Caros colegas presentes, amigos que formam a família IRIB, senhoras e senhores, boa noite!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Caros colegas presentes, amigos que formam a família IRIB, senhoras e senhores, boa noite!"

Transcrição

1 1 DISCURSO TRANSMISSÃO DE CARGO 1º de dezembro de 2014, São Paulo Caros colegas presentes, amigos que formam a família IRIB, senhoras e senhores, boa noite! Cumprimento a todos os presentes na pessoa do meu querido colega João Pedro Lamana Paiva, a quem hoje transmito o cargo de presidente do INSTITUTO DE REGISTRO IMOBILIÁRIO DO BRASIL, o nosso querido IRIB. Há exatos dois anos, estávamos neste mesmo local, em uma cerimônia na qual recebi das mãos do amigo Francisco José Rezende dos Santos a missão de dirigir o IRIB. Naquele dia, na presença de representantes da classe registral imobiliária e dos meus familiares, aceitei a tarefa de dar sequencia ao trabalho iniciado por ele em Recordo-me de que aquele foi, sem dúvida, um dos momentos mais importantes da minha vida profissional, desde que abracei a carreira de registrador de imóveis, em Sabia do peso da responsabilidade que assumia, naquele momento, e do grau de comprometimento que é exigido daqueles que aceitam o desafio de presidir uma entidade de representação nacional. Uma responsabilidade imensa, pois sabemos o quanto o IRIB é importante para a classe registral imobiliária brasileira. Também somos cientes da credibilidade que alcançamos junto às organizações do mundo institucional, não apenas no âmbito do Judiciário. Presidir o IRIB, caros amigos, não é tarefa das mais fáceis. O envolvimento com os problemas relacionados à nossa atividade exige dedicação quase que integral ao Instituto. Em 24 meses de gestão, as atividades do meu cartório, em Apucarana, Paraná, foram relegadas ao segundo plano. O mesmo aconteceu com a minha vida familiar.

2 2 Nesse momento, faço um especial agradecimento à minha esposa Sylvia, aos meus filhos Eduardo e Ricardo e às minhas noras Thaís e Kátia, pela grande paciência e compreensão, diante das minhas ausências em viagens frequentes. Entrego o meu cargo ciente de que não fugi das batalhas. Somente conseguimos executar o programa de trabalho proposto, porque, desde o primeiro instante, eu me cerquei de competentes colaboradores. Por mais presidencialista que seja o nosso Instituto, ninguém consegue exercer a presidência de modo isolado. Contei, em todos os momentos dessa caminhada, com o apoio incondicional dos meus colegas de Diretoria Executiva, entre eles o meu vice-presidente, João Pedro Lamana Paiva. Tive, ainda, o auxílio de todos os vice-presidentes estaduais, que compõem nosso Conselho Deliberativo. Agradeço a todos eles, na pessoa do presidente do Conselho, o colega Julio Weschenfelder. Outros aceitaram, sem hesitar, o meu chamado para trabalharmos juntos. Destaco o companheirismo de dois ex-presidentes do IRIB, Helvécio Duia Castello e Francisco Rezende. Mesmo tendo doado muito de seu tempo ao Instituto, na época em que o presidiram, eles aceitaram o nosso convite. Suas atuações foram fundamentais nos grupos de trabalho que cuidaram do registro eletrônico de imóveis e do registro dos imóveis da União, em uma parceria importantíssima com a Secretaria do Patrimônio da União. Helvécio e Chico, vocês foram mais do que colaboradores, vocês foram dois amigos fraternos. Seus conselhos foram preciosos e muito me ajudaram nos momentos de decisão. Desde o inicio, optamos por um modelo de gestão participativa. Assim, foram formados grupos de trabalho, cuja atuação foi fundamental para o êxito do IRIB nesses dois anos. Além das já conhecidas Diretorias nominativas - Meio Ambiente, Assuntos Agrários, Eventos, Legislativa, entre outras -, tivemos a atuação dos conselhos editoriais e dos grupos constituídos para deliberar sobre assuntos como registro

3 3 eletrônico, alienação fiduciária, regularização fundiária, Amazônia Legal (José de Arimatéia e Maria Aparecida Bianchin), concentração da matrícula e registro dos imóveis da União. Gostaria de fazer um agradecimento especial ao trabalho realizado pelo diretor de Assuntos Agrários do IRIB, Eduardo Augusto, como nosso interlocutor junto ao Incra e outras entidades, numa atuação exemplar. Sabemos da sua disposição em contribuir para o aperfeiçoamento da certificação dos imóveis rurais e o quanto foi decisivo o seu engajamento para o sucesso do Sistema de Gestão Fundiária, o Sigef. Nas pessoas dos registradores de Ribeirão Preto/SP, Mari Lúcia Carraro e Frederico Jorge Vaz de Figueiredo Assad, agradeço a disponibilidade e a boa vontade de todos aqueles que integraram os grupos de trabalho, abraçando como suas as causas do IRIB. Em nossa gestão, procurei ser fiel ao trabalho iniciado na administração anterior. Prosseguimos com os projetos de reformular administrativamente o IRIB e de ampliar os serviços prestados aos associados, atendendo principalmente aqueles registradores que estão nas pequenas comarcas. Ao mesmo tempo, elegemos como meta prioritária o trabalho institucional, representando os interesses dos registradores imobiliários em todas as esferas de poder. Defendemos de forma aguerrida a marca do Instituto e, como resultado, nossa voz foi ouvida e nossa opinião foi respeitada nos estados e também na capital federal. Hoje, podemos afirmar que o IRIB é a principal instituição que representa os registradores imobiliários no país, com respeito e apoio das demais entidades estaduais de representação da classe. Nossa marca se tornou conhecida em todas as esferas de poder e fomos chamados a dialogar com representantes do Judiciário, Legislativo e Executivo. Fizemos parcerias importantes com associações estaduais, entre as quais cito a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo - ARISP, que teve nosso aval em todos os projetos referentes ao registro eletrônico de imóveis.

4 4 Agradeço ao presidente da Arisp, Flauzilino Araújo dos Santos, que também é nosso diretor de Tecnologia e Informática, por ter atendido ao meu chamado para encontrarmos soluções que atendam não apenas aos registradores paulistas, mas aos colegas de todo o país. Ainda no relacionamento com entidades parceiras não posso me esquecer de agradecer a acolhida que tivemos do colega Rogério Portugal Bacellar, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil ANOREG-BR. Rogério foi de uma generosidade ímpar ao delegar ao IRIB o papel de protagonista em todos os assuntos referentes ao Registro de Imóveis. No projeto SINTER, que visa regulamentar o registro eletrônico em âmbito nacional, temos assento em vários grupos de trabalho, representando também a Anoreg-BR. Fizemos outras parcerias importantes, entre elas a que viabilizou o trabalho de suporte aos registradores do Estado da Bahia. Serei sempre grato ao amigo e companheiro Rogério Bacellar pela confiança depositada em nosso trabalho. Sobre o registro eletrônico, volto a falar da importância da nossa atuação no projeto SINTER, que considero prioritário. Agradeço especialmente ao gerente do projeto, Luis Orlando Rotelli Rezende, que hoje nos prestigia. Luis, obrigado pela deferência para com os registradores de imóveis. Você nos ouviu com uma gentileza admirável. Descobriu o quanto é complexa nossa atividade e a tratou com o respeito que merece. Em toda a nossa jornada, também tivemos o cuidado de não nos desviarmos dos princípios norteados da fundação do IRIB. A função de instituto de estudos, de produção e difusão de conteúdo técnico foi mantida. Somos a mais importante instituição dedicada ao conhecimento da doutrina registral imobiliária. Este papel foi plenamente exercido pelas nossas publicações: Revista do Direito Imobiliário, Boletim do IRIB em Revista, Coleção Cadernos IRIB, além do Boletim Eletrônico, enviado para assinantes, duas vezes por semana.

5 5 A comunicação digital foi destacada e, em 2014, o portal praticamente teve o seu número de visitas duplicado, registrando picos de audiência de até 4 mil acessos por dia. Desde a sua reformulação, em setembro 2010, o portal do IRIB obteve mais de 1,8 milhão de visitas. Esse dado demonstra sua importância como fonte de pesquisa e referência para os registradores de imóveis brasileiros e demais profissionais que atuam com o Direito Registral Imobiliário. Nos encontros regionais e nacionais, os mais relevantes temas foram debatidos por grandes especialistas, com intensa participação de registradores, tabeliães, advogados e outros profissionais que prestigiaram os eventos do IRIB. Nesse instante, peço licença para agradecer ao diretor de Eventos, o amigo Jordan Fabrício Martins, por toda dedicação e apoio, na organização e coordenação dos Encontros promovidos em nossa gestão. Tive a honra de presidir o XLI Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, oportunidade em que comemoramos dos 40 anos de existência do IRIB. Homenageamos aqueles que fundaram nosso Instituto, os ex-presidentes e registradores que ajudaram a construir essa história de conquistas. Naquela oportunidade, prestamos uma importante homenagem, ao nomearmos o evento como Encontro Oly Érico da Costa Fachin, em reconhecimento ao trabalho deste grande registrador de imóveis, um exemplo a ser seguido por todos nós. Antes de finalizar, também devo agradecer aos funcionários do IRIB, de São Paulo e de Brasília, que cuidam do dia-a-dia do IRIB. Obrigado pela dedicação e pelo comprometimento no exercício de suas funções. Ao assumir a presidência do IRIB, eu abracei um conjunto de compromissos, em uma verdadeira profissão de fé. Eu o fiz por acreditar que assim estaria honrando os ideais do meu pai, Benedito da Costa Coelho Júnior, que também foi registrador de imóveis, vice-presidente do IRIB e um de seus fundadores. Meu pai me ensinou a amar o Registro de Imóveis e, sobretudo, a amar este Instituto.

6 6 Hoje, entrego o meu cargo ciente de que não fugi das batalhas. Enfrentei tempestades e sei que outras ainda estão por vir. Como presidente do Instituto, ouvi também vozes dissonantes. Ninguém deve ter a ilusão da unanimidade, pois ela não existe. Rechacei todos aqueles que tentaram se colocar acima dos outros, como detentores únicos do saber. Colegas, o IRIB não é uma instituição a serviço de um só grupo ou de um só estado. O INSTITUTO DE REGISTRO IMOBILIÁRIO DO BRASIL, como bem diz o seu nome, deve atender igualmente a todos os registradores de imóveis que atuam nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Quem está de saída não deve ter a pretensão de ser bom conselheiro. Deixo para o meu amigo e colega, João Pedro Lamana Paiva, apenas os meus votos de grande êxito. Sabemos da sua capacidade e inteligência e, hoje, entrego o IRIB em mãos muito qualificadas. Lamana, confiamos em seu excelente trabalho. Saiba que estarei ao seu lado nessa missão que hoje começa. Conte comigo! Ricardo Basto da Costa Coelho São Paulo, 1º de dezembro de 2014

Discurso do presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho

Discurso do presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho Solenidade de abertura Discurso do presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho Senhoras e senhores, autoridades presentes, colegas registradores e demais participantes do 41º Encontro dos Oficiais

Leia mais

DISCURSO DE POSSE. Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, Silval da Cunha Barbosa, em nome do qual cumprimento todos os Secretários de Estado;

DISCURSO DE POSSE. Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, Silval da Cunha Barbosa, em nome do qual cumprimento todos os Secretários de Estado; DISCURSO DE POSSE Cuiabá, 05 de fevereiro de 2013. Excelentíssimo Senhor Conselheiro José Carlos Novelli, Presidente do Tribunal de Contas, em nome do qual cumprimento todos os Conselheiros deste Tribunal;

Leia mais

Pronunciamento do Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Antonio Palocci Filho

Pronunciamento do Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Antonio Palocci Filho Pronunciamento do Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Antonio Palocci Filho Brasília, 02/01/2011 (Saudações e agradecimentos)... Senhoras e senhores,

Leia mais

OCUPAR, RESISTIR E PRODUZIR, TAMBÉM NA EDUCAÇÃO

OCUPAR, RESISTIR E PRODUZIR, TAMBÉM NA EDUCAÇÃO OCUPAR, RESISTIR E PRODUZIR, TAMBÉM NA EDUCAÇÃO O MST e a Burocracia Estatal: Negação e Consenso Arlete Ramos dos Santos Conselho Editorial Av Carlos Salles Block, 658 Ed. Altos do Anhangabaú, 2º Andar,

Leia mais

DISCURSO DE POSSE. Sinto-me extremamente honrado ao assumir a Presidência da ACISB/CDL nesta cerimônia, agradeço a Deus por este momento.

DISCURSO DE POSSE. Sinto-me extremamente honrado ao assumir a Presidência da ACISB/CDL nesta cerimônia, agradeço a Deus por este momento. DISCURSO DE POSSE Boa Noite a todos! Cumprimento o ex-diretor presidente Sebastião Calais, o Prefeito Leris Braga, o vice-prefeito Alcemir Moreira, o presidente da Câmara de Vereadores Juarez Camilo, o

Leia mais

Excelentíssima Senhora Dilma Roussef, Presidenta do nosso país,

Excelentíssima Senhora Dilma Roussef, Presidenta do nosso país, Excelentíssima Senhora Dilma Roussef, Presidenta do nosso país, Em nome dos presentes neste evento, gostaria de começar agradecendo à Vossa Excelência por acolher em Palácio e presidir a cerimônia de posse

Leia mais

Palavra do Presidente

Palavra do Presidente Palavra do Presidente José Eleutério Jr. Caros colegas, Estamos no fim de mais um ano. E que a n o! Ti v e m o s a o p o r t u n i d a d e d e u n i d o s a FEBRASGO, a Comissão Executiva do 52º CBGO e

Leia mais

GRUPO DE COMUNICAÇÃO NOVEMBRO

GRUPO DE COMUNICAÇÃO NOVEMBRO GRUPO DE COMUNICAÇÃO NOVEMBRO O Grupo de Comunicação Novembro, com as chancelas Editorial Novembro, Edições Cão Menor e AV Conteúdos Editoriais, para além da edição de livros e documentários biográficos

Leia mais

Discurso do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, na cerimônia de transmissão de cargo

Discurso do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, na cerimônia de transmissão de cargo Discurso do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, na cerimônia de transmissão de cargo Brasília, 02 de janeiro de 2015. Ministra Miriam Belchior, demais autoridades, parentes e amigos aqui presentes.

Leia mais

Jairo Martins da Silva. FOTOs: divulgação

Jairo Martins da Silva. FOTOs: divulgação Jairo Martins da Silva FOTOs: divulgação E N T R E V I S T A Disseminando qualidade e cultura Superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade, Jairo Martins da Silva fala sobre o desafio da qualidade

Leia mais

República de Moçambique

República de Moçambique República de Moçambique Dia do Médico Moçambicano: Momento de celebração e reflexão sobre desafios da classe e do sector Discurso de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 23 Discurso na cerimónia de assinatura

Leia mais

GS Educacional www.gseducacional.com.br

GS Educacional www.gseducacional.com.br Curso: Completo de Importação Henrique, boa noite. Nós que pensamos a Meritocracia e valoramos a quem Realiza, nos vimos na obrigação de dar feedbacks. Em pouco tempo de curso e sem nem receber ainda a

Leia mais

ACS Assessoria de Comunicação Social

ACS Assessoria de Comunicação Social DISCURSO DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO, HENRIQUE PAIM Brasília, 3 de fevereiro de 2014 Hoje é um dia muito especial para mim. É um dia marcante em uma trajetória dedicada à gestão pública ao longo de vários

Leia mais

O USO DO CERTIFICADO ICP- BRASIL NA CENTRAL NACIONAL DE INDISPONIBILIDE DE BENS

O USO DO CERTIFICADO ICP- BRASIL NA CENTRAL NACIONAL DE INDISPONIBILIDE DE BENS O USO DO CERTIFICADO ICP- BRASIL NA CENTRAL NACIONAL DE INDISPONIBILIDE DE BENS Frederico Jorge Vaz de Figueiredo Assad 1º Oficial Registrador de Ribeirão Preto - SP CENTRAL NACIONAL DE INDISPONIBILIDE

Leia mais

CONECTADOS POR UM MUNDO MELHOR WWW.PELISSARI.COM Nº11 2016

CONECTADOS POR UM MUNDO MELHOR WWW.PELISSARI.COM Nº11 2016 WWW.PELISSARI.COM Nº11 2016 EDITORIAL FIQUE POR DENTRO FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA PELISSARI! Agora você pode acompanhar ainda mais de perto o nosso dia-a-dia. Confira as novidades: Formato

Leia mais

Agradeço aos conselheiros que representam todos os Associados do Estado, o que faço na pessoa do Conselheiro Decano, João Álfaro Soto.

Agradeço aos conselheiros que representam todos os Associados do Estado, o que faço na pessoa do Conselheiro Decano, João Álfaro Soto. Agradecimentos: Cumpre-me inicialmente agradecer a toda Diretoria Executiva, especialmente ao Teruo, por confiarem no meu trabalho e me darem toda a autonomia necessária para fazer o melhor que fui capaz

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA GABINETE DO MINISTRO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 21/12/2015

MINISTÉRIO DA FAZENDA GABINETE DO MINISTRO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 21/12/2015 MINISTÉRIO DA FAZENDA GABINETE DO MINISTRO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 21/12/2015 DISCURSO DO MINISTRO NELSON BARBOSA POR OCASIÃO DA SOLENIDADE DE TRANSMISSÃO DE CARGO Senhoras e Senhores, Em primeiro

Leia mais

Quando a verdade for flama

Quando a verdade for flama Quando a verdade for flama As colunas da injustiça Sei que só vão desabar Quando o meu povo, sabendo Que existe, souber achar Dentro da vida o caminho Que leva à libertação. Vai tardar, mas saberá Que

Leia mais

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. REQUERIMENTO (Do Sr. Takayama e outros)

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. REQUERIMENTO (Do Sr. Takayama e outros) Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional REQUERIMENTO (Do Sr. Takayama e outros) Requerem em parceria com a Comissão de Educação, Cultura e Desportos para realização, divulgação e promoção

Leia mais

O papel do controle social nas políticas públicas para idosos no Brasil

O papel do controle social nas políticas públicas para idosos no Brasil 15 O papel do controle social nas políticas públicas para idosos no Brasil Amarilis Maria Muscari Riani Costa Magali das Graças Machado Rafael de Oliveira Tavares Ruth Gelehrter da Costa Lopes Introdução

Leia mais

Pronunciamento proferido pelo Deputado Edson Ezequiel (PMDB-RJ).

Pronunciamento proferido pelo Deputado Edson Ezequiel (PMDB-RJ). Pronunciamento proferido pelo Deputado Edson Ezequiel (PMDB-RJ). Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Ocupo a tribuna para agradecer a população do Estado do Rio de Janeiro, muito particularmente

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca RIO DE JANEIRO, 22 DE JANEIRO DE

Leia mais

Discurso do Presidente. Dr Marco Antonio Mroz, Secretário de Estado Adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos

Discurso do Presidente. Dr Marco Antonio Mroz, Secretário de Estado Adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos Discurso do Presidente Dr Marco Antonio Mroz, Secretário de Estado Adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos Dra Dilma Pena, Presidente da Sabesp Dr Carlos Roberto dos Santos, Diretor de Engenharia e Qualidade

Leia mais

SESSÃO DE ABERTURA DA XVII ASSEMBLEIA GERAL DO CONSELHO MUNDIAL DAS CASAS DOS AÇORES

SESSÃO DE ABERTURA DA XVII ASSEMBLEIA GERAL DO CONSELHO MUNDIAL DAS CASAS DOS AÇORES SESSÃO DE ABERTURA DA XVII ASSEMBLEIA GERAL DO CONSELHO MUNDIAL DAS CASAS DOS AÇORES Hilmar, Califórnia, 29 de Agosto de 2014 Intervenção do Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro Começo

Leia mais

É um enorme prazer participar deste encontro, promovido pelo Departamento Jurídico XI de Agosto.

É um enorme prazer participar deste encontro, promovido pelo Departamento Jurídico XI de Agosto. Departamento Jurídico XI de Agosto Apresentação: Dr. Antônio Roberto Sandoval Filho 29 de outubro de 2012 Boa noite a todos, É um enorme prazer participar deste encontro, promovido pelo Departamento Jurídico

Leia mais

Pró- Reitoria de Graduação Curso de Serviço Social Trabalho de Conclusão de Curso

Pró- Reitoria de Graduação Curso de Serviço Social Trabalho de Conclusão de Curso Pró- Reitoria de Graduação Curso de Serviço Social Trabalho de Conclusão de Curso PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: ENTRE A EMANCIPAÇÃO E A DEPENDÊNCIA DOS USUÁRIOS. Autor: Alex dos Passos Brasil Orientador: Prof.

Leia mais

ENCONTRO NACIONAL DE LÍDERES DA JELB. 07 a 10 de Junho de 2012 Seminário Concórdia São Leopoldo Rio Grande do Sul

ENCONTRO NACIONAL DE LÍDERES DA JELB. 07 a 10 de Junho de 2012 Seminário Concórdia São Leopoldo Rio Grande do Sul ENCONTRO NACIONAL DE LÍDERES DA JELB 07 a 10 de Junho de 2012 Seminário Concórdia São Leopoldo Rio Grande do Sul APOSTILA PLANEJAMENTO DE PROJETOS Elaborado por: Josué Alexandre Sander 1. Por que planejar?

Leia mais

SEÇÃO ENTREVISTA O DESAFIO DE APRENDER A ENSINAR NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES MARTA MARIA PONTIN DARSIE

SEÇÃO ENTREVISTA O DESAFIO DE APRENDER A ENSINAR NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES MARTA MARIA PONTIN DARSIE Revista Eventos Pedagógicos Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências v.6, n.2 (15. ed.), número regular, p. 442-449, jun./jul. 2015 SEÇÃO ENTREVISTA O DESAFIO DE APRENDER

Leia mais

E faço isso para enfatizar a ideia de sistema de Justiça e de identidade como integrante desse mesmo sistema.

E faço isso para enfatizar a ideia de sistema de Justiça e de identidade como integrante desse mesmo sistema. Senhoras e Senhores, Tive a oportunidade de, RECENTEMENTE, ser um dos primeiros a ler o último informativo da APESP, por ocasião de participação em entrevista no programa ARGUMENTO, em São Paulo, capitaneado,

Leia mais

Leia a íntegra do pronunciamento da presidente eleita Dilma Rousseff

Leia a íntegra do pronunciamento da presidente eleita Dilma Rousseff 31/10/2010 23h56 - Atualizado em 01/11/2010 11h24 Leia a íntegra do pronunciamento da presidente eleita Dilma Rousseff Em Brasília, ela fez primeiro discurso após anúncio do resultado da eleição. Ela afirmou

Leia mais

Unidade Responsável: Procuradoria Geral de Justiça

Unidade Responsável: Procuradoria Geral de Justiça 1.Objetivo do Projeto Promover a conscientização individual e coletiva para a prevenção e o combate à corrupção na sociedade paranaense, fomentando uma cultura baseada na dignidade, na honestidade, em

Leia mais

Biodanza. Para Crianças e Jovens. Manuela Mestre Robert

Biodanza. Para Crianças e Jovens. Manuela Mestre Robert Biodanza Para Crianças e Jovens Manuela Mestre Robert FICHA TÉCNICA: TÍTULO Biodanza para Crianças e Jovens AUTORIA Manuela Mestre Robert Manuela Mestre Robert, 2008 CAPA Crianças do 1º ciclo do Ensino

Leia mais

Música nas escolas: uma análise do Projeto de Resolução das Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica

Música nas escolas: uma análise do Projeto de Resolução das Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica Música nas escolas: uma análise do Projeto de Resolução das Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica Luis Ricardo Silva Queiroz Presidente da ABEM presidencia@abemeducacaomusical.com.br

Leia mais

VOCÊ EM CONEXÃO COM O MERCADO DE TRABALHO. Claudia Veras Jordana Feltrin

VOCÊ EM CONEXÃO COM O MERCADO DE TRABALHO. Claudia Veras Jordana Feltrin VOCÊ EM CONEXÃO COM O MERCADO DE TRABALHO Claudia Veras Jordana Feltrin Nossa busca é construir uma empresa onde trabalho e qualidade de vida andem juntos. HISTÓRICO Fundada em setembro de 1993 Matriz:

Leia mais

Relatório do estágio de prática de ensino em ciências sociais

Relatório do estágio de prática de ensino em ciências sociais UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS UMANAS IFCH FACULDADE DE EDUCAÇÃO FACED Relatório do estágio de prática de ensino em ciências sociais Curso: Ciências Sociais

Leia mais

GUIA DE BOAS PRÁTICAS

GUIA DE BOAS PRÁTICAS GUIA DE BOAS PRÁTICAS A RODADA DE NEGÓCIOS A RODADA DE NEGÓCIOS É UM EVENTO EMPRESARIAL ORGANIZADO PARA PROMOVER NEGÓCIOS E PARCERIAS. Em um mesmo local estão empresas convidadas com interesse em comprar,

Leia mais

DISCURSO DE FRANCIS BOGOSSIAN

DISCURSO DE FRANCIS BOGOSSIAN DISCURSO DE FRANCIS BOGOSSIAN na solenidade de posse do Conselho Consultivo e do presidente executivo da AEERJ Dia 28 de julho de 2014 Centro de Convenções da Firjan Minhas Senhoras e Meus Senhores, Gostaria

Leia mais

Em primeiro lugar, gostaria, naturalmente, de agradecer a todos, que se disponibilizaram, para estar presentes nesta cerimónia.

Em primeiro lugar, gostaria, naturalmente, de agradecer a todos, que se disponibilizaram, para estar presentes nesta cerimónia. Cumprimentos a todas as altas individualidades presentes (nomeando cada uma). Caras Colegas, Caros Colegas, Minhas Senhoras, Meus Senhores, Meus Amigos Em primeiro lugar, gostaria, naturalmente, de agradecer

Leia mais

02/12/2004. Discurso do Presidente da República

02/12/2004. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega do Prêmio Finep e sanção da Lei de Inovação de Incentivo à Pesquisa Tecnológica Palácio do Planalto, 02 de dezembro de 2004 Meus companheiros ministros,

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTROMINISTRO DR. RUI MARIA DE ARAÚJO POR OCASIÃO DO 15º ANIVERSÁRIO DA POLÍCIA NACIONAL DE TIMOR-LESTE

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTROMINISTRO DR. RUI MARIA DE ARAÚJO POR OCASIÃO DO 15º ANIVERSÁRIO DA POLÍCIA NACIONAL DE TIMOR-LESTE DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTROMINISTRO DR. RUI MARIA DE ARAÚJO POR OCASIÃO DO 15º ANIVERSÁRIO DA POLÍCIA NACIONAL DE TIMOR-LESTE Centro de Formação da Polícia em Comoro, Díli 27 de Março

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca l. A REVOLUÇÃO DE 31 DE MARÇO E AS

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

ENAP Escola Nacional de Administração Pública Diretoria de Formação Profissional Coordenação-Geral de Especialização

ENAP Escola Nacional de Administração Pública Diretoria de Formação Profissional Coordenação-Geral de Especialização ENAP Escola Nacional de Administração Pública Diretoria de Formação Profissional Coordenação-Geral de Especialização O MONITORAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO

Leia mais

Planejamento Financeiro

Planejamento Financeiro Planejamento Financeiro I Curso Planejamento e Educação Financeira Uma parceria Órama e Dinheirama. Planejamento Financeiro Por Sandra Blanco Consultora de Investimentos da Órama, mais de anos de mercado,

Leia mais

Brasília, 5 de agosto de 2003

Brasília, 5 de agosto de 2003 1 Brasília, 5 de agosto de 2003 Pronunciamento da reitora Wrana Maria Panizzi, presidente da Andifes, em reunião dos dirigentes com o sr. presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva Senhor Presidente

Leia mais

SENHORAS E SENHORES RERESENTANTES DOS DIFERENTES ÓRGAOS E ENTIDADES. SENHORAS E SENHORES TRABALHADORES DE EDUCAÇÃO DESTE CENTRO.

SENHORAS E SENHORES RERESENTANTES DOS DIFERENTES ÓRGAOS E ENTIDADES. SENHORAS E SENHORES TRABALHADORES DE EDUCAÇÃO DESTE CENTRO. SENHORAS AUTORIDADES PRESENTES NESTE ATO DE POSSE. SENHORAS E SENHORES RERESENTANTES DOS DIFERENTES ÓRGAOS E ENTIDADES. SENHORAS E SENHORES TRABALHADORES DE EDUCAÇÃO DESTE CENTRO. CAROS ESTUDANTES E DEMAIS

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS CONGRESSOS

REGULAMENTO GERAL DOS CONGRESSOS REGULAMENTO GERAL DOS CONGRESSOS Este Regulamento, de revisão nº 01, aprovado na reunião do Conselho Superior, no dia 19 de março de 2011, em São Paulo/SP, estabelece as normas e procedimentos para a organização

Leia mais

COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO

COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO COMO FAZER PARA MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO! A FÓRMULA DEFINITIVA DE FIDELIZAÇÃO Parabéns pela opção que você fez de ler este livro digital. Tenha certeza

Leia mais

Vítor Caldeira. Presidente do Tribunal de Contas Europeu

Vítor Caldeira. Presidente do Tribunal de Contas Europeu Os Tribunais de Contas e os desafios do futuro Vítor Caldeira Presidente do Tribunal de Contas Europeu Sessão solene comemorativa dos 160 anos do Tribunal de Contas Lisboa, 13 de Julho de 2009 ECA/09/46

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca A cultura e a máquina (DISCURSO PRONUNCIADO

Leia mais

Prefácio. Julio Rezende Pai, empreendedor

Prefácio. Julio Rezende Pai, empreendedor Prefácio Nesse treinamento vou compartilhar o que os empresários do ramo de SEGURANÇA ELETRÔNICA não compartilham com ninguém, aliás, nenhum empresário quer contar o segredo de suas Empresas, Correto?

Leia mais

Redução da Pobreza e Desigualdades e Inclusão Produtiva na América Latina: novas abordagens

Redução da Pobreza e Desigualdades e Inclusão Produtiva na América Latina: novas abordagens Redução da Pobreza e Desigualdades e Inclusão Produtiva na América Latina: novas abordagens Washington, DC 13 de março de 2006 Senhoras e Senhores É com imensa satisfação que me dirijo aos Senhores para

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

Boletim Academia Paulista de Psicologia ISSN: 1415-711X academia@appsico.org.br Academia Paulista de Psicologia Brasil

Boletim Academia Paulista de Psicologia ISSN: 1415-711X academia@appsico.org.br Academia Paulista de Psicologia Brasil Boletim Academia Paulista de Psicologia ISSN: 1415-711X academia@appsico.org.br Academia Paulista de Psicologia Brasil Diretoria da Academia Paulista de Psicologia O Instituto de Psicologia da Universidade

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E SUCESSO

DESENVOLVIMENTO E SUCESSO DESENVOLVIMENTO E SUCESSO Janeiro de 2014 número 1 DISBEME COMEMORA UM ANO DO SEU PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Neste mês, a Disbeme Distribuidora de Tanhaçú/BA, comemorou um ano do lançamento do seu planejamento

Leia mais

ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS (Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências)

ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS (Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS (Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) APOIO DO FUNDO SOCIAL EUROPEU: Através do Programa Operacional Educação (PRODEP III) Objectivos: Reduzir

Leia mais

F ONT I S. Carla Valéria Siqueira Pinto da Silva

F ONT I S. Carla Valéria Siqueira Pinto da Silva ARQUITECTURA derrubando F ONT I S Carla Valéria Siqueira Pinto da Silva Lisboa 2011 Para a minha filha Isabella, que acompanhou e ouviu todas as aulas, enquanto crescia dentro de mim e me debruçava sobre

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACULDADE DE MANTENA 2010-2014

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACULDADE DE MANTENA 2010-2014 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACULDADE DE MANTENA 2010-2014 Mantena-MG INTRODUÇÃO A Faculdade de Mantena FAMA - é um estabelecimento particular de ensino superior, que visa a atender

Leia mais

2.º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono - 2.º CIHEL

2.º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono - 2.º CIHEL 2.º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono - 2.º CIHEL Tópicos de Intervenção* *(Só faz fé o discurso efectivamente proferido) Embaixador Isaac Murade Murargy Secretário Executivo da Comunidade

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 10 RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS AGRADECIMENTO

Leia mais

24/04/2007. Presidência da República Secretaria de Comunicação Social Discurso do Presidente da República

24/04/2007. Presidência da República Secretaria de Comunicação Social Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura dos atos normativos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) Palácio do Planalto, 24 de abril de 2007 Excelentíssimo senador Renan Calheiros,

Leia mais

Excelências, Senhores Convidados, nacionais e estrangeiros, Senhores Congressistas, Carlos Colegas, Minhas Senhoras e meus Senhores,

Excelências, Senhores Convidados, nacionais e estrangeiros, Senhores Congressistas, Carlos Colegas, Minhas Senhoras e meus Senhores, Excelências, Senhores Convidados, nacionais e estrangeiros, Senhores Congressistas, Carlos Colegas, Minhas Senhoras e meus Senhores, A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia

Leia mais

Investimento a serviço da transformação social

Investimento a serviço da transformação social Investimento a serviço da transformação social Objetivo Central Formular, implantar e disseminar metodologias voltadas à melhoria de políticas públicas na área educacional e à avaliação de projetos sociais.

Leia mais

CERIMÔNIA DE FORMATURA PORTOS

CERIMÔNIA DE FORMATURA PORTOS 1 CERIMÔNIA DE FORMATURA PORTOS Os discursos devem ser proferidos da própria mesa ou do púlpito. As falas não devem ultrapassar 5 minutos para cada. 1. Início da solenidade MC: Boa noite senhoras e senhores.

Leia mais

INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES. Eng. Mário Lino. Cerimónia de Abertura do WTPF-09

INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES. Eng. Mário Lino. Cerimónia de Abertura do WTPF-09 INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES Eng. Mário Lino Cerimónia de Abertura do WTPF-09 Centro de Congressos de Lisboa, 22 de Abril de 2009 (vale a versão

Leia mais

ATA DE ANÁLISE DE DADOS DO 1º TRIMESTRE DE 2015.

ATA DE ANÁLISE DE DADOS DO 1º TRIMESTRE DE 2015. ATA DE ANÁLISE DE DADOS DO 1º TRIMESTRE DE 2015. Peruíbe, 30 de abril de 2015. Horário: 10:00 as 10:30h. Participantes: Dr. Sérgio Martins Guerreiro Denise Ribeiro de Oliveira Thiago Vieira Mascaro Diretor

Leia mais

Maria Rita Gramigna. Procrastinação: deixar para amanhã o que pode ser feito hoje.

Maria Rita Gramigna. Procrastinação: deixar para amanhã o que pode ser feito hoje. Maria Rita Gramigna Procrastinação: deixar para amanhã o que pode ser feito hoje. Que motivos levam as pessoas a adiar ações e decisões em seu cotidiano? No ambiente empresarial, é comum a presença de

Leia mais

Qual a dificuldade na venda de um serviço?

Qual a dificuldade na venda de um serviço? Por: Gerson Adoryan Qual a dificuldade na venda de um serviço? Vender um serviço não trata-se simplesmente de arrecadar valores, mas sim, fazer parte do sucesso do seu cliente COMO POSSO FAZER A VENDA

Leia mais

DISCURSO DE HOMENAGEM DA ENTREGA DA COMENDA ORLANDO GOMES AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO CESAR ASFOR ROCHA

DISCURSO DE HOMENAGEM DA ENTREGA DA COMENDA ORLANDO GOMES AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO CESAR ASFOR ROCHA DISCURSO DE HOMENAGEM DA ENTREGA DA COMENDA ORLANDO GOMES AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO CESAR ASFOR ROCHA Magnífica Reitora da insigne Universidade Federal da Bahia, Profa. Dra. Dora Leal Rosa. Ilustríssimo

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO LOJA ROSACRUZ ÁGUA VERDE

BOLETIM INFORMATIVO LOJA ROSACRUZ ÁGUA VERDE BOLETIM INFORMATIVO LOJA ROSACRUZ ÁGUA VERDE AGOSTO E SETEMBRO DE 2010 ANO ROSACRUZ 3363 MENSAGEM DO MESTRE Fratres e Sorores, Salutem Punctis Trianguli! Mais ou menos nos dois últimos meses, houve uma

Leia mais

ENSINAR É INVESTIGAR,

ENSINAR É INVESTIGAR, Comunicação ao Encontro de Professores "Ensinar é Investigar. Investigação e Formação de Professores", promovido pela Associação de Professores Ensinar é Investigar. 08 de Fevereiro de 1996. Faculdade

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na visita ao Assentamento Lulão

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na visita ao Assentamento Lulão , Luiz Inácio Lula da Silva, na visita ao Assentamento Lulão Santa Cruz de Cabrália-BA, 28 de setembro de 2005 Meu caro governador Paulo Souto, governador do estado da Bahia, Meu querido companheiro Miguel

Leia mais

Lançamento da Versão em Língua Portuguesa do Manual Compreender os Direitos Humanos Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Lançamento da Versão em Língua Portuguesa do Manual Compreender os Direitos Humanos Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) Lançamento da Versão em Língua Portuguesa do Manual Compreender os Direitos Humanos Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) Auditório da Faculdade de Medicina Universidade Eduardo Mondlane Maputo,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS ROTARIANOS E DA FAMÍLIA ROTÁRIA EM EVENTOS ROTÁRIOS DISTRITAIS E INTERNACIONAIS

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS ROTARIANOS E DA FAMÍLIA ROTÁRIA EM EVENTOS ROTÁRIOS DISTRITAIS E INTERNACIONAIS A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS ROTARIANOS E DA FAMÍLIA ROTÁRIA EM EVENTOS ROTÁRIOS DISTRITAIS E INTERNACIONAIS Brigitta Grundig Monteiro (Palestra proferida no RC Niterói Icaraí) No título proposto

Leia mais

Gestão da Saúde sob os cuidados da Enfermagem

Gestão da Saúde sob os cuidados da Enfermagem ASCOM/MS Gestão da Saúde sob os cuidados da Enfermagem Com vocação nata para cuidar, planejar e gerenciar, muitos Enfermeiros têm assumido essa responsabilidade e desempenhado, com sucesso, a função de

Leia mais

UMA PARCERIA DE SUCESSO!

UMA PARCERIA DE SUCESSO! RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Parceria Santa Dorotéia e Junior Achievement de Minas Gerais: UMA PARCERIA DE SUCESSO! 1 SUMÁRIO 1. Resultados Conquistados... 3 2. Resultados 2013... 4 3. Resultados Pesquisas...

Leia mais

Desejamos a você um completo sucesso, construindo sua verdadeira riqueza.

Desejamos a você um completo sucesso, construindo sua verdadeira riqueza. PROGRAMA MASTER 72h MASTER 72h Prezado Consultor, Nós da família Hinode preparamos esse material com muito carinho para você, pois temos um sonho de fazer desse mundo, um mundo melhor. Nosso objetivo é

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Lançamento da Campanha Contra a Poliomielite

Leia mais

Uma lição de vida? Nos meus últimos anos tenho aprendido muitas lições de vida mesmo. A que eu acho mais importante de transmitir são "os Resultados"

Uma lição de vida? Nos meus últimos anos tenho aprendido muitas lições de vida mesmo. A que eu acho mais importante de transmitir são os Resultados Gonçalo Carvalho Em entrevista exclusiva à Federação Equestre Portuguesa, meses antes do início dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, Gonçalo Carvalho fala da sua paixão pelo desporto equestre, da trajetória

Leia mais

'yaabaaronaldo Tedesco'; 'Paulo Brandão'; ''Silvio Sinedino' (sinedino@yahoo.com)' Assunto:

'yaabaaronaldo Tedesco'; 'Paulo Brandão'; ''Silvio Sinedino' (sinedino@yahoo.com)' Assunto: Sérgio Salgado De: Sérgio Salgado Enviado em: segunda-feira, 21 de setembro de 2015 10:03 Para: ''pami@superig.com.br' (pami@superig.com.br)' Cc: 'yaabaaronaldo Tedesco'; 'Paulo

Leia mais

O SR. ELIMAR MÁXIMO DAMASCENO. (PRONA-SP) pronuncia o seguinte discurso: Senhor. Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, é mais

O SR. ELIMAR MÁXIMO DAMASCENO. (PRONA-SP) pronuncia o seguinte discurso: Senhor. Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, é mais O SR. ELIMAR MÁXIMO DAMASCENO (PRONA-SP) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, é mais do que justa e oportuna a homenagem que hoje esta Casa rende aos setenta

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de assinatura de atos e declaração à imprensa

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de assinatura de atos e declaração à imprensa , Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de assinatura de atos e declaração à imprensa Porto Príncipe-Haiti, 28 de maio de 2008 Meu caro amigo, presidente René Préval, presidente da República do

Leia mais

Pesquisa. A participação dos pais na Educação de seus filhos

Pesquisa. A participação dos pais na Educação de seus filhos Pesquisa A participação dos pais na Educação de seus filhos 1 Objetivos do movimento Todos Pela Educação Ampliar os conhecimentos do Todos Pela Educação, da Fundação SM, de nossos parceiros e da sociedade

Leia mais

Universidade de Caxias do Sul Programa de Pós-Graduação em Direito Mestrado

Universidade de Caxias do Sul Programa de Pós-Graduação em Direito Mestrado REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM DIREITO Sumário CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA... 1 CAPÍTULO II DA ADMINISTRAÇÃO DO PROGRAMA...2 CAPÍTULO III DO CORPO DOCENTE,

Leia mais

em Uberaba MG, em 06 de outubro de dro Abílio Borges, a morte do esposo foi para a cidade de em Cursos Superiores. Mas com nos-

em Uberaba MG, em 06 de outubro de dro Abílio Borges, a morte do esposo foi para a cidade de em Cursos Superiores. Mas com nos- Memorial da Odontologia Odontologia bu Ü ò Í ª ± Ý ²» ± л ¼»²» ¼± Ó»³± ¼ Ѽ±² ± ±¹ ßÞÑóÜÚ em Uberaba MG, em 06 de outubro de Nasci dro Abílio Borges, a morte do esposo foi para a cidade de mudaria para

Leia mais

EDITAL Nº 18/2012 PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE SERVIDORES. ao aperfeiçoamento de Servidores.

EDITAL Nº 18/2012 PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE SERVIDORES. ao aperfeiçoamento de Servidores. EDITAL Nº 18/2012 PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE SERVIDORES Torna pública a abertura de inscrições para o 3º Congresso de Direito Notarial e Registral, destinado ao aperfeiçoamento de Servidores. A Secretaria

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO ASSEMBLEIA LEGISLATIV

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO ASSEMBLEIA LEGISLATIV Pág. 214 DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO ASSEMBLEIA LEGISLATIV TIVA DE RONDÔNIA DO-e-ALE/RO Nº 032 PORTO VELHO-RO, SEGUNDA-FEIRA, ANO IV SUMÁRIO SUP. DE RECURSOS HUMANOS... Capa SECRETARIA GERAL... 0214 TAQUIGRAFIA...

Leia mais

SELECIONANDO PROFISSIONAIS POR COMPETÊNCIAS

SELECIONANDO PROFISSIONAIS POR COMPETÊNCIAS Recrutamento e seleção de pessoas dentro de uma organização são de extrema importância, pois as pessoas compõem o principal ativo de uma empresa. Falhas nesse processo comprometem na produtividade do trabalho

Leia mais

Discurso 04/12/2003. Dr. Alfredo Setubal

Discurso 04/12/2003. Dr. Alfredo Setubal Discurso 04/12/2003 Dr. Alfredo Setubal Presidente do Conselho de Administração do IBRI - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Boa Noite! Esta cerimônia de final de ano é a minha última à

Leia mais

Associação Fundo Patrimonial Amigos da Poli Julho de 2013

Associação Fundo Patrimonial Amigos da Poli Julho de 2013 Associação Fundo Patrimonial Amigos da Poli Julho de 2013 Introdução O Fundo Patrimonial Amigos da Poli acaba de dar mais um grande passo em sua trajetória de apoio a Escola Politécnica da Universidade

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 79 Discurso no lançamento do programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM BACHARELADO EM SAÚDE COLETIVA. Socorro Maria de Souza Lima

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM BACHARELADO EM SAÚDE COLETIVA. Socorro Maria de Souza Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM BACHARELADO EM SAÚDE COLETIVA Socorro Maria de Souza Lima RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR ÁREA DE PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO EM SAÚDE:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JURANDA Estado do Paraná LEI Nº 558/2003

PREFEITURA MUNICIPAL DE JURANDA Estado do Paraná LEI Nº 558/2003 LEI Nº 558/2003 CRIA O CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA DO MUNICÍPIO DE JURANDA, ESTADO DO PARANÁ, ESTABELECE ATRIBUIÇÕES E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS. A CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU

Leia mais

DISCURSO DE FORMATURA - UFSM 45ª Turma Engenharia Florestal 15/02/2014. Jaqueline Ottonelli (J) & Angelo G. Costa (A)

DISCURSO DE FORMATURA - UFSM 45ª Turma Engenharia Florestal 15/02/2014. Jaqueline Ottonelli (J) & Angelo G. Costa (A) DISCURSO DE FORMTUR - UFSM 45ª Turma Engenharia Florestal 15/02/2014 aqueline Ottonelli () & ngelo G. Costa () Magnífica Pró-Reitora djunta de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Santa

Leia mais

DISCURSO DE SEXA O GENERAL CEMGFA DIA NELSON MANOELA (18 DE JULHO DE 2014) Exma.Senhora Presidente da Câmara Municipalde Setúbal;

DISCURSO DE SEXA O GENERAL CEMGFA DIA NELSON MANOELA (18 DE JULHO DE 2014) Exma.Senhora Presidente da Câmara Municipalde Setúbal; DISCURSO DE SEXA O GENERAL CEMGFA DIA NELSON MANOELA (18 DE JULHO DE 2014) Exma.Senhora Presidente da Câmara Municipalde Setúbal; Exma. Senhora Embaixadora da África do Sul Demais autoridades militares

Leia mais

O PROTAGONISMO DE AMADEU FERREIRA NA FUNDAÇÃO DO DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS EM PORTUGAL

O PROTAGONISMO DE AMADEU FERREIRA NA FUNDAÇÃO DO DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS EM PORTUGAL O PROTAGONISMO DE AMADEU FERREIRA NA FUNDAÇÃO DO DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS EM PORTUGAL 1 O protagonismo de Amadeu Ferreira na fundação do direito dos valores mobiliários em Portugal 1 Carlos Ferreira

Leia mais

Cerimónia de Homenagem aos Membros Fundadores. E Entrega de Distinções de Mérito Económico

Cerimónia de Homenagem aos Membros Fundadores. E Entrega de Distinções de Mérito Económico 1 Cerimónia de Homenagem aos Membros Fundadores E Entrega de Distinções de Mérito Económico Sala dos Presidentes da Associação Industrial Portuguesa Lisboa, 14 de Outubro de 2010 Celebramos hoje os primeiros

Leia mais