Manu-Configurar Rede Wireless ALERGS-INTERNET" - Wiki - Depa...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manu-Configurar Rede Wireless ALERGS-INTERNET" - Wiki - Depa..."

Transcrição

1 1 de 13 24/05/ :16 Manu-Configurar Rede Wireless ALERGS- INTERNET" De Wiki - Departamento de Tecnologia da Informacao Manual de Configuração de Dispositivos Rede Wireless "ALERGS-INTERNET" Versão 1.0 Tabela de conteúdo 1 Pré-Requisitos 2 Procedimentos 3 2. Configuração da rede wireless Alergs-internet em dispositivos Android Versão Configuração da rede wireless Alergs-internet em dispositivos IPhone/IPad 5 4. Configuração da rede wireless Alergs-internet em dispositivos Windows XP 6 5. Configuração da rede wireless Alergs-internet em dispositivos Windows Palavras-chave 6.2 Dados de Atualização Pré-Requisitos Lembrando que para usar a rede alergs-internet o usuário deve estar devidamente cadastrado no grupo correto,ou seja, grupo Wireless_alergs-internet, mediante prévia autorização do responsável pelo setor, gabinete,comissão. Conforme catálogo deserviços do DTI, sessão Rede sem fio. Mais informações acesse o link:< ( > Procedimentos 2. Configuração da rede wireless Alergs-internet em dispositivos Android Versão Para se conectar usando a rede "Alergs-internet" localize o ícone "Configurações" do aparelho conforme a figura 1-1, e clique-o. Após, clique em Redes sem fio e outras. Veja afigura 1-2. Na tela "Configurações de redes sem fio e outras", localize a opção Configurações de Wi-Fi Configurar e gerenciar pontos de acesso sem fio, veja a figura 1-3, clique.

2 2 de 13 24/05/ :16 Na tela "Configurações de Wi-Fi" figura 2-1 clique em Wi-Fi para habilitar a opção, após localize a opção "Alergs-internet", figura 2-1, clique-a. Na tela alergs-internet figura 2-2 entre com as credenciais. No campo Identidade, informe o usuário a ser conectado (o mesmo usuário usado nas máquinas da casa). O campo "Identidade Anônima", deixar em branco e no campo Senha, digite a senha. Clique e Conectar para validar as credenciais. Verifique se foi conectado com sucesso, aparecerá a descrição Conectado, abaixo da rede Alergs-internet na tela Configurações de Wi-Fi, veja figura Configuração da rede wireless Alergs-internet em dispositivos IPhone/IPad Usando a versão do IOS. Localize a opção Ajustes na tela principal (figura 3-1), após clique em Wi-Fi à esquerda, logo em Redes Wi-Fi habilite clicando

3 3 de 13 24/05/ :16 no botão Wi-Fi (opção 2 da figura 3-2 em destaque a localização da seta), logo localize a rede Alergs-internet e selecione. Após selecionar a rede surgirá uma janela intitulada "Digite a senha para Alergs-internet" (figura 4-1), Digite a senha, informe o nome do usuário (o mesmo utilizado nas máquinas da casa) no campo "Nome do Usuário" e senha no campo "Senha". No teclado clique em "Conectar" (em destaque a seta). Surgirá a mensagem "Certificado", ao qual aguarda a aceitação do certificado polixo.alergs.br, clique em "Aceitar". Veja a figura 4-2. Após aceitar o certificado aparecerá o ícone de Wi-Fi no canto superior esquerdo e o símbolo a frente do nome da rede Alergs-internet, conforme a figura 5, informando que o dispositivo está conectado.

4 4 de 13 24/05/ :16 4. Configuração da rede wireless Alergs-internet em dispositivos Windows XP É necessário estar habilitado o recurso de rede sem fio. Clicar sobre o ícone da rede sem fio na barra de tarefas (taskbar), do lado direito abaixo, onde normalmente aparece o horário do dispositivo. Veja a figura 6. Após clicar sobre o ícone aparecerá a janela Status de Conexão de rede sem fio, mostrando o status e atividades da rede, nesta janela clique em Exibir redes sem fio. Veja a figura 7. A janela de Conexão de rede sem fio aparecerá com todas as redes disponíveis, veja a figura 8 abaixo, mostrando como exemplo uma tela com todas as redes disponíveis que o dispositivo encontrou.

5 5 de 13 24/05/ :16 Nesta janela clique à esquerda na opção "Alterar configurações avançadas". Na janela de Propriedades de Conexão de rede sem fio, selecionar a guia Redes sem fio. Após, nas opções de grupo Redes preferenciais, opção Conectar-se automaticamente às redes disponíveis na ordem listada abaixo, veja a figura 9, selecionar a opção Alergs-internet (Automático). Clique no botão Propriedades (veja a figura 9), aparecerá a janela Alergs-internet Propriedades, como mostra a figura 10. Verificar no grupo Chave de rede sem fio se a opção Autenticação de Rede está selecionada WPA2 e se a opção Criptografia de dados está selecionada AES. Se não estiver selecione-a, como na figura 10. Após, selecionar a guia Autenticação.

6 6 de 13 24/05/ :16 Na opção "Tipo de EAP", selecionar Protected EAP (PEAP) veja a figura 11.Após, selecionar o botão "'Propriedades" será mostrado a janela Propriedades de EAP Protegido, veja a figura 12 abaixo. Certifique-se que em Selecionar Método de Autenticação, está selecionado Senha segura (EAP-MSCHAP v2), então, clique no botão Configurar... Será mostrado uma janela de Propriedades EAP MSCHAPv2, veja figura 13 logo abaixo. Os dispositivos particulares não possuem o certificado do servidor "Polixo", portanto para permitir o certificado é necessário desmarcar a opção "Validar certificado do servidor". A figura 12 mostra com a seta a opção para desmarcar.

7 7 de 13 24/05/ :16 Em Ao conectar-se: Usar meu nome e minha senha de logon do Windows automaticamente (e o domínio, se houver), desmarcar esta opção. Confirmar todas as janelas em OK. Logo após as confirmações surgirá o balão de "Conexão de rede sem fio", informando Clique aqui para selecionar um certificado ou outras credenciais para conexão com a rede alergs-internet, veja a figura 14. Ao clicar na mensagem, aparecerá a janela Digite as credenciais, veja a figura 15. Na janela "Digite as Credenciais", digite o usuário, que deve ser o usuário usado para logar-se nas máquinas da casa, a senha e o domínio que é por padrão ALERGS. Após clique em OK para confirmar.

8 8 de 13 24/05/ :16 Após a confirmação das credenciais surgirá um balão com a mensagem Conexão de rede sem fio está conectado, Conectado a: alergs-internet, e mostrará o status do nível de sinal do dispositivo, veja a figura 16. Na janela Conexão de rede sem fio na rede alergs-internet aparecerá Conectado como status da rede, veja abaixo a figura Configuração da rede wireless Alergs-internet em dispositivos Windows 7 É necessário estar habilitado o recurso de rede sem fio. Clicar sobre o ícone da rede sem fio na barra de tarefas (taskbar), do lado direito abaixo, onde figura o horário do dispositivo, veja a figura 18. Se o ícone não estiver disponível pode estar desabilitado o recurso, e é necessário habilitá-lo clicando, geralmente, no botão de rede sem fio do teclado.

9 9 de 13 24/05/ :16 Após clicar no ícone acima, irá aparecer uma janela com todas as redes disponíveis, conforme a figura Localize a rede alergs-internet, e clique com o botão direito do mouse e aparecerá um menu, conforme a figura 19-2, com as opções Conectar e Propriedades. Clique em Propriedades. Também é possível localizar as configurações da rede alergs-internet de outra maneira, veja o item g. Na janela alergs-internet Propriedades de Rede sem Fio na guia Segurança, certifique-se que em Tipo de segurança, está selecionada a opção WPA2-Enterprise, em Tipo de Criptografia está selecionada a opção AES e em Escolha um método de autenticação de rede, está selecionado a opção Microsoft: EAP protegido (PEAP) veja a figura 20-1 abaixo. Logo após clique no botão Configurações, aparecerá a janela Propriedades EAP Protegidas, veja a figura Localize a opção Selecionar Método de Autenticação, verifique se está selecionada a opção Senha segura (EAP-MSCHAP v2), logo clique no botão Configurar... É necessário desmarcar a opção Validar certificado do servidor para autenticar no servidor Polixo.

10 10 de 13 24/05/ :16 Na janela Propriedades de EAP MSCHAPv2 desmarque a opção Usar automaticamente meu nome e senha de logon do Windows (e o domínio, se houver). veja a figura 21. Confirme em OK de todas as janelas posteriores. Após, selecione a rede alergs-internet e clique no botão Conectar, veja a figura 22-1, aparecerá a janela de Segurança do Windows Autenticação de Rede Digite as credenciais do usuário, veja a figura 22-2, aqui deve-se informar o usuário e senha nos locais indicados e selecione OK.

11 11 de 13 24/05/ :16 Após clicar em OK, será mostrada rapidamente a mensagem Conectando a alergs-internet... veja a figura 23-1 e será validado as credenciais do usuário. Se estiver tudo correto aparecerá a informação Conectado nas lista de redes sem fio disponíveis ao lado da descrição da rede alergs-internet, veja figura Também é possível localizar a rede sem fio de outra maneira sem ser como no item b deste parágrafo clicando em Abrir a Central de Rede e Compartilhamento, figura 24-1, e logo aparecerá a janela com as informações de redes. Localizar à esquerda a opção Gerenciar redes sem fio, veja figura 24-2.

12 12 de 13 24/05/ :16 Aparecerá a janela de Gerenciar Redes sem fio que usem (Conexão de Rede sem Fio), veja a figura 25-1, localizar a rede alergs-internet, clicar com o botão direito do mouse sobre a rede e surgirá um menu. Selecionar o item Propriedades aparecerá a janela alergs-internet Propriedades de Rede Sem Fio com a guia Conexão selecionada, veja a figura Selecione a guia Segurança e a partir deste ponto siga com os passos doitem b em diante. Palavras-chave wireless, alergs internet, windows 7, windows XP, ihone ipad, android Dados de Atualização Editor: Katia Lopes Revisor: Diego Kereski Data de Aprovação: 24/05/2012 Ciclo de Revisão:

13 13 de 13 24/05/ :16 Obtida de " INTERNET%22" Esta página foi modificada pela última vez às 14h33min de 24 de maio de 2012.

Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 7 e Vista Para conectar-se a rede sem fio no Windows 7 e Seven siga as orientações abaixo:

Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 7 e Vista Para conectar-se a rede sem fio no Windows 7 e Seven siga as orientações abaixo: Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 7 e Vista Para conectar-se a rede sem fio no Windows 7 e Seven siga as orientações abaixo: 1. Habilite a placa de rede (adaptador) caso não esteja

Leia mais

Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 8 e 8.1

Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 8 e 8.1 Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 8 e 8.1 Para conectar-se a rede sem fio no Windows 8 e 8.1 siga as orientações abaixo: 1. Habilite a placa de rede (adaptador) caso não esteja ativado.

Leia mais

GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE ACESSO Wi-Fi UFMA NO WINDOWS 7 Data: 07/05/2015

GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE ACESSO Wi-Fi UFMA NO WINDOWS 7 Data: 07/05/2015 Documento: Wi-Fi_UFMA_Win7 Versão: 1.0 GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE ACESSO Wi-Fi UFMA NO WINDOWS 7 Data: 07/05/2015 Para se conectar a rede Wi-Fi em hotspots da UFMA utilizando o sistema operacional Windows,

Leia mais

Acesso a Rede sem fio UTFPRADM

Acesso a Rede sem fio UTFPRADM Acesso a Rede sem fio UTFPRADM Antes de mais nada, se você não realizou alteração de sua senha de e-mail a pouco tempo ou nunca alterou a senha, o procedimento de recadastramento de senha deverá ser efetuado

Leia mais

Manual de configuração de Clientes

Manual de configuração de Clientes Manual de configuração de Clientes INSTITUTO FEDERAL GOIÁS DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E D U R O A M O QUE É EDUROAM? O eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido

Leia mais

Descrição da UnB Wireless

Descrição da UnB Wireless Descrição da UnB Wireless Descrição A rede UNB Wireless é um serviço da UnB que disponibiliza rede sem fio corporativa utilizando as melhores técnicas de segurança e privacidade aos usuários de Matricula

Leia mais

Configuração do acesso à rede sem fio via PEAP

Configuração do acesso à rede sem fio via PEAP Configuração do acesso à rede sem fio via PEAP O procedimento de configuração do acesso à rede wireless via PEAP é bastante simples. Os guias ilustrados passo-a-passo disponíveis são: Windows 8 Windows

Leia mais

Configuração dos clientes da rede sem fio cefetmg_aluno

Configuração dos clientes da rede sem fio cefetmg_aluno Configuração dos clientes da rede sem fio cefetmg_aluno Para realizar as configurações do cliente, é necessário que o mesmo possua conta na base institucional de autenticação de usuários de sistemas de

Leia mais

1. No Windows 7. a) para iniciar as configurações, clicar no ícone da rede wireless localizado no canto direito da barra de tarefas:

1. No Windows 7. a) para iniciar as configurações, clicar no ícone da rede wireless localizado no canto direito da barra de tarefas: TUTORIAL SOBRE A INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA REDE WIFI NOS POSTOS DO BPMRv Prezados usuários da rede de dados do DEINFRA/BPMRv, estamos iniciando o processo de configuração de Rede Wireless nos Postos

Leia mais

Guia de conexão na rede wireless

Guia de conexão na rede wireless 1 Guia de conexão na rede wireless Este documento tem por objetivo orientar novos usuários, não ambientados aos procedimentos necessários, a realizar uma conexão na rede wireless UFBA. A seguir, será descrito

Leia mais

GUIA RÁPIDO. COMO ACESSAR A INTERNET PELA REDE SEM FIO (Wi-Fi) ADMINISTRATIVO. Sumário

GUIA RÁPIDO. COMO ACESSAR A INTERNET PELA REDE SEM FIO (Wi-Fi) ADMINISTRATIVO. Sumário GUIA RÁPIDO COMO ACESSAR A INTERNET PELA REDE SEM FIO (Wi-Fi) ADMINISTRATIVO Sumário 1. Introdução...2 2. Dispositivo Android...3 3. Dispositivo iphone / ipad...7 4. Sistema Operacional Microsoft Windows

Leia mais

CADERNO DE TI HOSPITAL DAS CLINICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CAPITULO X AEROHIVE

CADERNO DE TI HOSPITAL DAS CLINICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CAPITULO X AEROHIVE HOSPITAL DAS CLINICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA NÚCLEO ESPECIALIZADO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CADERNO DE TI CAPITULO X AEROHIVE Data Versão Descrição Autor 21/02/2013 1.0 AEROHIVE CIS NÚCLEO ESPECIALIZADO

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Centro de Tecnologia da Informação - CTI

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Centro de Tecnologia da Informação - CTI Universidade Federal de Uberlândia - UFU Centro de Tecnologia da Informação - CTI Configuração da Rede Wi-Fi UFU Perfil Institucional Sistema Operacional: Windows XP A Universidade Federal de Uberlândia

Leia mais

Configuração da rede Wi-fi da Faculdade de Educação no Windows Vista

Configuração da rede Wi-fi da Faculdade de Educação no Windows Vista Configuração da rede Wi-fi da Faculdade de Educação no Windows Vista Este tutorial irá guiá-lo a configurar o Windows Vista para acessar a rede Wi-fi da Faculdade de Educação (fe.unicamp.br). Atenção:

Leia mais

Como se ligar à nova rede sem fios rede minedu - instruções passo a passo

Como se ligar à nova rede sem fios rede minedu - instruções passo a passo Configuração Windows Vista Como se ligar à nova rede sem fios rede minedu - instruções passo a passo Para se ligar à nova rede é necessário configurar uma nova ligação de rede no seu computador. O nome

Leia mais

Tutorial de configuração de rede wireless ISPGayaRadius

Tutorial de configuração de rede wireless ISPGayaRadius Tutorial de configuração de rede wireless ISPGayaRadius 1 Índice Como configurar a rede wireless do ISPGayaRadius no Windows XP?...3 Como configurar a rede wireless do ISPGayaRadius no Windows Vista ou

Leia mais

Tutorial Wireless para Windows XP IA- UNESP v5

Tutorial Wireless para Windows XP IA- UNESP v5 Tutorial Wireless para Windows XP IA- UNESP v5 1. Fazer o download do Programa Wireless-unesp.exe no site: http://www.wifi.ia.unesp.br 2. Verificar se o seu PC está com o Service Pack 3 instalado. Para

Leia mais

ANEXO TÉCNICO PROCEDIMENTOS PARA CONFIGURAR UMA CONEXÃO VPN COM A BEMATECH

ANEXO TÉCNICO PROCEDIMENTOS PARA CONFIGURAR UMA CONEXÃO VPN COM A BEMATECH ANEXO TÉCNICO PROCEDIMENTOS PARA CONFIGURAR UMA CONEXÃO VPN COM A BEMATECH Introdução Procedimentos para configurar uma conexão VPN com a Bematech, para possibilitar Acesso Remoto para Suporte do ambiente

Leia mais

Guia p/ acesso Rede WiFi

Guia p/ acesso Rede WiFi Guia p/ acesso Rede WiFi Campus VIII Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação do Campus VIII: Franciscarlos Nascimento de Ávila Técnico em Tecnologia da Informação. Rodrigo Franklin

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Centro de Tecnologia da Informação - CTI

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Centro de Tecnologia da Informação - CTI Universidade Federal de Uberlândia - UFU Centro de Tecnologia da Informação - CTI Configuração da Rede Wi-Fi UFU Perfil Institucional Sistema Operacional: Windows 7 Professional A Universidade Federal

Leia mais

Tutorial Rede sem Fio - WFU para Windows Vista IA UNESP V7

Tutorial Rede sem Fio - WFU para Windows Vista IA UNESP V7 Tutorial Rede sem Fio - WFU para Windows Vista IA UNESP V7 1 Baixe do site o programa wireless-unesp em : http://www.ia.unesp.br/home/redesemfio/wireless-unesp_.exe Clique com o botão direito sobre ele,

Leia mais

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados.

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados. Redes Ponto a Ponto É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores devem estar

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA LIGAÇÃO À REDE WIRELESS minedu SISTEMA OPERATIVO WINDOWS XP

INSTRUÇÕES PARA LIGAÇÃO À REDE WIRELESS minedu SISTEMA OPERATIVO WINDOWS XP INSTRUÇÕES PARA LIGAÇÃO À REDE WIRELESS minedu SISTEMA OPERATIVO WINDOWS XP Para utilizar a rede Wireless minedu no seu computador portátil proceda da seguinte forma: Certifique-se que o módulo de rádio-frequência

Leia mais

Tutorial Wireless para Windows 7 IA UNESP V5

Tutorial Wireless para Windows 7 IA UNESP V5 Tutorial Wireless para Windows 7 IA UNESP V5 1 Baixe do site o programa wireless-unesp em : http://www.wifi.ia.unesp.br Clique com o botão direito sobre ele, e selecione Executar como administrador Coloque

Leia mais

CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO À FAMERPNET INTERNET WIRELESS

CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO À FAMERPNET INTERNET WIRELESS Willian Spinola Alves dos Santos Érico Alessandro Gandolfi João Marcelo Rondina CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO À FAMERPNET INTERNET WIRELESS São José do Rio Preto 2012 Santos, Willian Spinola Alves dos. Configuração

Leia mais

Manual de configuração da rede sem fio da UDESC Joinville / CCT

Manual de configuração da rede sem fio da UDESC Joinville / CCT Manual de configuração da rede sem fio da UDESC Joinville / CCT Windows 7 1. Em Iniciar > Painel de Controle >Central de Rede e Compartilhamento 2. Selecionar opção Configurar uma nova conexão ou rede,

Leia mais

1Guia de configuração da rede sem fio

1Guia de configuração da rede sem fio 1Guia de configuração da rede sem fio Impressoras Multifuncionais KODAK ESP Como configurar uma conexão sem fio Antes de conectar, você precisará de: um roteador sem fio. verificar se o seu roteador sem

Leia mais

MANUAL DE USO MÓDULO SICOOBNET EMPRESARIAL

MANUAL DE USO MÓDULO SICOOBNET EMPRESARIAL MANUAL DE USO MÓDULO SICOOBNET EMPRESARIAL ENVIO DO ARQUIVO REMESSA CNAB400 Este manual tem por objetivo orientar o leitor a realizar o envio do arquivo remessa, padrão CNAB400 a partir do módulo Sicoobnet

Leia mais

Módulo WEB. Guia de acesso rápido usuário

Módulo WEB. Guia de acesso rápido usuário Módulo WEB Guia de acesso rápido usuário Para acessar sua consulta, clique no botão entrar 93 Por usuário Antes de consultar, o usuário deve se identificar digitando sua matrícula e sua senha. Caso a janela

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES. Configuração Wi- Fi Eduroam. Manuais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES. Configuração Wi- Fi Eduroam. Manuais UNIVERSIDADE DOS AÇORES Configuração Wi- Fi Eduroam Manuais Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação 2015 Índice ALUNOS... 2 Android... 2 IOS... 5 Mac OS... 8 Windows 7... 12 Windows 8... 17

Leia mais

CSPUWEB - Cadastro de Sistemas. e Permissões de Usuários

CSPUWEB - Cadastro de Sistemas. e Permissões de Usuários CSPUWEB - Cadastro de Sistemas e Permissões de Usuários - Manual do Usuário - Novembro/2009 Versão 2.0 21 de novembro de 2009 [CSPUWEB MANUAL DO USUÁRIO] SUMÁRIO Capitulo 1 Cadastro de Sistemas e Permissões

Leia mais

Assinatura ainda não verificada

Assinatura ainda não verificada Assinatura ainda não verificada Adobe Reader versão 9 Atenção! Se Assinatura não válida for apresentado no painel de assinaturas do documento PDF significa que a assinatura ainda não foi verificada. Siga

Leia mais

Lync Acessando o Lync Web App

Lync Acessando o Lync Web App Lync Acessando o Lync Web App Saiba como ingressar em uma reunião, quais são os recursos disponíveis, as configurações e conheça o layout do Lync Web App. Sumário Lync Web App... 1 Ingressar em uma Reunião

Leia mais

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração 1) Faça o download do Medica Office através do nosso site www.medicaloffice.com.br opção do Download; 2) Após realizado o download do arquivo

Leia mais

TUTORIAL PMS CARD. Acesse o site: www.pmscard.com.br

TUTORIAL PMS CARD. Acesse o site: www.pmscard.com.br TUTORIAL PMS CARD Acesse o site: www.pmscard.com.br FAÇA O LOGIN Para fazer o login digite o seu e-mail e senha e clique em entrar. SELECIONE A EMPRESA Selecione a empresa na qual deseja utilizar clicando

Leia mais

DSL-500B Configuração em modo Bridge

DSL-500B Configuração em modo Bridge DSL-500B Configuração em modo Bridge 1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo: Se você possui uma tomada

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM. Windows 8

Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM. Windows 8 Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM Windows 8 Introdução Este guia de configuração fornece instruções para alunos, docentes e funcionários ligarem os seus computadores e dispositivos

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Configuração para Windows XP

Configuração para Windows XP Configuração para Windows XP O exemplo de configuração representa os passos necessários para a configuração do método de autenticação 802.1x/EAP-PEAP para o sistema operativo Windows XP (versão Português/Inglês),

Leia mais

Fale.com. Manual do Usuário

Fale.com. Manual do Usuário Fale.com Manual do Usuário Serviço Fale.com Índice 1. Introdução 3 2. Instalando o Fale.com 3 a. Configurando o áudio para atendimento pela Internet 9 3. Configurando o Fale.com 14 4. Utilizando o Fale.com

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

Tutorial Wireless para Windows XP IA- UNESP v8

Tutorial Wireless para Windows XP IA- UNESP v8 Tutorial Wireless para Windows XP IA- UNESP v8 1. Fazer o download do Programa Wireless-unesp.exe no site: http://www.ia.unesp.br/home/redesemfio/wireless-unesp_.exe 2. Verificar se o seu PC está com o

Leia mais

Manual de Instalação Atendimento 3.4

Manual de Instalação Atendimento 3.4 Manual de Instalação Atendimento 3.4 1 ÍNDICE 1 - Instalação do Atendimento... 3 1.1 - Iniciando Instalação do Atendimento... 3 1.2 - Preparando-se para Instalação... 3 1.2 - Bem Vindo à Instalação do

Leia mais

Figura 1: Interface 3G Identech

Figura 1: Interface 3G Identech Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2 INSTALAÇÃO NO WINDOWS XP...5 3 INSTALAÇÃO NO WINDOWS VISTA...12 4 INSTALAÇÃO NO WINDOWS 7...18 5 CADASTRANDO OPERADORA...25 6 CONECTANDO NA INTERNET...27 7 SERVIÇO DE SMS...29

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO INTELIGENTE

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO INTELIGENTE GUIA DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO INTELIGENTE Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Conectando e Identificando o cartão inteligente... 4 2. Alterando as senhas PIN e PUK... 5 3. Importando hierarquia de certificação

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE CERTIFICADOS DIGITAIS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE CERTIFICADOS DIGITAIS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE Versão 2 Atualizado em 03/05/2012 Página 1 de 77 ÍNDICE 1 - O QUE É O GCD... 3 2 - COMO EXECUTAR O GCD GERENCIADOR DE... 4 2.3 - COMO CONFIGURAR O PROXY DO GCD...

Leia mais

Internet sem fios minedu (primeira vez) Windows Vista

Internet sem fios minedu (primeira vez) Windows Vista Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria Equipa PTE 2015/2016 CONFIGURAÇÕES DE ACESSO À REDE MINEDU Internet sem fios minedu (primeira vez) Windows Vista 1. Verificar se o computador está atualizado com o

Leia mais

P001.01 Procedimento para Instalação do SisGEF 7.0 na Máquina Servidor

P001.01 Procedimento para Instalação do SisGEF 7.0 na Máquina Servidor Etapa 01 Criar Pastas de Trabalho 01.1 No servidor criar a pasta C:\Rede e compartilhar esta pasta caso o sistema seja instalado em rede. 01.2 Criar a Pasta C:\Rede\Discos para gravar os arquivos que serão

Leia mais

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I.

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. MILI S.A. - D.T.I. Índice 1 ACESSANDO O PORTAL IPEDIDOS... 3 1.1 Login...5 1.2 Tela Principal, Mensagens e Atendimento On-line...6 2 CADASTRAR... 10 2.1 Pedido...10

Leia mais

BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO

BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO 1 BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO Este guia foi desenvolvido com a finalidade de explicar de forma simples e dinâmica os procedimentos básicos de utilização de nossa rede e seus recursos.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO SANTARÉM MINEDU

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO SANTARÉM MINEDU ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO SANTARÉM MINEDU Manual de configuração da rede sem fios 1 - Configuração do cliente para Windows Exemplo de configuração de 802.1x com Certificados de Servidor para

Leia mais

Configuração eduroam Windows 7 (Autenticação PEAP)

Configuração eduroam Windows 7 (Autenticação PEAP) Campus de Gualtar 4710-057 Braga P Serviços de Comunicações Configuração eduroam Windows 7 (Autenticação PEAP) Antes de iniciar a instalação, deve-se certificar que os seguintes serviços estão activos:

Leia mais

Agrupamento Vertical de S. Lourenço - Ermesinde

Agrupamento Vertical de S. Lourenço - Ermesinde Agrupamento Vertical de S. Lourenço - Ermesinde 1 Configurações de acesso à Internet na Escola EB 2,3 de S. Lourenço Manual do Utilizador 2 Configuração para Windows Antes de iniciar os passos de configuração

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando

Leia mais

Software Planejamento Tributário

Software Planejamento Tributário Software Planejamento Tributário Bem vindo ao segundo manual de instalação do software de Planejamento Tributário, este irá lhe mostrar os passos para o término da instalação e configuração do software

Leia mais

Guia de Consulta do Portal Educacional

Guia de Consulta do Portal Educacional Guia de Consulta do Portal Educacional 1 Apresentação No Portal Educacional Web o aluno terá acesso as seguintes informações: Dados cadastrais, Faltas por etapa, Frequência diária, Notas por etapa e Quadro

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

PANDION MANUAL DO USUÁRIO (versão 1.0)

PANDION MANUAL DO USUÁRIO (versão 1.0) Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários PANDION MANUAL DO USUÁRIO (versão 1.0) SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CADASTRAMENTO NECESSÁRIO PARA UTILIZAR O PANDION...

Leia mais

Quick Reference. Configuração do acesso Wireless para a Rede da Escola

Quick Reference. Configuração do acesso Wireless para a Rede da Escola Quick Reference Configuração do acesso Wireless para a Rede da Escola PT Comunicações, S. A. Rua Andrade Corvo, nº 6 1050-000 Lisboa Portugal Tel: (351) 21 500 20 00 Pagina 1 de 14 Índice 1. Configuração

Leia mais

Autodesk Learning Central

Autodesk Learning Central Guia de Introdução Autodesk Learning Central Autodesk, Inc. Guia de Introdução Rev 3.0 Sumário Navegação na Página inicial do ALC...2 Minha aprendizagem...3 Onde posso localizar os meus cursos concluídos?...3

Leia mais

TUTORIAL CANON IMAGE GATEWAY

TUTORIAL CANON IMAGE GATEWAY TUTORIAL CANON IMAGE GATEWAY Registrar Adicionar uma câmera comum Config. Serviços Web em Câmeras PowerShot Config. Serviços Web em Câmeras PowerShot Configurar Serviços Web em Câmeras EOS Configurar Serviços

Leia mais

Tutorial Rede sem Fio - WFU para Windows 7 Ia UNESP V7

Tutorial Rede sem Fio - WFU para Windows 7 Ia UNESP V7 Tutorial Rede sem Fio - WFU para Windows 7 Ia UNESP V7 1 Baixe do site o programa wireless-unesp em: http://www.ia.unesp.br/home/redesemfio/wireless-unesp_.exe Clique com o botão direito sobre ele, e selecione

Leia mais

Esta fase só se configura uma única vez.

Esta fase só se configura uma única vez. Fase 0 Esta fase só se configura uma única vez. É necessário iniciar o serviço de configuração automática com fios para tal devem ser realizados os seguintes passos: No VISTA Começar por carregar em Painel

Leia mais

Tutorial para configurar o e-mail do IFSC usando o OUTLOOK EXPRESS

Tutorial para configurar o e-mail do IFSC usando o OUTLOOK EXPRESS Instituto de Física de São Carlos Seção Técnica de Informática Tutorial para configurar o e-mail do IFSC usando o OUTLOOK EXPRESS OBS: Este tutorial foi elaborado usando o Outlook Express, no entanto,

Leia mais

9311 - Roteador Wi-Fi AC Gigabit

9311 - Roteador Wi-Fi AC Gigabit 9311 - Roteador Wi-Fi AC Gigabit INTRODUÇÃO O Roteador Wi-Fi AC Gigabit traz os recursos da nova geração de Wi-Fi. Com velocidades de 300Mbps a 2.4GHz e 867Mbps a 5GHz, este roteador possui alto desempenho

Leia mais

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA SET 2014 2 INTRODUÇÃO Este manual objetiva orientar os servidores no processo do cadastro de projetos no Sistema Channel para viabilizar o acompanhamento físico-financeiro

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 VERSÃO 9 Atualizado em 10/10/2014 Página 1 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez e em sistema operacional Windows XP SP3 ou Windows

Leia mais

COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS. Introdução

COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS. Introdução COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS Introdução Os vírus de computador que infectam os pendrives sempre se infiltram pela raiz do mesmo, que é a primeira área onde o pendrive começa a ser utilizado,

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO SUMARIO 1. Introdução... 3 2. Opções de acesso ao Spark... 3 2.1. Acesso via Comunicador - Spark... 3 2.2. Acesso via SparkWeb... 4 3. Inserindo frase

Leia mais

Ferramentas nddcargo 4.2.6.0 Manual de Instalação

Ferramentas nddcargo 4.2.6.0 Manual de Instalação Ferramentas nddcargo 4.2.6.0 Manual de Instalação Histórico de Alterações Data Versão Autor Descrição 15/04/2014 1 Deiviane F. R. de Souza Criação do documento. 2 1. Introdução As ferramentas nddcargo

Leia mais

Procedimento. Departamento de Tecnologia e Infraestrutura 2014. Descritivo de acesso a rede wireless NOVO HotSpot Pinheiros.

Procedimento. Departamento de Tecnologia e Infraestrutura 2014. Descritivo de acesso a rede wireless NOVO HotSpot Pinheiros. Procedimento Descritivo de acesso a rede wireless NOVO Departamento de Tecnologia e Infraestrutura 2014 1) Este procedimento tem por objetivo descrever passo a - passo para conectar-se no NOVO HotSpot

Leia mais

TOP SAÚDE SEPACO AUTOGESTÃO

TOP SAÚDE SEPACO AUTOGESTÃO TOP SAÚDE SEPACO AUTOGESTÃO Dezembro / 2014 Sumário 1. Apresentação e acesso ao sistema...3 2. Tela inicial do sistema...5 3. Autorização de Procedimento Via Prestador...6 3.1. Impressão Guia TISS...6

Leia mais

Conectar aos Serviços Web

Conectar aos Serviços Web Conectar aos Serviços Web Este documento explica como cadastrar vários serviços Web em sua câmera. É necessário um computador para as configurações dos serviços Web com o CANON image GATEWAY. Para obter

Leia mais

5.3.5.4 Lab - Área de Trabalho Remota e Assistência Remota no Windows XP

5.3.5.4 Lab - Área de Trabalho Remota e Assistência Remota no Windows XP 5.0 5.3.5.4 Lab - Área de Trabalho Remota e Assistência Remota no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá conectar remotamente à um computador, examinar drivers

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS INTEGRAÇÃO DO PROJETOR PROINFO COM O TABLET EDUCACIONAL SEM INTERNET Pré-requisitos Ter o aplicativo Wifi Hotspot Free Tethering instalado no Tablet. 2) Localizar e tocar no ícone Play Store caso não esteja

Leia mais

TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL

TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL Execute o ícone na área de trabalho: TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL Aguarde um instante, irá aparecer à seguinte tela: Clique no botão EXECUTAR e aguarde um momento. Após ter clicado em EXECUTAR

Leia mais

Guia de Instalação APE USB

Guia de Instalação APE USB Neste guia serão mostrados apenas os procedimentos necessários para instalação do driver APE USB em seu sistema operacional Windows. Ao final da instalação o APE terá uma porta COM alocada pelo sistema

Leia mais

Manual de Instalação do Sistema Audatex Servidor/ Estação Nova Plataforma

Manual de Instalação do Sistema Audatex Servidor/ Estação Nova Plataforma Manual de Instalação do Sistema Audatex Servidor/ Estação Nova Plataforma 1 P á g i n a SUMÁRIO 1. Informações Gerais... 3 1.1. Pré-Requisitos... 3 1.2. Liberações Necessárias... 3 1.3. Perfil Administrador...

Leia mais

Configuração eduroam Windows XP (Autenticação PEAP)

Configuração eduroam Windows XP (Autenticação PEAP) Campus de Gualtar 4710-057 Braga P Serviços de Comunicações Configuração eduroam Windows XP (Autenticação PEAP) Para aceder à Rede Wi-Fi da Universidade do Minho utilizando o standard 802.1x deverá atualizar

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO MYSUITE

MANUAL DE ACESSO AO MYSUITE MANUAL DE ACESSO AO MYSUITE A Ferramenta de Atendimento Online MySuite é a nova forma de atendimento utilizada pela Gerpos. Por meio dela, é possível solicitar atendimentos do Suporte Técnico e de outros

Leia mais

Sistema Integrado de Atendimento

Sistema Integrado de Atendimento Sistema Integrado de Atendimento Sistema Integrado de Atendimento. Um sistema moderno, completo e abrangente que modifica a realidade do atendimento de sua empresa, proporcionando maior segurança na tomada

Leia mais

LIGAÇÃO à rede sem fios minedu Instruções para Window XP

LIGAÇÃO à rede sem fios minedu Instruções para Window XP LIGAÇÃO à rede sem fios minedu Instruções para Window XP (Para Windows Vista os Passos são semelhantes) Para usar a nova rede é necessário configurar uma nova ligação de rede no computador. Credenciais

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Data alteração: 19/07/11 Pré Requisitos: Acesse o seguinte endereço e faça o download gratuito do SQL SRVER EXPRESS, conforme a sua plataforma x32 ou

Leia mais

Rua Joinville, 388 Sala 202 - Bairro Centro - Itajaí SC CEP 88301-410 Fone/Fax: (0xx47) 3045-4008 www.sysmo.com.br - e-mail: joao@sysmo.com.

Rua Joinville, 388 Sala 202 - Bairro Centro - Itajaí SC CEP 88301-410 Fone/Fax: (0xx47) 3045-4008 www.sysmo.com.br - e-mail: joao@sysmo.com. O TS (Terminal Server) é um serviço que permite que você acesse o seu servidor remotamente, trabalhando nele em modo gráfico como se você estivesse ali. O TS no Win2003 utiliza o protocolo RDP 5.2 Item

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

Manual do usuário. isic 5 - Windows Phone

Manual do usuário. isic 5 - Windows Phone Manual do usuário isic 5 - Windows Phone 1. Informações para o usuário Este manual irá auxiliá-lo na instalação e utilização do software para visualização das imagens dos DVRs e Câmera Speed Dome IP da

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL MAC OS

SISTEMA OPERACIONAL MAC OS MANUAL PROTECT Versão R15 SISTEMA OPERACIONAL MAC OS Copyright GVT 2015 www.gvtprotect.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 GVT PROTECT... 3 2.1 Requisitos Mínimos De Sistema... 3 2.2 Sistemas Operacionais

Leia mais

1.Roteador Re054 e RE108

1.Roteador Re054 e RE108 Guia rápido - Roteador 1.Roteador Re054 e RE108 1. Instalação e Conexão de cabos. Instalação 2. Não consigo acessar a http (não conseguiu começar a configurar), o que deve ser ou o que devo fazer? Instalação

Leia mais

Como criar o seu Servidor Metatrader5 na Nuvem (cloud) da Amazon

Como criar o seu Servidor Metatrader5 na Nuvem (cloud) da Amazon Como criar o seu Servidor Metatrader5 na Nuvem (cloud) da Amazon 1. Comece abrindo o seu browser na página da Amazon Web Services https://aws.amazon.com/pt/ 2. Na página de abertura, clique no botão Crie

Leia mais

Manual SIGEESCOLA Matrícula - 2009

Manual SIGEESCOLA Matrícula - 2009 Manual SIGEESCOLA Matrícula - 2009 GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA PASSO A PASSO DA UTILIZAÇÃO DO SIGE ESCOLA 2009 1. PARA ACESSAR O

Leia mais

SRP Sistema de Controle de Ata de Registro de Preço. Passo a Passo Gestor de Compras

SRP Sistema de Controle de Ata de Registro de Preço. Passo a Passo Gestor de Compras SRP Sistema de Controle de Ata de Registro de Preço Passo a Passo Gestor de Compras Como acessar Como Acessar O acesso ao Sistema se faz através da página da SEPLAG Clicando no Link destacado Como Acessar

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

2. Cadastrar Cargo de Funcionário: Gestão> Cadastro> RH> Cargo Cadastro auxiliar necessário quando for preciso cadastrar os funcionários da loja.

2. Cadastrar Cargo de Funcionário: Gestão> Cadastro> RH> Cargo Cadastro auxiliar necessário quando for preciso cadastrar os funcionários da loja. ASASYS INFORMÁTICA GUIA DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO CTRL HORÁRIO A. PREPARATIVO CONTROLE DE HORARIO Antes de fazer a instalação e configuração do Controle de Horário, é necessário que previamente seja

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais