Critérios de avaliação 8. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Critérios de avaliação 8. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0"

Transcrição

1 Critérios de avaliação 8. o ano Língua Portuguesa Língua Portuguesa Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Relacionar as ideias explícitas ou implícitas do texto em análise com informações diversificadas, de modo a traçar comparativos entre os aspectos abordados. Elaborar respostas-texto com argumentação adequada à intenção comunicativa. Estabelecer relações intertextuais entre a obra lida e outros textos. Apontar no texto características e particularidades que permitam o reconhecimento do gênero textual crônica. Completar a significação de palavras, de acordo com as exigências da transitividade nominal e com o contexto. Identificar os complementos nominais presentes em um texto percebendo o valor de sentido que eles têm. Derivar substantivos de verbos grifados nas orações, fazendo as alterações necessárias. Escrever segundo a norma padrão da língua. Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 8,0 Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Relacionar as ideias explícitas ou implícitas do texto em análise com informações diversificadas, de modo a traçar comparativos entre os aspectos abordados. Elaborar respostas-texto com argumentação adequada à intenção comunicativa. Estabelecer relações intertextuais entre a obra lida e outros textos. Identificar as três situações diferentes de o verbo se referir ao sujeito: na voz ativa, passiva e reflexiva. Justificar a escolha da voz verbal presente no texto, explicando a intenção ao utilizá-la. Empregar adequadamente as expressões apesar de, antes de, depois de quando o seu complemento é sujeito de um verbo. Identificar no texto informações de ordem explicativa, apontando o termo a que se referem. Justificar o uso do aposto no contexto. Apontar o vocativo como um termo utilizado para chamar ou interpelar a pessoa à qual se dirige. Escrever segundo a norma padrão da língua. Avaliação 3 (Produção de texto) Data: a ser agendada pelo professor Valor: 6,0 Produzir crônicas, considerando as características particulares desse gênero. Produzir crônicas, com base em uma proposta dada. Escrever com coesão e coerência, respeitando o tema proposto. Empregar os sinais de pontuação, compreendendo sua função na produção de textos. Produzir textos com unidade de sentido, progressão temática e informações não contraditórias. Escrever segundo a norma padrão da língua.

2 Avaliação literária: livro 1 Data: vide calendário Valor: 3,0 Criar sistemática de leitura na rotina diária. Realizar a leitura integral do livro literário, buscando compreender os elementos que o compõem, as ideias e o gênero em questão. Responder a perguntas sobre a essência das obras lidas. Interpretar a mensagem dos textos lidos, reconhecendo o assunto abordado, o tema explorado, as ideias principais e as ideias secundárias. Interpretar o sentido de palavras e expressões com base no contexto textual e/ou consultando fontes de informação. Respeitar a data marcada para a execução do trabalho e/ou da avaliação. Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Relacionar as ideias explícitas ou implícitas do texto em análise com informações diversificadas, de modo a traçar comparativos entre os aspectos abordados. Estabelecer relações intertextuais entre a obra lida e outros textos. Elaborar respostas-texto com argumentação adequada à intenção comunicativa. Apontar os elementos que caracterizam a estrutura formal do texto dramático. Interpretar resenhas críticas, identificando as intenções do resenhista. Diferenciar aposto de vocativo, apontando as diferenças entre eles. Ampliar frases, acrescentando informações de ordem explicativa. Identificar os complementos nominais presentes em um texto percebendo o valor de sentido que eles têm. Identificar as três situações diferentes de o verbo se referir ao sujeito: na voz ativa, passiva e reflexiva. Produzir resenhas críticas, considerando as características desse gênero. Escrever segundo a norma padrão da língua. Matemática Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 8,0 Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica atribuindo-se valores às variáveis. Efetuar adições algébricas de monômios semelhantes entre si. Efetuar multiplicações e divisões de monômios entre si aplicando as propriedades estudadas. Efetuar a potenciação de um monômio aplicando as propriedades estudadas. Efetuar adição e subtração com polinômios. Efetuar multiplicação de um monômio por um polinômio e entre polinômios. Efetuar divisões de polinômios por monômios. Resolver, por meio das operações com polinômios, problemas que envolvam conceitos geométricos. Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 80 Aplicar as regras dos produtos notáveis: quadrado da soma, quadrado da diferença e produto da soma pela diferença de dois termos algébricos em cada um dos casos estudados. Resolver, por meio dos produtos notáveis, problemas que envolvam conceitos geométricos. Aplicar a técnica de fatoração na qual se coloca um fator comum em evidência. Aplicar a técnica de fatoração por agrupamento. Aplicar a técnica de fatoração da diferença de dois quadrados. Aplicar a técnica de fatoração do trinômio quadrado perfeito.

3 Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica atribuindo-se valores às variáveis. Efetuar adições algébricas de monômios semelhantes entre si. Efetuar multiplicações e divisões de monômios entre si aplicando as propriedades estudadas. Efetuar adição e subtração com polinômios. Efetuar multiplicação de um monômio por um polinômio e entre polinômios. Efetuar divisões de polinômios por monômios. Resolver, por meio das operações com polinômios, problemas que envolvam conceitos geométricos. Aplicar as regras dos produtos notáveis: quadrado da soma, quadrado da diferença e produto da soma pela diferença de dois termos algébricos em cada um dos casos estudados. Resolver, por meio dos produtos notáveis, problemas que envolvam conceitos geométricos. Aplicar a técnica de fatoração na qual se coloca um fator comum em evidência. Aplicar a técnica de fatoração da diferença de dois quadrados. Aplicar a técnica de fatoração do trinômio quadrado perfeito. história Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 8,0 Identificar os elementos do contexto histórico e das condições materiais que justificam o pioneirismo inglês na Revolução Industrial. Caracterizar a política de cercamentos e a relação que ela teve com o desenvolvimento urbano e industrial inglês. Reconhecer as principais transformações sociais e as classes surgidas a partir do advento da Revolução Industrial. Caracterizar os movimentos operários do ludismo e do cartismo. Demonstrar como ocorreu a organização do socialismo e as principais características desse sistema. Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 8,0 Caracterizar as ações da Inglaterra após a Guerra dos Sete Anos. Caracterizar as Leis Intoleráveis, as quais prejudicavam os colonos dos EUA. Reconhecer a importância do Primeiro e do Segundo Congresso Continental da Filadélfia para o processo de independência dos EUA. Apontar as realidades que promoveram a Conjuração Mineira. Caracterizar a Conjuração Mineira. Caracterizar a Conjuração Baiana. Identificar os elementos do contexto histórico e das condições materiais que justificam o pioneirismo inglês na Revolução Industrial. Associar as fontes de energia com o desenvolvimento dos transportes e das transformações das cidades. Reconhecer as principais transformações sociais e as classes surgidas a partir do advento da Revolução Industrial. Caracterizar os movimentos operários do ludismo e do cartismo. Diferenciar o socialismo utópico do socialismo científico. Reconhecer a importância do Primeiro e do Segundo Congresso Continental da Filadélfia para o processo de independência dos EUA. Caracterizar a Conjuração Mineira. Caracterizar a Conjuração Baiana.

4 geografia Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 8,0 Identificar os fatores que justificam a variedade climática no continente americano, caracterizando a forma de atuação de cada um deles. Caracterizar os tipos climáticos que ocorrem no continente americano e a respectiva localização. Relacionar as paisagens vegetais americanas aos tipos climáticos. Caracterizar as paisagens vegetais que ocorrem no continente americano. Identificar aspectos relacionados a impactos ambientais sobre a hidrografia, o clima ou a vegetação no continente americano. Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 8,0 Caracterizar os índices que medem o crescimento da população. Identificar os fatores relacionados ao ritmo de crescimento populacional. Caracterizar as teorias populacionais e aspectos da população atual no mundo. Analisar, considerando a faixa etária, a estrutura de uma população. Identificar características socioeconômicas de um país com base em gráficos etários. Estabelecer relações entre crescimento econômico e distribuição de riquezas. Caracterizar a urbanização, bem como as consequências desse processo. Compreender a hierarquia de cidades na rede urbana brasileira. Caracterizar os indicadores analisados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Analisar o IDH de diferentes países. Relacionar as questões sociais e econômicas de um país com as questões ambientais. Caracterizar os tipos climáticos que ocorrem no continente americano e a respectiva localização. Relacionar as paisagens vegetais americanas aos tipos climáticos. Caracterizar as paisagens vegetais que ocorrem no continente americano. Caracterizar os índices que medem o crescimento da população. Identificar os fatores relacionados ao ritmo de crescimento populacional. Analisar, considerando a faixa etária, a estrutura de uma população. Identificar características socioeconômicas de um país com base em gráficos etários. Caracterizar os indicadores analisados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Analisar o IDH de diferentes países. Relacionar as questões sociais e econômicas de um país com as questões ambientais. ciências Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 8,0 Demonstrar compreensão sobre a forma, a composição, a função e a localização do DNA. Diferenciar células haploides de células diploides. Compreender o que é genótipo e o que é fenótipo. Compreender o que são genes e o que são cromossomos. Relacionar cromossomos e determinação do sexo. Diferenciar dominância de recessividade. Compreender alterações genéticas que levam a síndromes (Down, Klinefelter, Turner), distúrbios (hemofilia, daltonismo) ou modificações fenotípicas, como a polidactilia e o albinismo. Interpretar problemas de genética e esquematizar cruzamentos, a fim de se calcular probabilidades na transmissão de certas características hereditárias. Interpretar resultados, considerando fatores de herança genética.

5 Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 8,0 Identificar os órgãos do sistema digestório e suas respectivas funções. Explicar o caminho percorrido pelos alimentos no interior do tubo digestório, bem como a absorção de nutrientes pelas células. Identificar as glândulas anexas ao sistema digestório, bem como suas respectivas funções. Diferenciar os processos mecânicos e químicos da digestão. Identificar os principais nutrientes presentes nos alimentos. Classificar os nutrientes de acordo com a respectiva utilização pelo organismo, bem como definir a importância de cada um. Reconhecer os órgãos que compõem o sistema respiratório e as suas respectivas funções. Apontar a sequência de órgãos percorridos durante a respiração. Explicar como ocorre a hematose no corpo humano. Compreender o que é genótipo e o que é fenótipo. Compreender o que são genes e o que são cromossomos. Compreender alterações genéticas que levam a síndromes (Down, Klinefelter, Turner), distúrbios (hemofilia, daltonismo) ou modificações fenotípicas, como a polidactilia e o albinismo. Interpretar problemas de genética e esquematizar cruzamentos, a fim de se calcular probabilidades na transmissão de certas características hereditárias. Interpretar resultados, considerando fatores de herança genética. Identificar os órgãos do sistema digestório e suas respectivas funções. Diferenciar os processos mecânicos e químicos da digestão. Classificar os nutrientes de acordo com a respectiva utilização pelo organismo, bem como definir a importância de cada um. Reconhecer os órgãos que compõem o sistema respiratório e as suas respectivas funções. Apontar a sequência de órgãos percorridos durante a respiração. ENSINO RELIGIOSO Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 7,0 Conceituar coexistência. Exemplificar a coexistência em âmbito cultural no Brasil e no mundo. Citar as consequências da coexistência. Exemplificar a coexistência no campo das Religiões. Reconhecer a diversidade religiosa como elemento importante para uma cultura de paz. Reconhecer a dimensão religiosa como parte integrante da vida humana. Reconhecer que a coexistência religiosa pode ser praticada em outros espaços sociais. Caracterizar e exemplificar interculturalidade. Descrever a importância das Tradições Religiosas para a interculturalidade. Conhecer os princípios da interculturalidade. Explicar a importância das ações das Religiões na busca pelo respeito à vida e à dignidade humana. Exemplificar a coexistência em âmbito cultural no Brasil e no mundo. Conceituar coexistência. Reconhecer que a coexistência religiosa pode ser praticada em outros aspectos sociais. Conceituar expressões religiosas.

6 ARTE Demonstrar conhecimento sobre os artistas em estudo (Salvador Dalí, Joan Miró, René Magritte, Max Ernst, Willard Wigan, Cícero Dias, Ismael Nery, Tarsila do Amaral, Maria Martins) e suas principais obras e produções, bem como sobre suas influências e histórias. Reconhecer as características do Surrealismo e relacioná-las às produções dos artistas em estudo. Relacionar os artistas em estudo assim como suas obras e produções a outros artistas de diferentes épocas. Reconhecer as diferentes manifestações artísticas e culturais brasileiras. Aplicar formas figurativas e/ou abstratas em trabalhos artísticos. Aplicar simplificação, geometrização, deformação e/ou decomposição da forma em trabalhos pessoais. Empregar sobreposição nas composições bidimensionais. Aplicar policromia em trabalhos pessoais. Conhecer e aplicar texturas tátil, gráfica e visual em trabalhos pessoais. Compor um trabalho dispondo, de forma harmônica, os elementos da linguagem visual. Reconhecer composições com figura e fundo e aplicar esse conceito em composições. Ouvir obras musicais variadas, de modo a perceber a diversidade cultural em que se inserem. Demonstrar conhecimento, por meio de diferentes procedimentos, das qualidades plásticas dos diversos materiais e suportes aplicados em produções plásticas. Reconhecer e aplicar a colagem como forma de expressão plástica. Empregar a técnica do desenho como forma de expressão. Empregar a técnica da pintura como forma de expressão. Empregar a técnica da escultura como forma de expressão. Empregar a técnica da gravura como forma de expressão. Realizar trabalhos artísticos conforme o tema e a técnica propostos. Realizar trabalhos artísticos tendo cuidado com o acabamento. Atividades processuais Valor: 6,0. Produção plástica Valor: 4,0. EDUCAÇÃO FÍSICA Realizar atividades de aquecimento. BASQUETEBOL Aperfeiçoar os fundamentos básicos do basquetebol: passe, drible, recepção e arremesso. Executar a posição básica de defesa, a movimentação e as mudanças de direção. Realizar o arremesso tipo jump, bandeja e lance livre. Participar do sistema do jogo 3x3, utilizando a marcação individual. Participar do sistema do jogo 5x5, utilizando a marcação individual. Compreender os sinais oficiais de arbitragem durante a prática do jogo. Reconhecer os fundamentos e as regras do basquetebol em situações escolares e sociais. HANDEBOL Aprimorar os diversos tipos de passes. Realizar o arremesso com apoio. Executar o arremesso em suspensão. Participar do sistema de jogo 7x7 utilizando a marcação individual. Aplicar os sistemas de marcação individual 6x0 e 5x1. Compreender os sinais oficiais de arbitragem durante a prática do jogo. Reconhecer os fundamentos e as regras do handebol em situações escolares e sociais. QUALIDADE DE VIDA Identificar os benefícios da realização de atividade física postura e alongamentos.

7 FILOSOFIA Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 7,0 Relacionar o contexto da cibercultura com as ideias de Heidegger sobre a técnica. Traduzir o Mito da caverna de Platão para a atualidade. Compreender as ideias de Guy Debord sobre a sociedade do espetáculo. Relacionar os conceitos de empenho e aprendizagem. Compreender a análise filosófica de Shopenhauer acerca da aprendizagem. Compreender a análise de Rousseau sobre a infância e a juventude. Analisar e argumentar sobre o uso da imagem pessoal no mundo virtual. Relacionar o contexto da cibercultura com as ideias de Heidegger sobre a técnica. Traduzir o Mito da caverna de Platão para a atualidade. Compreender as ideias de Guy Debord sobre a sociedade do espetáculo. Relacionar os conceitos de empenho e aprendizagem. Compreender a análise filosófica de Schopenhauer acerca da aprendizagem. Compreender a análise de Rousseau sobre a infância e a juventude. INGLÊS Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Reconhecer e/ou descrever o que as pessoas estavam fazendo em determinado momento no passado, empregando o passado progressivo dos verbos. Empregar when com o passado progressivo dos verbos. Associar o passado progressivo dos verbos às wh-words, em perguntas e/ou respostas. Reconhecer e/ou empregar o passado progressivo ou o passado simples dos verbos, considerando as implicações do contexto. Reconhecer e/ou empregar os advérbios de modo adequadamente. Ler e interpretar textos sobre temas diversos. Expressar compreensão e/ou empregar o vocabulário adequado aos temas trabalhados. Avaliação 3 - Writing Data: a ser agendada pelo professor Valor: 1,5 Reconhecer e/ou empregar o passado progressivo ou o passado simples dos verbos, considerando as implicações do contexto. Elaborar texto escrito sobre os temas trabalhados. Expressar compreensão e/ou empregar o vocabulário adequado aos temas trabalhados.

8 Avaliação 2 - Speaking Data: a ser agendada pelo professor Valor: 1,5 Reconhecer e/ou empregar o grau comparativo dos adjetivos. Empregar adjetivos para a descrição de traços de personalidade. Comunicar-se oralmente acerca dos temas trabalhados. Expressar compreensão e/ou empregar o vocabulário adequado aos temas trabalhados. Reconhecer e/ou descrever o que as pessoas estavam fazendo em determinado momento no passado, empregando o passado progressivo dos verbos. Empregar when com o passado progressivo dos verbos. Associar o passado progressivo dos verbos às wh-words, em perguntas e/ou respostas. Reconhecer e/ou empregar o passado progressivo ou o passado simples dos verbos, considerando as implicações do contexto. Reconhecer e/ou empregar os advérbios de modo adequadamente. Reconhecer e/ou empregar o grau comparativo dos adjetivos. Empregar adjetivos para a descrição de traços de personalidade. Ler e interpretar textos sobre temas diversos. Expressar compreensão e/ou empregar o vocabulário adequado aos temas trabalhados. Observação Geral Além das avaliações 1 e 2, marcadas no calendário, serão realizadas, no decorrer do trimestre, as avaliações processuais, em todas as disciplinas, cujas datas e critérios serão estabelecidas pelo(a) professor(a). Esses critérios deverão ser registrados no caderno ou na agenda para a sua orientação e acompanhamento.

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1. Identificar, interpretar e utilizar as características sociocomunicativas e os recursos de persuasão nos textos de opinião e publicitários.

Leia mais

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM CURRÍCULO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM ORALIDADE Formar frases com seqüência e sentido. Relacionar palavras que iniciam com vogais. Associar primeira letra/som em palavras iniciadas por vogal. Falar

Leia mais

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais:

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais: OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Interpretar os diversos gêneros textuais (crônica, notícia, debate oral regrado e paródia), identificando os mecanismos estruturais da narrativa;

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Reconhecer o gênero de um texto a partir de seu contexto; Analisar textos de diferentes gêneros;

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL 2º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA CONTEÚDOS CONCEITUAIS GLOBAIS

ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL 2º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA CONTEÚDOS CONCEITUAIS GLOBAIS ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA MATEMÁTICA (º TRIMESTRE) MATEMÁTICA ( 4/06/015) DESCRITORES AVALIATIVOS DO º TRIMESTRE AVALIAÇÃO PARCIAL Reconhecer raiz quadrada

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezados Pais e/ou Responsáveis, Estamos vivenciando o segundo bimestre letivo e o processo de aprendizagem representa pra nós, motivo de alegria e conquistas diárias. Confiram as habilidades

Leia mais

CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO

CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO DISCIPLINA 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE 3º BIMESTRE 4º BIMESTRE GRAMÁTICA Cap. 1 Uso do dicionário. Alfabeto Cap. 2 Fonema e letra. Encontros vocálicos Cap. 3 Estudo da sílaba

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 1º VOLUME ARTES VISUAIS O FAZER ARTÍSTICO Criação de desenhos, pinturas e colagens, com base em seu próprio repertório. Exploração das possibilidades oferecidas por diferentes

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua das Ameixeiras, 119 Núcleo Cristo Rei Fone/Fax: 0xx42 3624 3095 CEP 85060-160 Guarapuava Paraná grpcristorei@seed.pr.gov.br PLANO DE TRABALHO

Leia mais

Pré-Escola 4 e 5 anos

Pré-Escola 4 e 5 anos PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC DIÁRIO DE CLASSE Educação Infantil Pré-Escola 4 e 5 anos DIÁRIO DE CLASSE ESCOLA: CRE: ATO DE CRIAÇÃO DIÁRIO OFICIAL / /

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3ª ETAPA

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3ª ETAPA 1 º Ano A Formas Geométricas Simetria Auto retrato Vida e obras de Romero Britto Linhas retas e curvas Ervas Medicinais Poluição Lixo Animais da Mata Atlântica Livro sagrado (bíblia) Religião e religiosidade

Leia mais

MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO

MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO Formação Pessoal e Social Identidade e Autonomia Posturas de Estudante Conteúdos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIACÃO

CRITÉRIOS DE AVALIACÃO CRITÉRIOS DE AVALIACÃO Educação Visual 5º Ano Educação Visual 6º Ano Educação Tecnológica 5º Ano Educação Tecnológica 6º Ano ANO ESCOLAR 2015 / 2016 Ano letivo de 2015 / 2016 INTRODUÇÃO Sendo a avaliação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS. Planificação de Português

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS. Planificação de Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS Escola Básica 2/3 de Pedrouços Planificação de Português 7. 7ºano de escolaridade Ano letivo 2012/2013 Expressão oral Compreensão oral 1. o Período (+-64 aulas ) ))))))))646464+66666646

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS CURRICULARES. Rosana Nascentes de Melo E. M. Prof. Leôncio do Carmo Chaves UDI - rosananascentes@terra.com.

ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS CURRICULARES. Rosana Nascentes de Melo E. M. Prof. Leôncio do Carmo Chaves UDI - rosananascentes@terra.com. ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS CURRICULARES Rosana Nascentes de Melo E. M. Prof. Leôncio do Carmo Chaves UDI - rosananascentes@terra.com.br Resumo A Educação Física, como disciplina escolar, deve estar inserida

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 1 ano Levar o estudante a realizar a escrita do próprio nome e outros nomes. Promover a escrita das letras do alfabeto. Utilizar a linguagem oral para conversar,

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA LOGOTIPO MACMILLAN BRASIL Utilização colorido; preto/branco e negativo Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( X ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso Pedagogia Disciplina

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 6 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E LÍNGUA

Leia mais

7º ano - Ensino Fundamental

7º ano - Ensino Fundamental EMENTAS 1º TRIMESTRE 7º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Ciências da Natureza Professor: Sinue Quadrado Objetivos: Compreender a origem e formação do Universo suas principais Teorias, investigar

Leia mais

EMENTAS DE DISCIPLINAS - BACHARELADO NÍVEL I

EMENTAS DE DISCIPLINAS - BACHARELADO NÍVEL I EMENTAS DE DISCIPLINAS - BACHARELADO 31157-04 Anatomia Humana NÍVEL I Estudo sobre a estruturação do organismo humano com ênfase nas características morfológicas dos sistemas anatômicos respiratório, cardiovascular,

Leia mais

Compreensão/Expressão oral

Compreensão/Expressão oral ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL 3º C.E.B DISCIPLINA: Português ANO: 7º ANO : 2011/2012 SEQUÊNCIA 1 COMPETÊNCIAS/ Compreensão/Expressão oral Dispor-se a escutar. LEITURA

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 2º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 2º Ano Língua Portuguesa - Conhecer as classes gramaticais; - Conceituar sintaxe e as funções sintáticas; - Apresentar as noções de substantivo e adjetivo caracterizando a relação existente entre eles; - Apresentar

Leia mais

INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA

INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

Colégio Crescer de Jundiaí. Diário de Bordo 2 ano A, B e C 2 Semestre 2012

Colégio Crescer de Jundiaí. Diário de Bordo 2 ano A, B e C 2 Semestre 2012 Colégio Crescer de Jundiaí Nome: n Turma: Diário de Bordo 2 ano A, B e C 2 Semestre 2012 Instruções: - Este documento contém as atividades para nota mensal que o aluno deverá fazer ao longo do 2 semestre.

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2

Diretrizes Pedagógicas. 9º Ano do Ensino Fundamental 2 Diretrizes Pedagógicas 9º Ano do Ensino Fundamental 2 2º Trimestre 2015 Caro aluno, Ao construirmos este documento de metas de realização do 2º trimestre, pensamos em uma forma de deixar registrado para

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

PLANEJAMENTO ANUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO: 6º anos PROFESSOR(A):

Leia mais

Disciplina: O conto em LI Ementa: Análise crítica e interpretação de contos extraídos da produção literária em língua inglesa. Carga Horária: 60h

Disciplina: O conto em LI Ementa: Análise crítica e interpretação de contos extraídos da produção literária em língua inglesa. Carga Horária: 60h 1º Semestre Disciplina: Introdução aos Estudos Literários Ementa: Estudo crítico das noções de literatura. Revisão das categorias tradicionais de gêneros literários e estudo dos novos gêneros ficcionais.

Leia mais

Planificação Curricular Pré-escolar

Planificação Curricular Pré-escolar PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ciclo/ Área/ Disciplina: Pré-escolar Ano Letivo 2012/2013 Área de Formação pessoal e Social Esboço Curricular para a Educação de Infância (segundo as Orientações Curriculares

Leia mais

Presença das artes visuais na educação infantil: idéias e práticas correntes

Presença das artes visuais na educação infantil: idéias e práticas correntes Capítulo 15 - Artes Visuais Introdução As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto

Leia mais

INFORMATIVO 2015 GRUPO

INFORMATIVO 2015 GRUPO INFORMATIVO 2015 GRUPO 5 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

ENSINO DE BIOLOGIA E O CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA REFLEXÃO INICIAL.

ENSINO DE BIOLOGIA E O CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA REFLEXÃO INICIAL. ENSINO DE BIOLOGIA E O CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA REFLEXÃO INICIAL. Jessica Pampolini (Licenciatura em Ciências Biológicas ESALQ/USP, jessica.pampolini@usp.br) Tais Cavallaro Martins

Leia mais

CONTEÚDO ANUAL 2016 OBJETIVOS GERAIS:

CONTEÚDO ANUAL 2016 OBJETIVOS GERAIS: CONTEÚDO ANUAL 2016 SEGMENTO: Ensino Fundamental I SÉRIE: 1º ano OBJETIVOS GERAIS: Criar condições para o desenvolvimento integral das crianças, considerando as possibilidades de aprendizagem que apresentam,

Leia mais

Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014

Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014 Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014 Turma 8ª série OBJETIVOS CONTEÚDOS Artes Angela Brock da Fé Ciências Cláucia Brentano Estabelecer relações entre fenômenos naturais e modelos científicos;

Leia mais

Departamento das Educação Pré-escolar

Departamento das Educação Pré-escolar Departamento das Educação Pré-escolar A melhoria da qualidade das aprendizagens, a avaliação implica, no quadro da relação entre o jardim-de-infância, a família e a escola, uma construção partilhada que

Leia mais

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Introdução à Comunicação Visual 40 horas Não tem Desenho I 40 horas Não

Leia mais

EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC)

EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - SUPROF DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIRDEP EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC)

Leia mais

PLANO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM. EDUCAÇÃO VISUAL - 7º Ano

PLANO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM. EDUCAÇÃO VISUAL - 7º Ano Ano Lectivo 2011/2012 Covilhã PLANO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM - A definir em função das características das Turmas e dos interesses dos alunos. COMUNICAÇÃO TEMÁTICOS CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS

Leia mais

AGENDA SEMANAL ENSINO FUNDAMENTAL I ( 28/04 a 02/05/2014)

AGENDA SEMANAL ENSINO FUNDAMENTAL I ( 28/04 a 02/05/2014) COLÉGIO SETE DE SETEMBRO Ent. Mantenedora: Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso Reconhecido pela Resolução nº CEE - 1464/85 - D.O. 04/05/85 Credenciado pela Resolução n CEE 29/2006 D.O.

Leia mais

Conteúdos para Exames Finais. 2º ano

Conteúdos para Exames Finais. 2º ano Conteúdos para Exames Finais 2º ano Matemática: Geometria Plana e Espacial Ciclo Trigonométrico Modelos Matriciais e Determinantes Artes: Cenas e composições relevantes na História da Arte A evolução da

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - CURSO DE FORMAÇÃO EM SHIATSU Por Márcia Gregato

UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - CURSO DE FORMAÇÃO EM SHIATSU Por Márcia Gregato UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - CURSO DE FORMAÇÃO EM SHIATSU Por Márcia Gregato Introdução Visando possibilitar uma visão global do processo de aprendizagem

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSO VOCACIONAL 3º CICLO AMGE - Auxiliar de Manutenção e Gestão de Espaços CRITÉRIOS DE Ano Lectivo 2014/15 Coordenador do Curso: José Pedro Moutinho Critérios de Avaliação (14-15) VOCACIONAL C AMGE -

Leia mais

EMENTÁRIO Entrada: até 2009 1º ANO

EMENTÁRIO Entrada: até 2009 1º ANO EMENTÁRIO Entrada: até 2009 1º ANO TEORIA E TÉCNICAS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS EMENTA: Origem das Relações Públicas e sua evolução histórica e conceitual. O mercado de trabalho. Abordagens técnicas do profissional

Leia mais

COLÉGIO SETE DE SETEMBRO

COLÉGIO SETE DE SETEMBRO COLÉGIO SETE DE SETEMBRO Ent. Mantenedora: Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso Reconhecido pela Resolução nº CEE - 1464/85 - D.O. 04/05/85 Credenciado pela Resolução n CEE 29/2006 D.O.

Leia mais

ORIENTAÇÕES E ROTEIRO DE ESTUDO

ORIENTAÇÕES E ROTEIRO DE ESTUDO ORIENTAÇÕES E ROTEIRO DE ESTUDO Caro Aluno, Segue o roteiro de estudo para as provas desta etapa. Estas, serão aplicadas a partir da terceira aula, havendo normalmente as primeiras aulas, tanto para o

Leia mais

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental 6º ano Ciências: Livro 1 - Unidade 3 - capítulo 1 ( pag. 81 ): cálculo de média e cálculo de energia elétrica. Livro 2 - Unidade 1 -

Leia mais

ritmo; atividades. linguagem verbal e não verbal); filmes, etc); acordo com o interlocutor; respeitar opiniões alheias. textos;

ritmo; atividades. linguagem verbal e não verbal); filmes, etc); acordo com o interlocutor; respeitar opiniões alheias. textos; PLANO DE AULA 1º BIMESTRE LÍNGUA PORTUGUESA 6 º ANO CONTEÚDO ESTRUTURANTE: O DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIALMENTE Professora: Rosangela Manzoni Siqueira CONTEÚDOS BÁSICOS: RETOMADA DOS GÊNEROS TRABALHADOS

Leia mais

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ROSANDRA SÊDA CARDOSO FURTADO CONTEÚDOS:

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ROSANDRA SÊDA CARDOSO FURTADO CONTEÚDOS: DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ROSANDRA SÊDA CARDOSO FURTADO LlITERATURA Texto literário e não literário; Gênero literários; Versificação; Trovadorismo; Humanismo. GRAMÁTICA Elementos da comunicação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 4ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 4ºANO . Interação discursiva Princípios de cortesia e cooperação Informação, explicação; pergunta. Compreensão e expressão Vocabulário: variedade e precisão Informação: essencial e acessória; implícita Facto

Leia mais

1º ano - Ensino Médio

1º ano - Ensino Médio PLANOS DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 1º ano - Ensino Médio Componente curricular: Língua Espanhola Professora: Angela Bono Formación del plural Vocabulario de familia Los días y meses Acentuación Vocabulario

Leia mais

Como funciona uma aula de inglês na Language Plus

Como funciona uma aula de inglês na Language Plus Como funciona uma aula de inglês na Language Plus professores nativos de inglês. Sobre os Cursos da Language Plus Os Cursos de Inglês da Language Plus foram desenhados especialmente para os profissionais

Leia mais

Apresentação. Estrutura Curricular

Apresentação. Estrutura Curricular Apresentação O curso de Licenciatura em Letras na modalidade a distância, com habilitação em Língua Inglesa e suas Literaturas é resultado do desejo de trabalhar na qualificação/capacitação de professores

Leia mais

Arte Ensino Fundamental. Fase Final (6º a 9º ano)

Arte Ensino Fundamental. Fase Final (6º a 9º ano) Arte Ensino Fundamental Fase Final (6º a 9º ano) 2012 APRESENTAÇÃO Caro(a) professor(a), (...) Protege-me das incursões obrigatórias que sufocam o prazer da descoberta e com o silêncio ( intimamente sábio

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Educação Infantil III Área de conhecimento: Linguagem Série: Infantil III Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

PLANEJAMENTO TURMA 3º ano DISCIPLINA CONTEÚDOS Vol. 1 e 2 Língua Portuguesa

PLANEJAMENTO TURMA 3º ano DISCIPLINA CONTEÚDOS Vol. 1 e 2 Língua Portuguesa COLÉGIO SANTA TERESINHA - CAMPO BOM Fone 3597-1215 Rua Santo Inácio de Loiola, 196 Centro Campo Bom RS. PLANEJAMENTO TURMA 3º ano DISCIPLINA CONTEÚDOS Vol. 1 e 2 Língua Portuguesa Gêneros textuais: Poemas,

Leia mais

Roteiro 4ª série/ii Unidade FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO ESCOLA MARIA CARVALHO. Um caminho para a construção da cidadania

Roteiro 4ª série/ii Unidade FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO ESCOLA MARIA CARVALHO. Um caminho para a construção da cidadania FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO ESCOLA MARIA CARVALHO Um caminho para a construção da cidadania Roteiro de Estudo II Unidade 4ª série Informações Gerais da Unidade: Período de aulas: 16/04 a 22/06 Período de Avaliações

Leia mais

Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua

Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística

Leia mais

CONHECIMENTOS E CAPACIDADES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 1

CONHECIMENTOS E CAPACIDADES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 1 . PREFEITURA MUNICIPAL DO SALVADOR Secretaria Municipal de Educação e Cultura SMEC Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP CONHECIMENTOS E CAPACIDADES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E

Leia mais

Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014

Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014 Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014 Turma 8º ano OBJETIVOS CONTEÚDOS Artes Angela Brock da Fé Ciências Cláucia Brentano Identificar e analisar as etapas do ciclo de vida dos seres vivos;

Leia mais

Planificação do trabalho a desenvolver no 7ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas

Planificação do trabalho a desenvolver no 7ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Ano Letivo 2015/2016 Planificação do trabalho a desenvolver no 7ºA Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Português Período Aulas Previstas Texto não literário: Notícia, reportagem, texto expositivo, entrevista,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2015 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2015 Podemos sempre mais do que imaginamos. Me. Agathe Verhelle Caros Pais e Alunos, A Recuperação de Estudos oportuniza a participação em aulas e atividades sobre temas já estudados,

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL Disciplina: NATUREZA e SOCIEDADE Ano: INFANTIL IV Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

YESANGOLA- CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

YESANGOLA- CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL CURSO: Business English MÓDULO: I OBJECTIVOS GERAIS: Objectivos Gerais: - Capacitar os alunos a utilizarem noções básicas de Business English em diversas situações do mundo empresarial, através da expressão

Leia mais

Software. GUIA DO PROFESSOR Qual é a palavra? Genética humana e saúde

Software. GUIA DO PROFESSOR Qual é a palavra? Genética humana e saúde Qual é a palavra? Genética humana e saúde Conteúdos: Tempo: Objetivos: Descrição: Genética humana 1 hora-aula de 50 minutos Este software tem como objetivo a fixação de alguns nomes, termos e conceitos

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª ETAPA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 19 a 26 de novembro de 2010

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª ETAPA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 19 a 26 de novembro de 2010 1 º Ano A Ensino Religioso Língua Portuguesa Cores secundárias. Mosaico. Releitura de obras. Dobradura. O desenvolvimento dos animais. Animais ovíparos e vivíparos. Animais mamíferos. Animais aquáticos.

Leia mais

Roteiro de estudos Avaliação Interdisciplinar 2º trimestre 3º ano. Analisar imagens

Roteiro de estudos Avaliação Interdisciplinar 2º trimestre 3º ano. Analisar imagens DISCIPLINA Artes Cênicas DESCRITOR Interpretar texto Analisar imagens Identificar os elementos do Teatro de Vaudeville e do Musical Burlesque Relacionar o Teatro de Vaudeville com o Musical Burlesque Identificar

Leia mais

Propostas para melhorias da fala de crianças com síndrome de down

Propostas para melhorias da fala de crianças com síndrome de down Propostas para melhorias da fala de crianças com síndrome de down Resumo Esse vídeo pretende oferecer instrumentos aos professores da educação infantil e do ensino fundamental para as tarefas da educação

Leia mais

I CFD. Área: ARTE Série: 6º ANO 1º TRIMESTRE ARTE VISUAL

I CFD. Área: ARTE Série: 6º ANO 1º TRIMESTRE ARTE VISUAL Série: 6º ANO 1º TRIMESTRE ARTE VISUAL. Arte Rupestre. Arte Africana. Arte Indígena Brasileira Valorizar o(s) autor (es) dos objetos culturais apreciados, conhecendo aspectos de suas principais obras;

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES

AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES ESCOLA BÁSICA LUÍS DE STTAU MONTEIRO - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE LOURES AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES DOMÍNIOS / CRITÉRIOS 2º Ciclo DISCIPLINA COGNITIVO / OPERATIVO E INSTRUMENTAL CONHECIMENTOS

Leia mais

SOFTWARES DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

SOFTWARES DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA Aula 7 SOFTWARES DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA META Discutir a utilização de softwares no ensino de Química. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Através da utilização do software carbópolis,

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2014 Professor(a): Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 4º Ano

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2014 Professor(a): Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 4º Ano Professor(a): Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 4º Ano *Reconhecer a função informativa do texto; *Estabelecer relação entre comparação e conhecimentos prévios; *Leitura / Compreensão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG PIBID 2014 SUBPROJETO: Interdisciplinar Coordenador de área: Profª. Dra. Elaine Corrêa Pereira

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG PIBID 2014 SUBPROJETO: Interdisciplinar Coordenador de área: Profª. Dra. Elaine Corrêa Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG PIBID 2014 SUBPROJETO: Interdisciplinar Coordenador de área: Profª. Dra. Elaine Corrêa Pereira Projeto de trabalho Toda criança tem um repertório de conhecimentos

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE OUTUBRO/2014 TURMA 311. Professora Simone

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE OUTUBRO/2014 TURMA 311. Professora Simone TURMA Professora Simone 2 3 4 5 6 7 8 9 0 2 3 Alimento, preposição (in,on,under), partes da casa. 4 5 6 7 8 9 20 2 22 23 Filme e interpretação. 24 Trabalho de Geografia: Pesquisa (pontos turísticos). 25

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO Escola Básica e Secundária À Beira Douro- Medas

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO Escola Básica e Secundária À Beira Douro- Medas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO Escola Básica e Secundária À Beira Douro- Medas Departamento de Línguas Estrangeiras - Inglês - 3º Ciclo - 7º Ano Planificação Anual 2010 / 2011 1º Período - Aulas

Leia mais

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE Unidade II ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL Profa. Ana Lucia M. Gasbarro A formação pessoal e social da criança, áreas de conhecimento e desenvolvimento da criança Introdução A importância

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME. Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME. Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados Unidade 4 O mundo secreto das tocas e dos ninhos Unidade 5 Luz, sombra e ação! Unidade

Leia mais

Conteúdos dos Exames Finais Anos Finais EF

Conteúdos dos Exames Finais Anos Finais EF dos Exames Finais Anos Finais EF Componente Matemática Geografia Exames Finais 6º ano Reading (p. 78,79); Vocabulary (80); Reading (p. 90,91, 92, 93) WH questions (p. 94,95); To be into/ to be a fan of

Leia mais

APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ORAL DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES DE PAIS E PROFESSORES

APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ORAL DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES DE PAIS E PROFESSORES APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ORAL DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES DE PAIS E PROFESSORES Resumo Gabriela Jeanine Fressato 1 - Universidade Positivo Mariana Gomes de Sá Amaral

Leia mais

Language descriptors in Portuguese Portuguese listening - Descritores para a Compreensão do Oral em História e Matemática

Language descriptors in Portuguese Portuguese listening - Descritores para a Compreensão do Oral em História e Matemática Language descriptors in Portuguese Portuguese listening - Descritores para a Compreensão do Oral em História e Matemática Compreender informação factual e explicações Compreender instruções e orientações

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DO 1º TRIMESTRE Educação Física

PLANO DE ESTUDOS DO 1º TRIMESTRE Educação Física PLANO DE ESTUDOS DO 1º TRIMESTRE Educação Física Área do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias Componentes Curricular: Educação Física Profª responsável: Joviano Panciera Série: 3º ano Ensino

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ ESTÊVÃO. DEPARTAMENTO DE 1.º CICLO Planificação Anual da Disciplina de Português 3.º ano Ano Letivo de 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ ESTÊVÃO. DEPARTAMENTO DE 1.º CICLO Planificação Anual da Disciplina de Português 3.º ano Ano Letivo de 2015/2016 1º PERÍODO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ ESTÊVÃO DEPARTAMENTO DE 1.º CICLO Planificação Anual da Disciplina de Português 3.º ano Ano Letivo de 2015/2016 Unidades/Conteúdos Tempos Oralidade -Escutar para

Leia mais

MATRIZ BÁSICA DO REFERENCIAL CURRICULAR DE BETIM 1 CICLO- GEOGRAFIA

MATRIZ BÁSICA DO REFERENCIAL CURRICULAR DE BETIM 1 CICLO- GEOGRAFIA PREFEITURA MUNICIPAL DE BETIM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED DIVISÃO PEDAGÓGICA 2010 MATRIZ BÁSICA DO REFERENCIAL CURRICULAR DE BETIM 1 CICLO- GEOGRAFIA 06 ANOS 07 ANOS 08 ANOS COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Leia mais

O JOGO DIDÁTICO NA TRILHA DA SAÚDE : CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA TEMÁTICA DIETA, ALIMENTAÇÃO E SAÚDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS.

O JOGO DIDÁTICO NA TRILHA DA SAÚDE : CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA TEMÁTICA DIETA, ALIMENTAÇÃO E SAÚDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS. O JOGO DIDÁTICO NA TRILHA DA SAÚDE : CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA TEMÁTICA DIETA, ALIMENTAÇÃO E SAÚDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Andressa Luíssa França Borralho (Licenciando em Ciências da Natureza - UFPI),

Leia mais

Tipologia Textual O conto. Competências a trabalhar associadas ao processo CO L CEL

Tipologia Textual O conto. Competências a trabalhar associadas ao processo CO L CEL Ministério da Educação Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora nº2 Novo Programa de Português do Ensino Básico Sequência Didáctica 5º ano Ano lectivo de 2010/2011 Tipologia Textual O conto Competências

Leia mais

6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL. MATEMÁTICA Álgebra PORTUGUÊS. Geometria REDAÇÃO ESPANHOL CIÊNCIAS INGLÊS

6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL. MATEMÁTICA Álgebra PORTUGUÊS. Geometria REDAÇÃO ESPANHOL CIÊNCIAS INGLÊS 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA Álgebra - Números naturais, operações e resolução de problemas - Raiz quadrada e potenciação - Múltiplos e divisores - Critérios de divisibilidade - MMC e MDC - Frações

Leia mais

1º ano - Ensino Médio

1º ano - Ensino Médio EMENTAS 1º TRIMESTRE 1º ano - Ensino Médio Componente curricular: Língua Espanhola Professora: Angela Bono Expressar ações no passado. Reconhecer e utilizar vocabulários referentes ao corpo humano e os

Leia mais

Marcos de Aprendizagem de Língua Inglesa

Marcos de Aprendizagem de Língua Inglesa PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC Coordenação de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP Marcos de Aprendizagem de Língua Inglesa Ciclo de Aprendizagem I e II MARCOS

Leia mais

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LÉO LOHLER ENSINO FUNDAMENTAL II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA PROJETO: JOGOS - A MANEIRA DIVERTIDA DE FICAR INTELIGENTE PROFESSORA ORIENTADORA:

Leia mais

11. Com base na Teoria Piagetiana, relacione os conceitos da primeira coluna de acordo com as definições apresentadas na segunda coluna:

11. Com base na Teoria Piagetiana, relacione os conceitos da primeira coluna de acordo com as definições apresentadas na segunda coluna: TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS 4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 11 A 25 11. Com base na Teoria Piagetiana, relacione os conceitos da primeira coluna de acordo com as definições apresentadas na

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 1ª série Data: / / 2015 Professor: Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre) 3º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua nota foi inferior a 6,0 pontos e você

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES MAGALHÃES 1º CICLO. Critérios de Avaliação. 1º Ano

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES MAGALHÃES 1º CICLO. Critérios de Avaliação. 1º Ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES MAGALHÃES 1º CICLO Critérios de Avaliação 1º Ano Disciplina: PORTUGUÊS Domínio Parâmetros de Avaliação Instrumentos de avaliação Ponderação Oralidade Assimilar e expressar

Leia mais

Conteúdos: Leituras: VARAL DE POESIAS FERNANDO PAIXAO, HENRIQUETA LISBOA, JOSE PAULO PAES, MARIO QUINTANA Editora Ática

Conteúdos: Leituras: VARAL DE POESIAS FERNANDO PAIXAO, HENRIQUETA LISBOA, JOSE PAULO PAES, MARIO QUINTANA Editora Ática OBJETIVOS 1 o TRIMESTRE 2013 7 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Objetivos essenciais: Interpretar os diversos gêneros textuais, identificando os mecanismos estruturais da narrativa; Utilizar-se dos recursos gramaticais

Leia mais

Conteúdos de recuperação Ensino Médio

Conteúdos de recuperação Ensino Médio ONGREGAÇÃO DAS IRMÃS AUXILIARES DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE Instituto São José Conteúdos de recuperação Ensino Médio Disciplina Ano Conteúdo Capítulo 1 Localização e orientação. Capítulo 2 Os mapas. Capítulo

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE/2015 6º ANO

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE/2015 6º ANO 2º TRIMESTRE/2015 6º ANO Português: Interpretação de texto; Encontros vocálicos e tonicidade; Adjetivo; Locução adjetiva; Graus do adjetivo; Tipologia narrativa e descritiva; Pronomes do caso reto e do

Leia mais

Língua portuguesa. Redação. Matemática. História. Geografia. Ciências. Espanhol. Caderno de atividades. Glossário Visual. Livro

Língua portuguesa. Redação. Matemática. História. Geografia. Ciências. Espanhol. Caderno de atividades. Glossário Visual. Livro Língua portuguesa Redação Matemática Verbo: modos tempos e locuções verbais Pronomes Preposições e contrações de preposição com artigo e pronome Advérbios e locuções adverbiais Interjeições Interpretação

Leia mais

SALA DAS SESSÕES DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em Cuiabá, 27 de abril de 2009.

SALA DAS SESSÕES DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em Cuiabá, 27 de abril de 2009. RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 74, DE 27 DE ABRIL DE 2009. Dispõe sobre as alterações curriculares e o Projeto Pedagógico do Curso de Letras, licenciatura, com habilitação em Português e Literaturas, do Instituto

Leia mais

Sondar os conhecimentos prévios dos alunos antes da abordagem do conteúdo a ser trabalhado.

Sondar os conhecimentos prévios dos alunos antes da abordagem do conteúdo a ser trabalhado. PLANO DE AULAS-REPOSIÇÃO - lº BIMESTRE/2015 Disciplina: Biologia 2 ano A, B, C, D. Período: de 20/03/2015a 30/04/2015 As funções vitais básicas: O papel da membrana na interação entre célula e ambiente

Leia mais

Oficina 18: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO. Introdução

Oficina 18: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO. Introdução Oficina 18: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Introdução Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) o conteúdo Tratamento da Informação, deve ser trabalhado de modo que estimule os alunos a fazer perguntas,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CST EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Gestão de Pessoas A disciplina visa apresentar os conceitos de administração de Gestão de Pessoas e sua evolução nas organizações, bem como sistemas

Leia mais