Capítulo 5. Empreendimentos Hoteleiros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 5. Empreendimentos Hoteleiros"

Transcrição

1 Capítulo 5 Estrutura e Organização dos Empreendimentos Hoteleiros

2 A construção de estabelecimentos hoteleiros deve ser rigorosamente planeada, a fim de: Oferecer aos clientes um máximo de comodidade e conforto, e garantir a satisfação das suas necessidades da forma mais adequada. Permitir uma exploração eminentemente racional, isto é, assegurar um máximo de eficiência com um mínimo de custos operacionais. Garantir que o custo por quarto não excede o estritamente necessário, face ao produto final pretendido e sobretudo, não seja mais elevado do que o dos seus concorrentes.

3

4 Organização Estrutural

5 Consoante a maior ou menor exclusividade da sua utilização, as instalações dos estabelecimentos hoteleiros dividem-se em quatro grupos fundamentais: Instalações reservadas exclusivamente aos hóspedes, constituídas basicamente pelas unidades de alojamento: quartos, suites, apartamentos, moradias, bungalows, etc. Instalações destinadas aos hóspedes e clientes não residentes: recepção, portaria, salões, restaurantes, bares, salas de reuniões e banquetes, etc. Zonas ou locais de serviço: cozinhas, lavandaria, serviços técnicos, locais de armazenamento, instalações de pessoal, etc. Equipamentos desportivos, de saúde e animação: piscina, courts de ténis, campo de golfe, discoteca, health-club, lojas, etc.

6 A Missão

7 Missão É o suporte da identidade específica da organização e das grandes motivações da sua existência. Corporiza os traços distintivos da sua personalidade, o seu modo de estar, de agir e deserelacionaratodososníveis. Fornece as linhas gerais para a gestão, podendo ser alterada ao longo do tempo.

8 Missão Deve ser motivadora Deveserguiadaporumavisão Deve ser definida para um prazo Deve ser definida para um prazo dilatado.

9 Modelo de Missão Finalidade Que se traduz numa Lógica racional e comercial Lógica emocional e moral Estratégia, negócio, posição competitiva e competências distintivas Valores Padrões e comportamentos dos colaboradores

10 Missão Deverá permitir à empresa: Definir o seu propósito ou objectivo específico, evidenciando aquilo que distingue o hotel dos seus concorrentes. Estabelecer a filosofia que deverá servir de base às políticas do estabelecimento.

11 Missão do Hotel Garantir um razoável retorno do investimento aos proprietários; Proporcionar instalações e serviços de nível superior aos dos seus concorrentes na zona; Garantir a manutenção do emprego aos seus trabalhadores.

12 A Cultura das Empresas Hoteleiras Amálgama de experiências profissionais e humanas, de valores morais e convicções pessoais; Estruturafísica; Decoração e ambiente interiores; Modelos dos fardamentos dos trabalhadores e até o estilo de relacionamento destes entre si ecomosclientes; Os próprios serviços prestados pelos estabelecimentos hoteleiros.

13 Composição Física e Funções

14 A entrada do hotel A entrada principal de um estabelecimento hoteleiro deverá situar-se na fachada principal do edifício, devendo a sua localização ter em consideração: A orientação do sol e a preocupação de proteger a entrada do calor excessivo. Anecessidadedeevitarexporaentradaaosventos dominantes e a chuvadas fortes, tendo em conta a sua direcção habitual. O dever de facilitar o acesso de veículos automóveis em que os visitantes se façam transportar.

15 O Hall O Hall dos estabelecimentos hoteleiros, situado à entrada destes, corresponde à zona de transição entre o exterior e o interior do edifício, e antecede normalmente a passagem para o Lobby - zona de maiores dimensões que, por vezes, integra o próprio Hall.

16 GruposdeExploração

17 Organograma geral

18 A Recepção A recepção deverá situar-se, tanto quanto possível, junto da entrada principal do estabelecimento, em local imediatamente visível, admitindo-se que esta implantação é, em todos os casos, praticável.

19 Organograma do Front Office

20 A Recepção -Área da recepção Dimensão depende do nº de empregados; Nº de empregados depende da dimensão e categoria do estabelecimento, da maior ou menor extensão dos trabalhos a seu cargo, do número médio das chegadas e saídas diárias e da natureza e importância dos sistemas e equipamentos postos ao seu serviço; Terá que ter em consideração os grupos.

21 A Recepção -Área da recepção Funções: Operações de check-in e check-out Facturação Promoção e Vendas Reservas Escritório de apoio à Recepção

22 A Recepção -Balcão da recepção Poderá dividir-se em secções especializadas, de acordo com as funções a desempenhar ou os tipos de clientes a atender: Check-in Check-out Clientes individuais, ou clientes VIP Grupos Portaria/Informações Clientes deficientes motores

23 A Recepção -Escritório de Apoio ao Balcão o Destina-se a fornecer apoio às tarefas realizadas junto dos clientes, nomeadamente: Serviço de reservas Facturação e controlo Expediente geral Cofre-forte Guarda, em armários ou pequena divisão criada para o efeito, de material de escritório, formulários, material promocional, etc. Localização do comando e controlo de sistemas de alarme e detecção de incêndios, música ambiente, vídeo interno, poupança de energia, Pay-TV, etc. Instalação do equipamento de alimentação do sistema informático, central telefónica, quadro eléctrico, etc.

24 A Recepção - Mobiliário da recepção Balcão, secretárias, cadeiras, armários, móveisarquivos, ficheiros, etc. Noscasosemquesetenhaoptadoporsistemas manuais nos trabalhos de reserva e controlo de quartos, os estabelecimentos deverão dispor de: Room Rack, destinado a conhecer, em qualquer momento, a situação dos quartos (room status); Reservation Racks (Advance e Current Reservation Racks), na sala do serviço de reservas; Key Rack / Mail Rack quando a recepção e a portaria funcionam no mesmo local, entre outros.

25 A Caixa Nos estabelecimentos hoteleiros de excepcional capacidade, a Caixa deverá encontrar-se nitidamente separada da Recepção, embora em local contíguo a esta, por razões funcionais. Em alguns casos ocupa uma secção perfeitamente demarcada do balcão da Recepção. Noutros ainda, os trabalhos de «caixa» são simplesmente desempenhados pelos recepcionistas em qualquer ponto do balcão.

26 A Portaria As instalações da Portaria compreendem basicamente o local onde os porteiros desempenham o essencial das suas funções e a sala de bagagens. A Portaria deverá situar-se no Hall, dominando a entrada, em local de acesso fácil e intuitivo. A área destinada à Portaria deverá variar em função do número de empregados que ali deverão desempenhar funções.

27 O Átrio ou Lobby Funções do Lobby: Actividade social Circulação interna Recepção e acolhimento dos clientes Actividade de vendas Bengaleiro Instalações sanitárias

28 Divisão do departamento de quartos

29 Organograma do departamento de Housekeeping

30 Os Quartos o Localização dos Quartos o O planeamento dos andares dos estabelecimentos hoteleiros deverá compreender a definição dos elementos a incluir em cada um dos pisos destinados ao alojamento.

31 Os quartos aspectos a considerar Número de quartos e suites de cada tipo: quartos individuais, quartos de duas camas, quartos com cama Queen Size, quartos com cama King Size, suites, quartos para deficientes motores, quartos comunicantes, etc. Especificação dos diversos quartos-tipo e suites, incluindo a composição destas: número de salas e quartos, número de casas de banho, cozinha ou kitchenette, etc. CopadeandaresparausodopessoaldoRoomService. Espaço localizado a curta distância dos elevadores destinado à localização de vending machines e máquina de fazer gelo (dependendo da natureza, categoria e dimensão do estabelecimento).

32 Os quartos aspectos a considerar Escada principal. Escada de serviço. Escada de emergência (quando a estrutura do edifício e o comprimento dos corredores o exijam). Elevador(es) de clientes. Monta-cargas destinado ao transporte de pessoal, bagagens e materiais diversos. Monta-pratos, com paragem na copa de andar, para uso do pessoal do Room Service.

33 Quartos configuração e organização A configuração dos andares varia de acordo com as características do edifício, podendo optar-se por: Quartosdeambososladosdocorredor Quartosdeambososladosdocorredor Quartosdeumsóladodocorredor Torre, em que os quartos são agrupados à volta de uma coluna vertical de distribuição e serviço Átrio, com quartos de um único lado do corredor,aoredordoespaçodolobbyeatodaa altura do edifício.

34

35 Unidades de Alojamento (UA) Tipos de ocupação Single Double Ocupação tripla e Quádrupla Camas extras Berços Tipos de Configuração Standard Suite (VIP, upgrade) Acessibilidades para portadores de necessidades especiais

36 Unidades de Alojamento (UA) Designação de UA Fumadores/ não fumadores Numeração das UA O O primeiro número da UA indica o andar Geralmente os números impares ficam de um lado e os pares do outro Ajuda a equipa do hotel a reconhecer facilmente a localização de cada UA apenas pelo nº Sinalização Número 13

37 Unidades de Alojamento (UA) Verificação da Situação da UA Estado de Ocupação (ocupada, vaga, livre) Estado de Limpeza (suja, limpa) Estado de Funcionamento (Fora de serviço, em manutenção) Composição da UA

38

39

40 Os Quartos - Layout Antecâmara Área de dormir Área de trabalho Área de estar ou de relaxação Área de vestir / Guarda-roupa Casa de banho Balcão ou terraço

41

42

43

44 Os quartos - equipamentos Uma ou duas mesas-de-cabeceira, com pés, ou suspensas da parede (ou da cabeceira da cama). Armário-roupeiro, Porta-bagagens (luggage rack ou luggage stand), guardado geralmente no armário-roupeiro. Coffee Table, para o serviço de pequenos-almoços, sobretudo. Televisor, com canais de rádio, de dimensões variáveis segundo o tamanho do quarto, ou sala. Um ou mais telefones. Cofre individual (safe box ou guest safe). Relógio-despertador (com rádio ou não). Máquina de fazer café ou chá (coffee maker). Tábua e ferro de engomar Cabides em número adequado (incluindo cabides para calças e saias). Roupões de banho.

45 Sector de F&B Para organizar este sector deverá ter-se em consideração: Localização do estabelecimento e tipos de procura. Natureza e características da exploração.

46 Organograma do departamento de Food and Beverage

47 Localização do restaurante Local privilegiado do edifício com ambiente confortável e seguro; Refeições correctamente confeccionadas e adequadamente servidas Facilidade de acesso; Panorama e garantia de abundância de luz natural; Perto da entrada do hotel e com acesso directo da rua.

48 Área imputada ao serviço de refeições Deverá ter-se em consideração o espaço consagrado à operação da cozinha; O espaço disponível poderá condicionar a O espaço disponível poderá condicionar a selecção do equipamento necessário, restringindo, dessa forma, a natureza e variedade da carta do restaurante.

49 Outros elementos Capacidade da sala Layoutdasala Flexibilidade das áreas do restaurante Ligaçãoentreasalaeacozinha Mobiliário do restaurante o Aparadores

50 Instalações de Armazenamento Geral Armazém de louças e vidros Armazém de papelaria Armazém de produtos de limpeza Armazém de oficinas Armazém de móveis Armazém de roupas

51 Organograma de despensa e instalações frigoríficas

52 Instalações de Armazenamento de Produtos Alimentares e Bebidas o Economato o CaveGeral o Cavedodia

53 Organograma da secção das compras Chefe de Compras Controle Colaborador de Economato

54 Instalações da Recepção e Inspecção de Mercadorias A área em questão deverá corresponder ao volume de mercadorias sujeitas normalmente ao referido controlo, compreendendo, em regra, dois espaços: Área de recepção e inspecção Escritório de recepção de mercadorias

55 Instalações da Cozinha As instalações da cozinha deverão situar-se sempre no mesmo piso do restaurante anexas a este. Factores a considerar: Natureza particular da exploração: hotel de cidade, de resort, etc. Espaço disponível para a instalação da cozinha. Tipo de clientela: nacional, internacional, desportistas, negócios, etc. Tipo de menu (buffet, à la carte e cozinha regional ou internacional) e variedade da carta.

56 Instalações da Cozinha Outros factores a considerar: Capacidade do restaurante ou sala de jantar (número de lugares e número de pessoas susceptível de serem servidas por hora). Número de refeições a servir por dia: pequenos-almoços, almoços e jantares. Frequência e importância dos serviços de banquetes. Número de trabalhadores utilizados. Natureza e importância dos equipamentos necessários à execução dos trabalhos. Entre outros.

57 As diferentes zonas Local de recepção de mercadorias Área de inspecção das mercadorias Locais de armazenamento Cozinha: Zona de preparação (cozinha fria) Zona de cozedura (cozinha quente) Zona de serviço ou distribuição (roda) Restaurante (sala)

58 Esquemas de organização geral de cozinha

59 Plano de cozinha de grande unidade

60 Secções da cozinha de um hotel Zona fria -Destinada à recepção e armazenamento dos produtos requisitados pela cozinha para o seu trabalho, incluindo a área utilizada para a preparação de certos artigos, designadamente peixe, carne e legumes. Zona quente -Compreende fundamentalmente o local de cozedura dos alimentos.

61 Secções da cozinha de um Hotel Zona de Recepção dos Alimentos Remetidos à Cozinha Zona de Pré-Preparação e de Preparação de Legumes (Légumier) Zona de Preparação de Carnes, Peixes e Comida Fria (Garde-Manger) Zona de Preparação de Saladas Zona de Confecção ou Cozinha Quente (Grande Cuisine) Zona de Lavagem de Material da Cozinha -Copa (Plonge) Pastelaria A Cafetaria Room-Service

62 Instalações e Equipamento do Bar o O bar deverá situar-se ao nível da rua, em lugar de acesso fácil e sem escadasoudegraus. É notória ainda a vantagem comercial dos bares que se situem junto do restaurante ou no circuito deacessoaeste.

63 Layoutde bar, incluindo copa

64 Instalações e Equipamentos das Salas de Reuniões e Banquetes

65 Instalações e Equipamentos das Salas de Reuniões e Banquetes

66 Organograma do Departamento Financeiro

67 Organograma do Departamento de Recursos Humanos

68 Organograma do departamento comercial Director Comercial Assistente Comercial Director de Vendas Director de Marketing Relações Públicas Promotores de Vendas Reservas

69 Organograma do departamento de manutenção Director Manutenção Chefe de Higiene e Limpezas Chefe Jardineiro Chefe Electromecânica

70 5.2 Organização Funcional

71 Organização Funcional É vulgar efectuar a distinção dos departamentos e do próprio pessoal, agrupando-os em dois grandes grupos: Front of the House. Back of the House.

72 Grupos de Exploração

73 Organograma geral

74 Organograma do departamento de Food and Beverage

75 Divisão do departamento de quartos

76 Organograma do FrontOffice

77 Organograma do departamento de Housekeeping

78 Organograma do departamento financeiro

79 Organograma do departamento de recursos humanos

80 Organograma da secção das compras Chefe de Compras Controle Colaborador de Economato

81 Organograma do departamento comercial Director Comercial Assistente Comercial Director de Vendas Director de Marketing Relações Públicas Promotores de Vendas Reservas

82 Organograma do departamento de manutenção Director Manutenção Chefe de Higiene e Limpezas Chefe Jardineiro Chefe Electromecânica

83

84

85

86

INFORMAÇÃO Nº 010/2012 ASSUNTO: MAPA COMPARATIVO DA LEGISLAÇÃO ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS

INFORMAÇÃO Nº 010/2012 ASSUNTO: MAPA COMPARATIVO DA LEGISLAÇÃO ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS INFORMAÇÃO Nº 010/2012 ASSUNTO: MAPA COMPARATIVO DA LEGISLAÇÃO ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS Exmas. Associadas, Na sequência da comunicação efetuada por esta União, no passado dia 21 de março,

Leia mais

XIX CAMPEONATO REGIONAL DAS PROFISSÓES A Ç O R E S 2 0 1 0

XIX CAMPEONATO REGIONAL DAS PROFISSÓES A Ç O R E S 2 0 1 0 Composição da Prova A prova de Recepção de Hotelaria e Turismo é composta por: 1. Provas escritas 2 Testes teóricos de avaliação de conhecimentos 2 Teste teórico-práticos de avaliação de conhecimentos

Leia mais

The art of handling. Energia

The art of handling. Energia The art of handling Energia A arte em eficiência energética através do manuseio do ar Devido ao aumento constante dos preços da energia e da necessidade de proteger o meio ambiente, está se tornando cada

Leia mais

Direcção-Geral da Solidariedade e Segurança Social

Direcção-Geral da Solidariedade e Segurança Social Direcção-Geral da Solidariedade e Segurança Social Janeiro/2004 Í N D I C E INTRODUÇÃO Págs. 1. Conceito 2. Objectivos. Destinatários 4. Serviços prestados 5. Capacidade 6. Recursos Humanos 7. Organização

Leia mais

Projecto de SCIE e medidas de autoprotecção em lares de idosos e edifícios hospitalares

Projecto de SCIE e medidas de autoprotecção em lares de idosos e edifícios hospitalares Título 1 Projecto de SCIE e medidas de autoprotecção em lares de idosos e edifícios hospitalares 2 Sumário Breve caracterização do risco de incêndio Medidas de segurança de natureza física Projecto de

Leia mais

HACCP no Dom Pedro Baía

HACCP no Dom Pedro Baía HACCP no Dom Pedro Baía HACCP no Dom Pedro Baía O Grupo Dom Pedro é uma sociedade anónima pertencente ao grupo hoteleiro nacional denominado de Dom Pedro Investimentos Turísticos, constituído por 7 hotéis,

Leia mais

REGULAMENTO DE INSTALAÇÃO, EXPLORAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS DE HOSPEDAGEM

REGULAMENTO DE INSTALAÇÃO, EXPLORAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS DE HOSPEDAGEM REGULAMENTO DE INSTALAÇÃO, EXPLORAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS DE HOSPEDAGEM A Câmara Municipal de Óbidos, sob proposta do seu Presidente, no uso das competências que lhe são conferidas por

Leia mais

WWW.REALHOTELSGROUP.COM

WWW.REALHOTELSGROUP.COM * * * * * SOFISTICAÇÃO EXCELÊNCIA PORTUGALIDADE * * * * * WWW.REALHOTELSGROUP.COM GRUPO HOTÉIS REAL COSTA DO ESTORIL LISBOA ALBUFEIRA OLHÃO RIA FORMOSA GRUPO HOTÉIS REAL COSTA DO ESTORIL LISBOA ALBUFEIRA

Leia mais

Planificação dos Serviços Farmacêuticos

Planificação dos Serviços Farmacêuticos Planificação dos Serviços Farmacêuticos As modificações introduzidas na Farmácia Hospitalar nas últimas duas décadas Pressupôs uma reorganização e uma nova planificação das estruturas existentes Objectivos

Leia mais

Hotel Apartamento Dom Pedro Portobelo

Hotel Apartamento Dom Pedro Portobelo Hotel Apartamento Dom Pedro Portobelo Algarve - Portugal Vilamoura... o resort perfeito Dom Pedro Portobelo De frente para o Oceano Atlântico e Casino de Vilamoura Lobby Piscina exterior com espreguiçadeiras

Leia mais

Dom Pedro Golf Resort

Dom Pedro Golf Resort Dom Pedro Golf Resort Algarve - Portugal Vilamoura... o resort perfeito Dom Pedro Golf Resort - A poucos minutos dos melhores Campos de Golf da Europa Dom Pedro Golf Resort - A poucos minutos das melhores

Leia mais

QUADROS SUPERIORES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DIRIGENTES E QUADROS SUPERIORES DE EMPRESA

QUADROS SUPERIORES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DIRIGENTES E QUADROS SUPERIORES DE EMPRESA GRANDE GRUPO 1 QUADROS SUPERIORES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DIRIGENTES E QUADROS SUPERIORES DE EMPRESA Os quadros superiores da administração pública, dirigentes e quadros superiores de empresa dão pareceres

Leia mais

Marketing de Serviços

Marketing de Serviços Marketing de Serviços Criação e Desenvolvimento de Serviços 1 Objectivos Identificar os elementos principais dos serviços Avaliar as formas de criação de serviços Avaliar os factores críticos de sucesso

Leia mais

MUNICÍPIO DE PALMELA Divisão de Educação. Regulamento de Transportes Escolares do concelho de Palmela

MUNICÍPIO DE PALMELA Divisão de Educação. Regulamento de Transportes Escolares do concelho de Palmela Regulamento de Transportes Escolares do concelho de Palmela 1 Preâmbulo O Concelho de Palmela, com aproximadamente 462 Km2, constitui-se como o maior da Península de Setúbal. Caracteriza-se como sendo

Leia mais

Definir os locais de risco conforme artigos 10º e 11ºdo RJ-SCIE (Classificação dos locais de risco e Restrições do uso em locais de risco).

Definir os locais de risco conforme artigos 10º e 11ºdo RJ-SCIE (Classificação dos locais de risco e Restrições do uso em locais de risco). OBJETIVO Definir os locais de risco conforme artigos 10º e 11ºdo RJ-SCIE (Classificação dos locais de risco e Restrições do uso em locais de risco). Listar todos os locais de risco indicados não só no

Leia mais

Dossier Promocional. Hotel Príncipe da Beira Fundão

Dossier Promocional. Hotel Príncipe da Beira Fundão Dossier Promocional Hotel Príncipe da Beira Fundão 1 1. Contexto e Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Imóvel 4. Descrição Detalhada 5. Condições de Comercialização 6. Contactos

Leia mais

Documento de Identificação N.º: Estado civil. Código Postal Telefone E-mail. PLV-ET: 02/GTP/NEPAE/2010 Versão: 01/2010 Revisão: 02 Data: 2010-09-23

Documento de Identificação N.º: Estado civil. Código Postal Telefone E-mail. PLV-ET: 02/GTP/NEPAE/2010 Versão: 01/2010 Revisão: 02 Data: 2010-09-23 LISTA DE VERIFICAÇÃO PARA EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS EMPREENDIMENTO Identificação Tipologia NIPC Localização Concelho Distrito IDENTIFICAÇÃO Morada Código Postal: Telefone/Fax: E-mail (se aplicável) Representante

Leia mais

ANEXO 5 - PLANILHA DETALHADA DE CUSTOS

ANEXO 5 - PLANILHA DETALHADA DE CUSTOS O evento deve ser realizado em estabelecimento hoteleiro 4 estrelas, conforme classificação do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem do Ministério do Turismo, localizado na região

Leia mais

L A B O R A T Ó R I O A D A P T S E Escola de Arquitetura da UFMG. ROTEIRO DE INSPEÇÃO DA ACESSIBILIDADE Guia Acessível BH / RIZOMA CONSULTING14

L A B O R A T Ó R I O A D A P T S E Escola de Arquitetura da UFMG. ROTEIRO DE INSPEÇÃO DA ACESSIBILIDADE Guia Acessível BH / RIZOMA CONSULTING14 INTRODUÇÃO Este material tem o objetivo de avaliar a acessibilidade mínima de estabelecimentos comerciais e de serviço ao público. Ele avalia basicamente a acessibilidade física do local e as condições

Leia mais

MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO DOS ESTÁGIOS

MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO DOS ESTÁGIOS INSTI INSTUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO

Leia mais

Regulamento Municipal de instalação, exploração e funcionamento dos Estabelecimentos de Alojamento Local

Regulamento Municipal de instalação, exploração e funcionamento dos Estabelecimentos de Alojamento Local Regulamento Municipal de instalação, exploração e funcionamento dos Estabelecimentos de Alojamento Local Preâmbulo A Portaria nº 138/2012, de 14 de maio, veio proceder à adaptação do regime do alojamento

Leia mais

Dom Pedro Marina #### Algarve - Portugal Vilamoura... o resort perfeito

Dom Pedro Marina #### Algarve - Portugal Vilamoura... o resort perfeito Dom Pedro Marina Algarve - Portugal Vilamoura... o resort perfeito Dom Pedro Marina De frente para o Oceano Atlântico e Marina de Vilmoura Lobby Piscina com espreguiçadeiras Jacuzzi coberto de tamanho-familiar

Leia mais

ANEXO 5 - PLANILHA DETALHADA DE CUSTOS

ANEXO 5 - PLANILHA DETALHADA DE CUSTOS Período: 5 a 6 de de 204 EVENTO ÁREAS NECESSÁRIAS O evento deve ser realizado em estabelecimento hoteleiro 4 estrelas, conforme classificação do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem

Leia mais

Regulamento de Instalações da AAFDL

Regulamento de Instalações da AAFDL Regulamento de Instalações da AAFDL CAPÍTULO I Disposições Gerais ARTIGO 1.º Objecto 1. O presente Regulamento tem por objecto definir as normas de acesso, funcionamento e utilização das instalações da

Leia mais

natura Campo de ferias surf adventures acampamento Verao 2010 Programa de Ocupação de Tempos Livres naturasines actividades de ar livre

natura Campo de ferias surf adventures acampamento Verao 2010 Programa de Ocupação de Tempos Livres naturasines actividades de ar livre acampamento Verao 2010 naturasines actividades de ar livre Programa de Ocupação de Tempos Livres Vem apanhar umas ondas connosco! A Naturasines, propõe um Programa de Férias em regime de acampamento, a

Leia mais

DEPARTAMENTO DE OBRAS E GESTÃO DE INFRA-ESTRUTURAS MUNICIPAIS FICHA TÉCNICA

DEPARTAMENTO DE OBRAS E GESTÃO DE INFRA-ESTRUTURAS MUNICIPAIS FICHA TÉCNICA PARTAMENTO OBRAS E GESTÃO FICHA TÉCNICA 1. INTIFICAÇÃO Remodelação e Ampliação da Escola do 1º CEB de Coselhas S. Paulo de Frades 2. LOCALIZAÇÃO Coselhas, freguesia de São Paulo de Frades 3. PROJECTO Projecto

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJECTO ACONCHEGO NO ÂMBITO DO SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO DA FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO PORTO

REGULAMENTO DO PROJECTO ACONCHEGO NO ÂMBITO DO SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO DA FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO PORTO REGULAMENTO DO PROJECTO ACONCHEGO NO ÂMBITO DO SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO DA FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO PORTO No quadro do protocolo celebrado em 27 de Março de 2003 entre a Fundação

Leia mais

Apartamento Cisco Green, Oura, Albufeira

Apartamento Cisco Green, Oura, Albufeira Apartamento Cisco Green, Oura, Albufeira Sumário O Apartamento Cisco Green, perto da Praia da Oura, é um espaço de conforto, ideal para uns relaxantes dias, na solarenga cidade de Albufeira! Descrição

Leia mais

Serviços de SEGURANÇA do TRABALHO

Serviços de SEGURANÇA do TRABALHO Serviços de SEGURANÇA do TRABALHO Auditorias Técnicas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, visam parametrizar Instalações, Equipamentos e materiais Manuseamento de máquinas e produtos químicos Equipamentos

Leia mais

Inventario Anual 2010

Inventario Anual 2010 1- ANÁLISE DOS PRINCIPAIS RESULTADOS DO INVENTÁRIO ANUAL AOS ESTABELECIMENTOS HOTELEIROS 2010 I- Estabelecimentos hoteleiros e capacidade hoteleira Segundo o inventário anual realizado pelo Instituto Nacional

Leia mais

Inventário Anual aos Estabelecimentos Hoteleiros 2012. Folha de Informação Rápida

Inventário Anual aos Estabelecimentos Hoteleiros 2012. Folha de Informação Rápida Inventário Anual aos Estabelecimentos Hoteleiros 2012 Folha de Informação Rápida 2013 Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo 2012 Inventario Anual dos Estabelecimentos Hoteleiros Presidente

Leia mais

ERS 3002 A NOSSA EXPERIÊNCIA

ERS 3002 A NOSSA EXPERIÊNCIA ERS 3002 A NOSSA EXPERIÊNCIA Qualidade e Segurança Alimentar na Restauração: Nova especificação ERS 3002 15 de Novembro de 2006 Faro - Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo

Leia mais

(Aprovado em 11 de Fevereiro de 2000, pelo Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho IDICT)

(Aprovado em 11 de Fevereiro de 2000, pelo Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho IDICT) NORMAS SOBRE UTILIZAÇÃO DE FARDAMENTOS E VESTUÁRIO DE TRABALHO (Aprovado em 11 de Fevereiro de 2000, pelo Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho IDICT) Capítulo I INTRODUÇÃO

Leia mais

Norma da Residência de Estudantes de Pós-graduação

Norma da Residência de Estudantes de Pós-graduação Norma da Residência de Estudantes de Pós-graduação Artigo 1 (Âmbito) 1. A presente norma aplica-se a todos os residentes na Residência de Estudantes de Pós-graduação da Universidade de Macau (doravante

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS

PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS TIPOS DE CARDÁPIOS E CARACTERÍSTICAS Cardápio Trivial - Características: 1. Pouca variedade 2. Baixo Custo 3. Preparações não complexas 4. Rápida Execução 1 COMPOSIÇÃO DE CARDÁPIO

Leia mais

Código: CHCB.PI..EST.01 Edição: 1 Revisão: 0 Páginas:1 de 12. 1. Objectivo. 2. Aplicação

Código: CHCB.PI..EST.01 Edição: 1 Revisão: 0 Páginas:1 de 12. 1. Objectivo. 2. Aplicação Código: CHCB.PI..EST.01 Edição: 1 Revisão: 0 Páginas:1 de 12 1. Objectivo o Estabelecer normas para o processamento dos dispositivos médicos, baseadas em padrões de qualidade. o Estabelecer condições de

Leia mais

REGULAMENTO PARA A GESTÃO DE CARREIRAS DO PESSOAL NÃO DOCENTE CONTRATADO NO ÂMBITO DO CÓDIGO DO TRABALHO DA UNIVERSIDADE DO. Capítulo I.

REGULAMENTO PARA A GESTÃO DE CARREIRAS DO PESSOAL NÃO DOCENTE CONTRATADO NO ÂMBITO DO CÓDIGO DO TRABALHO DA UNIVERSIDADE DO. Capítulo I. Regulamentos REGULAMENTO PARA A GESTÃO DE CARREIRAS DO PESSOAL NÃO DOCENTE CONTRATADO NO ÂMBITO DO CÓDIGO DO TRABALHO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Aprovado pelo Conselho de Gestão na sua reunião de 2011.01.20

Leia mais

serralves, Muito mais do que um espaço para o seu evento

serralves, Muito mais do que um espaço para o seu evento serralves, Muito mais do que um espaço para o seu evento A Casa é sua Localizada no centro do Porto, junto à Avenida da Boavista, a Casa de Serralves e os seus jardins envolventes são os espaços ideais

Leia mais

www.m4travel.pt Lisboa

www.m4travel.pt Lisboa www.m4travel.pt Lisboa 2013 www.m4travel.pt Hotel da Estrela **** Lisboa Lisboa Bike Tour Programa válido de 2 Janeiro a 28 de Dezembro 2013 (excepto Carnaval, Páscoa e Natal) Conheça Lisboa de uma forma

Leia mais

REF.: TARIFAS CORPORATIVAS 2015

REF.: TARIFAS CORPORATIVAS 2015 Prezados, Empresa: Associação dos Magistrados Brasileiros Att. Michelle Lins (Associação dos Magistrados Catarinenses) Tel: (48) 3231-3004 E-mail: coordenacaocaa@amc.org.br REF.: TARIFAS CORPORATIVAS 2015

Leia mais

María Esmeralda Ballestero-Alvarez

María Esmeralda Ballestero-Alvarez 6.1.4 Distribuição física 6.1.4 Distribuição física Este capítulo trata o seguinte tema: Ferramentas usadas pelas técnicas de estruturação: Em especial contempla, descreve e detalha a distribuição física

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE GESTÃO DESPORTIVA 1 / 5

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE GESTÃO DESPORTIVA 1 / 5 PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE GESTÃO DESPORTIVA Publicação e actualizações Publicado no Despacho n.º13456/2008, de 14 de Maio, que aprova a versão inicial do Catálogo Nacional de Qualificações. 1 /

Leia mais

Alvor YELLOW ALVOR GARDEN **** PROGRAMA 2 NOITES

Alvor YELLOW ALVOR GARDEN **** PROGRAMA 2 NOITES Alvor YELLOW ALVOR GARDEN **** PROGRAMA 2 NOITES Albufeira HOTEL AQUA PEDRA DOS BICOS **** PROGRAMA 2 NOITES 85 Preço desde* Vale do Lobo - Almancil HOTEL RIA PARK GARDEN **** PROGRAMA 2 NOITES 95 Preço

Leia mais

De referir que a zona da piscina não está incluída neste processo de concurso.

De referir que a zona da piscina não está incluída neste processo de concurso. MEMÓRIA DESCRITIVA Trata esta memória descritiva da descrição do objeto a concessionar no Concurso Público para Concessão de Exploração do Empreendimento das SALINAS, em Câmara de Lobos. Esta intervenção

Leia mais

Controlo de iluminação local multifuncional

Controlo de iluminação local multifuncional Controlo de iluminação local multifuncional I Controlo de iluminação local multifuncional A nível mundial, sensivelmente 20 % do consumo total de energia diz respeito à iluminação. Dependendo do tipo de

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS PARA OS SISTEMAS DE DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM EDIFICAÇÕES NO CONCELHO DO PORTO

NORMAS TÉCNICAS PARA OS SISTEMAS DE DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM EDIFICAÇÕES NO CONCELHO DO PORTO 1. Disposições gerais 1.1. De acordo com o Art.º 12 do Regulamento Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos e Limpeza Pública, publicado no Diário da República de 17 de Setembro de 1999 e no Edital Camarário

Leia mais

Dom Pedro Palace ##### Lisboa - Portugal Lisboa... cidade das 7 colinas

Dom Pedro Palace ##### Lisboa - Portugal Lisboa... cidade das 7 colinas Dom Pedro Palace Lisboa - Portugal Lisboa... cidade das 7 colinas Dom Pedro Palace localizado no centro da cidade de Lisboa e a 7 km do aeroporto Internacional de Lisboa Lobby Bistrot "Le Café" situado

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL EMPREGADO/A DE ANDARES. PERFIL PROFISSIONAL Empregado/a de Andares Nível 2 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/6

PERFIL PROFISSIONAL EMPREGADO/A DE ANDARES. PERFIL PROFISSIONAL Empregado/a de Andares Nível 2 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/6 PERFIL PROFISSIONAL EMPREGADO/A DE ANDARES PERFIL PROFISSIONAL Empregado/a de Andares Nível 2 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/6 ÁREA DE ACTIVIDADE OBJECTIVO GLOBAL SAÍDA(S) PROFISSIONAL(IS) - HOTELARIA,

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DO FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES DERESTAURAÇÃO E DE BEBIDAS

REGULAMENTO MUNICIPAL DO FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES DERESTAURAÇÃO E DE BEBIDAS REGULAMENTO MUNICIPAL DO FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES DERESTAURAÇÃO E DE BEBIDAS Praça da República 7150-249 Borba Telf.: 268 891 630 Fax: 268 894 806 balcaounico@cm-borba.pt www.cm-borba.pt Contribuinte

Leia mais

Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras

Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras Passadiços do Paiva 11 a 12 de Junho 2016 Itinerário 1º Dia 11 de Junho (Sáb.) LISBOA / AVEIRO Em hora e local a combinar, partida

Leia mais

FREGUESIA DE BOAVISTA DOS PINHEIROS Regulamento n.º 02/2010

FREGUESIA DE BOAVISTA DOS PINHEIROS Regulamento n.º 02/2010 FREGUESIA DE BOAVISTA DOS PINHEIROS Regulamento n.º 02/2010 Para os efeitos estipulados no artigo 14.º do Decreto -Lei n.º 305/2009 de 23 de Outubro, torna público que, a Assembleia de Freguesia em reunião

Leia mais

Corredor da Fortaleza do Monte ESTATUTO DE ARRENDAMENTO

Corredor da Fortaleza do Monte ESTATUTO DE ARRENDAMENTO Corredor da Fortaleza do Monte ESTATUTO DE ARRENDAMENTO 1. INFORMAÇÃO GERAL SOBRE O CORREDOR DA FORTALEZA DO MONTE O Corredor da Fortaleza do Monte, adiante designado por Corredor, administrado pelo Museu

Leia mais

5.3.26 IDENTIFICAÇÃO: ESTAÇÃO DE CORREIOS DE SANTARÉM. Designação: Localização: Largo Cândido dos Reis. Empresa que presta serviços de comunicações

5.3.26 IDENTIFICAÇÃO: ESTAÇÃO DE CORREIOS DE SANTARÉM. Designação: Localização: Largo Cândido dos Reis. Empresa que presta serviços de comunicações 5.3.26 IDENTIFICAÇÃO: Designação: Localização: Função: ESTAÇÃO DE CORREIOS DE SANTARÉM Largo Cândido dos Reis Empresa que presta serviços de comunicações Acesso exterior ao edifício Estacionamento Não

Leia mais

Dom Pedro Baía Club #### Madeira - Portugal Com vista para a praia e para a baía de Machico

Dom Pedro Baía Club #### Madeira - Portugal Com vista para a praia e para a baía de Machico Dom Pedro Baía Club Madeira - Portugal Com vista para a praia e para a baía de Machico Dom Pedro Baía Com vista para a Ponta de São Lourenço Dom Pedro Baía Localizado na pequena e típica cidade de Machico

Leia mais

II Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica - (32) 99109-0510 - rafaela.campos@engenharia.ufjf.br

II Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica - (32) 99109-0510 - rafaela.campos@engenharia.ufjf.br II Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica - (32) 99109-0510 - rafaela.campos@engenharia.ufjf.br Prezada Rafaela, O Victory Business Hotel & Eventos tem a satisfação de apresentar tarifas especiais para

Leia mais

Ficha Técnica de Fiscalização

Ficha Técnica de Fiscalização FTF: 64//07 IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO Nome/Designação Social: Morada: IDENTIFICAÇÃO DA BRIGADA Brigada: Direcção Regional: Data de Controlo: / / Hora: h m LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: Licenciamento: o

Leia mais

Manual da Qualidade. Rodrigo Barata Mediação de Seguros. Revisão n. 01 Data de Publicação: 2009-04-2408 Elaborado por: RodrigoBarata Estado:

Manual da Qualidade. Rodrigo Barata Mediação de Seguros. Revisão n. 01 Data de Publicação: 2009-04-2408 Elaborado por: RodrigoBarata Estado: Rodrigo Barata Página 2 de 14 Indice 1. Promulgação 3 2. Politica da Qualidade 3 3. Missão da Empresa 4 4. Campo de aplicação 4 4.1 Referências 4 5. Apresentação da Empresa Rodrigo Barata Unipessoal 5

Leia mais

BOLSA DE ALOJAMENTO 2015-2016

BOLSA DE ALOJAMENTO 2015-2016 BOLSA DE ALOJAMENTO 2015-2016 Descrição: Quarto equipado com qualidade Localização: Junto à estação da CP Devesas Condições Especiais: Apartamento constituído por sala, cozinha e loiça, lavandaria com

Leia mais

SAD - SERVIÇO DE APOIO

SAD - SERVIÇO DE APOIO A.S.C.R.D.P.P. SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO MANUAL DE FUNÇÕES SAD - SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO 1 Os recursos humanos afetos à valência de Serviço de Apoio Domiciliário da Associação Social, C.R.D.

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana.

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. O aumento da população humana é frequentemente citado como a principal causa de problemas para o planeta. De facto a humanidade está a crescer

Leia mais

Localização. Descrição

Localização. Descrição Gran Via, 22 28013 Madrid Espanha T +34 91 523 91 01 F +34 91 521 75 22 h10.villa.delareina@h10hotels.com www.hotelh10villadelareina.com Informação e reservas Tel.: +34 902 100 906 reservas@h10hotels.com

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ESTABELECIMENTOS DE ALOJAMENTO LOCAL

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ESTABELECIMENTOS DE ALOJAMENTO LOCAL REGULAMENTO MUNICIPAL DE ESTABELECIMENTOS DE ALOJAMENTO LOCAL PREÂMBULO O Decreto-lei nº 39/2008, de 7 de Março, aprovou o regime jurídico da instalação, exploração e funcionamento dos empreendimentos

Leia mais

Hotel Mercure Porto Centro

Hotel Mercure Porto Centro Hotel Mercure Porto Centro O Mercure Porto Centro, decorado com temas teatrais, dispõe de 149 quartos, incluindo 9 suites, 31 para não fumadores e 5 para pessoas com dificuldades motoras. Todos os quartos

Leia mais

PROJETO BÁSICO SERVIÇO DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO PARA OS EVENTOS CULTURAIS

PROJETO BÁSICO SERVIÇO DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO PARA OS EVENTOS CULTURAIS PROJETO BÁSICO SERVIÇO DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO PARA OS EVENTOS CULTURAIS ANEXO I PROJETO BÁSICO 2/9 1. DADOS DA INSTITUIÇÃO ORGÃO / ENTIDADE PROPONENTE SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA CGC / C.P.F:

Leia mais

Solius 61 Manual de Instruções

Solius 61 Manual de Instruções Zona Industrial de Avintes, nº 103 4430 930 Avintes, V. N. de Gaia web: www.cirelius.pt e-mail: info@cirelius.pt tel: 227 843 817 fax: 227 843 819 Controlador Solar Solius 61 O controlador Solius 61 dispõe

Leia mais

ALTERAÇÃO AO SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS

ALTERAÇÃO AO SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS NEWSLETTER 4 Setembro de 2015 ALTERAÇÃO AO SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE Foi publicada em Diário da República a Portaria n.º 309/2015, de 25 de Setembro, que vem alterar o sistema de classificação de empreendimentos

Leia mais

Dubai. Especial Fim Ano - Partida 27 Dezembro. Partida Garantida a 27 Dezembro. Consulte todos os nossos destinos em www.quadranteviagens.

Dubai. Especial Fim Ano - Partida 27 Dezembro. Partida Garantida a 27 Dezembro. Consulte todos os nossos destinos em www.quadranteviagens. Partida Garantida a 27 Dezembro [Ref: DXBP02] Para reservas e emissões até 30 Setembro Itinerário 1º Dia Lisboa / Dubai Comparência no aeroporto 90 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e

Leia mais

FESTA DO BASQUETEBOL JUVENIL PORTIMÃO 8 A 11 DE ABRIL 2010

FESTA DO BASQUETEBOL JUVENIL PORTIMÃO 8 A 11 DE ABRIL 2010 FESTA DO BASQUETEBOL JUVENIL PORTIMÃO 8 A 11 DE ABRIL 2010 Tal como em anos anteriores, vai desenrolar-se também este ano em Portimão o que já é considerado o maior evento desportivo dedicado ao Basquetebol

Leia mais

Português. REA, creative solutions.

Português. REA, creative solutions. Português L A Z E R G A M A D E P R O D U T O S REA, creative solutions. REA, SOLUÇÕES CRIATIVAS A solução Os sistemas de armazenamento em plástico REA têm para lhe oferecer uma ampla gama de produtos

Leia mais

UFCD 8 Controlo e armazenagem de mercadorias Carga horária 50 horas ARMAZENAGEM DAS MERCADORIAS

UFCD 8 Controlo e armazenagem de mercadorias Carga horária 50 horas ARMAZENAGEM DAS MERCADORIAS ARMAZENAGEM DAS MERCADORIAS O que é a armazenagem? A armazenagem é constituída por um conjunto de funções: - de recepção, - descarga, - carregamento, matérias-primas, - arrumação produtos acabados ou semi-acabados

Leia mais

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Material Circulante

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Material Circulante Mod 10-381 rev 0 Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção de Material Circulante Mensagem do Conselho de Administração Mensagem do Conselho de Administração A implementação

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE DANÇA DESPORTIVA REGULAMENTO DE SEGURANÇA E UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ACESSO PÚBLICO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE DANÇA DESPORTIVA REGULAMENTO DE SEGURANÇA E UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ACESSO PÚBLICO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE DANÇA DESPORTIVA REGULAMENTO DE SEGURANÇA E UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ACESSO PÚBLICO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Objecto O presente regulamento aprova normas e medidas

Leia mais

Enotel Lido Resort Conference & Spa - Madeira

Enotel Lido Resort Conference & Spa - Madeira OCEANO ATLÂNTICO Porto Moniz Porto Santo Ponta do Pargo São Jorge MADEIRA Arieiro Porto da Cruz Panto da Serra Ponto do Sol Monte Funchal Airport Palheiro Camara de Lobos LIDO Enotel Lido Conference &

Leia mais

ANEXO I. 2. Projeto O projeto do sistema de deposição de resíduos urbanos deve incluir obrigatoriamente as seguintes peça escritas e desenhadas:

ANEXO I. 2. Projeto O projeto do sistema de deposição de resíduos urbanos deve incluir obrigatoriamente as seguintes peça escritas e desenhadas: ANEXO I NORMAS TÉCNICAS DOS SISTEMAS DE DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS URBANOS EM EDIFICAÇÕES (NTRU) 1. Disposições gerais As presentes normas técnicas dizem respeito ao projeto dos sistemas de deposição de resíduos

Leia mais

Forma de pagamento: 30% no momento da reserva via deposito bancário. Restante será pago dia 22/04/2015. Favor enviar comprovante via e-mail ou fax.

Forma de pagamento: 30% no momento da reserva via deposito bancário. Restante será pago dia 22/04/2015. Favor enviar comprovante via e-mail ou fax. Apto. Luxo Apartamento composto de quarto, sala e banheiro. Quarto com 01 cama de casal ou duas camas de solteiro (camas box). Sala com sofá bi-cama (02 colchões de espuma/solteiro onde acomodamos a 3ª

Leia mais

MINISTÉRIO DA ECONOMIA

MINISTÉRIO DA ECONOMIA N. o 60 12 de Março de 2002 DIÁRIO DA REPÚBLICA I ÉRIE-B 2169 protecção da maternidade e da paternidade ou da lei sindical.» 5. o On. o 4don. o 52. o da Portaria n. o 1098/99, de 21 de Dezembro, passa

Leia mais

MUNICÍPIO DE ALJEZUR CÂMARA MUNICIPAL

MUNICÍPIO DE ALJEZUR CÂMARA MUNICIPAL MUNICÍPIO DE ALJEZUR CÂMARA MUNICIPAL Regulamento da Instalação, Exploração e Funcionamento dos estabelecimentos de Hospedagem designados por Hospedarias, Casas de Hóspedes e por Quartos Particulares O

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS. ESCOLA SECUNDÁRIA QUINTA do MARQUÊS

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS. ESCOLA SECUNDÁRIA QUINTA do MARQUÊS REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS ESCOLA SECUNDÁRIA QUINTA do MARQUÊS Artigo 1º - Definição A Biblioteca Escolar - Centro de Recursos Educativos da Escola Secundária Quinta

Leia mais

CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA A QUINTA DOS SONHOS PROJECTO EDUCATIVO

CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA A QUINTA DOS SONHOS PROJECTO EDUCATIVO CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA A QUINTA DOS SONHOS PROJECTO EDUCATIVO Ano lectivo 2009/2010 Índice 1. Projecto Educativo o que é? 2. Caracterização da Instituição 2.1 Sala de creche 2.2 Salas de Jardim de Infância

Leia mais

Especialmente elaborada para: Soluções criativas para viagens inesquecíveis

Especialmente elaborada para: Soluções criativas para viagens inesquecíveis Especialmente elaborada para: Soluções criativas para viagens inesquecíveis Douro 06 a 08 de Outubro de 2016 Itinerário 1º Dia 06 Outubro - LISBOA / COIMBRA / PORTO Em hora e local a informar, partida

Leia mais

Projecto Praia Sem Barreiras

Projecto Praia Sem Barreiras Projecto Praia Sem Barreiras 1. ENQUADRAMENTO TEÓRICO A acessibilidade tem de ser considerada como uma característica do nosso meio ambiente, e ser para todos os cidadãos, permitindo o exercício efectivo

Leia mais

Memorial Descritivo. Habitação Social API5

Memorial Descritivo. Habitação Social API5 Memorial Descritivo Habitação Social API5 O projeto de Habitação Social projetado para o Jardim Holanda foi pensado em modulações, tendo todas as suas medidas multiplas de 60cm, usando medidas de 1,20,

Leia mais

Novas tendências em hotelaria. USUS 2012 Turismo e Inovação Instituto Politécnico de Beja 4 de Maio 2012

Novas tendências em hotelaria. USUS 2012 Turismo e Inovação Instituto Politécnico de Beja 4 de Maio 2012 Novas tendências em hotelaria USUS 2012 Turismo e Inovação Instituto Politécnico de Beja 4 de Maio 2012 Novas tendências em hotelaria Factores: Liberalização das fronteiras Férias repartidas Utilização

Leia mais

Hotelaria e Restauração

Hotelaria e Restauração Hotelaria e Restauração Código Carga UFCD UFCD Horária H 1755 Preparação de cremes de pastelaria e recheios 25 1760 Preparação de massas lêvedas especiais de pastelaria e padaria 50 1761 Preparação de

Leia mais

DESTINATION MANAGEMENT COMPANY HOTEL RONDÔNIA PALACE **

DESTINATION MANAGEMENT COMPANY HOTEL RONDÔNIA PALACE ** HOTEL RONDÔNIA PALACE ** Hotel Rondônia Palace é a certeza de uma estada inesquecível no Rio de Janeiro ficando perto de tudo que você necessita em suas viagens de negócios ou férias. Os 62 apartamentos

Leia mais

Escolher um programa de cuidados infantis

Escolher um programa de cuidados infantis Escolher um programa de cuidados infantis A escolha de um programa de cuidados infantis é uma opção muito pessoal para cada família. O melhor programa é aquele que mais tem a ver com a personalidade, gostos,

Leia mais

SEGURANÇA DE MÁQUINAS

SEGURANÇA DE MÁQUINAS SEGURANÇA DE MÁQUINAS SITUAÇÃO PERIGOSA: Toda a situação em que uma pessoa é exposta a um ou mais riscos ou fenómenos perigosos Zona perigosa Toda a zona interior e/ou ao redor de uma máquina, na qual

Leia mais

Localização. Descrição

Localização. Descrição Via Laietana, 24 08003 Barcelona Espanha T +34 93 268 85 70 F +34 93 310 07 47 h10.montcada@h10hotels.com www.hotelh10montcada.com Informação e Reservas T +34 902 100 906 reservas@h10hotels.com www.h10hotels.com

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 660/XII/4.ª

PROJETO DE LEI N.º 660/XII/4.ª Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 660/XII/4.ª ESTABELECE UM NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR TURMA E POR DOCENTE NOS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO Exposição de

Leia mais

Período Estadia mínima Desde Até Diária. Fora de Época 3 noites 01-01-2015 31-03-2015 259.00. Época Baixa 3 noites 01-04-2015 31-05-2015 359.

Período Estadia mínima Desde Até Diária. Fora de Época 3 noites 01-01-2015 31-03-2015 259.00. Época Baixa 3 noites 01-04-2015 31-05-2015 359. Alojamento 2015 The 4 Seasons Características The 4 Seasons é a mais grandiosa das nossas propriedades. Este alojamento de luxo tem 6 quartos (4 têm televisão por satélite), 5 deles com casa de banho privativa

Leia mais

Anexo ao Aviso do Banco de Portugal nº 18/2012 ANEXO

Anexo ao Aviso do Banco de Portugal nº 18/2012 ANEXO Anexo ao Aviso do Banco de Portugal nº 18/2012 ANEXO Secção I - Estrutura organizativa 1 - Descrição da estrutura organizativa da instituição; 2 - Descrição da estrutura societária do grupo, incluindo

Leia mais

Trabalho de Contabilidade Analítica

Trabalho de Contabilidade Analítica Trabalho de Contabilidade Analítica HOTEL MALCATUR 1. Estutura operacional do hotel 2. Estruturas e equipamentos complementares de apoio 3. Aspectos sobre o marketing-mix 4. Previsão das vendas 5. Estrutura

Leia mais

PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 149 (Novembro/Dezembro de 2003) KÉRAMICA n.º 264 (Janeiro/Fevereiro de 2004)

PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 149 (Novembro/Dezembro de 2003) KÉRAMICA n.º 264 (Janeiro/Fevereiro de 2004) TÍTULO: Atmosferas explosivas risco de explosão AUTORIA: Paula Mendes PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 149 (Novembro/Dezembro de 2003) KÉRAMICA n.º 264 (Janeiro/Fevereiro de 2004) INTRODUÇÃO A protecção contra

Leia mais

REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VERDE DA QUINTA DO CONVENTINHO

REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VERDE DA QUINTA DO CONVENTINHO REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VERDE DA QUINTA DO CONVENTINHO (Aprovado na 16.ª Reunião Ordinária de Câmara Municipal, realizada em 20 de Agosto de 2008) REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VERDE

Leia mais

A partir de 300. Aqueça um chão frio. Warmup PLC Av. das Comunidades Europeias, Lote V - R/C - A, 2750-658 Cascais, Portugal

A partir de 300. Aqueça um chão frio. Warmup PLC Av. das Comunidades Europeias, Lote V - R/C - A, 2750-658 Cascais, Portugal Aqueça um chão frio CONTACTO DO VENDEDOR A partir de 300 a t f e w Warmup PLC Av. das Comunidades Europeias, Lote V - R/C - A, 2750-658 Cascais, Portugal 800 812 080 800 812 063 portugal@warmup.com warmup.com

Leia mais