VI ENCONTRO REGISTRAL IMOBILIÁRIO USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL. 12 de março de 2016 Hotel Majestic Florianópolis, SC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VI ENCONTRO REGISTRAL IMOBILIÁRIO USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL. 12 de março de 2016 Hotel Majestic Florianópolis, SC"

Transcrição

1 VI ENCONTRO REGISTRAL IMOBILIÁRIO USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL 12 de março de 2016 Hotel Majestic Florianópolis, SC

2 (O / A) USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL ASPECTOS PRÁTICOS (ARTIGO 216-A DA LRP) Este material é fruto da reunião de opiniões, pareceres e textos emitidos por profissionais do direito no âmbito de encontros que tiveram por tema a Usucapião Extrajudicial (XLII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil 19 a 23 de outubro de 2015 / Encontro Estadual do CORI-MG 12 e 13 de novembro de 2015), bem como é fruto da reprodução de trechos extraídos da seguinte obra: Usucapião Administrativa, da Editora Saraiva, 1ª Edição, 2016, de autoria de Leonardo Brandelli 1 OFENSA AO DIREITO DE ACESSO IRRESTRITO À JUSTIÇA - Não há que se falar em ofensa aos preceitos do artigo 5º, XXXV da Constituição Federal (direito de acesso irrestrito à justiça), uma vez que não há lesão ou ameaça de lesão diante da oportunidade de consensualidade pela via extrajudicial, com dispensa da intervenção do Estado-Juiz. (não há lide instaurada, face aos acordos expressos ou tácitos entabulados) - Alguns autores já estão defendendo que ir ao judiciário para propor usucapião sem esgotar a oportunidade da via extrajudicial implicará em carência de ação. 2 NÃO INTERVENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO - Artigo 216-A da LRP dispensa atuação do Ministério Público. (curador permanente dos registros públicos) - A dispensa do Ministério Público nos feitos de usucapião está prescrita na recomendação nº 16 de 2010 do Conselho Nacional do Ministério Público. Artigo 5º - Perfeitamente identificado o objeto da causa e respeitado o princípio da independência funcional, é desnecessária a intervenção ministerial nas seguintes demandas e hipóteses: XI Ação de usucapião de imóvel regularmente registrado, ou de coisa móvel, ressalvadas as hipóteses da Lei nº , de 10 de julho de 2001; - Face a não reprodução das disposições do artigo 944 do Código de Processo Civil vigente, restará o debate sobre a obrigatoriedade, ou não, de atuação do Ministério Público nos feitos extrajudiciais de usucapião.

3 Para os que defendem a atuação em comento, o embasamento encontrase contido nos seguintes dispositivos legais: Artigo 178, III do NCPC: o Ministério Público será intimado para, no prazo de trinta dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição Federal e nos processos que envolvam:... III- litígios coletivos pela posse de terra rural ou urbana. Artigo 176 do NCPC: O Ministério Público atuará na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses e direitos sociais e individuais indisponíveis. (destaque: os procedimentos extrajudiciais de usucapião têm por objeto direitos disponíveis propriedade) 3 NATUREZA JURÍDICA DA USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL - O procedimento de usucapião extrajudicial é de natureza administrativa, e não jurisdicional. (revisão jurisdicional sempre possível, desde que antes do prazo prescricional) - Os pleitos extrajudiciais de usucapião não induzem litispendência nem tampouco fazem coisa julgada qualidades da jurisdição. 4 MOMENTO DA AQUISIÇÃO PELA USUCAPIÃO NO BRASIL - Para Leonardo Brandelli, a usucapião é declaratória do direito, e constitutiva do título e da disponibilidade. A natureza jurídica da sentença que reconheça a aquisição é meramente declaratória do direito adquirido, e não constitutiva. Visa apenas possibilitar a aquisição de um título para o registro. Neste sentido é constitutiva do título registrável. A posse é um direito real inter-partes, pois a aquisição pela usucapião independe de registro. (por não depender de registro, não se pode atribuir aos efeitos da sentença de usucapião a condição de erga omnes)

4 5 INEXISTÊNCIA DE MATRÍCULA OU DE TRANSCRIÇÃO NA USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL 6 o Transcorrido o prazo de que trata o 4º deste artigo, sem pendência de diligências na forma do 5º deste artigo e achando-se em ordem a documentação, com inclusão da concordância expressa dos titulares de direitos reais e de outros direitos registrados ou averbados na matrícula do imóvel usucapido e na matrícula dos imóveis confinantes, o oficial de registro de imóveis registrará a aquisição do imóvel com as descrições apresentadas, sendo permitida a abertura de matrícula, se for o caso. - O quê significa sendo permitida a abertura de matrícula, se for o caso? 1 Se a descrição do imóvel usucapido for diferente da constante da Matrícula ou da Transcrição abre-se nova Matrícula? imóvel usucapido integralmente: encerra e abre outra matrícula? 1.2 imóvel usucapido parcialmente: baixa área usucapida por averbação (fica saldo) e abre matrícula nova para área usucapida? 2 - Mesmo não havendo Matrícula ou Transcrição, a usucapião poderá findar-se pela via extrajudicial, oportunidade em que será inaugurada a Matrícula? OPINIÃO: - Havendo consenso, é cabível a usucapião pela via extrajudicial mesmo nas hipóteses de ausência de Matrícula ou de Transcrição. - Se não há oposição oferecida por proprietário (inexistência de Matrícula ou de Transcrição) após a publicação do Edital destinado a todo e qualquer da sociedade, o deferimento é cabível. - Para Lamana Paiva: a usucapião pela via extrajudicial não se destina somente às hipóteses de imóveis matriculados ou transcritos (é uma das hipóteses, mas não a única). Não havendo Matrícula ou Transcrição o tabelião deverá instruir a Ata Notarial com a certidão negativa de existência de Matrícula ou de Transcrição.

5 - Para Leonardo Brandelli: não havendo Matrícula ou Transcrição não é cabível a usucapião pela via extrajudicial. Assevera que apesar de continuar sendo, certamente, aquisição originária, a necessidade de que seja amigável, isto é, de que haja a anuência dos titulares de direitos do imóvel usucapido bem como dos confrontantes, faz com que haja a necessidade de se localizar a matrícula ou transcrição do imóvel objeto da usucapião bem como dos seus confinantes, sem o que inviabilizado estará o procedimento de usucapião extrajudicial registral. - Destaque-se que o fato de o imóvel não possuir Matrícula ou Transcrição não o inclui no rol dos bens públicos, uma vez que, a título de exemplo, pode ter sido recebido por sucessão causa mortis anteriormente a 1916 sistema em que as sucessões causa mortis não tinham assento obrigatório no registro de imóveis. 6 CIÊNCIA DOS INTERESSADOS E FORMA DE CIENTIFICAÇÃO DE CADA UM DOS INTERESSADOS - Manifestação de qualquer interessado: 15 dias. (prazos são contínuos e peremptórios e não podem ser dilatados nem por autoridade judiciária) - Formas de ofertar ciência: edital e notificação 1 - Edital: - 1 (uma) publicação em jornal de grande circulação; - Não havendo jornal de grande circulação na comarca, a publicação será em comarca vizinha ou em jornal de alcance estadual, o que for mais eficaz; - Proprietário do imóvel usucapido (não se aplica); - Proprietários dos imóveis confinantes (não se aplica); - Detentores de direitos (imóveis usucapido e confinantes) (não se aplica); - Entes Federados (não se aplica); - Terceiros eventualmente interessados (aplicação cabível); 4 o O oficial de registro de imóveis promoverá a publicação de edital em jornal de grande circulação, onde houver, para a ciência de terceiros eventualmente interessados, que poderão se manifestar em 15 (quinze) dias.

6 - Terceiros eventualmente interessados (alcance): - Hipótese 1: Ausência de Matrícula ou de Transcrição? (imóvel usucapido ou confinante) - Não há como se exigir anuência de proprietário desconhecido tratamento será o de terceiro interessado. - Solução: pratica-se o ato. O Poder Judiciário também só poderia se valer do edital. Não foi atribuído ao registrador o poder de dirimir lide, mas não há lide. - Hipótese 2: Presença de Matrícula ou de Transcrição com notificado em local incerto ou não sabido? (imóvel usucapido ou confinante) - Solução: a remessa para o judiciário só implicará na publicação de edital. Mesmo assim, não será conveniente o deferimento na via extrajudicial após valer-se somente do Edital para tentar cientificar as partes (proprietário do imóvel usucapido, dos imóveis confinantes e dos detentores de direitos). Será interpretado como contorno à determinação de que o silêncio do interessado identificado importa em recusa vedação posta no 2º. ALTERNATIVAS PARA AS HIPÓTESE DE INTERESSADO CONHECIDO MAS EM LOCAL INCERTO E NÃO SABIDO A) Proprietário usucapido identificado (mas em local incerto e não sabido): - Não cabe cientificação por edital; ou - Até cabe cientificação por edital, mas o silêncio após edital importa em recusa. B) Proprietário usucapido não identificado (ausência de matrícula ou de transcrição): - Cabe cientificação por edital, e o silêncio após edital importa em aquiescência.

7 C) Confinantes identificados (mas em local incerto e não sabido): - Não cabe cientificação por edital; ou - Até cabe cientificação por edital, mas o silêncio após edital importa em recusa. D) Confinantes não identificados (ausência de matrícula ou de transcrição): - Cabe cientificação por edital, e o silêncio após edital importa em aquiescência. E) Detentores de direitos sobre o imóvel usucapido ou sobre quaisquer dos imóveis confinantes, que são sempre identificados (mas em local incerto e não sabido): - Não cabe cientificação por edital; ou - Até cabe cientificação por edital, mas o silêncio após edital importa em recusa. F) Entes Federados (sempre local certo e sabido): - Não cabe cientificação por edital, e o silêncio após notificação importa em aquiescência. G) Terceiros interessados (sempre desconhecidos e sempre em local incerto e não sabido): - Cabe cientificação por edital, e o silêncio após edital importa em aquiescência. REPISANDO: não cabe notificação por edital de nenhum legitimado passivo certo, ainda que esteja em local incerto e não sabido. A participação desses legitimados passivos certos sempre deverá ser voluntária ou após notificação pessoal (AR ou RTD ou RI). Encontrando-se em local incerto e não sabido, não será cabível a usucapião pela via extrajudicial. (melhor teria sido admitir a notificação por

8 edital desses legitimados passivos certos que se encontrassem em local incerto e não sabido) 2 - Notificação: - Oficial do RI ou AR ( 2º) - RTD somente Entes Federados? ( 3º - falta de técnica do legislador sempre poderá ser pelo RI, pelo RTD ou por AR Lamana Paiva) - Silêncio importa em recusa (exceção: salvo no caso dos entes públicos, em que o silêncio implicará em anuência vide 3º do artigo 216-A) - Lamana Paiva: nos casos de falta de anuência, uma hipótese será buscar, no judiciário, somente o suprimento da aquiescência. - Notificações podem ser praticadas fora de horário? Não, salvo regulação da CGJ, inobstante o Código de Processo Civil dizer que para o Oficial de Justiça atuar fora de horário normal é dispensada autorização judicial. - Sendo a notificada uma empresa, não poderá a notificação ser entregue na recepção por exemplo, mas deverá ser em mãos do seu legítimo presentante ou representante. (por em mãos entenda-se também correios com AR em mãos próprias) FORMAS DE CIENTIFICAÇÃO DE CADA UM DOS INTERESSADOS Proprietário do imóvel usucapido (conhecido) (notificação pelo RI, RTD, correios com AR ou edital desde que anua expressamente) Proprietários dos imóveis confinantes (conhecidos) (notificação pelo RI, RTD, correios com AR ou edital desde que anua expressamente) Detentores de direitos (conhecidos)

9 (notificação pelo RI, RTD, correios com AR ou edital desde que anua expressamente) Entes Federados (conhecidos) (notificação pelo RI, RTD, correios com AR ou edital e fica dispensada a anuência expressa, implicando o silêncio em consentimento) Terceiros interessados (desconhecidos ou legitimados passivos incertos) (edital e o silêncio = anuência tácita) DESTAQUE: Exaurir todos os meios de localização do notificando: CPC - Art o O réu será considerado em local ignorado ou incerto se infrutíferas as tentativas de sua localização, inclusive mediante requisição pelo juízo de informações sobre seu endereço nos cadastros de órgãos públicos ou de concessionárias de serviços públicos. 7- DESTINATÁRIOS DAS CIENTIFICAÇÕES - Proprietário do imóvel usucapido (marido e mulher ação real) Há quem defenda a tese de que se já houver prévia manifestação / concordância do proprietário usucapido (exemplo: já assinou o contrato de promessa de venda) basta a notificação, e, em não se manifestando, pratica-se o ato (já que a manifestação de vontade já estará documentada no procedimento) - Proprietários dos imóveis confinantes (marido e mulher ação real) Há quem defenda a tese de que se o imóvel usucapido já foi objeto de retificação de registro no âmbito da qual já se coletou a assinatura dos confinantes imediatos, a manifestação no âmbito do procedimento de usucapião extrajudicial ficará dispensada. - Detentores de direitos (imóveis usucapido e confinantes). Que direitos são esses?

10 Somente aqueles dotados de densidade material capaz de repercutir na esfera jurídica de terceiros interessados na aquisição do imóvel. - Entes Federados (sua notificação dispensa requerimento, uma vez que o artigo 216-A determina que esses sempre deverão ser notificados). A notificação dos entes federados, por questão de economia processual, somente deverá ser feita após a ocorrência da qualificação registral POSITIVA, tanto formal quanto material economia procedimental. Para os entes públicos o objetivo da notificação não é o de obter assentimento, mas simplesmente o de dar ciência. 2 o Se a planta não contiver a assinatura de qualquer um dos titulares de direitos reais e de outros direitos registrados ou averbados na matrícula do imóvel usucapido e na matrícula dos imóveis confinantes, esse será notificado pelo registrador competente, pessoalmente ou pelo correio com aviso de recebimento, para manifestar seu consentimento expresso em 15 (quinze) dias, interpretado o seu silêncio como discordância. (ou pelo Oficial do RTD ou por carta com AR) - Terceiros interessados (desconhecidos) - 15 dias 8 - PRAZO PARA MANIFESTAÇÃO DOS INTERESSADOS - Por se tratar de procedimento administrativo, não há preclusão das possibilidades de impugnar ou de assentir, apesar do prazo legal estabelecido. O prazo não é rígido até a decisão do registrador o assentimento ou impugnação poderão ser ofertados. 9 - FORMAS DE MANIFESTAÇÃO DE CADA UM DOS INTERESSADOS - Regra: silêncio importa em recusa, salvo no caso dos Entes Federados, em que o silêncio implicará em anuência. Verificada a recusa, deverá ser o procedimento encaminhado ao Juízo competente para o prosseguimento pelo rito comum (notificar antes o requerente para verificar sua pretensão de desistir do procedimento ou de encaminhamento do feito ao Juízo). 3º O oficial de registro dará ciência à União, ao Estado, ao Distrito Federal e ao Município, pessoalmente, por intermédio do oficial de registro de títulos e documentos, ou pelo correio com aviso de

11 recebimento, para que se manifestem, em 15 (quinze) dias, sobre o pedido. - No caso dos entes federados, solicitar para que eles se manifestem tanto quanto ao mérito da usucapião quanto aos aspectos tributários (Imposto de Transmissão) e urbanísticos (eventuais áreas afetadas ao domínio público, acessões). 10 IMPUGNAÇÃO Artigo 216-A, 10 - Em caso de impugnação do pedido de reconhecimento extrajudicial de usucapião, apresentada por qualquer um dos titulares de direito reais e de outros direitos registrados ou averbados na matrícula do imóvel usucapido e na matrícula dos imóveis confinantes, por algum dos entes públicos ou por algum terceiro interessado, o oficial de registro de imóveis remeterá os autos ao juízo competente da comarca da situação do imóvel, cabendo ao requerente emendar a petição inicial para adequála ao procedimento comum. - Qualquer impugnação serve, por mais infundada que seja, uma vez que o silêncio já basta (não cabe juízo de valor acerca do teor da impugnação ofertada). - A manifestação expressa, favorável ou contrária à pretensão, poderá ser feita verbalmente. - Inobstante o requerimento da usucapião só poder ser formulado por advogado, o mesmo não ocorre com a manifestação provocada pela notificação (impugnação ou assentimento). Em registro imobiliário, a regra é a de que o jus postulandi não é privativo de advogado, de modo que as exceções a esse regramento devem ser feitas expressamente pela lei (única exceção: deflagração do procedimento). - Ofertada impugnação por qualquer ente federado, ou por entidade autárquica sua, ou de empresa pública, por entender haver tentativa de usucapião de imóvel de sua propriedade, passará qualquer delas a integrar o polo passivo do processo, deslocando a competência da Justiça Estadual comum para a Justiça Federal comum da comarca da situação do imóvel. 11 CONCILIAÇÃO / AUTOCOMPOSIÇÃO - A depender da natureza da impugnação, devemos tentar a conciliação? Sim. Para Lamana Paiva, poderemos fazer audiência de investigação ou de conciliação. O

12 procedimento é do registrador (poderemos solicitar documentos ou até ouvir alguém caso seja relevante). - Sinaliza-se com a possibilidade de suspensão da ação judicial para se buscar a AUTOCOMPOSIÇÃO das partes na via extrajudicial. 12 ESPÉCIES DE USUCAPIÃO CABÍVEIS PELA VIA EXTRAJUDICIAL - Para Leonardo Brandelli e Lamana Paiva, à exceção da usucapião do direito de propriedade decorrente do registro do título de legitimação de posse expedido pelo Poder Público em processo de regularização fundiária de interesse social, que tem procedimento específico na Lei Federal nº , não há limitação no artigo 216-A da LRP quanto à espécie de usucapião que possa ser reconhecida pela via extrajudicial. (Usucapião extrajudicial é para qualquer modalidade de usucapião (rito do 941 a 945 CPC aplicava-se a qualquer modalidade - O artigo 216-A da LRP não restringiu espécies aspecto formal não restringiu o material) 13 REQUISITOS DA USUCAPIÃO 13.1 REQUISITOS GERAIS 1 Posse mansa, pacífica, ininterrupta e contínua 2 Ânimo de titular direito real incidente sobre uma coisa, imóvel e passível de ser possuída 3 Prazo legal 4 Justo título 5 Boa-fé

13 - Leonardo Brandelli faz uma interessante reflexão acerca da importância da reunião dos elementos acima indicados: - podem existir o justo título e a crença, sem existir a posse própria, ou qualquer posse; - podem existir a posse e o título, sem existir a crença; - podem existir a crença e a posse, sem existir o título; - pode existir o título, sem existirem a crença e a posse; - pode existir a posse, sem existirem o título e a crença; - pode existir a crença, sem existirem a posse e o título. 1 Posse mansa, pacífica, ininterrupta e contínua - A posse é questão fática, que não se confunde com a crença no justo título ou na causa de adquirir, nem com o próprio justo título Posse é fato. - Não confundir POSSE com MERA DETENÇÃO: o possuidor atua em nome e interesse próprio, enquanto o detentor atua em nome e interesse alheios. - Posse ad interdicta x Posse ad usucapionem: a posse ad usucapionem é posse qualificada pela intenção de dominar, de ter a coisa como sua, de detê-la fundado em direito real, diferentemente da primeira (posse ad interdicta), que somente assegura ao possuidor o direito de utilização da coisa e a proteção possessória, mas que não confere a possibilidade da aquisição pela usucapião. - Posse justa: que não decorre de violência (física ou moral), ou de esbulho, ou de clandestinidade (obtido às escondidas, de maneira oculta), ou de precariedade (obtida com o abuso de confiança ou de direito). - Posse injusta por violência ou por clandestinidade: podem ser convalidadas, após a cessação da violência ou da clandestinidade. - Posse injusta por precariedade: não se convalida nunca. - Posse mansa e pacífica: a posse deixará de ser pacífica se o titular do direito requerido apresentar qualquer oposição judicial ou extrajudicial, da qual tenha decorrido algum efeito, não retirando, pois, o caráter de mansa e pacífica a posse atacada por qualquer medida judicial ou extrajudicial ineficaz, que não interromperá qualquer prazo prescricional (para alguns autores somente a oposição judicial é que detém essa força).

14 - Posse contínua e ininterrupta: sem solução de continuidade, não sendo possível a soma de lapsos temporais possessórios para o fim de alcançar o prazo legal. Acaso interrompida a posse, recomeçará um novo prazo prescricional quando reiniciar-se a posse. - Sucessão possessória: é permitida para configurar a continuidade da posse, não configurando tal sucessão solução de continuidade (mas ambas as posses deverão ser Ad usucapionem e ambas deverão ser fundadas em justo título e boa-fé (salvo de extraordinária a usucapião), bem como se faz necessário que a posse do sucedido e a de quem o sucedeu sejam da mesma natureza, contendo os mesmos elementos exigidos para a espécie de usucapião pretendida). - A sucessão possessória pode ser a título singular (Acessio possessionis) ou a título universal (Sucessio possessionis). - Apreensão física da coisa é indispensável para caracterizar a posse? Não, à exceção de algumas modalidades de usucapião que exigem não somente a posse, mas a apreensão física direta da coisa (exemplo: usucapião familiar). Basta que seja possível a comprovação de atos possessórios, ainda que diversos do da direta apreensão física, a exemplo da locação, comodato, etc... - Ação possessória exitosa interposta dentro de ano e dia pelo possuidor ad usucapionem esbulhado: tem o condão de fazer com que não haja interrupção da posse e com que o período do esbulho seja computado no prazo possessório. 2 Ânimo de titular direito real incidente sobre uma coisa, imóvel e passível de ser possuída (não se restringe a animus domini) - O objeto de uma usucapião deve ser uma coisa imóvel corpórea, não bastando ser bem imóvel, exemplo: uma ação real é bem imóvel, mas não é coisa, e por isso não pode ser usucapida. Também deverá ser essa coisa passível de posse, razão, pela qual, não cabível o usucapião de hipoteca, uma vez que referido direito real de garantia não dá direito à posse do bem. - A intenção do possuidor em titular direito real determinado é que caracteriza, de modo claro e objetivo, a situação de qual direito real se pretende usucapir. - Verificar qual direito é refletido pela posse (exemplo: a parte requer direito de propriedade, mas inequivocamente o conjunto probatório indica um direito de servidão de passagem, razão pela qual o indeferimento se impõe). 3 Prazo legal

15 - Lapso temporal: será avaliado no âmbito de cada uma das espécies de usucapião. - Não é vedado admitir-se que o prazo (lapso temporal) se complete no curso do procedimento (enunciado 497 da V Jornada de Direito Civil) 497) O prazo, na ação de usucapião, pode ser completado no curso do processo, ressalvadas as hipóteses de má-fé processual do autor. - Disposição transitória do código civil quanto ao prazo: tendo havido, por ocasião da entrada em vigor do atual Código Civil, redução de prazo prescricional aquisitivo em relação ao Código Civil anterior, e tendo transcorrido menos da metade do tempo estabelecido no Código de 1916, o termo inicial da prescrição aquisitiva será o da data da entrada em vigor pelo Código de Determina o artigo do CC que se aplicam à usucapião as causas que obstam, interrompem ou suspendem o prazo da prescrição extintiva (artigos 197 a 202 do Código Civil). Artigo 1.244: Estende-se ao possuidor o disposto quanto ao devedor acerca das causas que obstam, suspendem ou interrompem a prescrição, as quais também se aplicam à usucapião. Artigo 197: Não corre a prescrição: I - entre os cônjuges, na constância da sociedade conjugal; II - entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; III - entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela. Artigo 198: Também não corre a prescrição: I - contra os incapazes de que trata o art. 3 o ; II - contra os ausentes do País em serviço público da União, dos Estados ou dos Municípios; III - contra os que se acharem servindo nas Forças Armadas, em tempo de guerra.

16 Artigo 199: Não corre igualmente a prescrição: I - pendendo condição suspensiva; II - não estando vencido o prazo; III - pendendo ação de evicção. Artigo 200: Quando a ação se originar de fato que deva ser apurado no juízo criminal, não correrá a prescrição antes da respectiva sentença definitiva. Artigo 201: Suspensa a prescrição em favor de um dos credores solidários, só aproveitam os outros se a obrigação for indivisível. Artigo 202: A interrupção da prescrição, que somente poderá ocorrer uma vez, dar-se-á: I - por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citação, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual; II - por protesto, nas condições do inciso antecedente; III - por protesto cambial; IV - pela apresentação do título de crédito em juízo de inventário ou em concurso de credores; V - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; VI - por qualquer ato inequívoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor. Parágrafo único. A prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do último ato do processo para a interromper. Impedem: o prazo sequer começa a correr (relação entre ascendentes e descendentes).

17 Suspendem: paralisa o prazo que está correndo, e depois continua a correr de onde parou. Interrompem: o prazo é paralisado, e se reiniciará do zero. - Disposições do Código Civil acerca da contagem dos prazos prescricionais: 4 Justo título Artigo 2.028: Serão os da lei anterior os prazos, quando reduzidos por este Código, e se, na data de sua entrada em vigor, já houver transcorrido mais da metade do tempo estabelecido na lei revogada. Artigo 2.029: Até dois anos após a entrada em vigor deste Código, os prazos estabelecidos no parágrafo único do art e no parágrafo único do art serão acrescidos de dois anos, qualquer que seja o tempo transcorrido na vigência do anterior, Lei n o 3.071, de 1 o de janeiro de Instrumento hábil para transmitir o domínio ou outro direito real, e que formalmente está em ordem, ou seja, intrinsicamente o título está hábil a transmitir o direito, mas padece de vício extrínseco. É o título que, tendo suas condições adimplidas, em tese tem o poder de transmitir ou de constituir um direito real prescritível. Ele cria a crença, a fé. - É o ato ou fato jurídico que, em tese, pode transmitir a propriedade, mas que, por lhe faltar algum requisito formal ou intrínseco (como a venda a non domino), não produz tal efeito jurídico. - Ato jurídico hábil, abstratamente considerado, a transferir ou constituir um direito real passível de usucapião, esteja registrado ou não. - Confere ao possuidor, em seu consciente, a legitimidade de direito à posse, como se dono do bem pretendido fosse. - Será justo o título ainda que se trate de compromisso de compra e venda, desde que esteja o preço quitado. - Não pode ser verbal. - Não pode ser inválido por nulidade ou anulabilidade (exemplo: título maculado por anulabilidade frente à venda fraudulenta de ascendente para descendente sem o consentimento dos demais descendentes).

18 - Deve ser entendido como qualquer documento que demonstre a origem, a continuidade, a natureza e o tempo da posse. - É sempre necessário para o deferimento de usucapião? Não, salvo se a espécie de usucapião requerida impuser (Exemplo: na usucapião extraordinária a necessidade de justo título não se impõe). 5 Boa-fé - Estamos falando da boa-fé subjetiva, fundada no estado de ignorância, derivado de um erro escusável, perdoável, em que se encontra o usucapiente a respeito do vício que lhe impede a aquisição do direito real pretendido. - Tem íntima ligação com o título, mas com ele não se confunde, uma vez que a ignorância a respeito do vício que impede a aquisição do direito geralmente deriva do justo título. - Pode haver justo título sem boa-fé, porque a pessoa não ignora o vício extrínseco existente no título, assim como pode haver boa-fé sem haver justo título, porque há um vício de nulidade, por exemplo. - Presunção de boa-fé daquele que possui justo título (artigo 1.201, parágrafo único do Código Civil): O possuidor com justo título tem por si a presunção de boa-fé, salvo prova em contrário, ou quando a lei expressamente não admite esta presunção REQUISITOS ESPECÍFICOS (O ARQUIVO DAS TABELAS ABAIXO ESTÁ DISPONIBILIZADO NOS ANEXOS 1 e 2)

19

20

21 14 OBJETOS DA USUCAPIÃO (LIMITES) - Rememoremos que o objeto de uma usucapião deve ser uma COISA IMÓVEL CORPÓREA, não bastando ser bem imóvel, exemplo: uma ação real é bem imóvel, mas não é coisa, e por isso não pode ser usucapida. Também deverá ser essa coisa passível de posse, razão, pela qual, não cabível constitui-se o usucapião de HIPOTECA, uma vez que referido direito real de garantia não dá direito à posse do bem. - Podem ser usucapidos quaisquer direitos incidentes sobre imóvel, e não somente o direito de propriedade, a exemplo da nua propriedade, a propriedade superficiária, o usufruto, as servidões aparentes, o uso, o domínio direto, a habitação e o domínio útil. Parece mais correto falar-se em ânimo de titular do direito usucapido animo suo. - É correta a expressão animus domini como requisito das usucapiões? Nem sempre, vez que em algumas situações a intenção de usucapir não pretende ver reconhecido o direito de propriedade, mas por exemplo o de usufruto ou o de superfície. - Não podem, diversamente, serem usucapidas: - coisas fora do comércio (bens de família, clausulados de inalienabilidade legal, penhorados em favor da UNIÃO FAZENDA NACIONAL ou das suas AUTARQUIAS OU FUNDAÇÕES); - bens públicos, ainda que dominicais ou ainda que devolutos não podem ser usucapidos, a exemplo das áreas indispensáveis à segurança nacional, terras tradicionalmente habitadas por silvícolas ou demarcadas como reservas indígenas ou terras de interesse ecológico, consideradas como tais as declaradas reservas biológicas ou florestais e os parques ou unidades de conservação nacionais, estaduais e municipais, assim como as terras particulares possuidoras de tal destinação perante o poder público; (Artigos 183, 3º e 191 da CF e 102 do CC) - imóvel na faixa de fronteira pode ser usucapido? Sim, uma vez que não se constituem por bens públicos, mas por bens privados sobre os quais incidem políticas de controle em caso de transmissão, políticas essas que deverão ser observadas; - imóvel clausulado de inalienabilidade, incomunicabilidade e impenhorabilidade podem ser usucapidos? Sim, pois se tratam de limitações convencionais, e não legais, e que não atendem a qualquer interesse público;

22 - imóvel com matrícula bloqueada pode ser usucapido? Sim, pois implicará no assento de ato-fato, e não de ato ou negócio jurídico voluntariamente contratados pelo proprietário; - o domínio útil em aforamento de um imóvel público pode ser usucapido? Sim, na medida em que a situação de pública do bem não se altera, havendo apenas uma substituição do enfiteuta; - bens pertencentes a sociedades de economia mista podem ser usucapidos? Sim, não podendo somente os pertencentes às autarquias e empresas públicas; - pode ser usucapida uma coisa acessória sem que seja usucapida também a coisa principal? Não, salvo se a coisa acessória encontrar-se dotada de autonomia fática, hipótese em que se tratará de usucapião de bem móvel, ou salvo ainda se o direito espelhado pela posse for o de uma propriedade superficiária, caso em que a acessão passará a ser a coisa principal deste direito, e não mais a coisa acessória ; - imóvel com área inferior às frações mínimas de parcelamento rural ou urbano também podem ser usucapidas? Sim, uma vez que não houve voluntariedade do requerente da usucapião para que se promovesse fracionamento abaixo do mínimo legal, não incidindo, na hipótese de imóvel rural, as disposições do artigo 65 da Lei Federal nº 4.504/64; - podem ser usucapidas unidades componentes de parcelamento clandestino do solo ou unidade autônoma de um condomínio edilício juridicamente inexistente? Leonardo Brandelli assevera que sim, sendo que, enquanto o lote inexistente será usucapido e possuirá matrícula própria, não como um lote, mas como uma porção de solo, a unidade autônoma não poderá ser dotada de existência jurídica própria sem a respectiva instituição de condomínio, pois cada unidade autônoma só pode existir como tal quando coexistente com as demais, cada qual com sua fração ideal no solo e nas coisas de uso comum, razão, pela qual, será possível o reconhecimento judicial da aquisição, mas não o seu registro enquanto não houver o registro da instituição do condomínio edilício, o que implica, pois, na impossibilidade de seu reconhecimento pela via extrajudicial, impondo-se o indeferimento. Para Francisco Rezende, não há óbice de tal ordem para deferir-se a usucapião de unidade autônoma de condomínio edilício não regularizado, ainda que pela via extrajudicial, e destaca que a usucapião incide sobre a unidade autônoma, e não somente sobre a fração ideal. Assevera, ainda, que se houver benfeitoria no solo usucapido ela será incluída (busca-se o reconhecimento do domínio sobre parcela de solo e acessões). 15 PROCEDIMENTO DA USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

23 PONTUAÇÕES SOBRE O PROCEDIMENTO E SOBRE OS DOCUMENTOS QUE O COMPORÃO - Deverá o interessado: - requerer a instauração do procedimento administrativo (Peça inicial deverá ser acompanhada de ATA NOTARIAL atestando o tempo de posse do usucapiente ou de seus antecessores, caso haja acessio ou sucessio possessionis); - requerer o registro da usucapião ao final (Em regra, os requerimentos ao RI podem ser expressos ou tácitos. Já os requerimentos para usucapião extrajudicial devem ser expressos e especiais); - Legitimidade ativa: - é do possuidor que afirma ter adquirido os requisitos materiais para tanto, ainda que já não tenha posse no momento da propositura da ação. Não há necessidade de que tenha a posse do bem no momento da sua propositura, haja vista que a sentença é meramente declaratória de uma aquisição que já se implementou. - poderá ser também intentada por algum terceiro que detenha interesse jurídico no reconhecimento da aquisição da propriedade pela usucapião, sendo este terceiro o autor, e o possuidor + o proprietário + os confrontantes e eventuais interessados citados por edital os réus, em litisconsórcio. (O artigo 216-A não fala em possuidor, mas em interessado exemplo: credor do possuidor) - havendo composse, todos os copossuidores deverão ser autores da ação. Há quem entenda que poderia ser proposta por apenas um dos copossuidores, sem necessidade de litisconsórcio processual ativo diante do regramento do novo CPC. (Guilherme Marinoni) - o cônjuge ou companheiro é litisconsorte necessário na ação, salvo se casados pelo regime da separação obrigatória de bens, e serão legitimados passivos no procedimento. - Legitimidade passiva: - considerando que o oficial de registro de imóveis somente lida com pretensões não afrontadas ou resistidas, não há que se falar em autor e réu. Legitimidade passiva não significa contraponto ao pedido do autor, mas significa somente a qualidade das pessoas

24 que devem participar do procedimento, dando seu assentimento, voluntariamente ou após intimação. - indicar a espécie de usucapião aplicável ao caso (a falta de indicação da espécie de usucapião não sobrestará a análise, pois o Oficial poderá deferir o pedido se tiver condições de depreender tal elemento da documentação apresentada); - estar representado por advogado, salvo se o requerente, advogado, agir em causa própria (instrumento de procuração poderá ser público ou particular, com poderes especiais e expressos se particular, necessita de firma reconhecida); - há necessidade de alvará judicial para que pessoas desprovidas de capacidade, ainda que momentânea, possam se manifestar na condição de proponente ou na condição de usucapido? Há quem entenda que não, alegando que a usucapião implementa-se no direito brasileiro ipso iure com a reunião dos requisitos materiais, sendo o seu reconhecimento posterior apenas declaratório, constituindo-se o ato de tal natureza por de mera administração, requerendo ou anuindo no procedimento. No mesmo sentido, Leonardo Brandelli, quanto à capacidade do possuidor para adquirir, já pontuava sua dispensabilidade, uma vez que não se trata de negócio jurídico entabulado para adquirir-se, mas mero atofato, decorrente de posse por certo lapso de tempo, da qual não decorre qualificação de vontade, adquirindo o possuidor frente ao simples preenchimento dos requisitos, tenha ou não capacidade aquisitiva negocial. Já para quem pensa de modo diverso, ou seja, de que não se trataria de ato de mera administração, impõe-se a necessidade de alvará judicial, bem como remessa do procedimento ao Ministério Público, não pela natureza do pleito (usucapião), mas por envolver interesse de incapaz. - asseverar qual o suporte fático de norma jurídica que foi concretizado; - asseverar como se deu a concretização do suporte fático indicado; - relatar minuciosamente o preenchimento dos requisitos materiais para a aquisição pela usucapião, detalhando se há, ou não: posse mansa, pacífica, ininterrupta e contínua;

25 ânimo de titular direito real incidente sobre uma coisa, imóvel e passível de ser possuída; prazo legal; justo título; boa-fé. PRIMEIRA QUALIFICAÇÃO REGISTRAL - Verificação dos requisitos de admissibilidade: - legitimidade ativa e passiva; - requerimento acompanhado dos documentos obrigatórios; - prova dos requisitos da espécie de usucapião. - Requisitos formais registrais: - requerimento adequado e fundamentado; - requerimento indicando pedido e causa de pedir; - representação por advogado; - ata notarial; - planta e memorial descritivo: - planta e memorial descritivo contendo a descrição do imóvel usucapido, segundo os requisitos dos artigos 176 e 225 da LRP. - planta e memorial deverão estar assinados por profissional legalmente habilitado pelo CREA ou pelo CAU, acompanhados da ART respectiva. - a planta e o memorial descritivo deverão indicar ou conter: - o imóvel usucapido; - os confrontantes do imóvel usucapido;

26 - os números de matrícula ou de transcrição dos imóveis confrontantes; - os titulares de direitos sobre tais imóveis (usucapido e confrontantes), com sua caracterização mínima, como nome e CPF ou RG; - a assinatura do profissional habilitado, o requerente e o possuidor (se diversos), os titulares de direitos do imóvel usucapido bem como dos imóveis confrontantes; - ART ou RRT quitadas; - especificação das matrículas do imóvel usucapido e dos imóveis confrontantes; - identificação dos titulares dos direitos inscritos; - assinatura dos titulares dos direitos inscritos ou requerimento para suas notificações, quando então deverão ser indicados os endereços das partes a serem notificadas, em observância do princípio da instância. Deverão acompanhar a notificação os documentos que permitam ao notificando conhecer o pedido, como no mínimo cópia do requerimento inicial, cópia da planta e do memorial descritivo; - assinaturas com firma reconhecida; - certidões dos distribuidores da comarca da situação do imóvel + do domicílio do requerente e do requerido (certidões em nome de ambos); - justo título se for o caso; - demais documentos que ajudem a comprovar os requisitos da espécie de usucapião invocada. SEGUNDA E ÚLTIMA QUALIFICAÇÃO REGISTRAL - verificar se é caso de acatamento do pedido e de necessidade, ou não, de notificação dos legitimados passivos certos, para a posterior realização do registro da usucapião (na hipótese de prática do ato, justificar de maneira sucinta, salvo se compreender que alguns aspectos materiais ou formais devam ser destacados). - verificar se é caso de negativa do pedido por falta de requisitos formais e materiais e de realização de nota devolutiva (justificar sucintamente a recusa, assegurando ao

27 requerente o conhecimento das razões do indeferimento), da qual caberá suscitação de dúvida. - verificar se é caso de remessa dos autos ao MM. Juízo competente. OBSERVAÇÃO: ainda que ocorridas qualificações positivas nas etapas anteriores do procedimento, nada obsta que o oficial, a qualquer tempo, reveja sua decisão de forma fundamentada, uma vez que não há preclusão ou coisa julgada das decisões administrativas tomadas no curso do procedimento, as quais podem ser revistas, de ofício, até a decisão final, bem como, diversamente, poderá uma decisão denegatória ser revista a qualquer tempo, deferindo-se o pleito. Autoria do Fluxograma acima: Dr. Lamana Paiva (XLII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil) 16 FEITOS AJUIZADOS

28 Art. 216-A, III - certidões negativas dos distribuidores da comarca da situação do imóvel e do domicílio do requerente (em nome do requerente e do requerido) - As certidões de feitos ajuizados em nome do requerente da usucapião e em nome do requerido (proprietário do imóvel usucapido) poderão: - evitar propositura, na via extrajudicial, de usucapião já requerida em juízo; - evitar que não se observe decisão em usucapião com trânsito em julgado; - verificar se existe ação reivindicatória que tenha por objeto o imóvel usucapido; - ajudar a comprovar que a posse não é mansa e pacífica (reintegração de posse); - verificar se há causa impeditiva, exemplo: requerente é curador do requerido; - Inobstante o artigo referir-se a certidões negativas, há que se ressaltar que somente no caso em que a ocorrência representar um empecilho ao reconhecimento da usucapião é que a positividade impedirá o prosseguimento do feito. - Deverão ser expedidas certidões da comarca da situação do imóvel e do domicílio do requerente (do domicílio do requerido não interessam, uma vez que só interessam feitos judiciais propostos em seu desfavor que tenham por objeto pretensão acerca do imóvel, o que, segundo regra processual civil, é de competência exclusiva do foro da localização do imóvel). - As certidões devem se referir a todos os distribuidores judiciais (estadual comum, federal comum e especial, cíveis e criminais). Essas certidões serão suficientes para detectar fatos que impeçam o deferimento do pleito de usucapião, a exemplo de: - ação possessória tabular contra o possuidor requerente, cujo citação teve o escopo de interromper o prazo prescricional aquisitivo; - ação reivindicatória da União contra o requerente da usucapião, por se tratar de imóvel público. - As certidões deverão ser as dos distribuidores judiciais, e não somente as dos registros de imóveis, uma vez que a lei proclama certidões dos distribuidores, e não certidão de feitos ajuizados? Para alguns sim, pois há situações em que dada a natureza da ação proposta não há que se falar em aplicabilidade da Lei Federal nº

29 13.097/15, que trata das hipóteses em que das forças da ação puderem restar resultados ou responsabilidades patrimoniais que reduzam o requerido à insolvência (exemplo: reivindicatória ou reintegração de posse propostas contra o requerente da usucapião não se encaixam nas hipóteses da Lei Federal nº ) Já Leonardo Brandelli pontua que uma vez vigentes as normas dos artigos 54, 55 e 56 da Lei Federal nº /15, que determinou que as ações devam estar publicizadas na matrícula do imóvel para que possam produzir efeito contra todos, suficiente será a certidão de ações reais / pessoais reipersecutórias. (vigência em 18/2/2017) - Verificar feitos em geral ou somente feitos de usucapião? (geral exemplo: reintegração de posse contra o requerente) - Por que certidão do domicílio do requerente se a ação de usucapião obrigatoriamente deve ser proposta no foro de localização do bem usucapido? (verificar se já não foi contemplado em outra usucapião) - Caso alguma certidão dê notícia de já haver uma ação judicial de usucapião, do mesmo imóvel, proposta pelo mesmo autor, contra os mesmos réus, haverá litispendência? - Leonardo Brandelli pontua que somente haverá litispendência se já tiver sido decidida, de forma procedente ou improcedente, e tenha feito coisa julgada, não podendo a questão voltar a ser discutida registralmente, para o que deverá o oficial qualificar negativamente o pedido. Havendo ação mas não tendo sido proferida decisão com trânsito em julgado, parece não haver litispendência entre a jurisdição judicial e a jurisdição registral, hipótese em que o Oficial poderá receber e analisar o pleito. Assim, e estando o pleito em andamento tanto na via judicial como na via extrajudicial, inúmeras são as possibilidades, vejamos: - o registrador decidir antes do Juiz, de modo que a decisão jurisdicional, posterior, poderá modificar ou não a do registrador; - o registrador pode negar o pedido e o juiz deferir, e mandar registrar a usucapião; - o registrador pode deferir o pedido, e o Juiz pode indeferi-lo, e mandar cancelar o registro de usucapião; - o registrador pode deferir o pedido, e o autor desistir do processo judicial nas situações em que for possível;

30 - o registrador pode deferir o pedido, e registrar a usucapião, e o Juiz pode também deferir o pedido, o que possibilitará um novo registro da mesma usucapião, agora judicial e dotada de coisa julgada material, efeito esse não ofertado pelo nosso deferimento na via extrajudicial (não seria caso de mera averbação para publicizar a coisa julgada material?) - o juiz pode decidir antes do registrador, o que definirá a questão tão logo transitada em julgado a decisão, devendo ser encerrado o processo de usucapião extrajudicial, uma vez que não mais poderá decidir o registrador de forma diversa, ou, ainda que decida, nenhuma eficácia ofertará. - Ato de registro (167, I, 28) 17 PRÁTICA REGISTRAL - A B C D E (cadeia de sucessão possessória): as partes B C D não figurarão no ato de registro da usucapião, uma vez constituírem-se por meros possuidores anteriores, sem que qualquer deles requeresse o reconhecimento do direito de propriedade em seu benefício. - Obediência à continuidade subjetiva e objetiva: Leonardo Brandelli preleciona que na via judicial, não há necessidade de suas observâncias, bastando que haja requisitos suficientes para a abertura da matrícula, nem há necessidade de que o titular do direito e sua qualificação constantes do registro imobiliário coincidam com o réu do procedimento de usucapião e com a sua qualificação. Já na via extrajudicial, a continuidade objetiva, da mesma forma que na via judicial, poderá ser mitigada. Nesse caso, deverá ser aberta matrícula para o imóvel usucapido previamente ao ato de registro da usucapião, quando então deverão estar presentes, pelo menos, os requisitos necessários ao seu descerramento. Havendo o respeito à especialidade objetiva, bastará o ato de registro stricto sensu. Já quanto à continuidade subjetiva, a sorte é outra na usucapião extrajudicial: é que nesta, dada a necessidade de que seja amigável, e de que os titulares de direitos inscritos (sobre o imóvel usucapido bem como sobre os imóveis confrontantes) estejam de acordo, há não somente a necessidade de se identificar tais titulares, como também a necessidade de coincidência entre tais titulares e os legitimados passivos certos que participaram do procedimento - A prenotação do pedido de usucapião extrajudicial gera prioridade? Sim, pois, ao contrário do que acontece na retificação de registro, onde não há a criação, transmissão ou extinção de algum direito registrado, mas apenas a alteração de

31 elementos objetivos ou subjetivos do registro, na usucapião extrajudicial, se deferida, haverá a criação e concomitante extinção de direito registrado. - Prenotação: ficará prorrogada até que: - haja a análise do pedido, acolhendo-o ou rejeitando-o; - até que haja a qualificação jurídica do pedido, registrando-o ou devolvendo-o com exigência fundamentada; - até que se encaminhe o processo ao juízo competente, em caso de impugnação do pedido. - Protocolado o pedido, fará o registrador a autuação do processo, tornando-os uma única peça documental, com termo de abertura, numeração e rubrica das folhas. - Não há regras procedimentais estanques, uma vez tratar-se de procedimento administrativo, sendo cabível alguma alteração procedimental justificável juridicamente. - O artigo 15 do novo NCPC determina que na constatação de alguma lacuna normativa na condução do processo extrajudicial de usucapião as disposições do NCPC deverão ser aplicadas subsidiariamente. Artigo 15: Na ausência de normas que regulem processos eleitorais, trabalhistas ou administrativos, as disposições deste Código lhes serão aplicadas supletiva e subsidiariamente. 18 USUCAPIÃO LIBERTATIS NO BRASIL? (USUCAPIÃO LIBERTADORA) - É adquirir certo direito real livre de quaisquer outros direitos ou encargos preexistentes (efeito de eliminar direitos preexistentes). (Ao mesmo tempo possibilitaria a aquisição de direitos, como o de propriedade, como a extinção de direitos, ônus ou gravames, como o de hipoteca). - Estariam os direitos constituídos anteriormente ao reconhecimento da usucapião fadados ao desaparecimento? Para Leonardo Brandelli, esse efeito libertador nada tem a ver com a aquisição originária ou derivada. A aquisição pode ser originária, por não estabelecer qualquer relação jurídica de continuidade com o titular anterior do direito, mas não extinguir os demais direitos que porventura existam. E prossegue:

32 Ser a aquisição originária significa que o direito adquirido não se apóia em um direito antecessor, não decorrendo daí conclusão necessária de que haja a extinção de qualquer outro direito existente sobre o bem adquirido originariamente, mas apenas daqueles que não couberem no mesmo espaço jurídico do direito adquirido. (exemplo: usucapir imóvel alienado fiduciariamente a propriedade plena reconhecida extingue a propriedade resolúvel anterior, constituída a título de garantia) - O direito de propriedade adquirido por usucapião pode conviver com uma hipoteca? Sim. Então não há que se falar em extinção desta última. - Usucapir é tão somente substituir um direito anterior por um direito posterior, de igual conteúdo. - Usucapião libertatis no direito Português: o direito real maior usucapido acaba por aniquilar o direito real menor, como por exemplo na hipótese em que o reconhecimento do direito de propriedade implicará na extinção do direito real de servidão constituído sobre o mesmo imóvel. Mas, mesmo lá, não há que se falar na extinção de qualquer direito real que não pressupõe um domínio de fato, como por exemplo a hipoteca. - Usucapião libertatis no direito Italiano: não há que se falar em usucapião libertadora, quando então a usucapião tem eficácia somente aquisitiva, e não extintiva, salvo em relação ao próprio direito real usucapido (propriedade x propriedade). USUCAPIÃO LIBERTATIS NO DIREITO BRASILEIRO - Há quem entenda não haver no direito brasileiro a usucapião libertadora, enquanto outros entendem existir a mesma. Para Leonardo Brandelli, a usucapião pode ser, ou não, libertadora, a depender dos seguintes elementos: - da posse (o direito refletido pela posse é incompatível com o direito preexistente que se pretende libertar pela usucapião?) - do justo título - da publicidade registral - Quanto à posse e quanto ao direito que se pretende libertar pela usucapião: o direito refletido pela posse é incompatível com o direito preexistente? Analisando-se os elementos acima poderemos verificar a compatibilidade, ou não, de coexistência dos direitos envolvidos. Exemplo: se a usucapião for de um direito real de servidão de passagem ou de usufruto, não há que se falar em extinção do direito de propriedade

Usucapião. É a aquisição do domínio ou outro direito real pela posse prolongada. Tem como fundamento a função social da propriedade

Usucapião. É a aquisição do domínio ou outro direito real pela posse prolongada. Tem como fundamento a função social da propriedade Usucapião É a aquisição do domínio ou outro direito real pela posse prolongada Tem como fundamento a função social da propriedade!1 Requisitos da posse ad usucapionem Posse com intenção de dono (animus

Leia mais

Usucapião O que muda com o novo CPC?

Usucapião O que muda com o novo CPC? Usucapião O que muda com o novo CPC? Em março de 2016, entra em vigor o novo Código de Processo Civil (CPC), que com significativas mudanças, busca dar mais agilidade às ações judiciais. Uma das principais

Leia mais

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL DOCUMENTOS: Requerimento com a qualificação completa dos interessados, firmado por advogado devidamente constituído. Não há necessidade de reconhecimento de firma (item 2.1 da Circular

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB XIII EXAME DE ORDEM C006 DIREITO TRIBUTÁRIO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB XIII EXAME DE ORDEM C006 DIREITO TRIBUTÁRIO C006 DIREITO TRIBUTÁRIO PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL C006042 Responsabilidade Tributária. Exceção de pré-executividade. Determinada pessoa jurídica declarou, em formulário próprio estadual, débito de ICMS.

Leia mais

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE É sabido - e isso está a dispensar considerações complementares - que a pessoa jurídica tem vida distinta da dos seus sócios e administradores.

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE USUCAPIÃO

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE USUCAPIÃO NOÇÕES BÁSICAS SOBRE USUCAPIÃO Esp. Andrea M. L. Pasold O (ou A, como preferem muitos doutrinadores a também o novo código civil) usucapião é também chamado de prescrição aquisitiva, por ser um direito

Leia mais

14/06/2013. Andréa Baêta Santos

14/06/2013. Andréa Baêta Santos Tema: DIREITO REGISTRAL IMOBILIÁRIO Questões de Registro de Imóveis 14/06/2013 1. Na certidão em relatório Oficial deve sempre se ater ao quesito requerente? formulado o pelo Não, pois sempre que houver

Leia mais

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 19. Professor: Rafael da Mota Mendonça

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 19. Professor: Rafael da Mota Mendonça Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 19 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva DIREITO DAS COISAS (continuação) (III) Propriedade

Leia mais

Legislação e tributação comercial

Legislação e tributação comercial 6. CRÉDITO TRIBUTÁRIO 6.1 Conceito Na terminologia adotada pelo CTN, crédito tributário e obrigação tributária não se confundem. O crédito decorre da obrigação e tem a mesma natureza desta (CTN, 139).

Leia mais

GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL:

GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL: GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL: Nos termos do art. 20 do Regulamento do Concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público, na correção da prova escrita levar-se-á em conta o saber

Leia mais

Usucapião. Usucapião de Móveis. Usucapião de outros direitos reais Processo. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Usucapião. Usucapião de Móveis. Usucapião de outros direitos reais Processo. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Usucapião Usucapião de Imóveis Usucapião de Móveis M Usucapião de outros direitos reais Processo Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio

Leia mais

Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC

Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC 2014) QUESTÃO 54 Analise as seguintes assertivas sobre as causas de exclusão de ilicitude no Direito Civil: I. A legítima defesa de terceiro não atua como

Leia mais

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM. Peça Treino 8

NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM. Peça Treino 8 Peça Treino 8 Refrigeração Nacional, empresa de pequeno porte, contrata os serviços de um advogado em virtude de uma reclamação trabalhista movida pelo exempregado Sérgio Feres, ajuizada em 12.04.2013

Leia mais

AULA 07. Herança Jacente = herança sem herdeiros notoriamente conhecidos (arts. 1819 e ss. do CC).

AULA 07. Herança Jacente = herança sem herdeiros notoriamente conhecidos (arts. 1819 e ss. do CC). 01 Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV, 8ºDIN-1 e 8º DIN-2 Data: 21/08/12 AULA 07 II - SUCESSÃO EM GERAL (Cont...) 11. Herança Jacente e Vacante (arts. 1.819 a 1.823,

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Falência e Recuperação de Empresas

DIREITO EMPRESARIAL. Falência e Recuperação de Empresas Falência e Recuperação de Empresas 1. Considere as afirmativas a respeito das manifestações processuais nos processos de falência e de recuperação judicial de empresas, nos termos da Lei 11.101/05: I.

Leia mais

USUCAPIÃO. forma jurídica de solução da tensão existente entre a posse e a propriedade

USUCAPIÃO. forma jurídica de solução da tensão existente entre a posse e a propriedade forma jurídica de solução da tensão existente entre a posse e a propriedade Requisitos pessoais da usucapião - art. 1244 - art. 197 a 201 - prescrição aquisitiva não pode correr contra os cônjuges, companheiros,

Leia mais

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO E AÇÃO DE DEPÓSITO 1 Parte I AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO 2 1) O DIREITO MATERIAL DE PAGAMENTO POR CONSIGNAÇÃO a) Significado da palavra consignação b) A consignação

Leia mais

Questões Extras Direito Tributário Profº Ricardo Alexandre www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

Questões Extras Direito Tributário Profº Ricardo Alexandre www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br TRIBUTO - CONCEITO 1. (ESAF/GEFAZ-MG/2005) Na atividade de cobrança do tributo a autoridade administrativa pode, em determinadas circunstâncias, deixar de aplicar a lei. 2. (ESAF/GEFAZ-MG/2005) Segundo

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ PROGRAMA ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR SECRETARIA EXECUTIVA

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ PROGRAMA ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR SECRETARIA EXECUTIVA PORTARIA Nº 15/2012 Dispõe sobre a identificação das partes e de seus representantes por ocasião da abertura de reclamações e realização de audiências no âmbito deste Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor.

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA PROVA ESCRITA DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL I - TURMA A

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA PROVA ESCRITA DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL I - TURMA A FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA PROVA ESCRITA DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL I - TURMA A REGENTE: PROF. DOUTOR MIGUEL TEIXEIRA DE SOUSA 27-02-2015 DURAÇÃO DA PROVA: 2H00 Alice, domiciliada

Leia mais

ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL.

ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL. ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL. Por Osvaldo Feitosa de Lima, Advogado e mail: drfeitosalima@hotmail.com Em razão do princípio da supremacia do interesse

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI Nº 2.804, DE 2011

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI Nº 2.804, DE 2011 COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI Nº 2.804, DE 2011 (Apenso: Projeto de Lei nº 3.768, de 2012) Altera o art. 103 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre os Planos

Leia mais

ESTADO DO PIAUÍ PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE PAULISTANA

ESTADO DO PIAUÍ PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE PAULISTANA ESTADO DO PIAUÍ PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE PAULISTANA AÇÃO CIVIL PÚBLICA PROCESSO Nº 00000064-20.2012.8.18.000064 AUTOR: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUI RÉUS: MUNICÍPIO DE PAULISTANA/PI e OUTRO

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Deve-se propor ação renovatória, com fulcro no art. 51 e ss. da Lei n.º 8.245/1991. Foro competente: Vara Cível de Goianésia GO, conforme dispõe o art. 58, II, da Lei n.º 8.245/1991:

Leia mais

Resumo. Sentença Declaratória pode ser executada quando houver o reconhecimento de uma obrigação.

Resumo. Sentença Declaratória pode ser executada quando houver o reconhecimento de uma obrigação. 1. Execução Resumo A Lei 11.232/05 colocou fim à autonomia do Processo de Execução dos Títulos Judiciais, adotando o processo sincrético (a fusão dos processos de conhecimento e executivo a fim de trazer

Leia mais

INTIMAÇÃO DO APONTAMENTO

INTIMAÇÃO DO APONTAMENTO INTIMAÇÃO DO APONTAMENTO A lei assegura ao devedor o direito de cumprir a obrigação, aceitando ou pagando o título apontado, assim elidindo o protesto. Por isso, exige que o devedor tome conhecimento da

Leia mais

MANUAL DOS PRAZOS PROCESSUAIS: A CONTAGEM DOS PRAZOS NO NOVO CPC 1. MUDANÇAS GERAIS APLICÁVEIS A TODOS OS PRAZOS PROCESSUAIS:

MANUAL DOS PRAZOS PROCESSUAIS: A CONTAGEM DOS PRAZOS NO NOVO CPC 1. MUDANÇAS GERAIS APLICÁVEIS A TODOS OS PRAZOS PROCESSUAIS: MANUAL DOS PRAZOS PROCESSUAIS: A CONTAGEM DOS PRAZOS NO NOVO CPC 1. MUDANÇAS GERAIS APLICÁVEIS A TODOS OS PRAZOS PROCESSUAIS: Mudança no modo de contagem dos prazos: A partir do novo CPC, os prazos processuais

Leia mais

A extinção da personalidade ocorre com a morte, que pode ser natural, acidental ou presumida.

A extinção da personalidade ocorre com a morte, que pode ser natural, acidental ou presumida. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 04 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva Personalidade (continuação) 3. Extinção da personalidade:

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DA COMARCA DE...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DA COMARCA DE... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DA COMARCA DE... KASSIUS CLAY, brasileiro, casado, RG..., CPF:... e sua cônjuge TALITA CLAY, brasileira, casada, RG..., CPF..., residentes

Leia mais

Prescrição e decadência

Prescrição e decadência DIREITO CIVIL Professor Dicler A prescrição representa a perda da ação e da exceção (defesa) em razão do decurso de tempo. Tem como fundamento a paz social e a segurança jurídica que ficariam comprometidos

Leia mais

Regulamenta o art. 21 da Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.

Regulamenta o art. 21 da Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. DECRETO Nº 5.746, DE 5 DE ABRIL DE 2006 Regulamenta o art. 21 da Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL A sociedade empresária XYZ Ltda., citada em execução fiscal promovida pelo município para a cobrança de crédito tributário de ISSQN, realizou depósito integral e

Leia mais

ANEXO 1 - MODELO DE ESCRITURA DE SEPARAÇÃO CONSENSUAL SEM PARTILHA DE BENS

ANEXO 1 - MODELO DE ESCRITURA DE SEPARAÇÃO CONSENSUAL SEM PARTILHA DE BENS ANEXO 1 - MODELO DE ESCRITURA DE SEPARAÇÃO CONSENSUAL SEM PARTILHA DE BENS Livro... Folha... ESCRITURA PÚBLICA DE SEPARAÇÃO CONSENSUAL que fazem, como outorgantes e reciprocamente outorgados NOME e NOME,

Leia mais

A Usucapião Extrajudicial no Novo Código de Processo Civil

A Usucapião Extrajudicial no Novo Código de Processo Civil Geraldo Beire Simões, advogados Rua da Assembléia n 34, Grupos 601/602 - Centro - Rio de Janeiro RJ CEP 20.011-000 Tel/fax (21) 2222-9457 e-mail: geraldobeire@globo.com A Usucapião Extrajudicial no Novo

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI Nº 10.035, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2015.

RIO GRANDE DO NORTE LEI Nº 10.035, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2015. RIO GRANDE DO NORTE LEI Nº 10.035, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2015. Dispõe sobre a complementação da receita a ser destinada as serventias extrajudicias deficitárias, altera a alíquota do Fundo de Compensação

Leia mais

Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - São Paulo

Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - São Paulo REGULAMENTO DO CENTRO DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DA CÂMARA PORTUGUESA DE COMÉRCIO NO BRASIL SÃO PAULO Artigo 1º O Centro de Arbitragem 1.1. O Centro de Mediação e Arbitragem da Câmara Portuguesa de Comércio

Leia mais

Conteúdo: Intervenção de Terceiros: Conceitos, Classificação e Espécies.

Conteúdo: Intervenção de Terceiros: Conceitos, Classificação e Espécies. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 12 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Intervenção de Terceiros: Conceitos, Classificação e Espécies. Litisconsórcio (cont.) Litisconsortes

Leia mais

INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004

INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004 Ministério da Fazenda Comissão de Valores Mobiliários INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004 Estabelece normas e procedimentos para a organização e o funcionamento das corretoras de mercadorias. O

Leia mais

MATRICULA CASOS ESPECIAIS

MATRICULA CASOS ESPECIAIS MATRICULA Atitude do registrador Constatada oficialmente a existência de uma rádio, revista ou qualquer outro meio de comunicação previsto na legislação, sem a competente matrícula no Registro Civil das

Leia mais

Consignação em Pagamento: o meio indireto para a extinção de uma Obrigação. Alana Fagundes VALÉRIO 1

Consignação em Pagamento: o meio indireto para a extinção de uma Obrigação. Alana Fagundes VALÉRIO 1 Consignação em Pagamento: o meio indireto para a extinção de uma Obrigação. Alana Fagundes VALÉRIO 1 RESUMO: O artigo trata da Consignação em Pagamento, encontrado em nosso Código Civil, na Parte Especial,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº 539-35.2015.6.00.0000 CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº 539-35.2015.6.00.0000 CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº 539-35.2015.6.00.0000 CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Gilmar Mendes Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Dispõe sobre pesquisas eleitorais para o pleito

Leia mais

IV - APELACAO CIVEL 2007.51.05.000235-5

IV - APELACAO CIVEL 2007.51.05.000235-5 Relatora : Desembargadora Federal SALETE MACCALÓZ APELANTE : CARMEM LUCIA LOPES TEIXEIRA Advogado : Paulo Roberto T. da Costa (RJ141878) APELADO : CAIXA ECONOMICA FEDERAL - CEF Advogado : Gerson de Carvalho

Leia mais

Telma Sarsur Assessora jurídica da SERJUS-ANOREG/MG Especialista em Direito Público pela Universidade Gama Filho Professora do curso de pós-graduação

Telma Sarsur Assessora jurídica da SERJUS-ANOREG/MG Especialista em Direito Público pela Universidade Gama Filho Professora do curso de pós-graduação CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS ATIVIDADES NOTARIAL E REGISTRAL Telma Sarsur Assessora jurídica da SERJUS-ANOREG/MG Especialista em Direito Público pela Universidade Gama Filho Professora do curso

Leia mais

NEGÓCIO JURÍDICO Conceito MANIFESTAÇÃO DE VONTADE + FINALIDADE NEGOCIAL (aquisição, conservação, modificação e extinção de direitos)

NEGÓCIO JURÍDICO Conceito MANIFESTAÇÃO DE VONTADE + FINALIDADE NEGOCIAL (aquisição, conservação, modificação e extinção de direitos) NEGÓCIO JURÍDICO Conceito MANIFESTAÇÃO DE VONTADE + FINALIDADE NEGOCIAL (aquisição, conservação, modificação e extinção de direitos) INTERPRETAÇÃO Boa-fé e usos do lugar CC113 Os negócios jurídicos devem

Leia mais

PONTO 1: Execução Trabalhista. Fase de Liquidação de Sentença Trabalhista é uma fase preparatória da execução trabalhista art. 879 da CLT.

PONTO 1: Execução Trabalhista. Fase de Liquidação de Sentença Trabalhista é uma fase preparatória da execução trabalhista art. 879 da CLT. 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PONTO 1: Execução Trabalhista 1. EXECUÇÃO TRABALHISTA: ART. 876 ART. 892 da CLT Fase de Liquidação de Sentença Trabalhista é uma fase preparatória da execução trabalhista

Leia mais

AS RESTRIÇÕES JUDICIAIS FACE ÀS TRANSMISSÕES DA PROPRIEDADE IMOBILIÁRIA. Telma Lúcia Sarsur Outubro de 2011

AS RESTRIÇÕES JUDICIAIS FACE ÀS TRANSMISSÕES DA PROPRIEDADE IMOBILIÁRIA. Telma Lúcia Sarsur Outubro de 2011 AS RESTRIÇÕES JUDICIAIS FACE ÀS TRANSMISSÕES DA PROPRIEDADE IMOBILIÁRIA Telma Lúcia Sarsur Outubro de 2011 Para conceituarmos restrição judicial, há de se definir restrição, que é limitação imposta ao

Leia mais

Recuperação Extrajudicial, Judicial e Falência. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Recuperação Extrajudicial, Judicial e Falência. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Recuperação Extrajudicial, Judicial e Falência Recuperação Extrajudicial, Judicial e Falência Decreto-lei nº 7.661, de 21 de junho de 1945 Lei de Falências revogado. Lei nº 11.101, de 09 de fevereiro de

Leia mais

PONTO 1: Prescrição e Decadência 1. PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA 1.1 PRESCRIÇÃO. CONCEITO DE PRESCRIÇÃO: Duas correntes:

PONTO 1: Prescrição e Decadência 1. PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA 1.1 PRESCRIÇÃO. CONCEITO DE PRESCRIÇÃO: Duas correntes: 1 PROCESSO DO TRABALHO PONTO 1: Prescrição e Decadência 1. PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA 1.1 PRESCRIÇÃO A prescrição foi inserida na legislação brasileira no código comercial de 1950. Hoje não há mais distinção

Leia mais

GILBERTO VALENTE DA SILVA SUGESTÃO PRÁTICA SOBRE REGISTRO PENHORAS

GILBERTO VALENTE DA SILVA SUGESTÃO PRÁTICA SOBRE REGISTRO PENHORAS SUGESTÃO PRÁTICA SOBRE O REGISTRO DE PENHORAS Tenho visto, sistematicamente, Registradores devolvendo mandados que recebem, para registro de penhoras, com exigências relacionadas à qualificação do exeqüente,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

RESOLUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Gilmar Mendes Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Dispõe sobre pesquisas eleitorais para as eleições de 2016. O Tribunal

Leia mais

DEFESAS E RECURSOS PERANTE O TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado

DEFESAS E RECURSOS PERANTE O TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado DEFESAS E RECURSOS PERANTE O TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado CONTRADITÓRIO E DEFESA PROCESSO VOLUNTÁRIO Ausência de partes: existem somente o interessado (responsável pela

Leia mais

http://www.profmarcelomoura.blogspot.com EXAME DE ORDEM ( CESPE/UnB ) 2009.2

http://www.profmarcelomoura.blogspot.com EXAME DE ORDEM ( CESPE/UnB ) 2009.2 EXAME DE ORDEM ( CESPE/UnB ) 2009.2 OBSERVAÇÃO O gabarito pretende abranger diversos aspectos do tema abordado. Assim, o fato do candidato não ter abordado todos os temas referidos neste comentário não

Leia mais

OAB EXTENSIVO FINAL DE SEMANA Disciplina: Direito Empresarial Prof.ª Elisabete Vido Data: 05.12.2009 Aula nº. 05

OAB EXTENSIVO FINAL DE SEMANA Disciplina: Direito Empresarial Prof.ª Elisabete Vido Data: 05.12.2009 Aula nº. 05 OAB EXTENSIVO FINAL DE SEMANA Disciplina: Direito Empresarial Prof.ª Elisabete Vido Data: 05.12.2009 Aula nº. 05 TEMAS TRATADOS EM AULA I FALÊNCIA (Lei 11.101/05) 1) Legitimidade Passiva (Art. 1º e 2º

Leia mais

Guia de Procedimentos

Guia de Procedimentos Guia de Procedimentos Interdição e Inabilitação Versão Leitura Fácil e Pictogramas Índice 1. Introdução O que se pretende com este Guia 2. Linhas de Orientação De que é que trata o Guia de Procedimentos

Leia mais

PROVAS ASPECTOS GERAIS.

PROVAS ASPECTOS GERAIS. PROVAS ASPECTOS GERAIS. CONCEITO art.332 Art. 332. Todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, são hábeis para provar a verdade dos fatos, em que

Leia mais

Conteúdo: Direito das Coisas: Posse: Conceito de Possuidor; Teorias da Posse; Natureza Jurídica; Composse; Detenção. - DIREITO DAS COISAS

Conteúdo: Direito das Coisas: Posse: Conceito de Possuidor; Teorias da Posse; Natureza Jurídica; Composse; Detenção. - DIREITO DAS COISAS Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Reais) / Aula 16 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Direito das Coisas: Posse: Conceito de Possuidor; Teorias da Posse; Natureza Jurídica; Composse;

Leia mais

Obs1: O possuidor direto pode fazer uso dos interditos possessórios contra o possuidor indireto e vice-versa.

Obs1: O possuidor direto pode fazer uso dos interditos possessórios contra o possuidor indireto e vice-versa. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Reais) / Aula 17 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Posse: Classificação; Formas de Aquisição. I) POSSE (cont.): 7. Classificação da Posse:

Leia mais

TUTELAS PROVISÓRIAS: TUTELA DE URGÊNCIA E TUTELA DA EVIDÊNCIA.

TUTELAS PROVISÓRIAS: TUTELA DE URGÊNCIA E TUTELA DA EVIDÊNCIA. PALESTRA TUTELAS PROVISÓRIAS: TUTELA DE URGÊNCIA E TUTELA DA EVIDÊNCIA. Professor: Dr. Francisco Ferreira Jorge Neto Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Professor Universitário

Leia mais

BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ nº 06.977.745/0001-91 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ nº 06.977.745/0001-91 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES 1. OBJETIVOS DO PLANO BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ nº 06.977.745/0001-91 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES 1.1. Os objetivos do Plano de Opção de Compra de Ações da BR Malls Participações S.A. ( Companhia

Leia mais

Direito de Família. Consuelo Huebra

Direito de Família. Consuelo Huebra Direito de Família Consuelo Huebra Casamento A lei só admite o casamento civil, mas o casamento religioso pode produzir efeitos civis na forma dos arts.1515 e 1516, C.C. Parentesco Natural pessoas que

Leia mais

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO Referência: Licitação Concorrência Técnica e Preço Processo Administrativo n : 21221.001621/2012-28 1. Cuida-se de reposta ao Pedido de Impugnação ao Edital interposto pela Sociedade

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. Gabinete Desembargador Walter Carlos Lemes AC n. 158325-97 DM

PODER JUDICIÁRIO. Gabinete Desembargador Walter Carlos Lemes AC n. 158325-97 DM APELAÇÃO CÍVEL N. 158325-97.2012.8.09.0011 (201291583254) COMARCA DE APARECIDA DE GOIÂNIA APELANTE : ADÃO MARTINS DE ALMEIDA E OUTRO(S) APELADA : VERA CRUZ S/A 1º INTERES.: MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ TRADIÇÃO, EXPERIÊNCIA E OUSADIA DE QUEM É PIONEIRO Data: 23/03/2010 Estudo dirigido Curso: DIREITO Disciplina: DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II Professora: ILZA MARIA

Leia mais

CT.DSL-DR- /00 Rio de Janeiro, 10 de abril de 2000..

CT.DSL-DR- /00 Rio de Janeiro, 10 de abril de 2000.. CT.DSL-DR- /00 Rio de Janeiro, 10 de abril de 2000.. À Agência Nacional de Telecomunicações ANATEL SAS, Quadra 06, Bloco H Edifício Ministro Sérgio Motta, 2º andar Biblioteca Brasília - DF CEP 70.313-900

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.389/12 Dispõe sobre o Registro Profissional dos Contadores e Técnicos em Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE:

Leia mais

a palavra é feminina porque vem do latim usus + capere, ou seja, é a captação/tomada/aquisição pelo uso.

a palavra é feminina porque vem do latim usus + capere, ou seja, é a captação/tomada/aquisição pelo uso. 1 a palavra é feminina porque vem do latim usus + capere, ou seja, é a captação/tomada/aquisição pelo uso. é modo de aquisição da propriedade pela posse prolongada sob determinadas condições. OUTRO CONCEITO:

Leia mais

IPTU: RECLAMAÇÃO E REVISÃO DO LANÇAMENTO

IPTU: RECLAMAÇÃO E REVISÃO DO LANÇAMENTO IPTU: RECLAMAÇÃO E REVISÃO DO LANÇAMENTO Elaborado em 02.2008. José Hable Auditor tributário da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, graduado em Agronomia pela UFPR, Administração de Empresas pela

Leia mais

UMA SUSCINTA ANÁLISE DA EFICÁCIA DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

UMA SUSCINTA ANÁLISE DA EFICÁCIA DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO UMA SUSCINTA ANÁLISE DA EFICÁCIA DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Anne Karoline ÁVILA 1 RESUMO: A autora visa no presente trabalho analisar o instituto da consignação em pagamento e sua eficácia. Desta

Leia mais

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Prefeitura Municipal de Porto Alegre Prefeitura Municipal de Porto Alegre DECRETO Nº 14.330, de 28 de outubro de 2003. Regulamenta o inc. VIII do art. 17, os arts. 107, 108, 109 e 110, da Lei Complementar nº 478, de 26 de setembro de 2002,

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL FALÊNCIA. Cláudio Basques. A garantia dos credos é o patrimônio do devedor.

DIREITO EMPRESARIAL FALÊNCIA. Cláudio Basques. A garantia dos credos é o patrimônio do devedor. DIREITO EMPRESARIAL FALÊNCIA Cláudio Basques A garantia dos credos é o patrimônio do devedor. LEI N. 11.101, DE 9 DE FEVEREIRO DE 2005 Nova Lei de Falências Art. 1º Esta lei disciplina a recuperação judicial,

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.419, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2006. Mensagem de veto Dispõe sobre a informatização do processo judicial; altera a Lei no 5.869,

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVI EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVI EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL A pessoa jurídica A, fabricante de refrigerantes, recolheu em montante superior ao devido o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente nas operações

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2016

PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 (Do Sr. LEONARDO PICCIANI) Aperfeiçoa as regras sobre a regularização fundiária de interesse social; altera a Lei nº 11.977, de 07 de julho de 2009. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA

ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA (Até às alterações do Decreto Lei n.º 38/2003, de 08 de Março) ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA CAPÍTULO I Artigo 1.º Convenção de arbitragem 1 - Desde que por lei especial não esteja submetido exclusivamente a tribunal

Leia mais

ESTUDO DE CASO USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL DO SÍTIO PICA-PAU AMARELO - PONTA GROSSA PARANÁ

ESTUDO DE CASO USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL DO SÍTIO PICA-PAU AMARELO - PONTA GROSSA PARANÁ 1 ESTUDO DE CASO USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL DO SÍTIO PICA-PAU AMARELO - PONTA GROSSA PARANÁ Sandro Murilo Martins Simão 1 smmsimao@hotmail.com Sociedade Educativa e Cultural Amélia Ltda - Faculdade Santa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ RESOLUÇÃO Nº 17/CEPE, DE 03 DE MAIO DE 2006 Aprova normas para os cursos de especialização da Universidade Federal do Ceará. O Reitor da UNIVERSIDADE

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA CAU/SP Nº 003/2015 INSCRIÇÃO E REVALIDAÇÃO DE INSCRIÇÃO DE ARQUITETOS E URBANISTAS PARA PRESTAÇÃO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA CAU/SP Nº 003/2015 INSCRIÇÃO E REVALIDAÇÃO DE INSCRIÇÃO DE ARQUITETOS E URBANISTAS PARA PRESTAÇÃO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA CAU/SP Nº 003/2015 INSCRIÇÃO E REVALIDAÇÃO DE INSCRIÇÃO DE ARQUITETOS E URBANISTAS PARA PRESTAÇÃO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA CONVÊNIO DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO CAU/SP

Leia mais

Estado do Acre DECRETO Nº 4.971 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2012

Estado do Acre DECRETO Nº 4.971 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2012 DECRETO Nº 4.971 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2012. Publicado no DOE nº 10.952 de 21-12-2012.. Alterado pelos Decretos nºs 5.089/2013, 6.287/2013, 7.299, 8.251/2014, 1.490/2015, 2.301/2015, 2.884/2015 e 3.472/2015..

Leia mais

Presidente Prudente/São José do Rio Preto, Julho de 2013.

Presidente Prudente/São José do Rio Preto, Julho de 2013. Presidente Prudente/São José do Rio Preto, Julho de 2013. Prezado Cliente, Empregados Públicos Celetistas do Estado de São Paulo - DER, SUCEN, Secretaria da Saúde, etc... Em ação judicial proposta pela

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL SRRF10 DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL SRRF10 DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL SRRF10 DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO Solução de Consulta Interna nº: 001 SRRF10/Disit Data: 26 de março de 2012 Origem: DRF Novo Hamburgo/Seort ASSUNTO:

Leia mais

Ordem nº 1988/14. 0005467-28.2014.8.26.0338 - lauda 1

Ordem nº 1988/14. 0005467-28.2014.8.26.0338 - lauda 1 fls. 1 SENTENÇA Processo Físico nº: 0005467-28.2014.8.26.0338 Classe - Assunto Dúvida - Registro de Imóveis Requerente: Marilena Pezeta de Abreu Requerido: Oficial do Cartório de Registro de Imóveis da

Leia mais

Direito Constitucional Dra. Vânia Hack de Ameida

Direito Constitucional Dra. Vânia Hack de Ameida 1 Controle da Constitucionalidade 1. Sobre o sistema brasileiro de controle de constitucionalidade, é correto afirmar que: a) compete a qualquer juiz ou tribunal, no primeiro caso desde que inexista pronunciamento

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO SUL. Seminário Ressanear Saneamento e resíduos sólidos em pauta.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO SUL. Seminário Ressanear Saneamento e resíduos sólidos em pauta. JPLP MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA ORDEM URBANÍSTICA E QUESTÕES FUNDIÁRIAS Seminário Ressanear Saneamento e resíduos sólidos em pauta. Regularização Fundiária Como

Leia mais

Posse e Usucapião Extraordinária

Posse e Usucapião Extraordinária Posse e Usucapião Extraordinária 11 Maria Daniella Binato de Castro 1 INTRODUÇÃO Este trabalho objetiva um breve estudo sobre o instituto da posse e sua relação com a figura da prescrição aquisitiva em

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA LEI N. 3.177, DE 11 DE SETEMBRO DE 2013. PUBLICADO NO DOE Nº 2297, DE 11.09.13

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA LEI N. 3.177, DE 11 DE SETEMBRO DE 2013. PUBLICADO NO DOE Nº 2297, DE 11.09.13 LEI N. 3.177, DE 11 DE SETEMBRO DE 2013. PUBLICADO NO DOE Nº 2297, DE 11.09.13 Consolidada, alterada pela Lei nº: 3250, de 19.11.13 DOE n. 2343, de 19.11.13 Autoriza o Poder Executivo a realizar a compensação

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União NOTA TÉCNICA /2012/OGU/CGU-PR Referência: 99902.001506/2012-81 Assunto: Recurso do art. 23 do Decreto n.º 7.724/2012, referente ao pedido de acesso à informação feito à Caixa Econômica Federal CEF pelo

Leia mais

RESERVA LEGAL E O REGISTRO IMÓVEIS

RESERVA LEGAL E O REGISTRO IMÓVEIS A RESERVA LEGAL E O REGISTRO DE IMÓVEIS Já escrevemos em outras ocasiões que nos imóveis rurais, a reserva legal não pode ser considerada apenas em percentual, para a sua averbação na matrícula do imóvel.

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - MDA INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA INCRA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO MARANHÃO

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - MDA INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA INCRA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO MARANHÃO AVISO DE EDITAL O SUPERINTENDENTE REGIONAL DO INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA INCRA, no Estado do Maranhão, com base na Lei n. 4.504, de 30.11.64, artigo 2º e 2º, alínea a e 17, alínea

Leia mais

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro 1. Aplicação 1- As instituições

Leia mais

2ª fase- Direito Administrativo. 02/2007 - CESPE

2ª fase- Direito Administrativo. 02/2007 - CESPE 2ª fase- Direito Administrativo. 02/2007 - CESPE Foi noticiado em jornal de grande circulação que O secretário de transportes de determinado estado, e certa empresa de transportes coletivos, pessoa jurídica

Leia mais

PROVA ORAL MALOTE 3 GRUPO I DIREITO CONSTITUCIONAL QUESTÃO 1

PROVA ORAL MALOTE 3 GRUPO I DIREITO CONSTITUCIONAL QUESTÃO 1 GRUPO I DIREITO CONSTITUCIONAL QUESTÃO 1 O governador do DF ajuizou ADI perante o STF contra lei distrital oriunda de projeto de lei de iniciativa parlamentar, por meio da qual foi concedido benefício

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 1.939, DE 2015 (Do Sr. Weverton Rocha)

PROJETO DE LEI N.º 1.939, DE 2015 (Do Sr. Weverton Rocha) *C0054196A* C0054196A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 1.939, DE 2015 (Do Sr. Weverton Rocha) Dispõe sobre a criação e a estruturação do regime jurídico de Advogado de Empresa Estatal Federal e

Leia mais

Tanto bens móveis como imóveis podem ser usucapidos. Como nossa disciplina é direito imobiliário, dos imóveis é que estudaremos este instituto.

Tanto bens móveis como imóveis podem ser usucapidos. Como nossa disciplina é direito imobiliário, dos imóveis é que estudaremos este instituto. 1) Para o prof. Daniel Áureo: a usucapião é conceituada como modo de aquisição da propriedade pela posse continuada durante certo lapso de tempo somada aos requisitos estabelecidos em lei. É também chamada

Leia mais

SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO

SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO Manual passo-a-passo para obtenção do Auto de Licença de Funcionamento/ Auto de Licença de Funcionamento Condicionado Eletrônico

Leia mais

ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLECENTE PROF. GUILHERME MADEIRA DATA 30.07.2009 AULA 01 e 02

ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLECENTE PROF. GUILHERME MADEIRA DATA 30.07.2009 AULA 01 e 02 TEMAS TRATADOS EM SALA ECA ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PARTE CIVIL 1) Objeto art. 2º do ECA: a) Criança = 12 anos incompletos. b) Adolescente = 12 e 18 anos. Atenção: Pode o ECA ser aplicado à

Leia mais

Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010

Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010 Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010 * Rodrigo Corrêa da Costa Oliveira 1. INTRODUÇÃO A contratação de Agências de Propaganda pela Administração Pública sempre se pautou pela Lei Geral

Leia mais

Recuperação Extrajudicial de Empresas em Crise Financeira. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Recuperação Extrajudicial de Empresas em Crise Financeira. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda de Empresas em Crise Financeira Lei nº 11.101, de 09 de fevereiro de 2005 Companhias em Crise Principais Causas: Desvalorização do Real; Problemas setoriais; Concentração de vencimentos; Alavancagem excessiva;

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE DECISÃO DE IMPUGNAÇÃO

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE DECISÃO DE IMPUGNAÇÃO DECISÃO DE IMPUGNAÇÃO Ref.: PREGÃO PRESENCIAL n.º 28/2011 Impetrante: STELMAT TELEIFORMÁTICA LTDA - n.º 00.950.386/0001-00 referido, que se seguem. Acolho a Impugnação ao Edital do Pregão Presencial acima

Leia mais