PROGRAMA HISTÓRIA ORAL DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA DO PROJETO DE HISTÓRIA ORAL DO TST MINISTRO MARCELO PIMENTEL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA HISTÓRIA ORAL DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA DO PROJETO DE HISTÓRIA ORAL DO TST MINISTRO MARCELO PIMENTEL"

Transcrição

1 PROGRAMA HISTÓRIA ORAL DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA DO PROJETO DE HISTÓRIA ORAL DO TST MINISTRO MARCELO PIMENTEL COORDENADORIA DE GESTÃO DOCUMENTAL E MEMÓRIA - CGEDM Entrevistado: Ministro Marcelo Pimentel. Entrevistadores: Margarete Ferreira de Souza Brito, Rosália Fortaleza Albuquerque, Leonardo Neves Moreira, Nayara Carvalho. Transcrição: Luiza Brito Lemos. Revisão: Ministro Marcelo Pimentel, Margarete Ferreira de Souza Brito, Leonardo N. Moreira, Reginaldo P. Matos. Publicação do Conteúdo: Reginaldo P. Matos, Diego Lacerda. Data: 11 de junho de Local: Brasília-DF. Entrevista Entrevistadora: O senhor nasceu em Vitória do Espírito Santo, poderia nos falar um pouco de como foi a sua vivência na cidade? Ministro Marcelo Pimentel: Sou filho de uma tradicional família local. Mas lá tive pouca convivência porque, em 1930, com a Revolução Getulista 1, meu pai foi derrubado do governo. Ele ocupava a Secretaria de Segurança e o presidente era 1 Movimento revolucionário que ocorreu em 1930, liderado por Getúlio Vargas com apoio de tenentes e políticos que reivindicavam mudanças na estrutura política nacional. Esse movimento impediu a posse do Presidente eleito Júlio Prestes e depôs o governo de Washington Luís.

2 Washington Luís 2. Como se tornou fiel ao mesmo, tivemos que abandonar tudo, após a revolução se tornar vitoriosa. Acabamos indo para Minas Gerais onde ele e nós nos fixamos graças a Deus porque eu sou um mineiro de coração e por decreto. Vivemos tranquilamente em Belo Horizonte. Lá teve o início minha formação profissional; não como advogado, mas como jornalista. E fui um dos jornalistas mais atuantes na fase da reconstitucionalização do país. De modo que o Espírito Santo ficou longe, apenas relembrando os bons tempos da minha infância com meus velhos avós. Entrevistadora: E como veio o direcionamento para o estudo do Direito? Ministro Marcelo Pimentel: Meu pai foi um notável advogado comercialista. Ele me induziu a seguir a carreira, embora devesse, por vontade, seguir a militar. Mas como ele tinha um escritório de grande êxito, insistiu para que eu estudasse Direito, tendo em vista que meu irmão mais velho não queria exercer a profissão. Então, me liguei ao Direito em função desse antecedente familiar e, graças a Deus, com êxito na profissão. Participei ativamente da formação da Justiça do Trabalho, pois era jornalista na Constituinte e simpático à causa no Ministério do Trabalho. Enfim, vão se alguns anos dedicados à área do trabalho e seu disciplinamento. Entrevistadora: O senhor pode nos contar sobre seu período na Faculdade de Direito? 2 Washington Luís Pereira de Sousa, Presidente do Brasil no período de 15/11/1926 a 24/10/1930.

3 Ministro Marcelo Pimentel: Na minha juventude estávamos exatamente no final do governo Getúlio. E nós jovens atuávamos politicamente, através de movimentos de rua seguindo a orientação filosófica do que veio a se constituir, na União Democrática Nacional 3, no Manifesto dos Mineiros 4 etc. Tudo foi vivenciado nessa época. Fizemos um grande movimento para derrubada de Getúlio Vargas. O sentimento democrático predominava entre os jovens daquela época, movimento de direita, nada de esquerda. Então, na realidade, nossa juventude, politicamente, foi uma consequência da situação decorrente do fim da guerra. Pela democracia. Um movimento contra Getúlio pela redemocratização. Eu estava no primeiro ano quando Getúlio Vargas foi derrubado. Entrevistadora: O senhor foi nomeado para o TST em vaga destinada a membros da OAB. Como foram seus tempos de advogado? Ministro Marcelo Pimentel: Fui advogado no RJ durante algum tempo. Fundamentalmente, em indústrias paulistas que eu dirigia na sua parte jurídica. Mas o presidente Kubitschek 5 insistiu para que eu desse uma colaboração mais efetiva ao governo dele, juntamente com outros amigos que foram nomeados para o mesmo cargo de Consultor jurídico em outros Ministérios. 3 A União Democrática Nacional (UDN) foi um partido político criado em 1945 e que tinha como principal característica a oposição ao Estado Novo e a Getúlio Vargas. 4 O Manifesto dos Mineiros foi divulgado em 1943 e representou a insatisfação de estudantes, políticos e membros da sociedade mineira contra o regime antidemocrático da época. 5 Juscelino Kubitschek de Oliveira, Presidente do Brasil no período de 31/01/1956 a 31/01/1961.

4 Eu fui nomeado Consultor efetivo do Ministério do Trabalho, em Os Ministérios se compunham então de bons profissionais nessa área. Fiquei inicialmente no Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio; posteriormente no Trabalho e Previdência Social e, finalmente, Ministério do Trabalho. A desvinculação da Previdência do Ministério do Trabalho criando-se o da Previdência Social ensejou a que me pedissem para que a ele eu me dedicasse mais porque que eu tinha sido um dos instituidores da Lei Orgânica da Previdência Social 6. Mas preferi ficar no MT. Realmente, foi um direcionamento positivo porque acabei me tornando, honrosamente, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho e Ministro de Estado do Trabalho. Entrevistadora: O senhor citou o convite de Juscelino Kubitschek. Como era a relação entre vocês? Ministro Marcelo Pimentel: Nós tínhamos uma relação profissional, porque eu era o chefe da reportagem política dos Diários Associados 7, cumulativamente com o exercício da atividade de advogado. Desse relacionamento decorreu uma boa amizade. Muito embora o presidente tivesse uma atuação política permanente, não mantínhamos vinculação dessa natureza. Eu era apenas um profissional da imprensa, além de advogado, atuava televisão e no rádio, porque os Diários Associados constituíram-se na primeira cadeia de TV do Brasil. Em função disso, todos aqueles profissionais mais antigos da empresa passaram a ter participação, tanto, no rádio 6 Lei n , de 26 de agosto de Empresa fundada pelo Jornalista Assis Chateaubriand, em Tornou-se um dos maiores veículos de comunicação do Brasil, constituindo-se por jornais, revistas e redes de rádio e de televisão.

5 quanto na televisão. E, por conseguinte, na apreciação da vida política nacional, com rara intensidade. Entrevistadora: Como foi o seu processo de nomeação para o TST? Ministro Marcelo Pimentel: Era Consultor jurídico do Ministério do Trabalho desde Em função disso, extremamente conhecido na área jurídica e, fundamentalmente, na instância superior do governo. O Ministério do Trabalho tinha o Ministro, o Secretário-Geral e o Consultor Jurídico como figuras mais destacadas e influentes da Administração Pública. Assim, a presença do Consultor Jurídico do Ministério do Trabalho nas coisas do governo era muito intensa. Quando desejei largar o Ministério do Trabalho para trabalhar profissionalmente e ganhar um dinheirinho fora, fui solicitado a continuar. Porque, realmente, eu teria uma grande contribuição - diziam pessoas do governo - para a institucionalização de novos métodos do trabalho, no Brasil. Daí porque fui delegado na Organização Internacional do Trabalho, onde estive representando o Brasil em inúmeras conferências, por muitos e muitos anos, mais de 10. Andei pela ONU, estive em outros órgãos e administrações internacionais do trabalho. Em função disso, adquiri a experiência que facilitou ao Ministério do Trabalho oferecer modernizações na área e com isso o país dar passos mais largos no sentido da sua proteção laboral. Entrevistadora: Em fins da década de 1970, o país era marcado por fortes embates entre patrões e empregados. Além disso, havia também as questões políticas

6 decorrentes do regime militar. Como era o posicionamento do TST frente a esse quadro? Ministro Marcelo Pimentel: Fui nomeado pelo General Geisel 8, consequentemente, já com o país em transição para o regime democrático, de modo que não havia um embate ente governo e o Tribunal. Como fui nomeado por ter sido, durante tantos anos, Consultor jurídico do Ministério do Trabalho, o relacionamento com o Governo Geisel era objetivando a abertura democrática. Não havia interferência no TST. O Tribunal agia dentro de sua competência e nunca houve um problema maior com o governo federal. Muito pelo contrário, o Executivo quando sentia que haveria qualquer reação do Tribunal procurava se resguardar e transferia ao Congresso a obrigação de fazer ou deixar de fazer alguma coisa no sentido legal, para diminuir a eventual divergência. Entrevistadora: Como o senhor analisa o seu período como Presidente do TST 9? Ministro Marcelo Pimentel: Foi um período difícil por duas razões fundamentais. Em primeiro lugar, a Justiça do Trabalho (tendo em vista o próprio regime militar) não tinha grande divulgação no conhecimento público. Achava-se que a Justiça do Trabalho era um órgão do Ministério do Trabalho, muito embora ela já tivesse alguns anos de tradição, porque veio da Constituição de Mas, sem grande propaganda era até ignorada pela massa quanto a seu poder e objetivos, consequentemente, já com 8 Ernesto Geisel, Presidente do Brasil no período de 15/03/1974 a 15/03/ O Ministro Marcelo Pimentel foi Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho no período de 16/12/1982 a 19/12/1984, Vice-Presidente do TST no período de 19/12/1984 a 19/12/1986 e Presidente entre 19/12/1986 a 19/12/1988.

7 tempo de ter um conhecimento mais aprofundado na opinião pública. Então, uma das minhas funções, tendo em vista que o país entrava no regime democrático, foi exatamente nesse sentido: dar ênfase ao conhecimento público do que era a Justiça do Trabalho, qual sua função e o sentido de penetração da legislação do trabalho. Tivemos um trabalho muito árduo de divulgação. A outra grande dificuldade foi quando se pretendeu, na Constituinte, (extinguir o Tribunal Superior do Trabalho e transformá-lo em uma Câmara do Tribunal Federal de Recursos 10, hoje Superior Tribunal de Justiça). Tivemos uma batalha intensa com as lideranças constituintes daquela época. E, finalmente, nosso ponto de vista se tornou vitorioso, mantendo-se a Justiça especializada como imaginada. Entrevistadora: Temos interessantes registros de sua atuação, como presidente do TST, acompanhando o então presidente da República, José Sarney, em uma solenidade de inauguração do Anexo II de um prédio do TST, que levava o nome de presidente Sarney. Nessa época como era então a relação entre o governo e o judiciário trabalhista? Essa ideia de homenagear o então presidente da República foi do senhor? Ministro Marcelo Pimentel: O relacionamento com o governo era absolutamente normal e respeitoso. O Poder Executivo tinha sua competência e a exercia e o Poder Judiciário a sua. Havia uma carência grande de Juntas, hoje Varas, no Brasil inteiro, dificultando a defesa dos direitos do trabalhador, quando fosse o caso. Empenhei-me com o 10 O TFR foi criado pela Constituição de 1946 e era responsável pelo julgamento das ações judiciais que tivessem a União como interessada. A Constituição de 1988 extinguiu o TFR e, para substituí-lo, criou o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e os Tribunais Regionais Federais.

8 presidente Sarney 11 para que o governo criasse mais Juntas. E ele sempre foi muito atento ao exame das matérias técnicas, principalmente do Trabalho, e teve muito boa vontade em aceitar o estudo de ampliação do quadro de administração da Justiça do Trabalho no país inteiro. Nesse ínterim, consegui do governo também uma ajuda para construir o anexo do TST, tendo em vista que estávamos esmagados dentro daqueles cubículos, que eram os gabinetes de Ministros, as salas de votação etc. Generosamente, ele pôs à nossa disposição recursos quase suficientes para a construção, afora as Juntas que ele criou. Daí porque a homenagem foi mais do que merecida. Entrevistadora: O senhor foi um crítico da Constituição de Sugeria, até mesmo, que ela não duraria muito tempo. Até publicou um artigo a respeito. E hoje qual o balanço que faz acerca da Constituição Federal de 1988? Ministro Marcelo Pimentel: A importância da Constituição Federal de 1988 está na consolidação do regime democrático. Esse é o ponto fundamental, apesar dos seus defeitos gravíssimos. Entendo que a grande justiça que se faz aos Constituintes foi de consolidar o regime democrático que vinha daquele longo período de exceção. É claro que todos nós que lidamos com qualquer das áreas de Direito temos reservas muito grandes relativamente à Carta Magna. Mas é preferível uma Constituição com defeitos à sua insuficiência à proteção democrática como o que se viu na Constituição de 1937, criadora do regime de exceção getulista. Respeito a Constituição. Minhas críticas permanecem; acho que poderia ter sido feito coisa 11 José Ribamar Ferreira Araújo da Costa Sarney, Presidente do Brasil no período de 15/03/1985 a 15/03/1990.

9 melhor, mas talvez devido ao ambiente da época não houvesse sido possível alcançar outro objetivo essencial. Acho que ela produziu seus resultados e ainda os produz mantendo-nos no regime democrático. Entrevistadora: Por que a passagem do senhor pelo Ministério do Trabalho foi tão curta e como foi dirigir a pasta justamente no período de transição para o Plano Real? Ministro Marcelo Pimentel: Em primeiro lugar, temos que considerar que o governo do Itamar foi imprensado entre interesses os mais diversos, que ensejavam manifestações absolutamente espúrias de alas esquerdistas, sindicalismo e partidos que o levaram afinal a aquele ponto de equilíbrio, determinante no sentido de passar o país, tranquilamente ao sucessor. Ademais havia que ser mantido o Plano Real, em inicio de execução. O convite formulado para assumir o Ministério do Trabalho objetivou dar uma orientação mais técnica ao órgão de maneira que se pudesse impor a execução do Plano 12 sem grandes dificuldades, principalmente, evitando-se reivindicações muito pesadas dos trabalhadores. Nós conseguimos, salvo a exceção da divergência com os petroleiros, ajudar a conduzir as coisas em termos de que o Plano se estabilizasse a ponto de produzir os resultados que todos usufruem na economia nacional. Eliminouse a inflação galopante. Era um governo nitidamente técnico e, a nossa atuação foi sem qualquer veleidade política. Sem ser político entrei e sem ser político saí. 12 A Lei n , de 27 de maio de 1994, criou o Programa de Estabilização Econômica, o Sistema Monetário Nacional e instituiu a Unidade Real de Valor (URV). Já a Lei n , de 29 de junho de 1995, regulamentou o Plano Real, o Sistema Monetário Nacional e as regras e condições para emissão do Real.

10 Entrevistadora: O senhor citou a questão dos petroleiros. O senhor teve que intermediar diretamente a greve? Como foi esse desafio? Ministro Marcelo Pimentel: Foi uma das piores greves que enfrentamos. Consultor Jurídico do Ministério do Trabalho durante 16 anos atuei em inúmeros conflitos. Inclusive na primeira dirigida pelo ilustre presidente Lula da Silva 13. Mas enfrentar greve não é importante. Opor-se a elas quando se desvirtuam para ter objetivos políticos é outra coisa. Nitidamente, a dos petroleiros era uma disputa política entre eles. Daí porque houve maior dificuldade para que se chegar a um termo satisfatório. Foi muito longa e muito pesada. Com a colaboração do TST, foram adotadas algumas decisões mais firmes no sentido de que as greves não tivessem natureza política e não se prolongasse indefinidamente. Exemplo: a multa aos sindicatos que as patrocinavam contra decisão da Justiça. Entrevistadora: Após deixar o Ministério o senhor voltou a advogar. Foi uma transição difícil? Ministro Marcelo Pimentel: Não foi difícil, porque naquela época dinheiro público era dinheiro público e o particular era particular. De modo que tendo trabalhando tantos anos no governo me prejudiquei na minha profissão. Não tive chance de ganhar dinheiro. Recebia do governo uma remuneração razoável e precisava ganhar algum extra. Aquilo o que deixei de fazer em 1960, continuar advogando, tive que tentar 13 A greve dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo ocorreu em pleno regime militar, em maio de À época, Luiz Inácio Lula da Silva era o líder do Sindicato dos Metalúrgicos. O ato foi um marco para que outras categorias também passassem a reivindicar seus direitos trabalhistas com mais veemência.

11 novamente para ter alguma base para e uma vida mais tranquila. Daí você me encontrar hoje aqui, diante do computador. Entrevistadora: O senhor sempre foi um estudioso das questões relativas ao Direito do Trabalho. Recentemente, publicou artigos sobre o trabalho organizado e também sobre a Reforma da Previdência. Essa atração pela pesquisa e escrita sempre foi um hábito? Ministro Marcelo Pimentel: Sim, porque eu sou originariamente jornalista! Quando Getúlio Vargas instituiu a carreira de jornalista, fui um dos primeiros a me registrar, em Minas Gerais, como profissional. Daí porque sempre escrevi ao longo da minha vida. Escrevia diariamente artigos políticos, nas primeiras páginas dos jornais dos Diários Associados. Fiz programa político na televisão Tupi 14. Tive uma atividade muito intensa literária e de divulgação política. Ainda hoje sou Diretor do Conselho Editorial do Correio Braziliense e do Conselho Consultivo dos Diários Associados. Essa vocação jornalística acredito que vá levar comigo para fazer as crônicas no céu posteriormente! Entrevistadora: Em uma entrevista à Folha de SP logo após ser nomeado Ministro do Trabalho o senhor disse A Justiça do Trabalho é a justiça dos desempregados. É a falta dos salários, retidos na gaveta do Judiciário, impotente para dar vazão á demanda gerada pela obsolescência das leis. É a mais vergonhosa das injustiças. Qual sua avaliação atual da Justiça do Trabalho? 14 A Tv Tupi foi a primeira emissora de televisão do Brasil. Inaugurada no dia 18 de setembro de 1950, por Assis Chateaubriand, que era dono dos Diários Associados, empresário, jornalista e um dos homens mais influentes dos país na época.

12 Ministro Marcelo Pimentel: O Judiciário faz o que é possível. A Justiça do Trabalho tem as deficiências da Justiça em geral: a demora, fundamentalmente, e o excesso de recursos. Isso tudo teria que ser sanado por um sistema mais simplificado. É claro que nós estamos vivendo uma época completamente diferente. Aquela do desemprego intenso acabou. O Brasil deixou de ser um país agrário para ser um país industrial, mas as leis, algumas delas, merecem revisão. É natural que se pense - e não está mais na minha alçada pensar em reformas, em algo mais célere, com menos recursos protelatórios. Menos recursos para que ela possa ser, efetivamente, capaz de atender ao trabalhador na emergência do desemprego ou da injustiça. Houve uma grande evolução. A Justiça do Trabalho já aprimorou-se muito, mas não o suficiente. Que alguém pense e conduzir a Justiça no sentido de dar-lhe uma modernidade tal que possa atender, mais rapidamente, os interesses gerais. Aliás, isso é um mal da Justiça em geral. Entrevistadora: Qual a memória mais viva o senhor tem do TST? Ministro Marcelo Pimentel: É a de um Tribunal que luta para cumprir a sua obrigação. Há um sentido de competência muito grande de seus membros. A Justiça do Trabalho sempre foi privilegiada, com raríssimas exceções, por nomes de alto gabarito capazes de desempenhar bem suas funções. Eu espero que sempre ela possa estar à frente de todos os interesses das classes trabalhadoras e produtora. Porque, afinal de contas, o Brasil é movido pelo capital e também pelo trabalho. Entrevistadora: E com os Ministros da época, o senhor fez amigos?

13 Ministro Marcelo Pimentel: Evidente que nós todos éramos amigos. Não havia divergências de natureza pessoal, tendo em vista os interesses da entidade. Grandes nomes passaram pelo TST, nomes que honraram o Direito do Trabalho, mas sempre com o sentido de harmonia interna. De maneira que se pudesse produzir mais e melhor.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

MEMÓRIAS GEOGRÁFICAS À TONA:

MEMÓRIAS GEOGRÁFICAS À TONA: MEMÓRIAS GEOGRÁFICAS À TONA: Uma retomada da história do Curso de Geografia da UFU a partir de uma entrevista com a Profa. Dra. Suely Regina Del Grossi Revista OBSERVATORIUM: Qual (ais) a (s) razão (ões)

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 43 Discurso na cerimónia de inauguração

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 40 Discurso na solenidade de sanção

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

30/04/2009. Entrevista do Presidente da República

30/04/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à imprensa estrangeira especializada (Around the Rings, Inside The Games, EFE, AP, Kyodo News, Reuters), após reunião

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Chapecó-SC, 23 de junho de 2006 Presidente: É um programa, talvez

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011 CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira São José dos Campos SP Abril de 2011 Apresentação e Formação Acadêmica Meu nome é Eustáquio, estou com sessenta anos, nasci em Minas Gerais,

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade. Olá, sou Rita Berlofa dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Brasil, filiado à Contraf e à CUT. Quero saudar a todos os trabalhadores presentes e também àqueles que, por algum motivo, não puderam

Leia mais

30/09/2008. Entrevista do Presidente da República

30/09/2008. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com perguntas respondidas pelo presidente Lula Manaus-AM,

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM RECUPERAÇÃO DE IMAGEM Quero que saibam que os dias que se seguiram não foram fáceis para mim. Porém, quando tornei a sair consciente, expus ao professor tudo o que estava acontecendo comigo, e como eu

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural Marcos Santos Figueiredo* Introdução A presença dos sindicatos de trabalhadores

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses? Transcrição da entrevista: Informante: nº15 Célula: 5 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 35 Sexo: Masculino Tempo de gravação: 10.24 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5 Sexo Idade Grupo de Anos de Escola docência serviço Feminino 46 Filosofia 22 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Filosofia, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o processo de avaliação

Leia mais

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Entrevista, Ministério do Planejamento domingo, 6 de novembro de 2011 Carlos Bafutto O SOS Concurseiro discutiu, com exclusividade,

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

"Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA"

Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA "Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA" Neill Lochery, pesquisador britânico, no seu livro Brasil: os Frutos da Guerra mostrou os resultados da sua investigação histórica de um dos períodos mais

Leia mais

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado Paula Rebouças Estudo Exploratório I. Introdução A Dislexia é uma síndrome caracterizada por problemas na leitura: ao ler a pessoa

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Marília Lidiane Chaves da Costa Universidade Estadual da Paraíba marilialidiane@gmail.com Introdução

Leia mais

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se em Sessão Ordinária a totalidade dos Vereadores, sob

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 101 Discurso na cerimónia de inauguração

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 47 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 63 Discurso por ocasião do jantar

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 11 Discurso na cerimónia de assinatura

Leia mais

É um enorme prazer participar deste encontro, promovido pelo Departamento Jurídico XI de Agosto.

É um enorme prazer participar deste encontro, promovido pelo Departamento Jurídico XI de Agosto. Departamento Jurídico XI de Agosto Apresentação: Dr. Antônio Roberto Sandoval Filho 29 de outubro de 2012 Boa noite a todos, É um enorme prazer participar deste encontro, promovido pelo Departamento Jurídico

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no hotel Skt. Petri

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no hotel Skt. Petri Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no hotel Skt. Petri Copenhague-Dinamarca, 01 de outubro de 2009 Bem, primeiro dizer a vocês da alegria de poder estar

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca MO DE JANEIRO, 7 DE ABRIL DE 1958.

Leia mais

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO Entrevista Cláudia Peixoto de Moura Nós da Comunicação tendemos a trabalhar com métodos qualitativos, porque, acredito, muitos pesquisadores desconhecem os procedimentos metodológicos quantitativos ED

Leia mais

Teste de Usabilidade BEEQO. Data Versão do wireframe Descrição

Teste de Usabilidade BEEQO. Data Versão do wireframe Descrição BEEQO Teste de Usabilidade Data Versão do wireframe Descrição 21/03/2012 1.1 Entender o comportamento do usuário com a interface proposta e avaliar os principais problemas de usabilidade. Página 1 de 8

Leia mais

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul Vera Maria Vidal Peroni PPGEDU UFRGS Este trabalho é parte da pesquisa intitulada: PROGRAMA

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Inteiro Teor do Acórdão - Página 92 de 215 18/06/2014 PLENÁRIO AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 4.947 DISTRITO FEDERAL DEBATE O SENHOR MINISTRO LUÍS ROBERTO BARROSO - Presidente, eu fiquei com uma

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

Conheça a trajetória da primeira mulher presidente do Brasil

Conheça a trajetória da primeira mulher presidente do Brasil Conheça a trajetória da primeira mulher presidente do Brasil Dilma Rousseff nasceu em Belo Horizonte em 1947. Presidência é seu primeiro cargo eletivo. Marília Juste Do G1, em São Paulo Dilma Rousseff

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 , Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 Palácio do Planalto, 14 de outubro de 2004 Meu querido companheiro Agnelo Queiroz, ministro de Estado

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 9 o ano Unidade 7 5 Unidade 7 Nome: Data: 1. As sentenças a seguir se referem ao segundo governo de Getúlio Vargas. Marque V nas sentenças verdadeiras e F nas falsas.

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 109 Discurso na cerimónia de comemoração

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 15 DE MARÇO DE 1977. IMPROVISO NO

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL Nanci Cunha Vilela Rost ; Amanda Carvalho ; Edimara Soares Gonçalves ; Juliane Rocha de Moraes BILAC, Faculdade de pedagogia Bilac, graduação em Pedagogia, nancirost@hotmail.com

Leia mais

Sinopse I. Idosos Institucionalizados

Sinopse I. Idosos Institucionalizados II 1 Indicadores Entrevistados Sinopse I. Idosos Institucionalizados Privação Até agora temos vivido, a partir de agora não sei Inclui médico, enfermeiro, e tudo o que for preciso de higiene somos nós

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

STC5 Redes de informação e comunicação

STC5 Redes de informação e comunicação STC5 Redes de informação e comunicação João Paulo Ferreira Técnico de organização de eventos Modulo: STC5 Redes de informação e comunicação Formador: Hélder Alvalade 0 Índice Introdução... 2 Desenvolvimento...

Leia mais

A inclusão das Línguas Estrangeiras Modernas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Por Ana Paula Seixas Vial e Jonathan Zotti da Silva

A inclusão das Línguas Estrangeiras Modernas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Por Ana Paula Seixas Vial e Jonathan Zotti da Silva A inclusão das Línguas Estrangeiras Modernas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Por Ana Paula Seixas Vial e Jonathan Zotti da Silva Pela primeira vez, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)

Leia mais

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010 INTERVENÇÃO DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS Dr. Isaltino Afonso Morais Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010 LOCAL: Figueirinha, Oeiras REALIZADO

Leia mais

30/07/2009. Entrevista do Presidente da República

30/07/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, após encerramento do seminário empresarial Brasil-Chile

Leia mais

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias janeiro/2007 página 1 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Maria Lucia Machado e Maria Malta Campos: Na maioria dos países

Leia mais

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável?

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? ARTIGO Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? Marcelo Garcia. Este ano, a Lei Orgânica da Assistência Social faz 17 anos. Já não é tão menina como a professora Aldaíza Sposatti da PUC

Leia mais

coleção Conversas #9 - junho 2014 - m i o o Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #9 - junho 2014 - m i o o Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. sou Eu Por do que coleção Conversas #9 - junho 2014 - Candomblé. tã estou sen d o o discri m i na da? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi

Leia mais

RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES

RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES Você realizou ou tentou realizar algumas das possibilidades abaixo, desde 11 de agosto, no seu serviço de telefonia fixa, móvel, internet ou TV por

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 67 Discurso na cerimónia de outorga

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 64 Discurso na cerimónia de lançamento

Leia mais

"Organizar evento é como uma grande orquestra"

Organizar evento é como uma grande orquestra "Organizar evento é como uma grande orquestra" Publicação: 25 de Maio de 2014 às 00:00 O primeiro evento que ela organizou foi aos 12 anos, a festa junina da escola. O que Tânia Trevisan não imaginava

Leia mais

Para gostar de pensar

Para gostar de pensar Rosângela Trajano Para gostar de pensar Volume III - 3º ano Para gostar de pensar (Filosofia para crianças) Volume III 3º ano Para gostar de pensar Filosofia para crianças Volume III 3º ano Projeto editorial

Leia mais

coleção Conversas #15 - NOVEMBRO 2014 - eg o. m r e é r q Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #15 - NOVEMBRO 2014 - eg o. m r e é r q Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. o coleção Conversas #15 - NOVEMBRO 2014 - Sou d advoga Será a que e é nã p o r consigo e q u e sou n m pr eg r eg o a?. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009 FGV CPDOC 29/10/2010 Disciplina: Pesquisas Qualitativas - Prof. Mariana Cavalcanti Aluna: Adriana Maria Ferreira Martins Matrícula 091401001 ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ,

Leia mais

Direitos Humanos em Angola: Ativista é detido na entrada do Parlamento

Direitos Humanos em Angola: Ativista é detido na entrada do Parlamento Direitos Humanos em Angola: Ativista é detido na entrada do Parlamento por Por Dentro da África - quinta-feira, outubro 15, 2015 http://www.pordentrodaafrica.com/noticias/direitos-humanos-em-angola-ativista-e-detido-na-entrada-doparlamento

Leia mais

Ações Coletivas 7ª e 8ª horas extras Banco do Brasil

Ações Coletivas 7ª e 8ª horas extras Banco do Brasil Ações Coletivas 7ª e 8ª horas extras Banco do Brasil I. Introdução Com a implementação do novo Plano de Funções imposto pela diretoria do BB, em janeiro, surgiu uma grande demanda por informações sobre

Leia mais

Filho de ex-braço direito de Dilma trabalhou no governo

Filho de ex-braço direito de Dilma trabalhou no governo 13/09/2010 Filho de ex-braço direito de Dilma trabalhou no governo Israel Guerra tinha cargo comissionado na Anac; irmão dela atuou na Infraero Acusado de atuar como lobista para intermediar interesses

Leia mais

GS Educacional www.gseducacional.com.br

GS Educacional www.gseducacional.com.br Curso: Completo de Importação Henrique, boa noite. Nós que pensamos a Meritocracia e valoramos a quem Realiza, nos vimos na obrigação de dar feedbacks. Em pouco tempo de curso e sem nem receber ainda a

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

RELATÓRIO TRIMESTRAL (janeiro a abril/2015)

RELATÓRIO TRIMESTRAL (janeiro a abril/2015) RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound). Nome: Lucas Leite Ferreira da Costa. Data: 30 de abril de 2015. Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club Lagoa. Hospedado pelo Rotary Club de:

Leia mais

Resumo da dissertação de mestrado do Professor César Vicente da Costa. Da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, Juina-MT.

Resumo da dissertação de mestrado do Professor César Vicente da Costa. Da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, Juina-MT. Resumo da dissertação de mestrado do Professor César Vicente da Costa. Da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, Juina-MT. O FACEBOOK COMO ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE TEXTOS DE UMA TURMA DO 9º

Leia mais

Pimenta no olho, e nada de reajuste salarial

Pimenta no olho, e nada de reajuste salarial Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal do Estado de Mato Grosso BOLETIM SEMANAL De 20 a 24 de outubro de 2014 Pimenta no olho, e nada de reajuste salarial O diretor do SINDIJUFE-MT Pedro

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

Copyright 2012 Edmar Santos

Copyright 2012 Edmar Santos Copyright 2012 Edmar Santos DIREITOS RESERVADOS É proibida a reprodução total ou parcial da obra, de qualquer forma ou por qualquer meio sem a autorização prévia e por escrito do autor. A violação dos

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. "A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz." Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz. Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2 "A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz." Steve Jobs Por Viva e Aprenda 2 Por Viva e Aprenda Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa O Segredo Das Ações"

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

O dia que eu fiz um empreendedor imobiliário chorar

O dia que eu fiz um empreendedor imobiliário chorar O dia que eu fiz um empreendedor imobiliário chorar Por Natália Garcia* João ocupa um cargo importante em um dos órgãos sindicais de construtoras, corretoras e imobiliárias do Brasil. Seu nome é fictício

Leia mais

P Como foi essa experiência com o barco da Justiça no

P Como foi essa experiência com o barco da Justiça no VISITA AO AMAPÁ FÁTIMA NANCY ANDRIGHI Ministra do Superior Tribunal de Justiça A Justiça brasileira deve se humanizar. A afirmação foi feita pela ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça,

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo São Paulo-SP, 20 de outubro de 2004 Meus queridos companheiros e minhas queridas companheiras

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 23 Discurso na cerimónia de assinatura

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo.

1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo. 1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo. Disciplina: Meios Computacionais no Ensino Professor: Jaime Carvalho e Silva Aluno: Rafael Ferreira de Camargos Sousa

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 Sinalizar o Amor de Deus através da obediência e do respeito! Objetivo: Mostrar a importância de respeitar as regras e obedecer aos pais e responsáveis. Reforçar

Leia mais

1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória

1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória 1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória 2) Caracterização da Situação Anterior O Plano de Cargos e Carreira é um estímulo para o servidor. O último plano de Cargos,

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR:

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: Comparações entre a América Latina e a Índia Uma pesquisa internacional desenvolvido pelos institutos de pesquisa IDS CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO-CEBRAP

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca PROGRAMA DO MUTIRÃO HABITACIONAL

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

As ganhadoras da edição 2015 do prêmio que reconhece juristas de países latinos. Fonte: Citação institucional

As ganhadoras da edição 2015 do prêmio que reconhece juristas de países latinos. Fonte: Citação institucional Fonte: Citação institucional Seção: Eu Estudante Versão: Online Data: 03/01/16 PRÊMIO» Reconhecimento feminino no direito Advogadas brasileiras conquistaram honraria em disputa com dezenas de finalistas

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Saúde Bucal

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Saúde Bucal , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Saúde Bucal Sobral-CE, 17 de março de 2004 Meu caro governador do estado do Ceará, Lúcio Alcântara, Meu caro companheiro

Leia mais

Fernandinho, jogador do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, de férias em Londrina, concede entrevista exclusiva, em sua visita a Arena Futsal:

Fernandinho, jogador do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, de férias em Londrina, concede entrevista exclusiva, em sua visita a Arena Futsal: Fernandinho, jogador do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, de férias em Londrina, concede entrevista exclusiva, em sua visita a Arena Futsal: 1) Arena Futsal: Conte um pouco da sua trajetória no futebol, desde

Leia mais