RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2008 ADAMANTINA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2008 ADAMANTINA"

Transcrição

1 Curso de Comunicação Social Habilitação em Jornalismo RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2008 ADAMANTINA

2 2008 1º SEMESTRE ABRIL/MAIO ATIVIDADE: Planejamento e organização III JUFAI - Jogos Universitários da FAI. DESCRIÇÃO: Atividade esportiva, envolvendo todos os cursos da faculdade, organizada pelo Departamento de Educação Física, com promoção e execução do Departamento de Comunicação Social e apoio da Rádio Cultura e Secretaria Municipal de Esportes de Adamantina. Alimentos arrecadados com as inscrições são doados a uma entidade assistencial da cidade. DATA: 28 de abril a 02 de maio de ENTIDADE BENEFICIADA: CRERES - Casa de Recuperação e Reintegração Social. Estrada 14, s/n Bairro Monte Alegre Caixa Postal 69 Adamantina - SP Cep Fone/Fax (018) CNPJ / creres@uol.com.br

3 Prof. Eduardo Albieri, coordenador do curso de Educação Física e Profa. Ana Luisa Antunes Dias, coordenadora do curso de Comunicação Social, em visita ao CRERES - Casa de Recuperação e Reintegração Social. Organização do III JUFAI entregam alimentos arrecadados com as inscrições. Da esquerda para direita: Prof. Eduardo Albieri, coordenador do curso de Educação Física, Profa. Ana Luisa Antunes Dias, coordenadora do curso de Comunicação Social, Mario do Carmo Martins Rios, presidente do CRERES e Adilson Santos, funcionário do centro.

4 MAIO DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: palestra Direitos Autorais ministrada por Paulo Cannabrava Filho, presidente da APIJOR Associação da Propriedade Intelectual dos Jornalistas. DATA: 09 de maio de LOCAL: Anfiteatro Miguel Reale, Campus II. Paulo Cannabrava Filho, presidente da APIJOR, em palestra na FAI. Alunos do Jornalismo e da Publicidade atentos às considerações do palestrante.

5 Alunos interagem fazendo perguntas ao palestrante. Visão geral do local do evento. JUNHO ATIVIDADE: Assessoria de Comunicação no RTA - Rodeio Técnico de Adamantina. PROFESSOR RESPONSÁVEL: Márcia Molina. DATA: 03 A 08 de junho de LOCAL: Recinto Poliesportivo.

6 DESCRIÇÃO: A disciplina de Comunicação Empresarial, ministrada pela professora, jornalista especialista Márcia Molina Fonseca, realiza anualmente um trabalho prático com alunos do sétimo termo de jornalismo no Rodeio Técnico de Adamantina RTA. O RTA é um evento anual, voltado para o público em geral de Adamantina e Região, e que congrega num só evento, o Rodeio, Shows, Boate, parque de diversões, espaço de praça de alimentação, com duração de 5 noites. NO RTA, por meio de um acordo entre a diretoria da Festa e a FAI, os alunos se responsabilizam pelo trabalho de assessoria de imprensa antes, durante e pós evento. Para isso é realizado um briefing inicial com o presidente da Festa, 3 a 4 meses antes do evento (na verdade o briefing acontece logo no início das aulas). O Presidente expõe suas necessidades de comunicação, faz um briefing geral sobre o evento e em seguida, alunos e professora montam uma estratégia de Comunicação, que deverá ser seguida nos meses seguintes.trinta dias antes da Festa acontece o Baile de escolha da Rainha, onde é realizada a primeira coletiva de imprensa. Essa coletiva também reúne empresários e investidores em potencial, sendo também um festa de apresentação do RTA. Na ocasião são os alunos que desenvolvem press-kits para serem distribuídos aos jornalistas presentes. No evento eles também colhem informações junto aos componentes da diretoria da festa, que serão utilizados em seguida nas matérias de press-releases. Esses releases são enviados a partir de um , criado pela sala, a todos os jornais, revistas, rádios e TVs da região. Também são enviados sugestão de pautas para entrevistas exclusivas com competidores, juiz de rodeio ou dono de boiada. Durante a Festa, os alunos se revezam na cobertura de palco, arena, bretes, praça de alimentação, camarotes e atendimento à imprensa local. Assim todas as informações são coletadas e passadas à imprensa para divulgação. Por meio desse trabalho os alunos acabam vivenciando uma experiência prática de assessoria de imprensa a um evento de grande porte, popular e de grande visibilidade, saindo assim dos muros da faculdade, para e trabalhando diretamente com as exigências reais do mercado. Vale lembrar que esse trabalho vem sendo realizado desde 2005 e muitos de nossos alunos, em função disso, foram procurados e contratados para cuidarem de assessorias de imprensa de eventos de rodeio ou Festas de Peão, pela região.

7 Profa. Márcia Molina e alunos do 7º termo na Assessoria de Comunicação da FAI no RTA Sala da Assessoria de Comunicação da FAI no RTA 2008.

8 Sala da Assessoria de Comunicação da FAI. Prof. Dr. Roldão Simione, diretor geral da FAI, dá entrevista a veículo de comunicação da região. JUNHO/JULHO ATIVIDADE: Curso Repórter de TV Oficina de Telejornalismo DESCRIÇÃO: O curso Repórter de TV Oficina de Telejornalismo que foi ministrado pelo Prof. Ms. Arnaldo Ferraz, e compreende uma parceria entre o referido jornalista e o Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. No curso, uma atividade complementar, os participantes investiram R$ 295,00 por 30 horas de curso. O jornalista ofereceu 04 (quatro) bolsas aos estagiários do Departamento de Comunicação. DATA: 21 e 28 de junho e 05 e 12 de julho, das 09 às 13 horas e das 14 às 18 horas. LOCAL: Sala 11, campus I.

9 PROJETO: CURSO REPÓRTER DE TV Desde Junho de 1999 desenvolvemos em São Paulo e interior (desde 2004 também em Campo Grande, MS) cursos para repórter de Televisão. São Oficinas de Telejornalismo que visam complementar os estudos nas Faculdades de Jornalismo. Até hoje, mais de 7 mil alunos participaram do curso. O curso é dinâmico (na página seguinte detalhes do programa) onde o aluno aprende na prática como é o dia- a- dia de um repórter de TV. No final do curso o aluno recebe certificado com Apoio do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo e um DVD com todo o material produzido e editado. Estrutura Para a realização do curso em Adamantina, precisaremos apenas do espaço - sala para até 15 pessoas, um aparelho de TV e um de DVD. O restante do material e equipamentos - câmeras e ilhas de edição é de nossa responsabilidade. Pretendemos realizar o curso em Adamantina nos seguintes dias e horários em sala. 14/06/ sábado - 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas - serão duas turmas; seguindo o curso sempre aos sábados nos mesmos horários, dias 21/06 e 28/06. ***o curso tem duração de 30 horas. Serão oito aulas, sendo as restantes feitas nas ruas, já que o curso é prático. OFICINA DE TELEJORNALISMO Didática/programa Primeiro encontro Distribuição da apostila. Explicações sobre como funciona uma emissora de Televisão. A rotina dos jornalistas na redação. Aula teórica, com vídeotreinamento específico para repórteres e editores.

10 Gravam um Stand UP (falar em frente à câmera durante 30 segundos ou mais). Após a gravação, assistimos ao stand up para avaliação e correção. Dicas de Fonoaudiologia respiração, voz, ritmo, etc.. Segundo encontro - Gravação de Boletins. Desta vez o aluno trabalha com uma pauta real. O que está sendo noticia no dia. No mesmo dia assistimos ao boletim de cada um, para avaliação e correção. - Vamos fazer nossa primeira matéria. Coordenador mais o repórter cinematográfico vão com os alunos para a rua para a produção da matéria. Os alunos aprendem a fazer textos, gravações e entrevistas. O detalhe é que o aluno produz exatamente como o repórter profissional. Com dead line (tempo), texto com editor, elaboração de passagens, etc.. Terceiro encontro Produção da segunda reportagem Os alunos aprendem agora a fazer PLANO SEQÜÊNCIA boletins ao vivo onde o aluno aprende a falar em frente à câmera, improvisando texto. Quarto encontro Mais gravações ao vivo em plano seqüência - Mostramos todo o material editado. Comentários sobre a evolução, dicas de fonoaudiologia e entrega do certificado e do DVD para cada aluno. CURRÍCULUM VITAE Nome :Arnaldo Ferraz Endereço: Rua do Bolívar 348 Vila Carlota Campo Grande MS Data Nascimento 18/02/1965 RG SSP / SP CIC Contatos a.ferraz025@gmail.com Formação Acadêmica Mestre em Comunicação Social Mestrado concluído em 2005 UNESP Campus Bauru/SP

11 Linha de Pesquisa Gestão da Comunicação e Informação Dissertação O processo de Regionalização da TV Brasileira Bacharel em Comunicação Social - Hab. Jornalismo Conclusão em 1988 UNESP - Campus Bauru/SP Cursos Inglês/CCAA 6 anos Português/Gramática 2 anos Treinamento Uniglobo Reciclagem e atualização Jornalismo em TV. Vários promovidos pela Rede Globo. (de 1998 a 2007) Formação Profissional Rede Globo Ingresso 1991 atuação em todas as áreas do jornalismo. Produção/Pauta; edição de texto; Apresentação de Telejornal e Reportagem. *Em 2003 assumi o cargo de Chefe de Reportagem e Posteriormente Editor-Chefe da TV Morena afiliada Rede Globo em Campo Grande MS; durante dois anos fui responsável pelo fechamento do Bom dia MS. Ao longo destes 16 anos de TV atuei diariamente como repórter em produções diárias - links e reportagens especiais. Rádio Auri Verde Am Bauru De 1989 a 1991 Jornal da Cidade Bauru De 1986 a 1989 ***No mesmo período trabalhei também em assessorias de Imprensa e Revistas.

12 REGISTRO Jornalista Arnaldo Ferraz que ministrou curso de telejornalismo na FAI.

13 Alunos praticando o fazer jornalístico no curso de telejornalismo.

14 PARTICIPANTES NOME/TERMO RG CELULAR 1. ILKA LUDMILA DA LUZ PETERLINI/5T 2. VALÉRIA RODRIGUES DE ARAÚJO/1T 3. ELAINE CRISTINA RODRIGUES/5T LUIZ CARLOS CELESTINO DE OLIVEIRA/7T 5. FERNANDA ALBINO BRONHARO/7T 6. FÁDUA EMANUELE CAPELLARI /7T 7. MARIANA GARCIA BALBINO/5T X CLAUDEMIR COBO/3T LUIS EDUARDO MARTINS DE OLIVEIRA/3T 10. DAIANE CRISTINA LORENTE/1T FERNANDA GARCIA/5T EDER SABINO/5T JOSIELEN RIBEIRO/3T EVERTON DOS SANTOS/FORMADO

15 2º SEMESTRE AGOSTO ATIVIDADE: 9º CI.COM Ciclo de Palestras de Comunicação Social. DATA: 18 a 22 de agosto de LOCAL PALESTRAS: anfiteatro da Biblioteca Municipal LOCAL OFICINAS: Campus I. CA RTAZ DO EVENTO PROGRAMAÇÃO:

16 DIA 18 Sessão de cinema Exibição do filme Saneamento Básico Local: Cinema Cyber Planet Alunos do Jornalismo e da Publicidade no Cine Cyber Planet, no primeiro dia do 9º CI.COM. Alunos do 6º termo de Jornalismo fazem cobertura o evento sob a supervisão dos professores Ricardo Cassiolato Torquato (Telejornalismo) e Márcia Molina (Radiojornalismo), na foto.

17 DIA 19 Abertura Oficial Profa. Ms. Ana Luisa Antunes Dias, coordenadora do curso, realiza a abertura do 9º CI.COM. Prof. Dr. Roldão Simione, Diretor Geral da FAI, prestigia o evento e fala aos alunos do curso de Comunicação.

18 Palestra: "O Publicitário no interior". Palestrante: Dênis Fornari, publicitário, gerente de marketing da Colormaq. Colaborador semanal dos jornais: Folha da Região (Araçatuba) e Impacto (Adamantina). Da esquerda para direita: Dênis Fornari, palestrante, Prof. Dr. Roldão Simione, Diretor Geral da FAI e Profa. Ms. Ana Luisa Antunes Dias, coordenadora do curso de Comunicação Social.

19 Lançamento do Livro Digital: Meus escritos de memória, de Claudio Amaral, jornalista e blogueiro, trabalhou nos grupos Folha e JB e na Imprensa Oficial do Estado de SP. Local: Biblioteca Municipal Claudio Amaral, jornalista.

20 O jornalista Claudio Amaral autografa Meus escritos de memória, livro digital, que foi distribuído gratuitamente aos presentes.

21 Alunos do 6º termo fazem a cobertura jornalística do evento - atividades das disciplinas de Telejornalismo, Radiojornalismo e Fotojornalismo.

22 DIA 20 Palestra: Radiojornalismo no século XXI. Palestrantes: André Thieful, chefe de reportagem da Rádio Dirceu de Marília, atua na cobertura dos setores policial, cidade e cultura. Franz Netto, apresentador do Jornal da Cidade da Rádio Dirceu e primeiro repórter aéreo do Brasil, atuou nas rádios Bandeirantes, Globo e Capital. Local: Biblioteca Municipal Os jornalistas André Thieful e Frazz Netto, palestrantes da noite. Profa. Ms. Ana Luisa Antunes Dias, coordenadora do curso de Comunicação Social entre os jornalistas André Thieful e Frazz Netto.

23 Ailime Iniraí, aluna do 6º termo, entrevista o palestrante André Thieful, em atividade da disciplina Telejornalismo. O tema radiojornalismo atraiu radialistas da cidade. Na foto, da esquerda para direita, representante da 89 FM, profa. Márcia Molina, Jonas Bonassa, o Sabiá, dono do Grupo Jóia de Comunicação e Profa. Ana Luisa Antunes Dias.

24 DIA 21 Oficinas: 1. A prática do radiojornalismo. Giuliano Panvecchio, jornalista, atuou nas Rádios Clube Am e Califórnia FM, de Osvaldo Cruz, e Rádio Vanguarda FM, de Sorocaba. 2. É sócio-proprietário da Garp Comunicação Integrada de Osvaldo Cruz. Local: Núcleo Midiático, campus I. Vagas: 30.

25 3. Noções de Webdesign e animação em Flash. Mateus Fardin Lima, publicitário formado pela FAI em 2007, desenvolve trabalhos como webmaster e programador. Local: Laboratório de Informática, campus I. Vagas: 23

26 4. Diagramação de mídia impressa. Eleandro Festa, publicitário, é diretor de arte da Garp Comunicação Integrada de Osvaldo Cruz e Técnico em Diagramação da FAI, atuou como Assistente de Arte na Remat Propaganda e Marketing de Marília e como Assistente de Criação na Promarke de Pres. Prudente. Local: Laboratório de Informática, campus I. Vagas: A prática do telejornalismo. Cássia Mota, jornalista, é editora da TV Fronteira, afiliada da Rede Globo, e atua na edição dos telejornais SPTV 1ª e 2ª edição e realiza edição de matérias para o telejornal Bom Dia São Paulo. Local: Sala 10, campus I. Vagas: 30.

27 6. Linguagem Cinematográfica. Cacá Haddad, é apresentador do programa Cultura Livre da Rádio Cultura de Adamantina. Possui Graduação e Mestrado em Ciências da Comunicação Social pela Università Pontificia Salesiana, Itália. Local: Sala 11, campus I. Vagas: 30

28 DIA 22 ENCERRAMENTO Palestra: "Os caminhos da publicidade". Palestrante: João Alberto Faria, publicitário e Relações Públicas da DPZ - Dualibi Petit Zaragoza Propaganda, de São Paulo.

29 Local: Biblioteca Municipal

30

31 Premiação do Concurso de Cartazes para o 9º CI.COM - entrega de certificados para os três primeiros colocados. Prof. Dr. Roldão Simione, diretor geral da FAI, entrega certificado e livro aos primeiros colocados do concurso de cartazes. Alunos do 6º termo de Publicidade. Profa. Ana Luisa,coordenadora do curso e Prof. Dr. Roldão Simione, diretor geral da FAI, entregam certificados e livros aos classificados no concurso de cartazes. Alunos do 6º termo de Publicidade.

32 A seguir todas as artes inscritas. A votação foi realizada com todos do Curso de Comunicação Social, exceto os inscritos no concurso. O voto não foi obrigatório e a eleição foi realizada pelo prof. André Tiago Sichieri, da disciplina de Criação Publicitária.

33

34 SETEMBRO VISITA TÉCNICA: EDITORA ALTO ASTRAL, JORNAL BOM DIA E TV TEM VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DA CIDADE DE BAURU. Profa. Ieda Cristina Borges Relatório da atividade pedagógica envolvendo alunos da IES na disciplina de Inf. e Produção Gráfica e Projetos Experimentais, à coordenação do Departamento de Comunicação Social do curso de Comunicação Social Habilitação em Jornalismo, profa. Ms Ana Luisa Antunes Dias. ADAMANTINA SP 2008

35 PROJETO PEDAGÓGICO TÍTULO: Visitas: Editora Alto Astral/Jornal Bom Dia/TV TEM DATA: 23/09/08 (terça-feira) COORDENADORA: Prof. Ieda Borges PARTICIPANTES: 14 acadêmicos: 4º termo de C S Hab. Jornalismo e PP 8 termo de C S Jornalismo LOCAL: Cidade de Bauru/SP ATIVIDADES PREVISTAS: Conhecer o processo produtivo de peças gráficas: revistas (Editora Alto Astral) e jornal Bom Dia e produção do telejornalismo da emissora TV TEM (afiliada Rede Globo). OBJETIVO: Atender a proposta da ementa da disciplina de Informática e Produção Gráfica, em propiciar ao aluno o conhecimento da estruturação gráfica e das modernas técnicas de diagramação em projetos gráficos diversos. CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DOS ALUNOS: - Utilizar a percepção e a criatividade dos alunos para a criação e desenvolvimento de ações em comunicação através dos recursos gráficos;

36 - Estimular a compreensão e elaboração de mensagens visuais através dos recursos tipográficos, design. - Elaborar através de critérios teóricos peças gráficas através de um planejamento; - Verificar o trabalho integrado da equipe de jornalismo e criação no fechamento das edições de revistas e jornais. - acompanhar o processo produtivo em uma emissora com programação regional na grade nacional de TV aberta. JUSTIFICATIVA: O mercado editorial de revistas cresceu 27% desde Segundo dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC- 2007), o segmento de revistas populares registrou expansão de 11% no ano passado, enquanto as revistas de celebridades avançaram 2% e as revistas semanais informativas perderam 1.5%. O segmento popular é liderado pela Editora Abril, que vem mantendo share próximo de 60% nos últimos anos, seguida por Escala (TV Brasil, Sete Dias com Você, TV Novelas e Conta Mais), que perdeu terreno em 2007, de 22% para 18%; Alto Astral (Malu e Guia da TV), que fez o caminho inverso, de 10% para 14,5%. A Editora Alto Astral de Bauru, atua em 14 segmentos, e ocupa o segundo lugar no mercado editorial brasileiro. E possui um amplo trabalho para estagiários do curso de comunicação social e processo seletivo para cobertura de férias e posterior contratação. Uma ótima oportunidade de conhecer nicho de mercado. O Jornal Bom Dia, pertence a Rede Bom Dia, com afiliadas de TV, como a TV Tem de Bauru. Implantou desde 2005 um diferencial em jornalismo, com estilo redacional próprio e uma paginação fora dos padrões dos grandes veículos da mídia impressa do estado. A TV TEM é a TV aberta com retransmissão do sinal da Rede Globo, emissora líder do mercado. O telejornalismo regional possui a maior audiência no horário e disponibiliza várias equipes para a cobertura da área de abrangência no interior do estado.

37 REGISTRO: Editora Alto Astral: Jornal Bom Dia: TV TEM:

38 RELAÇÃO DOS ALUNOS ENVOLVIDOS NA PROPOSTA: NOME/TERMO RA CELULAR CIDADE 15. DAIANE BENETÃO/8T 0950/ ADTNA 16. CAMILA T TAVARES/8T 0135/ ADTNA 17. RODRIGO AURESCO/8T 0985/ ADTNA 18. LETICIA J SILVA/4T 0002/ ADTNA 19. NATALIA L SANTOS/4T 1102/ ADTNA 20. ELAINE RODRIGUES/6T 0553/ ADTNA 21. JAQUELINE/2T 0153/ ADTNA 22. FERNANDA A BRONHARO/8T 1340/ OSVALDO CRUZ 23. GISELE MENDES/8T 1405/ OSVALDO CRUZ 24. LUIZ OLIVEIRA/8T 1721/ OSVALDO CRUZ 25. ALINE V TRUCHETTI/4T 0433/ OSVALDO CRUZ 26. THIAGO CASTELLI/4T 0008/ TUPA 27. DRIELI/2T 0639/ TUPÃ 28. PROF IEDA BORGES MARILIA CUSTOS - DESLOCAMENTO: Transporte van 15 lugares Sr Roberto ( / ) valor R$ 560,00.

39 COBERTURA JORNALÍSTICA DO II CIC FAI Congresso de Iniciação Científica Data: de 22 a 24 de outubro Professor Responsável: Márcia Molina Disciplina: Radiojornalismo II Prof. Márcia Molina e aluno do 6º termo de Jornalismo, Eduardo Ross. Ross Alunas da FAI na apresentação dos pôsters. Aluna do 6º termo rmo de Jornalismo entrevista membro da comissão organizadora do evento.

40 OUTUBRO/NOVEMBRO CURSO: Comunicação Social - Jornalismo DISCIPLINA: Fotojornalismo II TERMO: 6 PROFESSOR RESPONSÁVEL: Mariana Martins Mtb /SP TEMA/MEIO: Fotografia de Espetáculo LOCAL: Biblioteca Municipal 1. TÍTULO: Fotografia de Espetáculo 2. APRESENTAÇÃO: O Presente trabalho pretende de forma prática iniciar os discentes na fotografia de espetáculo. Divididos em grupos, os discentes realizam encenações (esquetes) enquanto os outros grupos captam as imagens. Uma atividade que une a criatividade com elementos da técnica fotográfica. 3. OBJETIVOS: Iniciar os alunos na fotografia de espetáculo, aliando técnica ao olhar fotográfico. Promover a integração dos discentes. Trabalhar a criatividade como processo. 4. JUSTIFICATIVA: A fotografia de espetáculo está presente no jornalismo diário, de revista e webjornalismo. Desta forma é necessário que os discentes recebam subsídios necessários para estarem aptos a captarem imagens desta natureza. 5. RECURSOS HUMANOS: Discentes do 6 termo de comunicação Social - jornalismo Docente da disciplina de fotojornalismo II 6. RECURSOS MATERIAIS: Câmeras digitais (compactas e semi-profissionais) Som Iluminação cênica MÊS/ANO AGO SET OUT NOV DEZ Captação das X imagens Edição de imagens X 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: KEENE, Martin. Fotojornalismo: Guia Profissional. 1 ed. Lisboa: Dinalivro, 2002 CAMARGO, Isaac Antônio. Reflexões sobre o pensamento fotográfico. 1 Ed. Londrina, Ed UEL, 1999.

41

42

43 NOVEMBRO A Revista PerCurso compreende parte das atividades pedagógicas desenvolvidas no 6º termo de Jornalismo. A publicação faz parte do projeto Jornal Laboratório, atividade em que os alunos praticam o fazer jornalístico durante todo o semestre. Por ser desenvolvido de forma conjunta entre as disciplinas de Redação Jornalística, Edição, Fotografia e Planejamento Gráfico, o trabalho possibilita o conhecimento multidisciplinar da comunicação. A distribuição do material impresso foi feita pela coordenação de curso aos alunos envolvidos no projeto e às prefeituras dos 31 municípios pertencentes a Nova Alta Paulista. O material também foi distribuído aos alunos ingressantes em 2009 como forma de divulgação das atividades do curso. O projeto da revista encontra-se a seguir e o arquivo da publicação encontra-se em anexo.

44 6º TERMO JORNALISMO/COMUNICAÇÃO SOCIAL REVISTA PERCURSO Jornalismo - Comunicação Social ADAMANTINA SP 2008

45 PROJETO PARA JORNAL LABORATÓRIO: REVISTA PERCURSO Projeto para realização do Jornal Laboratório apresentado ao Departamento de Comunicação Social da FAI conforme exigência da grade acadêmica. ADAMANTINA SP 2008

46 2 APRESENTAÇÃO Público-alvo Periodicidade Tiragem Projeto Editorial Conceitos Definições Projeto Gráfico Conceitos Definições Definição de caracteres tipográficos e espaços Títulos Margens Suporte Softwares utilizados para editoração eletrônica... 53

47 1 TÍTULO DA PUBLICAÇÃO Revista PerCurso 2 APRESENTAÇÃO Este projeto de caráter experimental é resultado do trabalho conjunto dos aluno do 6º termo do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da FAI Faculdades Adamantinenses Integradas de Cada etapa do processo de desenvolvimento deste jornal-laboratório, permitiu aos alunos o exercício de elementos capitais do processo jornalístico: pauta, reportagem, redação, fotografia, edição e design gráfico. Possibilitou ainda o navegar em águas ainda obscuras para o curso de Comunicação Social: jamais havia sido realizada uma publicação no estilo magazine na FAI. A partir do momento em que foi decidido praticar o jornalismo de revista, avistamos a possibilidade, também inédita, de dar vida às características da região em que vivemos: a Nova Alta Paulista, que há muito carece do debate de seus próprios habitantes como também da imprensa local. Procuramos então traçar um perfil sócio-econômico da Região, abordando sua história e apontando alternativas para seu desenvolvimento. O título escolhido para a publicação é PerCurso. A união das palavras per, que em latim pode significar por e para, com curso, que tem o mesmo significado, dão ao título o significado de algo feito por ou para o curso universitário. Mas também permite a interpretação literal, com percurso significando algo a ser ou que foi percorrido para se atingir uma meta. O assunto tratado encaixa-se fielmente ao título, já que também procuramos desvendar os caminhos da Nova Alta Paulista.

48 2.1 Público-alvo Tradicionalmente, as magazines são bem acolhidas por grande parte dos leitores. A revista, diferente do jornal, tem um prazo de validade maior, conseqüentemente, permanece mais tempo em posse do leitor. Desta forma procurou-se atingir as classes sociais A, B e C, de forma que a linguagem utilizada pelo veículo fosse compreensível a um leitor médio. 2.2 Periodicidade Espera-se, à priori, uma única edição da revista. Mas nada impede que outras edições sejam veiculadas buscando novas problemáticas e diferentes abordagens. O veículo permite outras possibilidades temáticas com o mesmo projeto. 2.3 Tiragem A tiragem será de mil exemplares para atender a demanda editorial. 3 Projeto Editorial 3.1 Conceitos O projeto editorial visa criar uma personalidade própria para a revista PerCurso. Para isso, consideramos as características dos redatores e do público a que é destinada a publicação. A redação das matérias permitirá diferentes pautas e formatações da matéria. O estilo da redação é livre e admitirá peculiaridades e elementos textuais característicos do autor. Entretanto, será preservada a linguagem jornalística que evita adjetivações, redundâncias e palavras rebuscadas. Deverá ser clara, concisa e direta. Os termos técnicos deverão ser explicados para facilitar a compreensão do leitor médio.

49 Cada aluno atribui a si a função que desempenhará na publicação: Repórteres, diagramadores ou editores. Com estes últimos, junto com um Editor-Chefe, será formado com o professor responsável pela disciplina de Edição Jornalística II o Conselho Editorial, responsável pelas decisões relativas à publicação, desde o planejamento gráfico e editorial ou a solução de qualquer outro problema. Caso sejam usadas siglas na matéria, estas deverão ser expostas primeiro seguido do seu significado separados por hífen. Números de 1 (um) à 10 (dez) deverão ser grafados por extenso. 3.2 Definições Caberá à publicação diferentes seções, ou editorias, divididas pela temática que abordam. Nesta edição, a publicação será distribuída da seguinte maneira: CAPA Logo da revista, data e número de edição. Uma fotografia que sintetize ou represente o tema abordado. Será permitido fotomontagens. Chamadas, caso houver. Título de uma linha e subtítulo de no mínimo uma linha. 2ª E 3ª CAPAS Espaço destinado à publicidade. 4ª CAPA Fotografia com o todo o expediente. PÁGINA 3 Apresentação e Editorial PÁGINA 4 - Sumário 4 PÁGINAS (5, 6, 7 e 8) Seção Política : Retranca: Políticas públicas para o desenvolvimento regional.

50 3 PÁGINAS (9,10 e 11) Seção Bioenergia : Retranca: Bioenergia e o desenvolvimento na Alta Paulista. 2 PÁGINAS (12 e 13) Seção Segurança : Retranca: As penitenciárias construídas na região: causas e efeitos 3 PÁGINAS (14, 15 E 16) Seção Empresas : Retranca: Empresas modelo para o desenvolvimento regional 3 PÁGINAS (17, 18 E 18) Seção Agricultura : Retranca: Futuro de atividades agrículas tradicionais 3 PÁGINAS (20, 21 E 23) Seção Imprensa : Retranca: O papel dos veículos de comunicação 3 PÁGINAS (24 E 25) Seção Educação : Retranca: A qualificação profissional como forma de fortalecimento regional 1 PÁGINA (26) Seção Empresas : Retranca: Grandes redes empresariais descobre a região 3 PÁGINAS (27, 28 E 29) Seção Infraestrutura : Retranca: Qual a situação da infraestrutura da Nova Alta Paulista 1 PÁGINA (30) Seção Empresas : Retranca: As incubadoras de empresas ajudam o desenvolvimento empresarial 3 PÁGINAS (31, 32 E 33) Seção História : Retranca: A história da colonização na Nova Alta Paulista Pág Expediente

51 4 Projeto Gráfico 4.1 Conceitos A revista terá trinta e seis páginas, todas coloridas tendo em vista a importante inovação gráfica buscada pela publicação-experimental, visto que as páginas preto-e-branco não valorizariam e não são recomendáveis para o trabalho no estilo magazine. A paginação das matérias será estabelecida de acordo com o assunto tratado. Utilizaremos página com cinco colunas, permitindo eventualmente alterações, para proporcionar dinamicidade à publicação. Duas colunas de texto preencherão quatro da página. Uma coluna de um dos cantos da página não será utilizada, valorizando assim o contraste, leveza e modernidade da publicação. Contudo, deve-se levar em consideração que a legibilidade de um texto depende da tipografia, de espaços em branco, do corpo usado, do comprimento das linhas, do espaçamento entre elas, do branco entre a mancha de impressão e a margem de corte. Assim, as medidas gráficas estabelecidas não deverão fugir ao tamanho determinado da publicação para que não ocorra a medida falsa. Com isso pretende-se que a unidade, harmonia e ritmos sejam valorizados. As margens largas são consideradas importantes para a aparência e para a legibilidade, por esta razão também que foram criadas cinco colunas, usando-se apenas quatro para a disposição do texto, e uma para legenda das fotografias, havendo maior exploração do branco, tornando o impresso com visual mais agradável.

52 4.1 Definições Definição de caracteres tipográficos e espaços Título: Arial Black, corpo 48; Corpo de Texto: Garamond, corpo 11, espaçamento e entrelinhas 14 pontos condensado a 90%, texto justificado, alinhado à esquerda; Legendas: Garamond, corpo 12; Créditos Texto: Garamond negrito e itálico, corpo 12; Créditos Foto: Arial, corpo 06; Chapéu: Arial, negrito, corpo 24; Títulos Títulos: até 40 toques; chamadas: 1 a 2 linhas. Fotolegenda: até 10 linhas Reportagem: não há número mínimo ou máximo de linhas uniformemente estipulados. Estes serão definidos na reunião de pauta Margens 10mm interna 10mm superior 15mm externa 15mm inferior Suporte Papel Couché 235 x 352 cm. Gramatura do papel: Capa 180%, Interna 90%. Cinco colunas. Espaçamento de colunas: 1.

53 4.2 Softwares utilizados para editoração eletrônica Microsoft Word, para edição de textos. Adobe Indesign, para a diagramação do jornal. Adobe Photoshop, para tratamento de imagem e artes.

54 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2009

55 MAIO EVENTO: PROFESSOR RESPONSÁVEL: Ieda Borges. DATA: 04 de maio de LOCAL: Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso OBJETIVO: : o Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia retoma as discussões sobre a importância da liberdade para a consolidação de uma imprensa e uma sociedade em que a cidadania seja um valor pleno e acessível a todos. TEMA GERAL Jornalismo, uma indústria pelo pensamento democrático A questão da liberdade de imprensa é essencial para fortalecimento dos laços democráticos. Um dos pilares mais vulneráveis em regimes autoritários é a imprensa e a comunicação. Apesar de alcançarmos as garantias democráticas, tanto individuais ividuais como coletivas, a ameaça à liberdade de imprensa se revela de diversas maneiras no Brasil, seja via agentes políticos, seja pela criminalidade e violência, seja por meio de pressões econômicas. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES: CONFERÊNCIAS E PAINÉIS: 8h30 às 9h30 - Recepção dos inscritos e convidados 9h30 - Welcome Coffee 9h30 - Sessão de Abertura

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto Projeto Festival Clube da Viola Resumo do Projeto A música brasileira é um dos elementos culturais que contribuem para a criação e o fortalecimento de uma idéia de pertencimento nacional, promovendo uma

Leia mais

MEDIA TRAINING: COMO SE COMUNICAR COM A IMPRENSA. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

MEDIA TRAINING: COMO SE COMUNICAR COM A IMPRENSA. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias MEDIA TRAINING: COMO SE COMUNICAR COM A IMPRENSA Ingresso Janeiro 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias MEDIA TRAINING: COMO SE COMUNICAR COM A IMPRENSA Num mundo midiático e acelerado,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Manual com normas para solicitação de produção e publicação de material informativo jornalístico no site, lista de

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão.

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão. 1. APRESENTAÇÃO O VARAL DO DESIGN é uma mostra nacional de cartazes aberta a designers e artistas gráficos de todo o País. A cada edição o evento tem um tema único que pretende valorizar a criação autoral

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MARÍLIA CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRÊMIO UNIMAR DE PUBLICIDADE E JORNALISMO REGULAMENTO CATEGORIA UNIVERSITÁRIA

UNIVERSIDADE DE MARÍLIA CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRÊMIO UNIMAR DE PUBLICIDADE E JORNALISMO REGULAMENTO CATEGORIA UNIVERSITÁRIA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRÊMIO UNIMAR DE PUBLICIDADE E JORNALISMO REGULAMENTO CATEGORIA UNIVERSITÁRIA APRESENTAÇÃO O Prêmio Unimar de Propaganda é um evento dirigido aos alunos

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: Gislaine Biddio Rangel¹; Ana Beatriz Araujo Velasques². 1 Aluna do Curso

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA OS GRUPOS QUE ESTÃO PRODUZINDO UMA: REPORTAGEM Tipos de Textos Características

Leia mais

Elaboração de pauta para telejornal

Elaboração de pauta para telejornal Elaboração de pauta para telejornal Pauta é a orientação transmitida aos repórteres pelo pauteiro, profissional responsável por pensar de que forma a matéria será abordada no telejornal. No telejornalismo,

Leia mais

EXPEDIÇÕES FOTOGRÁFICAS: UM NOVO OLHAR SOBRE O BAIRRO

EXPEDIÇÕES FOTOGRÁFICAS: UM NOVO OLHAR SOBRE O BAIRRO EXPEDIÇÕES FOTOGRÁFICAS: UM NOVO OLHAR SOBRE O BAIRRO Com passos apressados, paisagens se transformam em borrão. Estamos atrasados, com pressa, em cima da hora, ou ainda mesmo com tempo, mas o hábito e

Leia mais

PROCESSO SELETIVO/2012_2 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO/2012_2 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO PROCESSO SELETIVO/2012_2 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO O curso de Comunicação Social seleciona estudantes das habilitações Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV para

Leia mais

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL LABCOM. Laboratório de Comunicação. Regulamento de Funcionamento do Laboratório de Comunicação

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL LABCOM. Laboratório de Comunicação. Regulamento de Funcionamento do Laboratório de Comunicação CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL LABCOM Laboratório de Comunicação Regulamento de Funcionamento do Laboratório de Comunicação 2005 2 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO... 03 II. OBJETIVOS... 03 III. CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS...

Leia mais

Joice Vieira Estagiária do Jornal Correio

Joice Vieira Estagiária do Jornal Correio Considero o Programa Correio de Futuro um ponta pé inicial para minha carreira profissional, pois apesar de não ter experiência em redação de jornal, o programa foi uma porta aberta que me levou a fazer

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

Cursos Online. Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor. Guia de Boas Vindas Primeiros passos. www.andrevinicius.

Cursos Online. Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor. Guia de Boas Vindas Primeiros passos. www.andrevinicius. Cursos Online Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor Guia de Boas Vindas Primeiros passos www.andrevinicius.com/ead Universidade do Corretor Olá! Tudo bem? É com imenso prazer

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2015 ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PRORROGADAS!!!! Até 18 de setembro de 2015.

REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2015 ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PRORROGADAS!!!! Até 18 de setembro de 2015. REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2015 ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PRORROGADAS!!!! Até 18 de setembro de 2015. Justificativa O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa da Agência da Boa Notícia, Organização

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS EM JORNALISMO Como unir os veículos formais e os inovadores

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS EM JORNALISMO Como unir os veículos formais e os inovadores INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS EM JORNALISMO Como unir os veículos formais e os inovadores Ingresso Janeiro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS EM JORNALISMO: Como

Leia mais

FESTIVAL DE MÚSICA RÁDIO MEC E RÁDIO NACIONAL REGULAMENTO 2015

FESTIVAL DE MÚSICA RÁDIO MEC E RÁDIO NACIONAL REGULAMENTO 2015 FESTIVAL DE MÚSICA RÁDIO MEC E RÁDIO NACIONAL REGULAMENTO 2015 1. DOS OBJETIVOS 1.1 O Festival visa revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas*, abrindo espaço na programação da Rádio Nacional,

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Dados de Mercado 2009/10

Dados de Mercado 2009/10 Dados de Mercado 2009/10 Dados de Mercado Revolução na Mídia Fenômeno de mídia na Europa e Estados Unidos, os tablóides de distribuição gratuita chegaram ao Brasil para revolucionar o mercado de comunicação.

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO PROJETO MISTURADA 2015/1

CHAMADA DE SELEÇÃO PROJETO MISTURADA 2015/1 CHAMADA DE SELEÇÃO PROJETO MISTURADA 2015/1 APRESENTAÇÃO O projeto Misturada é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e Comunidade (ProEx) e está vinculado ao Programa UDESC Musical. Foi criado

Leia mais

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA A UniCarioca, por meio do Núcleo de Ação Socioambiental (NASA) convida seus alunos a participarem da SEGUNDA EDIÇÃO do projeto IMAGINAR (inicialmente

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

Proposta de publicidade

Proposta de publicidade Proposta de publicidade Olá, prezado (a) Vimos por meio deste apresentar nosso Jornal e a nossa proposta de publicidade para seu negocio ou serviço, que segue-se adiante. Informação é fundamental nos dias

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

MICROFONE ABERTO O Desafio Ao Vivo em Radiojornalismo Ingresso Julho 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

MICROFONE ABERTO O Desafio Ao Vivo em Radiojornalismo Ingresso Julho 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias MICROFONE ABERTO O Desafio Ao Vivo em Radiojornalismo Ingresso Julho 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Microfone Aberto: O Desafio Ao Vivo no Radiojornalismo Rádiojornalismo

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

PERÍODO: 23 a 26 de outubro de 2012 Campus I da UEPB ASSUNTO: CHAMADA DE TRABALHOS 1ª CIRCULAR

PERÍODO: 23 a 26 de outubro de 2012 Campus I da UEPB ASSUNTO: CHAMADA DE TRABALHOS 1ª CIRCULAR PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS VII SEMANA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA EXTENSÃO E SUSTENTABILIDADE REGIONAL NO SÉCULO XXI: TECENDO DIÁLOGOS E CONSTRUINDO NOVOS CENÁRIOS.

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP EDITAL 02/2015 Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática Esse Edital refere-se ao Curso de Doutorado em

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL

INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL FAÇA SUA CAMPANHA PARA PROJETO PODER P - Planejamento O - Organização D - Delegação E - Execução R - Realização Lance sua campanha para Vereador com o Projeto

Leia mais

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA O Canal Futura acredita que a juventude brasileira tem um importante papel a desempenhar

Leia mais

MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA

MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA Pós-graduação MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA COORDENADORA: GLÁUCIA CENTENO 18/03/2016» 07/2017 400 HORAS IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS QUINZENAIS 1 : SEXTAS, DAS 18H30 ÀS 22H30

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Comunicação Empresarial MANUAL DO CURSO

Comunicação Empresarial MANUAL DO CURSO Comunicação Empresarial MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado 9h às

Leia mais

Jornalismo de Moda. A Instituição: Fashion Campus

Jornalismo de Moda. A Instituição: Fashion Campus Jornalismo de Moda A Instituição: Fashion Campus O Fashion Campus é uma instituição que oferece cursos de extensão nas áreas de moda, arte, design e comportamento em Brasília. Temos como objetivo preparar

Leia mais

Curso de Publicidade e Propaganda NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Publicidade e Propaganda NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Publicidade e Propaganda NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Viçosa, Minas Gerais 2015 1 INTRODUÇÃO As atividades complementares, inseridas no projeto pedagógico, têm por finalidade proporcionar

Leia mais

11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS. Centro Universitário UNIVATES

11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS. Centro Universitário UNIVATES 11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS Centro Universitário UNIVATES Apresentação do Projeto - Apresentação da instituição educacional Com sede no município de Lajeado, a Univates também

Leia mais

Design 3D. Formação em Web WEB DESIGN 3D 1

Design 3D. Formação em Web WEB DESIGN 3D 1 1 Formação em Web Design 3D Atualmente com o desenvolvimento para Web, a criação e montagem de sites, envolve um conhecimento mais aprofundado também na criação de 3D. Com a possibilidade de conexões mais

Leia mais

FEIRA MÚSICA BRASIL 2009

FEIRA MÚSICA BRASIL 2009 FEIRA MÚSICA BRASIL 2009 Edital de seleção de bandas Publicado no Diário Oficial da União de 24 de agosto de 2009 * O Presidente da Fundação Nacional de Artes Funarte, no uso das atribuições que lhe confere

Leia mais

cidade, envolvemos os cidadãos nas questões que afetam a vida de todos nós. Incentivamos a não

cidade, envolvemos os cidadãos nas questões que afetam a vida de todos nós. Incentivamos a não Eu pratico, e você? APRESENTAÇÃO Desde 2009, a RÁDIO ITATIAIA realiza, em parceria com empresas, um importante convite à sociedade mineira. Mais do que um projeto, o PRATIQUE GENTILEZA é uma convocação

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

5 Apresentação do método de avaliação de desempenho aplicado ao Programa TV Digital para as Áreas Rurais

5 Apresentação do método de avaliação de desempenho aplicado ao Programa TV Digital para as Áreas Rurais 5 Apresentação do método de avaliação de desempenho aplicado ao Programa TV Digital para as Áreas Rurais 5.1 A Rede Globo A Rede Globo é uma das maiores redes de televisão do mundo, com milhões de espectadores

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04 Práticas de Gestão Editorial Geovanne. 02 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) Como faço isso? Acesse online: 03 e 04 www. No inicio da década de 90 os

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital Conrado Adolpho Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011 Introdução ao Marketing Digital O ambiente digital impõe hoje novos desafios e oportunidades para empresas de todos os portes e setores.

Leia mais

Revista Lilica & Tigor

Revista Lilica & Tigor filhos família moda Revista Lilica & Tigor Lilica & Tigor é a revista produzida para o Grupo Marisol S.A., uma das maiores indústrias nacionais no segmento de vestuário, que hoje detém como marcas Lilica

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1

A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1 A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1 Isabela LOURENÇO 2 Caio Cardoso de QUEIROZ 3 Francisco José Paoliello PIMENTA 4 Universidade Federal de Juiz de Fora,

Leia mais

A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows

A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows Músicos vêm debatendo

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

Em 2009, a Fundação Padre Anchieta mais uma vez estará presente na Campus Party.

Em 2009, a Fundação Padre Anchieta mais uma vez estará presente na Campus Party. Mais uma vez, a cidade de São Paulo se prepara para receber a Campus Party entre os dias 19 e 25 de janeiro de 2009. Milhares de internautas vêm a cidade participar do evento, que é o maior encontro mundial

Leia mais

Comunicação Empresarial MANUAL DO CANDIDATO. Publicado em 19/01/2011. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen

Comunicação Empresarial MANUAL DO CANDIDATO. Publicado em 19/01/2011. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Comunicação Empresarial MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações: Central de Candidatos: (11) 5081-8225 Segunda a sexta -

Leia mais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Lustre sem graxa Engenharia de Produção Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Falo sempre com a minha família que não

Leia mais

PRÊMIO OAB-GO DE JORNALISMO EDITAL

PRÊMIO OAB-GO DE JORNALISMO EDITAL PRÊMIO OAB-GO DE JORNALISMO EDITAL 1. DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO O Prêmio OAB-GO de Jornalismo é um concurso jornalístico instituído pela Seção de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil para premiar matérias

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL BAIANO IF BAIANO COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

INSTITUTO FEDERAL BAIANO IF BAIANO COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUTO FEDERAL BAIANO IF BAIANO COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Rua do Rouxinol, 115, Imbuí, Salvador-BA, CEP 41720-052 Tel.: (71) 3186-0045 EDITAL DE ABERTURA - Processo de Seleção de Estágio em

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

JORNALISMO INTERNACIONAL. Ingresso Julho 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

JORNALISMO INTERNACIONAL. Ingresso Julho 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias JORNALISMO INTERNACIONAL Ingresso Julho 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Jornalismo Internacional O novo papel assumido pelo Brasil no cenário global, somado às profundas transformações

Leia mais

PESSOAL PONTO APRESENTAÇÃO

PESSOAL PONTO APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO PONTO PESSOAL A PONTO PESSOAL É A PRIMEIRA AGÊNCIA E REVISTA DIGITAL DE MARKETING PESSOAL DO BRASIL QUE TRABALHA ESTRATÉGIAS PARA DIFERENCIAR PESSOAS NO MEIO PROFISSIONAL. 2010-2015 MARKETING

Leia mais

CONCURSO DE FOTOGRAFIA FUNORTE: MONTES CLAROS PELO OLHAR UNIVERSITÁRIO 2015

CONCURSO DE FOTOGRAFIA FUNORTE: MONTES CLAROS PELO OLHAR UNIVERSITÁRIO 2015 CONCURSO DE FOTOGRAFIA FUNORTE: MONTES CLAROS PELO OLHAR UNIVERSITÁRIO 2015 1- GERAL O concurso de fotografia MONTES CLAROS PELO OLHAR UNIVERSITÁRIO é uma iniciativa das Faculdades Integradas do Norte

Leia mais

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas Mídia Kit Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier Jornalistas Índice Quem somos... 3 Conteúdo... 3 Temática... 4 Periodicidade... 5 Redes Sociais... 5 Estatísticas de visitas...

Leia mais

Belisa Giorgis Daiana Cunha Joyce Siqueira Leandra Gonçalves Sinara Sampaio

Belisa Giorgis Daiana Cunha Joyce Siqueira Leandra Gonçalves Sinara Sampaio Criação: Adriane Dienstmann Belisa Giorgis Daiana Cunha Joyce Siqueira Leandra Gonçalves Sinara Sampaio Esse projeto foi elaborado pelas alunas do Curso de Relações Públicas, disciplina de Captação de

Leia mais

Como navegar no mar de informações para atender as demandas de um escritório jurídico e seus clientes case Escritório Veirano

Como navegar no mar de informações para atender as demandas de um escritório jurídico e seus clientes case Escritório Veirano Como navegar no mar de informações para atender as demandas de um escritório jurídico e seus clientes case Escritório Veirano Cristina Lerina Patrícia Rocha Eusebia Diniz Simone Bispo edoc 2015 Rio de

Leia mais

A pauta é o material preparado pelo jornalista que tem como objetivo reunir o maior número de informações a respeito de um tema que deve se tornar

A pauta é o material preparado pelo jornalista que tem como objetivo reunir o maior número de informações a respeito de um tema que deve se tornar A pauta é o material preparado pelo jornalista que tem como objetivo reunir o maior número de informações a respeito de um tema que deve se tornar uma futura reportagem. Um resumo dos acontecimentos ;

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento.

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. MESTRADO 2010/2 GERAL 1. Onde são realizadas as aulas do Mestrado? E as matrículas? As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. 2. Qual a diferença

Leia mais

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso?

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso? A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Em 18 de Março de 2013, o mundo inteiro vai sorrir mais bonito. Neste dia, realizaremos juntos em todo o Brasil, 10 países da América Latina e Portugal a MAIOR TRIAGEM

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Tribuninha

Mostra de Projetos 2011. Tribuninha Mostra de Projetos 2011 Tribuninha Mostra Local de: Campo Mourão Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Faculdade Integrado de Campo Mourão Cidade: Campo Mourão Contato:

Leia mais

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Pedro Henrique SOUZA¹, Gabriel Henrique Geraldo Chaves MORAIS¹, Jessiara Garcia PEREIRA².

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2015. Edital de seleção de membros - Associação Atlética Acadêmica do Direito da Universidade Federal de Viçosa AAAD UFV

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2015. Edital de seleção de membros - Associação Atlética Acadêmica do Direito da Universidade Federal de Viçosa AAAD UFV EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2015 Edital de seleção de membros - Associação Atlética Acadêmica do Direito da Universidade Federal de Viçosa AAAD A AAAD torna públicas as normas do processo de seleção de membros.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL O trabalho consiste na resolução de um exercício e na confecção de um relatório. 17/10/2005 é o último dia para entrega. O trabalho deverá entregue impresso e o seu conteúdo gravado numa mídia. O formato

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME 1. O PRÊMIO O Prêmio ESTADÃO PME é uma iniciativa pioneira e única do Grupo Estado e tem como objetivos valorizar as melhores histórias de pequenas e médias empresas e estimular

Leia mais

SISEB Informa. 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. Ensino a distância (EAD) SisEB Curso: Ação cultural em bibliotecas

SISEB Informa. 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. Ensino a distância (EAD) SisEB Curso: Ação cultural em bibliotecas Ano I Número 6 setembro 2014 3 Ensino a distância (EAD) SisEB Curso: Ação cultural em bibliotecas 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias página 4 6 Encontro Prêmio São Paulo

Leia mais

Você deseja ter habilidade para dar entrevistas a jornalistas?

Você deseja ter habilidade para dar entrevistas a jornalistas? Você deseja ter habilidade para dar entrevistas a jornalistas? Aprimore sua capacidade de dar entrevistas para a imprensa Garanta a imagem pessoal/profissional positiva e a boa reputação O Treinamento

Leia mais

REGULAMENTO. VII Prêmio ANATEC

REGULAMENTO. VII Prêmio ANATEC REGULAMENTO VII Prêmio ANATEC O PRÊMIO ANATEC é uma realização da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDITORES DE PUBLICAÇÕES, com organização da GARRIDO MARKETING. Este projeto tem amplitude nacional e é dirigido

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho IMPRENSA IT. 36 08 1 / 6 1. OBJETIVO Administrar o fluxo de informações e executar ações de comunicação junto a imprensa sediada na capital e no interior de forma transparente, ágil, primando pela veracidade

Leia mais

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET SOBRE O CURSO A internet possibilita novos hábitos de consumo e inovadoras formas de negócios. Essa evolução tende a modificar cada vez mais as estruturas da sociedade,

Leia mais

de junho de 2007, destinados a profissionais com graduação ou bacharelado.

de junho de 2007, destinados a profissionais com graduação ou bacharelado. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU posgraduacao@poliseducacional.com.br O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU? A pós graduação lato sensu são cursos promovidos pelas faculdades do grupo POLIS EDUCACIONAL com mais de

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURTAS METRAGENS DOCUMENTÁRIOS REPORTAGENS JORNALÍSTICAS PARA VEÍCULOS IMPRESSOS (CDC) e TIRAS DE DESENHO EM QUADRINHOS (QCiência) - INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

MÍDIA KIT VAREJO PROMOCIONAL. meio & mídia

MÍDIA KIT VAREJO PROMOCIONAL. meio & mídia MÍDIA KIT VAREJO PROMOCIONAL 2015 O QUE É A CULT A revista Cult trouxe um novo conceito e quando chegou ao mercado, em 2005, agitou a mídia impressa com sua proposta inovadora. Já nasceu corajosa e trazendo

Leia mais

4UNIVERSIDADE DO CORRETOR

4UNIVERSIDADE DO CORRETOR 1 Conteúdo exclusivo 2 Cases e exemplos do mercado imobiliário 3 Ferramentas para melhorar os resultados 4 Técnicas e Atitudes em vendas para o CORRETOR DE IMÓVEIS VENDER MAIS! ESTUDE DE QUALQUER LUGAR

Leia mais

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana Gerência de Comunicação GCO tem por finalidade planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades de comunicação e editoriais do Confea. Competências da GCO 1. Organizar e executar projetos editoriais:

Leia mais

REGULAMENTO. A decisão da comissão julgadora será incontestável.

REGULAMENTO. A decisão da comissão julgadora será incontestável. REGULAMENTO 1 - OBJETIVOS A 11ª Mostra Nacional de Audiovisual Universitário realizada em Mato Grosso visa: a) identificar, reunir, exibir e discutir a produção audiovisual e cinematográfica realizada

Leia mais

O teatro de hoje e seu tempo

O teatro de hoje e seu tempo VIII Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais 10 e 11 de Julho de 2015 Campus I da FURB / Teatro Carlos Gomes / Blumenau O teatro de hoje e seu tempo Promoção Universidade de Blumenau FURB Programa

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Precisamos reinventar a forma de ensinar e aprender, presencial e virtualmente, diante de tantas mudanças na sociedade e no mundo do trabalho. Os modelos tradicionais

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014 O Observatório de Favelas torna pública, por meio desta chamada, as normas do processo de seleção de alunos para

Leia mais

As inscrições encontram-se abertas no período de 29 a 31 de agosto do corrente ano.

As inscrições encontram-se abertas no período de 29 a 31 de agosto do corrente ano. PROCESSO DE INSCRIÇÁO DOS ALUNOS DE JORNALISMO PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR EDITAL As Faculdades Integradas Barros Melo tornam público aos alunos matriculados no Curso de Jornalismo, que estarão abertas

Leia mais