PORTO MARAVILHA CULTURA E INDÚSTRIA CRIATIVA

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PORTO MARAVILHA CULTURA E INDÚSTRIA CRIATIVA"

Transcrição

1 PORTO MARAVILHA CULTURA E INDÚSTRIA CRIATIVA ALBERTO SILVA AGOSTO 2014

2 Quebra de Paradigmas Modelagem financeira inovadora, sem aplicação de recurso público Valorização do patrimônio histórico e cultural Valorização do Centro da Cidade como local de moradia Novo conceito de mobilidade urbana

3 Região Portuária em

4 Área com aterro século XX 4 4

5 Lugar de oportunidades Área com Cepacs 1,2 milhão m², com acréscimo de 4 milhões m² Área sem Cepacs (APAC SAGAS Preservação) 3,8 milhões m² Cerca de 1,5 mil imóveis passíveis de retrofit (reforma e modernização) - maioria privados

6 Bens Tombados Mais de 70 bens tombados na Área de Especial Interesse Urbanístico (AEIU)

7 Novos Empreendimentos Empreendimentos na Área de Especial Interesse Urbanístico do Porto Maravilha Confira informações sobre cada empreendimento em

8 Pedra do Sal Antes do grande aterro na região portuária, em 1906, a Pedra do Sal ficava diante de uma praia. Ali, o sal era descarregado por escravos nos cais de atracação e trapiches de onde veio o nome. A partir da segunda metade do século 19, nos degraus escavados na rocha, os estivadores reuniam-se para cantar e dançar. Até hoje, o lugar atrai os amantes do samba.

9 Galpões da Gamboa Aos pés do Morro da Providência e vizinhos à Cidade do Samba, os Galpões da Gamboa já foram marcos da riqueza do Ciclo do Café. Após quatro décadas desativado, o espaço de 18 mil metros quadrados (os dois galpões e um pátio central) foi restaurado pelo programa Porto Maravilha Cultural e oferece ótima estrutura para manifestações e eventos culturais na Região Portuária.

10 Igreja de São Francisco da Prainha A Igreja de São Francisco da Prainha, em restauração pelo programa Porto Maravilha Cultural, abre as portas do canteiro de obras nos fins de semana para que curiosos possam acompanhar as intervenções de perto. Visita guiada apresenta detalhes de todo o processo de recuperação. Moradores e frequentadores podem colaborar na apresentação de fotos, arquivos pessoais e objetos para complementar a exposição no canteiro de obras e, no futuro, compor um livro sobre o restauro e a história de uma das mais antigas igrejas do Rio de Janeiro.

11 Talma Fundada em 1879, a Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma, na Saúde, detém o título de primeira escola de arte dramática brasileira. Funcionou regularmente até a metade da década de 80 como ponto de encontro e de programação de bailes, festas e reuniões sociais. O imóvel na Rua do Propósito números 18 e 20 foi interditado pela Defesa Civil em 2012 por perigo de desabamento. Em 2013, com nova diretoria eleita, veio a boa notícia: a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), por meio do programa Porto Maravilha Cultural, assumiu a reconstrução da sede do clube, respeitando o projeto de fachada original.

12 Praça da Harmonia No fim da Rua Sacadura Cabral, no Bairro da Saúde, a Praça da Harmonia testemunhou importantes acontecimentos na cidade, como a Revolta da Vacina. Hoje cenário perfeito para a Orquestra de Pernas de Pau, o desfile do Cordão do Prata Preta e das manifestações de Arte Pública, tem intensa programação cultural.

13 Cais do Valongo e da Imperatriz A Intendência Geral de Polícia da Corte do Rio de Janeiro construiu o Cais do Valongo em 1811 para tirar desembarque e comércio de africanos escravizados da Rua Direita (1º de Março). Remodelado em 1843 para receber a princesa Teresa Cristina Maria de Bourbon, noiva de dom Pedro II, tornou-se Cais da Imperatriz. Aterrado em 1911, foi redescoberto nas obras do Porto Maravilha e aberto à visitação.

14 Centro Cultural Ação da Cidadania Construído em 1871 por André Rebouças foi o primeiro Armazém da Região Portuária do Rio de Janeiro. A programação regular promove o gosto pelas artes, o debate, a formação de plateia e o intercâmbio cultura. Apoio do Prêmio Porto Maravilha Cultural a diversos cursos.

15 Museu de Arte do Rio Inaugurado em 1º de março de 2013 pela Prefeitura do Rio na Praça Mauá e composto por dois prédios, o Palacete Dom João VI e a Escola do Olhar, o museu une dimensões históricas e contemporâneas da arte do Rio. Sua missão é inscrever a arte no ensino público.

16 Cemitério Pretos Novos O sítio arqueológico foi descoberto em 1996, quando moradores reformavam a casa. Arqueólogos identificaram milhares de fragmentos de restos mortais de jovens, homens, mulheres e crianças, africanos recém-chegados, os pretos novos. Hoje, a casa é sede do Instituto Pretos Novos, centro cultural para o resgate da história da cultura africana.

17 Centro Cultural José Bonifácio Inaugurado em 1877, foi o primeiro colégio público da América Latina. Construído por ordem de Dom Pedro II para a educação da comunidade carente da região portuária, fazia parte do conjunto das escolas do imperador. Desativado em 1977, deu lugar à Biblioteca Popular Municipal da Gamboa. Restaurado pelo programa Porto Maravilha Cultural, o palacete é um centro de referência da cultura afro-brasileira.

18 Fábrica de Espetáculos A Fábrica de Espetáculos do Theatro Municipal ocupará o antigo armazém de metros quadrados da empresa Paranapanema Metais na Avenida Rodrigues Alves. O espaço reunirá todo o acervo do Theatro e oferecerá diversos cursos de profissionalização para produção de espetáculos e, ainda, réplica do palco principal da grande sala da Cinelândia para pequenas apresentações. De frente para o passeio público aberto pelas obras do Porto Maravilha, no futuro, o prédio será integrado a área de convivência de pedestres, ciclovias e Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

19 Armazém da Utopia Casa da Companhia Ensaio Aberto, o galpão centenário de 5 mil metros quadrados é espaço múltiplo e dinâmico que sedia eventos culturais, como o Festival do Rio, o Rio H2K e o Tudo é Jazz no Porto, além de produções na área da música, da dança e das artes visuais.

20 Incubadora Afro Brasileira Criada em 2004 com base na experiência desenvolvida pelo Centro de Estudos e Assessoria Empresarial (CEM / IPDH) desde 1991, a Incubadora Afro Brasileira é a primeira incubadora de empresas com abordagem étnica no Brasil. Tem como objetivo desenvolver o papel econômico da população negra por meio da implementação de Planos de Negócios. Apoia empresas em mais de 20 cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

21 Fábrica da Bhering Com a desativação da fábrica de chocolates do Morro do Pinto nos anos 90, donos do imóvel começaram a alugar espaços e salas para artistas da indústria criativa. Aos poucos, chegaram designers, pintores, escritórios de comunicação, fotógrafos, arquitetos e editora. Hoje a Associação Criativa Orestes 28 planeja suas ações para fazer parte do processo de transformação da Região Portuária. Projeto Em Torno da Fábrica tem patrocínio do Porto Maravilha Cultural.

22 Comerciantes de bares e restaurantes tradicionais dos morros da Providência e do Pinto se uniram e criaram o movimento Sabores do Porto. Em 2013, lançaram o primeiro de gastronomia.

23 O Projeto Mauá abre portas aos moradores e visitantes admiradores da arte no Morro da Conceição. Oficinas gratuitas para moradores da região e abertura dos ateliês dos artistas locais.

24 Liga de Blocos da Zona Portuária

25 Agenda Cultural Valorização do patrimônio cultural imaterial R$ 4 milhões em prêmios para 34 projetos culturais na região.

26 Agenda Cultural Agosto 1ª semana 8 de agosto Cabaré do Porto: Workshop na Casa Amarela, das 17h às 20h Festival Cais do Porto Musical: Espaço Cultural Ação da Cidadania, às 19h 9 de agosto Cabaré do Porto: Workshop na área externa da Casa Amarela, ás 17h Oficina de História na Zona Portuária: Cais do Valongo, às 10h Mystérios e Novidades do Porto: Oficinas, Rua Pedro Ernesto, 21, das 10 às 13h

27 Agenda Cultural Agosto 2ª semana 11 de agosto Associação Veia Cultural: Roda de samba de mãos dadas, Pedra do Sal, às 19h Cinema em Movimento: Exibição de filme, Escola Darcy Vargas Projeto Som e Samba Carioca: Aula de percussão, Quadra do Fala Meu Loro, manhã e tarde 12 de agosto Galpão Gamboa: Arte na Escola, Teatro para terceira idade, crianças e adolescentes, Rua da Gamboa, 279, das 13h às 18h Cinema em Movimento: Exibição de filme, Escola Darcy Vargas Mystérios e Novidades do Porto: Oficinas, Rua Pedro Ernesto, 21, das 17h às 20h Som e Samba Carioca: Aulas de samba, Quadra do Fala Meu Loro, manhã e tarde 13 de agosto Arte na Gamboa: Dança Folclórica para adolescentes e terceira idade, das 15h às 17h Cinema em Movimento: Exibição de filme, Escola Darcy Vargas Oficina de História na Zona Portuária: Arquétipos de Oxum, Instituto Pretos Novos, às 14h Som e Samba Carioca: Aulas de samba, Quadra do Fala Meu Loro, manhã e tarde 14 de agosto Cinema em Movimento: Exibição de filme, Escola Darcy Vargas Oficina de História na Zona Portuária: História Indígena, Instituto Pretos Novos, às 14h Mystérios e Novidades do Porto: Oficinas, Rua Pedro Ernesto, 21, das 17h às 20h Som e Samba Carioca: Aulas de samba, Quadra do Fala Meu Loro, manhã e tarde

28 Agenda Cultural Agosto 2ª semana 15 de agosto Cabaré do Porto: Workshop nos Galpões da Gamboa, das 17h às 20h Cinema em Movimento: Exibição de filme, Escola Darcy Vargas Oficina de História na Zona Portuária: Contos, CCJB, às 14h Som + Eu: Show, Instituto Central do Povo, às 18h 16 de agosto O Porto Importa: Roda de Saberes, Cais do Valongo, às 10h Cabaré do Porto: Workshop nos Galpões da Gamboa Mystérios e Novidades do Porto: Oficinas, Rua Pedro Ernesto, 21, das 10h às 13h 17 de agosto Mystérios e Novidades do Porto: Procissão, Praça da Harmonia

29 Agenda Cultural Agosto 3ª semana 18 de agosto Associação Veia Cultural: Roda de samba de mãos dadas, Pedra do Sal, às 19h Cinema em Movimento: Exibição de filme, Escola Darcy Vargas Projeto Som e Samba Carioca: Aula de percussão, Quadra do Fala Meu Loro, manhã e tarde 19 de agosto Associação Veia Cultural: Roda de samba de mãos dadas, Pedra do Sal, às 19h Arte na Gamboa: Dança Folclórica para adolescentes e terceira idade, das 13h às 19h Cinema em Movimento: Exibição de filme, Escola Darcy Vargas Mystérios e Novidades do Porto: Oficinas, Rua Pedro Ernesto, 21, das 17h às 20h Projeto Som e Samba Carioca: Aula de percussão, Quadra do Fala Meu Loro, manhã e tarde 20 de agosto Projeto Som e Samba Carioca: Aula de percussão, Quadra do Fala Meu Loro, manhã e tarde Arte na Gamboa: Dança Folclórica para adolescentes e terceira idade, Rua da Gamboa, das 15h às 17h Cinema em Movimento: Exibição de filme, Escola Darcy Vargas Oficina de História na Zona Portuária: Contos, Instituto Pretos Novos, às 14h Projeto Som e Samba Carioca: Aula de percussão, Quadra do Fala Meu Loro, manhã e tarde

30 Agenda Cultural Agosto 3ª semana 21 de agosto Cinema em Movimento: Exibição de filme, Escola Darcy Vargas Oficina de História na Zona Portuária: História do Sagrado, CCJB, às 14h Mystérios e Novidades do Porto: Oficinas, Rua Pedro Ernesto, 21, das 17h às 20h Projeto Som e Samba Carioca: Aula de percussão, Quadra do Fala Meu Loro, manhã e tarde 22 de agosto Cabaré do Porto: Workshop, Cia de Mystérios, das 11h às 20h Cinema em Movimento: Exibição de filme, Escola Darcy Vargas Oficina de História na Zona Portuária: CCJB, às 14h 23 de agosto Cabaré do Porto: Apresentação, Praça da Harmonia, às 17h Mystérios e Novidades do Porto: Oficinas, Rua Pedro Ernesto, 21, das 10h às 13h

31 Agenda Cultural Agosto 4ª semana 25 de agosto Associação Veia Cultural: Roda de samba de mãos dadas, Pedra do Sal, às 19h Projeto Som e Samba Carioca: Aula de percussão, Quadra do Fala Meu Loro, manhã e tarde 26 de agosto Arte na Gamboa: Teatro para adolescentes e terceira idade, das 13h às 19h Mystérios e Novidades do Porto: Oficinas, Rua Pedro Ernesto, 21, das 17h às 20h Projeto Som e Samba Carioca: Aula de samba, Quadra do Fala Meu Loro, manhã e tarde 27 de agosto Arte na Gamboa: Dança Folclorica para adolescentes e terceira idade, Rua da Gamboa, 279, das 13h às 19h Mystérios e Novidades do Porto: Oficinas, Rua Pedro Ernesto, 21, das 17h às 20h Projeto Som e Samba Carioca: Aula de percussão, Quadra do Fala Meu Loro, manhã e tarde

32 Agenda Cultural Agosto 4ª semana 28 de agosto Mystérios e Novidades do Porto: Oficinas, Rua Pedro Ernesto, 21, das 17h às 20h Projeto Som e Samba Carioca: Aula de samba, Quadra do Fala Meu Loro, manhã e tarde 29 de agosto Cabaré do Porto: Workshop, Sede da AMANCO, das 17h às 20h Oficina de História na Zona Portuária: CCJB, às 14h Som + Eu: Show, EM Benjamim Galotti, às 14h 30 de agosto Cabaré do Porto: Apresentação, Praça Leopoldo Martins, às 17h Oficina de História na Zona Portuária: Cais do Valongo, às 10h Mystérios e Novidades do Porto: Oficinas, Rua Pedro Ernesto, 21, das 10h às 13h

33 Apoio ao micro e pequeno empresário Geração de empregos Formação profissional Mais de pessoas formadas em cursos e encaminhadas ao mercado de trabalho

34 Transformar é Preciso!

Prefeitura cria Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana

Prefeitura cria Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana Prefeitura cria Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana Porto Maravilha inicia obra de restauração do Centro Cultural José Bonifácio, casarão histórico que integra pontos de

Leia mais

Operação Urbana Porto Maravilha

Operação Urbana Porto Maravilha Operação Urbana Porto Maravilha versão janeiro de 2016 Localização estratégica Aeroporto Internacional Tom Jobim 11 km Oceano Atlântico Maracanã 5 km Aeroporto Santos Dumont 2 km Corcovad o 7 km Copacabana

Leia mais

Operação Urbana Porto Maravilha Permanências e Mudanças Alberto Silva Cdurp

Operação Urbana Porto Maravilha Permanências e Mudanças Alberto Silva Cdurp Operação Urbana Porto Maravilha Permanências e Mudanças Alberto Silva Cdurp Rio de Janeiro, outubro, 2012 RIO: MOMENTO ÚNICO Rio + 20 450 Anos da Cidade do Rio de Janeiro 2012 2013 2014 2015 2016 LOCALIZAÇÃO

Leia mais

Operação Urbana Porto Maravilha: Transformações Urbanas, Sustentabilidade e Inclusão Socioprodutiva

Operação Urbana Porto Maravilha: Transformações Urbanas, Sustentabilidade e Inclusão Socioprodutiva Operação Urbana Porto Maravilha: Transformações Urbanas, Sustentabilidade e Inclusão Socioprodutiva Rio de Janeiro, Setembro de 2012 RIO: MOMENTO ÚNICO Rio + 20 450 Anos da Cidade do Rio de Janeiro 2012

Leia mais

A Função da PPP na Operação Urbana Porto Maravilha Jorge Arraes Presidente da CDURP

A Função da PPP na Operação Urbana Porto Maravilha Jorge Arraes Presidente da CDURP A Função da PPP na Operação Urbana Porto Maravilha Jorge Arraes Presidente da CDURP RIO: MOMENTO ÚNICO Rio + 20 450 Anos da Cidade do Rio de Janeiro 2012 2013 2014 2015 2016 Taxa de ocupação de imóveis

Leia mais

ANEXO II PLANO DE TRABALHO

ANEXO II PLANO DE TRABALHO ANEXO II PLANO DE TRABALHO Objetivo: Inaugurado em 14 de março de 1877, o Centro Cultural José Bonifácio foi o primeiro colégio público da América Latina. Construído por ordem de D. Pedro II para a educação

Leia mais

OUC Região Porto do Rio de Janeiro

OUC Região Porto do Rio de Janeiro OUC Região Porto do Rio de Janeiro Seminário Construção Sustentável Propostas de Diálogo e de Ação para a Sustentabilicade Salvador - Outubro/2011 Objetivo da Operação Urbana Consorciada O Porto Maravilha

Leia mais

Localização Estratégica

Localização Estratégica PORTO MARAVILHA Localização Estratégica Aeroporto Internacional Tom Jobim 11 km Oceano Atlântico Maracanã 5 km Aeroporto Santos Dumont 2 km Corcovado 7 km Copacabana 8 km Pão de Açúcar 6 km Perímetro Porto

Leia mais

Operação Urbana Porto Maravilha

Operação Urbana Porto Maravilha Operação Urbana Porto Maravilha AGENDA 1. VISÃO GERAL DO PROJETO PORTO MARAVILHA 2. MODELAGEM FINANCEIRA 1. ARCABOUÇO JURÍDICO 2. ESTUDOS TÉCNICOS 3. MODELAGEM DA PPP 4. RECEITAS X DESPESAS 5. LEILÃO DOS

Leia mais

CDURP. Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro. Relatório Trimestral de Atividades. Período Janeiro - Março / 2011

CDURP. Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro. Relatório Trimestral de Atividades. Período Janeiro - Março / 2011 Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro Relatório Trimestral de Atividades Sumário Executivo Período Janeiro - Março / 2011 Este relatório apresenta os principais resultados

Leia mais

Local: Cais do Valongo Rio de Janeiro - (RJ)

Local: Cais do Valongo Rio de Janeiro - (RJ) Local: Cais do Valongo Rio de Janeiro - (RJ) Em 1774, o Vice-Rei Marquês do Lavradio determinou que passasse a ficar fora dos limites da cidade do Rio de Janeiro o comércio de africanos. O novo local escolhido

Leia mais

INICIATIVAS PREMIADAS

INICIATIVAS PREMIADAS INICIATIVAS PREMIADAS Gestão Pública 1º LUGAR Programa de Valorização das Culturas Regionais: Cultura em Movimento Secretaria da Cultura do Estado do Ceará 184 municípios (CE) A iniciativa surgiu em 2003

Leia mais

Salvador (BA) - Museu de Arte Moderna é reformado

Salvador (BA) - Museu de Arte Moderna é reformado Salvador (BA) - Museu de Arte Moderna é reformado Museu de Arte Moderna. Um dos principais cartões-postais de Salvador, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), localizado no Solar do Unhão, será reinaugurado

Leia mais

CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE

CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE APRESENTAÇÃO O Banrisul é agente viabilizador de iniciativas comunitárias, valorizando e apoiando atitudes que impactam sobre a qualidade de vida da comunidade gaúcha. Confirmando o seu compromisso histórico

Leia mais

Nela foi erguido o Cemitério dos Ingleses, um dos mais antigos cemitérios do

Nela foi erguido o Cemitério dos Ingleses, um dos mais antigos cemitérios do ALGUMAS NOTAS SOBRE O CENTRO HISTÓRICO DO RIO DE JANEIRO: A PEQUENA ÁFRICA (*) BAIRRO DA GAMBOA Luiz Antônio da Costa Chaves Bairro localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro, habitado principalmente

Leia mais

as s FESTIVAL DE ARTES

as s FESTIVAL DE ARTES as s ARTES MÚSICA WORKSHOPS SOLIDÁRIO FESTIVAL DE ARTES Festival ASAS Apresentação: ATB e Município de Penela Conceito Método Objetivos Cronograma/programação Projetos de intervenção social A região de

Leia mais

Currículo Artístico Profissional

Currículo Artístico Profissional Currículo Artístico Profissional Nome artístico: Camilo Gan RG: MG-9.159.533 / CPF: 048.987.816-40 / PIS: 126.98583.12-8 Tel. (031) 988128277 E-mail: maodetambor@hotmail.com Nascido em 1980 em Belo Horizonte

Leia mais

Esta apresentação foi realizada no âmbito do projeto Moradia é Central durante o seminário do projeto no Rio de Janeiro.

Esta apresentação foi realizada no âmbito do projeto Moradia é Central durante o seminário do projeto no Rio de Janeiro. Esta apresentação foi realizada no âmbito do projeto Moradia é Central durante o seminário do projeto no Rio de Janeiro. Data: dia 29 de junho de 2009 Local: IAB Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento

Leia mais

No ritmo da criação OPORTUNIDADE

No ritmo da criação OPORTUNIDADE Shutterstock POR BRUNO MORESCHI No ritmo da criação Nosso país ainda caminha a passos lentos quando o assunto é economia criativa. Mas as incubadoras podem ajudar a recuperar o tempo perdido Da música

Leia mais

MOVE CULTURA FUNDO MUNICIPAL DO IDOSO

MOVE CULTURA FUNDO MUNICIPAL DO IDOSO MOVE CULTURA FUNDO MUNICIPAL DO IDOSO O QUE É Os recursos do Fundo são destinados ao atendimento de políticas, programas e ações voltadas à proteção especial da pessoa idosa. Objetiva também facilitar

Leia mais

Instituto de Arqueologia constrói castelo islâmico em Anchieta, no Rio de Janeiro (RJ), e atrai interessados

Instituto de Arqueologia constrói castelo islâmico em Anchieta, no Rio de Janeiro (RJ), e atrai interessados Instituto de Arqueologia constrói castelo islâmico em Anchieta, no Rio de Janeiro (RJ), e atrai interessados Instituto mantém o Museu da Humanidade com itens que mostram a evolução do homem. Crianças fazem

Leia mais

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 096

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 096 Eventos Culturais PROGRAMA Nº - 096 Levar cultura à população através de shows musicais, espetáculos teatrais, poesia, oficinas de teatro, música, artesanato, artes plásticas e outros. Contratar empresas

Leia mais

O PORTO MARAVILHA e os Desafios da Reintegração Econômica da Região na Dinâmica da Cidade BOLETIM SEMESTRAL Nº 03 JULHO DE 2013 RIO DE JANEIRO

O PORTO MARAVILHA e os Desafios da Reintegração Econômica da Região na Dinâmica da Cidade BOLETIM SEMESTRAL Nº 03 JULHO DE 2013 RIO DE JANEIRO O PORTO MARAVILHA e os Desafios da Reintegração Econômica da Região na Dinâmica da Cidade BOLETIM SEMESTRAL Nº 03 JULHO DE 2013 RIO DE JANEIRO SEBRAE/RJ Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do

Leia mais

Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados

Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados CURTA-SE VIII Festival Ibero-Americano de Curtas-Metragens de Sergipe Protocolo: 4 Proponente: Centro de Estudos Casa Curta-SE Estado do Proponente:

Leia mais

Advogado militante e cientista social. Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC-SP. Conselheiro da OAB-RJ e Presidente da sua Comissão de

Advogado militante e cientista social. Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC-SP. Conselheiro da OAB-RJ e Presidente da sua Comissão de Advogado militante e cientista social. Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC-SP. Conselheiro da OAB-RJ e Presidente da sua Comissão de Direito Ambiental. Membro da CONDA ( Comissão de Direito

Leia mais

InfoReggae - Edição 17 Grupos: Makala Música & Dança 01 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 17 Grupos: Makala Música & Dança 01 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

Paraná - Escolas estaduais tombadas vão passar por obras de restauro

Paraná - Escolas estaduais tombadas vão passar por obras de restauro Paraná - Escolas estaduais tombadas vão passar por obras de restauro Colégio Estadual do Paraná. Foto: Hedeson Alves Estudar na mesma sala de aula onde os avôs, pais e irmãos aprenderam a ler e escrever.

Leia mais

Tabela para classificação de ações de extensão

Tabela para classificação de ações de extensão Tabela para classificação de ações de extensão Linha de Extensão 1. Alfabetização, leitura e escrita Formas mais freqüentes de operacionalização Alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos;

Leia mais

CDURP Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro. Relatório Trimestral de Atividades. Período Abril - Junho / 2011

CDURP Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro. Relatório Trimestral de Atividades. Período Abril - Junho / 2011 CDURP Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro Relatório Trimestral de Atividades Sumário Executivo Período Abril - Junho / 2011 O período entre 1 de Abril e 30 de Junho

Leia mais

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. PASTA P R O E R S

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. PASTA P R O E R S UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. PASTA P R O E R S São Paulo ( ) / Minas Gerais ( ) 2011 1 P R O E R S 1. TÍTULO DO PROJETO (de acordo com a Linha de Extensão) : 2. ACADÊMICO:

Leia mais

Página 2. categoria GESTOR PÚBLICO 1º LUGAR:

Página 2. categoria GESTOR PÚBLICO 1º LUGAR: Página 1 categoria GESTOR PÚBLICO Revista Tu Visse?!: registrando e divulgando o patrimônio imaterial da comunidade pesqueira Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas Bombinhas, SC, 2005 Criada em 2005,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. Ações Inclusivas de Sucesso

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. Ações Inclusivas de Sucesso Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Anais III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Ações Inclusivas de Sucesso Belo Horizonte 24 a 28 de maio de 2004 Realização: Pró-reitoria de Extensão

Leia mais

Piracicaba (SP) - Condephaat aprova estudos para tombamento do Clube 13 de Maio

Piracicaba (SP) - Condephaat aprova estudos para tombamento do Clube 13 de Maio Piracicaba (SP) - Condephaat aprova estudos para tombamento do Clube 13 de Maio Local apresenta elementos importantes para a história paulista, com ênfase para a cultura negra. Isabela Borghese/JP Foto:

Leia mais

Com revitalização da Zona Portuária, Centro do Rio pode voltar a ser opção de moradia

Com revitalização da Zona Portuária, Centro do Rio pode voltar a ser opção de moradia Com revitalização da Zona Portuária, Centro do Rio pode voltar a ser opção de moradia Coração da cidade perdeu 120 mil moradores em 40 anos, segundo dados do IBGE. Reabitá-lo é um desafio para o poder

Leia mais

Bens em regime de proteção municipal COMPHAC

Bens em regime de proteção municipal COMPHAC Bens em regime de proteção municipal COMPHAC Casarão Nhonhô dos Santos Resolução de Tombamento: nº 07, de 25/10/1989. Decreto: nº 3.668, de 19/12/1991. Localização: Praça Barão de Araras, 372 - Centro

Leia mais

intervenções e empreendimentos na ÁREA CENTRAL

intervenções e empreendimentos na ÁREA CENTRAL intervenções e empreendimentos na ÁREA CENTRAL agosto 2009 SUB-SÉ área: 2.620 ha população: 348.852 SANTA CECÍLIA área: 390ha população: 64.285 BOM RETIRO área: 400 ha população: 28.371 PARI área: 290

Leia mais

EU PRATICO O BEM-ESTAR

EU PRATICO O BEM-ESTAR EU PRATICO O BEM-ESTAR LAZER EDUCAÇÃO BEM-ESTAR CULTURA Venha Viver o Sesc na Semana do Comércio em Movimento. Participe de atividades gratuitas: cursos, palestras, oficinas, minicursos, apresentações,

Leia mais

Informações Importantes Evento Sarau Nacional em Porto Alegre

Informações Importantes Evento Sarau Nacional em Porto Alegre Informações Importantes Evento Sarau Nacional em Porto Alegre Local do Evento: Usina do Gasômetro Desde 1991 a Usina do Gasômetro funciona como Centro Cultural. Os 18 mil metros quadrados de área abrigam

Leia mais

Gravataí - 2025 Desafios e possibilidades para uma vida melhor. CENTRO

Gravataí - 2025 Desafios e possibilidades para uma vida melhor. CENTRO CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE COLEGIO CENECISTA NOSSA SENHORA DOS ANJOS GRAVATAÍ - RS Gravataí - 2025 Desafios e possibilidades para uma vida melhor. CENTRO Gravataí, Abril de 2015. CAROLINA

Leia mais

Meio: Jornal Dez Minutos. Editoria: Economia Caderno: Seu Bolso Data: 12/08/15

Meio: Jornal Dez Minutos. Editoria: Economia Caderno: Seu Bolso Data: 12/08/15 Meio: Jornal Dez Minutos Editoria: Economia Caderno: Seu Bolso Data: 12/08/15 Meio: Diário do Amazonas Editoria: Economia Caderno: - Data: 12/08/15 Meio: Portal do Holanda Editoria: Amazonas Hora: 15:57h

Leia mais

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura PLANO ESTADUAL DA CULTURA Matriz Situacional da Cultura Fórum de Planejamento Regional Cidade Sede: Aranranguá 29 e 30 de agosto de 2012 Priorização de Diretrizes e Ações Objetivo: Discussão da proposta

Leia mais

1. Portos de Chegada, locais de quarentena e venda

1. Portos de Chegada, locais de quarentena e venda 1. Portos de Chegada, locais de quarentena e venda A execução do tráfico atlântico de africanos escravizados envolveu a construção de portos, locais de quarentena e venda de africanos recém-chegados nas

Leia mais

Olá! Vamos lá? A viagem vai começar!

Olá! Vamos lá? A viagem vai começar! Olá! Com este guia exclusivo desenvolvido pelo Hotel Chácara do Mosteiro você terá um roteiro de viagem no litoral de São Paulo. Reunimos para você 10 lugares para você visitar enquanto estiver na Litoral

Leia mais

IQV INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA SUMÁRIO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA JOINVILLE, FLORIANÓPOLIS, BLUMENAU, CHAPECÓ, TUBARÃO

IQV INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA SUMÁRIO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA JOINVILLE, FLORIANÓPOLIS, BLUMENAU, CHAPECÓ, TUBARÃO IQV INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA SUMÁRIO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA JOINVILLE, FLORIANÓPOLIS, BLUMENAU, CHAPECÓ, TUBARÃO Qualidade de vida é ter condições de vida plena, gozar de saúde e respeito,

Leia mais

Encontro de Saberes e Fazeres Populares 2015. A comemoração do Encontro de Saberes e Fazeres Populares deste ano homenageou o escritor Ariano Suassuna

Encontro de Saberes e Fazeres Populares 2015. A comemoração do Encontro de Saberes e Fazeres Populares deste ano homenageou o escritor Ariano Suassuna CEI NEWS Informativo do CEI Mirassol - Natal/RN Edição Agosto 2015 Encontro de Saberes e Fazeres Populares 2015 A comemoração do Encontro de Saberes e Fazeres Populares deste ano homenageou o escritor

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ARTE E CULTURA DE UBATUBA

FUNDAÇÃO DE ARTE E CULTURA DE UBATUBA RELATÓRIO PRÉ-CONFERÊNCIA REGIÃO SUL 1 - RESPONSÁVEL PELO EVENTO: 1. MUNICÍPIO: UBATUBA-SP. 2. ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO EVENTO: FUNDAÇÃO DE ARTE E CULTURA DE UBATUBA - FUNDART 3. ENDEREÇO DO ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Leia mais

1. Pateo do Collegio conhecia não conhecia não responderam 16 18 0. 1. Pateo do Collegio gostei não gostei não responderam 33 0 1

1. Pateo do Collegio conhecia não conhecia não responderam 16 18 0. 1. Pateo do Collegio gostei não gostei não responderam 33 0 1 1. Pateo do Collegio conhecia conhecia 16 18 0 1. Pateo do Collegio gostei gostei 33 0 1 Pateo do Collegio 3% Pateo do Collegio gostei 0% conhecia 53% conhecia 47% gostei 97% Por quê? Aprendi mais sobre

Leia mais

DIÁRIO Ano 1 n 01 Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul. DIÁRIO Ano 1 n 259 Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul SUPLEMENTO ESPECIAL

DIÁRIO Ano 1 n 01 Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul. DIÁRIO Ano 1 n 259 Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul SUPLEMENTO ESPECIAL SEXTA-FEIRA, 01/04/2011 DIÁRIO Ano 1 n 01 Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul www.aquies.com.br»» @folhadocaparao»» facebook.com/grupofolhadocaparao QUARTA-FEIRA, 15/02/2012 DIÁRIO Ano 1 n 259 Cachoeiro

Leia mais

REGULAMENTO GERAL IX FESTIVAL ESTADUAL NOSSA ARTE. CAPÍTULO I Dos Objetivos

REGULAMENTO GERAL IX FESTIVAL ESTADUAL NOSSA ARTE. CAPÍTULO I Dos Objetivos REGULAMENTO GERAL IX FESTIVAL ESTADUAL NOSSA ARTE CAPÍTULO I Dos Objetivos Art. 1º - Promover a arte através de apresentações e exposições em diversos gêneros artísticos, despertando o gosto pelas atividades

Leia mais

1 Festa do Peixe de São Lourenço do Sul é nesse final de semana

1 Festa do Peixe de São Lourenço do Sul é nesse final de semana 1 Festa do Peixe de São Lourenço do Sul é nesse final de semana É neste final de semana (13,14, e 15) de fevereiro em São Lourenço do Sul, a primeira edição da Festa do Peixe. Com o slogan Peixe no prato

Leia mais

Um evento que tem tudo para fazer parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.

Um evento que tem tudo para fazer parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro. O Rio Samba Cine é um festival de samba, com duração de quatro dias e uma programação que prevê exposição, rodas de samba, encontros musicais inéditos e revelação de compositores. No foyer do Cinema Odeon

Leia mais

LEI N 1299, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015.

LEI N 1299, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015. LEI N 1299, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015. APROVA O CALENDÁRIO DE EVENTOS DO MUNICÍPIO PARA O ANO DE 2016, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. BRAULIO MARCOS GARDA, Prefeito Municipal de Guabiju-RS, no uso de sua atribuições

Leia mais

B H onde. istórico. Projeto Cultural de Reintrodução do Bonde na Memória e na Paisagem de Porto Alegre

B H onde. istórico. Projeto Cultural de Reintrodução do Bonde na Memória e na Paisagem de Porto Alegre B H onde istórico Projeto Cultural de Reintrodução do Bonde na Memória e na Paisagem de Porto Alegre Apresentação Projeto Bonde Histórico O Projeto Bonde Histórico representa o esforço concentrado de diversas

Leia mais

Press Release 15 de fevereiro de 2013

Press Release 15 de fevereiro de 2013 Press Release 15 de fevereiro de 2013 O Instituto Sacatar tem a satisfação de anunciar a chegada de um novo grupo de seis artistas premiados, cada um, com um período de residência de oito semanas de duração

Leia mais

Mãos que Educam Boracéia Viva

Mãos que Educam Boracéia Viva Mãos que Educam Boracéia Viva Objetivo: Melhorar a qualidade de vida de 30% da população do bairro de Boracéia, através de conscientização, prática esportiva, e garantia dos direitos da criança e do adolescente,

Leia mais

Diretriz 1. Criar e desenvolver um Censo Geral da Cultura

Diretriz 1. Criar e desenvolver um Censo Geral da Cultura Diretriz 1. Criar e desenvolver um Censo Geral da Cultura Meta 1.1 Levantar e catalogar anualmente, dados e informações acerca da diversidade cultural, do município de Paranaguá; identificar a vocação

Leia mais

InfoReggae - Edição 16 Grupos: Orquestra AfroReggae 25 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 16 Grupos: Orquestra AfroReggae 25 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

PROJETO RODA DE CORDÉIS

PROJETO RODA DE CORDÉIS PROJETO RODA DE CORDÉIS Justificativa Os alunos do Centro Cultural Capoeira Cidadã buscam a Capoeira e as outras atividade da ONG por já terem uma forte afinidade com o ritmo, a música e a rima presentes

Leia mais

RIO - PETRÓPOLIS - CRISTO REDENTOR E PÃO DE AÇÚCAR (AÉREO+TERRESTRE) 08/05 a 10/05/15-03 Dias

RIO - PETRÓPOLIS - CRISTO REDENTOR E PÃO DE AÇÚCAR (AÉREO+TERRESTRE) 08/05 a 10/05/15-03 Dias RIO - PETRÓPOLIS - CRISTO REDENTOR E PÃO DE AÇÚCAR (AÉREO+TERRESTRE) 08/05 a 10/05/15-03 Dias PROGRAMAÇÃO DIA A DIA» 08/05/15 (Sexta) 1º dia PORTO ALEGRE / RIO DE JANEIRO / PETRÓPOLIS: Às 06h apresentação

Leia mais

CULTURA OBJETIVOS E METAS

CULTURA OBJETIVOS E METAS CULTURA OBJETIVOS E METAS 1. Garantir a participação juvenil na elaboração das políticas públicas na área de cultura com a participação de mais entidades e partidos políticos, via projetos e via mobilização

Leia mais

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura PLANO ESTADUAL DA CULTURA Matriz Situacional da Cultura Fórum de Planejamento Regional Cidade Sede: Tubarão 27 e 28 de agosto de 2012 Priorização de Diretrizes e Ações Objetivo: Discussão da proposta de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA PROGRAMA Nº- 042 PALCO SOBRE RODAS Projeto inspirado no clássico modelo de teatro itinerante, através da montagem de um palco móvel que percorre os bairros da cidade, levando cultura. Levar o Palco sobre

Leia mais

InfoReggae - Edição 15 Grupos: Afro Samba 18 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 15 Grupos: Afro Samba 18 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

Porto Alegre (RS) - Nasce um vilarejo criativo em Porto Alegre

Porto Alegre (RS) - Nasce um vilarejo criativo em Porto Alegre Porto Alegre (RS) - Nasce um vilarejo criativo em Porto Alegre O 4º Distrito, na zona Norte da Capital, começa a se transformar em um polo de negócios nas áreas de inovação, cultura e educação. Distrito

Leia mais

Maria-fumaça leva turistas a distrito em SP que parece cenário de novela

Maria-fumaça leva turistas a distrito em SP que parece cenário de novela Maria-fumaça leva turistas a distrito em SP que parece cenário de novela Distrito de Luís Carlos, em Guararema, que passou por processo de reestruturação; casas foram transformadas em comércios. Fotos:

Leia mais

Ministério da Cultura e a Ong. Sol do Vale. Apresentam:

Ministério da Cultura e a Ong. Sol do Vale. Apresentam: Ministério da Cultura e a Ong. Sol do Vale Apresentam: Divino Encontro História Cultura Tradição Divino Encontro História, Cultura e Tradição A Sol do Vale O Divino Encontro Órgãos e entidades parceiras

Leia mais

REQUERIMENTO (Do Sr. VICENTINHO )

REQUERIMENTO (Do Sr. VICENTINHO ) REQUERIMENTO (Do Sr. VICENTINHO ) Requer o envio de Indicação ao Poder Executivo, relativa à Escola de Samba Vai Vai do Estado de São Paulo como patrimônio imaterial da cultura do Brasil. Senhor Presidente:

Leia mais

2014: ANO ESTADUAL DA ÁGUA NO AMAPÁ

2014: ANO ESTADUAL DA ÁGUA NO AMAPÁ GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORA DE DESENVOLVIMENTO E NORMATIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NÚCLEO DE ASSESSORAMENTO TÉCNICO PEDAGÓGICO UNIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Leia mais

3.4 Patrimônio histórico e cultural O Pólo Costa do Delta conta com 18 bens tombados, sendo 17 em Teresina e 1 em Parnaíba. Destes, a totalidade é

3.4 Patrimônio histórico e cultural O Pólo Costa do Delta conta com 18 bens tombados, sendo 17 em Teresina e 1 em Parnaíba. Destes, a totalidade é 3.4 Patrimônio histórico e cultural O Pólo Costa do Delta conta com 18 bens tombados, sendo 17 em Teresina e 1 em Parnaíba. Destes, a totalidade é tombada em nível estadual, apenas um bem é tombado pela

Leia mais

Uma delícia de feira na magia das yabás

Uma delícia de feira na magia das yabás cardápio generoso Uma delícia de feira na magia das yabás Celebração à gastronomia negra lota Oswaldo Cruz, que, no ritmo do samba, recebe gente de todo o Rio e garante lucro de até R$ 3 mil às tias que

Leia mais

20 Anos de Tradição Carinho, Amor e Educação.

20 Anos de Tradição Carinho, Amor e Educação. Colégio Tutto Amore Colégio Sapience Carinho, Amor e Educação. Trabalhamos com meio-período e integral em todos os níveis de ensino. www.tuttoamore.com.br Nossa História No ano de 1993 deu-se o ponto de

Leia mais

Orientações sobre preenchimento de áreas e linhas de extensão no cadastro de atividades de extensão na UNIFAP

Orientações sobre preenchimento de áreas e linhas de extensão no cadastro de atividades de extensão na UNIFAP UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E AÇÕES COMUNITÁRIAS DEPARTAMENTO DE EXTENSAO Orientações sobre preenchimento de áreas e linhas de extensão no cadastro de atividades de extensão

Leia mais

BELO HORIZONTE Uma história contada pelos nomes de seus edifícios e por sua arquitetura

BELO HORIZONTE Uma história contada pelos nomes de seus edifícios e por sua arquitetura BELO HORIZONTE Uma história contada pelos nomes de seus edifícios e por sua arquitetura Realização p r o j e t o s O Projeto O projeto pretende editar um livro e realizar uma exposição multimídia sobre

Leia mais

Eduardo Paes Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro

Eduardo Paes Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro O Rio de Janeiro se prepara para fazer da Olimpíada um momento inesquecível em sua história. Cariocas e milhões de visitantes terão a oportunidade de conhecer o bem mais valioso da Cidade Olímpica: a riqueza

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: Área Temática: Casa de Cultura Villa Maria, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: Área Temática: Casa de Cultura Villa Maria, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários TÍTULO: CASA DE CULTURA VILLA MARIA AUTORES: Dálcio Ricardo de Andrade; João Vicente de Alvarenga; Marcelo Silva Sthel; Elba Suely Gomes Pessanha G. Mesquita e Danuza da Cunha Rangel. INSTITUIÇÃO: UENF

Leia mais

A invasão do funk: embates entre racismo e conhecimento na sala de aula

A invasão do funk: embates entre racismo e conhecimento na sala de aula CURSO EDUCAÇÃO, RELAÇÕES RACIAIS E DIREITOS HUMANOS VANESSA COUTO SILVA A invasão do funk: embates entre racismo e conhecimento na sala de aula SÃO PAULO 2012 Introdução Este trabalho buscará uma problematização

Leia mais

Samba, tours e folia. Uma seleção de diferentes serviços oferecidos pelo Carnaval Experience. Monte seu pacote.

Samba, tours e folia. Uma seleção de diferentes serviços oferecidos pelo Carnaval Experience. Monte seu pacote. Samba, tours e folia Uma seleção de diferentes serviços oferecidos pelo Carnaval Experience. Monte seu pacote. Índice TOURS... 4 OFICINAS... 16 FOLIAS... 22 MIX TOUR... 34 PETIT COMITÉ... 47 SHOWS...

Leia mais

LER E PERTENCER. Justificativa:

LER E PERTENCER. Justificativa: 1 LER E PERTENCER Justificativa: A Biblioteca Pública João XXIII possui mais de 70 anos de existência e funcionando desde 1981 no prédio da Casa da Cultura de Bom Jardim¹. O que durante um tempo foi uma

Leia mais

EIXO I GESTÃO CULTURAL DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

EIXO I GESTÃO CULTURAL DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Cultura: Anderson Beluzzo, Celso Peixoto, Dagma Castro, Elias Alcides Luciano, Guilhermina Stuker, João Alexandre

Leia mais

Mídia Kit 2016. Você é nosso convidado a mudar a forma como se relaciona com os seus clientes

Mídia Kit 2016. Você é nosso convidado a mudar a forma como se relaciona com os seus clientes Mídia Kit 2016 Você é nosso convidado a mudar a forma como se relaciona com os seus clientes Conceito Muito prazer, somos a Revista Viva Minas! Nos autodefinimos como um veículo de comunicação para leitores

Leia mais

Jornal Mural do Turista: estruturando alternativas para a informação 1

Jornal Mural do Turista: estruturando alternativas para a informação 1 Jornal Mural do Turista: estruturando alternativas para a informação 1 Thaís Holanda PRACIANO 2 Alejandro Vivanco SEPÚLVEDA 3 Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE RESUMO Produzido por alunos estagiários

Leia mais

EDUCAÇÃO PLANO MUNICIPAL DE ATIVIDADES EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO PLANO MUNICIPAL DE ATIVIDADES EDUCATIVAS EDUCAÇÃO Telefone: 259308100 - Fax: 259308161 email: geral@cm-vilareal.pt web: www.cm-vilareal.pt Página 1 37 A Escolar Este programa visa intervir em 3 vertentes: contexto de sala de aula, em tempo letivo,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CAMINHOS DO FRIO ROTA CULTURAL

PROGRAMAÇÃO CAMINHOS DO FRIO ROTA CULTURAL AREIA 19 a 25 de julho Frio, Cachaça e Arte PROGRAMAÇÃO CAMINHOS DO FRIO ROTA CULTURAL 20 a 24 de Julho Energia Corporal para o ator (manhã) Terça a 20 a 24 de julho Capoeira (manhã e tarde) Terça a 20

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DIRETOR: REGIONAL MATRIZ 19/03/2014 CURITIBA MARÇO/2014 Propostas do dia 19

Leia mais

VIVALEITURA 2014 Rodas de leitura, uma forma de brincar

VIVALEITURA 2014 Rodas de leitura, uma forma de brincar VIVALEITURA 2014 Rodas de leitura, uma forma de brincar Dados Gerais 1. Nome da Organização Grupo Pirilampo 2. Razão Social Grupo Pirilampo 3. CNPJ 08.237.163/0001-02 3. CNPJ da Organização 4. Informação

Leia mais

Articula JOVENS E O DESENVOLVIMENTO LOCAL. Andréia Beraldo Carolina Corção Izabel Martins Suellen Giovanoni

Articula JOVENS E O DESENVOLVIMENTO LOCAL. Andréia Beraldo Carolina Corção Izabel Martins Suellen Giovanoni Articula JOVENS E O DESENVOLVIMENTO LOCAL Andréia Beraldo Carolina Corção Izabel Martins Suellen Giovanoni Realização: Apoio: O ARTICULA foi um evento promovido pelo programa Jovens Profissionais do Desenvolvimento

Leia mais

Programação Cine Santander Cultural até 6 de maio

Programação Cine Santander Cultural até 6 de maio Nota de Imprensa Programação Cine Santander Cultural até 6 de maio Porto Alegre, 23 de abril de 2012 - Primeiro longa de Pedro Isaias Lucas que acompanha o cotidiano do lendário baterista Argus Montenegro

Leia mais

PLANO DE GOVERNO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE XAVANTINA PT

PLANO DE GOVERNO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE XAVANTINA PT PLANO DE GOVERNO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE XAVANTINA PT SAÚDE - Aquisição de Terreno para construção de uma Unidade Básica de Saúde em Linha das Palmeiras; - Adquirir novos Consultórios Odontológicos

Leia mais

CCR SPVias apoia maior pesquisa de hábitos culturais já feita em Sorocaba

CCR SPVias apoia maior pesquisa de hábitos culturais já feita em Sorocaba CCR SPVias apoia maior pesquisa de hábitos culturais já feita em Sorocaba Cerca de oito mil pessoas foram entrevistadas sobre os temas Cultura, Lazer e Esportes Com o patrocínio da CCR SPVias, a consultoria

Leia mais

INAUGURAÇÕES E AÇÕES NOS 160 ANOS DE ARACAJU

INAUGURAÇÕES E AÇÕES NOS 160 ANOS DE ARACAJU INAUGURAÇÕES E AÇÕES NOS 160 ANOS DE ARACAJU Data Horário Local Evento 07/03 9h Biblioteca Pública Biblioteca, que espaço é esse, na vida de todos nós? 08/03 7h Colina do Santo Antônio até a Sementeira

Leia mais

Ateliê Mathieu Duvignaud

Ateliê Mathieu Duvignaud Ateliê Mathieu Duvignaud Paisagem & Cultura Criações Press Ateliês Paris 39 rue liancourt 75014 Paris Tel: +33(0)1 43 21 48 51 Brasil 202 ayrton senna 59080-100 Natal, RN Tel: +55(84) 8127 2717 mathieuduvignaud.com

Leia mais

JOAQUIM ANTÔNIO MENDONÇA DE RIBEIRO

JOAQUIM ANTÔNIO MENDONÇA DE RIBEIRO S. José do Rio Preto JOAQUIM ANTÔNIO MENDONÇA DE RIBEIRO Diretor Regional do Secovi-SP São José do Rio Preto São José do Rio Preto Padrão urbanístico similar ao de cidades de grande porte; O maior aglomerado

Leia mais

Lista de Projetos Contemplados no Programa Integração Petrobras Comunidade

Lista de Projetos Contemplados no Programa Integração Petrobras Comunidade Lista de Projetos Contemplados no Programa Integração Petrobras Comunidade ITABORAÍ Projeto: Fábrica de Sonhos Nome da instituição: Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Itaboraí

Leia mais

P O R T O M A R A V I L H A

P O R T O M A R A V I L H A P O R T O M A R A V I L H A P O R T O M A R A V I L H A Porto do Rio Zona Portuária Hoje Da fundação aos dias de hoje Oficialmente, o Porto do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1910, o que impulsionou o

Leia mais

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, SECRETARIA DA CULTURA, MUSEU CASA DE PORTINARI E PREFEITURA MUNICIPAL DE BRODOWSKI APRESENTAM: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: De 1 a 10 Concurso de Desenho e Literário Local: Estabelecimentos

Leia mais

Música e políticas culturais em Goiânia: algumas reflexões

Música e políticas culturais em Goiânia: algumas reflexões Música e políticas culturais em Goiânia: algumas reflexões Márcia Terezinha Brunatto Bittencourt Mestranda em Música da Universidade Federal de Goiás e-mail: marciatbbittencourt@yahoo.com.br Sumário: A

Leia mais

MÊS global do. EMPREENDEDORismo. 05 DE novembro A 10 DE dezembro

MÊS global do. EMPREENDEDORismo. 05 DE novembro A 10 DE dezembro MÊS global do EMPREENDEDORismo 05 DE novembro A 10 DE dezembro PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA Praça do Diário em frente a Igreja de Santo Antônio Avenida Dantas Barreto, s/n Santo Antônio Recife /PE Cláudia Aguiar,

Leia mais

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Page 1 of 6 Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Por Mônica Marzano Fotos: Cris Torres Os 1.129 alunos do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila, em Manguinhos, na Zona Norte,

Leia mais

Elevar a Liga Acadêmica de Clínica Médica de Sobral (LACMS) à referência nacional nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão.

Elevar a Liga Acadêmica de Clínica Médica de Sobral (LACMS) à referência nacional nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão. APRESENTAÇÃO No intuito de qualificar estudantes e profissionais de diversas áreas da saúde, a Liga Acadêmica de Clínica Médica de Sobral (LACMS) está realizando no período de 16 a 19 de junho, no (),

Leia mais

FUNDO NACIONAL DE CULTURA. INVESTIMENTOS 2012 (1 a reunião)

FUNDO NACIONAL DE CULTURA. INVESTIMENTOS 2012 (1 a reunião) FUNDO NACIONAL DE CULTURA INVESTIMENTOS 2012 (1 a reunião) SEC Secretaria da Economia Criativa PROJETO CRIATIVA BIRÔ Financia a implantação de 9 dos 16 escritórios de Economia Criativa nas cidades-sede

Leia mais