"Por Chile Venceremos" - O discurso de resistência nas canções dos conjuntos Quilapayún e Inti-Illimani na primeira metade do exílio ( )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""Por Chile Venceremos" - O discurso de resistência nas canções dos conjuntos Quilapayún e Inti-Illimani na primeira metade do exílio (1973-1980)"

Transcrição

1 "Por Chile Venceremos" - O discurso de resistência nas canções dos conjuntos Quilapayún e Inti-Illimani na primeira metade do exílio ( ) RAFAEL RODRIGUES CAVALCANTE 1 Com o seu surgimento em meados da década de , a Nova Canção Chilena (NCCh) eclode em meio a um fértil período para o cenário musical da América Latina, concomitantemente com outros notáveis movimentos, como a Nova Trova Cubana e o Novo Cancioneiro Argentino, os quais "reivindicavam a canção popular como patrimônio cultural, mas com o compromisso de atualizar o discurso, isto é, ampliar a temática"(garcia, 2005: 3). Emergindo sob a influência da Revolução Cubana e do Maio de 1968, - importantes marcos da esquerda política mundial - os movimentos da Nova Canção se popularizaram entre diversas camadas da sociedade, como os universitários e os trabalhadores de classe média e baixa, devido a vinculação da canção com o acontecer social. Além disso, a Nova Canção se tornou um fenômeno de massas, sendo, num primeiro momento, incorporada pelo mercado, como exemplifica o musicólogo Rodrigo Torres: Na experiência cultural deste século, a música popular aparece como um fenômeno de força e relevância social. Em si remete a uma variada gama de práticas e gêneros musicais que tem em comum a influência do urbano, do moderno e da massa mediática. Nunca antes a música foi tão cotidiana na experiência social, e nunca também alcançou um grau tão elevado de massificação como objeto de consumo. (TORRES, 2000: 359, tradução nossa) A popularidade da Nova Canção Chilena se faz notável durante o governo de Salvador Allende 3, visto que diversos integrantes do movimento eram filiados ao Partido Comunista Chileno (PCCh) 4 e apoiavam a via chilena ao socialismo, projeto de Allende que pretendia 1 Mestrando ligado ao Departamento de História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP - Franca. rafacaval29@hotmail.com 2 Apesar de não haver um consenso acerca da data que configura o surgimento da Nova Canção Chilena, compartilho da compreensão dos autores Juan Pablo González, Oscar Ohlsen e Claudio Rolle, presente no livro Historia Social de la Música Popular, de que o movimento se inicia entre os anos de , se incorporando como tal em 1969, com o I Festival de Nueva Canción Chilena. (GONZÁLEZ; OHLSEN; ROLLE, 2009: 371). 3 Allende foi eleito presidente do Chile em 1970 pela Unidade Popular, importante coalização partidária de esquerda que contava com o Partido Socialista, Partido Comunista, Partido Radical, Partido Social Demócrata, Izquierda Cristiana, MAPU Obrero y Campesino, Acción Popular Independiente e o Movimiento de Acción Popular Unitario. 4 Víctor Jara, Ángel Parra e a maioria dos integrantes dos conjuntos Quilapayún e Inti-Illimani eram filiados ao PCCh.

2 2 alcançar o socialismo no Chile através dos meios eleitorais e de um modo pacífico, sem utilizar da força ou infringir a Constituição. Porém, com o golpe de Estado de 11 de Setembro de 1973, o general Augusto Pinochet depõe o governo de Salvador Allende e dá início à ditadura militar chilena, a qual vigorou até março de Nessa nova conjuntura, "caracterizada pela forte repressão e violência" (ALVES; CAMARGO, 2011: 216), o regime militar rapidamente tratou de cessar a voz da Nova Canção Chilena com o assassinato de Víctor Jara - um dos maiores representantes do movimento - 5 dias após o golpe, além de promover o exílio de diversos cancionistas, como os irmãos Ángel e Isabel Parra, Osvaldo "Gitano" Rodríguez, Patricio Manns, Charo Cofré e dos conjuntos Quilapayún, Inti-Illimani, Illapu, Aparcoa, entre outros. Com o objetivo de afastar toda a oposição do Chile, Pinochet fez uso de uma importante ferramenta política, o exílio, o qual "tem sido um dos mecanismos centrais de dominação e de exclusão forjados pelas elites políticas latino-americanas a fim de se manterem no poder" (RONIGER, 2010: 92). Assim, devido as suas relações com a esquerda política e a forte associação da imagem dos cancionistas chilenos à Salvador Allende, os músicos da NCCh foram tidos enquanto inimigos do Chile e excluídos de sua pátria, sendo obrigados a seguirem para o exílio. O presente trabalho tem por objetivo averiguar as representações de resistência que a Nova Canção Chilena encontrou durante o exílio através de sua produção discográfica. Para isso, analisaremos dez canções dos conjuntos Quilapayún e Inti-Illimani produzidas durante a primeira metade do exílio, ou seja, até Nossa opção por esses conjuntos se justifica pela importância que ambos tiveram durante a institucionalização da NCCh como representação cultural da via chilena ao socialismo e por terem permanecido ativos musical e politicamente, após o golpe, divulgando no exterior a causa chilena em seus shows e discos. Tanto o Quilapayún quanto o Inti-Illimani alcançaram considerável popularidade na França e na Itália, países que os abrigaram durante o período militar, e realizaram diversas turnês ao redor do mundo. Não temos, neste trabalho, o intuito de discorrer detalhadamente sobre a trajetória artística e pessoal dos conjuntos Quilapayún e Inti-Illimani durante o exílio, e sim compreender como as suas canções se tornaram importantes representações de resistência à ditadura militar chilena, visto que "a música foi uma das mais poderosas formas de oposição ao regime ditatorial chileno, graças a sua rápida difusão entre os grupos sociais." (ALVES; CAMARGO, 2011: 123) 5 O exílio chileno se encerra no dia 01 de Setembro de 1988, com o decreto de lei n 203. (AGUIRRE; CHAMORRO, 2008: 31).

3 3 O discurso de resistência no Inti-Illimani Hacia la libertad (1975) Após um intenso período inicial de agitação e divulgação da causa chilena em suas turnês, o Inti-Illimani apresenta em 1975 o disco Hacia la libertad, o qual se destaca por ser a primeira produção do conjunto no exílio 6, além de ser responsável pelo surgimento de composições próprias dos músicos, visto que até então, o grupo era essencialmente intérprete de outros grandes nomes da Nova Canção Chilena, como Violeta Parra e Luis Advis. A necessidade em investir nas suas composições próprias se dá na conjuntura do exílio, em que as canções emergem com uma forte carga sentimental devido ao golpe de Estado, o qual promoveu diversas atrocidades, como a morte de Víctor Jara, que foi brutalmente assassinado pelos militares e se transformou em um dos maiores símbolos da resistência à ditadura. Em Canción a Víctor, composta por Jorge Coulón e Horácio Salinas, ambos integrantes do Inti-Illimani, há a descrição da imagem de Víctor Jara enquanto um grande trabalhador que "Caíste allí junto a otros mil" com o golpe de Pinochet. Porém, se faz interessante observarmos como o conjunto se utiliza da imagem de Jara na condição de um grande mártir e símbolo de resistência, sendo representante do povo chileno e sinônimo de luta e amor: "El pueblo así te regará / en un jardín de luz, / serás clarín de lucha y amor / Canto de Chile serás!" A canção Hacia la libertad, homônima ao álbum, talvez seja uma das mais combativas do Inti-Illimani nesses primeiros anos de exílio. Composta pelos já citado Horácio Salinas e José Seves - também integrante do conjunto -, a faixa evoca grande ícones da esquerda chilena, como Salvador Allende e Luis Recabarren - fundador do Partido Obrero Socialista em para servirem de motivação na luta contra Pinochet, e se utiliza de um discurso engajado para demonstrar que o Chile é historicamente um país resistente e que não cessa sua luta contra a opressão até alcançar a liberdade: "Naciste combativa / contra los opresores / defendida bandera / de todos los rincones. / Desde los Andes / la llamarada / brilla la independencia / viene la libertad". 6 Apesar dos discos Viva Chile! (1973), La Nueva Canción Chilena (Inti-Illimani 2) (1974) e Canto de pueblos andinos (Inti-Illimani 3) (1975) terem sidos gravados na Itália, a produção dos mesmos já estava finalizada no Chile, tornando Hacia la libertad (1975) o primeiro disco do conjunto que foi completamente produzido durante o exílio.

4 4 Alcançando o seu clímax no refrão, há na faixa Hacia la Libertad, uma promessa de avanço pela unidade através de um juramento pela liberdade da pátria chilena, a qual só será alcançada através da luta contra a escuridão e a opressão militar: "Es tu historia que avanza / a la nueva unidad nos lleva. / Chile, por ti juramos / no habrá noche que nos detenga. / La patria llama! / vamos con ella / hacia la libertad". Ainda acerca da canção Hacia la libertad, há por parte de Seves e Salinas a intenção de convocar todos os trabalhadores e oprimidos a marcharem contra Pinochet: "A la aurora extendida / marchan los oprimidos / fue el trabajo de todos / y fruto compartido." Para motivar os trabalhadores, o conjunto recorre à Allende, agora na condição de mártir mitificado, sendo um exemplo a ser seguido: " Allende hermano! / cantan los pueblos / tu palabra levanto / tu ejemplo vivirá". Com uma sonoridade melancólica, a faixa Canto a los caídos é reflexo da dor provocada por Pinochet, o qual se tornou inimigo da pátria ao "ferir a bandeira" de seu próprio país, sendo tido como um "tirano" e "traidor" durante toda a canção. Com a intenção de ser um chamado ao povo chileno, que está triste e desesperançoso, Canto a los caídos procura demonstrar que "um novo sol irá nascer" e que nunca se deve desistir de lutar. Por fim, em sua última estrofe, o conjunto realiza uma associação do cobre como símbolo do Chile, demonstrando que a pátria irá vencer e que para Pinochet, o traidor, não haverá perdão: "Un día el cobre se alzará / y en las entrañas del carbon / temblará el grito contenido de la tierra. / Para el traidor no habrá perdón!". Chile Resistencia (1977) Produzido em 1977, Chile Resistencia é um disco do Inti-Illimani em parceira com o músico e compositor Sergio Ortega. Sendo um álbum essencialmente político, Chile Resistecia contém composições de diversos ícones da resistência chilena, como as faixas Luchín e A Luis Emilio Recabarren, compostas por Víctor Jara, além da musicalização de trechos do poema América Insurrecta de Pablo Neruda, presente em Naciste de los leñadores. Na canção No nos someterán, o conjunto Inti-Illimani, juntamente com Sergio Ortega, realiza um discurso de resistência contra a tirania de Pinochet, a qual estaria com os dias contados e haveria de ser derrotada. Ao repetir diversas "No nos someterán", a faixa procura cristalizar a ideia de que o povo não será submisso à ditadura militar, e que através da união "por la tierra, por

5 5 el cobre, por el mar", - símbolos da pátria chilena - o país alcançará a sua liberdade, conforme podemos observar no refrão da canção, cantado por um coro convicto e combativo: No nos someterán / no nos someterán. / No, no, no, no, / no nos someterán. / Lucha, luche hermano / cada día, cada noche / cada pueblos, cada esquina / cada risa, cada canto / cada uno de nosotros / lucharemos por la vida / por la tierra, por el cobre, por el mar / con la fuerza y la razón de la verdade / cada patria con bandera de unidad / cada patria con su clara libertad. Canción para matar una culebra (1979) Canción para matar una culebra é um disco que se destaca pela parceria entre Horácio Salinas e o músico e escritor chileno Patricio Manns, o qual também estava exilado. Em seu livro memorialístico "La canción en el sombrero. Historia de la música de Inti-Illimani", Salinas destaca a importância que Manns tinha para o conjunto, proporcionando novas oportunidades criativas através da junção dos textos e poemas de Manns com a música de Salinas, resultando na produção de diversas faixas do disco, sendo Vuelvo, um dos frutos dessa bem sucedida parceria. Essa canção, de acordo com Marisol García, possibilitou a sensação do retorno dos músicos ao país, mesmo sem que este tenha se concretizado: "Vuelvo" foi uma canção que vislumbrou o regresso dez anos antes de sua concretização, mas que, nas palavras de Horacio Salinas, "nos permitiu voltar de algum modo, quando nós necessitávamos". É um título crucial na história do conjunto, na poesia de Patricio Manns e para o cancioneiro latino-americano exilado. (GARCÍA, 2013: 191) O amor ao Chile é transmitido através da nostalgia presente durante toda a canção, com o freqüente uso da palavra "vuelvo", demonstrando a angústia que é viver longe de sua pátria e a freqüente ânsia pelo retorno. Porém, mesmo "con cenizas, con desgarros, / con nuestra altiva impaciencia", os músicos resistem e imaginam o regresso ao seu país, configurados enquanto guerreiros, símbolos da resistência: Vuelvo hermoso, vuelvo tierno, / vuelvo con mi esperadura, / vuelvo con mis armaduras, / con mi espada, mi desvelo, / mi tajante desconsuelo, / mi presagio, mi dulzura, / vuelvo con mi amor espeso, / vuelvo en alma / y vuelvo en hueso / a encontrar la patria pura / al fin del último beso.

6 6 O discurso de resistência no Quilapayún El pueblo unido jamás será vencido (1975) Apesar de estarem exilados na França desde o momento do golpe 7, o primeiro disco do Quilapayún nessa nova conjuntura só foi produzido em 1975, devido as diversas turnês que o conjunto realizou em prol da causa chilena, conforme nos afirma Eduardo Carrasco, integrante e diretor musical do conjunto, sob o pseudônimo de Ignacio Santander: A intensa vida dos primeiros anos de exílio, as viagens e as turnês intermináveis tiveram como conseqüência negativa uma interrupção da criatividade do conjunto que, durante quase dois anos, não gravou nenhum disco. Tivemos que esperar até 1975 para ver aparecer o LP El pueblo unido jamás será vencido, que resume em suas canções o dramatismo esperançoso desses anos de derrota. (SANTANDER, 1984: 91) O álbum El pueblo unido jamás será vencido é um objeto de interessante análise sobre a identidade do Quilapayún, pois através dele podemos observar a estreita relação que o conjunto possuía com a esquerda política e como os seus integrantes utilizavam de suas canções para cristalizar um discurso esquerdista e de resistência frente à Pinochet. Para isso, os músicos se valem da união do povo, descrita como invencível na faixa El pueblo unido jamás será vencido; da luta contra a repressão á esquerda política na canção La represión; e, por fim, no uso representativo de grandes ícones da esquerda latino-americana enquanto exemplos político-sociais, como Salvador Allende em Compañero Presidente. Na faixa Compañero Presidente, escrita por Eduardo Carrasco, há uma vigorosa homenagem ao presidente Salvador Allende, em que o mesmo é tido como um dos principais símbolos de resistência tanto da esquerda política quanto da luta contra Pinochet. Durante 7 No dia do golpe, o Quilapayún se encontrava em Paris para realizar um show no teatro Olympia.

7 7 toda a canção, o Quilapayún procura reforçar a necessidade da morte de Allende não ter sido em vão, conforme podemos observar no trecho a seguir: Por tu vida lucharemos / por tu muerte con valor / lucharemos por tu ejemplo / compañero, Salvador. / Que terminen los martirios / de tu tierra traicionada / que renazcan las espigas / de la patria liberada. / La uninad del pueblo entero / es la fuerza libertaria / cumpliremos tu palabra / Salvador de la victoria. Ainda acerca de Compañero Presidente, o Quilapayún demonstra as mazelas que o regime militar trouxe ao Chile: "El pan arrebatado / miseria y destrucción, / hambre, tortura, y grillos, / armas de la opresión". Ou seja, há no decorrer de toda a canção uma dualidade entre a figura de Allende, tido como exemplo a ser seguido, e a imagem de Pinochet, considerado o traidor da pátria, que será derrotado através da união e da insurreição que nascerá da alma dos mineiros, proporcionando a libertação do Chile frente ao seu tirano e a possibilidade da revolução: Contra el pueblo chileno / se há alzada la traición / pero la venceremos / no habrá resignación. / En el alma minera / nace la insurrección / se alza su puño altivo / contra la represión. / Por Chile venceremos / por su liberación / por una nueva patria / por la revolución. Na faixa El rojo gota a gota irá creciendo, há uma parceira entre Eduardo Carrasco e Horácio Salinas, em que se desenvolve a temática da resistência através do povo, o qual permitirá que "el rojo, gota a gota, irá naciendo", ou seja, com a luta e união, o comunismo - representado pelo gota vermelha - irá nascer no Chile, país que, mesmo ensangüentado, seguirá unido contra os militares: "Chile territorio ensangrentado / Chile seguirá por siempre unido / Chile luchará contra el tirano / Chile no será jamás vencido". Patria (1976) O disco Patria se destaca pela musicalização de parte do poema Canto General de Pablo Neruda presente na faixa Continuará nuestra luta e também pela produção de quatro canções instrumentais, sendo elas Vals de Colombes, Ventolera, El paso de ñandú e Machu- Pichu, todas compostas por integrantes do Quilapayún. Ademais, Patria também se

8 8 caracteriza por abordar a resistência à ditadura e elucidar a nostalgia que os músicos sentiam de seu país, demonstrada em Mi Patria e Patria de multitudes. Mi patria, a primeira canção do álbum, se caracteriza pela musicalização do poema Patria, sol y bandera do poeta chileno Fernando Alegría, também exilado pelo regime militar. Nessa faixa, interpretada por vozes tristes e nostálgicas, porém em um tom firme, há a descrição da pátria chilena antes da ditadura militar, em que a mesma era representada de um modo doce: "Mi patria era sauces, alerces y nieve, / canelos oscuros, la flor de Pomaire, / doncella de yeso en azul de los cielos, / aromos flotando entre viejos volcanes, / mi patria era sauces, alerces y nieve". Após descrever o Chile, a canção alcança o seu clímax ao afirmar que apesar da violência sofrida, o país há de se reerguer: "Patria, luz y bandera / de los puños alzados, / volverás a florecer, / volverás a renacer". Em Recitado y Cueca autobiográfica, há a junção de duas canções em uma só faixa. Em Recitado, o Quilapayún recita severas críticas ao governo da China, comandado por Mao Tsé-Tung, o qual reconheceu a legitimidade do regime militar de Pinochet. Assim, os chineses são representados como "cochinhos" 8, "chuecos" 9, "puchas" 10, "oportunistas" e aliados aos militares chilenos, tidos como fascistas: "Con los milicos, sí, / con los fascistas, / puchas los chinos chuecos / y oportunistas. / Oportunistas, sí, / chinos cochinhos, / mejor no le sigo / poniendo pino." Após Recitado, se inicia Cueca autobiográfica, cantada em coro festivo juntamente com a acentuada sonoridade do charango de Hernán Gómez. A canção demonstra a importância do canto enquanto um veículo difusor da resistência, o qual tem a habilidade de alcançar todos os extremos do mundo: "En Australia y en Londres, caramba, / pa' lao y lao / en Tokio y en Caracas, caramba". A faixa também destaca o desejo do cancionista em cantar para o seu povo em todos os lugares possíveis, para assim, difundir a causa chilena: "Pa' cantarle a mi pueblo, caramba, / cruzo los mares, / cruzo el cielo y la tierra, caramba / y otros lugares. / Salto los continentes, caramba, / con la guitarra / colgada en el cogote, caramba, / no hay quien me pare". Patria de multitudes, a última faixa do disco, merece destaque por seu coro e sua harmonia, os quais se iniciam com muita tristeza e melancolia, provocadas pela dor que Pinochet vem causando no Chile. Porém, no decorrer da canção, que contém somente cinco 8 Sujos. Tradução nossa. 9 Traidores. Tradução nossa. 10 Vulgares. Tradução nossa.

9 9 versos, o coro ganha vivacidade e, quase que como em um tom profético, afirma que a pátria voltará a ser como era antes do golpe militar: "Chile será de nuevo / estrella, surco y mar, / Patria de multides, arado y canción. / Rojas banderas revivirán / las anchas alamedas de la libertad". Conclusão Apesar do exílio, a Nova Canção Chilena se apresenta enquanto um movimento que resiste e que consegue manter importantes ideais criados antes mesmo do período ditatorial, como por exemplo, a ligação entre a canção e a luta popular, em que "o laço que une a canção chilena à luta popular não foi desfeito, ele segue concretamente estabelecido e é o que explica o acontecer concreto da Nova Canção Chilena durante os últimos anos." (SANTANDER, 1984: 116. Tradução nossa) Assim como qualquer exilado, o Quilapayún e Inti-Illimani também enfrentaram dificuldades em seu processo de adaptação ao exílio, como os novos idiomas, culturas e sociedades. Porém, apesar dos obstáculos, o período manteve vivo o espírito de resistência dos conjuntos através da canção, que foi uma importante representação dos sentimentos dos chilenos durante esse período, além de ser portadora de uma mensagem duradoura, conforme nos afirma Marisol García acerca da música do Inti-Illimani: Sua música no exílio transmitiu autoridade, elegância, diferentes referenciais e vivacidade extrema; mas, ademais, foi veículo de uma mensagem imperecível para compreender as mais profundas emoções de milhares de chilenos que olhavam para sua pátria através de uma distância inevitável. (GARCÍA, 2013: 192. Tradução nossa) No decorrer deste trabalho, procuramos elucidar um dos mais importantes veículos de resistência da Nova Canção Chilena durante o exílio: a canção. Através de sua produção discográfica, os conjuntos Quilapayún e Inti-Illimani, importantes representantes da NCCh, conseguiram universalizar a divulgação da causa chilena, denunciar as repressões e violações dos direitos humanos no Chile e defender a memória coletiva do movimento, a qual era ameaçada por Pinochet e pela ditadura militar. BIBLIOGRAFIA

10 10 ACUÑA, María Elena; REBOLLEDO, Loreto. Narrativas del exilio chileno. Suécia: Ed. GUPEA, Disponível em: < Acesso em: 11 jun AGUIRRE, Estela; CHAMORRO, Sonia. "L" Memoria gráfica del exilio chileno Santiago: Ocho Libros, ALVES, Rafael Souza; CAMARGO, Cássio Michel dos Santos. Ditadura, repressão e música no Chile. In: Oficina do Historiador. Porto Alegre, v. 3, n. 2, p , Disponível em: < 471>. Acesso em: 10 jun AYALA, María Fernanda Cáceres. El sol Inti Illimani llega a Italia. De jóvenes estudiantes a músicos comprometidos: la música de Inti Illimani como forma de expresión cultural en el exilio Cuadernos de Historia Cultural: Revista de Estudios de Historia de la Cultura, Mentalidades, Económica y Social. Viña del Mar: CONICYT, Disponível em: < Acesso em: 22 jun CERTEAU, Michel De. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, CHARTIER, Roger. A beira da falésia: a história entre certezas e inquietudes. Porto Alegre: Ed. UFRGS, "Cultura Popular": revisitando um conceito historiográfico. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 16, p , Disponível em: < Acesso em: 28 mai FAIRLEY, Jan. La nueva canción latinoamericana. In: Bulletin of Latin America research, Caribe, v. 3, n. 2, Disponível em: < Acesso em 18 jun GARCÍA, Marisol. Canción Valiente tres décadas de canto social y político en Chile. Santiago: Grupo Zeta, 2013 GARCÍA, Ricardo. Cantar de nuevo. In: Cuadernos Hispanoamericanos. Madrid: n GARCIA, Tânia da Costa. Nova Canção: manifesto e manifestações latino-americanas no cenário político mundial dos anos 60. In: CONGRESO DE LA RAMA LATINOAMERICANA DE LA ASOCIACIÓN INTERNACIONAL PARA EL ESTUDIO DE LA MÚSICA POPULAR, 6., 2005, Buenos Aires. Actas... Buenos Aires: IASPM, Disponível em: < Acesso em: 08 jun GONZÁLES, Juan Pablo; OHLSEN, Oscar; ROLLE, Claudio. Historia social de la música popular en Chile, Santiago: Ed. Universidad Católica de Chile, 2009.

11 11 LETELIER, Alfredo Jocelyn-Holt. El Chile perplejo - del avanzar sin transar al transar sin parar. Santiago: Planeta, LUNA, Candelaria del Carmen Pinto. Exilio chileno: Consecuencias del exilio, como se vive el exilio, producción artistico-cultural del exilio, memória de hijos de exiliados retornados de Francia. In: JORNADAS DEL TRABAJO: exilios políticos del Cono Sur en el siglo XX, 1., 2012, La Plata. Actas... La Plata: Ed. UNPL, Disponível em: < Acesso em: 28 jun MAMANI, Ariel. Exilio, resistencia y adaptación de la Nueva Canción Chilena ( ). In: JORNADAS DEL TRABAJO: exilios políticos del Cono Sur en el siglo XX, 1., 2012, La Plata. Actas... La Plata: Ed. UNPL, Disponível em: < Acesso em: 28 jun NAPOLITANO, Marcos. A relação entre a arte e a política: uma introdução teóricometodológica. Campinas: Temáticas, Disponível em: < Acesso em: 29 mai História e Música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, PIRARD, Eduardo Carrasco. Quilapayún: la revolución y las estrellas. Ed. 2. Santiago: RIL, RONIGER, Luis. Exílio massivo, inclusão e exclusão política no século XX. In: DADOS - Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 53, n. 1, p , Disponível em: < Acesso em: 10 jun RONIGER, Luis; SZNADJER, Mario. Exile communities and their differential institutional dynamics: A comparative analysis of the Chilean and Uruguayan political diasporas. In: Revista de Ciencia Política, Santiago, v. 27, n. 1, p , Disponível em: < Acesso em: 10 jun SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio. São Paulo: Companhia das Letras, Disponível em: < Reflexoes-sobre-o-exilio-e-outros-ensaios-p-46-60>. Acesso em: 29 mai SALINAS, Horacio. La canción en el sombrero. Historia de la música de Inti-Illimani. Santiago: Catalonia, SANTANDER, Ignacio. Quilapayún. Madrid: Júcar, TORES, Rodrigo. Músicas populares, memoria y nación (o el caso de la invención musical de Chile). In: GARCÉS, Mario et al.(comp.). Memoria para un nuevo siglo. Chile, miradas a la segunda mitad del siglo XX. Santiago: LOM, 2000.

12 12 FONTES Fontes Discográficas: INTI-ILLIMANI. Hacia la libertad. Milão: Dischi dello Zodiaco, Chile Resistencia. Milão: Dischi dello Zodiaco, Canción para matar una culebra. Roma: Monitor (World), QUILAPAYÚN. El pueblo unido jamás será vencido. Paris: DICAP, Patria. Paris: DICAP, 1976.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade. Olá, sou Rita Berlofa dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Brasil, filiado à Contraf e à CUT. Quero saudar a todos os trabalhadores presentes e também àqueles que, por algum motivo, não puderam

Leia mais

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior O surgimento do Serviço Social O serviço social surgiu da divisão social e técnica do trabalho, afirmando-se

Leia mais

Período pré-colonial

Período pré-colonial CHILE Período pré-colonial O navegador português Fernão de Magalhães, a serviço do rei da Espanha, foi o primeiro europeu a visitar a região que hoje é chamada de Chile. Os mapuches, grande tribo indígena

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER DOS RECURSOS

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER DOS RECURSOS 11) China, Japão e Índia são três dos principais países asiáticos. Sobre sua História, cultura e relações com o Ocidente, analise as afirmações a seguir. l A China passou por um forte processo de modernização

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc

Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História ISSN: 1415-9945 rev-dialogos@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Castanho, Sandra Maria POLÍTICA E LUTAS

Leia mais

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum?

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum? A Busca Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas em livros e filmes podemos encontrar uma trama em comum? Alguém, no passado, deixouse

Leia mais

PROJETO SEMANA DA PÁTRIA

PROJETO SEMANA DA PÁTRIA ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA MS PROJETO SEMANA DA PÁTRIA Ipezal/Angélica MS Maio/2012 ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA MS PROJETO SEMANA DA PÁTRIA Professores Responsáveis

Leia mais

Arquivo Público do Estado de São Paulo

Arquivo Público do Estado de São Paulo Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina: O(s) Uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Ditadura Militar e Anistia (1964 a 1985). Anos de Chumbo no Brasil. Ieda Maria Galvão dos Santos 2º

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca II. POLÍTICA INTERNACIONAL RIO DE

Leia mais

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Colégio Cenecista Dr. José Ferreira MATEMÁTICA E MÚSICA ESTRUTURA MUSICAL EM ESCALA MATEMÁTICA Área de Concentração: Matemática, Ciências Naturais e Teoria Musical Disciplina de Concentração: Matemática

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

A atuação da Anistia Internacional durante o regime militar brasileiro

A atuação da Anistia Internacional durante o regime militar brasileiro A atuação da Anistia Internacional durante o regime militar brasileiro Durante o regime militar brasileiro, a organização Anistia Internacional (AI), trabalhou na defesa de presos políticos e na divulgação

Leia mais

Seminário internacional Herança, identidade, educação e cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão.

Seminário internacional Herança, identidade, educação e cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão. Seminário internacional Herança, identidade, educação e cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão. Nome da Palestra: Patrimônio Mundial: modalidades para

Leia mais

Dia Nacional da Consciência Negra

Dia Nacional da Consciência Negra Dia Nacional da Consciência Negra Sobre a EBC Criada em 007 para instituir o Sistema Público de Comunicação, a Empresa Brasil de Comunicação é formada pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil,

Leia mais

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural Marcos Santos Figueiredo* Introdução A presença dos sindicatos de trabalhadores

Leia mais

AMÉRICA LATINA Professor: Gelson Alves Pereira

AMÉRICA LATINA Professor: Gelson Alves Pereira Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio AMÉRICA LATINA Professor: Gelson Alves Pereira 1- INTRODUÇÃO Divisão do continente americano por critério físico por critérios culturais Área da América Latina:

Leia mais

Período Democrático e o Golpe de 64

Período Democrático e o Golpe de 64 Período Democrático e o Golpe de 64 GUERRA FRIA (1945 1990) Estados Unidos X União Soviética Capitalismo X Socialismo Governo de Eurico Gaspar Dutra (1946 1950) Período do início da Guerra Fria Rompimento

Leia mais

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx...

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx... Casos de Sucesso A Cyrela está completamente focada no pós-venda e a utilização do Microsoft Dynamics 2011 só reflete mais um passo importante na busca pela qualidade do atendimento ao cliente Roberto

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

A América Latina na Guerra Fria A ditadura militar no Brasil

A América Latina na Guerra Fria A ditadura militar no Brasil ID/ES Tão perto e ainda tão distante A 90 milhas de Key West. Visite Cuba. Cartão postal de 1941, incentivando o turismo em Cuba. 1 Desde a Revolução de 1959, Cuba sofre sanções econômicas dos Estados

Leia mais

Mais do que reformar casas, juntos. construímos esperanças

Mais do que reformar casas, juntos. construímos esperanças Mais do que reformar casas, juntos construímos esperanças Ajudando Vamos fazer pessoas a viver melhor S a mudança junto à Habitat É incrível o que se consegue quando se somam vontades! eguindo nossa visão

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Marx, Durkheim e Weber Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Problemas sociais no século XIX Problemas sociais injustiças do capitalismo; O capitalismo nasceu da decadência

Leia mais

Entre esses eventos, destacam-se, recentemente:

Entre esses eventos, destacam-se, recentemente: Resumo Com a criação do Ministério do Turismo em 2003, o Brasil passa a ter, pela primeira vez em sua história, um ministério voltado exclusivamente para a atividade turística. A partir de então a Embratur

Leia mais

Impacto sobre os rendimentos dos títulos públicos

Impacto sobre os rendimentos dos títulos públicos Como as taxas de juros dos Estados Unidos afetam os mercados financeiros das economias emergentes 15 de maio de 2014 Alexander Klemm, Andre Meier e Sebastián Sosa Os governos da maioria das economias emergentes,

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville CAPÍTULO I Globalização e solidariedade Jean Louis Laville Cadernos Flem V - Economia Solidária 14 Devemos lembrar, para entender a economia solidária, que no final do século XIX, houve uma polêmica sobre

Leia mais

Mulheres Periféricas

Mulheres Periféricas PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, fevereiro de 2011 Mulheres Periféricas Proponente RG: CPF: Rua Fone: E-mail: 1 Índice Dados do Projeto

Leia mais

Orientações para Palestras

Orientações para Palestras Orientações para Palestras Caro Palestrante, confeccionamos este documento para ajudá-lo a fazer uma apresentação memorável. Sinta-se à vontade para enviar contribuições de modo que possamos aperfeiçoá-lo.

Leia mais

TÍTULO: VÁRIAS VARIÁVEIS: O BRASIL DOS ANOS 80 PELAS MÚSICAS DO ENGENHEIROS DO HAWAII

TÍTULO: VÁRIAS VARIÁVEIS: O BRASIL DOS ANOS 80 PELAS MÚSICAS DO ENGENHEIROS DO HAWAII Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: VÁRIAS VARIÁVEIS: O BRASIL DOS ANOS 80 PELAS MÚSICAS DO ENGENHEIROS DO HAWAII CATEGORIA: EM

Leia mais

Pedro Bandeira. Leitor em processo 2 o e 3 o anos do Ensino Fundamental

Pedro Bandeira. Leitor em processo 2 o e 3 o anos do Ensino Fundamental Pedro Bandeira Pequeno pode tudo Leitor em processo 2 o e 3 o anos do Ensino Fundamental PROJETO DE LEITURA Coordenação: Maria José Nóbrega Elaboração: Rosane Pamplona De Leitores e Asas MARIA JOSÉ NÓBREGA

Leia mais

Do Jornalismo aos Media

Do Jornalismo aos Media Do Jornalismo aos Media Estudos sobre a realidade portuguesa Rogério Santos Universidade Católica Editora Índice Introdução 7 Parte I Elementos para a história dos media em Portugal Jornalismo português

Leia mais

CUSTO DE REPOSIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PREÇOS

CUSTO DE REPOSIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PREÇOS CUSTO DE REPOSIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PREÇOS! Quando usá-lo e quando não usá-lo! Por que o custo de reposição é um problema financeiro e não econômico Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador

Leia mais

Sistemas de Organização Sonora

Sistemas de Organização Sonora Sistemas de Organização Sonora Apoio para Unidade 3 Introdução à Prosódia Musical Coordenador: Fernando Lewis de Mattos Bolsistas: Fernanda Krüger Garcia Bernardo Grings Gerson de Souza Departamento de

Leia mais

SÍNDROME DE DOWN: O MAIOR LIMITE É O. Senhor Presidente,

SÍNDROME DE DOWN: O MAIOR LIMITE É O. Senhor Presidente, Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 22/03/2011. SÍNDROME DE DOWN: O MAIOR LIMITE É O PRECONCEITO Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Assistimos ontem

Leia mais

Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38

Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38 Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38 Karina Magalhães, Kenny Afolabi, Milena Ignácio, Tai Afolabi, Verônica Santos e Wellington Souza 39 Inter-Relações

Leia mais

I Jornada de Humanidades - PROMOVENDO POSSIBILIDADES TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO COLÉGIO SESI SUB SEDE I

I Jornada de Humanidades - PROMOVENDO POSSIBILIDADES TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO COLÉGIO SESI SUB SEDE I I Jornada de Humanidades - PROMOVENDO POSSIBILIDADES TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO COLÉGIO SESI SUB SEDE I Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: II Projetos Finalizados (projetos encerrados)

Leia mais

E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana.

E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana. E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana.) O termo História foi utilizado pelos gregos antigos.

Leia mais

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia 1 Conteúdos selecionados: Nome: nº Recuperação Final de História Profª Patrícia Lista de atividades 8º ano Apostila 1: O Absolutismo; Revoluções Inglesas e colonização da América do Norte Apostila 2: Revolução

Leia mais

Eixo Temático 1 Instrução e Cult uras Escola res

Eixo Temático 1 Instrução e Cult uras Escola res 97 A INSTRUÇÃO NOS JORNAIS, RELATÓRIOS E MENSAGENS DOS PRESIDENTES DE PROVÍNCIA E DE ESTADO NA PARAÍBA (1889-1910). Algumas palavras iniciais: Michelle Lima da Silva Bolsista CNPQ/PIBIC/UFPB (graduanda)

Leia mais

Autora: Rivani Nasario (Cangaceira do Cordel)

Autora: Rivani Nasario (Cangaceira do Cordel) Autora: Rivani Nasario (Cangaceira do Cordel) CNTSS e FENASPS Guerreiras Dedicamos esse cordel Mulheres: do Preconceito à Justiça!, a todas valentes guerreiras, mães, fortes e vitoriosas. A arte desses

Leia mais

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto Projeto Festival Clube da Viola Resumo do Projeto A música brasileira é um dos elementos culturais que contribuem para a criação e o fortalecimento de uma idéia de pertencimento nacional, promovendo uma

Leia mais

O DESENHO DO PAR EDUCATIVO: UM RECURSO PARA O ESTUDO DOS VINCULOS NA APRENDIZAGEM 1

O DESENHO DO PAR EDUCATIVO: UM RECURSO PARA O ESTUDO DOS VINCULOS NA APRENDIZAGEM 1 O DESENHO DO PAR EDUCATIVO: UM RECURSO PARA O ESTUDO DOS VINCULOS NA APRENDIZAGEM 1 Ana Maria Rodrigues Muñiz 2 Quando o educador começa a abandonar concepções funcionalistasassociacionistas sobre a aprendizagem

Leia mais

Por ocasião da Marcha para Jesus, o deputado Wasny de Roure. (PT-DF) pronuncia o seguinte discurso: No próximo dia 11 de

Por ocasião da Marcha para Jesus, o deputado Wasny de Roure. (PT-DF) pronuncia o seguinte discurso: No próximo dia 11 de 1 06.06.05 Por ocasião da Marcha para Jesus, o deputado Wasny de Roure (PT-DF) pronuncia o seguinte discurso: No próximo dia 11 de junho teremos mais uma Marcha para Jesus em Brasília, evento que acontece

Leia mais

IDENTIDADE DE POLÍTICOS E DESENVOLVIMENTO DE LONGO- PRAZO

IDENTIDADE DE POLÍTICOS E DESENVOLVIMENTO DE LONGO- PRAZO IDENTIDADE DE POLÍTICOS E DESENVOLVIMENTO DE LONGO- PRAZO Aluno: Isabela Salgado Silva Pereira Orientador: Claudio Ferraz Introdução É de consentimento geral que o nível de desenvolvimento econômico de

Leia mais

Golpe Militar: A Psicologia e o Movimento Estudantil do Rio Grande do Sul

Golpe Militar: A Psicologia e o Movimento Estudantil do Rio Grande do Sul 1919 X Salão de Iniciação Científica PUCRS Golpe Militar: A Psicologia e o Movimento Estudantil do Rio Grande do Sul Pâmela de Freitas Machado 1, Helena B.K.Scarparo 1 (orientadora) 1 Faculdade Psicologia,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MINAS GERAIS - RS UFMG - EXTENÇÃO JUVIVA 2-CURSO DE ATUALIZAÇÃO EJA E JUVENTUDE VIVA 2-T9

UNIVERSIDADE DE MINAS GERAIS - RS UFMG - EXTENÇÃO JUVIVA 2-CURSO DE ATUALIZAÇÃO EJA E JUVENTUDE VIVA 2-T9 UNIVERSIDADE DE MINAS GERAIS - RS UFMG - EXTENÇÃO JUVIVA 2-CURSO DE ATUALIZAÇÃO EJA E JUVENTUDE VIVA 2-T9 RELATÓRIO: JUVENTUDE NEGRA: PRECONCEITO, VIOLÊNCIA E DISCRIMINAÇÃO RACIAL MARIA DO SOCORRO SILVA

Leia mais

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade.

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil Ruth Rangel * Fernanda Azevedo * Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Resumo A redução das desigualdades sociais tem sido

Leia mais

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação Marcela Alves de Araújo França CASTANHEIRA Adriano CORREIA Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Entrevista ao Jornalista Paulo Henrique

Leia mais

34 respostas. Resumo. 1. Qual sua principal ocupação ou vínculo institucional? 2. Como tomou conhecimento desta oficina? 1 of 7 15-06-2015 17:22

34 respostas. Resumo. 1. Qual sua principal ocupação ou vínculo institucional? 2. Como tomou conhecimento desta oficina? 1 of 7 15-06-2015 17:22 opensocialsciences@gmail.com 34 respostas Publicar análise Resumo 1. Qual sua principal ocupação ou vínculo institucional? Estudante d Estudante d Professor e Professor ou Trabalho e Funcionário Profissional

Leia mais

Acerca dos fascismos europeus e a partir da análise dos textos acima, atenda ao que se pede.

Acerca dos fascismos europeus e a partir da análise dos textos acima, atenda ao que se pede. Questão 1 Leia, atentamente, as citações abaixo: Nós lutamos contra o Parlamento corrompido, local de disputas partidárias conduzidas por pessoas desprovidas de caráter e capacidade (25 pontos do Programa

Leia mais

Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1

Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1 Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1 CRESCE O DESEMPREGO E O NUMERO DE DESEMPREGADOS SEM DIREITO A SUBSIDIO DE DESEMPREGO, E CONTINUAM A SER ELIMINADOS DOS FICHEIROS

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

LISTA DE ARTE. Quais são os elementos construídos no quadro, pelo artista em questão, que enfatizam os acontecimentos em destaque?

LISTA DE ARTE. Quais são os elementos construídos no quadro, pelo artista em questão, que enfatizam os acontecimentos em destaque? Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor (a): Elias Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE ARTE 1) Após analisar a obra a seguir, responda o que se pede. Os fuzilamentos de 3 de Maio de 1808.

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015

cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015 cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015 Facebook A página do Facebook foi atualizada com um post por dia, no começo dos trabalhos, depois dois posts por dia, e próximo ao dia

Leia mais

Sistema de Ensino CNEC. 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome:

Sistema de Ensino CNEC. 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: -06a-34s-at-04 Língua Portuguesa Produção e Interpretação Leia um trecho do livro Uma professora muito maluquinha, de Ziraldo. Era uma vez uma professora maluquinha.

Leia mais

Encontrando uma tábua de salvação, 13 O exercício do luto, 17 A folha de bordo cor de prata: uma pequena história, 19

Encontrando uma tábua de salvação, 13 O exercício do luto, 17 A folha de bordo cor de prata: uma pequena história, 19 Sumário Introdução, 11 Encontrando uma tábua de salvação, 13 O exercício do luto, 17 A folha de bordo cor de prata: uma pequena história, 19 Vencendo os obstáculos, 27 Pau e pedra, 31 Fortalecendo os laços,

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

O SR. IVO JOSÉ (PT-MG) pronuncia o seguinte. discurso: Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, muita água

O SR. IVO JOSÉ (PT-MG) pronuncia o seguinte. discurso: Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, muita água O SR. IVO JOSÉ (PT-MG) pronuncia o seguinte discurso: Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, muita água correu por baixo da ponte antes que, em 1910, por ocasião da II Conferência Internacional de Mulheres

Leia mais

Mapa Musical da Bahia 2014 FAQ

Mapa Musical da Bahia 2014 FAQ Mapa Musical da Bahia 2014 FAQ 1. O que é o Mapa Musical da Bahia? O Mapa Musical da Bahia é uma ação da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) para mapear, reconhecer e promover a difusão da música

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACAS DE EXPANSÃO... 3 PLACAS DE VÍDEO... 3 Conectores de Vídeo... 4 PLACAS DE SOM... 6 Canais de Áudio... 7 Resolução das Placas de Som...

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Mostra de Educação Ambiental

Mostra de Projetos 2011. Mostra de Educação Ambiental Mostra de Projetos 2011 Mostra de Educação Ambiental Mostra Local de: Paranavaí Categoria do projeto: II - Projetos finalizados Nome da Instituição/Empresa: FACINOR - Faculdade Intermunicipal do Noroeste

Leia mais

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite Ambiente: Os comentadores destacaram, muitas vezes, a intenção teológica deste relato. Que é que isto significa? Significa que não estamos diante de uma reportagem jornalística de uma viagem geográfica,

Leia mais

A HORA PELO MUNDO. Inicial

A HORA PELO MUNDO. Inicial Inicial Até o final do século XIX, cada cidade utilizava um sistema de horas exclusivo, baseado no momento em que o Sol atingia o ponto mais alto no céu. Nesse instante, era meio-dia na cidade. A marcação

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ZERO Instruções REDAÇÃO Você deve desenvolver seu texto em um dos gêneros apresentados nas propostas de redação. O tema é único para as três propostas. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga do tema

Leia mais

Exercícios Resolvidos sobre probabilidade total e Teorema de Bayes

Exercícios Resolvidos sobre probabilidade total e Teorema de Bayes Exercícios Resolvidos sobre probabilidade total e Teorema de Bayes Para ampliar sua compreensão sobre probabilidade total e Teorema de Bayes, estude este conjunto de exercícios resolvidos sobre o tema.

Leia mais

As Escolas Famílias Agrícolas do Território Rural da Serra do Brigadeiro

As Escolas Famílias Agrícolas do Território Rural da Serra do Brigadeiro As Escolas Famílias Agrícolas do Território Rural da Serra do Brigadeiro VIEIRA, Tatiana da Rocha UFV - pedagogia_tati@yahoo.com.br BARBOSA, Willer Araújo UFV- wbarbosa@ufv.br Resumo: O trabalho apresentado

Leia mais

Revolução de 1930. Fatores: Crise de 1929. Movimento Tenentista. Resultado das eleições.

Revolução de 1930. Fatores: Crise de 1929. Movimento Tenentista. Resultado das eleições. Revolução de 1930 Revolução de 1930 Fatores: Crise de 1929. Movimento Tenentista. Resultado das eleições. Revolução de 1930 Responsável pelo fim da chamada Política café com leite Política café com leite

Leia mais

Introdução. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ASPECTOS QUANTITATIVOS DO 26º FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DA CANÇÃO FUC

Introdução. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ASPECTOS QUANTITATIVOS DO 26º FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DA CANÇÃO FUC 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO (X) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA ASPECTOS QUANTITATIVOS

Leia mais

Dia_Logos. café teatral

Dia_Logos. café teatral café Café Teatral Para esta seção do Caderno de Registro Macu, a coordenadora do Café Teatral, Marcia Azevedo fala sobre as motivações filosóficas que marcam esses encontros. Partindo da etimologia da

Leia mais

Cerimónia de Assinatura Protocolo AICEP/CRUP

Cerimónia de Assinatura Protocolo AICEP/CRUP Cerimónia de Assinatura Protocolo AICEP/CRUP Lisboa, 10 janeiro 2014 António Rendas Reitor da Universidade Nova de Lisboa Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas Queria começar

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

II Congreso Internacional sobre profesorado principiante e inserción profesional a la docencia

II Congreso Internacional sobre profesorado principiante e inserción profesional a la docencia II Congreso Internacional sobre profesorado principiante e inserción profesional a la docencia El acompañamiento a los docentes noveles: prácticas y concepciones Buenos Aires, del 24 al 26 de febrero de

Leia mais

A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS

A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS Os Direitos Humanos surgiram na Revolução Francesa? Olympe de Gouges (1748-1793) foi uma revolucionária e escritora francesa. Abraçou com destemor

Leia mais

VESTIBULAR 2011 1ª Fase HISTÓRIA GRADE DE CORREÇÃO

VESTIBULAR 2011 1ª Fase HISTÓRIA GRADE DE CORREÇÃO VESTIBULAR 2011 1ª Fase HISTÓRIA GRADE DE CORREÇÃO A prova de História é composta por três questões e vale 10 pontos no total, assim distribuídos: Questão 1 3 pontos (sendo 1 ponto para o subitem A, 1,5

Leia mais

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho SOUSA, Pedro H. 1 Palavras-chave: Mercado de Trabalho, Formação Acadêmica, Empreendedorismo. Introdução: O mercado de trabalho

Leia mais

Brasil avança, mas é quarto país mais desigual da América Latina, diz ONU

Brasil avança, mas é quarto país mais desigual da América Latina, diz ONU Brasil avança, mas é quarto país mais desigual da América Latina, diz ONU Estudo faz balanço de serviços urbanos básicos, como a gestão dos resíduos sólidos. (Foto: Reprodução) Apesar do crescimento econômico,

Leia mais

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 12/5/2010 PROVA GRUPO GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

CHILE INFORMAÇÕES GERAIS

CHILE INFORMAÇÕES GERAIS CHILE INFORMAÇÕES GERAIS A República do Chile é um país da América do Sul, localizado entre a Cordilheira dos Andes e a o Oceano Pacífico. Ex-colônia espanhola, o país tornou-se independente em 1818. A

Leia mais

Exacerbado, atual nacionalismo é pregado por quem veste Prada

Exacerbado, atual nacionalismo é pregado por quem veste Prada Para Ana Maria Dietrich, professora da Federal do ABC, grupos que levantam bandeiras do ódio e do preconceito não possuem fundamento e são regidos pela elite brasileira São Bernardo do Campo Professora

Leia mais

Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha CUT Educação Integral dos Trabalhadores RELATÓRIO DE ATIVIDADES. Florianópolis, 2015

Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha CUT Educação Integral dos Trabalhadores RELATÓRIO DE ATIVIDADES. Florianópolis, 2015 1 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Florianópolis, 2015 2 Nome Entidade: Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha CNPJ: 05895785/0001-21 Endereço: Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810 Ponta das Canas Cep: 88056-000

Leia mais

Convocatória para Participação

Convocatória para Participação Futuros Feministas: Construindo Poder Coletivo em Prol dos direitos e da Justiça 13º Fórum Internacional da AWID sobre os Direitos das Mulheres e Desenvolvimento De 5 a 8 de maio de 2016 Salvador, Brasil

Leia mais

Posfácio: Paulo Freire, tecendo o amanhã.

Posfácio: Paulo Freire, tecendo o amanhã. Godotti, Moacir. Posfácio: Paulo Freire, tecendo o amanhã. En publicación: Paulo Freire. Contribuciones para la pedagogía. Moacir Godotti, Margarita Victoria Gomez, Jason Mafra, Anderson Fernandes de Alencar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA

Leia mais

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM 1.1. TÍTULO DO PROJETO: Programa História e Memória Regional 1.2. CURSO: Interdisciplinar 1.3. IDENTIFICAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) /PROPONENTE 1.3.1.

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO. Artes

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO. Artes COLÉGIO ARNALDO 2015 CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO. Artes Aluno (a): 5º ano: Turma: Professor (a): Valor: 20 pontos Este trabalho deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE no dia da prova. Prezado(a)

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO Cícero Félix da Silva; Izailma Nunes de Lima; Ricardo Bandeira de Souza; Manoela

Leia mais

Uma volta no tempo de Atlântida

Uma volta no tempo de Atlântida Cristais mestres Esse curso, tratar-se de conhecimentos sagrados deixados por mestres antigos e passados adiante por aqueles que acreditavam que os que descobrissem zelariam por ele. Há muitos anos atrás,

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LINGUA PORTUGUESA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LINGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LINGUA PORTUGUESA Nome: Nº 7º ano / /2015 Professora: Nota: (valor: 1,0) 3º e 4º bimestres A - Introdução Você estudou vários conteúdos gramaticais e realizou atividades para

Leia mais

INTERVENÇÃO DO SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA DEFESA NACIONAL PAULO BRAGA LINO COMEMORAÇÕES DO DIA DO COMBATENTE, EM FRANÇA

INTERVENÇÃO DO SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA DEFESA NACIONAL PAULO BRAGA LINO COMEMORAÇÕES DO DIA DO COMBATENTE, EM FRANÇA INTERVENÇÃO DO SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA DEFESA NACIONAL PAULO BRAGA LINO COMEMORAÇÕES DO DIA DO COMBATENTE, EM FRANÇA Richebourg/La Couture, 13 de abril de 2012 Monsieur le Préfet du Pas-de-Calais

Leia mais

Gustavo Noronha Silva. O conflito: um breve comparativo entre Radcliffe-Brown, Evans-Pritchard e Leach

Gustavo Noronha Silva. O conflito: um breve comparativo entre Radcliffe-Brown, Evans-Pritchard e Leach Gustavo Noronha Silva O conflito: um breve comparativo entre Radcliffe-Brown, Evans-Pritchard e Leach Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2004 Gustavo Noronha Silva O conflito: um

Leia mais

"Aqui Também é Portugal"

Aqui Também é Portugal A 337669 "Aqui Também é Portugal" A Colónia Portuguesa do Brasil e o Salazarismo Heloísa Paulo Quarteto 2000 índice Prefácio 13 Introdução 17 Parte I A visão da emigração e do emigrante no ideário salazarista

Leia mais