Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Ciências Contábeis ISSN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Ciências Contábeis 2010-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais."

Transcrição

1 Especial Online ISSN DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Ciências Contábeis

2 CONTABILIDADE E GESTÃO AMBIENTAL Alunos: CASARIM, Taise Aparecida Delazari. TOMÉ, Wagner Luiz Silvério. Orientador: LIMA, Hyder Marcelo de Araújo. Com a grande concorrência no mercado, as empresas compreendem a importância de um diferencial competitivo, os consumidores estão mais atentos e exigentes, e os empresários sentem a necessidade de uma gestão ambiental responsável, e observam não somente o lucro, mas também a sociedade como um todo, visando ganhar o mercado consumidor, a maximização da participação dos acionistas e a garantia da qualidade de vida. A pesquisa apresenta os cuidados que as entidades devem ter no que tange a extração e exploração dos recursos naturais, visto a atual situação e os impactos futuros; retrata o desenvolvimento empresarial responsável e sustentável; observa a dificuldade que os contadores têm mediante a classificação das atividades; decorre sobre a história da contabilidade ambiental; os princípios contábeis; as normas e diretrizes; a valoração do meio ambiente; a identificação dos ativos e passivos ambientais; a mensuração dos custos e a divulgação dos relatórios à sociedade e aos stakeholders; bem como a vantagem de sua aplicação. Aborda também a auditoria ambiental e algumas penalidades previstas na legislação. Palavras-chave: Meio Ambiente; Contabilidade Ambiental; Gestão Ambiental.

3 A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DAS CONTAS PATRIMONIAIS Alunos: MEDEIROS, Ana Paula Conceição de Freitas. CAROLINA, Marano Carneiro Pereira. Orientador: ALVES, Rodrigo da Costa. O mercado financeiro contemporâneo revela uma forte competitividade, que obriga as empresas a utilizarem mecanismos antes desconhecidos ou inutilizados para alcançarem sua fatia no bolo. Devido a tantas mudanças e avanços, práticas simples que no passado ficaram esquecidas hoje se tornam de suma importância no dia-a-dia da empresa. Como por exemplo, as análises das contas patrimoniais, que muitos dispensavam ou muitas vezes sequer conheciam, agora são peças primordiais na tomada de decisão. Através das análises de contas patrimoniais o gestor consegue visualizar a movimentação e o histórico que é a representação dos saldos que se vêm no Balanço Patrimonial. A contabilidade sendo responsável pelo controle permanente do patrimônio da empresa necessita dispor de ferramentas capazes de garantir a veracidade e fidelidade das informações. Essas ferramentas são a base e o conteúdo utilizado para a tomada de decisões. Portanto, partindo deste ponto percebe-se a importância que têm o controle contábil atualizado obtido através das análises. Palavras-chave: Análise; controle e informação.

4 A APLICABILIDADE DA LEI COMPLEMENTAR 101/00 EM CONSONÂNCIA COM A LEI Nº /64, COMO FATOR DETERMINANTE PARA O EQUILÍBRIO DAS CONTAS PÚBLICAS Alunos: SILVA, Silvana Ferreira de Andrade. BARBOSA, Marta. Orientadora: REIS, Patrícia Nunes Costa. O grande problema das entidades governamentais é traduzir para a prática os as medidas de responsabilidade social tendo atuação no comprometimento e responsabilidade com às carências e demandas da comunidade. A finalidade deste trabalho é o de identificar os objetivos em comum da sociedade quanto ao seu desenvolvimento Social. Os governantes, independentemente dos partidos que estiverem no poder, preferem planejamento e controles centralizados no processo de tomada de decisões, em oposição a políticas de descentralização, autonomia e auto-gestão. Essas atitudes são justificadas por acreditar que as decisões técnicas e jurídicas seriam suficientes para resolver os conflitos de interesses e de valores em jogo. A burocracia desafia a eficácia de decisões em políticas públicas. A falta de compromisso de longo prazo dos servidores públicos devido a transitoriedade dos governos e a falta de credibilidade da maioria dos políticos faz com que os serviços oferecidos não sejam de boa qualidade. O planejamento Financeiro e orçamentário no tocante as Prefeituras Municipais é de extrema importância para que a demanda dos munícipes sejam atendidas de forma a erradicar a Vulnerabilidade Social. O presente estudo procura Caracterizar o orçamento público como importante instrumento para a administração pública municipal; investigar a relação ocorrida entre a receita e a despesa realizada nos município de Pinheiral ao longo dos três últimos anos e Comparar a receita e despesa orçada com a realizada, nos últimos três anos, com vistas a relacioná-las com o planejamento operacional e as finanças deste município. Trata-se de um trabalho de cunho bibliográfico, embasado na

5 legislação vigente e em diversas obras, que destacam como é aplicada, na prática o controle interno, bem como a necessidade de maior critério/controle na Gestão Pública. Palavras-chave: Administração; controle; orçamento; planejamento.

6 CONTROLE INTERNO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NAS EMPRESAS PRIVADAS Alunos: DUTRA, Jussara Malta Eloi Dutra. OLIVEIRA, Rafaela Úrsula de Souza. Orientador: BANDEIRA, Gisele Confort. No cenário atual, de forte concorrência, onde boa parte das empresas tem problemas em controlar seus ativos. O sistema de controle de interno é de suma importância para o sucesso de uma organização, pois ele evita fraudes, detecta erros possibilitando que os mesmos sejam corrigidos em curto prazo. O exercício de um adequado controle sobre cada área específica é necessário para que se atinjam resultados mais favoráveis com menor desperdício, sua utilização torna-se indispensável para segurança da empresa e também para resguardar o administrador nas suas tomadas de decisões, os procedimentos se tornam ágeis e de fácil entendimento para todos os usuários. O presente estudo tem por finalidade analisar o controle interno das empresas descrevendo sua estrutura, consequências e importâncias. As informações necessárias foram emitidas (obtidas) mediante pesquisas bibliográficas, dos principais autores no assunto. Palavras-chave: Controle interno; importância; empresas privadas.

7 A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA NAS EMPRESAS Alunas: PEREIRA, Ana Cristina Teixeira. LIMA, Patrícia Aparecida Diogo. Orientador: LIMA, Hyder Marcelo de Araújo. O Fluxo de Caixa é um instrumento eficaz para a empresa que pretende ter um controle de saídas e entradas de recursos financeiros. É uma ferramenta de análise financeira em curto prazo. O estudo tem objetivo ressaltar a importância e a aplicação do Fluxo de Caixa nas empresas. O desenvolvimento desse tema envolve, inicialmente, discussões sobre as conceituações gerais básicas, além de justificar sua importância e a utilização da Demonstração de Fluxo de Caixa como ferramentas indispensáveis à boa gestão das empresas. É, portanto, preciso que reflitam adequadamente, as variações no saldo do Caixa em um determinado período do que se pretende demonstrar. Em resumo, o Fluxo de Caixa é o instrumento que permite ao gerente financeiro planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para determinado período. Palavras-chave: Demonstrar; Direcionar; Facilitar; Controlar; Executar.

8 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - MERCADO DE CAPITAIS Aluno: MESQUITA, Mauri Silva de. Orientador: REIS, Patrícia Nunes da Costa. A Valorização da importância do Sistema Financeiro Nacional deve ser considerada como um dos pontos principais para o sucesso de qualquer programa a ser desenvolvido da organização. Em decorrência da globalização, ter um Sistema Financeiro sólido é primordial para o desenvolvimento econômico de uma nação, qualquer movimentação de compra, venda ou troca de mercadorias ou serviços, que haja uma operação de natureza monetária envolvendo algum intermediário financeiro, um cheque para receber ou depositar, uma duplicata para ser descontada, uma transferência de dinheiro de uma conta para outra ou uma operação de crédito para antecipar a realização do negócio. Qualquer fato econômico, seja ele de transformação, circulação o consumo, é suficiente para gerar movimentação do mercado financeiro, sendo fundamental a estabilidade do sistema que integra essas operações, para a segurança das relações entre os agentes econômicos. De acordo com o nosso entendimento, o processo da intermediação financeira funciona por meio de transferência de recursos entre ofertadores e tomadores. Existem diversos personagens no mercado de capitais e monetários, alguns com excesso de recursos dispostos a investir, visando uma remuneração por seu capital, outros precisando de recursos visando atender suas necessidades de caixa. Palavras-chave: Sistema Financeiro; Mercado; Capitais; Remuneração.

9 A GESTÃO DE ESTOQUE COMO FATOR DE SUCESSO ORGANIZACIONAL Alunas: CORDEIRO, Cleide Vitorino. RIBEIRO, Renata Gottgtroy. Orientadora: BANDEIRA, Giselle Bandeira. Atualmente, a gestão de estoque tem sido de suma importância para as empresas que buscam seu sucesso organizacional, pois através da gestão os empresários podem ter um melhor controle de seus estoques buscando diminuir os danos causados por uma administração deficiente. Com um bom planejamento e estratégicas adequados é possível controlar os estoques de forma a não por em risco a saúde financeira da empresa. Faz-se necessário melhorar a cada dia o gerenciamento de estoque para que a empresa se torne competitiva no mercado através da implantação de novas tecnologias e de novos processos organizacionais. Procuraremos exemplificar a importância da armazenagem para as empresas, saber onde colocar, o que colocar, e quanto de produto armazenar de tal modo a manter tudo organizado visando acima de tudo obter a satisfação do cliente e o sucesso da empresa. Palavras-chave: Estoque; gestão de estoque; sucesso organizacional.

10 CONTABILIDADE AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE Aluno: ESCOBAR, Neide Escobar. Orientador: JUNIOR, Jason Paulo Tavares de Faria. Diante do atual ambiente globalizado, o conceito de contabilidade ambiental toma importância com a aplicação de recursos com projetos de conservação ambiental e de desenvolvimento sustentável torna as empresas competitivas. Neste sentido, o gestor contábil pode se valer de incentivos fiscais, aumentando a lucratividade da empresa, e reduzindo as autuações por infração a Política Nacional do Meio ambiente e legislações Estaduais e Municipais.Trata-se de uma nova consciência que exige que o gestor possua não só a visão tributaria e financeira da empresa, possuindo também uma visão ambiental, possibilitando que a empresa utilize os incentivos fiscais como renuncia fiscal, de forma a poder deduzir do imposto o estabelecido nas legislações.buscando atender o interesse sobre a temática, demonstra-se neste trabalho que o contador com visão ambiental é um profissional empreendedor, e capaz de envidar esforços tornando sua empresa competitiva e tomando ferramentas que podem retirar sua empresa da crise econômico financeira que se alastrou no mundo. Palavras-chave: Contabilidade Ambiental; Sustentabilidade; Meio ambiente.

11 A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE GERENCIAMENTO DAS FINANÇAS PESSOAIS VOLTA REDONDA 2010 Alunos: COSTA, Lidiane Silva da. MARCELINO, Neide Maria dos Santos. Orientador: REIS, Patrícia Nunes Costa. O presente trabalho tem como objetivo apresentar alternativas sobre a aplicabilidade da contabilidade no gerenciamento das finanças pessoais e indicar mecanismos de controle para assegurar aspectos de eficácia, eficiência e efetividade no alcance das metas previstas. Observa-se que no contexto social cada vez mais as pessoas não conseguem lidar bem com dinheiro e isso implica em prejuízos decorrentes desse desconhecimento. Assim como nas empresas, a contabilidade pode ser um instrumento poderoso para a gestão do patrimônio da pessoa física, uma vez que ela oferece ferramentas sólidas para o controle das finanças pessoais. Além de salientar ferramentas para escolha de bons investimentos, e os impactos causados pela inflação no orçamento familiar. Este estudo foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica baseada nos livros acadêmicos e na legislação específica vigente, bem como na pesquisa de campo mediante entrevistas semi-estruturadas. Palavras-chave: Contabilidade; finanças pessoais; orçamento; planejamento financeiro; investimentos e inflação.

12 A APLICABILIDADE DA LRF COMO ESTRATÉGIA GERENCIAL DO CONTROLE INTERNO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM ENFOQUE NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. Aluno: OLIVEIRA, Antônio Carlos de. Orientador: REIS, Patrícia Nunes Costa. O presente artigo tem como propósito ressaltar a importância e aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal como Estratégia Gerencial do Controle Interno na Administração Pública no âmbito da Gestão Municipal focado no processo de reestruturação e reformulação de postura mais condizente e mais ética ao poder público. O problema apresentado: É possível melhorar o sistema de Controle Interno de uma prefeitura municipal através da aplicabilidade da LRF, como ferramenta da gestão? Quais medidas devem ser tomadas para que o Controle Interno possa ser exemplo na Administração de do Município? Parte-se da premissa de que os gestores, de maneira geral, ao assumirem uma gestão pública muitas das vezes, ignoram o verdadeiro sentido de um controle interno atuante, pelo fato de julgar esse controle como regramento legal e formal, desconsiderando sua ação preventiva e efetiva. Inicialmente, expõe os conceitos que envolvem o controle interno, delimitando o tema tratado no trabalho além de discorrer sobre a legislação vigente e sua aplicabilidade. Em seqüência apresentam-se as definições de controle interno e trata das exigências do Controle e do fortalecimento dos mecanismos de sistemas de controle para os gestores. Procurou-se observar, também, os desafios com quais os gestores e auxiliares se defrontam para realizar a prestação de contas e fazer o controle acontecer. Trata-se de um trabalho de cunho bibliográfico, embasado na legislação vigente e em diversas obras, que destacam como é aplicado, na prática o controle interno, bem como a necessidade de maior critério/controle na Gestão Pública. Palavras-chave: Controle; controle interno; administração pública; legislação.

13 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL UM NOVO CAMINHO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL Aluno: FERREIRA, Charles de Melo. Orientador: JUNIOR, Jason Paulo Tavares Faria. Durante séculos perdurou a ideia de que a vantagem competitiva de uma organização estava na aquisição de imóveis, investimentos em novos equipamentos e tecnologia, ampliação da capacidade de produção, nos recursos financeiros e materiais etc. Entretanto, o século XX foi marcado por várias transformações que modificaram as organizações e, consequentemente, o perfil de seus colaboradores. O fato é que hoje as pessoas constituem o maior e mais importante patrimônio das organizações, e por isso a inteligência emocional passou a ser extremamente valorizada, justamente porque a vantagem real de uma organização está em contar com pessoas mais criativas, automotivadas, capazes de administrar suas emoções etc. Nesse contexto, a inteligência emocional passou a ser essencial para o sucesso profissional do indivíduo, pois além de viabilizar o entendimento do outro, suas motivações e sua relação com o trabalho, ela propicia os meios necessários para que ele possa se compreender e a partir disto utilizar a sua emoção de forma efetiva e construtiva. Palavras-chave: Organizações; emoção; pessoas; mudanças; inteligência emocional.

14 AUDITORIA HOSPITALAR Aluno: MAULER, Renato. Orientador: JUNIOR, Jason Paulo Tavares Faria. O trabalho que ora se apresenta versa sobre a importância da auditoria hospitalar na gestão estratégica dos custos hospitalares. O método utilizado foi a revisão da literatura relativa ao tema Auditoria. Exposição do relacionamento da auditoria hospitalar e custos hospitalares. Em função disso, a atividade de auditoria hospitalar tem se destacado como instrumento de fiscalização e controle mais adequado às necessidades de gerenciamento das informações no ambiente hospitalar, sendo considerada como uma área da empresa que fornece ao processo decisório o recurso da informação tempestivamente, a veracidade para levar todos a ação e precisão para orientar com foco em um mercado altamente competitivo. Por fim, frisa-se que a Contabilidade possui papel fundamental nesse processo. Palavras-chave: Auditoria; Hospitalar; Custos.

15 CONTABILIDADE PARA AS ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Alunos: NUNES, Fabio Rodolfo. DOMINGOS, Michele Nascimento. Orientadores: LIMA, Hyder Marcelo de Araújo. BARBOSA, Jane Rangel Alves. A contabilidade é uma ferramenta gerencial que auxilia os gestores nas tomadas de decisões administrativas das empresas. Ocupa-se principalmente do estudo e do controle do patrimônio das empresas na função de registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio. Seus usuários são os internos (administradores, sócios e acionistas) e externos (bancos, governos, auditores). No cenário empresarial estão as Organizações Religiosas dentro da esfera das Entidades Sem Fins Lucrativos no Terceiro Setor econômico e que também utilizam da contabilidade para sua gestão administrativa. Como características de Entidades Sem Fins Lucrativos, o que lhes dá este status é o fato de não remunerarem seus proprietários pelos recursos investidos na entidade. Diferente de outras empresas de direito privado, como as sociedades, onde seus objetivos são o aumento do lucro e do patrimônio, as Organizações Religiosas tem por finalidade e produto final seres humanos transformados. São reconhecidas oficialmente pelo Estado como pessoas jurídicas e gozam de liberdade de culto, criação, organização e estruturação interna. Gozam de alguns benefícios de imunidade tributária. A contabilidade oferece uma gama de ferramentas contábeis, utilizadas por todas as empresas no cenário mercantil empresarial nacional. Entre elas temos as Demonstrações Contábeis, as Obrigações Acessórias e os Recursos Humanos. A importância da contabilidade para as Organizações Religiosas se dá no fato destas empresas adotarem e seguirem estas ferramentas administrativas oferecidas pelas ciências contábeis para sua gestão administrativa. Palavras-chave: Contabilidade; Eclesiástica; Organizações; Religiosas.

16 A IMPORTÂNCIA DO CONTADOR Alunos: VASCONCELOS, Ricardo Leite. SENGER, Sterphen John. Orientador: BANDEIRA, Gisele Confort. São os contadores que cuidam da gestão econômica de uma companhia, apuram os resultados, calculam impostos, entre outras tarefas, entretanto, mais do que números e burocracia, os contadores modernos falam de ética, flexibilidade e visão de futuro. Esta monografia tem o objetivo de analisar os pontos mais importantes que envolvem a profissão do contador, ajudando os profissionais no desempenho de suas atividades e servindo de esclarecimento para todos os usuários, interno e externo, da contabilidade. Por meio de um intenso levantamento bibliográfico, objetivou-se: apresentar as verdadeiras funções de um contador, analisar profundamente a origem da contabilidade, o surgimento da profissão contábil e sua evolução no Brasil, descrever com cuidado e atenção o exercício da profissão contábil, destacar os princípios fundamentais que regem a contabilidade e definir o perfil do contador moderno, sua importância no cenário econômico atual e as expectativas de mercado para a profissão. Os resultados mostram que o contador dos dias atuais é um profissional capaz de fornecer informações úteis e oportunas para a gestão das empresas, oferecendo a assistência necessária para a tomada de decisões. Palavras-chave: Contador; funções; contabilidade.

17 OS REFLEXOS DA LEI /07 NAS EMPRESAS Aluno: MONTEIRO, Diego dos Santos. Orientadores: LIMA, Hyder Marcelo de Araújo. BARBOSA, Jane Rangel Alves. O presente trabalho pretende explicar quais foram os significativos reflexos da Lei /07 na avaliação patrimonial das empresas, e de posse do conhecimento e embasamento teóricos das normas e praticas contábeis brasileiras, foram considerados os pontos positivos e negativos no que se diz respeito à mudança da Lei 6.404/76 para a Lei /07 no Patrimônio Liquido, Ativo Circulante e Permanente da empresa. O trabalho tem como objetivo principal o conhecimento da lei /07dando total prioridade a avaliação patrimonial, avaliação de ativos e adequação das normas contábeis brasileiras com as normas internacionais. No mundo globalizado dos dias atuais, é cada vez maior a necessidade da elaboração de demonstrações contábeis sob critérios contábeis semelhantes nos diversos países do mundo, possibilitando uma comparabilidade mais apurada entre os números das demonstrações contábeis dos mais diversos países. Torna-se necessária, portanto, a convergência das normas contábeis internacionais, para que as práticas contábeis ao redor do mundo sejam mais semelhantes entre si. Este trabalho demonstrará inicialmente, de forma sucinta, a adequação das normas e práticas contábeis brasileiras ao processo de convergência e harmonização das normas contábeis internacionais. Posteriormente, serão trazidas as principais mudanças ocasionadas pela Lei /07, que altera, revoga e introduz novos dispositivos sobre o patrimônio liquido e o ativo permanente das, com o objetivo de trazer as práticas contábeis brasileiras mais próximo das normas internacionais. Palavras-chave: convergência; demonstrações; harmonização; mudanças.

18 APLICABILIDADE ÉTICA NO CONTEXTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Alunos: TEIXEIRA, Andreza Leal. MARTINS, Gabriela de Souza. Orientadores: BANDEIRA, Giselle Confort. BARBOSA, Jane Rangel Alves. É sabido que no Brasil há um grande número de empresas que cometem o crime da sonegação e o principal profissional culpado por isto, é o da contabilidade, que tem a responsabilidade maior de inflar as informações que servem principalmente para tomadas de decisões empresariais. Há uma grande falta de conhecimento dos profissionais sobre o Código de Ética Profissional do Contabilista, que informa como deve ser sua postura diante do exercício de sua função. O contabilista na execução de sua profissão tenta fraudar ou sonegar, cria falsas receitas, esconde participações em outras empresas, faz desaparecer dívidas, entre outros modos que não estão de acordo com os princípios certos e muitas das vezes pode ter sido requerido pelos proprietários e administradores da empresa em que atua, cabe ao profissional contábil tomar sua decisão de conduta. Com vários meios de não agir conforme a realidade o Contador deve ter consciência do Código de ética profissional do contabilista, mesmo que não garanta a execução ética do profissional, porém é necessário que os contadores tenham um comprometimento de executar de acordo com a verdade, sem modificá-la, caso contrário, terá que arcar com as conseqüências. A ética na contabilidade busca estudos sobre princípios morais e padrões da conduta do contabilista. O estudo tem como objetivo mostrar as diversas formas de agir eticamente perante a sociedade o que traz credibilidade para empresa perante o mercado, ou seja, benefício à empresa. Palavras-chave: Ética; Contábil; Empresas; Princípios.

19 APLICAÇÕES NO MERCADO DE FOREX E AÇÕES Alunos: SOUZA, Fernando José da Silva. FULLER, David Barry. Orientador: BANDEIRA, Giselle Confort. Essa pesquisa científica tem a finalidade de evidenciar todas as ferramentas necessárias para um entendimento aprofundado além de técnicas relacionadas ao mercado de aplicações financeiras envolvendo as modalidades de Ações e o mercado cambial Forex. Intensos procedimentos de pesquisas bibliográficas, históricas, internets e legislação vigente, levaram nossa pesquisa a ter um rico material de estudo que possibilitou apresentar os tipos de ações existentes, assim como suas formas de negociações, seus contratos, eventos existentes, além de análises fundamentalistas e técnicas, destacando nessa pesquisa uma nova modalidade de aplicação que está surgindo no mercado envolvendo operações de compra e venda de moedas estrangeiras e todo o conhecimento necessário para o assunto. O estudo desta pesquisa revelou grandes resultados mostrando que o mercado de aplicações é repleto de infinitas informações e a cada tempo que se passa vão surgindo novos estudos e formas de aplicações. Palavras-chave: Pesquisa; Técnicas; Modalidade; Formas.

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios CIÊNCIAS CONTÁBEIS A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios A Contabilidade é a linguagem internacional dos negócios. A Contabilidade é, também, a Ciência que registra a riqueza das

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu Coordenação Acadêmica: Prof. José Carlos Abreu, Dr. 1 OBJETIVO: Objetivos Gerais: Atualizar e aprofundar

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.0 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Qual o objetivo das empresas para a administração financeira? Maximizar valor de mercado da empresa; Aumentar a riqueza dos acionistas.

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade? Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA GESTÃO EMPRESARIAL

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA GESTÃO EMPRESARIAL A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA GESTÃO EMPRESARIAL Aldemar Dias de Almeida Filho Discente do 4º ano do Curso de Ciências Contábeis Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS Élica Cristina da

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 03 O objetivo da Empresa e as Finanças Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO O objetivo da Empresa e as Finanças... 3 1. A relação dos objetivos da Empresa e as

Leia mais

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Unidade II ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Prof. Jean Cavaleiro Introdução Essa unidade tem como objetivo conhecer a padronização das demonstrações contábeis. Conhecer os Índices Padrões para análise;

Leia mais

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS ANA BEATRIZ DALRI BRIOSO¹, DAYANE GRAZIELE FANELLI¹, GRAZIELA BALDASSO¹, LAURIANE CARDOSO DA SILVA¹, JULIANO VARANDAS GROPPO². 1 Alunos do 8º semestre

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 2 Gestão de Fluxo de Caixa Introdução Ao estudarmos este capítulo, teremos que nos transportar aos conceitos de contabilidade geral sobre as principais contas contábeis, tais como: contas do ativo

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

OBRIGATORIEDADE DA EVIDENCIAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

OBRIGATORIEDADE DA EVIDENCIAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATORIEDADE DA EVIDENCIAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Marivane Orsolin 1 ; Marlene Fiorentin 2 ; Odir Luiz Fank Palavras-chave: Lei nº 11.638/2007. Balanço patrimonial. Demonstração do resultado

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 01 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I EMENTA: Introdução à administração de recursos humanos; orçamento de pessoal; processo de recrutamento e seleção de pessoal; processo de treinamento e desenvolvimento

Leia mais

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA. João Milan Júnior Tel.: 011 9897 8665 joao@planis.com.br

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA. João Milan Júnior Tel.: 011 9897 8665 joao@planis.com.br GESTÃO ORÇAMENTÁRIA João Milan Júnior Tel.: 011 9897 8665 joao@planis.com.br EMPRESAS OBJETIVOS INDIVIDUAIS em instituições de Saúde devido as corporações profissionais, que detém graus de autonomia diferenciados,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA A atividade empresarial requer a utilização de recursos financeiros, os quais são obtidos na forma de crédito e de

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade !" $%&!" #$ "!%!!&$$!!' %$ $(%& )* &%""$!+,%!%!& $+,&$ $(%'!%!-'"&!%%.+,&(+&$ /&$/+0!!$ & "!%!!&$$!!' % $ $(% &!)#$ %1$%, $! "# # #$ &&$ &$ 0&$ 01% & $ #$ % & #$&&$&$&* % %"!+,$%2 %"!31$%"%1%%+3!' #$ "

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

A necessidade de aperfeiçoamento do Sistema de Controle Interno nos Municípios como base para implantação do Sistema de Informação de Custos

A necessidade de aperfeiçoamento do Sistema de Controle Interno nos Municípios como base para implantação do Sistema de Informação de Custos A necessidade de aperfeiçoamento do Sistema de Controle Interno nos Municípios como base para implantação do Sistema de Informação de Custos Torres RS 9 de julho de 2015. Mário Kemphel da Rosa Mário Kemphel

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 3 Gestão de capital de giro Introdução Entre as aplicações de fundos por uma empresa, uma parcela ponderável destina-se ao que, alternativamente, podemos chamar de ativos correntes, ativos circulantes,

Leia mais

Demonstrações Contábeis

Demonstrações Contábeis Demonstrações Contábeis Resumo Demonstrações contábeis são informações e dados que as empresas oferecem ao fim de cada exercício, com a finalidade de mostrar aos acionistas, ao governo e todos os interessados,

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

Prof. Gustavo Boudoux

Prof. Gustavo Boudoux ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS Recursos à disposição das Empresas Recursos Materiais Patrimoniais Capital Humanos Tecnológicos Martins, (2005.p.4) O que é Administração de Materiais?

Leia mais

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS Agenda da Conferência O que são redes? O que são redes interorganizacionais? Breve histórico das redes interorganizacionais Tipos

Leia mais

GESTÃO POR PROCESSOS

GESTÃO POR PROCESSOS GESTÃO POR PROCESSOS O que é um Processo: Uma série de ações que produz um resultado que agrega valor ao produto ou serviço. Gestão de Processos: Conjunto de ações sistemáticas, baseadas em fatos e dados

Leia mais

Gestão de Finanças Públicas

Gestão de Finanças Públicas APRESENTAÇÃO Desde a primeira edição deste livro mencionamos como os avanços no arcabouço institucional e instrumental de gestão financeira foram relevantes para que o governo brasileiro, efetivamente,

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

Governança Tributária é tema de palestra na FIPECAFI

Governança Tributária é tema de palestra na FIPECAFI Governança Tributária é tema de palestra na FIPECAFI O Prof. Dr. Jorge de Souza Bispo realizou palestra de abertura do MBA Gestão Tributária da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais

Leia mais

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 4 Demonstrações Financeiras

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 4 Demonstrações Financeiras 2ª edição Ampliada e Revisada Capítulo Demonstrações Financeiras Tópicos do Estudo Demonstrações Financeiras ou Relatórios Contábeis Demonstrações Financeiras e a Lei das Sociedades Anônimas Objetivos

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

AUDITORIA INTERNA DA ATLAS

AUDITORIA INTERNA DA ATLAS AUDITORIA INTERNA DA ATLAS A auditoria interna serve à administração como meio de identificação de que todos os processos internos e políticas definido pela ATLAS, assim como sistemas contábeis e de controle

Leia mais

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP. PROF. Ms. EDUARDO RAMOS. Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP. PROF. Ms. EDUARDO RAMOS. Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP PROF. Ms. EDUARDO RAMOS Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. PRINCÍPIOS CONTÁBEIS E ESTRUTURA CONCEITUAL 3. O CICLO CONTÁBIL

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA DA EMPRESA BOMBRIL S.A.

ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA DA EMPRESA BOMBRIL S.A. Universidade Federal do Pará Centro: Sócio Econômico Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Análise de Demonstrativos Contábeis II Professor: Héber Lavor Moreira Aluno: Roberto Lima Matrícula:05010001601

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Prof. Fabini Hoelz Bargas Alvarez O que são finanças? Finanças é a arte e a ciência de gestão do dinheiro; Imprescindível, pois todos os indivíduos e organizações recebem ou levantam dinheiro; A teoria

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

Processo de Negociação. Quem somos. Nossos Serviços. Clientes e Parceiros

Processo de Negociação. Quem somos. Nossos Serviços. Clientes e Parceiros Quem somos Nossos Serviços Processo de Negociação Clientes e Parceiros O NOSSO NEGÓCIO É AJUDAR EMPRESAS A RESOLVEREM PROBLEMAS DE GESTÃO Consultoria empresarial a menor custo Aumento da qualidade e da

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 01 Finanças e Empresas Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO Finanças e Empresas... 3 1. Introdução a Administração Financeira... 3 2. Definições... 3 2.1. Empresas...

Leia mais

Gestão Financeira. Diretrizes e Práticas da Gestão Financeira. Aula 1. Organização da Aula. Contextualização. Objetivos

Gestão Financeira. Diretrizes e Práticas da Gestão Financeira. Aula 1. Organização da Aula. Contextualização. Objetivos Gestão Financeira Aula 1 Diretrizes e Práticas da Gestão Financeira Prof. Esp. Roger Luciano Francisco Organização da Aula Contextualização Abrangência da área financeira O profissional de finanças O mercado

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional

Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional O tamanho que a micro ou pequena empresa assumirá, dentro, é claro, dos limites legais de faturamento estipulados pela legislação para um ME ou EPP, dependerá do

Leia mais

Relatório dos auditores independentes. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2014 e 2013

Relatório dos auditores independentes. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 Relatório dos auditores independentes Demonstrações contábeis MAA/MFD/YTV 2547/15 Demonstrações contábeis Conteúdo Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis Balanços patrimoniais

Leia mais

Gestão dos Pequenos Negócios

Gestão dos Pequenos Negócios Gestão dos Pequenos Negócios x Rangel Miranda Gerente Regional do Sebrae Porto Velho, RO, 20 de outubro de 2015 A Conjuntura Atual Queda na produção industrial Desemprego Alta dos juros Restrição ao crédito

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 2-CEPE/UNICENTRO, DE 3 DE JANEIRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Gestão Estratégica e da Inovação, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO. O

Leia mais

Curso de pós Graduação em Auditoria Fiscal e Contábil

Curso de pós Graduação em Auditoria Fiscal e Contábil IBRACON Instituto dos Auditores do Brasil 6 Regional UCS Universidade de Caxias do Sul -Campus Universitário de Bento Gonçalves Curso de pós Graduação em Auditoria Fiscal e Contábil Aula Inaugural tema:a

Leia mais

Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Ingresso agosto de 2016 Informações: (51) 3218-1355 ernani.neto@espm.br O Curso tem por objetivo capacitar os participantes na utilização de práticas contemporâneas

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

Auditoria Interna Como assessoria das entidades

Auditoria Interna Como assessoria das entidades Auditoria Interna Como assessoria das entidades Francieli Hobus 1 Resumo A auditoria interna vem se tornando a cada dia, uma ferramenta indispensável para as entidades. Isso está ocorrendo devido à preocupação

Leia mais

"Gestão Contábil para micro e. pequenas empresas: tomada

Gestão Contábil para micro e. pequenas empresas: tomada "Gestão Contábil para micro e pequenas empresas: tomada de decisão Julio Cesar. Pergunta: - O que é importante na tomada de decisão. O que devemos saber para decidir algo?? Algumas INFORMAÇÕES acerca do

Leia mais

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS AMORTIZAÇÃO: Representa a conta que registra a diminuição do valor dos bens intangíveis registrados no ativo permanente, é a perda de valor de capital aplicado na aquisição

Leia mais

ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 16 A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 16 A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 16 A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Índice 1. A lei de responsabilidade fiscal...3 2. A integração entre o planejamento e o orçamento...3 3. Execução orçamentária

Leia mais

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A CONTABILIDADE PÚBLICA E A CONTABILIDADE GERAL

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A CONTABILIDADE PÚBLICA E A CONTABILIDADE GERAL PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A CONTABILIDADE PÚBLICA E A CONTABILIDADE GERAL Aspectos Contabilidade Pública Contabilidade Geral Legislação Lei nº 4.320/64 Lei nº 6.404/76 Princípios PFC e Princípios PFC

Leia mais

Programa de Capacitação Gerente Municipal de Convênios e Contratos - GMC

Programa de Capacitação Gerente Municipal de Convênios e Contratos - GMC Programa de Capacitação Gerente Municipal de Convênios e Contratos - GMC Programa de Capacitação - Gerente Municipal de Convênios e Contratos 1 Gerente Municipal de Convênios e Contratos OBJETIVOS GERAIS:

Leia mais

A Importância do Gestor Público no Processo Decisório. Coordenação-Geral de Desenvolvimento Institucional Secretaria do Tesouro Nacional

A Importância do Gestor Público no Processo Decisório. Coordenação-Geral de Desenvolvimento Institucional Secretaria do Tesouro Nacional A Importância do Gestor Público no Processo Decisório Coordenação-Geral de Desenvolvimento Institucional Secretaria do Tesouro Nacional Contexto A administração pública brasileira sofreu transformações

Leia mais

CONTROLADORIA NO SUPORTE A GESTÃO EMPRESARIAL

CONTROLADORIA NO SUPORTE A GESTÃO EMPRESARIAL CONTROLADORIA NO SUPORTE A GESTÃO EMPRESARIAL Cristiane de Oliveira 1 Letícia Santos Lima 2 Resumo O objetivo desse estudo consiste em apresentar uma base conceitual em que se fundamenta a Controladoria.

Leia mais

Política de Logística de Suprimento

Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento 5 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas Eletrobras, através da integração

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

O tipo de gestão pública aplicado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Alagoas: Um estudo de caso no Campus Arapiraca.

O tipo de gestão pública aplicado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Alagoas: Um estudo de caso no Campus Arapiraca. Relatório Executivo Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Ciências Administrativas Mestrado Profissional em Administração O tipo de gestão pública aplicado

Leia mais

UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios

UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios É evidente a importância de um bom plano de negócios para o empreendedor, mas ainda existem algumas questões a serem respondidas, por exemplo: Como desenvolver

Leia mais

OS DADOS GERALMENTE OU SÃO INSUFICIENTES OU ABUNDANTES. PARA PROCESSAR O GRANDE VOLUME DE DADOS GERADOS E TRANSFORMÁ-LOS EM INFORMAÇÕES VÁLIDAS

OS DADOS GERALMENTE OU SÃO INSUFICIENTES OU ABUNDANTES. PARA PROCESSAR O GRANDE VOLUME DE DADOS GERADOS E TRANSFORMÁ-LOS EM INFORMAÇÕES VÁLIDAS O ADMINISTRADOR EM SUAS TAREFAS DIÁRIAS AJUSTA DADOS OS DADOS GERALMENTE OU SÃO INSUFICIENTES OU ABUNDANTES. 1.EXCESSO DE DADOS DISPENSÁVEIS 2. ESCASSEZ DE DADOS RELEVANTES NECESSITA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

Leia mais

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP Como desenvolver uma abordagem eficaz de gerenciamento de capital e um processo interno de avaliação da adequação de capital (ICAAP) A crise financeira de

Leia mais

ANÁLISE DE INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS PARA FINS DE TOMADA DE DECISÕES: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S/A

ANÁLISE DE INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS PARA FINS DE TOMADA DE DECISÕES: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S/A ANÁLISE DE INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS PARA FINS DE TOMADA DE DECISÕES: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S/A José Jonas Alves Correia 4, Jucilene da Silva Ferreira¹, Cícera Edna da

Leia mais

A Controladoria no Processo de Gestão. Clóvis Luís Padoveze

A Controladoria no Processo de Gestão. Clóvis Luís Padoveze 1 A Controladoria no Processo de Gestão Clóvis Luís Padoveze Cascavel - 21.10.2003 2 1. Controladoria 2. Processo de Gestão 3. A Controladoria no Processo de Gestão 3 Visão da Ciência da Controladoria

Leia mais

MANTENEDOR E CONTADOR

MANTENEDOR E CONTADOR MANTENEDOR E CONTADOR No ano de 2000, Darci de Paula, Contador formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em Ciências Contábeis e Pós graduado em MBA IFRS(Normas Internacionais de Contabilidade),

Leia mais

Sistema de Gestão de Custos: Cumprindo a LRF. Selene Peres Peres Nunes

Sistema de Gestão de Custos: Cumprindo a LRF. Selene Peres Peres Nunes Sistema de Gestão de Custos: Cumprindo a LRF Selene Peres Peres Nunes 03/8/2015 Por que avaliação de custos no setor público? possível realocação orçamentária (uso no orçamento) onde podem ser realizados

Leia mais

AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA CILOTTI, CLARISSA REIS SILVA

AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA CILOTTI, CLARISSA REIS SILVA TÍTULO: MODELOS DE QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA AUTOR(ES): ARIANE BUENO DOS SANTOS, ANA PAULA

Leia mais

IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil

IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil Ano X - Nº 77 - Julho/Agosto de 2014 IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil Profissionais da Contabilidade deverão assinar prestações de contas das eleições Ampliação do Simples Nacional

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

FLUXO DE CAIXA: IMPORTANTE FERRAMENTA PARA AS DECISÕES EMPRESARIAIS Cristiane Aparecida MOTA 1 Hiroshi Wilson YONEMOTO 2 Marcela de Souza CABRAL 3

FLUXO DE CAIXA: IMPORTANTE FERRAMENTA PARA AS DECISÕES EMPRESARIAIS Cristiane Aparecida MOTA 1 Hiroshi Wilson YONEMOTO 2 Marcela de Souza CABRAL 3 1 FLUXO DE CAIXA: IMPORTANTE FERRAMENTA PARA AS DECISÕES EMPRESARIAIS Cristiane Aparecida MOTA 1 Hiroshi Wilson YONEMOTO 2 Marcela de Souza CABRAL 3 RESUMO: Este trabalho tem a intenção de demonstrar a

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE AUDITORIA INTERNA NA AGÊNCIA DO BANCO ITAÚ DE PONTE NOVA RESUMO

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE AUDITORIA INTERNA NA AGÊNCIA DO BANCO ITAÚ DE PONTE NOVA RESUMO 1 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE AUDITORIA INTERNA NA AGÊNCIA DO BANCO ITAÚ DE PONTE NOVA Ezequiel Benjamin Dionisio 1 Marina Machado das Dores 2. RESUMO DIONISIO, Ezequiel Benjamin e DAS DORES, Marina Machado.

Leia mais

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011 ASSOCIAÇÃO DIREITOS HUMANOS EM REDE QUADRO I - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO (Em reais) Nota Nota ATIVO Explicativa PASSIVO Explicativa CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e equivalentes de caixa 4 3.363.799

Leia mais

Marcus Vinicius P. de Oliveira Contador Diretor Técnico da Pi Contabilidade. Elaborado por Equipe Técnica da Pi Contabilidade Pública.

Marcus Vinicius P. de Oliveira Contador Diretor Técnico da Pi Contabilidade. Elaborado por Equipe Técnica da Pi Contabilidade Pública. Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público: Socialização e Preparação dos Profissionais de Contabilidade das entidades às novas demandas. Marcus Vinicius P. de Oliveira Contador Diretor

Leia mais

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA SILVA, Paulo Henrique Rodrigues da Discente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerencias E-mail: ph.rs@hotmail.com SILVA, Thiago Ferreira da Docente da Faculdade

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

Avaliação de Investimentos pelo Método de Equivalência Patrimonial. Contabilidade Avançada I Profª MSc. Maria Cecilia Palácio Soares

Avaliação de Investimentos pelo Método de Equivalência Patrimonial. Contabilidade Avançada I Profª MSc. Maria Cecilia Palácio Soares Avaliação de Investimentos pelo Método de Equivalência Patrimonial Contabilidade Avançada I Profª MSc. Maria Cecilia Palácio Soares Aspectos Introdutórios No Método de Equivalência Patrimonial, diferentemente

Leia mais

Tendências em Gestão de Pessoas

Tendências em Gestão de Pessoas Tendências em Gestão de Pessoas Iniciamos um novo ano, 2011. Dois meses já se passaram, e voltamos aos artigos sobre RH estratégico, Tendências de Recursos Humanos, Novos Rumos para a área de Recursos

Leia mais

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação.

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação. ISO 9001 A ISO 9001 é um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) standard que exige que uma dada organização satisfaça as suas próprias exigências e as dos seus clientes e reguladores. Baseia-se numa metodologia

Leia mais

IMPACTOS DAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA NA ROTINA FISCAL DAS EMPRESAS

IMPACTOS DAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA NA ROTINA FISCAL DAS EMPRESAS IMPACTOS DAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA NA ROTINA FISCAL DAS EMPRESAS A pesquisa Muito se fala sobre as mudanças na legislação tributária e é certo de que estas sempre impactam na rotina fiscal

Leia mais

*Aderbal Nicolas Müller **Everson Luiz Breda Carlin. ,1752'8d 2

*Aderbal Nicolas Müller **Everson Luiz Breda Carlin. ,1752'8d 2 $6(;,*Ç1&,$6'20(5&$'2($*(67 2'((035(6$6)$0,/,$5(6 *Aderbal Nicolas Müller **Everson Luiz Breda Carlin,1752'8d 2 A experiência dos autores com empresas familiares surgiu em processos de avaliação de empresas

Leia mais

FLUXO DE CAIXA. Entradas a) contas à receber b) empréstimos c) dinheiro dos sócios

FLUXO DE CAIXA. Entradas a) contas à receber b) empréstimos c) dinheiro dos sócios FLUXO DE CAIXA É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados nas projeções econômico-financeiras atuais

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 20 (R1) Custos de Empréstimos

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 20 (R1) Custos de Empréstimos COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 20 (R1) Custos de Empréstimos Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 23 (IASB BV 2011) Índice OBJETIVO 1 Item ALCANCE 2

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais