SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VITÓRIA CURSO DE TURISMO / CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VITÓRIA CURSO DE TURISMO / CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL"

Transcrição

1 SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VITÓRIA CURSO DE TURISMO / CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ECOBASE ILHA DAS CAIEIRAS Vitória 2011

2 SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VITÓRIA CURSO DE TURISMO / CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Juarez Moraes Ramos Júnior Diretor Geral Luiz Cláudio Pereira Gerência Acadêmica Adriana Sartório Ricco Coordenação do Curso de Turismo Marisa Rocha Lopes Coordenação do Curso de Administração Renato Heitor Santoro Moreira Coordenação do Curso de Comunicação Social Juliana Mírian Porto Chaves Coordenação Geral do Projeto de Extensão Vitória 2011

3 1 APRESENTAÇÃO O Projeto Ecobases Ilha das Caieiras é um projeto de integração social coordenado pelo ICE - Instituto Capixaba de Ecoturismo, e conta com a colaboração do Ministério do Turismo e parcerias com a Secretaria de Estado de Turismo, Prefeitura Municipal de Vitória, Centro Cultural Ilha das Caieiras, e agora com a IES - Faculdade Estácio de Sá de Vitória. O Projeto elaborado pelo Instituto Capixaba de Ecoturismo ICE empenha-se em desenvolver a capacitação de agentes multiplicadores locais para atuarem em ações voltadas ao desenvolvimento do turismo em suas comunidades visando ampliar a relação entre moradores, turistas e visitantes, bem como trabalhar de maneira que a atividade turística promova o desenvolvimento turístico local de maneira sustentável. O projeto inicial visa à qualificação de jovens locais para conduzirem turistas em barcos pela Rota Manguezal, que será formatada pelos moradores da região. Ao todo serão 20 jovens entre filhos de pescadores e proprietários de empreendimentos locais que participarão do projeto. A proposta é organizar, iniciar e promover o serviço de passeio de cunho educativo no manguezal, a partir da formação desses jovens da comunidade como condutores locais de ecoturismo, onde possam atuar na condução dos passeios e gerar uma complementação da renda familiar. Todavia, além de trazer o benefício para suas famílias, os jovens terão a importante tarefa de auxiliar a fiscalização da Estação Ecológica e contribuir com a conservação deste berçário natural. A idéia é estabelecer, a partir de passeios no manguezal conduzidos pela comunidade, uma rede de serviços que agregue a culinária local, o artesanato e apresentações culturais. Como proposta inicial deste projeto, os jovens se qualificariam através dos cursos seguindo a instrução normativa do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que define normas e procedimentos para prestação de serviços, por condutores de visitantes e turismo, em Unidades de Conservação Federais e funcionaria em cinco etapas do projeto.

4 A primeira é a instalação da Ecobase, espaço para desenvolvimento das atividades do projeto, onde funcionará também o centro de educação ambiental da comunidade. Na sequência, será realizado o curso de formação de condutores locais de Ecoturismo. O projeto envolve, ainda, a elaboração de roteiro e organização dos serviços; a formação de Comitê Comunitário de Turismo Sustentável, para debater as políticas públicas para o fomento do turismo na comunidade; e divulgação e venda do produto formatado por meio de parcerias com academias de ensino superior, agências de turismo locais e dos principais destinos emissores. Nesta perspectiva, a IES - Faculdade Estácio de Sá de Vitória, por entender que uma boa forma de conhecer a qualidade e firmeza do tecido acadêmico-universitário é através de como a sua trama está baseada em pesquisas, consolidou uma parceria com o ICE Instituto Capixaba de Ecoturismo de modo a contribuir com o desenvolvimento local da comunidade da Ilha das Caieiras. A idéia do projeto é envolver atividades voluntárias de universitários em várias frentes de atuação acadêmica visando aproximá-los da realidade das comunidades carentes contribuindo assim para o desenvolvimento do turismo nessas comunidades. Acredita-se que ações práticas educativas como essas realizadas em comunidades carentes reforçam o papel social das Instituições de Ensino Superior no que tange à atuação acadêmica de alunos e professores, contribuindo para o processo de transformação de realidades sociais e na geração de renda e emprego dentro dos princípios da sustentabilidade. Essa interação entre acadêmicos e comunidades, pode promover ainda o intercâmbio de idéias, maior sensibilização quanto à formação humanística desses alunos e em última análise a efetivação da teoria aplicada à pratica dessas realidades sociais.

5 2 OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral Proporcionar aos discentes da IES - Faculdade Estácio de Sá de Vitória o estímulo à auto-aprendizagem e a aproximação do discente com a prática profissional no espaço de intervenção profissional, mediada pela reflexão crítica sobre a interrelação teoria e prática, bem como possibilitar aos agentes multiplicadores da comunidade da Ilha das Caieiras saberes e conhecimento teórico de modo a capacitá-los a desenvolver as diversas atividades envolvidas no processo de desenvolvimento local. 2.2 Objetivos Específicos Promover a Responsabilidade Social; Capacitar multiplicadores e atores sociais locais por meio de oficinas e cursos nas áreas de turismo e administração de empresas; Oportunizar a formação em nível de graduação a multiplicadores e atores sociais da comunidade envolvida, por meio de bolsas de estudo oferecidas pela Estácio de Sá de Vitória; Estimular o planejamento da atividade turística na comunidade por meio de desenvolvimento de ações, projetos e consultorias via Laboratórios de Turismo e Empresa Júnior; Discutir os caminhos e as possibilidades para se chegar a um turismo planejado de acordo com os princípios da sustentabilidade; Possibilitar a formação de cidadãos reflexivos, aptos a atuar em diferentes frentes de trabalho que o mercado oferece, gerando ainda oportunidades de estágio para os discentes do Curso de Turismo e horas de atividades complementares para os discentes do Curso de Administração e Comunicação Social; Aproximar a comunidade e o universo das organizações não-governamentais da IES, por meio da apresentação de ações e resultados via visitas e palestras promovidas pelo ICE Instituto Capixaba de Ecoturismo aos discentes da Estácio de Sá, Catalisar forças produtivas na relação Estácio/ comunidade.

6 3 JUSTIFICATIVA A atividade turística possui como a maior parte das atividades econômicas e sociais, a capacidade de promover impactos de ordem positiva ou negativa. É baseado nisto que diversos estudiosos vêm se preocupando em tornar pública a importância da preservação e do planejamento, de forma concreta e permanente. Essa atividade turística também está presente na vida cotidiana e pode alterar as condições de existência de uma localidade. Mas quando responsavelmente trabalhada, possui a característica de atuar como divulgadora da cultura de determinadas localidades. Entende-se por extensão as ações desenvolvidas sob a forma de programas, subprogramas, projetos e atividades, inseridos nas 11 (onze) áreas temáticas (Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia, Trabalho, Ciências Agrárias e Veterinárias, Espaços Construídos e Política e Economia), em consonância com as orientações do Plano Nacional de Extensão Universitária (PROEX, 2000). A comunidade de Ilha das Caieiras é o alvo deste trabalho de extensão, visto que é uma comunidade de pescadores, centro da gastronomia típica capixaba, traduzida pelas mãos das Desfiadeiras de Siri, que abastecem o mercado local de mariscos. O bairro de Caieiras é conhecido em Vitória por ser a principal referência gastronômica da cidade, com seus diversos restaurantes servindo pratos típicos, à base de peixes e frutos do mar. A maior parte dos moradores do bairro faz parte de famílias que estão ali há pelo menos 300 anos e, portanto, é considerada comunidade tradicional que conhece a história da cidade como poucos. Por tais características, foi contemplada com recursos do Ministério do Turismo para o desenvolvimento dessa atividade por sua capacidade de gerar renda e emprego para seus moradores. Neste sentido, este projeto de extensão universitária da IES - Faculdade Estácio de Sá de Vitória em parceria com o Instituto Capixaba de Ecoturismo - ICE, visa proporcionar uma inter-relação entre universidade e comunidade de modo que, este projeto de extensão não tem como princípio resolver os problemas da comunidade somente a partir do conhecimento erudito e de ações pontuais. E, sim de mobilizar acadêmicos a socializarem conhecimentos de modo que possam se deslocar as comunidades e promover a tão almejada integração entre teoria e pratica.

7 Nessa direção, as atividades foram organizadas com o objetivo de proporcionar ao discente a investigação e vivência dos aspectos da intervenção profissional visando construir conceitos, relações e inter-relações pertinentes à profissão do estudante de turismo, sob a orientação de docentes dos Cursos de Turismo, Administração e Comunicação Social.

8 4 METODOLOGIA Inicialmente foram realizadas reuniões pelo ICE Instituto Capixaba de Ecoturismo, organização não-governamental responsável pelo planejamento de ações e captação de recursos nas comunidades a serem assistidas pelo projeto, visto que o envolvimento de conselhos comunitários e de órgãos públicos e privados atuantes nas comunidades a serem trabalhadas torna-se importante para o melhor desenvolvimento dos trabalhos e implementação das ações de forma eficaz. Nesse sentido pretende-se que a atuação da IES - Faculdade Estácio de Sá de Vitória seja de caráter complementar e de apoio à de outros órgãos que operam na comunidade. O método norteador das diretrizes desenvolvidas neste projeto compreende inicialmente as seguintes ações da Estácio de Sá promovidas para a Comunidade de Ilha das Caieiras: 4.1 OFICINAS E CURSOS DIRIGIDOS A AGENTES MULTIPLICADORES E À COMUNIDADE EM GERAL Inicialmente, para que fosse possível suprir a demanda da comunidade, o Instituto Capixaba de Ecoturismo ICE solicitou que os cursos iniciais fossem nas áreas de Marketing e de Educação Financeira de modo que a comunidade pudesse ter noções de recepção e atendimento a visitantes e turistas, bem como capacitá-los a gerenciar as finanças pessoais e das organizações em que atuam. Serão ministradas por alunos acadêmicos oficinas na comunidade sob a orientação do professor responsável da IES, com carga horária pré-estabelecida de 30 e de 20 horas para 20 jovens agentes multiplicadores para a comunidade, bem como para a comunidade em geral, de modo a promover um embasamento teórico, proporcionando assim uma visão holística dos temas propostos. Neste momento participarão do projeto 04 alunos sob a supervisão da docente coordenadora do projeto de Extensão do Curso de Turismo da Faculdade Estácio de

9 Sá de Vitória ministrando a oficina sob o tema: Fundamentos de Marketing: como entender as mudanças do mercado e fomentar uma oportunidade de negócio (Carga Horária: 30h). Na área de administração, também participarão 02 alunos sob a supervisão de docente do Curso ministrando oficina sob o tema: Educação Financeira: pessoal e familiar (Carga Horária: 20h). No semestre de 2011/2 já está prevista a realização de oficina com o tema: Divulgando resultados: a comunicação comunitária como ferramenta (carga horária: 20h), com a participação de 02 alunos sob a supervisão de docente do Curso de Comunicação Social. Seguindo esta forma de trabalho, no primeiro semestre de execução do projeto, o número total de oficinas ministradas será de duas sendo a primeira do Curso de Turismo e a segunda do Curso de Administração. Nos semestres seguintes novas demandas da comunidade serão analisadas para a formatação de outras oficinas. As aulas teóricas serão ministradas no campus da Faculdade Estácio de Sá de Vitória e sempre que necessário, serão realizadas aulas de campo buscando contextualizar a realidade da comunidade. O transporte dos alunos da comunidade é de responsabilidade do ICE Instituto Capixaba de Ecoturismo. Para tanto, as oficinas serão ministradas por meio de aulas expositivo-dialogadas conduzidas pelos próprios alunos, sob a supervisão dos respectivos professores, onde se espera uma grande participação e interação entre os agentes multiplicadores da comunidade a partir da observação de casos reais, pois estaremos falando de uma realidade com a qual se identificam. Acredita-se que o desenvolvimento das oficinas só se tornará eficaz com a participação efetiva de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem: alunos acadêmicos e membros da comunidade.

10 4.2 CONSULTORIAS E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS A Faculdade Estácio de Sá por meio do Laboratório Modelo de Turismo e sua divisão NUPET Núcleo de Pesquisas e Estudos Turísticos, bem como Empresa Júnior e NEC Núcleo Experimental de Comunicação poderão prestar consultorias e desenvolver projetos voltados ao planejamento da atividade turística na comunidade de Ilha das Caieiras. Este projeto de extensão também contemplará visitas técnicas, elaboração de inventários turísticos, diagnósticos e prognósticos inerentes à atividade turística nas regiões que fazem parte da área de atuação do ICE Instituto Capixaba de Ecoturismo, podendo abranger todo o estado do Espírito Santo, de acordo com as demandas daquele Instituto e programação dos docentes e discentes da Estácio de Sá. 4.3 CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA GRADUAÇÃO EM TURISMO A Faculdade Estácio de Sá concederá anualmente uma bolsa de estudos semiintegral no valor percentual de 90% (noventa por cento) de desconto para o Curso de Graduação em Turismo, totalizando três bolsas de estudo destinadas a moradores da comunidade de Ilha das Caieiras. Os critérios para a seleção, efetivação da matrícula e renovação semestral da matrícula dos candidatos passarão pelas seguintes etapas: - Encaminhamento dos candidatos para o vestibular (com isenção de taxa de inscrição) pelo ICE Instituto Capixaba de Ecoturismo, que selecionará previamente os interessados e suas condições favoráveis para início e conclusão do curso; - Os candidatos aprovados terão sua colocação divulgada por ordem de classificação e a vaga anual será preenchida pelo aluno que obtiver a maior nota na prova do vestibular geral da Estácio de Sá; - Para a renovação semestral da matrícula, serão observados o percentual de aprovação nas disciplinas (que deverá ter o mínimo de 75% de aprovação), bem como o coeficiente de rendimento do aluno que deverá ser de no mínimo 7,0;

11 - O aluno também deverá comprovar por meio de relatórios assinados pelo ICE a sua atuação na prestação de serviços e desenvolvimento de atividades voltadas ao turismo na referida comunidade; - A vaga anual será disponibilizada a partir do semestre de 2011/2. Essa ação objetiva possibilitar a moradores carentes da referida comunidade o acesso ao ensino superior e a melhores oportunidades de inserção no mercado, bem como de propiciar a transferência de saberes para a comunidade no que se refere à sua autônoma condução das atividades voltadas ao turismo na localidade. Em contrapartida, serão atribuições do ICE junto à Estácio de Sá: 4.4 DIVULGAÇÃO DAS PARCERIAS DO PROJETO Caberá ao ICE Instituto Capixaba de Ecoturismo dar ampla divulgação da Estácio de Sá como parceria em todas as atividades de responsabilidade social que estiver envolvida direta e indiretamente, sempre que houver oportunidades de inserção midiática de tais ações, em quaisquer meios de comunicação. 4.5 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROJETO O ICE Instituto Capixaba de Ecoturismo responderá pela apresentação de ações e resultados por meio de palestras e participação em eventos internos da Estácio de Sá, bem como pela produção de relatórios semestrais das referidas ações desenvolvidas em parceria com a Estácio de Sá.

12 5 RECURSOS ENVOLVIDOS 5.1 RECURSOS HUMANOS Para que o projeto seja desenvolvido, será necessário o comprometimento dos docentes e discentes: - Coordenadora do Projeto de Extensão: Profª Juliana Mírian Porto Chaves; - Professores do Curso de Turismo, Administração e Comunicação Social selecionados semestralmente de acordo com as áreas de atuação das oficinas e cursos; - Alunos estagiários do Curso de Turismo, Administração e Comunicação Social selecionados de acordo com as demandas de ações a serem desenvolvidas semestralmente; 5.2 INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS - Laboratório de informática (uso no período matutino e vespertino); - Sala de aula (uso no período matutino e vespertino); - Laboratório Modelo de Turismo; - Retroprojetor; - Data-show;

13 6 RESPONSABILIDADES FINANCEIRAS DOS PARCEIROS CABERÁ A FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ: - Disponibilizar as instalações e equipamentos para a realização das oficinas e cursos ; - Disponibilizar os serviços prestados pelos profissionais envolvidos no laboratório Modelo de Turismo mediante consultoria /assessoria; - Conceder 03 (três) bolsas de estudo para o Curso de Graduação em Turismo, sendo uma por ano; - Disponibilizar horas-aula de docentes e horas de estagiários / discentes para a realização das oficinas e cursos; - Prestar consultoria via Empresa Junior mediante contrato de prestação de serviços específicos, contemplando todas as especificidades dos serviços contratados e respectivos custos constantes do Regulamento deste laboratório; - Disponibilizar os serviços de jornalismo e peças publicitárias prestados pelos profissionais envolvidos no NEC Núcleo Experimental de Comunicação. CABERÁ AO ICE - INSTITUTO CAPIXABA DE ECOTURISMO: - Disponibilizar transporte dos alunos da comunidade ao campus da Estácio de Sá de Vitória para a realização das oficinas e cursos; - Providenciar transporte, hospedagem e alimentação a docentes e discentes quando da realização de atividades de consultoria que envolver deslocamento;

14 7 CRONOGRAMA CALENDÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2011/1 FEVEREIRO Reunião entre IES Faculdade Estácio de Sá e ICE Instituto Capixaba de Ecoturismo para consolidar a parceria. Assinatura do Termo de Convênio entre IES Faculdade Estácio de Sá e ICE Instituto Capixaba de Ecoturismo. MARÇO Reunião entre IES Faculdade Estácio de Sá e ICE Instituto Capixaba de Ecoturismo para consolidar a definição do início das oficinas ministradas. Definição dos alunos para participarem do Projeto de Extensão. ABRIL Treinamento dos alunos dos Cursos de Turismo e Administração para ministrarem as oficinas Início da 1ª Oficina do Curso de Turismo MAIO Término do período da Oficina do Curso de Turismo Início da 1ª Oficina do Curso de Administração JUNHO Término do período da Oficina do Curso de Administração Entrega de relatórios dos cursos de Turismo e Administração com resultados finais do Projeto de Extensão Entrega dos relatórios promovidos pelo ICE Instituto Capixaba de Ecoturismo para a parceira Faculdade Estácio de Sá de Vitória-ES Palestra promovida pelo ICE Instituto Capixaba de Ecoturismo na Unidade Estácio de Vitória-ES JULHO Concessão da 1ª bolsa de estudos para a comunidade AGOSTO Início e término da 1ª Oficina do Curso de Comunicação Social

15 8 RESULTADOS ESPERADOS A IES Faculdade Estácio de Sá de Vitória tem como intuito contribuir para uma melhor formação científica e cidadã de seus alunos, professores e comunidade em geral. Contudo, acredita-se que o conhecimento desenvolvido em seus cursos deve acontecer além dos muros da Universidade, promovendo assim um intercambio cultural entre acadêmicos e comunidade, e uma educação que os emancipe enquanto cidadãos e profissionais. Para tanto, acredita-se que o Projeto de Extensão Universitária como atividade-fim integrada ao ensino e a pesquisa, seja um exercício de função social da IES - Faculdade Estácio de Sá de Vitória, pois possibilita a articulação da academia com a sociedade. Por fim, pretende-se alcançar os objetivos propostos inerentes ao projeto, e esperase catalisar forças produtivas na relação Estácio/ comunidade de modo que a academia possa contribuir para que a comunidade se desenvolva de forma planejada e sustentável.

16 REFERÊNCIAS EXTENSÃO. Projeto de Extensão Universitária - Disponível em: Acesso em 02 fev MOROZ, Melania; GIANFALDONI, Monica Helena T. A. O processo de pesquisa: iniciação, Brasília. Plano, UNESP. Análise e Avaliação dos Projetos de Extensão. Definição da Extensão e Finalidades. Disponível em: < >. Acesso em 13 fev UNIVERSIDADE. Estácio de Sá. Extensão Universitária. Disponível em: Acesso em 04 fev

17 APÊNDICES PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS

18 APÊNDICE A OFICINA OFERECIDA PELO CURSO DE TURISMO TEMA - FUNDAMENTOS DO MARKETING: COMO ENTENDER AS MUDANÇAS DO MERCADO E FOMENTAR UMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Docente: Profa. Juliana Mírian Porto Chaves Corpo Discente: Alexandre Xavier Lourenço Felippo Freitas de Campos John Ancântara Oliveira Paulino Simone Lino Pinto Local: Faculdade Estácio de Sá de Vitória-ES Carga Horária: 30 horas Período de Aulas: 18/04/2011 à 02/05/2011 Público Alvo: Agentes Multiplicadores da comunidade da Ilha das Caieiras Objetivos: Capacitar multiplicadores; Desenvolver o domínio das teorias e técnicas do universo do Marketing; Estimular o planejamento da atividade turística; Discutir os caminhos e as possibilidades para se chegar a um turismo planejado; Estabelecer caminhos e possibilidades para a inserção do marketing na comunidade; Formar cidadãos flexíveis, abertos a diferentes oportunidades de trabalho que o mercado oferece; Socializar conhecimentos; Catalisar forças produtivas na relação Estácio/comunidade.

19 Conteúdo Programático: Conceituações de nomenclaturas; Conceitos de Marketing; Conceitos de Marketing Turístico; Ambiente de Marketing; Segmentação de Mercado e Público Alvo; Estratégias de Negócios. Bibliografia: KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. Tradução Vera Whately. Rio de Janeiro: LTC, c1999. RUSCHMANN, Doris Van de Meene. Marketing turístico: um enfoque promocional. 4. ed. São Paulo: Papirus, TRIGUEIRO, Carlos Meira. Marketing e turismo: como planejar e administrar o marketing turístico para uma localidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, Etapas da Oficina: 1ª Etapa: A professora coordenadora do Projeto de Extensão iniciará a abertura da oficina, junto aos seus alunos acadêmicos da IES Faculdade Estácio de Sá de Vitória ministrando uma aula onde serão apresentados para os jovens multiplicadores da comunidade, conceitos introdutórios do universo do Marketing com referências bibliográficas que abordem esta temática. 2ª Etapa: Os alunos acadêmicos do curso de turismo da IES Faculdade Estácio de Sá de Vitória deverão receber os jovens da comunidade para uma vivência teóricoprática na biblioteca do campus da IES Faculdade Estácio de Sá de Vitória, onde deverão dirigir-se a biblioteca do Campus, e buscar no acervo bibliotecário informações que o ajudem a compreender os conceitos e a importância do Marketing, bem como a importância da pesquisa de marketing no turismo. Nesta

20 etapa, a participação dos alunos acadêmicos da IES é de extrema importância, pois eles devem atuar efetivamente de modo a ajudar os jovens multiplicadores da comunidade a se integrar com o ambiente acadêmico. Os alunos devem ajudá-los a pesquisar as inúmeras referências bibliografias encontradas no acervo bibliotecário do Campus. 3ª Etapa: Etapa virtual. Esta etapa será desenvolvida no ambiente acadêmico da IES - Faculdade Estácio de Sá de Vitória. Por entendermos que estamos vivendo em um mundo globalizado, e por acreditarmos que esses jovens agentes multiplicadores desta comunidade devam ter acesso ao meio virtual. Portanto, os alunos acadêmicos da IES Faculdade Estácio de Sá de Vitória promoverão esta inclusão digital, de modo que esses jovens agentes multiplicadores possam ser inseridos em um universo totalmente virtual. Para tanto, deverão acessar alguns sites relacionados ao Marketing, bem como a atuação do Marketing em Comunidades de sucesso, entre outros. 4ª Etapa: Após a pesquisa bibliográfica, e a inclusão digital, os jovens agentes multiplicadores da comunidade deverão colocar em prática o que aprendera na teoria. Doravante, será feita a divisão dos grupos de pesquisa para que juntos possam dar início a elaboração de um texto onde este deverá ser explicativo de modo a constatar como o marketing poderá ser inserido na comunidade a qual eles são os agentes multiplicadores, ou seja, a comunidade de Caieiras. Formas de Avaliação: Ao término das oficinas os alunos serão avaliados da seguinte forma: deverão apresentar um texto lógico de forma oral para a turma, texto este que deverá ser produzido pelos próprios agentes multiplicadores da comunidade, contendo referências bibliográficas, onde deverão contextualizar de que maneira eles irão aplicar a teoria que aprendera na prática no seu dia a dia da comunidade de Caieiras.

21 APÊNDICE B OFICINA OFERECIDA PELO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TEMA ECONOMIA DOMÉSTICA: ORGANIZAÇÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS E FAMILIAR Docente: Prof. Wellington Machado Lucena Corpo Discente: a ser selecionado Local: Faculdade Estácio de Sá de Vitória Carga Horária: 20 horas Período de Aulas: a ser programado em conjunto com o ICE Público Alvo: Agentes Multiplicadores da comunidade da Ilha das Caieiras Objetivo: Capacitar multiplicadores; Desenvolver atitude financeira sustentável no individuo e na família; Estimular o planejamento financeiro; Possibilitar o desenvolvimento de um fluxo de caixa a partir das receitas e despesas pessoais; Estabelecer caminhos e possibilidades para a inserção da economia domésticas na comunidade; Prover condições para que a comunidade utilize melhor seus recursos; Socializar conhecimentos; Catalisar forças produtivas na relação Estácio/comunidade. Conteúdo Programático: Matemática financeira básica. Fluxo de Caixa Financeiro. O Juro. Capital e Tempo. Regime Capitalização Simples. Regime de Capitalização Composta. Desconto Bancário. Elaborando um fluxo de caixa.

22 Como comprar com pouco. Economizando dentro de cada, boas práticas. Bibliografia: MÜLLER, Franz August. GARCIA, Adriana Martins. Matemática Aplicada à Administração, Economia e Contabilidade. São Paulo: Saraiva, GOLDSTEIN, Larry Joel; LAY, David C.; SCHNEIDER, David I. Matemática aplicada: economia, administração e contabilidade. São Paulo: Bookman, HARIKI, S. Matemática Aplicada: Administração, Economia e Contabilidade. São Paulo: Saraiva, Etapas da Oficina: [a serem descritas] Ao término das oficinas os alunos serão avaliados da seguinte forma: a) Desenvolvimento de um planejamento financeiro individual e para a família. Será desenvolvido uma planilha com projeção de receita e despesas fixas e variáveis da família.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX INTRODUÇÃO A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir permanentemente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Assim, a

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão

Leia mais

Relato de experiência sobre uma formação continuada para nutricionistas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

Relato de experiência sobre uma formação continuada para nutricionistas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco Relato de experiência sobre uma formação continuada para nutricionistas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco Introdução As ações educativas de promoção da saúde nas escolas remontam ao século passado,

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional Regulamento do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) tem como objetivo

Leia mais

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS JUNHO/2011 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. Os cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE RESOLUÇÃO CONSUN Nº 009/2012

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE RESOLUÇÃO CONSUN Nº 009/2012 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE RESOLUÇÃO CONSUN Nº 009/2012 Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Alterada pela

Leia mais

3. EIXOS DE DESENVOLVIMENTO (*):

3. EIXOS DE DESENVOLVIMENTO (*): PAC UFSCar 2016 1.INTRODUÇÃO A Política de Capacitação da UFSCar estabelece as diretrizes para capacitação de servidores com vistas ao desenvolvimento de um processo de educação continuada e permanente

Leia mais

RESOLUÇÃO 001/2014 DA CONCEPÇÃO E DOS OBJETIVOS

RESOLUÇÃO 001/2014 DA CONCEPÇÃO E DOS OBJETIVOS RESOLUÇÃO 001/2014 Dispõe sobre o Estágio Curricular Supervisionado do curso em atendimento ao que prevê o Projeto Pedagógico do Curso de Administração. A Coordenação do Curso de Administração, no uso

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO Aprova o Regulamento de Estágio do Curso de Turismo da Universidade Estadual do Centro- Oeste, UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO:

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS O componente curricular denominado Atividades Acadêmico-Científico- Culturais foi introduzido nos currículos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UEPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO. Chamada Pública nº 01, de 27 de janeiro de 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UEPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO. Chamada Pública nº 01, de 27 de janeiro de 2016 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UEPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO Chamada Pública nº 01, de 27 de janeiro de 2016 Processo Seletivo para Apoio Técnico, Acadêmico e Operacional

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1S - 2011 - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

PLANO DE ENSINO - 1S - 2011 - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS PLANO DE ENSINO - 1S - 2011 - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO: Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários TURNO: Noturno DISCIPLINA: Gestão Mercadológica de Vendas SEMESTRE: 3º semestre

Leia mais

EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA

EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco FACEPE convida as universidades públicas de Pernambuco, federais ou estaduais,

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES 152 AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES Silvana Alves Macedo 1 Reginaldo de Oliveira Nunes 2 RESUMO O processo da Auto-Avaliação Institucional ainda é um

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 17/2004

RESOLUÇÃO Nº 17/2004 RESOLUÇÃO Nº 17/2004 Dispõe sobre Estágios na Faculdade de Ciências Biológicas e de Saúde de União da Vitória, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas de União da Vitória e da Faculdade de Ciências

Leia mais

PLANO INSTITUCIONAL DE CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

PLANO INSTITUCIONAL DE CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS PLANO INSTITUCIONAL DE CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O objetivo primordial do Plano Institucional de Capacitação de Recursos Humanos

Leia mais

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA. Parte 1 (solicitante)

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE REFENCIA EM FORMAÇÃO E APOIO

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Curitiba, 13 de março de 2015. Orientação referente aos Programas de Ampliação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 18/2014/CONEPE Aprova criação do Programa de Pós-Graduação em Administração

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARATY INSTITUTO C&A DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO CASA AZUL

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARATY INSTITUTO C&A DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO CASA AZUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARATY INSTITUTO C&A DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO CASA AZUL EDITAL CONCURSO ESCOLA DE LEITORES PARATY - RJ 2009/2010 OBJETO: Seleção de projetos para o Concurso

Leia mais

a) Estar regularmente matriculados no curso;

a) Estar regularmente matriculados no curso; (35) 3690-8900 / 3690-8958 (fax) br ESTÁGIO CURRÍCULAR SUPERVISIONADO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014) 1 Caracterização Os cursos de Engenharia de Produção do Brasil são regidos pelas

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Produção de Texto Dissertativo-Argumentativo: o ENEM como Horizonte

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Produção de Texto Dissertativo-Argumentativo: o ENEM como Horizonte MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACIC FACULDADE VISCONDE DE CAIRU FAVIC NÚCLEO DE EXTENSÃO PROJETO DE MONITORIA DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACIC FACULDADE VISCONDE DE CAIRU FAVIC NÚCLEO DE EXTENSÃO PROJETO DE MONITORIA DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACIC FACULDADE VISCONDE DE CAIRU FAVIC NÚCLEO DE EXTENSÃO PROJETO DE MONITORIA DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS SALVADOR/ 2015 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...02 2. JUSTIFICATIVA...02

Leia mais

EdUECE- Livro 1 03430

EdUECE- Livro 1 03430 OS SABERES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Maria Irene Miranda Universidade Federal de Uberlândia RESUMO O trabalho aborda o Curso de Pedagogia

Leia mais

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL I) Apresentação Este documento descreve as diretrizes e parâmetros de avaliação de mestrado profissional em Administração,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação.

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação. DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL DOS OBJETIVOS Art. 1 O Sistema de Estágio da FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL terá por objetivos gerais:

Leia mais

REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO

REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO Res. CONSUN nº 49/03, 10/12/03 Art. 1 o O presente documento objetiva fornecer as orientações

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 17/CUn DE 10 DE ABRIL DE 2012. Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Federal de Santa Catarina

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 17/CUn DE 10 DE ABRIL DE 2012. Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Federal de Santa Catarina RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 17/CUn DE 10 DE ABRIL DE 2012 Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Federal de Santa Catarina O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal de Santa

Leia mais

ANPAD; Um representante da comunidade científica indicado pela Diretoria Artigo 5º ANDIFES. - São atribuições do Comitê Gestor: da

ANPAD; Um representante da comunidade científica indicado pela Diretoria Artigo 5º ANDIFES. - São atribuições do Comitê Gestor: da Regulamento do Curso de Mestrado Profissional Nacional em Administração Pública em Rede (PROFIAP) Artigo Capítulo 1º I - Objetivos administrativa produtividade tem O Mestrado avançada como objetivo Profissional

Leia mais

Encaminhamentos, processos e ações. política de contratação e gestão de pessoal. revisão do projeto pedagógico

Encaminhamentos, processos e ações. política de contratação e gestão de pessoal. revisão do projeto pedagógico CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VITÓRIA (CESV) 3.1.1.1. Organização Didático-Pedagógica (2) (3) (4) (5) previsão de alunos por turma em disciplina teórica de, no máximo, 80. relação aluno por docente, no

Leia mais

Gestão Estratégica de Negócios

Gestão Estratégica de Negócios INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão Estratégica de Negócios Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Santa Rita do Sapucaí MG Setembro de 2013

Leia mais

Padrões de Qualidade para Cursos de Comunicação Social

Padrões de Qualidade para Cursos de Comunicação Social MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Padrões de Qualidade

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 19/2011 SELEÇÃO 100 MULHERES DA PAZ - BAGÉ

PROCESSO SELETIVO Nº 19/2011 SELEÇÃO 100 MULHERES DA PAZ - BAGÉ PROCESSO SELETIVO Nº 19/2011 SELEÇÃO 100 MULHERES DA PAZ - BAGÉ A Guayí, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sediada na Rua José do Patrocínio 611, Bairro Cidade Baixa, Porto Alegre, RS,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ- BREVES FACULDADE DE LETRAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS INTRODUÇÃO

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Atualização do Regimento de 2012 Porto Alegre, março de 2015 Faculdade de Tecnologia de Porto Alegre Av. Julio de Castilhos,

Leia mais

NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. CAPÍTULO I Das considerações gerais

NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. CAPÍTULO I Das considerações gerais Sociedade de Educação e Cultura de Goiás www.faculdadearaguaia.edu.br Rua 18 n 81 Centro Goiânia Goiás Fone: (62) 3224-8829 NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA A Faculdade Raimundo Marinho FRM, em conformidade com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e em consonância

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de INFORMÁTICA II - FERRAMENTAS PARA ESCRITÓRIO. Parte 1 (Solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de INFORMÁTICA II - FERRAMENTAS PARA ESCRITÓRIO. Parte 1 (Solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

RESOLUÇÃO N 03/15 CAEPE RESOLVE

RESOLUÇÃO N 03/15 CAEPE RESOLVE Conselho de Administração, Ensino, Pesquisa e Extensão CAEPE RESOLUÇÃO N 03/15 CAEPE DISPÕE SOBRE AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES DA FACULDADE FTEC. O Conselho de Administração,

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução 80/07

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução 80/07 BACABAL-MA 2012 PLANO DE APOIO PEDAGÓGICO AO DOCENTE APRESENTAÇÃO O estímulo à produção intelectual do corpo docente é uma ação constante da Faculdade de Educação de Bacabal e para tanto procura proporcionar

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 21 de setembro de 2009.

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 21 de setembro de 2009. RESOLUÇÃO CAS Nº 32/2009, DE 21 DE SETEMBRO DE 2009. DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO NPPGE DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Padrões de Qualidade para Cursos de Graduação em Economia

Padrões de Qualidade para Cursos de Graduação em Economia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE ECONOMIA Padrões de Qualidade para Cursos

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO Considerando o objetivo de formação de docentes em que a atividade prática de prestação de serviços especializados é relevante à sociedade, torna-se necessário

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO 1 SUMÁRIO Lista de Anexos... 3 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL... 5 3. DEFINIÇÕES... 5 4. OBJETIVOS... 6 5. PLANEJAMENTO E COMPETÊNCIAS...

Leia mais

RESULTADOS ALCANÇADOS

RESULTADOS ALCANÇADOS Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão 2.1. Coerência das políticas de ensino, pesquisa e extensão com os documentos oficiais. Objetivos Ações Realizadas RESULTADOS ALCANÇADOS

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO PROPOSTA Considerando que o Ensino Médio é para a maioria dos cidadãos a última oportunidade de uma educação formal em Biologia, a

Leia mais

Monitoria como instrumento para a melhoria da qualidade do ensino em Farmacotécnica

Monitoria como instrumento para a melhoria da qualidade do ensino em Farmacotécnica Monitoria como instrumento para a melhoria da qualidade do ensino em Farmacotécnica MORAIS, W. A. 1 ; SOARES, D. S. 2 ; BARBOZA, I. R. 3 ; CARDOSO, K. O. A 4 ; MORAES, D. A. 5 ; SOUZA, F. V. A 6. Resumo

Leia mais

PROJETO CIRANDA DAS ARTES

PROJETO CIRANDA DAS ARTES Prefeitura Municipal de Petrópolis Conselho Municipal de Cultura Fundação de Cultura e Turismo PROJETO CIRANDA DAS ARTES APRESENTAÇÃO A arte é uma forma de expressão produzida pelo homem para manifestar

Leia mais

Auditoria de Segurança e Saúde do Trabalho da SAE/APO sobre Obra Principal, Obras Complementares, Obras do reservatório e Programas Ambientais

Auditoria de Segurança e Saúde do Trabalho da SAE/APO sobre Obra Principal, Obras Complementares, Obras do reservatório e Programas Ambientais 1 / 10 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Saúde e Segurança do Trabalho por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho GSST,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS Da finalidade Art. 1 - As Atividade Complementares integram a grade curricular dos Cursos de Comunicação Social em conformidade

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de TIC. Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de TIC. Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão de TIC Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Pró diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação;

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Administração é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 Estabelece os procedimentos necessários à sistematização do Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo Turma Especial ESPM/ABF-Rio Início em 28 de setembro de 2015 Aulas as segundas e quartas, das 19h às 22h Valor do curso: R$ 15.698,00

Leia mais

O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil

O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil Especializado em soluções que incorporam Tecnologia da Informação à Educação e à Modernização da Administração Pública, o Grupo Actcon tem como sua principal integrante

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música

Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1.º Entende-se, para efeitos dessa resolução, o estágio como ato educativo escolar supervisionado,

Leia mais

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 30, DE 26 DE JANEIRO DE 2016

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 30, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 30, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 Amplia o Programa Idiomas sem Fronteiras. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe confere o art.

Leia mais

Resolução nº 082, de 19 de outubro de 2011.

Resolução nº 082, de 19 de outubro de 2011. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Conselho Superior Resolução nº

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL PROJETO INTEGRADOR CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

REGULAMENTO INSTITUCIONAL PROJETO INTEGRADOR CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL PROJETO INTEGRADOR CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA São Paulo 2012 Art. 1º O presente regulamento origina-se da obrigatoriedade

Leia mais

CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA Divisão de Extensão e Cultura

CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA Divisão de Extensão e Cultura CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA Divisão de Extensão e Cultura EDITAL Nº. 001/2016 Processo Seletivo de Bolsistas de Extensão Universitária USF Vagas Remanescentes A Divisão de Extensão e Cultura, em conformidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II EDITAL Nº 001/2011/CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

NO IFRN / CAMPUS MOSSORÓ

NO IFRN / CAMPUS MOSSORÓ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRO-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

NUCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO - NUPE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC REGULAMENTO/2015

NUCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO - NUPE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC REGULAMENTO/2015 NUCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO - NUPE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC REGULAMENTO/2015 Este Regulamento tem por objetivo organizar e regulamentar as propostas, atividades, projetos e/ou programas

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Gestão e Negócios Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Técnico em Vendas PROEJA FORMA/GRAU:( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

Programa de Atividades de Monitoria

Programa de Atividades de Monitoria Programa de Atividades de Monitoria CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS DA MONITORIA Art. 1º A atividade de monitoria é desenvolvida por discentes para aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Projeto Monitoria CAp 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Projeto Monitoria CAp 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO Projeto Monitoria CAp 2014 1. Definição O Projeto Monitoria CAp é uma ação institucional que abre mais um espaço de aprendizagem

Leia mais

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Parte 1 (solicitante)

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE REFENCIA EM FORMAÇÃO E APOIO

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança)

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança) Essa carta é somente um modelo e caso o aluno precise do documento tem que protocolar a solicitação na Secretaria Acadêmica. MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais

Leia mais

EDITAL PARA CONTEUDISTA FEAD

EDITAL PARA CONTEUDISTA FEAD EDITAL PARA CONTEUDISTA FEAD 1. CONCEPÇÃO Esta nova concepção de educação e aprendizagem tem seu eixo centrado no aluno, no professor e na gestão escolar (Paulo Sérgio). Diante disso, torna-se relevante

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I. PROJETO DE CURTA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO. 2.3 Justificativa pela escolha da formação inicial e continuada / qualificação profissional:

PROJETO PEDAGÓGICO. 2.3 Justificativa pela escolha da formação inicial e continuada / qualificação profissional: PROJETO PEDAGÓGICO 1 Identificação: Curso de Extensão em Navegação Marítima Básica Contextualização da(s) localidade(s) onde ocorrerá o curso: O curso será oferecido no CRPNM ( Centro de Referência em

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS PARA A ESCOLA DE AGRÁRIAS 2015/02

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS PARA A ESCOLA DE AGRÁRIAS 2015/02 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS PARA A ESCOLA DE AGRÁRIAS 2015/02 A Direção Geral da Faculdade Católica do Tocantins, no uso de suas atribuições faz saber

Leia mais

Atividades Complementares Curso de Gestão em Recursos Humanos

Atividades Complementares Curso de Gestão em Recursos Humanos Atividades Complementares Curso de Gestão em Recursos Humanos APRESENTAÇÃO As Atividades Complementares (AC) são práticas curriculares de caráter independente, interdisciplinar e transversal que visam

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão de Projetos Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia 15/05/2013 Pró diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA. Relatório da Auto Avaliação Institucional 2014

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA. Relatório da Auto Avaliação Institucional 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Relatório da Auto Avaliação Institucional 2014 1 FACULDADE SENAI CETIQT COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO O SENAI CETIQT, atento ao seu compromisso com a excelência de ensino,

Leia mais

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica:

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica: REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO IFRR N A regulamentação geral de estágio tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes gerais que definam uma política

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO

ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 DA INSTITUIÇÃO FEDERAL: Nome da instituição: CNPJ: Nome do Reitor(a) ou do Diretor(a)-Geral do CEFET: Endereço da reitoria ou unidade sede: Telefones (comercial

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais,

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE Aprova Normas Específicas do Estágio Curricular do

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida

Leia mais

Pós-Graduação 1ª Gerência em Gestão Empresarial e Marketing

Pós-Graduação 1ª Gerência em Gestão Empresarial e Marketing Pós-Graduação 1ª Gerência em Gestão Empresarial e Marketing Público-alvo Indicado para recém-formados e jovens profissionais. Objetivo do Curso Capacitação gerencial em geral, com ênfase na área de Marketing,

Leia mais

Objetivo do Curso. Oportunidade. Carga horária e duração. Processo Seletivo

Objetivo do Curso. Oportunidade. Carga horária e duração. Processo Seletivo Pós-Graduação 1ª Gerência em Gestão Empresarial e Marketing Público-alvo Indicado para recém-formados e jovens profissionais. Objetivo do Curso Capacitação gerencial em geral, com ênfase na área de Marketing,

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012 PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO 5 CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO 7 CAPACITAÇÃO

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Resgate da Cidadania: uma questão de direito

Mostra de Projetos 2011. Resgate da Cidadania: uma questão de direito Mostra de Projetos 2011 Resgate da Cidadania: uma questão de direito Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: (Campo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 5, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 5, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 5, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1 Institui as Diretrizes Curriculares para o curso de graduação em Engenharia

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Projeto Integrado Multidisciplinar I e II Manual de orientações - PIM Cursos superiores de Tecnologia em: Gestão Ambiental, Marketing, Processos Gerenciais

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO, COMPLEMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. CAPITULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO, COMPLEMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. CAPITULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA Rua Pinheiro Machado, n 189 Centro Ponta Grossa - PR CEP 84.010-310 Fone (0**42) 224-0301 Endereço Eletrônico: www.iessa.edu.br REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais