LABORATÓRIO MULTIMÉDIA INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA - ESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LABORATÓRIO MULTIMÉDIA INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA - ESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL"

Transcrição

1 / 3º SEMESTRE LABORATÓRIO MULTIMÉDIA

2 AULA 3 1. SITES INSTITUCIONAIS 2. ANÁLISE A SITES: CONCEITOS DE USABILIDADE, ARQUITECTURA DE INFORMAÇÃO E ESTRUTURA DE CONTEÚDOS. 3. OPTIMIZAÇÃO DE POSICIONAMENTO PARA MOTORES DE BUSCA. 4. AS PRINCIPAIS MÉTRICAS DE ANÁLISE DE UM WEBSITE.

3 1. SITES INSTITUCIONAIS

4 SITES INSTITUCIONAIS 1 QUAIS OS OBJECTIVOS? Uma frase curta que identifique dois ou três objectivos para servir de base ao design e organização das páginas do site. CONHECER O PÚBLICO Identificar os nossos potenciais utilizadores para que possamos estruturar o projecto em função dos interesses e expectativas destes utilizadores. Um projecto bem desenhado deve estar capacitado para dar resposta a utilizadores com diferentes níveis de habilidade.

5 SITES INSTITUCIONAIS 1 O INVENTÁRIO DE CONTEÚDOS Depois de termos a ideia bem amadurecida, a missão e os objectivos definidos, é necessário pensarmos a estrutura global do site. Pensar em todos os conteúdos que vamos colocar em cada página. A criação de um inventário ou uma base de dados de conteúdos existente é a base para criarmos um esboço detalhado dos itens necessários a incluir no site. A compreensão clara das nossas necessidades também nos ajuda a fazer uma planificação o mais realista possível do nosso projecto.

6 SITES INSTITUCIONAIS 1 METAS E ESTRATÉGIAS Qual a missão da nossa empresa? Como é que a criação do site dará suporte à nossa missão? Quais são as metas principais a atingir com esta ferramenta de comunicação? Quais os nossos públicos-alvo? O que desejamos que o utilizador faça ou pense após a visita ao nosso site? Como vamos medir o sucesso do nosso site? Como vamos manter o site actualizado depois de estar finalizado?

7 SITES INSTITUCIONAIS 1 TÓPICOS PARA A PRODUÇÃO? Qual o orçamento que temos para o site? Quantas páginas vai ter o nosso site? Qual é o máximo aceitável de acordo com o orçamento que temos? Quais os requisitos técnicos ou funcionais que iremos necessitar? Que conteúdos é que são necessários produzir de raiz?

8 SITES INSTITUCIONAIS 1 IDEIAS A TER EM CONTA Publicar o máximo de informação possível acerca da nossa empresa; O site só terá visitas se fornecermos informações úteis; Fazer um levantamento das informações que os clientes mais nos pedem (preços, catálogos, morada, localização, horários) e fornecer no site; Após o lançamento do site não podemos deixar de o manter actualizado ou estaremos a condená-lo ao fracasso;

9 SITES INSTITUCIONAIS 1 IDEIAS A TER EM CONTA Devemos fazer visitas frequentes ao site e recolher o máximo de opiniões possíveis de pessoas fora da empresa/organização; Monitorizar as estatísticas de acesso ao site ajuda a identificar as páginas mais visitadas, a origem dos acessos, no limite ajuda a traçar um perfil do nosso utilizador; O nosso site é a nossa imagem neste universo que é a Internet e será o único critério de selecção utilizado por milhões de pessoas.

10 O QUE NOS FAZ REGRESSAR A UM SITE?

11 Quem visita um site espera encontrar algo que valha a pena. Ninguém gosta de dar uma viagem como perdida. No entanto, fazer com que a visita a um site seja, de facto, positiva, exige um investimento afectivo e efectivo. É preciso recompensar cada visitante pelo facto de ter entrado no nosso site. E como se faz isso? Criando um ambiente acolhedor, oferecendo bons produtos, bons serviços, informação relevante, dando mais-valias e razões para voltar e divulgar o nosso negócio.

12 ESTRATÉGIAS PARA ATRAIR VISITANTES 1 NEWSLETTERS As newsletters são uma forma de fazer com que o cliente volte no momento em que nós desejamos. O site pode ter as melhores promoções, o melhor serviço, os utilizadores podem até ter ficado bem impressionados com o site, mas, mesmo que o site tenha sido adicionado aos favoritos, é muito improvável que se lembrem de voltar. Contornar esta situação não é fácil: primeiro é preciso recolher s. Para tal deve existir uma caixa onde o cliente insere o seu e o mínimo indispensável sobre si próprio. Não adianta pedir muita informação sobre o potencial cliente, pois isso é uma óptima maneira de afastá-lo e fazê-lo pensar duas vezes se vale ou não a pena receber a nossa Newsletter.

13 ESTRATÉGIAS PARA ATRAIR VISITANTES 1 NEWSLETTERS A Newsletter gera tráfego no site, pois relembra ao utilizador que o nosso site existe, isto ao mesmo tempo que o atrai com promoções e destaques. A Newsletter pode ter uma periodicidade semanal, quinzenal ou mensal ou pode ser enviada sempre que se justifique, como uma espécie de lembrete.

14 ESTRATÉGIAS PARA ATRAIR VISITANTES 1 ESTATÍSTICAS As Estatísticas de frequência do site são muito importante para ajuizar sobre a quantidade e qualidade do tráfego que gera. As Estatísticas permitem conhecer o número de visitantes, de visitas, de páginas vistas, as páginas mais populares, a duração de uma visita, os caminhos percorridos, a fidelização à página, os abandonos ao fim de 30 segundos, o site de origem do utilizador, as palavras por ele utilizadas no motor de pesquisa para chegar ao site. Estes dados ajudam a conhecer melhor a performance do site, a eliminar estratégias erradas e a ir cada vez ao encontro das expectativas dos utilizadores.

15 ESTRATÉGIAS PARA ATRAIR VISITANTES 1 REGISTO NOS MOTORES DE PESQUISA Os motores de pesquisa são uma das melhores formas do nosso site ser encontrado na web. É muito mais provável um utilizador clicar num link a partir de uma pesquisa num motor de pesquisa do que clicar num banner. Ter o site registado nos principais motores de pesquisa não é difícil. É até um dos primeiros procedimentos que se tem após ter o site online. O mais complicado é fazer com que o nosso site seja um dos primeiros a ser listado. Quanto mais conteúdo tiver o site (um mínimo de 100 páginas), mais oportunidades terá de ser bem classificado.

16 ESTRATÉGIAS PARA ATRAIR VISITANTES 1 GOOGLE ADWORDS Este serviço do Google permite exibir anúncios contextualmente relacionados com os resultados das buscas online, acedendo deste modo a um mercado que até há pouco tempo era inacessível. Os utilizadores da Internet prestam pouco atenção aos banners, pois associam banner a informação pouco credível. O Google Adword permite que quem quer que faça uma pesquisa sobre determinado assunto (EX.: comunicação ) encontre, ao mesmo tempo que faz pesquisa, pequenos anúncios que atraem tráfego de interesse ao nosso site. Desta forma assegura-se que as pessoas que visitam o nosso site estão interessadas no tipo de produto/serviço que tem para venda/oferta.

17 ESTRATÉGIAS PARA ATRAIR VISITANTES 1 SUGERIR O SITE A UM AMIGO outra forma de chamar tráfego para o nosso site é através do sistema sugerir este site a um amigo ou ser avisado quando este produto atinja determinado preço. Ao sugerir este site a um amigo, ou ao enviar um artigo ou uma notícia, estamos a fomentar o marketing viral e cirúrgico. Isto é, estamos a fazer chegar a um potencial cliente uma informação que de facto lhe interessa. E como a mensagem vai em nome do amigo que a enviou, leva como mais-valia um voto de credibilidade.

18 ESTRATÉGIAS PARA ATRAIR VISITANTES 1 SONDAGENS + INQUÉRITOS + FÓRUNS + CHATS + FORMULÁRIOS DE CONTACTO Os Fóruns de Discussão permitem que os utilizadores deixem as suas mensagens no site. O Fórum pode ser privado (só para utilizadores registados, o que é uma boa forma de recolher s) ou público, podendo estar sujeito a temas pré-definidos. Esta funcionalidade transforma o site num espaço verdadeiramente interactivo, fazendo com que os utilizadores falem entre si, criando-se assim uma comunidade. As Sondagens e Inquéritos servem o interesse do site, porque permitem analisar o grau de satisfação do cliente. Regularmente, podem criar-se perguntas ligadas à área de interesse do site, de forma a avaliar o interesse dos clientes por determinadas áreas. Conhecer melhor os visitantes do nosso site é sinónimo de um melhor serviço.

19 ESTRATÉGIAS PARA ATRAIR VISITANTES 1 SONDAGENS + INQUÉRITOS + FÓRUNS + CHATS + FORMULÁRIOS DE CONTACTO Depois de identificar os visitantes do site, é necessário ter um Formulário de contacto bem visível. Um Formulário de contacto permite que o utilizador entre directamente em contacto com o responsável pelo site através de uma interface web amigável. Os formulários ajudam a empresa a construir uma base de dados com as informações recolhidas e, a partir destes dados, pode melhorar os serviços e construir uma secção de Perguntas Frequentes (FAQ) cada vez mais bem adequadas às necessidades do cliente.

20 2. ANÁLISE A SITES: USABILIDADE, ARQUITECTURA DE INFORMAÇÃO E ESTRUTURA DE CONTEÚDOS

21 ANÁLISE A SITES 2 USABILIDADE A Usabilidade pode ser entendida como a medida em que um sistema, no nosso caso um website ou uma aplicação, pode ser usado por determinados utilizadores para conseguir objectivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação num determinado contexto de uso. [Lorés et al., 2002]

22 ANÁLISE A SITES 2 USABILIDADE CONSELHOS BÁSICOS PARA A ACESSIBILIDADE DE UM SITE IMAGENS LEGENDADAS OU DESCRIÇÃO COM TEXTO O LEITOR DE ECRÃ UTILIZADO POR UM CEGO IRÁ LER O TEXTO ALTERNATIVO ASSOCIADO À IMAGEM. [ - Outubro 2009]

23 ANÁLISE A SITES 2 USABILIDADE CONSELHOS BÁSICOS PARA A ACESSIBILIDADE DE UM SITE INCLUIR FERRAMENTAS QUE PERMITAM AUMENTAR O TEXTO [ - Outubro 2009]

24 ANÁLISE A SITES 2 USABILIDADE CONSELHOS BÁSICOS PARA A ACESSIBILIDADE DE UM SITE PERMITIR A ACTIVAÇÃO DOS ELEMENTOS DA PÁGINA ATRAVÉS DO TECLADO (ATALHOS DEFINIDOS). PESSOAS COM DESTREZA REDUZIDA OU COM INCAPACIDADE DE VER O CURSOR NO ECRÃ TÊM DIFICULDADES EM USAR UM DISPOSITIVO APONTADOR COMO O RATO, O TECLADO PODE SER A ÚNICA ALTERNATIVA.

25 ANÁLISE A SITES 2 USABILIDADE CONSELHOS BÁSICOS PARA A ACESSIBILIDADE DE UM SITE CÓDIGO FRIENDLY DOS SINTETIZADORES DE FALA. EXEMPLO DE UM SITE COM SINTETIZADOR DE FALA:

26 ANÁLISE A SITES 2 USABILIDADE São várias as recomendações da Web Acessibility Initiative (WAI) do World Wide Web Consortium (W3C), mas as principais tem por base estas duas ideias: Fornecer informações em qualquer tipo de meio além do texto normal; Fornecer sempre uma versão alternativa ou substituta. A noção de substituto está no adn da própria Web, permitindo que conteúdos ricos e variados se transformem elegantemente sob diversas condições. Incluir alternativas como parte do design da nossa página para utilizadores que não podem aceder a conteúdos básicos.

27 ANÁLISE A SITES 2 ARQUITECTURA DE INFORMAÇÃO Quando especificamos o conteúdos e a organização do nosso site. A equipa deve fazer o inventário de todo o conteúdo existente, descrever quais os novos conteúdos que precisam de ser produzidos e definir uma estrutura de organização desse conteúdo. Depois da arquitectura do conteúdo estar definida, devemos construir pequenos protótipos das partes do site para testar qual a experiência de navegar dentro do design da página.

28 ANÁLISE A SITES 2 ARQUITECTURA DE INFORMAÇÃO OS PROTÓTIPOS SÃO ÚTEIS POR DOIS MOTIVOS: São a melhor forma de testar a navegação e desenvolver o interface do utilizador; Permitem que os designers desenvolvam relações entre a aparência do site e a sua compatibilidade com o desenho das informações da interface de navegação.

29 ANÁLISE A SITES 2 ESTRUTURA DE CONTEÚDOS Cinco passos básicos para a organização das nossas informações: Dividir o conteúdo em unidades lógicas; Estabelecer uma hierarquia de importância entre as unidades; Utilizar esta hierarquia de importância entre as unidades; Construir um site que siga de perto a estrutura de informações que determinamos; Análise do êxito funcional e estético do nosso sistema.

30 3. OPTIMIZAÇÃO DE POSICIONAMENTO PARA MOTORES DE BUSCA

31 OPTIMIZAÇÃO DE POSICIONAMENTO PARA MOTORES DE BUSCA 3 Optimizar a visibilidade de um site já construído pode tornar-se numa tarefa demorada e cara, no entanto se incluirmos esta fase quando estamos a planificar a produção do nosso site, naturalmente este será produzido a partir das boas condutas de optimização de sites.

32 OPTIMIZAÇÃO DE POSICIONAMENTO PARA MOTORES DE BUSCA 3 PRÁTICAS A SEGUIR PARA UMA BOA OPTIMIZAÇÃO DE SITES 1. PUBLICAR INFORMAÇÃO INTERESSANTE A primeira e mais importante regra para conseguirmos que a nossa página apareça nos resultados dos motores de busca é esta apresentar informação interessante e de preferência única. (o Google é sobretudo um indexador de popularidade). 2. ESCOLHER TÍTULOS DESCRITIVOS Um bom título para uma página é muito importante para descrever o nosso conteúdo. O título é a primeira informação que os utilizadores examinam quando analisam os resultados apresentados pelo motor de busca.

33 OPTIMIZAÇÃO DE POSICIONAMENTO PARA MOTORES DE BUSCA 3 PRÁTICAS A SEGUIR PARA UMA BOA OPTIMIZAÇÃO DE SITES 3. USAR AS TAGS DE HTML PARA PUBLICAR TEXTOS E TÍTULOS DESCRITIVOS Os motores de busca retiram e processam as palavras contidas nos textos das páginas web para construir os seus índices. Dificilmente conseguem extrair texto contido em imagens, códigos javascript, ou animações utilizando tecnologia Adobe Flash.

34 OPTIMIZAÇÃO DE POSICIONAMENTO PARA MOTORES DE BUSCA 3 PRÁTICAS A SEGUIR PARA UMA BOA OPTIMIZAÇÃO DE SITES 4. VERIFICAR ORTOGRAFIA É importante verificar a ortografia das nossas páginas e devemos sempre escrever em português correcto, usando acentos e cedilhas. Se escrevermos palavras com erros de ortografia na nossa página, o utilizador que pesquise por essas palavras terão que adivinhar o erro que nós cometemos para obter a nossa página nos resultados apresentados pelo motor de busca. Já para não falar que uma página com estes tipos de erros é considerada uma fonte não segura.

35 OPTIMIZAÇÃO DE POSICIONAMENTO PARA MOTORES DE BUSCA 3 PRÁTICAS A SEGUIR PARA UMA BOA OPTIMIZAÇÃO DE SITES 5. UM LINK ÚNICO PARA CADA PÁGINA As páginas dinâmicas são geradas automaticamente quando um servidor web recebe um pedido, ou seja, não existem fisicamente em disco e são geradas dinamicamente a partir de informação armazenada em bases de dados. Os motores de busca recolhem todas as páginas que sejam apontadas por um URL. Deste modo recolhem também as páginas geradas dinamicamente desde que exista um link que faça gerar a nossa página.

36 OPTIMIZAÇÃO DE POSICIONAMENTO PARA MOTORES DE BUSCA 3 PRÁTICAS A SEGUIR PARA UMA BOA OPTIMIZAÇÃO DE SITES 6. TEXTO DESCRITIVO NAS ÂNCORAS DE TODOS OS LINKS O texto da âncora apresenta uma curta descrição do conteúdo apontado pelo link. Um link para a página com âncora visibilidade em motores de busca, em vez de aparecer simplesmente clique aqui, fará com que esta página apareça melhor posicionada nos resultados obtidos, quando alguém pesquisar pelas palavras: VISIBILIDADE ou MOTORES ou BUSCA Esta regra facilitara também a navegabilidade no site porque permite aos utilizadores decidirem mais rapidamente se têm interesse em visualizar o conteúdo apontado.

37 4. AS PRINCIPAIS MÉTRICAS DE ANÁLISE DE RESULTADOS DE UM SITE

38 AS PRINCIPAIS MÉTRICAS DE ANÁLISE DE RESULTADOS DE UM SITE 4 A comunicação digital alterou profundamente a maneira como as pessoas, organizações e também as marcas comunicam, exigindo aos profissionais da comunicação novos processos de comunicação baseados nas novas oportunidades de diálogo e interacção com os utilizadores/consumidores. O meio digital obriga a uma maior e melhor monitorização dos percursos e actividades dos utilizadores/consumidores, abrindo novas áreas de oportunidade para as organizações e marcas.

39 AS PRINCIPAIS MÉTRICAS DE ANÁLISE DE RESULTADOS DE UM SITE 4 PARA MEDIR A EFICIÊNCIA DESTAS NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO ONLINE EXISTEM AS SEGUINTES MÉTRICAS: SITES NÚMERO DE VISITANTES ÚNICOS (UNIQUE USERS): número de visitas a um site num determinado período de tempo, a partir de uma morada IP única. PÁGINAS VISITADAS (PAGEVIEWS): o número de vezes que uma página foi visitada num determinado site, independentemente do número de elementos gráficos existentes. Quanto maior for o número de pageviews (acessos) maior será a visibilidade da página de Internet. NÚMERO DE DOWNLOADS OU OUTRAS INTERACÇÕES

40 AS PRINCIPAIS MÉTRICAS DE ANÁLISE DE RESULTADOS DE UM SITE 4 PARA MEDIR A EFICIÊNCIA DESTAS NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO ONLINE EXISTEM AS SEGUINTES MÉTRICAS: SITES GOOGLE ANALYTICS (GRATUITO): Nº DE UTILIZADORES A SUA ORIGEM GEOGRÁFICA (por país ou por região) ORIGEM EM MOTORES DE BUSCA OU OUTROS SITES BROWSER UTILIZADO TIME SPENT ON SITE: mede a quantidade de tempo que um utilizador permanece nas páginas de um determinado site. HITS: um registo, significa que um arquivo foi requisitado a partir de uma página na

41 AS PRINCIPAIS MÉTRICAS DE ANÁLISE DE RESULTADOS DE UM SITE 4 PARA MEDIR A EFICIÊNCIA DESTAS NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO ONLINE EXISTEM AS SEGUINTES MÉTRICAS: WEBDISPLAY NÚMERO DE VISITANTES ÚNICOS (UNIQUE USERS) TAXA DE CLICK (CLICKTHROUGH RATE - CTR): número médio de clicks por cada cem impressões mostradas, expresso em percentagem. IMPRESSÕES POR UTILIZADOR ÚNICO Estas métricas permitem a análise para cada localização e para cada criatividade utilizada.

42 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBRAS BIBLIOGRÁFICAS AUSTIN, Tricia & DOUST, Richard. NEW MEDIA DESIGN. Laurence King Publishing Ltd (2007). COCORAN, Ian, THE ART OF DIGITAL BRANDING. Allworth Press (2007). DIJCK, Peter Van, INFORMATION ARCHITECTURE FOR DESIGNERS. RotoVision (2003). ENGLAND, Elaine & FINNEY, Andy. MANAGING MULTIMEDIA. Addison Wesley - 3ª Edição (2002). FRIEDLEIN, Ashley. WEB PROJECT MANAGEMENT. Morgan Kaufmann Publishers (2001). MEMÓRIA, Felipe. DESIGN PARA A INTERNET. Elsevier - Campus 4ª Edição (2006). RIBEIRO, Nuno, MULTIMÉDIA E TECNOLOGIAS INTERACTIVAS. FCA - Tecnologias de Informação (2004). RYAN, Damian & JONES, Calvin. UNDERSTANDING DIGITAL MARKETING. Kogan Page (2009).

MÓDULO MULTIMÉDIA PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES. MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com. URL: http://esganarel.home.sapo.

MÓDULO MULTIMÉDIA PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES. MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com. URL: http://esganarel.home.sapo. MÓDULO MULTIMÉDIA PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com URL: http://esganarel.home.sapo.pt GABINETE: 1G1 - A HORA DE ATENDIMENTO: SEG. E QUA. DAS 11H / 12H30 (MARCAÇÃO

Leia mais

MÓDULO MULTIMÉDIA. Text PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES. MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com. URL: http://esganarel.home.sapo.

MÓDULO MULTIMÉDIA. Text PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES. MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com. URL: http://esganarel.home.sapo. MÓDULO MULTIMÉDIA PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com URL: http://esganarel.home.sapo.pt Text GABINETE: 1G1 - A HORA DE ATENDIMENTO: SEG. E QUA. DAS 11H / 12H30

Leia mais

Seminário Online. Como melhorar a Performance do seu Site ou Blog?

Seminário Online. Como melhorar a Performance do seu Site ou Blog? Seminário Online 1 Como melhorar a Performance do seu Site ou Blog? 2 Índice Objectivos Site ou Blog O que é o Google Analytics? Métricas Google Analytics Funcionalidades e Relatórios Como aumentar a Performance

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

António Amaro Marketing Digital Junho 2014 INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS

António Amaro Marketing Digital Junho 2014 INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS FACTOS A Internet mudou profundamente a forma como as pessoas encontram, descobrem, compartilham, compram e se conectam. INTRODUÇÃO Os meios digitais, fazendo hoje parte do quotidiano

Leia mais

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO DOMINE A 110% ACCESS 2010 A VISTA BACKSTAGE Assim que é activado o Access, é visualizado o ecrã principal de acesso na nova vista Backstage. Após aceder ao Access 2010, no canto superior esquerdo do Friso,

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

12 (ou mais ) FERRAMENTAS MARKETING DIGITAL

12 (ou mais ) FERRAMENTAS MARKETING DIGITAL 12 (ou mais ) FERRAMENTAS PARA DE O MARKETING DIGITAL O site é sem duvida a peça fundamental quando falamos de marketing digital! É através dele que a empresa se vai apresentar ao mundo, e sim, neste

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

Criar Newsletters. Guia rápido sobre...

Criar Newsletters. Guia rápido sobre... Guia rápido sobre... Criar Newsletters Neste guia... Saiba como criar atrativas newsletters em texto simples ou HTML para captar a atenção de seus contatos e ir ao encontro de seus interesses e expectativas.

Leia mais

A criação de um site público e dinâmico

A criação de um site público e dinâmico PHC dportal A criação de um site público e dinâmico A solução ideal para criar um site público e dinâmico com um visual profissional, e facilmente utilizável por colaboradores sem conhecimentos de HTML.

Leia mais

GLOSSÁRIO TV TEM INTERNET ATUALIZADO EM 02/2013

GLOSSÁRIO TV TEM INTERNET ATUALIZADO EM 02/2013 GLOSSÁRIO TV TEM INTERNET ATUALIZADO EM 02/2013 Tel: (15) 3224.8770 marketing.internet@tvtem.com 1 CPC Custo por clique É o valor pago para cada vez que um de seus anúncios é clicado. CPM Custo por mil

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

PUBLICIDADE DIGITAL E NEW MEDIA 2009-2010 / 6º SEMESTRE

PUBLICIDADE DIGITAL E NEW MEDIA 2009-2010 / 6º SEMESTRE PUBLICIDADE DIGITAL E NEW MEDIA 2009-2010 / 6º SEMESTRE PRÓXIMA AULA: APRESENTAÇÃO DE PLANO DE COMUNICAÇÃO E O FILME DO YOUTUBE? AULA 12 A. EMAIL MARKETING - Objectivos e problemas - Ideias - Vantagens

Leia mais

Construção de um WebSite. Luís Ceia

Construção de um WebSite. Luís Ceia Construção de um WebSite Para a construção de um WebSite convém ter-se uma planificação cuidada. Para tal podemos considerar seis etapas fundamentais: 1. Planeamento 2. Desenvolvimento de Conteúdos 3.

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

1 2 3 W O R K S H O P 4 5 6 W O R K S H O P 7 W O R K S H O P 8 9 10 Instruções gerais para a realização das Propostas de Actividades Para conhecer em pormenor o INTERFACE DO FRONTPAGE clique aqui 11 CONSTRUÇÃO

Leia mais

geas www.sensocomum.pt

geas www.sensocomum.pt geas Como uma aplicação online pode facilitar a gestão da minha associação + fácil fichas de sócio online + rápido consulta de cotas + controlo histórico de alteração dados Com uma ferramenta disponível

Leia mais

Como Criar Sites Grátis de Sucesso

Como Criar Sites Grátis de Sucesso Truques e Dicas Como Criar Sites Grátis de Sucesso Tudo o Que Precisa Para Ter Sucesso na Internet Gratuitamente! INTRODUÇÃO... 2 COMO ESCOLHER O TEMA DO SITE... 4 DICAS PARA REGISTAR UM DOMÍNIO... 5 COMO

Leia mais

A SÈTIMA. O nosso principal objectivo

A SÈTIMA. O nosso principal objectivo 03 A SÈTIMA A SÉTIMA produz soluções de software maioritariamente com recurso à WEB, de modo a dar suporte ao crescimento tecnológico que é já a maior realidade do século XXI. Esta aposta deve-se ao facto

Leia mais

MÓDULO MULTIMÉDIA PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES. MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com. URL: http://esganarel.home.sapo.

MÓDULO MULTIMÉDIA PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES. MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com. URL: http://esganarel.home.sapo. MÓDULO MULTIMÉDIA PROFESSOR: RICARDO RODRIGUES MAIL: rprodrigues@escs.ipl.pt esganarel@gmail.com URL: http://esganarel.home.sapo.pt GABINETE: 1G1 - A HORA DE ATENDIMENTO: SEG. E QUA. DAS 11H / 12H30 (MARCAÇÃO

Leia mais

BLOG ESTRATÉGIA DIGITAL TABELA DE PUBLICIDADE. Outubro / Dezembro 2015

BLOG ESTRATÉGIA DIGITAL TABELA DE PUBLICIDADE. Outubro / Dezembro 2015 BLOG ESTRATÉGIA DIGITAL TABELA DE PUBLICIDADE Outubro / Dezembro 2015 TABELA DE PUBLICIDADE ESTRATÉGIA DIGITAL (OUTUBRO DEZEMBRO 2015) PORQUÊ ANUNCIAR NO BLOG ESTRATÉGIA DIGITAL? O Blog Estratégia Digital

Leia mais

WEB DESIGN LAYOUT DE PÁGINA

WEB DESIGN LAYOUT DE PÁGINA LAYOUT DE PÁGINA Parte 1 José Manuel Russo 2005 2 Introdução Quando se projecta um Web Site é fundamental definir com o máximo rigor possível os Objectivos a atingir no projecto, para que a sua concepção

Leia mais

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

Como fazer Newsletters de Sucesso

Como fazer Newsletters de Sucesso ebook Como fazer Newsletters de Sucesso egorealestate.com Não compre base de dados Não utilize base de dados compradas ou sobre as quais não detêm direitos. Este poderá tornar-se um mau investimento, devido

Leia mais

Nós fazemos fácil o difícil

Nós fazemos fácil o difícil O serviço TrustThisProduct é baseado na ideia de que informação detalhada e de confiança sobre um produto é a forma de chegar às mãos do consumidor. Como resultado, a pessoa ficará mais satisfeita com

Leia mais

Guia do Estudante. Versão 1.2b

Guia do Estudante. Versão 1.2b Guia do Estudante Versão 1.2b Atividade Dependendo do seu cenário de jogo, você estará a anunciar produtos e serviços em Baigoo - um fictício Motor de Busca. Baigoo simula um modelo de anúncio de mercado

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Conteúdo

Manual de Gerenciamento de Conteúdo Manual de Gerenciamento de Conteúdo 1 Sumário 1) O que é um Gerenciador de Conteúdo...3 2) Como o Site está Estruturado...3 3) Como Gerenciar o Conteúdo do Site...5 3.1) Adicionar Itens no Menu de Navegação...6

Leia mais

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover SATIS 2011 Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5

Leia mais

Sobre o portal. Tráfego. Possibilidades de cooperação

Sobre o portal. Tráfego. Possibilidades de cooperação Sobre o portal Tráfego O Estheticon oferece informações abrangentes sobre medicina estética. Ele foi desenvolvido como um portal educacional, permitindo que os pacientes encontrem detalhes de médicos e

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

Tutorial Básico de Google Analytics

Tutorial Básico de Google Analytics Tutorial Básico de Google Analytics O que é o Google Analytics? O Google Analytics é uma API gratuita disponibilizada pelo Google e que é usada pelos desenvolvedores de sites e profissionais de SEO para

Leia mais

E- Marketing - Estratégia e Plano

E- Marketing - Estratégia e Plano E- Marketing - Estratégia e Plano dossier 2 http://negocios.maiadigital.pt Indíce 1 E-MARKETING ESTRATÉGIA E PLANO 2 VANTAGENS DE UM PLANO DE MARKETING 3 FASES DO PLANO DE E-MARKETING 4 ESTRATÉGIAS DE

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

Metodologia Projectual?

Metodologia Projectual? Metodologia Projectual? > Metodologia é a parte da lógica que estuda os métodos das diversas ciências, segundo as leis do raciocínio > estudar e enumerar as tarefas de forma a que o projecto seja feito

Leia mais

Política de Privacidade. para a página de internet MyLyconet

Política de Privacidade. para a página de internet MyLyconet Política de Privacidade para a página de internet MyLyconet A Lyoness e o proprietário ("Proprietário") desta página de internet MyLyconet ("Página") [nome do proprietário] acreditam plenamente na proteção

Leia mais

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas FM-0 1/21 ÍNDICE 1. MÓDULO DESKTOP(SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 Cadastro de Ofertas de Empregos:... 2 Cadastro de Eventos:... 3 Cadastro de Instituições do Curriculum:... 5 Cadastro de Cursos do Curriculum:...

Leia mais

Clique este botão para submeter outra pesquisa. Você também pode fazê-lo premindo a tecla 'Enter'.

Clique este botão para submeter outra pesquisa. Você também pode fazê-lo premindo a tecla 'Enter'. A. Guias Clique na aba do tipo de procura que você precisa. Escolha entre pesquisar na Web, somente imagens, Grupos (arquivo de discussão Usenet) ou o Diretório Google (a Web organizada em categorias navegáveis).

Leia mais

Introdução ao GetResponse

Introdução ao GetResponse Guia rápido sobre... Introdução ao GetResponse Neste guia... Aprenda a construir sua lista, a criar envolventes e-mails e a converter contatos em clientes em GetResponse, com acesso aos melhores recursos

Leia mais

BearingNet Bem-vindo Contenuto

BearingNet Bem-vindo Contenuto Contenuto Introdução... 2 Selecionar idioma... 3 Banners Publicitários... 3 Membro... 3 Atividade... 3 Utilidades... 3 Feriado Público... 6 Pedido de Ajuda... 6 Procurar... 7 Notícias recentes... 7 Novo

Leia mais

Pacotes de soluções Para websites

Pacotes de soluções Para websites Guia de ajuda Neste exemplo a empresa pretende endereço, email, alojamento e registo nos motores de busca: Anuidade: 57,95 + IVA Criação do site: 200,00 + IVA Pacotes de soluções Para websites 1º Encargo

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

Pesquisas Google - O Essencial

Pesquisas Google - O Essencial Pesquisas Google - O Essencial Para fazer uma consulta no Google, basta digitar algumas poucas palavras de descrição e pressionar a tecla "Enter" (ou clicar no Botão de Busca do Google) para a sua lista

Leia mais

É um prazer ter você como cliente da Agência WX.

É um prazer ter você como cliente da Agência WX. Seja bem vindo! É um prazer ter você como cliente da Agência WX. Agência WX Somos uma equipe jovem e dedicada que procura se comunicar com o cliente de forma clara e objetiva. Agora que vamos trabalhar

Leia mais

Etapas de uma campanha de email marketing

Etapas de uma campanha de email marketing Etapas de uma campanha de email marketing Conheça as principais etapas de uma campanha de email marketing, desde o planeamento das acções, até a análise das métricas de resultados. Ao contrário do que

Leia mais

Escolha seu plano e entre em contato conosco: contato@estilo7.com.br

Escolha seu plano e entre em contato conosco: contato@estilo7.com.br Escolha seu plano e entre em contato conosco: contato@estilo7.com.br Obrigado por baixar nossa tabela de planos! Aproveite e desfrute já do seu Bônus: 3 dicas exclusivas que separamos para você aumentar

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

Portal AEPQ Manual do utilizador

Portal AEPQ Manual do utilizador Pedro Gonçalves Luís Vieira Portal AEPQ Manual do utilizador Setembro 2008 Engenharia Informática - Portal AEPQ Manual do utilizador - ii - Conteúdo 1 Introdução... 1 1.1 Estrutura do manual... 3 1.2 Requisitos...

Leia mais

Ao redigir este pequeno guia pretendi ser conciso, indo directamente ao essencial.

Ao redigir este pequeno guia pretendi ser conciso, indo directamente ao essencial. Introdução O referenciamento é hoje um componente indispensável para ter um site ou blog de sucesso na Internet. Porquê? Simplesmente porque se inicialmente as primeiras visitas do seu site ou blog são

Leia mais

Portal da Imprensa Regional. Actualizações e Correcções

Portal da Imprensa Regional. Actualizações e Correcções Portal da Imprensa Regional Actualizações e Correcções Índice Versão: 3.1.3... 3... 3 BackOffice... 3 Versão: 3.0.1... 3... 3 BackOffice... 3 Versão: 3.0.0... 4... 4 BackOffice... 4 Histórico de Versões...

Leia mais

Guia para iniciantes no Adwords. Edição para iniciantes

Guia para iniciantes no Adwords. Edição para iniciantes Guia para iniciantes no Adwords Edição para iniciantes 02 Prezado Cliente, Agradecemos o interesse em utilizar o Google em sua publicidade. Este guia pretende dar uma visão geral sobre: 03 SUMÁRIO Onde

Leia mais

Manual de utilizador CRM

Manual de utilizador CRM Manual de utilizador CRM Formulário de Login Personalizado de acordo com a sua empresa mantendo a sua imagem corporativa. Utilizador: Admin Password: 123 1 Formulário Principal Este formulário está dividido

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Ter um site na internet traz muitas vantagens para uma confeitaria:

Ter um site na internet traz muitas vantagens para uma confeitaria: INTERNET SITE NA INTERNET Ter um site na internet traz muitas vantagens para uma confeitaria: É mais fácil, para os seus clientes, encontrarem informações que procuram, tal como moradas, horários, etc.

Leia mais

Criar Pesquisas. Guia rápido sobre...

Criar Pesquisas. Guia rápido sobre... Guia rápido sobre... Criar Pesquisas Neste guia... Aprenda a fazer perguntas as vezes que forem necessárias e obter os dados que você necessita para melhorar seus produtos, personalizar campanhas e ficar

Leia mais

TURBINAMOS O SEU NEGÓCIO NA WEB.

TURBINAMOS O SEU NEGÓCIO NA WEB. TURBINAMOS O SEU NEGÓCIO NA WEB. CONTACTOS POTENCIAIS CLIENTES NOTORIEDADE CLIENTES CONTACTOS VENDAS WEBSITE VENDAS EMPRESA A GEOCLICK ATUA NA ÁREA DO MARKETING DIGITAL, ONDE TEM JÁ UM VASTO PORTFÓLIO

Leia mais

A Internet 7 Criação de Páginas Web

A Internet 7 Criação de Páginas Web 7 - Criação de Páginas Web A Internet A Internet Empresas, instituições e pessoas individuais estão cada vez mais interessadas não só em aceder ao imenso manancial de informação disponibilizado pela Internet

Leia mais

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II O seguinte exercício contempla um processo com três estágios. Baseia-se no Inquérito de Satisfação Fase II, sendo, por isso, essencial compreender primeiro o problema antes de começar o tutorial. 1 1.

Leia mais

Email Marketing. Serviço de email marketing

Email Marketing. Serviço de email marketing Email Marketing Serviço de email marketing A quem se destina? Empresas e Organizações que pretendam: Interagir com os seus clientes, cidadãos, associados, membros, sócios, contactos, leads ou interessados

Leia mais

A sua empresa é uma Beta-Tester da Imoplataforma. Guia de Utilização

A sua empresa é uma Beta-Tester da Imoplataforma. Guia de Utilização 1. A sua Imoplataforma 2. O primeiro login 3. Página de acolhimento 4. Inserir imóveis A sua empresa é uma Beta-Tester da Imoplataforma Guia de Utilização 5. Editar imóveis 6. Gerir as exportações 7. Eliminar

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Índice. Enquadramento do curso 3 Estrutura Programática 4. Primeiros passos com o e-best Learning 6. Actividades e Recursos 11

Índice. Enquadramento do curso 3 Estrutura Programática 4. Primeiros passos com o e-best Learning 6. Actividades e Recursos 11 Índice Parte 1 - Introdução 2 Enquadramento do curso 3 Estrutura Programática 4 Parte 2 Desenvolvimento 5 Primeiros passos com o e-best Learning 6 Como aceder à plataforma e-best Learning?... 6 Depois

Leia mais

Sessão de Esclarecimento. Curso de Webdesign

Sessão de Esclarecimento. Curso de Webdesign Sessão de Esclarecimento Curso de Webdesign Alguns factos: A industria de serviços de Webdesign representa um mercado de $24B apenas nos EUA. Todos os meses são publicados cerca de 16M novos websites.

Leia mais

ferramentas e funcionalidades básicas

ferramentas e funcionalidades básicas ferramentas e funcionalidades básicas MOODLE - Tipos de Actividades Núcleo Minerva da Universidade de Évora Referendo A actividade Referendo permite ao professor fazer, por exemplo, uma sondagem de opinião

Leia mais

Usando Ferramentas de Busca

Usando Ferramentas de Busca Web Marketing Usando Ferramentas de Busca Marcelo Silveira Novatec Editora Ltda. www.novateceditora.com.br 1 Conhecendo o cenário de pesquisas na Internet Este capítulo apresenta uma visão geral sobre

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

O que é o Google Adwords?

O que é o Google Adwords? O que é o Google Adwords? É o sistema de publicidade do Google, que é a ferramenta de busca mais usada no Brasil e no mundo. Existem 4 tipos diferentes de campanhas no Google Adwords. 1 Rede de Pesquisa

Leia mais

Quadros Interactivos CLASUS

Quadros Interactivos CLASUS Quadros Interactivos CLASUS Quadros Interactivos CLASUS Introdução à Utilização dos Quadros Interactivos e Software A-migo Pagina 1 Introdução à Utilização dos Quadros Interactivos e Software A-migo 1.

Leia mais

Pesquisa e organização de informação

Pesquisa e organização de informação Pesquisa e organização de informação Capítulo 3 A capacidade e a variedade de dispositivos de armazenamento que qualquer computador atual possui, tornam a pesquisa de informação um desafio cada vez maior

Leia mais

Catálogo de Serviços SimpleSites

Catálogo de Serviços SimpleSites Catálogo de Serviços SimpleSites Apresentação Nossa empresa Criamos mais do que sites Por seguirmos o conceito all-in-one (tudo em um), provemos de forma completa todos os serviços necessários para promover

Leia mais

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo!

JOOPP O construtor de sites mais rápido do mundo! O construtor de sites mais rápido do mundo! DIFERENÇAS ENTRE PÁGINA DO FACEBOOK (FANPAGE) E PERFIL Página no Facebook (Fanpage) Fanpage é uma página no facebook própria para empresas; Vantagens: Pode ser

Leia mais

Manual de criação de envios no BTG360

Manual de criação de envios no BTG360 Manual de criação de envios no BTG360 Série manuais da ferramenta ALL in Mail Introdução O BTG 360 utiliza a tecnologia do behavioral targert para que você alcance resultados ainda mais assertivos com

Leia mais

PHC Imóveis CS. A gestão das atividades da mediadora imobiliária

PHC Imóveis CS. A gestão das atividades da mediadora imobiliária Descritivo PHC Imóveis CS PHC PHC Imóveis CS A gestão das atividades da mediadora imobiliária A solução para o aumento da produtividade de todas as atividades da mediadora imobiliária, desde a carteira

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE BLOGUES

CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE BLOGUES CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE BLOGUES CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE BLOGUES Aproveitando o próprio ambiente Internet, apresentamos neste tutorial um conjunto de sugestões para criar e manter o seu blogue. Indicamos

Leia mais

Como fazer uma página WEB

Como fazer uma página WEB Como fazer uma página WEB Pontos a ter em conta na criação de uma página web. 1. O posicionamento 2. O crescimento 3. O ponto de vista do cliente 4. As operações mais frequentes 5. A análise da concorrência

Leia mais

Introdução ao Google Adwords. Tiago Flores Dias

Introdução ao Google Adwords. Tiago Flores Dias Introdução ao Google Adwords Tiago Flores Dias Introdução Neste aula seguiremos os seguintes tópicos O que é Publicidade Online Conheça o Perfil dos E-consumidores O que são Objetivos de Marketing O que

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Manual de Utilização MU003-1.0/2013 ISPADIGITAL/e-Campus(Perfil utilizador - Estudante)

Manual de Utilização MU003-1.0/2013 ISPADIGITAL/e-Campus(Perfil utilizador - Estudante) Manual de Utilização MU003-1.0/2013 ISPADIGITAL/e-Campus(Perfil utilizador - Estudante) 1. Introdução I 2. Primeiros passos I 3. Unidade Curricular I 4. Recursos e atividades O e-campus do ISPA - Instituto

Leia mais

REGISTRANDO DOMÍNIOS, COMO PUBLICAR UM SITE? DIRECIONANDO O DNS. Professor Carlos Muniz

REGISTRANDO DOMÍNIOS, COMO PUBLICAR UM SITE? DIRECIONANDO O DNS. Professor Carlos Muniz REGISTRANDO DOMÍNIOS, DIRECIONANDO O Registrando Domínios Muito se tem falado sobre o crescimento em mídia on-line, sobre a ampliação do uso dessa ferramenta para comunicar...seja para negócios, para estudar,

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Site http://www.areastore.com/

POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Site http://www.areastore.com/ a POLÍTICA DE PRIVACIDADE Site http://www.areastore.com/ A AREA Infinitas - Design de Interiores, S.A. ( AREA ) garante aos visitantes deste site ( Utilizador ou Utilizadores ) o respeito pela sua privacidade.

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

A. O Sindepark. 1. História

A. O Sindepark. 1. História Reestruturação de todo o site utilizando outras tecnologias, nova identidade visual, que seja adaptável à realidade dos smartphones e inserir novas ferramentas. Web Site - Versão Desktop O site seguirá

Leia mais

XX Foro Iberoamericano de Sistemas de Garantía y Financiación para las Pymes

XX Foro Iberoamericano de Sistemas de Garantía y Financiación para las Pymes XX Foro Iberoamericano de Sistemas de Garantía y Financiación para las Pymes PLATAFORMAS/HERRAMIENTAS TECNOLOGICAS PARA LA GESTION Y COMUNICACION DE LOS SISTEMAS DE GARANTIA NEWSLETTER NORGARANTE Presentado

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE Este site é propriedade da Johnson & Johnson Limitada. Esta Política de Privacidade foi concebida para o informar das nossas regras no que respeita à recolha, utilização e divulgação

Leia mais

10 estratégias para gerar tráfego para seu blog

10 estratégias para gerar tráfego para seu blog Este E-book pode ser distribuído livremente. Autor : William Rossi http://www.sucessocomocriar.com/blog William Rossi - http://www.sucessocomocriar.com/blog Página 1 O maior problema que os blogueiros

Leia mais

SEMINÁRIO: PROFISSÕES DA COMUNICAÇÃO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA - ESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

SEMINÁRIO: PROFISSÕES DA COMUNICAÇÃO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA - ESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 2009-2010 / 1º SEMESTRE SEMINÁRIO: PROFISSÕES DA COMUNICAÇÃO RICARDO RODRIGUES GABINETE: 1G1 A AULAS@ESGANA.COM www.esgana.com/aulas 1. O QUE VAMOS FALAR NESTE MÓDULO? O QUE VAMOS FALAR NESTE MÓDULO? 1

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia de Setúbal. Projecto Final

Escola Superior de Tecnologia de Setúbal. Projecto Final Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal Departamento de Sistemas e Informática Projecto Final Computação na Internet Ano Lectivo 2002/2003 Portal de Jogos Executado por:

Leia mais

Segmentação de Lista de Contatos

Segmentação de Lista de Contatos Guia rápido sobre... Segmentação de Lista de Contatos Neste guia... Aprenda a criar combinações precisas para uma segmentação direta e eficaz. Índice 1. Pesquisar Contatos! 3 1.1 Página de pesquisa de

Leia mais

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 Remarketing é um recurso utilizado para direcionar anúncios personalizados para as pessoas que visitaram uma determinada página do seu site ou clicaram

Leia mais

Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite

Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite Sumário Acessando a página do HelpDesk helpdesk.virtuem.com.br... 3 Criando um Ticket... 6 Visualizando Tickets Existentes... 9 Respondendo um Ticket...

Leia mais

T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O

T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O USAR O FACEBOOK E OUTRAS REDES SOCIAIS PARA DIVULGAR/PROMOVER Facebook é uma rede social, criada em 2004. Os utilizadores registados

Leia mais

Editor HTML. Composer

Editor HTML. Composer 6 Editor HTML 6 Composer Onde criar Páginas Web no Netscape Communicator? 142 A estrutura visual do Composer 143 Os ecrãs de apoio 144 Configurando o Composer 146 A edição de Páginas 148 Publicando a sua

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos. Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012

Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos. Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012 Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012 Marketing criar produtos e serviços que atendam necessidades

Leia mais

PHC dteamcontrol Externo

PHC dteamcontrol Externo PHC dteamcontrol Externo A gestão remota de projetos e de informação A solução via Internet que permite aos seus Clientes participarem nos projetos em que estão envolvidos, interagindo na otimização dos

Leia mais

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Castelo Branco Departamento de Informática Curso de Engenharia Informática Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais Ano Lectivo de 2005/2006

Leia mais