MARKETING ESPORTIVO: REPENSANDO A GESTÃO DE UM CLUBE DE FUTEBOL NO BRASIL

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MARKETING ESPORTIVO: REPENSANDO A GESTÃO DE UM CLUBE DE FUTEBOL NO BRASIL"

Transcrição

1 MARKETING ESPORTIVO: REPENSANDO A GESTÃO DE UM CLUBE DE FUTEBOL NO BRASIL Ediorgenes da Conceição Sales dos Santos Centro Universitário Adventista de São Paulo Resumo: O marketing esportivo foi o foco deste trabalho com o objetivo de identificar as ações de marketing praticadas por um clube de futebol que no caso foi o Sport Club Corinthians Paulista que resultam em venda junto aos seus consumidores. O trabalho mostrou a evolução do Sport Club Corinthians Paulista ao longo dos últimos anos e a valorização de sua marca perante o mundo. Para se conhecer mais do assunto foi realizada uma pesquisa bibliográfica além de um questionário aplicado a dezenas de torcedores de times de futebol. Foi possível observar a mudança no marketing esportivo no Brasil e a transformação do torcedor em consumidor do esporte. Os resultados da pesquisa permitiram identificar o comportamento do torcedor, as ações que os estimulam a adquirir produtos do clube do coração e a média de gastos com produtos do clube do coração, além de se obter informações sobre os locais nos quais os torcedores preferem realizar as suas compras. Palavras Chave: Marketing Esportivo, Sport Club Corinthians Paulista, Torcedor, Marca. Abstract: Sports marketing was the focus of this study in order to identify the marketing actions taken by a football club in this case was the Sport Club Corinthians Paulista that result in sales with its consumers. The study showed the evolution of Sport Club Corinthians Paulista over the past years and the appreciation of your brand to the world. To know more on the subject was carried out a literature search and a questionnaire applied to dozens of supporters of football teams. It was possible to observe the change in sports marketing in Brazil and the transformation of the fan in consumer sport. The research results have identified the fan behavior, the actions that stimulate purchase products Heart Club and the average spending on Heart Club products, in addition to information on the locations where the fans prefer to make their purchases. Keywords: Sports Marketing, Sport Club Corinthians Paulista, fan, brand.

2 INTRODUÇÃO Os esportes de um modo geral, em especial o futebol se caracterizam grandes paixões dos brasileiros, e estão sempre em evidência. Desta forma, os investimentos nesta área sempre trazem bons negócios para os clubes, atletas e demais profissionais que atuam direta ou indiretamente a ela. O marketing esportivo, ao associar a imagem do atleta, do clube e do esporte em geral à marca, produto e nome da empresa patrocinadora, torna-se um elemento decisivo na estratégia de valorização, divulgação e, se necessário, rejuvenescimento da marca/produto. (MELO NETO, 2007, p. 26) Com o evento da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, as empresas buscam se associar a clubes, atletas de forma que consiga divulgar sua marca e criar uma imagem positiva através do esporte. Segundo Melo Neto (2007, p. 29) uma marca ou um produto bem divulgado, dispondo de uma imagem forte e positiva junto aos consumidores, é passível de um aumento no seu faturamento, a médio e longo prazo. O marketing esportivo está crescendo cada vez mais no mercado brasileiro e o futebol não poderia ficar fora disso. Os clubes do país estão cada vez mais criando estratégias e ações de marketing, pois estão enxergando uma grande oportunidade de valorizar suas marcas e conseguir recursos, junto às empresas que patrocinam o esporte e também com aproximação de seus torcedores. De acordo com Melo Neto (2007, p. 63) o investimento das empresas no é determinado pelas suas estratégias diferenciadas de marketing. Há empresas que o fazem para reforçar suas marcas junto aos seus distribuidores, revendedores e consumidores finais. Mas também temos aquelas empresas que, ao investirem no esporte, querem transferir imagem de confiança aos seus produtos. O torcedor está se comportando cada vez mais como consumidor e consomem toda sorte de produtos associados ao seu clube do coração. As ações de marketing do clube devem estar voltadas a eles, garantindo qualidade nos seus produtos e oferecendo comodidade no momento da compra dos ingressos para os jogos. O presente trabalho visa avaliar a importância do departamento de marketing de um clube de futebol para o seu crescimento, com suas ações voltadas para o consumidor real do clube que são seus torcedores.

3 Foi escolhido o Sport Club Corinthians Paulista, pelo sucesso de suas ações de marketing nos últimos anos, uma gestão inovadora que contribuiu para o crescimento das receitas do clube e valorização de sua marca. Os torcedores estão diretamente ligados a todas essas ações, pois eles participam ativamente, seja comparecendo aos jogos do clube ou comprando os produtos licenciados, os títulos conquistados também criam uma grande aproximação com seus torcedores e a imagem do clube fica cada vez mais valorizada, atraindo patrocínios que gera lucro. Por ter uma torcida considerada por muitos como a mais fiel, o clube deve reforçar essa fidelidade criando valor em suas ações e transformar toda essa paixão em recursos voltados para o clube. Dentro das diversas ações de marketing que um clube desenvolve muitas vezes algumas são bem sucedidas e outras nem tanto. O grande desafio do gerente de marketing é identificar quais são as ações bem sucedidas para que ele possa canalizar os recursos para essas ações e também abandonar as que não geraram os resultados esperados e substituí-las ou aperfeiçoá-las. Dentro desse contexto, o eixo problemático que motivou essa pesquisa foi identificar quais ações de marketing praticadas por um clube de futebol resultam em venda junto aos seus consumidores. 1. O CRESCIMENTO DO MARKETING ESPORTIVO NO BRASIL Segundo Melo Neto (2007, p. 27) o esporte é uma mídia alternativa, pois além de permitir uma divulgação diferenciada através do merchandising, exibe a marca ou o produto de diferentes formas. O marketing esportivo sempre esteve presente nos clubes de futebol, mas nem sempre quem esteve no comando soube administrar e valorizar a marca, para obter um crescimento não só de títulos, mas de estrutura e receitas. Os dirigentes esportivos estão cada vez mais conscientes do grande potencial de venda das marcas de seus clubes. (MELO NETO, 2007, p. 198) Segundo Pitts & Stotlar (2006), marketing esportivo é a aplicação dos princípios de marketing a qualquer produto (bens, serviços, pessoas, lugares e idéias) da indústria do esporte. Melo Neto (2013, p. 48) define a função do marketing esportivo para as entidades da seguinte forma:

4 Para as entidades esportivas, a principal função do marketing esportivo é gerar receitas, que podem ser divididas em receitas de marketing (vendas de produtos, ingressos, direitos, propriedades, conteúdo, publicações e títulos de sócios) e operacionais (cobrança de taxas de filiação, de inscrição em eventos, de concessão de laudos e taxas de vistoria). De acordo com artigo publicado por Fagundes et al (2012) 85% dos trabalhos acadêmicos de marketing esportivo apreciados foram desenvolvidos em instituições de ensino localizadas nas regiões Sudeste e Sul. Os autores atribuem esse fato a concentração de eventos esportivos mais significativos nessas regiões, além da presença nesses locais das equipes esportivas mais competitivas em termos nacionais. Um dos clubes mais bem sucedidos no marketing esportivo nacional é o Sport Club Corinthians Paulista, o clube através de suas ações de marketing, conquistou títulos, aumentou suas receitas com patrocínios, criou uma relação mais próxima junto aos seus torcedores e valorizou sua marca. Após a queda para a série B do campeonato brasileiro em 2007 o então presidente Andrés Sanches e seu diretor de marketing Luis Paulo Rosenberg iniciaram uma revolução na gestão de futebol do clube. A gestão profissional e moderna implantada no clube rendeu muitos frutos, dentro de campo o clube ganhou diversos títulos, entre eles a Taça Libertadores e o Mundial de Clubes ambos em 2012, fora dele o clube conseguiu alcançar seu maior sonho que foi a construção do estádio Itaquerão que será abertura da Copa de As ações de marketing realizadas pelo clube nesses últimos anos impactou diretamente no seu crescimento e valorização da marca. Em abril de 2013 uma reportagem divulgada pelo site da revista exame (www.exame.abril.com.br) o Corinthians apareceu como o único clube fora da Europa na lista do top 20 mais ricos do mundo, a lista foi elaborada pela revista Forbes e o clube ocupa a 16ª posição no ranking com um valor estimado em 358 milhões de dólares A criação do programa Fiel Torcedor O clube com a maior torcida do estado de São Paulo e a segunda maior do Brasil, sempre foi caracterizado como o time do povo, pela fidelidade de seus torcedores, porém nunca soube aproximá-los transformando os torcedores em seus consumidores.

5 O programa Fiel Torcedor foi lançado no final de 2008, para oferecer uma série de facilidades aos seus associados. Os membros podem comprar ingressos antecipados e com descontos especiais para as partidas em que o Corinthians é mandante, além de obter benefícios em lojas oficiais. Também recebem kits com produtos exclusivos, além de cartão pessoal que os identifica como sócios e por meio do qual realizam todas as transações. O cadastro no programa e a compra de ingressos são realizados no site do próprio clube. Desde que o programa foi implantado, houve um grande crescimento na média de público nos estádios e consequentemente um aumento nas receitas. Segundo o último relatório de sustentabilidade divulgado no site do clube em 2012 (www.corinthians.com.br) o plano conta com mais 100 mil associados A utilização do atleta como produto De acordo com Melo Neto (2007, p. 165) o atleta tem o seguinte significado no marketing esportivo: No marketing esportivo, o atleta vitorioso, bem sucedido é o melhor produto. O seu talento, amplamente reconhecido por todos é decodificado pela mente do consumidor como alta qualidade, alta performance e garantia de sucesso. E tais características compõem o que denominamos a imagem do atleta. Após conseguir o acesso a série A do campeonato brasileiro em 2008, o clube realizou uma das maiores contratações do futebol nacional, em uma estratégia ousada foi assinado um contrato com o Ronaldo Fenômeno. Por um lado, o clube tinha o objetivo de ir para a Copa Libertadores da América e por outro lado o atleta queria recuperar sua forma física e voltar aos gramados para tentar garantir uma vaga na seleção brasileira para a Copa do Mundo de De acordo com Almeida et al (2000) os atletas patrocinados são aqueles com quem se desenvolve um trabalho para usar a chuteira ou outro tipo de produto, e estão constantemente sendo vistos nos meios de comunicação. O atleta Ronaldo Fenômeno era o jogador brasileiro que atraia mais mídia internacional, em uma ação de marketing inovadora, o clube acertou a sua contratação realizando uma parceria com o atleta onde além dos R$ ,00 mensais de salário, o jogador ainda teria participação em 80% dos patrocínios da manga e do calção e 100% nos patrocínios divulgados no exterior, algo jamais visto no cenário nacional.

6 No patrocínio de clubes e equipes, o maior ganho é a visibilidade. Sendo um clube ou uma equipe de projeção nacional e internacional, seus jogos são televisionados e com ampla cobertura da mídia. (MELO NETO, 2013, p. 235) A visibilidade do Corinthians após sua contratação tornou-se internacional. O clube teve grandes benefícios, já na sua apresentação o Fenômeno atraiu mais de 24 equipes de televisão do mundo todo, gerando ao clube exposição jamais alcançada em toda a sua história. Ainda para o autor, os clubes brasileiros aprenderam a fazer das apresentações dos novos jogadores e técnicos, eventos de grande repercussão na mídia. E completa afirmando que o jogador Ronaldo Fenômeno aumentou a credibilidade do clube no mercado, fez explodir a receita e participou ativamente da reestruturação do Corinthians, com a construção do centro de treinamento e o pontapé inicial para a Arena Corinthians O torcedor como consumidor Na opinião de Melo Neto (2013, p. 135) o perfil do torcedor consumidor pode ser resumido da seguinte forma: O torcedor é um consumidor do esporte como produto e serviço. Ao presenciar o evento esportivo, comparecendo aos estádios e locais de competição, ao comprar roupas e calçados esportivos, ao praticar o esporte em suas horas de lazer e ao associar-se a um clube, ele é um consumidor permanente do esporte como produto e serviço. Os torcedores que se enquadram nesse perfil são conhecidos como os consumidores ativos do esporte. Kotler et al (2008, p. 39) corrobora com esta ideia quando afirma que o torcedor é um ativo altamente valorizado na indústria esportiva. As pessoas dispõem de quantias limitadas de tempo e dinheiro para assistir e participar de qualquer modalidade de esporte. O comportamento do torcedor mudou muito nesses últimos anos e o este se transformou em consumidor do clube. Para Melo Neto (2013, ) o torcedor-consumidor apresenta necessidades e desejos que devem ser atendidos por meio de ofertas esportivas (produtos e serviços diferenciados). De acordo com o autor (2007, p. 34), o marketing esportivo diferenciase da propaganda tradicional, veiculada nas TVs, jornais, rádios e revista, pelos seguintes atributos básicos: a) Faz do consumidor não apenas um objetivo a ser buscado, mas lhe dá também a chance de participar ativamente deste mercado; e

7 b) Chega ao consumidor de forma muito rápida e mais direta, possibilitando ótima resposta ao nível de imagem e de venda. Um dos maiores fatores para o sucesso das ações de marketing realizadas pelo Sport Club Corinthians Paulista é a proximidade que o clube conseguiu criar junto aos seus torcedores. Com o objetivo de valorizar a marca e atrair os torcedores, o clube desenvolveu ações de marketing que ampliou consideravelmente as receitas com recursos de bilheteria que eram R$ 5,5 milhões, em 2003, para mais de R$ 35 milhões, em 2012, um crescimento de 538% segundo o último relatório de sustentabilidade divulgado pelo clube. Com a conquista inédita da Taça Libertadores da América em 2012, o clube garantiu a participação no Mundial de Clubes no Japão, e os torcedores não mediram esforços para acompanhar o clube. 1 De acordo com o departamento de marketing, a participação do clube na competição movimentou R$ 200 milhões. Esse valor reflete a compra dos pacotes de viagem, aluguel dos quartos, aquisição de passagens e outras despesas dos torcedores que viajaram pela empresa aérea oficial corintiana. Na sequência será apresentado o resultado da pesquisa feita junto a torcedores do Sport Club Corinthians Paulista. 2. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS Os dados apresentados foram coletados através de um questionário com sete questões fechadas e uma aberta e foram aplicadas a dezenas de torcedores do Sport Club Corinthians Paulista. As respostas representam a opinião e comportamento do torcedor em relação às ações de marketing praticadas pelo clube nos últimos anos. Na primeira questão (gráfico1) foi perguntado com que frequência os torcedores assistem aos jogos do Corinthians. 1 CORINTHIANS. Relatório de Sustentabilidade de Disponível em: <http://www.corinthians.com.br/upload/site/130515_relatorio_sustentabilidade.pdf>. Acesso em: Jun/2013.

8 Gráfico 1 Frequência que assiste os jogos Fonte: autoria própria De acordo com o gráfico, 26% dos entrevistados acompanham menos de 20% dos jogos de seu clube, porém há um grande equilíbrio entre os torcedores que assistem de 60% a 80% com 21% dos entrevistados e 19% para os torcedores que assistem mais de 80% dos jogos do Corinthians. É necessário realizar ações para que esses torcedores menos assíduos acompanhe os jogos do time com maior frequência. Podemos classificar esses torcedores que acompanham menos de 20% dos jogos como torcedores dissimulados. É do tipo que finge indiferença, não se expõe em público, não vai aos locais de competição. (MELO NETO, 2013, p. 122) A próxima questão (gráfico 2) aborda sobre a forma que os torcedores mais acompanham os jogos do time do coração. Entre as alternativas possíveis estavam estádio, rádio, tv aberta, tv paga e internet.

9 Gráfico 2 Forma que mais acompanha os jogos Fonte: autoria própria De acordo com os resultados alcançados pela pesquisa, entre os entrevistados nenhum utiliza o estádio como a forma que mais acompanha os jogos, o que mostra que com todo o aumento de público nos jogos do Corinthians ao longo dos anos, ainda há torcedores que preferem acompanhar os jogos pela TV aberta como mostra no gráfico 65% dos entrevistados utilizam essa forma para acompanhar os jogos. Pode-se afirmar que um dos motivos para a escolha desta forma de acompanhar os jogos é a comodidade e segurança. O esporte chega onde ele está com todo conforto doméstico, o aconchego familiar e a companhia dos amigos e vizinhos. (MELO NETO, 2013, p. 120). Na próxima questão (gráfico 3) foi questionada a frequência com que o torcedor compra produtos do clube.

10 Gráfico 3 Frequência que compra produtos do clube Fonte: autoria própria Conforme os resultados há um equilíbrio entre os torcedores que compram produtos uma vez por ano 19% e os que compram produtos sempre 18%, porém a maioria dos entrevistados 46% compram produtos raramente. Considera-se que o preço seja o principal motivo para que esses torcedores compram produtos do clube raramente, visto que uma camisa oficial de um clube custa em média R$ 199,00 as pessoas acabam deixando de comprar produtos de um clube de futebol para usar o dinheiro para atender as suas necessidades. De acordo com Kotler e Armstrong (2011, p. 281) uma boa determinação de preços começa com um entendimento completo do valor que um produto ou serviço criam para os clientes, nesse caso é necessário criar valor do produto com o cliente para que ele passe a comprar pelo menos uma vez por ano uma camisa oficial de seu clube do coração. Na questão 4 (grafico 4) foi perguntado com que frequência os respondentes compram produtos de outros clube fora do país, por exemplo, Barcelona e Real Madrid.

11 Gráfico 4 Frequência que compra produtos de outros clubes Fonte: autoria própria De acordo com o gráfico 65% dos torcedores corintianos entrevistados nunca compram produtos de outros clubes, o que faz crer que esses torcedores criaram uma fidelidade com seu clube e não consomem produtos de outros clubes com uma repercussão mundial. Hoje em dia os torcedores têm uma grande variedade de produtos esportivos a sua disposição e essa fidelidade se dá pela satisfação do cliente com o produto. De acordo Kotler e Armstrong (2011, p. 5) os clientes satisfeitos compram novamente e contam aos outros suas boas experiências e o que motivaria os torcedores a comprar produtos de outros clubes seria a sua insatisfação com os produtos de seu time do coração. A próxima questão (gráfico 5) perguntou-se aos torcedores o local aonde realizaram a última compra de um produto do clube e o gráfico apresenta o seguinte resultado:

12 Gráfico 5 Local onde compra o produto do clube Fonte: autoria própria O gráfico mostra que 51% dos entrevistados adquiriram o ultimo produto do Corinthians nas lojas do clube, o que mostra um grande sucesso da ampliação das lojas no país, a rede de lojas poderoso timão teve um avanço arrasador, desde 2008 eram 12 unidades na época e hoje possui mais de 120 lojas em todo o Brasil. De acordo com Kotler e Keller (2006) O Ponto de Vendas ou Praça pode ser entendido como a combinação de agentes os quais o produto flui, desde o vendedor inicial (geralmente o fabricante) até o consumidor final. A distribuição das lojas que são espalhadas em vários shoppings das principais capitais do país facilita a compra dos produtos pelos torcedores nas lojas oficiais do Corinthians. A questão 6 (gráfico 6) buscou identificar na opinião dos torcedores quais ações praticadas que eles consideram que estimulam a compra de produtos.

13 Gráfico 6 Ações que estimulam a compra de produtos Fonte: autoria própria O gráfico demonstra o grande equilíbrio entre todas as ações propostas, porém as promoções feitas na loja do clube são consideradas as que mais estimulam a compra de produtos e 21% dos respondentes consideram facilidade de acesso e preço baixo como as ações mais importantes. Conforme Dias (2003, p. 302) ressalta que as técnicas de merchandising têm por objetivo chamar a atenção para o ponto de venda, destacando o produto, tornando-o acessível ao cliente e criando ambiente favorável a compra. O que podemos dizer que todas as ações são consideradas importantes para os torcedores, neste caso o clube precisa investir cada vez mais nas ações propostas no trabalho. Na questão 7 (gráfico 7) foi perguntado aos torcedores o quanto gastaram em produtos do Corinthians nos últimos 12 meses, e o resultado é mostrado no gráfico abaixo:

14 Gráfico 7 Quanto gastou nos últimos 12 meses Fonte: autoria própria Conforme o gráfico mostra, 44% dos torcedores entrevistados gastaram menos de R$ 100,00 nos últimos 12 meses, porém 40% desses torcedores gastaram de R$ 100,00 a 300,00 no mesmo período. Esses torcedores são os típicos torcedores consumidores, o torcedor consumidor apresenta necessidades e desejos que devem ser atendidos por meio de ofertas esportivas (produtos e serviços diferenciados). (MELO NETO, 2013, p. 123) A questão 8 foi aberta, deixando aos torcedore a oportunidade de darem dicas de ações que o clube pode realizar para aumentar a venda de seus produtos. Na opinião dos torcedores, o Corinthians deve continuar praticando todas as ações atuais, pois isso está gerando sucesso ao clube. Foi abordado também o investimento na divulgação dos produtos em mídias de massa, e neste caso ao se realizar propagandas na TV, a ampliação das lojas do clube se tornaria facilitada, promovendo a aquisição dos produtos, além de promoções e descontos. Um dos obstáculos citados é o preço para a aquisição dos produtos, e foi sugerida a diminuição dos preços dos produtos para tornar-se acessível a população de baixa renda.

15 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS O futebol é uma paixão do brasileiro, e o torcedor é o bem mais precioso desse esporte. Este trabalho visou identificar quais ações de marketing realizadas por um clube de futebol resultam em venda junto aos seus consumidores. Os produtos resultantes da imagem dos clubes, e neste trabalho abordou-se o Sport Club Corinthians Paulista, geram uma significativa receita para os clubes que investem em jogadores renomados, atraindo desta forma, cada vez a atenção do torcedor consumidor. As regiões Sudeste e Sul detém até o momento, a maioria dos eventos esportivos mais significativos em termos nacionais, destacando-se neste segmento esportivo. Através da pesquisa foi possível analisar os interesses dos torcedores e entender a mudança destes, que se transformaram em consumidores. Através da pesquisa foi possível verificar os fatores que motivam o torcedor a comprar produtos do seu clube de coração. O objetivo geral e os objetivos específicos deste trabalho foram alcançados, pois foram identificadas ações de marketing realizadas pelo Sport Club Corinthians Paulista e a importância dessas ações para o crescimento do clube nos últimos anos. Este tema se mostra bastante relevante uma vez que o esporte apresenta muitas vantagens em termos comerciais, e por esta razão é sugerido que a pesquisa seja realizada em diferentes estados do pais e com enfoque em outros clubes para se conseguir uma visão mais ampliada do tema.

16 REFERÊNCIAS ALMEIDA, C, J, M.; SOUSA, M, M, A.; LEITÃO, S, S. Marketing Esportivo Ao Vivo. Rio de Janeiro: Imago, CORINTHIANS. Relatório de Sustentabilidade de Disponível em: <http://www.corinthians.com.br/upload/site/130515_relatorio_sustentabilidade.pdf>. Acesso em: Jun/2013. DIAS, S. R. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, EXAME: Corinthians é o primeiro clube brasileiro em lista da Forbes. Disponível em: < Acesso em Nov/2013. FAGUNDES, A.F.A et al. Publicação acadêmica de marketing esportivo no brasil. REMark - Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 11, n. 2, p , maio/ago Disponível em /index.php/remark/article/view/2327/pdf_81. Acesso em nov/2014 KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall, KOTLER, P.; REIN, I.; SHIELDS, B. Marketing Esportivo: A reinvenção do esporte na busca de torcedores. São Paulo: Bookman, MELO NETO, F. P. Marketing Esportivo. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Record, MELO NETO, F. P. Marketing Esportivo: O esporte como ferramenta do marketing moderno. Rio de Janeiro: BestSeller, PITTS, B, G; STOTLAR, D. Fundamentos de Marketing Esportivo. São Paulo: Phorte, 2006.

CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA

CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA PROGRAMA DE SÓCIOS PROGRAMA DE SÓCIOS CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA DESDE 1898 PROGRAMA DE SÓCIOS - INTRODUÇÃO Um programa de sócios forte e eficiente é atualmente a principal saída dos clubes brasileiros

Leia mais

8º VALOR DAS MARCAS DOS CLUBES BRASILEIROS FINANÇAS DOS CLUBES

8º VALOR DAS MARCAS DOS CLUBES BRASILEIROS FINANÇAS DOS CLUBES 8º VALOR DAS MARCAS DOS CLUBES BRASILEIROS FINANÇAS DOS CLUBES 2015 Sumário Prefácio 5 FIFA Fédération Internationale de Football Association 6 CBF Confederação Brasileira de Futebol 9 Federações Estaduais

Leia mais

Copa do Mundo aquece venda de camarotes em arenas do país

Copa do Mundo aquece venda de camarotes em arenas do país B O L E T I M OFERECIMENTO SEGUNDA-FEIRA, 18 DE MAIO DE 2015 NÚMERO DO DIA US$ 200 mil o Boca Juniors pagará de multa pelo ocorrido na Libertadores; o time foi eliminado do torneio EDIÇÃO 256 Copa do Mundo

Leia mais

Por mais verba, clubes alteram programa de sócio-torcedor

Por mais verba, clubes alteram programa de sócio-torcedor B O L E T I M OFERECIMENTO QUINTA-FEIRA, 7 DE MAIO DE 2015 NÚMERO DO DIA 221 mi lucrou a Adidas no trimestre, resultado 8% melhor que no mesmo período do ano passado EDIÇÃO 249 Por mais verba, clubes alteram

Leia mais

São Paulo segue tendência e fecha acordo para redes sociais

São Paulo segue tendência e fecha acordo para redes sociais B O L E T I M OFERECIMENTO TERÇA-FEIRA, 7 DE ABRIL DE 2015 NÚMERO DO DIA R$ 70,7 mi o Ministério do Esporte injetou na construção de 15 pistas de atletismo em 11 estados do país EDIÇÃO 230 São Paulo segue

Leia mais

Reflexões sobre o público no Campeonato Brasileiro de 2007

Reflexões sobre o público no Campeonato Brasileiro de 2007 Reflexões sobre o público no Campeonato Brasileiro de 2007 Este artigo é um complemento do estudo É disso que o povo gosta Uma análise sobre demanda no futebol brasileiro e as razões que levam público

Leia mais

OBJETIVOS Conquistar exposição qualificada e grande visibilidade para o lançamento do Xbox One perante a concorrência, cada vez mais acirrada.

OBJETIVOS Conquistar exposição qualificada e grande visibilidade para o lançamento do Xbox One perante a concorrência, cada vez mais acirrada. 2 CONTEXTO O mercado brasileiro de games é o quarto maior do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, Japão e México, e apresenta um grande potencial de crescimento. O aumento de renda e acesso ao crédito

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Jun/13 APRESENTAÇÃO As emoções da Copa Espírito Santo de Futebol estão de volta. A Rede Vitória, pelo sexto ano consecutivo,

Leia mais

UNITERMOS: Marketing esportivo, futebol, administração esportiva.

UNITERMOS: Marketing esportivo, futebol, administração esportiva. ARTIGO Paulo Lanes Lobato * RESUMO Considerando que o marketing é hoje integrante de grande parte das conversas relacionadas ao esporte e, principalmente, que se transformou na esperança do esporte em

Leia mais

- Aspectos limitadores: Produção com custo alto; Orçamentos mal elaborados; Dificuldade na análise e avaliação; Inadequação ao perfil empresarial;

- Aspectos limitadores: Produção com custo alto; Orçamentos mal elaborados; Dificuldade na análise e avaliação; Inadequação ao perfil empresarial; MARKETING ESPORTIVO E CULTURAL EAD MÓDULO XIX - RESUMO A evolução do ser humano no decorrer da história está associada diretamente ao conceito de cultura, que engloba os costumes e as experiências repassadas

Leia mais

Traffic fecha novo naming right para a Copa do Brasil até 2018

Traffic fecha novo naming right para a Copa do Brasil até 2018 B O L E T I M OFERECIMENTO SEGUNDA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2016 NÚMERO DO DIA US$ 79,6 mi ao ano ganha Cristiano Ronaldo; é o jogador de futebol mais rico do mundo, segundo a Forbes EDIÇÃO 417 Traffic

Leia mais

12 propostas para TRANSFORMAR o futebol Brasileiro

12 propostas para TRANSFORMAR o futebol Brasileiro Visão PLURI 12 propostas para TRANSFORMAR o futebol Brasileiro PLURI Consultoria São Paulo - Brasil Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando Ferreira Economista, Especialista em Gestão

Leia mais

PROJETO de REVITALIZAÇÃO do FUTEBOL CAPIXABA 2009-2014. João Henrique Areias. Diretor Executivo da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo

PROJETO de REVITALIZAÇÃO do FUTEBOL CAPIXABA 2009-2014. João Henrique Areias. Diretor Executivo da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo PROJETO de REVITALIZAÇÃO do 2009-2014 João Henrique Areias Diretor Executivo da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo Curriculum 1973-1974 Grupo Tristão - RJ 1975-1987 IBM Brasil Vendas Marketing

Leia mais

nosso futebol no topo do mundo Copa do Mundo de 2014 modernas arenas craques estrelas fará de nossos clubes potências de alcance mundial Barcelona

nosso futebol no topo do mundo Copa do Mundo de 2014 modernas arenas craques estrelas fará de nossos clubes potências de alcance mundial Barcelona FUTEBOL ESTATÍSTICA Após o crescimento desenfreado que tomou de golpe o futebol brasileiro e o Brasil como um todo em 2012, os dirigentes, jogadores e as mídias que exploram nossa paixão nacional como

Leia mais

Estudo Especial. Evolução do EC Bahia Finanças e Marca 2008/2012

Estudo Especial. Evolução do EC Bahia Finanças e Marca 2008/2012 Estudo Especial Evolução do EC Bahia Finanças e Marca 2008/2012 1 Sumário Introdução... pg 04 Análise do Balanço Patrimonial... pg 05 Highlights... pg 06 Principais Indicadores... pg 16 Valor da Marca...

Leia mais

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA Após os Campeonatos Paulista e Carioca, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro, Liga dos Campeões da UEFA e as Copas do Mundo FIFA,

Leia mais

Ainda na visão dos entrevistados, as razões para profissionalização envolvem benefícios esperados, como a otimização da utilização de recursos, e

Ainda na visão dos entrevistados, as razões para profissionalização envolvem benefícios esperados, como a otimização da utilização de recursos, e 7 Conclusão No mundo de negócios, as organizações constantemente buscam melhorias e aperfeiçoamento de suas gestões para sobreviver e crescer em face de um mercado competitivo. Nesse movimento, percebe-se

Leia mais

Evolução das finanças dos clubes brasileiros -2003-2012 Janeiro de 2013

Evolução das finanças dos clubes brasileiros -2003-2012 Janeiro de 2013 Evolução das finanças dos clubes brasileiros -2003-2012 Janeiro de 2013 Destaques do Estudo O mercado brasileiro de clubes de futebol cresceu muito em receitas entre 2003 e 2011, passando de R$ 805 milhões

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

Estudo de Caso 2 O CASO HIME. Introdução

Estudo de Caso 2 O CASO HIME. Introdução Estudo de Caso 2 O CASO HIME Introdução Empresa de Tecnologia Localizada no Rio de Janeiro, A Hime Informática se destaca pelo enorme sucesso obtido pelo o Hime System, o primeiro software do mercado a

Leia mais

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - MOSSORÓ

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - MOSSORÓ PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - MOSSORÓ Mossoró, setembro de 2015 1 Sumário 1. Aspectos Metodológicos... 3 2. Descrição dos Resultados... 4 Itens de comemoração... 4 Gastos com presente... 4 Local e quando

Leia mais

Curso Direito Empresarial Básico

Curso Direito Empresarial Básico Seja bem Vindo! Curso Direito Empresarial Básico CursosOnlineSP.com.br Carga horária: 20hs Conteúdo Programático: 01. Introdução 02. Definições 03. Conceito contemporâneo de marketing 04. História do marketing

Leia mais

Ativações na Arena Corinthians geram negócios e superam meta

Ativações na Arena Corinthians geram negócios e superam meta B O L E T I M OFERECIMENTO SEXTA-FEIRA, 20 DE MAIO DE 2016 NÚMERO DO DIA R$ 797 mi foi o retorno em mídia do Corinthians aos patrocinadores em 2015, pelo Ibope Repucom EDIÇÃO 506 Ativações na Arena Corinthians

Leia mais

A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS

A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS Juliana da Silva, RIBEIRO 1 Roberta Cavalcante, GOMES 2 Resumo: Como a cultura organizacional pode influenciar no processo de agregar

Leia mais

Os 4 P s. P de PRODUTO

Os 4 P s. P de PRODUTO Os 4 P s P de PRODUTO O que é um Produto? Produto é algo que possa ser oferecido a um mercado para aquisição, uso ou consumo e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade. Os produtos vão além de bens

Leia mais

O guia do profissional de Recursos Humanos. Como melhorar o desenvolvimento da equipe

O guia do profissional de Recursos Humanos. Como melhorar o desenvolvimento da equipe O guia do profissional de Recursos Humanos Como melhorar o desenvolvimento da equipe 1 Introdução 03 Conhecendo as dores do seu time 05 Investir nos colaboradores! 08 Estabelecendo metas 11 A meditação

Leia mais

Administração 7ª Série Administração Mercadológica

Administração 7ª Série Administração Mercadológica Administração 7ª Série Administração Mercadológica A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor,

Leia mais

O Perfil de Renda das Torcidas Brasileiras e o Público nos Estádios

O Perfil de Renda das Torcidas Brasileiras e o Público nos Estádios O Perfil de Renda das Torcidas Brasileiras e o Público nos Estádios Os 6 grandes grupos de torcedores do Brasil Não torce para ninguém; 21% Demais clubes do país; 19% Flamengo; 15% Corinthians; 13% São

Leia mais

Guia do Crédito Certo. Para entender e usar corretamente.

Guia do Crédito Certo. Para entender e usar corretamente. Guia do Crédito Certo Para entender e usar corretamente. Índice 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Conhecendo o crédito. 1 \ O que fazer para ter uma vida financeira saudável? 2 Para que serve o crédito? 5 O Crédito Certo

Leia mais

1 Disponível em: .

1 Disponível em: <http://www.bomsensofc.org.br/blog/um-novo-calendario-em-defesa-do-futebol-edos-seus-postos-de-tra>. O DRAMA DO CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO Ramon Bisson Ferreira* É do conhecimento de todos os amantes do futebol que o calendário brasileiro representa um dos atuais entraves para o desenvolvimento

Leia mais

GRANDE PASSEIO CICLISTICO DO ESTADO DE GOIÁS DE 16 A 18 DE JULHO DE 2015

GRANDE PASSEIO CICLISTICO DO ESTADO DE GOIÁS DE 16 A 18 DE JULHO DE 2015 GRANDE PASSEIO CICLISTICO DO ESTADO DE GOIÁS DE 16 A 18 DE JULHO DE 2015 Identificação O Clube Cultural e Esportivo Equipe Coyote, é constituído na forma de associação civil, sem fins lucrativos, conforme

Leia mais

QUALIDADE NO ATENDIMENTO E GRAU DE SATISFAÇÃO ATRIBUÍDO PELO CONSUMIDOR AO COMÉRCIO VAREJISTA DE TRÊS LAGOAS/MS

QUALIDADE NO ATENDIMENTO E GRAU DE SATISFAÇÃO ATRIBUÍDO PELO CONSUMIDOR AO COMÉRCIO VAREJISTA DE TRÊS LAGOAS/MS 1 QUALIDADE NO ATENDIMENTO E GRAU DE SATISFAÇÃO ATRIBUÍDO PELO CONSUMIDOR AO COMÉRCIO VAREJISTA DE TRÊS LAGOAS/MS Elisângela de Aguiar Alcalde (Docente MSc. das Faculdades Integradas de Três Lagoas-AEMS)

Leia mais

Projeto Voleibol Valinhos

Projeto Voleibol Valinhos Projeto Voleibol Valinhos Atualmente o Country Club Valinhos em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos e apoiado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte possui 4 categorias de Voleibol Feminino,

Leia mais

Futebol alemão X Futebol brasileiro

Futebol alemão X Futebol brasileiro Futebol alemão X Futebol brasileiro Um fez sua revolução. Outro nem começou! Novembro de 2015 A revolução na Alemanha Eliminação precoce na Eurocopa de 2000 impulsionou as mudanças. Plano de longo prazo

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL Questão n o 1 a) O candidato deverá apresentar seis dentre as seguintes vantagens: Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores Aumento dos índices de qualidade

Leia mais

Unidade III MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino

Unidade III MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino Unidade III MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO Profa. Cláudia Palladino Compras, abastecimento e distribuição de mercadorias Os varejistas: Precisam garantir o abastecimento de acordo com as decisões relacionadas

Leia mais

(PERREAULT JR.; McCARTHY, 2002)

(PERREAULT JR.; McCARTHY, 2002) Posicionamento de Mercado Parte 01 Visão do processo de planejamento de estratégias de marketing Estreitamento para uma estratégia focada com critérios de filtro quantitativos e qualitativos Consumidores

Leia mais

PASSADO, PRESENTE E FUTURO DAS DIVISÕES DE BASE NO FUTEBOL DO BRASIL JANEIRO DE

PASSADO, PRESENTE E FUTURO DAS DIVISÕES DE BASE NO FUTEBOL DO BRASIL JANEIRO DE PASSADO, PRESENTE E FUTURO DAS DIVISÕES DE BASE NO FUTEBOL DO BRASIL JANEIRO DE 2013 Temos lido e ouvido muitos comentários nos últimos dias sobre o processo de formação de Atletas no Brasil, emitidas

Leia mais

E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1. Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3.

E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1. Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3. E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1 Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3. 1 Trabalho de conclusão de curso de Administração da Unijuí 2 Aluno do Curso de Administração

Leia mais

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Ana Clara Rosado Silva (1) ; Daiane Oliveira Borges (2) ; Tatiana Morais Leite (3) ; Vanessa Oliveira Couto (4) ; Patrícia Carvalho

Leia mais

Marketing Básico Capítulo II. O Composto de Marketing Os 4 P s

Marketing Básico Capítulo II. O Composto de Marketing Os 4 P s Marketing Básico Capítulo II O Composto de Marketing Os 4 P s O Produto Podemos definir produto como sendo o ator principal da relação de troca, onde o mesmo deve resultar como amplamente satisfatório

Leia mais

Estratégia de marketing de um clube de futebol para relacionamento com sócios

Estratégia de marketing de um clube de futebol para relacionamento com sócios Estratégia de marketing de um clube de futebol para relacionamento com sócios Resumo: Este trabalho teve por finalidade analisar as ações de marketing que o Sport Clube Internacional utiliza, buscando

Leia mais

PESQUISA HELLO OPINION. OS JOGOS NO BRASIL: Percepção & engajamento

PESQUISA HELLO OPINION. OS JOGOS NO BRASIL: Percepção & engajamento PESQUISA HELLO OPINION OS JOGOS NO BRASIL: Percepção & engajamento Pela 1ª vez na história o maior evento esportivo do mundo acontece na AMÉRICA DO SUL A 150 dias dos jogos, qual a percepção do BRASILEIRO

Leia mais

Prof. Milton Henrique mcouto@catolica-es.edu.br

Prof. Milton Henrique mcouto@catolica-es.edu.br Prof. Milton Henrique mcouto@catolica-es.edu.br Qual é o seu Negócio? Hoje em dia existe um excesso de: empresas similares, empregando pessoas similares, que tiveram educações similares, exercendo funções

Leia mais

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VISÃO DAS BRASILEIRAS SOBRE A IMAGEM DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VISÃO DAS BRASILEIRAS SOBRE A IMAGEM DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VISÃO DAS BRASILEIRAS SOBRE A IMAGEM DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Fevereiro 2016 A MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO O que mais incomoda no discurso/posição que a mulher

Leia mais

Prospecto para Patrocínadores

Prospecto para Patrocínadores Esporte Clube São Bento Prospecto para Patrocínadores Apresentação A Ogli Consultoria e Gestão de Negócios, terá a responsabilidade de gerir todo o projeto desde a captação de recursos, formação de elenco

Leia mais

O patrocínio como estratégia de investimento no esporte

O patrocínio como estratégia de investimento no esporte O patrocínio como estratégia de investimento no esporte Prof. Helcio M. Rodrigues Projeto apresentado ao Centro de Pós-Graduação e Pesquisa das Faculdades Metropolitanas Unidas RESUMO Este trabalho tem

Leia mais

White Paper - Impacto Econômico da Copa de 2014 no Brasil 1

White Paper - Impacto Econômico da Copa de 2014 no Brasil 1 White Paper - Impacto Econômico da Copa de 2014 no Brasil 1 A Casual Auditores Independentes, empresa de auditoria especializada em entidades desportivas estuda as informações financeiras dos clubes de

Leia mais

Produtividade. Sem tempo a

Produtividade. Sem tempo a Produtividade Sem tempo a A NDREA MARQUES/ FOTONAUTA perder Contax investe em tecnologias Microsoft para facilitar o trabalho de seus operadores e garantir que eles atendam os clientes com mais agilidade

Leia mais

DNA DE CORREDOR UM RAIO-X NA SUBCULTURA RUNNING DO BRASIL

DNA DE CORREDOR UM RAIO-X NA SUBCULTURA RUNNING DO BRASIL DNA DE CORREDOR UM RAIO-X NA SUBCULTURA RUNNING DO BRASIL IMERSÃO NO UNIVERSO RUNNING Indivíduo Arquétipos A sociedade Cultura e tendências Relações de consumo Relações de marcas NUNCA HOUVE UMA PESQUISA

Leia mais

Clubes Europeus avançam sobre Torcedores Brasileiros

Clubes Europeus avançam sobre Torcedores Brasileiros PLURI View Clubes Europeus avançam sobre Torcedores Brasileiros PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando

Leia mais

MARKETING DE VENDAS. Maiêutica - Curso de Processos Gerenciais

MARKETING DE VENDAS. Maiêutica - Curso de Processos Gerenciais MARKETING DE VENDAS Alcioni João Bernardi Prof. Ivanessa Felicetti Lazzari Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Processos Gerenciais (EMD0130) Prática do Módulo IV 27/11/12 RESUMO Este trabalho

Leia mais

TARECO 2015-2016 RESUMO DO PLANO

TARECO 2015-2016 RESUMO DO PLANO TARECO 2015-2016 TARECO 2015-2016 RESUMO DO PLANO A Taça Recife de Comunidades (TARECO), conhecida como a Copa das Favelas, é um campeonato de futebol realizado entre 32 comunidades de 3 municípios da

Leia mais

Atendimento Virtual Ampla

Atendimento Virtual Ampla 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Atendimento Virtual Ampla Carlos Felipe de Moura Moysés Ampla Energia e Serviços S.A cmoyses@ampla.com André Theobald Ampla Energia e Serviços S.A theobald@ampla.com

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTEBOL DA PRIMEIRA DIVISÃO DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO NORTE 2016

REGULAMENTO ESPECÍFICO CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTEBOL DA PRIMEIRA DIVISÃO DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO NORTE 2016 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTEBOL DA PRIMEIRA DIVISÃO DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO NORTE 2016 DOS PARTICIPANTES Art. 1º - Integrarão o Campeonato Estadual de Futebol da Primeira

Leia mais

Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo 20

Leia mais

Palavras-chave: Loja virtual. Comércio eletrônico. Internet.

Palavras-chave: Loja virtual. Comércio eletrônico. Internet. Migração de Lojas Físicas para Virtuais: breve histórico e contextualização Gabriel Dallo gabriel_dalo@hotmail.com Lucas Gabriel Rodrigues Simões lucasgabriel_simoes@hotmail.com Pedro Gustavo Duarte pedro_g_duarte@hotmail.com

Leia mais

Cenários & Oportunidades 2012. QuorumBrasil 1

Cenários & Oportunidades 2012. QuorumBrasil 1 Cenários & Oportunidades 2012 QuorumBrasil 1 Com quem falamos? 1.100 entrevistas, distribuídas nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza, Goiânia e Belém. 800 clientes com mais de 12 meses de relacionamento,

Leia mais

8. AS EQUIPES VIRTUAIS PROMOVENDO VANTAGENS COMPETITIVAS NA BUNGE FERTILIZANTES S/A

8. AS EQUIPES VIRTUAIS PROMOVENDO VANTAGENS COMPETITIVAS NA BUNGE FERTILIZANTES S/A 8. AS EQUIPES VIRTUAIS PROMOVENDO VANTAGENS COMPETITIVAS NA BUNGE FERTILIZANTES S/A Adriane Hartman Fábio Gomes da Silva Dálcio Roberto dos Reis Luciano Scandelari 1 INTRODUÇÃO Este artigo pretende mostrar

Leia mais

Gestão de. O que é Marketing? Steven Albuquerque. Steven Albuquerque DISCIPLINA. Conceituação de Marketing. Conceituação de Marketing 15/02/2016

Gestão de. O que é Marketing? Steven Albuquerque. Steven Albuquerque DISCIPLINA. Conceituação de Marketing. Conceituação de Marketing 15/02/2016 2 Gestão de Mestre em Administração Univ. Federal de Pernambuco - UFPE Master em International Business Universidad de Barcelona MBA em Estratégico Univ. Federal de Pernambuco - UFPE Administrador Univ.

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

entrevista: tamas rohonyi

entrevista: tamas rohonyi entrevista: tamas rohonyi GP do Brasil A fórmula 1, segundo esporte mais popular no Brasil, tem no Grande Prêmio do Brasil um exemplo de organização e arrecadação. Nesta entrevista exclusiva, seu promotor,

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Mercado de meios de pagamento eletrônico. ANO II Outubro/2009

Mercado de meios de pagamento eletrônico. ANO II Outubro/2009 Mercado de meios de pagamento eletrônico ANO II Outubro/2009 Objetivo Estudar a utilização dos meios eletrônicos de pagamento e os níveis de satisfação dos consumidores e estabelecimentos comerciais, em

Leia mais

Marcelo Bruno de Araújo Lacerda. O papel do propagandista como agente operacional das estratégias de marketing no segmento cardiovascular em Salvador.

Marcelo Bruno de Araújo Lacerda. O papel do propagandista como agente operacional das estratégias de marketing no segmento cardiovascular em Salvador. Marcelo Bruno de Araújo Lacerda O papel do propagandista como agente operacional das estratégias de marketing no segmento cardiovascular em Salvador. Artigo científico apresentado para conclusão do curso

Leia mais

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Cleidiane Silva e Silva¹; Tassyane Lara Souza²; Patrícia Caroline Verissimo³; Antônio Luiz Ferreira Junior 4 1234 Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO SÓCIO ECONÔMICO FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANA RUTH MESQUITA DOS SANTOS - 05010004901

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO SÓCIO ECONÔMICO FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANA RUTH MESQUITA DOS SANTOS - 05010004901 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO SÓCIO ECONÔMICO FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANA RUTH MESQUITA DOS SANTOS - 05010004901 SIDNEY SOARES DE LIMA 05010004401 TURMA: 01030 TURNO: NOITE PLANO DE NEGÓCIOS

Leia mais

JOGANDO NA PRÉ-TEMPORADA. Do mesmo modo, custa-me entender a evolução de um jogador à margem da evolução da equipa.

JOGANDO NA PRÉ-TEMPORADA. Do mesmo modo, custa-me entender a evolução de um jogador à margem da evolução da equipa. JOGANDO NA PRÉ-TEMPORADA Do mesmo modo, custa-me entender a evolução de um jogador à margem da evolução da equipa. Mourinho em Oliveira et alii (2006, pg. 153) Muito se fala da necessidade de um maior

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2013. (Do Sr. JOSÉ STÉDILE)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2013. (Do Sr. JOSÉ STÉDILE) PROJETO DE LEI Nº, DE 2013 (Do Sr. JOSÉ STÉDILE) Determina que empresas de direito público, no âmbito federal, ao patrocinarem clubes de futebol, destinem 5% do valor do patrocínio para ser utilizado em

Leia mais

soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos

soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos O quadro do modelo de negócios O Business Model Canvas (Quadro do Modelo de Negócios)

Leia mais

Roteiro para elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Administração da AJES

Roteiro para elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Administração da AJES Roteiro para elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado do da AJES A - APRESENTAÇÃO 1. A empresa 1.1. Aspectos Gerais 1.1.1. História da empresa (da fundação a atualidade) 1.1.2. Visão, Missão e

Leia mais

Análise Preditiva de Vantagem Comercial

Análise Preditiva de Vantagem Comercial PESQUISA TDWI PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2014 RESUMO EXECUTIVO RELATÓRIO DE MELHORES PRÁTICAS TDWI Análise Preditiva de Vantagem Comercial Por Fern Halper tdwi.org RESUMO EXECUTIVO Análise Preditiva de Vantagem

Leia mais

Implantação de serviço de ônibus executivo metropolitano pela EMTU/SP na Copa do Mundo FIFA 2014.

Implantação de serviço de ônibus executivo metropolitano pela EMTU/SP na Copa do Mundo FIFA 2014. Implantação de serviço de ônibus executivo metropolitano pela EMTU/SP na Copa do Mundo FIFA 2014. Sérgio Ricardo Fortes EMTU/SP Rua Joaquim Casemiro, 290, Bairro Planalto São Bernardo do Campo - SP Fone:

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 (Do Sr. Betinho Gomes) Acrescenta dispositivos ao artigo 42 da Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, para dispor sobre a distribuição dos recursos oriundos da comercialização

Leia mais

UM NOVO DESPERTAR PARA FAIR PLAY?

UM NOVO DESPERTAR PARA FAIR PLAY? UM NOVO DESPERTAR PARA FAIR PLAY? PESQUISA ANUAL COM DIRETORES DE FINANÇAS DE CLUBES DE FUTEBOL DO REINO UNIDO 2013 Introdução Caro leitor Você está recebendo o estudo elaborado pela BDO sobre o Fair

Leia mais

Sem alarde, P&G deixa CBF em. Em meio ao escândalo de corrupção

Sem alarde, P&G deixa CBF em. Em meio ao escândalo de corrupção B O L E T I M OFERECIMENTO SEGUNDA-FEIRA, 7 DE DEZEMBRO DE 2015 NÚMERO DO DIA R$ 120 mi é a soma do desvio de dinheiro da CBF que teria sido feito pelos três últimos presidentes EDIÇÃO 396 Sem alarde,

Leia mais

Com Ambev, Flamengo inicia censo para conhecer torcedor

Com Ambev, Flamengo inicia censo para conhecer torcedor B O L E T I M OFERECIMENTO SEXTA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2016 NÚMERO DO DIA R$ 2,45 mi foi a renda de Palmeiras 2x0 Rosario Central, no Allianz Parque, pela Libertadores EDIÇÃO 454 Com Ambev, Flamengo inicia

Leia mais

Cenário positivo. Construção e Negócios - São Paulo/SP - REVISTA - 03/05/2012-19:49:37. Texto: Lucas Rizzi

Cenário positivo. Construção e Negócios - São Paulo/SP - REVISTA - 03/05/2012-19:49:37. Texto: Lucas Rizzi Cenário positivo Construção e Negócios - São Paulo/SP - REVISTA - 03/05/2012-19:49:37 Texto: Lucas Rizzi Crescimento econômico, redução da pobreza, renda em expansão e dois grandes eventos esportivos vindo

Leia mais

Estudo aponta que o salário mínimo aumentou 1.019,2% em 20 anos de Plano Real

Estudo aponta que o salário mínimo aumentou 1.019,2% em 20 anos de Plano Real Veículo: Bahia Negócios Data: 28/05/14 Estudo aponta que o salário mínimo aumentou 1.019,2% em 20 anos de Plano Real Em 1994, quando foi instituído o Plano Real, o salário mínimo custava R$ 64,79. Passados

Leia mais

21 sacadas para levar o seu negócio para o próximo nível

21 sacadas para levar o seu negócio para o próximo nível Para quem é este livro? Este livro é para todas aquelas pessoas que fazem o que amam em seu trabalho mas não estão tendo o retorno que gostariam. Este mini guia com 21 sacadas é um resumo dos atendimentos

Leia mais

Sistemas de Informação Gerencial

Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Informação Gerencial Ao longo da historia da administração ocorreram muitas fases. Sendo que, seus princípios sempre foram semelhantes, mudando apenas o enfoque conforme a visão do pesquisador.

Leia mais

Palestrante Paulo Gerhardt Inspira, Motiva e Sensibiliza para Resultados Superiores

Palestrante Paulo Gerhardt Inspira, Motiva e Sensibiliza para Resultados Superiores Palestrante Paulo Gerhardt Inspira, Motiva e Sensibiliza para Resultados Superiores Com uma abordagem inovadora e lúdica, o professor Paulo Gerhardt tem conquistado plateias em todo o Brasil. Seu profundo

Leia mais

PROJETO SERGIPE CENTENÁRIO: Um Clube Vencedor

PROJETO SERGIPE CENTENÁRIO: Um Clube Vencedor PROJETO SERGIPE CENTENÁRIO: Um Clube Vencedor PROJETO SERGIPE CENTENÁRIO: Um Clube Vencedor Objetivo: Dotar o CSS de estrutura de organização empresarial com gestão sustentável, moderna, transparente e

Leia mais

2.1 O Evento será realizado no dia 13 de dezembro com possível extensão para o 14 de dezembro de 2014.

2.1 O Evento será realizado no dia 13 de dezembro com possível extensão para o 14 de dezembro de 2014. REGULAMENTO - JOGO POR TI CORINTHIANS 1. OBJETIVO 1.1. O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as diretrizes do evento "Jogo Por Ti Corinthians" que será organizado pela Futebol Experience

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

Relatório de Boas Práticas

Relatório de Boas Práticas Relatório de Boas Práticas Nome da empresa: WEG EQUIPAMENTOS ELETRICOS S/A CNPJ: 07.175.725/0010-50 Responsável pela prática: Natalino Petry Cargo / Função: Chefe da seção QPOP E-Mail: natalinop@weg.net

Leia mais

ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS UTILIZADAS PELAS OPERADORAS, TIM, CLARO E VIVO.

ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS UTILIZADAS PELAS OPERADORAS, TIM, CLARO E VIVO. 1 ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS UTILIZADAS PELAS OPERADORAS, TIM, CLARO E VIVO. Juliana da Silva RIBEIRO 1 RESUMO: O presente trabalho enfoca as estratégias das operadoras de telefonia móvel TIM,VIVO e CLARO

Leia mais

Como planejar a sua carreira profissional

Como planejar a sua carreira profissional 1 Como planejar a sua carreira profissional Normalmente, as crises e os momentos difíceis pelos quais todos nós vivenciamos, são excelentes momentos para repensarmos as nossas decisões e ações. Talvez

Leia mais

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS 4T05 e 2005

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS 4T05 e 2005 DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS 4T05 e 2005 Americana SP, 23 de março de 2005 A VIVAX S.A. (Bovespa: VVAX11), ou Companhia, segunda maior operadora de TV a Cabo do Brasil, em número de assinantes, e uma das principais

Leia mais

COPA 2014 DESAFIOS E OPORTUNIDADES. GEAE Grupo de Excelência em Administração Esportiva Conselho Regional de Administração - SP

COPA 2014 DESAFIOS E OPORTUNIDADES. GEAE Grupo de Excelência em Administração Esportiva Conselho Regional de Administração - SP COPA 2014 DESAFIOS E OPORTUNIDADES GEAE Grupo de Excelência em Administração Esportiva Conselho Regional de Administração - SP A INDÚSTRIA DO ESPORTE A Indústria do Esporte Atividades econômicas relacionadas

Leia mais

ESTUDO SÓCIOS LIVRES GRÊMIO DE TODOS PARTE I INGRESSOS PARA NÃO-SÓCIOS

ESTUDO SÓCIOS LIVRES GRÊMIO DE TODOS PARTE I INGRESSOS PARA NÃO-SÓCIOS ESTUDO SÓCIOS LIVRES GRÊMIO DE TODOS PARTE I INGRESSOS PARA NÃO-SÓCIOS Um dos maiores problemas enfrentado pelo torcedor gremista é o preço do ingresso. Hoje, para assistir um jogo na Arena do Grêmio,

Leia mais

Valores Ética, Eficiência,Oportunidade, Sustentabilidade e Integração.

Valores Ética, Eficiência,Oportunidade, Sustentabilidade e Integração. Franquia Visão Ser referência no mercado de publicidade sustentável, buscando o aprimoramento constante. Agregar conhecimento, conscientizando o consumidor sobre os benefícios gerados ao Meio Ambiente

Leia mais

Porque estádios tão vazios? Pt. 3. 17 Motivos para NÃO ir aos Estádios. Fernando Ferreira

Porque estádios tão vazios? Pt. 3. 17 Motivos para NÃO ir aos Estádios. Fernando Ferreira PLURI Especial Porque estádios tão vazios? Pt. 3 17 Motivos para NÃO ir aos Estádios PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria

Leia mais

Em crise, Band abre mão de Estadual do Rio e Copa do Brasil

Em crise, Band abre mão de Estadual do Rio e Copa do Brasil B O L E T I M OFERECIMENTO QUINTA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2016 NÚMERO DO DIA R$ 990 mi a Globo paga a 11 clubes pelos direitos do Brasileirão; os outros 9 times dividem R$ 280 milhões EDIÇÃO 420 Em crise,

Leia mais

Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo. São Paulo, 12 de agosto de 2010

Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo. São Paulo, 12 de agosto de 2010 Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo São Paulo, 12 de agosto de 2010 Agenda Quem Somos Marketing Esportivo Comunicação Total Patrocinados Patrocinadores

Leia mais

Matemática. Apostila. Prof. Pedro. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.

Matemática. Apostila. Prof. Pedro. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM. Matemática Apostila Prof. Pedro UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO PARA ALUNOS

Leia mais

Gestão dos Pequenos Negócios

Gestão dos Pequenos Negócios Gestão dos Pequenos Negócios x Rangel Miranda Gerente Regional do Sebrae Porto Velho, RO, 20 de outubro de 2015 A Conjuntura Atual Queda na produção industrial Desemprego Alta dos juros Restrição ao crédito

Leia mais