Juventude em Movimento: apoio da Europa aos jovens

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Juventude em Movimento: apoio da Europa aos jovens"

Transcrição

1 Juventude em Movimento: apoio da Europa aos jovens ESTUDAR FORMAR-SE TRABALHAR PARTICIPAR OS TEUS DIREITOS APRENDER VIAJAR VOLUNTÁRIO CRIAR na EUROPA

2 Nem a Comissão Europeia nem qualquer pessoa que atue em seu nome são responsáveis pelo uso que possa ser feito com as informações contidas nesta publicação. Foto da capa: 123RF / istock Para qualquer utilização ou reprodução das fotos não abrangidas pelos direitos de autor da União Europeia, deve ser solicitada autorização diretamente ao(s) detentor(es) dos direitos de autor. Europe direct é um serviço que o ajuda a encontrar respostas às suas perguntas sobre a União Europeia Número verde único (*): (*) Alguns operadores de telecomunicações móveis não autorizam o acesso a números ou podem sujeitar essas chamadas telefónicas a pagamento Encontram-se disponíveis numerosas outras informações sobre a União Europeia na rede Internet, via servidor Europa ( Uma ficha catalográfica figura no final desta publicação Luxemburgo: Serviço das Publicações da União Europeia, 2012 ISBN doi: /5545 União Europeia, 2012 Reprodução autorizada mediante indicação da fonte Printed in Luxembourg Impresso em papel branqueado sem cloro elementar (ecf)

3 Comissão Europeia Procuras Juventude emprego em no Movimento: teu próprio apoio país da ou Europa pretendes aos jovens tentar ro. Além disso, quase todos já navegaram no sítio EURES, a tua sorte Luxemburgo: noutro país Serviço da das Europa? Publicações Gostarias da União de prosseguir Europeia o portal europeu da mobilidade que oferece diariamente parte dos 2012 teus 22 estudos p. 17 no estrangeiro? 10,5 cm Já tens emprego mas mais de um milhão de empregos em linha. queres ISBN continuar a melhorar os teus conhecimentos? Procuras obter doi: /5545 melhores qualificações? Sonhas em criar o teu próprio negócio? Esta publicação Gostarias está de disponível fazer trabalho em versão voluntário? impressa em todas as jovens. línguas Contudo, oficiais da União tendo Europeia. em conta o aumento assombro A Europa sempre se preocupou com o futuro dos seus so no desemprego dos jovens causado pela recente crise económica e financeira, a Europa decidiu impulsionar A Europa pode ajudar te! Naturalmente, a Europa não pode fazer tudo por ti, mas tem as coisas. Visita nos em: uma vasta gama de ferramentas disponíveis para ajudar a tornar os teus sonhos realidade. Página web «Juventude em Movimento»: Os jovens são o futuro da Europa. Como tal, uma taxa de «Juventude em Movimento» no facebook: desemprego de 22,3% é simplesmente inaceitável e compromete a futura prosperidade de toda a Europa. Sabias A Europa e os jovens Galeria de fotografias «Juventude em Movimento»: Quase todos já ouviram falar do Erasmus, o conhecido programa europeu que, desde 1987, ofereceu a quase 3 milificações e experiência e que a Europa dispõe de uma série que este problema resulta frequentemente da falta de qualhões de jovens a oportunidade de estudar no estrangei de ferramentas inovadoras nestas mesmas áreas?

4 O que pode a Europa fazer por ti? A iniciativa «Juventude em Movimento», lançada pela União Europeia como parte da estratégia «Europa 2020», é uma «caixa de ferramentas» que contém medidas, atuais e futuras, que ajudarão a criar as condições necessárias para que atinjas os teus objetivos de carreira. O ensino precisa de ser modernizado, a aprendizagem adaptada aos requisitos do mercado de trabalho e a passagem de tempo no estrangeiro facilitada. Podes ser um dos jovens que beneficiarão de um programa de mobilidade durante este ano. Para te fornecer mais informações sobre esta iniciativa e os diversos programas europeus disponíveis na educação, formação, cultura, emprego, criação de empresas, trabalho voluntário e investigação, a Comissão Europeia lançou a campanha de informação «Juventude em Movimento». Através desta campanha a Comissão convida te a participar em debates, partilhar experiências e colocar questões aos representantes europeus. Descobre o que é que a Europa pode fazer por ti! Como resposta à crise que atingiu a juventude europeia tão duramente com um aumento da taxa de desemprego juvenil superior a um milhão comparativamente com a situação anterior a 2008, a Comissão adotou, em 20 de dezembro de 2011 uma iniciativa «Oportunidades para a Juventude» apelando a uma intervenção imediata em 2012 e 2013! Esta brochura dar te á uma boa perspetiva geral dos programas e atividades que te podem interessar e, se quiseres manter te atualizado, junta-te a nós no facebook: Juventude em Movimento: Oportunidades para a juventude: Portal Europeu da Mobilidade Profissional: Ajuda e aconselhamento sobre vida, trabalho e viagens na UE:

5 Parte para o estrangeiro na EUROPA

6 VIAJAR Parte para o estrangeiro Os cidadãos da UE têm o direito de estudar e trabalhar noutro Estado Membro. Cerca de jovens vão poder beneficiar de programas de mobilidade da UE em A mudança para um país estrangeiro proporciona uma oportunidade única de aprender uma nova língua e novas competências e descobrir culturas diferentes. Melhora, também, as tuas possibilidades de encontrar emprego. Além disso, no âmbito da iniciativa «Oportunidades para a Juventude», os programas Erasmus e Leonardo da Vinci procuram colocar em empresas estudantes do ensino superior e os que seguem formação profissional. O objetivo é conseguir, pelo menos, colocações em A iniciativa «Erasmus para jovens empreendedores» irá promover ainda mais de 600 intercâmbios para novos jovens empreendedores em 2012 e Portal Europeu da Mobilidade Profissional: Sítio web «Juventude em Movimento»: A sua Europa: Iniciativa «Oportunidades para a juventude»: Leonardo da Vinci: Erasmus para Jovens Empreendedores: entrepreneurs.eu

7 Reforça a tua competência na EUROPA

8 FORMAR SE Reforça a tua competência A UE oferece diversos programas que permitem aos europeus receber formação que vá ao encontro das suas expetativas e das necessidades da economia. Os diferentes programas, como o Leonardo da Vinci, Comenius ou Grundtvig, propõem uma vasta gama de opções para estudantes, investigadores, recém -diplomados, profissionais e professores. No âmbito da iniciativa «Oportunidades para a juventude», uma verba no valor de 1,3 milhões de euros para assistência técnica do Fundo Social Europeu apoiará regimes de aprendizagem. Os Estados-Membros contribuirão para alcançar o objetivo de novos lugares de aprendizagem até ao final de Leonardo da Vinci: Comenius: Grundtvig: Erasmus para Jovens Empreendedores: entrepreneurs.eu Iniciativa «Oportunidades para a juventude»: Fundo Social Europeu:

9 Alarga os teus conhecimentos na EUROPA

10 ESTUDAR Alarga os teus conhecimentos Foram criados diversos programas da UE para que os europeus possam estudar no estrangeiro. Ao criar estas oportunidades, a UE permite te descobrir novos países e línguas e alargar os teus horizontes. Desde 1987, o programa Erasmus ofereceu a quase 3 milhões de estudantes a oportunidade de estudar ou fazer um estágio no estrangeiro. Erasmus: Erasmus Mundus: Leonardo da Vinci: Tempus:

11 Partilha a tua experiência na EUROPA

12 APRENDER Partilha a tua experiência A UE promove a mobilidade para fins de aprendizagem, porque é inerente à identidade europeia e uma possibilidade aberta a todos os jovens na Europa. Ajuda as atuais e futuras gerações a enfrentar novos desafios, reforçar a identidade europeia e incentivar a cooperação. Os programas «Juventude em Ação» e «Aprendizagem ao Longo da Vida» da UE financiam ações que incluem intercâmbios, visitas de estudo e atividades de criação de redes. No âmbito da iniciativa «Oportunidades para a juventude», será apresentado no primeiro semestre de 2012 um quadro qualitativo para estágios na Europa. Programa «Juventude em Ação» Atividades de aprendizagem fora da escola: Programa «Aprendizagem ao Longo da Vida»: Iniciativa «Oportunidades para a juventude»:

13 Partilha o teu talento na EUROPA

14 PARTICIPAR Partilha o teu talento A UE quer que os cidadãos tenham uma palavra a dizer sobre as questões que lhe dizem respeito. A iniciativa de cidadania europeia permite a participação direta de um milhão de cidadãos no desenvolvimento das políticas da UE, convidando a Comissão Europeia a apresentar uma proposta legislativa. O diálogo estruturado da UE implica que os jovens e as organizações de juventude a todos os níveis nos Estados Membros sejam consultados, nas conferências da UE sobre a Juventude da União Europeia e durante a Semana Europeia da juventude. O Portal Europeu da Juventude oferece muita informação e permite que os jovens coloquem perguntas e troquem experiências. Iniciativa de cidadania europeia: initiative/public/welcome?lg=pt Diálogo estruturado: policies/structured dialogue_en.htm Portal Europeu da Juventude:

15 Descobre carreiras de investigação na EUROPA União Europeia / Fotografias: GraphicObsession

16 INOVAR Descobre carreiras de investigação As ações Marie Curie oferecem aos investigadores formação internacional e o desenvolvimento das suas carreiras. Desde 1996, este programa ajudou milhares de jovens investigadores a adquirirem experiência num país diferente. Estas ações são complementadas pela rede de centros Euraxess que presta assistência aos investigadores na mudança de um país para outro, mediante a disponibilização de informações abrangentes e a prestação de assistência em todos os assuntos relacionados com a vida profissional e quotidiana. O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia promove a inovação, reunindo instituições de ensino superior, centros de investigação e as empresas para se concentrarem em desafios como a energia, alterações climáticas e sociedade da informação. Coloca os investigadores, empreendedores e estudantes no centro dos seus esforços, conferindo-lhes os conhecimentos, atitudes e aptidões adequados para introduzirem novas ideias no mercado e promoverem a criação de empresas. Ações Marie Curie: Euraxess: Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia:

17 Faz a diferença na EUROPA

18 VOLUNTáRIO Faz a diferença Estima se que 100 milhões de europeus já tenham realizado alguma forma de ação voluntária. O voluntariado oferece uma oportunidade de fazer a diferença, ao contribuir para a promoção de um maior sentido de coesão social e para o desenvolvimento harmonioso da sociedade. Além disso, no âmbito da iniciativa «Oportunidades para a juventude», o Serviço Voluntário Europeu criará, pelo menos, oportunidades de voluntariado em 2012 e Serviço Voluntário Europeu: in action-programme/european-voluntaryservice_en.htm Iniciativa «Oportunidades para a juventude»:

19 Realiza os teus sonhos na EUROPA

20 CRIAR Realiza os teus sonhos Na Europa, 99% das novas empresas são pequenas ou microempresas e um terço destas são empresas criadas por pessoas desempregadas. O Instrumento de Microfinanciamento Europeu «Progress» foi criado para ajudar as instituições microfinanceiras na UE a aumentarem a oferta de crédito aos empresários independentes e às empresas com até dez empregados. Isto poderia dar origem à disponibilização de cerca de empréstimos até euros, para que os jovens europeus possam criar as suas próprias empresas nos próximos anos. O programa «Erasmus para jovens empreendedores» permite que novos ou potenciais empreendedores aprendam a gerir eficazmente uma empresa trabalhando ao lado de um empreendedor com experiência de outro país durante 6 meses. A estadia é financiada pela União Europeia. No âmbito da iniciativa «Oportunidades para a juventude», uma verba no valor de 3 milhões de euros para assistência técnica do Fundo Social Europeu destinar-se-á à criação de regimes de apoio à criação de novas empresas por jovens e a empreendedores sociais. Instrumento de Microfinanciamento Europeu «Progress»: Erasmus para Jovens Empreendedores: Financiamento da UE a pequenas e médias empresas: Iniciativa «Oportunidades para a juventude»:

21 Mantém-te informado na EUROPA

22 OS TEUS DIREITOS Mantém-te informado A UE garante que todos os europeus possam usufruir dos seus direitos fundamentais. Entre estes, o combate à discriminação e à exclusão, a igualdade entre homens e mulheres e o direito à assistência médica. Por toda a Europa, a UE apoia ações destinadas a sensibilizar para a necessidade de combater a injustiça social e assegurar a proteção dos dados. Construção de um Espaço Europeu de Justiça: Combater a discriminação: Pela diversidade contra a discriminação: A sua Europa:

23 Alcança os teus objetivos na EUROPA

24 TRABALHAR Alcança os teus objetivos Nem a Comissão Europeia nem qualquer pessoa que atue em seu nome são responsáveis pelo uso que possa ser feito com as informações difícil obter contidas acesso ao nesta mercado publicação. de trabalho, especialmente para os jovens. É A UE disponibiliza a todos os cidadãos europeus uma gama de ferramentas no sentido Foto de da melhorar capa: as 123RF suas oportunidades / istock de emprego. O Fundo Social Europeu (FSE) é um exemplo disso. Cerca de 10 milhões de pessoas beneficiam anualmente Para qualquer dos programas utilização de formação ou e reprodução inserção no mercado das fotos de trabalho não financiados pelo FSE. Outro exemplo é o Portal Europeu da Mobilidade Profissional abrangidas pelos direitos de autor da União Europeia, deve ser solicitada autorização diretamente ao(s) detentor(es) dos direitos de autor. EURES que disponibiliza diariamente cerca de 1 milhão de ofertas de emprego. «O teu primeiro emprego EURES» é um programa de mobilidade Europe profissional Direct é um serviço que o ajuda a encontrar para ajudar os jovens a encontrar trabalho e para ajudar os empregadores a encontrar trabalhadores. Destina-se a adequar a procura de emprego por parte respostas às suas perguntas sobre a União Europeia dos jovens e das pessoas que mudam de emprego às vagas difíceis de preencher Número verde único (*): em toda a Europa. No âmbito da iniciativa «Oportunidades para a juventude», o programa «O teu primeiro emprego EURES» vai ajudar até jovens a encontrar uma colocação de trabalho noutro país da UE, (*) em Alguns 2012 e operadores de telecomunicações móveis não autorizam o acesso a números ou podem sujeitar essas chamadas telefónicas a pagamento Por último mas não menos importante, a Rede Europeia de Empresas («Enterprise Europe Network») apoia empreendedores a reforçar a sua presença na Europa Encontram se e fora dela, disponíveis com uma ampla numerosas gama de serviços. outras A Rede informações tem 600 parceiros Uma em ficha mais de catalográfica 50 países. figura no final desta publicação sobre a União Europeia na rede Internet, via servidor Europa ( Fundo Luxemburgo: Social Europeu: Serviço das Publicações da União Europeia, 2012 EURES: ISBN doi: /5545 Iniciativa «Oportunidades para a juventude»: Rede União Europeia Europeia, de Empresas: Reprodução autorizada mediante indicação da fonte Printed in Luxembourg IMPRESSO EM PAPEL BRANQUEADO SEM CLORO ELEMENTAR (ECF)

25 Comissão Europeia Juventude em Movimento: apoio da Europa aos jovens Luxemburgo: Serviço das Publicações da União Europeia p ,5 cm ISBN doi: /5545 Esta publicação está disponível em versão impressa em todas as línguas oficiais da União Europeia. Visita-nos em: Página web «Juventude em Movimento»: «Juventude em Movimento» no facebook: Galeria de fotografias «Juventude em Movimento»:

26 KE PT-C

«Erasmus+» - Perguntas mais frequentes

«Erasmus+» - Perguntas mais frequentes COMISSÃO EUROPEIA NOTA INFORMATIVA Estrasburgo/Bruxelas, 19 de novembro de 2013 «Erasmus+» - Perguntas mais frequentes (ver também IP/13/1110) O que é o «Erasmus+»? O «Erasmus+» é o novo programa da União

Leia mais

Estratégia Europeia para o Emprego Promover a melhoria do emprego na Europa

Estratégia Europeia para o Emprego Promover a melhoria do emprego na Europa Estratégia Europeia para o Emprego Promover a melhoria do emprego na Europa Comissão Europeia O que é a Estratégia Europeia para o Emprego? Toda a gente precisa de um emprego. Todos temos necessidade de

Leia mais

ALTERAÇÕES 35-98. PT Unida na diversidade PT 2011/0371(COD) 7.6.2012. Projeto de parecer Silvia-Adriana Țicău (PE487.940v01-00)

ALTERAÇÕES 35-98. PT Unida na diversidade PT 2011/0371(COD) 7.6.2012. Projeto de parecer Silvia-Adriana Țicău (PE487.940v01-00) PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia 2011/0371(COD) 7.6.2012 ALTERAÇÕES 35-98 Projeto de parecer Silvia-Adriana Țicău (PE487.940v01-00) sobre a proposta de regulamento

Leia mais

EURES. A rede de emprego europeia. Comissão Europeia

EURES. A rede de emprego europeia. Comissão Europeia EURES A rede de emprego europeia Comissão Europeia Nem a Comissão Europeia nem qualquer pessoa que actue em seu nome são responsáveis pelo uso que possa ser feito com as informações contidas nesta publicação.

Leia mais

A Eurodesk é uma rede com acesso à informação europeia para os jovens e para os profissionais da área de juventude.

A Eurodesk é uma rede com acesso à informação europeia para os jovens e para os profissionais da área de juventude. www.eurodesk.eu O que é? A Eurodesk é uma rede com acesso à informação europeia para os jovens e para os profissionais da área de juventude. No sítio da rede Eurodesk podes aceder às tuas oportunidades.

Leia mais

PRÉMIOS EUROPEUS DE PROMOÇÃO EMPRESARIAL MANUAL OPERACIONAL

PRÉMIOS EUROPEUS DE PROMOÇÃO EMPRESARIAL MANUAL OPERACIONAL 2015 PRÉMIOS EUROPEUS DE PROMOÇÃO EMPRESARIAL 2015 MANUAL OPERACIONAL Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2015 2/13 ÍNDICE 1. DEFINIÇÃO E JUSTIFICAÇÃO... 3 1.1. Um prémio que reconhece a excelência

Leia mais

PROJETO DE RELATÓRIO

PROJETO DE RELATÓRIO PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 Comissão da Cultura e da Educação 14.4.2015 2015/2006(INI) PROJETO DE RELATÓRIO sobre a promoção do empreendedorismo jovem através da educação e da formação (2015/2006(INI))

Leia mais

Conhece os teus Direitos. A caminho da tua Casa de Acolhimento. Guia de Acolhimento para Jovens dos 12 aos 18 anos

Conhece os teus Direitos. A caminho da tua Casa de Acolhimento. Guia de Acolhimento para Jovens dos 12 aos 18 anos Conhece os teus Direitos A caminho da tua Casa de Acolhimento Guia de Acolhimento para Jovens dos 12 aos 18 anos Dados Pessoais Nome: Apelido: Morada: Localidade: Código Postal - Telefone: Telemóvel: E

Leia mais

15071/15 ip/arg 1 DG B 3A

15071/15 ip/arg 1 DG B 3A Conselho da União Europeia Bruxelas, 7 de dezembro de 2015 15071/15 SOC 711 EMPL 464 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado Geral do Conselho data: 7 de dezembro de 2015 para: Delegações n.º doc. ant.:

Leia mais

PROJETO DE PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROJETO DE PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Euro-Latin American Parliamentary Assembly Assemblée Parlementaire Euro-Latino Américaine Asamblea Parlamentaria Euro-Latinoamericana Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana Parlamentarische Versammlung

Leia mais

CRESCIMENTO E EMPREGO: PRÓXIMOS PASSOS

CRESCIMENTO E EMPREGO: PRÓXIMOS PASSOS CRESCIMENTO E EMPREGO: PRÓXIMOS PASSOS Apresentação de J.M. Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia, ao Conselho Europeu informal de 30 de janeiro de 2012 Quebrar os «círculos viciosos» que afetam

Leia mais

Progress em acção: O Programa da União Europeia para o Emprego e a Solidariedade Social 2007-2013

Progress em acção: O Programa da União Europeia para o Emprego e a Solidariedade Social 2007-2013 Progress em acção: O Programa da União Europeia para o Emprego e a Solidariedade Social 2007-2013 A presente publicação é apoiada pelo Programa da União Europeia para o Emprego e a Solidariedade Social

Leia mais

Educação, formação e Europa 2020

Educação, formação e Europa 2020 C 353 E/56 Jornal Oficial da União Europeia 3.12.2013 49. Salienta a necessidade de promover percursos coerentes e racionalizados de formação inicial e contínua para as mulheres, com o objetivo de desenvolver

Leia mais

O Conselho Europeu O Conselho

O Conselho Europeu O Conselho PT SECRETARIADO-GERAL DO CONSELHO COLEÇÃO «INFORMAÇÕES» O Conselho Europeu O Conselho Duas instituições na ação europeia SETEMBRO DE 2013 Advertência A presente brochura é publicada pelo Secretariado-Geral

Leia mais

O FUNDO SOCIAL EUROPEU INVESTIR NAS PESSOAS. O que é e o que faz. Europa Social

O FUNDO SOCIAL EUROPEU INVESTIR NAS PESSOAS. O que é e o que faz. Europa Social O FUNDO SOCIAL EUROPEU INVESTIR NAS PESSOAS O que é e o que faz Europa Social Nem a Comissão Europeia nem qualquer pessoa que actue em seu nome são responsáveis pelo uso que possa ser feito com as informações

Leia mais

Boletim de notícias URBACT. Outubro - Novembro de 2011

Boletim de notícias URBACT. Outubro - Novembro de 2011 Boletim de notícias URBACT Outubro - Novembro de 2011 2 BOLETIM DE NOTÍCIAS URBACT POPULAÇÃO ENVELHECIDA, Artigo de fundo: População envelhecida: desafios para as cidades a nível dos cuidados de saúde

Leia mais

Uma forma sustentável de alcançar os objetivos económicos e sociais da UE

Uma forma sustentável de alcançar os objetivos económicos e sociais da UE Uma forma sustentável de alcançar os objetivos económicos e sociais da UE Os instrumentos financeiros cofinanciados por Fundos Europeus Estruturais e de Investimento são uma forma eficiente e sustentável

Leia mais

Tópicos de Agenda a reter:

Tópicos de Agenda a reter: Tópicos de Agenda a reter: Educação Não Formal Intercâmbios Serviço Voluntário Europeu Participação Democrática Cidadania Ativa Diálogo Estruturado O QUE SERÁ O ERASMUS+ 2014-2020? Educação Formal Educação

Leia mais

Giorgio D Amore, ICstat International Cooperation Center for Statistics Luigi Bodio

Giorgio D Amore, ICstat International Cooperation Center for Statistics Luigi Bodio Divulgação de boas práticas na Europa e Itália em matéria de medidas direcionadas às pequenas e médias empresas (PME) com vista à Internacionalização Giorgio D Amore, ICstat International Cooperation Center

Leia mais

Emprego e assuntos sociais

Emprego e assuntos sociais COMPREENDER AS POLÍTICAS DA UNIÃO EUROPEIA Promover o emprego, a inclusão e a política social enquanto investimento Emprego e assuntos sociais «O investimento social é fundamental para podermos emergir

Leia mais

UM NOVO DIREITO PARA OS CIDADÃOS EUROPEUS PARTICIPE NA DEFINIÇÃO DA AGENDA! Guia da iniciativa de. cidadania europeia.

UM NOVO DIREITO PARA OS CIDADÃOS EUROPEUS PARTICIPE NA DEFINIÇÃO DA AGENDA! Guia da iniciativa de. cidadania europeia. UM NOVO DIREITO PARA OS CIDADÃOS EUROPEUS PARTICIPE NA DEFINIÇÃO DA AGENDA! Guia da iniciativa de cidadania europeia Terceira edição Comissão Europeia Secretariado Geral B-1049 Bruxelas Manuscrito concluído

Leia mais

Educação e Formação Europa 2020 e Cooperação Europeia

Educação e Formação Europa 2020 e Cooperação Europeia Educação e Formação Europa 2020 e Cooperação Europeia Parlamento Europeu Bruxelas, 21 de Março 2011 Margarida Gameiro Chefe de Unidade Igualdade de oportunidades e Equidade Europa 2020: 3 prioridades interligadas

Leia mais

Cimeira Empresarial UE-CELAC eucelac-bizsummit2015.eu. Quarta-feira, 10 de junho de 2015, 14h30-16h30 Documento de síntese para o Workshop 3

Cimeira Empresarial UE-CELAC eucelac-bizsummit2015.eu. Quarta-feira, 10 de junho de 2015, 14h30-16h30 Documento de síntese para o Workshop 3 Cimeira Empresarial UE-CELAC eucelac-bizsummit2015.eu Quarta-feira, 10 de junho de 2015, 14h30-16h30 Documento de síntese para o Workshop 3 Acesso ao financiamento e aos instrumentos financeiros O importante

Leia mais

Breve guia do euro. Assuntos Económicos e Financeiros

Breve guia do euro. Assuntos Económicos e Financeiros Breve guia do euro Assuntos Económicos e Financeiros Sobre o euro O euro nasceu em 1999: surgiu inicialmente em extratos de pagamento, contas e faturas. Em 1 de janeiro de 2002, as notas e moedas em euros

Leia mais

O CONSELHO DA UE E OS REPRESENTANTES DOS GOVERNOS DOS ESTADOS-MEMBROS, REUNIDOS NO CONSELHO,

O CONSELHO DA UE E OS REPRESENTANTES DOS GOVERNOS DOS ESTADOS-MEMBROS, REUNIDOS NO CONSELHO, C 172/8 PT Jornal Oficial da União Europeia 27.5.2015 Conclusões do Conselho sobre a maximização do papel do desporto de base no desenvolvimento de competências transversais, especialmente entre os jovens

Leia mais

Queres ir Estudar para outro Estado-Membro da União Europeia? Quais as Oportunidades? Quais os teus Direitos?

Queres ir Estudar para outro Estado-Membro da União Europeia? Quais as Oportunidades? Quais os teus Direitos? Queres ir Estudar para outro Estado-Membro da União Europeia? Quais as Oportunidades? Quais os teus Direitos? ESTUDAR noutro país da UE ESTUDAR noutro país da UE ESTUDAR noutro país da UE I. DIREITO DE

Leia mais

RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO E AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU

RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO E AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU PT PT PT COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 13.12.2010 COM(2010) 731 final RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO E AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU Relatório de Actividades EURES 2006-2008,

Leia mais

Reunião Transfonteiriça Espanha Portugal SUMÁRIO. Boletim Informativo n.º 25. Balanço do 25.º Aniversário da Adesão à UE e Desafios para 2012

Reunião Transfonteiriça Espanha Portugal SUMÁRIO. Boletim Informativo n.º 25. Balanço do 25.º Aniversário da Adesão à UE e Desafios para 2012 Boletim Informativo n.º 25 SUMÁRIO REUNIÃO TRANSFONTEIRIÇA ESPANHA- PORTUGAL Pág. 1 MECANISMO INTERLIGAR EUROPA GALILEO SATELITE EUROPEU Pág. 2 FRONTEIRAS INTELIGENTES Pág. 3 LUTA CONTRA AS NOVAS DROGAS

Leia mais

Empresas Responsáveis Questionário de Sensibilização

Empresas Responsáveis Questionário de Sensibilização Empresas Responsáveis Questionário de Sensibilização 1. Introdução O presente questionário ajudá-lo-á a reflectir sobre os esforços desenvolvidos pela sua empresa no domínio da responsabilidade empresarial,

Leia mais

Campanha de 3 E-mails para Aumentar as Vendas do teu Produto e Serviço de TIC

Campanha de 3 E-mails para Aumentar as Vendas do teu Produto e Serviço de TIC Campanha de 3 E-mails para Aumentar as Vendas do teu Produto e Serviço de TIC INTRODUÇÃO O e-mail marketing é uma das formas mais simples e poderosas por meio da qual você pode vender seus produtos e serviços,

Leia mais

(Avisos) PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS COMISSÃO EUROPEIA

(Avisos) PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS COMISSÃO EUROPEIA 22.2.2014 Jornal Oficial da União Europeia C 51/17 V (Avisos) PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS COMISSÃO EUROPEIA CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA/10/14 Programa Erasmus+ Ação-chave 3: Apoio à reforma

Leia mais

Quem somos. Em que acreditamos. Acreditamos nas pessoas

Quem somos. Em que acreditamos. Acreditamos nas pessoas Realizações de 2009 a 2014 Quem somos Somos a maior família política da Europa, com uma visão política de centro-direita. Somos o Grupo do Partido Popular Europeu do Parlamento Europeu. Em que acreditamos

Leia mais

Tu ganhas. Todos ganham. Aceita o desafio. O mais importante concurso mundial de tecnologia, a nível académico.

Tu ganhas. Todos ganham. Aceita o desafio. O mais importante concurso mundial de tecnologia, a nível académico. Tu ganhas. Todos ganham. Aceita o desafio. O mais importante concurso mundial de tecnologia, a nível académico. Aceita o Desafio Tu ganhas. Todos ganham. Aos Participantes dos Imagine Cup é dada a oportunidade

Leia mais

10 medidas vantajosas para 500 milhões. de consumidores. Consumidores

10 medidas vantajosas para 500 milhões. de consumidores. Consumidores 10 medidas vantajosas para 500 milhões de consumidores Consumidores «Fiz uma compra na Internet e estou com um problema.» 1 A partir de janeiro de 2016, estará disponível em toda a Europa um serviço destinado

Leia mais

REDE DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL REFERENCIAL Preâmbulo

REDE DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL REFERENCIAL Preâmbulo REDE DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL REFERENCIAL Preâmbulo Entendemos a Educação para a Cidadania Global (ECG) como um processo educativo que contribui para a formação de cidadãs e cidadãos responsáveis

Leia mais

As regiões Portuguesas: Lisboa: Competitividade e Emprego; Madeira: Phasing-in; Algarve: Phasing-out; Norte, Centro, Alentejo, Açores: Convergência

As regiões Portuguesas: Lisboa: Competitividade e Emprego; Madeira: Phasing-in; Algarve: Phasing-out; Norte, Centro, Alentejo, Açores: Convergência A Nova Agenda da Política de Coesão no Espaço Europeu Nuno Teixeira CCDR-LVT 26.Novembro.2010 A Nova Agenda da Política de Coesão no Espaço Europeu 1 ÍNDICE I. A coesão no espaço europeu II. O Tratado

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, 09.03.2001 COM(2001) 128 final 2001/0067 (ACC) VOLUME IV Proposta de DECISÃO DO CONSELHO Relativa à posição da Comunidade no Conselho de Associação sobre a

Leia mais

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 26.8.2015 COM(2015) 408 final COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES Projeto de Relatório Conjunto

Leia mais

Selo Europeu para as Iniciativas Inovadoras na Área do Ensino/Aprendizagem das Línguas

Selo Europeu para as Iniciativas Inovadoras na Área do Ensino/Aprendizagem das Línguas Selo Europeu para as Iniciativas Inovadoras na Área do Ensino/Aprendizagem das Línguas (16ª edição) REGULAMENTO Preâmbulo Encorajar mais pessoas a aprender mais línguas tem uma importância óbvia para a

Leia mais

VENHA ESTUDAR OU ENSINAR PARA A EUROPA

VENHA ESTUDAR OU ENSINAR PARA A EUROPA VENHA ESTUDAR OU ENSINAR PARA A EUROPA O Erasmus+ é o novo programa da União Europeia para a educação, a formação, a juventude e o desporto para o período de 2014-2020. Proporciona uma vasta gama de oportunidades

Leia mais

Cidadania Global na HP

Cidadania Global na HP Cidadania Global na HP Mensagem abrangente Com o alcance global da HP, vem sua responsabilidade global. Levamos a sério nossa função como ativo econômico, intelectual e social para as Comunidades em que

Leia mais

Portugal. 2. Quadro institucional e jurídico 2.1 Legislação

Portugal. 2. Quadro institucional e jurídico 2.1 Legislação Portugal 1. Informações gerais Em finais dos anos 90, algumas organizações não-governamentais começaram a detectar mudanças na prostituição de rua no norte de Portugal. Novos projectos tentaram identificar

Leia mais

Lisboa 2014 FICHA DE CANDIDATURA

Lisboa 2014 FICHA DE CANDIDATURA Lisboa 2014 Refª: 008 Tempos Livres em Segurança Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone: 21 322 73 60 Email

Leia mais

Portugal 2020 Lançados Programas Operacionais

Portugal 2020 Lançados Programas Operacionais Portugal 2020 Lançados Programas Operacionais Novos PO detêm um valor global de quase 12,2 mil M de financiamento comunitário Alerta de Cliente Dezembro de 2014 Temas/Assuntos: Numa cerimónia realizada

Leia mais

Relação entre as organizações cristãs e as igrejas locais

Relação entre as organizações cristãs e as igrejas locais Seção Relação entre as organizações cristãs e as Conforme discutido na Seção 1, as desempenham um papel na proclamação e na demonstração do evangelho. Entretanto, com muita freqüência, o papel da igreja

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros PARLAMENTO EUROPEU 2004 2009 Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros 2007/2212(INI) 4.2.2008 ALTERAÇÕES 1-34 Anna Záborská (PE400.281v01-00) Livro Verde sobre o papel da sociedade civil

Leia mais

É a nossa Europa Viver, aprender e trabalhar em qualquer país da UE

É a nossa Europa Viver, aprender e trabalhar em qualquer país da UE A Europa em movimento É a nossa Europa Viver, aprender e trabalhar em qualquer país da UE União Europeia A presente publicação é editada em todas as línguas oficiais da União Europeia: alemão, dinamarquês,

Leia mais

Programa Horizon 2020. Algumas Regras de Participação. Disposições Gerais

Programa Horizon 2020. Algumas Regras de Participação. Disposições Gerais Programa Horizon 2020 Fonte: Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que estabelece as Regras de Participação e Difusão relativas ao «Horizonte 2020 Programa-Quadro de Investigação

Leia mais

O ESPAÇO ECONÓMICO EUROPEU (EEE), A SUÍÇA E A REGIÃO SETENTRIONAL

O ESPAÇO ECONÓMICO EUROPEU (EEE), A SUÍÇA E A REGIÃO SETENTRIONAL O ESPAÇO ECONÓMICO EUROPEU (EEE), A SUÍÇA E A REGIÃO SETENTRIONAL O Espaço Económico Europeu (EEE) foi criado em 1994 para alargar as disposições do mercado interno da União Europeia aos países da Zona

Leia mais

GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROGRAMA DE GRADUAÇÃO / POSGRADUAÇÃO / MESTRADO E DOUTORADO / PESSOAL ACADEMICO FELLOW-MUNDUS Edital de Seleção de bolsas Fellow Mundus. 01.2015

Leia mais

Entrevista A2. 2. Que idade tinhas quando começaste a pertencer a esta associação? R.: 13, 14 anos.

Entrevista A2. 2. Que idade tinhas quando começaste a pertencer a esta associação? R.: 13, 14 anos. Entrevista A2 1. Onde iniciaste o teu percurso na vida associativa? R.: Em Viana, convidaram-me para fazer parte do grupo de teatro, faltava uma pessoa para integrar o elenco. Mas em que associação? Na

Leia mais

Locais de trabalho saudáveis para todas as idades

Locais de trabalho saudáveis para todas as idades A segurança e saúde no trabalho diz respeito a todos. Bom para si. Bom para as empresas. Locais de trabalho saudáveis para todas as idades Promover uma vida profissional sustentável #EUhealthyworkplaces

Leia mais

Recomendações Encontro Nacional de Juventude 2015

Recomendações Encontro Nacional de Juventude 2015 Recomendações Encontro Nacional de Juventude 2015 O Conselho Nacional de Juventude (CNJ) organizou, de 30 de outubro a 1 de novembro de 2015, em Cascais, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, o

Leia mais

EUROPA. Uma Grande. Família

EUROPA. Uma Grande. Família EUROPA Uma Grande Família Europa - Uma grande família Porque viver na Europa é sinónimo de união, oportunidades, pertença e harmonia, esta publicação apresenta os cidadãos europeus como elementos de uma

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

Conferência. Oportunidades de Emprego Jovem. Auditório Cardeal Medeiros. Universidade Católica Portuguesa. Lisboa, 8 de maio de 2015, das 9h às 12h

Conferência. Oportunidades de Emprego Jovem. Auditório Cardeal Medeiros. Universidade Católica Portuguesa. Lisboa, 8 de maio de 2015, das 9h às 12h Auditório Cardeal Medeiros Universidade Católica Portuguesa Lisboa, 8 de maio de 2015, das 9h às 12h Visita da Comissária Europeia para o Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral Marianne

Leia mais

Centro de Informação Europeia Jacques Delors. Oferta formativa

Centro de Informação Europeia Jacques Delors. Oferta formativa Oferta formativa 2009/2010 Centro de Informação Europeia Jacques Delors DGAE / Ministério dos Negócios Estrangeiros Curso de Formação «A Cidadania Europeia e a Dimensão Europeia na Educação» Formação acreditada,

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ERASMUS+ 2015/2016

PERGUNTAS FREQUENTES ERASMUS+ 2015/2016 O que é o Erasmus+? O Erasmus+ teve início no dia 1 de Janeiro de 2014. PERGUNTAS FREQUENTES ERASMUS+ 2015/2016 O Erasmus+ é o novo programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto que se

Leia mais

de 9 de Março de 2005

de 9 de Março de 2005 24.3.2005 PT Jornal Oficial da União Europeia L 79/1 I (Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade) DECISÃO N. O 456/2005/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 9 de Março de 2005 que

Leia mais

18-11-2015 ISEP - IPP ESE - IPP ESMAE - IPP ISCAP - IPP. IPP Politécnico do Porto > cidade do Porto. IPP Politécnico do Porto > cidade do Porto

18-11-2015 ISEP - IPP ESE - IPP ESMAE - IPP ISCAP - IPP. IPP Politécnico do Porto > cidade do Porto. IPP Politécnico do Porto > cidade do Porto Agrupamento de Escolas Coelho e Castro Auditório A, 18 Novembro 2015 Preparados para trabalhar? Um estudo com Diplomados do Ensino Superior e Empregadores Diana Aguiar Vieira Agenda Enquadramento do estudo

Leia mais

I n o v a J o v e n s C r i a t i v o s E m p r e e n d e d o r e s p a r a o s é c u l o X X I P á g i n a 1

I n o v a J o v e n s C r i a t i v o s E m p r e e n d e d o r e s p a r a o s é c u l o X X I P á g i n a 1 P á g i n a 1 Inova Jovens Criativos, Empreendedores para o Século XXI DGIDC Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação e Ciência IPDJ Instituto Português do Desporto

Leia mais

O FOCO NOS RESULTADOS

O FOCO NOS RESULTADOS O FOCO NOS RESULTADOS Uma análise aplicada ao Programa Operacional Regional do 2014- O FOCO NOS RESULTADOS Uma análise aplicada ao Programa Operacional Regional do 2014- Os programas operacionais para

Leia mais

EMPREENDEDORISMO: O CONTEXTO NACIONAL

EMPREENDEDORISMO: O CONTEXTO NACIONAL EMPREENDEDORISMO: O CONTEXTO NACIONAL Entrevista com Eng.º Victor Sá Carneiro N uma época de grandes transformações na economia dos países, em que a temática do Empreendedorismo assume uma grande relevância

Leia mais

De acordo com o disposto nos Estatutos da AAUMa, a Reunião Geral de Alunos aprova o seguinte Regulamento de Voluntariado: Preâmbulo

De acordo com o disposto nos Estatutos da AAUMa, a Reunião Geral de Alunos aprova o seguinte Regulamento de Voluntariado: Preâmbulo De acordo com o disposto nos Estatutos da AAUMa, a Reunião Geral de Alunos aprova o seguinte Regulamento de Voluntariado: Preâmbulo A Resolução da Assembleia da República n.º 7/99, de 19 de fevereiro,

Leia mais

Divisão de Assuntos Sociais

Divisão de Assuntos Sociais Divisão de Assuntos Sociais Programa de Apoio às Entidades Sociais de Odivelas (PAESO) Índice Pág. Preâmbulo 1 1. Objectivos 2 2. Destinatários 2 3. Modalidades de Apoio 2 3.1. Subprograma A - Apoio à

Leia mais

Quem somos Em que acreditamos Acreditamos nas pessoas

Quem somos Em que acreditamos Acreditamos nas pessoas Prioridades para 2014-2019 Quem somos Somos o maior grupo político da Europa, orientado por uma visão política de centro-direita. Somos o Grupo do Partido Popular Europeu do Parlamento Europeu. Em que

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:87482-2014:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:87482-2014:text:pt:html 1/8 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:87482-2014:text:pt:html Grécia-Tessalónica: Criação de uma nova experiência ao nível do utilizador para o portal Web

Leia mais

Formação Profissional. Mobilidade. www.ebridge2.eu. Cursos de Línguas elearning. Informação Cultural. Aplicações Móveis.

Formação Profissional. Mobilidade. www.ebridge2.eu. Cursos de Línguas elearning. Informação Cultural. Aplicações Móveis. Formação Profissional Mobilidade Cursos de Línguas elearning Informação Cultural Aplicações Móveis e-comunidade www.ebridge2.eu O projecto E-bridge 2 apresenta-se como uma resposta à falta de competências

Leia mais

CO SELHO DA U IÃO EUROPEIA. Bruxelas, 3 de Outubro de 2011 (06.10) (OR.en) 14552/11 SOC 804 JEU 53 CULT 66. OTA Secretariado-Geral do Conselho

CO SELHO DA U IÃO EUROPEIA. Bruxelas, 3 de Outubro de 2011 (06.10) (OR.en) 14552/11 SOC 804 JEU 53 CULT 66. OTA Secretariado-Geral do Conselho CO SELHO DA U IÃO EUROPEIA Bruxelas, 3 de Outubro de 2011 (06.10) (OR.en) 14552/11 SOC 804 JEU 53 CULT 66 OTA de: Secretariado-Geral do Conselho para: Delegações n.º doc. ant.: 14061/1/11 REV 1 SOC 759

Leia mais

COMO PASSAR DE UMA IDEIA A UM PROJETO

COMO PASSAR DE UMA IDEIA A UM PROJETO COMO PASSAR DE UMA IDEIA A UM PROJETO TUTORIAL DE APOIO A IDEIA É O INÍCIO DO PERCURSO, E NÃO O FIM. AGORA QUE JÁ PARTILHASTE IDEIAS COM O TÉCNICO DO PROJETO E/OU COM OUTROS COLEGAS COM QUEM CRIASTE ATÉ

Leia mais

CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DO EASO

CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DO EASO European Asylum Support Office CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DO EASO Março de 2014 SUPPORT IS OUR MISSION European Asylum Support Office CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DO EASO Março de 2014 SUPPORT IS OUR MISSION Europe

Leia mais

O DIREITO À SEGURANÇA SOCIAL

O DIREITO À SEGURANÇA SOCIAL O DIREITO À SEGURANÇA SOCIAL 1 O DIREITO À SEGURANÇA SOCIAL A segurança social tem que ser entendida na dupla perspectiva de direito social dos cidadãos, que compete ao Estado garantir, e de princípio

Leia mais

Sessão de Abertura Muito Bom dia, Senhores Secretários de Estado Senhor Presidente da FCT Senhoras e Senhores 1 - INTRODUÇÃO

Sessão de Abertura Muito Bom dia, Senhores Secretários de Estado Senhor Presidente da FCT Senhoras e Senhores 1 - INTRODUÇÃO Sessão de Abertura Muito Bom dia, Senhores Secretários de Estado Senhor Presidente da FCT Senhoras e Senhores 1 - INTRODUÇÃO Gostaria de começar por agradecer o amável convite que a FCT me dirigiu para

Leia mais

Lacunas atuais e perspetivas futuras no direito internacional privado europeu: rumo a um código sobre o direito internacional privado?

Lacunas atuais e perspetivas futuras no direito internacional privado europeu: rumo a um código sobre o direito internacional privado? DIREÇÃO-GERAL DAS POLÍTICAS INTERNAS DA UNIÃO DEPARTAMENTO TEMÁTICO C: DIREITOS DOS CIDADÃOS E ASSUNTOS CONSTITUCIONAIS ASSUNTOS JURÍDICOS Lacunas atuais e perspetivas futuras no direito internacional

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...03 2 BASE LEGAL...03 3 OBJETIVOS...03 4 CAMPO DO ESTÁGIO...04 5 ENCARGOS E OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS REFERENTES AO

Leia mais

Desde 1995, tem sido desenvolvido no Centro Municipal de Juventude, um espaço no âmbito da dança contemporânea, através da ESCOLA DE DANÇA.

Desde 1995, tem sido desenvolvido no Centro Municipal de Juventude, um espaço no âmbito da dança contemporânea, através da ESCOLA DE DANÇA. Desde 1995, tem sido desenvolvido no Centro Municipal de Juventude, um espaço no âmbito da dança contemporânea, através da ESCOLA DE DANÇA. Destinando a formação a alunos de todas as idades, o ensino da

Leia mais

Casa do Povo de Vilarandelo. Plano de Ação 2015-2018

Casa do Povo de Vilarandelo. Plano de Ação 2015-2018 Plano de Ação 2015-2018 Eixo de Intervenção 1 Emprego, Formação e Qualificação a) Estabelecimento da Parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P., com o objetivo de facilitar os processos

Leia mais

aplicação dos instrumentos financeiros dos FEEI O Fundo Social Europeu Instrumentos financeiros

aplicação dos instrumentos financeiros dos FEEI O Fundo Social Europeu Instrumentos financeiros aplicação dos instrumentos financeiros dos FEEI O Fundo Social Europeu Os instrumentos financeiros cofinanciados pelo Fundo Social Europeu são uma forma eficiente e sustentável de investir no crescimento

Leia mais

Novas Formas de Aprender e Empreender

Novas Formas de Aprender e Empreender Novas Formas de Aprender e Empreender DÚVIDAS FREQUENTES 1. Sobre o Prêmio Instituto Claro, Novas Formas de Aprender e Empreender 1.1. O que é o Prêmio? O Prêmio Instituto Claro Novas Formas de Aprender

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS PT PT PT COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, 16.12.2008 COM(2008) 868 final COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES

Leia mais

REGULAMENTO DA LOJA SOCIAL DA FREGUESIA DE OLIVAIS

REGULAMENTO DA LOJA SOCIAL DA FREGUESIA DE OLIVAIS REGULAMENTO DA LOJA SOCIAL DA FREGUESIA DE OLIVAIS Página 1 PREÂMBULO Num contexto marcado por uma profunda crise económica e social, que origina o crescente aumento de situações de pobreza e exclusão

Leia mais

Em FORMATO E-LEARNING PQ 11.04.A Página 1 de 6

Em FORMATO E-LEARNING PQ 11.04.A Página 1 de 6 Página 1 de 6 1. FUNCIONAMENTO Os cursos na modalidade de e-learning do são frequentados totalmente online, à exceção do Curso de Trabalhador Designado para a Segurança e Saúde no Trabalho em que a 1ª

Leia mais

Conhecimento do Mundo do Trabalho Empreendedorismo. Dimensão Europeia na Educação. Educação para a sexualidade

Conhecimento do Mundo do Trabalho Empreendedorismo. Dimensão Europeia na Educação. Educação para a sexualidade Ser uma Escola para a Cidadania Página 1 de 11 Temáticas para o 9º ano Conhecimento do Mundo do Trabalho Empreendedorismo Dimensão Europeia na Educação Educação para a sexualidade Professores responsáveis

Leia mais

Tratado de Lisboa 13 Dezembro 2007. Conteúdo e desafios

Tratado de Lisboa 13 Dezembro 2007. Conteúdo e desafios Tratado de Lisboa 13 Dezembro 2007 Conteúdo e desafios Os Tratados Tratado de Paris (CECA) 18 de Abril de 1951 Tratados de Roma (CEE e CEEA) 25 de Março de 1957 Acto Único Europeu 17 de Fevereiro 1986

Leia mais

ASSUME O CONTROLO DOS TEUS DADOS PESSOAIS

ASSUME O CONTROLO DOS TEUS DADOS PESSOAIS ASSUME O CONTROLO DOS TEUS DADOS PESSOAIS Comissão Europeia - Direcção-Geral da Justiça Luxemburgo: Serviço das Publicações da União Europeia, 2012 ISBN: 978-92-79-22666-3 DOI: 10.2838/51947 Cartoons Pierre

Leia mais

L 347/104 Jornal Oficial da União Europeia 20.12.2013

L 347/104 Jornal Oficial da União Europeia 20.12.2013 L 347/104 Jornal Oficial da União Europeia 20.12.2013 REGULAMENTO (UE) N. o 1291/2013 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 11 de dezembro de 2013 que cria o Horizonte 2020 Programa-Quadro de Investigação

Leia mais

DEPARTAMENTO DE GENÉTICA

DEPARTAMENTO DE GENÉTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE GENÉTICA Planejamento Estratégico 2012-2016 Março de 2012 2 Planejamento Estratégico DEPARTAMENTO DE GENÉTICA 1. Missão O Departamento

Leia mais

REGULAMENTO Regulamento do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (LLP) ERASMUS Mobilidade de Alunos Missão de Estudos e Estágios

REGULAMENTO Regulamento do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (LLP) ERASMUS Mobilidade de Alunos Missão de Estudos e Estágios RG- 10-01 Data: 2010-01-06 INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA ESAC Escola Superior Agrária de Coimbra ESEC Escola Superior de Educação de Coimbra ESTeSC Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra

Leia mais

Regulamento. Foremor

Regulamento. Foremor Regulamento Foremor Preâmbulo O presente projeto decorre de uma candidatura realizada pela MARCA ADL ao programa ERASMUS+, no âmbito da KA1 Learning Mobility for Individuals e está integrada numa iniciativa

Leia mais

Portuguese version 1

Portuguese version 1 1 Portuguese version Versão Portuguesa Conferência Europeia de Alto Nível Juntos pela Saúde Mental e Bem-estar Bruxelas, 12-13 Junho 2008 Pacto Europeu para a Saúde Mental e Bem-Estar 2 Pacto Europeu para

Leia mais

Loja Social da Junta de Freguesia de Olivais

Loja Social da Junta de Freguesia de Olivais Capítulo 88 Loja Social da Junta de Freguesia de Olivais MR.003.01.Vers.1.0.a Página 1 de 11 Conteúdo Preâmbulo... 3 Disposições Gerais... 4 Artigo 1.º Âmbito... 4 Artigo 2.º Objetivos... 4 Artigo 3.º

Leia mais

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO?

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO? DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO? 1. O que é Deficiência Intelectual ou Atraso Cognitivo? Deficiência intelectual ou atraso cognitivo é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas

Leia mais

Sinopse do Seminário Desporto Escolar na Europa

Sinopse do Seminário Desporto Escolar na Europa Sinopse do Seminário Desporto Escolar na Europa Descrição do evento Por ocasião da reunião da Direção da Associação Europeia de Educação Física (EUPEA) organizada pela Sociedade Portuguesa de Educação

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos

PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010. Pais e Alunos PROPOSTA DE TRABALHO ENSINO MÉDIO 2010 Pais e Alunos Proposta de Trabalho Ensino Médio 2010 A partir de 2010 o nosso projeto pedagógico do Ensino Médio estará ainda mais comprometido com a formação integral

Leia mais

NOVAS REGRAS PARA AS CONCESSÕES E OS CONTRATOS PÚBLICOS MAIS SIMPLES E MAIS FLEXÍVEIS

NOVAS REGRAS PARA AS CONCESSÕES E OS CONTRATOS PÚBLICOS MAIS SIMPLES E MAIS FLEXÍVEIS NOVAS REGRAS PARA AS CONCESSÕES E OS CONTRATOS PÚBLICOS MAIS SIMPLES E MAIS FLEXÍVEIS Mercado Interno e Serviços 1 Europe Direct é um serviço que responde às suas perguntas sobre a União Europeia. Número

Leia mais

NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA

NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA I - APRESENTAÇÃO Este manual destina-se a orientação dos procedimentos a serem adotados durante o estágio supervisionado. Procuramos ser objetivos e práticos

Leia mais

III Montra de Oportunidades de Lamego: exemplo de cooperação e empreendedorismo!

III Montra de Oportunidades de Lamego: exemplo de cooperação e empreendedorismo! III Montra de Oportunidades de Lamego: exemplo de cooperação e empreendedorismo! Boletim Informativo n.º 31 abril 2012 SUMÁRIO III MONTRA DE OPORTUNIDADES pág.: 1 LIFE 2.0- CONCURSO pág.: 2 EDUCAÇÃO&EMPREENDEDORISMO

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE. Página: 2 Edição: 01 Revisão: 0 ÍNDICE

MANUAL DA QUALIDADE. Página: 2 Edição: 01 Revisão: 0 ÍNDICE Manual da Qualidade Página: 2 ÍNDICE CAP 1 Manual de Gestão da Qualidade 1.1 Objetivo do manual 1.2 Âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade 1.2.1 Exclusões 1.3 Terminologia e abreviaturas usadas no manual

Leia mais

Mobilidade de Alunos Associada a Motivações de Estudo

Mobilidade de Alunos Associada a Motivações de Estudo RT D Territórios, empresas e organizações 143 Vol. II (1), 143-147 (2005) Mobilidade de Alunos Associada a Motivações de Estudo Cristina Barroco Novais* Mestre em Gestão de Empresas WÊÊÊÊÊ Introdução A

Leia mais