Construção de velas para modelos naúticos. (a par e passo...)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Construção de velas para modelos naúticos. (a par e passo...)"

Transcrição

1 Construção de velas para modelos naúticos (a par e passo...) Fontes: Fórum de Modelismo Náutico; Seminário sobre fabricação de velas. Autor: António Carneiro Micro Magic España: H AZTE TUS PROPIAS VELAS

2 A construção de velas para modelos, a par e passo... A primeira tarefa consistirá em traçar o desenho da vela numa folha de papel, desenhando também os vários painéis com que a queremos fazer. Aqui neste caso, na separação dos painéis, tracei duas linhas paralelas afastadas 6mm uma da outra, dado que a fita autocolante de duas faces que vou usar para colar os paineis tem, precisamente, 6 mm de largura. Como se vê nesta foto a seguir:

3 As ditas linhas paralelas vão-me permitir cortar com exactidão os painéis no respeitante, digamos à sua altura, já quanto à largura, há que deixar um excesso, tanto no lado da valuma como do lado da testa. Aqui está um painel em vias de ser desenhado, para ser cortado: Aqui está um painel já cortado. Note-se que cada painel deve ser cortado de modo a sobrepor-se 6 mm a cada um dos paineis adjacentes:

4 E aqui temos um conjunto de paineis de uma vela grande, prontos para serem colados uns aos outros: Entretanto, uma nota: no desenho em papel que se vê nas fotos estão desenhadas duas velas. Uma maior (A) para ventos fracos, e uma mais pequena (B), para ventos mais fortes Há que fazer umas marcas de referência em cada painel, de modo a posicioná-lo correctamente em relação ao painel adjacente. Neste caso trata-se de um traço posicionado a 35% da corda do perfil da vela no local da "costura" isto é, da colagem dos dois painéis. Porquê 35%, neste caso? Porque o perfil do molde que vamos usar tem a sua flecha máxima a 35% da corda. (O perfil tem a sua espessura máxima a 35% do seu "comprimento" a contar a partir do bordo de ataque, neste caso, a contar do lado da testa da vela. Na foto a seguir vê-se a marca em questão no papel do desenho da vela. Está junto ao bico da lapiseira.

5 Aqui vemos a marca de referência no molde: Nas duas fotos seguintes vemos as marcas feitas nos painéis

6 Colamos a fita de 6 mm dupla face na zona da "costura" do painel

7 A seguir posicionamos o painel no molde: Atenção às marcas de referência!! Todos os paineis são posicionados no molde utilizando a marca de referência (alinhar a marca do painel com a marca do molde).

8 Posicionar o painel adjacente. Os paineis sobrepoem-se, neste caso, os 6 mm correspondentes à fita adesiva de 6 mm de dupla face que estamos a utilizar. Neste caso da foto, o painel à direita está sobre o painel da esquerda. A fita está colada sobre o painel da esquerda e está ainda com a película de transporte. E agora retiramos a película de transporte, colando assim os dois painéis:

9 Repetimos esta operação para todos os paineis, colando-os. Quanto tivermos todos os paineis colados, podemos dizer que temos a vela em painel. Faltará cortar a testa, a valuma, a esteira... e fazer os acabamentos, isto é, introduzir os reforços, os ilhós e as réguas. Já temos a vela em painel. Agora vamos traçar a curva da valuma. Colocamos a vela sobre o desenho e, utilizando a régua em PVC, traçamos a curva. É o que se vê nesta foto: E nesta, outra perspectiva:

10 Depois de cortarmos a curva da valuma com um Xacto, vamos agora tratar da curva da testa. Usamos novamente a régua em PVC, para traçar a curva, colocando a vela sobre o desenho, assim: Aqui vemos outra perspectiva:

11 Efectivamente a testa deverá ser traçada com uma ligeira curva, convexa, que tem a ver com a curvatura do mastro, quando este flecte. No caso do Micro Magic, como em qualquer outro veleiro, a coisa dependerá do mastro que estamos a usar, da tensão que damos ao aparelho, etc e tal. Sugiro, à partida, uma curva em arco de círculo, com cerca de 2 mm de flecha. Para o estai, a coisa é semelhante, no que diz respeito a traçar e cortar a valuma. Quanto à testa, a coisa é diferente. Jamais a curva da dita deverá ser convexa. Para o Micro Magic sugiro que seja traçada em linha recta ou com uma ligeira concavidade. Quanto à concavidade, como ponto de partida, sugiro uma curva em arco de círculo, com 1 mm de flecha. Porquê a concavidade?? Com a força do vento, o cabo do estai vai arquear, mais ou menos em arco de círculo. Daí a razão de ser da testa cortada com uma ligeira concavidade... Assim a vela não de deformará quando o vento fizer arquear o cabo do estai... Depois de traçada a linha da testa, trata-se de a cortar e de colar a respectiva fita de reforço. (Tanto na vela grande como no estai). Aqui surge uma questão filosófica, a saber: corta-se primeiro e depois cola-se a fita, ou cola-se a fita e corta-se depois??? Actualmente estou na fase "colar a fita primeiro, seguindo o traço feito na vela e, depois, cortar pelo traço. Aqui nesta foto vemos a fita já colada e a vela já cortada. Qual fita?? A fita em Mylar, de 8mm de que se falou aqui neste tópico, lá mais atrás. Aqui vai a foto:

12 Não é fácil ver-se a fita, dado que é completamente transparente. Aqui vai outra foto onde se vê de facto a dita fita colada na vela: Aqui vemos o estai e a vela grande, em painel, esteira, valuma e testa cortadas, a fita de reforço da testa aplicada, aguardando o acabamento:

13 E, entretanto, para descontrair do stress da operação de colar a fita de reforço da testa, vamos cortando os reforços em dacron para aplicar nos punhos: Ora aqui estão os reforços dos punhos já colocados:

14 Neste caso optei por colocar apenas dois reforços em cada punho da vela. Parece lógico que se coloque um em cada face da vela. Aqui nesta foto vemos que cada um dos dois reforços do punho está na sua face. Se optássemos por três reforços, seria lógico colocarmos o central numa face e os outros dois na outra: E agora a testa do estai. No Micro Magic opto por, em vez de uma bainha a toda a altura da vela, colocar apenas uns quantos garrunchos, por onde passará o cabo do estai. Vamos então à fabricação dos garrunchos. Utilizo a fita autocolante de spi, de que se falou atrás neste tópico. Cortamos uma fita da dita, com 19mm de largura. Porquê 19mm de largura?? Porque vou usar como referência visual a fita de mylar de 8mm de largura que já está colada na testa do estai. Assim, 8mm numa face da vela + 8mm na outra face dá 16mm. Adiciono 3mm para a baínha propriamente dita (na qual vai passar o cabo do estai) e temos 19mm. E cortamos outra fita com 3mm de largura, que tem a ver com a bainha propriamente dita. Aqui na foto vemos a fita de 19mm e a de 3mm, já cortadas, ainda com as respectivas películas de transporte:

15 Retiramos a película de transporte da fita de 19mm. A parte que tem a cola está virada para cima na mesa, evidentemente. Não queremos colar a fita na mesa!!! Fixamos a dita fita na mesa com uns bocados de fita autocolante de papel, tal como se vê aqui: Seguidamente colamos na fita de 19mm, longitudinalmente ao meio, a fita de 3mm que preparámos. Aqui está a fita de 3mm colada (cola com cola, digamos assim) sobre a fita de 19mm:

16 Após o que voltamos a colocar a película de transporte sobre a fita de 19mm: Porquê a baínha de 3mm preparada assim??. Deste modo, ficamos com uma zona sem cola na baínha, quando colarmos os garrunchos na vela. Não só a baínha fica "aberta", mas vai também permitir a passagem do cabo do estai. Se tivesse cola, como faríamos passar o cabo?? Neste caso tem 3mm de perímetro na medida em que me parece ser um mínimo para conseguir enfiar uma agulha de costura na baínha, para fazer passar a linha do cabo de estai.

17 Após o que restará fazer cada um dos garrunchos cortando a fita assim preparada em bocados. Aqui está a dita, com uns traços a indicar os sítios dos cortes. Para o Micro Magic sugiro cada garruncho com 15 a 20mm de comprimento: E aqui estão os garrunchos prontos a serem colados na testa do estai. Neste caso vão ser 7 garrunchos:

18 Para facilitar a colagem, previamente dobro os bocados ao meio, fazendo um vinco: Seguidamente colo-os na testa do estai, numa das faces da vela, usando como referência visual a fita de mylar de 8mm que lá está:

19 Após o que, virando a vela para o outro lado sobre a prancha de trabalho, acabo de colar os garrunchos na outra face da vela: Entretanto ainda faltam alguns detalhes na vela grande e as réguas em ambas as velas. Vamos colar uns pequenos reforços na testa da vela grande, usando o tecido de spi autocolante. Trata-se de reforços nos sítios das "costuras" que juntam os painéis. Simultaneamente vai ser nestes reforços que depois vamos fazer um furo através do qual passarão as filaças para envergar a vela no mastro. Neste caso optei por uma estética em triângulo. Também poderia ser, por exemplo, em semicírculo:

20 Aqui vemos um reforço já colado na ssua posição. Convém colá-lo na face da vela oposta àquela em que está a fita de mylar de 8mm: Aqui está uma vista geral do posicionamento destes reforços na vela grande:

21 Só falta colocar as réguas e os ilhós e ainda pintar o emblema da classe e o número de vela, se tencionamos fazer regatas!! Agora vamos colocar as réguas. Para fabricar réguas podemos usar uns bocados de acetato, por exemplo, daquelas folhas A4 que nas lojas que fazem fotocópias utilizam para fazer capas para documentos encadernados ou quaisquer outros bocados de acetato que encontremos com a espessura e flexibilidade que pretendemos. Colamos no acetato a fita cola dupla face de 6 mm que utilizámos para colar os paineis das velas, e assim podemos colar as réguas de acetato nas velas. Todavia, nestas velas que estou aqui a fazer, vou usar o material vendido para o efeito pelo Bantock. Podem encontrar em no botão "Products", depois "Sails" e depois "Materials". É o item BM-T. Trata-se de uma chapa de fibra de vidro autocolante, que traz uma película de transporte. Cortamos a régua que pretendemos, com o XActo, e colamos na vela. Aqui nesta foto vemos a dita chapa e umas tiras para réguas já cortadas:

22 Depois de colada a régua na vela, há que aplicar uns reforços nas extremidades da régua, para que esta não descole da vela quando esta bater com força pela acção do vento. Para estes pequenos reforços usamos a fita autocolante de tecido de spi: Aqui nesta foto vemos melhor os reforços nas extremidades da régua:

23 O reforço do lado da valuma vai colar-se na vela na outra face desta, isto é, na face oposta àquela em que está a régua. Deste modo, estamos também a reforçar a "costura " entre os dois paineis da vela, contribuindo para que não se descolem quando a vela bater com o vento. Aqui nesta foto vemos a face da vela oposta à da régua e o reforço a aparecer. O reforço está colado à régua, depois "dá a volta à valuma e cola-se na outra face da vela" : Já só falta colocar os ilhós e pintar o emblema e os números... Para colocar os ilhós nos punhos das velas utilizo os ilhós referidos lá mais atrás neste tópico, bem como o respectivo punção. Para colocar o ilhó há que fazer previamente um pequeno furo na vela. Para fazer o furo utilizo um arame de clip de escritório, afiado na ponta com uma lima. Aqueço-o ao rubro na dita ponta, num bico do fogão da cozinha e, tentando manter a mãozinha firme, faço o furito na vela, para posterior aplicação do ilhó. Também servirá um ferro de soldar, se for um com a ponta a acabar em bico... só que não gosto de sujar o ferro de soldar com qualquer coisa que não seja solda ou o ácido para estanhar... enfim... manias. No caso do MM só coloco ilhós nos punhos. Para as filaças ao longo da testa da vela, limito-me a passá-las com uma agulha de costura, a frio, sem colocar ilhó.

24 Aqui nesta foto vemos um ilhó colocado: Já so faltam os números de vela, emblema da classe e letras de nacionalidade, se for o caso. Utilizam-se canetas de feltro com tinta "indelével", isto é, aquelas que se compram normalmente nas papelarias para usar em acetatos. Efectivamente a tinta não é indelével, porque podemos apagar utilizando, por exemplo, álcool. Podemos utilizar escantilhões, como o que se vê na foto para o algarismo 4, neste caso feito com um bocado de pacote de leite (este era de leite magro, mas pode ser meio gordo, ou gordo... embora para a generalidade da malta que anda nos MM eu recomende o leite magro...)

25 Atenção a um detalhe!! Há que respeitar as regras da classe quanto ao posicionamento do emblema e dimensão das letras de nacionalidade e dos números. Não esquecer que os números e as letras de nacionalidade, na face de estibordo da vela, têm que ficar acima dos da face de bombordo!!! Trata-se de um protocolo estabelecido há muitos anos nas regras de regata à vela internacionais!! E, finalmente, está pronta! Resta envergá-la e experimentá-la.

26 Lista de Materiais: A: (coisas fáceis de arranjar ou de adquirir) 1-2 folhas de papel com dimensão para, numa, desenhar o estai e, na outra, a vela grande, em tamanho real; 2-1 lápis ou lapiseira 3-1 borracha de lápis 4-1 régua graduada (de preferência 50 cm) 5-1 XActo 6-1 tesoura que corte muito bem 7-1 rolo de fita cola dupla face transparente de 12 mm largura ou similar 8 - alfinetes daqueles de espetar em mapas (alfinetes finos com uma cabeça esférica ou cilíndrica em plástico) 9-1 rolo de fita adesiva de papel da menos larga (2 cm de largura, ou menos) (aquela fita que se usa como máscara nas pinturas de paredes ou de carros, etc) 10-1 prancheta de madeira na qual se possa estender uma vela grande e que seja de uma madeira em que se consigam espetar os alfinetes 11-1 rolo de tecido de spi auto adesivo para reparação de velas 12-1 pouco de tecido de dacron autoadesivo para reparação de velas 13-1 vareta de PVC com 1 metro de comprimento de pequena secção rectangular (5x10mm, ou algo assim), o mais rectilínea possível, isto é, que não esteja viciada 14-1 perfil de alumínio (já agora com 1 metro) do tipo, por exemplo, 20 ou 30 mm X 3mm ou algo assim, para servir de régua para o XActo, para quem não quiser fazer golpes na régua graduada

27 B: (coisas menos fáceis de arranjar ou de adquirir) 15 película de polyester para as velas (mylar ou similar) de espessura não superior a 36 ou 38 micron rolo de fita cola dupla face de 6mm de largura, com película de transporte 17 ilhós metálicos em material inoxidável de 2mm ou algo assim 18 punção ou alicate para aplicar os ilhós Os ilhós e o punção vistos mais em detalhe:

28 O Molde (Ver versão em espanhol a seguir ás fotos: Materiais e detalhes de construção)

29 Fotos da construção do molde de acordo com as medidas da página anterior Necesita: 2 piezas contra-chapado 18 x 280 x 100mm (la base) 3.5mm contra chapado (para hacer los perfiles 1x A, 2x B) Contra-chapado muy fino para el plano. Pegamento, gatos. pintura. Construcción: Haces el perfil A (1x) en B (2x) de contra-chapado de 3,5mm. La altura del perfil A indica la bolsa de la vela ( que nos dará la potencia) ; 28mm es mucha bolsa y 23 mm es una vela bastante plana.pegar las dos piezas de la base a los lados del perfil A. Despues pegar los perfiles B a los lados de

30 la base. Corta dos tablas del chapado fino para poder forrar las 3 costillas A y 2 B, juntando los en A ( la costilla del centro), no hace falta que la junta sea perfecta. Barniza el plano y marca el 35% de la línea del tope del perfil.( lineas discontinuas de los dibujos) Nomenclatura das partes das velas:

31

O quadro abaixo tem as indicações de agulhas, linhas e comprimento de pontos adequados aos vários tipos de tecidos:

O quadro abaixo tem as indicações de agulhas, linhas e comprimento de pontos adequados aos vários tipos de tecidos: Relação de Tecido, Agulha, Linha e Ponto Para obter os melhores resultados, escolha sempre uma agulha de número e ponta adequados ao tecido. A agulha mais fina é de nº 9 e a mais grossa é de nº 18. Quanto

Leia mais

MÁQUINA DE COSTURA PONTO FIXO

MÁQUINA DE COSTURA PONTO FIXO MÁQUINA DE COSTURA PONTO FIXO Máquina Ponto fixo: 1 agulha 2 agulhas zig-zag (simples ou 3 pontadas). Toda máquina com carretilha ou carrinho é máquina de ponto fixo. Estas máquinas são usadas para costura

Leia mais

MASTRO TELESCÄPICO CT1BAT

MASTRO TELESCÄPICO CT1BAT MASTRO TELESCÄPICO CT1BAT ou COMO FAZER UM MASTRO TELESCÄPICO, APRESENTÅVEL E FUNCIONAL, POR POUCO DINHEIRO (menos de 150,00) OlÄ companheiros Radioamadores! Todos nås, Radioamadores, temos os nossos constrangimentos.

Leia mais

Material. 2 Cristiane Débora

Material. 2 Cristiane Débora Feltro : - Cor de pele - Verde claro - verde escuro - Branco - Cáqui - Marrom - Laranja - Bege Papelão Paraná Palito de churrasco Manta siliconada 2 mini botões/ 2 meio pérolas pretas Linhas das cores

Leia mais

Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08

Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08 Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08 bandeja de metal que fica na 1ª prateleira. Os Móveis Make-up estão passando por uma atualização. Ganharam um novo display e uma nova iluminação.

Leia mais

Capítulo IV- Pinhole. Pinhole: Processo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. A

Capítulo IV- Pinhole. Pinhole: Processo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. A Capítulo IV- Pinhole Pinhole: Processo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. A câmera pode ser construída de forma artesanal utilizando materiais simples. O nome

Leia mais

COMO PRODUZIR COMPENSADO NAVAL ALTERNATIVO EM SUA CASA

COMO PRODUZIR COMPENSADO NAVAL ALTERNATIVO EM SUA CASA COMO PRODUZIR COMPENSADO NAVAL ALTERNATIVO EM SUA CASA Aqui uma forma alternativa de ter seus próprios compensados navais a preço baixo e de fácil acesso a qualquer um que tenha uma loja de madeiras pra

Leia mais

Vamos contar esta história usando lata e imã? Você irá precisar de: Prontinho, agora é só contar a história!

Vamos contar esta história usando lata e imã? Você irá precisar de: Prontinho, agora é só contar a história! Você irá precisar de: Lata de leite em pó, ou de panetone, limpa e sem o rótulo Folhas de papel de seda: laranja, bege claro e azul escuro ou cenários disponibilizados Lápis de escrever, caneta marcador

Leia mais

BARGOA. Conjunto de Emenda Aérea Selada Vertical - CEASV

BARGOA. Conjunto de Emenda Aérea Selada Vertical - CEASV O CEASV consiste de um conjunto para a acomodação e proteção de emendas de cabos de rede externa de telefonia, em montagem de topo, para instalações aéreas. Trata-se de um sistema versátil, de fácil instalação

Leia mais

Régua graduada. metro e trena

Régua graduada. metro e trena A U A UL LA Régua graduada, metro e trena Um problema Silva verificou, contrariado, que os instrumentos de medição, há pouco adquiridos pela empresa, não estavam sendo bem cuidados pelos funcionários.

Leia mais

NÃO ESQUEÇA! Antes de colar as peças, sempre dê a forma que elas necessitam!! Lateral. Destaque as peças B8 e B9,

NÃO ESQUEÇA! Antes de colar as peças, sempre dê a forma que elas necessitam!! Lateral. Destaque as peças B8 e B9, Instruções para montagem Peugeot 307 Sedan - Stock Car V8 IMPORTANTE: Para montar seu modelo, o principal é ter paciência. Se você não tem prática ou nunca montou algo parecido, seja paciente. Comece destacando

Leia mais

INSTRUMENTOS USADOS Lápis e lapiseiras Os lápis médios são os recomendados para uso em desenho técnico, a seleção depende sobretudo de cada usuário.

INSTRUMENTOS USADOS Lápis e lapiseiras Os lápis médios são os recomendados para uso em desenho técnico, a seleção depende sobretudo de cada usuário. INSTRUMENTOS USADOS Lápis e lapiseiras Os lápis médios são os recomendados para uso em desenho técnico, a seleção depende sobretudo de cada usuário. INSTRUMENTOS USADOS Esquadros São usados em pares: um

Leia mais

COMO CONSTRUIR UM TELHADO. Índice

COMO CONSTRUIR UM TELHADO. Índice COMO CONSTRUIR UM TELHADO Índice ÍNDICE 1 CONSTRUÇÃO DO APOIO 2 CONSTRUÇÃO DA LINHA 4 CONSTRUÇÃO DO PENDURAL 7 CONSTRUÇÃO DA EMPENA 8 CONSTRUÇÃO DA DIAGONAL 10 CONSTRUÇÃO DO CHAFUZ 11 CONSTRUÇÃO DAS TERÇAS

Leia mais

Casa de fardos de palha

Casa de fardos de palha Casa de fardos de palha Processo de construir uma casa de fardos de palha em Quinta dos Melros Mind Map Principios de permacultura Recursos biológicos Sucessão Planeamento de energia efectiva Localização

Leia mais

Capítulo 59. Tecidos impregnados, revestidos, recobertos ou estratificados; artigos para usos técnicos de matérias têxteis

Capítulo 59. Tecidos impregnados, revestidos, recobertos ou estratificados; artigos para usos técnicos de matérias têxteis Capítulo 59 Tecidos impregnados, revestidos, recobertos ou estratificados; artigos para usos técnicos de matérias têxteis Notas. 1. Ressalvadas as disposições em contrário, a designação tecidos, quando

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL

PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO INTERNO COM PROGESSO PROJETÁVEL DESCRIÇÃO DO MÉTODO DE EXECUÇÃO: 1. Condições para o início dos serviços A alvenaria deve estar concluída e verificada. As superfícies

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

Montagem de Kit Loja de Bolos Passo a Passo

Montagem de Kit Loja de Bolos Passo a Passo Montagem de Kit Loja de Bolos Passo a Passo (o kit pode ser adquirido na www.pequenasartes.com.br) O kit é bem completo e vem com praticamente tudo o que você vai precisar para montar, inclusive cola e

Leia mais

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR www.rehau.com.br Construção Automotiva Indústria DESIGN PARA MÓVEIS DA REHAU: SOLUÇÕES INOVADORAS DE SISTEMAS NO MESMO LOCAL A REHAU se estabeleceu como a principal

Leia mais

ANEXO 01. Figura 1 - Planta da área a ser trabalhada. DW indica os locais a serem trabalhados com drywall.

ANEXO 01. Figura 1 - Planta da área a ser trabalhada. DW indica os locais a serem trabalhados com drywall. ANEXO 01 Sala MEV DW DW B B Figura 1 - Planta da área a ser trabalhada. DW indica os locais a serem trabalhados com drywall. 1 Figura 2 Detalhes das portas em drywall. A porta P11, destinada a acesso à

Leia mais

Relógio de Bolinhas Montagem de Flávio Machado Desenhos de Alex Sandro

Relógio de Bolinhas Montagem de Flávio Machado Desenhos de Alex Sandro Relógio de Bolinhas Montagem de Flávio Machado Desenhos de Alex Sandro Construir este relógio foi um desafio, pois não dispunha de nenhum projeto e o que tinha eram apenas fotos, por isso relutava em entrar

Leia mais

"SISTEMAS DE COTAGEM"

SISTEMAS DE COTAGEM AULA 6T "SISTEMAS DE COTAGEM" Embora não existam regras fixas de cotagem, a escolha da maneira de dispor as cotas no desenho técnico depende de alguns critérios. A cotagem do desenho técnico deve tornar

Leia mais

NA LOJA DE CHAPÉUS. Karl Valentin. Personagens. Vendedora. Valentin ATO ÚNICO

NA LOJA DE CHAPÉUS. Karl Valentin. Personagens. Vendedora. Valentin ATO ÚNICO NA LOJA DE CHAPÉUS De Karl Valentin Personagens Vendedora Valentin ATO ÚNICO Bom dia, senhor. O que deseja? Um chapéu. Que tipo de chapéu? Um chapéu pra botar na cabeça. Certamente, meu senhor, um chapéu

Leia mais

Casa para pássaros para a varanda ou para o jardim

Casa para pássaros para a varanda ou para o jardim Casa para pássaros para a varanda ou para o jardim Expedição ao mundo animal. Casa para pássaros Pequenos e grandes zoólogos podem em breve observar e descobrir o mundo a partir da própria porta da varanda.

Leia mais

STOL CH 701. 7R3-1 Rear Skin. Note: Tanto o lado superior como o lado inferior do revestimento estão perpendiculares a dobra longitudinal.

STOL CH 701. 7R3-1 Rear Skin. Note: Tanto o lado superior como o lado inferior do revestimento estão perpendiculares a dobra longitudinal. 7R3-1 Rear Skin Note: Tanto o lado superior como o lado inferior do revestimento estão perpendiculares a dobra longitudinal. Manuseia o revestimento Com muita atenção e delicadeza. desta forma você evitará

Leia mais

dasmaosderosangela.com.br

dasmaosderosangela.com.br DOÇURAS E GOSTOSUAS CUPCAKES 1 Para executar as peças, alguns passos serão utilizados em vários modelos, mudando apenas a cor e tipo de placa de EVA. PASSO 1 - BASE DO CUPCAKE A altura da base poderá variar,

Leia mais

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR APRESENTAÇÃO Olá professor, Essa apostila apresenta jogos matemáticos que foram doados a uma escola de Blumenau como parte de uma ação do Movimento Nós Podemos Blumenau.

Leia mais

Além do Modelo de Bohr

Além do Modelo de Bohr Além do Modelo de Bor Como conseqüência do princípio de incerteza de Heisenberg, o conceito de órbita não pode ser mantido numa descrição quântica do átomo. O que podemos calcular é apenas a probabilidade

Leia mais

Vamos aproveitar a energia do sol - Parte I - O Forno Solar

Vamos aproveitar a energia do sol - Parte I - O Forno Solar Vamos aproveitar a energia do sol - Parte I - O Forno Solar Recorrendo a um conjunto de materiais fáceis de encontrar, e que de outra forma iriam para o lixo, propomos a construção de um forno solar onde

Leia mais

.com.br. Boneca Técnica MATERIAL

.com.br. Boneca Técnica MATERIAL MOLDESROBERTO MARQUES na sua medida Molde: 024 - Longo, Curto ou um Top Com Lastex? Tamanhos: PP, P, M, G, GG e EG PESO DESTE ARQUIVO: 32 KB. Confira periodicamente as medidas para saber, segundo a nossa

Leia mais

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 56/2012 PROCESSO: 23066.040825/12-97 UASG: 153038 Vigência: 17/04/2013 até 17/04/2014

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 56/2012 PROCESSO: 23066.040825/12-97 UASG: 153038 Vigência: 17/04/2013 até 17/04/2014 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 56/2012 PROCESSO: 23066.040825/12-97 UASG: 153038 Vigência: 17/04/2013 até 17/04/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DIVISÃO DE MATERIAL DIM Maria Edite Jesus Brandão DIVISÃO DE MATERIAL

Leia mais

Tutorial: Quenn Anne Game Table Passo-a-Passo elaborado por Marco Pepe (HobbyFun)

Tutorial: Quenn Anne Game Table Passo-a-Passo elaborado por Marco Pepe (HobbyFun) A mesa que vamos construir! Tutorial: Quenn Anne Game Table Projeto: Queen Anne Game Table Lista de Materiais Madeira de 1, 2 e 3 mm de espessura. Pode ser mogno, cedro, balsa, etc. No nosso modelo eu

Leia mais

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.]

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.] Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática Melhorar o controlo da asma na comunidade.] PROFESSOR VAN DER MOLEN: Que importância tem para os seus doentes que a sua asma esteja controlada? DR RUSSELL: É muito

Leia mais

Dezenas de artigos do tipo faça você mesmo, como funciona e experiências para você fazer.

Dezenas de artigos do tipo faça você mesmo, como funciona e experiências para você fazer. Dezenas de artigos do tipo faça você mesmo, como funciona e experiências para você fazer. Ferramentas e acessórios: temos no site ferros de soldar, multimetro, chaves... Enfim, as ferramentas mais úteis

Leia mais

Como fazer o seu próprio escudo medieval

Como fazer o seu próprio escudo medieval Dark Ages - idade média www.sec11.cjb.net goshinryukempo@hotmail.com Idade média Como fazer o seu próprio escudo medieval Existem dois métodos, um simples e o outro bem mais elaboro. 1. O método simples:

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PAT.

MANUAL DE INSTRUÇÕES PAT. MANUAL DE INSTUÇÕES NP do Brasil Este manual tem por definição, orientá-lo na utilização do perfil ALUAPID para manufatura de letras e formatos na área de comunicação visual. O QUE É ALUAPID? Perfil de

Leia mais

TECNOLOGIAS DEMONSTRADAS NO ECHO: PRENSAS DE BRIQUETES PARA COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS

TECNOLOGIAS DEMONSTRADAS NO ECHO: PRENSAS DE BRIQUETES PARA COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS TECNOLOGIAS DEMONSTRADAS NO ECHO: PRENSAS DE BRIQUETES PARA COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS DE JASON DAHLMAN COM CHARLIE FORST Uma NOTA TÉCNICA de ECHO Publicado 2001 INTRODUÇÃO Briquetes feitos de materiais

Leia mais

Como representar uma lente convergente e uma lente divergente.

Como representar uma lente convergente e uma lente divergente. Lentes Esféricas Lente é todo meio transparente limitado por duas superfícies curvas ou uma curva e uma plana. São encontradas em lupas, microscópios, telescópios, máquinas fotográficas, projetores, filmadoras,

Leia mais

Geografia Prática: Instrumentação para o Ensino de Geografia II

Geografia Prática: Instrumentação para o Ensino de Geografia II Geografia Prática: Instrumentação para o Ensino de Geografia II Fadel David Antonio Filho Professor Adjunto (Livre Docente) no Departamento de Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas UNESP/Rio

Leia mais

Material necessário: Kit de faróis de neblina Ford (encontrado nos distribuidores Ford), ou você pode fazer o seu, sem problemas.

Material necessário: Kit de faróis de neblina Ford (encontrado nos distribuidores Ford), ou você pode fazer o seu, sem problemas. Instalação de faróis de neblina - Fiesta 08 Material necessário: Kit de faróis de neblina Ford (encontrado nos distribuidores Ford), ou você pode fazer o seu, sem problemas. Se quiser fazer o próprio kit

Leia mais

Desenhando perspectiva isométrica

Desenhando perspectiva isométrica Desenhando perspectiva isométrica A UU L AL A Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. As partes que estão mais próximas de nós parecem maiores e as partes mais distantes

Leia mais

Esmeriladora - martelo de soldador - escova metálica - alicate com bloqueador - serra juntas - máscara ou óculos de proteção - luvas.

Esmeriladora - martelo de soldador - escova metálica - alicate com bloqueador - serra juntas - máscara ou óculos de proteção - luvas. FERRAMENTAS NECESSÁRIAS Esmeriladora - martelo de soldador - escova metálica - alicate com bloqueador - serra juntas - máscara ou óculos de proteção - luvas. COMO ESCOLHER OS MATERIAIS NECESSÁRIOS A máquina

Leia mais

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante CATEGORIAS SUBCATEGORIAS INDICADORES 1.1. Tempo de serviço docente ( ) 29 anos (1) 1.2. Motivações pela vertente artística ( ) porque

Leia mais

Cotagem de elementos

Cotagem de elementos Cotagem de elementos Introdução Na aula anterior você estudou algumas regras para cotagem e aprendeu como indicar as cotas básicas da peça. Mas, só com essas cotas, não é possível produzir peças que tenham

Leia mais

OUR LOVE STORY. novembro 2014

OUR LOVE STORY. novembro 2014 OUR LOVE STORY novembro 2014 Como todos os anos, comemorei meu aniversário entre amigas e clientes. E desenvolvi um projetinho bem fofo para fazermos juntas. Foi a primeira vez que fiz scrap no canvas

Leia mais

GME-100C Olho Mágico Digital com campainha

GME-100C Olho Mágico Digital com campainha GME-100C Olho Mágico Digital com campainha Manual de Instruções Antes de tentar conectar ou operar este produto, por favor, leia atentamente estas instruções. Índice 1. Apresentação do Produto 1.1 Embalagem

Leia mais

Corte total. Qualquer pessoa que já tenha visto um regis- A U L A

Corte total. Qualquer pessoa que já tenha visto um regis- A U L A A U L A 11 11 Corte total Introdução Qualquer pessoa que já tenha visto um regis- tro de gaveta, como o que é mostrado a seguir, sabe que se trata de uma peça complexa, com muitos elementos internos. Se

Leia mais

Relógio de Bolinhas Montagem de Flávio Machado Desenhos de Alex Sandro

Relógio de Bolinhas Montagem de Flávio Machado Desenhos de Alex Sandro Relógio de Bolinhas Montagem de Flávio Machado Desenhos de Alex Sandro Construir este relógio foi um desafio, pois não dispunha de nenhum projeto e o que tinha eram apenas fotos, por isso relutava em entrar

Leia mais

MEDIÇÃO EM QUÍMICA ERROS E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

MEDIÇÃO EM QUÍMICA ERROS E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS MEDIÇÃO EM QUÍMICA ERROS E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS 2 O que são e Por que se usam algarismos significativos? O valor 1,00 não é igual a 1? Do ponto de vista matemático, sim. Mas sempre que se façam medições

Leia mais

O essencial sobre Autor: Francisco Cubal

O essencial sobre Autor: Francisco Cubal O essencial sobre Autor: Francisco Cubal 1 Qual a história do Voleibol? Em 1895 o professor de Educação Física G. Morgan, nos Estados Unidos, criou uma modalidade desportiva que, devido ao seu toque no

Leia mais

Canguru sem fronteiras 2007

Canguru sem fronteiras 2007 Duração: 1h15mn Destinatários: alunos do 5 e 6 anos de Escolaridade Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. Inicialmente tens 24 pontos. Por cada questão

Leia mais

Como escolher Pincéis e Rolos

Como escolher Pincéis e Rolos Como escolher Pincéis e Rolos Como escolher um pincel 1 Existem pincéis e trinchas, específicos para cada tipo de utilização, no entanto é sempre bom ter em conta que para uma boa pintura o pincel deve

Leia mais

AULA 02 Normatização, Formatação, Caligrafia e Introdução ao Desenho técnico instrumentado. 2013/01. Prof. Esp. Arq. José Maria

AULA 02 Normatização, Formatação, Caligrafia e Introdução ao Desenho técnico instrumentado. 2013/01. Prof. Esp. Arq. José Maria AULA 02 Normatização, Formatação, Caligrafia e Introdução ao Desenho técnico instrumentado. 2013/01 Prof. Esp. Arq. José Maria Norma: Trata-se de um princípio, previamente acordado, que deve ser tomado

Leia mais

TECNOLOGIAS SIMPLIFICADAS DE SANEAMENTO VASO SANITÁRIO DE CIMENTO

TECNOLOGIAS SIMPLIFICADAS DE SANEAMENTO VASO SANITÁRIO DE CIMENTO 1 TECNOLOGIAS SIMPLIFICADAS DE SANEAMENTO VASO SANITÁRIO DE CIMENTO Autor: Cláudio Cardoso* Técnico em Saneamento HISTÓRICO O primeiro Vaso Sanitário de Cimento foi desenvolvido pelo Sr. José Apurinan

Leia mais

1. A corrida de vetores numa folha de papel.

1. A corrida de vetores numa folha de papel. 1. A corrida de vetores numa folha de papel. desenhando a pista. o movimento dos carros. o início da corrida. as regras do jogo. 2. A corrida no computador. o número de jogadores. o teclado numérico. escolhendo

Leia mais

PADRONIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO VISUAL DOS VEÍCULOS DO SERVIÇO SELETIVO DO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO DE CAMPINAS

PADRONIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO VISUAL DOS VEÍCULOS DO SERVIÇO SELETIVO DO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO DE CAMPINAS GPT/M008/10/R6 PADRONIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO VISUAL DOS VEÍCULOS DO SERVIÇO SELETIVO DO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO DE CAMPINAS O presente documento estabelece os padrões de comunicação visual a serem observados

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Conservação e Restauração

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO O manual tem como objetivo auxiliar e responder algumas perguntas sobre o processo de instalação, conservação e limpeza das placas Decopainel. Aplica-se para todas as linhas (placas,

Leia mais

PADRONIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO VISUAL DOS VEÍCULOS DO SERVIÇO NOTURNO DO TRANSPORTE COLETIVO DE CAMPINAS CORUJÃO

PADRONIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO VISUAL DOS VEÍCULOS DO SERVIÇO NOTURNO DO TRANSPORTE COLETIVO DE CAMPINAS CORUJÃO GPT/M012/10/R4 PADRONIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO VISUAL DOS VEÍCULOS DO SERVIÇO NOTURNO DO TRANSPORTE COLETIVO DE CAMPINAS CORUJÃO O presente documento estabelece os padrões de comunicação visual a serem observados

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA abr/2006 1 de 6 COBERTURAS DIRETORIA DE ENGENHARIA. Edificações. Coberturas. PR 010979/18/DE/2006 ET-DE-K00/005

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA abr/2006 1 de 6 COBERTURAS DIRETORIA DE ENGENHARIA. Edificações. Coberturas. PR 010979/18/DE/2006 ET-DE-K00/005 ESPECIFICÇÃO TÉCNIC abr/2006 1 de 6 TÍTULO COBERTURS ÓRGÃO DIRETORI DE ENGENHRI PLVRS-CHVE Edificações. Coberturas. PROVÇÃO PROCESSO PR 010979/18/DE/2006 DOCUMENTOS DE REFERÊNCI SEP Secretaria de Estado

Leia mais

Antes de tudo fica aqui o aviso mais importante de todos os documentos relacionados com esta temática: este é um documento conceptual.

Antes de tudo fica aqui o aviso mais importante de todos os documentos relacionados com esta temática: este é um documento conceptual. PROJECTOR CASEIRO Antes de tudo fica aqui o aviso mais importante de todos os documentos relacionados com esta temática: este é um documento conceptual. Se não tem jeito para as pequenas ou grandes bricolages

Leia mais

Lavagem à Detalhe 2ª Parte

Lavagem à Detalhe 2ª Parte Lavagem à Detalhe 2ª Parte No seguimento da 1ª parte do artigo sobre as lavagens à Detalhe, depois de termos visto tudo o que precisamos, vamos agora ver quais são as técnicas correctas do processo.» Técnicas

Leia mais

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 24

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 24 AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 24 9º NO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO OBJETIVO Diversos experimentos, usando principalmente água e materiais de fácil obtenção, são

Leia mais

Horário Segunda a Sexta 08,00-12,00 14,00-18,00. Coordenadas: 38 36 00" N 009 04 17" W. www.catm.pt catm@catm.pt 2840-754 SEIXAL

Horário Segunda a Sexta 08,00-12,00 14,00-18,00. Coordenadas: 38 36 00 N 009 04 17 W. www.catm.pt catm@catm.pt 2840-754 SEIXAL C.A.T.M., Lda Coordenadas: 38 36 00" N 009 04 17" W R. José Vicente Gonçalves nº. 14-B-Parque Industrial do Seixal 2840-754 SEIXAL Tel : - 212552043-212551741 Fax: 212542806 www.catm.pt catm@catm.pt Horário

Leia mais

CLIPPER DE LA COURONNE

CLIPPER DE LA COURONNE Gebruiksaanwijzing Instructions for use Mode d emploi Anleitung Instrucciones de Uso Istruzioni d uso Bruksanvisning Brugsanvisning Bruksanvisning Käyttöohje Instruções de utilização TYPE 535409 V1 CLIPPER

Leia mais

Atividade 1: Para onde vão os alimentos que comemos?

Atividade 1: Para onde vão os alimentos que comemos? Oficina 4: Corpo Humano Nesta oficina serão trabalhadas duas atividades sobre alimentação, uma sobre as articulações e outra sobre a quantidade de ar que respiramos. Atividade 1: Para onde vão os alimentos

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES PREGÃO MOBILIÁRIO 2013.

ESPECIFICAÇÕES PREGÃO MOBILIÁRIO 2013. ESPECIFICAÇÕES PREGÃO MOBILIÁRIO 2013. Processo 56220/2013-73 Pregão 26/2014 GRUPO 1 MESAS E ESTAÇÕES DE TRABALHO 1 MESA RETANGULAR PARA COMPUTADOR 1200X770MM 2 MESA RETANGULAR PARA COMPUTADOR 1600X770MM

Leia mais

UMC Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Componentes gráficos de uma cota: Linha de cota Linha de chamada Setas de cota

UMC Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Componentes gráficos de uma cota: Linha de cota Linha de chamada Setas de cota 1 UMC Engenharia Mecânica Expressão Gráfica 2 Prof.: Jorge Luis Bazan. Desenho Básico Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Em desenho técnico damos o nome de cota ao conjunto de elementos gráficos introduzidos

Leia mais

FAÇA VOCÊ MESMO UM FOGÃO SOLAR

FAÇA VOCÊ MESMO UM FOGÃO SOLAR Prepare seus alimentos com a energia do sol! FAÇA VOCÊ MESMO UM FOGÃO SOLAR www.sustentavelnapratica.net Elaborado por: Andrea Zimmermann e Fabio França FOGÃO SOLAR Características e vantagens: Uso de

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO INFORMAÇÕES PARA INSTALAÇÃO DA SUA PLACA

MANUAL DE INSTALAÇÃO INFORMAÇÕES PARA INSTALAÇÃO DA SUA PLACA INFORMAÇÕES PARA INSTALAÇÃO DA SUA PLACA FORMATO PADRÃO: 1,2 m x 0,8 (largura x altura) 3 LAYOUTS DIFERENTES: 1 para 5º e 9º ano juntos 1 para 5º ano somente 1 para 9º ano somente LAYOUTS OPÇÕES DE MATERIAIS

Leia mais

Painel da Construção Civil

Painel da Construção Civil Painel da Construção Civil FEICON-2016 Giorgio Solinas Presença da TEXIGLASS no mundo 3 Presença da TEXIGLASS no mundo 4 APLICAÇÕES : Plástico Reforçado Isolamentos Térmicos (altas temp. e substituição

Leia mais

Papel Reciclado Artesanal Branco com Sisal

Papel Reciclado Artesanal Branco com Sisal Papel Reciclado Artesanal Branco com Sisal 1 Técnica utilizada: reciclagem de papel Materiais 2 Papel para reciclar (sulfite, formulário contínuo ou outros papéis que não contenham vernizes, plásticos

Leia mais

Telha GraviColor. Sofisticação acima de tudo.

Telha GraviColor. Sofisticação acima de tudo. Telha GraviColor Sofisticação acima de tudo. Telhas GraviColor Estilo, inovação e qualidade. As telhas GraviColor chegam ao mercado trazendo o rústico com design inovador, dando um toque de sofisticação

Leia mais

Oficina de Manipulação e Edição de Fotografia e Imagem Digital GIMP

Oficina de Manipulação e Edição de Fotografia e Imagem Digital GIMP Oficina de Manipulação e Edição de Fotografia e Imagem Digital GIMP O que é o GIMP É um programa de criação e edição de imagens. Foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop, ou seja, é um software

Leia mais

INTRODUÇÃO. Nesta apostila são apresentados os procedimentos de recarga para cerca de 99% dos cartuchos utilizados no mercado.

INTRODUÇÃO. Nesta apostila são apresentados os procedimentos de recarga para cerca de 99% dos cartuchos utilizados no mercado. INTRODUÇÃO A recarga é um procedimento que deve ser feito com muito cuidado e atenção, depende diretamente das condições de uso de seu cartucho original. Nesta apostila são apresentados os procedimentos

Leia mais

Relógio de Sol. Foto do relógio solar em Alverca

Relógio de Sol. Foto do relógio solar em Alverca Relógio de Sol A ideia da construção de um relógio solar foi uma proposta que desde logo nos despertou muito interesse e curiosidade. Todos estávamos curiosos em saber se as horas solares coincidiriam

Leia mais

1 Introdução. Elementos de fixação. Elementos de fixação constitui uma unidade. de 13 aulas que faz parte do módulo Elementos de Máquinas.

1 Introdução. Elementos de fixação. Elementos de fixação constitui uma unidade. de 13 aulas que faz parte do módulo Elementos de Máquinas. A U A UL LA Introdução aos elementos de fixação Introdução Elementos de fixação constitui uma unidade de 3 aulas que faz parte do módulo Elementos de Máquinas. Nessa unidade, você vai estudar os principais

Leia mais

UNESP DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD. Parte 3/5: Prof. Víctor O. Gamarra Rosado

UNESP DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD. Parte 3/5: Prof. Víctor O. Gamarra Rosado UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA CAMPUS DE GUARATINGUETÁ DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD Parte 3/5: 8. Projeções ortogonais 9. Terceira Vista 10. Tipos

Leia mais

Recado aos Pais e Professores

Recado aos Pais e Professores Recado aos Pais e Professores A criança aprende fazendo. Um trabalho manual confeccionado logo após a história bíblica fixa os ensinos que a criança acabou de ouvir, e também é um lembrete visual do constante

Leia mais

Tamanho da arte. Margens. O que é Sangra? Caixa de informações

Tamanho da arte. Margens. O que é Sangra? Caixa de informações Tamanho da arte O site disponibiliza para download os Arquivos padrão, que são arquivos modelo para auxiliar a confecção do seu material. Eles possuem margens predefinidas e tamanho adequado ao tipo de

Leia mais

TEK LINE geometria veicular www.tekline.com.br

TEK LINE geometria veicular www.tekline.com.br Alguns dos dispositivos mostrados neste manual são opcionais ou específicos podendo não acompanhar seu equipamento.o cliente dentro de suas necessidades é quem descreve o tipo de geometria que deseja fazer

Leia mais

Exposição Matemática Viva (piso 0)

Exposição Matemática Viva (piso 0) Exposição Matemática Viva (piso 0) Departamento Educativo PNE A Matemática está bem viva e presente em quase todas as actividades do nosso dia-a-dia, ainda que muitas vezes disso não nos dêmos conta. E

Leia mais

1 Introdução. 2 Material

1 Introdução. 2 Material TUTORIAL Criação de Engrenagens em Acrílico Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 18/01/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Título do TCC. Nome do Aluno

Título do TCC. Nome do Aluno Universidade Federal de Goiás Instituto de Matemática e Estatística Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Título do TCC Nome do Aluno Goiânia 2013 Esta Página é a do Termo de

Leia mais

Programa Olímpico de Treinamento. Aula 9. Curso de Combinatória - Nível 2. Tabuleiros. Prof. Bruno Holanda

Programa Olímpico de Treinamento. Aula 9. Curso de Combinatória - Nível 2. Tabuleiros. Prof. Bruno Holanda Programa Olímpico de Treinamento Curso de Combinatória - Nível Prof. Bruno Holanda Aula 9 Tabuleiros Quem nunca brincou de quebra-cabeça? Temos várias pecinhas e temos que encontrar uma maneira de unir

Leia mais

Simulado OBM Nível 2

Simulado OBM Nível 2 Simulado OBM Nível 2 Gabarito Comentado Questão 1. Quantos são os números inteiros x que satisfazem à inequação? a) 13 b) 26 c) 38 d) 39 e) 40 Entre 9 e 49 temos 39 números inteiros. Questão 2. Hoje é

Leia mais

Livro com atividades para colorir, desenhar, construir, e muito mais! Este livro pertence a

Livro com atividades para colorir, desenhar, construir, e muito mais! Este livro pertence a Livro com atividades para colorir, desenhar, construir, e muito mais! Este livro pertence a CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA DO EXÉRCITO NÚCLEO DE APOIO PSICOLÓGICO E INTERVENÇÃO NA CRISE Edição - Julho 2014

Leia mais

Configurando um Sensor

Configurando um Sensor Configurando um Sensor Vamos supor que temos um bloco NXT com um sensor de luz ligado na porta 3. Como dizemos isto ao Enchanting? 1. Clicar no botão Sensores. 2. Clicar no Botão Configurar Sensores. Aparece

Leia mais

EXECUÇÃO DO REVESTIMENTO ARGAMASSA DE FACHADA DE P R O M O Ç Ã O

EXECUÇÃO DO REVESTIMENTO ARGAMASSA DE FACHADA DE P R O M O Ç Ã O EXECUÇÃO DO REVESTIMENTO DE FACHADA DE ARGAMASSA P R O M O Ç Ã O Início dos Serviços Alvenarias concluídas há 30 dias e fixadas internamente há 15 dias Estrutura concluída há 120 dias Contra marcos chumbados

Leia mais

Protocolo de Instalação de Parcelas Terrestres

Protocolo de Instalação de Parcelas Terrestres MATERIAL NECESSÁRIO GPS Clinômetro Barbante plástico Vara para suporte do clinômetro e vara alvo (Figura 1) Cano para apoiar bússola Jogo de marcador alfa-numérico Trena de 10 metros Tubos de PVC ½ marrom

Leia mais

Escola Portuguesa de Luanda Lista de material básico para EV (5.º e 6.ºAnos) 2015/16

Escola Portuguesa de Luanda Lista de material básico para EV (5.º e 6.ºAnos) 2015/16 Lista de material básico para EV (5.º e 6.ºAnos) 2015/16 - Capa preta A3, com lombada de 3cm e com elásticos; - Régua de 30 cm transparente; - Esquadro de 45º de 30cm; - Transferidor semi-circular; - Lápis

Leia mais

Texto para a questão 4

Texto para a questão 4 CONHECIMENTOS GERAIS 05 QUESTÕES 1. Assinale o nome que se dá para o conjunto de regras que trata dos Direitos e Deveres dos funcionários públicos civis do Município de Ponte Alta/SC: a. Constituição do

Leia mais

Abrigo para bicicletas Bikeport

Abrigo para bicicletas Bikeport Abrigo para bicicletas Bikeport Proteção contra sol, vento e chuva. Abrigo para bicicletas Bikeport Está cansado guardar sua bicicleta no porão? Este Bikeport montagem própria po ajudá-lo e além disso,

Leia mais

3 Barreiras de Fogo - Sistema C-AJ-2001

3 Barreiras de Fogo - Sistema C-AJ-2001 3 Barreiras de Fogo - Sistema C-AJ-2001 Dados Técnicos Junho/02 Substitui: Janeiro/01 Tubos Plásticos Classes: F 2 horas T 0, 1,5 e 2 horas (veja o item 3) L (temperatura ambiente) 7 CFM/sq ft (2,1 m³/m²)

Leia mais

Os revestimentos de parede Decopainel são fabricados com tecnologia de última geração para deixar o seu ambiente com a elegância e beleza que você

Os revestimentos de parede Decopainel são fabricados com tecnologia de última geração para deixar o seu ambiente com a elegância e beleza que você Catálogo Virtual 2 Os revestimentos de parede Decopainel são fabricados com tecnologia de última geração para deixar o seu ambiente com a elegância e beleza que você sempre desejou. São duas linhas de

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Você poderá se ferir gravemente, caso não siga essas instruções. Você pode se ferir, caso não siga essas instruções.

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Você poderá se ferir gravemente, caso não siga essas instruções. Você pode se ferir, caso não siga essas instruções. MANUAL DE INSTALAÇÃO MAIO/2014 FIT VISTA GERAL PARA SUA SEGURANÇA (Leia Cuidadosamente) Mensagem dos Símbolos Os símbolos advertem sobre um possível risco e explica como evitá-los. Ainda dá alguns conselhos.

Leia mais

COMO ENSINEI MATEMÁTICA

COMO ENSINEI MATEMÁTICA COMO ENSINEI MATEMÁTICA Mário Maturo Coutinho COMO ENSINEI MATEMÁTICA.ª edição 511 9 AGRADECIMENTOS À Deus À minha família Aos mestres da matemática do C.E.Visconde de Cairu APRESENTAÇÃO O objetivo deste

Leia mais

Vou encomendar uma haste de madeira para pendurar uma cortina. O que preciso fazer para comprar a haste do tamanho certo?

Vou encomendar uma haste de madeira para pendurar uma cortina. O que preciso fazer para comprar a haste do tamanho certo? Todos os dias medimos coisas, nas mais variadas ocupações e atividades. Afinal, o que é medir? Aqui está uma lista de casos para que você e seu grupo analisem e indiquem o que medimos em cada situação:

Leia mais

Tutorial Instalação de manta-asfáltica no assoalho e túnel central

Tutorial Instalação de manta-asfáltica no assoalho e túnel central Tutorial Instalação de manta-asfáltica no assoalho e túnel central Bom, esse tutorial não vai ser uma receita de bolo, mais vai ajudar muito a quem se aventurar! Vou postar fotos do processo, algumas medidas,

Leia mais