II BREVE ABORDAGEM HISTÓRICA À HOTELARIA E À RESTAURAÇÃO. Susana Ribeiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "II BREVE ABORDAGEM HISTÓRICA À HOTELARIA E À RESTAURAÇÃO. Susana Ribeiro"

Transcrição

1 II BREVE ABORDAGEM HISTÓRICA À HOTELARIA E À RESTAURAÇÃO

2 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA Ninguém sabe precisar exactamente quando e como surgiu a actividade hoteleira no mundo. Mas, os indícios levam a crer que esta actividade tenha-se iniciado em função da necessidade natural que os viajantes têm em procurar abrigo, apoio e alimentação durante suas viagens.

3 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA A primeira notícia sobre a criação de um espaço destinado especificamente à hospedagem vem de alguns séculos antes da era cristã quando, na Grécia Antiga, no santuário de Olímpia, eram realizados os jogos olímpicos. Para esses eventos, foram construídos o estádio e o pódio, onde se homenageavam os vencedores e ficava a chama olímpica.

4 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA Mais tarde, foram acrescentados os balneários e uma hospedaria, com cerca de 10 mil metros quadrados, com o objectivo de abrigar os visitantes. Essa hospedaria teria sido o primeiro hotel de que se tem notícia.

5 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA Já as termas romanas, embora não se destinassem propriamente à hospedagem e sim ao lazer, dispunham de água quente, instalações de até 100 mil metros quadrados e instalações para os utilizadores descansarem. Dependendo do estatuto do cliente, esses aposentos podiam ser luxuosos e de grandes dimensões, ou mais simples, menores, até mesmo de uso colectivo, para as pessoas comuns.

6 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA A evolução da hotelaria sofreu grande influência dos gregos e especialmente dos romanos, que tendo sido óptimos construtores de estradas, foram responsáveis pela expansão das viagens em todos os seus domínios e, consequentemente, o surgimento de abrigos para os viajantes.

7 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA A Bretanha, por exemplo, durante muitos séculos dominada por Roma, incorporou à sua cultura a arte de hospedar, e ao longo de suas estradas se multiplicavam as pousadas. Essa mesma tendência era comum a quase todos os países europeus, igualmente influenciados pelos romanos.

8 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA Como naquela época os meios de transportes não percorriam mais do que 60 Km diários, as viagens quase sempre duravam alguns dias. Disso resultou o estímulo à criação das hospedarias que, em Roma, obedeciam a regras muito rígidas; por exemplo, um hoteleiro não poderia receber um hóspede que não tivesse uma carta assinada por uma autoridade, estivesse ele viajando a negócios ou a serviço do imperador.

9 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA Nas grandes e refinadas mansiones (amplos "hotéis" situados ao longo das principais vias) estas normas eram seguidas à risca, o que não acontecia nas pequenas pousadas que proliferavam nas redondezas destas mansiones.

10 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA A famosa Via Appia (uma das principais estradas da antiga Roma), por exemplo, era um local repleto de pequenas pousadas, no tempo do Império Romano, e naqueles estabelecimentos ocorria toda a espécie de orgias, crimes e desordens.

11 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA Nessa época de intrigas políticas e intensa luta pelo poder, os magistrados mantinham essas pousadas sob vigilância, já que civis e militares, além dos funcionários dos correios, hospedavam- se ali. Isso levava as autoridades a colocarem os donos de pousada na sua folha de pagamento, para que eles relatassem tudo que ouvissem de seus hóspedes. A lei obrigava a manter vigília à noite, visando à segurança dos hóspedes, de quem era obrigatório anotar os nomes, a proveniência e a nacionalidade.

12 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA Este panorama continuou mais ou menos inalterado até o final da Idade Antiga. Com a queda do Império Romano, as estradas começaram a ser menos usadas, em razão da falta de segurança. Este facto diminuiu o número de hóspedes e prejudicou seriamente as pousadas. Devido a isso, a hospedagem passou a ser oferecida pelos mosteiros e outras instituições religiosas, bem mais seguras e confiáveis.

13 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA De início um serviço informal, a hospitalidade dos religiosos tornou-se, mais tarde, uma actividade organizada, com a construção de quartos e refeitórios separados, e monges dedicados ao atendimento dos viajantes. Posteriormente, foram construídos prédios próximos aos mosteiros, destinados exclusivamente aos hóspedes dando origem às pousadas.

14 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA Nesses abrigos, os hóspedes eram obrigados a cuidar da própria alimentação, da iluminação (velas, p.e.) e das roupas de dormir. Além disso, os viajantes dependiam da boa vontade dos responsáveis pelas pousadas.

15 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA No século XII, as viagens na Europa voltaram a se tornar mais seguras, e rapidamente as hospedarias se estabeleceram ao longo das estradas. Aos poucos, diversos países implantavam leis e normas para regulamentar a actividade hoteleira, especialmente a França e a Inglaterra.

16 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA A França, por exemplo, já dispunha de leis reguladoras dos estabelecimentos e dos serviços hoteleiros no ano de 1254 (séc XIII), enquanto na Inglaterra isso aconteceu em 1446 (séc.xv). Em 1589, foi editado pelos ingleses o primeiro guia de viagens de que se tem notícia, que veio definir de modo claro os diferentes tipos de acomodações disponíveis para viajantes a negócio ou a passeio.

17 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA Com a natural evolução ao longo dos tempos a hotelaria foi aperfeiçoando-se, assimilando e aplicando novos conceitos. Leis de regulamentação de preços, aumento da qualidade dos serviços, da higiene e da alimentação foram apenas algumas das melhorias que foram acontecendo.

18 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA Foi na França, em 1407, que se criou a primeira lei para registo de hóspedes visando aumentar a segurança das hospedarias. No ano de 1561, também na França, as tarifas das pousadas foram regulamentadas e por consequência os hóspedes passaram a exigir maior conforto. Por outro lado, na Inglaterra, no período de 1750 a 1820, as estalagens foram substituídas pelos Inns, que ofereciam diversidade de serviços, alto padrão de limpeza e excelente alimentação.

19 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA No interior da Inglaterra, muitas pousadas desenvolveram-se a partir dos mosteiros que fechavam as suas portas. Alguns modernos hotéis ingleses, sem dúvida, tiveram essa origem, a exemplo do New Inn, em Gloucester, e o George, em Glastonbury.

20 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA New Inn, em Gloucester

21 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA George, em Glastonbury

22 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA No final do século XIX, os hóspedes tinham se tornado mais exigentes e surgiram então hotéis de grande luxo, como os famosos Savoy, Ritz, Claridge, Carlton e outros, acompanhando a tendência dos fabulosos comboios e navios de passageiros da época.

23 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA O ano de 1872 trouxe uma novidade: a primeira viagem turística em grupo, organizada por Thomas Cook. Hoje em dia esse tipo de viagem colectiva traz inegáveis benefícios à hotelaria, às companhias aéreas, aos restaurantes, à indústria e ao comércio em geral, gerando também impostos que beneficiam inúmeros países.

24 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA Abordar o crescimento da actividade hoteleira mundial, é importante. Começando pelos Estados Unidos, tendo em vista suas peculiaridades.

25 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA Inicialmente, a hotelaria americana obedeceu aos critérios europeus, em especial os ingleses. Mais tarde, com a ocupação do Oeste do país, foram-se formando pequenas vilas em lugares inóspitos, surgidas com as descobertas de ouro celebrizadas pelo cinema.

26 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA Nessas pequenas vilas, que muitas vezes se transformaram em grandes cidades, apareceram os saloons, originariamente bares que ofereciam comida, bebida e diversão aos fregueses. Com o passar do tempo, os saloons passaram a ter também alojamentos, em geral no segundo andar, ficando no térreo o salãoteatro, algumas vezes mesas para jogo, o bar, uma cozinha e o escritório.

27 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA Uma característica própria da hospedagem nos EUA foi o surgimento, ao longo dos rios navegáveis, de hotéis de apoio aos barcos fluviais embarcações frequentemente luxuosas e que também ofereciam hospedagem, casinos e diversão aos clientes.

28 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA Como esses barcos costumavam apresentar problemas mecânicos, que demoravam alguns dias para serem resolvidos, tornou-se necessário construir hospedarias. Os primeiros grandes hotéis norte-americanos, porém surgiram na costa do Atlântico, já que naquela região a navegação marítima possibilitava um intenso movimento de passageiros.

29 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA A Europa, que foi a pioneira na hotelaria, nos 50 anos seguintes perdeu a sua liderança para os Estados Unidos, que após a Revolução Industrial, já eram os maiores do mundo em números de albergues e ofereciam os melhores serviços da época. No final do século XIX, a expansão da economia norte-americana provocou aumento no turismo de negócios e nodelazer.

30 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA O conceito de apartamentos "double" e "single", bem como a disponibilização de utensílios para higiene pessoal e sabonete cortesia, remonta ao ano de 1829, numa iniciativa do "Tremont House", de Boston, considerado o maior e mais caro hotel da época. Para muitos considerado também como "o nascimento da indústria hoteleira".

31 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA Inovações do Tremont House Hotel: 170 quartos(em três andares) pessoal uniformizado(mensageiros) quartos privativos(simples e duplos) casas de banho interiores portas com fechaduras fornecimento de água e sabão incluído restaurante com cozinha francesa instruções ao pessoal sobre a forma adequada de servir e tratar os hóspedes

32 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA Tremont House", em Boston

33 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA O modernismo na hotelaria tem início em 1908, com a inauguração do "Statler Hotel" em Búfalo. Na década de 50, surgiram nos Estados Unidos os motéis, que se multiplicaram rapidamente, fazendo concorrência com os hotéis. Com o passar do tempo, houve uma incorporação dos motéis pela associação norteamericana de hotéis, o que possibilitou a aproximação dos dois segmentos.

34 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA

35 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA A hotelaria internacional, especialmente a norte-americana, realizou um vasto programa de modernização, estimado em vários bilhões de dólares: exemplo típico dessa modernização dos anos 50 é o Lincoln Hotel, em Nova York, que foi transformado no ultra-moderno Manhattan.

36 APARECIMENTO E EVOLUÇÃO DA HOTELARIA Lincoln Hotel ManhattanHotel

37 HÓTEIS MAIS ANTIGOS DO MUNDO Hoshi Ryokan- Em Ishikama, Japão Existe desde 717 Hotel mais antigo do mundo segundo o GuinessBook Administrado pela mesma familia à mais de 46 gerações Procura manter-se tal como idealizado pelo patriarca da familia Hoshi Hóspedes são recebidos com a tradiocionalcerimónia do chá Recebem um quimono de algodão muito leve para dormir (chamado vukata) Passam as noites sobre futtons-não há camas à vista. Agora, a diária do quarto duplo mais barato custa 11 mil ienes (96 ).

38 HÓTEIS MAIS ANTIGOS DO MUNDO

39 HÓTEIS MAIS ANTIGOS DO MUNDO Ritz- Paris, França Datado de 1898 localiza-se na Place Vendôme em Paris Hotel mais lendário da França Hotel mais antigo em funcionamento em Paris UmquartodoRitzserviu,por37anos,comolardeCoco Chanel Hemingway costumava tomar naquele bar doses elevadas de uísque e bloody mary Localizado perto do Louvre, do Jardim das Tulherias, dos caféselojasdaruederivoli. Diáriaparacasalapartirde550euros.

40 HÓTEIS MAIS ANTIGOS DO MUNDO

41 HÓTEIS MAIS ANTIGOS DO MUNDO Pilgrimhaus- Soest, Alemanha Datadode1304 Origens na peregrinação até a Santiago de Compostela Quem aqui fica hospedado em 25 de Julho, dia de Jakobus - pai dos peregrinos -, é convidado a brindar com um golinho de uma bebida centenária, encontrada durante a restauração do hotel. No restaurante do hotel podemos encontrar pratos inspirados na época da inauguração, feitos à base de cordeiro epato. Podemos também provar a cerveja fermentada, de criação de Fritz Andernach, representante da família que, por gerações, cuida do Pilgrimhaus Diáriaapartirde98

42 HÓTEIS MAIS ANTIGOS DO MUNDO

43 HÓTEIS MAIS ANTIGOS DO MUNDO Parador de Santiago- Santiago de Compostela, Espanha Datadode1499 Construído por ordem dos reis católicos Isabel de Castela e Fernando de Aragão, para servir de hospedaria e hospital de peregrinos Enorme edifício com uma mescla de estilos gótico e renascentista é uma das atracções para quem visita a cidade Localiza-se ao lado da Catedral de Santiago As paredes mantém-se de pedra, no entanto hoje em dia é um hotel cinco-estrelas que dá destaque à gastronomia galega, com peixes e carnes preparados com receitas ancestrais. Diáriasparacasalcustamapartirde275euros

44 HÓTEIS MAIS ANTIGOS DO MUNDO

45 HÓTEIS MAIS ANTIGOS DO MUNDO The Old Bell Hotel- Malmesbury, Inglaterra Datado de 1220 Mantém as grossas paredes de pedra, o forro do tecto de madeira e boa parte da antiga mobília originais A modernidade pode ser vista nos quartos e health club Uma curiosidade: os moradores da cidade acreditam que um fantasma ronda a propriedade. A Dama de Cinza, cujo retrato está pendurado numa das paredes do restaurante. Ela foi deixada no altar no dia do casamento e agora paira pelo "Velho Sino à procura do seu amor desaparecido Diária para casal por a partir de 185 libras(215 )

46 HÓTEIS MAIS ANTIGOS DO MUNDO

47 HOTEL MAIS ANTIGO DE PORTUGAL Lawrence s Hotel - Sintra Datado de 1764 O Hotel Lawrence'sé o mais antigo da Península Ibérica e um dos mais antigo da europa Ganhou especial fama quando LordByronaí se instalou no início do século XIX. O célebre escritor romântico esteve hospedado no Lawrence'sem 1809 a foi aí que escreveu parte do livro "A peregrinação de ChildeHarold", relato das suas experiências pelo continente europeu em que Sintra é descrita como um paraíso. A partir de 1850 esteve a ser dirigido por JaneLawrenceOram, que ficou imortalizada como uma das personagens dos Maias Foi abrigo para Eça de Queiroz, Ramalho Ortigão, Oliveira Martins, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Bulhão Pato e outras figuras importantes da literatura portuguesa.

48 HOTEL MAIS ANTIGO DE PORTUGAL

49 DEFINIÇÃO DE HOTEL Quarto do Hotel Hilton- Vilamoura Quarto do Hotel Real Villa Itália -Cascais

50 DEFINIÇÃO DE HOTEL A palavra hotel, utilizada pela primeira vez em França, deriva do latim hospes, que significa pessoa acomodada e de hospitium, que significa hospitalidade. Este termo substituiu taberna e pousada. Hotel pode ser definido como um estabelecimento de carácter público, destinado a fornecer vários serviços: acomodação, alimentos e bebidas, lazer e deve estar orientado para três grandes objectivos: Ser uma fonte de receita; Ser uma fonte de emprego; Oferecer um serviço à comunidade.

51 DEFINIÇÃO DE HOTEL Um Hotel tem como função essencial, acomodar aqueles que estão longe de casa e atender às suas necessidades básicas. É um estabelecimento que oferece alojamento, alimentação e bebidas para os viajantes e, frequentemente, oferece outros tipos de serviços. Praia D El Rey Marriott Golf& Beach Resort

52 DEFINIÇÃO DE HOTEL o Os hotéis desempenham um papel importante na maioria dos países, oferecendo instalações para transacções de negócios, reuniões e conferências, recreação e entretenimento. Hotel Montebelo(Viseu)

53 DEFINIÇÃO DE HOTEL Os hotéis são atracções importantes para a localidade onde se insere. Mediante os gastos efectuados pelos visitantes, os hotéis em geral contribuem de forma significativa para a economia local, tanto directa quanto indirectamente, através da difusão subsequente dos gastos de visitantes a outros receptores da comunidade.

54 DEFINIÇÃO DE HOTEL Os hotéis têm importância como empregadores de mãode-obra. Milhares de empregos são disponibilizados nas diversas ocupações que constituem as indústrias hoteleiras na maioria dos países. O papel dos hotéis como empregadores é particularmente importante em localidades com poucas fontes alternativas de empregos, e assim, contribuem para o desenvolvimento regional.

55 The Grove Park Inn Resort& Spa Asheville, North Carolina, EUA

56 Snowbird s Cliff Spa, Utah, EUA

57 PALM BEACH GARDENS, FLORIDA, EUA

58 Bora Bora Pearl Beach Resort

59 APARECIMENTO DA RESTAURAÇÃO Restaurante - Pestana Casino Park Hotel - Madeira

60 APARECIMENTO DA RESTAURAÇÃO A origem do termo restaurante (restauração) não é tão antiga quantosepossaimaginar,poisnãoestáligadadesdeoseuinício à alimentação, como poderia parecer. Até meados do século XVIII, mais propriamente em 1765, apenas se serviam comidas nos Albergues e Estalagens com um menufixoeahorasfixas. Estes estabelecimentos eram associados para poderem defender os seus interesses. Uma das regras desta associação era a seguinte: Só as Estalagens e Albergues podiam fornecer refeições(guisados).

61 APARECIMENTO DA RESTAURAÇÃO Em 1765 apareceu um indivíduo de nome BOULANGER que abriu em Paris um estabelecimento com venda de sopas ao público as quais considerou óptimas para a restauração das forças humanas, pelo que as denominou Restaurants, escrevendo um visível letreiro por cima da porta: BOULANGER FORNECE RESTAURANTS DIVINAS Juntando ainda a seguinte frase, escrita em Latim: VENITE AD ME, VOS QUI STOMACHO LABORATIS, ET EGO RESTAURABO VOS. (Vinde a mim vós que padeceis do estômago, e eu vo-lo restauro)

62 APARECIMENTO DA RESTAURAÇÃO Pretendendo enriquecer a sua ementa, e como não lhe era permitido servir guisados por não estar afiliado na associação dos estalajadeiros, BOULANGER resolveu um dia, fornecer aos seus clientes PÉS DE BORREGO COM MOLHO BRANCO Por este facto, foi-lhe movido um processo pela dita associação, que afinal resultou em seu benefício, criandolhe uma enorme fama e fazendo publicidade aos seus produtos.

63 APARECIMENTO DA RESTAURAÇÃO Por fim Boulanger ganhou a causa visto que o parlamento deliberou que os pés de borrego com molho branco não eramumguisado ragout eassimtodaacidadedeparisse quis certificar do valor gastronómico e imaginativo da especialidade de chéz Boulanger. Até o Rei Louis XV, por indicação de Moncriff, seu amigo íntimo, fez servir o famoso prato de Versailles, embora como guloso e glutão que era, não tivesse ficado entusiasmado com a iguaria.

64 APARECIMENTO DA RESTAURAÇÃO Assim, segundo as palavras de Brillat-Savarin: Boulanger, criou uma profissão que levara à fortuna todos os que a exercerem de boa fé, ordem e habilidade. Depois de Boulanger o primeiro Restaurant digno desse nome foi fundado por Beauvilliers em 1783, o qual encerrou as suas portas em 1793, devido a efeitos revolucionários desta data.

65 APARECIMENTO DA RESTAURAÇÃO Com a revolução, e devido à dissolução da associação dos Estalajadeiros e a perda de certos privilégios, os restaurantes multiplicaram-se, permitindo ao povo refeições de acordo com o seu gosto e disponibilidades. Outras versões foram e vão aparecendo como: Snack-Bar, Self-service, Cantinas, Refeitórios, Coffee-shops, Sandwichbar, etc.

66 O RESTAURANTE MAIS ANTIGO DO MUNDO Sobrino de Botín Madrid, Espanha Datadode1725 Localizado na Plaza Mayor Nos primeiros anos de existência funcionava como estalagem Pertencia ao cozinheiro francês Jean Botín

67 O RESTAURANTE MAIS ANTIGO DO MUNDO

68 DEFINIÇÕES DE RESTAURANT Restaurant: comida ou remédio que tem o poder de restaurar as forças perdidas a um indivíduo adoentado ou cansado. Restaurant, adj., aquilo que restaura ou repara a força. Restaurateur é também usado para denominar um fornecedor de comida cozinhada que serve refeições a qualquer hora, sendo o tipo e o preço das mesmas indicadas numa espécie de letreiro.

69 GRANDES NOMES DO TURISMO, HOTELARIA E RESTAURAÇÃO César Ritz Thomas Cook Auguste Escoffier Conrad Hilton Ellsworth Statler Kemmons Wilson Sarah Tomerlin Lee ElaineG. Etess ChefLouis Dom Perignon J. Willard Marriott Etc.

70 AS GRANDES PERSONALIDADES Thomas Cook Fundador da 1ª agencia de Viagens do Mundo 1ª viagem organizada ocorreu em Inglaterra em 1841 Posteriormente alargou o seu leque de oferta até à restante Europa Foi o seu filho que expandiu o negócio para os EUA Hoje em dia continua a ser das mais importantes e reconhecidas Agências de Viagens do Mundo

71 AS GRANDES PERSONALIDADES Ellsworth Statler Inovador por excelência Na restauração: Conceito de Buffett Controlo de custos Gestão de stocks Conceito de Self-service Aproveitamento do espaço Hotelaria: Inovações na construção: Coretes internas Inovações no serviço: água gelada nos quartos Controle de custos Método de contabilidade que ainda é referência

72 AS GRANDES PERSONALIDADES Ellsworth Statler Hotelaria (cont.): Preocupação com os RH Novos serviços aos hóspedes: tarifas nos quartos, luz na mesa de cabeceira, rádios, Código Statler do Serviço

73 AS GRANDES PERSONALIDADES Elaine G.Etess Consultora especializada em Hotelaria 1ªmulher a presidir Associação Americana de Hotéis e Motéis Dedicada ao serviço ao cliente. Para ela o O cliente têm sempre razão. Defende o emprego na hotelaria para a 3ª idade assim como para portadores de deficiências

74 AS GRANDES PERSONALIDADES Auguste Escoffier Procurou simplificar e modernizar o conceito que até então existia de restaurantes Tempos de confecção exactos Em conjunto com César Ritzdesenvolveu um conceito de organização de brigada de cozinha que ainda hoje em dia é implementado Dedicação ao cliente, e personalização do serviço

75 AS GRANDES PERSONALIDADES Conrad Hilton Controlo de custos (fechar andares completos para poupar energia) Dedicou-se à compra e venda de hotéis até que decidiu fundar a Hilton International Company Nas renovações dos hotéis adquiridos fazia sempre questão de manter a atmosfera preexistente afim de preservar a identidade dos mesmos Desenvolveu o conceito de administração de hotéis

76 AS GRANDES PERSONALIDADES Kemmons Wilson Fundador da HolidayInn Caracteristicasdos hoteisholidayinns: Quartos com dimensões superiores ao habitual 2 camas de casal por quarto Restaurante Crianças até 12 anos gratuitas Televisão e telefone em todos os quartos Alto Padrão de atendimento Controlo de Qualidade A melhor surpresa é não haver surpresas.

77 AS GRANDES PERSONALIDADES ChefLouis Desenvolveu o conceito de comida congelada Acredita que um restaurante para ter sucesso apenas precisava de boa comida e bom atendimento Criou um restaurante com cozinha aberta

78 AS GRANDES PERSONALIDADES Bill Marriott Fez sucesso ao acrescentar o factor comida ao estabelecimento de que era proprietário Procurava e desenvolvia nichos de mercado(por exemplo, catering para empresas aéreas) Em 1957 abriu o seu primeiro hotel Expandiu o seu império para outras áreas de negócio como resorts, cruzeiros, fast-food e comunidades para idosos Elevado nível de serviço ao cliente Preocupação com a satisfação dos seus colaboradores Reconhecido como o génio do Marketing Hoteleiro

79 AS GRANDES PERSONALIDADES Curtis Carlson Iniciou o seu sucesso com uma rede de supermercados Adquiriu vários grupos hoteleiros entre os quais o RadissonHotels International Dedicou-se ainda à área da restauração Abriu a CarlsonTravel, uma agencia de viagens que mantém o seu sucesso nos dias de hoje

80 AS GRANDES PERSONALIDADES Morris Lasky Conhecido como aquele que cura hotéis doentes Fundador da LodgingUnlimited que tinha por objectivo restabelecer as finanças de hotéis falidos Recuperou mais de 250 hotéis O seu trabalho passava por estudar todos os departamentos dos hotéis, identificar quais os departamentos que não geravam lucros, identificar os pontos negativos e positivos, e colocar esses mesmos departamentos a dar lucro Focado na atenção aos detalhes e na receptividade às mudanças Abriu o seu próprio hotel destinado ao mercado corporate(quartos com poltronas confortáveis, secretária, 3 telefones e leitor de vídeo) Considerava a localização dos hotéis fundamental para o sucesso Filosofia: começar com as necessidades dos clientes e oferecer soluções eficazes de custo compatível para que os seus objectivos sejam alcançados

81 AS GRANDES PERSONALIDADES César Ritz Pai da hotelaria moderna O seu conceito passava por oferecer um serviço completo e personalizado Criou a figura do Somellier(escanção) Criou o conceito de Suites Converteu alguns hotéis europeus em decadência nos melhores da Europa Para além da cadeia Ritzeste encontra-se ligado também à cadeia Savoy Carateristicasdos seus hoteis: Quartos espaçosos Decoração luxuosa Todos os quartos com WC Utiliza iluminação indirecta Substitui o papel de parede por paredes pintadas Reforça a atenção ao cliente logo desde a recepção Diferenciação da hierarquia dentro do hotel através dos uniformes

82 AS GRANDES PERSONALIDADES Grupo Pestana 1965 OS irmãos Manuel e Domingos Pestana abriram o Hotel Sheraton no Funchal 1972 A administração passou para Dionísio Pestana Nos anos 80, o Grupo adquiriu outro hotel 5 estrelas na Madeira, o Pestana CarltonPark Inauguracãodo Pestana AtlanticBay Hotel em Julho Abertura do Pestana VillageHotel na Madeira. Aquisição de um LockheedTristarpela companhia aérea Euro Atlantic. Extensão do Hotel Pestana Levante em Armação de Pera, Algarve Compra de um hotel com 30 bungalowsde luxo em Angra dos Reis, Brasil.

83 AS GRANDES PERSONALIDADES Grupo Pestana Aquisição do hotel ex-meridienem Salvador e de um hotel frente mar em Natal, Brasil. Abertura do hotel histórico Pestana Porto no centro da cidade e do Pestana Miramar Hotel na Madeira Abertura dos seguintes hotéis: Pestana CarltonPalaceHotel em Lisboa, Alvor BeachClube Pestana Alvor Atlanticono Algarve, e do Pestana Atalaia Hotel na Madeira Compra do Palm Gardens townhouseresortno Carvoeiro e 400 hectárescom planeamento de hotel e golfe em Silves, Algarve. Aquisição da Quinta Amoreira com aprovação para 400 unidades no Alvor, Algarve Aquisição do MalelaneGate Resortna fronteira do Parque Nacional Kruger, África do Sul. Extensão do campo Gramachoe no Algarve para um de 18 buracos, par 72 e a finalização de um novo clubhouse

84 AS GRANDES PERSONALIDADES Grupo Pestana Europa Pestana Palace, Lisboa Pestana Cascais, Cascais Pestana Sintra Golf, Sintra Pestana Porto, Porto Pestana Alvor Praia, Algarve Pestana Alvor Park, Algarve Pestana Alvor Atlantico, Algarve Pestana Delfim, Algarve Pestana Dom Joao II, Algarve Pestana Levante, Algarve estana Palm Gardens, Algarve Pestana Porches Praia, Algarve Pestana Viking Resort, Algarve Pestana Atalaia, Madeira Pestana Bay Ocean Aparthotel, Madeira Pestana Carlton Madeira, Madeira Pestana Casino Park, Madeira Pestana Gardens Aparthotel, Madeira Pestana Bay Aparthotel, (Madeira) Pestana Grand Hotel, Madeira Pestana Miramar Aparthotel, Madeira Pestana Palms, Madeira Pestana Village Aparthotel, Madeira Pestana Porto Santo (Madeira)

85 AS GRANDES PERSONALIDADES Grupo Pestana Brasil Pestana Angra, Angra dos Reis Pestana Bahia, Salvador da Bahia Convento do Carmo, Salvador da Bahia Pestana de Sauipe, Costa do Sauípe Pestana Curitiba, Curitiba Pestana Natal, Natal Pestana Rio Atlântica, Rio de Janeiro Pestana São Paulo, São Paulo Pestana São Luis, São Luís do Maranhão Pestana Buenos Aires, Buenos Aires Pestana Bariloche, Bariloche Pestana Caracas, Caracas África Pestana Rovuma, Maputo Pestana Inhaca, Inhaca Pestana Bazaruto, Bazaruto Pestana Kruger Lodge, Parque Nacional Kruger Pestana Trópico, Cabo Verde Pestana Equador, São Tomé Pestana São Tomé, (São Tomé)

86 AS GRANDES PERSONALIDADES Grupo Pestana O Grupo Pestana possui actualmente: 38 hotéis 6 empreendimentos de timesharing 3 campos de golfe 2 empreendimentos imobiliário/turístico 2 concessões de jogo para Casinona Madeira e em São Tomé e Principe participação numa companhias de aviação charter 1 agência de viagens 3 operadores turísticos Desde 1999, o Grupo Pestana detém a Empresa de Cervejas da Madeira(ECM), o maior fabricante e distribuidor de bebidas na Região Autónoma da Madeira.

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção O QUE ESPERAR DO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 1 Maio de 2011 Introdução Este documento destina-se a voluntários e promotores envolvidos no SVE. Fornece informações claras a voluntários

Leia mais

FORMULE 1: O CONCEITO QUE DEMOCRATIZOU OS HOTÉIS

FORMULE 1: O CONCEITO QUE DEMOCRATIZOU OS HOTÉIS Kit de Imprensa 1 FORMULE 1: O CONCEITO QUE DEMOCRATIZOU OS HOTÉIS Criada em 1984, a rede de hotéis supereconômicos soma mais de 383 unidades em 14 países No início dos anos 70, a oferta de hotéis nas

Leia mais

FESTA DO BASQUETEBOL JUVENIL PORTIMÃO 8 A 11 DE ABRIL 2010

FESTA DO BASQUETEBOL JUVENIL PORTIMÃO 8 A 11 DE ABRIL 2010 FESTA DO BASQUETEBOL JUVENIL PORTIMÃO 8 A 11 DE ABRIL 2010 Tal como em anos anteriores, vai desenrolar-se também este ano em Portimão o que já é considerado o maior evento desportivo dedicado ao Basquetebol

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

Montepio, Portugal. Tecnologia de recirculação de notas na optimização dos processos de autenticação e de escolha por qualidade

Montepio, Portugal. Tecnologia de recirculação de notas na optimização dos processos de autenticação e de escolha por qualidade Montepio, Portugal Tecnologia de recirculação de notas na optimização dos processos de autenticação e de escolha por qualidade A qualidade e fiabilidade dos recirculadores Vertera foram determinantes na

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

01 de Novembro de 2013. Construção

01 de Novembro de 2013. Construção 01 de Novembro de 2013 Construção Revista de Imprensa 01-11-2013 1. (PT) - Diário de Notícias, 01/11/2013, Soares da Costa ganha obra nos EUA 1 2. (PT) - Exame, 01/11/2013, A força do betão 2 3. (PT) -

Leia mais

HOTELARIA CLÁSSICA X HOTELARIA HOSPITALAR

HOTELARIA CLÁSSICA X HOTELARIA HOSPITALAR HOTELARIA CLÁSSICA X HOTELARIA HOSPITALAR Palestrante: Marilia Mills CONCEITOS Hotelaria Clássica é a reunião de serviços com características próprias e que tem por finalidade oferecer hospedagem, alimentação,

Leia mais

WWW.REALHOTELSGROUP.COM

WWW.REALHOTELSGROUP.COM * * * * * SOFISTICAÇÃO EXCELÊNCIA PORTUGALIDADE * * * * * WWW.REALHOTELSGROUP.COM GRUPO HOTÉIS REAL COSTA DO ESTORIL LISBOA ALBUFEIRA OLHÃO RIA FORMOSA GRUPO HOTÉIS REAL COSTA DO ESTORIL LISBOA ALBUFEIRA

Leia mais

www.m4travel.pt Lisboa

www.m4travel.pt Lisboa www.m4travel.pt Lisboa 2013 www.m4travel.pt Hotel da Estrela **** Lisboa Lisboa Bike Tour Programa válido de 2 Janeiro a 28 de Dezembro 2013 (excepto Carnaval, Páscoa e Natal) Conheça Lisboa de uma forma

Leia mais

JAPÃO DE MOCHILA ÀS COSTAS 2ª. PARTE

JAPÃO DE MOCHILA ÀS COSTAS 2ª. PARTE JAPÃO DE MOCHILA ÀS COSTAS 2ª. PARTE Abandonamos Kyoto sentindo já saudades dos dias aqui passados, que foram tão agradáveis e cheios de experiencias novas. Mais aventuras esperavam por nós em Tokyo, e

Leia mais

"Organizar evento é como uma grande orquestra"

Organizar evento é como uma grande orquestra "Organizar evento é como uma grande orquestra" Publicação: 25 de Maio de 2014 às 00:00 O primeiro evento que ela organizou foi aos 12 anos, a festa junina da escola. O que Tânia Trevisan não imaginava

Leia mais

Golfe e Turismo: indústrias em crescimento

Golfe e Turismo: indústrias em crescimento CAPÍTULO I CAPÍTULO I Golfe e Turismo: indústrias em crescimento O universo do golfe, bem visível hoje em muitos territórios, tem desde logo ao nível de contribuição uma relação de causa consequência com

Leia mais

O CNPV. e as Estruturas Locais de Voluntariado. 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás

O CNPV. e as Estruturas Locais de Voluntariado. 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás O CNPV e as Estruturas Locais de Voluntariado 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás As Origens do Voluntariado O Voluntariado sempre existiu. Nuns casos, de maneira difusa, noutros de forma organizada.

Leia mais

A procura dos cursos da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril triplicou

A procura dos cursos da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril triplicou Pág: 12 Área: 18,37 x 22,86 cm² Corte: 1 de 5 Entrevista ALEXANDRA PEREIRA Directora da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril A procura dos cursos da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril triplicou

Leia mais

A unificação monetária européia

A unificação monetária européia A unificação monetária européia Especial Panorama Celeste Cristina Machado Badaró 06 de julho de 2007 A unificação monetária européia Especial Panorama Celeste Cristina Machado Badaró 06 de julho de 2007

Leia mais

Reaproveitamento de Máquinas Caça-Níqueis

Reaproveitamento de Máquinas Caça-Níqueis Reaproveitamento de Máquinas Caça-Níqueis Gustavo Rissetti 1 1 Acadêmico do Curso de Ciência da Computação Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) rissetti@inf.ufsm.br Resumo. Este artigo trata sobre

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

" A história URCA MARCA DA NOSSA TERRA

 A história URCA MARCA DA NOSSA TERRA " A história URCA MARCA DA NOSSA TERRA A União Recreativa e Cultural da Abrunheira, faz parte da identidade desta Abrunheira contemporânea. Desde que existe, tem marcado todos os acontecimentos da nossa

Leia mais

A HOTELARIA NA CIDADE DE PONTA GROSSA PR: UMA ANÁLISE DO PERFIL DO HÓSPEDE E DA OCUPAÇÃO HOTELEIRA ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO

A HOTELARIA NA CIDADE DE PONTA GROSSA PR: UMA ANÁLISE DO PERFIL DO HÓSPEDE E DA OCUPAÇÃO HOTELEIRA ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

O Planejamento Participativo

O Planejamento Participativo O Planejamento Participativo Textos de um livro em preparação, a ser publicado em breve pela Ed. Vozes e que, provavelmente, se chamará Soluções de Planejamento para uma Visão Estratégica. Autor: Danilo

Leia mais

1.ª Fase - Primícias: Grécia, Roma, Jogos Olímpicos, Termas, Residências de Verão Renascimento, Circuitos no Continente Europeu;

1.ª Fase - Primícias: Grécia, Roma, Jogos Olímpicos, Termas, Residências de Verão Renascimento, Circuitos no Continente Europeu; FASES DO TURISMO 1.ª Fase - Primícias: Grécia, Roma, Jogos Olímpicos, Termas, Residências de Verão Renascimento, Circuitos no Continente Europeu; 2.ª Fase -Nascimento (Séc. XIX): incidência da modificação

Leia mais

Viagens Abreu - Alvará Nº 35 / 58 Avenida 25 de Abril, 2 Edifício Abreu 2795-195 Linda-a-Velha

Viagens Abreu - Alvará Nº 35 / 58 Avenida 25 de Abril, 2 Edifício Abreu 2795-195 Linda-a-Velha MADRID é a capital e a maior cidade de Espanha, tal como o município de Madrid e a Comunidade autónoma de Madrid. A cidade foi edificada junto às margens do rio Manzanares, no centro do país. Devido à

Leia mais

Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a

Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a Página 1 1 Como escrever um Estudo de Caso O que é um estudo de caso? Um estudo de caso é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a lembre-se de escrever um estudo de caso é que o caso

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

O Empreendedor Fabiano Marques

O Empreendedor Fabiano Marques O Empreendedor Fabiano Marques O interesse pelo empreendedorismo no mundo é algo recente. Neste sentido, podese dizer que houve um crescimento acentuado da atividade empreendedora a partir de 1990. Com

Leia mais

Ferreira Barros & Filhos, Lda.

Ferreira Barros & Filhos, Lda. Ferreira Barros & Filhos, Lda. Metalomecânica & Manutenção Indústrial O sucesso comercial de uma empresa está efetivamente ligado a um plano estratégico que ajuda os clientes a alcançar a excelência, a

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Agora é só com você. Geografia - 131

Agora é só com você. Geografia - 131 Geografia - 131 3 Complete: O espaço da sala de aula é um domínio delimitado por um(a)..., que é sua fronteira. Ainda em grupo faça o seguinte: usando objetos como lápis, palitos, folhas e outros, delimite

Leia mais

Marketing Básico Capítulo II. O Composto de Marketing Os 4 P s

Marketing Básico Capítulo II. O Composto de Marketing Os 4 P s Marketing Básico Capítulo II O Composto de Marketing Os 4 P s O Produto Podemos definir produto como sendo o ator principal da relação de troca, onde o mesmo deve resultar como amplamente satisfatório

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS 1 de 6 - mobilidade humana e OBJECTIVO: Identifica sistemas de administração territorial e respectivos funcionamentos integrados. O Turismo Guião de Exploração Indicadores sobre o turismo em Portugal 27

Leia mais

Organização em Enfermagem

Organização em Enfermagem Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Enfermagem Departamento de Enfermagem Básica Disciplina Administração em Enfermagem I Organização em Enfermagem Prof. Thiago C. Nascimento Objetivos: Discorrer

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras

Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras Alentejo 08 a 10 de Abril 2016 Itinerário 1º Dia 08 de Abril (Sex.) LISBOA / TRÓIA / CASTRO VERDE Em hora e local a combinar, partida

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

A COLOCAÇÃO DE ESCRITÓRIOS PODE VOLTAR AOS 150 MIL/170 MIL M2 EM 2009

A COLOCAÇÃO DE ESCRITÓRIOS PODE VOLTAR AOS 150 MIL/170 MIL M2 EM 2009 OJE 3 de Dezembro 2008 (1/5) A COLOCAÇÃO DE ESCRITÓRIOS PODE VOLTAR AOS 150 MIL/170 MIL M2 EM 2009 O take-up de ESCRITÓRIOS vai regredir em 2009 para o nível dos anos de 2004 e 2005, embora o preço das

Leia mais

DADOS DE MERCADO 2010/2011 BRASIL

DADOS DE MERCADO 2010/2011 BRASIL DADOS DE MERCADO 2010/2011 BRASIL HÓSPEDES HOTELARIA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA (NUTSII) (Fonte: INE, PORTUGAL) Hóspedes hotelaria - AM Lisboa 268.153 224.435 153.292 183.962 167.661 90.897 87.686 101.723

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Violações das regras do ordenamento do território Habitação não licenciada num parque natural. 11-07-2011 EFA S13 Pedro Pires

Violações das regras do ordenamento do território Habitação não licenciada num parque natural. 11-07-2011 EFA S13 Pedro Pires Violações das regras do ordenamento do território Habitação não licenciada num parque natural 11-07-2011 EFA S13 Pedro Pires CLC UFCD6 Pedro Pires Processo nº21359 EFA S13 Violações das regras do ordenamento

Leia mais

1 A INEFICIENCIA ENERGÉTICA EM PORTUGAL AGRAVA A CRISE ECONÓMICA E SOCIAL

1 A INEFICIENCIA ENERGÉTICA EM PORTUGAL AGRAVA A CRISE ECONÓMICA E SOCIAL Ineficiência energética agrava a crise económica e social em Portugal Pág. 1 A INEFICIENCIA ENERGÉTICA EM PORTUGAL AGRAVA A CRISE ECONÓMICA E SOCIAL RESUMO DESTE ESTUDO A baixa eficiência como é utilizada

Leia mais

AP03 OS MODELOS DE PRODUÇÃO DE HENRY FORD

AP03 OS MODELOS DE PRODUÇÃO DE HENRY FORD 1 2 Conhecer os princípios de produção em massa preconizados por Henry Ford Estabelecer correlações entre o Taylorismo e o Fordismo 3 Henry Ford e o modelo T Henry Ford (1863-1947) também é um dos precursores

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA I N S T I T U T O P O L I T É C N I C O D E C A S T E L O B R A N C O ENGENHARIA INFORMÁTICA Aspectos Sócio-Profissionais da Informática Jovens Empresários de Sucesso e Tendências

Leia mais

FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL Celso Furtado. Professor Dejalma Cremonese

FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL Celso Furtado. Professor Dejalma Cremonese FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL Celso Furtado Professor Dejalma Cremonese A ocupação econômica das terras americanas constitui um episódio da expansão comercial da Europa. O comércio interno europeu, em intenso

Leia mais

Disciplina: TRANSPORTES. Sessão 10: A Intermodalidade em Sistemas de. Transportes: potencialidades, dificuldades, soluções

Disciplina: TRANSPORTES. Sessão 10: A Intermodalidade em Sistemas de. Transportes: potencialidades, dificuldades, soluções MESTRADO INTEGRADO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas Transportes: potencialidades, dificuldades, soluções 2010 / 2011 1/16 MÚLTIPLAS SOLUÇÕES MODAIS Devido

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS ESTUDO DE CASO: O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NA EMPRESA WISEUP DE FLÁVIO AUGUSTO DA SILVA IVAN CARLOS PERSUHN

Leia mais

Arte em hospedar. Somos a maior rede de hotéis de lazer do Brasil. Entenda agora porque deveria se hospedar conosco a negócios.

Arte em hospedar. Somos a maior rede de hotéis de lazer do Brasil. Entenda agora porque deveria se hospedar conosco a negócios. Arte em hospedar Somos a maior rede de hotéis de lazer do Brasil. Entenda agora porque deveria se hospedar conosco a negócios. 01 Guilherme Paulus - Presidente Acionista controlador da GJP Participações.

Leia mais

Apêndice F-21C Relatório das Atividades de Dezembro do projeto de educação ambiental PPA para AJA Minas Gerais, Brasil

Apêndice F-21C Relatório das Atividades de Dezembro do projeto de educação ambiental PPA para AJA Minas Gerais, Brasil Apêndice F-21C Relatório das Atividades de Dezembro do projeto de educação ambiental PPA para AJA Minas Gerais, Brasil Groupo AJ na demonstração do modelo de bacia hidrográfica. Preparado para: Susan Kurbis,

Leia mais

Pretérito Imperfeito do Indicativo

Pretérito Imperfeito do Indicativo Pretérito Imperfeito do Indicativo eu tu você ele ela nós vós vocês eles elas Pretérito Imperfeito do Indicativo formas -ar falava falavas falava falávamos faláveis falavam Verbos regulares -er / -ir comia

Leia mais

Dossier Promocional. Hotel Príncipe da Beira Fundão

Dossier Promocional. Hotel Príncipe da Beira Fundão Dossier Promocional Hotel Príncipe da Beira Fundão 1 1. Contexto e Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Imóvel 4. Descrição Detalhada 5. Condições de Comercialização 6. Contactos

Leia mais

Dados e análise relativos à história da construção do Antigo Hotel Estoril

Dados e análise relativos à história da construção do Antigo Hotel Estoril Desde que foi recebida a proposta de classificação do Antigo Hotel Estoril e Piscina Municipal Estoril, com as assinaturas conjuntas de mais de uma centena de residentes, o Instituto Cultural recolheu

Leia mais

Escolher um programa de cuidados infantis

Escolher um programa de cuidados infantis Escolher um programa de cuidados infantis A escolha de um programa de cuidados infantis é uma opção muito pessoal para cada família. O melhor programa é aquele que mais tem a ver com a personalidade, gostos,

Leia mais

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL? O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?! Quais as características do Ativo Intangível?! O problema da mensuração dos Ativos Intangíveis.! O problema da duração dos Ativos Intangíveis. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

IMS Health. Carlos Mocho. General Manager. www.imshealth.com

IMS Health. Carlos Mocho. General Manager. www.imshealth.com IMS Health Carlos Mocho General Manager www.imshealth.com Q. A IMS tem actividade em Portugal e Fale-nos um pouco da actividade da empresa? R. A IMS Portugal iniciou em Portugal no inicio deste ano (2008),

Leia mais

Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS.

Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS. Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS. Assim, foram selecionados profissionais experientes nessa área

Leia mais

Assunto: Condições de contrato de transporte aéreo

Assunto: Condições de contrato de transporte aéreo CIRCULAR Nº 062 / 2009 (SF) RF/MS/RC Lisboa, 14 de Agosto de 2009 Assunto: Condições de contrato de transporte aéreo Caro Associado, Tendo em consideração os deveres legais de informação para a venda de

Leia mais

Distribuição Geográfica dos Pontos de Coleta de Dados

Distribuição Geográfica dos Pontos de Coleta de Dados Distribuição Geográfica dos Pontos de Coleta de Dados Nº de Entrevistados da Pesquisa: 39.000 pessoas Nº de locais das entrevistas: 27 15 em aeroportos internacionais, que representam 99% do fluxo internacional

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

Atividade Turística com resultados positivos em 2014

Atividade Turística com resultados positivos em 2014 Estatísticas do Turismo 2014 28 de julho de 2015 Atividade Turística com resultados positivos em 2014 Segundo os dados provisórios da Organização Mundial de Turismo, as chegadas de turistas internacionais,

Leia mais

Hotéis Estoril. Hotel Real Villa Itália. http://www.granderealvillaitaliahotel.com/ Localização

Hotéis Estoril. Hotel Real Villa Itália. http://www.granderealvillaitaliahotel.com/ Localização Hotéis Estoril Hotel Real Villa Itália Localizado junto à Boca do Inferno, o Grande Real Villa Itália Hotel & Spa é a mais nóvel unidade de 5 estrelas em Cascais. Convertida a antiga residência do Rei

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

INFORMAÇÃO AOS MEDIA

INFORMAÇÃO AOS MEDIA 19 20 21 SALÃO PARA SENIORES SAÚDE TURISMO BEM-ESTAR INFORMAÇÃO AOS MEDIA A 1000 Eventos, entidade organizadora do evento Idade do Saber - Vidas Ativas, Vidas Saudáveis, apresenta a 3ª edição do salão

Leia mais

5 Um Modelo Inteligente de Cidade 7 Santa Marinha, um Conceito Global 9 Arquitectura 11 O Lugar Ideal Para Viver 13 Espaços 15 Conforto, Harmonia e

5 Um Modelo Inteligente de Cidade 7 Santa Marinha, um Conceito Global 9 Arquitectura 11 O Lugar Ideal Para Viver 13 Espaços 15 Conforto, Harmonia e 5 Um Modelo Inteligente de Cidade 7 Santa Marinha, um Conceito Global 9 Arquitectura 11 O Lugar Ideal Para Viver 13 Espaços 15 Conforto, Harmonia e Bem-Estar 17 A Sede do Seu Negócio 19 Tudo à Distância

Leia mais

Inicialmente vamos entender a lógica em que a Contabilidade está alicerçada.

Inicialmente vamos entender a lógica em que a Contabilidade está alicerçada. ENTENDENDO A LÓGICA DA CONTABILIDADE I - OBJETIVO O objetivo fim deste projeto é ensinar Contabilidade para aqueles que querem e precisam aprender, fazer um concurso público, ou simplesmente, aumentar

Leia mais

Ilha da Madeira. Porto Santo. Oceano Atlântico. Europa. Portugal Lisboa. Ilha da Madeira Funchal Casablanca. África. 4 h. 3 h. 2 h

Ilha da Madeira. Porto Santo. Oceano Atlântico. Europa. Portugal Lisboa. Ilha da Madeira Funchal Casablanca. África. 4 h. 3 h. 2 h O campo de 18 buracos do Palheiro Golfe, projectado por Cabell Robinson Casa Velha do Palheiro 4 h 3 h 2 h Oceano Atlântico Europa Investindo na história e em alicerces de confiança Portugal Lisboa Ilha

Leia mais

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO Entrevista Cláudia Peixoto de Moura Nós da Comunicação tendemos a trabalhar com métodos qualitativos, porque, acredito, muitos pesquisadores desconhecem os procedimentos metodológicos quantitativos ED

Leia mais

Curso de Informática Básica

Curso de Informática Básica Curso de Informática Básica A Web Descomplique 1 Curso de Informática Básica Índice Introdução...3 Organizando os favoritos...3 Localizando Informações na página...5 Histórico de Navegação...7 Capturando

Leia mais

Especificações Técnicas

Especificações Técnicas Especificações Técnicas Metodologia Técnicaeformadecoleta: Quantitativa: survey telefônico, com amostra 2.322 entrevistas, realizadas entre os dias 17 de junho e 07 de julho de 2009, pelo Instituto Vox

Leia mais

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010 INTERVENÇÃO DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS Dr. Isaltino Afonso Morais Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010 LOCAL: Figueirinha, Oeiras REALIZADO

Leia mais

junho/june 2012 - Revista O Papel

junho/june 2012 - Revista O Papel sérgio brito Por Luiz Bersou, diretor do Instituto Épico de Administração : luizbersou@bcaconsultoria.com.br Gestão por Ponto Flutuante H Gráfico 1 enry Ford, diz a história, propunha-se a fabricar carros

Leia mais

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7 Sumário Introdução - O novo hábito... 1 Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3 Sobre o vocabulário... 4 Benefícios... 7 Perguntas Frequentes sobre o Orçamento Doméstico... 10 Capítulo 2 - Partindo

Leia mais

Educação Financeira: mil razões para estudar

Educação Financeira: mil razões para estudar Educação Financeira: mil razões para estudar Educação Financeira: mil razões para estudar Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola de Administração

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro.

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. da Gestão da TI Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. Conteúdo Introdução Os custos escondidos - parte 1 Os custos escondidos - parte 2 Os custos escondidos -

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013

Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013 Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013 Olá Pessoal Quero desejar as boas-vindas a todos os nossos estudantes, alunos, alunas,

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

Case study. Galpshare UM PROGRAMA DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL EMPRESA

Case study. Galpshare UM PROGRAMA DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL EMPRESA Case study 2009 Galpshare UM PROGRAMA DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL EMPRESA A Galp Energia é um operador integrado presente em toda a cadeia de valor do petróleo e do gás natural e cada vez mais activo nas

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

Eng.ª Ana Paula Vitorino. por ocasião da

Eng.ª Ana Paula Vitorino. por ocasião da INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA A SECRETÁRIA DE ESTADO DOS TRANSPORTES Eng.ª Ana Paula Vitorino por ocasião da Sessão de Encerramento do Colóquio PORTO DE AVEIRO: ESTRATÉGIA E FUTURO, Ílhavo Museu Marítimo

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

P014 Resort Comandatuba 2016

P014 Resort Comandatuba 2016 P014 Resort Comandatuba 2016 INTRODUÇÃO AO DESTINO Considerado um dos mais ousados projetos de resort no Brasil, o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba está localizado em uma imensa área verde no município

Leia mais

ALENTEJO. UM PRODUTO TURÍSTICO QUE VENDE. Abril 2011

ALENTEJO. UM PRODUTO TURÍSTICO QUE VENDE. Abril 2011 ALENTEJO. UM PRODUTO TURÍSTICO QUE VENDE. Abril 2011 sobre nós A impressão digital da Agência Abreu tem o relevo da experiência única mais de 170 anos de história, o que torna na mais antiga agência de

Leia mais

Portugal: Destino Competitivo?

Portugal: Destino Competitivo? Turismo O Valor Acrescentado da Distribuição Portugal: Destino Competitivo? Luís Patrão Turismo de Portugal, ip Em 2006 Podemos atingir 7.000 milhões de euros de receitas turísticas Teremos perto de 37,5

Leia mais

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008.

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Artes & Design Curso de especialização O Lugar do Design na Leitura Disciplina: Estratégia RPG Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003

Leia mais

ERS 3002 A NOSSA EXPERIÊNCIA

ERS 3002 A NOSSA EXPERIÊNCIA ERS 3002 A NOSSA EXPERIÊNCIA Qualidade e Segurança Alimentar na Restauração: Nova especificação ERS 3002 15 de Novembro de 2006 Faro - Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo

Leia mais

A menina que queria visitar a tia

A menina que queria visitar a tia Cenas urbanas A menina que queria visitar a tia A menina, conversando com a jornaleira, na manhã de domingo, tinha o ar desamparado. Revolvia, com nervosismo, um lenço com as pontas amarradas, dentro

Leia mais

Setembro, 2008. Fátima Barbosa

Setembro, 2008. Fátima Barbosa Uma nova realidade, um novo desafio Setembro, 2008. História de um Cuidador Tenho 65 anos, fui emigrante na França e na Alemanha e cá em Portugal trabalhei em várias zonas. Sempre gostei da vida! Reformei-me

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

A Revolução No Seu Negócio

A Revolução No Seu Negócio A Revolução No Seu Negócio Copyright 2009 ATTRACTION MARKETING TRENDS 1 Saiba Como e Quais Os Benefícios... Lista Infinita de Contactos Marketing de Atracção Contactos Pré-Qualificados O Sistema Posiciona-o

Leia mais

Pousada do Rio Quente - Rio Quente - GO. 9 a 12 de Junho de 2016 GUIA DO PARTICIPANTE

Pousada do Rio Quente - Rio Quente - GO. 9 a 12 de Junho de 2016 GUIA DO PARTICIPANTE Pousada do Rio Quente - Rio Quente - GO 9 a 12 de Junho de 2016 GUIA DO PARTICIPANTE SEJAM TODOS BEM-VINDOS! O XV Encontro Nacional da ANFIP está sendo realizado de 9 a 12 de junho, no município de Rio

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

Liderança Organizacional

Liderança Organizacional Liderança Organizacional Mauricio Lima Competência 07 Desenvolvimento de Recursos, Finanças e Legislação Corporativa Fundamentação Teórica Entre as atividades mais importantes do líder está a responsabilidade

Leia mais

Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE

Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE HISTÓRIA Escola: Nome: Data: / / Turma: Pedro Álvares Cabral foi o comandante da primeira expedição portuguesa que chegou ao território que mais tarde receberia o nome

Leia mais

CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA A QUINTA DOS SONHOS PROJECTO EDUCATIVO

CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA A QUINTA DOS SONHOS PROJECTO EDUCATIVO CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA A QUINTA DOS SONHOS PROJECTO EDUCATIVO Ano lectivo 2009/2010 Índice 1. Projecto Educativo o que é? 2. Caracterização da Instituição 2.1 Sala de creche 2.2 Salas de Jardim de Infância

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO JUNTA DE FREGUESIA DE S. JOÃO DO CAMPO EDITORIAL SUMÁRIO ANO 7 BOLETIM Nº 27 2012 JULHO AGOSTO SETEMBRO EDITORIAL

BOLETIM INFORMATIVO JUNTA DE FREGUESIA DE S. JOÃO DO CAMPO EDITORIAL SUMÁRIO ANO 7 BOLETIM Nº 27 2012 JULHO AGOSTO SETEMBRO EDITORIAL ANO 7 BOLETIM Nº 27 2012 SUMÁRIO BOLETIM INFORMATIVO EDITORIAL JULHO AGOSTO SETEMBRO A Rua principal, a Dr Jaime Cortesão tem estado cortada EDITORIAL MANIFESTAÇÃO EM LISBOA POSTO MÉDICO ao trânsito, devido

Leia mais

Seminário Energia e Cidadania 23 de Abril de 2009 Auditório CIUL

Seminário Energia e Cidadania 23 de Abril de 2009 Auditório CIUL Seminário Energia e Cidadania 23 de Abril de 2009 Auditório CIUL Começo por agradecer a todos terem vindo a este seminário. Em especial à Senhora Secretária de Estado que muito nos honra com a sua presença

Leia mais