REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSAS DE PESQUISA PARA DOUTORANDOS E PÓS DOUTORANDOS ARBITRAGEM COMERCIAL INTERNACIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSAS DE PESQUISA PARA DOUTORANDOS E PÓS DOUTORANDOS ARBITRAGEM COMERCIAL INTERNACIONAL"

Transcrição

1 Cooperação Científica entre o Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil Canadá e o Instituto Max Planck de Direito Comparado e Direito Internacional Privado Alemanha O CAM CCBC (Centro de Arbitragem e Mediação Câmara de Comércio Brasil Canadá), em parceria com o Instituto Max Planck de Direito Comparado e Direito Internacional Privado (Max Planck Institute for Comparative and International Private Law), tem a honra de divulgar o regulamento para seleção de bolsistas para a realização de projeto de pesquisa no MPI no primeiro e segundo semestres de ***** REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSAS DE PESQUISA PARA DOUTORANDOS E PÓS DOUTORANDOS ARBITRAGEM COMERCIAL INTERNACIONAL FINALIDADE: O Programa de Bolsas de Pesquisa para o Max Planck Institut para Direito Comparado e Direito Internacional Privado, em Hamburgo, Alemanha (MPI), é uma iniciativa do CAM CCBC para fomentar a capacitação científica e profissional na área da arbitragem comercial internacional, da arbitragem institucional e de temas afins ao direito internacional privado e do direito do comércio internacional. Ele é destinado a pesquisadores brasileiros doutorandos, pós doutorandos e jovens professores e objetiva estimular o intercâmbio acadêmico e a cooperação entre as instituições para fomento de iniciativas relacionadas à arbitragem. ESTRUTURA: O CAM CCBC ofertará 2 (duas) bolsas de estudos, na modalidade de apoio à investigação científica, para doutorandos, pós doutorandos e jovens professores, que pretendam passar uma estadia de pesquisa de curta duração (de 2 a 3 meses) no Instituto Max Planck em Hamburgo no primeiro e no segundo semestre de O pesquisador deverá indicar o período pretendido de pesquisa ao preencher a ficha de inscrição. PROCESSO SELETIVO E REQUISITOS: 1. Elegibilidade: Poderão inscrever se no processo de seleção candidatos de nacionalidade brasileira que sejam alunos regularmente matriculados em cursos de Pós Graduação stricto sensu, nível Doutorado em instituições de ensino superior brasileiras, ou portadores de diploma de doutorado, obtido em instituições de ensino superior brasileiras. Todos devem estar aptos para desenvolver projeto de pesquisa ou estudos de aperfeiçoamento na área de investigação do programa.

2 2. Proficiência em idiomas estrangeiros: O candidato deverá comprovar suficiente proficiência em Inglês, Alemão ou Francês, para facilitar a integração com os pesquisadores e integrantes do MPI, e outros visitantes no Instituto, além de conduzir investigação independente e de satisfatória qualidade científica, técnica e cultural. 3. Inscrições no Programa: Para a inscrição, os candidatos deverão preencher formulário de inscrição em formato eletrônico anexo ao presente edital, disponível em bem como apresentar: a) plano de pesquisa em inglês, alemão ou francês, a ser desenvolvido na instituição anfitriã, no caso o Instituto Max Planck (preferencialmente indicando o tema, justificativas, objetivos, questões a serem analisadas, cronograma de execução e bibliografia preliminar); b) documentos pessoais de identificação (RG e CPF); c) currículo Lattes, devidamente atualizado e certificado na Plataforma Lattes/CNPq; d) currículo em inglês para apreciação do MPI (preferencialmente contendo informações sobre formação acadêmica e educacional; lista de publicações; atividades desenvolvidas na academia e advocacia; atuais afiliações institucionais e atividades profissionais e descrição sobre as atividades); e) comprovante de matrícula em Programa de Pós Graduação (boletim ou resumo escolar), para candidatos que sejam alunos de doutorado; ou cópia de diploma de Doutorado, para candidatos que tenham concluído curso de Doutorado (caso diploma não tenha sido emitido pela IE, o candidato poderá apresentar cópia da ata de defesa); f) declaração de ser ou não beneficiário de outras modalidades de bolsas de estudos ou auxílio à pesquisa, concedidas por instituições de fomento, como FAPESP, CAPES/CNPQ, e outras análogas, públicas e privadas, nacionais ou internacionais; g) duas cartas de recomendação; e h) termo de compromisso com as ações futuras desenvolvidas pelo bolsista junto ao CAM CCBC (anexo ao presente edital), devidamente datado e firmado pelo candidato. 4. Fases e Critérios para a Seleção: O exame de seleção será realizado em única etapa pelo Comitê Científico ad hoc, indicado e coordenado pelo Presidente do CAM CCBC, e consistirá de análise dos documentos de inscrição, incluindo currículo, títulos e do projeto apresentados, além de entrevista, necessariamente presencial. A não observância de quaisquer requisitos estabelecidos no item 3 acima determinará a eliminação preliminar do candidato.

3 Durante todo o processo seletivo serão levados em consideração: (i) o perfil acadêmico profissional do candidato; (ii) a adequação do projeto apresentado à área temática do Programa; (iii) potencial inserção internacional do candidato no ambiente da pesquisa em arbitragem comercial internacional, arbitragem institucional e temas afins ao direito internacional privado, direito do comércio internacional e direito comparado da arbitragem, conforme oferecido pelo MPI; (v) conhecimento sobre os objetivos do Programa do CAM CCBC e atividades institucionais e de pesquisa desenvolvidas pelo Instituto Max Planck de Direito Comparado e Direito Internacional Privado; e (iv) mérito do candidato para ser beneficiário de bolsa de estudos do Programa do CAM CCBC. 5. Prazos para a candidatura (2015): As inscrições serão apresentadas pelos candidatos de 07 de janeiro a 08 de fevereiro de 2015, para pesquisa nos períodos (i) de 1º de abril a 30 de junho de 2015 ou (ii) de 1º de outubro a 23 de dezembro de 2015, necessariamente indicados pelo candidato ao apresentar a ficha de inscrição, de acordo com o calendário previsto. A admissão do candidato pelo Programa de Bolsas do CAM CCBC dependerá igualmente da disponibilidade do MPI para oferecer recursos de pesquisa para investigadores segundo as normas da instituição anfitriã e nos períodos indicados no cronograma das candidaturas. O CAM CCBC não tem como assegurar a disponibilidade de recursos que o MPI oferece regularmente a pesquisadores estrangeiros. Assim, as datas definitivas de estada no MPI serão confirmadas pelo Departamento da América Latina e Secretaria de Admissões do Instituto. 6. Divulgação dos Resultados: A divulgação dos resultados será realizada até dia 02 de março de 2014, após seleção pelo Comitê Científico ad hoc. O prazo acima estipulado poderá ser alterado pelo Comitê Científico ad hoc do CAM CCBC, a seu critério, considerando a demanda dos exames de seleção e os trâmites de processamento interno dos pedidos junto ao MPI. 7. Valores e Benefícios do Auxílio Concedido: O bolsista selecionado será beneficiário de uma bolsa de estudos no valor de 1.500,00 Euros mensais (para dois ou três meses), além de passagem área ida e volta classe econômica do Brasil para Alemanha, até Hamburgo. O CAM CCBC não se responsabiliza por quaisquer providências relativas à acomodação do candidato selecionado em Hamburgo, seguros de viagem, de saúde e de permanência na República Federal da Alemanha, ou quaisquer outras modalidades de seguros exigidos pela legislação alemã e pela instituição receptora, no caso, o Instituto Max Planck. Na carta de aceitação pelo MPI, no entanto, serão indicados os requisitos relativos a seguros exigidos para quaisquer pesquisadores visitantes na instituição. Esses requisitos devem

4 ser atendidos pelo candidato selecionado, individualmente considerado, sob pena de sua exclusão do Programa e cancelamento da concessão da bolsa. 8. Contrapartidas do CAM CCBC, Max Planck e Pesquisadores Visitantes O CAM CCBC oferecerá apoio ao candidato durante o processo seletivo, comunicações com o Departamento da América Latina e Secretaria de Admissões do MPI, a concessão da bolsa de estudos, aconselhamento acadêmico e monitoramento dos pesquisadores selecionados. O MPI oferecerá recursos de pesquisa que são oferecidos regularmente a pesquisadores estrangeiros, em diversos de seus programas de cooperação, tais como espaços de trabalho; acesso ao acervo da biblioteca; apoio pessoal do Departamento da América Latina. Igualmente, o MPI oferecerá a possibilidade de o pesquisador realizar apresentações sobre o tema de seu projeto de pesquisa para audiências compostas de pesquisadores membros e visitantes do Instituto e que estejam interessados no intercâmbio com países latino americanos. Os bolsistas selecionados também poderão participar de todos os eventos acadêmicos oferecidos do MPI. Os candidatos selecionados pelo CAM CCBC e admitidos pelo MPI deverão empreender tempo e energia durante sua estada de pesquisa no Instituto. A bolsa de estudos concedida no Programa do CAM CCBC é destinada a prover apoio financeiro para despesas de moradia no período do intercâmbio e não objetiva qualquer pagamento por atividades de pesquisas e prestação de serviços. Igualmente, atuarão como representantes das relações institucionais entre o MPI, seu Departamento para América Latina, o CAM CCBC e seu Grupo de Estudos Prof. Guido Soares, fortalecendo o intercâmbio para pesquisas e difusão cultural na área da arbitragem. Ao término de seu período no MPI o pesquisador deverá apresentar um estudo apto à publicação em revista, periódico ou livro especializado, ou artigos e ensaios sobre o objeto da investigação, portanto, temas relativos à arbitragem comercial internacional, arbitragem institucional e áreas afins, como direito internacional privado, direito do comércio internacional, direito internacional privado e direito comparado. 9. Ações futuras entre Bolsistas e o CAM CCBC CICLO DE REUNIÕES E CONFERÊNCIAS: Semestralmente, os pesquisadores que tiverem sido selecionados pelo Programa do CAM CCBC e que tiverem participado do intercâmbio no Max Planck Institut serão estimulados a reunir se com membros do Grupo de Estudos de Arbitragem e Mediação Prof. Guido Soares, além de serem convidados a apresentar os resultados da pesquisa empreendida em Hamburgo em conferências ou demais eventos organizados pelo CAM CCBC. PUBLICAÇÕES. Considerando a importância da investigação e capacitação na área da arbitragem e outros mecanismos de soluções alternativas de controvérsias, os pesquisadores selecionados e participantes do Programa serão estimulados à publicação do material de pesquisa, artigos e capítulos em livros especializados, eventualmente organizados pelo Grupo de Estudos Prof. Guido Soares e material institucional do CAM CCBC.

5 10. Comitê Científico ad hoc para o Programa de Bolsas de Pesquisa MPI do CAM CCBC O Comitê Científico ad hoc para o programa de bolsas de pesquisa MPI do CAM/CCBC será nomeado e coordenado pelo Presidente do CAM/CCBC e inicialmente constituído pelos profissionais listados abaixo: Titulares: (Coordenação) Dr. Frederico Straube Prof. Dra. Maristela Basso Prof. Dr. Carlos Alberto Carmona Prof. Dr. Pedro Batista Martins Prof. Dr. Lauro Gama Prof. Dr. Fabricio Polido Suplentes: Prof. Dr. Luiz Edson Fachin Prof. Dr. Luciano Benetti Timm São Paulo, 07 de janeiro de 2015 Frederico José Straube Presidente do CAM CCBC

6 CALENDÁRIO DATA EVENTO 07/01/2015 a 08/02/2015 Apresentação das inscrições pelos candidatos conforme Regulamento 02/03/2015 Divulgação dos resultados pelo Comitê Científico ad hoc CAM CCBC 04/03/2015 Prazo para confirmação do MPI sobre a disponibilidade para recepção dos bolsistas no segundo semestre de /04/2015 a 30/06/2015 1o período de estada de pesquisa (prevista, com possibilidade de alterações pelo MPI) 01/10/2015 a 23/12/2015 2o período de estada de pesquisa (prevista, com possibilidade de alterações pelo MPI)

7 Envie esta ficha de inscrição preenchida para juntamente com: a) plano de pesquisa em inglês, alemão ou francês (preferencialmente indicando o tema, justificativas, objetivos, questões a serem analisadas, cronograma de execução e bibliografia preliminar); b) documentos pessoais de identificação; c) currículo Lattes, devidamente atualizado e certificado na Plataforma Lattes/CNPq; d) currículo em inglês para apreciação do MPI; e) comprovante de matrícula em Programa de Pós Graduação (ou resumo escolar), para alunos de doutorado; ou cópia de diploma de Doutorado, para candidatos que tenham concluído curso de Doutorado (caso diploma não tenha sido emitido pela IE, o candidato poderá apresentar cópia da ata de defesa); f) declaração de ser ou não beneficiário de outras modalidades de bolsas de estudos ou auxílio à pesquisa; g) duas cartas de recomendação; e h) termo de compromisso com as ações futuras desenvolvidas pelo bolsista junto ao CAM CCBC.

8 Termo de Compromisso Eu, (nome), brasileiro, (estado civil), (profissão), residente e domiciliado à (endereço completo), portador da cédula de identidade RG nº e do CPF nº, caso contemplado com a bolsa de estudos oferecido pelo CAM-CCBC para um período de meses de estudos junto ao Max-Planck Institute for Comparative and International Private Law, me comprometo a participar das ações que seguem: I. Apresentar um estudo apto à publicação em revista, periódico ou livro especializado, ou artigos e ensaios sobre o objeto da investigação, portanto, temas relativos à arbitragem comercial internacional, arbitragem institucional e áreas afins, como direito internacional privado, direito do comércio internacional, direito internacional privado e direito comparado; II. III. Reunir-me com os membros do Grupo de Estudos de Arbitragem e Mediação Prof. Guido Soares, e apresentar os resultados da pesquisa empreendida em Hamburgo em conferências ou demais eventos organizados pelo CAM-CCBC; Publicar do material de pesquisa, artigos e capítulos em livros especializados, eventualmente organizados pelo Grupo de Estudos Prof. Guido Soares e material institucional do CAM- CCBC; IV. Conceder entrevistas e depoimentos a profissionais da assessoria de imprensa da CCBC para elaboração de artigos eventualmente publicados no Boletim, Revista ou Newsletter da CCBC. Estou ciente de que o descumprimento das obrigações assumidas pelo presente Termo de Compromisso implicam no dever de devolução de todos os valores concedidos pelo CAM-CCBC a título de bolsa de estudos e ao reembolso da quantia paga para emissão da passagem aérea para Hamburgo. (Local, Data) (Assinatura)

EDITAL Nº1/2015 - BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO CENTRO-OESTE

EDITAL Nº1/2015 - BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO CENTRO-OESTE EDITAL Nº1/2015 - BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO CENTRO-OESTE 1. FINALIDADE 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso

Leia mais

EDITAL nº 009/2013-MD

EDITAL nº 009/2013-MD Programa Nacional do Pós-Doutorado CAPES (Portaria Capes nº 86/2013) EDITAL nº 009/2013-MD Seleção de Projetos de Pesquisa de Pós-doutorado O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas

Leia mais

EDITAL PREG Nº 126, DE 25 DE SETEMBRO DE 2015.

EDITAL PREG Nº 126, DE 25 DE SETEMBRO DE 2015. EDITAL PREG Nº 126, DE 25 DE SETEMBRO DE 2015. A PRÓ-REITORA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais e conforme a Lei nº 11.273,

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI EDITAL N o 03/2009

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI EDITAL N o 03/2009 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFCO E TECNOLÓGICO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO

Leia mais

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS 1. FINALIDADE 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso como bolsista PNPD/CAPES no Programa

Leia mais

PROGRAMA DE INCENTIVO PARA BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO

PROGRAMA DE INCENTIVO PARA BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO PROGRAMA DE INCENTIVO PARA BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO EDITAL nº 02/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO FATENEMODALIDADE MESTRADO E DOUTORADO O Diretor-Geral da Faculdade Terra

Leia mais

EDITAL 07/2014 - PRPPG SELEÇÃO PARA BOLSAS DO PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL-UNILA DE BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

EDITAL 07/2014 - PRPPG SELEÇÃO PARA BOLSAS DO PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL-UNILA DE BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL 07/2014 - PRPPG SELEÇÃO PARA BOLSAS DO PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL-UNILA DE BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Integração Latino-

Leia mais

UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 01/2016 PNPD/CAPES/UNIT EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA DO PROGRAMA

Leia mais

EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PROSUP/CAPES MESTRADO EM DIREITO - 1º SEMESTRE/2014

EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PROSUP/CAPES MESTRADO EM DIREITO - 1º SEMESTRE/2014 EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIO PROSUP/CAPES MESTRADO EM DIREITO - 1º SEMESTRE/2014 1. A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Direito (Mestrado) da Universidade de Marília - UNIMAR,

Leia mais

EDITAL PREG Nº 133, DE 25 DE JULHO DE 2014.

EDITAL PREG Nº 133, DE 25 DE JULHO DE 2014. EDITAL PREG Nº 133, DE 25 DE JULHO DE 2014. O PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais e conforme a Lei nº 11.273, de

Leia mais

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO 1. FINALIDADE: 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso como bolsista PNPD/CAPES

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2014 Coordenador: Prof. Dr. João Hilton Sayeg de Siqueira Vice-Coordenadora: Prof. Dra. Jeni Silva Turazza Estarão abertas, no período de U14/04/2014U a U05/05/2014U,

Leia mais

EDITAL 01/2014. SELEÇÃO EMERGENCIAL DE BOLSISTAS FAPERGS/CAPES e BOLSISTAS CAPES PROGRAMA DE BOLSAS DE MESTRADO

EDITAL 01/2014. SELEÇÃO EMERGENCIAL DE BOLSISTAS FAPERGS/CAPES e BOLSISTAS CAPES PROGRAMA DE BOLSAS DE MESTRADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - CENTRO DE ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM ARTES VISUAIS EDITAL 01/2014 SELEÇÃO EMERGENCIAL DE BOLSISTAS FAPERGS/CAPES e BOLSISTAS CAPES

Leia mais

Edital para Seleção de Tutores a Distância Bolsistas PERC/UNI-CV/UFRGS/SEAD

Edital para Seleção de Tutores a Distância Bolsistas PERC/UNI-CV/UFRGS/SEAD Edital para Seleção de Tutores a Distância Bolsistas PERC/UNI-CV/UFRGS/SEAD A coordenação dos Cursos de Matemática e de Letras, representada pelo professor Marcus Vinícius Basso, do Instituto de Matemática,

Leia mais

3. DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO À BOLSA

3. DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO À BOLSA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar PPGCAm EDITAL Nº 02/2013 - PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PNPD/CAPES 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO (PROEPI) EDITAL Nº 22/2012

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO (PROEPI) EDITAL Nº 22/2012 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO (PROEPI) EDITAL Nº 22/2012 A Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (PROEPI) do Instituto Federal do Paraná, por meio da Diretoria de Pesquisa (DIPE)

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Arquitetura e Urbanismo EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITTURA E URBANISMO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

EDITAL N 024/2016 Referente ao Aviso N 032/2016, publicado no D.O.E. de 16/03/2016.

EDITAL N 024/2016 Referente ao Aviso N 032/2016, publicado no D.O.E. de 16/03/2016. EDITAL N 024/2016 Referente ao Aviso N 032/2016, publicado no D.O.E. de 16/03/2016. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, com fundamento na

Leia mais

EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA)

EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA) EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA) O DIRETOR DE IMPLANTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

EDITAL PPGD/IMED nº 016/2014 de 13 de Junho de 2014

EDITAL PPGD/IMED nº 016/2014 de 13 de Junho de 2014 EDITAL PPGD/IMED nº 016/2014 de 13 de Junho de 2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTES BENEFICIÁRIOS DE BOLSAS E DE AUXÍLIOS PARA PAGAMENTO DE TAXAS CAPES - PROSUP DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Leia mais

UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba

UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba EDITAL 2S2007 BOLSA DE ESTUDOS EDITA NORMAS PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA DE ESTUDOS PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da FEAU

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS Mestrado em Letras do Centro Universitário Ritter dos Reis

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS Mestrado em Letras do Centro Universitário Ritter dos Reis PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO Edital de Seleção Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES 2013 O (PPGL) Mestrado em Letras UniRitter torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Agência de Inovação

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Agência de Inovação Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Agência de Inovação Edital para submissão de projetos PIBITI/CNPq PIBINOVA/PDI/UFF

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM URBANISMO EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD) DA CAPES

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM URBANISMO EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD) DA CAPES EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD) DA CAPES A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior.

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Rio Grande REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (e-tec BRASIL) EDITAL Nº 01, DE 29 DE JANEIRO DE 2014

Leia mais

NO IFRN / CAMPUS MOSSORÓ

NO IFRN / CAMPUS MOSSORÓ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRO-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL

Leia mais

EDITAL 007/2014-PIBID-Inglês/UFRR Boa Vista, 01 de setembro de 2014.

EDITAL 007/2014-PIBID-Inglês/UFRR Boa Vista, 01 de setembro de 2014. EDITAL 007/2014-PIBID-Inglês/UFRR Boa Vista, 01 de setembro de 2014. PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE PIBID / UFRR A Universidade Federal de Roraima UFRR, por meio

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO Edital 005/2014 - Seleção de Bolsistas CAPES e FAPEMIG para o Programa de Mestrado Acadêmico em Odontologia O Colegiado do Programa de Mestrado Acadêmico em Odontologia faz saber que, no período de 11/03/2014

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA GERÊNCIA DE PROJETOS DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UPE

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA GERÊNCIA DE PROJETOS DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA GERÊNCIA DE PROJETOS DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UPE OBJETIVOS EDITAL IC PFAUPE - 2010 Promover o interesse pela pesquisa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS VITÓRIA Avenida Vitória, 1729 Jucutuquara 29040-780 Vitória ES 27 3331-2110

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS VITÓRIA Avenida Vitória, 1729 Jucutuquara 29040-780 Vitória ES 27 3331-2110 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS VITÓRIA Avenida Vitória, 1729 Jucutuquara 29040-780 Vitória ES 27 3331-2110 DIREÇÃO GERAL DO IFES CAMPUS VITÓRIA IFES DIRETORIA DE PESQUISA

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM PESQUISA AÇÃO PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA - FAPEAL /CAPES/ UNEAL

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM PESQUISA AÇÃO PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA - FAPEAL /CAPES/ UNEAL ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPEP Fone: (82) 3521-3379. E-mail: propep@uneal.edu.br PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM

Leia mais

Art. 1º Aprovar alteração no Regulamento de Pós-doutorado da UMESP, conforme consta em anexo.

Art. 1º Aprovar alteração no Regulamento de Pós-doutorado da UMESP, conforme consta em anexo. RESOLUÇÃO CONSUN Nº 25/2013 Reedita, com alterações, o Regulamento de Pósdoutorado da UMESP O Conselho Universitário - CONSUN, em reunião extraordinária realizada em 19 de setembro de 2013 deliberando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL Nº 3/2013 PPGEF/CEFD/UFES A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO 1. PREÂMBULO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade

Leia mais

TORNA PÚBLICO. EDITAL Nº 01/2016 e-tec

TORNA PÚBLICO. EDITAL Nº 01/2016 e-tec EDITAL Nº 01/2016 e-tec A, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e da Coordenação de Tecnologia na Educação, do da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso das suas atribuições,

Leia mais

EDITAL PPGE nº 37/2015 Inscrição e Seleção para Bolsas de Mestrado e Doutorado 1. DO DIREITO A PARTICIPAR DA SELEÇÃO E DOS DEVERES DO BOLSISTA

EDITAL PPGE nº 37/2015 Inscrição e Seleção para Bolsas de Mestrado e Doutorado 1. DO DIREITO A PARTICIPAR DA SELEÇÃO E DOS DEVERES DO BOLSISTA EDITAL PPGE nº 37/2015 Inscrição e Seleção para Bolsas de O abre processo de inscrição e seleção de bolsistas - Quotas de Bolsas da CAPES - para implantação entre dezembro de 2015 e abril de 2016, destinadas

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 1º/2015 Coordenador: Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Barbara Lutaif Bianchini Estarão abertas, no período de 01/10/2014 a 24/10/2014, as inscrições

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº. 21/2015/NUPE/UFTM DE 12 DE JUNHO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº. 21/2015/NUPE/UFTM DE 12 DE JUNHO DE 2015 EDITAL Nº. 21/2015/NUPE/UFTM DE 12 DE JUNHO DE 2015 QUARTO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE DA BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO

Leia mais

EDITAL Nº 01/2015-PPGSE PROCESSO SELETIVO PARA CREDENCIAMENTO DOCENTE NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE ENERGIA. I - Disposições Iniciais

EDITAL Nº 01/2015-PPGSE PROCESSO SELETIVO PARA CREDENCIAMENTO DOCENTE NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE ENERGIA. I - Disposições Iniciais Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia (PPGSE)

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e-mail:prograd@furg.br

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS CULTURAIS (PPEC) I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS CULTURAIS (PPEC) I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS CULTURAIS (PPEC) I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais é constituída

Leia mais

PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO SOBRE GESTÃO PÚBLICA - FAPERGS

PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO SOBRE GESTÃO PÚBLICA - FAPERGS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO SOBRE GESTÃO PÚBLICA - FAPERGS Objetivo Apoiar projetos de pesquisa em ciência, tecnologia e inovação sobre a Gestão Pública nas seguintes áreas de

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: 1.1. Munido do boleto bancário gerado no site do CEPUERJ (http://www.cepuerj.uerj.br), através do link inscrições on line do Curso de Pós-Graduação em Ciência Política Doutorado, o candidato deverá efetuar

Leia mais

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Edital 001/2015-ARI-UNIR

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Edital 001/2015-ARI-UNIR Edital 001/2015-ARI-UNIR DISPÕE SOBRE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS E PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PARA O PROGRAMA DE BOLSAS TOP ESPANHA 2015 A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR,

Leia mais

Programa Estágio de Curta Duração CAPES/Fundação Carolina

Programa Estágio de Curta Duração CAPES/Fundação Carolina SPArq nº 0000.01752/2011 Programa Estágio de Curta Duração CAPES/Fundação Carolina Edital CAPES nº. 02/2011 Publicada no DOU de 13/01/11 seção 3 pág. 24 A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ALEMANHA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ALEMANHA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ALEMANHA Tendo em vista a oportunidade propiciada pelo Programa Ciência sem Fronteiras, a Assessoria

Leia mais

PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UTFPR CÂMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO E INSTITUTO DE POLITÉCNICO DO PORTO PORTUGAL

PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UTFPR CÂMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO E INSTITUTO DE POLITÉCNICO DO PORTO PORTUGAL Diretoria de Graduação e Educação Profissional PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ EDITAL Nº 0010/2015 DIRGRAD PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UTFPR CÂMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO

Leia mais

O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso

O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 081/2015 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ZOOTECNIA (PPZ),

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL À VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN PARA O CURSO DE

Leia mais

Ter experiência mínima de 1 (um) ano no magistério (exercer ou ter exercido a profissão no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Superior)*.

Ter experiência mínima de 1 (um) ano no magistério (exercer ou ter exercido a profissão no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Superior)*. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Rio Grande REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (e-tec BRASIL) EDITAL Nº 01, DE 13 DE AGOSTO DE 2014

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento (PUC-SP / SORBONNE)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento (PUC-SP / SORBONNE) EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 1/2013 Coordenador Prof. Dr. José Nicolau Pompeo Vice-Coordenador Prof. Dr. Jason T. Borba Estarão abertas, no período de 01/10/2012 a 30/10/2012, as inscrições para o processo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 003/2014 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÂO EM AGRICULTURA FAMILIAR E MEIO AMBIENTE (Pós-Graduação lato sensu) A

Leia mais

Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz Instituto Oswaldo Cruz

Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz Instituto Oswaldo Cruz Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas CHAMADA DE SELEÇÃO PÚBLICA de Candidatos ao Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas em

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE ANÁLISE DE SITUAÇÃO DE SAÚDE

EDITAL Nº 001/2015 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE ANÁLISE DE SITUAÇÃO DE SAÚDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE ANÁLISE DE SITUAÇÃO DE SAÚDE EDITAL Nº 001/2015 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO

Leia mais

EDITAL PRGDP Nº 29/2014

EDITAL PRGDP Nº 29/2014 EDITAL PRGDP Nº 29/2014 A PRGDP/UFLA, no uso de suas atribuições, e considerando a Lei nº 11.091, de 12/01/2005, Decreto nº 5.707, de 23/02/2006 e a Resolução CUNI nº 56 de 29/10/2013, torna público que

Leia mais

Edital nº 129/2014, de 24 de julho de 2014.

Edital nº 129/2014, de 24 de julho de 2014. Edital nº 129/2014, de 24 de julho de 2014. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Luiz Carlos Pfleger, Reitor da Universidade do Planalto Catarinense, no uso de suas atribuições, abre inscrições para ingresso

Leia mais

EDITAL MESTRADO 2016

EDITAL MESTRADO 2016 EDITAL MESTRADO 2016 Edital do Exame de Seleção para ingresso no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo. A Coordenação

Leia mais

Edital Programa de Iniciação Científica PIC ESBAM 01/2014

Edital Programa de Iniciação Científica PIC ESBAM 01/2014 Edital Programa de Iniciação Científica PIC ESBAM 01/2014 Dispõe sobre as normas contidas no Edital processo de chamada de propostas de projetos de Iniciação Científica para 2014 e dá outras providências.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação de TUTOR (PRESENCIAL)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família A Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família,

Leia mais

Programa de Apoio à Organização de Eventos das Associações ou Sociedades Técnico Científicas e Institutos de Pesquisa

Programa de Apoio à Organização de Eventos das Associações ou Sociedades Técnico Científicas e Institutos de Pesquisa Chamada Pública 15/2014 Programa de Apoio à Organização de Eventos das Associações ou Sociedades Técnico Científicas e Institutos de Pesquisa A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa EDITAL 2015/2016 A Pró-Reitoria de e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo PIC/PIBITI USP, tornam público o presente Edital de abertura de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS SELEÇÃO DE ESTUDANTES INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil EDITAL DE SELEÇÃO Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil A Diretora

Leia mais

Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES

Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL, DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES (PPG-PSTO) EDITAL Nº 03/2013 Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES 1 PREÂMBULO 1.1

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS IFAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DOS CAMPOS DIREÇÃO GERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS IFAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DOS CAMPOS DIREÇÃO GERAL 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS IFAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DOS CAMPOS DIREÇÃO GERAL EDITAL INTERNO Nº01/2015/DG - IFAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DOS CAMPOS A Direção Geral

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. PREÂMBULO. A Faculdade Cenecista de Osório, no uso de suas atribuições decorrentes da Resolução nº. 1 de junho

Leia mais

1 - OBJETIVOS DO PROGRAMA

1 - OBJETIVOS DO PROGRAMA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Campus Universitário - Lagoa Nova - 59072-970 - Natal - RN Fone: (84)

Leia mais

EDITAL N. º 01 DE 29 DE FEVEREIRO DE 2016 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO COM A UNIVERSIDADE DE WINNIPEG CANADÁ

EDITAL N. º 01 DE 29 DE FEVEREIRO DE 2016 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO COM A UNIVERSIDADE DE WINNIPEG CANADÁ CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL N. º 01 DE 29 DE FEVEREIRO DE 2016 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO COM A UNIVERSIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. EDITAL nº 01/2014-SRI

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. EDITAL nº 01/2014-SRI Vitória, 21 de fevereiro de 2014. EDITAL nº 01/2014-SRI PROGRAMA DE JÓVENES LÍDERES IBEROAMERICANOS 2014 XII EDICIÓN A Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Espírito Santo UFES,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA. Edital nº 02/2015 de 31 de março de 2015 PROEX/DACIC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA. Edital nº 02/2015 de 31 de março de 2015 PROEX/DACIC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA Edital nº 02/2015 de 31 de março de 2015 PROEX/DACIC PROGRAMA DE INCENTIVO ÀS ATIVIDADES ARTÍSTICO-CULTURAIS PRÓ-CULTURA

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA

Leia mais

EDITAL CAI 020/2011 VAGAS PARA INTERCÂMBIO NO ÂMBITO DO PROGRAMA CAPES-UNIBRAL BRASIL-ALEMANHA

EDITAL CAI 020/2011 VAGAS PARA INTERCÂMBIO NO ÂMBITO DO PROGRAMA CAPES-UNIBRAL BRASIL-ALEMANHA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 020/2011 VAGAS PARA INTERCÂMBIO NO ÂMBITO DO PROGRAMA CAPES-UNIBRAL BRASIL-ALEMANHA Projeto Ciências

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM DIREITO

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM DIREITO EDITAL DE BOLSA DE ESTUDOS - 1º SEMESTRE/2014 A Comissão de Bolsas do Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo torna público, por meio do presente edital,

Leia mais

III Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro

III Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro III Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro EDITAL OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO JURÍDICO A Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC), nos termos do presente edital, torna público que estão

Leia mais

3.1. A Bolsa assegurará auxílio financeiro ao contemplado e será concedida em doze parcelas.

3.1. A Bolsa assegurará auxílio financeiro ao contemplado e será concedida em doze parcelas. EDITAL PIBIC-EM Nº 01/2015 O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, com vistas à chamada para a seleção de bolsista de Iniciação Científica para o Ensino Médio PIBIC-EM, sob a Coordenação

Leia mais

RESOLVE, TITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

RESOLVE, TITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO COP Nº 003/2015 REGULAMENTA AS CONDIÇÕES PARA CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DAS MODALIDAES DE BOLSAS DE ESTUDO E DESCONTOS EDUCACIONAIS DA FACULDADE METROPOLITANA DE ANÁPOLIS O Presidente do Conselho

Leia mais

E D I T A L N º 0 8 / 2 0 1 5 SELEÇÃO DE PESQUISADOR/PROFESSOR VISITANTE 2016/1 PROGRAMA DE PESQUISADOR/ PROFESSOR VISITANTE

E D I T A L N º 0 8 / 2 0 1 5 SELEÇÃO DE PESQUISADOR/PROFESSOR VISITANTE 2016/1 PROGRAMA DE PESQUISADOR/ PROFESSOR VISITANTE A SUB-REITORIA DE PÓS - GRADUAÇÃO E PESQUISA (SR -2) da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ torna público o Edital de abertura de inscrições e as normas para o processo seletivo do PROGRAMA DE

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS DE DOUTORADO FORA DO ESTADO EDITAL N 07/2015

PROGRAMA DE BOLSAS DE DOUTORADO FORA DO ESTADO EDITAL N 07/2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE DOUTORADO FORA DO ESTADO EDITAL N 07/2015 O Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico FUNCAP, Prof. Francisco César de Sá Barreto, no uso

Leia mais

EDITAL 03/2016 SELEÇÃO DE TUTOR BOLSISTA

EDITAL 03/2016 SELEÇÃO DE TUTOR BOLSISTA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG SECRETARIA GERAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SEaD EDITAL 03/2016 SELEÇÃO DE TUTOR BOLSISTA A Secretária de Educação a

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 002/2016 PARA O PROCESSO SELETIVO DE CREDENCIAMENTO DE NOVOS DOCENTES PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

CHAMADA PÚBLICA 002/2016 PARA O PROCESSO SELETIVO DE CREDENCIAMENTO DE NOVOS DOCENTES PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CHAMADA PÚBLICA 002/2016 PARA O PROCESSO SELETIVO DE CREDENCIAMENTO DE NOVOS DOCENTES PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE - NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

CICan Scholarships for Brazilian IF Students

CICan Scholarships for Brazilian IF Students CICan Scholarships for Brazilian IF Students Chamada para Pré-Seleção das candidaturas de alunos interessados em participar do programa de mobilidade internacional CICanScholarships for Brazilian IF Students.

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO O Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de

Leia mais

ANEXO II FICHA DE INSCRIÇÃO PARA PROFESSOR

ANEXO II FICHA DE INSCRIÇÃO PARA PROFESSOR ANEXO II FICHA DE INSCRIÇÃO PARA PROFESSOR DISCIPLINA: CARGA HORÁRIA: MUNICÍPIO: 1 DADOS PESSOAIS Endereço: N: Data de nascimento: / / Nacionalidade: CPF: SIAPE: Identidade: Órg. Exp.: Data Emissão: Telefone

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL EDITAL N. 61/2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL EDITAL N. 61/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL EDITAL N. 61/2014 Seleção para tutoria presencial do Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio

Leia mais

Edital Nº 02/2013 do PGCS-UFES Seleção de Bolsista PNPD/CAPES

Edital Nº 02/2013 do PGCS-UFES Seleção de Bolsista PNPD/CAPES Edital Nº 02/2013 do PGCS-UFES Seleção de Bolsista PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) da UFES torna público o processo de seleção para 01 (uma) bolsa oferecida pelo do Programa

Leia mais

Mestrandos no Exterior

Mestrandos no Exterior 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM ESCRITÓRIO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL - ECI COMISSÃO PERMANENTE DE INTERNACIONALIZAÇÃO - CPInter PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL Mestrandos no Exterior EDITAL

Leia mais

EDITAL PROEXT 005/2014 DE 07 DE MARÇO DE 2014

EDITAL PROEXT 005/2014 DE 07 DE MARÇO DE 2014 EDITAL PROEXT 005/2014 DE 07 DE MARÇO DE 2014 SELEÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PARA PARTICIPAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDA NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.

Leia mais

EDITAL Nº. 27/2015. Seleção de candidatos à Bolsa PROSUP/CAPES. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva

EDITAL Nº. 27/2015. Seleção de candidatos à Bolsa PROSUP/CAPES. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva EDITAL Nº. 27/2015 Seleção de candidatos à Bolsa PROSUP/CAPES Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva A Comissão de Bolsas CAPES/PROSUP do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde

Leia mais

EDITAL DIRETORIA nº 02/2011 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC

EDITAL DIRETORIA nº 02/2011 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC EDITAL DIRETORIA nº 02/2011 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC A Diretoria da Faculdade São Gabriel e as Coordenações de Cursos comunicam aos interessados que estarão

Leia mais

EDITAL Nº 35/2013/PROPPI RETIFICADO PROPICIE 5. Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC - Modalidade Curso Técnico

EDITAL Nº 35/2013/PROPPI RETIFICADO PROPICIE 5. Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC - Modalidade Curso Técnico EDITAL Nº 35/2013/PROPPI RETIFICADO PROPICIE 5 Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC - Modalidade Curso Técnico CHAMADA 2013-2 EXECUÇÃO: JANEIRO DE 2013 A JULHO DE

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA DOUTORADO E MESTRADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATERIAIS PARA ENGENHARIA (UNIFEI) SEGUNDO SEMESTRE DE 2015

EDITAL DE SELEÇÃO PARA DOUTORADO E MESTRADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATERIAIS PARA ENGENHARIA (UNIFEI) SEGUNDO SEMESTRE DE 2015 EDITAL DE SELEÇÃO PARA DOUTORADO E MESTRADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATERIAIS PARA ENGENHARIA (UNIFEI) SEGUNDO SEMESTRE DE 2015 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Materiais para Engenharia

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) N.º 09/2010

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) N.º 09/2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) (alterada pela Resolução Consepe n.º 24/2011) N.º 09/2010 Dispõe sobre as normas

Leia mais

Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação Universidade de Brasília

Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação Universidade de Brasília (UnB) Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP) Programa de Bolsas de Mestrado e Doutorado da e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (ProMD/UnB/FAPDF/2016) BOLSAS REMANESCENTES DO EDITAL ProMD/UnB/FAPDF

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Vitória, 16 de outubro de 2015. EDITAL 5/2015/SRI A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Universidade Federal do Espírito

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BIOMEDICINA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA UNOESTE

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BIOMEDICINA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA UNOESTE REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BIOMEDICINA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA UNOESTE Dispõe sobre o regimento interno da Comissão de Iniciação Científica da Faculdade

Leia mais

Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação. EDITAL 064/ Vice-Reitoria de Pós-Graduação / 2016

Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação. EDITAL 064/ Vice-Reitoria de Pós-Graduação / 2016 Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação EDITAL 064/ Vice-Reitoria de Pós-Graduação / 2016 Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - DOUTORADO

Leia mais

BOLSAS DE ESTUDO PARA APERFEIÇOAMENTO EM MÚSICA REGULAMENTO. DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º

BOLSAS DE ESTUDO PARA APERFEIÇOAMENTO EM MÚSICA REGULAMENTO. DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º BOLSAS DE ESTUDO PARA APERFEIÇOAMENTO EM MÚSICA REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º 1. Com o fim de estimular a valorização profissional e a especialização nos diversos domínios da Música, a Fundação

Leia mais

Disciplina Duração Vagas

Disciplina Duração Vagas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Edital 4 - Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Educação Especial Deficiência Auditiva/Surdez A Coordenação do Curso de

Leia mais

CHAMADA nº 03/2013 CNPq-TWAS 2013

CHAMADA nº 03/2013 CNPq-TWAS 2013 CHAMADA nº 03/2013 CNPq-TWAS 2013 Acordo entre o CNPq e a Academia de Ciências para os Países em Desenvolvimento (TWAS) O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq-MCTI) e a Academia

Leia mais