Associação Beneficente Oficina de Gente Rua das Pitangueiras, 726 Balneário de Carapebus Serra ES CEP: Telefone:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Associação Beneficente Oficina de Gente Rua das Pitangueiras, 726 Balneário de Carapebus Serra ES CEP: 29.164-858 Telefone: 3034 1433"

Transcrição

1

2 Estatuto da Índice. Capítulo I Duração. Capítulo II Capítulo III Capítulo IV Capítulo V Capítulo VI Capítulo VII Capítulo VIII Capítulo IX Capítulo X Capítulo XI Capítulo XII Capítulo XIII Capítulo XI Capítulo XV Da Denominação, Natureza, Sede e Foro, Finalidade e Dos Associados. Da Admissão, Suspensão, Exclusão e Demissão. Dos Direitos e Deveres do Associado. Da Administração. Das Assembléias. Da Diretoria Conselho de Administração. Do Conselho Técnico. Do Conselho Fiscal. Da Estrutura Operacional Administrativa. Dos Departamentos. Das Comissões. Do Processo Eletivo. Da Receita e Patrimônio. Dos Livros. Capítulo XVI Das Disposições Gerais.

3 Capítulo XVII Das Disposições Transitórias. CAPÍTULO I Estatuto da Da Denominação, Natureza, Sede e Foro, Finalidade e Duração. Art. 1º - A, criada no dia 01 de maio de 2000, com sede a Rua da Pitangueira, 726 Balneário de Carapebus Serra Espírito Santo Brasil, é uma organização da sociedade civil, de fins não lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado e de interesse público, com autonomia administrativa e financeira, regida pelo presente Estatuto, por seu regimento Interno e pela legislação em vigor que lhe for aplicável. Art. 2º - A, também denominada Oficina de Gente, terá duração por prazo indeterminado, sede e foro na cidade de Serra - Espírito Santo, com atuação em todo o Território Nacional, por intermédio de suas representações, podendo constituir sucursais no exterior, mediante a aprovação da Assembléia Geral. Art. 3º - Tem por finalidade promover a prevenção ao uso de Drogas e valorização da vida, através de programas e projetos de atendimento e tratamento do usuário e dependente químico, bem como a sua família, visando a inclusão social da população de risco, promover a ética, a paz, a cidadania, o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, a democracia e assistência social beneficente. Art. 4º - Para alcançar os objetivos descritos no Art. 3º deste Estatuto, a Oficina de Gente poderá promover coordenar, assessorar, colaborar, sugerir, propor ações, executar planos, programas, projetos e realizar as seguintes ações e atividades. I. Desenvolver e apoiar projetos e ações integradas, próprios ou em parceria com outras organizações, intermediando recursos financeiros em forma de crédito ou micro-crédito. Captar recursos financeiros e/ou renúncias fiscal, a serem aplicadas na promoção no apoio e patrocínio de ações, e projetos voltados para a prevenção do uso de /drogas e valorização da vida. Promover a geração de trabalho e renda comunitários, através do ensino de práticas produtivas associativas de valor turístico, cultural e/ou econômico, desenvolvendo projetos de educação profissional, capacitação e treinamento para melhoria para a condição de vida da população de baixa renda. IV. Promover a implantação de incubadora de negócios e de serviços.

4 V. Realizar procedimentos e campanhas preventivas na área da saúde. VI. Realizar campanhas educativas e preventivas em Escolas, Faculdades, Órgãos Públicos e Privados e em empresas Públicas e Privadas. V Trabalhar em prol dos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais, da mulher, da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, em situação de risco familiar, pessoal e social. V Promover voluntariado, sensibilizar a sociedade e apoiar ações de mobilização em favor das pessoas e comunidades em situação de risco. IX. Promover intercâmbio e a parceria com entidades científicas de ensino e de desenvolvimento, nacionais e internacionais, bem como o desenvolvimento de estudos, pesquisas, tecnologias alternativas, produção e divulgação de conhecimentos técnicos e científicos, visando concretização dos Projetos da Oficina de Gente. X. Sensibilizar a sociedade civil, organismos governamentais e não-governamentais, nacionais, internacionais, estrangeiros e multilaterais, através de campanha de esclarecimento, com objetivo de se criar instrumentos que viabilizem programas para a promoção da qualidade de vida das comunidades desassistidas. XI. Divulgar atividades, projetos e realizações em que tiver participação e organizar dados sobre indicadores sociais, culturais e de direitos humanos. X Estimular e desenvolver o pleno exercício da cidadania. X Estimular a parceria, o diálogo local e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando ou colaborando junto as outras entidades com atividades que visam interesses comuns e a prevenção de drogas. XIV. Promover, incentivar e apoiar a divulgação dos valores da pessoa humana. XV. Editar apoiar e incentivar a publicação de revistas, informativos, jornais, audiovisuais, vídeos ou qualquer forma de publicação sobre assuntos relativos a seus objetivos. XVI. Estimular a qualificação e capacitação profissional através de cursos, seminários, workshops, palestras, e outras formas de educação, junto às comunidades, escolas, empresas, órgãos públicos ou outras organizações da sociedade. XV Promover, apoiar e estimular atividades culturais e educacionais. XV Estimular a cooperação, união e solidariedade entre as pessoas, incentivando desenvolvimento comunitário e regional e o combate a proliferação ao uso de drogas. XIX. Implantar Rádios Comunitárias, TVs Comunitárias, Lojas, Restaurantes, utilizando principalmente os equipamentos sociais disponíveis na Comunidade, voltados para sustentabilidade dos Projetos da Instituição; XX. Comercializar publicações, vídeos, serviços e acessória, programas de informática, vestuário, adesivos, materiais destinados à divulgação e informação sobre seus objetivos; XXI. Divulgar e difundir informações sobre valorização da vida. XX Publicação de informações e notícias impressas e em meio eletrônico através da internet e/ou outros meios.

5 XX XXIV. XXV. XXVI. XXV XXV XXIX. Realizar e participar de congressos, conferências, seminários, workshops, cursos, palestras, caminhadas, visitas, campanhas e exposições, que divulguem e promovam a prática da igualdade de direitos e cidadania plena. Realizar intercâmbios e parcerias com organizações do Brasil e do exterior que trabalhem com questão da dependência química. Realizar parcerias e intercâmbios com poderes públicos federais, estaduais, municipais e instituições e empresas privadas, visando alcançar os objetivos da Oficina de Gente. Organizar bibliotecas e videotecas. Promover ou participar de encontros e/ou reuniões científicas, no país ou no exterior. Realizar quaisquer atividades relacionadas com suas finalidades. Adotar todas as demais medidas necessárias à construção dos objetivos sociais previstos no estatuto. Art. 5º - Para alcançar os objetivos definidos neste Estatuto, a Oficina de Gente, poderá contratar os serviços profissionais especializados, inclusive através de pessoas jurídicas, firmar convênios e outros instrumentos legais, objetando estabelecer parcerias com empresas públicas e privadas, órgãos públicos, organismos internacionais, fundações públicas e privadas, centro universitários, universidades e outras instituições afins, nacionais e estrangeiras. Art. 6º - A fim de cumprir suas finalidades, a Oficina de Gente, poderá organizar em unidades independentes de trabalho denominadas departamentos, com autonomia administrativa e financeira, regidos pelo regimento interno e normas operacionais específicas. Art. 7º - A Oficina de Gente poderá se organizar em diretorias, como resultado da evolução dos departamentos. Art. 8º - A dedicação às atividades acima previstas configura-se pela aplicação de suas receitas, rendas, rendimentos e o eventual resultado operacional integralmente no território nacional, mediante a execução direta dos projetos, programas, planos de ações correlatas, por meio de doação de recursos físicos, humanos e financeiros, ou ainda pela prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos do setor público que atuem em áreas afins. Capítulo II Dos Associados. Art. 9º - A Oficina de Gente, é constituído por número de ilimitado de associados, classificados na forma abaixo art. 55C: I. Associado Fundador Associado Efetivo Associado Contribuinte IV. Associado Institucional V. Associado Voluntário VI. Associado Benemérito V Associado Patrocinador

6 Art.10º - É associado fundador, pessoa física presente na assembléia de constituição ou que venha a se associar no prazo máximo de 15 (quinze) dias corridos após a sua realização e que venha a pagar anuidades. Art.11º - É associado efetivo, pessoa física associada, contribuinte que tenha participado das atividades da Oficina de Gente, por prazo não inferior a 03 (três) anos consecutivos, sem faltas ou sanções administrativas, que tenha sido convidado a compor a categoria pelo Conselho Administração e que venha a pagar anuidades. Art. 12º - É associado contribuinte, pessoa física que venha solicitar sua adesão após assembléia de constituição e que venha pagar anuidades. Art. 13º - É associado institucional, toda a entidade, que venha formar parcerias ou trabalhos em conjunto, com sede no Espírito Santo ou em outros Estados. Art. 14º - É associado voluntário, pessoa física que venha compor os serviços voluntariado pela Oficina de Gente, no desenvolvimento de suas atividades. Art. 15º - É associado benemérito, pessoa física, que tenha prestado trabalhos relevantes a Oficina de Gente, quer seja por atividade voluntária, quer doações e/ou contribuições. Art. 16º - É associado patrocinador, pessoa jurídica que patrocina as atividades da Oficina de Gente de forma constante ou periódica, e que venha a pagar anuidades. Art. 17º - Um associado, pessoa física, poderá participar de mais de uma categoria de associado da Oficina de Gente. Capítulo III Da Admissão, suspensão, exclusão e demissão. Art. 18º - Para admissão do associado, deverá este, preencher ficha cadastral, que será analisada pelo Conselho de Administração e uma vez aprovada, será informado seu número de matrícula e categoria a que pertence. Art.19 º - O Convite para se tornar associado efetivo, o associado contribuinte será precedido de avaliação, encaminhado pelo Conselho de Administração e homologado pela Assembléia Geral, ao ter cumprido o prazo de 3 (três) anos de associado, conforme tenha atendido o art. 11º do presente estatuto. Art. 20º - Quando um associado infringir o presente estatuto ou venha exercer atividades que comprometam a ética, moral ou aspecto financeiro da Oficina de Gente, será passível de sanções da seguinte forma: I. Advertência por escrito; Suspensão dos seus direitos por tempo determinado; Exclusão do quadro de associados. Art. 21º - A advertência por escrito será elaborada pelo Conselho de Administração, com aviso de recebimento, informando o motivo ou outro meio admitido em Direito. Art. 22º - Ocorrendo a repetição do fato, o associado será suspenso dos seus direitos, por um prazo não superior a 150 (cento e cinqüenta) dias corridos, pelo Conselho de Administração, com exposição dos motivos.

7 Parágrafo Único O associado suspenso, durante o período de sanção, não poderá: I. Concorrer a cargo eletivo Compor quaisquer dos órgãos referidos no Art. 34 Integrar equipe de projeto, programas ou departamentos. Art. 23º - Perdurando o fato, ou se vier cometer mais transtornos, no prazo de 12 (doze) meses corridos, o associado será conduzido pelo Conselho Administrativo à Assembléia Geral extraordinária, sugerindo sua exclusão. Art. 24º - Quando encaminhado para exclusão o associado terá direito a defesa em Assembléia. Art. 25º - O associado excluído não retornará ao quadro de associados. Art. 26º - Quando o associado suspenso ou excluído estiver compondo equipes de projetos, programas e departamentos, os seus direitos de participação serão mantidos até a conclusão, desde que autorizados pelo Conselho de Administração. Art. 27º - Para demissão espontânea do associado, basta ele encaminhar a solicitação do seu afastamento temporário ou definitivo, através de uma correspondência, dirigida a Secretaria da Oficina de Gente. Art.28 º - O Associado que tenha solicitado sua demissão espontânea poderá solicitar seu retorno ao quadro de associado co prévia aprovação do Conselho Administrativo. Parágrafo Primeiro O associado fundador e o associado efetivo que não participar das atividades por 6 (seis) meses consecutivos, sem justificativa prévia por escrito, será excluído da Oficina de Gente. Parágrafo Segundo O associado fundador e o associado efetivo que for excluído na forma do caput poderá retornar ao quadro de associado atendendo aos critérios dos Art. 18º e 19º. Capítulo IV Dos direitos e deveres do associado. Art.29º - São direitos dos associados: I. Frequentar a sede da Oficina de Gente. Fazer uso dos serviços oferecidos pela Oficina de Gente. IV. Participar das Assembléias. Manifestar-se sobre atos e decisões e atividades da Oficina de Gente. Art. 30º - São deveres dos associados: I. Acatar decisões da assembléia; IV. Atender aos objetivos da Oficina de Gente Zelar pelo nome da Oficina de Gente Participar das atividades da Oficina de Gente V. Contribuir na apresentação de propostas para desenvolvimento econômico e social, com apresentação de projetos e programas.

8 Art. 31º - Somente os associados fundadores e efetivos poderão pleitear cargos eletivos do Conselho de Administração e Fiscal, desde que estejam em pleno gozo dos seus direitos. Art. 32º - Os associados poderão formar grupos de trabalho com a devida autorização da diretoria do Conselho de Administração, para desenvolver atividades como: I. Serviços voluntariado; Realizar eventos de confraternização Grupos de estudo e pesquisa; IV. Formar departamentos; V. Outras atividades de interesse dos associados. Parágrafo Único Para realização das atividades, basta solicitar autorização a Diretoria do Conselho de Administração da Oficina de Gente, indicando os responsáveis pelas atividades. Capítulo V Da Administração Art. 33º - A Oficina de Gente, é composta dos seguintes órgãos para a sua administração: I. Assembléias; Diretoria Conselho de Administração; Conselho Fiscal; IV. Conselho Técnico; V. Departamentos; VI. Comissões. Art. 34º - A Assembléia, órgão supremo de decisão, poderá ser ordinária ou extraordinária. Art. 35º - O Conselho de Administração é constituído por 3 (três) membros, eleitos entre os associados fundadores e efetivos, com mandato de 4 (quatro) anos. Art. 36º- O Conselho Fiscal é composto por 3 (três) membros eleitos entre os associados fundadores e efetivos, com mandato de 4 (quatro) anos. Art. 37º - O Conselho Técnico é constituído de profissionais liberais, entidades de classe, centros de estudos e pesquisas e representação de faculdades, centros universitários, universidades e escolas técnicas. Art. 38º - Os Departamentos serão criados de acordo com projetos e programas que constituem os trabalhos, podendo ser voluntariado ou contratado, conforme atividades, e serão coordenados por um associado, indicado pela Diretoria do Conselho de Administração. Art. 39º - As Comissões são constituídas por um grupo de associados, com objetivo de fornecer respaldo e parecer para decisões junto aos conselhos, por tempo determinado.

9 Capítulo VI Das Assembléias Art. 40º - A Assembléia Geral Ordinária ocorrerá sempre na segunda quinzena do mês de março de cada ano. Art. 41º - Compete a Assembléia Geral Ordinária. I. Aprovar planos de trabalho; Aprovar balanço e contas; Demais assuntos inseridos na pauta pelo Conselho de Administração. Art. 42º - A Assembléia Geral extraordinária, poderá se reunir quantas vezes necessárias, sempre que o assunto for de interesse da Oficina de Gente. Art. 43º - Compete a Assembléia Geral extraordinária: I. Discutir assuntos referentes a bens e patrimônios. Decidir sobre a dissolução da entidade. Alterar ou reformar o presente estatuto, (art.59cc), com o voto concorde de 2/3 (dois terços) dos associados. IV. Decidir outros assuntos de relevância. V. Eleger membros dos conselhos de administração, técnico, consultivo e fiscal. Art. 44º - A convocação das Assembléias Gerais poderá ser realizada da seguinte forma: I. Por publicação na imprensa local, com antecedência mínima de 3 (três) dias corridos; Por meio de circular entre os associados. Fixação do edital no quadro de aviso da secretaria da sede. Art. 45º - O quorum necessário para deliberação das Assembléias poderá ser da seguinte forma: I. Na primeira convocação, com maioria dos associados (CC art. 59, parágrafo único) em pleno gozo dos seus direitos. A segunda convocação, meia hora depois, com 2/3 (dois terços) dos associados. Art. 46º - O edital de convocação das Assembléias deve conter: I. Data e horário; Endereço completo; Pauta dos trabalhos. Art. 47º - Poderão ser realizadas e convocadas assembléias parciais dos: I. Conselho Técnico; Departamentos. Art.48º - As decisões das assembléias parciais terão valor somente como referendo do grupo de trabalho ou departamento, não sendo válida como Assembléia Geral, devendo encaminhar as resoluções para o Conselho de Administração. Art. 49º - As assembléias ordinárias e extraordinárias poderão ser convocadas pelo: I. Conselho de Administração; 1/5 (um quinto) de associados em pleno gozo dos seus direitos. (CC. Art.60º). Art. 50º - Quando da votação de uma pauta em assembléia, todos os associados em pleno gozo dos seus direitos, poderão participar.

10 Parágrafo Único: Quando da realização da assembléia estará disponível uma listagem dos associados com direito a voto. Art. 51º - As atas das assembléias ordinárias e extraordinárias deverão ser registradas em Livro de Ata. Capítulo VII Da Diretoria Conselho de Administração Art. 52º - A Diretoria do Conselho de Administração é composta dos seguintes cargos: I. Presidente Secretário Tesoureiro Art. 53º - Os membros da Diretoria do Conselho de Administração são eleitos entre os associados fundadores e efetivos, com pleno gozo de seus direitos, com mandato de 4 (quatro) anos, com direito a reeleição. Art. 54º - Compete a Diretoria do Conselho de Administração. I. Representar a Oficina de Gente nos seus atos; Convocar Assembléias; Constituir, consorciar, unificar e dissolver departamentos; IV. Contratar e demitir funcionários; V. Montar planos de trabalho; VI. Administrar a Oficina de Gente. Art.55º- Compete ao Presidente Diretoria do Conselho de Administração: I. Representar a Oficina de Gente, ativa e passivamente, judicialmente e extrajudicialmente; Presidir reuniões e assembléias; Assinar documentos, recebimentos, pagamentos e abertura de movimentação de contas bancárias, em conjunto com o Tesoureiro. Administrar a Oficina de Gente. Art. 56º - Compete ao Secretário do Conselho de Administração: I. Substituir o Presidente e os demais cargos na ausência ou impedimentos dos mesmos. IV. Presidir quando designado, reuniões, seminários e outras atividades. Representar a Oficina de Gente, quando designado pelo Conselho de Administração em eventos públicos. Art. 57º - Compete também ao Secretário do Conselho de Administração: I. Secretariar reuniões e assembléias; Arquivar documentos; Manter sob sua guarda os livros da Oficina de Gente. Art. 58º - Compete ainda ao Secretário do Conselho Administrativo: I. Manter em dia a correspondência da Oficina de Gente; Secretariar as reuniões da Oficina de Gente;

11 Manter os membros do Conselho de Administração informados das decisões da Diretoria. Art. 59º - Compete ao Tesoureiro do Conselho de Administração: I. Organizar a contabilidade; Assinar em conjunto como Presidente as liberações de pagamentos, abertura e movimentações bancárias; Montar os balanço anual e os balancetes. Art. 60º - Compete a toda a diretoria do Conselho de Administração: I. Elaborar programas, projetos, atividades e ações direcionados aos objetivos da entidade. Criar comissões com técnicos para desenvolvimento das atividades; Participar de campanhas de sensibilização. Capítulo IX Do Conselho Técnico Art. 61º - O Conselho Técnico é composto de: I. Representantes de entidades de classe; Profissionais liberais; Representantes de faculdades, centros universitários, ou universidades; IV. Representantes de escolas técnicas e profissionalizantes. V. Representantes de centros de pesquisas. VI. Órgãos governamentais de tecnologia, e pesquisas e outros. Art. 62º - Compete ao Conselho Técnico: I. Analisar os aspectos, administrativos e jurídicos. Fornecer pareceres e avaliações. Fornecer suporte ao apoio aos projetos e programas. Art. 63º - Entre os membros do Conselho Técnico, deverão ser eleitos 3 (três) membros para seguintes funções: I. Presidente. Secretário. Suplente. Art. 64º - Compete ao Presidente do Conselho Técnico. I. Representar o Conselho Técnico perante o Conselho Administrativo. Convocar e presidir reuniões e assembléias.. Fornecer pareceres e avaliações Art. 65º - Compete ao Secretário do Conselho Técnico. I. Secretariar as reuniões e assembléias. Arquivar ou encaminhar documentações. Substituir o presidente nas suas faltas e impedimentos. Art. 66º - Compete ao Suplente do Conselho Técnico substituir o secretário nas suas faltas e impedimentos. Art. 67º - A constituição do Conselho Técnico é facultativo para o funcionamento da Oficina de Gente.

12 Capítulo X Do Conselho Fiscal Art. 68º - O Conselho Fiscal é composto por 3 (três) membros eleitos entre os associados fundadores efetivos, com mandato de 4 (quatro) anos, com direito à reeleição, sendo composto de : I. Presidente; Vice Presidente; Secretário. Art.69º - Compete ao Conselho Fiscal: I. Fiscalizar os balancetes e balanços anuais. IV. Manifestar-se sobre alienação e venda de bens e patrimônios. Convocar reuniões e assembléias do Conselho Fiscal. Manifestar-se sobre a conduta dos associados. V. Manifestar-se sobre planos de trabalho. Art.70º - Ao Presidente do Conselho Fiscal compete: I. Presidir reuniões e assembléias do Conselho Fiscal. Assinar documentos relativos aos pareceres do Conselho Fiscal. Representar o Conselho perante o Conselho Administrativo. Art. 71º - Ao Vice-Presidente compete: I. Substituir o Presidente nas suas faltas e impedimentos. Art. 72º - Ao Secretário do conselho fiscal compete: I. Substituir o Presidente do Conselho Fiscal e/ou Vice-Presidente nas suas faltas ou impedimentos. Secretariar as reuniões e assembléias. Manter sobre sua guarda os livros e documentos relativos ao Conselho Fiscal. Art. 73º - O Conselho Fiscal poderá contratar serviços de terceiros para realizar auditorias e fornecer relatórios de avaliação de programas e projetos. Capítulo XI Da Estrutura Operacional Administrativa Art. 74º - A estrutura operacional administrativa será dimensionada conforme o volume de atividades a ser administrada, podendo variar em função do número de departamentos, programas e projetos. Art. 75º - Poderão ser contratados e remunerados a preço de mercado, profissionais para exercer as funções determinadas no plano de trabalho de Oficina de Gente. Capítulo XII Dos Departamentos Art. 76º - A constituição, dissolução e fusão dos departamentos são de competência do Conselho de Administração, que serão propostas baseadas nos procedimentos, planos de trabalho e das interfaces dos projetos e programas.

13 Art. 77º - Os departamentos poderão montar sua estrutura administrativa, conforme sua necessidade capacidade financeira. Art. 78º - Cada departamento deverá apresentar anualmente seu plano de trabalho e submeter à aprovação do Conselho de Administração. Parágrafo Único Quando da alteração do plano de trabalho, este deverá ser aprovado pelo Conselho de Administração, sob pena de sansão administrativa. Art. 79º - Cada departamento deverá indicar 2 (dois) membros, um coordenador e um secretário, para condução dos trabalhos, que serão representantes do departamento perante o Conselho de Administração. Art. 80º - O Departamento poderá remunerar seus dirigentes e participantes, conforme definido antecipadamente no plano de trabalho, pelos seus serviços efetivamente realizados. Art. 81º - Os Departamentos têm regras de trabalhos, as quais deverão ser aprovadas pelo Conselho de Administração, quando da sua constituição. Art. 82º Cada departamento tem autonomia administrativa e dotação orçamentária específica de cada projeto aprovada pelo Conselho de Administração, obedecendo ao presente estatuto e as normas do departamento. Art. 83º - Os departamentos deverão se reunir conforme cronograma específico com a diretoria executiva ou com o Conselho de Administração, para Avaliação dos trabalhos, projetos e programas. Capítulo XIII Das Comissões Art. 84º - As comissões são constituídas pelos conselhos e departamentos para auxiliar na decisão de atos e fornecer pareceres para suporte das decisões dos conselhos. Art. 85º - As comissões são constituídas sempre em número ímpar de participantes, com número mínimo de 3 (três) membros, indicados pelos conselhos e departamentos, entre os quadros associados Art. 86º - As comissões terão o prazo máximo de 90 (noventa) dias corridos, a partir da sua constituição, para apresentar relatórios e conclusões. Parágrafo Único: Em caso excepcional o prazo poderá ser prorrogado por um período não superior a 60 (sessenta) dias corridos, findo o qual se extinguirá automaticamente. Capítulo XIV Do processo eletivo Art. 87º - Os cargos eletivos para o Conselho de Administração e Fiscal são exclusivos dos associados fundadores e efetivos, que estejam em pleno gozo de seus direitos. Art. 88º - A eleição ocorrerá em Assembléia Geral da seguinte forma:

14 I. Serão indicados 2 (dois) membros entre os presentes para a condução da Assembléia de eleição que não sejam candidatos; Um dos membros será o Presidente da mesa e o outro será o Secretário; Para cada chapa candidata, será destinado um período para apresentação da sua plataforma de trabalho. IV. A votação será secreta, aberta para todos os associados em pleno gozo dos seus direitos; V. Os votos serão depositados em uma urna lacrada, exposta na mesa do presidente; VI. Encerrada a votação, será realizada o escrutínio e a contagem dos votos; V Após a contagem será proclamada a chapa eleita. Art. 89º - As chapas candidatas deverão ser inscritas completas, com seus repectivos nomes e cargos em duas vias, protocoladas juntas a Secretaria da Oficina de Gente, com antecedência mínima de 3 (três) dias corridos da Assembléia da eleição. Art. 90º - Para impugnação da chapa, o mesmo deverá ser realizada por escrito, até 2 (dois) dias corridos, da Assembléia e deverá ser protocolado na Secretaria da Oficina de Gente. Art. 91º - A impugnação será analisada pelo Conselho Fiscal ou comissão especialmente constituída para tal finalidade. Parágrafo Único: A Comissão terá um prazo máximo de 5 (cinco) dias corridos para fornecer o parecer sobre a solicitação da impugnação. Art. 92º - Ocorrendo a impugnação, será prorrogado automaticamente o mandato da gestão em exercício, até a nova Assembléia de eleição. Art. 93º - A Chapa eleita deverá toma posse após 15 (quinze) dias corridos da data da Assembléia de eleição, caso não tenha impugnação e mediante apresentação de documentação pessoal de todos os membros da chapa eleita. Art. 94º - A documentação pessoal consiste em: I. Cópia do documento de identidade (RG); Cópia do CPF; Cópia do comprovante de residência. Parágrafo Único: A não entrega de documento por um dos membros eleitos implica na impugnação de toda a chapa, devendo ser convocada nova Assembléia de eleição no prazo máximo de 150 (cento e cinqüenta) dias corridos. Capítulo XV Da receita e patrimônio Art. 95º - Constituem receita da Oficina de Gente: I. Contribuições de pessoas físicas e jurídicas. Anuidades, auxílios, contribuições e subvenções de entidades ou diretamente da União, Estados, Municípios e autarquias, doações e legados; Produtos de operação de créditos internos e externos para financiamento de suas atividades;

15 IV. Rendas em seu favor constituídas por terceiros; V. Usufruto que lhe forem conferidos, rendimentos de imóveis próprios ou de terceiros; VI. Receitas de Prestação de serviços, receitas de comercialização de produtos; V Juros bancários e outras receitas financeiras; V Rendimentos decorrentes de títulos, ações ou papéis financeiros de sua propriedade; IX. Receitas de produção, receita de direito autoral. Art. 96º - Todos os recursos serão aplicados integralmente nos objetivos definidos no presente estatuto. Art. 97º - O patrimônio da Oficina de Gente será constituído de bens identificados em escritura pública, que vier a receber por doação, legados e aquisições, livres e desembaraçadas de ônus. Art. 98º - A contratação de empréstimo financeiro que venha a contrair em bancos ou através de particulares, que venha onerar o patrimônio da Oficina de Gente, dependerá da aprovação do Conselho Fiscal e do Conselho de Administração. Art. 99º - A Oficina de Gente poderá constituir o Fundo de Desenvolvimento Econômico Social do Terceiro Setor, que será regido por normas específicas e pelas legislações pertinentes. Art. 100º - Os departamentos poderão realizar controles independentes da sua contabilidade, devendo ser conciliados mensalmente, até o décimo dia do mês subseqüente, com a contabilidade geral da Oficina de Gente. Capítulo XVI Dos livros Art. 101º - A Oficina de Gente manterá os seguintes livros: I. Livro de presença das assembléias e reuniões; Livro de ata das assembléias e reuniões; IV. Livros fiscais e contábeis; Demais livros exigidos pela legislação. Art. 102º - Os livros poderão ser confeccionados em folhas numeradas e arquivadas. Art. 103º - Os livros estarão sob a guarda do Secretário do Conselho de Administração da Oficina de Gente. Art. 104º - Os livros estarão na sede da Oficina de Gente. Capítulo XVII Das disposições gerais. Art. 105º - Os integrantes do conselho de Administração, Fiscal, Técnico da Oficina de Gente, não respondem solidariamente nem substancialmente pelas obrigações da entidade. Art. 106º - Os membros da Diretoria do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e dos demais conselhos constantes neste estatuto não serão remunerados pelos cargos eletivos que ocuparem.

16 Parágrafo Primeiro Os membros da Diretoria, do Conselho Fiscal e dos demais Conselhos, constantes neste estatuto, que venham ocupar cargos executivos ou que prestarem assessorias, serviços técnicos específicos da Oficina de Gente poderão ser remunerados por estes cargos executivos, assessorias ou serviços, respeitados, em todos os casos, os valores praticados pelo mercado, na região correspondente à área de atuação da Oficina de Gente. Parágrafo Segundo A Oficina de Gente adotará práticas de gestão administrativa, necessária e suficientes a coibir a obtenção, de forma individual ou coletiva, de benefícios ou vantagens pessoais, em decorrência da participação do processo decisório. Parágrafo Terceiro Todas as contratações para cargos executivos da Oficina de Gente, serviços técnicos ou específicos, deverão ser registrados em ata. Art. 107º - O exercício financeiro e fiscal da Oficina de Gente coincidirá com o ano civil. Art. 108º - Para extinção da Oficina de Gente, o processo consiste em: I. Deverá ser convocada uma assembléia extraordinária especialmente para extinção, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias corridos, pela imprensa local. A deliberação será com dois terços dos presentes. Sendo resolvido á extinção o patrimônio e os bens, satisfeitos as obrigações, serão destinados a uma instituição enquadrada na lei federal nº 9.970/99. Art. 109º - Em casos de constatados problemas de conduta ética do associado ou mau uso do nome da instituição, o Conselho de Administração poderá propor a formação de uma comissão pelos associados, com no mínimo 5 (cinco) membros, para análise da situação e fornecer pareceres para decisão administrativa. Parágrafo Único A comissão terá o prazo de 30 (trinta) dias corridos para apresentação de pareceres, após usa constituição. Art. 110º - Atendido o dispositivo do Art. 3º, da Lei Federal nº 9.790/99, de 23/03/99, para qualificar a organização da sociedade civil de interesse público, a Oficina de Gente, fica regido pelo presente estatuto e pelas seguintes normas: I. Observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência. Adoção de práticas de gestão administrativa, necessárias e suficientes a coibir a obtenção, de forma individual e coletiva, de benefícios ou vantagens pessoais, em decorrência da participação no respectivo processo decisório. Constituição do conselho fiscal ou órgão equivalente, dotado de competência para opinar sobre relatórios de desempenho financeiro e contábil, e sobre as operações patrimoniais realizadas, emitindo pareceres para os organismos superiores da Oficina de Gente. IV. Em caso de dissolução, além de atender o Art. 117º do presente estatuto, o patrimônio líquido será transferido a outra pessoa jurídica qualificada nos termos da Lei Federal, preferencialmente que tenha mesmo objetivo social da Oficina de Gente.

17 V. Na hipótese da Oficina de Gente, perder a qualificação instituída na lei federal, o respectivo acervo patrimonial disponível adquirido com recursos públicos durante período e que perdurou aquela qualificação, será transferida a outra pessoa jurídica qualificada na Lei Federal. VI. Possibilidade de instruir remuneração para os dirigentes da Oficina de Gente, que atuem efetivamente na gestão executiva e para aqueles que a ela prestam serviços específicos, respeitados, em ambos casos valores praticados no mercado, na região correspondente a sua área de atuação. V As normas de prestação de contas a serem observadas pela Oficina de Gente ficam determinadas no mínimo: a. Observância dos princípios fundamentais de contabilidade e das Normas Brasileiras de Contabilidade. b. Publicação do balanço financeiro, na imprensa local, juntamente com o resumo das atividades, certidão negativa de débitos do INSS e FGTS, bem como colocar à disposição do público em geral. c. Quando da firmação de termos de parceria, serão obedecidos as instruções do decreto federal nº 3.100/99 de 30/06/99 e serão contratadas auditorias externas independentes para aplicação de recursos originários dos termos dessa parceria. d. A Prestação de Contas de todos os recursos e bens de origem pública recebida pela Oficina de Gente será realizada conforme determinado no Parágrafo Único do Artigo 70 da Constituição Federal. Art. 111º - Dentro das atividades da Oficina de Gente, fica proibido qualquer tipo de discriminação, quer seja por raça, idade, sexo, etnia ou religião. Art. 112º - Nas Atividades da Oficina de Gente, fica expressamente proibida a manifestação política partidária. Capítulo XVIII Das disposições transitórias Art. 113º - O grupo gestor inicial será composto de 06 (seis) membros, com mandato de 4 (quatro) anos. Art. 114º - O grupo gestor inicial é composto, no mínimo, pelos seguintes cargos: Conselho de Administração: I. Presidente Secretário Tesoureiro Conselho Fiscal: I. Presidente Vice-Presidente Secretário Art.115º - Compete ao grupo gestor inicial: I. Instrumentalizar a instituição.

18 Efetuar o lançamento oficial da entidade. Conquistar associados. IV. Criar o regimento interno. V. Elaborar programas, projetos e atividades. VI. Capitalizar a entidade. V Fazer parcerias, convênios e contratos que promovam a auto sustentabilidade da instituição. Art. 116º - Os membros do grupo gestor inicial, após o prazo de 4 (quatro) anos de administração deverão realizar Assembléia de eleição conforme determinado no presente estatuto. Art. 117º - Os membros do grupo gestor inicial, poderão formar chapa para eleição aos cargos do Conselho de Administração ou Fiscal. Art. 118º - O presente estatuto entra em vigor nesta data. Serra, 07 de abril de Conselho de Administração Presidente: Secretário: Tesoureiro: Conselho Fiscal Presidente: Vice-Presidente: Secretário:

19

ESTATUTO DO INSTITUTO DELTA DE DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO PIAUÍ CAPITULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS

ESTATUTO DO INSTITUTO DELTA DE DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO PIAUÍ CAPITULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS ESTATUTO DO INSTITUTO DELTA DE DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO PIAUÍ CAPITULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS Art. 1º. O INSTITUTO DELTA DE DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO PIAUÍ,

Leia mais

NÚCLEO AMIGOS DA TERRA / BRASIL ESTATUTO. Capítulo I. Da entidade e seus objetivos

NÚCLEO AMIGOS DA TERRA / BRASIL ESTATUTO. Capítulo I. Da entidade e seus objetivos Versão Final NÚCLEO AMIGOS DA TERRA / BRASIL ESTATUTO Capítulo I Da entidade e seus objetivos Art. 1º - O NÚCLEO AMIGOS DA TERRA / BRASIL, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos,

Leia mais

ESTATUTO DO INSTITUTO ADAPTAÇÃO E SURF ADAPTSURF. Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS

ESTATUTO DO INSTITUTO ADAPTAÇÃO E SURF ADAPTSURF. Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS ESTATUTO DO INSTITUTO ADAPTAÇÃO E SURF ADAPTSURF Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS Art. 1º - O INSTITUTO ADAPTAÇÃO E SURF - ADAPTSURF, doravante designado por entidade, constituído em 30/12/2007,

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL WOOZ, ARTE & CULTURA CAPÍTULO PRIMEIRO DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS

ESTATUTO SOCIAL WOOZ, ARTE & CULTURA CAPÍTULO PRIMEIRO DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS ESTATUTO SOCIAL WOOZ, ARTE & CULTURA CAPÍTULO PRIMEIRO DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS Artigo 1º A Associação Wooz, Arte & Cultura, fundada em 10 de junho de 2001, é uma associação civil, sem fins lucrativos,

Leia mais

ESTATUTO DO INSTITUTO MENINOS DO LAGO

ESTATUTO DO INSTITUTO MENINOS DO LAGO 1 ESTATUTO DO INSTITUTO MENINOS DO LAGO ESTATUTO 2011 2 SUMÁRIO CAPÍTULO TÍTULO I Da Denominação, Sede e Fins II Dos Associados III Da Administração IV Do Patrimônio V Da Prestação de Contas VI Das Disposições

Leia mais

ESTATUTO DE ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO (OSCIP) DO MOVIMENTO DE ALFABETIZAÇÃO REGIONAL DO ABC

ESTATUTO DE ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO (OSCIP) DO MOVIMENTO DE ALFABETIZAÇÃO REGIONAL DO ABC ESTATUTO DE ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO (OSCIP) DO MOVIMENTO DE ALFABETIZAÇÃO REGIONAL DO ABC Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS Art. 1º. O Movimento de Alfabetização Regional

Leia mais

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE HOMEOPATIA DA CIÊNCIAS MÉDICAS - LHCMA Capítulo I - Da Natureza e Finalidade ART. 1º - A LIGA DE HOMEOPATIA DA CIÊNCIAS MÉDICAS é uma entidade sem fins lucrativos, com duração

Leia mais

CLUBE DE SEGUROS DE PESSOAS E BENEFÍCIOS DO ESTADO DO PARANÁ CVG/PR ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, SEUS FINS, SEDE E DURAÇÃO

CLUBE DE SEGUROS DE PESSOAS E BENEFÍCIOS DO ESTADO DO PARANÁ CVG/PR ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, SEUS FINS, SEDE E DURAÇÃO CLUBE DE SEGUROS DE PESSOAS E BENEFÍCIOS DO ESTADO DO PARANÁ CVG/PR ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, SEUS FINS, SEDE E DURAÇÃO ARTIGO 1º O Clube de Seguros de Pessoas e Benefícios do Estado

Leia mais

ESTATUTO DE ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PUBLICO/OSCIP

ESTATUTO DE ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PUBLICO/OSCIP ESTATUTO DE ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PUBLICO/OSCIP Capitulo I Da DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS Art. 1º - A Afinidades GLSTAL Gays, Lésbicas, Simpatizantes e Transgênero de Alagoas também

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO REGIMENTO INTERNO

CONSELHO MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO REGIMENTO INTERNO REGIMENTO INTERNO Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI/Campinas), criado pela Lei Municipal

Leia mais

Estatuto Social. Interaction Design Association IxDA-CURITIBA

Estatuto Social. Interaction Design Association IxDA-CURITIBA Estatuto Social Interaction Design Association IxDA-CURITIBA CAPÍTULO I Da Denominação, Sede e Finalidades Art. 1º A Interaction Design Association Capítulo Curitiba, também designada simplesmente como

Leia mais

Estatuto de Constituição da Sociedade Polo de Exportação de Serviços de Software do Planalto Médio PoloSul.org. Índice

Estatuto de Constituição da Sociedade Polo de Exportação de Serviços de Software do Planalto Médio PoloSul.org. Índice Estatuto de Constituição da Sociedade Polo de Exportação de Serviços de Software do Planalto Médio PoloSul.org Índice Capítulo I Da denominação, duração, fins, natureza e sede Capítulo II Dos associados

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA LITERÁRIA PENDÃO REAL. CAPÍTULO I Da Denominação, Sede, Duração e Finalidade

ESTATUTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA LITERÁRIA PENDÃO REAL. CAPÍTULO I Da Denominação, Sede, Duração e Finalidade ESTATUTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA LITERÁRIA PENDÃO REAL CAPÍTULO I Da Denominação, Sede, Duração e Finalidade Artigo 1º - A ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA LITERÁRIA PENDÃO REAL, adiante denominada simplesmente

Leia mais

ESTATUTOS CENA COMUNIDADE EVANGÉLICA NOVA AURORA

ESTATUTOS CENA COMUNIDADE EVANGÉLICA NOVA AURORA ESTATUTOS CENA COMUNIDADE EVANGÉLICA NOVA AURORA CAPÍTULO I NOME, SEDE E FORO. ARTIGO l.º - Com o nome de CENA - COMUNIDADE EVANGÉLICA NOVA AURORA, é constituída esta entidade eclesiástica, sem fins lucrativos,

Leia mais

ABDEPP/Freinet ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA DIVULGAÇÃO, ESTUDOS E PESQUISAS DA PEDAGOGIA FREINET.

ABDEPP/Freinet ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA DIVULGAÇÃO, ESTUDOS E PESQUISAS DA PEDAGOGIA FREINET. ABDEPP/Freinet ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA DIVULGAÇÃO, ESTUDOS E PESQUISAS DA PEDAGOGIA FREINET. Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FORO ART. 1 o - Sob a denominação de ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA DIVULGAÇÃO,

Leia mais

PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº. xxx, DE xx DE xx DE xxxx INSTITUI O CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº. xxx, DE xx DE xx DE xxxx INSTITUI O CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº. xxx, DE xx DE xx DE xxxx INSTITUI O CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL, Faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE EX-ALUNOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL. CAPÍTULO I - Da Associação e finalidades

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE EX-ALUNOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL. CAPÍTULO I - Da Associação e finalidades ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE EX-ALUNOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL CAPÍTULO I - Da Associação e finalidades Art. 1º A Associação dos ex alunos do Centro Universitário do Distrito Federal doravante

Leia mais

Como montar uma ONG no Amapá

Como montar uma ONG no Amapá Como montar uma ONG no Amapá Eis um modelo básico do Estatuto Social de uma ONG comumente divulgado na internet. Faça as alterações e adapte à sua realidade. Existem modelos mais amplos e mais completos,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO EM PATOLOGIA CRÂNIO MANDIBULAR ABCM

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO EM PATOLOGIA CRÂNIO MANDIBULAR ABCM ESTATUTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO EM PATOLOGIA CRÂNIO MANDIBULAR ABCM CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, OBJETO E DURAÇÃO Artigo 1º - Fica constituída a associação civil denominada

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, TEMPO DE DURAÇÃO, SEDE E FINS DA ASSOCIAÇÃO:

ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, TEMPO DE DURAÇÃO, SEDE E FINS DA ASSOCIAÇÃO: ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, TEMPO DE DURAÇÃO, SEDE E FINS DA ASSOCIAÇÃO: Art. 01º - A Associação de Promoção à Assistência Social, Educacional e de Desenvolvimento Econômico de Goiás,

Leia mais

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE CITOLOGIA CLÍNICA Capítulo I Da Natureza e Finalidade Art. 1º. A Liga de Citologia Clínica é uma entidade sem fins lucrativos, com duração ilimitada, sob a supervisão da da

Leia mais

LEI Nº 15.853 DE 11 DE OUTUBRO DE 2011.

LEI Nº 15.853 DE 11 DE OUTUBRO DE 2011. LEI Nº 15.853 DE 11 DE OUTUBRO DE 2011. 1 Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Economia Solidária e o Fundo Municipal de Fomento à Economia Solidária e dá outras providências. O Prefeito Municipal

Leia mais

DECRETO Nº 27.958, DE 16 DE MAIO DE 2007 DODF DE 17.05.2007

DECRETO Nº 27.958, DE 16 DE MAIO DE 2007 DODF DE 17.05.2007 DECRETO Nº 27.958, DE 16 DE MAIO DE 2007 DODF DE 17.05.2007 Aprova o Estatuto Social da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e dá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso

Leia mais

REGIMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS URBANOS - NEURB CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E FINALIDADE

REGIMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS URBANOS - NEURB CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E FINALIDADE Preâmbulo Os representantes do CONFAUeD, reunidos em assembléia, no dia 30 de junho de 2011, para instituição dos regimentos dos seus laboratórios e núcleos, após deliberação aprovou o REGIMENTO INTERNO

Leia mais

Estatuto Social da Associação Braileira de Redistribuição de Excedentes

Estatuto Social da Associação Braileira de Redistribuição de Excedentes Estatuto Social da Associação Braileira de Redistribuição de Excedentes I DENOMINAÇÃO, SEDE, OBJETIVOS e DURAÇÃO Art. 1º. A Associação Brasileira de Redistribuição de Excedente, também designada pela sigla

Leia mais

Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - FINEDUCA ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, SEDE E DURAÇÃO

Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - FINEDUCA ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, SEDE E DURAÇÃO ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, SEDE E DURAÇÃO Art. 1º - A Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, doravante denominada FINEDUCA, é uma associação civil de direito privado,

Leia mais

ESTATUTO DO CENTRO DE ESTUDOS, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO EM SAÚDE COLETIVA.

ESTATUTO DO CENTRO DE ESTUDOS, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO EM SAÚDE COLETIVA. ESTATUTO DO CENTRO DE ESTUDOS, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO EM SAÚDE COLETIVA. Capítulo I Denominação, fins e sede do CEPESC Art. 1º. O Centro de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regimento interno disciplina o funcionamento do Conselho Municipal de Políticas Culturais,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA LEI Nº 272, DE 06 DE JUNHO DE 2014. Dispõe sobre a criação do Conselho Comunitário de Segurança Pública e Entidades Afins do Município de Barra do Choça e dá outras Providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE

Leia mais

ESTATUTO DA UNIÃO ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS, CAMPUS URUAÇU/GO. Capítulo I Da denominação, sede, fins e duração.

ESTATUTO DA UNIÃO ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS, CAMPUS URUAÇU/GO. Capítulo I Da denominação, sede, fins e duração. ESTATUTO DA UNIÃO ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS, CAMPUS URUAÇU/GO. Capítulo I Da denominação, sede, fins e duração. Art. 1º. A União Estudantil do Instituto Federal de Goiás, Campus Uruaçu denominar-se-á

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO I. DENOMINAÇÃO / SEDE

REGULAMENTO INTERNO I. DENOMINAÇÃO / SEDE I. DENOMINAÇÃO / SEDE Art.º 1.º A Instinto, Associação Protetora de Animais da Covilhã, é uma associação sem fins lucrativos, que se rege pelos Estatutos, pelo presente Regulamento Interno e demais disposições

Leia mais

Ata de Assembléia geral para constituição, aprovação do Estatuto, eleição e posse da Diretoria e Conselho Fiscal do Instituto de Ação Comunitária

Ata de Assembléia geral para constituição, aprovação do Estatuto, eleição e posse da Diretoria e Conselho Fiscal do Instituto de Ação Comunitária Ata de Assembléia geral para constituição, aprovação do Estatuto, eleição e posse da Diretoria e Conselho Fiscal do Instituto de Ação Comunitária Integração também designado IACI. Aos 18 dias do mês de

Leia mais

Jeep Clube de Brasília. Estatuto Social

Jeep Clube de Brasília. Estatuto Social Jeep Clube de Brasília Estatuto Social CAPÍTULO I DA ASSOCIAÇÃO NATUREZA E FINS Art. 1º O JEEP CLUBE DE BRASÍLIA, com a sigla JCB, fundado em 17 de junho de 1989, é uma sociedade civil sem fins lucrativos,

Leia mais

Estatuto do Instituto de Estudos em Computação e Informação Quânticas

Estatuto do Instituto de Estudos em Computação e Informação Quânticas Estatuto do Instituto de Estudos em Computação e Informação Quânticas (IQUANTA) Capítulo I - DA DENOMINAÇÃO, DURAÇÃO, SEDE E FINALIDADES Art. 1º - O Instituto de Estudos em Computação e Informação Quânticas,

Leia mais

ESTATUTO!SOCIAL! ) TÍTULO)I) )DA)CONSTITUIÇÃO) CAPITULO)I) )DA)DENOMINAÇÃO,)SEDE,)NATUREZA)E)DURAÇÃO) ) ) )

ESTATUTO!SOCIAL! ) TÍTULO)I) )DA)CONSTITUIÇÃO) CAPITULO)I) )DA)DENOMINAÇÃO,)SEDE,)NATUREZA)E)DURAÇÃO) ) ) ) ESTATUTOSOCIAL TÍTULOI DACONSTITUIÇÃO CAPITULOI DADENOMINAÇÃO,SEDE,NATUREZAEDURAÇÃO Art. 1º Sob a denominação de ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FAMÍLIAS HOMOAFETIVAS ABRAFH,comsedeàRuaBuenosAires,2 sala1702,centro

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES do LOTEAMENTO TURISTICO ANDURALUA II

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES do LOTEAMENTO TURISTICO ANDURALUA II ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES do LOTEAMENTO TURISTICO ANDURALUA II O presente Estatuto foi elaborado em conformidade com a Lei 10.406 de 2002 Novo Código Civil. ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES..., doravante simplesmente

Leia mais

CAPÍTULO I DO APOIO A GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE CAPÍTULO II DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

CAPÍTULO I DO APOIO A GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE CAPÍTULO II DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE LEI N.º 1.297, DE 06 DE JULHO DE 2010. Dispõe sobre apoio a Gestão do Sistema Único de Saúde, da realização de conferências no âmbito municipal, da reformulação e funcionamento do Conselho Municipal de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL)

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) TÍTULO 1 Da Instituição e seus Fins Art. 1 0 O Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), criado em 2004, para integrar uma

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO SECRETARIADO NACIONAL DA MULHER

REGIMENTO INTERNO DO SECRETARIADO NACIONAL DA MULHER REGIMENTO INTERNO DO SECRETARIADO NACIONAL DA MULHER PREÂMBULO O Estatuto do PSDB, aprovado em 1988, previu em sua Seção V, art. 73, 2º a criação do Secretariado da Mulher como parte integrante da Executiva

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO PIRANGUÇUENSE DE ARTESANATO

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO PIRANGUÇUENSE DE ARTESANATO ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO PIRANGUÇUENSE DE ARTESANATO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS Art. 1º A Associação Piranguçuense de Artesanato, doravante denominada APA, fundada em 04 de outubro de 2008, é

Leia mais

CENTRO ACADÊMICO IAG PAULO MARQUES DOS SANTOS C.A.P.M.S. ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO E SEUS FINS

CENTRO ACADÊMICO IAG PAULO MARQUES DOS SANTOS C.A.P.M.S. ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO E SEUS FINS CENTRO ACADÊMICO IAG PAULO MARQUES DOS SANTOS C.A.P.M.S. ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO E SEUS FINS Artigo 1º. O Centro Acadêmico IAG Paulo Marques dos Santos C.A.P.M.S. dos estudantes de Geofísica

Leia mais

Art. 2º Compete ao Conselho Estadual do Idoso:

Art. 2º Compete ao Conselho Estadual do Idoso: PROJETO DE LEI Nº Dispõe sobre o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso - CEI/SC - e adota outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, Faço saber a todos os habitantes deste Estado

Leia mais

GABINETE DO PREFEITO

GABINETE DO PREFEITO Autor: Poder Executivo. LEI N 1.328/2016. CRIA O CONSELHO E FUNDO MUNICIPAL E POLÍTICAS SOBRE DROGAS DO MUNICÍPIO DE ARIPUANÃ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. EDNILSON LUIZ FAITTA, Prefeito Municipal de Aripuanã,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE EXTENSÃO

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE EXTENSÃO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE EXTENSÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1. Este Regimento dispõe sobre a composição, competências e funcionamento do Conselho de Extensão (CoEx), órgão colegiado

Leia mais

PROPOSTA DE ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SÃO JOSÉ, DA GUARDA

PROPOSTA DE ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SÃO JOSÉ, DA GUARDA PROPOSTA DE ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SÃO JOSÉ, DA GUARDA Capítulo I Da denominação, natureza e fins Artigo 1º Denominação A Associação de Pais e Encarregados de Educação

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA DO PROJETO AÇÃO SOCIAL

ESTATUTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA DO PROJETO AÇÃO SOCIAL ESTATUTO SOCIAL 1 ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA DO PROJETO AÇÃO SOCIAL Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E TEMPO DE DURAÇÃO Artigo 1º - Fica constituída a ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA DO PROJETO AÇÃO SOCIAL,

Leia mais

Prefeitura Municipal da Estância Climática de Santo Antonio do Pinhal Estado de São Paulo

Prefeitura Municipal da Estância Climática de Santo Antonio do Pinhal Estado de São Paulo Prefeitura Municipal da Estância Climática de Santo Antonio do Pinhal Estado de São Paulo LEI N 980, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2006 Dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), no Município

Leia mais

GRUPO DE AJUDA A CRIANÇA CARENTE COM CÂNCER-PERNAMBUCO REFORMA DO ESTATUTO SOCIAL. Capítulo I - DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS

GRUPO DE AJUDA A CRIANÇA CARENTE COM CÂNCER-PERNAMBUCO REFORMA DO ESTATUTO SOCIAL. Capítulo I - DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS GRUPO DE AJUDA A CRIANÇA CARENTE COM CÂNCER-PERNAMBUCO REFORMA DO ESTATUTO SOCIAL Capítulo I - DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS Art. 1º. O GRUPO DE AJUDA À CRIANÇA CARENTE COM CÂNCER-PERNAMBUCO também designado

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL CASA DO CUIDAR CAPÍTULO I DA NATUREZA, DENOMINAÇÃO, SEDE E PRAZO

ESTATUTO SOCIAL CASA DO CUIDAR CAPÍTULO I DA NATUREZA, DENOMINAÇÃO, SEDE E PRAZO ESTATUTO SOCIAL CASA DO CUIDAR CAPÍTULO I DA NATUREZA, DENOMINAÇÃO, SEDE E PRAZO Art. 1º - A Casa do Cuidar é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos e duração por tempo

Leia mais

Estado da Paraíba Prefeitura Municipal de Santa Cecília Gabinete do Prefeito

Estado da Paraíba Prefeitura Municipal de Santa Cecília Gabinete do Prefeito Lei nº176/2014 Dispõe sobre o Conselho e Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas do Município de Santa Cecília e dá outras providências. A Câmara Municipal de Santa Cecília, estado da Paraíba, aprovou

Leia mais

FÓRUM POTIGUAR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REGIMENTO. Natal/Rn

FÓRUM POTIGUAR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REGIMENTO. Natal/Rn FÓRUM POTIGUAR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REGIMENTO Natal/Rn Fórum Potiguar de Educação de Jovens e Adultos Regimento Interno Capítulo I Do Fórum Art. 1º. O Fórum Potiguar de Educação de Jovens e

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL DO CRPSI

ESTATUTO SOCIAL DO CRPSI ESTATUTO SOCIAL DO CRPSI ESTATUTO REGISTRADO NO CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS JURÍDICAS DA COMARCA DE CONCEIÇÃO DO COITÉ BAHIA, sob Número: 6.893, protocolo 2, fls. 117, Registro n.º 477, livro

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREAS DE MANGUEZAL EDUMANGUE. Título I. Da Denominação, missão, prazo de duração e sede.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREAS DE MANGUEZAL EDUMANGUE. Título I. Da Denominação, missão, prazo de duração e sede. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREAS DE MANGUEZAL Título I Da Denominação, missão, prazo de duração e sede. Art. 1º - A Associação brasileira para Educação Ambiental em Áreas de Manguezal,

Leia mais

PREFEITURA DO ALEGRETE-RS ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE GOVERNO SEÇÃO DE LEGISLAÇÃO

PREFEITURA DO ALEGRETE-RS ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE GOVERNO SEÇÃO DE LEGISLAÇÃO DECRETO Nº. 584, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2014. Homologa Regimento Interno do Fórum Municipal de Educação de Alegrete. O PREFEITO MUNICIPAL, no uso de sua atribuição, que lhe confere o Art. 101, IV, da Lei

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN Estabelece o Regimento Interno do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Paraná, no uso de

Leia mais

O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso de suas atribuições legais, e CAPÍTULO I DO FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso de suas atribuições legais, e CAPÍTULO I DO FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER 1 Gabinete do Prefeito DECRETO Nº 4139, DE 11 DE SETEMBRO DE 2013. Regulamenta o Fundo Municipal de Esporte e Lazer e o Incentivo ao Esporte e Lazer e dá outras providências. O PREFEITO DE GOIÂNIA, no

Leia mais

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO IRMÃO JOSÉ OTÃO

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO IRMÃO JOSÉ OTÃO ESTATUTO DA FUNDAÇÃO IRMÃO JOSÉ OTÃO Capítulo I Da Denominação, Sede e Finalidades Art. 1 A Fundação Irmão José Otão (FIJO), pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, instituída pela União

Leia mais

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DECRETO Nº 1.153, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2015. Aprova o Regimento Interno do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas do município de Palmas. O PREFEITO DE PALMAS, no uso das atribuições

Leia mais

CENTRO DE ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE E À CRIANÇA COM HUMANISMO - CAACCH E S T A T U T O CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS

CENTRO DE ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE E À CRIANÇA COM HUMANISMO - CAACCH E S T A T U T O CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS CENTRO DE ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE E À CRIANÇA COM HUMANISMO - CAACCH E S T A T U T O CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS ARTIGO 1º - O CENTRO DE ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE E À CRIANÇA COM HUMANISMO

Leia mais

DECRETO Nº 533, DE 02 DE SETEMBRO DE 1991.

DECRETO Nº 533, DE 02 DE SETEMBRO DE 1991. ALTERADO PELOS DECRETOS SC N 322/1995; 2.155/1997; 2.442/1997 DECRETO Nº 533, DE 02 DE SETEMBRO DE 1991. Dispõe sobre a competência do Conselho de Meio Ambiente - CONSEMA - SC O GOVERNADOR DO ESTADO DE

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO AGILE ALLIANCE BRAZIL CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA E DURAÇÃO

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO AGILE ALLIANCE BRAZIL CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA E DURAÇÃO ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO AGILE ALLIANCE BRAZIL CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA E DURAÇÃO Artigo 1º - Sob a denominação de AGILE ALLIANCE BRAZIL, foi instituída em 14/11/2013, uma pessoa jurídica de direito

Leia mais

FUNDAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO CENTRO-SUL FUNDASUL FACULDADE CAMAQÜENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS ESTATUTO SOCIAL

FUNDAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO CENTRO-SUL FUNDASUL FACULDADE CAMAQÜENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS ESTATUTO SOCIAL FUNDAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO CENTRO-SUL FUNDASUL FACULDADE CAMAQÜENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS FACJÚNIOR EMPRESA JÚNIOR DA FACCCA ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I, DENOMINAÇÃO, SEDE,

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSUNI Nº 041/2014

DELIBERAÇÃO CONSUNI Nº 041/2014 DELIBERAÇÃO CONSUNI Nº 041/2014 Aprova o Estatuto da Fundação Caixa Beneficente dos Servidores da Universidade de Taubaté (Funcabes). O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, na conformidade do Processo nº FUNCABES-

Leia mais

SUZANO PAPEL E CELULOSE S.A. Regimento Interno do Conselho de Administração

SUZANO PAPEL E CELULOSE S.A. Regimento Interno do Conselho de Administração SUZANO PAPEL E CELULOSE S.A. Regimento Interno do Conselho de Administração Este Regimento Interno foi aprovado pelo Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose S.A. em 18 de fevereiro de 2016.

Leia mais

ESTATUTO DA CONVENÇÃO DAS IGREJAS BATISTAS UNIDAS DO CEARÁ CIBUC (reformado e aprovado em 02/07/2004)

ESTATUTO DA CONVENÇÃO DAS IGREJAS BATISTAS UNIDAS DO CEARÁ CIBUC (reformado e aprovado em 02/07/2004) ESTATUTO DA CONVENÇÃO DAS IGREJAS BATISTAS UNIDAS DO CEARÁ CIBUC (reformado e aprovado em 02/07/2004) CAPÍTULO I: DA DENOMINAÇÃO E NATUREZA, DURAÇÃO, SEDE, FORO E FINALIDADE. Art. 1 - A Convenção das Igrejas

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS MANTENEDORAS DE FACULDADES ESTATUTO DA ABRAFI

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS MANTENEDORAS DE FACULDADES ESTATUTO DA ABRAFI ESTATUTO DA ABRAFI ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS MANTENEDORAS DE Título I Da Natureza, Sede, Duração e Finalidades Capítulo Único Da Natureza, Sede, Duração e Finalidades Associativas Art. 1 - A Associação

Leia mais

Capítulo I das Atividades do Conselho

Capítulo I das Atividades do Conselho REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITARANTIM BA, DE ACORDO COM A LEI Nº 11.947/2009 E RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 038/2009. Capítulo I das Atividades do Conselho

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JURANDA Estado do Paraná LEI Nº 558/2003

PREFEITURA MUNICIPAL DE JURANDA Estado do Paraná LEI Nº 558/2003 LEI Nº 558/2003 CRIA O CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA DO MUNICÍPIO DE JURANDA, ESTADO DO PARANÁ, ESTABELECE ATRIBUIÇÕES E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS. A CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU

Leia mais

Anexo I Resolução nºc21/2009 CD/FAP de 27.05.2009

Anexo I Resolução nºc21/2009 CD/FAP de 27.05.2009 Anexo I Resolução nºc21/2009 CD/FAP de 27.05.2009 CENTRO DE ATENDIMENTO E ESTUDOS EM MUSICOTERAPIA CLOTILDE LEINIG A Universidade Estadual do Paraná - - Faculdade de Artes do Paraná, ao implementar o Centro

Leia mais

DECRETO Nº 38.125 DE 29 DE NOVEMBRO DE 2013. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e,

DECRETO Nº 38.125 DE 29 DE NOVEMBRO DE 2013. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e, DECRETO Nº 38.125 DE 29 DE NOVEMBRO DE 2013 Cria a Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro S/A RIOSAÚDE e aprova seu Estatuto. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

Estatuto da ADEPO. Art. 2 - A Associação, para suas atividades, adotará a seguinte sigla: ADEPO;

Estatuto da ADEPO. Art. 2 - A Associação, para suas atividades, adotará a seguinte sigla: ADEPO; Estatuto da ADEPO I - DA CONSTITUIÇÃO Art. 1 - A Associação se constituirá, como sociedade civil, sob a designação de ASSOCIAÇÃO DOS EX - ALUNOS PÓS - GRADUADOS EM ORTODONTIA DA U.F.R.J.; Art. 2 - A Associação,

Leia mais

CDT - TELEFONE: 3248.1018 / 3248.1019 - PESSOAS JURÍDICAS - e-mail: pj@cdtsp.com.br

CDT - TELEFONE: 3248.1018 / 3248.1019 - PESSOAS JURÍDICAS - e-mail: pj@cdtsp.com.br CDT - TELEFONE: 3248.1018 / 3248.1019 - PESSOAS JURÍDICAS - e-mail: pj@cdtsp.com.br SUGESTÃO de texto para estatuto de constituição de Associações. Observação: As informações deste arquivo deverão ser

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL DO CENTRO DE MEDITAÇÃO DE SALVADOR. CAPÍTULO I - Da Denominação, Sede, Finalidades e Duração

ESTATUTO SOCIAL DO CENTRO DE MEDITAÇÃO DE SALVADOR. CAPÍTULO I - Da Denominação, Sede, Finalidades e Duração ESTATUTO SOCIAL DO CENTRO DE MEDITAÇÃO DE SALVADOR CAPÍTULO I - Da Denominação, Sede, Finalidades e Duração Art. 1 - O Centro de Meditação de Salvador de Meditação de Salvador é uma associação religiosa,

Leia mais

ESTATUTO DO SERVIÇO SOCIAL AUTÔNOMO AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL - ABDI

ESTATUTO DO SERVIÇO SOCIAL AUTÔNOMO AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL - ABDI ESTATUTO DO SERVIÇO SOCIAL AUTÔNOMO AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL - ABDI ESTATUTO DO SERVIÇO SOCIAL AUTÔNOMO AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL - ABDI I - DA DENOMINAÇÃO,

Leia mais

ESTATUTO DO CAMPESTRE CLUBE GILDA BARBOSA CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E FINS

ESTATUTO DO CAMPESTRE CLUBE GILDA BARBOSA CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E FINS ESTATUTO DO CAMPESTRE CLUBE GILDA BARBOSA CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E FINS Artigo 1º - A Entidade constitui-se de uma associação civil, sem fins lucrativos, com duração por tempo indeterminado

Leia mais

Estatuto do curso do Centro Acadêmico de Comunicação Social

Estatuto do curso do Centro Acadêmico de Comunicação Social Estatuto do curso do Centro Acadêmico de Comunicação Social Capítulo I Da Natureza Artigo 1 O centro acadêmico de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Cariri, entidade livre e independente,

Leia mais

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS PUBLICADO NO DOMP Nº 756 DE: 08/05/2013 PÁG. 1/4 PREFEITURA DE PALMAS LEI N o 1.966, DE 8 DE MAIO DE 2013. (Alterada pela Lei nº 2.198, de 03/12/2015). (Alterada pela Lei nº 2.097 de. A CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA MÚTUA À SAÚDE SBC CAPÍTULO I - DA ORGANIZAÇÃO E FINALIDADE

ESTATUTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA MÚTUA À SAÚDE SBC CAPÍTULO I - DA ORGANIZAÇÃO E FINALIDADE ESTATUTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA MÚTUA À SAÚDE SBC CAPÍTULO I - DA ORGANIZAÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. - A ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA MÚTUA À SAÚDE SBC, fundada em 26.11.62 sob denominação de

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO TRIUNFO DE DEUS. CAPÍTULO I Da Denominação, Natureza Jurídica, Sede e Regime a que se submete.

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO TRIUNFO DE DEUS. CAPÍTULO I Da Denominação, Natureza Jurídica, Sede e Regime a que se submete. ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO TRIUNFO DE DEUS CAPÍTULO I Da Denominação, Natureza Jurídica, Sede e Regime a que se submete. Artigo 1º - A ASSOCIAÇÃO TRIUNFO DE DEUS, doravante, neste estatuto, denominada pelo

Leia mais

ESTATUTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E CIRURGIA ENDOVASCULAR

ESTATUTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E CIRURGIA ENDOVASCULAR ESTATUTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E CIRURGIA ENDOVASCULAR Artigo I - Denominação A entidade será conhecida pelo nome de Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista

Leia mais

REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE

REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1 - O Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, caracteriza-se

Leia mais

Estatuto do Centro Acadêmico da Engenharia Ambiental C.A.E.A. Mariana Braga

Estatuto do Centro Acadêmico da Engenharia Ambiental C.A.E.A. Mariana Braga Estatuto do Centro Acadêmico da Engenharia Ambiental C.A.E.A. Mariana Braga Capítulo I - Da Entidade Art. 1 - O Centro Acadêmico da Engenharia Ambiental, sob a denominação de C.A.E.A. Mariana Braga, entidade

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA O presente Regimento interno complementará e regulamentará o Estatuto da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), nas atribuições e competências da sua Diretoria executiva e coordenadores de departamentos,

Leia mais

e) Liberdade assistida; f) Semiliberdade; g) Internação, fazendo cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente.

e) Liberdade assistida; f) Semiliberdade; g) Internação, fazendo cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente. REGIMENTO INTERNO DO COMDICA Título I DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Capítulo I - DA NATUREZA Art.1º - O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente COMDICA,

Leia mais

CAPÍTULO I DA FINALIDADE BÁSICA DO CONSELHO

CAPÍTULO I DA FINALIDADE BÁSICA DO CONSELHO LEI N 128/2014. Cria o Conselho Municipal de Esporte e Lazer, o Fundo Municipal de Esporte e Lazer e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE ARACATI, no uso de suas atribuições legais, faz saber

Leia mais

ATA DA ASSEMBLÉIA DE FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO TRABALHO ABET

ATA DA ASSEMBLÉIA DE FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO TRABALHO ABET ATA DA ASSEMBLÉIA DE FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO TRABALHO ABET Aos trinta dias do mês de maio de mil novecentos e oitenta e nove, na sala de convenções do Hotel Panamericano, sito à

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL DA UNIÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA - UNICAFES

ESTATUTO SOCIAL DA UNIÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA - UNICAFES ESTATUTO SOCIAL DA UNIÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA - UNICAFES CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, FINALIDADE, SEDE, FORO E DURAÇÃO. Art. 1º - A União Nacional das Cooperativas

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA Art 1º - O Conselho de Desenvolvimento do Território CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC é composto por entidades

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS LICENCIATURAS (NEPEx LICENCIATURAS) DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS LICENCIATURAS (NEPEx LICENCIATURAS) DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA CAPÍTULO I

PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA CAPÍTULO I PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA RUI VALDIR OTTO BRIZOLARA, Prefeito Municipal de Morro Redondo, Estado do Rio

Leia mais

PEQUENA CASA DA CRIANÇA

PEQUENA CASA DA CRIANÇA PEQUENA CASA DA CRIANÇA ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADES E DURAÇÃO Art. 1º - A PEQUENA CASA DA CRIANÇA é uma Associação Civil, Sem Finalidade de Lucros e Filantrópica, tem seus

Leia mais

Estatuto da Convenção Batista Nacional do Estado de São Paulo

Estatuto da Convenção Batista Nacional do Estado de São Paulo Estatuto da Convenção Batista Nacional do Estado de São Paulo CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, FINS E SEDE Art. 1o. A Convenção Batista Nacional do Estado de São Paulo, também, designada pela sigla CBN/SP, é

Leia mais

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA (APCC) in Diário da República - III Série - N.º 227-30/09/1996

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA (APCC) in Diário da República - III Série - N.º 227-30/09/1996 ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA (APCC) in Diário da República - III Série - N.º 227-30/09/1996 CAPÍTULO I Da denominação, sede, âmbito, duração, objeto e princípios ARTIGO 1.º

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES DO COLÉGIO TÉCNICO DE LIMEIRA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. A Instituição. Da Natureza e Finalidade

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES DO COLÉGIO TÉCNICO DE LIMEIRA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. A Instituição. Da Natureza e Finalidade ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES DO COLÉGIO TÉCNICO DE LIMEIRA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CAPÍTULO I Da Instituição, da Natureza e Finalidade da Associação de Pais e Mestres SEÇÂO I A

Leia mais

E s t a t u t o S o c i a l d a A s s o c i a ç ã o D e n o m i n a d a

E s t a t u t o S o c i a l d a A s s o c i a ç ã o D e n o m i n a d a E s t a t u t o S o c i a l d a A s s o c i a ç ã o D e n o m i n a d a I n s t i t u t o M e t t a d e E s t u d o s e P e s q u i s a s p a r a o D e s e n v o l v i m e n t o H u m a n o Capítulo I

Leia mais

FEDERAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE HISTÓRIA

FEDERAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE HISTÓRIA FEDERAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE HISTÓRIA Estatuto FEMEH Estatuto da Federação do Movimento Estudantil de História TÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I DA INSTITUIÇÃO Artigo 1º. A Federação

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE SUMIDOURO GABINETE DO PREFEITO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE SUMIDOURO GABINETE DO PREFEITO LEI MUNICIPAL Nº 1034, DE 10 DE SETEMBRO DE 2012. Dispõe sobre o Conselho Municipal do Idoso (CMI) e o Fundo Municipal do Idoso (FMI) e dá outras publicações. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SUMIDOURO DO ESTADO

Leia mais

ESTATUTO FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL BRASLIGHT

ESTATUTO FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL BRASLIGHT ESTATUTO FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL BRASLIGHT ESTATUTO FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL BRASLIGHT ÍNDICE CAPÍTULO I - Da Denominação, Sede e Foro... 4 CAPÍTULO II - Dos Objetivos... 4 CAPÍTULO III - Do

Leia mais