MARKETING ESPORTIVO: REPENSANDO A GESTÃO DE UM CLUBE DE FUTEBOL NO BRASIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MARKETING ESPORTIVO: REPENSANDO A GESTÃO DE UM CLUBE DE FUTEBOL NO BRASIL"

Transcrição

1 MARKETING ESPORTIVO: REPENSANDO A GESTÃO DE UM CLUBE DE FUTEBOL NO BRASIL Ediorgenes da Conceição Sales dos Santos Centro Universitário Adventista de São Paulo ediorgenes.sales@gmail.com Resumo: O marketing esportivo foi o foco deste trabalho com o objetivo de identificar as ações de marketing praticadas por um clube de futebol que no caso foi o Sport Club Corinthians Paulista que resultam em venda junto aos seus consumidores. O trabalho mostrou a evolução do Sport Club Corinthians Paulista ao longo dos últimos anos e a valorização de sua marca perante o mundo. Para se conhecer mais do assunto foi realizada uma pesquisa bibliográfica além de um questionário aplicado a dezenas de torcedores de times de futebol. Foi possível observar a mudança no marketing esportivo no Brasil e a transformação do torcedor em consumidor do esporte. Os resultados da pesquisa permitiram identificar o comportamento do torcedor, as ações que os estimulam a adquirir produtos do clube do coração e a média de gastos com produtos do clube do coração, além de se obter informações sobre os locais nos quais os torcedores preferem realizar as suas compras. Palavras Chave: Marketing Esportivo, Sport Club Corinthians Paulista, Torcedor, Marca. Abstract: Sports marketing was the focus of this study in order to identify the marketing actions taken by a football club in this case was the Sport Club Corinthians Paulista that result in sales with its consumers. The study showed the evolution of Sport Club Corinthians Paulista over the past years and the appreciation of your brand to the world. To know more on the subject was carried out a literature search and a questionnaire applied to dozens of supporters of football teams. It was possible to observe the change in sports marketing in Brazil and the transformation of the fan in consumer sport. The research results have identified the fan behavior, the actions that stimulate purchase products Heart Club and the average spending on Heart Club products, in addition to information on the locations where the fans prefer to make their purchases. Keywords: Sports Marketing, Sport Club Corinthians Paulista, fan, brand.

2 INTRODUÇÃO Os esportes de um modo geral, em especial o futebol se caracterizam grandes paixões dos brasileiros, e estão sempre em evidência. Desta forma, os investimentos nesta área sempre trazem bons negócios para os clubes, atletas e demais profissionais que atuam direta ou indiretamente a ela. O marketing esportivo, ao associar a imagem do atleta, do clube e do esporte em geral à marca, produto e nome da empresa patrocinadora, torna-se um elemento decisivo na estratégia de valorização, divulgação e, se necessário, rejuvenescimento da marca/produto. (MELO NETO, 2007, p. 26) Com o evento da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, as empresas buscam se associar a clubes, atletas de forma que consiga divulgar sua marca e criar uma imagem positiva através do esporte. Segundo Melo Neto (2007, p. 29) uma marca ou um produto bem divulgado, dispondo de uma imagem forte e positiva junto aos consumidores, é passível de um aumento no seu faturamento, a médio e longo prazo. O marketing esportivo está crescendo cada vez mais no mercado brasileiro e o futebol não poderia ficar fora disso. Os clubes do país estão cada vez mais criando estratégias e ações de marketing, pois estão enxergando uma grande oportunidade de valorizar suas marcas e conseguir recursos, junto às empresas que patrocinam o esporte e também com aproximação de seus torcedores. De acordo com Melo Neto (2007, p. 63) o investimento das empresas no é determinado pelas suas estratégias diferenciadas de marketing. Há empresas que o fazem para reforçar suas marcas junto aos seus distribuidores, revendedores e consumidores finais. Mas também temos aquelas empresas que, ao investirem no esporte, querem transferir imagem de confiança aos seus produtos. O torcedor está se comportando cada vez mais como consumidor e consomem toda sorte de produtos associados ao seu clube do coração. As ações de marketing do clube devem estar voltadas a eles, garantindo qualidade nos seus produtos e oferecendo comodidade no momento da compra dos ingressos para os jogos. O presente trabalho visa avaliar a importância do departamento de marketing de um clube de futebol para o seu crescimento, com suas ações voltadas para o consumidor real do clube que são seus torcedores.

3 Foi escolhido o Sport Club Corinthians Paulista, pelo sucesso de suas ações de marketing nos últimos anos, uma gestão inovadora que contribuiu para o crescimento das receitas do clube e valorização de sua marca. Os torcedores estão diretamente ligados a todas essas ações, pois eles participam ativamente, seja comparecendo aos jogos do clube ou comprando os produtos licenciados, os títulos conquistados também criam uma grande aproximação com seus torcedores e a imagem do clube fica cada vez mais valorizada, atraindo patrocínios que gera lucro. Por ter uma torcida considerada por muitos como a mais fiel, o clube deve reforçar essa fidelidade criando valor em suas ações e transformar toda essa paixão em recursos voltados para o clube. Dentro das diversas ações de marketing que um clube desenvolve muitas vezes algumas são bem sucedidas e outras nem tanto. O grande desafio do gerente de marketing é identificar quais são as ações bem sucedidas para que ele possa canalizar os recursos para essas ações e também abandonar as que não geraram os resultados esperados e substituí-las ou aperfeiçoá-las. Dentro desse contexto, o eixo problemático que motivou essa pesquisa foi identificar quais ações de marketing praticadas por um clube de futebol resultam em venda junto aos seus consumidores. 1. O CRESCIMENTO DO MARKETING ESPORTIVO NO BRASIL Segundo Melo Neto (2007, p. 27) o esporte é uma mídia alternativa, pois além de permitir uma divulgação diferenciada através do merchandising, exibe a marca ou o produto de diferentes formas. O marketing esportivo sempre esteve presente nos clubes de futebol, mas nem sempre quem esteve no comando soube administrar e valorizar a marca, para obter um crescimento não só de títulos, mas de estrutura e receitas. Os dirigentes esportivos estão cada vez mais conscientes do grande potencial de venda das marcas de seus clubes. (MELO NETO, 2007, p. 198) Segundo Pitts & Stotlar (2006), marketing esportivo é a aplicação dos princípios de marketing a qualquer produto (bens, serviços, pessoas, lugares e idéias) da indústria do esporte. Melo Neto (2013, p. 48) define a função do marketing esportivo para as entidades da seguinte forma:

4 Para as entidades esportivas, a principal função do marketing esportivo é gerar receitas, que podem ser divididas em receitas de marketing (vendas de produtos, ingressos, direitos, propriedades, conteúdo, publicações e títulos de sócios) e operacionais (cobrança de taxas de filiação, de inscrição em eventos, de concessão de laudos e taxas de vistoria). De acordo com artigo publicado por Fagundes et al (2012) 85% dos trabalhos acadêmicos de marketing esportivo apreciados foram desenvolvidos em instituições de ensino localizadas nas regiões Sudeste e Sul. Os autores atribuem esse fato a concentração de eventos esportivos mais significativos nessas regiões, além da presença nesses locais das equipes esportivas mais competitivas em termos nacionais. Um dos clubes mais bem sucedidos no marketing esportivo nacional é o Sport Club Corinthians Paulista, o clube através de suas ações de marketing, conquistou títulos, aumentou suas receitas com patrocínios, criou uma relação mais próxima junto aos seus torcedores e valorizou sua marca. Após a queda para a série B do campeonato brasileiro em 2007 o então presidente Andrés Sanches e seu diretor de marketing Luis Paulo Rosenberg iniciaram uma revolução na gestão de futebol do clube. A gestão profissional e moderna implantada no clube rendeu muitos frutos, dentro de campo o clube ganhou diversos títulos, entre eles a Taça Libertadores e o Mundial de Clubes ambos em 2012, fora dele o clube conseguiu alcançar seu maior sonho que foi a construção do estádio Itaquerão que será abertura da Copa de As ações de marketing realizadas pelo clube nesses últimos anos impactou diretamente no seu crescimento e valorização da marca. Em abril de 2013 uma reportagem divulgada pelo site da revista exame ( o Corinthians apareceu como o único clube fora da Europa na lista do top 20 mais ricos do mundo, a lista foi elaborada pela revista Forbes e o clube ocupa a 16ª posição no ranking com um valor estimado em 358 milhões de dólares A criação do programa Fiel Torcedor O clube com a maior torcida do estado de São Paulo e a segunda maior do Brasil, sempre foi caracterizado como o time do povo, pela fidelidade de seus torcedores, porém nunca soube aproximá-los transformando os torcedores em seus consumidores.

5 O programa Fiel Torcedor foi lançado no final de 2008, para oferecer uma série de facilidades aos seus associados. Os membros podem comprar ingressos antecipados e com descontos especiais para as partidas em que o Corinthians é mandante, além de obter benefícios em lojas oficiais. Também recebem kits com produtos exclusivos, além de cartão pessoal que os identifica como sócios e por meio do qual realizam todas as transações. O cadastro no programa e a compra de ingressos são realizados no site do próprio clube. Desde que o programa foi implantado, houve um grande crescimento na média de público nos estádios e consequentemente um aumento nas receitas. Segundo o último relatório de sustentabilidade divulgado no site do clube em 2012 ( o plano conta com mais 100 mil associados A utilização do atleta como produto De acordo com Melo Neto (2007, p. 165) o atleta tem o seguinte significado no marketing esportivo: No marketing esportivo, o atleta vitorioso, bem sucedido é o melhor produto. O seu talento, amplamente reconhecido por todos é decodificado pela mente do consumidor como alta qualidade, alta performance e garantia de sucesso. E tais características compõem o que denominamos a imagem do atleta. Após conseguir o acesso a série A do campeonato brasileiro em 2008, o clube realizou uma das maiores contratações do futebol nacional, em uma estratégia ousada foi assinado um contrato com o Ronaldo Fenômeno. Por um lado, o clube tinha o objetivo de ir para a Copa Libertadores da América e por outro lado o atleta queria recuperar sua forma física e voltar aos gramados para tentar garantir uma vaga na seleção brasileira para a Copa do Mundo de De acordo com Almeida et al (2000) os atletas patrocinados são aqueles com quem se desenvolve um trabalho para usar a chuteira ou outro tipo de produto, e estão constantemente sendo vistos nos meios de comunicação. O atleta Ronaldo Fenômeno era o jogador brasileiro que atraia mais mídia internacional, em uma ação de marketing inovadora, o clube acertou a sua contratação realizando uma parceria com o atleta onde além dos R$ ,00 mensais de salário, o jogador ainda teria participação em 80% dos patrocínios da manga e do calção e 100% nos patrocínios divulgados no exterior, algo jamais visto no cenário nacional.

6 No patrocínio de clubes e equipes, o maior ganho é a visibilidade. Sendo um clube ou uma equipe de projeção nacional e internacional, seus jogos são televisionados e com ampla cobertura da mídia. (MELO NETO, 2013, p. 235) A visibilidade do Corinthians após sua contratação tornou-se internacional. O clube teve grandes benefícios, já na sua apresentação o Fenômeno atraiu mais de 24 equipes de televisão do mundo todo, gerando ao clube exposição jamais alcançada em toda a sua história. Ainda para o autor, os clubes brasileiros aprenderam a fazer das apresentações dos novos jogadores e técnicos, eventos de grande repercussão na mídia. E completa afirmando que o jogador Ronaldo Fenômeno aumentou a credibilidade do clube no mercado, fez explodir a receita e participou ativamente da reestruturação do Corinthians, com a construção do centro de treinamento e o pontapé inicial para a Arena Corinthians O torcedor como consumidor Na opinião de Melo Neto (2013, p. 135) o perfil do torcedor consumidor pode ser resumido da seguinte forma: O torcedor é um consumidor do esporte como produto e serviço. Ao presenciar o evento esportivo, comparecendo aos estádios e locais de competição, ao comprar roupas e calçados esportivos, ao praticar o esporte em suas horas de lazer e ao associar-se a um clube, ele é um consumidor permanente do esporte como produto e serviço. Os torcedores que se enquadram nesse perfil são conhecidos como os consumidores ativos do esporte. Kotler et al (2008, p. 39) corrobora com esta ideia quando afirma que o torcedor é um ativo altamente valorizado na indústria esportiva. As pessoas dispõem de quantias limitadas de tempo e dinheiro para assistir e participar de qualquer modalidade de esporte. O comportamento do torcedor mudou muito nesses últimos anos e o este se transformou em consumidor do clube. Para Melo Neto (2013, ) o torcedor-consumidor apresenta necessidades e desejos que devem ser atendidos por meio de ofertas esportivas (produtos e serviços diferenciados). De acordo com o autor (2007, p. 34), o marketing esportivo diferenciase da propaganda tradicional, veiculada nas TVs, jornais, rádios e revista, pelos seguintes atributos básicos: a) Faz do consumidor não apenas um objetivo a ser buscado, mas lhe dá também a chance de participar ativamente deste mercado; e

7 b) Chega ao consumidor de forma muito rápida e mais direta, possibilitando ótima resposta ao nível de imagem e de venda. Um dos maiores fatores para o sucesso das ações de marketing realizadas pelo Sport Club Corinthians Paulista é a proximidade que o clube conseguiu criar junto aos seus torcedores. Com o objetivo de valorizar a marca e atrair os torcedores, o clube desenvolveu ações de marketing que ampliou consideravelmente as receitas com recursos de bilheteria que eram R$ 5,5 milhões, em 2003, para mais de R$ 35 milhões, em 2012, um crescimento de 538% segundo o último relatório de sustentabilidade divulgado pelo clube. Com a conquista inédita da Taça Libertadores da América em 2012, o clube garantiu a participação no Mundial de Clubes no Japão, e os torcedores não mediram esforços para acompanhar o clube. 1 De acordo com o departamento de marketing, a participação do clube na competição movimentou R$ 200 milhões. Esse valor reflete a compra dos pacotes de viagem, aluguel dos quartos, aquisição de passagens e outras despesas dos torcedores que viajaram pela empresa aérea oficial corintiana. Na sequência será apresentado o resultado da pesquisa feita junto a torcedores do Sport Club Corinthians Paulista. 2. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS Os dados apresentados foram coletados através de um questionário com sete questões fechadas e uma aberta e foram aplicadas a dezenas de torcedores do Sport Club Corinthians Paulista. As respostas representam a opinião e comportamento do torcedor em relação às ações de marketing praticadas pelo clube nos últimos anos. Na primeira questão (gráfico1) foi perguntado com que frequência os torcedores assistem aos jogos do Corinthians. 1 CORINTHIANS. Relatório de Sustentabilidade de Disponível em: < Acesso em: Jun/2013.

8 Gráfico 1 Frequência que assiste os jogos Fonte: autoria própria De acordo com o gráfico, 26% dos entrevistados acompanham menos de 20% dos jogos de seu clube, porém há um grande equilíbrio entre os torcedores que assistem de 60% a 80% com 21% dos entrevistados e 19% para os torcedores que assistem mais de 80% dos jogos do Corinthians. É necessário realizar ações para que esses torcedores menos assíduos acompanhe os jogos do time com maior frequência. Podemos classificar esses torcedores que acompanham menos de 20% dos jogos como torcedores dissimulados. É do tipo que finge indiferença, não se expõe em público, não vai aos locais de competição. (MELO NETO, 2013, p. 122) A próxima questão (gráfico 2) aborda sobre a forma que os torcedores mais acompanham os jogos do time do coração. Entre as alternativas possíveis estavam estádio, rádio, tv aberta, tv paga e internet.

9 Gráfico 2 Forma que mais acompanha os jogos Fonte: autoria própria De acordo com os resultados alcançados pela pesquisa, entre os entrevistados nenhum utiliza o estádio como a forma que mais acompanha os jogos, o que mostra que com todo o aumento de público nos jogos do Corinthians ao longo dos anos, ainda há torcedores que preferem acompanhar os jogos pela TV aberta como mostra no gráfico 65% dos entrevistados utilizam essa forma para acompanhar os jogos. Pode-se afirmar que um dos motivos para a escolha desta forma de acompanhar os jogos é a comodidade e segurança. O esporte chega onde ele está com todo conforto doméstico, o aconchego familiar e a companhia dos amigos e vizinhos. (MELO NETO, 2013, p. 120). Na próxima questão (gráfico 3) foi questionada a frequência com que o torcedor compra produtos do clube.

10 Gráfico 3 Frequência que compra produtos do clube Fonte: autoria própria Conforme os resultados há um equilíbrio entre os torcedores que compram produtos uma vez por ano 19% e os que compram produtos sempre 18%, porém a maioria dos entrevistados 46% compram produtos raramente. Considera-se que o preço seja o principal motivo para que esses torcedores compram produtos do clube raramente, visto que uma camisa oficial de um clube custa em média R$ 199,00 as pessoas acabam deixando de comprar produtos de um clube de futebol para usar o dinheiro para atender as suas necessidades. De acordo com Kotler e Armstrong (2011, p. 281) uma boa determinação de preços começa com um entendimento completo do valor que um produto ou serviço criam para os clientes, nesse caso é necessário criar valor do produto com o cliente para que ele passe a comprar pelo menos uma vez por ano uma camisa oficial de seu clube do coração. Na questão 4 (grafico 4) foi perguntado com que frequência os respondentes compram produtos de outros clube fora do país, por exemplo, Barcelona e Real Madrid.

11 Gráfico 4 Frequência que compra produtos de outros clubes Fonte: autoria própria De acordo com o gráfico 65% dos torcedores corintianos entrevistados nunca compram produtos de outros clubes, o que faz crer que esses torcedores criaram uma fidelidade com seu clube e não consomem produtos de outros clubes com uma repercussão mundial. Hoje em dia os torcedores têm uma grande variedade de produtos esportivos a sua disposição e essa fidelidade se dá pela satisfação do cliente com o produto. De acordo Kotler e Armstrong (2011, p. 5) os clientes satisfeitos compram novamente e contam aos outros suas boas experiências e o que motivaria os torcedores a comprar produtos de outros clubes seria a sua insatisfação com os produtos de seu time do coração. A próxima questão (gráfico 5) perguntou-se aos torcedores o local aonde realizaram a última compra de um produto do clube e o gráfico apresenta o seguinte resultado:

12 Gráfico 5 Local onde compra o produto do clube Fonte: autoria própria O gráfico mostra que 51% dos entrevistados adquiriram o ultimo produto do Corinthians nas lojas do clube, o que mostra um grande sucesso da ampliação das lojas no país, a rede de lojas poderoso timão teve um avanço arrasador, desde 2008 eram 12 unidades na época e hoje possui mais de 120 lojas em todo o Brasil. De acordo com Kotler e Keller (2006) O Ponto de Vendas ou Praça pode ser entendido como a combinação de agentes os quais o produto flui, desde o vendedor inicial (geralmente o fabricante) até o consumidor final. A distribuição das lojas que são espalhadas em vários shoppings das principais capitais do país facilita a compra dos produtos pelos torcedores nas lojas oficiais do Corinthians. A questão 6 (gráfico 6) buscou identificar na opinião dos torcedores quais ações praticadas que eles consideram que estimulam a compra de produtos.

13 Gráfico 6 Ações que estimulam a compra de produtos Fonte: autoria própria O gráfico demonstra o grande equilíbrio entre todas as ações propostas, porém as promoções feitas na loja do clube são consideradas as que mais estimulam a compra de produtos e 21% dos respondentes consideram facilidade de acesso e preço baixo como as ações mais importantes. Conforme Dias (2003, p. 302) ressalta que as técnicas de merchandising têm por objetivo chamar a atenção para o ponto de venda, destacando o produto, tornando-o acessível ao cliente e criando ambiente favorável a compra. O que podemos dizer que todas as ações são consideradas importantes para os torcedores, neste caso o clube precisa investir cada vez mais nas ações propostas no trabalho. Na questão 7 (gráfico 7) foi perguntado aos torcedores o quanto gastaram em produtos do Corinthians nos últimos 12 meses, e o resultado é mostrado no gráfico abaixo:

14 Gráfico 7 Quanto gastou nos últimos 12 meses Fonte: autoria própria Conforme o gráfico mostra, 44% dos torcedores entrevistados gastaram menos de R$ 100,00 nos últimos 12 meses, porém 40% desses torcedores gastaram de R$ 100,00 a 300,00 no mesmo período. Esses torcedores são os típicos torcedores consumidores, o torcedor consumidor apresenta necessidades e desejos que devem ser atendidos por meio de ofertas esportivas (produtos e serviços diferenciados). (MELO NETO, 2013, p. 123) A questão 8 foi aberta, deixando aos torcedore a oportunidade de darem dicas de ações que o clube pode realizar para aumentar a venda de seus produtos. Na opinião dos torcedores, o Corinthians deve continuar praticando todas as ações atuais, pois isso está gerando sucesso ao clube. Foi abordado também o investimento na divulgação dos produtos em mídias de massa, e neste caso ao se realizar propagandas na TV, a ampliação das lojas do clube se tornaria facilitada, promovendo a aquisição dos produtos, além de promoções e descontos. Um dos obstáculos citados é o preço para a aquisição dos produtos, e foi sugerida a diminuição dos preços dos produtos para tornar-se acessível a população de baixa renda.

15 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS O futebol é uma paixão do brasileiro, e o torcedor é o bem mais precioso desse esporte. Este trabalho visou identificar quais ações de marketing realizadas por um clube de futebol resultam em venda junto aos seus consumidores. Os produtos resultantes da imagem dos clubes, e neste trabalho abordou-se o Sport Club Corinthians Paulista, geram uma significativa receita para os clubes que investem em jogadores renomados, atraindo desta forma, cada vez a atenção do torcedor consumidor. As regiões Sudeste e Sul detém até o momento, a maioria dos eventos esportivos mais significativos em termos nacionais, destacando-se neste segmento esportivo. Através da pesquisa foi possível analisar os interesses dos torcedores e entender a mudança destes, que se transformaram em consumidores. Através da pesquisa foi possível verificar os fatores que motivam o torcedor a comprar produtos do seu clube de coração. O objetivo geral e os objetivos específicos deste trabalho foram alcançados, pois foram identificadas ações de marketing realizadas pelo Sport Club Corinthians Paulista e a importância dessas ações para o crescimento do clube nos últimos anos. Este tema se mostra bastante relevante uma vez que o esporte apresenta muitas vantagens em termos comerciais, e por esta razão é sugerido que a pesquisa seja realizada em diferentes estados do pais e com enfoque em outros clubes para se conseguir uma visão mais ampliada do tema.

16 REFERÊNCIAS ALMEIDA, C, J, M.; SOUSA, M, M, A.; LEITÃO, S, S. Marketing Esportivo Ao Vivo. Rio de Janeiro: Imago, CORINTHIANS. Relatório de Sustentabilidade de Disponível em: < Acesso em: Jun/2013. DIAS, S. R. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, EXAME: Corinthians é o primeiro clube brasileiro em lista da Forbes. Disponível em: < Acesso em Nov/2013. FAGUNDES, A.F.A et al. Publicação acadêmica de marketing esportivo no brasil. REMark - Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 11, n. 2, p , maio/ago Disponível em /index.php/remark/article/view/2327/pdf_81. Acesso em nov/2014 KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall, KOTLER, P.; REIN, I.; SHIELDS, B. Marketing Esportivo: A reinvenção do esporte na busca de torcedores. São Paulo: Bookman, MELO NETO, F. P. Marketing Esportivo. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Record, MELO NETO, F. P. Marketing Esportivo: O esporte como ferramenta do marketing moderno. Rio de Janeiro: BestSeller, PITTS, B, G; STOTLAR, D. Fundamentos de Marketing Esportivo. São Paulo: Phorte, 2006.

CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA

CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA PROGRAMA DE SÓCIOS PROGRAMA DE SÓCIOS CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA DESDE 1898 PROGRAMA DE SÓCIOS - INTRODUÇÃO Um programa de sócios forte e eficiente é atualmente a principal saída dos clubes brasileiros

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Ana Clara Rosado Silva (1) ; Daiane Oliveira Borges (2) ; Tatiana Morais Leite (3) ; Vanessa Oliveira Couto (4) ; Patrícia Carvalho

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos:

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos: Módulo 4. O Mercado O profissional de marketing deverá pensar sempre em uma forma de atuar no mercado para alcançar os objetivos da empresa. Teoricamente parece uma tarefa relativamente fácil, mas na realidade

Leia mais

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - MOSSORÓ

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - MOSSORÓ PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - MOSSORÓ Mossoró, setembro de 2015 1 Sumário 1. Aspectos Metodológicos... 3 2. Descrição dos Resultados... 4 Itens de comemoração... 4 Gastos com presente... 4 Local e quando

Leia mais

Palavras-chave: Loja virtual. Comércio eletrônico. Internet.

Palavras-chave: Loja virtual. Comércio eletrônico. Internet. Migração de Lojas Físicas para Virtuais: breve histórico e contextualização Gabriel Dallo gabriel_dalo@hotmail.com Lucas Gabriel Rodrigues Simões lucasgabriel_simoes@hotmail.com Pedro Gustavo Duarte pedro_g_duarte@hotmail.com

Leia mais

Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem

Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem Henrique Montserrat Fernandez Muitas pessoas, antes de abrir a empresa, já têm uma idéia do que ela produzirá. Mas será que é isso que os clientes

Leia mais

8º VALOR DAS MARCAS DOS CLUBES BRASILEIROS FINANÇAS DOS CLUBES

8º VALOR DAS MARCAS DOS CLUBES BRASILEIROS FINANÇAS DOS CLUBES 8º VALOR DAS MARCAS DOS CLUBES BRASILEIROS FINANÇAS DOS CLUBES 2015 Sumário Prefácio 5 FIFA Fédération Internationale de Football Association 6 CBF Confederação Brasileira de Futebol 9 Federações Estaduais

Leia mais

12 propostas para TRANSFORMAR o futebol Brasileiro

12 propostas para TRANSFORMAR o futebol Brasileiro Visão PLURI 12 propostas para TRANSFORMAR o futebol Brasileiro PLURI Consultoria São Paulo - Brasil Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando Ferreira Economista, Especialista em Gestão

Leia mais

Estudo Especial. Evolução do EC Bahia Finanças e Marca 2008/2012

Estudo Especial. Evolução do EC Bahia Finanças e Marca 2008/2012 Estudo Especial Evolução do EC Bahia Finanças e Marca 2008/2012 1 Sumário Introdução... pg 04 Análise do Balanço Patrimonial... pg 05 Highlights... pg 06 Principais Indicadores... pg 16 Valor da Marca...

Leia mais

E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1. Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3.

E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1. Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3. E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1 Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3. 1 Trabalho de conclusão de curso de Administração da Unijuí 2 Aluno do Curso de Administração

Leia mais

UNITERMOS: Marketing esportivo, futebol, administração esportiva.

UNITERMOS: Marketing esportivo, futebol, administração esportiva. ARTIGO Paulo Lanes Lobato * RESUMO Considerando que o marketing é hoje integrante de grande parte das conversas relacionadas ao esporte e, principalmente, que se transformou na esperança do esporte em

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Jun/13 APRESENTAÇÃO As emoções da Copa Espírito Santo de Futebol estão de volta. A Rede Vitória, pelo sexto ano consecutivo,

Leia mais

Produtividade. Sem tempo a

Produtividade. Sem tempo a Produtividade Sem tempo a A NDREA MARQUES/ FOTONAUTA perder Contax investe em tecnologias Microsoft para facilitar o trabalho de seus operadores e garantir que eles atendam os clientes com mais agilidade

Leia mais

Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo 20

Leia mais

Cenários & Oportunidades 2012. QuorumBrasil 1

Cenários & Oportunidades 2012. QuorumBrasil 1 Cenários & Oportunidades 2012 QuorumBrasil 1 Com quem falamos? 1.100 entrevistas, distribuídas nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza, Goiânia e Belém. 800 clientes com mais de 12 meses de relacionamento,

Leia mais

Copa do Mundo aquece venda de camarotes em arenas do país

Copa do Mundo aquece venda de camarotes em arenas do país B O L E T I M OFERECIMENTO SEGUNDA-FEIRA, 18 DE MAIO DE 2015 NÚMERO DO DIA US$ 200 mil o Boca Juniors pagará de multa pelo ocorrido na Libertadores; o time foi eliminado do torneio EDIÇÃO 256 Copa do Mundo

Leia mais

Atendimento Virtual Ampla

Atendimento Virtual Ampla 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Atendimento Virtual Ampla Carlos Felipe de Moura Moysés Ampla Energia e Serviços S.A cmoyses@ampla.com André Theobald Ampla Energia e Serviços S.A theobald@ampla.com

Leia mais

Sistemas de Informação Gerencial

Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Informação Gerencial Ao longo da historia da administração ocorreram muitas fases. Sendo que, seus princípios sempre foram semelhantes, mudando apenas o enfoque conforme a visão do pesquisador.

Leia mais

Nova Lei da TV Paga estimula concorrência e liberdade de escolha Preços de pacotes devem cair e assinantes terão acesso a programação mais

Nova Lei da TV Paga estimula concorrência e liberdade de escolha Preços de pacotes devem cair e assinantes terão acesso a programação mais Nova Lei da TV Paga estimula concorrência e liberdade de escolha Preços de pacotes devem cair e assinantes terão acesso a programação mais diversificada A Lei 12.485/2011 destrava a concorrência no setor,

Leia mais

Análise Mensal do Comércio Varejista de Belo Horizonte

Análise Mensal do Comércio Varejista de Belo Horizonte Abril/15 A mostra o desempenho dos negócios do comércio no mês de Março/2015 e identifica a percepção dos empresários para o mês de Abril/2015. O mês de março mostrou mais uma queda no faturamento dos

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

NOTA DA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL - Perguntas e Respostas sobre o processo de concessão Viernes 30 de Septiembre de 2011 17:32

NOTA DA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL - Perguntas e Respostas sobre o processo de concessão Viernes 30 de Septiembre de 2011 17:32 There are no translations available. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL Perguntas e Respostas sobre o processo de concessão A concessão Por que o governo resolveu fazer a concessão? Nos

Leia mais

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL? O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?! Quais as características do Ativo Intangível?! O problema da mensuração dos Ativos Intangíveis.! O problema da duração dos Ativos Intangíveis. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

- Aspectos limitadores: Produção com custo alto; Orçamentos mal elaborados; Dificuldade na análise e avaliação; Inadequação ao perfil empresarial;

- Aspectos limitadores: Produção com custo alto; Orçamentos mal elaborados; Dificuldade na análise e avaliação; Inadequação ao perfil empresarial; MARKETING ESPORTIVO E CULTURAL EAD MÓDULO XIX - RESUMO A evolução do ser humano no decorrer da história está associada diretamente ao conceito de cultura, que engloba os costumes e as experiências repassadas

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL Questão n o 1 a) O candidato deverá apresentar seis dentre as seguintes vantagens: Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores Aumento dos índices de qualidade

Leia mais

O Empreendedor Fabiano Marques

O Empreendedor Fabiano Marques O Empreendedor Fabiano Marques O interesse pelo empreendedorismo no mundo é algo recente. Neste sentido, podese dizer que houve um crescimento acentuado da atividade empreendedora a partir de 1990. Com

Leia mais

Marketing Básico Capítulo II. O Composto de Marketing Os 4 P s

Marketing Básico Capítulo II. O Composto de Marketing Os 4 P s Marketing Básico Capítulo II O Composto de Marketing Os 4 P s O Produto Podemos definir produto como sendo o ator principal da relação de troca, onde o mesmo deve resultar como amplamente satisfatório

Leia mais

Evolução das finanças dos clubes brasileiros -2003-2012 Janeiro de 2013

Evolução das finanças dos clubes brasileiros -2003-2012 Janeiro de 2013 Evolução das finanças dos clubes brasileiros -2003-2012 Janeiro de 2013 Destaques do Estudo O mercado brasileiro de clubes de futebol cresceu muito em receitas entre 2003 e 2011, passando de R$ 805 milhões

Leia mais

entrevista: tamas rohonyi

entrevista: tamas rohonyi entrevista: tamas rohonyi GP do Brasil A fórmula 1, segundo esporte mais popular no Brasil, tem no Grande Prêmio do Brasil um exemplo de organização e arrecadação. Nesta entrevista exclusiva, seu promotor,

Leia mais

A MARCA: UM REGISTRO NÃO OBRIGATÓRIO, MAS NECESSÁRIO

A MARCA: UM REGISTRO NÃO OBRIGATÓRIO, MAS NECESSÁRIO A MARCA: UM REGISTRO NÃO OBRIGATÓRIO, MAS NECESSÁRIO Joatan Trade Alves Agente Local de Inovação atuante na região Noroeste de Goiás do Programa ALI (2013-2015), formado em Administração de Empresas atuante

Leia mais

MARKETING DE VENDAS. Maiêutica - Curso de Processos Gerenciais

MARKETING DE VENDAS. Maiêutica - Curso de Processos Gerenciais MARKETING DE VENDAS Alcioni João Bernardi Prof. Ivanessa Felicetti Lazzari Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Processos Gerenciais (EMD0130) Prática do Módulo IV 27/11/12 RESUMO Este trabalho

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Robson Gouveia, gerente de projetos do Lean Institute Brasil, detalha como vem evoluindo a gestão em empresas da região O eixo Anhanguera

Leia mais

PESQUISA HELLO OPINION. OS JOGOS NO BRASIL: Percepção & engajamento

PESQUISA HELLO OPINION. OS JOGOS NO BRASIL: Percepção & engajamento PESQUISA HELLO OPINION OS JOGOS NO BRASIL: Percepção & engajamento Pela 1ª vez na história o maior evento esportivo do mundo acontece na AMÉRICA DO SUL A 150 dias dos jogos, qual a percepção do BRASILEIRO

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo. São Paulo, 12 de agosto de 2010

Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo. São Paulo, 12 de agosto de 2010 Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo São Paulo, 12 de agosto de 2010 Agenda Quem Somos Marketing Esportivo Comunicação Total Patrocinados Patrocinadores

Leia mais

O PODER NOS MODELOS DE NEGÓCIO RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA

O PODER NOS MODELOS DE NEGÓCIO RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA RESUMO EXECUTIVO Este é o quarto e ultimo relatório que apresenta, de forma sucinta, alguns aspectos competitivos tratados no recém lançado livro, escrito por Jorge Faccioni, proprietário da Usefashion:

Leia mais

Unidade III MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino

Unidade III MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino Unidade III MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO Profa. Cláudia Palladino Compras, abastecimento e distribuição de mercadorias Os varejistas: Precisam garantir o abastecimento de acordo com as decisões relacionadas

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38

Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38 Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38 Karina Magalhães, Kenny Afolabi, Milena Ignácio, Tai Afolabi, Verônica Santos e Wellington Souza 39 Inter-Relações

Leia mais

Etapas para a preparação de um plano de negócios

Etapas para a preparação de um plano de negócios 1 Centro Ensino Superior do Amapá Curso de Administração Disciplina: EMPREENDEDORISMO Turma: 5 ADN Professor: NAZARÉ DA SILVA DIAS FERRÃO Aluno: O PLANO DE NEGÓCIO A necessidade de um plano de negócio

Leia mais

PROJETO OLÍMPICO - RIO 2016 -

PROJETO OLÍMPICO - RIO 2016 - A MVP é uma agência de Comunicação e Marketing Esportivo que atua de forma diferenciada no mercado, gerenciando a imagem de grandes atletas do esporte nacional desde 2006, passando pelos ciclos olímpicos

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio EMPREENDEDORISMO Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio RESUMO: O trabalho visa abordar o que vem a ser empreendedorismo e iconoclastas, bem

Leia mais

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Por Maria Teresa Somma Com o intuito de entender os motivos que levam franqueados a transferir o seu negócio, foi realizada uma pesquisa exploratória

Leia mais

Por mais verba, clubes alteram programa de sócio-torcedor

Por mais verba, clubes alteram programa de sócio-torcedor B O L E T I M OFERECIMENTO QUINTA-FEIRA, 7 DE MAIO DE 2015 NÚMERO DO DIA 221 mi lucrou a Adidas no trimestre, resultado 8% melhor que no mesmo período do ano passado EDIÇÃO 249 Por mais verba, clubes alteram

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO No Modelo de Plano de Negócio, disponível no seu ambiente do Concurso você terá um passo a passo para elaborar o seu Plano, bem como todo o conteúdo necessário

Leia mais

1 Disponível em: <http://www.bomsensofc.org.br/blog/um-novo-calendario-em-defesa-do-futebol-edos-seus-postos-de-tra>.

1 Disponível em: <http://www.bomsensofc.org.br/blog/um-novo-calendario-em-defesa-do-futebol-edos-seus-postos-de-tra>. O DRAMA DO CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO Ramon Bisson Ferreira* É do conhecimento de todos os amantes do futebol que o calendário brasileiro representa um dos atuais entraves para o desenvolvimento

Leia mais

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA Após os Campeonatos Paulista e Carioca, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro, Liga dos Campeões da UEFA e as Copas do Mundo FIFA,

Leia mais

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET USE O PODER DA INTERNET Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado.

Leia mais

5 Considerações Finais 5.1 Conclusão

5 Considerações Finais 5.1 Conclusão 5 Considerações Finais 5.1 Conclusão Nos dias atuais, nota-se que a marca exerce papel relevante para criar a diferenciação da empresa e de seus produtos tanto no mercado interno como nos mercados internacionais.

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Empreendedorismo Administração A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas,

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA TEMPORÁRIA PELO COMÉRCIO VAREJISTA

CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA TEMPORÁRIA PELO COMÉRCIO VAREJISTA CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA TEMPORÁRIA PELO COMÉRCIO VAREJISTA Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil buscou avaliar o perfil de contratação de mão de obra temporária pelos varejistas para o final de

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Valores Ética, Eficiência,Oportunidade, Sustentabilidade e Integração.

Valores Ética, Eficiência,Oportunidade, Sustentabilidade e Integração. Franquia Visão Ser referência no mercado de publicidade sustentável, buscando o aprimoramento constante. Agregar conhecimento, conscientizando o consumidor sobre os benefícios gerados ao Meio Ambiente

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos

soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos O quadro do modelo de negócios O Business Model Canvas (Quadro do Modelo de Negócios)

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

PROJETO de REVITALIZAÇÃO do FUTEBOL CAPIXABA 2009-2014. João Henrique Areias. Diretor Executivo da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo

PROJETO de REVITALIZAÇÃO do FUTEBOL CAPIXABA 2009-2014. João Henrique Areias. Diretor Executivo da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo PROJETO de REVITALIZAÇÃO do 2009-2014 João Henrique Areias Diretor Executivo da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo Curriculum 1973-1974 Grupo Tristão - RJ 1975-1987 IBM Brasil Vendas Marketing

Leia mais

FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO.

FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO. FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO. São Paulo - SP 2016 RENAN ROCHA ALVES - RA: 6448758 E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING

Leia mais

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES Ter o controle da situação é dominar ou ter o poder sobre o que está acontecendo. WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR Controle é uma das funções que compõem o processo administrativo.

Leia mais

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE A abertura de empresas tem uma grande importância na sociedade em que vivemos, pois gera diversos benefícios, como empregos e riquezas para o país.

Leia mais

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS 198 Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS Isailma da Silva Araújo; Luanna Nari Freitas de Lima; Juliana Ribeiro dos Reis; Robson

Leia mais

São Paulo segue tendência e fecha acordo para redes sociais

São Paulo segue tendência e fecha acordo para redes sociais B O L E T I M OFERECIMENTO TERÇA-FEIRA, 7 DE ABRIL DE 2015 NÚMERO DO DIA R$ 70,7 mi o Ministério do Esporte injetou na construção de 15 pistas de atletismo em 11 estados do país EDIÇÃO 230 São Paulo segue

Leia mais

TARECO 2015-2016 RESUMO DO PLANO

TARECO 2015-2016 RESUMO DO PLANO TARECO 2015-2016 TARECO 2015-2016 RESUMO DO PLANO A Taça Recife de Comunidades (TARECO), conhecida como a Copa das Favelas, é um campeonato de futebol realizado entre 32 comunidades de 3 municípios da

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

Ponto pra Você. Programa de Relacionamento do Banco do Brasil para Clientes PF

Ponto pra Você. Programa de Relacionamento do Banco do Brasil para Clientes PF Ponto pra Você Programa de Relacionamento do Banco do Brasil para Clientes PF JULHO/2013 Sumário - O que é o Programa Ponto pra Você?... 3 - Quem participa do Programa?... 3 - Pontos - Quais os tipos?...

Leia mais

Introdução redes sociais mulheres Digg

Introdução redes sociais mulheres Digg O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

O QUE É FRANQUIA? Na essência, o Franchising consiste em replicar, em diversos locais ou mercados, um mesmo conceito de negócio.

O QUE É FRANQUIA? Na essência, o Franchising consiste em replicar, em diversos locais ou mercados, um mesmo conceito de negócio. O QUE É FRANQUIA? Na essência, o Franchising consiste em replicar, em diversos locais ou mercados, um mesmo conceito de negócio. VÁRIOS NEGÓCIOS SE UTILIZAM DO FRANCHISING REMUNERAÇÃO PELO USO DO SISTEMA

Leia mais

CONSUMO ALIENADO Desafios para os Profissionais do Século XXI

CONSUMO ALIENADO Desafios para os Profissionais do Século XXI CONSUMO ALIENADO Desafios para os Profissionais do Século XXI RESUMO Consumo é o ato de a sociedade adquirir algo para atender as suas necessidades e seus desejos. Quando a pessoa compra de uma forma para

Leia mais

Roteiro para elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Administração da AJES

Roteiro para elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Administração da AJES Roteiro para elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado do da AJES A - APRESENTAÇÃO 1. A empresa 1.1. Aspectos Gerais 1.1.1. História da empresa (da fundação a atualidade) 1.1.2. Visão, Missão e

Leia mais

Excelência no Atendimento ao Cliente. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 27p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Excelência no Atendimento ao Cliente. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 27p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Gilberto Lacerda Santos É Professor Associado IV da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, onde atua, há mais de 25 anos, em extensão, graduação e pós-graduação no campo das aplicações

Leia mais

Relatório de Pesquisa. Março 2013

Relatório de Pesquisa. Março 2013 Relatório de Pesquisa SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Março 2013 SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil. Foram ouvidos em todo o país 615 varejistas.

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

Como e por que criar uma para sua empresa A PERSONA VECTOR

Como e por que criar uma para sua empresa A PERSONA VECTOR Como e por que criar uma para sua empresa A PERSONA Quem trabalha com marketing, publicidade ou já anunciou na mídia, certamente foi questionado alguma vez sobre quem é o público-alvo da empresa. Isso

Leia mais

TÍTULO: UMA ANÁLISE SOBRE O C2C NO MODELO CONVENCIONAL E ELETRÔNICO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO

TÍTULO: UMA ANÁLISE SOBRE O C2C NO MODELO CONVENCIONAL E ELETRÔNICO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO TÍTULO: UMA ANÁLISE SOBRE O C2C NO MODELO CONVENCIONAL E ELETRÔNICO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE AURIFLAMA AUTOR(ES): ISABELI BONFIM,

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro Entrevista com a professora Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo Vice- presidente do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia e Sócia- diretora da Lobo & Associados Consultoria.

Leia mais

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui!

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! INFORMATIVO Novas Regras de limites A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! A Datusprev abre espaço para divulgação. Aqui você pode anunciar compra, venda, troca,

Leia mais

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial.

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial. PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O SABESPREV MAIS. 1. A Sabesprev está em dificuldades financeiras? Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

Administração 7ª Série Administração Mercadológica

Administração 7ª Série Administração Mercadológica Administração 7ª Série Administração Mercadológica A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor,

Leia mais

OBJETIVOS Conquistar exposição qualificada e grande visibilidade para o lançamento do Xbox One perante a concorrência, cada vez mais acirrada.

OBJETIVOS Conquistar exposição qualificada e grande visibilidade para o lançamento do Xbox One perante a concorrência, cada vez mais acirrada. 2 CONTEXTO O mercado brasileiro de games é o quarto maior do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, Japão e México, e apresenta um grande potencial de crescimento. O aumento de renda e acesso ao crédito

Leia mais

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Por Zilda Knoploch, presidente da Enfoque Pesquisa de Marketing Este material foi elaborado pela Enfoque Pesquisa de Marketing, empresa

Leia mais

2.1 O Evento será realizado no dia 13 de dezembro com possível extensão para o 14 de dezembro de 2014.

2.1 O Evento será realizado no dia 13 de dezembro com possível extensão para o 14 de dezembro de 2014. REGULAMENTO - JOGO POR TI CORINTHIANS 1. OBJETIVO 1.1. O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as diretrizes do evento "Jogo Por Ti Corinthians" que será organizado pela Futebol Experience

Leia mais

Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou bastante no Brasil. Em 1998, 97% das

Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou bastante no Brasil. Em 1998, 97% das INFORME-SE BNDES ÁREA PARA ASSUNTOS FISCAIS E DE EMPREGO AFE Nº 48 NOVEMBRO DE 2002 EDUCAÇÃO Desempenho educacional no Brasil: O que nos diz a PNAD-2001 Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou

Leia mais

Assistência Social da USP, com valor equivalente a um salário mínimo.

Assistência Social da USP, com valor equivalente a um salário mínimo. 1 O ENSINO NOTURNO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: CARÁTER INCLUDENTE? BRANCALEONI, Ana Paula Leivar UNESP PIOTTO, Débora Cristina USP PINTO, José Marcelino de Rezende USP GT-11: Política de Educação Superior

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais A dissertação traz, como foco central, as relações que destacam os diferentes efeitos de estratégias de marca no valor dos ativos intangíveis de empresa, examinando criticamente

Leia mais

Título do Case: A idéia é sua e o sucesso é nosso, o Benchmarking no MEJ.

Título do Case: A idéia é sua e o sucesso é nosso, o Benchmarking no MEJ. Título do Case: A idéia é sua e o sucesso é nosso, o Benchmarking no MEJ. Tipo de projeto: Projeto Interno Tema relacionado: MEJ Resumo: Este Case tem o objetivo de demonstrar a importância que o Benchmarking

Leia mais

Gestão dos Pequenos Negócios

Gestão dos Pequenos Negócios Gestão dos Pequenos Negócios x Rangel Miranda Gerente Regional do Sebrae Porto Velho, RO, 20 de outubro de 2015 A Conjuntura Atual Queda na produção industrial Desemprego Alta dos juros Restrição ao crédito

Leia mais

O Perfil de Renda das Torcidas Brasileiras e o Público nos Estádios

O Perfil de Renda das Torcidas Brasileiras e o Público nos Estádios O Perfil de Renda das Torcidas Brasileiras e o Público nos Estádios Os 6 grandes grupos de torcedores do Brasil Não torce para ninguém; 21% Demais clubes do país; 19% Flamengo; 15% Corinthians; 13% São

Leia mais

Neste início de século observamos no mundo uma economia

Neste início de século observamos no mundo uma economia Nutrição, Prevenção e Qualidade de Vida DRA. CHRISTIANNE DE VASCONCELOS AFFONSO 1 INTRODUÇÃO Neste início de século observamos no mundo uma economia de interdependência, denominada globalização, caracterizada

Leia mais