UBS JARDIM NORDESTE De 07 a 11/03 Palestra sobre osteoporose. Oficina de flores de papel. Palestra sobre Dengue e Chikungunya.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UBS JARDIM NORDESTE De 07 a 11/03 Palestra sobre osteoporose. Oficina de flores de papel. Palestra sobre Dengue e Chikungunya."

Transcrição

1 PROGRAMAÇÃO MÊS DA MULHER DA CRS SUDESTE STS PENHA UBS ANCHIETA Dia 08 - Distribuição de bilhetes com frases de autoajuda com laço de fita para todas as usuárias que comparecerem à unidade. UBS ENGENHEIRO GOULART Dia 08 - Serão realizadas palestras sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e exames preventivos; cuidados com a pele e maquiagem; e orientação sobre Saúde Bucal x Hormônios Femininos. UBS MARINGÁ Dia 08 - Serão entregues flores às mulheres e ainda haverá exposição com linha do tempo na sala de espera da unidade contando as experiências de três mulheres de faixas etárias diferentes, com o objetivo de demonstrar as mil e uma faces da mulher brasileira na sociedade, desmistificando o sexo frágil. UBS ARICANDUVA De 07 a 11/03 Palestras sobre Saúde Bucal; Planejamento familiar; Doenças sexualmente transmissíveis; Alimentação para alívio de sintomas da TPM e Menopausa. Consultas com coleta de Papanicolau, exame clínico palpação das mamas e solicitação de mamografia. Teste Rápido para HIV e Sífilis. Realização de terapias corporais (Lian Gong e Xian Gong). Roda de Conversa sobre Violência contra a mulher UBS JARDIM NORDESTE De 07 a 11/03 Palestra sobre osteoporose. Oficina de flores de papel. Palestra sobre Dengue e Chikungunya. AMA VILA SÍLVIA Dia 08, às 14h Palestra sobre cuidados com a pele ministrada por clínico médico da unidade. UBS JARDIM SÃO FRANCISCO Dia 03, às 14h Grupo de Artesanato e intervenção sobre Prevenção de Câncer de Mama. Dia 07, às 15h Roda de Conversa sobre Incontinência Urinária no Grupo de Terapia Corporal. Dia 08, às 8h Grupos de Lian Gong. Roda de Conversa sobre a importância das Práticas Medicinais Tradicionais Chinesas para a autoestima da mulher; às 14h - Alimentação Saudável com palestra de Nutricosmésticos e realização de receitas. Dia 09 Agenda da enfermeira aberta para demanda espontânea de saúde da Mulher; coleta de PCG e solicitação de exames. Dia 10, às 8h Xiang Gong; Panfletagem e Roda de Conversa sobre DST. Dia 11, às 10h Grupo de Alongamento. A importância da Prática da Atividade Física na Saúde Mulher; às 10h Grupo de Tabaco. Roda de Conversa sobre a Prevenção de Câncer do Colo do Útero UBS VILA GRANADA Dia 07, às 8h Lian Gong; às 14h Espaço Zen Dia 08, às 8h Oficina de Artesanato com PAVS; às 14h Alongamento e prevenção de incontinência urinária feminina. Dia 09, às 10h Grupo de Gestantes; às 14h Oficina sobre os Direitos da Mulher. Dia 10, às 10h Ensaio para o Concurso Miss Melhor Idade; às 15h Palestra sobre Tensão Pre Menstrual.

2 Dia 11, às 7h30 Lian Gong; às 14h II Concurso Miss Melhor Idades da UBS Vila Granada. STS VILA PRUDENTE SAPOPEMBA UBS JUTA II Dia 08 Oficina de terrário com as mulheres da comunidade, nos períodos da manhã e tarde. UBS HUMBERTO GASTÃO BODRA Dia 08 Campanha de Papanicolau; Dia 12 Rastreamento de mamografia, com ações de beleza, esmaltação de unhas e palestras. UBS JD SAPOPEMBA Dia 08 Realização de trabalho com as mulheres chamado Estação Saúde da Mulher, com atividades realizadas pelas equipes de ESF, ESB, NASF; Coleta de Papanicolau, grupos educativos, autoexame de mama, saúde bucal, higiene corporal. UBS TEOTONIO VILELA Dia 08, às 15h Empoderamento feminino, com a enfermeira Ana Carolina. Dia 09 Saúde da mulher e DST, com o enfermeiro Sandro. UBS IAÇAPÉ Dia 19 Mutirão de Saúde da Mulher com atividade educativa sobre violência; Atividade/orientação com ginecologista do NASF sobre autoexame, sexualidade e prevenção; Coleta de Papanicolau e pedidos de exames conforme necessidade; Cuidados de beleza; Grupo de gestantes. UBS IGUAÇU Dia 08 Orientações em grupos de sala de espera sobre exames de prevenção e violência doméstica. Serão afixados pela unidade painéis informativos com as ações realizadas na Unidade direcionadas à mulher, como exame de Papanicolau, Planejamento Familiar, Grupo de Tai Chi e Aulas de Zumba. Dia 11 Aula de Zumba aberta a comunidade. UBS MASCARENHAS DE MORAES Dia 02 Dia da beleza para as funcionárias. Dia 08 Ações para as usuárias que comparecerem na unidade como palestras educativas referentes à coleta de Papanicolau e planejamento familiar. Orientação sobre saúde bucal e triagem com avaliação de risco; Abordagem sobre vacinação. UBS Hermenegildo Morbim Jr. Dia 12 Ação de prevenção contra o câncer do colo de útero e oferta de coleta de Papanicolau. STS VILA MARIANA JABAQUARA UBS DR. GERALDO Dias 02, 09, 16, 23 e 30 Palestras educativas sobre câncer de mama, sinais e sintomas, diagnóstico precoce, autoexame das mamas, métodos diagnósticos e tratamento; e sobre câncer de colo uterino, importância do Papanicolau para detecção precoce do câncer de colo uterino, sinais e sintomas e tratamento. UBS CIDADE VARGAS Dia 04 Mutirão de Papanicolau e orientação sobre prevenção de câncer de colo de útero.

3 UBS MILTON SANTOS Dia 08 Grupo de Autocuidado orientações sobre saúde da mulher, autoexame de mamas, automassagem. UBS AMERICANÓPOLIS Dia 19 Palestras, eventos de maquiagem e mutirão de Papanicolau. UBS VILA SANTA CATARINA Dia 19 Campanha de Papanicolau e solicitação de mamografia; oficinas e grupos orientadores. UBS SIGMUND FREUD Dia 10 Palestra sobre prevenção do câncer útero e a importância da coleta Papanicolau. Dia 11 Palestra sobre prevenção de câncer da mama, ressaltando a importância da mamografia e ultrassom. Dia 12 Mutirão de Coleta de Papanicolau. Dia 14 Palestra sobre prevenção das DST. Dia 15 Palestra sobre a importância da amamentação exclusiva. UBS VILA CANAÃ Durante o mês a unidade abordará temas sobre Saúde da Mulher em salas de espera pelas estagiárias de Enfermagem. Dia 12 - Mutirão de coleta de Papanicolau, prevenção de câncer de mama: avaliação das mamas, pedidos de mamografia. UBS VILA CLARA Durante o mês de março a unidade fará levantamento de mulheres com IMC maior ou igual a 30. Orientação junto com a ginecologista e a nutricionista do NASF. STS IPIRANGA UBS ALMIRANTE DELAMARE Dia 08, às 10h Palestra sobre aparelho Reprodutivo. Dia 10, às 10h Orientação sobre planejamento familiar; Palestra sobre violência com a Drª Luciana do Fala Mulher; Oficina de Maquiagem. Dia 24, às 10h Orientação sobre Violência e Autocuidado. Dia 28, às 10h Palestra sobre temas relacionados à Saúde da Mulher com a Equipe do Fala Mulher. Dia 09, das 10h às 14h Orientações de Prevenção ao câncer do colo de útero e Auto Exame das mamas (Comunidade Área V e VI). Dia 10, às 14h Grupo Educativo sobre a Saúde da Mulher (Comunidade Área II). UBS VILA MERCES Dia 08, às 7h (Sala de Coleta) e às 14h (Recepção) Distribuição de folder de prevenção do câncer de mama; câncer do colo de útero; e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST); UBS OSWALDO MARASCA JR Dias 08 e 10, às 8h Caminhada temática Dia Internacional da Mulher (Início no Parque Independência). UBS NAUSA ROSÁLIA MORALES

4 Dia 08 Palestras sobre câncer de mama; entrega de panfletos informativos sobre a saúde da mulher. AMA/UBS INTEGRADA PARQUE BISTROL Dia 08 Realização de exames preventivos e solicitação de mamografia; Sala situacional de sensibilização ao combate a violência contra a mulher. CAPS ADULTO II VILA MONUMENTO Dia 08, das 13h às 17h Tarde da beleza com sessões de fotografia. UBS VILA ARAPUA Dia 08 Coleta de Papanicolau; encaminhamento para exames de mamografia e autoexame; Orientações sobre violência doméstica e sensibilização e orientações sobre DST e sexualidade. Sala de ginecologia Consulta médica para coleta de exame criptológico por demanda espontânea e exame clinico das mamas e encaminhamento de mamografia para o publico alvo. Salão da unidade Atividade educativa sobre câncer de mama, colo de útero e prevenção de DST/AIDS. Recepção e Sala de espera - Mesa expositiva sobre os métodos contraceptivos e orientação individual. Farmácia - Distribuição de preservativo masculino e feminino. UBS MOINHO VELHO II Dia 08 Exposição dialogada sobre Prevenção do câncer de mama, colo uterino e violência contra a mulher; distribuição de um poema e certificado de mulher especial. UBS VILA GUMERCINDO Dia 08 Vídeo educativo na sala de espera; realização de teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite B e C na sala de coleta laboratorial; e homenagem às funcionárias mulheres da UBS. UBS VILA CARIOCA Dia 08, às 8h Grupo de caminhada ao lado da unidade ; às 14h, Grupo de Hiperdia e orientação com Nasf e Apa, na Igreja Santo Antônio. CAPS AD SACOMÃ Dia 08, às 15h Grupo de mulheres que são acompanhadas na unidade com abordagem sobre saúde da mulher, questões de violência e dependência química. UBS AURÉLIO MELLONE Dia 08, às 7h30 Acolhida e dicas de beleza e Caminhada. UBS RESCHILLIAN Dia 07, das 8h às 12h Mulheres Brilhantes na Sala de reunião. Dia 08, às 14h Orientação sobre sexualidade na terceira idade no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida ; às 13h30 palestra sobre autoestima da mulher no Clube Pereira Dia 10, das 8h às 11h Dinâmica e Comemoração na Praça Alfredo José. Dia 25, às 14h Atividade Física como alternativa na prevenção e manejo da depressão da mulher. Caminhada. Dia 29 às 14h Palestra sobre Autoestima na Terceira Idade no Clube da Terceira Idade (Colmeia).

5 STS ARICANDUVA MOOCA UBS VILA FORMOSA II De 07 a 11 Oferta de realização de exames preventivo para CA Colo de útero (Papanicolau), sem agendamento prévio, e solicitação de mamografia (p/mulher que estejam no período de realizar o exame, conforme protocolo vigente). Dia 08, às 9h Caminhada do Dia da Mulher com saída da unidade com destino à Praça Sampaio Vidal. Aferição de pressão arterial, glicemia; avaliação nutricional (IMC); corte de cabelo; massagem; esmaltação, sobrancelha e podologia. UBS BELENZINHO Dia 07 Distribuição de Rosas artesanais na unidade. Dia 08, das 9 às 12h e das 13 às 17h Mutirão de Papanicolau. Dia 09, às 10h Palestras de Prevenção ao Câncer e Colo Uterino. Dia 10, às 15h Palestras de Prevenção ao Câncer Mama e autoexame. Dia 11 Atividades de Limpeza de Pele e Maquiagem. UBS GONZALES Dia 08 Abordagem sobre saúde da mulher nos grupos regulares de promoção de saúde em MTHPIS e grupos de pais. Na entrega de insumos do AMG haverá conversa sobre saúde sexual nos setores onde os usuários estejam aguardando consulta/procedimentos. UBS MANCHESTER Dia 09 Dia da beleza para funcionárias e usuárias. UBS MOOCA I Dia 09 Palestra sobre violência com enfoque na Lei Maria da Penha; Dia da Beleza; Teste de HIV com a tenda do CTA MOOCA; confraternização. UBS VILA NOVA YORK Dia 08, das 10 às 13h30 Coleta de Papanicolau; Orientações sobre autoexame das mamas; Avaliação de saúde bucal; Atividades com psicóloga da unidade; Avaliação para solicitação de Mamografia e Ultrassonografia. Dia 11, às 14h Avaliação para as Mulheres (Equipe NASF). UBS BRAS Dia 08 A UBS Brás promoverá trabalho direcionado a funcionárias que destacará a autoestima e motivação profissional; Exposição de mural com mensagens de motivação e autoestima, produzido pelas funcionárias da unidade e usuárias; Dinâmica integrativa e motivadora; Oficina de terrário no pote de vidro; coleta de Papanicolau e solicitação de mamografias para todas as funcionárias e usuárias. AMA/UBS INTEGRADA VILA CARRÃO Durante todo o mês Campanha sobre a conscientização contra a violência da mulher; Saúde da mulher; DST; Nutrição; Lei Maria da Penha. Haverá distribuição de preservativos; Roda de conversa; Chá da tarde; Palestras de cuidado com a pele e Maquiagem e Postura Profissional e Equipe de acolhimento durante toda a campanha. UBS JD. IVA Dia 08 Será realizado em todas as consultas trabalho para incentivar o autoexame de mama e exames preventivos.

6 AMA/UBS INTEGRADA PARI Dia 08 Coleta de Papanicolau para funcionárias Dias 10 e 11 Dia da Beleza para funcionárias Dia 10 Palestra com tema "Saúde da mulher"; posteriormente serão realizados teste rápido, coleta de Papanicolau e orientação sobre auto Exame para usuárias. AMA/UBS INTEGRADA VILA GUARANI Dia 08 - Distribuição de tulipas em EVA para as pacientes; sala de beleza; artesanato; apresentação musical de violão solo. Dia 11 - homenagem às funcionárias e apresentação musical de funcionários.

AÇÕES MÊS DA MULHER 2015 UNIDADE DE SAÚDE AÇÕES A SEREM REALIZADAS DATA

AÇÕES MÊS DA MULHER 2015 UNIDADE DE SAÚDE AÇÕES A SEREM REALIZADAS DATA AÇÕES MÊS DA MULHER 2015 UNIDADE DE SAÚDE AÇÕES A SEREM REALIZADAS DATA US FONTE GRANDE US BONFIM Atendimento à Mulher na Unidade Palestras educativas e ações relacionadas à auto-estima Orientações sobre

Leia mais

Programação do Dia Internacional da Mulher

Programação do Dia Internacional da Mulher Programação do Dia Internacional da Mulher Unidade de Saúde Ação Descrição da Atividade Data Horário Local Grupo de Mulheres Promover um espaço de acolhimento terapêutico; disparar e coletivizar reflexões;

Leia mais

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AOS SÁBADOS UNIDADE DE SAÚDE DATA HORÁRIO ATIVIDADES. 8 às 13 horas. 7 às 13 horas.

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AOS SÁBADOS UNIDADE DE SAÚDE DATA HORÁRIO ATIVIDADES. 8 às 13 horas. 7 às 13 horas. PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AOS SÁBADOS UNIDADE DE SAÚDE DATA HORÁRIO ATIVIDADES MARUÍPE GRANDE VITÓRIA 11/10/2014 8 às 13 horas 7 às 13 horas Proporcionar ações de promoção e prevenção

Leia mais

05/10 13:30 Coleta de Papa US Vl Lucinda. sobrancelhas com linha 05/10 10:00 Zumba e café ESF VL linda

05/10 13:30 Coleta de Papa US Vl Lucinda. sobrancelhas com linha 05/10 10:00 Zumba e café ESF VL linda Data Hora Atividade Local 01/10 9:00 Artesanato em US Jd. Irene I ESF Jd. IreneII 01/10 13:30 Roda de Conversa Lei Maria da Penha 01/10 8:30 Café da manhã US Centreville 01/10 9:00 Palestra Saúde da US

Leia mais

Secretaria Municipal de Salvador Distrito Sanitário Centro Histórico PLANEJAMENTO DE AÇÕES E ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA DA MULHER UNIDADE OBJETIVO ATIVIDADE DIAS Proporcionar reflexoes e conhecimento

Leia mais

PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO MÊS DO IDOSO OUTUBRO DE 2015. - Oficina de artes com Agentes de Saúde

PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO MÊS DO IDOSO OUTUBRO DE 2015. - Oficina de artes com Agentes de Saúde PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO MÊS DO IDOSO OUTUBRO DE 2015 DATA SERVIÇO HORÁRIO LOCAL DE REALIZAÇÃO DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA PÚBLICO ALVO (DESCRIÇÃO E

Leia mais

Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 10/11/2015. Com horário ampliado, UBS Áugias Gadelha é reinaugurada, na zona Norte

Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 10/11/2015. Com horário ampliado, UBS Áugias Gadelha é reinaugurada, na zona Norte Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 10/11/2015 Portal Rede Tiradentes Saúde 10 de Novembro de 2015. Fonte: http://www.redetiradentes.com.br/com-horario-ampliado-ubsaugias-gadelha-e-reinaugurada-na-zona-norte/#.vkhlelertcc

Leia mais

Programação Dia Internacional da Mulher Secretaria de Saúde

Programação Dia Internacional da Mulher Secretaria de Saúde Programação Dia Internacional da Mulher Secretaria de Saúde Morro do Algodão Período da manhã palestras sobre câncer de mama e solicitação de mamografias Período da tarde Orientações sobre exames e autoexame

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE HOSPITAL MATERNO INFANTIL NOSSA SENHORA DE NAZARETH COORDENAÇÃO DE TERAPIA E SUPORTE

GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE HOSPITAL MATERNO INFANTIL NOSSA SENHORA DE NAZARETH COORDENAÇÃO DE TERAPIA E SUPORTE GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE HOSPITAL MATERNO INFANTIL NOSSA SENHORA DE NAZARETH COORDENAÇÃO DE TERAPIA E SUPORTE PROJETO MEU BEBÊ, MINHA VIDA OFICINAS TERAPÊUTICAS E OCUPACIONAIS

Leia mais

ANAIS DA 4ª MOSTRA DE TRABALHOS EM SAÚDE PÚBLICA 29 e 30 de novembro de 2010 Unioeste Campus de Cascavel ISSN 2176-4778

ANAIS DA 4ª MOSTRA DE TRABALHOS EM SAÚDE PÚBLICA 29 e 30 de novembro de 2010 Unioeste Campus de Cascavel ISSN 2176-4778 REDE DE VIGILÂNCIA EM CÂNCER DE MAMA MUNICÍPIO DE NOVA SANTA ROSA PR Viviane Delcy da Silva 1 1. INTRODUÇÃO Este relato de experiência descreve a forma de reorganização dos serviços de saúde do SUS do

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE SUDESTE

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE SUDESTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE SUDESTE Karina Barros Calife Batista Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste MUNICIPIO DE SÃO PAULO 11.581.798 habitantes (SEADE

Leia mais

Programação. Fortaleza

Programação. Fortaleza Em outubro, o Sesc Ceará realiza uma programação especial como parte da Campanha Outubro Rosa. As ações destinadas a todas as mulheres buscam orientar sobre a prevenção do câncer. Serão abordados temas

Leia mais

Atividades educativas nos ESF s Mês de agosto

Atividades educativas nos ESF s Mês de agosto Atividades educativas nos ESF s Mês de agosto ESF Cabelinha Criança saudável e feliz Dias: 02 e 23 às 14h Doenças do Coração Dias: 05, 12, 19 e 26 às 7h Fundação Casa Dia: 09 às 9h Hipertensão Dias: 09

Leia mais

DIRETORIA DE ASSISTENCIA A SAÚDE COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO BÁSICA ÁREA TÉCNICA SAÚDE DO HOMEM AÇÃO SAÚDE DO HOMEM- NOVEMBRO AZUL/2015

DIRETORIA DE ASSISTENCIA A SAÚDE COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO BÁSICA ÁREA TÉCNICA SAÚDE DO HOMEM AÇÃO SAÚDE DO HOMEM- NOVEMBRO AZUL/2015 DIRETORIA DE ASSISTENCIA A SAÚDE COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO BÁSICA ÁREA TÉCNICA SAÚDE DO HOMEM AÇÃO SAÚDE DO HOMEM- NOVEMBRO AZUL/2015 UNIDADE LOCAL DA AÇÃO E ENDEREÇO DATA E HORÁRIO AÇÕES A SER REALIZADAS

Leia mais

Elementos para suporte na Decisão Clínica e organização da atenção na Área de Saúde da Mulher

Elementos para suporte na Decisão Clínica e organização da atenção na Área de Saúde da Mulher PRÊMIO POR INOVAÇÃO E QUALIDADE 1 Identificação Título Implantação da linha de cuidado em Saúde da Mulher na USF Hidrolândia Área temática Elementos para suporte na Decisão Clínica e organização da atenção

Leia mais

/ES 2015 US DIA HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL PÚBLICO-ALVO

/ES 2015 US DIA HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL PÚBLICO-ALVO Planilha de atividades Agosto Azul Mês de Prevenção à Saúde do Homem Vitória /ES 2015 US DIA HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL PÚBLICO-ALVO Auditório da ETSUS Gestores e trabalhadores da rede GAS 21/08/15 8h às

Leia mais

1ª Ação em Saúde e Assistência Cidadã de Conceição do Castelo Progresso com Respeito e Trabalho

1ª Ação em Saúde e Assistência Cidadã de Conceição do Castelo Progresso com Respeito e Trabalho 1ª Ação em Saúde e Assistência Cidadã de Conceição do Castelo Progresso com Respeito e Trabalho Identificação da Coordenação Geral : Nome: UBIRACIARA LESSA BRAVIN E-mail: enfermeiraubiraciara@gmail.com

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO

ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO no campo do álcool, tabaco e outras drogas - ATOD Geraldo Mendes de Campos ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO no campo do álcool, tabaco e outras drogas - ATOD OBJETIVOS: - impedir ou retardar

Leia mais

Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social: Saúde da Mulher. Chyrly Elidiane de Moura Félix Enfermeira. Parnamirim-RN

Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social: Saúde da Mulher. Chyrly Elidiane de Moura Félix Enfermeira. Parnamirim-RN III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família Brasília-DF Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social: Sustentabilidade nas Ações de Saúde da Mulher. Chyrly Elidiane de Moura Félix Enfermeira

Leia mais

Autoavaliação. Institucional. Comissão Própria de Avaliação CPA 2012

Autoavaliação. Institucional. Comissão Própria de Avaliação CPA 2012 Autoavaliação Institucional FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1.727 de 13/06/2002 - D.O.U. 14/06/2002 Comissão Própria de Avaliação CPA 2012 OBJETIVOS

Leia mais

PROJETO CONSULTA ÚNICA: METODOLOGIA PAUTADA NA RESOLUTIVIDADE.

PROJETO CONSULTA ÚNICA: METODOLOGIA PAUTADA NA RESOLUTIVIDADE. PROJETO CONSULTA ÚNICA: METODOLOGIA PAUTADA NA RESOLUTIVIDADE. Caracterização da situação anterior Em 2013, a Secretaria de Saúde Pública de Campo Grande (SESAU) detectou déficit de profissionais ginecologistas/obstetras

Leia mais

Palestras. Manuseio de Cargas - Levantamento Correto de Peso - Posicionamento - Orientações posturais no ambiente de trabalho.

Palestras. Manuseio de Cargas - Levantamento Correto de Peso - Posicionamento - Orientações posturais no ambiente de trabalho. Palestras Comitê de Ergonomia Dicas de Ergonomia e Bem-Estar - Saúde Ocupacional áreas de atuação - Ergonomia (definição) - Comitê de ergonomia (definição) - Criação do comitê - Missões - Intervenção ergonômica

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES DA II SEMANA DO BEBÊ EM COLINAS DO TOCANTINS-TO. TEMA: 2ª SEMANA DO BEBÊ: COLINAS, MÃE CUIDADOSA.

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES DA II SEMANA DO BEBÊ EM COLINAS DO TOCANTINS-TO. TEMA: 2ª SEMANA DO BEBÊ: COLINAS, MÃE CUIDADOSA. PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES DA II SEMANA DO BEBÊ EM COLINAS DO TOCANTINS-TO. TEMA: 2ª SEMANA DO BEBÊ: COLINAS, MÃE CUIDADOSA. 18 A 23 DE OUTUBRO DE 2015 DOMINGO- DIA 18 DE OUTUBRO DE 2015 18/10- Domingo

Leia mais

PAIS E FILHOS UMA ETERNA BRINCADEIRA

PAIS E FILHOS UMA ETERNA BRINCADEIRA PAIS E FILHOS UMA ETERNA BRINCADEIRA Sala 3 Interdisciplinar EF I E.M.E.F.I. PROF. MANOEL IGNÁCIO DE MORAES Professora Apresentadora: ROSELI DOS SANTOS BASSANELLI PEREIRA Realização: Justificativa Este

Leia mais

OFICINAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

OFICINAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE OFICINAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE A COMUNIDADE NA UNIVERSIDADE Ano 2014 1 OFICINAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE A COMUNIDADE NA UNIVERSIDADE Coordenação: Luzia Wilma Santana da Silva Deusélia Moreira de Souza Camila

Leia mais

Comemoração do Dia Mundial da Voz 2015 no RS

Comemoração do Dia Mundial da Voz 2015 no RS Comemoração do Dia Mundial da Voz 2015 no RS CREFONO 7 Coordenação: Fga. Rosane Mosmann Dia: 23-04 das 19 às 21h Encontro para Capacitação SIST e discussão sobre PAIR e Distúrbio Vocal Relacionado ao Trabalho

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Prevenção Total

Mostra de Projetos 2011. Prevenção Total Mostra Local de: Dois Vizinhos Categoria do projeto: Projetos finalizados. Cidade: Marmeleiro Contato: lucianiberti@yahoo.com.br Autor (es): Luciani Aparecida Berti Mostra de Projetos 2011 Prevenção Total

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Secretaria Nacional de Assistência Social MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Secretaria Nacional de Assistência Social MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Assistência Social MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Instrução Operacional Conjunta MDS - MS 1. INTRODUÇÃO A

Leia mais

TÍTULO: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS OBRE CÂNCER DE MAMA E COLO UTERINO ENTRE MULHERES DE BAIXA RENDA DA CIDADE DE LINS SP

TÍTULO: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS OBRE CÂNCER DE MAMA E COLO UTERINO ENTRE MULHERES DE BAIXA RENDA DA CIDADE DE LINS SP Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS OBRE CÂNCER DE MAMA E COLO UTERINO ENTRE MULHERES DE BAIXA RENDA DA CIDADE

Leia mais

1. Assistência à Saúde da Criança e do Adolescente

1. Assistência à Saúde da Criança e do Adolescente MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS www.ufvjm.edu.br PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DEPARTAMENTO: Enfermagem

Leia mais

Instituto Avon realiza terceira edição do Giro Pela Vida para alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama

Instituto Avon realiza terceira edição do Giro Pela Vida para alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama Instituto Avon realiza terceira edição do Giro Pela Vida para alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama Ação leva roda gigante cor-de-rosa para o Parque Ibirapuera em São Paulo

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE CUNHA PORÃ

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE CUNHA PORÃ ANEXO I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÍNIMO SUGERIDO PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS OBJETIVAS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CARGOS: TODOS OS CARGOS CONHECIMENTOS GERAIS História do Município: colonização, espaço geográfico,

Leia mais

Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina Programa de Atenção Integral a Saúde

Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina Programa de Atenção Integral a Saúde Unidades Básicas de Saúde administradas pela SPDM/PAIS e Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo: UBS Aldeia-Povos Indígenas Estrada Turística do Jaraguá, 3680 CEP: 05754-071 - Jaraguá UBS Água Funda

Leia mais

Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos

Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Unimed SJC O Núcleo de Ação Integral à Saúde (NAIS) é o setor responsável pela promoção da saúde e prevenção

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA 2012. EVENTO DATA LOCAL HORÁRIO PALESTRANTES INSTITUIÇÃO PROMOTORA Abertura 09/05/ Sextafeira.

PROGRAMAÇÃO CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA 2012. EVENTO DATA LOCAL HORÁRIO PALESTRANTES INSTITUIÇÃO PROMOTORA Abertura 09/05/ Sextafeira. PROGRAMAÇÃO CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA 2012. EVENO DAA LOCAL HORÁRIO PALESRANES INSIUIÇÃO PROMOORA Abertura 09/05/ Sextafeira. Câmara Vereadores 18hs Conversando sobre câncer mama. Dr. Flávio

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA

QUESTIONÁRIO SOBRE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA QUESTIONÁRIO SOBRE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA Denise Silveira, Anaclaudia Gastal Fassa, Maria Elizabeth Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Luiz Augusto Facchini BLOCO A - IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Leia mais

- 2015. REDE DE PROTEÇÃO A MULHER - Vitória da Conquista - Bahia PROGRAMAÇÃO

- 2015. REDE DE PROTEÇÃO A MULHER - Vitória da Conquista - Bahia PROGRAMAÇÃO - 2015 REDE DE PROTEÇÃO A MULHER - Vitória da Conquista - Bahia PROGRAMAÇÃO DATA HORÁRIO ATIVIDADE / OBJETIVO RESPONSÁVEL LOCAL 02 /03/15 (segunda - feira) 16:00h Solenidade de Instalação da Vara de Violência

Leia mais

PROGRAMAS/ EVENTOS / PROJETOS/ AÇÕES DO HOSPITAL

PROGRAMAS/ EVENTOS / PROJETOS/ AÇÕES DO HOSPITAL PROGRAMAS/ EVENTOS / PROJETOS/ AÇÕES DO HOSPITAL A AEBES/Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves HEJSN, promove anualmente eventos relacionados às datas comemorativas: aniversário do hospital, páscoa,

Leia mais

Organização da Atenção Básica nas ações de prevenção e cuidado compartilhado do HIV

Organização da Atenção Básica nas ações de prevenção e cuidado compartilhado do HIV Organização da Atenção Básica nas ações de prevenção e cuidado compartilhado do HIV A experiência de São Bernardo do Campo / SP Wilson Cesar Ribeiro Campos campos.wcr@gmail.com Psicólogo no PM DST/Aids/HV

Leia mais

Consulta Pública nº 01/2016

Consulta Pública nº 01/2016 MAPA CONCEITUAL MATRIZ POR COMPETÊNCIAS Figura 1. Mapa conceitual da estrutura de matriz por competências As ações-chave podem ser desdobradas ainda (de acordo com o nível de especificidade de uma matriz

Leia mais

1ª Oficina Nacional do QUALIDIA

1ª Oficina Nacional do QUALIDIA 1ª Oficina Nacional do QUALIDIA LINHAS DE CUIDADO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES EXPERIÊNCIA DE DIADEMA SP Dra Lidia Tobias Silveira Assistente Gbi Gabinete SMS Diadema Linhas de cuidado de HA e DM

Leia mais

UNIMED SEMPRE PRESENTE SIMONE MARIA CASTELLANO

UNIMED SEMPRE PRESENTE SIMONE MARIA CASTELLANO UNIMED SEMPRE PRESENTE SIMONE MARIA CASTELLANO UNIMED SEMPRE PRESENTE Frase de efeito: Ações de Promoção à Saúde: para melhorar é preciso participar! Equipe Multiprofissional Diretor de Recursos Próprios

Leia mais

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Ortografia (escrita correta das palavras). Divisão silábica. Pontuação. Acentuação Gráfica. Flexão do substantivo

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Ortografia (escrita correta das palavras). Divisão silábica. Pontuação. Acentuação Gráfica. Flexão do substantivo ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EMPREGO: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE Ortografia (escrita correta das palavras). Divisão silábica. Pontuação. Acentuação Gráfica. Flexão do substantivo (gênero masculino e

Leia mais

8. Cursos de Bacharelado em Engenharia Civil Durante a Semana (17 a 18/09): Local: Nas Palafitas da Vila da Barca.

8. Cursos de Bacharelado em Engenharia Civil Durante a Semana (17 a 18/09): Local: Nas Palafitas da Vila da Barca. FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA FAMAZ NUPEX/NADOC/COORDENAÇÕES DE CURSOS/ABMES SEMANA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 2015 14 A 19/09/2015 AÇÃO INTEGRADA, SÁBADO, 19/09/15 08H00 às 12H00 COMUNIDADE DA VILA

Leia mais

Reestruturação da Atenção Básica em São Bernardo do Campo Avanços e Desafios

Reestruturação da Atenção Básica em São Bernardo do Campo Avanços e Desafios Reestruturação da Atenção Básica em São Bernardo do Campo Avanços e Desafios Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo/SP São Bernardo do Campo/SP

Leia mais

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA UNIDADE ATIVIDADE OFERTADA DATA HORÁRIO AMA/UBS JOSE BONIFACIO III ABERTURA OUTUBRO ROSA PINK NIC GRUPO SER MAIS SAÚDE SAÚDE DA MULHER 09/OUT OFICINA FLORES DE PAPEL: VAMOS FLORIR A UNIDADE!!! 09/OUT SALA

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA PARECER COREN/SC Nº 020/CT/2013 Assunto: Solicitação de parecer técnico sobre a solicitação de mamografia de rastreamento por Enfermeiro nas instituições de saúde. I - Do Fato Trata-se de expediente encaminhado

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETE MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA - SP Eixo Tecnológico: SAÚDE E

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA MUNICIPAL

AUDIÊNCIA PÚBLICA MUNICIPAL PREFEITURA MUNICIPAL DE OCARA CE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE AUDIÊNCIA PÚBLICA MUNICIPAL RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DA SAÚDE JAN ABR DE 2015 RUA JOSÉ CORREIA SN CEP 62 755-000 CENTRO OCARA - CEARÁ. FONE

Leia mais

InRad Congresso: Todos juntos contra o câncer. A importância do fortalecimento do colaborador da saúde

InRad Congresso: Todos juntos contra o câncer. A importância do fortalecimento do colaborador da saúde InRad Congresso: Todos juntos contra o câncer A importância do fortalecimento do colaborador da saúde São Paulo, 24 de setembro de 2014 ÍNDICE 1. Currículo do palestrante; 2. Tema proposto para a composição

Leia mais

PROJETO 5S: HOSPITAL AMIGO DO IDOSO

PROJETO 5S: HOSPITAL AMIGO DO IDOSO PROJETO 5S: HOSPITAL AMIGO DO IDOSO Dr. Egídio Lima Dórea São Paulo 2013 INTRODUÇÃO PANORAMA ATUAL BUTANTÃ População atual: 400000 habitantes. População USP: 120000 habitantes. Total a ser abordado: 520000.

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Enfermagem KLEDIANE D ÁVILA PEIXOTO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR II REDE BÁSICA DE SAÚDE

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Enfermagem KLEDIANE D ÁVILA PEIXOTO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR II REDE BÁSICA DE SAÚDE Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Enfermagem KLEDIANE D ÁVILA PEIXOTO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR II REDE BÁSICA DE SAÚDE Relatório apresentado como requisito parcial para aprovação

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL Das Atribuições dos Profissionais dos Recursos Humanos Atribuições comuns a todos os profissionais que integram a equipe: Conhecer a realidade das famílias pelas

Leia mais

Rastreamento Populacional. Maria Isabel do Nascimento Instituto de Saúde Coletiva - UFF

Rastreamento Populacional. Maria Isabel do Nascimento Instituto de Saúde Coletiva - UFF Rastreamento Populacional de Câncer Maria Isabel do Nascimento Instituto de Saúde Coletiva - UFF Roteiro de aula Aspectos relacionados ao rastreamento de câncer Exercícios introdutórios Desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA II SEMANA DO BEBÊ TEMA: CABEDELO ACOLHE A PRIMEIRA INFÂNCIA BEBÊ COM DIREITOS É BEBÊ CIDADÃO

PROGRAMAÇÃO DA II SEMANA DO BEBÊ TEMA: CABEDELO ACOLHE A PRIMEIRA INFÂNCIA BEBÊ COM DIREITOS É BEBÊ CIDADÃO PROGRAMAÇÃO DA II SEMANA DO BEBÊ TEMA: CABEDELO ACOLHE A PRIMEIRA INFÂNCIA BEBÊ COM DIREITOS É BEBÊ CIDADÃO DIA 21/09 Domingo Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus Público Alvo:

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA - SAÚDE DA MULHER

ÁREA TEMÁTICA - SAÚDE DA MULHER ÁREA TEMÁTICA - SAÚDE DA MULHER Elaboração : Jael Barbosa de Albuquerque Carlos Eduardo Vega Elisabete Aparecida Pinto Júlio Mayer de Castro Filho Luis Carlos Pazero Rute Barreto Ramos Rute Loreto S.Oliveira

Leia mais

IV Seminário de Promoçã e Prevençã. ção à Saúde. ção o de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar. I Seminário de Atençã. Suplementar.

IV Seminário de Promoçã e Prevençã. ção à Saúde. ção o de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar. I Seminário de Atençã. Suplementar. IV Seminário de Promoçã ção o da Saúde e Prevençã ção o de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar I Seminário de Atençã ção à Saúde Suplementar Dezembro 2007 Área de Atençã ção à Saúde da Mulher Marco Regulatório

Leia mais

Sistema Público de Saúde em Curitiba - 2011

Sistema Público de Saúde em Curitiba - 2011 Sistema Público de Saúde em Curitiba - 2011 09 Distritos Sanitários 109 US (55 ESF) - informatizada 8 CMUMs 10 CAPS 1 Laboratório Municipal 1 Hospital Municipal 1.851.213 habitantes 223.000 mulheres acima

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DR. JOSÉ DE FILIPPI JR. COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE SUDESTE DRª KARINA BARROS CALIFE BATISTA SUPERVISÃO TÉCNICA DE

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DR. JOSÉ DE FILIPPI JR. COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE SUDESTE DRª KARINA BARROS CALIFE BATISTA SUPERVISÃO TÉCNICA DE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DR. JOSÉ DE FILIPPI JR. COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE SUDESTE DRª KARINA BARROS CALIFE BATISTA SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE PENHA DR. CELSO GALHARDO MONTEIRO SAS SECONCI

Leia mais

A N E X O I - E D I T A L 01/2015 A T R I B U I Ç Õ E S E R E Q U I S I T O S D O S C A R G O S C O N C U R S O P Ú B L I C O Nº 002/2015

A N E X O I - E D I T A L 01/2015 A T R I B U I Ç Õ E S E R E Q U I S I T O S D O S C A R G O S C O N C U R S O P Ú B L I C O Nº 002/2015 A N E X O I - E D I T A L 01/2015 A T R I B U I Ç Õ E S E R E Q U I S I T O S D O S C A R G O S C O N C U R S O P Ú B L I C O Nº 002/2015 NÍVEL SUPERIOR CIRURGIÃO DENTISTA BUCO MAXILO FACIAL - CEOCAM Realizar

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM ESTÉTICA

CURSO TÉCNICO EM ESTÉTICA CURSO TÉCNICO EM ESTÉTICA ATUAÇÃO Técnico em Estética é uma ocupação da área da Saúde, cuja formação está regulamentada nacionalmente. O exercício dessas ocupações está sob supervisão do Fisioterapeuta

Leia mais

RELATÓRIO 2006 COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

RELATÓRIO 2006 COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA RELATÓRIO 2006 COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS DA UNIFIL CEP Total de projetos encaminhados e avaliados pelos pareceristas no ano de 2006: Agnaldo Kupper 5 João

Leia mais

AÇÕES SOCIAIS CATEGORIA SAÚDE

AÇÕES SOCIAIS CATEGORIA SAÚDE VOLTADO À COMUNIDADE MAMAMÓVEL VOLTADOS AOS COLABORADORES FITNESS VIVENDO COM SAÚDE GINÁSTICA LABORAL(GL) PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

Leia mais

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013 Término da Safra 2012/2013 A Safra 2012/2013 terminou com muitas metas alcançadas com as produções agrícola e industrial atingindo índices positivos. O encerramento aconteceu no dia 18/04 e como sempre

Leia mais

LIGA DA MAMA: AÇÕES COMUNITÁRIAS DE PREVENÇÃO E RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA EM 2011. Palavras-chave: Câncer de mama; rastreamento, prevenção.

LIGA DA MAMA: AÇÕES COMUNITÁRIAS DE PREVENÇÃO E RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA EM 2011. Palavras-chave: Câncer de mama; rastreamento, prevenção. LIGA DA MAMA: AÇÕES COMUNITÁRIAS DE PREVENÇÃO E RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA EM 2011 SOARES, Leonardo Ribeiro 1 ; PARANAIBA, Arthur Ferreira 1 ; MATOS, Amanda Vieira 1 ; DIAS, Juliava Silva 1 ; PAIVA,

Leia mais

Recados Gerais / Apresentação Atividades: 8:00 8:30hs. Oficina Acesso Qualificado Atendimento Demanda Espontânea

Recados Gerais / Apresentação Atividades: 8:00 8:30hs. Oficina Acesso Qualificado Atendimento Demanda Espontânea Setembro 2014 } Recados Gerais / Apresentação Atividades: 8:00 8:30hs } Tema da Reunião Geral: Saúde Integral LGBTT } Convidados Palestrantes: Judit Lia Busanello (Diretora Técnica CRT Santa Cruz) 8:30

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA SUPERINTENDÊNCIA DOS SERVIÇOS PENITENCIÁRIOS DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO PENAL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA SUPERINTENDÊNCIA DOS SERVIÇOS PENITENCIÁRIOS DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO PENAL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA SUPERINTENDÊNCIA DOS SERVIÇOS PENITENCIÁRIOS DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO PENAL POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE PRISIONAL A Política de Atenção

Leia mais

Ações Integradas na Prevenção do Uso de Drogas e Violência. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

Ações Integradas na Prevenção do Uso de Drogas e Violência. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Ações Integradas na Prevenção do Uso de Drogas e Violência J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Saúde precária Abandono escolar Exploração sexual Trabalho infantil Inexistência de projeto

Leia mais

Breve Histórico do Território

Breve Histórico do Território Breve Histórico do Território Comunidade constituída a partir de três mulheres Saúde tratada na própria comunidade saber tradicional Construção da Rodovia Rio Santos e seus impactos Luta pela garantia

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NO MUNICÍPIO DE LIMEIRA

BOAS PRÁTICAS NO MUNICÍPIO DE LIMEIRA Prefeitura Municipal de Limeira Programa Cidades Sustentáveis BOAS PRÁTICAS BOAS PRÁTICAS NO MUNICÍPIO DE LIMEIRA SECRETARIA MUNICIPAL: Centro de Promoção Municipal de Limeira CEPROSOM NOME DO PROJETO:

Leia mais

PROJETO EDUCAÇÃO PARA SAÚDE NA ESCOLA MARIANA JANSSEN MARIA GORETTI DE ALMEIDA

PROJETO EDUCAÇÃO PARA SAÚDE NA ESCOLA MARIANA JANSSEN MARIA GORETTI DE ALMEIDA PROJETO EDUCAÇÃO PARA SAÚDE NA ESCOLA PROGRAMA MÉDICO M DE FAMÍLIA DE NITERÓI MARIANA JANSSEN MARIA GORETTI DE ALMEIDA LOCAL: ESCOLA ESTADUAL LUCIANO PESTRE 2004 CRONOLOGIA TREINAMENTO DE DST/AIDS SECRETARIA

Leia mais

Proposta Programa Saúde Sob Medida Check up diferenciado ABGS

Proposta Programa Saúde Sob Medida Check up diferenciado ABGS Proposta Programa Saúde Sob Medida Check up diferenciado ABGS 1 Informações da proposta Nossa proposta é composta por um Check Up Completo, Check up Feminino e Avaliação Esportiva direcionada aos associados

Leia mais

ANEXO III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ANEXO III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANEXO III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO COMUM PARA TODAS AS CATEGORIAS PROFISSIONAIS SAÚDE PÚBLICA E SAÚDE COLETIVA SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS 1. História do sistema de saúde no Brasil; 2. A saúde na

Leia mais

O Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (SECONCI-SP) é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos, fundada em março de 1964.

O Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (SECONCI-SP) é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos, fundada em março de 1964. O Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (SECONCI-SP) é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos, fundada em março de 1964. Missão: Promover ações de assistência social, saúde

Leia mais

CRONOGRAMA DO OUTUBRO ROSA

CRONOGRAMA DO OUTUBRO ROSA CRONOGRAMA DO OUTUBRO ROSA DS DATA LOCAL AÇÃO I 06/10 PREFEITURA DO RECIFE MAMOGRAFIA CITOLOGIA SAÚDE BUCAL: CUIDADO E AUTOESTIMA COM O SORRISO TESTE RÁPIDO HIV/ SÍFILIS ACADEMIA DA CIDADE I 13/10 UNIDADE

Leia mais

Mês da Mulher em Niterói 2014

Mês da Mulher em Niterói 2014 Após 100 anos de reconhecimento da importância da criação de 08 de março, quando se comemoram vitórias e se renovam bandeiras da luta das mulheres, a Prefeitura de Niterói promove o Mês da Mulher em Niterói,

Leia mais

OUTUBRO ROSA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA CURA DO CÂNCER DE MAMA

OUTUBRO ROSA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA CURA DO CÂNCER DE MAMA OUTUBRO ROSA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA CURA DO CÂNCER DE MAMA Enviado por LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 01-Out-2015 PQN - O Portal da Comunicação LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 01/10/2015

Leia mais

Seminário de Doenças Crônicas

Seminário de Doenças Crônicas Seminário de Doenças Crônicas LINHA DE CUIDADO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES EXPERIÊNCIA DE DIADEMA SP Dra Lidia Tobias Silveira Assistente Gabinete SMS Diadema Linha de cuidado de HAS e DM Experiência

Leia mais

Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!*

Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!* Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!* SANTOS, Jessica Suriano dos 1 ; ANJOS, Antônio Carlos dos 2 ; RIBEIRO, Álvaro Sebastião Teixeira 3 Palavras-chave: Educação Sexual; Doenças Sexualmente Transmissíveis;

Leia mais

1) Simulado Exército Brasileiro

1) Simulado Exército Brasileiro 1) Simulado Exército Brasileiro A Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado de São Paulo participou, dos dias 01 a 04 de novembro, do Exercício Agulhas Negras Operação Paraibuna, organizado pela 2 Divisão

Leia mais

EVENTOS PROGRAMADOS NAS UBS DA ÁREA DA CRS NORTE PARA O DIA/SEMANA INTERNACIONAL DA MULHER

EVENTOS PROGRAMADOS NAS UBS DA ÁREA DA CRS NORTE PARA O DIA/SEMANA INTERNACIONAL DA MULHER EVENTOS PROGRAMADOS NAS UBS DA ÁREA DA CRS NORTE PARA O DIA/SEMANA INTERNACIONAL DA MULHER Supervisão Unidade Local do evento Endereço Dia Horário Nº participante Nº profiss. envolvidos Breve relato das

Leia mais

DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária. Programa Estadual de DST/AIDS de São Paulo

DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária. Programa Estadual de DST/AIDS de São Paulo DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária Programa Estadual de DST/AIDS de São Paulo DST/AIDS E ATENÇÃO BÁSICA O Sistema Único de Saúde ( SUS ) preconiza a descentralização,hierarquização e territorialização

Leia mais

ATENÇÃO PRIMÁRIA (SAÚDE COLETIVA, PROMOÇÃO DA SAÚDE E SEMELHANTES)

ATENÇÃO PRIMÁRIA (SAÚDE COLETIVA, PROMOÇÃO DA SAÚDE E SEMELHANTES) ATENÇÃO PRIMÁRIA (SAÚDE COLETIVA, PROMOÇÃO DA SAÚDE E SEMELHANTES) ID: 102 A PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE ENTRE CRIANÇAS POR MEIO DA RISOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Profa. Esp. Andréa Savietto (UNIANCHIETA)

Leia mais

Editoria: Comunidade Manaus Hoje. Veículo:

Editoria: Comunidade Manaus Hoje. Veículo: Editoria: Comunidade Manaus Hoje Coluna: --- Poço artesiano ( )Matéria articulada pela assessoria de imprensa 02 ( ) Positivo (X) Neutro Editoria: Dia a Dia Amazonas em Tempo Coluna: --- Atraso de funcionários

Leia mais

CONCURSO PMO 2008 ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

CONCURSO PMO 2008 ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CONCURSO PMO 2008 ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS NÍVEL SUPERIOR ADMINISTRADOR - Realiza diagnóstico e emite parecer a respeito da evolução financeira da Prefeitura; Promove o desenvolvimento de metodologias e

Leia mais

Pactuado Realizado % alcançado

Pactuado Realizado % alcançado AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA Saúde da Criança Tabela 1 Comparativo das ações programadas e realizadas de atenção à saúde da Criança de ( 0 a 12 anos), Salvador, 2006 Ações Pactuado Realizado Alcançado (%)

Leia mais

- Destaque para vídeos, palestras, desfile e caminhada. Fonte: O Diário de Teresópolis. Da Redação

- Destaque para vídeos, palestras, desfile e caminhada. Fonte: O Diário de Teresópolis. Da Redação - Destaque para vídeos, palestras, desfile e caminhada Fonte: O Diário de Teresópolis Da Redação Fortalecer o aleitamento materno por meio do apoio às mulheres que amamentam é o objetivo da Semana Mundial

Leia mais