AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADA POR DISPOSITIVOS MÓVEIS POR MEIO DO COMANDO DE VOZ VIA BLUETOOTH

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADA POR DISPOSITIVOS MÓVEIS POR MEIO DO COMANDO DE VOZ VIA BLUETOOTH"

Transcrição

1 AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADA POR DISPOSITIVOS MÓVEIS POR MEIO DO COMANDO DE VOZ VIA BLUETOOTH Rafael Garcia Pinheiro 1 Marcelo Tadeu Boer 2 RESUMO: A tecnologia vem adquirindo espaço nas mais variadas áreas de aplicação, expandindo-se inclusive no âmbito residencial, onde seu uso é adequado para a realização de tarefas que anteriormente eram feitas manualmente e sem nenhum controle. Portanto, este trabalho visa desenvolver um sistema de automação residencial, utilizando as tecnologias Arduino TM e Android TM, que controle os dispositivos eletroeletrônicos de uma residência utilizando o comando de voz via Bluetooth TM por meio de um aparelho celular. No desenvolvimento do aplicativo do celular foi utilizada a ferramenta MIT App Inventor e a programação do controle dos dispositivos foi feita com a tecnologia Arduino TM. O MIT App Inventor apresentou características que supriram as necessidades na criação de aplicativos para smartphones, para o perfeito funcionamento da conexão do Bluetooth TM do celular com o módulo Bluetooth TM do Arduino TM e no controle de ativação e desativação dos dispositivos eletrônicos por meio do comando de voz. Palavras-Chave: Automação Residencial. Android. Arduino. Comando de Voz. Bluetooth. 1 INTRODUÇÃO Casas inteligentes, consideradas casas do futuro, estão se tornando uma forte tendência atualmente, seja pelo fato de controlar dispositivos de áudio e vídeo ou até mesmo acionar alarmes e luzes pré-programados. Esses fatos prezam conforto aos residentes da casa, e para que isso ocorra é utilizada a automação residencial (PINHEIRO, 2004). Segundo Pinheiro (2004), a automação residencial é a comunicação e integração entre equipamentos motorizados e automatizados, por meio de um comando é possível ligar e desligar dispositivos de luminosidade, ativar aparelhos eletrônicos e gerenciar a segurança da casa. Todos esses fatores podem ser realizados não somente via web, mas também por meio de um aparelho celular. 1 Rafael Garcia Pinheiro é graduado do curso de Sistema de Informação das Faculdades Integradas de Fernandópolis (FIFE), Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF), rafael_india@hotmail.com. 2 Marcelo Tadeu Boer, graduado em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Metodista de Piracicaba, pós-graduado em Desenvolvimento Web pela Fundação Educacional de Fernandópolis em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e em Segurança da Informação pela Fundação Educacional de Fernandópolis, é professor do curso de Sistemas de Informação dessas Faculdades.

2 2 O que antes era considerado uma questão de status 3 e luxo, atualmente se tornou uma necessidade, pois o uso de aparelhos celulares é cada vez mais frequente pelas pessoas. Conforme Pereira e Silva (2013), o celular é o produto de consumo mais vendido no mundo, sendo a quantidade existente correspondente à metade da população mundial (3,3 bilhões 2007), no final de 2013 esse número chegou a 5,6 bilhões. Uma grande parcela que contribui para o crescimento da venda de dispositivos móveis são os Smartphones 4 que contém o sistema Android TM. O Android TM é um sistema operacional e seu uso é aplicado em dispositivos móveis (celulares e tablets 5 ), foi desenvolvido pela Google TM em conjunto com dezenas de empresas de tecnologia e mobilidade que formam a Open Handset Alliance (SILVA, 2012). Uma das características do Android TM é que seu código de desenvolvimento é aberto, ou seja, qualquer pessoa que tenha noções de programação pode desenvolver um aplicativo para essa plataforma. Nesse trabalho é feita a análise de integração de tecnologias no desenvolvimento de uma aplicação para smartphones baseado no sistema operacional Android TM, será utilizada a comunicação via Bluetooth TM que controlará dispositivos elétricos por meio do comando de voz. O smartphone irá se comunicar com uma placa microcontroladora, especificamente a placa Arduino TM da série Uno, que por sua vez realizará o controle de variáveis no âmbito residencial. A elaboração deste artigo tem sua fundamentação teórica, em pesquisas na literatura pertinente, livros e sites na internet, para mostrar o potencial do uso da automação residencial com a junção das tecnologias Arduino TM e Android TM. O objetivo é mostrar a capacidade e utilidade da junção do Android TM e do Arduino TM e seus componentes no dia a dia das pessoas, a praticidade e a grande ajuda que ele pode fornecer com a função do comando de voz, foi também elaborado um estudo de caso com uma maquete humanizada para demonstração do uso do Arduíno TM junto ao Android TM. 3 Status é o lugar simbólico que o indivíduo ocupa em um sistema de hierarquização social. 4 Smartphones são celulares inteligentes com tecnologias avançadas, são equivalentes aos computadores, pois seus programas são processados em um sistema operacional. 5 Tablet é um tipo de computador portátil, de tamanho pequeno, fina espessura e com tela sensível ao toque (touchscreen), é destinado para fins de entretenimento e para uso profissional.

3 3 2 ANDROID TM Segundo Lecheta (2013), o mercado de celulares cresce a cada dia, no ano de 2013 mais de três bilhões de pessoas possuem um aparelho celular no mundo, isso é equivalente à metade da população mundial, onde essas pessoas buscam celulares com diversos recursos como câmeras, comunicação via Bluetooth TM, uma ótima interface visual, internet, entre outros; e os smartphones que contém a plataforma Android TM apresentam essas características. Na Figura 1, pode ser analisado o gráfico da evolução ao longo dos anos dos celulares no mundo. Figura 1 Quantidade de Celulares no Mundo (Bilhões) Fonte: Pereira e Silva, 2012, p. 1. O Android TM é uma plataforma de desenvolvimento para dispositivos móveis, baseada em um sistema operacional Linux 6, vem com aplicações já instaladas e um ambiente de desenvolvimento bastante poderoso, ousado e flexível (LECHETA, 2013). Para obter uma inovação na área de telefonia celular, com o apoio da Google TM, foi criada uma parceria com mais de quarenta empresas do ramo, dando 6 Linux é o núcleo de Sistemas Operacionais de código livre (Open Source) criado inicialmente por Linus Torvalds. Os sistemas Linux se caracterizam pelas grandes variedades de versões (distribuições) e pela sua segurança.

4 4 origem a Open Handset Alliance (OHA), onde o resultado dessa união foi a plataforma Android TM. A Open Handset Alliance consiste em todas as estruturas que envolvem o processo de telefonia móvel, ela é responsável pela conexão dos aparelhos celulares, pela criação do hardware 7, confecciona os chips 8 dos aparelhos, desenvolve softwares 9 que são executados no Android TM, e também é responsável pela divulgação, marketing 10 e comercialização dos produtos para o usuário (PEREIRA; SILVA, 2012). Pereira e Silva (2012) também afirmam que por ser Open Source 11, o Android TM pode ser adaptado por desenvolvedores com a finalidade de aderir novas tecnologias, conforme essas forem surgindo. A plataforma sempre estará em evolução, já que as comunidades desenvolvedoras trabalham em conjunto para construir aplicações móveis inovadoras. 2.1 Kernel do Linux O Android TM foi projetado na versão 2.6 do kernel 12 do Linux para os serviços centrais do sistema como segurança, gestão de memória, gestão de processos, entre outros. O Kernel também atua como uma camada de abstração entre o hardware e o restante do software (SILVA, 2012). Pereira e Silva (2012) apontam que nessa camada se encontra um poderoso sistema de gerenciamento de energia, onde um aplicativo requisita o gerenciamento 7 Hardware é a parte física de um computador, é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas, utensílios, correntes, e qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para fazer com o que computador funcione. 8 Chip relacionado à informática é um microcircuito integrado que realiza variado número de funções, constituindo um subsistema. 9 Software é a parte lógica de um computador, é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. 10 Marketing, em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante. 11 Open Source significa Código Aberto, atende aos seguintes tópicos: distribuição livre, código fonte, trabalhos derivados, integridade do autor, distribuição da licença, não discriminação contra pessoas, grupos e áreas de atuação, não restrição a outros programas e licença neutra em relação à tecnologia. 12 Kernel é uma palavra inglesa que significa "núcleo". Em Informática, o núcleo é a parte principal do sistema operacional do computador. A função do núcleo do sistema é conectar o software ao hardware, estabelecendo uma comunicação eficaz entre os recursos do sistema.

5 5 de energia e o driver 13 de energia do kernel passa a checar periodicamente todos os dispositivos que não estão sendo utilizados por aplicações e os desliga. Toda a segurança do Android TM é baseada na segurança do Linux, no Android TM cada aplicação é executada em um único processo e cada processo por sua vez possui uma thread 14 dedicada, para cada aplicação instalada no celular é criado um usuário no sistema operacional para ter acesso a sua estrutura e diretórios. Assim nenhum outro usuário pode acessar essa aplicação (LECHETA, 2013). 2.2 Máquina Virtual Dalvik Conforme a afirmação de Pereira e Silva (2013), Dalvik é uma máquina virtual especializada e desenvolvida para uso em dispositivos móveis, ela apresenta melhor desempenho, maior integração com a nova geração de hardware, funciona em sistemas com baixa frequência de Unidade Central de Processamento (CPU), pouca Memória de Acesso Aleatório (RAM), e é otimizada para cosumo mínimo de memória, bateria e CPU. As aplicações escritas em Java são compiladas em bytecodes 15 Dalvik e executadas usando a Máquina Virtual Dalvik, o que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam rodar em qualquer dispositivo Android TM, independente do processador utilizado. Ao desenvolver as aplicações para o Android TM utiliza-se a linguagem Java e todos os seus recursos, porém após que o bytecode (.class ) é compilado ele é convertido para o formato.dex (Dalvik Executable), assim esse tipo de arquivo e outros recursos como imagens são compactados em um único arquivo com extensão.apk (Android Package File), que representa a aplicação final pronta pra ser distribuída e instalada (LECHETA, 2013). 13 Driver é um programa ou rotina utilizada como interface e para gerenciar um dispositivo de entrada ou saída, ou outros periféricos; manipulador de dispositivo. 14 Thread ou Linha de execução é uma forma de um processo dividir a si mesmo em duas ou mais tarefas que podem ser executadas concorrentemente. O suporte a thread é fornecido pelo próprio Sistema Operacional (SO). 15 Bytecode ou código em byte é um estágio intermédio entre o código-fonte e a aplicação final, sendo a sua vantagem principal a dualidade entre a portabilidade, ou seja, roda em máquina virtual de qualquer SO.

6 6 3 BLUETOOTH O Bluetooth TM é uma tecnologia de comunicação a curta distância de redes sem fio com baixo custo e alta operabilidade, foi projetado inicialmente para suportar redes simples de dispositivos e periféricos pessoais como celulares, Personal Digital Assistant (PDAs), computadores e mouses (KOBAYASHI, 2004). Conforme Alecrim (2013), a criação da tecnologia teve início em 1994, porém em meados de 1998 teve sua ascensão quando cinco empresas formaram a Bluetooth TM SIG (Special Interest Group) com o objetivo de expandir e promover o conceito Bluetooth TM e estabelecer um novo padrão industrial, atualmente já fazem parte dessa equipe mais de dez empresas do ramo de tecnologia. Segundo Kobayashi (2004), o protocolo Bluetooth TM conta com uma frequência ISM (Industrial, Scientific and Medical) de 2,45 GHz. Para minimizar a interferência, o protocolo divide a banda em 79 canais, 23 canais dependendo do país, e alterna entre eles 1600 vezes por segundo, por um mecanismo chamado frequência de salto ou Frequency Hopping (FH). Quando dois ou mais dispositivos se comunicam por meio de uma conexão Bluetooth TM, eles formam uma rede denominada piconet 16 onde o dispositivo que iniciou a comunicação é denominado master 17 e os demais dispositivos se tornam slave 18. Cada piconet suporta até oito dispositivos (um master e sete slaves), desde que esses dispositivos estejam ao seu alcance, esse esquema é denominado scatternet 19 (ALECRIM, 2013). É possível observar na Figura 2 a esquematização do piconet e do scatternet, nela um dispositivo slave pode fazer parte de mais de uma piconet, porém um master pode ocupar apenas uma piconet por vez. 16 Piconet é a nominação dada a uma rede de dispositivos conectados através da tecnologia Bluetooth TM. 17 Master significa mestre na língua inglesa. 18 Slave significa escravo na língua inglesa. 19 A Scatternet é um tipo de rede que se forma entre dois ou mais dispositivos Bluetooth TM, é composta por pelo menos duas piconets.

7 7 Figura 2 Piconet e Scatternet Fonte: Tecnologia Bluetooth: o que é e como funciona? 20 Alecrim (2013) argumenta que existem protocolos que integram a tecnologia Bluetooth TM e eles são divididos nas seguintes camadas: RF (Rádio Frequência) que especifica os detalhes da interface da aérea; camada Baseband que determina como os dispositivos localizam e se comunicam com outros dispositivos via Bluetooth TM ; camada LMP (Link Manager Protocol) que lida com parâmetros de autenticação, taxas de transferência de dados, criptografia e níveis de potência; camada HCI (Host Controller Interface) que disponibiliza uma interface com o hardware Bluetooth TM ; e a camada L2CAP (Logical Link Control and Adaptation Protocol) que faz a ligação entre a camadas superiores e inferiores e lida com parâmetros de QoS (Quality of Service Qualidade de Serviço). A tecnologia de Bluetooth TM não suporta taxas de dados elevadas como as de Wireless 21, mas suporta transmissões de dados e voz com qualidade igual a deste, como um canal assíncrono para dados e até três canais síncronos para voz (KOBAYASHI, 2004). 20 Disponível em: < Acesso em 23 maio. 2014, 16: Wireless significa rede sem fio, e refere-se a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos, funciona por meio de equipamentos que usam radiofrequência, comunicação via ondas de rádio, ou comunicação via infravermelho.

8 8 4 ARDUINO O Arduino TM é uma plataforma de programação Open Souce, é baseada em uma placa microcontroladora e um ambiente de desenvolvimento para a criação de comandos para essa determinada placa. Com o Arduino TM pode se desenvolver projetos interativos, propondo a comunicação de vários sensores e interruptores, controlando dispositivos luminosos, motores e outras saídas físicas (BANZI et al., 2006). Segundo Monk (2013), o Arduino TM foi desenvolvido como recurso auxiliar no ensino dos estudantes, por volta do ano de 2005 na cidade de Ivrea, na Itália, ele foi aprimorado e comercializado por Massimo Banzi e David Cuartielles, desde então se tornou um produto bem sucedido junto a fabricantes, estudantes e artistas devido sua facilidade de uso e durabilidade. McRoberts (2011) afirma que a maior vantagem na utilização do Arduino TM sobre outras plataformas de desenvolvimento de microcontroladores é a facilidade de sua utilização, sem precisar ser especializado em eletrônica, é possível construir ótimos projetos pois vários códigos de programação estão disponíveis em livros e fóruns dessa área. A placa escolhida para ser utilizada nesse artigo é a placa microcontroladora Arduino TM da série UNO, Banzi et al. (2006) descrevem que ela recebeu esse nome por ser a primeira placa a ser desenvolvida na versão 1.0, onde o significado de UNO é um. Essa placa tem como base o ATmega328, tem 14 pinos digitais de entrada/saída, 6 analógicas, uma conexão USB, um conector de alimentação, um cabeçalho ICSP e um botão reset 22. Banzi et al. (2006) comprovam que a placa Arduino TM UNO contém tudo o que é necessário para o desenvolvimento de projetos, basta conectá-la a um computador com um cabo USB ou ligá-la com um adaptador AC para DC ou uma bateria. 22 Reset é reconfigurar, geralmente restabelecendo uma configuração inicial.

9 9 A figura 3 representa o modelo da placa Arduino TM UNO. Figura 3 Placa Arduino TM UNO Fonte: Site Oficial Arduino Módulo Bluetooth JY-MCU O módulo Bluetooth JY-MCU é um dispositivo que é utilizado como um componente de projetos com Arduino TM que necessitam da tecnologia Bluetooth TM na sua composição, a versão utilizada desse artigo é o módulo é a HC-06, onde aceitam apenas o modo escravo (pareamento), existem outros como o Bluetooth HC-05 que aceitam mestre/escravo (podem parear com outros dispositivos). O nível de sinal utilizado por esse módulo para comunicação serial trabalha com 3.3v, alguns outros módulos utilizam 5v e podem ser ligados diretamente ao Arduino TM, já os que trabalham com 3.3v tem a necessidade de utilizar um divisor de tensão, evitando danificar o componente. Para a elaboração de uma aplicação de reconhecimento de voz, foi necessário a junção da placa Arduino TM com o módulo Bluetooh JY-MCU, como ilustra a figura Disponível em: < Acesso em: 22 maio. 2014, 17:51.

10 10 Figura 4 Junção da placa Arduino TM e do Módulo Bluetooth JY-MCU Fonte: Google Imagens, Ambiente de Programação do ARDUINO TM Para programar o Arduino TM é preciso utilizar um IDE, um software livre no qual se escreve o código na linguagem de programação que o Arduino TM compreende, a Wiring 24 (baseado na linguagem C/C++). O IDE permite que se escreva o código e crie um conjunto de instruções, dos quais é feito o upload 25 para a placa Arduino TM, ela executará as instruções interagindo com o shield que estiver conectado a ele, esses programas executados são conhecidos como sketches 26 (MCROBERTS, 2011). Na figura 5 pode ser observado como é a interface da IDE do Arduino TM. 24 Wiring é uma linguagem utilizada para programação Arduíno TM, baseada na linguagem C/C Upload é um termo da língua inglesa com significado referente à ação de enviar dados de um computador local para um computador ou servidor remoto. 26 Sketches são conhecidos como um esboço, rascunho.

11 11 Figura 5 IDE do Arduino TM Fonte: O Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) Disponível em: < >. Acesso em: 21 maio. 2014,

12 12 5 ESTUDO DE CASO Foi desenvolvido um aplicativo para este estudo de caso, onde ele estabelece uma conexão com o módulo Bluetooth TM JY-MCU, que por sua vez está conectado a placa Arduino TM UNO e nessa placa estão vinculados todos os dispositivos elétricos que podem ser ativados e desativados por meio do comando de voz efetuado por uma pessoa. A vantagem de se usar o módulo Bluetooth JY-MCU é devido o seu baixo custo e o possível controle dos dispositivos de uma distância aproximada de 10 metros ou mais, dependendo de estruturas físicas que podem atrapalhar o sinal. O aplicativo foi criado com o auxílio da ferramenta MIT App Inventor e segue a figura 6 representando como funciona o sistema. Figura 6 Esquematização do Sistema Fonte: O Autor, 2014.

13 MIT App Inventor O MIT App Inventor é uma ferramenta usada para criar aplicativos para smartphones que contenham o sistema operacional Android TM, inicialmente desenvolvida pelo professor Hal Abelson e pela Google TM, é dividida em duas partes: App Inventor Designer e App Inventor Blocks Editor, cada um com sua função específica. O App Inventor Designer é utilizado para criar a parte visual do aplicativo, onde é possível encolher a posição dos botões e imagens, inserir listas e textos, checkboxes 28 e outros componentes disponíveis, a figura 7 representa como é o App Inventor Designer. Figura 7 App Inventor Designer Fonte: O Autor, Já o App Inventor Blocks Editor é um editor de blocos onde são programados os códigos do aplicativo, nele contém todos os objetos inseridos anteriormente no 28 Caixa de controle, quadrado dentro de uma caixa de diálogo que permite ao usuário ativar ou desativar uma determinada opção ou situação.

14 14 App Inventor Designer para elaborar as funções e eventos. Para que ele funcione corretamente é necessário ter uma versão atualizada do Java no computador, a figura 8 representa com é o ambiente do App Inventor Blocks Editor. Figura 8 App Inventor Blocks Editor Fonte: O Autor, O MIT App Inventor permite uma conexão direta com o smartphone via cabo USB para o teste do aplicativo desenvolvido, porém a configuração para que ele funcione corretamente não é uma tarefa fácil, pensando nisso a Google TM desenvolveu um sistema de Máquina Virtual baseado em Java que disponibiliza ao usuário uma simulação do aplicativo em um celular real. Segundo Guiss (2011), O App Inventor não é um substituto para a linguagem de programação de aplicativos para Android TM, porém é uma ótima ferramenta didática utilizada por professores para que seus alunos entendam o básico da programação, criando aplicativos para fins educacionais e de uso pessoal. 5.2 O Aplicativo As seguintes imagens representam a interface gráfica do aplicativo, na figura 9 é retradado a tela de login, caso não tenha nenhum usuário cadastrado o aplicativo abre uma tela de cadastro. Na figura 10 é representada a tela inicial do

15 15 aplicativo onde o usuário pode escolher o que quer controlar por meio do toque ou pelo comando de voz. Figura 9 Tela de Login Fonte: O Autor, Figura 10 Tela Inicial Fonte: O Autor, A figura 11 representa a tela de controle das luzes, quando aberta, o aplicativo verifica se o Bluetooth TM do celular está ativado, caso não esteja o aplicativo mostra um alerta ao usuário para que o ative. A figura 12 é a ilustração da mesma tela, porém com o Bluetooth TM já ativado, nela é possível observar que existem botões para se conectar ou desconectar ao Módulo Bluetooth JY-MCU, botões para ligar ou desligar a luz interna ou externa da casa e o botão para o comando de voz.

16 16 Figura 11 Tela de controle Bluetooth Fonte: O Autor, Figura 12 Tela de controle de Luzes Fonte: O Autor, O aplicativo pode ativar o comando de voz se o usuário clicar no botão de ativação ou se ele apenas agitar o aparelho celular. A figura 13 é a representação do aplicativo pronto pra receber o comando de voz e efetuar uma determinada ação. Figura 13 Tela de controle Comando de voz Fonte: O Autor, 2014.

17 17 A figura 14 representa o código desenvolvido onde é realizado o comando de voz, a função SpeechRecognizer verifica a frase dita pela pessoa e envia um determinado dado via Bluetooth TM para a placa Arduino TM UNO e conforme esse dado a placa ativa ou desativa algum determinado dispositivo. Figura 14 Função Comando de Voz. Fonte: O Autor, Protótipo Foi confeccionada uma maquete humanizada para representar o funcionamento da automação residencial por meio do comando de voz, nela contém leds devidamente posicionados simulando as luzes dentro e fora da casa e um servo

18 18 motor para simbolizar a abertura e fechamento do portão da garagem. A figura 15 é uma representação fiel da maquete confeccionada. Figura 15 Maquete Humanizada Fonte: O Autor, CONSIDERAÇÕES FINAIS Com a finalização desse estudo, conclui-se que a junção das tecnologias Android TM e Arduino TM proporciona uma ampla capacidade de possibilidades na criação de projetos, com elas foi possível ser elaborado uma aplicação de automação residencial controlada por um smartphone, onde por meio do comando de voz pôde-se acionar dispositivos elétricos contidos no âmbito residencial. A ferramenta MIT App Inventor apresentou características que supriram as necessidades na criação de aplicativos para smartphones, para o perfeito funcionamento da conexão do Bluetooth TM do celular com o módulo Bluetooth TM do Arduino TM e no controle de ativação e desativação dos dispositivos eletrônicos por meio do comando de voz. Os componentes do Arduino TM, placa Arduino TM UNO e módulo Bluetooth TM JY-MCU, instalados na maquete apresentaram uma perfeita sincronia no processo de ligar e desligar os periféricos, sendo necessário apenas estarem alimentados com uma fonte de energia e pré-programados.

19 19 HOME AUTOMATION CONTROLLED BY MOBILE DEVICES THROUGH THE VOICE COMMAND BY WAY OF BLUETOOTH ABSTRACT: The technology has been gaining space in various application areas, including expanding the residential area, where its use is appropriate for the tasks that were previously done manually and without any control. Therefore, this present study aims to develop a home automation system, using the Android TM Arduino TM and technologies that control consumer electronics devices at home using the voice command via Bluetooth TM through a mobile device. In the development of the mobile application to MIT App Inventor tool was used for programming and control of the devices was done with Arduino TM technology. MIT App Inventor presented characteristics that supplied the needs in creating applications for smartphones for the perfect functioning of the cell Bluetooth TM connection with the Arduino TM Bluetooth TM module and control the activation and deactivation of electronic devices by way of voice command. Keywords: Home Automation. Android. Arduino. Voice Command. Bluetooth.

20 20 7 Referências ALECRIM, E.Tecnologia Bluetooth: o que é e como funciona? Disponível em: < Acesso em 23 maio. 2014, 16:26. BANZI, M., CUARTIELLES, D., IGOE, T., et al. Arduino. Site Oficial Disponível em: < Acesso em: 12 maio. 2014, 18:29. BANZI, M., CUARTIELLES, D., IGOE, T., et AL. Arduino. Site Oficial Disponível em: < Acesso em: 22 maio. 2014, 17:51. GUISS, A. Google App Inventor: o criador de apps para Android para quem não sabe programar Disponível em: < google-app-inventor-o-criador-de-apps-para-android-para-quem-nao-sabeprogramar.htm>. Acesso em: 30 jun. 2014, 20:32. KOBAYASHI, C. Y. A Tecnologia Bluetooth e Aplicações p. Monografia Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, LECHETA, R. R. Google Android: Aprenda a criar aplicações para dispositivos moveis com Android SDK. 3. ed. São Paulo : Novatec, 2013, 824 p. MCROBERTS, M. Arduino Básico. São Paulo : Novatec, 2011, 456 p. MONK, S. Programação com o Arduino: Começando com Scketches Série Tekne. 1. ed. São Paulo : BOOKMAN, 2013, 160 p. PEREIRA, L. C. O.; SILVA, M. L. da. Android TM Para Desenvolvedores. 2. ed. Rio de Janeiro : Brasport, 2012, 248 p. PINHEIRO, J. M. S. Sistemas de automação Disponível em: < Acesso em: 08 mar. 2014, 13:48. SILVA, L. A. da. Aprenda Passo a Passo a Programar em Android: Guia Essencial para Desenvolvedores. 2. ed. Rio de Janeiro : AGBOOK, 2012, 622 p..

Turno/Horário Noturno PROFESSOR : Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº

Turno/Horário Noturno PROFESSOR : Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº UNIDADE 1I: SISTEMA COMPITACIONAL Elementos hardware e periféricos Um sistema computacional consiste num conjunto de dispositivos eletrônicos (hardware) capazes de processar informações de acordo com um

Leia mais

Kit Laboratório de Robótica Escolar 411 PLUS

Kit Laboratório de Robótica Escolar 411 PLUS CNPJ 56.233.497/0001-42 0 CNPJ 56.233.497/0001-42 1) Melhor Custo x Benefício do Mercado Brasileiro. 2) Peças e Componentes para diversos usos. 3) Manual de Referência do Software Modelix System Starter.

Leia mais

1 Introdução. 2 Funcionamento

1 Introdução. 2 Funcionamento Descrição V1.0 1 Introdução Com o intuito de difundir a tecnologia e tornar a automação acessível para todos, a RoboCore criou o ALBATROSS (Automação Livre Baseada em Arduino RoboCoreOpen SourceSystems).

Leia mais

Alarme Automotivo com mensagem para móvel utilizando Arduino

Alarme Automotivo com mensagem para móvel utilizando Arduino Alarme Automotivo com mensagem para móvel utilizando Arduino Maycon Cirilo dos Santos¹, Wyllian Fressatti¹ ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil mayconsi2012@gmail.com, wyllian@unipar.br

Leia mais

SUMÁRIO. Motivação Contextualização Objetivo Desenvolvimento. Aplicação Discussão Conclusão Perguntas. Hardware Software

SUMÁRIO. Motivação Contextualização Objetivo Desenvolvimento. Aplicação Discussão Conclusão Perguntas. Hardware Software SUMÁRIO Motivação Contextualização Objetivo Desenvolvimento Etapas de preparação Hardware Software Aplicação Discussão Conclusão Perguntas MOTIVAÇÃO Interesse em novas tecnologias Interesse no desenvolvimento

Leia mais

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia O Sistema Operacional que você usa é multitasking? Por multitasking, entende-se a capacidade do SO de ter mais de um processos em execução ao mesmo tempo. É claro que, num dado instante, o número de processos

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito - WPAN: Bluetooth www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Bluetooth (IEEE 802.15.1) O Bluetooth é o nome comercial que faz referência ao Padrão IEEE 802.15.1

Leia mais

GUINDASTE CONTROLADO POR PC ATRAVÉS DE INTERFACE SERIAL RS- 232

GUINDASTE CONTROLADO POR PC ATRAVÉS DE INTERFACE SERIAL RS- 232 GUINDASTE CONTROLADO POR PC ATRAVÉS DE INTERFACE SERIAL RS- 232 Carlos Renato Borges dos Santos Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Departamento de Engenharia Elétrica Campus Formiga MG carlos.renato@ifmg.edu.br

Leia mais

O que é o Android? O que é o Android

O que é o Android? O que é o Android O que é o Android? O Android é um sistema operacional para dispositivos móveis, baseado em uma plataforma de código aberta sob a licença apache, permitindo que os fabricantes possam modificar seu código

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

APLICAÇÕES E ANÁLISE DE SISTEMAS SUPERVISÓRIOS "SCADA"

APLICAÇÕES E ANÁLISE DE SISTEMAS SUPERVISÓRIOS SCADA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA E

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DIRETORIA DE INOVAÇÃO E PESQUISA FORMULÁRIO II: Relatório de Atividades de Pesquisa

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DIRETORIA DE INOVAÇÃO E PESQUISA FORMULÁRIO II: Relatório de Atividades de Pesquisa PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DIRETORIA DE INOVAÇÃO E PESQUISA FORMULÁRIO II: Relatório de Atividades de Pesquisa 1. IDENTIFICAÇÃO TÍTULO TMCAP Tecnologia Móvel para Captura e Armazenamento

Leia mais

COMPUTAÇÃO MÓVEL. Prof. M.Sc Sílvio Bacalá Jr www.facom.ufu.br/~bacala/android

COMPUTAÇÃO MÓVEL. Prof. M.Sc Sílvio Bacalá Jr www.facom.ufu.br/~bacala/android COMPUTAÇÃO MÓVEL Prof. M.Sc Sílvio Bacalá Jr www.facom.ufu.br/~bacala/android O que é computação Móvel Acesso à informação a qualquer lugar, a qualquer momento. O que é computação Móvel Tecnicamente: Processamento

Leia mais

Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger

Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger Gerenciamento de Entrada e Saída Hélio Crestana Guardia e Hermes Senger O controle da entrada e saída (E/S ou I/O, input/output) de dados dos dispositivos é uma das funções principais de um sistema operacional.

Leia mais

SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO A AMBIENTES RESTRITOS COM ARDUINO 1

SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO A AMBIENTES RESTRITOS COM ARDUINO 1 SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO A AMBIENTES RESTRITOS COM ARDUINO 1 Ricardo Klein Lorenzoni 2, Eder Paulo Pereira 3, Pablo José Pavan 4, Marcos Ronaldo Melo Cavalheiro 5. 1 Trabalho desenvolvido para apresentação

Leia mais

Manual de Instalação da Plataforma Scorpion. 1. Como conectar a Plataforma Scorpion com a Xilinx Starter-3E kit

Manual de Instalação da Plataforma Scorpion. 1. Como conectar a Plataforma Scorpion com a Xilinx Starter-3E kit Manual de Instalação da Plataforma Scorpion 1. Como conectar a Plataforma Scorpion com a Xilinx Starter-3E kit Para começar a ler este manual, é bom que você conheça os componentes desta conexão. Plataforma

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 1

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 1 REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 1 Índice 1. Redes de Computadores e Telecomunicações...3 2. Topologias de Redes...4 2.1 Barramento... 4 2.2 Anel... 4 2.3 Estrela... 5 2.4 Árvore... 5 2.5

Leia mais

Computador E/S, Memória, Barramento do sistema e CPU Onde a CPU Registradores, ULA, Interconexão interna da CPU e Unidade de controle.

Computador E/S, Memória, Barramento do sistema e CPU Onde a CPU Registradores, ULA, Interconexão interna da CPU e Unidade de controle. Introdução Os principais elementos de um sistema de computação são a unidade central de processamento (central processing unit CPU), a memória principal, o subsistema de E/S (entrada e saída) e os mecanismos

Leia mais

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com Site: www.veniciopaulo.com Formação: Graduando em Analises e Desenvolvimento de Sistemas (8º Período) Pregoeiro / Bolsa de Valores

Leia mais

Figura 1: Interface 3G Identech

Figura 1: Interface 3G Identech Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2 INSTALAÇÃO NO WINDOWS XP...5 3 INSTALAÇÃO NO WINDOWS VISTA...12 4 INSTALAÇÃO NO WINDOWS 7...18 5 CADASTRANDO OPERADORA...25 6 CONECTANDO NA INTERNET...27 7 SERVIÇO DE SMS...29

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE IOS, ANDROID E WINDOWS PHONE

COMPARATIVO ENTRE IOS, ANDROID E WINDOWS PHONE COMPARATIVO ENTRE IOS, ANDROID E WINDOWS PHONE Carlos Eduardo SARTORELI 1 Nairemilia KUCHAUSKI 2 Alves Uno RESUMO: Este artigo tem por objetivo apresentar algumas diferenças existentes entre três sistemas

Leia mais

VEÍCULO CONTROLADO POR ARDUINO ATRAVÉS DO SISTEMA OPERACIONAL ANDROID

VEÍCULO CONTROLADO POR ARDUINO ATRAVÉS DO SISTEMA OPERACIONAL ANDROID VEÍCULO CONTROLADO POR ARDUINO ATRAVÉS DO SISTEMA OPERACIONAL ANDROID André Luis Fadinho Portante¹, Wyllian Fressatti¹. ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil andreportante@gmail.com, wyllian@unipar.br

Leia mais

INTRODUÇÃO A ROBÓTICA

INTRODUÇÃO A ROBÓTICA INTRODUÇÃO A ROBÓTICA RODRIGO PENIDO DE AGUIAR COLÉGIO SÃO PAULO 2015 O que é robótica? A robótica é ciência que estuda a construção de robôs e computação. Ela trata de sistemas compostos por partes mecânicas

Leia mais

MODELIX SYSTEM SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO DE ROBÔS

MODELIX SYSTEM SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO DE ROBÔS MODELIX SYSTEM SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO DE ROBÔS A Modelix Robotics é pioneira dentre as empresas nacionais no segmento de robótica educacional (uso acadêmico e educação tecnológica) e robótica para usuário

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 Índice 1. Introdução...3 1.1. O que é um Computador?... 3 1.2. Máquinas Multiníveis... 3 2 1. INTRODUÇÃO 1.1 O QUE É UM COMPUTADOR? Para estudarmos como um computador

Leia mais

Permite a coleta de dados em tempo real dos processos de produção, possuindo, também, interfaces para a transferência dos dados para os sistemas

Permite a coleta de dados em tempo real dos processos de produção, possuindo, também, interfaces para a transferência dos dados para os sistemas Permite a coleta de dados em tempo real dos processos de produção, possuindo, também, interfaces para a transferência dos dados para os sistemas administrativos da empresa. Nessa configuração, o PC é a

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA LINDOMÁRIO LIMA ROCHA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA LINDOMÁRIO LIMA ROCHA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA LINDOMÁRIO LIMA ROCHA FACILITADOR VIRTUAL DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA Campina Grande-

Leia mais

MODELAGEM DE PROCESSOS USANDO BPMN (BUSINESS PROCESS MODEL AND NOTATION) E IOT (INTERNET DAS COISAS)

MODELAGEM DE PROCESSOS USANDO BPMN (BUSINESS PROCESS MODEL AND NOTATION) E IOT (INTERNET DAS COISAS) WHITE PAPPER Rafael Fazzi Bortolini Diretor, Cryo Technologies Orquestra BPMS rafael@cryo.com.br Internet das Coisas e Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) são duas disciplinas ou tendências à primeira

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Marcelo Sabaris Carballo Pinto Gerenciamento de Dispositivos Gerenciamento de Dispositivos de E/S Introdução Gerenciador de Dispositivos Todos os dispositivos

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

Laboratório de Hardware

Laboratório de Hardware Laboratório de Hardware Prof. Marcel Santos Responsável por implementar em software um recurso que não existe no hardware. O hardware oferece simplesmente um grande conjunto de bytes contíguos, e a tarefa

Leia mais

Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari. amanda@fcav.unesp.br

Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari. amanda@fcav.unesp.br Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br Documentário http://www.youtube.com/watch?v=sx1z_mgwds8 Introdução Computadores de primeira geração (1946 1959): A primeira geração

Leia mais

MF = (M1 * 0,4) + (M2 * 0,6) MF < 6 MF = (MF * 0,6) + (EXA * 0,4)

MF = (M1 * 0,4) + (M2 * 0,6) MF < 6 MF = (MF * 0,6) + (EXA * 0,4) Informática Aplicada Prof. Gilmar F. Aquino Filho São Vicente, SP 22/02/2016 EMENTA Fundamentos em Informática; O computador; História; Origem; Funcionamento; Componentes; Conceito de Hardware; Conceito

Leia mais

RFID APLICADO NO GERENCIAMENTO DE CORRIDAS DE ATLETISMO

RFID APLICADO NO GERENCIAMENTO DE CORRIDAS DE ATLETISMO RFID APLICADO NO GERENCIAMENTO DE CORRIDAS DE ATLETISMO Vinicius Fornazero 1, Alexandre Paulino Sierra da Silva 1 1 UNIPAR Universidade Paranaense Paranavaí PR Brasil vinifornazero@hotmail.com, alexandre.pps@unipar.br

Leia mais

Dispositivos móveis e o mercado Android Open Handset Alliance Informações sobre Android Arquitetura

Dispositivos móveis e o mercado Android Open Handset Alliance Informações sobre Android Arquitetura Dispositivos móveis e o mercado Android Open Handset Alliance Informações sobre Android Arquitetura Dispositivos móveis e o mercado Mercado cresce a cada ano Muitos recursos Múltiplas plataforma Symbian

Leia mais

2.1 Montando o cabo serial... 4 2.2 Conectando o receptor ao PC... 5 2.3 Instalando o programa (DRU)... 5

2.1 Montando o cabo serial... 4 2.2 Conectando o receptor ao PC... 5 2.3 Instalando o programa (DRU)... 5 1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Instalação... 4 2.1 Montando o cabo serial... 4 2.2 Conectando o receptor ao PC... 5 2.3 Instalando o programa (DRU)... 5 3. Atualizando o receptor... 8 3.1 Qual o software

Leia mais

Produção de aplicativo de catálogo de cursos da UTFPR para o sistema Android

Produção de aplicativo de catálogo de cursos da UTFPR para o sistema Android Produção de aplicativo de catálogo de cursos da UTFPR para o sistema Android Wenner S. Santos*, Marcos Silvano Orita Almeida* *COINT / UTFPR, Campo Mourão, Brasil e-mail: wenner.santos@hotmail.com Resumo/Abstract

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS PLATAFORMAS ARDUINO E PIC

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS PLATAFORMAS ARDUINO E PIC ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS PLATAFORMAS ARDUINO E PIC Tiago Menezes Xavier de Souza¹, Igor dos Passos Granado¹, Wyllian Fressatti¹ ¹Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí- PR- Brasil tiago_x666@hotmail.com,

Leia mais

Módulo 16 Redes sem Fio (Wireless)

Módulo 16 Redes sem Fio (Wireless) Módulo 16 Redes sem Fio (Wireless) A comunicação sem o uso de cabo já existe a milhares de anos, como exemplo mais antigo temos a fala e a comunicação através de gestos. No mundo computacional o conceito

Leia mais

Sumário. Administração de Banco de dados Módulo 12. Ilustração Backup-Recovery. Recuperação (Recovery) - Definição

Sumário. Administração de Banco de dados Módulo 12. Ilustração Backup-Recovery. Recuperação (Recovery) - Definição Sumário Administração de Banco de dados Módulo 12 1. Administração de SGBDs - Continuação 1.1. Recuperação (Recovery) 1.1.1. Recuperação de sistema 1.1.2. Recuperação da mídia M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com

Leia mais

GVU20 Módulo GPRS Universal

GVU20 Módulo GPRS Universal MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO GVU20 Módulo GPRS Universal www.compatec.com.br 1. Apresentação... 3 2. Características Gerais... 3 3. Características Técnicas... 3 4. Requisitos para o Software... 3 5.

Leia mais

Projeto de controle e Automação de Antena

Projeto de controle e Automação de Antena Projeto de controle e Automação de Antena Wallyson Ferreira Resumo expandido de Iniciação Tecnológica PUC-Campinas RA: 13015375 Lattes: K4894092P0 wallysonbueno@gmail.com Omar C. Branquinho Sistemas de

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

DeviceNet Drive Profile CFW-09

DeviceNet Drive Profile CFW-09 Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas DeviceNet Drive Profile CFW09 Manual da Comunicação Manual da Comunicação DeviceNet Drive Profile Série: CFW09 Idioma: Português Versão de Software:

Leia mais

PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE APLICATIVOS

PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE APLICATIVOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE APLICATIVOS Joaldo de Carvalho Wesley Oliveira Irlei Rodrigo Ferraciolli da Silva Rodrigo Clemente Thom de Souza INTRODUÇÃO O mundo está dominado pelos dispositivos móveis. A cada

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br Virtual Box Guia De Instalação E Utilização 1 Sumário Instalação do Linux Ubuntu através de um gerenciador de Máquinas Virtuais 1.1 Introdução, 3 1.2 Instalação do Virtual Box, 3 1.3 Configuração do Virtual

Leia mais

CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMAVEL

CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMAVEL CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMAVEL Controlador Lógico Programável ( Hardware ) Para aprendermos como funciona um CLP, é necessário uma análise de seus componentes básicos, utilizados por todos os CLPs disponíveis

Leia mais

7 dicas para resolver problemas com sua rede Wi-Fi

7 dicas para resolver problemas com sua rede Wi-Fi 7 dicas para resolver problemas com sua rede Wi-Fi Redes Wi-Fi nos dão o luxo de poder acessar a internet de qualquer lugar, seja deitados no sofá ou em um café à beiramar, mas como toda forma de conexão

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE VEÍCULO MECATRÔNICO COMANDADO REMOTAMENTE

CONSTRUÇÃO DE VEÍCULO MECATRÔNICO COMANDADO REMOTAMENTE CONSTRUÇÃO DE VEÍCULO MECATRÔNICO COMANDADO REMOTAMENTE Roland Yuri Schreiber 1 ; Tiago Andrade Camacho 2 ; Tiago Boechel 3 ; Vinicio Alexandre Bogo Nagel 4 INTRODUÇÃO Nos últimos anos, a área de Sistemas

Leia mais

Conceito de Rede e seus Elementos. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Conceito de Rede e seus Elementos. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceito de Rede e seus Elementos Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceito de Rede e seus Elementos O conceito de rede segundo Tanenbaum é: um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações

Leia mais

AULA: Introdução à informática Computador Digital

AULA: Introdução à informática Computador Digital Campus Muriaé Professor: Luciano Gonçalves Moreira Disciplina: Informática Aplicada AULA: Introdução à informática Computador Digital Componentes de um computador digital : Hardware Refere-se às peças

Leia mais

Introdução ao icare 2

Introdução ao icare 2 Introdução ao icare 2 (Instrumentação para a Coleta Assistida de Resíduos Recicláveis V.2) Arthur Elídio da Silva Lucas Zenaro José Tarcísio F. de Camargo Unipinhal (2015) SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 O

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Prof. Ms. Márcio Andrey Teixeira A Caracterização dos Sistemas Funções do S.O Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento Secundário Administração

Leia mais

Introdução Dalvik Linux 2.6. Android. Diogo de Campos, João Paulo Pizani Flor, Maurício Oliveira Haensch, Pedro Covolan Bachiega

Introdução Dalvik Linux 2.6. Android. Diogo de Campos, João Paulo Pizani Flor, Maurício Oliveira Haensch, Pedro Covolan Bachiega Android Diogo de Campos, João Paulo Pizani Flor, Maurício Oliveira Haensch, Pedro Covolan Bachiega Universidade Federal de Santa Catarina November 18, 2008 Agenda 1 Introdução 2 Dalvik 3 Linux 2.6 Introdução

Leia mais

Leitora Perto Smart. Guia de Instalação. Leitora Perto Smart Guia de Instalação. Janeiro/2010. Instalação da leitora Perto Smart.

Leitora Perto Smart. Guia de Instalação. Leitora Perto Smart Guia de Instalação. Janeiro/2010. Instalação da leitora Perto Smart. Leitora Perto Smart Guia de Instalação Página 1 de 14 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora Perto) Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário

Leia mais

Visão geral das redes sem fio

Visão geral das redes sem fio Visão geral das redes sem fio 1 - Introdução O termo redes de dados sem fio pode ser utilizado para referenciar desde dispositivos de curto alcance como o Bluetooth à sistemas de altas taxas de transmissão

Leia mais

Introdução. Software (Parte I)

Introdução. Software (Parte I) Universidade Federal de Campina Grande Centro de Engenharia Elétrica e Informática Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Introdução à Computação Software (Parte I) Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis

Leia mais

É a parte física de um computador, formada por peças e circuitos eletrônicos que ficam dentro do Gabinete (Torre). Existem diversos tipos de

É a parte física de um computador, formada por peças e circuitos eletrônicos que ficam dentro do Gabinete (Torre). Existem diversos tipos de É a parte física de um computador, formada por peças e circuitos eletrônicos que ficam dentro do Gabinete (Torre). Existem diversos tipos de HARDWARE, segue abaixo, alguns dos HARDWARES INTERNOS do computador:

Leia mais

VIII Semana de Ciência e Tecnologia IFMG campus Bambuí VIII Jornada Científica TECLADO VIRTUAL ACESSÍVEL PARA SMARTPHONES E TABLETS

VIII Semana de Ciência e Tecnologia IFMG campus Bambuí VIII Jornada Científica TECLADO VIRTUAL ACESSÍVEL PARA SMARTPHONES E TABLETS TECLADO VIRTUAL ACESSÍVEL PARA SMARTPHONES E TABLETS Daniele Nazaré Tavares¹; Daniela Costa Terra² ¹Estudante de Engenharia da Computação. Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) campus Bambuí. Rod. Bambuí/Medeiros

Leia mais

Projetando sem fio na H-312

Projetando sem fio na H-312 Projetando sem fio na H-312 PEE-COPPE Projetando sem fio na H-312 Os projetores Epson PowerLite X24+ das salas A, B, C e D da H-312 possuem adaptadores WiFi, e isto permite o seu uso sem fio. Dependendo

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Internacionalização e Literais Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Aprender as vantagens do uso de literais e da internacionalização em aplicativos Android.

Leia mais

Java. para Dispositivos Móveis. Thienne M. Johnson. Novatec. Desenvolvendo Aplicações com J2ME

Java. para Dispositivos Móveis. Thienne M. Johnson. Novatec. Desenvolvendo Aplicações com J2ME Java para Dispositivos Móveis Desenvolvendo Aplicações com J2ME Thienne M. Johnson Novatec Capítulo 1 Introdução à computação móvel 1.1 Computação móvel definições Computação móvel está na moda. Operadoras

Leia mais

Manual do Aluno para o Curso do SEER à Distância

Manual do Aluno para o Curso do SEER à Distância Manual do Aluno para o Curso do SEER à Distância Elaborado por: Alexandre Faria de Oliveira Consultor TI / Monitor Colaborador: Dr.Miguel Ángel Márdero Arellano Coordenador SEER - IBICT Brasília, 2011

Leia mais

DISPOSITIVOS DE BLOCO. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves

DISPOSITIVOS DE BLOCO. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves DISPOSITIVOS DE BLOCO Professor: João Paulo de Brito Gonçalves INTRODUÇÃO Periférico Dispositivo conectado a um computador de forma a possibilitar sua interação com o mundo externo. Conectados ao computador

Leia mais

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Manual de Rotinas para Usuários Advogados da União Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Versão 1.0 2015 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 O QUE É O SAPIENS? 3

Leia mais

Experiência 05: CONFIGURAÇÃO BÁSICA DE UMA REDE. Objetivo Geral Criar uma rede ponto-a-ponto com crossover e utiizando switch.

Experiência 05: CONFIGURAÇÃO BÁSICA DE UMA REDE. Objetivo Geral Criar uma rede ponto-a-ponto com crossover e utiizando switch. ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais

Disciplina: Redes de Comunicação. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Setembro 2013

Disciplina: Redes de Comunicação. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Setembro 2013 Disciplina: Redes de Comunicação Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. João Oliveira Turma: 10º 13ª Setembro 2013 INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta os principais

Leia mais

TUTORIAL Arduino Nano

TUTORIAL Arduino Nano Conceito: O é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com circuitos de entrada/saída embutido que podem ser facilmente

Leia mais

POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIAS ATRAVÉS DE APLICATIVO PUBLICADOR E SIMULADOR EM TABLETS PARA O ENSINO MÉDIO

POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIAS ATRAVÉS DE APLICATIVO PUBLICADOR E SIMULADOR EM TABLETS PARA O ENSINO MÉDIO POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIAS ATRAVÉS DE APLICATIVO PUBLICADOR E SIMULADOR EM TABLETS PARA O ENSINO MÉDIO Edgley Alves Batista; Antonio Augusto Pereira de Sousa; Welida Tamires Alves da Silva; Amanda Monteiro

Leia mais

Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega

Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega ARDUINO O que é Arduino Arduino foi criado na Itália por Máximo Banzi com o objetivo de fomentar a computação física, cujo conceito é aumentar as formas de interação física entre nós e os computadores.

Leia mais

Modem e rede local. Guia do usuário

Modem e rede local. Guia do usuário Modem e rede local Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD?

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? Índice SUA EMPRESA DE TREINAMENTOS ESTÁ PARADA NO TEMPO? Introdução 2 Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4 Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? 6 A gestão de cursos

Leia mais

Introdução à Computação: Sistemas de Computação

Introdução à Computação: Sistemas de Computação Introdução à Computação: Sistemas de Computação Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

dok.news 11/2015 www.dokfile.com

dok.news 11/2015 www.dokfile.com dok.news / www.dokfile.com Introdução Caro cliente, a Dok vem crescendo e tem muitas coisas novas para mostrar. Assim, criamos este informativo que será enviado para mostrar as novidades, além de conhecer

Leia mais

Projetos I Resumo de TCC. Luiz Rogério Batista De Pieri Mat: 0413829 5

Projetos I Resumo de TCC. Luiz Rogério Batista De Pieri Mat: 0413829 5 Projetos I Resumo de TCC Luiz Rogério Batista De Pieri Mat: 0413829 5 MAD RSSF: Uma Infra estrutura de Monitoração Integrando Redes de Sensores Ad Hoc e uma Configuração de Cluster Computacional (Denise

Leia mais

Usando o computador portátil GIGABYTE pela primeira vez. 2 Conecte o adaptador AC no conector de entrada DC no lado esquerdo do computador portátil.

Usando o computador portátil GIGABYTE pela primeira vez. 2 Conecte o adaptador AC no conector de entrada DC no lado esquerdo do computador portátil. Parabéns por adquirir um Notebook GIGABYTE. Este manual irá ajudá-lo a começar com a configuração do seu computador portátil. A configuração do produto final depende do modelo no momento da sua compra.

Leia mais

Ambiente de Simulação Virtual para Capacitação e Treinamento na Manutenção de. Disjuntores de Subestações de Energia Elétrica,

Ambiente de Simulação Virtual para Capacitação e Treinamento na Manutenção de. Disjuntores de Subestações de Energia Elétrica, Ambiente de Simulação Virtual para Capacitação e Treinamento na Manutenção de Disjuntores de Subestações de Energia Elétrica Prof. Dr. Lineu Belico dos Reis EPUSP Resumo: O informe técnico apresenta a

Leia mais

Diagrama lógico da rede da empresa Fácil Credito

Diagrama lógico da rede da empresa Fácil Credito Diagrama lógico da rede da empresa Fácil Credito Tabela de endereçamento da rede IP da rede: Mascara Broadcast 192.168.1.0 255.255.255.192 192.168.1.63 Distribuição de IP S na rede Hosts IP Configuração

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Unidade IV GERENCIAMENTO DE SISTEMAS. Prof. Roberto Marcello

Unidade IV GERENCIAMENTO DE SISTEMAS. Prof. Roberto Marcello Unidade IV GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Roberto Marcello SI - Tecnologia da informação SI - Tecnologia da informação Com a evolução tecnológica surgiram vários setores onde se tem informatização,

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

18º Congresso de Iniciação Científica IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE TESTE DE APLICAÇÕES WEB

18º Congresso de Iniciação Científica IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE TESTE DE APLICAÇÕES WEB 18º Congresso de Iniciação Científica IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE TESTE DE APLICAÇÕES WEB Autor(es) HARLEI MIGUEL DE ARRUDA LEITE Orientador(es) PLÍNIO ROBERTO SOUZA VILELA Apoio Financeiro PIBIC/CNPQ

Leia mais

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados.

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados. Redes Ponto a Ponto É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores devem estar

Leia mais

Introdução/Histórico da Informática. O Computador

Introdução/Histórico da Informática. O Computador Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Engenharia Civil Prof.: Maico Petry Introdução/Histórico da Informática O Computador DISCIPLINA: Informática Aplicada para Engenharia Idade da Pedra

Leia mais

Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP

Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Paulo Fernando da Silva psilva@senior.com.br Sérgio Stringari stringari@furb.br Resumo. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um driver NDIS 1 para

Leia mais

Motivos para você ter um servidor

Motivos para você ter um servidor Motivos para você ter um servidor Com a centralização de dados em um servidor, você poderá gerenciar melhor informações comerciais críticas. Você pode proteger seus dados tornando o backup mais fácil.

Leia mais

O conjunto é composto por duas seções: o App Inventor Designer e o App Inventor Blocks Editor, cada uma com uma função específica.

O conjunto é composto por duas seções: o App Inventor Designer e o App Inventor Blocks Editor, cada uma com uma função específica. Google App Inventor: o criador de apps para Android para quem não sabe programar Por Alexandre Guiss Fonte: www.tecmundo.com.br/11458-google-app-inventor-o-criador-de-apps-para-android-para-quem-naosabe-programar.htm

Leia mais

Gerenciamento de memória

Gerenciamento de memória Na memória principal ficam todos os programas e os dados que serão executados pelo processador. Possui menor capacidade e custo maior. S.O buscam minimizar a ocupação da memória e otimizar sua utilização.

Leia mais

Comparativo entre câmeras analógicas e Câmeras IP.

Comparativo entre câmeras analógicas e Câmeras IP. Comparativo entre câmeras analógicas e Câmeras IP. VANTAGENS DAS SOLUÇÕES DE VIGILÂNCIA DIGITAL IP É verdade que o custo de aquisição das câmeras digitais IP, é maior que o custo de aquisição das câmeras

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

Técnico/a de Refrigeração e Climatização

Técnico/a de Refrigeração e Climatização Técnico/a de Refrigeração e Climatização 1315 Eletricidade e eletrónica - programação de autómatos 2013/ 2014 Gamboa 1 Introdução Automação, estudo dos métodos e procedimentos que permitem a substituição

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO O que é a Informática? A palavra Informática tem origem na junção das palavras: INFORMAÇÃO + AUTOMÁTICA = INFORMÁTICA...e significa, portanto, o tratamento da informação

Leia mais

Do Word 2007 para o Office 365 para empresas

Do Word 2007 para o Office 365 para empresas Do Word 2007 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Word 2013 para área de trabalho está diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e

Leia mais

Virtual VoIP Manager. Comunicação eficaz e acessível.

Virtual VoIP Manager. Comunicação eficaz e acessível. Comunicação eficaz e acessível. é a central telefônica Dígitro (PABX) desenvolvida dentro dos mais avançados conceitos de telefonia IP. Pode ser instalado em computadores comuns ou em uma das seguintes

Leia mais

EEEP MONSENHOR WALDIR DE CASTRO LOPES SANTA ROSA MARCO/CE THE SONG OF GLORY

EEEP MONSENHOR WALDIR DE CASTRO LOPES SANTA ROSA MARCO/CE THE SONG OF GLORY 1 EEEP MONSENHOR WALDIR DE CASTRO LOPES SANTA ROSA MARCO/CE THE SONG OF GLORY Kelvy Jhonys Lavor do Carmo Matheus Teófilo Sales Yandra Meire dos Santos MARCO/CE 2015 2 Kelvy Jhonys Lavor do Carmo Matheus

Leia mais