A PASTORAL DA SAÚDE DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA E SEUS DESAFIOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A PASTORAL DA SAÚDE DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA E SEUS DESAFIOS"

Transcrição

1 205 A PASTORAL DA SAÚDE DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA E SEUS DESAFIOS Inez de Fátima de Oliveira 1 Waldir Souza 2 RESUMO Este resumo faz parte do artigo A Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Curitiba e seus Desafios, com o objetivo de compreender o desenvolvimento e a atuação da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Curitiba em suas três dimensões: solidária, comunitária e político institucional. A metodologia aplicada foi a qualitativa, utilizando-se de técnicas de pesquisa: a) bibliográfica, com embasamento teórico a partir da Bíblia, de documentos do CELAM (Guia da Pastoral da Saúde do Celam, Documento de Aparecida ), alguns autores como: Baldessin, Pessini, Bertachini e outros; b) mapeamento, ao longo de toda a pesquisa, de todos os periódicos e documentos disponíveis; c) participação efetiva nos grupos e equipes que abordaram o assunto sobre a Pastoral da Saúde; d) participação em eventos que ocorreram em âmbito local e regional sobre o tema. Em síntese os resultados indicam que: A parábola do bom samaritano é considerada como o paradigma do agente da pastoral da saúde, já a parábola do paralítico serve de modelo para uma ação comunitária na qual o trabalho em equipe precisa ser planejado e organizado. Como modelo de intervenção contra a injustiça apresentamos o episódio em que Jesus expulsa os vendilhões do templo. O grande desafio da Pastoral da Saúde está na dimensão político-institucional, ela precisa alcançar todos os setores da sociedade para fortalecer a participação efetiva das entidades representativas na formulação, implantação e controle das políticas públicas de saúde, fazendo com que a lei do SUS seja cumprida. Palavras-chave: Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Curitiba. Solidária. Comunitária. Político-Institucional. INTRODUÇÃO Apresentaremos a estrutura da pastoral da saúde em suas três dimensões: solidária, comunitária e político-institucional, seu histórico e as suas atividade permanentes, buscando o embasamento teológico para a pastoral da saúde. A parábola do bom samaritano é considerada como o paradigma do agente da pastoral da saúde, já a narrativa do paralítico serve de modelo para uma ação comunitária na qual o trabalho em equipe precisa ser 1 Bacharel em Teologia pela PUC-PR. Assessora da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Curitiba. inezoliveira2011@hotmail.com 2 Doutor em Teologia pela PUC-Rio. Professor do PPGT em Teologia e do PPGB em Bioética da PUCPR de tópicos de teologia e bioética e questões fundamentais de teologia. Professor de antropologia teológica, bioética e teologia moral no Bacharelado em Teologia da PUCPR. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa no Uso de Animais da PUCPR. waldir.souza@pucpr.br.

2 206 planejado e organizado. Como modelo de intervenção contra a injustiça apresentamos o episódio em que Jesus expulsa os vendilhões do templo. Concluindo faremos uma reflexão sobre os desafios da pastoral da saúde nas três dimensões, com a necessidade de cursos de capacitação para os agentes de pastoral da saúde em todos os setores, a atualização dos conteúdos para os formadores, o aumento da equipe de assessoria e a necessidade de novas parcerias para as palestras, seminários e mutirões, incentivando a participação do povo nos conselhos e conferências de saúde para a garantia dos direitos do cidadão, havendo uma necessidade de se ter mais voluntários nesta pastoral. HISTÓRICO DA PASTORAL DA SAÚDE E ATIVIDADES REALIZADAS A Pastoral da saúde é a ação evangelizadora de todo povo de Deus, comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da saúde. Tem como objetivo evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida (GAPSB, 2011, p. 12). O Documento de Aparecida (n. 419) diz que a Pastoral da Saúde, assim como a ação de Jesus transforma-se no anúncio da morte e ressurreição do Senhor, única e verdadeira saúde. Sua ação não se volta apenas para os enfermos, mas a toda pessoa humana. Não é apenas assistencialista, mas oferece consolo nos momentos de dificuldades. É uma ação solidária que ultrapassa os limites pessoais e familiares, pois deve se estender para a ação comunitária. Deve atingir a luta pelos direitos fundamentais no campo da saúde. Deve trabalhar a saúde integral e integrada. É necessário ir mais longe, à mudança de estruturas sociais que permitam uma vida em todas as suas dimensões e etapas (GPS, 2010, p. 9). Conforme o documento de Aparecida (n. 418) a Pastoral da Saúde é a resposta às grandes interrogações da vida, tais como o sofrimento e a morte, à luz da morte e da ressurreição do Senhor. A tarefa da Pastoral da Saúde é promover, cuidar, defender e celebrar a vida, tornando presente na história o dom libertador e salvífico de Jesus, sendo humanizadora e evangelizadora e deve tornar presente os gestos e as palavras de Jesus misericordioso e que infunde consolo e esperança aos que sofrem (GPS, 2010, p. 16). Anuncia o Deus da Vida e promove a justiça e a defesa dos direitos dos mais fracos e dos doentes. O trabalho da Pastoral da Saúde é organizado e estruturado no âmbito da pastoral de conjunto.

3 207 Mateo Bautista lembra que o cuidado com os enfermos sempre foi uma preocupação dos cristãos, desde os tempos apostólicos (BAUTISTA, 2007, p. 7). A Pastoral da Saúde resgata a ação curadora da Igreja que sempre ficou em segundo plano. O mandato de Jesus era: Ide pelo mundo inteiro, evangelizai e curai os enfermos. Segundo Bautista quando Jesus enviou os apóstolos ele mandou que curassem os doentes como sinal inequívoco da presença do Reino conforme o Evangelho de Marcos (10,1). Em sua missão de pregar o Reino e curar os doentes Jesus reintegrava as pessoas à sociedade. A Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Curitiba foi criada no ano de 1986 devido a uma grande preocupação com a saúde para além do cuidado dos enfermos, vindo ao encontro da proposta feita por João Paulo II, em 1984 no dia mundial do enfermo (11 de fevereiro) quando o sumo pontífice expressa sua preocupação com todos os doentes. Escreve, então, a encíclica Salvifici doloris na qual diz que o sofrimento humano suscita compaixão, inspira também respeito e, a seu modo, intimida diz o Papa. É por isso que se torna urgente refletir sobre o mundo do sofrimento e encontrar os caminhos para superá-lo e descobrir para ele um sentido mais profundo (SD, 2007, p. 7). E, para que supere o olhar apenas para a doença física, há que se olhar para o ser humano integral, seu sofrimento psicológico, mental, social. Parte não só da doença, mas de todo o histórico que envolve a doença, tendo como princípio a defesa da vida e a promoção da saúde. Foi uma resposta aos anseios do povo de Deus diante das dores e sofrimentos à luz da morte e ressurreição de Jesus Cristo, tendo como missão priorizar a vida e testemunhar o Evangelho no mundo da saúde (segundo Planejamento Estratégico da Pastoral da Saúde Nacional 2008). Os principais valores da Pastoral da Saúde são: comprometimento, doação, equilíbrio, ética, humanização, humildade, perseverança, respeito e trabalho em equipe. Na Arquidiocese de Curitiba, a Pastoral da Saúde tem encontros mensais na Cúria Metropolitana, no qual discute sobre pautas específicas e faz alguma formação com especialistas sobre algum assunto relevante. Os agentes participam de cursos de formação em bioética, congressos de humanização na área da saúde, simpósios e seminários, tendo participação ativa, junto com as demais pastorais sociais, atuando em suas três dimensões: solidária, comunitária e político-institucional. A dimensão solidária é a mais constante, pois atua na visita aos enfermos e familiares buscando ser a presença de Jesus, o bom samaritano junto aos que sofrem nas famílias, comunidades ou em instituições de saúde. Busca também atender a pessoa integralmente nos aspectos físico, psíquico, social, espiritual e ambiental.

4 208 Na dimensão comunitária destacam-se o Mutirão da Saúde que acontece anualmente em parceria com algumas instituições tais como Hemepar, Pró-Renal e as demais pastorais sociais. Esse mutirão acontece no mês de abril em comemoração ao dia mundial da saúde. Busca levar informação, esclarecimento sobre cuidados com a saúde. Conta com palestras sobre temas variados, como por exemplo: quedas em idosos, prevenção contra as drogas (lícitas e ilícitas), DSTs, hábitos alimentares, diabetes, hipertensão, etc. A dimensão político-institucional está ganhando força desde o ano passado, principalmente com o tema da Campanha da Fraternidade 2012 que teve como tema: Fraternidade e Saúde Pública. A PASTORAL DA SAÚDE E SUAS DIMENSÕES A Pastoral da Saúde representa a atividade desempenhada pela Igreja no setor da saúde e manifesta a ternura de Deus para com a humanidade que sofre (GAPSB, 2011, p. 09). Portanto, sendo uma ação organizada e evangelizadora da Igreja no mundo, isso implica em algumas questões: enquanto ação mostra que é ativa e não passiva; organizada porque não é feita de qualquer jeito, exige planejamento, embasamento e organização; enquanto evangelizadora mostra que temos em Jesus nosso modelo de ação; da Igreja porque é uma ação em nome da Igreja, logo, não é uma ação individual feita em nome das pessoas. As pessoas que atuam em uma pastoral atuam a partir de sua comunidade e em nome da comunidade. No mundo porque essa ação da Igreja deve ultrapassar os muros da nossa comunidade eclesial e deve atuar no mundo, seguindo Cristo como modelo. Tudo em união com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Na dimensão solidária, ela objetiva ser vivência e presença de Jesus, o bom pastor, junto aos doentes e aos que sofrem em instituições de saúde, nas famílias e nas comunidades, enfim, onde houver necessidade, buscando atender a pessoa integralmente nos aspectos físicos, psíquico, social, e espiritual (GAPSB, 2011, p. 14). As visitas às famílias são feitas com o propósito de levar informações sobre a promoção e a prevenção da saúde. A dimensão comunitária atua na promoção à saúde e na prevenção a partir da educação para a saúde. Essa dimensão promove debates, palestras, encontros educativos sobre as doenças, alimentação, saneamento básico, higiene, entre outros, fazendo projetos em prol da saúde da comunidade em parceria com instituições e outras entidades, escolas, associação de moradores, promovendo os hábitos saudáveis.

5 209 A dimensão político-institucional atua junto às instituições públicas e privadas que prestam serviços. Talvez seja a mais difícil de atuar, porém, também a mais importante no que diz respeito à participação social no controle social. A Pastoral da Saúde precisa conhecer a Constituição Federal, especialmente naquilo que diga respeito à saúde. Precisa conhecer o funcionamento do SUS, princípios e atuação. O agente da Pastoral da Saúde deverá representar sua comunidade no Conselho de Saúde e estar por dentro das conferências de saúde (principalmente a local). Esta dimensão também é responsável pela reflexão bioética e de humanização, pela formação ética e uma política de saúde plena. É importante ressaltar que, embora os objetivos sejam para a Arquidiocese de Curitiba, dentro de cada comunidade é necessário que haja uma reflexão para a realidade local. Cada comunidade deve escolher os três objetivos mais importantes para aquela realidade e, aos poucos, na medida em que forem alcançados, possam ir avançando nos demais. FUNDAMENTO TEOLÓGICO Para que o trabalho pastoral seja feito com competência e qualidade é necessário que a equipe tenha uma base teórica mínima. Deve estar em unidade com a Igreja local. No caso da Pastoral da Saúde é fundamental conhecer a mensagem evangélica, especialmente sobre o mandato de Jesus para curar os doentes. Temas como dor, sofrimento e morte devem ser compreendidos à luz da morte e ressurreição de Cristo. Quando a realidade é vista à luz do Evangelho somos capazes de descobrir os sinais da vida e da morte que constantemente nos interpelam. Quando a Palavra é ouvida e interpretada na perspectiva dos rostos sofredores de todo ser humano que nos diz que tem fome e sede, não há como não se comprometer com a defesa da vida e com o cuidado da saúde, especialmente com relação aos mais vulneráveis. É essa a perspectiva de fé que deve mover o agente da pastoral da saúde. É importante conhecer o contexto em que Jesus conta as parábolas para podermos fazer uma exegese. Para isso precisamos conhecer minimamente as condições econômicas, sociais, políticas e religiosas do tempo de Jesus para podermos compreender melhor os fatos e hermeneuticamente atualizarmos para a nossa realidade para sabermos aplicá-la no nosso contexto. A parábola do bom samaritano é compreendida como o paradigma do agente da pastoral da saúde. É importante analisar o comportamento dos personagens e observarmos como estes reagem diante daquela pessoa ferida no chão e pelo qual, todos passaram. Temos um homem assaltado e ferido por assaltantes, um levita, um sacerdote e um samaritano. Sabese que os judeus não se davam bem com os samaritanos e quando Jesus conta essa parábola

6 210 ele está respondendo a uma pergunta sobre o que se deve fazer para alcançar o Reino dos céus. A parábola nos ajuda a pensar sobre a solidariedade e sobre os mais vulneráveis que não têm a quem recorrer. Entendendo um pouco o contexto, aprendemos que tanto o levita quanto o sacerdote estavam se dirigindo ao templo e, de acordo com os preceitos, não poderiam tocar no homem caído porque senão ficariam impuros. Muitas vezes nós, membros atuantes de uma comunidade de fé podemos passar pela mesma situação e responder a ela da mesma maneira. Já o samaritano que era considerado um impuro, quando passa pelo homem caído se deixa transformar pela necessidade do outro. Não só porque cuida do ferido e lhe dá abrigo, mas porque o faz em prejuízo dos seus próprios planos iniciais. Tornar-se próximo compreende uma vulnerabilidade ativa, um aceitar tornar-se frágil nas mãos de outrem. O que essa dimensão revela é outra dimensão da fragilidade humana, uma dimensão ativa que se manifesta em ato de entrega ao projeto do outro, o que implica deixar-se nas mãos de quem se cuida. (BALDESSIN, 2005, p ). A dimensão comunitária é fundamentada na passagem do paralítico, que representa o esforço da comunidade em ajudar um paralítico a chegar até Jesus. Todos procuram ajudar. Demonstra o trabalho em equipe, no qual todos precisam fazer para que o plano de levar o homem até Jesus fosse cumprido. Foi necessário um planejamento para carregar o homem de modo que ele não caísse. Diante da dificuldade de passar por uma grande multidão contou com a criatividade do povo que ajudou até decidirem descê-lo pelo telhado. Ousadia e criatividade são importantes para que a pastoral consiga ultrapassar barreiras e obstáculos. Não pode desistir logo à primeira dificuldade que encontrar no caminho. É um exemplo de perseverança. Este texto bíblico nos dá exemplos de como devemos estar dispostos a colaborar para o bem comum, contribuindo o máximo em todos os campos de nossas atividades com a mensagem de Cristo, sendo fermento na massa, oferecendo soluções positivas para anular o mal, colaborando com obras em favor do bem e da vida. A dimensão político-institucional pode ser fundamentada na passagem dos vendilhões do templo que é narrada por todos os evangelistas, o que deixa claro que é um episódio que certamente aconteceu. Mais que isso, é um episódio central na medida em que a partir dali os sacerdotes e senhores da lei começam a tramar um jeito de prender e matar Jesus, é de fato a atitude que leva ao fim que todos conhecemos. Quando Jesus expulsa os vendilhões ele mostra sua indignação com o desrespeito à casa de oração. Trazendo para os dias de hoje podemos ver que há muitos lugares de culto que

7 211 fazem da casa de oração um lugar de comércio e os sacerdotes são os que lucram. No cenário político, faz-se uso da religião para conseguirem cargos, uma busca pelo poder a qualquer preço. Tudo para satisfazerem seus interesses particulares e muitas vezes escusos. Apropriam-se da Palavra de Deus para benefício próprio. Assim como Jesus, esta passagem nos ensina que devemos fiscalizar nossos governantes, pois são os nossos representantes e pagos por nós para defender os interesses do povo. Precisamos mostrar nossa indignação denunciando falcatruas e desvios, participando ativamente do Controle Social das políticas públicas, especialmente as de saúde, isto significa que devemos ter representatividade nos conselhos de saúde. Os estudiosos dizem que depois dessa manifestação de Jesus, aqueles que já estavam preocupados com sua atuação começaram a conspirar para matá-lo. Jesus não só contesta radicalmente a especulação das grandes famílias sacerdotais que enriquecem à sombra do templo de Jerusalém mas, segundo o teor do texto de Jeremias, denuncia a religiosidade que se fundamenta sobre a falsa segurança do templo. O lugar de culto, sem a prática da justiça e da fidelidade, é um falso refúgio, um covil de ladrões. Compreende-se então a reação dos notáveis, quer dos diretamente interessados, os sacerdotes, quer dos escribas. Estes últimos, na realidade, estariam de acordo com Jesus se ele perseguisse unicamente o bemconhecido comércio religioso da aristocracia sacerdotal, aparentada com a classe dos saduceus. (BRAVO, 1996, p. 554). Apresentamos o comentário da Bíblia TEB (1994) sobre a passagem nos Evangelhos de Mateus e de Marcos: Em Mateus 21,12-17, O gesto de Jesus pode ser entendido, ou como um ato de autoridade que abolia os sacrifícios do Templo, ou como um gesto simbólico de purificação do Templo, purificação esperada pelos judeus desde a purificação por Antíoco Epifanes (167 a. C.) e Pompeu (63 a. C.) ou ainda como um protesto contra o abuso do tráfico dos cambistas e dos comerciantes. Segundo Marcos 11,15-19, este pormenor prepara a cena da expulsão dos vendilhões do Templo (vv ). Aqui se trata do conjunto, com seus átrios, e não do edifício que constituía o coração do Templo, cujo acesso só era permitido aos sacerdotes (cf. 14, 58; ). DESAFIOS DA PASTORAL DA SAÚDE NA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA Tomando como ponto de referência o texto-base da campanha da fraternidade de 2012 podemos observar as propostas de ação para a Igreja cooperar no avanço do Sistema Público de Saúde (TEXTO-BASE, 2011, p. 100) que apresenta algumas orientações a serem seguidas de acordo com a realidade de cada comunidade.

8 212 diz o seguinte: Partindo do princípio do Guia da Pastoral da Saúde para a América Latina e Caribe, A igreja, em sua missão profética, é chamada a anunciar o Reino aos doentes e a todos os que sofrem, cuidando para que seus direitos sejam reconhecidos e respeitados, assim como denunciar o pecado e suas raízes históricas, sociais, políticas e econômicas, que produzem males como a doença e a morte (GPS n. 58). Embora a Pastoral da Saúde já exista na Arquidiocese de Curitiba desde 1986, foi só agora, em 2012 que as comunidades começaram a se articular como unidade nas dimensões. Isso devido principalmente pelo tema da CF 2012 que esclarece o que é uma pastoral da saúde e como esta deve atuar, assim como também, apresenta suas dimensões. São muitos os desafios. É importante haver um consenso com relação aos conceitos de saúde, conhecimento de como funciona o sistema de saúde, as políticas públicas, os cuidados de saúde, promoção e prevenção e padronizar critérios de ação e diretrizes como propõe o CELAM no guia para a pastoral da saúde da América Latina e o Caribe. O desafio da dimensão solidária é levar a proposta da pastoral da saúde como promoção e prevenção da saúde. A visita solidária é para toda a família e, não deve estar restrita às famílias que têm algum enfermo em casa. Levar a promoção à saúde é chegar às famílias antes da doença. Prevenir e ensinar hábitos saudáveis para que a doença não chegue especialmente nos cuidados primários como alimentação, higiene, orientações sobre cuidados para evitar a dengue, verminoses e demais doenças passíveis de serem evitadas conforme o próprio texto-base apresenta (doenças evitáveis). Com a Campanha da Fraternidade 2012, foi grande o número de pedidos de capacitações para agentes de pastoral da saúde. Pensando nisso, a equipe arquidiocesana da Pastoral da Saúde elaborou um projeto de capacitação para aqueles setores que mais apresentaram pedidos de capacitação. atuantes. Ao longo prazo, podemos vislumbrar um crescimento substancial de comunidades Os desafios da dimensão comunitária vêm a articulação para que cada setor possa fazer um mutirão setorizado. Porém isso exige muito trabalho, várias parcerias e muitos voluntários. Por enquanto, o mutirão arquidiocesano já conta com muitas parcerias importantes como o Hemepar, a Pró-renal e alguns profissionais liberais que sempre se disponibilizam a ajudar com palestras informativas, assim como, algumas pastorais afins como a Pastoral da AIDS, a Pastoral da Sobriedade, Pastoral do Idoso, da Criança, dos Imigrantes. Também algumas unidades de saúde fornecem materiais informativos de prevenção e cuidados básicos. Fora o mutirão, os assessores e agentes da Pastoral da Saúde da

9 213 Arquidiocese de Curitiba estão frequentemente presentes no Núcleo Arquidiocesano de Bioética, outros participam ativamente nas comunidades locais como conselheiros de saúde. Também participam ativamente nos encontros das pastorais sociais, uma vez que a Pastoral da Saúde, enquanto pastoral de conjunto se vincula a outras pastorais, levando informação e formação comunitária sobre cuidados com a saúde. A dimensão político-institucional ainda é a mais defasada apesar de já contar com alguma participação. Como a Campanha da Fraternidade de 2012 enfatizou precisamente a questão da saúde pública na sua dimensão político-institucional, foi a que teve maior destaque. A Pastoral da Saúde Nacional quis destacá-la justamente para que houvesse uma maior adesão da população e da Pastoral da Saúde no controle social. O controle social tem um regimento próprio e diz respeito à participação da comunidade no controle das políticas públicas sobre saúde. Através do controle social as comunidades elegem seus representantes junto às unidades de saúde para fiscalizar as ações propostas para cada localidade específica. O grande desafio é fazer com que esses agentes de pastoral atuem de perto no controle social e ajudem a fazer com que a lei do SUS seja cumprida. A dimensão político-institucional vai para além da Pastoral da Saúde. Ela precisa alcançar todos os setores da sociedade para fortalecer a participação efetiva das entidades representativas na formulação, implantação e controle das políticas públicas de saúde (TEXTO-BASE, 2011, p. 103). A sociedade também deve cumprir o seu papel enquanto cidadãos ativos. Ainda são poucas as ações voltadas para o trabalho intersetorial que articule saúde, educação, desenvolvimento social, justiça, esporte, emprego e renda. Ainda há uma grande fragmentação das ações. Cada setor pensa o seu trabalho específico e poucos são aqueles que vêem uma intrínseca relação entre cada um, esse é um desafio que ainda vai demorar a ser cumprido, mas, já há uma maior conscientização não só na área da saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS Assim diz Bento XVI na Encíclica Deus Caritas est, n. 31b: O programa do cristão, o programa do bom samaritano, o programa de Jesus, é um coração que vê. Esse coração vê onde há necessidade de amor e age correspondentemente. Além disso, a caridade não deve ser um meio em função daquilo que hoje é indicado como proselitismo. O amor é gratuito, não é realizado para alcançar outros fins (DCE, n. 31b).

10 214 O trabalho na Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Curitiba exige bastante comprometimento e competência. A equipe permanente ainda é pequena e necessita de mais voluntários. Os estudos sobre o funcionamento do sistema público de saúde no Brasil e sobre a participação nos conselhos de saúde e de como garantir os direitos, tem sido amplamente incentivado e aprofundado. O trabalho da Pastoral da Saúde cresceu bastante e tem buscado seu aprimoramento através das parcerias para a sua formação permanente. REFERÊNCIAS ALARCOS, Francisco J. Bioética e pastoral da saúde. São Paulo: Paulinas, BALDESSIN, Anísio. Como organizar a pastoral da saúde. São Paulo: Província Camiliana Brasileira; Loyola, BAUTISTA, Mateo. O que é pastoral da saúde? São Paulo: Paulinas, BENTO XVI. Deus Caritas Est. Carta encíclica aos bispos, aos presbíteros e aos diáconos, as pessoas consagradas e a todos os fiéis leigos, sobre o amor cristão. São Paulo: Canção Nova, BÍBLIA Sagrada. Edição pastoral. São Paulo: Paulus, BÍBLIA Tradução ecumênica. TEB. São Paulo: Loyola, BRAVO, Carlos. Galiléia ano 30: para ler o Evangelho de Marcos. São Paulo: Paulinas, CNBB. Campanha da fraternidade 2012: TEXTO-BASE. Brasília: Edições CNBB, CNBB. Estudos da CNBB - 9. Pastoral da saúde. São Paulo: Paulinas, CELAM, Conselho Episcopal Latino-americano. Discípulos missionários no mundo da saúde Guia para a pastoral da saúde na América Latina e no Caribe. Bogotá: Colômbia; São Paulo: Centro Universitário São Camilo, CELAM. Documento de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe. São Paulo: Paulinas; Paulus, CONCÍLIO VATICANO II. Gaudium et Spes. Constituição pastoral sobre a Igreja no mundo de hoje. Petrópolis: Vozes, JOÃO PAULO II. Evangelium Vitae. Sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana. 6. ed. São Paulo: Paulinas, O Sentido cristão do sofrimento humano Carta apostólica Salvifici Doloris. 10. ed. São Paulo: Paulinas, 2007.

11 215 MOISÉS, Cristiano; MONTEIRO, Rinaldo; THIMOTEO, Thiago. Hermenêutica atual de Mateus 21, A purificação do Templo. In: THIMOTEO, Thiago. Exegese de Mateus 21: Jesus expulsa os comerciantes do Templo. [2012?]. Academia.edu. Disponível em: Jesus_expulsa_os_comerciantes_do_templo. Acesso em: 05 out PASTORAL DA SAÚDE NACIONAL. Guia do agente da pastoral da saúde no Brasil. Esperança de vida plena. 1. ed. São José dos Campos, 2011.

Objetivo e proposta evangelizadora

Objetivo e proposta evangelizadora A CAMPANHA DA FRATERNIDADE NA IGREJA DO BRASIL Objetivo e proposta evangelizadora BerçonoConcílioVaticanoII: Começou no Rio Grande do Norte, em 1962, por iniciativa de Dom Eugênio Sales. Era uma ação concreta

Leia mais

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP A encíclica Caritas in veritate de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP O amor verdadeiro como princípio para a justiça social e o desenvolvimento integral Quando olhamos a nossa

Leia mais

Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS

Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS Ficha 1 1 Formação Integral (I) A com juventude para todo trabalho de evangelização A, como fundante (falando- se em, com atenção também

Leia mais

Carta de Paulo aos romanos:

Carta de Paulo aos romanos: Carta de Paulo aos romanos: Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe uma grande tensão. A

Leia mais

Igreja em estado permanente de missão

Igreja em estado permanente de missão Igreja em estado permanente de missão Igreja : lugar da animação bílblica da vida e da pastoral A conversão pastoral da paróquia Urgência da conversão Pastoral Toda conversão supõe um processo de transformação

Leia mais

Eu vim para Servir (Mc 10,45) Campanha da Fraternidade 2015

Eu vim para Servir (Mc 10,45) Campanha da Fraternidade 2015 Eu vim para Servir (Mc 10,45) Campanha da Fraternidade 2015 50 anos de ALEGRIA 7 /12/ 1965 Gaudium et Spes 24 /11/ 2013 Evangelii Gaudium IGREJA FRENTE AO MUNDO - Uma nova imagem da Igreja Antes: sociedade

Leia mais

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI Lição 07 A COMUNIDADE DO REI OBJETIVO: Apresentar ao estudante, o ensino bíblico sobre a relação entre a Igreja e o Reino de Deus, para que, como súdito desse reino testemunhe com ousadia e sirva em amor.

Leia mais

CONCURSO PARA LETRA DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012

CONCURSO PARA LETRA DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 1 CONCURSO PARA LETRA DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 Prezado(a) compositor(a) letrista, A paz de Cristo! Brasília-DF, 19 de novembro de 2010 ML 0952 Com alegria e expectativa, estamos lançando

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

Lição 9 Desafios de um ministério local Parte 1

Lição 9 Desafios de um ministério local Parte 1 Lição 9 Desafios de um ministério local Parte 1 Texto bíblico: 1Tessalonicenses 3.1-13 Todas as igrejas surgidas da missão apostólica de Paulo no mundo gentílico enfrentaram muitos desafios, por causa

Leia mais

O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros.

O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros. O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros. A Torá é o texto mais importante para o Judaísmo. Nele se encontram os Mandamentos, dados diretamente

Leia mais

Vogal de Caridade Cadernos de Serviços

Vogal de Caridade Cadernos de Serviços Vogal de Caridade Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: Vicente de Paulo foi um homem aberto a Deus e aos homens, daí ser chamado o santo da caridade. Homem humano,

Leia mais

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM DONS DE PODER Lição 4-27 de Abril de 2014 Texto Áureo: I Coríntios 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

INSTITUTO SECULAR PEQUENAS APOSTOLAS DA CARIDADE

INSTITUTO SECULAR PEQUENAS APOSTOLAS DA CARIDADE INSTITUTO SECULAR INSTITUTO SECULAR a quem se dirigir para saber mais Responsável geral: Giuseppina Pignatelli Via don Luigi Monza, 1 22037 PONTE LAMBRO (Co) ITALY tel. 031.625264 INSTITUTO SECULAR Os

Leia mais

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES A RESPONSABILIDADE É PESSOAL A CEEN é uma igreja que tem a responsabilidade de informar e ensinar os valores e princípios de Deus,

Leia mais

Terceira Semana Latino-americana de Catequese Secção de Catequese do CELAM Bogotá 01 a 06 de Maio de 2006

Terceira Semana Latino-americana de Catequese Secção de Catequese do CELAM Bogotá 01 a 06 de Maio de 2006 Terceira Semana Latino-americana de Catequese Secção de Catequese do CELAM Bogotá 01 a 06 de Maio de 2006 Aporte del Pe. Luiz Alves de Lima São Paulo, Brasil I. Antecedentes Na recente história do movimento

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

COMO ORGANIZAR A PASTORAL DA SAÚDE NA PARÓQUIA?

COMO ORGANIZAR A PASTORAL DA SAÚDE NA PARÓQUIA? COMO ORGANIZAR A PASTORAL DA SAÚDE NA PARÓQUIA? Paróquia - Missão da Igreja na vida das pessoas - Libertar a pessoa da enfermidade - Ser presença solidária e cristã junto aos doentes Papel PS contribuir

Leia mais

MARIA, ESTRELA E MÃE DA NOVA EVANGELIZAÇÃO

MARIA, ESTRELA E MÃE DA NOVA EVANGELIZAÇÃO MARIA, ESTRELA E MÃE DA NOVA EVANGELIZAÇÃO anuncie a Boa Nova não só com palavras, mas, sobretudo, com uma vida transfigurada pela presença de Deus (EG 259). O tema da nova evangelização aparece com freqüência

Leia mais

PARA O CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS

PARA O CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS uprsubmissions@ohchr.org PARA O CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS DE DOCUMENTO DE DIREITOS HUMANOS REFERENTE A CUBA (Sobre o EPU de Cuba Segundo ciclo) 5 DE OUTUBRO DE 2012-10-01 Coordenação Nacional da PJR

Leia mais

COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL

COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL O objetivo desta mensagem é motivar e equipar você a preparar e usar seu testemunho ao compartilhar sua fé com outros. Esta lição ajudará você a: 1. Conhecer

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling DILMA MARIA DE ANDRADE Título: A Família, seus valores e Counseling Projeto de pesquisa apresentado como Requisito Para obtenção de nota parcial no módulo de Metodologia científica do Curso Cousenling.

Leia mais

De um Povo Heróico O Brado Retumbante

De um Povo Heróico O Brado Retumbante De um Povo Heróico O Brado Retumbante De um Povo Heróico O Brado Retumbante Cristianismo e Resp. Social Sabedoria Bíblica e Responsabilidade Social Quando vocês estiverem fazendo a colheita da sua lavoura

Leia mais

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Paulo escreveu uma carta à Igreja de Roma, mas não foi ele o instrumento que Deus usou para fazer acontecer uma Agência do Reino de Deus

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL 1 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016 REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA ABIDJAN 2014 2 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016

Leia mais

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam Lição 1 Leis no tempo de Cristo Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam 2) Lei Civil do A.T. = Tinha a ver com os costumes

Leia mais

Copyright 2012 Edmar Santos

Copyright 2012 Edmar Santos Copyright 2012 Edmar Santos DIREITOS RESERVADOS É proibida a reprodução total ou parcial da obra, de qualquer forma ou por qualquer meio sem a autorização prévia e por escrito do autor. A violação dos

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL HADDAD, Tatiana Paula (Estágio I), e-mail: tphaddad@hotmail.com; PETILO, Kássia Schnepper (Estágio I), e-mail: kassiaschnepper@hotmail.com;

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 1. Pesquise cinco passagens no Antigo Testamento que anunciem o Messias,

Leia mais

Após a leitura do texto em apresentação de imagens, Cleide a partir da metodologia de leitura popular da Bíblia utilizada pelo CEBI indagou:

Após a leitura do texto em apresentação de imagens, Cleide a partir da metodologia de leitura popular da Bíblia utilizada pelo CEBI indagou: A segunda noite da Semana de Fé e Política 2013 - Juventude, Cultura e Espiritualidade ocorr eu ontem no Centro Pastoral S ã o Jos é do Bel é m com cerca de 60 participantes, dentre estes um significativo

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Elementos da Vida da Pequena Comunidade

Elementos da Vida da Pequena Comunidade Raquel Oliveira Matos - Brasil A Igreja, em sua natureza mais profunda, é comunhão. Nosso Deus, que é Comunidade de amor, nos pede entrarmos nessa sintonia com Ele e com os irmãos. É essa a identidade

Leia mais

Boa sorte e que Deus abençoe muito seu esforço.

Boa sorte e que Deus abençoe muito seu esforço. Aqui está um tipo de apresentação que pode ser usada para fins específicos. Poderá servir para um encontro de oração, um retiro, uma reflexão sobre o perdão ou sobre a Misericórdia e grandeza do coração

Leia mais

ESCOLA ARQUIDIOCESANA BÍBLICO-CATEQUÉTICA

ESCOLA ARQUIDIOCESANA BÍBLICO-CATEQUÉTICA ESCOLA ARQUIDIOCESANA BÍBLICO-CATEQUÉTICA FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

INTRODUÇÃO PROFECIAS CUMPRIDAS

INTRODUÇÃO PROFECIAS CUMPRIDAS INTRODUÇÃO Que farei de Jesus chamado o Cristo? Farei dele o meu amigo. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de

Leia mais

"como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus" VIDA RELACIONAL COM DEUS: SERVO-SENHOR

como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus VIDA RELACIONAL COM DEUS: SERVO-SENHOR EBD 03: 21 de setembro, inverno de 2014 ESTAÇÃO 3: VIDA ESPIRITUAL ÊNFASE DO MÊS: Derretendo o gelo nas relações com Deus - Pr. Walmir Vargas A SÓS COM DEUS DA FAMÍLIA LIBERDADE "como servos de Cristo,

Leia mais

Módulo I O que é a Catequese?

Módulo I O que é a Catequese? Módulo I O que é a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da nossa prática concreta de catequese. Confrontar essa experiência com a forma de agir de Jesus Cristo. Situar a catequese

Leia mais

Setor Pós-matrimonio. Fundamentos, Missão, Prioridades, Prática e Subsídios.

Setor Pós-matrimonio. Fundamentos, Missão, Prioridades, Prática e Subsídios. Setor Pós-matrimonio Fundamentos, Missão, Prioridades, Prática e Subsídios. Fundamentação: Familiaris Consortio Amar a família significa estimar os seus valores e possibilidades, promovendo-os sempre.

Leia mais

Carta do Movimento Paz & Proteção

Carta do Movimento Paz & Proteção Carta do Movimento Paz & Proteção A infância é considerada merecedora de proteção especial por todas as religiões do mundo. A violência contra crianças e adolescentes, assim como a exploração e o abuso,

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

Identificação do projeto

Identificação do projeto Seção 1 Identificação do projeto ESTUDO BÍBLICO Respondendo a uma necessidade Leia Neemias 1 Neemias era um judeu exilado em uma terra alheia. Alguns dos judeus haviam regressado para Judá depois que os

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

A Compaixão de Jesus*

A Compaixão de Jesus* A Compaixão de Jesus* Estudos bíblicos sobre a prática da compaixão no ministério de Jesus. Autor: Lissânder Dias Revista Mãos Dadas Caixa Postal 88 36.570-000 Viçosa MG cartas@maosdadas.net *Baseado no

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

Colorindo Missões. Para obter este recurso em português e em outras línguas, visite: www.colorindomissoes.blogspot.com.br

Colorindo Missões. Para obter este recurso em português e em outras línguas, visite: www.colorindomissoes.blogspot.com.br Colorindo Missões Olá irmãos! É com felicidade que apresentamos a vocês a revista Colorindo Missões, uma revista totalmente gratuita de atividades para crianças, que tem como objetivo ensiná-las, de forma

Leia mais

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO E REPRESENTAÇÕES LTDA

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA, EXPRESSÃO E RELIGIÃO NO BRASIL Rev. Augustus Nicodemus Lopes APRESENTAÇÃO CARTA DE PRINCÍPIOS 2011

LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA, EXPRESSÃO E RELIGIÃO NO BRASIL Rev. Augustus Nicodemus Lopes APRESENTAÇÃO CARTA DE PRINCÍPIOS 2011 LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA, EXPRESSÃO E RELIGIÃO NO BRASIL [SLIDE 1] CAPA [SLIDE 2] UM ASSUNTO ATUAL APRESENTAÇÃO CARTA DE PRINCÍPIOS 2011 Os conceitos de liberdade de consciência e de expressão têm recebido

Leia mais

Três exemplos de sistematização de experiências

Três exemplos de sistematização de experiências Três exemplos de sistematização de experiências Neste anexo, apresentamos alguns exemplos de propostas de sistematização. Estes exemplos não são reais; foram criados com propósitos puramente didáticos.

Leia mais

CARTA INTERNACIONAL. Indice:

CARTA INTERNACIONAL. Indice: CARTA INTERNACIONAL Indice: Introdução. I. Equipas de Jovens de Nossa Senhora II. A equipa III. As funções na equipa IV. A vida em equipa V. Abertura ao mundo, compromisso VI. O Movimento das E.J.N.S.

Leia mais

O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE

O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE Cuidando de quem cuida Instituto de Capacitação e Intervenção Psicossocial pelos Direitos da Criança e Adolescente em Situação de Risco O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO CÁTEDRA UNESCO DE LEITURA PUC-RIO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO CÁTEDRA UNESCO DE LEITURA PUC-RIO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO CÁTEDRA UNESCO DE LEITURA PUC-RIO III CONGRESSO INTERNACIONAL DE LEITURA E LITERATURA INFANTIL E

Leia mais

Documento do MEJ Internacional. O coração do Movimento Eucarístico Juvenil

Documento do MEJ Internacional. O coração do Movimento Eucarístico Juvenil Documento do MEJ Internacional Para que a minha alegria esteja em vós Por ocasião dos 100 anos do MEJ O coração do Movimento Eucarístico Juvenil A O coração do MEJ é a amizade com Jesus (Evangelho) B O

Leia mais

Discípulos missionários no Evangelho de Lucas e Magistério do Papa Francisco. 2º Encontro: Jesus, vida do discípulo: o caminho do discípulo

Discípulos missionários no Evangelho de Lucas e Magistério do Papa Francisco. 2º Encontro: Jesus, vida do discípulo: o caminho do discípulo Discípulos missionários no Evangelho de Lucas e Magistério do Papa Francisco 2º Encontro: Jesus, vida do discípulo: o caminho do discípulo Recordando: Que tipo de Messias é Jesus? Lc4, 16-19 Na Sinagoga

Leia mais

DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE) Bom-dia, Excelentíssimo. Senhor Ministro-Presidente, bom-dia aos demais integrantes

DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE) Bom-dia, Excelentíssimo. Senhor Ministro-Presidente, bom-dia aos demais integrantes O SR. FRANCISCO BATISTA JÚNIOR (PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE) Bom-dia, Excelentíssimo Senhor Ministro-Presidente, bom-dia aos demais integrantes da nossa Mesa que, neste momento, estão dividindo

Leia mais

RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS

RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS A elaboração de um Ritual de Batismo de Crianças, adaptado para o Brasil, baseia-se, primeiramente em que os Bispos no Concílio Vaticano II reconheceram a utilidade e mesmo

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ CORRÊA, D. M. W²; SILVEIRA, J. F²; ABAID, J. L. W³ 1 Trabalho de Pesquisa_UNIFRA 2 Psicóloga, graduada no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria,

Leia mais

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br Educação Inclusiva Direito à Diversidade O Ensino comum na perspectiva inclusiva: currículo, ensino, aprendizage m, conheciment o Educação Inclusiva Direito à Diversidade Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Leia mais

Uma volta no tempo de Atlântida

Uma volta no tempo de Atlântida Cristais mestres Esse curso, tratar-se de conhecimentos sagrados deixados por mestres antigos e passados adiante por aqueles que acreditavam que os que descobrissem zelariam por ele. Há muitos anos atrás,

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA PARÓQUIA DE SANTA MARIA DE BORBA CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA Feliz o homem que ama a Palavra do Senhor e Nela medita dia e noite (Sl 1, 1-2) 4º ANO da CATEQUESE 17 de Janeiro de 09 ENTRADA PROCESSIONAL

Leia mais

PASTORAL É O HOJE DA IGREJA

PASTORAL É O HOJE DA IGREJA PASTORAL É O HOJE DA IGREJA As mudanças sociais são desafios à Evangelização. A atualização da mensagem cristã nas diversas realidades e em diferentes tempos fez surgir a Pastoral. Hoje em nossas paróquias

Leia mais

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 1) A Cruz era um instrumento de execução. Para os romanos, que tipo de pessoa era executado na cruz? E para os judeus? Resposta: Os romanos a usavam

Leia mais

Estudo 18 Misericórdia quero e não holocaustos. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 18 Misericórdia quero e não holocaustos. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 18 Misericórdia quero e não holocaustos Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que a misericórdia

Leia mais

Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas. Aprendendo com Jesus

Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas. Aprendendo com Jesus Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas Aprendendo com Jesus Apresentação É com a maior confiança na compreensão e aceitação dos nossos queridos catequistas que levo a público

Leia mais

Centro Acadêmico Paulo Freire - CAPed Maceió - Alagoas - Brasil ISSN: 1981-3031

Centro Acadêmico Paulo Freire - CAPed Maceió - Alagoas - Brasil ISSN: 1981-3031 COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Polyana Marques Lima Rodrigues 1 poly90lima@hotmail.com Willams dos Santos Rodrigues Lima 2 willams.rodrigues@hotmail.com RESUMO

Leia mais

ARQUIVO DISPONIBILIZADO NA BIBLIOTECA VIRTUAL DO PROJETO REDESAN Título AVANÇOS DA POLÍTICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

ARQUIVO DISPONIBILIZADO NA BIBLIOTECA VIRTUAL DO PROJETO REDESAN Título AVANÇOS DA POLÍTICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME - MDS FUNDAÇÃO DE APOIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO R.G.SUL - FAURGS REDE INTEGRADA DE EQUIPAMENTOS PÚBLICOS DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL -

Leia mais

Estamos começando um novo ano. É bom refletir sobre a natureza do nosso ministério.

Estamos começando um novo ano. É bom refletir sobre a natureza do nosso ministério. Por Bispo Paulo Lockmann. Bispo da Primeira Região Eclesiástica. 1) Pastor-Pastora Um Serviço Distinto Estamos começando um novo ano. É bom refletir sobre a natureza do nosso ministério. Tenho dito aos/às

Leia mais

Objetivos da aula. Treinamento. Curso: Teologia. Treinamento, Liderança, autoridade e responsabilidade na administração eclesiástica

Objetivos da aula. Treinamento. Curso: Teologia. Treinamento, Liderança, autoridade e responsabilidade na administração eclesiástica Curso: Teologia Prof: Nicanor Lopes Treinamento, Liderança, autoridade e responsabilidade na administração eclesiástica Objetivos da aula Analisar métodos e técnicas de treinamento na administração eclesiástica;

Leia mais

REALIZAÇÃO: PARCEIROS: APOIO:

REALIZAÇÃO: PARCEIROS: APOIO: REALIZAÇÃO: PARCEIROS: APOIO: PROJETO VIVA A SOLIDARIEDADE! 1. Dados de identificação do projeto 1.1 Título do projeto: Viva a Solidariedade! 1.2 Nome da entidade proponente: Conferência dos Religiosos

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

Reunião dos Bispos da região da África Caritas sobre a identidade e missão da Caritas

Reunião dos Bispos da região da África Caritas sobre a identidade e missão da Caritas Adresse Postale : 8395 Lomé TOGO Tél. (228) 22.21.29.37 Fax : (228) 22.22.00.26 Email : secaf@caritas-africa.org omptes bancaires: BTCI 9030 63094 01 71 UTB 31 004224 1 004 0 00 ECOBANK 7010181400066601

Leia mais

Entre 18 e 20 de fevereiro será celebrado em Sassone (Itália) a XXIV Assembleia Nacional da Federação Italiana de Exercícios Espirituais (FIES).

Entre 18 e 20 de fevereiro será celebrado em Sassone (Itália) a XXIV Assembleia Nacional da Federação Italiana de Exercícios Espirituais (FIES). Entre 18 e 20 de fevereiro será celebrado em Sassone (Itália) a XXIV Assembleia Nacional da Federação Italiana de Exercícios Espirituais (FIES). O objetivo é a relação entre os Exercícios Espirituais e

Leia mais

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos.

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos. LOS ANGELES Grupo de Trabalho do GAC de processo da transição da custódia das funções da (IANA) e o fortalecimento da responsabilidade e a governança da (ICANN) Sábado, 11 de outubro de 2014 17:30 às 18:00

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

O Espírito de Religiosidade

O Espírito de Religiosidade O Espírito de Religiosidade Pr. Alcione Emerich Como vive um Cristão Salvo contaminado ou infectado pelo Espírito de Religiosidade Hoje será um Culto de Libertação, vamos quebrar esta maldição em nossas

Leia mais

Curso de Disseminação da Metodologia do PAIR CLIPPING DIÁRIO

Curso de Disseminação da Metodologia do PAIR CLIPPING DIÁRIO Curso de Disseminação da Metodologia do PAIR CLIPPING DIÁRIO 22 de Outubro de 2012 Veículo: Rede Andi Brasil Editoria: Clipping Tema: Crianças e drogas RS: Traficantes usam crianças para transportar drogas

Leia mais

agora a algumas questões Quem pode receber o

agora a algumas questões Quem pode receber o Pe. Henrique Soares da Costa Já vimos, nos artigos teologia do Batismo, isto é, do agora a algumas questões precedentes, os principais aspectos da significado deste sacramento. Respondamos, práticas. Quem

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

PREFÁCIO DA SÉRIE. estar centrado na Bíblia; glorificar a Cristo; ter aplicação relevante; ser lido com facilidade.

PREFÁCIO DA SÉRIE. estar centrado na Bíblia; glorificar a Cristo; ter aplicação relevante; ser lido com facilidade. PREFÁCIO DA SÉRIE Cada volume da série A Palavra de Deus para Você o transporta ao âmago de um livro da Bíblia e aplica as verdades nele contidas ao seu coração. Os objetivos principais de cada título

Leia mais

Conclusões do Encontro do Laicato Dominicano

Conclusões do Encontro do Laicato Dominicano Conclusões do Encontro do Laicato Dominicano História OP Quatro elementos foram tomados como pontos de reflexão e ação para os dois primeiros anos. Um dos pontos ou aspetos sobre o qual trabalhar é a compaixão.

Leia mais

REACENDENDO A ESPERANÇA CRISTÃ

REACENDENDO A ESPERANÇA CRISTÃ HENRIQUE PAULO JULIANO CORMANICH REACENDENDO A ESPERANÇA CRISTÃ Trabalho apresentado à coordenação do curso de Teologia EAD para participação do Concurso de trabalhos Acadêmicos EAD Destaque do Ano da

Leia mais

Programa de Palestras de Conscientização e Prevenção de Drogas da Comunidade Nascer de Novo

Programa de Palestras de Conscientização e Prevenção de Drogas da Comunidade Nascer de Novo Programa de Palestras de Conscientização e Prevenção de Drogas da Comunidade Nascer de Novo Programa de Palestras de Conscientização e Prevenção de Drogas da Comunidade Nascer de Novo Olá, você, com certeza,

Leia mais

Retiro de Revisão de Metas do Querigma

Retiro de Revisão de Metas do Querigma Pe. Marco Antonio Guerrero Guapacho - Colômbia 1. Evangelização Evangelizar é um verbo, derivado de evangelho, que faz referência à proclamação, ao anúncio de Jesus Cristo e da sua mensagem. No propósito

Leia mais

A relação de amor entre Deus e a humanidade

A relação de amor entre Deus e a humanidade A relação de amor entre Deus e a humanidade A reflexão acerca do amor de Deus para com a humanidade é um grande desafio, pois falar do amor pressupõe a vivência do mesmo. Não basta falar do amor é preciso

Leia mais

Verificação do Cumprimento e Avaliação dos Indicadores do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção

Verificação do Cumprimento e Avaliação dos Indicadores do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção Verificação do Cumprimento e Avaliação dos Indicadores do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção JUSTIFICATIVA O método de verificação e avaliação dos

Leia mais

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA MACEDO, Emosanelle Modesto Monteiro 1 SILVA, Ana Paula Bezerra da 2 SILVA, Helizete Bezerra da 3 TRAJANO, Renata Marques Diniz 4 DIAS,

Leia mais

Prof. Volney Ribeiro

Prof. Volney Ribeiro A REDAÇÃO NO ENEM Prof. Volney Ribeiro Professor de língua portuguesa Especialista em Gestão Educacional Mestrando em Letras A prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo

Leia mais

JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO

JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO João 6 Nesta Lição Estudará... Jesus Alimenta a Multidão Jesus Anda em Cima das Águas O Povo Procura Jesus Jesus, o Pão da Vida As Palavras de Vida Eterna JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO: Leia João 6:1-15. Mateus,

Leia mais

Metodologia da Catequese com Crianças. Ligia Aparecida de Oliveira

Metodologia da Catequese com Crianças. Ligia Aparecida de Oliveira Metodologia da Catequese com Crianças Ligia Aparecida de Oliveira O que é ser Criança? Watson, Piaget ou Freud? Eis a Questão. John B. Watson, psicólogo americano, é o principal responsável pela teoria

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais