 27 da ajustagem de uma reta através das observações de intervalos entre chegadas sucessivas (λ = cte) através da técnica de mínimos quadrados resulta o valor λ aproximadamente igual a 1 (0,96); da ajustagem de uma reta através das observações de instantes de início de atendimento resulta um valor de µ aproximadamente igual a 1.1 (1.06); as retas E(t) e S(t) são praticamente paralelas (o não paralelismo deve-se ao comprimento do período de simulação << ) e o intervalo entre elas corresponde a T a = 1 / µ. as oscilações em torno da média, neste caso de um único canal de atendimento em que o índice de congestionamento ρ 1,0, são relativamente grandes. Mesmo assim, nota-se que para um intervalo de tempo de 50 atendimentos, ou seja, aproximadamente 50 Ta,a fila máxima, apesar de relativamente grande em alguns períodos, é finita. 50 Fluxo acumulado Chegada ao sistema Início do atendimento Fim do atendimento Tempo Figura 2.8: Representação gráfica de uma fila estocástica

20 28 Não é objeto deste texto reproduzir o desenvolvimento teórico dos modelos analíticos de filas estocásticas, assunto este muito bem apresentado em vários textos clássicos sobre o assunto 6, mas apresentamos a seguir as formulações das principais medidas de mérito, para efeito de comparação dos resultados teoricamente esperados com os resultados obtidos da nossa simulação gráfica. probabilidade de zero elementos no sistema probabilidade de n elementos no sistema P P o n = 1 numero médio de elementos no sistema =1- ρ n ( ρ) ρ numero médio de elementos na fila F = 2 ρ e lembrando que F = λ T e A = λ Ts, f tempo médio de espera na fila ρ A = (1- ρ) (1- ρ) tempo médio de espera no sistema T 1 = s ((1- ρ) µ ) T ρ = f ((1- ρ) µ ) Nota-se dessas formulações que o tempo de espera tende a infinito quando ρ tende a 1, o que não se confirma na nossa simulação com período finito. 6 ver por exemplo Novaes(1975) cap 5 ou Hillier e Lieberman(1988) cap 10.

21 29 Em outras palavras, o modelo analítico só tende a resultados numericamente corretos se é válida a hipótese de fluxo estacionário para um grande número de ocorrências do fenômeno em observação. Esse resultado tem interesse prático para o analista de um problema de filas em transportes, pois é muito comum o fenômeno observado ter características nitidamente estocásticas, mas sua duração ser finita, e não gerar um número muito grande de eventos durante o período em que a fila é efetivamente um problema. Nesse caso a utilização do modelo analítico tende a conduzir a medidas de comprimento de fila e tempo de espera maiores do que as que seriam observadas na prática. Por outro lado podemos ter um problema prático que satisfaz razoavelmente bem essa condição crítica e onde esperas custam muito caro (e.g. acesso de navios a um porto, chegadas de aviões a uma pista de pouso). Nesse caso pode ser necessário que se avalie não só medidas médias da fila, mas também a probabilidade de que um elemento que chega à fila não espere mais do que um determinado tempo máximo praticamente aceitável. Este é o caso em que uma estimativa a favor da segurança é muito desejável, e se utilizarmos a formulação P ( T f T f max ) =1- n 1 µ n=1 P n m= 0 ( T f max ) m m! e ( -µ T f max ) o nosso erro a favor da segurança será tanto menor quanto maior for o número de eventos que ocorrem no período em que é válida a condição de fluxo estacionário. Um outro aspecto com o qual um analista de filas se confronta comumente é que a distribuição de probabilidades dos tempos de atendimento e/ou dos tempos entre chegadas sucessivas, não segue a distribuição exponencial negativa associada ao processo de geração e extinção que deu origem à formulação teórica do modelo analítico. A pergunta que surge naturalmente é: como e quanto esse fato influencia as medidas de mérito do sistema?

22 30 Esse problema foi analisado por muitos pesquisadores e atualmente existem soluções que foram tabeladas 7 e nos permitem fazer uma análise de sensibilidade. A Figura 2.9 mostra uma generalização dos valores esperados de fila média F para filas estocásticas do tipo M/M/1, M/D/1 e D/M/1 7 com t ->. As duas primeiras representam dois extremos teóricos de fila média F em função da distribuição de probabilidades dos tempos de atendimento para a distribuição de chegadas poissoniana. A primeira e a terceira representam dois extremos teóricos de F em função da distribuição de probabilidades dos tempos entre chegadas sucessivas para a distribuição de atendimento exponencial. Da Figura 2.9 é possível observar-se alguns resultados interessantes: nota-se que, para a variação da distribuição dos tempos de atendimento, os resultados de F ficam compreendidos entre dois extremos, com FM / FD = 2 qualquer que seja ρ. Esse resultado pode, para esse caso simples de fila monocanal, ser obtido também a partir da análise da equação de Pollaczek - Khintchine 8 desenvolvida para o modelo M/G/1, que é a seguinte: F = 2 ρ (1+ C 2(1- ρ) 2 v (T a )) com C (T) = V var [ Ta ] [ ] E T a a qual conduz a F M 2 ρ =, pois CV (Ta ) = 1 para o modelo M/M/1, 1 ρ e a F D = ρ 2 2 ( 1 ρ), pois C V (Ta ) = 0 para o modelo M/D/1. 7 ver Hillier e Yu (1981) 8 ver Novaes (1975), cap.3

23 31 para a variação da distribuição dos tempos entre chegadas sucessivas observa-se que F F M D varia em função de ρ, sendo que para ρ>0,9 os valores de fila média F tendem ao valor encontrado no modelo M/D/C, e para ρ=0,5, = 4. D F conclui-se portanto que, nos casos em que a estocasticidade dos processos de chegada e de atendimento é relevante para a estimativa de medidas de mérito do sistema em análise, e o sistema operar com índices de congestionamento ρ da ordem de 0,4 a 0,7, existe uma influência ponderável do coeficiente de variação das distribuições desses processos sobre as medidas médias de desempenho da fila monocanal. M 100,0 Fila M/M/1 Fila M/D/1 Fila D/M/1 Valores de "Fila Média" 10,0 1,0 0,1 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1,0 Valores de ρ Figura 2.9: Sensibilidade da fila monocanal à variação do processo de atendimento e de chegadas

24 32 Apesar da grande contribuição dada por Hillier e Yu com a publicação de "Queueing Tables and Graphs", resultados numéricos para a enorme quantidade de combinações possíveis de modelos intermediários aos casos extremos apresentados não existem à disposição dos planejadores, os quais normalmente recorrem a "soluções de engenharia", interpolando entre os valores extremos. Como veremos adiante, esse procedimento de gerar de forma rápida, estimativas de medidas de desempenho, se justifica pelo fato de fenômenos reais não satisfazerem normalmente a condição de fluxo estacionário, e o nível de conhecimento sobre os parâmetros λ e µ ser via de regra tão impreciso, que um excesso de refinamento na determinação da distribuição dos processos de chegada e de atendimento, não conduz necessariamente a melhores estimativas. Os resultados da Figura 2.9, quando confrontados com a simulação gráfica da Figura 2.8 (na qual ρ 1.0), fornecem uma clara ilustração das limitações dos resultados do modelo analítico quando utilizado para a análise de um fenômeno onde a hipótese de fluxo estacionário não é válida. Nota-se que, para uma condição próxima da saturação com ρ=1, a fila máxima foi da ordem de 10 elementos no período de simulação, enquanto o modelo analítico implica em fila infinita para essa mesma condição. Da análise desses casos mais simples de filas com apenas um canal de atendimento, infere-se que a técnica de modelagem de um fenômeno real requer do analista, em primeiro lugar, um amplo e profundo conhecimento do processo que gera a fila, e em segundo, uma clara definição do que se pretende medir, e qual o nível de precisão necessário nessa medição. Quando modelos gráficos, analíticos, ou valores previamente tabelados não satisfazem os requisitos considerados necessários para uma tomada de decisão, então justifica-se o maior investimento na montagem de um modelo de simulação digital.

25 A Fila com C Canais de Atendimento em Paralelo A Fila Determinística Uma vez vistos os casos mais simples relativos a um canal de atendimento, procuraremos agora extender os nossos modelos analógicos para os casos aparentemente mais complicados de uma fila com múltiplos canais de atendimento. Nesse primeiro caso o nosso modelo tem o aspecto físico mostrado na Figura 2.10 ou seja, forma-se uma fila única e o primeiro elemento na fila entra no primeiro canal que ficar livre, no caso o canal 1. Apesar de vários sistemas reais operarem de acordo com essa premissa de fila única, muitos não satisfazem essa condição (e.g. postos de pedágio, caixas num supermercado). Essa característica entretanto não invalida os resultados do nosso modelo teórico para a maioria dos casos práticos, pois tende a existir uma compensação, com os usuários procurando os canais onde a expectativa de espera é menor (fila mais curta). Essa forma operacional não garante o processo FIFO, mas a filas médias e máximas tendem a ser equivalentes ao modelo FIFO (ver item 2.1). NOTA: no nosso modelo admitimos que o tempo decorrido entre a liberação do canal 1 até o instante que ele é ocupado pelo cliente i+1 da fila é desprezível Figura 2.10: Modelo analógico de uma fila de fluxo discreto com C canais de atendimento paralelos

26 34 Na forma ilustrada pelo modelo analógico da Figura 2.10, a fila tem disciplina FIFO e valem portanto também inferências quanto a tempo máximo de espera. Se o nosso fenômeno real é determinístico, ou pode ser representado pelo modelo determinístico, então tempos de atendimento T A1 = T A2 = T A3 =... = TAC = valor fixo qualquer, e os C canais de atendimento podem, sem perda de generalidade, serem representados por um único canal, onde é possível processar até C elementos no período T A. Como no caso 2.1, só existirá fila se houver temporariamente um fluxo de chegada maior que o fluxo de atendimento. No caso de fluxo contínuo a analogia é até mais simples pois pode-se imaginar um duto de saída cuja vazão é C vezes a vazão k de um canal único, ou seja, para efeito de medidas de mérito sobre o acúmulo na caixa d'agua é irrelevante se temos C tubos de saída de capacidade k ou um tubo com capacidade kc. em 2.1. Portanto esse modelo é igual ao modelo de um canal de atendimento descrito A Fila Estocástica Nesse caso admitiremos, como no item 2.2, que a fila é formada apenas devido à estocasticidade do processo e que são válidas as hipóteses do conceito tradicional de "teoria das filas". Para um número pequeno de canais, é possível simular a fila graficamente utilizando o mesmo expediente do item 2.2, só que gerando, além dos intervalos entre chegadas sucessivas, tempos aleatórios de atendimento para cada um dos canais efetivamente em uso.

27 35 A Figura 2.11 mostra uma simulação dessa natureza para um sistema com 3 canais de atendimento paralelos e admitindo-se fila do tipo M/M/3. Vê-se que continuam válidos os princípios definidos anteriormente, só que, para se descrever o fenômeno matematicamente, este caso é bem mais complexo. As primeiras formulações analíticas desse problema datam dos trabalhos de Erlang (1909) para o caso M/M/C. O livro de Novaes (1975) apresenta, na língua portuguesa, uma análise matemática abrangente do modelo M/M/C e alguns resultados até então obtidos para filas GI/G/C. Mais recentemente Hillier e Yu (1981) Tabelaram as medidas de mérito para as filas E / E / C M K com M variando de 1 a e K variando de 1 a. Resultados analíticos dos casos extremos M/M/C e M/D/C já existem há mais de duas décadas e foram apresentados na literatura clássica sôbre o assunto 3. Para as filas do tipo GI/G/C houve considerável dificuldade para a aplicação do método de cadeia de Markov imersa. Detalhes matemáticos da forma de solução do caso geral E M / E K / C são descritos por Yu (1977), mas vários outros autores contribuiram com passos intermediários de solução durante mais de uma década de pesquisas, incluindo-se: Mayhug e McCormick (1968), Heffer (1969), Mayhug(1970), Hillier e Lo (1971). A transformação desses resultados teóricos em procedimentos computacionais, exigiu por sua vez um considerável grau de sofisticação em análise numérica, estando o sucesso relativamente recente, associado ao esforço de vários cientistas e à enorme evolução dos meios computacionais disponíveis. Detalhes desse desenvolvimento são apresentados em Hillier e Lo (1971) e Avis (1977). 3 ver Prabhu(1965) - cap 1.

28 Fluxo acumulado chegada ao sistema atendimento canal 1 atendimento canal 2 atendimento canal Tempo Figura 2.11: Representação gráfica de uma fila estocástica com 3 canais de atendimento em paralelo No caso computacionalmente mais simples, o do modelo M/M/C, desenvolvido a partir do processo de geração e extinção, obtem-se as seguintes formulações para as principais medidas de mérito da fila com múltiplos canais de atendimento em paralelo :

29 37 probabilidade de zero elementos no sistema P 0 = C-1 j=0 ( C ρ ) j! j 1 + probabilidade de n elementos no sistema número médio de elementos na fila P n P n n P0 = ( ρ C ). para 1 n C n! n P0 = ( ρ C ) para n > C ( n-c ) n! C c ( C ρ ) C!(1- ρ ) P0 ρ ( ρ C ) F = 2 (1- ρ ).C! número médio de elementos no sistema A = F + ρ C probabilidade de o número máximo de elementos no sistema não exceder um C determinado valor N max N max P ( n ) = tempo médio de espera na fila tempo médio no sistema N max P n T f = F λ T = A s λ probabilidade de o tempo de fila ser menor ou igual a um valor n= 1 T fmax P ( T f T f max ) = 1 P 0 ( ρ.c ) (1 ρ ) C! C e ( λ C µ ). Tfmax M / E K Nos casos computacionalmente complexos dos modelos / C, E M / M / C e E M / E K / C ( 2 K ;2 M ), a melhor ferramenta disponível são as Tabelas e gráficos apresentados em Hillier e Yu (1981), dos quais reproduzimos alguns no Anexo 2.

30 38 Da mesma forma que no item entretanto, antes de dedicar-se a um esforço de detalhamento da modelagem, é de interesse para o técnico envolvido na solução de um problema real, uma análise de sensibilidade das medidas de desempenho da fila com referência às variações das características do processo de chegadas e de atendimento. A Figura 2.12, à semelhança da Figura 2.9, apresenta os valores de fila média F para os casos extremos de distribuição dos tempos de atendimento, admitindo a chegada poissoniana, e C variando entre 1 e 15. Na Figura 2.13 são apresentados as curvas de F em função de ρ para os casos extremos da distribuição dos tempos entre chegadas sucessivas, admitindo-se atendimento exponencial e o mesmo campo de variação de C. Nota-se no comportamento das curvas de F em função de ρ apresentadas na Figura 2.12, uma grande semelhança de comportamento da medida de mérito em função da variação das distribuições de probabilidades, com o comportamento apresentado na Figura 2.9 para o caso mais simples de fila com apenas um canal de atendimento. De fato, se analisarmos os valores numéricos Tabelados por Hillier e Yu, apresentados no Anexo 2, veremos que para C = 15 e ρ =.99 a razão entre as filas médias obtidas para os modelos M/M/15 e M/D/15 é igual a 2.0, valor este igual ao encontrado para a fila com apenas um canal de atendimento. Para valores menores de ρ a razão entretanto diminui, observando-se valores da ordem de 1.8 no caso de ρ =.80 e C = 15, e 1.9 no caso de ρ =.80 e C = 5.

31 39 1,0E+02 Fila M/M/2 Fila M/M/5 Fila M/M/15 Fila M/D/2 Fila M/D/5 Fila M/D/15 1,0E+01 Valores de Fila Média 1,0E+00 1,0E-01 0,60 0,65 0,70 0,75 0,80 0,85 0,90 0,95 1,00 Valores de ρ Figura 2.12: Sensibilidade da fila multicanal à variação do processo estocástico dos tempos de atendimento Também a variação entre os modelos M/M/C e D/M/C segue um padrão de comportamento muito semelhante ao observado para o modelo de um canal de atendimento, observando-se razões de F M /F D variando entre 3.0 e 2.0 para valores de ρ tais que a fila tenha significado físico (F 1). Portanto valem para o modelo multicanal as mesmas conclusões qualitativas apresentadas no item 2.2, ou seja :

32 40 nos casos em que a estocasticidade dos processos de chegada e de atendimento é relevante para a estimativa de medidas de mérito do sistema em análise, existe uma influência ponderável do coeficiente de variação das distribuições desses processos sôbre essas medidas. apesar da grande contribuição dada por Hillier e Yu com as Tabelas e os gráficos das filas M/E K /C, E M /M/C e E M /E K /C, não existem facilmente acessíveis aos potenciais usuários, resultados numéricos para a enorme quantidade de combinações possíveis, mas apenas algumas Tabelas, que servem de referência para "soluções de engenharia". como fenômenos reais não satisfazem normalmente a condição de fluxo estacionário, e o nível de conhecimento sôbre os parâmetros λ e µ é via de regra impreciso, um excesso de refinamento na determinação das distribuições dos processos de chegada e dos tempos de atendimento, normalmente não se justifica. quando um elevado nível de precisão é requerido, recorre-se a pacotes de simulação digital tais como o GPSS, por exemplo.

33 41 1,0E+02 Fila M/M/2 Fila M/M/5 Fila M/M/15 Fila D/M/2 Fila D/M/5 Fila D/M/15 1,0E+01 Valores de Fila Média 1,0E+00 1,0E-01 0,60 0,65 0,70 0,75 0,80 0,85 0,90 0,95 1,00 Valores de ρ Figura 2.13: Sensibilidade da fila multicanal à variação do processo estocástico dos tempos entre chegadas sucessivas A Fila Estocástica que Não Satisfaz à Condição de Fluxo Estacionário Esse, que é o caso mais comum de formação de filas nos transportes e em vários sistemas do nosso cotidiano (e.g. filas de bancos em períodos de pico), é infelizmente o que oferece maior dificuldade para um tratamento analítico preciso.

34 42 Quando C é pequeno, e a natureza discreta dos elementos no sistema é relevante (filas devem ser pequenas), o atual estágio de desenvolvimento dos modelos analíticos não nos oferece nenhum auxílio, sendo que nesses casos a solução do problema passa por métodos de simulação digital. Por outro lado, nessas condições críticas, é comum que, para garantir que a fila fique pequena, se considere que condições de fluxo estacionário são válidas durante o período de pico e se calculam medidas de mérito que conduzem implicitamente a resultados superestimados (a favor da segurança). Um conjunto de problemas comum entretanto, é aquele de sistemas onde um número finito de elementos irá supersaturar o sistema durante um intervalo T conhecido, e onde, por razões de custo, é inviável a operação do sistema em uma condição de ρ<1. Nesse caso, onde a aproximação por um contínuo (F>>1) é em geral válida, mas onde nos sentimos inseguros de admitir a condição simples de C(t) e S(t) serem determinísticos, interessa ao menos uma estimativa da variação da fila em torno de valores médios obtidos a partir do modelo determinístico. Quando o número de elementos que serão processados é finito, como é o caso por exemplo de: passageiros de um voo que devem ser processados nos balcões de despacho, caminhões de uma empresa que devem ser atendidos durante um período de pico de carga e descarga, clientes de um banco durante um período de pico; então valem condições particulares que serão a seguir discutidas.

35 43 Suponhamos, por exemplo, que uma companhia aérea sabe que n passageiros são esperados para embarcar em um vôo programado qualquer. Apesar de alguns passageiros sempre chegarem cedo e outros sempre chegarem tarde para o embarque, e eles próprios conhecerem os seus hábitos, para a companhia aérea, ou para a administração do aeroporto, esses hábitos são em princípio aleatórios. Admitamos que de amostras anteriores de como os passageiros chegam ao aeroporto para se apresentarem nos balcões de despachos de um vôo específico, conseguimos determinar uma função distribuição empírica dos instantes de chegada em relação a um horário programado de partida. F C (t) = P{instante de chegada de um passageiro t} Suponhamos também que cada passageiro viaja individualmente e não chega ao aeroporto em um grupo de passageiros (e.g. ônibus, trem). Se numerarmos esses passageiros em uma ordem arbitrária (por exemplo, por nome), poderemos assumir que eles são eventos estatisticamente independentes e identicamente distribuídos, e portanto, a probabilidade P{passageiro 1 chegar antes de t 1, passageiro 2 chegar antes de t 2,..., passageiro n chegar antes de t n } = F C (t 1 ) F C (t 2 )... F C (t n ) A forma original de numerar os passageiros é irrelevante para o processo de formação de fila, pois não estamos interessados em quem chegou até o instante t, mas apenas na probabilidade de k passageiros quaisquer terem chegado até o instante t, ou seja, { C( t) k} P =. A medição deste fenômeno é um exercício clássico de teoria das probabilidades. Se imaginarmos a chegada até o instante t como um sucesso e a chegada após o instante t como um fracasso, com probabilidades F C (t) e ( F (t)) respectivamente, então a nossa questão central de estimar { C( t) k} 1 C, P =, resume-se ao cálculo da probabilidade de ter k sucessos em n tentativas, a qual é dada por:

36 44 P { C(t) = k} = n! k! ( n k)! k n k ( F (t)) ( 1 F (t ) C C ) ou seja, uma distribuição binomial com média E[C(t)] = n F C (t) 2 e variância σ [C(t)] = n F (t) (1- F (t) ) C C Esse resultado é muito interessante, pois se tomarmos uma unidade de desvio padrão como medida de dispersão no entorno da curva média E[C(t)], vemos que esse desvio é proporcional a n 1/2 e assume valor zero para F C (t) = 0 (nenhum passageiro chegou), e para F C (t) = 1 (todos os passageiros chegaram). Para uma distribuição F C (t) conhecida, é possível portanto determinar um gráfico como o apresentado na Figura 2.14, onde a curva sólida representa E[C(t)] e as curvas interrompidas representam E[ C(t) ] σ[ C(t) ] ±. Neste caso utilizou-se N=100, pois dessa forma E[ C(t)] pode ser tomada como a própria F C (t) em percentagem, e ser multiplicada por um N qualquer correspondente ao número efetivo de passageiros, admitindo-se que F C (t) não depende da quantidade de passageiros que irão embarcar, mas sim de outros fatores que introduzem aleatoriedade no processo (e.g. dificuldades de acesso dos passageiros ao aeroporto em função de tráfego no sistema viário). A interpretação das curvas da Figura 2.14 é a de que se espera que na maioria dos casos C(t) deva situar-se entre os limites estabelecidos pelas curvas pontilhadas de E[ C(t) ] σ[ C(t) ] ±.

37 45 A partir desse resultado é possível portanto obter-se uma estimativa do efeito de superposição da estocasticidade do processo de chegadas, à fila formada por supersaturação temporária, imposta muitas vezes pelas próprias condições operacionais do sistema, que no caso dos balcões de despacho de passageiros por exemplo, estão via de regra associadas a garantir um fluxo de atendimento tal que todos os passageiros possam ser atendidos antes da partida programada do vôo E[C(t)] Fluxo acumulado E[C(t)] + σ[c(t)] E[C(t)] σ[c(t)] Tempo Figura 2.14: Campo de variação de C (t) para chegadas seguindo uma distribuição binomial (fonte:adaptado de Newell(1982) Fig. 4.1)

38 Filas Estocásticas com C Grande A literatura que descreve técnicas de análise de problemas que caem nessa categoria é extensa, pois foi justamente esse o caso originalmente analisado por Erlang no contexto de serviços de telefonia. Em particular o caso de C tem grande destaque, pois nessas condições pode-se demonstrar que para a fila M/M/ a distribuição de probabilidade dos elementos no sistema tem a forma P n 1 λ = e n! µ ou seja, segue uma distribuição de Poisson 4. n λ µ No nosso estudo introdutório entretanto, estamos interessados apenas nos principais indicativos de como esses sistemas se comportam em termos reais, e sua sensibilidade em relação à variação dos parâmetros dos processos de chegada e de atendimento. A Tabela 2.1 apresenta comprimentos médios F para valores de C relativamente grandes (C 10) e nos da algumas respostas para o comportamento de filas nessas condições. Nota-se inicialmente que o número médio de elementos no sistema só é maior do que o número de canais C para valores relativamente altos de ρ. 4 para uma síntese dos métodos de análise matemática de filas com C grande ver Newell (1982) item 5.5

39 47 Mesmo nessas condições, tomando F = λ T F e ρ = λ µ C, tem-se T F F Ta =, ou seja, se os tempos de atendimento médio T a forem pequenos, os ρ C tempos de permanência na fila serão relativamente pequenos, mesmo para F aparentemente elevados. Tabela 2.1: Variação de F em função de ρ para valores de C grandes VALORES DE F Tipo de fila M/M/C M/D/C D/M/C ρ C (fonte:tabelas de Hillier and Yu (1981)) Assim sendo, fica relativamente fácil estimar, com razoável nível de precisão, a quantidade de canais de atendimento em paralelo necessários para alguns tipos de instalações de transporte, onde deve haver um balanceamento de fluxos de chegadas e fluxos de atendimento e onde a condição de C grande é válida. É o caso por exemplo de um posto de pedágio, onde se deseja dimensionar, na fase de projeto, o número de canais de atendimento que deverão ser construídos para que o fluxo máximo de atendimento no pedágio seja compatível com a capacidade máxima da via em períodos de pico de tráfego com "razoável" nível de serviço. Da Tabela 2.1 observa-se que a partir de 10 canais, qualquer valor de ρ<1 já garante esse nível "razoável", pois se tivermos uma fila M/M/C (condição mais crítica) e distribuirmos os veículos por 10 canais, a fila média máxima que ocorreria para valores de ρ da ordem de 0.99, seria de aproximadamente 10 carros em fila por canal, o que para um atendimento médio de 15 s/veículo implicaria em esperas da ordem de 2.5 min.

40 48 Nota-se que, a uma pequena redução do valor de ρ, correspondem desempenhos consideravelmente melhores, ou seja, se através de treinamento adequado dos caixas for possível reduzir o tempo médio de atendimento em 10% (passar de 15s para 13.5s) a fila tende praticamente a desaparecer. Como estimativas futuras tanto da demanda de tráfego em períodos de pico, como de tempos médios de atendimento são imprecisas, a simples técnica de balanceamento de fluxos conduz a estimativas bastante adequadas do número de canais necessários. Nota-se também nesse tipo de problema que, apesar de ocorrer uma variação do valor numérico de F do modelo M/M/C para os modelos M/D/C ou D/M/C, em termos de aplicabilidade prática, qualquer refinamento é desnecessário, a menos que haja um conhecimento extremamente preciso dos valores esperados de λ e µ. A situação descrita é comum a muitos problemas de engenharia em que usamos teoria das filas para planejamento e projeto de instalações que deverão atender a condições operacionais sôbre as quais se tem, no momento de elaborar o projeto, informações limitadas. Se por exemplo, por alguma razão (e.g. estabelecimento de uma tarifa de pedágio que exige um trabalho adicional de fazer troco) o tempo médio de atendimento futuro for maior que o utilizado no projeto, o sistema poderá entrar em colapso, por mais elaborado que tenha sido o modelo de filas utilizado. 2.3 A Fila com M Canais de Atendimento em Série A Fila Determinística Os problemas de filas em série são bastante comuns nos transportes onde um elemento é processado em m canais sucessivos (e.g. uma série de semáforos ao longo de uma avenida).

41 49 Um modelo analógico que representa bem esse fenômeno é o de um brinquedo de criança constituído de canaletas de madeira onde correm bolinhas de vidro conforme mostra a Figura 2.15., no qual se adapta um sistema de controle do fluxo de bolinhas em cada extremo. O modelo nos mostra claramente que o fluxo de chegada ao canal 2 está condicionado pelo processo de atendimento no canal 1 e que o fluxo de chegada no canal 3 está condicionado pelo processo de atendimento no canal 2, e assim por diante. Figura 2.15: Modelo analógico de filas em série com fluxo de elementos discretos As medidas de mérito de um sistema como este podem ser obtidas a partir de um gráfico de fluxo acumulado de eventos como o da Figura 2.16, onde se admitiu que o tempo que uma bolinha leva para deslocar-se da saída do canal i até a fila i+1 é desprezível frente ao tempo de atendimento mais tempo na fila i+1.

42 50 Em um sistema de filas em série é comum que se queira avaliar não só o desempenho das filas de cada um dos componentes do sistema, mas também medidas do sistema como um todo, ou seja, tempo máximo de permanência no sistema, número máximo acumulado no sistema, ou tempo médio de permanência no sistema. É o caso por exemplo de avaliar, quanto tempo uma pessoa que entra em um hospital para um "check-up" geral, levará em média para percorrer todas as clínicas, ou quanto tempo uma peça que entra em um processo de produção levará para ficar pronta Fluxo Acumulado (N) 10 5 chegada ao sistema entrada C1 saída C1 = entrada C2 saída C2 entrada C3 saída C3 = saída do sistema Tempo Figura 2.16: Representação gráfica de uma fila determinística de eventos discretos com 3 canais em série

43 51 No caso de fluxo de um fluido, um modelo analógico de representação é o de uma série de caixas d'água interligadas em série conforme ilustrado na Figura chegada ao sistema acumulador 1 acumulador 2 acumulador 3 saída do sistema Figura 2.17: Modelo analógico de filas em série de um fluido Neste caso, um gráfico do fluido acumulado em cada uma das caixas poderia ter o aspecto apresentado na Figura Na Figura 2.18 os valores F 1, F 2, F 3 e F 4 representam as filas ou acúmulos nos reservatórios; nos reservatórios 2, 3 e 4 admitiu-se que os elementos entram na fila seguinte no instante em que são liberados no canal de atendimento anterior, e que o seu atendimento termina no instante em que saem da fila, ou seja, saída da fila = saída do sistema.

Aplicação da Teoria das Filas à Operação de Transportes

Aplicação da Teoria das Filas à Operação de Transportes Aplicação da Teoria das Filas à Operação de Transportes Lâminas preparadas por: S. H. Demarchi Bibliografia: Setti, J.R (2002). Tecnologia de Transportes USP, São Carlos Fogliatti, M.C. e N.M.C. Mattos

Leia mais

Introdução a Teoria das Filas

Introdução a Teoria das Filas DISC. : PESQUISA OPERACIONAL II Introdução a Teoria das Filas Prof. Mestre José Eduardo Rossilho de Figueiredo Introdução a Teoria das Filas Introdução As Filas de todo dia. Como se forma uma Fila. Administrando

Leia mais

Uma introdução à Teoria das Filas

Uma introdução à Teoria das Filas Uma introdução à Teoria das Filas Introdução aos Processos Estocásticos 13/06/2012 Quem nunca pegou fila na vida? Figura: Experiência no bandejão Motivação As filas estão presentes em nosso cotidiano,

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

Eventos independentes

Eventos independentes Eventos independentes Adaptado do artigo de Flávio Wagner Rodrigues Neste artigo são discutidos alguns aspectos ligados à noção de independência de dois eventos na Teoria das Probabilidades. Os objetivos

Leia mais

Gestão de Operações II Teoria das Filas

Gestão de Operações II Teoria das Filas Gestão de Operações II Teoria das Filas Prof Marcio Cardoso Machado Filas O que é uma fila de espera? É um ou mais clientes esperando pelo atendimento O que são clientes? Pessoas (ex.: caixas de supermercado,

Leia mais

Objetivos. Teoria de Filas. Teoria de Filas

Objetivos. Teoria de Filas. Teoria de Filas Objetivos Teoria de Filas Michel J. Anzanello, PhD anzanello@producao.ufrgs.br 2 Teoria de Filas Filas estão presentes em toda a parte; Exemplos evidentes de fila podem ser verificados em bancos, lanchonetes,

Leia mais

Análise operacional do terminal público do porto do Rio Grande usando teoria de filas

Análise operacional do terminal público do porto do Rio Grande usando teoria de filas Análise operacional do terminal público do porto do Rio Grande usando teoria de filas Karina Pires Duarte 1, Milton Luiz Paiva de Lima 2 1 Mestranda do curso de Engenharia Oceânica- FURG, Rio Grande, RS

Leia mais

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1. Energia cinética das precipitações Na Figura 9 estão apresentadas as curvas de caracterização da energia cinética aplicada pelo simulador de chuvas e calculada para a chuva

Leia mais

Modelos de Filas de Espera

Modelos de Filas de Espera Departamento de Informática Modelos de Filas de Espera Métodos Quantitativos LEI 2006/2007 Susana Nascimento (snt@di.fct.unl.pt) Advertência Autor João Moura Pires (jmp@di.fct.unl.pt) Este material pode

Leia mais

Modelos, em escala reduzida, de pontes e barragens. Simuladores de voo (ou de condução), com os quais se treinam pilotos (ou condutores).

Modelos, em escala reduzida, de pontes e barragens. Simuladores de voo (ou de condução), com os quais se treinam pilotos (ou condutores). SIMULAÇÃO 1 Introdução Entende-se por simulação a imitação do funcionamento de um sistema real recorrendo a uma representação desse sistema. Com essa representação modelo, pretende-se realizar experimentações

Leia mais

MODELAGEM E SIMULAÇÃO

MODELAGEM E SIMULAÇÃO MODELAGEM E SIMULAÇÃO Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Terminologia Básica Utilizada em de Sistemas Terminologia Básica Uma série de termos

Leia mais

Exercícios de Filas de Espera Enunciados

Exercícios de Filas de Espera Enunciados Capítulo 8 Exercícios de Filas de Espera Enunciados Enunciados 124 Problema 1 Os autocarros de uma empresa chegam para limpeza à garagem central em grupos de cinco por. Os autocarros são atendidos em ordem

Leia mais

Potenciação no Conjunto dos Números Inteiros - Z

Potenciação no Conjunto dos Números Inteiros - Z Rua Oto de Alencar nº 5-9, Maracanã/RJ - tel. 04-98/4-98 Potenciação no Conjunto dos Números Inteiros - Z Podemos epressar o produto de quatro fatores iguais a.... por meio de uma potência de base e epoente

Leia mais

Boletim. Contabilidade Internacional. Manual de Procedimentos

Boletim. Contabilidade Internacional. Manual de Procedimentos Boletim Manual de Procedimentos Contabilidade Internacional Custos de transação e prêmios na emissão de títulos e valores mobiliários - Tratamento em face do Pronunciamento Técnico CPC 08 - Exemplos SUMÁRIO

Leia mais

Simulação de Sistemas Teoria das Filas Estrutura do Sistema

Simulação de Sistemas Teoria das Filas Estrutura do Sistema Simulação de Sistemas Teoria das Filas 1 2 3 Estrutura do Sistema Capacidade do sistema Canais de Serviço 1 Chegada de Clientes de chegada (tempo entre chegadas) Fila de Clientes Tempo de atendimento 2...

Leia mais

Processos Estocásticos

Processos Estocásticos Processos Estocásticos Segunda Lista de Exercícios 01 de julho de 2013 1 Uma indústria fabrica peças, das quais 1 5 são defeituosas. Dois compradores, A e B, classificam os lotes de peças adquiridos em

Leia mais

Avaliação de Desempenho de Sistemas

Avaliação de Desempenho de Sistemas Avaliação de Desempenho de Sistemas Introdução a Avaliação de Desempenho de Sistemas Prof. Othon M. N. Batista othonb@yahoo.com Roteiro Definição de Sistema Exemplo de Sistema: Agência Bancária Questões

Leia mais

MODELOS PROBABILÍSTICOS MAIS COMUNS VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS

MODELOS PROBABILÍSTICOS MAIS COMUNS VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS MODELOS PROBABILÍSTICOS MAIS COMUNS VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS Definições Variáveis Aleatórias Uma variável aleatória representa um valor numérico possível de um evento incerto. Variáveis aleatórias

Leia mais

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO (Adaptado do texto do prof. Adair Santa Catarina) ALGORITMOS COM QUALIDADE MÁXIMAS DE PROGRAMAÇÃO 1) Algoritmos devem ser feitos para serem lidos por seres humanos: Tenha em mente

Leia mais

Além do Modelo de Bohr

Além do Modelo de Bohr Além do Modelo de Bor Como conseqüência do princípio de incerteza de Heisenberg, o conceito de órbita não pode ser mantido numa descrição quântica do átomo. O que podemos calcular é apenas a probabilidade

Leia mais

Trabalho 7 Fila de prioridade usando heap para simulação de atendimento

Trabalho 7 Fila de prioridade usando heap para simulação de atendimento Trabalho 7 Fila de prioridade usando heap para simulação de atendimento Data: 21/10/2013 até meia-noite Dúvidas até: 09/10/2013 Faq disponível em: http://www2.icmc.usp.br/~mello/trabalho07.html A estrutura

Leia mais

TEORIA DAS FILAS 1.1 UMA INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL

TEORIA DAS FILAS 1.1 UMA INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL TEORIA DAS FILAS 1.1 UMA INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL A pesquisa operacional (PO) é uma ciência aplicada cujo objetivo é a melhoria da performance em organizações, ou seja, em sistemas produtivos

Leia mais

Por que aparecem as filas? Não é eficiente, nem racional, que cada um disponha de todos os recursos individualmente. Por exemplo:

Por que aparecem as filas? Não é eficiente, nem racional, que cada um disponha de todos os recursos individualmente. Por exemplo: Por que aparecem as filas? Não é eficiente, nem racional, que cada um disponha de todos os recursos individualmente. Por exemplo: que cada pessoa disponha do uso exclusivo de uma rua para se movimentar;

Leia mais

Tipos de malha de Controle

Tipos de malha de Controle Tipos de malha de Controle SUMÁRIO 1 - TIPOS DE MALHA DE CONTROLE...60 1.1. CONTROLE CASCATA...60 1.1.1. Regras para Selecionar a Variável Secundária...62 1.1.2. Seleção das Ações do Controle Cascata e

Leia mais

1 Propagação de Onda Livre ao Longo de um Guia de Ondas Estreito.

1 Propagação de Onda Livre ao Longo de um Guia de Ondas Estreito. 1 I-projeto do campus Programa Sobre Mecânica dos Fluidos Módulos Sobre Ondas em Fluidos T. R. Akylas & C. C. Mei CAPÍTULO SEIS ONDAS DISPERSIVAS FORÇADAS AO LONGO DE UM CANAL ESTREITO As ondas de gravidade

Leia mais

A presente seção apresenta e especifica as hipótese que se buscou testar com o experimento. A seção 5 vai detalhar o desenho do experimento.

A presente seção apresenta e especifica as hipótese que se buscou testar com o experimento. A seção 5 vai detalhar o desenho do experimento. 4 Plano de Análise O desenho do experimento realizado foi elaborado de forma a identificar o quão relevantes para a explicação do fenômeno de overbidding são os fatores mencionados na literatura em questão

Leia mais

Aula 9 ESCALA GRÁFICA. Antônio Carlos Campos

Aula 9 ESCALA GRÁFICA. Antônio Carlos Campos Aula 9 ESCALA GRÁFICA META Apresentar as formas de medição da proporcionalidade entre o mundo real e os mapas através das escalas gráficas. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: estabelecer formas

Leia mais

APLICAÇÃO DA TEORIA DAS FILAS NO SISTEMA DE ATENDIMENTO DE UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO

APLICAÇÃO DA TEORIA DAS FILAS NO SISTEMA DE ATENDIMENTO DE UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO APLICAÇÃO DA TEORIA DAS FILAS NO SISTEMA DE ATENDIMENTO DE UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO Ana Victoria da Costa Almeida (anavictoriaalmeida@yahoo.com.br / UEPA) Kelvin Cravo Custódio (kelvim_scb9@hotmail.com

Leia mais

ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA.

ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA. 1 INTRODUÇÃO O aterramento elétrico, com certeza, é um assunto que gera um número enorme de dúvidas quanto às normas e procedimentos no que se refere ao ambiente elétrico industrial. Muitas vezes, o desconhecimento

Leia mais

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística Aula 4 Conceitos básicos de estatística A Estatística é a ciência de aprendizagem a partir de dados. Trata-se de uma disciplina estratégica, que coleta, analisa

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Dinâmica de um Sistema de Partículas Faculdade de Engenharia, Arquiteturas e Urbanismo FEAU

Dinâmica de um Sistema de Partículas Faculdade de Engenharia, Arquiteturas e Urbanismo FEAU Dinâmica de um Sistema de Partículas Faculdade de Engenharia, Arquiteturas e Urbanismo FEAU Profa. Dra. Diana Andrade & Prof. Dr. Sergio Pilling Parte 1 - Movimento Retilíneo Coordenada de posição, trajetória,

Leia mais

Dois eventos são disjuntos ou mutuamente exclusivos quando não tem elementos em comum. Isto é, A B = Φ

Dois eventos são disjuntos ou mutuamente exclusivos quando não tem elementos em comum. Isto é, A B = Φ Probabilidade Vimos anteriormente como caracterizar uma massa de dados, como o objetivo de organizar e resumir informações. Agora, apresentamos a teoria matemática que dá base teórica para o desenvolvimento

Leia mais

Faculdade Sagrada Família

Faculdade Sagrada Família AULA 12 - AJUSTAMENTO DE CURVAS E O MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS Ajustamento de Curvas Sempre que desejamos estudar determinada variável em função de outra, fazemos uma análise de regressão. Podemos dizer

Leia mais

CAPÍTULO 5 - Exercícios

CAPÍTULO 5 - Exercícios CAPÍTULO 5 - Exercícios Distibuições de variáveis aleatórias discretas: Binomial 1. Se 20% dos parafusos produzidos por uma máquina são defeituosos, determinar a probabilidade de, entre 4 parafusos escolhidos

Leia mais

- Universidade do Sul de Santa Catarina Unidade Acadêmica Tecnologia Pesquisa Operacional II. Prof o. Ricardo Villarroel Dávalos, Dr. Eng.

- Universidade do Sul de Santa Catarina Unidade Acadêmica Tecnologia Pesquisa Operacional II. Prof o. Ricardo Villarroel Dávalos, Dr. Eng. Unidade Acadêmica Tecnologia Prof o. Ricardo Villarroel Dávalos, Dr. Eng. Palhoça, Março de 2010 2 Sumário 1.0 TEORIA DAS FILAS... 3 1.1 UMA INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL... 3 1.2 ASPECTOS GERAIS DA

Leia mais

MÓDULO 6 Mensuração e previsão de demanda

MÓDULO 6 Mensuração e previsão de demanda MÓDULO 6 Mensuração e previsão de demanda Ao perceber um mercado atrativo, a empresa deve avaliar com cautela seu atual tamanho e seu potencial futuro. Não se pode superestimar ou subestimar um mercado,

Leia mais

FMEA (Failure Model and Effect Analysis)

FMEA (Failure Model and Effect Analysis) Definição FMEA (Failure Model and Effect Analysis) Conceitos Básicos A metodologia de Análise do Tipo e Efeito de Falha, conhecida como FMEA (do inglês Failure Mode and Effect Analysis), é uma ferramenta

Leia mais

3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar

3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar 3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar Vimos que as previsões sobre as capacidades caloríficas molares baseadas na teoria cinética estão de acordo com o comportamento

Leia mais

IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36

IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36 IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36 1 Visão geral O CPC 01 é a norma que trata do impairment de ativos ou, em outras palavras, da redução ao valor recuperável de ativos. Impairment ocorre quando

Leia mais

Medição tridimensional

Medição tridimensional A U A UL LA Medição tridimensional Um problema O controle de qualidade dimensional é tão antigo quanto a própria indústria, mas somente nas últimas décadas vem ocupando a importante posição que lhe cabe.

Leia mais

FUNÇÃO DE 1º GRAU. = mx + n, sendo m e n números reais. Questão 01 Dadas as funções f de IR em IR, identifique com um X, aquelas que são do 1º grau.

FUNÇÃO DE 1º GRAU. = mx + n, sendo m e n números reais. Questão 01 Dadas as funções f de IR em IR, identifique com um X, aquelas que são do 1º grau. FUNÇÃO DE 1º GRAU Veremos, a partir daqui algumas funções elementares, a primeira delas é a função de 1º grau, que estabelece uma relação de proporcionalidade. Podemos então, definir a função de 1º grau

Leia mais

AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas

AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas CONSIDERAÇÕES INICIAIS AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas Quando planejamos construir uma subestação, o aspecto de maior importância está na escolha (e, conseqüentemente, da definição)

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM DINAMÔMETRO PARA MOTORES ELÉTRICOS EMPREGADOS EM VEÍCULOS EM ESCALA, COM MEDIDA DE DIRETA DE TORQUE E CARGA VARIÁVEL

DESENVOLVIMENTO DE UM DINAMÔMETRO PARA MOTORES ELÉTRICOS EMPREGADOS EM VEÍCULOS EM ESCALA, COM MEDIDA DE DIRETA DE TORQUE E CARGA VARIÁVEL DESENVOLVIMENTO DE UM DINAMÔMETRO PARA MOTORES ELÉTRICOS EMPREGADOS EM VEÍCULOS EM ESCALA, COM MEDIDA DE DIRETA DE TORQUE E CARGA VARIÁVEL Aluno: Vivian Suzano Orientador: Mauro Speranza Neto 1. Introdução

Leia mais

Capítulo 4 Gerência do Processador. O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. Isaac Newton

Capítulo 4 Gerência do Processador. O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. Isaac Newton Universidade Federal de Itajubá UNIFEI Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação IESTI CCO 004 Sistemas Operacionais Prof. Edmilson Marmo Moreira 4.1 Introdução Capítulo 4 Gerência

Leia mais

CARTILHA. Previdência. Complementar NOVA TRIBUTAÇÃO. www.sulamericaonline.com.br

CARTILHA. Previdência. Complementar NOVA TRIBUTAÇÃO. www.sulamericaonline.com.br CARTILHA Previdência Complementar NOVA TRIBUTAÇÃO www.sulamericaonline.com.br Índice 1. Os Planos de Previdência Complementar e o Novo Regime Tributário 4 2. Tratamento Tributário Básico 5 3. Características

Leia mais

Análise de Arredondamento em Ponto Flutuante

Análise de Arredondamento em Ponto Flutuante Capítulo 2 Análise de Arredondamento em Ponto Flutuante 2.1 Introdução Neste capítulo, chamamos atenção para o fato de que o conjunto dos números representáveis em qualquer máquina é finito, e portanto

Leia mais

Artigo publicado. na edição 34. www.revistamundologistica.com.br. Assine a revista através do nosso site. maio e junho de 2013

Artigo publicado. na edição 34. www.revistamundologistica.com.br. Assine a revista através do nosso site. maio e junho de 2013 Artigo publicado na edição 34 Assine a revista através do nosso site maio e junho de 2013 www.revistamundologistica.com.br Paulo Guedes :: opinião Gastos e Custos Logísticos diferenciar para compreender

Leia mais

Aula 4 Estatística Conceitos básicos

Aula 4 Estatística Conceitos básicos Aula 4 Estatística Conceitos básicos Plano de Aula Amostra e universo Média Variância / desvio-padrão / erro-padrão Intervalo de confiança Teste de hipótese Amostra e Universo A estatística nos ajuda a

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Mário Meireles Teixeira Departamento de Informática, UFMA mario@deinf.ufma.br Introdução 2 Desempenho: quantidade de serviços prestados / tempo decorrido desde o início dos serviços

Leia mais

Capítulo 5: Aplicações da Derivada

Capítulo 5: Aplicações da Derivada Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Matemática Cálculo I Profª Maria Julieta Ventura Carvalho de Araujo Capítulo 5: Aplicações da Derivada 5- Acréscimos e Diferenciais - Acréscimos Seja y f

Leia mais

AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll

AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll! Os parâmetros para decisão do auditor.! Tipos de planos de amostragem estatística em auditoria. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas

Leia mais

6. Programação Inteira

6. Programação Inteira Pesquisa Operacional II 6. Programação Inteira Faculdade de Engenharia Eng. Celso Daniel Engenharia de Produção Programação Inteira São problemas de programação matemática em que a função objetivo, bem

Leia mais

3 Previsão da demanda

3 Previsão da demanda 42 3 Previsão da demanda Este capítulo estuda o processo de previsão da demanda através de métodos quantitativos, assim como estuda algumas medidas de erro de previsão. Num processo de previsão de demanda,

Leia mais

11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE:

11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE: 11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE: 11.1 INTRODUÇÃO A operação prolongada e eficaz dos sistemas produtivos de bens e serviços é uma exigência vital em muitos domínios. Nos serviços, como a Produção, Transporte

Leia mais

4Distribuição de. freqüência

4Distribuição de. freqüência 4Distribuição de freqüência O objetivo desta Unidade é partir dos dados brutos, isto é, desorganizados, para uma apresentação formal. Nesse percurso, seção 1, destacaremos a diferença entre tabela primitiva

Leia mais

Fundamentos de Teste de Software

Fundamentos de Teste de Software Núcleo de Excelência em Testes de Sistemas Fundamentos de Teste de Software Módulo 2- Teste Estático e Teste Dinâmico Aula 4 Projeto de Teste 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ANÁLISE E PROJETO DE TESTE... 3 1.

Leia mais

7.3.1 Receitas a Serem Reconhecidas Proporcionalmente a Certo Período Contábil Decorrido

7.3.1 Receitas a Serem Reconhecidas Proporcionalmente a Certo Período Contábil Decorrido Os PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE - O CUSTO, A MOEDA,... 10, 7.3.1 Receitas a Serem Reconhecidas Proporcionalmente a Certo Período Contábil Decorrido DOIS PERÍODOS CONTÁBEIS Alguns serviços,

Leia mais

Distribuição de probabilidades

Distribuição de probabilidades Luiz Carlos Terra Para que você possa compreender a parte da estatística que trata de estimação de valores, é necessário que tenha uma boa noção sobre o conceito de distribuição de probabilidades e curva

Leia mais

1. A corrida de vetores numa folha de papel.

1. A corrida de vetores numa folha de papel. 1. A corrida de vetores numa folha de papel. desenhando a pista. o movimento dos carros. o início da corrida. as regras do jogo. 2. A corrida no computador. o número de jogadores. o teclado numérico. escolhendo

Leia mais

Concentração física de minerais

Concentração física de minerais Concentração física de minerais 2. Definição de concentração e balanço de massa Prof. Dr. André Carlos Silva CONCENTRAÇÃO A concentração de minérios ocorre quando é preciso separar os minerais de interesse

Leia mais

Gráfico de Controle por Atributos

Gráfico de Controle por Atributos Roteiro Gráfico de Controle por Atributos 1. Gráfico de np 2. Gráfico de p 3. Gráfico de C 4. Gráfico de u 5. Referências Gráficos de Controle por Atributos São usados em processos que: Produz itens defeituosos

Leia mais

CAP5: Amostragem e Distribuição Amostral

CAP5: Amostragem e Distribuição Amostral CAP5: Amostragem e Distribuição Amostral O que é uma amostra? É um subconjunto de um universo (população). Ex: Amostra de sangue; amostra de pessoas, amostra de objetos, etc O que se espera de uma amostra?

Leia mais

5 Considerações Finais e Recomendações

5 Considerações Finais e Recomendações Considerações Finais e Recomendações 132 5 Considerações Finais e Recomendações O controle estatístico de processos compõe-se essencialmente do monitoramento on line dos processos por gráficos de controle

Leia mais

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com - Aula 3-1. A CAMADA DE REDE (Parte 1) A camada de Rede está relacionada à transferência de pacotes da origem para o destino. No entanto, chegar ao destino pode envolver vários saltos em roteadores intermediários.

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA CINÉTICA QUÍMICA EQUAÇÃO DE ARRHENIUS

CINÉTICA QUÍMICA CINÉTICA QUÍMICA EQUAÇÃO DE ARRHENIUS CINÉTICA QUÍMICA CINÉTICA QUÍMICA EQUAÇÃO DE ARRHENIUS A DEPENDÊNCIA DA VELOCIDADE DE REAÇÃO COM A TEMPERATURA A velocidade da maioria das reações químicas aumenta à medida que a temperatura também aumenta.

Leia mais

Categorias Temas Significados Propostos

Categorias Temas Significados Propostos 91 5. Conclusão O objetivo do presente trabalho foi descrever a essência do significado da experiência consultiva para profissionais de TI que prestam de serviços de consultoria na área de TI. Para atingir

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 Dispõe sobre trabalho de compilação de informações contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições

Leia mais

ANALISE COMBINATORIA Um pouco de probabilidade

ANALISE COMBINATORIA Um pouco de probabilidade ANALISE COMBINATORIA Um pouco de probabilidade Programa Pró-Ciência Fapesp/IME-USP-setembro de 1999 Antônio L. Pereira -IME USP (s. 234A) tel 818 6214 email:alpereir@ime.usp.br 1 Um carro e dois bodes

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

Aula 5 Distribuição amostral da média

Aula 5 Distribuição amostral da média Aula 5 Distribuição amostral da média Nesta aula você irá aprofundar seus conhecimentos sobre a distribuição amostral da média amostral. Na aula anterior analisamos, por meio de alguns exemplos, o comportamento

Leia mais

SP 04/92 NT 141/92. Velocidade Média: Considerações sobre seu Cálculo. Engº Luiz Henrique Piovesan. 1. Introdução

SP 04/92 NT 141/92. Velocidade Média: Considerações sobre seu Cálculo. Engº Luiz Henrique Piovesan. 1. Introdução SP 04/92 NT 141/92 Velocidade Média: Considerações sobre seu Cálculo Engº Luiz Henrique Piovesan 1. Introdução Apesar de velocidade ser um conceito claro para os profissionais de tráfego, há uma certa

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores Segurança e Saúde dos Trabalhadores [1]CONVENÇÃO N. 155 I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais Prova de Exame Nacional de Matemática Aplicada às Ciências Sociais Prova 835 2011 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Para: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento

Leia mais

Estatística II Antonio Roque Aula 9. Testes de Hipóteses

Estatística II Antonio Roque Aula 9. Testes de Hipóteses Testes de Hipóteses Os problemas de inferência estatística tratados nas aulas anteriores podem ser enfocados de um ponto de vista um pouco diferente: ao invés de se construir intervalos de confiança para

Leia mais

4. Metodologia. Capítulo 4 - Metodologia

4. Metodologia. Capítulo 4 - Metodologia Capítulo 4 - Metodologia 4. Metodologia Neste capítulo é apresentada a metodologia utilizada na modelagem, estando dividida em duas seções: uma referente às tábuas de múltiplos decrementos, e outra referente

Leia mais

Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ Instituída pela Lei 0.45, de 9/04/00 - D.O.U. de /04/00 Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEN Disciplina: Cálculo Numérico Ano: 03 Prof: Natã Goulart

Leia mais

Curvas em coordenadas polares

Curvas em coordenadas polares 1 Curvas em coordenadas polares As coordenadas polares nos dão uma maneira alternativa de localizar pontos no plano e são especialmente adequadas para expressar certas situações, como veremos a seguir.

Leia mais

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia O Sistema Operacional que você usa é multitasking? Por multitasking, entende-se a capacidade do SO de ter mais de um processos em execução ao mesmo tempo. É claro que, num dado instante, o número de processos

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA « CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «21. O sistema de intermediação financeira é formado por agentes tomadores e doadores de capital. As transferências de recursos entre esses agentes são

Leia mais

Teoria das filas. Clientes. Fila

Teoria das filas. Clientes. Fila Teoria das filas 1 - Elementos de uma fila: População Clientes Fila Servidores 1 3 Atendimento Características de uma fila:.1 Clientes e tamanho da população População infinita > Chegadas independentes

Leia mais

Os gráficos estão na vida

Os gráficos estão na vida Os gráficos estão na vida A UUL AL A Nas Aulas 8, 9 e 28 deste curso você já se familiarizou com o estudo de gráficos. A Aula 8 introduziu essa importante ferramenta da Matemática. A Aula 9 foi dedicada

Leia mais

4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído. Objetivo: Método: Capacitações: Módulo Necessário: Análise de PCM e de links 53-170

4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído. Objetivo: Método: Capacitações: Módulo Necessário: Análise de PCM e de links 53-170 4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído Objetivo: Método: Ao final desta Tarefa você: Estará familiarizado com o conceito de ruído. Será capaz de descrever o efeito do Ruído em um sistema de comunicações digitais.

Leia mais

MÓDULO 1. I - Estatística Básica

MÓDULO 1. I - Estatística Básica MÓDULO 1 I - 1 - Conceito de Estatística Estatística Técnicas destinadas ao estudo quantitativo de fenômenos coletivos e empíricamente observáveis. Unidade Estatística nome dado a cada observação de um

Leia mais

Este procedimento gera contribuições não só a φ 2 e φ 4, mas também a ordens superiores. O termo por exemplo:

Este procedimento gera contribuições não só a φ 2 e φ 4, mas também a ordens superiores. O termo por exemplo: Teoria Quântica de Campos II 168 Este procedimento gera contribuições não só a φ 2 e φ 4, mas também a ordens superiores. O termo por exemplo: Obtemos acoplamentos com derivadas também. Para o diagrama

Leia mais

Unidade II - Sistemas de Equações Lineares

Unidade II - Sistemas de Equações Lineares Unidade II - Sistemas de Equações Lineares 1- Situando a Temática Discutiremos agora um dos mais importantes temas da matemática: Sistemas de Equações Lineares Trata-se de um tema que tem aplicações dentro

Leia mais

Contas. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN 9788502065901

Contas. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN 9788502065901 Contas 2.1. Conceito Na sua linguagem cotidiana, o que representa a palavra conta? Você poderá responder: Uma operação aritmética de soma, subtração, multiplicação ou divisão; A conta de água e esgoto,

Leia mais

Barreiras. Lição 1.5. A palavra mais importante para transformar situações de risco potencial em IMPROVÁVEL.

Barreiras. Lição 1.5. A palavra mais importante para transformar situações de risco potencial em IMPROVÁVEL. 40 Lição 1.5 A palavra mais importante para transformar situações de risco potencial em IMPROVÁVEL. Barreiras Conforme você deduziu da lição anterior, a gestão de risco é inerente à nossa vida no planeta

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Exercícios resolvidos sobre Função de probabilidade e densidade de probabilidade

Exercícios resolvidos sobre Função de probabilidade e densidade de probabilidade Exercícios resolvidos sobre Função de probabilidade e densidade de probabilidade Você aprendeu o que é função probabilidade e função densidade de probabilidade e viu como esses conceitos são importantes

Leia mais

2. Representação Numérica

2. Representação Numérica 2. Representação Numérica 2.1 Introdução A fim se realizarmos de maneira prática qualquer operação com números, nós precisamos representa-los em uma determinada base numérica. O que isso significa? Vamos

Leia mais

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro 1. Aplicação 1- As instituições

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS

ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS PAULO NAZARENO CARDOSO DA SILVA GRADUANDO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Cronograma e Curva S

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Cronograma e Curva S PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Cronograma e Curva S Professora: Eng. Civil Mayara Custódio, Msc. PERT/CPM PERT Program Evaluation and Review Technique CPM Critical Path Method Métodos desenvolvidos em

Leia mais