Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão"

Transcrição

1 Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

2 O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão é um órgão do Poder Judiciário Federal e tem como principais atividades a condução do processo eleitoral, desde o alistamento dos eleitores, operacionalização das eleições até o julgamento das matérias referentes à legislação eleitoral. Missão Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado a fim de fortalecer a democracia. Visão Consolidar a credibilidade da justiça eleitoral, especialmente quanto à efetividade, transparência e segurança. Valores Honestidade, lealdade, compromisso, solidariedade, humildade, respeito e responsabilidade.

3 Apresentação O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão lança a Carta de Serviços ao Cidadão com o objetivo de prestar à sociedade as informações consolidadas sobre os serviços desenvolvidos pela Justiça Eleitoral. Dela constam as orientações, os requisitos e os documentos para ter acesso aos serviços, bem como os compromissos com a cidadania. A Carta de Serviços atende às determinações do Decreto nº /2009, do Governo Federal, que estabelece o padrão de qualidade do atendimento prestado aos cidadãos pelos órgãos e pelas entidades da Administração Pública Federal e a Meta 7 do CNJ, que visa à Implantação e divulgação da Carta de Serviços ao Cidadão em 100% das unidades judiciárias de primeiro grau (Cartórios Eleitorais), até dezembro de 2011.

4 Compromissos no atendimento ao cidadão Atender com cortesia e respeito a todos os cidadãos. Atendimento gratuito, simples e seguro. Buscar a eficácia, com foco nas necessidades dos cidadãos. Facilitar o acesso aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral. Melhorar continuamente os serviços ao cidadão. Garantir a confiança nos serviços oferecidos. Agir de forma transparente, dentro da legalidade e da ética. Atendimento preferencial Têm preferência para o atendimento: eleitores maiores de 60 anos; gestantes; lactantes; pessoas com criança no colo; pessoas com deficiência.

5 Horários O TRE-MA atende os eleitores de todo o Estado do Maranhão por meio de 111 Cartórios Eleitorais que funcionam de segunda-feira a sexta-feira. Interior Consulte no nosso site: ou pelo telefone: o horário de funcionamento do seu Cartório Eleitoral. São Luís Fórum Eleitoral - Av. Senador Vitorino Freire, s/n, Bairro Madre Deus, das 13h às 19h. Viva Cidadão - das 8h às 18h - Shopping do Cidadão - Praia Grande - n 26-D, Sala Shopping do Cidadão - João Paulo - Rua Riachuelo, s/n. - Shopping Jacaraty - Av. Prof. Carlos Cunha, 3000 Principais serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral Título Eleitoral O que é o título? É o documento que qualifica o cidadão como eleitor. Inscrição Obrigatória: Pessoas entre 18 e 70 anos

6 Inscrição Facultativa: Menores de idade entre 16 e 18 anos Analfabetos Maiores de 70 anos Mesmo que possuam título, estes eleitores não são obrigados a votar. Nos anos em que se realizarem eleições, o menor que completar 16 anos até a data do pleito poderá tirar seu título. Para tirar o título pela primeira vez deve-se apresentar: Original e cópia de UM dos seguintes documentos: - carteira de identidade; - carteira de trabalho; - certidão de nascimento/ casamento ou - carteira de ordem profissional reconhe-cida por lei (OAB, CRM, CRC, CREA etc). Original e cópia do comprovante de residência, que pode ser: Conta de água, luz, telefone, envelope de carta, contracheque ou outro documento que comprove ter o requerente domicílio eleitoral no município. Original e cópia do comprovante de quitação com o serviço militar ou obrigação alternativa para o eleitor do sexo masculino com idade para prestar serviço militar obrigatório (entre 18 e 45 anos) Não são aceitos a carteira de motorista e o passaporte cujo modelo não contenha os nomes do pai e da mãe do cidadão.

7 Quem mudou de município, só poderá solicitar a transferência se: residir há pelo menos três meses no novo município; não tiver solicitado inscrição (primeiro título) ou transferência (troca de município) há menos de um ano; estar quite com a Justiça Eleitoral; Documentos necessários: Original e cópia de UM dos seguintes documentos: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de ordem profissional reconhecida por lei (OAB, CRM, CRC, CREA etc), certidão de nascimento/casamento ou carteira de motorista; original do Título de Eleitor e original e cópia do comprovante de residência, que pode ser: conta de água, luz, telefone, envelope de carta, contracheque ou outro documento que comprove ter o requerente domicílio eleitoral no município.

8 Perdi/danifiquei meu título; e agora? Estar quite com a Justiça Eleitoral Apresentar original e cópia de um dos seguintes documentos: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de ordem profissional reconhecida por lei (OAB, CRM, CRC, CREA etc), certidão de nascimento/casamento ou carteira de motorista. Mudei de bairro, quero alterar meu local de votação e alguns dados pessoais; como faço? Apresentar: original e cópia de UM dos seguintes documentos: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de ordem profissional reconhecida por lei (OAB, CRM, CRC, CREA etc), certidão de nascimento/casamento ou carteira de motorista; original do título de eleitor; original e cópia do comprovante de residência, que pode ser: conta de água, luz, telefone, envelope de carta, contracheque ou outro documento que comprove ter o requerente domicílio eleitoral no município e original e cópia do documento que comprove a necessidade de alterar algum dado pessoal (certidão de casamento, no caso de alteração de nome em razão de casamento civil ou divórcio, carteira de sindicato para mudança de profissão).

9 Importante: Importante: Atenção: O comprovante de residência deve estar em seu nome, dos seus pais, avós, tios, do qual se possa comprovar o parentesco, ou, em se tratando de imóvel alugado, apresentar contrato de aluguel. Nos anos em que ocorrerem eleições, o cadastro eleitoral é fechado 150 dias antes do pleito. Isso significa que a partir do início de maio não é mais possível fazer o primeiro título ou alterar os dados do cadastro (nome, endereço, local de votação, regularizar suspensão etc.). Para evitar transtornos, é importante que o cidadão que necessite dos serviços da Justiça Eleitoral não deixe para a última hora. No período que antecede o fechamento do cadastro, pode haver filas para atendimento devido ao grande movimento. Pagamento de multa Apesar de os serviços da Justiça Eleitoral serem gratuitos, existem alguns casos em que o eleitor deve pagar multa. Os mais comuns são: não votou e não justificou ou não teve sua justificativa aceita pelo juiz eleitoral e não solicitou o primeiro título após completar 18 anos. Procedimento para o pagamento: retirar a guia de multa em qualquer cartório eleitoral; efetuar o pagamento em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios;

10 retornar ao cartório eleitoral com a guia paga para regularizar a situação e o eleitor que não tiver condições de arcar com o pagamento da multa poderá solicitar isenção mediante declaração de insuficiência econômica a ser preenchida e assinada em qualquer cartório eleitoral. o valor da multa é R$ 1,05 a R$ 3,51. Título eleitoral suspenso: casos mais comuns Conscritos - homens que estão prestando o serviço militar obrigatório Após o cumprimento, o eleitor deve comparecer ao seu Cartório Eleitoral e apresentar um dos seguintes documentos: certificado de quitação do serviço militar obrigatório, certificado de prestação do serviço alternativo, ou a comprovação de engajamento. Condenados criminalmente Após o cumprimento da pena, o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral e apresentar a certidão que comprove a extinção da punibilidade.

11 Alguns questionamentos importantes Alguém pode tirar meu título eleitoral? Não, apenas o próprio eleitor pode solicitar e receber seu título eleitoral, e não é permitida a interferência de outras pessoas, mesmo que sejam parentes. O eleitor idoso, com dificuldade de locomoção ou portador de necessidade especial, pode ser acompanhado de pessoa da família. Estarei fora da minha cidade no dia da eleição; posso votar em outro local? Somente para votação de Presidente da República o eleitor pode votar em trânsito; Compareça ao cartório eleitoral, antes da viagem, e informe em que cidade você estará no dia da eleição; Leve original e cópia de UM dos seguintes documentos: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de ordem profissional reconhecida por lei, certidão de nascimento/ casamento ou Passaporte; Leve o título original. No dia da eleição estarei fora da minha cidade; como faço para justificar o voto? No dia da eleição, se o eleitor não estiver no município onde vota, pode se dirigir a qualquer seção eleitoral e apresentar ao mesário o título eleitoral e um documento de identificação (RG, CNH, CTPS ou outro) e pedir para justificar o voto.

12 Justificativa para quem deixou de votar ou justificar a ausência no dia da eleição: O prazo para justificar é de até 60 dias após a eleição. Deve-se comparecer ao Cartório Eleitoral, preencher um requerimento e apresentar documento que comprove a impossibilidade do voto (atestado médico, passagem etc.) Quem estiver fora do Brasil no dia da eleição terá prazo de até 30 dias após seu retorno para comparecer a qualquer Cartório Eleitoral e apresentar comprovação (passagem, cartão de embarque, passaporte etc.) Não existe limite para justificativas, mas será cancelada a inscrição do eleitor que não votar e não justificar em três eleições consecutivas. Importante: Os eleitores maiores de 70 (setenta) anos e maiores de 16 (dezesseis) e menores de 18 (dezoito) e os analfabetos não são obrigados a votar, e, portanto, não precisam regularizar o título eleitoral caso não compareçam para votação; O pagamento da multa eleitoral pode ser solicitado em qualquer cartório eleitoral. Quitação Eleitoral Preciso comprovar minha quitação eleitoral; o que fazer? Leve original de um dos seguintes documentos oficiais: RG, habilitação, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento e Leve o original do título de eleitor.

13 Preciso de uma certidão criminal eleitoral; como faço? Leve original de um dos seguintes documentos oficiais: RG, habilitação, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, passaporte e Levar o título de eleitor Importante: A certidão pode ser fornecida mediante procuração pública ou particular; As certidões podem ser emitidas pela internet por meio do site A certidão de quitação substitui os comprovantes de votação entregues no dia da eleição. Filiação partidária Como faço para me filiar a um partido político? Procure a direção do partido político a que você deseja se filiar; Informe seus dados para preenchimento da ficha de filiação na secretaria do partido; Assine a ficha e solicite uma cópia.

14 Importante: Para se filiar o eleitor precisa estar em pleno gozo dos seus direitos políticos (art. 16 da Lei /95). Como faço para me desfiliar de um partido político? Procure a direção do partido político e comunique a desfiliação por escrito; O pedido de desfiliação não pode ser negado e a secretaria do partido é obrigada a entregar o comprovante de desfiliação ou assinatura pelo secretário ou representante do partido no documento entregue pelo eleitor; Após receber o comprovante de desfiliação o eleitor deve entregar, imediatamente, uma cópia no cartório eleitoral. Tenho meu título de eleitor; como faço para me candidatar? O primeiro passo é escolher o partido político e se filiar; A filiação deve estar deferida no partido pelo menos 01 (um) ano antes da eleição; Em ano de eleição, no período de 10 a 30 de junho, seu nome deve ser escolhido na convenção do partido a que você está filiado; No período determinado pela legislação, o partido deve registrar sua candidatura perante a Justiça Eleitoral, devendo o candidato preencher as condições de elegibilidade (estar quite com a justiça eleitoral) e estar em pleno gozo dos seus direitos políticos.

15 Importante: Observar a idade mínima para se candidatar: - 18 anos para Vereador; - 21 anos para Prefeito, Vice-Prefeito, Deputado Estadual, Deputado Federal e Distrital ; - 30 anos para Governador, Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal; - 35 anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador. (Art. 14 da Constituição Federal de 1988) Obs.: a idade mínima é verificada na data da posse. Eleição parametrizada (eleição não oficial) Posso realizar eleições com urna eletrônica na minha escola ou associação? Sim. As urnas eletrônicas poderão ser cedidas a entidades públicas organizadas e instituições de ensino, para realização de eleições; A solicitação é direcionada ao Juiz Eleitoral da Zona, ou ao Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, com antecedência mínima de sessenta dias e Em ano eleitoral, nenhum pedido de cessão de urna será aceito nos 120 dias anteriores até 30 dias posteriores às eleições oficiais. (Resolução TSE nº /2007).

16 Criação de novos locais de votação Como fazer para solicitar a criação de um local de votação? O primeiro passo é verificar se a localidade possui prédio público em boas condições para abrigar uma seção eleitoral; Depois fazer levantamento de quantos eleitores existem na localidade. Uma seção eleitoral só pode funcionar com, no mínimo, 50 eleitores e Solicitar ao Juiz Eleitoral, por escrito, a criação do novo local de votação. Tem que justificar ao Juiz por que você acha necessário criar a seção eleitoral naquele local. Serviços disponíveis na internet Título net Trata-se de um pré-atendimento, no sítio do TRE/MA (www.trema.jus.br), para solicitar alistamento, transferência e revisão de dados perante a Justiça Eleitoral. Caso o eleitor esteja devendo alguma multa eleitoral, o título net emite a guia para pagamento. Após preencher os dados o eleitor precisa comparecer ao Cartório Eleitoral no prazo de até 05 (cinco) dias corridos.

17 FiliaWeb O FiliaWeb é um sistema on line, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, disponibilizado no sítio eletrônico do TRE/MA (www.trema.jus.br), que tem por objetivo acelerar o processo de entrega da lista de filiados dos partidos aos cartórios eleitorais, substituindo as listas impressas ou que eram entregues em disquetes. Requerimento dirigido ao Juiz Eleitoral da Zona, por pessoa legalmente habilitada, solicitando o cadastro do representante do partido ou pessoa por ele indicada. Os representantes dos diretórios municipais deverão solicitar o cadastramento do usuário, mediante ofício assinado pelo presidente do partido contendo os seguintes dados do usuário a ser cadastrado: nome completo, CPF, RG, título de eleitor e função no partido. O FiliaWeb oferece, ainda, a qualquer cidadão a possibilidade de emitir certidão de filiação partidária autenticada eletronicamente, bem como realizar consulta às listas de todos os eleitores que estão filiados a partidos políticos, não só do Estado do Maranhão, mas de todo o Brasil. Certidões e Consultas Por meio da internet (www.tre-ma.jus.br) o eleitor poderá emitir a certidão de quitação eleitoral, certidão criminal eleitoral, verificar a situação do seu título e local de votação.

18 Ouvidoria Regional Eleitoral A Ouvidoria Regional Eleitoral do Maranhão é um canal permanente de comunicação direta entre o cidadão-eleitor e a Justiça Eleitoral do Maranhão, cuja missão é orientar, transmitir informações, esclarecer dúvidas e atender às diversas solicitações dos usuários dos serviços eleitorais. Para se comunicar com a Ouvidoria, o cidadão dispõe de várias ferramentas, tais como: Ligação gratuita por meio do telefone: ; Ramais telefônicos e fax: (98) /8924/8925;

19 Carta-resposta (pré-selada); Formulário eletrônico na página do TRE/MA, na internet e Pessoalmente. Ouvidoria Eleitoral canal direto com o cidadão Ao enviar sua manifestação (informação, dúvida, solicitação, reclamação, sugestão, elogio, crítica ou denúncia), o cidadão-eleitor receberá uma resposta da Ouvidoria em até, no máximo, 7 dias, a contar da data em que apresentou a demanda. Atenção O TRE-MA não envia s aos eleitores solicitando atualização de dados cadastrais.

20 Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

Carta de Serviços aos Cidadãos

Carta de Serviços aos Cidadãos Carta de Serviços aos Cidadãos Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul: a cada dia mais próximo da comunidade www.tre-jus.br O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul é um órgão do Poder

Leia mais

Apresentação. O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal é um órgão do Poder Judiciário Federal. Suas principais atividades são:

Apresentação. O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal é um órgão do Poder Judiciário Federal. Suas principais atividades são: Apresentação A Carta de Serviços ao Cidadão é um instrumento de gestão criada pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GesPública, instituída por intermédio do Decreto nº. 6932/2009

Leia mais

Como Funcionam as Eleições Municipais. Penas de crimes eleitorais. candidato, penalizada de acordo com o art. 39, 5º da Lei 9.504/97.

Como Funcionam as Eleições Municipais. Penas de crimes eleitorais. candidato, penalizada de acordo com o art. 39, 5º da Lei 9.504/97. 35 candidato, penalizada de acordo com o art. 39, 5º da Lei 9.504/97. Guia do Eleitor Calendário Eleitoral A distribuição de qualquer tipo de propaganda eleitoral, como santinhos ou panfletos, punível

Leia mais

II - os requisitos, documentos e informações necessários para acessar o serviço; III - as principais etapas para processamento do serviço;

II - os requisitos, documentos e informações necessários para acessar o serviço; III - as principais etapas para processamento do serviço; 2 APRESENTAÇÃO Esta Carta de Serviços é um documento elaborado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba com o objetivo de divulgar os serviços prestados ao cidadão pela Justiça Eleitoral da Paraíba,

Leia mais

PORTARIA Nº 1.321 A N E X O

PORTARIA Nº 1.321 A N E X O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE PERNAMBUCO PORTARIA Nº 1.321 Institui a Carta de Serviços ao Cidadão no âmbito da Justiça Eleitoral de Pernambuco. A N E X O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE PERNAMBUCO Carta

Leia mais

Poder Judicário Federal Justiça Eleitoral Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. Carta de Serviços da Justiça Eleitoral

Poder Judicário Federal Justiça Eleitoral Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. Carta de Serviços da Justiça Eleitoral Poder Judicário Federal Justiça Eleitoral Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte Carta de Serviços da Justiça Eleitoral Natal, RN - 2011/2012 2011 by Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande

Leia mais

JUSTIFICATIVA ELEITORAL PARA OS ELEITORES RESIDENTES NO EXTERIOR ELEIÇÃO /2010

JUSTIFICATIVA ELEITORAL PARA OS ELEITORES RESIDENTES NO EXTERIOR ELEIÇÃO /2010 JUSTIFICATIVA ELEITORAL PARA OS ELEITORES RESIDENTES NO EXTERIOR ELEIÇÃO /2010 A Eleição de 2010 acontecerá nos dias: 3 de outubro de 2010 1º turno 31 de outubro de 2010 2º turno, SE HOUVER JUSTIFICATIVA

Leia mais

Obrigações Eleitorais

Obrigações Eleitorais Obrigações Eleitorais Votação no Catar Inscrição eleitoral para residentes no Catar Documentação necessária para inscrição eleitoral no Catar Transferência do título de eleitor para o Catar Documentação

Leia mais

C O N F I D E N C I A L

C O N F I D E N C I A L 1/14 ESTADO DO AMAZONAS PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS CONCURSO PÚBLICO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS NO CARGO DE JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO DA CARREIRA DA MAGISTRATURA Foto 3

Leia mais

INSTRUÇÕES JUSTIÇA ELEITORAL MANUAL DE PROCEDIMENTOS ELEITORAIS - EXTERIOR

INSTRUÇÕES JUSTIÇA ELEITORAL MANUAL DE PROCEDIMENTOS ELEITORAIS - EXTERIOR TRIBUNAL JUSTIÇA SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL ELEITORAL SUPERIOR TRIBUNAL SUPERIOR INSTRUÇÕES MANUAL DE PROCEDIMENTOS ELEITORAIS - EXTERIOR Versão 21/2/2002 MANUAL DE PROCEDIMENTOS ELEITORAIS - EXTERIOR

Leia mais

JUSTI ÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA SEXTA REGIÃO RECIFE

JUSTI ÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA SEXTA REGIÃO RECIFE JUSTI ÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA SEXTA REGIÃO RECIFE EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A SELEÇÃO DE ESTÁGIO REMUNERADO PARA ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO DESTINADOS

Leia mais

Carta de Serviços aos Cidadãos

Carta de Serviços aos Cidadãos Carta de Serviços aos Cidadãos Justiça Eleitoral - RS a cada dia mais próxima da comunidade A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul é um órgão do poder Judiciário da União. Suas principais atividades

Leia mais

PASSAPORTE. Para os brasileiros naturalizados a quitação militar é exigida a qualquer idade, após a aquisição da naturalização;

PASSAPORTE. Para os brasileiros naturalizados a quitação militar é exigida a qualquer idade, após a aquisição da naturalização; PASSAPORTE O interessado na obtenção do Passaporte deve procurar quaisquer das unidades descentralizadas ou postos de atendimento do Departamento de Polícia Federal, ou os postos de atendimento da Empresa

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho ATENDIMENTO IT. 14 16 1 / 23 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para o atendimento realizado pelo Crea GO ao profissional, empresa e público em geral. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Lei n 5.194 24 de dezembro

Leia mais

SERVIÇOS. Serviços Relacionados à Pessoa Física

SERVIÇOS. Serviços Relacionados à Pessoa Física SERVIÇOS Serviços Relacionados à Pessoa Física Atenção: Documentos apresentados em fotocópia devem ser autenticados em cartório ou acompanhados dos originais para receberem autenticação do CREA. Documentos

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho ATENDIMENTO IT. 14 13 1 / 20 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para o atendimento realizado pelo Crea GO ao profissional, empresa e público em geral. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Lei n 5.194 24 de dezembro

Leia mais

RESPOSTAS A PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA SOCIEDADE (inciso VI do art. 8º da Lei nº 12.527/2011) SUMÁRIO. 1. Registro Profissional...

RESPOSTAS A PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA SOCIEDADE (inciso VI do art. 8º da Lei nº 12.527/2011) SUMÁRIO. 1. Registro Profissional... SUMÁRIO 1. Registro Profissional... 2 2. Isenção de Anuidade... 3 3. Transferência de Regional... 4 4. Cancelamento de Registro (Pessoa Física)... 5 5. Reativação de Registro Profissional... 6 6. Parcelamento

Leia mais

EDITAL FATEC SOROCABA Nº 01/2015 DE 08 DE MAIO DE 2015.

EDITAL FATEC SOROCABA Nº 01/2015 DE 08 DE MAIO DE 2015. EDITAL FATEC SOROCABA Nº 01/2015 DE 08 DE MAIO DE 2015. O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba no uso de suas atribuições legais torna público que estão abertas as inscrições para participação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARIQUEMES GABINETE DO PREFEITO EDITAL Nº. 001/2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARIQUEMES GABINETE DO PREFEITO EDITAL Nº. 001/2012 1 EDITAL Nº. 001/2012 O MUNICÍPIO DE ARIQUEMES, pessoa jurídica de direito público, inscrito no CNPJ sob o nº. 04.104.816/0001-16, estabelecido com sua sede administrativa, na Avenida Tancredo Neves, nº

Leia mais

EDITAL N.º 138/2012 TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA - 1º SEMESTRE/2012

EDITAL N.º 138/2012 TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA - 1º SEMESTRE/2012 EDITAL N.º 138/2012 TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA - 1º SEMESTRE/2012 A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias torna público para conhecimento

Leia mais

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia CRTR 10ª REGIÃO/PR Serviço Público Federal

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia CRTR 10ª REGIÃO/PR Serviço Público Federal ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE PESSOA FÍSICA 1. Solicitar os boletos para recolhimento da taxa de inscrição de pessoa física, da taxa de expedição da habilitação e da anuidade (proporcional), pelo e-mail:

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS

FICHA DE INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS 1 ESTADO DE SANTA CATARINA Município de Chapecó Concurso Público Edital nº 001/2010 Guarda Municipal FICHA DE INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS Documentos exigidos para investigação social: 1 - Apresentação do

Leia mais

MANUAL DO TRADUTOR AD HOC

MANUAL DO TRADUTOR AD HOC MANUAL DO TRADUTOR AD HOC A legislação brasileira, em especial o artigo 18 do Decreto nº 13.609, de 21 de outubro de 1943, determina, in verbis, que nenhum livro, documento ou papel de qualquer natureza

Leia mais

PORTO ALEGRE: Na OAB/Serviços - Rua Vicente de Paula Dutra, 236 (ao lado do FORO CENTRAL), horário contínuo das 08h30min às 18h30min.

PORTO ALEGRE: Na OAB/Serviços - Rua Vicente de Paula Dutra, 236 (ao lado do FORO CENTRAL), horário contínuo das 08h30min às 18h30min. 1. INSTRUÇÕES PARA REQUERIMENTO NO QUADRO DE ADVOGADOS Requerimento preenchido, datado, assinado somente pelo requerente. Não deixar campos em branco. Não rasurar. As importâncias recolhidas à tesouraria

Leia mais

MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN

MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 02/2014

Leia mais

EDITAL N.º 192/2013 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA 2º SEMESTRE/2013

EDITAL N.º 192/2013 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA 2º SEMESTRE/2013 EDITAL N.º 192/2013 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA 2º SEMESTRE/2013 A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias

Leia mais

EDITAL Nº 011, DE 13 DE MARÇO DE 2012 REOPÇÃO DE CURSO CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E CURSOS SUPERIOES CAMPUS PANAMBI

EDITAL Nº 011, DE 13 DE MARÇO DE 2012 REOPÇÃO DE CURSO CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E CURSOS SUPERIOES CAMPUS PANAMBI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS PANAMBI Rua Erechim, 860 Bairro Planalto CEP: 98280-000 -

Leia mais

C O N F I D E N C I A L

C O N F I D E N C I A L 1/14 Foto 5 X 7 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE PESSOAL DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NAS FILEIRAS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N.º 02/2013.

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N.º 02/2013. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N.º 02/2013. Edital de Processo Seletivo Simplificado para Contratação por Prazo Determinado. A Prefeitura Municipal de Maricá, no uso de suas atribuições, visando

Leia mais

1. DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, QUEM ESTÁ OBRIGADO A VOTAR?

1. DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, QUEM ESTÁ OBRIGADO A VOTAR? 1. DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, QUEM ESTÁ OBRIGADO A VOTAR? Nos termos do art. 14 1º, inciso I, da Constituição Federal, o alistamento e o voto são: 1) obrigatórios para maiores de 18 anos; 2)

Leia mais

DOS CRITÉRIOS DE ISENÇÃO:

DOS CRITÉRIOS DE ISENÇÃO: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRO-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS PROEST ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO VESTIBULAR UFT/ 2010.2 EDITAL Nº 001/2010, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2010

Leia mais

LISTA DE DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS

LISTA DE DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS LISTA DE DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS I Prova de inscrição definitiva no quadro de advogados da Ordem dos Advogados do Brasil, o que poderá ser feito pela apresentação de cópia autenticada da Carteira

Leia mais

Fatec Santana de Parnaíba

Fatec Santana de Parnaíba Edital de Transferência nº 001/2016 de 11/01/2016 A Diretora da Faculdade de Tecnologia de Santana de Parnaíba (FATEC Santana de Parnaíba), no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas

Leia mais

EDITAL Nº 01/2012 CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS FILANTRÓPICA INTEGRAL E PARCIAL-2013

EDITAL Nº 01/2012 CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS FILANTRÓPICA INTEGRAL E PARCIAL-2013 INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Colégio Cor Jesu Endereço SGAS, 615. Bloco G Asa Sul, Brasília /DF Fone: (61) 2105-6800 Fax (61) 2105-6843 E-mail: colegio@corjesu.org.br CNPJ 61.015.087/0020-28

Leia mais

EDITAL 01/2015 PPGCN SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS NATURAIS

EDITAL 01/2015 PPGCN SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS NATURAIS UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 01/2015

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS SUPRANUMERÁRIAS 2016.2 DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA PRESENCIAL

PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS SUPRANUMERÁRIAS 2016.2 DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA PRESENCIAL PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS SUPRANUMERÁRIAS 2016.2 DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA PRESENCIAL Período de matrícula: 16 a 18 de maio (das 14h às 21h) Divulgação das homologações: 19 de maio Período de recurso:

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N.º 02/2016 EDITAL Nº 001- ABERTURA DO PROCESSO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N.º 02/2016 EDITAL Nº 001- ABERTURA DO PROCESSO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N.º 02/2016 EDITAL Nº 001- ABERTURA DO PROCESSO Edital de Processo Seletivo Simplificado para contratação por prazo determinado para atividades necessárias e imprescindíveis.

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL Nº 04/2014 - UEPA

EXTRATO DO EDITAL Nº 04/2014 - UEPA EXTRATO DO A Universidade do Estado do Pará/UEPA, através do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde/CCBS/UEPA, torna público que estão abertas as inscrições ao Processo Seletivo do II Curso de Especialização

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE INDEPENDÊNCIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE INDEPENDÊNCIA EDITAL N. 107/2013, DE 22 DE AGOSTO DE 2013. Edital de Processo Seletivo Simplificado para contratação por prazo determinado. O Prefeito Municipal de Independência - RS, no uso de suas atribuições, visando

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DO SALVADOR, CAPITAL DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições,

O PREFEITO MUNICIPAL DO SALVADOR, CAPITAL DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, CONSELHOS COMUNITÁRIOS Órgão/Sigla: Natureza Jurídica: Vinculação: Finalidade: CONSELHOS COMUNITÁRIOS ORGAO COLEGIADO GABINETE DO PREFEITO Tornar os cidadãos parte ativa no exercício do governo, mediante

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DIGITAL COMO OBTER. Zilmara Alencar Consultoria

CERTIFICAÇÃO DIGITAL COMO OBTER. Zilmara Alencar Consultoria CERTIFICAÇÃO DIGITAL COMO OBTER COMO OBTER 1 - Escolher uma Autoridade Certificadora (AC) da ICP-Brasil; 2 - Solicitar no próprio portal da internet da AC escolhida a emissão de certificado digital de

Leia mais

Documentos para o processo seletivo ProUni 200902

Documentos para o processo seletivo ProUni 200902 Documentos para o processo seletivo ProUni 200902 Os alunos pré-selecionados deverão marcar horário para entrevista através do telefone (51)3586.89.01, ficando ciente que a documentação abaixo deverá ser

Leia mais

Estado de Minas Gerais Município de Santa Bárbara EDITAL DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 026 /2015, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015.

Estado de Minas Gerais Município de Santa Bárbara EDITAL DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 026 /2015, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015. Estado de Minas Gerais Município de Santa Bárbara EDITAL DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 026 /2015, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015. O MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA, por intermédio da SECRETARIA

Leia mais

1. OBJETIVO Prestar atendimento ao cidadão de maneira rápida, eficiente e eficaz, de acordo com os requisitos especificados pelo cliente.

1. OBJETIVO Prestar atendimento ao cidadão de maneira rápida, eficiente e eficaz, de acordo com os requisitos especificados pelo cliente. Sistema de Gestão da Qualidade SUPERINTENDÊNCIA DE VAPT VUPT E ATENDIMENTO AO PÚBLICO INSTRUÇÃO DE TRABALHO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO TRE ÁGUAS LINDAS Responsável: Elisabeth Santos de Souza Cópia Controlada

Leia mais

Orientações aos candidatos do CTSP do QUADRO DE PRAÇAS ESPECIALISTAS/2011

Orientações aos candidatos do CTSP do QUADRO DE PRAÇAS ESPECIALISTAS/2011 ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR CENTRO DE ENSINO TÉCNICO Orientações aos candidatos do CTSP do QUADRO DE PRAÇAS ESPECIALISTAS/2011 Cada candidato deverá entregar, IMPRETERIVELMENTE no ato da matrícula, a seguinte

Leia mais

EDITAL Nº 01/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DO IFPR CAMPUS PITANGA

EDITAL Nº 01/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DO IFPR CAMPUS PITANGA EDITAL Nº 01/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DO IFPR CAMPUS PITANGA O INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ IFPR, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital com normas que regem o Processo simplificado

Leia mais

CONSIDERANDO a resolução nº 14, de 9 de junho de 2014, que trata do Programa Mais Educação;

CONSIDERANDO a resolução nº 14, de 9 de junho de 2014, que trata do Programa Mais Educação; No pcsa EDITAL Nº 020/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS E FORMAÇÃO DO CADASTRO DE RESERVA DOS MONITORES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, JUNTO ÀS UNIDADES ESCOLARES DA REDE PÚBLICA

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO Escola Judiciária Eleitoral

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO Escola Judiciária Eleitoral TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO Escola Judiciária Eleitoral Abril 2013 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Presidente Desembargadora Letícia De Faria Sardas Corregedor

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014 EDITAL Nº 01/2014 DO PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ INGRESSO EM 2015/1

EDITAL Nº 01/2014 EDITAL Nº 01/2014 DO PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ INGRESSO EM 2015/1 CUIABÁ CUIABÁ CUIABÁ CUIABÁ UNIDADE PARCELAS MENSALIDADE (R$) TURNO VAGAS DURAÇÃO DO CURSO EDITAL Nº 01/2014 EDITAL Nº 01/2014 DO PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ INGRESSO EM 2015/1

Leia mais

E S T A D O D O R I O G R A N D E D O S U L MUNICÍPIO DE GAURAMA PODER EXECUTIVO

E S T A D O D O R I O G R A N D E D O S U L MUNICÍPIO DE GAURAMA PODER EXECUTIVO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Nº 004/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PSICÓLOGO(A) GILMAR JOSÉ SACCOMORI, Prefeito Municipal de Gaurama, Estado do Rio Grande do Sul, no

Leia mais

REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO - 2014

REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO - 2014 REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO - 2014 A Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa acredita que, ao conceder uma bolsa de estudo, está investindo no aluno, na família e no

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 6.996, DE 7 DE JUNHO MAIO DE 1982. Dispõe sobre a utilização de processamento eletrônico de dados nos serviços eleitorais e

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS Departamento de Pessoal / Coordenação de Secretariado Parlamentar

CÂMARA DOS DEPUTADOS Departamento de Pessoal / Coordenação de Secretariado Parlamentar / Coordenação de Secretariado Parlamentar LISTA DE VERIFICAÇÃO DE FORMULÁRIOS E DOCUMENTOS PARA POSSE I - RELAÇÃO DE FORMULÁRIOS (COLOCAR NESTA ORDEM) 1. Indicação: Preenchida e assinada pelo Deputado

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 005/2015

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 005/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 005/2015 A Prefeitura Municipal de Campestre da Serra RS, através da Sra. Prefeita Municipal e da Comissão de Processo Seletivo, nomeada pela Portaria nº 2552/2015,

Leia mais

Inscrições: 06 de JULHO a 16 de JULHO de 2015 (das 13:30 ás 17 horas)

Inscrições: 06 de JULHO a 16 de JULHO de 2015 (das 13:30 ás 17 horas) UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO)

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 0001, DE 08 DE JANEIRO DE 2015.

EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 0001, DE 08 DE JANEIRO DE 2015. EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 0001, DE 08 DE JANEIRO DE 2015. O Sr. ELÓI REGALIN, PRESIDENTE DA AUTARQUIA MUNICIPAL DE SANEAMENTO DE FRAIBURGO - SANEFRAI, no uso de suas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA Secretaria Municipal de Esporte e Lazer SEMEL EDITAL Nº. 001/2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA Secretaria Municipal de Esporte e Lazer SEMEL EDITAL Nº. 001/2013 EDITAL Nº. 001/2013 ESTABELECE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA CONCESSÃO DA BOLSA ATLETA DE TERESINA. O Secretário municipal de Esportes e Lazer SEMEL, com base na Lei 4.049/2010, faz saber que

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA Gabinete do Secretário

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA Gabinete do Secretário EDITAL CONCURSO: PRÊMIO SÃO PAULO DE LITERATURA 2016 O Secretário da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, torna público que, por um período de 45 (quarenta e cinco) dias, compreendido e entre 29 de março de

Leia mais

EDITAL Nº 27/2014 CEAD/UFPI

EDITAL Nº 27/2014 CEAD/UFPI 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA CEAD Universidade Aberta do Brasil/UFPI Rua Olavo Bilac, 1148 Centro Sul CEP 64001-280 Teresina PI Site: www.cead.ufpi.br

Leia mais

INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Rua Coronel Melo de Oliveira, 221 Pompéia São Paulo SP - CNPJ: 61.015.

INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Rua Coronel Melo de Oliveira, 221 Pompéia São Paulo SP - CNPJ: 61.015. INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Rua Coronel Melo de Oliveira, 221 Pompéia São Paulo SP - CNPJ: 61.015.087/0001-65 UNIDADE EXECUTORA: COLÉGIO COR JESU AV. L2 SUL /SGAS 615 - BRASÍLIA/DF

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Prova: 25/02/2015 Inscrições até 24/02/2015 pelo site www.ftsg.edu.br ou até dia 25/02/2015 na Faculdade

MANUAL DO CANDIDATO. Prova: 25/02/2015 Inscrições até 24/02/2015 pelo site www.ftsg.edu.br ou até dia 25/02/2015 na Faculdade MANUAL DO CANDIDATO GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Conservação e Restauro Construção de Edifícios Design de Interiores Gestão Ambiental Gestão Comercial Gestão da Qualidade

Leia mais

Para todos os Candidatos a Cursos Técnicos:

Para todos os Candidatos a Cursos Técnicos: DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A MATRÍCULA Para todos os Candidatos a Cursos Técnicos: No ato da matrícula, o candidato deverá entregar cópia e apresentar o documento original para comprovação dos seguintes

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA SOCIAL BOLSA UNIVERSITÁRIA EDITAL Nº 003/2015

PROCESSO SELETIVO DE INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA SOCIAL BOLSA UNIVERSITÁRIA EDITAL Nº 003/2015 O Município de Itapemirim, Estado do Espírito Santo, por intermédio da Comissão Executiva instituída pela Portaria nº 008, de 27 de janeiro de 2015. TORNA PÚBLICO que realizará Processo Seletivo de Inscrição

Leia mais

Informações para o dia da eleição

Informações para o dia da eleição Tribunal Regional Eleitoral do Ceará Justiça Eleitoral Informações para o dia da eleição NO DIA DA ELEIÇÃO O QUE É PERMITIDO? É permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do cidadão

Leia mais

1.2. No presente processo de seleção, serão disponibilizadas o preenchimento de até 11 (onze) vagas.

1.2. No presente processo de seleção, serão disponibilizadas o preenchimento de até 11 (onze) vagas. EDITAL PPGEC Nº 01/2016 ABRE INSCRIÇÃO, FIXA DATA, HORÁRIO E CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO E MATRÍCULA NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS.

Leia mais

EDITAL DE OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 1º semestre de 2016

EDITAL DE OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 1º semestre de 2016 EDITAL DE OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 1º semestre de 2016 O Diretor Acadêmico da Faculdade de Direito de Contagem, Prof. Dr. Luiz Moreira Gomes Júnior, no uso de suas atribuições, e considerando o disposto

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOCA CLAUDINO 01.613.283/0001-00 Rua José Ezequiel Duarte, 500 Centro CEP: 58913-000

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOCA CLAUDINO 01.613.283/0001-00 Rua José Ezequiel Duarte, 500 Centro CEP: 58913-000 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE - PELC EDITAL Nº 001/2013 A através da SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO faz saber que realizará Processo Seletivo SIMPLIFICADO para contratação

Leia mais

EDITAL Nº 34/2014/REITORIA/IFTO, DE 29 DE MAIO DE 2014.

EDITAL Nº 34/2014/REITORIA/IFTO, DE 29 DE MAIO DE 2014. EDITAL Nº 34/2014//IFTO, DE 29 DE MAIO DE 2014. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR TEMPORÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA /IFTO O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDRAS ALTAS Secretaria Municipal Geral de Governo e Administração

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDRAS ALTAS Secretaria Municipal Geral de Governo e Administração Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDRAS ALTAS Secretaria Municipal Geral de Governo e Administração EDITAL Nº 020/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 05/2013 Edital de Processo

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS CEFOR/SES-PB. CURSO TÉCNICO SAÚDE BUCAL

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS CEFOR/SES-PB. CURSO TÉCNICO SAÚDE BUCAL ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE EDITAL Nº. 06/2012/SES/CEFOR-PB A Secretaria do Estado da Saúde, através do CEFOR-PB, torna público para conhecimento dos interessados a realização de PROCESSO

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ EDITAL PREG Nº 026/16, DE 18 DE MARÇO DE 2016

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ EDITAL PREG Nº 026/16, DE 18 DE MARÇO DE 2016 EDITAL PREG Nº 026/16, DE 18 DE MARÇO DE 2016 A PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI, considerando o disposto na Portaria Normativa MEC nº 21, de 05 de novembro

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES PESSOAIS (FIP)

FICHA DE INFORMAÇÕES PESSOAIS (FIP) CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NOS CARGOS ADMINISTRATIVOS FICHA DE INFORMAÇÕES PESSOAIS (FIP) OBS. TODAS AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS PARA AS QUAIS NÃO HOUVER CAMPOS SUFUCIENTES, DEVERÃO SER LANÇADAS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 001, DE 06 DE JANEIRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 001, DE 06 DE JANEIRO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 001, DE 06 DE JANEIRO DE 2014 Dispõe sobre a certificação de conclusão do ensino médio e sobre a declaração parcial de proficiência, com base no Exame Nacional do Ensino Médio ENEM, a serem

Leia mais

EDITAL Nº 004/2013. 1.4- As funções públicas deverão ser tão somente as vinculadas ao impedimento de titular.

EDITAL Nº 004/2013. 1.4- As funções públicas deverão ser tão somente as vinculadas ao impedimento de titular. EDITAL Nº 004/2013 O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS PÚBLICOS E O SECRETARIO MUNICIPAL DE SÁUDE, no uso de suas atribuições legais e com base nos dispositivos de leis municipais vigentes,

Leia mais

EDITAL SEDU Nº 015/2016

EDITAL SEDU Nº 015/2016 EDITAL SEDU Nº 015/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO ESTABELECE NORMAS PARA RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO, EM REGIME DE DESIGNAÇÃO TEMPORÁRIA, PARA O CARGO DE CUIDADOR, CRIADO PELA LEI COMPLEMENTAR

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2015 SEMSA/MANAUS

EDITAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2015 SEMSA/MANAUS EDITAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2015 SEMSA/MANAUS A Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), torna pública a abertura de inscrição, no período de 06 a 10 de

Leia mais

Programa de Assistência Estudantil da UFPR- PROBEM. Edital Nº 01 / 2015

Programa de Assistência Estudantil da UFPR- PROBEM. Edital Nº 01 / 2015 Programa de Assistência Estudantil da UFPR- PROBEM Edital Nº 01 / 2015 Processo Seletivo do PROBEM (Programa de Benefícios Econômicos para a Manutenção dos Estudantes de Graduação e Ensino Profissionalizante)

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº06/2014 FUNDAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA DE NOVO HAMBURGO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº06/2014 FUNDAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA DE NOVO HAMBURGO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº06/2014 FUNDAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA DE NOVO HAMBURGO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL DE ABERTURA Nº 01/2014 FUNDAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA DE NOVO HAMBURGO PROCESSO SELETIVO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO EDITAL Nº 25, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2014. CRONOGRAMA E PROCEDIMENTOS

Leia mais

EDITAL VESTIBULAR SOCIAL 2015.2

EDITAL VESTIBULAR SOCIAL 2015.2 UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL VESTIBULAR SOCIAL 2015.2 O Reitor do UNIABEU - Centro Universitário torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo Social, para o 2º semestre de 2015,

Leia mais

EDITAL Nº 001, 10 de abril de 2013.

EDITAL Nº 001, 10 de abril de 2013. EDITAL Nº 001, 10 de abril de 2013. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES DOCENTES I E PROFESSORES DOCENTES II QUE IRÃO DESENVOLVER ATIVIDADES JUNTO A REDE DE ENSINO DESTA DO MUNICÍPIO

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO MODALIDADE SELEÇÃO DE CURRÍCULO E ENTREVISTA EDITAL N 002/2015

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO MODALIDADE SELEÇÃO DE CURRÍCULO E ENTREVISTA EDITAL N 002/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO MODALIDADE SELEÇÃO DE CURRÍCULO E ENTREVISTA EDITAL N 002/2015 O CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE RONDÔNIA ABRE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2012 SEMSA/MANAUS

EDITAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2012 SEMSA/MANAUS EDITAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2012 SEMSA/MANAUS A Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), torna pública a abertura de inscrição, no período de 28 de maio

Leia mais

SINDICATO DAS EMPRESAS DO TRANSPORTE DE CARGAS E LOGÍSTICA DO RIO DE JANEIRO - SINDICARGA - REGULAMENTO ELEITORAL

SINDICATO DAS EMPRESAS DO TRANSPORTE DE CARGAS E LOGÍSTICA DO RIO DE JANEIRO - SINDICARGA - REGULAMENTO ELEITORAL 1 Estatuto Social - ANEXO I SINDICATO DAS EMPRESAS DO TRANSPORTE DE CARGAS E LOGÍSTICA DO RIO DE JANEIRO - SINDICARGA - REGULAMENTO ELEITORAL Dispõe sobre o processo eleitoral nos âmbitos da Assembléia

Leia mais

Manual do Candidato. Curso de Especialização Técnica em Gestão de Pessoas. IFES - Guarapari. Processo Seletivo 40 2012

Manual do Candidato. Curso de Especialização Técnica em Gestão de Pessoas. IFES - Guarapari. Processo Seletivo 40 2012 Manual do Candidato Processo Seletivo 40 2012 Curso de Especialização Técnica em Gestão de Pessoas IFES - Guarapari O CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO ATIVIDADE DATA HORÁRIO LOCAL Publicação do Edital 25/07/2012

Leia mais

1. DA CONVOCAÇÃO PARA A MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO E PARA A INVESTIGAÇÃO SOCIAL

1. DA CONVOCAÇÃO PARA A MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO E PARA A INVESTIGAÇÃO SOCIAL O SECRETÁRIO DE ESTADO DA GESTÃO E PREVIDÊNCIA, na qualidade de Presidente da Comissão Central de Concurso Público, criada por meio do Decreto Estadual n.º 28.608, de 28 de setembro de 2012, torna pública

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE BIOLOGIA CFBio

CONSELHO FEDERAL DE BIOLOGIA CFBio INSTRUÇÃO ELEITORAL QUE REGULAMENTA O PROCESSO PARA ELEIÇÃO E POSSE DOS CONSELHEIROS DO CONSELHO REGIONAL DE BIOLOGIA DA 8ª REGIÃO - CRBio-08 (BA, AL, SE), PARA O MANDATO DE 06 DE JANEIRO DE 2015 A 06

Leia mais

JUSTI ÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA SEXTA REGIÃO RECIFE

JUSTI ÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA SEXTA REGIÃO RECIFE JUSTI ÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA SEXTA REGIÃO RECIFE EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A SELEÇÃO DE ESTÁGIO REMUNERADO PARA ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR DO CURSO DE DIREITO DESTINADOS

Leia mais

01 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

01 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 01 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Sexo: Data nascimento: Grupo Sanguíneo: Nome do pai: Nome da mãe: Cidade de nascimento: Escolaridade: Fundamental Médio Superior Estado Civil: Cor da pele: Nº de dependentes:

Leia mais

EDITAL Nº 008/2015, DE 18 DE JUNHO DE 2015. Processo Administrativo nº. 1.045.514/15

EDITAL Nº 008/2015, DE 18 DE JUNHO DE 2015. Processo Administrativo nº. 1.045.514/15 EDITAL Nº 008/2015, DE 18 DE JUNHO DE 2015. Processo Administrativo nº. 1.045.514/15 Processo seletivo simplificado para contratação emergencial por tempo determinado de um(a) professor(a) de História.

Leia mais

GUIA DO RNTRC PARA OS TRANSPORTADORES

GUIA DO RNTRC PARA OS TRANSPORTADORES GUIA DO RNTRC PARA OS TRANSPORTADORES Resolução ANTT nº 4.799/2015 1 VERSÃO 1 - OUTUBRO/2015 Em 28 de outubro de 2015 entrou em vigor a Resolução ANTT nº 4.799/2015 de 27 de julho de 2015, que traz algumas

Leia mais

1.2. O acompanhamento de Editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato.

1.2. O acompanhamento de Editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato. EDITAL Nº 11/2015, de 28 de abril de 2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA SERVIDORES PÚBLICOS DE ENSINO PARA INGRESSO NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO, DO PROFUNCIONÁRIO CURSOS A DISTÂNCIA

Leia mais

FACULDADE CESUMAR DE CURITIBA EDITAL Nº 01/2016, de 15 de janeiro de 2016.

FACULDADE CESUMAR DE CURITIBA EDITAL Nº 01/2016, de 15 de janeiro de 2016. FACULDADE CESUMAR DE CURITIBA EDITAL Nº 01/2016, de 15 de janeiro de 2016. NORMAS DO PROCESSO SELETIVO AGENDADO PARA INGRESSO NA FACULDADE CESUMAR DE CURITIBA EM 2016. A Direção da Faculdade Cesumar de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UFSB 2016.1 DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA PRESENCIAL

PROCESSO SELETIVO UFSB 2016.1 DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA PRESENCIAL PROCESSO SELETIVO UFSB 2016.1 DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA PRESENCIAL Data e locais de matrícula: Matrícula presencial: 22, 25 e 26 de janeiro das 14:00 às 20:00. Campus Jorge Amado Reitoria da Universidade

Leia mais

UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL CONCURSOS DE BOLSAS 2016.1

UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL CONCURSOS DE BOLSAS 2016.1 UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL CONCURSOS DE BOLSAS 2016.1 O Reitor do UNIABEU - Centro Universitário torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo Social, para o 1º semestre de 2016,

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Itu Dom Amaury Castanho. Edital Fatec ITU nº 01 /2016 de 20 de maio de 2016

Faculdade de Tecnologia de Itu Dom Amaury Castanho. Edital Fatec ITU nº 01 /2016 de 20 de maio de 2016 1 Edital Fatec ITU nº 01 /2016 de 20 de maio de 2016 A Diretora da Faculdade de Tecnologia Dom Amaury Castanho (FATEC Itu), no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas inscrições para

Leia mais

III - DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DO GRUPO FAMILIAR

III - DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DO GRUPO FAMILIAR III - DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DO GRUPO FAMILIAR Art. 19 Na entrevista com a Assistente Social devem ser apresentados os documentos do grupo familiar no qual o candidato encontra-se inserido, incluindo

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2016.1 PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2016.1 PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2016.1 PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR A Universidade Salvador UNIFACS, em conformidade com seu Regimento Geral, torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

EDITAL FATEC DA ZONA LESTE Nº. 03/2014 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2014.

EDITAL FATEC DA ZONA LESTE Nº. 03/2014 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2014. EDITAL FATEC DA ZONA LESTE Nº. 03/2014 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2014. O Diretor da Faculdade de Tecnologia da Zona Leste no uso de suas atribuições legais faz saber que estão reabertas as inscrições para participação

Leia mais

EDITAL Nº. 16/2015. Prova em 17/10/2015 Período de Inscrição: De 15 de Setembro de 2015 a 14 de Outubro de 2015

EDITAL Nº. 16/2015. Prova em 17/10/2015 Período de Inscrição: De 15 de Setembro de 2015 a 14 de Outubro de 2015 EDITAL Nº. 16/2015 PROCESSO SELETIVO 2016/1 CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO, DIREITO, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, PSICOLOGIA O Diretor Superintendente da Faculdade Alves

Leia mais