As identidades do Ensino Religioso nas escolas municipais de Assis-SP a partir do projeto Educação Para a Paz

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As identidades do Ensino Religioso nas escolas municipais de Assis-SP a partir do projeto Educação Para a Paz"

Transcrição

1 As identidades do Ensino Religioso nas escolas municipais de Assis-SP a partir do projeto Educação Para a Paz Maria Cristina Floriano Bigeli Historiadora pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Mestranda em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília UNESP crisbigeli@gmail.com Breve Histórico do Ensino Religioso no Brasil O Brasil é um país de origens cristãs, pois, para os portugueses a religião católica foi a própria motivação e inspiração para a colonização dos novos territórios conquistados durante as grandes navegações, fazendo com que a obra de colonização e a obra missionária se confundissem entre si. Além disso, o projeto de colonização do território brasileiro incluía a conquista dos gentios à fé católica, sendo a Igreja a maior interessada na educação dos povos conquistados. Dessa forma, ela iniciou e intensificou a sua ação pelas mãos dos jesuítas, que tinham a missão de evangelizar os gentios 1. Durante o século XVI [...] a formação escolar privilegia a alfabetização, a catequese, o estudo de gramática, botânica e latim. A cartilha e a doutrina constituem os principais recursos 2. É neste século que encontramos os primeiros documentos legais que legislam sobre o ER. As Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia, promulgadas em 1707, davam poder aos párocos acerca do ensino e da formação religiosa dos escravos e das crianças do sexo masculino. Porém, o descobrimento do novo território já o incluía 3 dentro do regime de Padroado 4, quando a Bula do Papa Nicolau V para Afonso, rei de Portugal, considerava que viagens de exploração às regiões meridionais teriam natureza missionária 5. O regime de Padroado [...] servia como um instrumento político em que os Reis de Portugal recebiam do Papa direitos e prerrogativas sobre a Igreja e sua administração 1 FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Ensino Religioso no Brasil: tendências, conquistas, perspectivas. Petrópolis, RJ: Vozes, CALMON (1963) p , apud FIGUEIREDO (Ver nota 1) p. 22, 3 Sobre a legislação vigente no período que engloba as grandes navegações, ver nota 1, p Padroado é a outorga, pela Igreja de Roma, de certo grau de controle sobre uma Igreja local ou nacional, a um administrador civil, em apreço de seu zelo, dedicação e esforços para difundir a religião e como estímulo para futuras boas obras. De certo modo o espírito do Padroado pode ser assim resumido: aquilo que é construído pelo administrador, pode ser controlado por ele. (BRUNEAU, 1974, p. 31, apud FISCHMANN, Roseli. Ensino religioso em escolas públicas: subsídios para o estudo da identidade nacional e o direito do outro. Nova Escola, São Paulo, v. 167, p. 1-31, 2003, p. 1). 5 Ver nota 4.

2 eclesiástica, recebendo recursos para isso, tendo como meta principal a conversão dos gentios e expansão do catolicismo romano conduzindo todo o processo de formação religiosa do povo brasileiro, tendo o Ensino Religioso como um dos elementos de sua sustentação ideológica 6. As Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia traduziam as tendências teológicas daquele momento específico, onde os jesuítas tinham a função de intelectuais da formação religiosa 7. Nesse período, não se falava ainda do ensino religioso como uma disciplina, tratava-se de uma formação religiosa. 8 Para Ronaldo Vainfas 9, os jesuítas contribuíam para a manutenção do status quo, vinculando ideologias religiosas que teriam como principal função a submissão dos escravos e a catalisação de conflitos sociais. Os religiosos influenciaram e foram influenciados por idéias pedagógicas que estavam a serviço de uma pedagogia da dominação. Assim, durante o período colonial, podemos caracterizar o ER no Brasil sendo [...] efetivado como cristianização por delegação pontifícia, justificativa do poder estabelecido. 10. Podemos compreendê-lo como o ensino da própria religião católica, ao se cumprirem os acordos entre a Igreja Católica e o Monarca de Portugal e em conseqüência do regime de Padroado. Entre os anos de 1750 e 1777, a colônia passou por mudanças implantadas pelo Marquês de Pombal. Enquanto Pombal queria reerguer Portugal, os jesuítas preocupavam-se com a fé católica. Em 1759, eles são expulsos da colônia. Os jesuítas, como na Europa, são tomados como bodes expiatórios para justificar a necessidade de uma nova ordem política, impulsionada pelas teorias iluministas. 11. Esses religiosos eram vistos por Pombal como culturalmente retrógrados, ambiciosos e poderosos. Desta forma, a permanência destes em território brasileiro atrapalharia o projeto de reerguer a metrópole. Entretanto, Portugal e, conseqüentemente, a colônia não romperam com a Igreja. 6 FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Ensino Religioso: perspectivas pedagógicas. 2ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, GRAMSCI, apud PORTELLI, Hugues. Gramsci e a Questão Religiosa. São Paulo: Paulinas, RANQUETAT JUNIOR, 2007, p. 14, apud BERTONI, José Carlos. Da Legislação à Prática Docente: o Ensino Religioso nas Escolas Municipais de Santos. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura)- Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, 2008, p VAINFAS, Ronaldo. Ideologia e Escravidão: os letrados e a sociedade escravista no Brasil colonial. Petrópolis, RJ: Vozes, Deus Contra Palmares: representações senhoriais e idéias jesuíticas. In: REIS, João José e GOMES, Flávio dos Santos (org.). Liberdade por um Fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, Ver nota 1, p Ver nota 1, p. 24.

3 Com a expulsão dos jesuítas, a educação no Brasil passa por transformações radicais. A reforma pombalina no setor de ensino apresenta um novo modelo de educação, impregnado da filosofia iluminista, que passa a ser caracterizada como laicização e modernização do ensino, em oposição à formação clássica dos jesuítas. 12 Mas, mesmo assim, o ER no período continua sendo o ensino da religião católica, dirigido aos indígenas e escravos. Essa catequização das classes subalternas tem seu texto próprio extraído das Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia [...]. Em nenhum momento tal texto contempla a palavra africana ou suas expressões de fé e religiosidade. 13 No século seguinte, a Coroa portuguesa elaborou a Constituição do Imperador de Esta determinava que a religião católica fosse a única a ser ensinada nas escolas durante as aulas de ER, uma vez que era reconhecida como a religião oficial do Império. Porém, no Art. 5º dessa Constituição, há uma pequena abertura para a prática de outras religiões, desde que fossem praticadas em lugares designados e sem que detivessem caráter doutrinário. Nesse período, o Padroado interferia diretamente nas legislações de ensino. O decreto de 15 de outubro de 1827 determina que os professores ensinarão, além das disciplinas comuns e mais gerais, [...] os princípios da moral christã e da doutrina da religião e cathólica e apostólica romana [...] 14. Durante o século XIX, o ER, então, é efetivado sob o protecionismo do Estado. Na prática, continua sendo visto como a catequese dentro da escola. Para os escravos, que não tinham acesso à educação dentro da instituição de ensino, as aulas de ER eram dadas dentro dos próprios quilombos. Não aprendiam nada além da doutrina cristã. O ER não consta na primeira Constituição republicana, de 1891, pelo fato de o Estado se tornar laico, ou seja, sem nenhuma religião oficial. Assumiu-se na Constituição do Regime Republicano no Brasil a Educação de compreensão laica. Tal compreensão era decorrente da interpretação francesa de então, que tomou como princípio da liberdade religiosa a neutralidade escolar, entendida como ausência de qualquer tipo de informação religiosa. Portanto, a expressão de que seria o ensino leigo, presente na Constituição, foi assumida por muitos legisladores do regime republicanos no Brasil como um ensino irreligioso, ateu, laicista, sem a presença de elementos oriundos 12 Ver nota 1, página Ver nota 1, página BONAVIDES, Paulo e AMARAL, Roberto. Textos políticos da história do Brasil. Brasília. Senado Federal, 1996, v. 1, p. 142.

4 das crenças dos cidadãos que freqüentavam as escolas mantidas pelo Estado. 15 Com a laicização do Estado, os colégios particulares tomaram a liberdade de praticar culto e ministrar o ER, surgindo assim escolas protestantes, como as administradas por Igrejas Metodistas e Presbiterianas. Nos anos em que não teve ER nas escolas públicas, a Igreja Católica e os intelectuais ligados a ela incentivaram a proliferação de escolas paroquiais e colégios católicos. Os intelectuais de tendência tradicionalista, tais como Carlos de Laet, Eduardo Prado, Afonso Celso, Felício Santos e Joaquim Nabuco, criticaram o laicismo dentro da escola pública, alegando que isto era algo negativo e irrealizável 16. Os anos de 1910 a 1930 foram marcados por um grande esforço da Igreja Católica, como instituição, para aproximar-se do Estado, apesar de algumas reações oposicionistas da Maçonaria. Nesse período houve a tentativa de organizar partidos católicos, como a Liga Eleitoral Católica (LEC), visando orientar os fiéis na escolha de candidatos a cargos políticos no processo constitucional de 1934 a A Igreja Católica formulou programa contemplando uma lista de questões que, segundo ela, seriam fundamentais e apresentou aos políticos interessados em apoiá-la. Entre os pontos polêmicos no campo da Educação estava o ER [...]. 17 No ano de 1928, em Minas Gerais, o Governador promulgou a Lei 1.092/28, que reintroduziu o ER nas escolas oficiais do estado. Contudo, somente o Decreto de 30 de abril 1931, intitulado Sobre o ensino religioso 18, voltou a admitir as aulas de religião dentro da escola pública em todo o território brasileiro. Mas, essas seriam permitidas somente a partir da confissão do aluno ou do interesse dos pais ou responsáveis. A partir da Constituição de , o ER é readmitido como disciplina obrigatória na escola pública, todavia perante a confissão do aluno e de matrícula facultativa. Na Constituição de , a disciplina continua obrigatória, porém, não exige a freqüência compulsória dos alunos e nem obriga os professores a ensiná-la. Em 1941 foi promulgada a Lei Orgânica do Ensino Secundário, a qual Gustavo 15 JUNQUEIRA, Sérgio R. A. CORRÊA, Rosa L. T. HOLANDA, Ângela M. R. Ensino Religioso: aspectos legal e curricular. 1ª ed Coleção temas do ensino religioso. São Paulo: Paulinas, 2007, p Ver nota Ver nota 15, p BRASIL. Decreto (1931) Sobre o Ensino Religioso 30 de abril de 1931, Acesso em: 26 out BRASIL. Constituição (1934) Constituição dos Estados Unidos do Brasil 16 de julho de Brasília DF: Fundação Projeto Rondom Minter, BRASIL. Constituição (1937) Constituição dos Estados Unidos do Brasil 10 de novembro de Brasília DF: Fundação Projeto Rondom Minter, 1996.

5 Capanema preparou pessoalmente. Nela, ele incluiu a instrução religiosa no currículo do ensino secundário, entre as disciplinas de educação geral e, na versão final, determinou em seu artigo que o ensino de religião constituiria parte integrante da educação da adolescência 21. Na Constituição de , o capítulo que versa sobre a Educação também ficou sob a responsabilidade de Gustavo Capanema. Naquele, a questão do ER como um dever do Estado para com a liberdade religiosa de quem freqüenta a escola é retomada. A Constituição de 1967 não trouxe nada de novo no campo da religião e nem foi alvo de discussões e de grandes debates. A Constituição de , vigente hoje, traz no Art. 210 praticamente a mesma redação do parágrafo IV do Art. 168 da Constituição de 1967, apenas a expressão de que o ER fará parte dos horários normais das escolas oficiais de grau primário e médio foi modificada para escolas públicas de ensino fundamental. O ER é introduzido na Lei de Diretrizes e Bases de da forma mais antiga que tal ensino foi concebido: confessional. Essa Lei enfatiza que o Estado não é responsável por investimentos financeiros e nem por contratação de profissionais para as aulas dessa disciplina, sendo que o registro destes será realizado perante a autoridade religiosa respectiva. Em outras palavras, dá-se uma abertura ao proselitismo. A perspectiva confessional orienta o ER nos Estados segundo a catequese na escola. A partir dessa compreensão, os Estados da Federação, por meio de suas Constituições Estaduais e a legislação para a Educação, assumiriam a mesma proposição, tendo como característica a inexistência de um programa específico. Os professores o faziam por doação, pois não eram remunerados por esse trabalho. 25 Durante a Ditadura Militar, o ER foi inserido nos horários regulares, compondo com as disciplinas de Educação Moral e Cívica, Artes e Educação Física. Expressa na Lei nº 5692/ Essa foi uma das formas que o regime encontrou para obter mais apoio aos seus interesses. 21 Ver nota 15, p BRASIL. Constituição (1946) Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 18 de setembro de Rio de Janeiro: Diário Oficial da União, DF, 22 set BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília DF: Senado Federal, BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei de 20 de dezembro de Brasília - DF: Diário Oficial da União de 27 dez Ver nota 15, p BRASIL. LDBEN Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei 5.692/71. In DAVIES, Nicholas. Legislação Educacional Federal Básica. São Paulo: Cortez Editora, 2004.

6 Durante a década de 1970, as Secretarias Estaduais de Educação reestruturaram o ER por meio de diálogos com entidades religiosas. Isso resultou numa elaboração de diferenciação entre o ER e a catequese entre as décadas de 1970 e Com o fim da Ditadura Militar, o ER passou a ser de interesse tanto da Igreja Católica quanto de outros setores da sociedade, entre eles, outras entidades religiosas e de pessoas ligadas à educação. As emendas populares por iniciativa de entidades da sociedade civil encaminhadas aos Constituintes no biênio 1987/1988, demonstram a atuação vitoriosa dos defensores do Ensino Religioso contra os defensores da educação laica nas escolas públicas. A emenda popular que continha o apoio à laicidade recebeu 280 mil assinaturas, enquanto que o apoio à manutenção do Ensino Religioso nas escolas públicas foi subscrito por 800 mil pessoas. 27 A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 28 redige a definição de ER para as escolas públicas de ensino fundamental nas modalidades confessional e interconfessional, deixando claro que será aplicado sem ônus para os cofres públicos, o que implica em dificuldades para a organização de um projeto pedagógico dentro da escola. As interpretações acerca dessa lei ficaram em aberto, causando inúmeras possibilidades de formas de o ER ser ministrado. Então, em julho de 1997 ocorreu algo inédito. O artigo 33 da lei 9394/96, que se refere ao ER, foi modificado mediante ampla mobilização de representantes de entidades religiosas. Pressionado por líderes religiosos, especialmente os ligados à Igreja Católica, institucionalmente representados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nos primeiros meses de 1997, o presidente Fernando Henrique Cardoso pediu a um dos deputados da base parlamentar governista que elaborasse um Projeto de Lei, a ser apreciado pelo Congresso Nacional, cuja intenção fosse, única e exclusivamente, a de retirar a expressão sem ônus para os cofres públicos que então constava no art. 33 da LDB. 29 Já, segundo Zimmermann 30, a lei foi modificada de forma a extinguir o caráter de doutrinação religiosa presente nas interpretações do artigo 33 da LDB e para que o ER não se confundisse com o ensino de uma ou mais religiões, passando a reconhecer a 27 CUNHA, 2006, p. 4 apud BERTONI (Ver nota 8) p BRASIL. LDBEN Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei 9.394/96. 3ª. ed. Rio de Janeiro: DP&A, BRANDÃO, Carlos da Fonseca. LDB passo a passo: Lei de diretrizes e bases da educação nacional, Lei nº 9394/96 comentada e interpretada, artigo por artigo. 4ª. ed. São Paulo: Avercamp, 2010, p. 91, grifo do autor 30 ZIMMERMANN, 1998 apud FONAPER. Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Religioso. São Paulo: Mundo Mirim, 2009.

7 disciplina como parte integrante da formação plena do cidadão, assegurando respeito à sociedade cultural e religiosamente diversa, proibindo qualquer forma de doutrinação. Junqueira, Corrêa e Holanda 31 apontam que a nova redação do art. 33 focaliza o ER como disciplina escolar, entendendo-o como uma área do conhecimento, com a finalidade de reler e compreender o fenômeno religioso, colocando-o como objeto disciplina. É nesse contexto que se insere hoje o ER, mostrando um grande avanço dessa disciplina na nova legislação. No Estado de São Paulo, a Constituição Estadual de traz em seu Art. 244 que o ER fará parte dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. Em março de 2001 foi promulgada a Lei que dispõe sobre o ER na rede pública do estado de São Paulo. Nesta lei, fica decretado que essa disciplina, de matrícula facultativa, constitui os horários normais das escolas de ensino fundamental, assegurando o respeito à diversidade cultural e religiosa e vedando o proselitismo ou qualquer tipo de hierarquização de doutrinas religiosas. No mesmo ano, no dia 27 de setembro, foi publicada a Deliberação do Conselho Estadual da Educação nº 16/ que regulamenta o Art. 33 da LDB 9394/96. No Art. 3º desta deliberação é expresso que os habilitados para ministrarem as aulas de ER no ensino fundamental sejam os licenciados em História, Ciências Sociais ou Filosofia e para as séries iniciais, consideram habilitados os licenciados em Pedagogia. Os conteúdos a serem aplicados nas aulas deveriam ser definidos de acordo com a Indicação 07/2001. Em 2002, o Governo do Estado de São Paulo, representado pelo então governador Geraldo Alckmin, publicou o Decreto nº , que versa sobre o ER nas escolas públicas e dá providências correlatas. Neste Decreto, ficou estabelecido que as diretrizes curriculares a serem observadas e os conteúdos a serem ministrados nas aulas de ER são aqueles definidos pelo Conselho Estadual de Educação, órgão que também deve avaliar 31 Ver nota 15, p SÃO PAULO (Estado). Constituição Estadual Disponível em < d63004f305a?OpenDocument>. Acesso em 13 jun SÃO PAULO (Estado). Lei Dispõe sobre o ensino religioso na rede pública estadual de ensino fundamental Disponível em < Acesso em 13 jun SÃO PAULO (Estado). Deliberação CEE nº 16/2001. Regulamenta o Artº 33 da Lei 9394/ Disponível em < Acesso em: 16 ago SÃO PAULO (Estado). Decreto nº Dispõe sobre o Ensino Religioso nas escolas públicas estaduais de ensino fundamental e dá providências correlatas Disponível em < Acesso em: 24 out

8 a implementação dessa disciplina nas escolas, ouvindo o Conselho de Ensino Religioso do Estado de São Paulo (CONER) e outras entidades que representem diferentes denominações religiosas. No mesmo ano, a Secretaria de Educação publicou a resolução nº 21/ , pois, devido ao relatório da I Audiência Pública do Ensino Religioso, considerou-se que havia necessidade urgente de orientar os procedimentos relativos à atribuição de aulas da área de ER, o que fez que o conteúdo das aulas fosse baseado na história das religiões. O ER passou por muitos processos de transformação. O que era uma disciplina de catequização passou a ser uma disciplina obrigatória nas escolas públicas, reconhecida pela legislação. Antes, era ministrado por religiosos e voluntários leigos sem formação específica. Hoje se exige dos docentes uma formação superior especializada 37, buscando, portanto, uma abordagem sem proselitismo. Justificativa do tema escolhido O Brasil é um país de origens cristãs, mas desde 1890 é um Estado laico. Deste modo, não possui nenhuma religião oficial. Porém, o Ensino Religioso (ER), desde a reimplantação nas escolas (1931/1934) até a publicação da atual Lei de Diretrizes e Bases (1996), só conseguiu obter características laicas e definidas em termos legais a partir da publicação da Lei nº 9475/97, que passou a compreender a disciplina como uma área do conhecimento. Entretanto, O Ministério da Educação não conseguiu implantar uma política de ER que superasse a velha temática da separação Igreja-Estado, o que significou não conseguir sustentar uma proposta consistente de ER: do ponto de vista antropológico, com uma dimensão humana a ser educada; do ponto de vista epistemológico, como uma área de conhecimento com estatuto próprio [...]; e do ponto de vista político, como uma tarefa dos sistemas de ensino e não das confissões religiosas. 38 Assim, compreendemos que o ER não tem identidade definida no Brasil, pois, ainda parece representar para muitos a catequização dentro da escola e para poucos uma disciplina escolar científica. 36. Resolução SE nº 21/2002. Dispõe sobre as aulas de ensino religioso na rede estadual de ensino e dá providências correlatas. Disponível em < Acesso em: 13 jun Apesar do art. 33 da Lei nº 9394/96 não determinar uma área de especialização para o docente de Ensino Religioso, ela está presente nas deliberações Estaduais. 38 PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: mediações epistemológicas e finalidades pedagógicas. In SENA, Luzia (Org.) Ensino Religioso e Formação Docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006, p. 22

9 Há atualmente no Brasil [...] uma considerável pluralidade de modelos de ER, o que se desenha em função de iniciativas locais e não de uma diretriz comum e sólida, capaz de produzir uma prática docente consistente para esse ensino em âmbito nacional. 39. Por este fato, o ER é muitas vezes confundido como educação religiosa, que caberia aos pais, à família e à escolha pessoal de cada indivíduo, diferente do que deveria ser o ER nas escolas públicas brasileiras, pois, como Passos 40, entendemos que essa disciplina tem [...] a religião como um objeto de estudo, produzindo sobre este resultados compreensivos que normalmente são credenciados como ciência. tornando, assim, [...] o estudo científico das religiões [...] tão laico quanto qualquer outro inscrito na esfera das ciências que são ensinadas nas escolas [...] 41. No município de Assis, localizado a 434 km da cidade de São Paulo, encontramos menção ao ER no art. 244 da Lei Orgânica do Município 42, promulgada sob a proteção de Deus. Nesse, fica estabelecido que deva ter o ensino religioso, de matrícula facultativa, em todas as escolas municipais. Porém, nas escolas municipais, que abarcam do Jardim I ao 5º ano do Ensino Fundamental, não há a disciplina denominada Ensino Religioso. Segundo a funcionária responsável pelo Departamento de Ensino Infantil da Secretaria Municipal de Educação, há um projeto chamado Educação Para a Paz, que aborda assuntos relacionados à ética, religião, cidadania, paz, violência, etc., que faz parte do cotidiano das escolas municipais, mas de maneira transversal, e não como uma disciplina específica de religiões. Objetivos da pesquisa Temos, então, como objetivo norteador dessa pesquisa, compreender quais são as identidades do Ensino Religioso (ER) nas escolas municipais de Assis-SP. Para que este seja atingido, julgamos necessário fazer um panorama dessa disciplina dentro do processo da descentralização e da municipalização do ensino tendo como foco a cidade de Assis-SP, compreender quais são as concepções de ER para os gestores das escolas municipais de Assis-SP e entender como se configura na teoria e na prática, a partir das concepções dos referidos gestores, o projeto Educação Para a Paz dentro 39 PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. 1ª ed Coleção temas do ensino religioso. São Paulo: Paulinas, 2007, p Ver nota 40, p Ver nota 40, p ASSIS (MUNICÍPIO). Lei Orgânica do Município de Assis. Disponível em < pag=t0drpu9ezz1pr009t0rrpu9uut1pvgs9t0dvpu9hrt1pvgm9t1rrpu9hvt1pr1u9>. Acesso em 24 out

10 das escolas municipais. Planejamento da pesquisa Para a realização da nossa pesquisa, utilizaremos um conjunto de técnicas que caracterizam a pesquisa qualitativa. A princípio, faremos uma revisão bibliográfica e adicionaremos novas referências, buscando o levantamento, a seleção e o aprofundamento em diversas publicações relacionadas ao tema da investigação. Em seguida, passaremos à pesquisa documental e histórica sobre os processos de descentralização e de municipalização do ensino fundamental na cidade de Assis-SP, nos baseando em documentos oficiais, tais como a Legislação federal, estadual e municipal, a fim de traçarmos um panorama da disciplina Ensino Religioso (ER) dentro desse contexto educacional. Feito isso, realizaremos entrevistas com os responsáveis pelo planejamento do projeto Educação Para a Paz, a fim de compreendermos quais são seus objetivos. Em seguida, passaremos para o trabalho de campo, onde selecionaremos quatro escolas municipais que se encaixem em nossos critérios, que são: a) cada escola deve representar uma região da cidade; sendo, b) duas escolas de tempo integral e duas escolas com horários formais; c) que realizem de fato o projeto Educação Para a Paz, para entrevistarmos a Direção e a Coordenação Pedagógica, a fim de compreendermos como esse projeto é efetivado. Essas entrevistas serão semi-estruturadas, pois, as informações que se quer obter, e os informantes que se quer contatar, em geral professores, diretores, orientadores, alunos e pais, são mais convenientemente abordáveis através de um instrumento mais flexível 43. Logo, utilizaremos roteiros que guiem os encontros através de tópicos fundamentais, procurando evitar saltos bruscos entre estes e permitindo que o entrevistado se aprofunde nas respostas gradativamente. Entretanto, mesmo com roteiros, essas entrevistas serão adaptadas conforme o contexto em que elas forem realizadas. Para analisarmos os dados colhidos, faremos uma análise comparativa de todos esses dados, principalmente dos discursos obtidos nas entrevistas, com a compreensão legal do ER presente no artigo 33 da LDB 9394/96 e com as formulações de teóricos que defendem essa disciplina em suas mais diversas identidades (enquanto disciplina científica; ensino confessional; dentre outras), para, assim, elaborarmos nossa redação 43 LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986, p. 34.

11 final e compreendermos qual a identidade ou as identidades do ER nas escolas municipais da cidade de Assis-SP.

Ensino Religioso no Brasil

Ensino Religioso no Brasil Ensino Religioso no Brasil Frederico Monteiro BRANDÃO 1 Cláudio José Palma SANCHEZ 2 José Artur Teixeira GONÇALVES³ RESUMO: Esse artigo tem como objetivo expor uma parte da história do ensino religioso

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1891

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1891 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1891 Preâmbulo Nós, os representantes do povo brasileiro, reunidos em Congresso Constituinte, para organizar um regime livre e democrático, estabelecemos, decretamos e promulgamos

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon)

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) 1 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) Acrescenta e altera dispositivos na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir no ensino fundamental e médio, e nos

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO E CIÊNCIA DA RELIGIÃO

ENSINO RELIGIOSO E CIÊNCIA DA RELIGIÃO ENSINO RELIGIOSO E CIÊNCIA DA RELIGIÃO Robson Stigar Introdução O presente trabalho tem por objetivo refletir a relação da disciplina de Ensino Religioso com a Ciência da Religião. Farei uma breve abordagem

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

ASSUNTO: Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental

ASSUNTO: Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental (? ) PARECER Nº CNE Nº 97/99 CP - Aprovado em 6.4.99 ASSUNTO: Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação RELATORES:

Leia mais

Composição dos PCN 1ª a 4ª

Composição dos PCN 1ª a 4ª Composição dos PCN 1ª a 4ª Compõem os Parâmetros os seguintes módulos: Volume 1 - Introdução - A elaboração dos Parâmetros curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.

Leia mais

SÚ MÚLA DE RECOMENDAÇO ES AOS RELATORES Nº 1/2016/CE

SÚ MÚLA DE RECOMENDAÇO ES AOS RELATORES Nº 1/2016/CE SÚ MÚLA DE RECOMENDAÇO ES AOS RELATORES Nº 1/2016/CE CONSIDERAÇÕES INICIAIS A presente Súmula de Recomendações aos Relatores da CE tem por objetivo definir parâmetros de referência às decisões da Comissão,

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA E AS NOVAS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA E AS NOVAS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA E AS NOVAS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO Suraya Cristina Darido O Ensino Fundamental (antigo 1 o grau) tem sido o centro das atenções de grande parte dos professores e pesquisadores,

Leia mais

Palavras-chave: Metodologia da pesquisa. Produção Científica. Educação a Distância.

Palavras-chave: Metodologia da pesquisa. Produção Científica. Educação a Distância. XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - ENID Universidade Federal da Paraíba De 26 a 28 de novembro de 2013 A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFPB: UMA ANÁLISE DOS RESUMOS DAS MONOGRAFIAS

Leia mais

A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE

A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE Kallenya Kelly Borborema do Nascimento 1 Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) E-mail: kallenyakelly2@hotmail.com Patrícia Cristina

Leia mais

definido, cujas características são condições para a expressão prática da actividade profissional (GIMENO SACRISTAN, 1995, p. 66).

definido, cujas características são condições para a expressão prática da actividade profissional (GIMENO SACRISTAN, 1995, p. 66). A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA Rita de Cássia de Alcântara Braúna UFV/MG - rbrauna@ufv.br Agência Financiadora: FAPEMIG e CNPq Introdução Pesquisas na área da formação

Leia mais

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A educação profissional no Brasil já assumiu diferentes funções no decorrer de toda a história educacional brasileira. Até a promulgação da atual LDBEN, a educação profissional

Leia mais

Criação dos Conselhos Municipais de

Criação dos Conselhos Municipais de Criação dos Conselhos Municipais de Educação Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira Fortaleza 02.08.2009 Por que criar Conselhos de Educação? O Art. 1º da Constituição Federal/1988 traduz a nossa opção por

Leia mais

PROJETO DE LEI N O, DE 2004

PROJETO DE LEI N O, DE 2004 PROJETO DE LEI N O, DE 2004 (Do Sr. Wladimir Costa) Dispõe sobre o atendimento educacional especializado em classes hospitalares e por meio de atendimento pedagógico domiciliar. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática Introdução Neste artigo apresenta-se uma pesquisa 1 que tem por tema a formação inicial de professores

Leia mais

O Sr. ÁTILA LIRA (PSB-OI) pronuncia o seguinte. discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores. Deputados, estamos no período em que se comemoram os

O Sr. ÁTILA LIRA (PSB-OI) pronuncia o seguinte. discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores. Deputados, estamos no período em que se comemoram os O Sr. ÁTILA LIRA (PSB-OI) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, estamos no período em que se comemoram os vinte anos de promulgação da Constituição Cidadã de

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO LINHA DE PESQUISA TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO LINHA DE PESQUISA TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO LINHA DE PESQUISA TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A CONTRIBUIÇÃO DA REVISTA DIÁLOGO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ENCONTRO DOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO DE SERGIPE

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ENCONTRO DOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO DE SERGIPE CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ENCONTRO DOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO DE SERGIPE REGIMENTO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR ENCONTRO DOS CONSELHOS DE REGIMENTO ESCOLAR ROSAMARIA DE FARIAS

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A RESOLUÇÃO N o 1010/05

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A RESOLUÇÃO N o 1010/05 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A RESOLUÇÃO N o 1010/05 As perguntas abaixo foram compiladas após a série de treinamentos sobre a Resolução nº 1.010, de 2005, ministrados pelo Confea aos Creas durante o primeiro

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

Breve histórico da profissão de tradutor e intérprete de Libras-Português

Breve histórico da profissão de tradutor e intérprete de Libras-Português O TRABALHO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS-PORTUGUÊS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS. Resumo Autores: Sônia Aparecida Leal Vítor Romeiro Isabella Noceli de Oliveira Carla Couto de Paula Silvério

Leia mais

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3 3. A transversalidade da saúde Você já ouviu falar em Parâmetros Curriculares Nacionais? Já ouviu? Que bom! Não lembra? Não se preocupe, pois iremos, resumidamente, explicar o que são esses documentos.

Leia mais

PLANEJAMENTO, CONCEITOS E ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL

PLANEJAMENTO, CONCEITOS E ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL PLANEJAMENTO, CONCEITOS E ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL Maria Liris Barbosa da Silva; Lívia Couto Guedes Universidade Federal de Alagoas; lirinhabs@gmail.com;

Leia mais

Segundo FILHO, ARLINDO C. em 12 de fevereiro de 1998, o "Diário Oficial" da União regulamentou o artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Segundo FILHO, ARLINDO C. em 12 de fevereiro de 1998, o Diário Oficial da União regulamentou o artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 13 14 Segundo FILHO, ARLINDO C. em 12 de fevereiro de 1998, o "Diário Oficial" da União regulamentou o artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que trata da Educação à Distância. O decreto

Leia mais

INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO IFPA (CAMPUS CASTANHAL/PA) Ana Maria Raiol da Costa UFPA Agência Financiadora: SEDUC/PA

INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO IFPA (CAMPUS CASTANHAL/PA) Ana Maria Raiol da Costa UFPA Agência Financiadora: SEDUC/PA INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO IFPA (CAMPUS CASTANHAL/PA) Ana Maria Raiol da Costa UFPA Agência Financiadora: SEDUC/PA A aprovação do Decreto Nº 5.154/2004 autoriza a oferta

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE (Concepções de Ciência, Professores de Química, Educação Integrada)

PALAVRAS-CHAVE (Concepções de Ciência, Professores de Química, Educação Integrada) CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO DO IFG CAMPUS GOIÂNIA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTEGRADA. Layla Karoline Tito ALVES, Instituto de Química,layla.quimica@gmail.com.

Leia mais

FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011

FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011 FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011 Apucarana, dezembro de 2006 FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL E LEGISLAÇÃO: UM CONVITE AO DIÁLOGO

EDUCAÇÃO INFANTIL E LEGISLAÇÃO: UM CONVITE AO DIÁLOGO Secretaria Municipal de Educação maele_cardoso@hotmail.com Introdução A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, constitui se no atendimento de crianças de 0 a 5 anos de idade, em instituições

Leia mais

Constituição Federal - CF - 1988 Título VIII Da Ordem Social Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação

Constituição Federal - CF - 1988 Título VIII Da Ordem Social Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação Constituição Federal - CF - 1988 Título VIII Da Ordem Social Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação Art. 205 - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família,

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA FENEIS SOBRE A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS (EM RESPOSTA À NOTA TÉCNICA Nº 5/2011/MEC/SECADI/GAB)

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA FENEIS SOBRE A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS (EM RESPOSTA À NOTA TÉCNICA Nº 5/2011/MEC/SECADI/GAB) NOTA DE ESCLARECIMENTO DA FENEIS SOBRE A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS (EM RESPOSTA À NOTA TÉCNICA Nº 5/2011/MEC/SECADI/GAB) A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do

Leia mais

Propostas para uma Política Municipal de Migrações:

Propostas para uma Política Municipal de Migrações: Ao companheiro Fernando Haddad Novo Prefeito de São Paulo, Propostas para uma Política Municipal de Migrações: Saudamos o novo prefeito de São Paulo, por sua expressiva eleição e desde já desejamos que

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

TEXTO PRODUZIDO PELA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE

TEXTO PRODUZIDO PELA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE TEXTO PRODUZIDO PELA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE Avaliação institucional: potencialização do processo ensino e aprendizagem A avaliação institucional é uma prática recente

Leia mais

CAPÍTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS

CAPÍTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS DA LEGALIDADE DO INTERCÂMBIO CULTURAL A legislação brasileira regulamentadora dos cursos de Pós-Graduação nas modalidades de Educação Presencial e Educação a Distância (EaD), para que seja aplicada no

Leia mais

Faculdade Sagrada Família

Faculdade Sagrada Família Faculdade Sagrada Família DISCIPLINA: Gestão Escolar 4º período de Pedagogia Prof Ms. Marislei Zaremba Martins Texto: Equipe da Área de Educação Formal - Instituto Ayrton Senna A gestão da educação precisa

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA Bruna Tayane da Silva Lima; Eduardo Gomes Onofre 2 1 Universidade Estadual

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR.

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. Autores: FRANCISCO MACHADO GOUVEIA LINS NETO e CELIA MARIA MARTINS DE SOUZA Introdução Atualmente,

Leia mais

Palavras-chave: Creche. Gestão democrática. Projeto Político-Pedagógico.

Palavras-chave: Creche. Gestão democrática. Projeto Político-Pedagógico. GESTÃO DEMOCRÁTICA: FORTALECENDO A COMUNICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Resumo VIEIRA, Ana Luzia da Silva - UNINOVE STANGHERLIM, Roberta - UNINOVE

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 9.1 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA 9.1.1 Objetivos gerais A Constituição Federal assegura às comunidades indígenas o direito de uma educação escolar diferenciada e a utilização

Leia mais

O presente capítulo descreve a metodologia utilizada pela pesquisa e aborda os seguintes pontos:

O presente capítulo descreve a metodologia utilizada pela pesquisa e aborda os seguintes pontos: 3 Metodologia O presente capítulo descreve a metodologia utilizada pela pesquisa e aborda os seguintes pontos: A questão da pesquisa O tipo da pesquisa e metodologia utilizada A coleta dos dados e tratamento

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

RESENHA resenha resumo resenha crítica Título: Identificação do resenhista: Referência: Dados sobre o(s) autor(es): Dados sobre a obra: Apreciação:

RESENHA resenha resumo resenha crítica Título: Identificação do resenhista: Referência: Dados sobre o(s) autor(es): Dados sobre a obra: Apreciação: RESENHA Resenha é a apreciação crítica sobre uma determinada obra (livro, artigo, texto, filme, etc.). Trata-se de um breve texto, semelhante a um resumo, que visa comentar um trabalho realizado. Será

Leia mais

Atribuições dos Tecnólogos

Atribuições dos Tecnólogos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA EM CONTRUÇÃO CIVIL EDIFÍCIOS E ESTRADAS Atribuições dos Tecnólogos Prof.ª Me. Fabiana Marques Maio / 2014 SOBRE O TECNÓLOGO Segundo

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Avaliação externa como instrumento da gestão do sistema de ensino: a adesão e os impasses para a busca de melhoria na educação

Avaliação externa como instrumento da gestão do sistema de ensino: a adesão e os impasses para a busca de melhoria na educação Avaliação externa como instrumento da gestão do sistema de ensino: a adesão e os impasses para a busca de melhoria na educação MOREIRA, Rozemeiry dos Santos Marques SORDI, Mara Regina Lemes de UNICAMP

Leia mais

Art. 1º Definir o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelecer diretrizes e normas para o seu funcionamento. DA NATUREZA

Art. 1º Definir o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelecer diretrizes e normas para o seu funcionamento. DA NATUREZA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 07/04 Define o ensino de graduação na UNIVILLE e estabelece diretrizes e normas para seu funcionamento.

Leia mais

um novo foco para as mudanças

um novo foco para as mudanças reforma da previdência um novo foco para as mudanças Durante o Fórum Técnico Reforma da Previdência, a professora Eli Iola, em sua exposição, retoma a história da implantação do sistema previdenciário

Leia mais

LICENCIATURA E ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO INVESTIGATIVO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

LICENCIATURA E ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO INVESTIGATIVO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. LICENCIATURA E ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO INVESTIGATIVO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. AUTORA: Flavia Wegrzyn Martinez¹- UEPG CO- AUTORA: Susana Soares Tozetto²- UEPG Resumo: O

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO ORIENTAÇÕES PARA A GARANTIA DO PERCURSO ESCOLAR DO ALUNO NA CONVIVÊNCIA DOS DOIS REGIMES DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE OITO ANOS E ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE NOVE ANOS. IMPLANTANDO

Leia mais

CLASSE ESPECIAL: UMA ALTERNATIVA OU UM ESPAÇO REAL DE INCLUSÃO?

CLASSE ESPECIAL: UMA ALTERNATIVA OU UM ESPAÇO REAL DE INCLUSÃO? CLASSE ESPECIAL: UMA ALTERNATIVA OU UM ESPAÇO REAL DE INCLUSÃO? Autor(a): Fernando Antonio Pereira Leite Coautor(es): Fernanda Guarany Mendonça Leite Email: fernando.leite1@gmail.com Este trabalho está

Leia mais

PROJETO DO CURSO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO

PROJETO DO CURSO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense PROJETO DO CURSO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social - PRODHS

Leia mais

projeto mapa do ensino religioso GPER

projeto mapa do ensino religioso GPER projeto mapa do ensino religioso GPER Dissertações e Teses sobre o Ensino Religioso Uma das estratégias para verificarmos a produção do conhecimento no campo do Ensino Religioso é acompanhar a defesa e

Leia mais

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO.

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. LETICIA VICENTE PINTO TEIXEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS). Resumo É sabido o quanto é grande o esforço das escolas em ensinar a leitura

Leia mais

O Curso de Graduação em Ciências da Religião nas Faculdades Integradas Claretianas em São Paulo

O Curso de Graduação em Ciências da Religião nas Faculdades Integradas Claretianas em São Paulo O Curso de Graduação em Ciências da Religião nas Faculdades Integradas Claretianas em São Paulo Entrevista a Moacir Nunes de Oliveira * [mnoliveira pucsp.br] Em 1999, as Faculdades Integradas Claretianas

Leia mais

PEDAGOGO E A PROFISSÃO DO MOMENTO

PEDAGOGO E A PROFISSÃO DO MOMENTO PEDAGOGO E A PROFISSÃO DO MOMENTO Vivemos numa era em que o conhecimento assume novas configurações. Ele se modifica permanentemente, sendo atualizado dia-a-dia pelas descobertas das ciências e pelas inteligências

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: PERFIL E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES EM FEIRA DE SANTANA Simone Souza 1 ; Antonia Silva 2

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: PERFIL E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES EM FEIRA DE SANTANA Simone Souza 1 ; Antonia Silva 2 569 ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: PERFIL E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES EM FEIRA DE SANTANA Simone Souza 1 ; Antonia Silva 2 1. Bolsista PROBIC, graduanda em Licenciatura em História, Universidade

Leia mais

ESTRUTURA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL AJUDA

ESTRUTURA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL AJUDA ESTRUTURA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL AULA 02: LEGISLAÇÃO E SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO. NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO. FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS TÓPICO 04: AS MODALIDADES DE ENSINO AJUDA MODALIDADES

Leia mais

Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. Weverton Santos de Jesus João Paulo Mendonça Lima

Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. Weverton Santos de Jesus João Paulo Mendonça Lima Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA META Apresentar e descrever a construção de um projeto de pesquisa e seus elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais; OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno

Leia mais

A apropriação dos espaços e equipamentos públicos de esporte de lazer na cidade de Uruaçu-GO

A apropriação dos espaços e equipamentos públicos de esporte de lazer na cidade de Uruaçu-GO GTT: Políticas Públicas A apropriação dos espaços e equipamentos públicos de esporte de lazer na cidade de Uruaçu-GO Fernando Henrique Silva Carneiro 1 Fernanda Martins de Souza Moraes 2 Justificativa/

Leia mais

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL I) Apresentação Este documento descreve as diretrizes e parâmetros de avaliação de mestrado profissional em Administração,

Leia mais

Lara, Patrícia Tanganelli - UNESP/Marília Eixo Temático: Formação de professores na perspectiva inclusiva

Lara, Patrícia Tanganelli - UNESP/Marília Eixo Temático: Formação de professores na perspectiva inclusiva A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: ESTUDO DE CASO ATRAVÉS DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Lara, Patrícia Tanganelli - UNESP/Marília

Leia mais

Carolina Romano de Andrade Mestre em Artes-UNICAMP Faculdade Integradas de Bauru-FIB Coordenadora de Pós Graduação

Carolina Romano de Andrade Mestre em Artes-UNICAMP Faculdade Integradas de Bauru-FIB Coordenadora de Pós Graduação 1 Processo de formação de professores um olhar para a dança. Carolina Romano de Andrade Mestre em Artes-UNICAMP Faculdade Integradas de Bauru-FIB Coordenadora de Pós Graduação A Constituição Federal de

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA USO DAS TECNOLOGIAS: análise dos cursos EaD e da prática docente

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA USO DAS TECNOLOGIAS: análise dos cursos EaD e da prática docente FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA USO DAS TECNOLOGIAS: análise dos cursos EaD e da prática docente Claudia Amorim Francez Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail:

Leia mais

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autor(a): Alessandra Barbara Santos de Almeida Coautor(es): Alessandra Barbara Santos de Almeida, Gliner Dias Alencar,

Leia mais

O SIGNIFICADO DO ENSINO RELIGIOSO PARA OS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DR. JOÃO CRUZ DE OLIVEIRA.

O SIGNIFICADO DO ENSINO RELIGIOSO PARA OS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DR. JOÃO CRUZ DE OLIVEIRA. O SIGNIFICADO DO ENSINO RELIGIOSO PARA OS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DR. JOÃO CRUZ DE OLIVEIRA. Profª Marília De Franceschi Neto Domingos - UFPB-CE-PPGCR Aldenir T. Claudio - aluna de Ciências das Religiões-UFPB

Leia mais

Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula

Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Michele Maria do Nascimento Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Sequência Didática: As transformações

Leia mais

Introdução à Educação Física

Introdução à Educação Física Introdução à Educação Física UNIDADE IV: O sistema CONFEF/CREF -A regulamentação da profissão de Educação Física -Os cursos de LICENCIATURA e BACHARELADO em Educação Física Professora Mestre: Maria Celeste

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Resolução nº 014/2014, de 24 de julho de 2014. Determina publicação no Diário oficial de Porto Alegre do

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

1 Introdução. Lei Nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

1 Introdução. Lei Nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 11 1 Introdução No contexto da reforma da administração do Estado, ocorrida com o fim da ditadura militar, a educação sofreu ajustamentos que se refletiram nas mudanças ocorridas na legislação durante

Leia mais

OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 1 OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Leordina Ferreira Tristão Pedagogia UFU littledinap@yahoo.com.br Co

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS O pleno desenvolvimento do cidadão é assegurado como dever do Estado e direito de todo brasileiro, de acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 205: Artigo

Leia mais

Lei nº 12.796 de 04/04/2013

Lei nº 12.796 de 04/04/2013 O governo federal publicou nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial da União, a lei número 12.796 que altera a lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Como novidade, o texto muda

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA: REPERCUSSÕES OBSERVADAS NA ESTRUTURA CURRICULAR

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA: REPERCUSSÕES OBSERVADAS NA ESTRUTURA CURRICULAR POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA: REPERCUSSÕES OBSERVADAS NA ESTRUTURA CURRICULAR Denise Soares da Silva Alves- EAUFPA Deusa Priscila da Silva Resque- EAUFPA Renata Oliveira

Leia mais

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL)

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) Resumo A série apresenta a formação dos Estados europeus por meio da simbologia das cores de suas bandeiras. Uniões e cisões políticas ocorridas ao longo

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO 1

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO 1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO 1 Elisabete Chirieleison Fernandes Ana Maria de Oliveira Cunha Oswaldo Marçal Júnior Universidade Federal de Uberlândia 1 Introdução

Leia mais

A TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

A TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL A TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL Margareth Haubrich (*), Claudinéia Brazil Saldanha, Luciane Teresa Salvi * Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade Dom Bosco

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO (*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 3/7/2003.

PARECER HOMOLOGADO (*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 3/7/2003. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Câmara de Educação Básica/ Conselho Nacional de UF: DF Educação ASSUNTO: Recreio como atividade escolar (referente à Indicação CNE/CEB

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS LICENCIATURAS (NEPEx LICENCIATURAS) DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS LICENCIATURAS (NEPEx LICENCIATURAS) DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E

Leia mais

NOTA CONASEMS Regras para utilização dos recursos transferidos fundo a fundo

NOTA CONASEMS Regras para utilização dos recursos transferidos fundo a fundo NOTA CONASEMS Regras para utilização dos recursos transferidos fundo a fundo O Financiamento da Saúde, de acordo com a Constituição Federal de 1988, é responsabilidade das três esferas de Governo, com

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro

Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro Resumo: Durante muito tempo a diretoria de Jurídico-Financeiro realizava suas atividades

Leia mais

CARTA ABERTA EM DEFESA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

CARTA ABERTA EM DEFESA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA CARTA ABERTA EM DEFESA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA O Fórum das universidades públicas participantes do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA vem, por meio desta, defender

Leia mais

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ CORRÊA, D. M. W²; SILVEIRA, J. F²; ABAID, J. L. W³ 1 Trabalho de Pesquisa_UNIFRA 2 Psicóloga, graduada no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria,

Leia mais

EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais

EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA (ABP), associação civil sem fins lucrativos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 01/2014

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 01/2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 01/2014 Estabelece as normas para o reconhecimento e funcionamento de

Leia mais

O ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS RURAIS DE JATAÍ, UMA GESTÃO COMPARTILHADA. Mara Sandra de Almeida 1 Luciene Lima de Assis Pires 2

O ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS RURAIS DE JATAÍ, UMA GESTÃO COMPARTILHADA. Mara Sandra de Almeida 1 Luciene Lima de Assis Pires 2 O ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS RURAIS DE JATAÍ, UMA GESTÃO COMPARTILHADA Mara Sandra de Almeida 1 Luciene Lima de Assis Pires 2 1 Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás Câmpus Jataí / marassandra@gmail.com

Leia mais

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N.º /2005. (DO SR. RENATO COZZOLINO)

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N.º /2005. (DO SR. RENATO COZZOLINO) REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N.º /2005. (DO SR. RENATO COZZOLINO) Solicita informações ao Sr. Ministro da Educação sobre Cursos Superiores Fora da Sede da Universidade. Senhor Presidente: Com fundamento

Leia mais

ATENA CURSOS EMÍLIA GRANDO COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DO AEE NAS ESCOLAS. Passo Fundo

ATENA CURSOS EMÍLIA GRANDO COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DO AEE NAS ESCOLAS. Passo Fundo ATENA CURSOS EMÍLIA GRANDO COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DO AEE NAS ESCOLAS. Passo Fundo 2014 1 1. TEMA Funcionamento do Atendimento Educacional Especializado. 2. PROBLEMA O contexto do funcionamento do

Leia mais

O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras

O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras Ligia Paula Couto (Universidade Estadual de Ponta Grossa) Introdução Este artigo relatará a experiência de um grupo de alunos e professores

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012 EP107 Introdução à Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Ementa: O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como

Leia mais