SEMINÁRIO TECNOLÓGICO DA ABTT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEMINÁRIO TECNOLÓGICO DA ABTT"

Transcrição

1 Associação Brasileira de Técnicos Têxteis Fundada em 02/11/1962 ABTT SEMINÁRIO TECNOLÓGICO DA ABTT De 08 a 11 de maio de 2012 no Centro de Convenções do Goiânia, sito à rua 4 nº 1400 Centro, Goiania/GO, estará acontecendo o Seminário Tecnológico da ABTT, durante a Tecnotêxtil / Seritex 2012, das 15:00 ás 21:00 horas. Na oportunidade estão programadas palestras de grande interesse para os profissionais da cadeia têxtil e de confecção, assim como para aqueles que de alguma forma estão á ela ligados. Estão todos convidados para comparecerem á este evento, que com certeza trará valiosa contribuição para nossa cadeia produtiva, desde a matéria prima até a moda. Este evento conta com o apoio da UFG Universidade Federal de Goiânia, e com a Dnda. Lavinnia Seabra na co-organização. Palestras já confirmadas até a presente data: SALA ALGODÃO DIA 08 DE MAIO (TERÇA-FEIRA) Das 15:30 as 17:00h Tema: Marketing da Moda Influência do Marketing como formador de opinião na moda. Palestrante: Prof. Cristina Rangel Graduada em arquitetura pala USU/RJ, Pós-graduada em Logística Empresarial pela Universidade Candido Mendes/RJ, Técnica em Estilismo e Confecção Industrial pelo SENAI-CETIQT/RJ e consultora do SENAI- CETIQT/RJ em Gestão de Design e Design Estratégico para industrias de confecção. das 17:00 ás 18:30h Tema: FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDAS Tributos que impactam de forma direta e indiretamente na formação do preço de vendas dos produtos, além dos custos diretos e indiretos.

2 Palestrante: Dr. Flavio Henrique Miranda Zanettini Formado em Direito pela PUC/RS e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É especialista em Direito Tributário pela PUC/SP. Atualmente é professor da Faculdade América Latina, em Caxias do Sul/RS, onde leciona para os cursos de Relações Internacionais e Ciência Política. Na área profissional, é Advogado militante na área do Direito Tributário e Direito do Trabalho. Das 18:30 as 20:00h REUNIÃO DA ABTT. Participação Livre. DIA 09 DE MAIO (QUARTA-FEIRA) das 15:30 às 17:00h Tema: Gestão das Marcas Posicionamento de marcas no mercado, com definição do publico a ser atingido. Palestrante: Prof. Fernanda Carlos Estilista em confecção industrial, consultora empresarial em Gestão e Design de Moda para pequenas e médias empresas, há 10 anos atua em P&D na Siga Assessoria na área de desenvolvimento de softwares de gestão e planejamento de coleções de moda. Das 17:00 as 18:30h Palestrante: Mirian da Costa Manso M. de Mendonça Doutora em Ciências Sociais - Antropologia (PUC/SP); Mestre em Ciências da Comunicação Arte Publicitária e Produção Simbólica (ECA/USP); Especialista em Arte-Educação (UFG); Bacharel em Artes Visuais - Gravura (UFG) e Direito (PUC/SP); Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (Doutorado e Mestrado) da FAV/UFG; Professora do Bacharelado em Design de Moda (FAV/UFG); autora de livros e artigos sobre Moda e Antropologia Cultural. Tema:A CONSTRUÇÃO VISUAL DOS CORPOS NA PAISAGEM URBANA Como a arquitetura, os trajes delimitam os lugares do corpo no espaço, construindo estruturas em torno da forma humana, para abrigá-la, protegê-la e estender os seus limites naturais. Palestrante: Regis Puppin Tema: Eco-fashion A ecologia como fator determinante na moda.

3 DIA 10 DE MAIO (QUINTA-FEIRA) das 15:30 às 17:00h Palestrante:Julio Caetano Horta Barbosa Cardoso Técnico Têxtil formado pelo SENAI/CETIQT, tendo ocupado cargos de direção em importantes empresas têxteis no Brasil. Representante comercial de fabricantes internacionais de maquinas e acessórios. Membro fundador da ABTT- Associação Brasileira de Técnicos Têxteis, Assessor da Presidência e Membro do Conselho Consultivo e de Ética da entidade. Tema: Alternativas para o descarte de aparas do corte de tecidos planos e de malha, apresentando soluções para o problema, em conformidade com a futura regulamentação do resíduo reverso, envolvendo as confecções e coletores de descartes públicos. das 17:00 às 18:30h Palestrante: Prof. Ms. Gisele Costa Graduada em Design pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004), mestre em Cultura Visual (2009), pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduada em Patrimônio Histórico e Musealização (2006), pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua na área de Arte e Educação, com ênfase em Ensino de Artes Visuais, e nas áreas de Design, Comunicação e Marketing. Tema: Identidade cultural como diferencial - estreitando relações entre design e artesanato. A partir da reflexão sobre o comércio de produtos artesanais e a apropriação do design como estratégia, propõe-se uma discussão que passa por conceitos que permeiam as questões que surgem da relação entre design e artesanato. Palestrante: Dnda. Lavinnia Seabra Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Artes, UnB/DF. Mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás/GO. Especialista em Docência Universitária UNIVERSO/Campus Goiânia GO. Professora Assistente, nível 2 da Faculdade de Artes Visuais/FAV da Universidade Federal de Goiás/UFG, atuando no Curso de Bacharelado em Design de Moda e no Curso de Licenciatura em Artes Visuais modalidade EAD. Responsável pelas disciplinas de Tecnologia Têxtil e Estagio Supervisionado. Coordenadora do Núcleo Goiás da ABTT- Associação Brasileira de Técnicos Têxteis. Tema: PROCESSOS COLABORATIVOS DIGITAIS PARA CRIAÇÃO VISUAL DA MODA Com as tecnologias digitais presenciamos uma produção visual cada vez mais colaborativa, principalmente, no que diz respeito à criação de imagens para moda. Nesse sentido, encontramos uma interdisciplinaridade de diversos conhecimentos para o desenvolvimento de propostas personalizadas e instigantes.

4 DIA 11 DE MAIO (SEXTA-FEIRA) Das 15:30 as 17:00h 1ª palestrante: Prof. Cacilda Nunes Vitória Pereira Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Arteterapia UFG, em Docência Universitária UNIVERSO e em Fashion Design pelo Instituto Europeu de Design. É artista plástica e professora na Universidade Salgado de Oliveira, no curso de Design de Moda, e no Centro Livre de Artes, Goiânia. 2ª palestrante: Prof. Ildeth Dias de Sousa Siqueira Graduada em Design de Moda pela Universidade Federal de Goiás e em Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina, especialista em Fashion Design pelo Instituo Europeu de Design. É designer de moda, consultora em processos produtivos de prêt-à-porter e coordenadora de curso de pósgraduação na FATEC SENAI Ítalo Bologna. Tema: GUARDA-ROUPA INTELIGENTE: uma estratégia possível dentro da realidade do fast fashion. Investigação de novas práticas de design estratégico para enfrentar as tendências mercadológicas que se configuram na atualidade, na área da moda, apontando o Guarda-Roupa Inteligente, como uma técnica eficiente para a elaboração de coleções cíclicas. das 17:00 às 18:30h Palestrante: Prof. Ms. Maristela Novaes Mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás/GO. Graduada em Arquitetura e Urbanismo PUC/GO. Professora Assistente, nível 2 da Faculdade de Artes Visuais/FAV da Universidade Federal de Goiás/UFG, atuando no Curso de Bacharelado em Design de Moda. Ministra as disciplinas de Ateliê de Costura, Modelagem e Desenvolvimento de Coleção. Tema: O MATERIAL TÊXTIL NA CONSTRUÇÃO DA FORMA Uma reflexão sobre o papel do material têxtil nas relações que resultam a construção da forma em produtos de vestuário.

5 Das 18:30 as 20:00h Palestrante: Prof. Dnd. Adair Marques Doutorando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) pela Universidade de Brasilia (2011). Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da UFG (2007). Graduado em Design de Moda pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (2002). Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (2004). Professor Assistente, nível 2 da Faculdade de Artes Visuais/FAV da Universidade Federal de Goiás/UFG, atuando no Curso de Bacharelado em Design de Moda e no Curso de Licenciatura em Artes Visuais modalidade EAD. Tema: GESTÃO DO DESIGN COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NAS INDÚSTRIAS DE CONFECÇÃO/MODA EM GOIÁS Esta palestra objetiva apresentar a importância da gestão do design como estratégia fundamental para consolidação das empresas que atuam no setor de confecção/moda em Goiás. SALA SEDA DIA 09 DE MAIO (QUARTA-FEIRA) Palestrante: Norberto Arena Estilista, criador no campo moda de vestuário, com larga experiência nacional e internacional, Diretor Presidente do Arena Bureaux de Estilo. Com quatro décadas de macro experiência da moda planetária, Arena se instalou definitivamente nas páginas da história da moda na América do Sul. Tema: Uma visão em larga escala do que será a Moda Verão 2013, abordando nesta oportunidade a Promostyl Paris. Processos e mecanismos da moda mundial. DIA 10 DE MAIO (QUINTA-FEIRA) Palestrante: Norberto Arena Estilista, criador no campo moda de vestuário, com larga experiência nacional e internacional, Diretor Presidente do Arena Bureaux de Estilo. Com quatro décadas de macro experiência da moda planetária, Arena se instalou definitivamente nas páginas da história da moda na América do Sul. Tema: Uma ampla abordagem sobre os criadores internacionais da moda, envolvendo os de Paris, Londres, Milão, Nova Iorque e Tóquio. Apresentação especial de Jeanswear.

ELWYN LOURENÇO CORREIA

ELWYN LOURENÇO CORREIA DESIGN DE MODA AM1DM COORDENADOR: ELWYN LOURENÇO ELWYN LOURENÇO CORREIA COORDENADOR DO CURSO Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Gama Filho (1986) Pós-Graduação

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

A Formação ao Longo da Vida para Artesãos e o papel do CEARTE Maia

A Formação ao Longo da Vida para Artesãos e o papel do CEARTE Maia A Formação ao Longo da Vida para Artesãos e o papel do CEARTE Maia 28 de janeiro de 2016 Artesanato e produções locais: recurso para a economia e a afirmação dos territórios Promovem a identidade do país

Leia mais

FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS

FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS CURSO: Design de Moda MATRIZ(ES) CURRICULAR(ES): 2016.1 ALTERAÇÕES PASSAM A VIGORAR A PARTIR DO SEMESTRE: 2016.1 Sistema de Moda FASE: 1ª Fase CARGA HORÁRIA: 30h Descrição

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

MBA em Design Estratégico

MBA em Design Estratégico Design Estratégico MBA em Design Estratégico Aula Inaugural - 29 de abril de 2015 Aulas as terças e quintas, das 7h às 9h30 Valor do curso: R$ 21.600,00 À vista com desconto: R$ 20.520,00 Consultar planos

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS Carla de Cássia Carvalho Cassado (Doutora) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Ciências Humanas Qualificação Profissional:

Leia mais

CENTRO DE ARTES E DESIGN CURSO À DISTÂNCIA: DECORAÇÃO DE INTERIORES

CENTRO DE ARTES E DESIGN CURSO À DISTÂNCIA: DECORAÇÃO DE INTERIORES CENTRO DE ARTES E DESIGN CURSO À DISTÂNCIA: DECORAÇÃO DE INTERIORES Apresentação O Centro de Artes e Design é uma Instituição de Ensino especializada na área de design, decoração, paisagismo e artes. A

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2008/1

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2008/1 1 1 CRIATIVIDADE Fase: 1ª Carga Horária: 60h Créditos: 04 Conceitos de criatividade. Criação e moda. Linguagem, identidade e estilo. Processo criativo. Desenvolvimento da capacidade da análise e percepção

Leia mais

PROCESSO N.º 1703/2007 PROTOCOLO N.º 9.578.711-8 PARECER N.º 744/07 APROVADO EM 05/12/07

PROCESSO N.º 1703/2007 PROTOCOLO N.º 9.578.711-8 PARECER N.º 744/07 APROVADO EM 05/12/07 PROTOCOLO N.º 9.578.711-8 PARECER N.º 744/07 APROVADO EM 05/12/07 CÂMARA DE PLANEJAMENTO INTERESSADO: SENAI NÚCLEO DE ASSESSORIA ÀS EMPRESAS DE PATO BRANCO MUNICÍPIO: PATO BRANCO ASSUNTO: Pedido de Reconhecimento

Leia mais

ETEC DE NOVA ODESSA NOVA ODESSA

ETEC DE NOVA ODESSA NOVA ODESSA ETEC DE NOVA ODESSA NOVA ODESSA AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 234/03/2014

Leia mais

Faculdade de Tecnologia Blumenau

Faculdade de Tecnologia Blumenau Faculdade de Tecnologia Blumenau EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO CURSO: Pós-Graduação Lato Sensu em Moda e Comunicação A Faculdade de Tecnologia SENAI Blumenau informa que há 35 vagas

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS:

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS: CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS: NOME: ANTÔNIO DERSEU CÂNDIDO DE PAULA Profissão: Contador Estado Civil: Separado Administrativamente Nacionalidade: Brasileira Naturalidade: Iraí, Estado do Rio Grande

Leia mais

Perspectiva Carreira Maio 15.xls. Cursos Técnicos

Perspectiva Carreira Maio 15.xls. Cursos Técnicos Perspectiva de Carreira - Níveis Tecnológicos e Técnicos País: Brasil / Cidade: Natal - RN Última atualização: Maio/2015 Cursos Técnicos * Os cursos relacionados correspondem a uma pesquisa através do

Leia mais

ESTAMPARIA TÊXTIL: DIFERENCIAL CRIATIVO E COMPETITIVO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre

ESTAMPARIA TÊXTIL: DIFERENCIAL CRIATIVO E COMPETITIVO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre ESTAMPARIA TÊXTIL: DIFERENCIAL CRIATIVO E COMPETITIVO MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Julho 2012 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA CURSO DE DESIGN Disciplina / Ementa

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA CURSO DE DESIGN Disciplina / Ementa Ordem Disciplina Fase Créditos Carga Horária 1 Integração ao Ensino Superior 1 18 2 Oficinas de Integração Criativa 3 Seminários: Ambientalismo e Empreendedorismo 4 Antropologia I 5 Linguagem Oral e Escrita

Leia mais

1. Introdução... 3 1. 1. Objetivos... 3 1.2. Destinatários... 3 2. Programa... 3 3. Estrutura funcional... 4 3.1. Custo... 4 3.2. Duração, Calendário

1. Introdução... 3 1. 1. Objetivos... 3 1.2. Destinatários... 3 2. Programa... 3 3. Estrutura funcional... 4 3.1. Custo... 4 3.2. Duração, Calendário 1. Introdução... 3 1. 1. Objetivos... 3 1.2. Destinatários... 3 2. Programa... 3 3. Estrutura funcional... 4 3.1. Custo... 4 3.2. Duração, Calendário e Horário... 5 3.3. Local... 5 3.4. Sistema de Certificação...

Leia mais

1º Seminário de Melhores Práticas

1º Seminário de Melhores Práticas 1º Seminário de Melhores Práticas FIERO / SENAI Departamento Regional de Rondônia Painel 3 Educação e Saúde Métodos e Técnicas de Gestão da Produção Curso de Aprendizagem Industrial - CAI Adir Josefa de

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DE DESIGN. Ordem Disciplina Fase Créditos Carga Horária 1 Integração ao Ensino Superior

MATRIZ CURRICULAR DE DESIGN. Ordem Disciplina Fase Créditos Carga Horária 1 Integração ao Ensino Superior MATRIZ CURRICULAR DE DESIGN Ordem Disciplina Fase Créditos Carga Horária 1 Integração ao Ensino Superior 1 18 2 Oficinas de Integração Criativa 3 54 3 Seminários: Ambientalismo e Empreendedorismo 3 54

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação MANUAL DO CANDIDATO Pós-graduação Prezado(a) Candidato(a), Agradecemos o interesse pelos nossos cursos. Este manual contém informações básicas pertinentes ao curso, tais como: objetivos do curso e das

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome PEREIRA, LUCÍLIA DOS SANTOS NUNES Morada 301, ORTIGOSA, EDIFÍCIO OÁSIS, 5100-076, LAMEGO, PORTUGAL Telefone 254 688 476 Telemóvel 963 481 872

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação 2014 371. CIÊNCIAS SOCIAIS Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Paulo Shikazu Toma paulos.toma@ufv.br

UFV Catálogo de Graduação 2014 371. CIÊNCIAS SOCIAIS Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Paulo Shikazu Toma paulos.toma@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2014 371 CIÊNCIAS SOCIAIS Bacharelado e Licenciatura COORDENADOR Paulo Shikazu Toma paulos.toma@ufv.br 372 Currículos dos Cursos do CCH UFV Bacharelado ATUAÇÃO O grau de bacharelado

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

Facimed promove Semana Pedagógica

Facimed promove Semana Pedagógica Facimed promove Semana Pedagógica Com o objetivo de discutir os mais diversos assuntos acadêmicos para o profissional de educação e colaboradores da Instituição através de troca de experiências à Facimed

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. EDITAL SEPLAG/UEMG Nº. 08 /2014, de 28 de novembro de 2014

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. EDITAL SEPLAG/UEMG Nº. 08 /2014, de 28 de novembro de 2014 GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL SEPLAG/UEMG Nº. 08 /2014, de 28 de novembro de 2014 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA CARREIRA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

CONEXAO.COM/FGV. Analista de MARKETING FGV

CONEXAO.COM/FGV. Analista de MARKETING FGV Analista de MARKETING FGV Apresentação do curso O curso Analista capacita o profissional de maneira prática, para imediata atuação na respectiva área de interesse. O profissional torna-se habilitado por

Leia mais

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET SOBRE O CURSO A internet possibilita novos hábitos de consumo e inovadoras formas de negócios. Essa evolução tende a modificar cada vez mais as estruturas da sociedade,

Leia mais

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa. Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa. Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina Universidade de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa. Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONALIZANTE MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Florianópolis

Leia mais

SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGÜE, PORTUGUÊS, FRANCÊS E INGLÊS

SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGÜE, PORTUGUÊS, FRANCÊS E INGLÊS SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGÜE, PORTUGUÊS, FRANCÊS E INGLÊS COORDENADOR Odemir Vieira Baeta odemirbaeta@ufv.br 356 Currículos dos Cursos do CCH UFV Currículo do Curso de Secretariado Executivo Trilíngüe,

Leia mais

GESTÃO DE MODA NO VAREJO

GESTÃO DE MODA NO VAREJO GESTÃO DE MODA NO VAREJO O aluno adquire conhecimentos básicos, habilidades e experiências fundamentais sobre a metodologia de gestão de vendas, administração e marketing, específicos para o mercado varejista

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MA.DE.IN: DESIGN DE ESPAÇOS

PÓS-GRADUAÇÃO MA.DE.IN: DESIGN DE ESPAÇOS PÓS-GRADUAÇÃO MA.DE.IN: DESIGN DE ESPAÇOS Coordenador: Josep Ferrando 14/04/2015 > 09/2016 400 horas Idioma: Português Aulas: Terças e quintas das 19h30 às 22h30 e algumas semanas intensivas PÚBLICO-ALVO

Leia mais

CÂMARA OU COMISSÃO. CESu

CÂMARA OU COMISSÃO. CESu INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO SANTA MARCELINA ASSUNTO UF SP REMANEJAMENTO DE VAGAS RELATOR. SR. CONS. DALVA ASSUMPÇÃO SOUTTO MAYOR PARECER N. 222/92 CÂMARA OU COMISSÃO CESu APROVADO EM 01/04/92 PROCESSO

Leia mais

Ricardo Mayer Palestras e Workshops

Ricardo Mayer Palestras e Workshops Ricardo Mayer Palestras e Workshops Tel: 55 8455 2022 E-mail: estudioricardomayer@gmail.com Site: estudioricardomayer.com.br Apresento esse conjunto atividades que foram formatadas ao longo dos últimos

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Data: 09 e 10 de agosto de 2013 Local: Auditório do Comando Geral da Polícia Militar

Data: 09 e 10 de agosto de 2013 Local: Auditório do Comando Geral da Polícia Militar Data: 09 e 10 de agosto de 2013 Local: Auditório do Comando Geral da Polícia Militar Realização Etapa P R O G R A M A Ç Ã O Data: 09 de agosto de 2013 - Sexta-Feira HORÁRIO LOCAL IV CONFERENCIA MUNICIPAL

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FEEVALE IDF - INCUBADORA DE DESIGN DA FEEVALE ITEF INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE INICIAR - INCUBADORA Á DISTÂNCIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO FEEVALE IDF - INCUBADORA DE DESIGN DA FEEVALE ITEF INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE INICIAR - INCUBADORA Á DISTÂNCIA CENTRO UNIVERSITÁRIO FEEVALE IDF - INCUBADORA DE DESIGN DA FEEVALE ITEF INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE INICIAR - INCUBADORA Á DISTÂNCIA SELEÇÃO DE PROJETOS E/OU EMPRESAS PARA PRÉ- INCUBAÇÃO O Núcleo

Leia mais

Aqui você vai saber um pouco mais sobre a Pós-graduação em DESIGN DE MODA

Aqui você vai saber um pouco mais sobre a Pós-graduação em DESIGN DE MODA Aqui você vai saber um pouco mais sobre a Pós-graduação em DESIGN DE MODA Atelier de Moda No quarto andar da Unilasalle temos um atelier montado para aulas práticas. 1 PROFESSORES E COLABORADORES Bárbara

Leia mais

Seminário Abmes 3/agosto/2010 Referenciais curriculares nacionais dos cursos de bacharelado e licenciatura

Seminário Abmes 3/agosto/2010 Referenciais curriculares nacionais dos cursos de bacharelado e licenciatura Seminário Abmes 3/agosto/2010 Referenciais curriculares nacionais dos cursos de bacharelado e licenciatura Celso da Costa Frauches celso@ilape.edu.br Consultor educacional da Abmes e consultor sênior do

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR PUBLICIDADE E PROPAGANDA BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

Essas mudanças têm criado um mundo de novas oportunidades de negócio, exigindo que o especialista em marketing se reinvente a todo instante

Essas mudanças têm criado um mundo de novas oportunidades de negócio, exigindo que o especialista em marketing se reinvente a todo instante 1 Essas mudanças têm criado um mundo de novas oportunidades de negócio, exigindo que o especialista em marketing se reinvente a todo instante Motivação A Internet e as redes sociais mudaram o comportamento

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

Currículo do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue

Currículo do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue Currículo do Curso de Trilíngue Bacharelado - Português, Francês e Inglês ATUAÇÃO O curso de Trilíngüe da UFV permite ao graduado o exercício pleno da profissão, nos termos definidos pelas leis n.º7.377/85

Leia mais

TEU. 1. NOME/EMPRESA: Frida Camisaria Feminina

TEU. 1. NOME/EMPRESA: Frida Camisaria Feminina Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ Publicidade e Propaganda - 6 Período Disciplina: Planejamento e Atendimento Publicitário Professor: Ricardo Sékula Acadêmicas: Bruna Sbardelotto,

Leia mais

ETEC PROF. DR. JOSÉ DAGNONI SANTA BÁRBARA D OESTE

ETEC PROF. DR. JOSÉ DAGNONI SANTA BÁRBARA D OESTE ETEC PROF. DR. JOSÉ DAGNONI SANTA BÁRBARA D OESTE AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO : : Aderbal Maia de Souza Junior (Especialista) Regime de trabalho: Área de conhecimento: Ciências Humanas Qualificação profissional: Filosofia Possuo Bacharelado

Leia mais

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2007/1

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2007/1 1 1 ACESSÓRIOS Fase: 5ª Carga Horária: 30h/a Créditos: 02 Pesquisa e planejamento. Conceituação. Concepção de produtos de moda voltada para o mercado de acessórios. 2 ATIVIDADES COMPLRES Fase: -x- Carga

Leia mais

Levantamento Qualitativo e Quantitativo

Levantamento Qualitativo e Quantitativo Estabelecer ações conjuntas no sentido de enfrentar os desafios e potencializar as muitas oportunidades existentes para o desenvolvimento do setor artesanal, gerando oportunidades de trabalho e renda,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA FUNETEC-PB. Presidente da FUNETEC-PB João Batista de Oliveira Silva. Superintendente Executivo Valdeci Ramos dos Santos

ADMINISTRAÇÃO DA FUNETEC-PB. Presidente da FUNETEC-PB João Batista de Oliveira Silva. Superintendente Executivo Valdeci Ramos dos Santos ADMINISTRAÇÃO DA FUNETEC-PB Presidente da FUNETEC-PB João Batista de Oliveira Silva Superintendente Executivo Valdeci Ramos dos Santos Diretora Escolar e Gerente de Ensino Helena Mercedes Monteiro Supervisora

Leia mais

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa. Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa. Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina Universidade de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa. Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONALIZANTE MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Florianópolis

Leia mais

CONCURSO VESTIBULAR DE VERÃO 2012 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

CONCURSO VESTIBULAR DE VERÃO 2012 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES CONCURSO VESTIBULAR DE VERÃO 2012 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES A Universidade de Caxias do Sul UCS torna públicas a abertura de inscrições e as condições que regem o Processo Seletivo para ingresso

Leia mais

FIEMT SENAI SENAI ALGODÃO

FIEMT SENAI SENAI ALGODÃO FIEMT SENAI SENAI ALGODÃO O SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Regional de Mato Grosso, entidade de caráter privado, mantida e administrada pela Confederação Nacional da

Leia mais

www.snowx.com.br The Ultimate Design

www.snowx.com.br The Ultimate Design www.snowx.com.br +55-13 - 3473.3792 / ID 117*11741 Rua Mococa - nº 379 - Sala 2 - Boqueirão Praia Grande - SP - CEP 11701-100 Só atendemos com hora marcada. 09:00 às 12:00 / 13:30 às 17:00 Segunda a Sexta-Feira

Leia mais

ENADE 2011. Segue a lista dos cursos da UFPE cujos estudantes serão avaliados:

ENADE 2011. Segue a lista dos cursos da UFPE cujos estudantes serão avaliados: ENADE 2011 1. Introdução O Ministério da Educação definiu as regras para a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2011. Conforme estabelece a Portaria Normativa nº 8, publicada

Leia mais

PROCESSO CRIATIVO EM DESIGN: projetando com os Cenários de Design. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.

PROCESSO CRIATIVO EM DESIGN: projetando com os Cenários de Design. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm. PROCESSO CRIATIVO EM DESIGN: projetando com os Cenários de Design Ingresso Janeiro 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias PROCESSO CRIATIVO EM DESIGN: projetando com cenários de

Leia mais

S A F A R I E M V I S U A L M E R C H A N D I S I N G

S A F A R I E M V I S U A L M E R C H A N D I S I N G S A F A R I E M V I S U A L M E R C H A N D I S I N G Um curso de designer em VM é saber ensinar como transmitir, surpreender, inovar e, principalmente, antecipar as necessidades do mercado, para uma marca

Leia mais

CATÁLOGO DE REQUISITOS PARQUE DA JUVENTUDE AVISO 159/01/2016 1- Aplicativos Informatizados (para a Habilitação Administração) (Administração

CATÁLOGO DE REQUISITOS PARQUE DA JUVENTUDE AVISO 159/01/2016 1- Aplicativos Informatizados (para a Habilitação Administração) (Administração 1- Aplicativos Informatizados (para a Habilitação ) ( Integrado ao Ensino Médio); (EII) - Ênfase em Análise de Sistemas - Habilitação em de Empresas - Habilitação em de Negócios - Habilitação em Hoteleira

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS EDITAL PRORH Nº 04/2009 A PRÓ-REITOR DE RECURSOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS EDITAL PRORH Nº 04/2009 A PRÓ-REITOR DE RECURSOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS EDITAL PRORH Nº 04/2009 A PRÓ-REITOR DE RECURSOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, para atender à

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DOCENTE 2015/1 EDITAL PARA SELEÇÃO DOCENTE PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE MURIALDO - PRORROGADO Nº.

EDITAL DE SELEÇÃO DOCENTE 2015/1 EDITAL PARA SELEÇÃO DOCENTE PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE MURIALDO - PRORROGADO Nº. EDITAL PARA SELEÇÃO DOCENTE PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE MURIALDO - PRORROGADO Nº. 1/2015 A FACULDADE MURIALDO, localizada em Caxias do Sul, torna pública a abertura do processo seletivo de

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SERVIÇO SOCIAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SERVIÇO SOCIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL Identificação do Curso SERVIÇO SOCIAL Nome do Curso: Serviço Social Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial Carga horária

Leia mais

Inteligência Competitiva e Comunicação no Desporto

Inteligência Competitiva e Comunicação no Desporto Pós- Graduação em Inteligência Competitiva e Comunicação no Desporto Inteligência Competitiva I Prof. Luís Madureira Pretende- se nesta Unidade Curricular esclarecer o que é a inteligência competitiva,

Leia mais

CURSO IN COMPANY. Realização

CURSO IN COMPANY. Realização CURSO IN COMPANY Realização FORMAÇÃO EMPREENDEDORA A ECN acredita em uma formação empreendedora e autônoma, pautada em ações educacionais inovadoras. Empresas, gestores e colaboradores reconhecem a necessidade

Leia mais

Confira o resultado final do PSS 2011 da UFPB (Universidade Federal da Paraiba)

Confira o resultado final do PSS 2011 da UFPB (Universidade Federal da Paraiba) Confira o resultado final do PSS 2011 da UFPB (Universidade Federal da Paraiba) A Coperve disponíbilizou em seu site www.coperve.ufpb.br na manhã da última sexta-feira (11), a primeira lista de classificados

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL 002/2016

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL 002/2016 INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL 002/2016 Informações gerais sobre o concurso Processo Seletivo Simplificado por meio de Prova de Títulos para

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

EDITAL: EXAME DE PROFICIÊNCIA 2016.1 ANEXO 1. Página 1 de 13

EDITAL: EXAME DE PROFICIÊNCIA 2016.1 ANEXO 1. Página 1 de 13 TIPO DE AVALIAÇÃO ESCOLA CURSO ESTRUTURA SÉRIE DISCIPLINA CH CÓDIGO TEÓRICA PRÁTICA LOCAL COMUNICAÇÃO COMUN. SOCIAL - HABILIT. EM PUBLIC. E PROPAGANDA 2012.1 7ª MARKETING POLÍTICO E ESTRATÉGIAS ELEITORAIS

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS

ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS Universidade Regional de Blumenau FURB Campus I ADMINISTRAÇÃO Matutino 30 ADMINISTRAÇÃO Noturno 72 ARQUITETURA E URBANISMO Matutino 30 BIOMEDICINA Noturno 24 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Noturno 24 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão EDITAL Nº. 349/2014 - CHAMAMENTO PÚBLICO Nº. 27/2014 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA INSCRIÇÕES DE ESTAGIÁRIOS, PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA E PREENCHIMENTO DAS VAGAS DE ESTÁGIO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA EDITAL PROCESSO SELETIVO

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA EDITAL PROCESSO SELETIVO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA EDITAL PROCESSO SELETIVO De ordem do Exmo. Professor Luis Carlos de Souza Vieira, Magnífico Reitor do Centro Universitário Newton Paiva, mantido pelo Instituto Cultural

Leia mais

MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq - Curso EAD

MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq - Curso EAD MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq - Curso EAD Carga Horária: 360 horas/aula + 40 horas/aula Monografia Duração: 18 meses Início das aulas: 19 de setembro Período: Segundas-feiras das 19h às 23h (ao vivo).

Leia mais

ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís

ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís O PROFISSIONAL-PESQUISADOR. O PERFIL ATUAL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE SÃO LUÍS Mônica Cairrão Rodrigues* ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís acredita que o diferencial na postura do

Leia mais

1ª Maratona de Empreendedorismo de Aparecida de Goiânia REGULAMENTO

1ª Maratona de Empreendedorismo de Aparecida de Goiânia REGULAMENTO 1ª Maratona de Empreendedorismo de Aparecida de Goiânia REGULAMENTO Capítulo I - DA APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS A Maratona de Empreendedorismo é uma realização da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia,

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre Caro Candidato, Este é o manual do processo seletivo para o 2º. semestre de 2015 para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras-Língua Portuguesa

Leia mais

Projeto de Extensão Sucesso Empresarial Integrantes:

Projeto de Extensão Sucesso Empresarial Integrantes: Projeto de Extensão Sucesso Empresarial Integrantes: Leila Maria Suhadolnik Oliveira de Pádua Andrade coordenadora Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Minas Gerais Fundação

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações

Leia mais

Edital de Ocupação Artística 30ª REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA 03 A 06 DE AGOSTO/2016 REGULAMENTO

Edital de Ocupação Artística 30ª REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA 03 A 06 DE AGOSTO/2016 REGULAMENTO Edital de Ocupação Artística 30ª REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA 03 A 06 DE AGOSTO/2016 REGULAMENTO I DA APRESENTAÇÃO A 30ª Reunião Brasileira de Antropologia convida os interessados a formularem e

Leia mais

DESIGN EDITORIAL. Ingresso Janeiro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

DESIGN EDITORIAL. Ingresso Janeiro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias DESIGN EDITORIAL Ingresso Janeiro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Design Editorial O curso de férias em Design Editorial oferece ao aluno conhecimento no trabalho com o design

Leia mais

Matriz Curricular Curso: Analista de Help Desk

Matriz Curricular Curso: Analista de Help Desk Matriz Curricular Curso: Analista de Help Desk DURAÇÃO 290 horas 12 meses 6 horas semanais Manhã, tarde e noite Conteúdo a distância disponível 24 horas. DISCIPLINAS PRESENCIAIS Montagem, Manutenção e

Leia mais

Os destaques de atuação do escritório Cozzolino Rocha Advogados são nas seguintes áreas: Contencioso Cível, Empresarial, Societário e Tributário.

Os destaques de atuação do escritório Cozzolino Rocha Advogados são nas seguintes áreas: Contencioso Cível, Empresarial, Societário e Tributário. PERFIL DO ESCRITÓRIO Fundado em 2001, o escritório de advocacia Cozzolino Rocha Advogados é reconhecido pela criatividade jurídica em ações judiciais complexas e artesanais, e pela dedicação pessoal dos

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE EAD E NOVAS TECNOLOGIAS COORDENAÇÃO DE LOGÍSTICA DE AVALIAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE EAD E NOVAS TECNOLOGIAS COORDENAÇÃO DE LOGÍSTICA DE AVALIAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE EAD E NOVAS TECNOLOGIAS COORDENAÇÃO DE LOGÍSTICA DE AVALIAÇÃO 1. BLOCOS DE DISCIPLINAS 2008.1 1.1. TURMAS 2005.1 7º PERÍODO SEMESTRAL

Leia mais

Escola Técnica Estadual de Tiquatira

Escola Técnica Estadual de Tiquatira Escola Técnica Estadual de Tiquatira - São Paulo AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE

Leia mais

DESENHO: Ferramentas de Interpretação e síntese da realidade. Ingresso Janeiro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.

DESENHO: Ferramentas de Interpretação e síntese da realidade. Ingresso Janeiro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm. DESENHO: Ferramentas de Interpretação e síntese da realidade Ingresso Janeiro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias DESENHO: Ferramentas de Interpretação e síntese da realidade

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

HUMANAS. Página na web: www.fea.ufjf.br CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Apresentação:

HUMANAS. Página na web: www.fea.ufjf.br CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Apresentação: HUMANAS ADMINISTRAÇÃO Os alunos de Administração da UFJF graduam-se na modalidade Bacharelado e podem escolher entre as opções de especialização: Administração de Empresas e Administração Pública. O curso

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA O CURSO DE EXTENSÃO CINE EDUCAÇÃO HORÁRIOS

CHAMADA PÚBLICA PARA O CURSO DE EXTENSÃO CINE EDUCAÇÃO HORÁRIOS CHAMADA PÚBLICA PARA O CURSO DE EXTENSÃO CINE EDUCAÇÃO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) Câmpus Cidade de Goiás faz saber, pela presente Chamada Pública, que estarão

Leia mais

CURSO. Capacitação Empresarial em Gestão da Inovação, Inteligência de Negócios, Propriedade Intelectual e Exportação.

CURSO. Capacitação Empresarial em Gestão da Inovação, Inteligência de Negócios, Propriedade Intelectual e Exportação. CURSO Capacitação Empresarial em Gestão da Inovação, Inteligência de Negócios, Propriedade Intelectual e Exportação Datas e Locais: 07 e 08 de abril de 2016: das 8h30 às 17hs Endereço: Av. Aquidaban, 505

Leia mais

ATO NORMATIVO nº 006, de 10 de junho de 2013.

ATO NORMATIVO nº 006, de 10 de junho de 2013. ATO NORMATIVO nº 006, de 10 de junho de 2013. Vera Rejane Coelho, Pró-Reitora de Ensino da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, no uso de suas atribuições, CONSIDERANDO: 1. a necessidade de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Edital nº 07/2015 SELEÇÃO EM REGIME CELETISTA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Edital nº 07/2015 SELEÇÃO EM REGIME CELETISTA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Edital nº 07/2015 SELEÇÃO EM REGIME CELETISTA A) INSCRIÇÕES: No período de 20 a 22 de maio de 2015, de forma presencial. Não serão aceitas inscrições enviadas por correio.

Leia mais

Guia de cursos ifma2012

Guia de cursos ifma2012 20 12 a ifm sos cur Guia de Prezado(a) candidato(a), O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) preparou um guia dos cursos técnicos que serão oferecidos pela instituição em 2012. A escolha da carreira profissional

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 04/00 - CEPE

RESOLUÇÃO Nº 04/00 - CEPE RESOLUÇÃO Nº 04/00 - CEPE Fixa o Currículo Pleno do Curso de Comunicação Social, Habilitações em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes.

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 88-GR/UNICENTRO, DE 12 DE MAIO DE 2014. Especifica a estrutura curricular do Curso de Especialização em Educação e Formação Empreendedora, modalidade de educação a distância, aprovado pela

Leia mais

Catálogo de Requisitos

Catálogo de Requisitos Catálogo de Requisitos 1. Artes (Base Nacional Comum) (Ensino Médio) Artes (LP) - qualquer linguagem Artes Cênicas (LP) Artes Plásticas (LP) Artes Plásticas e Desenho (LP) Artes Visuais (LP) Dança (LP)

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - BACHARELADO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - BACHARELADO Currículo Novo - 2006/01 - Fisem (Seriado). Duração: 3 000 horas - 180 créditos - 9 semestres CONTABILIDADE I 31714 DIREITO EMPRESARIAL CONTABILIDADE II 03442 LEGISLAÇÃO SOCIAL E DO TRABALHO INTRODUÇÃO

Leia mais

CURSO! O NEGÓCIO DO LUXO!

CURSO! O NEGÓCIO DO LUXO! CURSO! O NEGÓCIO DO LUXO! MCF CONSULTORIA! SOBRE NÓS! 11 ANOS DE HISTÓRIA! A MCF Consultoria e Conhecimento presta serviços focados no desenvolvimento de estratégias para empresas de diversas áreas de

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO

CORPO DOCENTE DO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO CORPO DOCENTE DO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO Alex Klautau de Amorim (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes Qualificação Profissional: Educação Artística Possui

Leia mais

Faculdade de Tecnologia Blumenau

Faculdade de Tecnologia Blumenau Faculdade de Tecnologia Blumenau EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO CURSO: Pós-Graduação Lato Sensu em Moda e Gestão A Faculdade de Tecnologia SENAI Blumenau informa que há 35 vagas para

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA INSTITUIÇÃO:

ÁREA TEMÁTICA INSTITUIÇÃO: TÍTULO: CURSO DE ESTILISMO E MODELAGEM DO VESTUÁRIO AUTORES: Maria Amélia Palhares cenex@eba.ufmg.br; Randerson Magalhães Fantoni randerson@ufmg.br; Dulce Gomes cdgt@uol.com.br ÁREA TEMÁTICA: Cultura INSTITUIÇÃO:

Leia mais