O PROCESSAMENTO DAS INFORMAÇÕES ARQUIVÍSTICAS EM UMA ORGANIZAÇÃO DE ENSINO DA AERONÁUTICA PARA O USO DO ADMINISTRADOR.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PROCESSAMENTO DAS INFORMAÇÕES ARQUIVÍSTICAS EM UMA ORGANIZAÇÃO DE ENSINO DA AERONÁUTICA PARA O USO DO ADMINISTRADOR."

Transcrição

1 Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais - UNIFA 382 O PROCESSAMENTO DAS INFORMAÇÕES ARQUIVÍSTICAS EM UMA ORGANIZAÇÃO DE ENSINO DA AERONÁUTICA PARA O USO DO ADMINISTRADOR. RESUMO Vilma Jesus de Oliveira 1 Os arquivos constituídos no Comando da Aeronáutica são arquivos públicos e foram formados em razão de suas atividades específicas fundamentadas em sua missão, sendo constituídos, dentre outros, de informações administrativas. Este trabalho tem o objetivo de descrever o fluxo de processamento das informações arquivísticas em uma Organização Militar (OM) educacional da Aeronáutica. O referencial teórico deste estudo está situado em conceitos de Rousseau & Couture (1994) sobre organização da informação, e de outros autores como, Schellenberg (2002) sobre a teoria das três idades de arquivos. As características do processamento das informações arquivísticas foram identificadas a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa dos dados contidos nas fontes primárias e secundárias de natureza documental e bibliográfica, além de pesquisa de campo realizada nos setores ligados aos arquivos da escola estudada. Os resultados se constituíram em um conjunto de informações que permitiram o conhecimento das fases pelas quais os documentos e assuntos pertinentes ao ensino são processados, desde a sua entrada na OM até o seu recebimento pelo administrador da Organização. Palavras-chave: Informações arquivísticas. Arquivos. Escola militar. Processamento de informações. INTRODUÇÃO A demanda de informações precisas a cada dia é ampliada, exigindo das Organizações Militares (OM) do Comando da Aeronáutica (COMAER) um efetivo apoio e assessoramento de pessoal técnico especializado na sua administração. Os arquivos são um dos repositórios de informações, bem como as bibliotecas, museus e centros de documentação ou informação, que necessitam ser gerenciados adequadamente de forma a atingir os objetivos para os quais foram criados. Os arquivos visam também a sua função básica que, segundo Paes (1997, p.20), é tornar disponível as informações contidas no acervo documental sob a sua guarda.. O objetivo deste artigo é descrever o fluxo de processamento das informações arquivísticas em uma Organização Militar educacional da Aeronáutica. 1 Ten Cel da Aeronáutica, arquivista, mestranda em Ciências Aeroespaciais pela Universidade da Força Aérea.

2 Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais - UNIFA 383 Este trabalho traz ao contexto uma pesquisa que tem como tema o estudo das informações arquivísticas no COMAER, envolvendo uma de suas Organizações da área de ensinoe, abrange o período a partir do ano de 1993 aos dias atuais. A Escola está situada no Rio de Janeiro, e foi selecionada para o trabalho de pesquisa considerando-se o seu perfil e a área de atuação no campo do conhecimento relacionado ao COMAER, a saber: o Ensino Militar. O Comando da Aeronáutica, órgão integrante da Estrutura Regimental do Ministério da Defesa (MD), desde a sua criação como Ministério da Aeronáutica em 1941, tem suas informações arquivísticas, produzidas e recebidas ao longo de 69 anos de existência, armazenadas em arquivos constituídos em suas OM. Dentre as suas Organizações constituídas e a pluralidade de seus sistemas normatizadores, situa-se o Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica (CENDOC), criado no ano de 1977, O CENDOC é um dos órgãos normativos do COMAER sendo responsável pelos Sistemas de Documentação, de Histórico e de Cerimonial. (BRASIL, 1974). No campo da normatização, além de regulamentos e regimentos internos, existem no COMAER outros conjuntos, como por exemplo, as normas básicas que também orientam e padronizam as atividades dos arquivos. Desde 1993 foi editada pelo Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) e o CENDOC uma Norma de Sistema (NSMA 214-1) específica sobre o assunto para aplicação em todas as OM do Comando da Aeronáutica. Dessa maneira, saber como está ocorrendo na prática o uso dessas normas; como as informações dos arquivos, organizados ou não, estão sendo processadas e fazem a interface como instrumento de apoio a decisão do dirigente da Escola, são dados relevantes para a realização deste trabalho. Dentre os aspectos que justificaram a pesquisa apresentada neste trabalho, cabe destacar: - o fato de que desde 1993, por meio da Organização responsável pelo Sistema de Documentação da Aeronáutica, foi editada a primeira Norma de Sistema que orienta sobre os procedimentos técnicos no tratamento dos documentos/informações em Protocolos e Arquivos do COMAER. Desta forma, tornou-se possível a visualização, através de pesquisa direta na Escola, de como está acontecendo o tratamento das informações dos arquivos em relação aos seus usuários e a aplicação dos procedimentos previstos nas normas de arquivo aprovadas.

3 Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais - UNIFA o fato de o tema envolver a área da administração de arquivos e da gestão de documentos e da informação, é significativo para o COMAER, pois a Escola é uma das Organizações de sua estrutura com competências específicas que contribuem para a sua missão constitucional expressa na sua missão-síntese, conforme o previsto na Diretriz do COMAER, DCA 1-1/2005: [...] manter a soberania no espaço aéreo nacional com vistas à defesa da Pátria. Uma missão dessa envergadura requer preparação em alto nível informacional, educacional, dentre outros, bem como atuação eficiente e eficaz proporcionada, dentre outros, por informações arquivísticas bem gerenciadas, organizadas e preservadas. Os resultados irão contribuir para a análise da sistemática adotada pelo órgão central do Sistema de Documentação, bem como para o conhecimento acadêmico, tendo em vista que no campo da arquivologia e mesmo no das ciências aeroespaciais pelo fato de não existirem estudos relacionados ao processamento das informações nos arquivos militares no COMAER. Este estudo abordou seu objeto de forma qualitativa, por meio dos métodos da pesquisa documental e bibliográfica, além do trabalho de campo. Na pesquisa documental que envolve o processamento das informações arquivísticas foram realizadas consultas a regulamentos, regimentos, livros históricos, relatórios, correspondências, publicações, legislações, registros em documentos dos setores da OM estudada. A pesquisa na literatura sobre o tema desenvolveu-se a partir de consultas em livros sobre arquivologia, documentação, ciência da informação, administração, etc. Na pesquisa de campo foi utilizado um instrumento elaborado para identificar as informações sobre o processamento das informações arquivísticas, realizando a observação direta nos setores selecionados da Escola, onde os documentos/informações arquivísticas tramitam, visando o objetivo da pesquisa. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Este estudo se fundamenta teoricamente nos conceitos de organização (da informação), fundamentada por Jean Yves Rousseau & Carol Couture (1994); e tem o apoio da teoria das três idades, para a qual estão sendo também utilizadas as ideias de Rousseau e Couture (1994), como também de T. R. Schellenbergue (2002) e de norma, apresentado por Norberto Bobbio (1989).

4 Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais - UNIFA 385 O conceito organização, segundo Rousseau e Couture (1994, p.64) está direcionado para a organização da informação no organismo. Isto se observa quando eles afirmam que qualquer Organização, seja qual for a sua missão, tipo de atividade ou a dimensão, para funcionar, se manter e desenvolver seus recursos se faz necessário que a informação seja uma mercadoria essencial, da mesma forma que os recursos humanos, materiais financeiros, sem os quais estaria impossibilitada de sobreviver. A gestão dessa informação, como os demais recursos, deve ser gerenciada com eficácia e, ainda, ser reconhecida oficialmente na Organização e formalizada estruturalmente, conforme ocorre com os demais recursos. Para os autores a produção de informações orgânicas registradas dá origem aos arquivos do organismo. E nesse agrupamento todos os documentos, independente do suporte e idade, produzidos ou recebidos pelo organismo no exercício de suas funções. (ROUSSEAU; COUTURE, 1994, p. 65). Segundo Bobbio (1989) o conceito de norma permite entender a orientação para a sistematização e a organização de Arquivos. Bobbio (1989, p. 105) afirma [...] a presença de uma norma ter geralmente como efeito principal uma certa uniformidade [...] e, ainda, [...] a uniformidade depende da presença de uma norma ou de uma regra.. As normas do COMAER visam a uniformidade, a padronização nos procedimentos das atividades que envolvem as suas Organizações. De acordo com Hayek (1966 apud BOBBIO, 1989, p. 135), as normas de organização, diferentemente das de conduta, são aquelas que impõem determinados fins em vez de outros, ou seja, elas estabelecem regras que impõem o fim da ação, uma ordem de certa maneira forçada, por aqueles que têm o interesse que a ordem seja mantida. Exemplo da NSMA 214-1: Esta Norma, de observância obrigatória, aplica-se a todas as OM.... No tocante a teoria das três idades, Rousseau e Couture (1994, p. 114) explicam que essa teoria reparte a vida dos documentos produzidos por uma pessoa física ou moral em três fases precisas, a saber: período de atividade: arquivos correntes; período de semi-atividade: arquivos intermediários; e período de inatividade: arquivos permanentes. O período de atividade é aquele durante o qual os documentos ativos são indispensáveis à manutenção das atividades quotidianas de uma administração. Por serem utilizados com freqüência, devem permanecer o mais próximo possível do utilizador, ou se estiverem em memória de computador, ser fácil e rapidamente

5 Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais - UNIFA 386 acessível. Quando se encerra o período de atividade, eles se tornam semi-ativos ou são transferidos direto para o período de inatividade. Quanto aos documentos do período de semi-atividade, os autores explicam: [...] seja qual for o suporte utilizado, devem ser conservados por razões administrativas, legais ou financeiras, mas não têm de ser utilizados para assegurar as actividades quotidianas de uma administração. (ROUSSEAU; COUTURE, 1994, p. 115). Os documentos são utilizados na busca de informações eventuais da administração e, necessariamente, não são armazenados próximos do administrador. Segundo Rousseau e Couture (1994, p. 116), no período de inatividade, os documentos inativos deixam de ter valor previsível para as organizações que os produziu.. Segundo os autores, esses documentos serão eliminados ou conservados em arquivos definitivos, caso possuam valor de testemunho. Ainda, em relação à abordagem da teoria das três idades, Paes (2008) concorda com Rousseau e Couture (1998), quando trata da organização e administração dos arquivos, e conceber na fase do planejamento a contemplação da idade dos arquivos corrente, intermediária e permanente. No tratamento dispensado aos documentos de uso corrente, "os órgãos governamentais preocupam-se, sobretudo com a guarda dos mesmos de modo que possam ser rapidamente encontrados quando solicitados é o que diz Schellenberg (2002, p. 83). Ainda, segundo Schellenberg (2002, p. 83) O problema básico, portanto, na administração de documentos correntes, é o de conservá-los de maneira ordenada e acessível.. Nesse intuito, o autor enfatiza a necessidade dos documentos serem bem classificados e bem arquivados. Os documentos de uso corrente, mencionados por Schellenberg (2002), são os arquivos do período ativo do ciclo de vida citados por Rousseau e Couture (1998). Nota-se a importância de serem bem conservados, devendo ser devidamente classificados e arquivados no processo de organização dos arquivos da instituição ou do órgão. Ao falar da Gestão de Documentos, Silva (2008, p. 114) diz que com ela se preserva valores potenciais prescritos na Constituição e nas leis valor histórico, probatório, informativo, cultural e de memória. Para haver uma política pública de arquivos é necessário saber em que se baseiam ou basearam as decisões administrativas e políticas na escolha pela preservação dos documentos, ou mesmo quando tal não ocorreu.

6 Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais - UNIFA 387 As Fases básicas da Gestão de Documentos, de acordo com Paes (2008), podem ser assim resumidas: - criação ou extinção/elaboração/controle; 1 PRODUÇÃO - consolidação de atos normativos; DE DOCUMENTOS - difusão de normas e informações; - distribuição; - adequação/aproveitamento de recursos reprográficos e informáticos; - utilização de processadores de texto; - escolha de materiais e equipamentos; e - participação na seleção dos recursos humanos. - recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação e expedição 2 - UTILIZAÇÃO (atividades de protocolo); DE DOCUMENTOS - organização e arquivamento (sistemas de arquivamento e recuperação da informação); e - elaboração de normas de acesso (métodos de controle, disponibilização e acesso). - avaliação; 3 - DESTINAÇÃO - análise, seleção e fixação de prazos de guarda; DE DOCUMENTOS - microfilmagem/digitalização; - preservação permanente; e - eliminação. Quadro 1: Síntese das fases básicas da Gestão de Documentos. [...] nas instituições arquivísticas [...], a ausência de padrões de gestão da informação, somada às limitações de recursos humanos, materiais e tecnológicos, resulta em deficiências no seu processamento técnico e acesso, é o que afirma Jardim (1999, p. 23). Para o autor essa situação pode ocorrer também nos organismos que possuem serviço de arquivo por não buscarem a interação inerente ao controle do ciclo da informação arquivística, que integra as fases corrente, intermediária e permanente. METODOLOGIA Este trabalho de pesquisa abrange uma Escola situada na área militar da Aeronáutica no Campo dos Afonsos, e selecionada considerando aspectos e características no contexto de capacitação de oficiais, visando à atuação junto ao Poder Aeroespacial. Neste estudo foi utilizado o método dedutivo apoiado nas orientações metodológicas de Ciribelli (2003) e de Gil (1990). Este trabalho se constituiu numa análise qualitativa dos dados contidos nas fontes primárias e secundárias, de natureza documental e bibliográfica e de pesquisa de campo. A pesquisa qualitativa se caracteriza por um tratamento lógico secundário que o próprio pesquisador realiza. (CIRIBELLI, 2003, p. 30, p.42).

7 Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais - UNIFA 388 No método dedutivo, parte-se de uma observação que vai do geral para o particular (CIRIBELLI, 2003, p ). O método dedutivo orienta e sustenta este trabalho e, por meio dele se reflete analiticamente sobre fluxo de processamento das informações arquivísticas na Escola. E, também, sobre a aplicação das normatizações previstas para essas atividades, desde a entrada do documento, considerando o trâmite por um de seus setores de atividades-fim escolhidos: a Coordenação de Ensino da Escola. A pesquisa documental permitiu o conhecimento da Escola quanto à estruturação dos arquivos e protocolo, os documentos que lhes são pertinentes, os assuntos e as informações dos quais tratam, o gestor e agentes da informação da OM. Ou seja, os recursos humanos envolvidos, as formas de processamento das informações arquivísticas, dentre outros. Também possibilitou a construção do instrumento de levantamento de dados utilizado na pesquisa: dois formulários, sendo o primeiro, um roteiro com relação aos dados que foram buscados e/ou observados pela pesquisadora na OM e, o segundo, com lista de informações, relativas ao primeiro formulário, que foram solicitadas mediante realização de observação direta nos setores selecionados da Escola (Protocolo e Arquivo Geral; Coordenação de Ensino, Secretaria da Coordenação de Ensino; Secretaria do Gestor da OM), onde os documentos/informações arquivísticas transitam, visando atender o objetivo desta pesquisa. Para o levantamento dos dados, relativos ao processamento das informações arquivísticas na Escola, foram considerados os seguintes aspecto constantes do instrumento: a) a estrutura em funcionamento dos arquivos da OM, na forma de arquivos correntes, intermediários e permanentes; e b) o trâmite dos documentos e informações, desde a entrada até a administração geral da OM, e posterior expedição ou arquivamento (fluxo da informação). A observação de campo, para diagnosticar o fluxo do processamento das informações arquivísticas, contou com a verificação direta dos dados junto aos chefes, encarregados e auxiliares, bem como aos documentos, materiais e espaços físicos dos setores pesquisados da Escola. Já foram concluídas as observações e as coletas de dados referentes a esse ao instrumento aplicado na Escola.

8 Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais - UNIFA 389 CONSIDERAÇÕES FINAIS Este artigo apresenta alguns resultados, no que tange ao fluxo de processamento das informações arquivísticas, bem como à organização e tratamento de arquivos, considerando os conceitos de organização da informação e de norma, a abordagem da teoria das três idades e, ainda a metodologia utilizada. Para isso, se faz mister apontar a descrição de como ele se operacionaliza na Escola estudada. O fluxo de processamento das informações arquivísticas foi realizado considerando, em especial, o circuito dos documentos, cujas informações específicas de trato do ensino, são encaminhadas ao gestor da OM e dele partem. O Protocolo Geral e Arquivo da OM (setor A), a Secretaria do Gestor da OM (setor B), a Coordenação do Ensino da Escola (setor C) são os setores pesquisados em que se verificaram esse fluxo, que no seu percurso mostraram outros aspectos do processamento das informações, qual seja, os recursos materiais, os recursos humanos e o espaço físico. No setor A - Protocolo e Arquivo Geral são realizados as atividades de protocolo relacionadas ao tratamento de documentos expedidos ou recebidos pela Escola. Em geral, as etapas de serviços de protocolo realizadas diariamente podem ser assim sintetizadas: a) controle de entrada e saída de documentos da OM; b) leitura, conferência e numeração de documentos; c) registro, encaminhamento e trâmite de documentos; preparação de documentos para expedição; d) elaboração de guias de remessa; e e) atendimento à consulta e orientações solicitadas. As espécies e/ou tipologias documentais recebidas e expedidas são, em sua maioria, correspondências. Os assuntos tratados nos documentos são de cunho administrativo, referentes às atividades-meio, relacionadas ao seu próprio efetivo, como também, aos alunos dos cursos coordenados pela Escola, e à sua atividadefim - o ensino militar. Nas atividades de arquivo desenvolvidas no tratamento dos documentos/informações, se resumem da seguinte forma: a) controle; b) ordenação e organização; c) atendimento à consulta e empréstimo; d) avaliação, arquivamento e conservação; e) preparação de relação de documentos, bem como outras atividades pertinentes. O Arquivo Geral mantém sob guarda no acervo os Boletins Internos da Escola e os Boletins do Comando da Aeronáutica, além de outros documentos de

9 Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais - UNIFA 390 interesse administrativo e histórico da Organização guardados em caixas-arquivo identificadas de acordo com o conteúdo e setor correspondente, sendo dispostas em arquivos deslizantes recém adquiridos pela Escola. O atendimento à consulta de documentos ocorre, em no máximo, três vezes ao mês. Em geral, a consulta é realizada por necessidade de assuntos pertinentes à própria área Administrativa da Escola. Quanto ao espaço físico do Protocolo, o mesmo não está adequado ao quantitativo do efetivo (chefia, encarregado e auxiliares) e aos materiais existentes, pois é reduzido para a execução das tarefas resultantes do volume de documentos diariamente processados no setor. O setor B - Secretaria do Gestor da OM as atividades de arquivo desenvolvidas no tratamento das informações arquivísticas, se resumem nas seguintes tarefas: a) controle de entrada e saída de documentos de ambas; b) leitura, análise, encaminhamento e trâmite; c) elaboração de documentos e correspondências; d) atendimentos à consulta, ordenação e organização; e e) arquivamento e conservação de documentos. As espécies de documentos que transitam na Secretaria, na maior parte, são correspondências e os assuntos tratados, de uma forma geral, se referem aos cursos da Escola. O tratamento da documentação é realizado utilizando-se livros de protocolo para registrar a entrada e a saída de documentos do setor. Após o registro e seleção, orientada pelo Gestor, os documentos são despachados pelo Chefe da Secretaria para o Gestor ou para os setores competentes. Os documentos são arquivados com uma ordenação cronológica em pastas classificadoras, por espécies documentais recebidas e expedidas, correspondentes ao ano vigente e ao ano anterior. A consulta aos documentos arquivados na Secretaria é eventual sendo efetuadas, principalmente, no atendimento ao Gestor da Escola sobre alguma informação de interesse do próprio ou pertinente à Escola e às demais Organizações similares ou não, internas ou externas ao COMAER, no que concerne às suas competências. Ocorrem cerca de uma a seis consultas ao mês, não se verificando a existência de controle registrado dessas consultas. A informação foi baseada na experiência do dia-a-dia. No trabalho executado no tratamento e arquivamento dos documentos, segue as orientações previstas em normas da Força, não havendo documento orientador específico, dessa forma, a Secretaria observa as orientações transmitidas pelo setor Administrativo e pelo setor A -

10 Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais - UNIFA 391 Protocolo e Arquivo Geral ou o próprio conhecimento adquirido na carreira profissional militar. No setor C - Coordenação de Ensino da OM, as atividades de arquivo desenvolvidas no tratamento das informações arquivísticas são semelhantes as do setor B - Secretaria do Gestor da OM, conforme descrito anteriormente. As espécies ou tipologias documentais, que em geral dão entrada e saem do setor variam entre correspondências e demais tipos de documentos de arquivo. Os assuntos tratados nos documentos da Divisão também são bastante diversificados, referindo-se tanto à matrícula quanto à inscrição de alunos nos cursos da Escola. Na Coordenação de Ensino da OM os documentos recebidos e expedidos são registrados nos respectivos livros de protocolo do setor; encaminhados ao Adjunto e chefe da Secretaria, o qual, após tomar ciência do conteúdo, despacha-os para o chefe da Coordenação de Ensino ou diretamente para as providências das Subcoordenações de Ensino, ou da própria Secretaria que, depois do atendimento às providências, procede ao arquivamento ou à expedição via setor A. No ano de 2008, o setor C recebeu em torno de 720 documentos, sendo expedidos por ele cerca de 180 documentos. Observa-se, de certa forma, um volume expressivo de documentos que tem sua entrada para o processamento pela Coordenação, que possui documentos referentes aos anos de 2000 a 2009 arquivados em caixas-arquivos e em pastas classificadoras. Os documentos do ano corrente são arquivados em pastas classificadoras e separados por tipo de documento. Para o atendimento às solicitações do Gestor da Escola, de outros interessados e da própria Coordenação, a busca de informações no arquivo ocorre em média uma a duas vezes por semana. No tratamento dos documentos segue as orientações internas específicas da Escola. Os recursos humanos que desempenham as atividades voltadas para o tratamento, organização e disponibilização das informações e documentos de arquivo compreendem os três setores pesquisados da Escola. Os dados levantados durante a pesquisa, nesse aspecto, se referem ao período de 2002 a 2009, cujos dados foram obtidos de registros relativos aos recursos humanos da Escola, e variaram segundo as funções, anos e especialidades, a saber: Aviador e Administração (Chefes), Obras, Serviços Administrativos e Serviços Gerais (Encarregados/Auxiliares). Percebe-se que no âmbito desses setores uma variação de especialidades do pessoal que atua no processamento da informação

11 Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais - UNIFA 392 arquivística, não havendo nenhum integrante da especialidade de Arquivista na Escola. O fluxo de processamento das informações arquivísticas relativo aos documentos recebidos na Escola pode ser assim resumido: - o setor A recebe e trata os documentos/informações, em seguida tramita para o setor Administrativo, do qual são encaminhados para o setor B (documentos/informações gerais) ou para o setor C (documentos/informações específicos de ensino). Do setor B ou do setor C seguem para o conhecimento, despacho, análise ou decisão do Gestor da OM. Os documentos expedidos pela Escola têm o fluxo de processamento das informações arquivísticas sintetizado em duas formas: 1ª - o setor B encaminha os documentos/informações para o Gestor da Escola que envia ao Setor B do qual segue para o setor A que os processa para o destinatário; e 2ª - dos setores subordinados de Ensino os documentos/informações vão para o setor C e desse ao Gestor da OM, a partir do qual retorna ao setor C que envia ao setor A para a expedição ao destinatário. Finalmente, para que as informações arquivísticas atendam plenamente à administração alguns aspectos necessitam ser considerados: 1 - orientar-se pelas normas arquivísticas vigentes no COMAER. 2 - a entrada de documentos seja procedida pelo setor de Protocolo Geral da Escola e nela registrados e controlados, ainda que a chegada se dê por outros meios ou setor. 3 - a estrutura dos arquivos, segundo a teoria das três idades, a partir da estruturação estabelecida na Aeronáutica (Arquivos Setoriais correntes, e Arquivo Geral da OM intermediário e permanente), que de certa forma se apresenta na Escola, porém, com algumas inadequações, improvisações, ausências de local, de tratamento técnico especializado, de recursos materiais e humanos. 4 - o planejamento e a implementação da gestão de documentos para a organização dos arquivos e o fluxo das informações, de acordo com o ciclo de vida dos documentos, deixando de ter tratamento empírico. 5 - a utilização de sistema informatizado de gestão arquivística de documentos que permita o controle dos documentos e da informação, do trâmite, da destinação final e de sua recuperação e preservação, dentre outros.

12 Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais - UNIFA 393 REFERÊNCIAS ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, p. (Publicações Técnicas; nº 51). BRASIL. Comando da Aeronáutica. Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica. Classificação, Avaliação e Destinação de Documentos de Arquivo: Atividade-meio: FCA 214-2, [Rio de Janeiro], BRASIL. Comando da Aeronáutica. Comandante-Geral de Operações Aéreas. Regulamento de Força Aérea: ROCA 21-50, Brasília, DF, BRASIL. Comando da Aeronáutica. Comando-Geral do Pessoal. Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica. Correspondência e Atos Oficiais do Comando da Aeronáutica (ICAER): ICA Brasília, DF, BRASIL. Comando da Aeronáutica. Comando Geral do Pessoal. Política Específica de Documentação da Aeronáutica: DCA [Brasília - DF], BRASILl. Comando da Aeronáutica. Estado Maior da Aeronáutica. Doutrina Básica da Força Aérea Brasileira: DCA 1-1. Brasília, DF: BRASIL. Comando da Aeronáutica. Estado-Maior da Aeronáutica. Missão da Aeronáutica: ICA [Brasília - DF], BRASIL. Lei nº , de 8 de janeiro de Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 09 jan.1991, seção 1, p BRASIL. Ministério da Aeronáutica. Comando-Geral do Pessoal. Diretoria de Documentação e Histórico. Livro Histórico. Rio de Janeiro, BRASIL. Ministério da Aeronáutica. Comando-Geral do Pessoal. Protocolo e Arquivo: NSMA [Brasília - DF], CIRIBELLI, Marilda Corrêa. Como elaborar uma dissertação de mestrado através da pesquisa científica. Rio de Janeiro: 7Letras, p. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, p. ESPOSEL, José Pedro. Arquivos: uma questão de ordem. Niterói, RJ: Muiraquitã, p. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, p. JARDIM, José Maria. Transparência e opacidade do estado do Brasil: usos e desusos da informação documental. Niterói: EdUFF, p. LOPES, Luis Carlos. A gestão da informação: as organizações, os arquivos e a informática aplicada. Rio de Janeiro: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 1997.

13 Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais - UNIFA 394 NORMA. In: ENCICLOPÉDIA Einaudi: Estado - Guerra. [Rio de Janeiro], Imprensa Nacional, Casa da Moeda, v. 14, p PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, p. ROUSSEAU, Jean-Yves, COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Publicações Dom Quixote, SCHELLENBERG, Theodore R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. Tradução de Nilza Teixeira Soares. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, p. SILVA, Sérgio Conde de Albite. A preservação da informação arquivística governamental nas políticas públicas do Brasil. Rio de Janeiro: AAB/FAPERJ, p.

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA LOGÍSTICA NSCA 400-2 NORMA DO SISTEMA DE INTENDÊNCIA OPERACIONAL 2008 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA COMANDO-GERAL DO PESSOAL LOGÍSTICA NSCA 400-2

Leia mais

LEGISLAÇÃO / DOCUMENTOS TÉCNICOS

LEGISLAÇÃO / DOCUMENTOS TÉCNICOS LEGISLAÇÃO / DOCUMENTOS TÉCNICOS LEGISLAÇÃO: Decreto-lei n.º 447/88, de 10 de dezembro Regulamentação da pré-arquivagen de documentação; Decreto-lei n.º 10/91, de 29 de abril Lei da proteção de dados pessoais;

Leia mais

OS ARQUIVOS NO EXÉRCITO: IMPORTÂNCIA E FUNCIONAMENTO

OS ARQUIVOS NO EXÉRCITO: IMPORTÂNCIA E FUNCIONAMENTO OS ARQUIVOS NO EXÉRCITO: IMPORTÂNCIA E FUNCIONAMENTO Ten AdMil Horácio José Portela Ferreira 1Sarg PesSec Jorge Filipe Santos Pereira 1. Introdução Os arquivos são uma inesgotável e insubstituível fonte

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Manual do. Almoxarifado

Manual do. Almoxarifado Manual do Almoxarifado Parnaíba 2013 APRESENTAÇÃO O Almoxarifado é o local destinado à guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, adequado à sua natureza, a fim de suprir as necessidades

Leia mais

BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O

BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O I N T E R N O Porto Alegre, 2013 TITULO I DA NATUREZA E SEUS FINS Art. 1 A Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo, criada em 1962, registrada sob o nº.

Leia mais

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 Publicado no DOE(Pa) de 02.04.13. Institui o Programa de Parcerias Público-Privadas PPP/PA e regulamenta o Conselho Gestor de Parcerias Público- Privadas do Estado

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 022/2011, DE 28 DE ABRIL DE 2011 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 022/2011, DE 28 DE ABRIL DE 2011 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Secretaria Geral RESOLUÇÃO Nº 022/2011, DE 28 DE ABRIL DE 2011 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG O Conselho

Leia mais

DOCUMENTOS EM PROCESSO DE ELIMINAÇÃO

DOCUMENTOS EM PROCESSO DE ELIMINAÇÃO DOCUMENTOS EM PROCESSO DE ELIMINAÇÃO Por Normando Madeiro Na busca de admissão sobre novos conhecimentos relacionados à eliminação de documentos, e com o propósito de apresentar, diante do conteúdo, a

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

Organização em Enfermagem

Organização em Enfermagem Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Enfermagem Departamento de Enfermagem Básica Disciplina Administração em Enfermagem I Organização em Enfermagem Prof. Thiago C. Nascimento Objetivos: Discorrer

Leia mais

PORTARIA N.º 249, DO DIA 13 DE FEVEREIRO DE 2014

PORTARIA N.º 249, DO DIA 13 DE FEVEREIRO DE 2014 PODER JUDICIÁRIO. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RORAIMA Seção de Biblioteca "Amazônia, patrimônio dos brasileiros" Este texto não substitui o original publicado no DJE PORTARIA N.º 249, DO DIA 13 DE

Leia mais

O Planejamento Participativo

O Planejamento Participativo O Planejamento Participativo Textos de um livro em preparação, a ser publicado em breve pela Ed. Vozes e que, provavelmente, se chamará Soluções de Planejamento para uma Visão Estratégica. Autor: Danilo

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR DATASUS Maio 2013 Arquivo: Política de Gestão de Riscos Modelo: DOC-PGR Pág.: 1/12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...3 1.1. Justificativa...3 1.2. Objetivo...3 1.3. Aplicabilidade...4

Leia mais

Envio de Caixas-Box ao Arquivo Geral (Relativos às peças digitalizadas para descarte)

Envio de Caixas-Box ao Arquivo Geral (Relativos às peças digitalizadas para descarte) PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE Sistema de Gestão da Qualidade PROCEDIMENTO PTJAM 61 Envio de Caixas-Box ao Arquivo Geral (Relativos às peças digitalizadas

Leia mais

24 de maio de 2002 OBJETO DA ANÁLISE NO ÂMBITO DA PRIMEIRA RODADA

24 de maio de 2002 OBJETO DA ANÁLISE NO ÂMBITO DA PRIMEIRA RODADA METODOLOGIA PARA A ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DAS DISPOSIÇÕES DA CONVENÇÃO INTERAMERICANA CONTRA A CORRUPÇÃO QUE FORAM SELECIONADAS NO ÂMBITO DA PRIMEIRA RODADA [1]/ INTRODUÇÃO 24 de maio de 2002 O Documento

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS PARA CUMPRIMENTO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

DIRETRIZES GERAIS PARA CUMPRIMENTO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIRETRIZES GERAIS PARA CUMPRIMENTO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO I. INTRODUÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Compete à Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec) orientar as unidades de ensino, expedindo

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE JANUÁRIA ESTADO DE MINAS GERAIS CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 001/2010 RESPOSTA DE RECURSO

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE JANUÁRIA ESTADO DE MINAS GERAIS CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 001/2010 RESPOSTA DE RECURSO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE JANUÁRIA ESTADO DE MINAS GERAIS CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 001/2010 RESPOSTA DE RECURSO Candidato: Genilson Dias Custódio N de Inscrição: 05966 Cargo: Técnico Administrativo

Leia mais

PROVER ASSESSORIA JURÍDICA HISTÓRICO DE REVISÕES. Elaborado por: Eliane Rangel. Próxima revisão: após 1 ano da ultima aprovação

PROVER ASSESSORIA JURÍDICA HISTÓRICO DE REVISÕES. Elaborado por: Eliane Rangel. Próxima revisão: após 1 ano da ultima aprovação PROVER ASSESSORIA JURÍDICA HISTÓRICO DE REVISÕES Data Revisão Descrição da Revisão 00 Emissão Inicial 10/03/2012 01 16/05/2013 02 Alteração do Formato; Exclusão do item 6 Indicadores. Revisado sem alteração

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Com a edição da Lei nº 6.938/81 o país passou a ter formalmente uma Política Nacional do Meio Ambiente, uma espécie de marco legal para todas as políticas públicas de

Leia mais

1ª PARTE LEIS E DECRETOS 2ª PARTE ATOS ADMINISTRATIVOS COMANDANTE DO EXÉRCITO

1ª PARTE LEIS E DECRETOS 2ª PARTE ATOS ADMINISTRATIVOS COMANDANTE DO EXÉRCITO 1ª PARTE LEIS E DECRETOS Sem alteração. 2ª PARTE ATOS ADMINISTRATIVOS COMANDANTE DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 813, DE 28 DE SETEMBRO DE 2012. Aprova as Normas para a Realização das Atividades de Auditoria e

Leia mais

Minuta de Termo de Referência

Minuta de Termo de Referência Minuta de Termo de Referência Contratação de serviço para elaboração do mapeamento, análise, propostas e implantação de melhorias nos processos de trabalho da Coordenadoria Geral de Licenciamento Ambiental

Leia mais

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO ORIENTAÇÕES PARA A GARANTIA DO PERCURSO ESCOLAR DO ALUNO NA CONVIVÊNCIA DOS DOIS REGIMES DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE OITO ANOS E ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE NOVE ANOS. IMPLANTANDO

Leia mais

LEI Nº 001 DE 14 DE JANEIRO DE 1987

LEI Nº 001 DE 14 DE JANEIRO DE 1987 LEI Nº 001 DE 14 DE JANEIRO DE 1987 Súmula: Dispõe sobre a Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, Estado de Mato Grosso e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL DE

Leia mais

PRODUTOS ORGÂNICOS SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

PRODUTOS ORGÂNICOS SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento PRODUTOS ORGÂNICOS SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 2008 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Todos os direitos reservados. É permitida

Leia mais

Associação Matogrossense dos Municípios

Associação Matogrossense dos Municípios RESOLUÇÃO N.º 004/2010 Dispõe sobre a produção de normas e procedimentos para realização de auditorias internas e inspeções na Associação Matogrossense dos Municípios - AMM. A Presidência da Associação

Leia mais

Câmara Municipal dos Barreiros

Câmara Municipal dos Barreiros Barreiros, 30 de Abril de 2010 SISTEMA DE CONTROLE INTERNO Ofício nº 006/2010 SCI EXMO. SR. JOSÉ GERALDO DE SOUZA LEÃO M.D. Presidente da Câmara de Vereadores dos Barreiros NESTA O Coordenador do Sistema

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA INSTRUÇÃO NORMATIVA SJU Nº 02/2014 Versão: 01 Data da Aprovação: 31/03/2014 Ato de Aprovação: Decreto Municipal Nº 075/2014 Unidade Responsável: Procuradoria Geral. I - FINALIDADE: A presente Instrução

Leia mais

GABINETE DO VICE - PREFEITO

GABINETE DO VICE - PREFEITO 4 GABINETE DO VICE - PREFEITO ESTRUTURA O RGANIZACIONAL GABINETE DO VICE-PREFEITO - Cadastro Organizacional/PMS Gabinete do Vice- Prefeito VICE-PREFEITO Coordenadoria Administrativa Setor de Material e

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA IN

INSTRUÇÃO NORMATIVA IN Quinta-feira, 15 de Março de 2012 Ano XVIII - Edição N.: 4030 Poder Executivo Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação - Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos INSTRUÇÃO NORMATIVA

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS Unidade II ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Profa. Eliane Gomes Rocha Pesquisa em Serviço Social As metodologias qualitativas de pesquisa são utilizadas nas Ciências Sociais e também no Serviço Social,

Leia mais

Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. Weverton Santos de Jesus João Paulo Mendonça Lima

Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. Weverton Santos de Jesus João Paulo Mendonça Lima Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA META Apresentar e descrever a construção de um projeto de pesquisa e seus elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais; OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO ABRACO 00 de 0 OBJETIVO Esta norma estabelece a sistemática adotada pela Associação Brasileira de Corrosão ABRACO para o funcionamento do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção.

Leia mais

PROJETO DO CURSO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO

PROJETO DO CURSO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense PROJETO DO CURSO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social - PRODHS

Leia mais

NORMA DE AUTUAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS - NOR 206

NORMA DE AUTUAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS - NOR 206 MANUAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS COD. 200 ASSUNTO: AUTUAÇÃO, MOVIMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 109/2013, de 01/07/2013 VIGÊNCIA: 01/07/2013 NORMA DE AUTUAÇÃO E CONTROLE

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO por PROFª Ms. Maria Rosa Silva Lourinha Rio de Janeiro, MARÇO / 2013. 1 ÍNDICE Apresentação 1.

Leia mais

Seguindo essas diretrizes, o doutrinador José Eduardo Sabo Paes conclui que o Terceiro Setor representa o

Seguindo essas diretrizes, o doutrinador José Eduardo Sabo Paes conclui que o Terceiro Setor representa o O Terceiro Setor Terceiro setor é a tradução de Third Sector, um vocábulo muito utilizado nos Estados Unidos da América para definir as diversas organizações sem vínculos diretos com o Primeiro Setor (Público,

Leia mais

REGULAMENTO DO ARQUIVO MUNICIPAL DE GOUVEIA. Capítulo 1. Constituição e Funções do Arquivo Municipal. Artigo 1º. Artigo 2º. Capítulo II Da Recolha

REGULAMENTO DO ARQUIVO MUNICIPAL DE GOUVEIA. Capítulo 1. Constituição e Funções do Arquivo Municipal. Artigo 1º. Artigo 2º. Capítulo II Da Recolha 1 REGULAMENTO DO ARQUIVO MUNICIPAL DE GOUVEIA Capítulo 1 Constituição e Funções do Arquivo Municipal. Artigo 1º O Arquivo Municipal da Câmara Municipal de Gouveia (C.M.G.) compreende o âmbito, funções

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA AGE Nº 01/2015 NORMAS GERAIS DE PROCEDIMENTOS DAS CCIs

ORIENTAÇÃO TÉCNICA AGE Nº 01/2015 NORMAS GERAIS DE PROCEDIMENTOS DAS CCIs Orienta as Coordenações de Controle Interno (CCIs) dos órgãos e entidades da Administração Pública Direta do Poder Executivo Estadual e demais estruturas de controle existentes nos órgãos e entidades da

Leia mais

PRODUTOS DO COMPONENTE 3. 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado

PRODUTOS DO COMPONENTE 3. 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado PRODUTOS DO COMPONENTE 3 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado A estruturação do atual modelo de gestão, caracterizou-se pela necessidade de alinhar permanentemente os órgãos

Leia mais

Plano de Carreira e Desenvolvimento

Plano de Carreira e Desenvolvimento Plano de Carreira e Desenvolvimento CNPEM ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONCEITOS... 4 3. MANUAL DE AVALIAÇÃO DOS CARGOS... 5 3.1. As Carreiras... 5 3.2. As carreiras e seus estágios... 6 3.3. Fatores utilizados

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS GRUPOS DE PESQUISA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

REGULAMENTO GERAL DOS GRUPOS DE PESQUISA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ 1. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) A importância do TCLE. A Resolução CNS 196/96 afirma

Leia mais

-CAPÍTULO I ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO

-CAPÍTULO I ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO -CAPÍTULO I ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO 1. Sistema Sicoob A Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional abaixo visa dar conformidade ao que dispõe a Resolução n 3.380/2006, do Conselho Monetário

Leia mais

- PLANO ANUAL DE AUDITORIA -

- PLANO ANUAL DE AUDITORIA - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RORAIMA NÚCLEO DE CONTROLE INTERNO - PLANO ANUAL DE AUDITORIA - NÚCLEO DE CONTROLE INTERNO EXERCÍCIO 2014 NOVEMBRO 2013 INTRODUÇÃO O Plano Anual de Auditoria do Núcleo

Leia mais

I Efetivação do compromisso social do IFAL com o Estado de Alagoas;

I Efetivação do compromisso social do IFAL com o Estado de Alagoas; PROGRAMA DE APOIO AO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES INTEGRADAS PROIFAL 1. OBJETIVO Apoiar o Instituto Federal de Alagoas IFAL nas atividades de ensino, pesquisa e extensão

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

IERGS PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 2010

IERGS PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 2010 IERGS PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 2010 APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO O presente Manual de Estágio apresenta as orientações básicas para o desenvolvimento das atividades

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4, 13 de abril de 2012

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4, 13 de abril de 2012 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4, 13 de abril de 2012 Institui a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos INDA. O SECRETÁRIO DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO,

Leia mais

O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional.

O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional. 1 POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL 1.1 Introdução O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional.

Leia mais

LEI DELEGADA Nº 15, DE 18 DE MARÇO DE 2003.

LEI DELEGADA Nº 15, DE 18 DE MARÇO DE 2003. ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR LEI DELEGADA Nº 15, DE 18 DE MARÇO DE 2003. DISPÕE SOBRE A ESTRUTURA DA CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO CGE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS

Leia mais

ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL.

ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL. ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL. Por Osvaldo Feitosa de Lima, Advogado e mail: drfeitosalima@hotmail.com Em razão do princípio da supremacia do interesse

Leia mais

POLÍTICAS DE SELEÇÃO, AQUISIÇÃO, ATUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA COLEÇÃO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO

POLÍTICAS DE SELEÇÃO, AQUISIÇÃO, ATUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA COLEÇÃO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO POLÍTICAS DE SELEÇÃO, AQUISIÇÃO, ATUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA COLEÇÃO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO ELABORAÇÃO Janine Silva Figueira Vitória 2015 SUMÁRIO 1 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

POLÍTICA DE SENSORIAMENTO REMOTO DE DEFESA

POLÍTICA DE SENSORIAMENTO REMOTO DE DEFESA MINISTÉRIO DA DEFESA MD32-P-02 POLÍTICA DE SENSORIAMENTO REMOTO DE DEFESA 2006 MINISTÉRIO DA DEFESA ESTADO-MAIOR DE DEFESA POLÍTICA DE SENSORIAMENTO REMOTO DE DEFESA 1 a Edição 2006 MINISTÉRIO DA DEFESA

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA 1/8 Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 1 Objetivo Este Procedimento tem como objetivo descrever a rotina aplicável aos procedimentos de auditoria interna

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Administração é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização

Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização Unidade de Projetos de Termo de Referência para elaboração e desenvolvimento de Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização Agosto de 2009 Elaborado em: 4/8/2009 Elaborado por: Apex-Brasil

Leia mais

PODER EXECUTIVO. Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010

PODER EXECUTIVO. Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010 Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010 REGULAMENTA O SISTEMA DE SUPRIMENTOS NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR

Leia mais

Noções de Arquivologia I PROF. RODRIGO O. BARBATI

Noções de Arquivologia I PROF. RODRIGO O. BARBATI Noções de Arquivologia I PROF. RODRIGO O. BARBATI ARQUIVOLOGIA Tópicos: 1 - Arquivística: princípios e conceitos. 2 - Gestão da informação e de documentos. 3 - Tipologias documentais e suportes físicos.

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 233/XII

PROPOSTA DE LEI N.º 233/XII PROPOSTA DE LEI N.º 233/XII PLANO NACIONAL DE AÇÃO PARA OS DIREITOS DA CRIANÇA As crianças são encaradas como sujeitos de direitos, a partir do momento em que o seu bem-estar é concebido como uma consequência

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS INTRODUÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS LEGAIS Artigo 1º- O presente regulamento de estágios do Centro Universitário do Norte Paulista

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Política de Gerenciamento de Risco Operacional Departamento Controles Internos e Compliance Fevereiro/2011 Versão 4.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Definição de Risco Operacional... 3 3. Estrutura de

Leia mais

FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas

FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas IESST Instituto de Ensino Superior Social e Tecnológico Credenciada pela portaria: MEC 292, de 15.02.2001 DOU Nº 35-E, de 19.02.2001, Seção 1 RESOLUÇÃO

Leia mais

Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais Presidência Controladoria Interna PLANO DIRETOR CONTROLE INTERNO 2013-2014

Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais Presidência Controladoria Interna PLANO DIRETOR CONTROLE INTERNO 2013-2014 PLANO DIRETOR DE CONTROLE INTERNO 2013-2014 SUMÁRIO Pág. 1. INTRODUÇÃO 02 2. SISTEMA DE CONTROLE INTERNO 02 2.1 Conceituação 02 2.2. Marco legal 04 3. O CONTROLE INTERNO NO ÂMBITO DO TCEMG 4. CONTROLADORIA

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI

Leia mais

Secretariado do Conselho de Ministros

Secretariado do Conselho de Ministros Secretariado do Conselho de Ministros Decreto Lei n.º 8/01 de 31 de Agosto Diário da República I Série N.º 40, 31 de Agosto de 001 Considerando que o estatuto orgânico do Secretariado do Conselho de Ministros,

Leia mais

ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO

ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO Organização Administrativa e Técnica TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E TÉCNICA CAPÍTULO I DA ESTRUTURA FUNCIONAL Art. 7º A organização administrativa e técnica da

Leia mais

2013.02 AUDITORIA INTERNA. Prof. Esp. Ailton Nóbrega. www.profailtonnobrega@gmail.com. www.profailtonnobrega.blogspot.com.br

2013.02 AUDITORIA INTERNA. Prof. Esp. Ailton Nóbrega. www.profailtonnobrega@gmail.com. www.profailtonnobrega.blogspot.com.br 2013.02 AUDITORIA INTERNA Prof. Esp. Ailton Nóbrega www.profailtonnobrega@gmail.com www.profailtonnobrega.blogspot.com.br 01. APRESENTAÇÃO Buscando complementar as informações trabalhadas em sala de aula

Leia mais

Prefeitura Municipal de Catanduva Banco Interamericano de Desenvolvimento. Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado de Catanduva

Prefeitura Municipal de Catanduva Banco Interamericano de Desenvolvimento. Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado de Catanduva Prefeitura Municipal de Catanduva Banco Interamericano de Desenvolvimento Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado de Catanduva ESTRUTURA DE ORGANIZACIONAL DO PROGRAMA O esquema organizacional do Programa,

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO CÓDIGO DE ÉTICA DA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO 0 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO... 2 2 - ABRANGÊNCIA... 2 3 - PRINCÍPIOS GERAIS... 2 4 - INTEGRIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL... 3 5 - RELAÇÕES COM

Leia mais

GESTÃO DOCUMENTAL: ATUAÇÃO DO SECRETÁRIO EXECUTIVO

GESTÃO DOCUMENTAL: ATUAÇÃO DO SECRETÁRIO EXECUTIVO GESTÃO DOCUMENTAL: ATUAÇÃO DO SECRETÁRIO EXECUTIVO Cristiane Lessa Zwirtes 1 Daniela Giareta Durante 2 Resumo A gestão de documentos é um atividade fundamental em todas as organizações, por meio da organização

Leia mais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais Fl. 2 MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais PORTARIA CARF Nº 64, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015. Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos do Conselho Administrativo de Recursos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN Estabelece o Regimento Interno do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Paraná, no uso de

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Atualização do Regimento de 2012 Porto Alegre, março de 2015 Faculdade de Tecnologia de Porto Alegre Av. Julio de Castilhos,

Leia mais

Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO

Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO MANUAL DO ESTAGIÁRIO PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação DEAC - Divisão de Estágios e Atividades Complementares Sumário 1. Apresentação...

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SCL SISTEMA DE COMPRAS, LICITAÇÕES E CONTRATOS Nº 001/2015.

INSTRUÇÃO NORMATIVA SCL SISTEMA DE COMPRAS, LICITAÇÕES E CONTRATOS Nº 001/2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA SCL SISTEMA DE COMPRAS, LICITAÇÕES E CONTRATOS Nº 001/2015. DISPÕE SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA A AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS MEDIANTE LICITAÇÃO, INCLUSIVE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE,

Leia mais

Mayalú Tameirão de Azevedo

Mayalú Tameirão de Azevedo Mayalú Tameirão de Azevedo A avaliação dos controles internos no âmbito das Auditorias de Natureza Operacional, realizadas pelo Tribunal de Contas da União, destacando a abordagem dos componentes do COSO

Leia mais

PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 612, DE 16 DE MARÇO DE 2007. Dispõe sobre a implantação do Sistema de Registro de Preços nas compras, obras e serviços contratados pelos órgãos da

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 Rogério Carlos Tavares 1, José Luis Gomes da Silva² 1 Universidade de

Leia mais

DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS

DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS O Coronel PM Diretor de Recursos Humanos, no uso das atribuições legais previstas nos Incisos I e III do Artigo 7º do Regulamento do Sistema de Recursos Humanos (R-103), aprovado

Leia mais

A nova visão da. Contabilidade Aplicada ao Setor Público

A nova visão da. Contabilidade Aplicada ao Setor Público A nova visão da Contabilidade Aplicada ao Setor Público Constituição Federal Lei de Responsabilidade Fiscal 101/2000 Lei 4.320/64 Finanças Públicas Lei 12.249/2010 Conselho Federal de Contabilidade Lei

Leia mais

Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Ano 2013

Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Ano 2013 1/9 Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Ano 2013 I Apresentação 1. Aprimorando a harmonização, a integração

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

A PRESERVAÇÃO DOS ARQUIVOS NO MUNICÍPIO DE PALMITAL (SP)

A PRESERVAÇÃO DOS ARQUIVOS NO MUNICÍPIO DE PALMITAL (SP) Fontes e Arquivos A PRESERVAÇÃO DOS ARQUIVOS NO MUNICÍPIO DE PALMITAL (SP) Rodrigo Modesto Nascimento * O objetivo do artigo é divulgar os resultados da pesquisa que procurou analisar as formas de relação

Leia mais