G U I A. Comercio Exterior. Começar certo para terminar certo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "G U I A. Comercio Exterior. Começar certo para terminar certo"

Transcrição

1 G U I A Comercio Exterior Começar certo para terminar certo

2

3 01 EDITORIAL N a última década, vivenciamos uma mudança cultural no Comercio Exterior Brasileiro, que passou de uma economia fechada e protecionista, para uma economia aberta e atrativa aos investimentos internacionais. Hoje, os procedimentos de Exportação e Importação, deixaram de ser um mistério, não sendo mais tão burocrático, e complexo. Muito pelo contrário, o mundo digital, on-line, em tempo real, criou novas formas de gestão e os avanços neste segmento foram significativos. Os serviços especializados de Comércio Exterior, que realizamos diariamente, reforçam a nossa filosofia de Começar Certo Para Terminar Certo. Com este objetivo criei o Guia de Comercio Exterior, que de forma resumida e simples, poderá servir como um material de apoio às futuras negociações. Assim, antes de iniciar sua leitura, entendemos que as operações de exportação e importação devem ser conduzidas com profissionalismo, dedicação e objetividade, por isto desejamos que este guia seja mais uma ferramenta para facilitar o seu sucesso nos negócios internacionais.

4 02 INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA A indústria brasileira rumo a excelência operacional. O que tem levado o mercado externo a escolher por um ou outro fornecedor? E, o que pode ser feito para atingir esse mercado de maneira mais consistente? Bem, para responder a essas questões é importante entender o que ocorre na outra ponta, isto é, no mercado externo. É histórico que o mercado externo exige, cada vez mais, preços de vendas atrativos, sem abrir mão da qualidade dos produtos oferecidos. Parece até um paradoxo, pois se entende que aumentando a qualidade dos produtos se aumenta os preços destes. Entretanto isso é possível sim, e há diversas ferramentas que possibilitam atender às exigências desse mercado externo. Um bom sistema de gestão da qualidade, implementado de maneira efetiva e consistente, permite o aumento da qualidade dos produtos produzidos de maneira significativa, pois trabalha com a eliminação das falhas nos processos e prevenção de outras mais. Essa eliminação das falhas resulta em produtos melhores e sem defeitos o que possibilitará o atendimento à primeira exigência do mercado externo: a qualidade dos produtos. Mas, e o preço de venda? Como o sistema de gestão da qualidade pode contribuir para a sua queda? No que tange ao preço de venda, analisando-se à sua composição, dois são os componentes básicos: custo e lucro. O preço de venda é a soma do custo de produção e do lucro da empresa. Hoje em dia, com a concorrência cada vez mais acirrada, as empresas vêm trabalhando com o mínimo lucro possível para que possa ser competitiva.

5 03 Desta forma, para a redução do preço de venda, resta às empresas buscar de maneira exaustiva a redução dos custos de produção. Desta forma, o sistema de gestão da qualidade bem implementado possibilita a redução dos custos de produção, pois, como já dito, atua na eliminação das falhas dos processos. Essa eliminação das falhas proporciona uma redução de retrabalho e de perdas na produção. Reduzindo-se as falhas, também se aumenta a produtividade o que resulta e maior diluição dos custos da empresa por unidade produzida. Uma vez implementada essa tão eficaz ferramenta para a competitividade das empresas, uma pergunta ainda paira no ar: é possível identificar uma empresa que tem um sistema de gestão da qualidade implementado? Sim, é possível e o mercado mundial não só reconhece essa empresa como também busca por ela. E isso se dá através da certificação desta empresa em alguma norma de qualidade, sendo que a norma mais reconhecida e aplicada mundialmente é a NBR ISO 9001, conhecida popularmente como ISO A empresa certificada na NBR ISO 9001 tem o reconhecimento internacional de qualidade, dentro dos padrões mundiais de exigência. Tanto isso é verdade que, em muitos casos, a empresa só consegue viabilizar uma exportação, com aceitação do mercado externo, se for certificada na NBR ISO Assim, o caminho das pedras para uma maior competitividade das empresas está traçado, bastando a essa empresa dar o primeiro passo nessa caminhada rumo à ISO E a escolha de um bom consultor da qualidade pode tornar essa caminhada mais suave e objetiva, evitando desvios e percalços. Cabe ao gestor da empresa essa decisão pela competitividade e pelo reconhecimento mundial de seus produtos.

6 04 FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO Estudo de Mercado Pesquisa, Prospecção e Seleção de Mercados (Internet, Organismos Internacionais, Consultorias Especializadas )Etc. Radar/Credenciamento Definição da Política Comercial Envio do preço de Exportação; Formulação das Estratégias de Venda. Contato Preliminar Oferta do Exportador; Analise do Importador Credenciamento do Exportador SISCOMEX; Nomeação de uma empresa como representante legal no processo de Assessoria e Despacho Aduaneiro. Negociação Envio Fatura Pro-forma Definição da modalidade de venda (incoterms), e; Condições de Pagamento. Confirmação do Pedido Aceite da Fatura Pro-forma; Definição da Forma de Pagamento Programação de Embarques Logística (Embalagem, Meio de Transporte, Seguro, Etc.). Documentos Pré-Embarque Nota Fiscal, RE, Fatura Comercial, Packing List, Shipping Instructions (Espelho do Conhecimento de Embarques). Embarque de Pedido Desembaraço Aduaneiro SDA, emissão do Conhecimento de Embarque; Informações sobre data de chegada. Documentos Pós-Embarque Certificados, Saque Cambial, Borderô, Carta Remessa; Envio de documentos para cobrança; Contrato de Câmbio (Conforme negociação e forma de pagamento). Confirmação da Chegada Nacionalização da mercadoria no destino. Avaliação do Embarque de Exportação Recebimento do Pagamento; Pesquisa de satisfação. Obs. 1: O Fluxograma acima é apenas uma representação das etapas básicas que podem ocorrer em uma exportação, sendo cada caso particular suscetível a negociações individuais. Obs. 2: As Etapas não são necessariamente sucessivas, podendo ocorrer simultaneamente.

7 05 FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EXPORTAÇÃO Preço de Venda no Mercado (-) I.P.I (-) I.C.M.S (-) COFINS (-) PIS (-) Lucro no Mercado Interno (-) Embalagem no Mercado Interno (-) Despesas de Distribuição no Mercado Interno (-) Propaganda no Mercado Interno (-) Outros (=) Preço de Venda no Mercado Interno ( sem tributos e sem custos exclusivos no M.I. (+) Embalagem para Exportação (+) Lucro Exportação (+) Vistos Consulares (-) Outros (+) Despesas com Certificados (+) Despesas até embarque (+) Serviços de Desembaraço Aduaneiro (+) Outros (+) Comissão do Agente (=) Preço FOB exportação em R$ Converter valores para Moeda Estrangeira negociada, conforme taxa de compra do dia. Obs. 1: Esta planilha apresenta um modelo básico para formação de preço para exportação, estando suscetível a incidência de outras despesas pertinentes a cada caso. Obs. 2: Você pode receber mais informações sobre legislação especifica e isenção de impostos, através de nossos consultores.

8 06 Intenção da Compra Internacional Escolha do fornecedor; Negociação e Pedido de Compra - P.O. (PurchaseOrder); Solicitação de Fatura Pro-forma. Radar/Credenciamento Credenciamento do Importador Nomeação de um representante legal no processo de assessoria e desembaraço aduaneiro. Classificação Fiscal do Produto NCM/TEC; Verificação de Exigências Legais Logística Internacional Modalidade de Transporte; Cotação e contratação de frete; Seguro, embalagens, armazenagem, outros. Custos de Importação Planilhas Estimativas e Comparativas; Pré-cálculos. Procedimentos Pré-Embarques Consulta a Tratamento Administrativo; Consulta a Legislação Especifica; Necessidade de Licença de Importação ( L.I.) Confirmação do Pedido Autorização de embarque. Embarque Transito das mercadorias; Aguarda documentos Originais. Declaração de Importação Registro no Siscomex; Desembaraço Aduaneiro; Pagamento dos Impostos (l.l., l.p.l., I.C.M.S.). Nacionalização Parametrização (Canais: Azul, Cinza Vermelho, Amarelo, Verde); Desembaraço da mercadoria. Nota Fiscal Nota Fiscal de Entrada; Avaliação do Custo Real de Importação. Contratação de Cambio Conforme Negociação: antecipado, à vista, à prazo; (Avaliar inicialmente a melhor Forma de pagamento, Legislação e conjuntura internacional) Obs. 1: O Fluxograma acima é apenas uma representação das etapas básicas que podem ocorrer em uma exportação, sendo cada caso particular suscetível a negociações individuais. Obs. 2: As Etapas não são necessariamente sucessivas, podendo ocorrer simultaneamente.

9 07 ESTIMANDO CUSTOS NA IMPORTAÇÃO Valor FOB da Mercadoria (+) Frete (+) Seguro (=) Valor CIF Subtotal = Conversão para Real ( taxa fiscal do dia) Despesas (+) I.I.% (S/CIF) (+) I.P.I% (S/ CIF + I.I.) (+) I.C.M.S. (S/CIF + I.I. * I.P.I) (+) Despesas Portuária (1% S/ CIF aproximadamente) (+) A.F.R.M.M (25% S/ Frete - incide somente em embalagens Marítima) (+) S.D.A. (2,2% S/ CIF - com valores máximos e mínimos) (+) Taxa de Desconsolidação (variável) (-) Despesas Bancárias (1% a 3% S/ CIF) (-) Frete Interno (conforme negociação) (-) Outras Despesas (fax, telefone, administrativas variáveis) = Total 1 A taxa do ICMS são diferentes em cada Estado em alguns Estados não é recolhido na entrada do produto na alfândega, apenas na venda; 2 Armazenagem, capatazia, dependem do número de dias no recintos alfandegários; 3 Cobrado para embarques consolidados. Tem valor variável entre as agências e operadores Logísticos. Obs.: Esta planilha apresenta um modelo básico para calculo de custos incidentes na Importação, sendo portanto, suscetível a incidência de outras despesas pertinentes a cada caso individual.

10 08 INCOTERMS Ao se comprar e vender no Comercio Internacional, é interessante que as partes tenham respostas as seguintes perguntas: 1. Quem contrata o transporte das mercadorias da origem até o destino? 2. Quem paga o frete e o seguro? 3. Quem assume os riscos, caso a operação não possa ser efetivada? 4. Quem assume os riscos da perda ou dano das mercadorias em transito? 5. Quando e onde a mercadoria estará a disposição do comprador? 6. Quando ocorre a transferência dos riscos do exportador para o importador? 7. Qual será o porto de embarque? 8. Onde será libera a esta mercadoria? 9. Quem paga os impostos, taxas e despesas de liberação alfandegária? 10.Qual é o local que a transportadora terá a mercadoria á sua responsabilidade? Normalmente a resposta as perguntas acima, bem como a definição de custos, riscos e responsabilidades gerados em operações de compra e venda, são expressos seguindo-se regras internacionais de comércio, conhecidas por INCOTERMS. De acordo com a última versão, os INCOTERMS são 11, divididos em 4 grupos. São eles: Grupo E : Partida EXW ExWorks (a partir do local e produção) Grupo F : Transporte Principal Não Pago FCA Free Carrier (transportador livre) FAS Free Alongside Ship (livre no costado do navio) FOB Free on Board (livre a bordo) Grupo C : Transporte Principal Pago CFR Cost and Freight (custo e frete) CIF Cost, Insurance and Freight (custom, seguro e frete) CPT Carriage Paid to (transporte pago até ) CIP Carriage and Insurance Paid to (transporte e seguros pagos até ) Grupo D : Chegada DAP Delivered At Place (entregue no local) DAT Delivered At Terminal (entregue no terminal) DDP Delivered Duty Paid (entregue direitos pagos)

11 09 MODALIDADES DE PAGAMENTO As formas e prazos para pagamento de mercadorias em compras e vendas internacionais, são muito parecidas com sistemáticas do mercado interno. As principias são: Pagamento Antecipado Pagamento anterior ao embarque das mercadorias. Corresponde a uma modalidade mais econômica, todavia não oferece garantia ao importador. Cobrança sem Saque ou Remessa Direta Os documentos originais são enviados diretamente ao importador. Promove agilidade no processo. Ideal para embarques aéreos. Esta operação não oferece garantias ao exportador. Cobrança Bancaria Nesta modalidade os documentos originais transitam via bancaria, e somente são entregues ao importador mediante pagamento, ou aceite. Oferece garantias parciais. A cobrança pode ser a vista ou á prazo. Carta de Crédito Modalidade em que a garantia pela operação é assumida por um banco. É um dos mais perfeitos instrumentos de pagamento utilizados no Comercio Exterior, uma vez que a operação é efetuada somente se as clausulas da Carta de Credito forem cumpridas. REGIMES ADUANEIROS ESPECIAIS Admissão Temporária É o regime aduaneiro especial que permite a permanência no País bens procedentes do exterior, por prazo e para finalidade determinados, com suspensão do pagamento de impostos incidentes na importação, ou ainda com pagamento proporcional ao tempo de permanência no País. O regime é extinto, basicamente, no momento da devolução dos bens admitidos temporariamente ao exterior (reexportação), ou no momento da sua nacionalização (desembaraço aduaneiro de importação, com recolhimento integral dos impostos), atos esses que também dão baixa no termo de responsabilidade assumido pelo interessado, referente aos impostos suspensos em razão de sua permanência temporária. Este se aplica a bens importados em caráter temporário e sem cobertura cambial, adequados à finalidade para a qual foram importados, e utilizáveis em conformidade com o prazo de permanência e a finalidade constantes do Ato Concessivo. O processo é iniciado com concessão do regime pela receita Federal através do RCR, com base na Fatura Proforma e Licenciamento de Importação, se necessário. O prazo de permanência do bem sob o regime poderá ser superior a 90 dias, desde que comprovados por contrato de serviços e cronograma de eventos, conforme a característica da operação. Drawback É uma forma de incentivo á exportação, poderá ser concedido pela Comissão de política Aduaneira, nas seguintes modalidades: Suspensão, Isenção e Restituição. De forma geral, o benefício do drawback poderá ser concedido à mercadoria importada, tais como matéria-prima, produto semielaborado ou acabado, à peça, parte, aparelho, máquina, veículo, equipamento, mercadoria destinada a embalagem, acondicionamento ou apresentação, e animais destinados ao abate, todos destinados ao beneficiamento no país e destinados à exportação. O processo é iniciado com o pedido do Ato Concessório junto ao DECEX. A manipulação é realizada mediante apresentação de planilhas de controle e o cumprimento dos prazos préestabelecidos, culminando com a Comprovação do Ato Concessório. Entreposto Aduaneiro Permite na importação e na exportação, o deposito de mercadorias em local determinado, com suspenção do pagamento dos tributos e sob controle fiscal. A admissão no regime será realizada mediante despacho da repartição da Secretaria da Receita Federal baseado em Declaração de Importação própria no Siscomex, instruída com a via original do conhecimento de transporte (frete pre-paid) e a fatura proforma, emitida pelo consignante.

12 10 As mercadorias admitidas no entreposto pertencem ao consignante no exterior e não ao consignatário (importador ou adquirente), que é a empresa responsável pelo entrepostamento da carga no país. Assim, as mercadorias entrepostadas, poderão ser adquiridas pelo consignatário, a partir daí denominado importador, mediante fatura comercial da transação, caracterizando a nacionalização dos bens. As etapas desse processo compreendem desde a chegada da mercadoria no Porto de Destino convencionado no embarque, o transito aduaneiro, a entrada no recinto alfandegário e o entrepostamento (admissão dos bens no regime), culminando com a nacionalização parcial ou total das mercadorias. Em geral, o recinto alfandegário está situado em zona secundária (Eadi), razão pela qual as cargas são transferidas do porto ou aeroporto de entrada por via de DTA. Entreposto Industrial Regime aduaneiro especial, que permite a determinado estabelecimento de uma indústria importar com suspensão de tributos, mercadorias que, depois de submetidas a operação de industrialização, deverão destinar-se ao mercado externo. Exportação Temporária E o regime que permite a saída do País com suspenção do imposto de exportação (quando devido), de mercadoria nacional ou nacionalizada, condicionada à reimportação, em prazo determinado, no mesmo estado em que foi exportada. Deverá ser solicitado e concedido pela Unidade da Receita Federal que jurisdiciona a aduana de saída da mercadoria. O registro obrigatoriamente deverá ser realizado no Siscomex. Aplica-se o regime a bens destinados a feiras, exposições e outros eventos artísticos ou culturais, a competição ou exibição esportivas, a prestação de assistência técnica a produtos exportados em virtude de termos de garantia, a atividades temporárias de interesse da agropecuária, e outros previstos na legislação. Não se aplicam no regime mercadorias que saiam temporariamente para conserto, reparos ou restauração (Regime de Exportação Temporária para Aperfeiçoamento Passivo). Considera-se cumprido ou extinto o regime na data da emissão do respectivo Conhecimento de Carga, no exterior, desde que efetivada a reimportação com o ingresso da mercadoria no território nacional. Não há imposto que incida sobre o retorno de mercadoria exportada temporariamente. Recof E um regime aduaneiro especial de entreposto industrial sob controle informatizado que permite a importação de mercadorias, com ou sem cobertura cambial, com suspensão do pagamento de tributos, que, depois de submetidas à operação de industrialização, sejam destinadas a exportação. Teremos as modalidades: Aeronáutico, Automotivo e Informática. Para Recof Aeronáutico e o Automotivo as instruções preveem também a aquisição de insumos internos, enquanto para o Recof Informática a norma prendese apenas aos importados. porém, nas três modalidades existem limites e exigências para a aquisição dos bens industrializados, como também a relação das mercadorias que poderão ser admitidos no regime. Para se habilitar ao regime a empresa industrial deverá provar reconhecida idoneidade fiscal e patrimônio cujo montante justifique o pleito. O prazo de vigência do regime é de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. Que a extinção do regime se dá com uma das seguintes ocorrências: a exportação, a reexportação (desde que admitida sem cobertura cambial), a transferência para outro beneficiário, o despacho para consumo e destruição às expensas do interessado. Transito Aduaneiro Operação que permite o transporte de mercadorias, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do território aduaneiro com a suspensão do impostos. IMPORTAÇÃO OPERAÇÃO ATÍPICA E BENEFÍCIOS Importação de Máquina Usada A importação de máquinas e linhas de produção usadas, estão amparadas em normas específicas, e determinadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e comércio Exterior. Uma das condições impostas para as importações de máquinas usadas é a inexistência de produção nacional ou similar da máquina que

13 11 se pretende importar, o que pode ser comprovado com atestado de inexistência de produção nacional, emitido pela ABIMAQ. Outra situação peculiar é a comprovação da idade da máquina inferior ao limite de sua vida útil, através de laudo técnico emitido por entidade idônea de reconhecida capacidade técnica, no país de origem. As linhas ou unidades fabris, por sua vez, podem ser importadas independentemente da apresentação do atestado de inexistência da produção nacional. Para tanto, é preciso que a importação esteja vinculada a projetos de interesses nacional, que confirmem redução de custo, promovam aumento da geração de emprego e elevem o nível de produtividade. Além disso, é necessário acordar a aquisição de equipamentos de fabricação doméstica, no mesmo montante da importação, com entidade representativa da indústria. Ex Tarifário e Sistema Integrado O governo aplica em seu desenvolvimento gerencial o controle sobre as importações estabelecendo três níveis básicos de alíquotas de Imposto de Importação: alíquotas altas, médias e baixas. Esta diferenciação é aplicada com base no interesse nacional, e isso avaliadas desde a comprovada existência da produção no país até aqueles produtos que temos interesse em importar. Todas as vezes que existe a possibilidade de importar bens de capital, de telecomunicações e de informática que não existem similar nacional e sejam de interesse do pais, poderá ser pleiteada uma redução no imposto de importação da alíquota advalorem vigente para 4%. Este processo requer o estudo preliminar em Resolução da Camex, e com validade de 2 anos. Importação via Fundap O Fundo para o Desenvolvimento das Atividades Portuárias foi criado pelo estado do Espírito Santo, cujos recursos são destinados à promoção do desenvolvimento econômico, via incremento nas importações e exportações, através do porto de Vitória/ES. Os principais objetivos são a ampliação da renda terciaria no estado, e a promoção de novos investimentos em projetos industriais, comerciais, agropecuários, de turismo, serviços e transportes. Os beneficiários do programa são as empresas que realizam importações e exportações através de empresas mutuarias do FUNDAP, e cujas operações estejam sujeitas ao recolhimento do ICMS. Existem restrições a alguns tipos de produtos. Ao se usar o programa FUNDAP, a nacionalização da mercadoria é feita em nome da empresa mutuaria do FUNDAP, a qual obtém do estado de Espirito Santo a exoneração do ICMS na entrada da mercadoria estrangeira, com base na Declaração de Importação. São contabilizadas vantagens fiscais relacionadas ao ICMS e IPI. Também a eliminação de controle e arquivos comuns em um processo de importação direta, pois o repasse através da empresa mutuaria caracteriza contabilmente a aquisição de material importado no mercado interno. EXPORTAÇÕES - MAIS INFORMAÇÕES Formação de Preço de Exportação A fixação do preço de exportação deve ser precedida de um estudo detalhado das condições de mercado, de forma a viabilizar a manutenção do esforço exportador, sem prejuízo para a empresa. É elemento fundamental para as condições de competição do produto a ser exportado. No processo de formação de preço de exportação, deve-se primeiramente conhecer e utilizar todos os benefícios fiscais e financeiros aplicáveis à exportação, a fim de se obter maior competitividade externa. O conhecimento da estrutura de custos internos da empresa é também imprescindível para a formação do preço de exportação. Prospecção no Mercado Externo Em um ambiente de acirrada competição internacional, a Pesquisa de Mercado assume um papel fundamental para a obtenção de êxito nos mercados externos. Possibilita a empresa identificar importadores potenciais para o produto que pretende exportar, características da demanda, tratamento tarifário e outras informações uteis. Participação de Feiras O empresário que deseja iniciar-se na atividade exportadora deve ter como primeira preocupação a promoção comercial de seu produto. Uma das formas de promover e tornar-se conhecido é participar de feiras e exposições internacionais. Com preparação técnica e qualidade é possível tornar conhecida sua

14 12 produção e realizar bons negócios. Em termos comerciais e práticos, as feiras proporcionam condições de negociação imediatas dos produtos e serviços expostos e de criar um intercambio comercial permanente. Estes são espaços privilegiados de promoção de vendas, e constituem oportunidade de aproveitamento ótimo da relação custo/beneficio, se a empresa planejar criteriosamente sua participação no mercado pretendido. Importante, igualmente, é a participação em feiras e exposições no Brasil, que são visitadas por empresários de outros países. Via de regra, ocorrem nessas feiras e exposições importantes contatos comerciais, que podem resultar em operações de exportação. Exportação de Software Empresas brasileiras interessadas em disputar espaço no mercado internacional de tecnologia, necessitam especialmente ampliar seus conhecimentos em aspectos legais, fiscais e culturais que caracterizam os países compradores e que tem interesse em abrir parcerias no desenvolvimento tecnológico. Não somente os aspectos legais das exportação e comercialização devem ser priorizados, mas também a ênfase em aspectos como a legislação do pais comprador, referente ao setor de tecnologia da informática, a questão dos contratos, a exportação de produtos e serviços, a propriedade intelectual, responsabilidade civil, relações trabalhistas, contratos sociais, modelos e pratica comerciais e os seus tratamentos jurídicos. ZPE/Benefícios As Zonas de Processamento de Exportação são áreas destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem exportados. Foram criadas em regiões menos desenvolvida do pais e sua criação se dá por decreto, mediante proposta dos estados ou municípios, devidamente avaliadas pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), de acordo com o cumprimento de diversas exigências estabelecidas na Lei. As empresas gozam de isenção do II, IPI, AFRMM e IOF por 20 anos, podendo ser prorrogados por igual período. São consideradas zonas primárias para efeitos de controle aduaneiro. Os estados ou municípios, em conjunto ou isoladamente, formalizam propostas para criação ao CZPE, que devam satisfazer os seguintes requisitos: Indicação de localização adequada no que diz respeito ao acesso a portos e aeroportos internacionais; Compromisso dos proponentes de realizarem as desapropriações e obras de infraestrutura necessárias; Comprovação de disponibilidade financeiras; Comprovação de disponibilidade mínima de infraestrutura e de serviços capazes de absorver os efeitos de sua implantação; Indicação da forma de administração da ZPE. Exportação em Consignação A exportação em consignação consiste na remessa de mercadorias, a um consignatário nomeado, sem o contra pagamento, para que sejam posteriormente vendidas. Essas mercadorias enviadas em consignação poderão permanecer no exterior, pelos seguintes prazos, a contar da data de embarque, por prazo de 90 dias ate 180 dias, conforme a classificação fiscal. Esses prazos poderão ser prorrogados, por período idêntico ao originalmente concedido, desde que devidamente autorizado pelo Decex. Se a mercadoria não encontrar mercado no exterior, poderá retornar ao pais dentro dos prazos anteriormente citados. E se as mercadorias enviadas em consignação forem vendidas no exterior, o consignante devera providenciar a Contratação do Cambio ate o vigésimo dia seguinte ao do recebimento do valor da moeda estrangeira. Gestão de Consórcios de Exportação É bastante comum o empresário programar viagens ao exterior, com o objetivo de explorar mercados potenciais para suas exportações, buscando o contato direto com importantes e consumidores, bem como participação em feiras comerciais no exterior. Esta ação isolada, pode surtir efeitos positivos a curto, médio ou longo prazo. Porem, uma ação coletiva e organizada acena para resultados em menor tempo. Esta é a função do Consórcio de Exportação, que é gerido por consultores especializados nesse tipo de evento, que trabalham organizados para o objetivo único dos consorciados. Para a organização de sua agenda de contatos no exterior, o empresário precisa contar com os serviços de uma eficaz promoção comercial, como também contar com o apoio da respectiva associação de classe, sempre em que houver interesse em participar de missão comercial ou feira no exterior. O Consórcio veio a preencher esse

15 13 vazio na vida do empresário empreendedor, seja ele candidato a exportador ate mesmo experiente comerciante que visa, nesse tipo de evento, minimizar custos tirando proveito dos eventos organizados para atingir seu publico alvo. MODALIDADE DE TRANSPORTE Aéreo Modalidade mais adequada para transportes de mercadorias que necessitam urgência. Possuem alto valor agregado e são pouco volumosas. A principal desvantagem esta no valor do frete, que é mais elevado. Fazse necessário ter o conhecimento de transporte aéreo: AWB ( Airway Bill). Marítimo Modal utilizado para o transporte de grandes volumes a longo distancias. Sua principal vantagem São os custos mais baixos em relação as demais modalidades de transportes marítimos: B/L ( Bill of Landing). Rodoviário Modalidade de transporte muito versátil e de fácil acesso. Normalmente não requer transbordo e possibilita o transporte porta a porta. Faz-se necessário ter o conhecimento de transporte rodoviário: CRT (Conhecimento Rodoviário de Transporte). Ferroviário Melhor opção quando se quer transportar grandes quantidades de carga. É um dos modais de transporte internacional mais econômicos. Sua desvantagem esta relacionada a possibilidade de conexões regionais. Faz-se necessário ter o conhecimento de transporte ferroviário: Rail Road. CREDENCIAMENTO O credenciamento é a associação entre a empresa importadora/exportadora e os despachantes por ela nomeados. Este credenciamento possibilita que o despachante represente a empresa no ato do desembaraço aduaneiro, perante as Secretarias da Receita Federal e Alfândegas. Documentos necessários em três vias: Procuração Declaração de ultima alteração contratual; Contrato Social ( Ltda.) Estatuto Social ( S.A.) Ata da Última Reunião da Diretoria ( S.A.); Cadastro de Contribuinte do I.C.M.S. de 2010; Cartão C.N.P.J.; R.G. e C.P.F., do (s) representante (s) da empresa que assina (m) a procuração. Obs. 1: A procuração possui validade determinada e deve estar com firma reconhecida. Obs. 2: Todas as cópias devem ser autenticadas.

16 14 CONTAINERS A.C.E. C.S.C. E.I.R. F.C.L. G.P. G.R.P. I.M.C. I.S.O. L.C.L. Approved Container Examinaton Program Internacional Convention for Sate Container Equipament Interchange Receit Full Container Load General Purpose Container Glass Fibre Reinforced Panel Inter-Governamental Maritime Consulative Organisation International Standarts Organisation Less than Container Load M.G.W M.P.L. O.C.T. T.C.T. T.E.U. Front side Rease side 20 x 8 x 8 6 GP 40 x 8 x 8 6 GP Peso Peso Maximum Grossweight Maximum Pauload open Canvas top Container Certificate of Timber Treatment to the requiriments of the Australian Halth Departament Twenty Foot Equivalent Unit Side oposite to the doors Door side M.G.W kg M.G.W kg Tare 2.200/2.400kg Tare 3.800/3.900kg Max Payload /21.800kg Max Payload /26.600kg Medidas (mm) 20 Medidas (mm) 40 Externo Interno Externo Interno Comprimento Comprimento Largura Largura Altura Altura Capacidade Cúbica Capacidade Cúbica = 66,4m³ 20 x 8 x 8 6 OCT 40 x 8 x 8 6 OCT Peso M.G.W kg M.G.W kg Tare 2.200/2.400kg Tare 3.800/3.900kg Max Payload /21.800kg Max Payload /26.600kg Peso Medidas (mm) Medidas (mm) 40 Externo Interno1 Interno2 Externo Interno1 Interno2 Comprimento / /5.890 Comprimento / / Largura / /1.937 Largura / /2.330 Altura / /2.330 Altura / /2.340 Abertura de porta Largura / Altura Capacidade Cúbica=32,7 Capacidade Cúbica=65,5m³

17 15 20 x 8 x 8 6 Reefer 40 x 8 x 8 6 Reefer Peso Peso M.G.W kg M.G.W kg Tare kg Tare kg Max Payload kg Max Payload kg Medidas (mm) 20 Medidas (mm) 40 Externo Interno Externo Interno Comprimento Comprimento Largura Largura Altura Altura Capacidade Cúbica=32,7m³ Capacidade Cúbica = 58,25m³ 20 x 8 x 8 6 Reefer 40 x 8 x 8 6 Reefer Peso Peso M.G.W kg M.G.W kg Tare kg Tare kg Max Payload kg Max Payload kg Medidas (mm) 20 Medidas (mm) 40 Externo Interno Externo Interno Comprimento Comprimento Largura Largura Altura Altura Capacidade Cúbica =32,7m³ Capacidade Cúbica = 58,25m³ 20 x 8 x 8 6 Flatrack 40 x 8 x 8 6 Flatrack Peso Peso M.G.W kg M.G.W kg Tare kg Tare kg Max Payload kg Max Payload kg Medidas (mm) 20 Medidas (mm) 40 Externo Interno Externo Interno Comprimento Comprimento Largura Largura Altura Altura Capacidade Cúbica =32,7m³ Capacidade Cúbica = 58,25m³ 20 Tank 20 x 8 x 8 6 Bulk Medidas (mm) Haz. High Low haz. Non M.G.W kg Comprimento Tare kg Largura Max Payload kg Altura 2.438/ Medidas (mm) Heating Eletric Steam Steam Externo Interno Peso Comprimento Largura Altura Capacidade em litros a Capacidade Cúbica = 58,25m³

18 16 DESPACHANTE ADUANEIRO O despachante Aduaneiro, pessoa física, exerce uma profissão regulada por lei ( Decreto-Lei Nº 2.472,artigo 5º) É aquele habilitado a representar um importador ou exportador junto a Receita Federal e outros órgãos governamentais. Possui senha especial para acesso ao SISCOMEX e tem suas atividades constantes no artigo 1º do Decreto nº 646, de 09/09/92. Muita confusão faz-se entre as funções do Despachante Aduaneiro e Comissárias de Despacho. As comissárias, pessoas jurídicas, não dispões de senha para acessar o SISCOMEX, portanto, não podem efetuar diretamente os serviços de despacho aduaneiro, sendo esta, função do despachante. Tal como uma farmácia e um farmacêutico, Comissárias necessitam de um profissional habilitado e credenciado, no caso um Despachante Aduaneiro. As comissárias, em sua mais ampla abrangência, são responsáveis por simplificar processos, coordenar a logística internacional, informar e orientar clientes, além de recepcionar numerários para pagamento de despesas, contribuições, taxas, impostos, etc.. SITE DE COMÉRCIO EXTERIOR Listamos alguns endereços eletrônicos que fornecem informações relevantes em Comércio Exterior. Ministério do Desenvolvimento Industria e Comercio Ministério da Fazenda Secretaria da Receita Federal Ministério das Relações Exteriores Brazil TradeNet Banco Central do Brasil Associação de Comercio Exterior do Brasil Centro Internacionais de Negócios Fundação Centro de Estudo de Comercio Exterior

19 17 GLOSSÁRIO A A.F.R.M.M. - Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante Adicional incidente sobre o valor do frete, na razão de 25% sobre o valor deste, convertendo em moeda nacional. Estão isentos do recolhimento desta taxa, as importações realizadas no regime de Drawback e proveniente dos países membros do Mercosul, ALADI e GATT. B Back To Back Consiste na aquisição, por uma empresa brasileira, de produto no exterior, sendo que a entrega do bem adquirido é feita em um terceiro país. O produto não transita pelo Brasil, uma vez que o vendedor embarca diretamente, por conta do comprador. O comprador brasileiro paga ao vendedor estrangeiro e recebe do destinatário no terceiro país. C Conhecimento de Transporte Documento que representa o transporte de uma mercadoria de um ponto a outro. É enviado pelo embarcador ao receber para sua retirada no destino, com o transportador. Um importador só pode desembaraçar suas mercadorias quando estiver de posse do conhecimento de transporte original respectivo. D Consolidação de Carga Embarque de carga de pequeno porte em conjunto com outras cargas, no intuito de evitar o desperdício financeiro através de encarecimento do frete, onerando assim o preço final do produto. D.I. - Declaração de Importação Compreende o conjunto de informações gerais correspondente a uma determinada operação de importação. É também o documento base do despacho de importação. Delivery Free Taxa cobrada pelos agentes de carga, quando da entrega dos conhecimentos de embarque. Os valores são diferenciados entre os agentes de carga. Demurrage Valor aplicado quando o importador descumpre os prazos acordados para a utilização do contêiner, ou seja, quando o contêiner é utilizado por um tempo além do concedido pelo free-time. Despacho Aduaneiro Procedimento fiscal pelo qual se processa o Desembaraço Aduaneiro das mercadorias, mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação a mercadoria importada. Documentos Básicos para Exportação R.E. - Registro de Exportação; S.D. - Solicitação de Despacho; Conhecimento de Transporte; Nota Fiscal; Fatura Comercial; Romaneio ou Pack list; Certificado de Origem Documentos Básicos Para Importação E D.I. - Declaração de Importação; Conhecimento de Transporte; Fatura Comercial Licença de Importação Certificado de Origem. EADI - Estação Aduaneira de Interior Terminais alfandegados de uso público, situado em zona secundária. Destina-se a prestação de serviços de movimentação e armazenagem de mercadorias que estejam sob controle aduaneiro. Exportação em Consignação Envio de mercadoria ao exterior a um consignatário nomeado, sem o contra pagamento, para que seja posteriormente vendida.

20 18 Ex-Tarifário Estímulo ao investimento produtivo. Reduções para as alíquotas do imposto de importação de bens de Capital (BK) e bens de Informática e Telecomunicações. ( BIT). Exportação Venda de produtos e/ou serviços para uma empresa em outro país e na saída de mercadorias F Fatura Comercial Documento que formaliza a transferência de propriedade da mercadoria para o importador. Não existe modelo fiscal, mas, deve possuir todos os elementos indicados no art.425 do Regulamento Aduaneiro. I Intermodalidade Sistema pelo qual as mercadorias são transportadas por um modo de transporte, por Diferente operadores que são responsáveis, cada qual, pelo seu trecho. Importação Consiste na compra de produtos no exterior por parte dos países que deles necessitam e na entrada de mercadorias num país, proveniente do exterior. L Linha Azul Regime aduaneiro implantado inicialmente no aeroporto de Viracopos e que permite a liberação de carga com considerável redução de tempo de permanência das mercadorias importadas em local alfandegado. L.I. - Licença de Importação Cerca de 15% a 20% das importações brasileiras estão sujeitas a procedimentos especiais, conforme legislação específica, e portanto, estarão sujeitas a autorização prévia pelo órgão federal competente. Logística em Comercio Exterior Corresponde ao planejamento e gestão integrada de serviços relativos a documentação, manuseio, armazenamento e transferência de bens, objeto de uma operação de comercio nacional ou internacional. M Mantra - Manifesto do Transito e do Armazenamento Sistema integrado eletrônico que possibilita o controle aduaneiro sobre os veículos, as cargas procedentes do exterior, os trânsitos pelo território brasileiro e sobre a movimentação e a colocação dessas cargas em armazém alfandegados. Multimodalidade Sistema pelo qual as mercadorias são transportadas por mais de um modo de transporte, sob responsabilidade de um único operador, legal e contratual.. N N.V.O.C.C. - Non- Vessel Operating Commom Carrier Transportador Comum Não-Proprietário de Navio, correspondente a um armador sem navio que se propõe a realizar transporte marítimo em navios de armadores tradicionais constituídos. Por meio de um acordo com o armador, o N.V.O.C.C. compra o espaço no navio em numero de contêineres. P Presença de Carga Marítima Título dado ao registro efetuado junto ao SISCO- MEX para as cargas atracadas nos portos ou armazéns alfandegados. Este registro é efetuado em até 48h após a operação de descarga da mercadoria do navio. A Declaração de Importação no pode ser registrada sem a presença de carga. PROEX Programa instituído pelo Governo Federal, que objetiva proporcionar as exportações brasileiras, condições de financiamento equivalente as do mercado internacional. R R.E.- Registro de Exportação Documento base do processo de exportação. Compreende o conjunto de informações de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracterizam a operação de exportação de uma mercadoria.

21 19 Remessa Expressa Documento ou encomenda internacional transportadora, por via aérea, por empresa de courrier, que requeira rapidez no transporte e recebimento imediato por parte do destinatário R.O.F.- Efetuado junto ao Banco Central para as seguintes operações: a) importação financiada ( acima de 360 dias; b ) arrendamento mercantil externo ( acima de 360 dias); c) arrendamento simples (acima de 360 dias; d) importação de bens sem cobertura cambial destinados a integralização de capital de empresas brasileiras. Romaneio ( Packing List) Relação do volumes, com descrição do conteúdo de cada um. Auxilia a conferencia e desembaraço aduaneiro. S Saque ou Letra de Câmbio Titulo de credito utilizado no Comercio Exterior e que representa uma operação de compra e venda de bens e/ou serviços. S.D.A.- Sindicato dos Despachantes Aduaneiros Taxa cobrada pela razão de 2,2% sobre o valor CIF, tendo um valor Máximo e um valor mínimo, que altera mensalmente. SICOMEX- Sistema Integrado de Comercio Exterior Sistema computadorizado/informatizado que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de Comercio Exterior, através do fluxo único de informações. Seguro de Transporte Internacional Tem por objetivo garantir as perdas e/ou danos das mercadorias durante o transporte em viagens internacionais. T Trading Company Comercial exportadora com características próprias, e serve como mais um canal de exportação. A vantagem ao produtor é que dela serão deferidos todos os benefícios fiscais, como se estivesse exportando diretamente. Transfer Price ( Preço de Transferência) Valor praticado nas operações tanto de importação quando exportação entre empresas vinculadas. Transporte Multimodal Transporte realizado por diferentes modais V ( aéreo, marítimo, rodoviário, etc.) para atingir seu destino, e cobertos por apenas um único documento de transporte emitido pelo OTM ( Operador de Transporte Multimodal). Vistoria Aduaneira Oficial Processo que destina-se a verificar: Ocorrência de avaria ou falta de mercadoria estrangeira na entrada em território; Identificar o responsável pela avaria ou falta de

22 20 ABREVIATURAS UTILIZADAS EM IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO CONVERSÃO DE MEDIDAS FUSO HORÁRIO (GREENWICH)

23

24

Regimes Aduaneiros Especiais. Regimes Aduaneiros Especiais. Trânsito aduaneiro. Trânsito aduaneiro. Trânsito aduaneiro. Trânsito aduaneiro

Regimes Aduaneiros Especiais. Regimes Aduaneiros Especiais. Trânsito aduaneiro. Trânsito aduaneiro. Trânsito aduaneiro. Trânsito aduaneiro Regimes Aduaneiros Especiais Regimes Aduaneiros Especiais As características básicas dos regimes especiais são: Regra geral, os prazos na importação são de um ano, prorrogável, por período não superior,

Leia mais

Ministério da Fazenda - Secretaria da Receita Federal. Ministério da Fazenda/ Secretaria da Receita Federal

Ministério da Fazenda - Secretaria da Receita Federal. Ministério da Fazenda/ Secretaria da Receita Federal REGIMES ADUANEIROS ESPECIAIS E ATÍPICOS REEGIMEE I DEESSCRIÇÃO I 1 Admissão Temporária Permite a permanência no País de bens procedentes do exterior, por prazo e para finalidade determinados, com suspensão

Leia mais

Lex Garcia Advogados http://lexlab.esy.es. Dr. Alex Garcia Silveira OABSP 285373

Lex Garcia Advogados http://lexlab.esy.es. Dr. Alex Garcia Silveira OABSP 285373 Alex Garcia Silveira Cartilha: Direito do Comercio Internacional São Paulo Junho de 2015 SUMÁRIO RESUMO... 5 ABSTRACT... 5 PARTES E AUXILIARES DO COMÉRCIO... 6 EXPORTADOR E IMPORTADOR... 6 SELEÇÃO DE MERCADO...

Leia mais

Profa. Lérida Malagueta. Unidade IV SISTEMÁTICA DE

Profa. Lérida Malagueta. Unidade IV SISTEMÁTICA DE Profa. Lérida Malagueta Unidade IV SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO Importação Importar consiste em uma operação de compra de produtos no mercado exterior e sua respectiva entrada em um país Necessidade

Leia mais

IMPORTAÇÃO FÁCIL: CÂMBIO PASSO A PASSO SAIBA COMO SER UM IMPORTADOR

IMPORTAÇÃO FÁCIL: CÂMBIO PASSO A PASSO SAIBA COMO SER UM IMPORTADOR IMPORTAÇÃO FÁCIL: CÂMBIO PASSO A PASSO SAIBA COMO SER UM IMPORTADOR 1º Passo: Registro da empresa Atualizar o objeto social da empresa incluindo a atividade de importação e os tipos de produtos que serão

Leia mais

O Processo de Exportação e Suas Etapas (até Contrato de Câmbio)

O Processo de Exportação e Suas Etapas (até Contrato de Câmbio) O Processo de Exportação e Suas Etapas (até Contrato de CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTES: DIAS, Reinaldo; RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. São Paulo, Atlas,

Leia mais

Roteiro Básico para Exportação

Roteiro Básico para Exportação Roteiro Básico para Exportação As empresas interessadas em efetuar exportações deverão, em primeiro lugar, inscrever-se no RADAR, que corresponde ao Registro de Exportadores e Importadores da Inspetoria

Leia mais

International Commercial Terms. Incoterms e Procedimentos Para o Comércio Exterior Conceitos Básicos. Eduardo Leoni Machado Junho/2012

International Commercial Terms. Incoterms e Procedimentos Para o Comércio Exterior Conceitos Básicos. Eduardo Leoni Machado Junho/2012 International Commercial Terms Incoterms e Procedimentos Para o Comércio Exterior Conceitos Básicos Eduardo Leoni Machado Junho/2012 Incoterms Definição e Conceito International Commercial Terms (Termos

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO : COMPETITIVIDADE PERENIDADE SOBREVIVÊNCIA EVOLUÇÃO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO : COMPETITIVIDADE PERENIDADE SOBREVIVÊNCIA EVOLUÇÃO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO : COMPETITIVIDADE PERENIDADE SOBREVIVÊNCIA EVOLUÇÃO orienta na implantação e desenvolvimento do seu negócio de forma estratégica e inovadora O QUE SÃO PALESTRAS

Leia mais

ANO XXVI - 2015 2ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 46/2015

ANO XXVI - 2015 2ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 46/2015 ANO XXVI - 2015 2ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 46/2015 IPI O FRETE NA BASE DE CÁLCULO DO IPI... Pág. 422 ICMS RJ DRAWBACK... Pág. 423 IPI O FRETE NA BASE DE CÁLCULO DO IPI Sumário 1.

Leia mais

3.3 - O Processo de Importação e Suas Etapas

3.3 - O Processo de Importação e Suas Etapas 3.3 - O Processo de Importação e Suas Etapas DISCIPLINA: Negócios Internacionais FONTES: DIAS, Reinaldo; RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. São Paulo: Atlas, 2004. SILVA, Luiz Augusto

Leia mais

O Uso dos Incoterms na Exportação

O Uso dos Incoterms na Exportação O Uso dos Incoterms na Exportação Por JOSÉ ELIAS ASBEG Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Belém - Pará Nas exportações brasileiras, são aceitas quaisquer condições de venda praticadas no comércio

Leia mais

Termos Internacionais de Comércio EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAP DAT DDP

Termos Internacionais de Comércio EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAP DAT DDP Termos Internacionais de Comércio EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAP DAT DDP Aspectos Gerais Cada vez mais as empresas recorrem às potencialidades do mercado global. Neste contexto é necessária a perfeita

Leia mais

CURSO DE COMÉRCIO EXTERIOR : LEGISLAÇÃO ADUANEIRA REGIMES ADUANEIROS

CURSO DE COMÉRCIO EXTERIOR : LEGISLAÇÃO ADUANEIRA REGIMES ADUANEIROS 1. CONCEITOS Regime é um conjunto de regras que estabelecem certa conduta obrigatória. É método, sistema ou forma de governo. Logo, chamamos de regime aduaneiro ao tratamento tributário e administrativo

Leia mais

A Multimex é mais do que uma Empresa de Comércio Exterior, é um portal de negócios internacionais.

A Multimex é mais do que uma Empresa de Comércio Exterior, é um portal de negócios internacionais. A Multimex é mais do que uma Empresa de Comércio Exterior, é um portal de negócios internacionais. Entre outras vantagens, oferece importantes benefícios fiscais que visam diminuir o custo de seus clientes.

Leia mais

GUERRA FISCAL: SÃO PAULO E ESPÍRITO SANTO ICMS - IMPORTAÇÃO

GUERRA FISCAL: SÃO PAULO E ESPÍRITO SANTO ICMS - IMPORTAÇÃO GUERRA FISCAL: SÃO PAULO E ESPÍRITO SANTO ICMS - IMPORTAÇÃO Fábio Tadeu Ramos Fernandes ftramos@almeidalaw.com.br Ana Cândida Piccino Sgavioli acsgavioli@almeidalaw.com.br I INTRODUÇÃO Desde a década de

Leia mais

O Processo de Importação e Suas Etapas

O Processo de Importação e Suas Etapas O Processo de Importação e Suas Etapas CURSO: Administração / DISCIPLINA: Logística Internacional FONTES: DIAS, Reinaldo; RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. São Paulo: Atlas, 2004.

Leia mais

E XPORTAÇÃO. Dica: o dossiê com as informações sobre o produto deve ser preparado antes do contato com o importador.

E XPORTAÇÃO. Dica: o dossiê com as informações sobre o produto deve ser preparado antes do contato com o importador. EXPORTAÇÃO E XPORTAÇÃO Antes de fornecer o preço, é importante analisar os preços de produtos similares praticados no mercado onde está o potencial cliente, exigências técnicas, barreiras tarifárias e

Leia mais

Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX. Tratamento Administrativo na Importação e atuação do DECEX

Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX. Tratamento Administrativo na Importação e atuação do DECEX Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX Tratamento Administrativo na Importação e atuação do DECEX Controle Administrativo - Definição Controle exercido por órgãos da Administração Federal

Leia mais

EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS BÁSICOS. CM Claudia Mainardi ccmainardi@cmcomex.com.br ccmainardi@gmail.com

EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS BÁSICOS. CM Claudia Mainardi ccmainardi@cmcomex.com.br ccmainardi@gmail.com EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS BÁSICOS Providências básicas para iniciar atividades no comércio exterior Ser registrado no RADAR Registro de Exportadores e importadores na Receita Federal;

Leia mais

2º O regime de drawback integrado isenção aplica-se também à aquisição no mercado interno ou à importação de mercadoria equivalente à empregada:

2º O regime de drawback integrado isenção aplica-se também à aquisição no mercado interno ou à importação de mercadoria equivalente à empregada: Portaria SECEX s/nº, de 15.02.2010 - DOU 1 de 16.02.2011 Dispõe sobre drawback integrado isenção. A Secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no uso

Leia mais

2. COMO IMPORTAR 1 PLANEJAMENTO 2 CONTATOS COM POTENCIAIS FORNECEDORES 3 IDENTIFICAR NCM, TRATAMENTO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO.

2. COMO IMPORTAR 1 PLANEJAMENTO 2 CONTATOS COM POTENCIAIS FORNECEDORES 3 IDENTIFICAR NCM, TRATAMENTO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO. 1 2 2. COMO IMPORTAR 2.1. FLUXOGRAMA DE IMPORTAÇÃO 1 PLANEJAMENTO A fase de planejamento das importações é geralmente parte integrante do planejamento geral da empresa para atender sua necessidade de máquinas,

Leia mais

CAPÍTULO 3 SISCOMEX SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR... 29...32 Questões de Provas...34

CAPÍTULO 3 SISCOMEX SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR... 29...32 Questões de Provas...34 Sumário CAPÍTULO 1 VISÃO GERAL DE UMA IMPORTAÇÃO BRASILEIRA... 1 1.1. Escolha da Mercadoria...1 1.2. Licenciamento das Importações...1 1.3. Siscomex e Habilitação...2 1.4. Deferimento da Licença de Importação

Leia mais

REGIMES ADUANEIROS ESPECIAIS Parte II

REGIMES ADUANEIROS ESPECIAIS Parte II São Paulo Rio de Janeiro Brasília Curitiba Porto Alegre Recife Belo Horizonte Londres Lisboa Shanghai Miami Buenos Aires REGIMES ADUANEIROS ESPECIAIS Parte II Luis Guilherme B. Gonçalves 05 de Agosto de

Leia mais

INCONTERMS 2010. Grupo E (Partida) EXW EX Works A partir do local de produção ( local designado: fábrica, armazém, etc.)

INCONTERMS 2010. Grupo E (Partida) EXW EX Works A partir do local de produção ( local designado: fábrica, armazém, etc.) Numa negociação internacional, é muito importante que o gestor comercial esclareça com o seu cliente quais serão as condições de entrega a praticar para a mercadoria que vai ser transacionada, ou seja,

Leia mais

Regimes aduaneiros. Exterior Exportação/Importação. São Paulo: Saraiva, 2010. SEGRE, German. Manual Prático de Comércio

Regimes aduaneiros. Exterior Exportação/Importação. São Paulo: Saraiva, 2010. SEGRE, German. Manual Prático de Comércio Regimes aduaneiros CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTES: SOUZA, José Meireles de. Gestão do Comércio Exterior Exportação/Importação. São Paulo: Saraiva, 2010. SEGRE, German. Manual

Leia mais

Aprendendo a Exportar Seguro de Crédito à Exportação e Regimes Aduaneiros Logex

Aprendendo a Exportar Seguro de Crédito à Exportação e Regimes Aduaneiros Logex Aprendendo a Exportar Seguro de Crédito à Exportação e Regimes Aduaneiros Logex Grupo Danilo Correia, Caê Matta, Ágata Takara, Augusto Rinaldi, Felipe Marinoni, Isabella Lucas, Heitor Guimarães, Rafael

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA EXPORTAÇÃO COMERCIO EXTERIOR FATEC FRANCA PROF. DR. DALTRO OLIVEIRA DE CARVALHO

DOCUMENTAÇÃO PARA EXPORTAÇÃO COMERCIO EXTERIOR FATEC FRANCA PROF. DR. DALTRO OLIVEIRA DE CARVALHO DOCUMENTOS EXIGIDOS NAS OPERAÇÕES DE EXPORTAÇÃO DISPONIVEL EM: HTTP://WWW.APRENDENDOAEXPORTAR.GOV.BR/SITIO/PAGINAS/COMEXPORTAR/CONTRATOS.HTML No comércio internacional, os documentos desempenham importante

Leia mais

Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba

Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba Ana Paula Haypas Olvera Gabriela Itália Sartori Lucas Selles Marina Feo Luís Henrique João Comércio Exterior Contrato de Compra e Venda Internacional Piracicaba

Leia mais

Os INCOTERM s ou International Comercial Terms são nomenclaturas representativas de cláusulas contratuais padronizadas internacionalmente para

Os INCOTERM s ou International Comercial Terms são nomenclaturas representativas de cláusulas contratuais padronizadas internacionalmente para Os INCOTERM s ou International Comercial Terms são nomenclaturas representativas de cláusulas contratuais padronizadas internacionalmente para facilitar o comércio. Elas tratam das condições e responsabilidades

Leia mais

Importação por Conta e Ordem e Importação por Encomenda (LUCIANO - 15/05/2006)

Importação por Conta e Ordem e Importação por Encomenda (LUCIANO - 15/05/2006) Importação por Conta e Ordem e Importação por Encomenda (LUCIANO - 15/05/2006) Cada vez mais e por diversos motivos, as organizações vêm optando por focar-se no objeto principal do seu próprio negócio

Leia mais

DRAWBACK INTEGRADO FIRJAN 14/06/2016

DRAWBACK INTEGRADO FIRJAN 14/06/2016 DRAWBACK INTEGRADO Secretaria de Comércio Exterior - SECEX Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX DRAWBACK INTEGRADO FIRJAN 14/06/2016 Uma ferramenta poderosa na competitividade das empresas

Leia mais

Sistematização das exportações e pagamentos internacionais

Sistematização das exportações e pagamentos internacionais Introdução Sistematização das exportações e pagamentos internacionais Fundamentos de Comércio Exterior Prof. Marco A. Arbex As exportações geram entrada de divisas para o país exportador e saída de divisas

Leia mais

IMPORTAÇÃO 05/08/2015. Conceituação Formas de Importação Tratamento Administrativo (Siscomex) Despacho Aduaneiro Tratamento Tributário.

IMPORTAÇÃO 05/08/2015. Conceituação Formas de Importação Tratamento Administrativo (Siscomex) Despacho Aduaneiro Tratamento Tributário. Conceituação Formas de Importação Tratamento Administrativo (Siscomex) Tratamento Tributário Conceituação Comercial Recebimento da mercadoria pelo comprador ou seu representante, no exterior, de acordo

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP 2015 ÍNDICE 1. Introdução... 2 2. Dos Objetivos Específicos... 2 3. Dos Envolvidos

Leia mais

Portaria SECEX Nº 47 DE 11/12/2014

Portaria SECEX Nº 47 DE 11/12/2014 Portaria SECEX Nº 47 DE 11/12/2014 Publicado no DO em 12 dez 2014 Altera a Portaria SECEX nº 23, de 14 de julho de 2011, para adequar os processos de habilitação ao regime de drawback integrado isenção

Leia mais

9/5/2013 O QUE É DRAWBACK?

9/5/2013 O QUE É DRAWBACK? O QUE É DRAWBACK? É UM REGIME ESPECIAL QUE TEM POR OBJETIVO DESONERAR IMPORTAÇÕES E/OU AQUISIÇÃO DE MERCADORIAS NO MERCADO INTERNO, EQUIVALENTE À EMPREGADA, VINCULADAS A UM COMPROMISSO DE EXPORTAÇÃO. ABRANGE

Leia mais

ANO XXIII - 2012-4ª SEMANA DE AGOSTO DE 2012 BOLETIM INFORMARE Nº 35/2012 ASSUNTOS DIVERSOS ICMS - RS

ANO XXIII - 2012-4ª SEMANA DE AGOSTO DE 2012 BOLETIM INFORMARE Nº 35/2012 ASSUNTOS DIVERSOS ICMS - RS ANO XXIII - 2012-4ª SEMANA DE AGOSTO DE 2012 BOLETIM INFORMARE Nº 35/2012 ASSUNTOS DIVERSOS TRADING COMPANY - CONSIDERAÇÕES Introdução - Conceito - Requisitos, Condições e Obrigações Tributárias Acessórias

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE APOIO ÀS EXPORTAÇÕES

GUIA PRÁTICO DE APOIO ÀS EXPORTAÇÕES GUIA PRÁTICO DE APOIO ÀS EXPORTAÇÕES 1. Aspectos operacionais 1.1 Roteiro para exportação 1º Passo Efetuar o registro de exportador na Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento,

Leia mais

FACÇÃO TECIDO PLANO. 1 - Introdução. 2- Mercado

FACÇÃO TECIDO PLANO. 1 - Introdução. 2- Mercado FACÇÃO TECIDO PLANO 1 - Introdução Nesta apresentação o empreendedor encontra indicações dos conhecimentos que aumentam e melhoram suas chances de sucesso, desde a identificação da oportunidade, riscos

Leia mais

Ciesp Sorocaba. 16de março de 2010. Importação de Máquinas e Equipamentos Industriais

Ciesp Sorocaba. 16de março de 2010. Importação de Máquinas e Equipamentos Industriais Departamento de Comércio Exterior Ciesp Sorocaba 16de março de 2010 Importação de Máquinas e Equipamentos Industriais Máquinas Novas Importação de Bens de Capital Cuidados e Precauções Na condição de usadas

Leia mais

Passos na Importação Roteiro Básico. Eduardo Leoni Machado Fevereiro/2012

Passos na Importação Roteiro Básico. Eduardo Leoni Machado Fevereiro/2012 Roteiro Básico Eduardo Leoni Machado Fevereiro/2012 1º Passo Efetuar contatos com fornecedor (exportador). 2º Passo Formalizar as negociações com fornecedor (exportador). 3º Passo Negociar a condição de

Leia mais

Manual do. Almoxarifado

Manual do. Almoxarifado Manual do Almoxarifado Parnaíba 2013 APRESENTAÇÃO O Almoxarifado é o local destinado à guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, adequado à sua natureza, a fim de suprir as necessidades

Leia mais

CONTRATOS E INCOTERMS. Sobre contratos que regulamentam as importações e as exportações, é possível afirmar que

CONTRATOS E INCOTERMS. Sobre contratos que regulamentam as importações e as exportações, é possível afirmar que CONTRATOS E INCOTERMS 01 - (CODESP/2011) Um contrato internacional de compra e venda de mercadorias é um instrumento complexo, pois inclui não somente as condições de compra e venda, mas também acordos

Leia mais

Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS 2010)

Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS 2010) PUCGO 2014 Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS 2010) Convenção das Nações Unidas sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (Convenção de Viena) Regras estándar internacionalmente

Leia mais

GUIA DE EMISSÃO DO CERTIFICADO DE ORIGEM. Este guia esclarece os principais procedimentos a serem adotados para a emissão do Certificado de Origem.

GUIA DE EMISSÃO DO CERTIFICADO DE ORIGEM. Este guia esclarece os principais procedimentos a serem adotados para a emissão do Certificado de Origem. 01/2012 CERTIFICADO DE ORIGEM GUIA DE EMISSÃO DO CERTIFICADO DE ORIGEM Este guia esclarece os principais procedimentos a serem adotados para a emissão do Certificado de Origem. APRESENTAÇÃO O Certificado

Leia mais

1) O que é o RTU? 2) O RTU já foi regulamentado?

1) O que é o RTU? 2) O RTU já foi regulamentado? 1) O que é o RTU? O Regime de Tributação Unificada (RTU) é o regime instituído pela Lei nº 11.898, de 8/1/2009, que permite a importação, por microempresa importadora varejista habilitada, de determinadas

Leia mais

PROCESSO DE EXPORTAÇÃO DE EXPORTAÇÃO FLUXOGRAMA. Planejamento. Pesquisa de Mercado. Cadastramento REI

PROCESSO DE EXPORTAÇÃO DE EXPORTAÇÃO FLUXOGRAMA. Planejamento. Pesquisa de Mercado. Cadastramento REI PROCESSO DE FLUXOGRAMA DE Planejamento Pesquisa de Mercado Cadastramento REI 1 Cadastramento do REI O registro é feito automaticamente no sistema, quando da primeira importação e exportação (Portaria SECEX

Leia mais

COMERCIO EXTERIOR. Visão Macro da Exportação

COMERCIO EXTERIOR. Visão Macro da Exportação Visão Macro da Exportação COMÉRCIO INTERNACIONAL É o intercâmbio de bens e serviços entre países Tem como finalidade satisfazer necessidades, circular e distribuir as riquezas entre os países COMÉRCIO

Leia mais

Art. 3º Para inscrever-se no registro de Operador de Transporte Multimodal, o interessado deverá apresentar à ANTT:

Art. 3º Para inscrever-se no registro de Operador de Transporte Multimodal, o interessado deverá apresentar à ANTT: DECRETO 3.411, DE 12 DE ABRIL DE 2000. Regulamenta a Lei 9.611, de 19 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre o Transporte Multimodal de Cargas, altera os Decretos 91.030, de 5 de março de 1985, e 1.910,

Leia mais

Análise da adequação orçamentária e financeira da Medida Provisória nº 634, de 26 de dezembro de 2013

Análise da adequação orçamentária e financeira da Medida Provisória nº 634, de 26 de dezembro de 2013 Análise da adequação orçamentária e financeira da Medida Provisória nº 634, de 26 de dezembro de 2013 Nota Técnica de Adequação Orçamentária e Financeira nº 06/2014 Assunto: Subsídios para análise da adequação

Leia mais

CIRCULAR N 3015. Art. 6º Esta Circular entra em vigor na data de sua publicação. Daniel Luiz Gleizer Diretor

CIRCULAR N 3015. Art. 6º Esta Circular entra em vigor na data de sua publicação. Daniel Luiz Gleizer Diretor CIRCULAR N 3015 Altera o Regulamento do Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes para incluir título relativo a Transferências Postais. A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, em sessão realizada

Leia mais

Serviços em Comércio Exterior

Serviços em Comércio Exterior INCOTERMS Os Incoterms (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) foram instituídos em 1936 pela Câmara Internacional do Comércio com o intuito de fornecer regras internacionais

Leia mais

AGORA VOCÊ PODE: IMPORTAR FALANDO PORTUGUÊS, E COM A VANTAGEM DE QUEM É ESPECIALISTA NO QUE FAZ!

AGORA VOCÊ PODE: IMPORTAR FALANDO PORTUGUÊS, E COM A VANTAGEM DE QUEM É ESPECIALISTA NO QUE FAZ! AGORA VOCÊ PODE: IMPORTAR FALANDO PORTUGUÊS, E COM A VANTAGEM DE QUEM É ESPECIALISTA NO QUE FAZ! ZM TRADE A ZM pensou nisso para você, e agora pode lhe oferecer os serviços da ZM TRADE. Qualidade, preço

Leia mais

MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO

MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO 1 Informações sobre o responsável pela proposta. Nome : Identidade: Órgão Emissor: CPF: Endereço: Bairro: Cidade: Estado: CEP: Telefone: FAX: E-mail Formação Profissional: Atribuições

Leia mais

Instruções para o cadastramento da Operação de Transporte e geração do Código Identificador da Operação de Transporte CIOT.

Instruções para o cadastramento da Operação de Transporte e geração do Código Identificador da Operação de Transporte CIOT. Instruções para o cadastramento da Operação de Transporte e geração do Código Identificador da Operação de Transporte CIOT. Versão: 01/2013 As presentes instruções aplicam-se a todas as Operações de Transportes

Leia mais

50 A 56 - VER TABELA DA NATUREZA DE CREDITO

50 A 56 - VER TABELA DA NATUREZA DE CREDITO TABELA CORRELAÇÃO CFOP x CST-PIS/COFINS x CST -ICMS/IPI OBS: Os Cfops assinalados em vermelho são os geradores de creditos reg (M105 e M505) do SPED CONTRIBUIÇÕES. VALIDOS PRA SPED CONTRIBUIÇOES ATUALIZADO

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL 1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL LEI DE INFORMÁTICA E INCUBADORA RAIAR Coordenação: Prof. Edemar Antonio Wolf De Paula Gerente da Incubadora Raiar Porto Alegre, 05 de janeiro de

Leia mais

CARTA-CIRCULAR Nº 2201. Levamos ao conhecimento dos interessados que: II - Esta Carta-Circular entra em vigor na data de sua publicação;

CARTA-CIRCULAR Nº 2201. Levamos ao conhecimento dos interessados que: II - Esta Carta-Circular entra em vigor na data de sua publicação; CARTA-CIRCULAR Nº 2201 Levamos ao conhecimento dos interessados que: Programa federal de desregulamentação. Estabelece condições para as transferências ao exterior de receitas auferidas com o transporte

Leia mais

PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 612, DE 16 DE MARÇO DE 2007. Dispõe sobre a implantação do Sistema de Registro de Preços nas compras, obras e serviços contratados pelos órgãos da

Leia mais

Como utilizar o cadastro de Tributos de Mercadorias (NCM) Sumário

Como utilizar o cadastro de Tributos de Mercadorias (NCM) Sumário Como utilizar o cadastro de Tributos de Mercadorias (NCM) Sumário Como utilizar o cadastro de Tributos de Mercadorias (NCM)... 1 O que é o cadastro de Tributos de Mercadorias?... 2 O que é Tributação Padrão?...

Leia mais

Contratos Internacionais de Compra e Venda & Incoterms

Contratos Internacionais de Compra e Venda & Incoterms Contratos Internacionais de Compra e Venda & Incoterms O contrato internacional é formal, bilateral, consensual, oneroso e comutativo, o que pressupõe agentes autônomos, livre formação de suas vontades

Leia mais

Comércio Exterior no Brasil

Comércio Exterior no Brasil Comércio Exterior no Brasil Comércio Exterior Fluxograma para empresa brasileira exportar Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, http://www.mdic.gov.br/sistemas_web/aprendex/default/index/conteudo/id/235

Leia mais

Im portação Fo x 1/23

Im portação Fo x 1/23 Importação Fox 1/23 Índice 1.INTRODUÇÃO... 3 1.1. Quais os tributos que incidem sobre a importação de produtos e serviços no Brasil?... 3 2.CLASSIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS... 5 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6.

Leia mais

FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO

FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO 1. PLANEJAMENTO Novos mercados; Mais lucros; Mais empregos Separar uma parte da produção para o mercado interno e outra para o mercado externo, pois a exportação é um processo

Leia mais

1. Quais são os casos em que determinada importação estará sujeita a contingenciamento?

1. Quais são os casos em que determinada importação estará sujeita a contingenciamento? 1. Quais são os casos em que determinada importação estará sujeita a contingenciamento? 2. Quais são as características das Cotas Tarifárias concedidas sob os Acordos no âmbito 3. Quais são as características

Leia mais

Art. 1º O regime especial de entreposto aduaneiro será aplicado de conformidade com o estabelecido nesta Instrução Normativa.

Art. 1º O regime especial de entreposto aduaneiro será aplicado de conformidade com o estabelecido nesta Instrução Normativa. Instrução Normativa SRF nº 241, de 6 de Novembro de 2002 DOU de 8.11.2002 Dispõe sobre o regime especial de entreposto aduaneiro na importação e na exportação. Alterada pela IN SRF nº 289, de 27 de janeiro

Leia mais

ANEXO À COMEX 067/2012 Sugestões Abiquim - Portaria Secex 13/2012 Consulta Pública Consolidação de Portaria Secex

ANEXO À COMEX 067/2012 Sugestões Abiquim - Portaria Secex 13/2012 Consulta Pública Consolidação de Portaria Secex ANEXO À COMEX 067/2012 Sugestões Abiquim - Portaria Secex 13/2012 Consulta Pública Consolidação de Portaria Secex Capítulo II TRATAMENTO ADMINISTRATIVO DAS IMPORTAÇÕES -Seção I. Licenciamento das Importações

Leia mais

PORTARIA MDIC Nº 251, DE 22 DE OUTUBRO 2001. Art. 2º Para os efeitos do Acordo Bilateral, e desta Portaria definir:

PORTARIA MDIC Nº 251, DE 22 DE OUTUBRO 2001. Art. 2º Para os efeitos do Acordo Bilateral, e desta Portaria definir: PORTARIA MDIC Nº 251, DE 22 DE OUTUBRO 2001. Regulamenta a execução do Trigésimo Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica nº 14, entre os Governos da República Federativa do Brasil e da

Leia mais

As exportações de bens podem ocorrer, basicamente, de duas formas: direta ou indiretamente.

As exportações de bens podem ocorrer, basicamente, de duas formas: direta ou indiretamente. Capitulo 10: Tipos de exportação As exportações de bens podem ocorrer, basicamente, de duas formas: direta ou indiretamente. Diretamente: quando o exportador fatura e remete o produto ao importador, mesmo

Leia mais

Importação Passo a Passo

Importação Passo a Passo 1º Passo Defina o que quer importar Importação Passo a Passo O mercado internacional, principalmente a China, apresenta uma ampla oportunidade de produtos para se importar. Antes de iniciar sua operação

Leia mais

DECRETO Nº 31.246, DE 12 DE JANEIRO DE 2010 DODF de 13.01.2010

DECRETO Nº 31.246, DE 12 DE JANEIRO DE 2010 DODF de 13.01.2010 DECRETO Nº 31.246, DE 12 DE JANEIRO DE 2010 DODF de 13.01.2010 Altera o Decreto nº 18.955, de 22 de dezembro de 1997, que regulamenta o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre

Leia mais

Desembarque no local de entrega no destino Marco da transferência de risco da mercadoria negociada

Desembarque no local de entrega no destino Marco da transferência de risco da mercadoria negociada INCOTERMS Definições para interpretar as fórmulas contratuais Elaboradas pelas Câmara de Comércio Internacional (CCI) São termos facilitadores na redação do contrato de compra e venda, mas não são obrigatórios

Leia mais

PORTELA ASSESSORIA LTDA

PORTELA ASSESSORIA LTDA EXTRA!!! NESTA MODALIDADES DE SERVIÇOS, OPERACIONALMENTE, SUA EMPRESA OBTERÁ LUCRO CONOSCO C.DTR 029/97 Prezado(a) senhor(a), Esta correspondência tem por objetivo abrir espaço para uma breve apresentação

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA SPIROL SOLUÇÕES EM FIXAÇÃO LTDA

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA SPIROL SOLUÇÕES EM FIXAÇÃO LTDA TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA SPIROL SOLUÇÕES EM FIXAÇÃO LTDA Os Termos e Condições Gerais de Venda definidos abaixo e a Confirmação de Pedido enviada por SPIROL SOLUÇÕES EM FIXAÇÃO LTDA., sociedade

Leia mais

CFOP DE ENTRADA DE MERCADORIA/UTILIZAÇÃO DE SERVIÇO

CFOP DE ENTRADA DE MERCADORIA/UTILIZAÇÃO DE SERVIÇO DE ENTRADA DE MERCADORIA/UTILIZAÇÃO DE SERVIÇO IMPORTAÇÃO DESCRIÇÃO DA OPERAÇÃO OU PRESTAÇÃO 1.100 2.100 3.100 COMPRAS PARA INDUSTRIALIZAÇÃO, PRODUÇÃO RURAL, COMERCIALIZAÇÃO OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. 1.101

Leia mais

Manual de Exportação e Formação de Preço

Manual de Exportação e Formação de Preço Manual de e Formação de Preço. Sumário FASE 1ª 1 - Planejamento de 2 - Planejamento Estratégico 3 - Canais de Distribuição FASE 2ª 4 - Procedimentos Operacionais de FASE 3ª 5 - Formação de Preço O sumário

Leia mais

Agenciamento de Cargas Importação Marítima

Agenciamento de Cargas Importação Marítima Agenciamento de Cargas Importação Marítima Jailson de Souza Agenciamento de Cargas Definição Sistemática, como trabalha, intermediários, contratação de serviços Vantagens do Agenciamento de Cargas O que

Leia mais

Curso Analista de Importação

Curso Analista de Importação Curso Analista de Importação (Curso Presencial em Belo Horizonte) Objetivo: Capacitar o aluno para planejar e gerenciar os processos de importação de uma empresa, atuando como analista de importação ou

Leia mais

MÓDULO 5 Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS)

MÓDULO 5 Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS) MÓDULO 5 Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS) Os INCOTERMS são regras criadas pela Câmara de Comércio Internacional (CCI) para administrar conflitos que possam existir através da interpretação

Leia mais

16. PROCESSOS ALFANDEGÁRIOS LOGÍSTICOS

16. PROCESSOS ALFANDEGÁRIOS LOGÍSTICOS 16. PROCESSOS ALFANDEGÁRIOS LOGÍSTICOS DISCIPLINA: Logística Internacional FONTES: SILVA, Luiz Augusto Tagliacollo. Logística no Comércio Exterior. São Paulo: Aduaneiras, 2010. SOUZA, José Meireles de

Leia mais

Regime Especial de Drawback O fomento das exportações por meio das operações de Drawback

Regime Especial de Drawback O fomento das exportações por meio das operações de Drawback Regime Especial de Drawback O fomento das exportações por meio das operações de Drawback PRIMEIRA PARTE O REGIME ESPECIAL DE DRAWBACK AS VANTAGENS E A IMPORTÂNCIA DO DRAWBACK PARA O COMÉRCIO EXTERIOR DRAWBACK

Leia mais

Papel Timbrado da Empresa TERMO DE RESPONSABILIDADE POR PERÍODO ESTENDIDO SOBRE DEVOLUÇÃO DE CONTAINER(S) RETIRADO(S)

Papel Timbrado da Empresa TERMO DE RESPONSABILIDADE POR PERÍODO ESTENDIDO SOBRE DEVOLUÇÃO DE CONTAINER(S) RETIRADO(S) Papel Timbrado da Empresa TERMO DE RESPONSABILIDADE POR PERÍODO ESTENDIDO SOBRE DEVOLUÇÃO DE CONTAINER(S) RETIRADO(S) À MAERSK LINE (ARMADOR) MAERSK BRASIL (BRASMAR) LTDA (AGENTE) Pelo presente TERMO DE

Leia mais

OPERACIONALIZAÇÃO FISCAL DAS DOAÇÕES HENRIQUE RICARDO BATISTA

OPERACIONALIZAÇÃO FISCAL DAS DOAÇÕES HENRIQUE RICARDO BATISTA OPERACIONALIZAÇÃO FISCAL DAS DOAÇÕES HENRIQUE RICARDO BATISTA Programa de Voluntariado da Classe Contábil Com o objetivo de incentivar o Contabilista a promover trabalhos sociais e, dessa forma, auxiliar

Leia mais

www.commex.com.br cursos@commex.com.br

www.commex.com.br cursos@commex.com.br CURSO DE INICIAÇÃO À EXPORTAÇÃO Módulo I www.commex.com.br cursos@commex.com.br 1 SUMÁRIO 1 DRAWBACK... 03 1.1 Formas de Classificação... 03 1.2 Mercadorias Admitidas no Regime... 04 1.3 Modalidades de

Leia mais

Intermodalidade e Multimodalidade? Existem diferenças entre. Então qual a diferença?

Intermodalidade e Multimodalidade? Existem diferenças entre. Então qual a diferença? Intermodalidade e Multimodalidade Existem diferenças entre Intermodalidade e Multimodalidade? As duas não são irmãs como muitos acreditam, sendo apenas primas, pois embora partam de uma mesma matriz, tomam

Leia mais

SEMINÁRIO TEMÁTICO VII: COMÉRCIO EXTERIOR EXEMPLO 1 EXEMPLO 2 AULA 02: OS FLUXOS COMERCIAIS BRASILEIROS

SEMINÁRIO TEMÁTICO VII: COMÉRCIO EXTERIOR EXEMPLO 1 EXEMPLO 2 AULA 02: OS FLUXOS COMERCIAIS BRASILEIROS SEMINÁRIO TEMÁTICO VII: COMÉRCIO EXTERIOR AULA 02: OS FLUXOS COMERCIAIS BRASILEIROS TÓPICO 04: TERMOS INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO No tópico anterior você teve a oportunidade de conhecer os órgãos responsáveis

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRIBUTOS RECOM Regulamentação Orientador Empresarial DECRETO nº 7.319/2010 DOU: 29.09.2010 Regulamenta a aplicação do Regime Especial de Tributação

Leia mais

Exportação Direta x Exportação Indireta

Exportação Direta x Exportação Indireta Exportação Direta x Exportação Indireta Por JOSÉ ELIAS ASBEG Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Na exportação direta o próprio fabricante, produtor ou revendedor remete (geralmente vende) a mercadoria

Leia mais

RESOLUÇÃO N 1832. Art. 3º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Francisco Roberto André Gros Presidente

RESOLUÇÃO N 1832. Art. 3º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Francisco Roberto André Gros Presidente RESOLUÇÃO N 1832 Divulga regulamento que disciplina a constituição e a administração de carteira de valores mobiliários mantida no país por investidores institucionais constituídos no exterior. O BANCO

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO POR ENCOMENDA- PROCEDIMENTO FISCAL. Apresentação: Helen Mattenhauer Samyr Qbar

INDUSTRIALIZAÇÃO POR ENCOMENDA- PROCEDIMENTO FISCAL. Apresentação: Helen Mattenhauer Samyr Qbar INDUSTRIALIZAÇÃO POR ENCOMENDA- PROCEDIMENTO FISCAL Apresentação: Helen Mattenhauer Samyr Qbar 27/09/2013 CONCEITO DE INDUSTRIALIZAÇÃO Art. 4 o Caracteriza industrialização qualquer operação que modifique

Leia mais

Termos e Condições Gerais de Vendas

Termos e Condições Gerais de Vendas Termos e Condições Gerais de Vendas 1º Escopo da aplicação (1) As condições a seguir são aplicáveis a todos os fornecimentos e serviços (por exemplo, instalações, projetos) da BrasALPLA. Estas condições

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL. Expede Instruções para Funcionamento de Agência de Carga Aérea.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL. Expede Instruções para Funcionamento de Agência de Carga Aérea. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL PORTARIA N o 749B/DGAC, DE 25 DE JUNHO DE 2002 Expede Instruções para Funcionamento de Agência de Carga Aérea. O DIRETOR-GERAL DO DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO

Leia mais

Faculdade Morumbi Sul Alexandra Lisboa Samanta Rocha Neriane Bianchi Édipo Chaves Leandro Silva Rafael Carvalho Francis Bitaraes

Faculdade Morumbi Sul Alexandra Lisboa Samanta Rocha Neriane Bianchi Édipo Chaves Leandro Silva Rafael Carvalho Francis Bitaraes Faculdade Morumbi Sul Alexandra Lisboa Samanta Rocha Neriane Bianchi Édipo Chaves Leandro Silva Rafael Carvalho Francis Bitaraes DRAWBACK O que é? Objetivos. NORMAS Disciplina as aquisições de matérias-primas,

Leia mais

PRODUTOR PRIMÁRIO - Apuração e Recolhimento do ICMS em Santa Catarina. Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 17.07.2014.

PRODUTOR PRIMÁRIO - Apuração e Recolhimento do ICMS em Santa Catarina. Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 17.07.2014. PRODUTOR PRIMÁRIO - Apuração e Recolhimento do ICMS em Santa Catarina Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 17.07.2014. Sumário: 1 - INTRODUÇÃO 2 - PRODUTOR PRIMÁRIO 2.1 - Extensão da Atividade

Leia mais

lozenge Empresa "Nosso papel é administrar a sua operação de comércio internacional" Lozenge INTL Comércio, Importação e Exportação Ltda.

lozenge Empresa Nosso papel é administrar a sua operação de comércio internacional Lozenge INTL Comércio, Importação e Exportação Ltda. Empresa Terceirizar as atividades-meio de uma empresa é uma forma inteligente de focar-se no objeto principal de seu negócio. Para atender esta demanda, podemos atuar de formas distintas e de acordo com

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica A REFORMULAÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E

Leia mais

UMA NOVA FRONTEIRA SE ABRE DO CEARÁ PARA O MUNDO. ZPE CEARÁ

UMA NOVA FRONTEIRA SE ABRE DO CEARÁ PARA O MUNDO. ZPE CEARÁ UMA NOVA FRONTEIRA SE ABRE DO CEARÁ PARA O MUNDO. ZPE CEARÁ O QUE É UMA ZPE? ZPE é uma zona de processamento de exportação especialmente designada a indústrias exportadoras, nas quais estas usufruem de

Leia mais

Exportar e Internacionalizar, Como?

Exportar e Internacionalizar, Como? Exportar e Internacionalizar, Como? WORKSHOP Ferramentas de Apoio à Internacionalização de Empresas 13 de Junho 2012 1 António Trigueiros de Aragão Uma moda? Uma tendência? Uma estratégia? Um novo mundo?

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais