2 anos. A razão principal é garantir o correto desenvolvimento da visão e formação de redes neuronais no córtex visual, explica.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2 anos. A razão principal é garantir o correto desenvolvimento da visão e formação de redes neuronais no córtex visual, explica."

Transcrição

1

2 Tablets e crianças Como lidar com essa novidade cada vez mais frequente nas mãos dos pequenos? As editoras Ática e Scipione prepararam este guia com recomendações de especialistas para pais e professores. A facilidade de interação e a variedade de aplicativos tornam os tablets extremamente atraentes para as crianças e os jovens. Sons, vídeos, animações e jogos despertam o interesse até mesmo dos bebês. Não é raro ver situações nas quais o aparelho vira brinquedo e até babá. O tablet é uma ferramenta capaz de revolucionar a aprendizagem, mas é preciso ter cuidado com o uso desses acessórios, principalmente no caso das crianças. A Sociedade Americana de Pediatria, por exemplo, recomenda que os pais evitem expor os filhos de menos de 2 anos de idade a aparelhos eletrônicos de forma geral, incluindo TVs, DVDs, smartphones e tablets. De acordo com relatórios da associação, há indícios de que o uso intensivo desses equipamentos pode prejudicar o desenvolvimento da coordenação motora e da fala, além de, em certos momentos, substituir brincadeiras e a interação com a família. A especialista em neurocognição Elvira Souza Lima não recomenda o uso de tablets e outros aparelhos eletrônicos por crianças menores de

3 2 anos. A razão principal é garantir o correto desenvolvimento da visão e formação de redes neuronais no córtex visual, explica. Andréa Jotta, psicóloga do Núcleo de Pesquisas da Psicologia e Informática da PUC-SP (NPPI), aponta que, desde que começam a explorar o mundo pelo tato, por volta de 1,5 ano de idade, as crianças podem começar a demonstrar interesse pelo tablet. Ela defende que o uso saudável da tecnologia é aquele que não exclui outro tipo de atividade. Como essa é uma tecnologia recente, ainda há muito o que estudar sobre a relação entre as crianças e ela, como explica Rodrigo Nejm, psicólogo e diretor de Prevenção da SaferNet Brasil, organização sem fins lucrativos que se dedica à defesa dos direitos humanos na internet: Ainda sabemos pouco sobre os efeitos que a superestimulação provocada pelo contato com várias mídias pode causar a longo prazo. Um dos riscos é o salto de etapas no processo de desenvolvimento. Novos modelos de tablets e opções de aplicativos infantis são lançados o tempo todo, e pais e educadores ficam divididos entre o entusiasmo e a preocupação. Elvira Souza Lima, Andréa Jotta e Rodrigo Nejm respondem, a seguir, perguntas que podem ajudar pais e professores a encontrar a melhor forma de uso dos tablets na infância, a escolher aplicativos e a evitar riscos.

4 Escolha quais orientações deseja consultar: Guia para pais Guia para professores

5 Guia para pais

6 Desenvolvimento cognitivo A consultora em educação e especialista em neurociência Elvira Souza Lima explica: Estamos diante de uma nova realidade que coloca a necessidade de educar para o uso da tecnologia. Não somente disponibilizar o equipamento, mas também ensinar a criança a utilizá-lo. Há, com certeza, um grande potencial educativo ainda não explorado no uso das novas tecnologias. Existe uma idade correta para dar um tablet para a criança? Certamente, a idade considerada mais correta hoje é após a criança completar 2 anos, embora muitos estendam esse limite até os 3 anos. A partir do acervo de pesquisas sobre o desenvolvimento do cérebro da criança pequena e também da visão, pesquisadores, profissionais da saúde e especialistas em cérebro têm aconselhado com firmeza que as crianças não devem ser expostas à tela luminosa de qualquer aparelho tecnológico, inclusive a televisão, antes de completarem 2 anos. O risco é não desenvolver a visão, que acontece na espécie humana nos dois primeiros anos de vida. Perspectiva e profundidade, por exemplo, são dois componentes importantes da visão desenvolvidos nesse período.

7 Desenvolvimento cognitivo Existe alguma relação entre a faixa etária da criança e o tempo que ela pode brincar com o tablet? Sim, existe. Quanto mais nova a criança é, menos tempo ela deverá ficar envolvida com o tablet. As recomendações em geral indicam, para crianças de 4 a 6 anos, o limite de trinta a sessenta minutos diários, a aumentar progressivamente, cerca de 15 minutos por cada ano a mais. Pode-se, por exemplo, programar duas sessões diárias, com intervalo de algumas horas entre elas. É importante destacar que brincar com o tablet não substitui outras formas de brincadeira, principalmente as que envolvem movimento do corpo no espaço e as que envolvem movimento e música integradamente. A criança precisa desenvolver o movimento, a perícia de movimentos específicos, a colocação e o deslocamento do corpo no espaço, o ritmo do movimento, a circularidade. O uso do tablet desenvolve o movimento dos dedos e polegares, não de todo o corpo. A criança deve ter o próprio tablet ou é mais aconselhável ela brincar no dos pais? É mais interessante para a criança (e para os pais também) que ela compartilhe o tablet com os pais ou com irmãos. A socialização no uso de aparelhos tecnológicos na vida familiar promove comportamentos de partilha e de tolerância, que são valores importantes para o convívio social. Aparatos individuais podem contribuir para o não desenvolvimento da empatia, e há várias pesquisas que apontam isso. Que tipo de aplicativo devo baixar para o meu filho? Como saber se ele é mesmo educativo? Aplicativos educativos são aqueles que requerem que a criança use a imaginação. São aqueles que promovem algum tipo de relação entre as informações (escritas ou em imagem) apresentadas, que não exponham simplesmente a informação. A grande vantagem do tablet é a possibilidade de interação, portanto a qualidade da interatividade proposta é fundamental. Muitos aplicativos disponíveis apenas repetem o que as crianças já aprendem na vida cotidiana, pelo convívio em seu contexto social.

8 Desenvolvimento cognitivo Como fazer o meu filho se interessar por livros (ou pelos estudos) se ele só gosta de ficar no tablet? A criança forma comportamentos culturais, como usar o tablet, a partir dos comportamentos que presencia em seu entorno. Uma criança que não vê adultos lendo livros, ou comentando e fazendo perguntas, tem menos chance de se formar como leitor ou de ter interesse pelos estudos. O papel dos pais e dos professores é muito grande nesse aspecto. O importante é ter clareza que usar preferencialmente o tablet é resultante da educação que a criança está recebendo. A tecnologia está presente no meio, o uso que se faz dela vem da decisão que os adultos tomam em relação a ela.

9 Desenvolvimento cognitivo Que competências e habilidades o uso dessas tecnologias ajudam a desenvolver que um livro tradicional não desenvolve? A contraposição entre a tecnologia e o livro tradicional pode levar a equívocos. Não é o tablet ou o livro que levam ao desenvolvimento, é o conteúdo. Equipamentos eletrônicos e livros são suportes. Vejamos um exemplo: um livro com uma narrativa sem imagens, como um romance, é mais propício ao desenvolvimento da imaginação do que um livro repleto de ilustrações. O mesmo acontecerá com a leitura da mesma história em um livro eletrônico. A diferença estará na luminosidade da tela, que é um dado diferente para o cérebro em relação à leitura em papel. Outro exemplo: um tablet, dependendo do aplicativo e do uso pedagógico que dele se faz, permite estabelecer relações entre dados e informações de uma forma dinâmica. O grande avanço da tecnologia são as várias formas de fazer bancos de dados e procedimentos que ficam à disposição da criança para o exercício de seu pensamento. Porém, os processos do pensamento são realizados no cérebro, e os conceitos são efetivados e guardados na memória de longa duração de cada criança individualmente. O tablet é a única coisa que faz meu filho ficar quieto quando estou em algum lugar público ou em uma reunião com amigos e família. É errado eu colocar o tablet na mão dele para ter um pouco de sossego? O uso de aparatos tecnológicos não forma comportamentos de interação e convívio social. Tal atitude tem implicações no desenvolvimento infantil, e brincar com o tablet não substitui, no cérebro, a percepção do outro, a formação das regras de convívio social e a empatia. Ouvir a voz humana e aprender a ler as expressões faciais são habilidades básicas para a vida toda. É o que apontam as inúmeras pesquisas do cérebro sobre a formação do ser social. Elvira Souza Lima é pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música. Trabalha com pesquisa aplicada às áreas de educação, mídia e cultura. Entre suas obras, estão A criança pequena e suas linguagens, Quando a criança não aprende a ler e a escrever e Neurociência e escrita. Maiores informações em

10 Comportamento e tecnologia Para a psicóloga Andréa Jotta, do Núcleo de Pesquisas de Psicologia e Informática da PUC-SP (NPPI), a utilização dos tablets é, no geral, positiva e incentiva novas formas de aprender. Afinal, a tecnologia é uma demanda humana. Tablets, assim como computadores, celulares e videogames, atendem a essa demanda e têm uma peculiaridade da qual não devemos esquecer: podem ser desligados. A partir de que idade as crianças conseguem manusear um tablet? Com a tecnologia touch screen, a interação é intuitiva e fácil. Crianças que têm entre 1,5 e 2 anos, e já exploram o mundo pelo tato, podem mostrar interesse em interagir com o tablet para jogar, assistir a animações, ver e ouvir histórias. Os bebês têm curiosidade por vídeos e animações, mas naturalmente não têm controle dos comandos. O tablet pode ser considerado um brinquedo? Do ponto de vista das crianças, sim, principalmente quando encontram um conteúdo divertido, produzido para elas. Ao mesmo tempo, é um acessório do mundo dos adultos e, da mesma forma como brincam de telefonar, imitando os adultos, as crianças interagem com o tablet. É preciso compreender esse ponto de vista infantil e lembrar que as crianças menores não têm maturidade para se responsabilizar pelo objeto, que é frágil e tem custo alto. O cuidado com o equipamento tem de ficar por conta dos adultos.

11 Comportamento e tecnologia Como escolher os aplicativos mais adequados para cada faixa etária? É preciso ler atentamente as informações fornecidas pelo desenvolvedor, conferir a indicação de faixa etária e fazer uma pesquisa na internet, consultando comentários de pais e usuários. É importante que os pais e professores verifiquem a adequação do conteúdo de jogos e animações aos interesses das crianças e confiram se há anúncios, muito comuns nos programas gratuitos. A escolha dos aplicativos é responsabilidade dos adultos. As crianças podem brincar com o tablet sempre que quiserem ou é preciso definir limites? O uso deve ser mediado pelos pais, que precisam determinar limites de utilização, oferecer alternativas de diversão e incentivar os pequenos a viver experiências diferentes. A criança apreende o mundo conforme o que é mostrado para ela e, quanto mais experiências vivencia, maior será sua capacidade de fazer escolhas no futuro. A definição do tempo de uso fica a critério dos pais, até porque depende de como cada família lida com a tecnologia. Como estabelecer esses limites sem atritos? Geralmente as crianças menores mantêm o interesse por um período curto e logo encontram outro foco de atenção. Já os mais velhos, em idade escolar, podem ficar muito tempo diante da tela, principalmente quando se envolvem em jogos. O melhor é combinar o tempo de uso permitido antes que a criança comece a jogar. Ou seja, os adultos definem se a brincadeira vai durar uma hora, dez minutos ou até o jantar ficar pronto, por exemplo. Os pais devem restringir o acesso a determinados aplicativos? Sim. A criança deve utilizar o tablet com a orientação dos adultos e só acessar os aplicativos escolhidos pelos pais e professores. As crianças podem manusear sozinhas o equipamento? Se o tablet está desconectado da internet, e os aplicativos instalados são indicados para a idade dela, não há problemas em deixá-la usar o aparelho

12 Comportamento e tecnologia sozinha. Mas se o tablet é dos pais ou está conectado à internet, é importante acompanhá-la. Quais os cuidados no que se refere ao acesso à internet? No caso de crianças não alfabetizadas, o recomendável é manter o equipamento desconectado da internet. A rede não é um mundo infantil, é uma área virtual pública. Os pais têm de limitar o acesso e educar os filhos para circular no mundo virtual como se preocupam com o trânsito deles no mundo real. Crianças maiores, já alfabetizadas, têm acesso às configurações do tablet e provavelmente vão querer utilizar redes sociais e aplicativos que precisam de conexão à rede. Nesse caso, é preciso ficar sempre por perto. Como orientar as crianças no uso da internet? É importante deixar os limites claros, explicar por que a criança não deve divulgar informações e fotos pessoais e os riscos da abordagem de estranhos, além de observar os sites que os filhos acessam, saber com quem interagem e conferir históricos de mensagens. É essencial manter aberto um canal de diálogo, para que a criança saiba que pode tirar dúvidas e confiar nas repostas que recebe. Como nas situações do cotidiano, a criança ganha autonomia conforme vai mostrando responsabilidade para lidar com as situações novas.

13 Comportamento e tecnologia A facilidade de ouvir histórias com narração e animações pode reduzir o interesse pela leitura e atrapalhar a alfabetização? O acesso a histórias mais diversas, a possibilidade de observar as letras e de ouvir os sons várias vezes, talvez muito mais vezes até do que a criança ouviria se dependesse da mediação de um adulto, pode até ajudar na alfabetização. O recomendável é escolher histórias e aplicativos adequados para cada faixa etária. A opção de assistir a animações e de acessar recursos de áudio diminui o interesse por livros impressos? A simbologia dos livros e o apelo à imaginação que a leitura proporciona é diferente da experiência com o tablet, e as expectativas das crianças também são diferentes. O incentivo de pais e professores e o contato com material escrito estimula o interesse pela leitura, independentemente do contato com outras mídias. Crianças pequenas gostam de usar os mesmos aplicativos muitas vezes. Essa repetição é prejudicial? Para crianças de até 6 ou 7 anos, a repetição é natural e dá uma sensação de segurança. Isso acontece quando elas assistem a filmes e desenhos animados, ouvem histórias e também quando brincam com o tablet. Como as crianças podem entender que os aplicativos e complementos são comprados e que há limites para essas compras? As crianças, e eu diria que até mesmo os adultos, precisam entender melhor essa relação de consumo com a diversão virtual e ter clareza sobre a compra de um produto que não tem características concretas. Uma boa maneira de ajudá-las a compreender esse processo é deixá-las brincar com jogos nos quais precisam passar por etapas e reunir itens para conseguir um objeto especial ou um acessório para seu personagem. É certo deixar a criança brincar com o tablet em restaurantes ou durante uma viagem para que ela fique quieta? Não há problemas em deixar a criança brincar com o equipamento por alguns minutos em um restaurante ou durante uma viagem, por exemplo,

14 Comportamento e tecnologia mas a família deve refletir sobre a frequência com que isso acontece e considerar esse período nos acordos familiares de tempo de uso do equipamento, propondo outras atividades depois. Os pais devem analisar também a necessidade de interagir com seus filhos em situações diferentes e de ensinar a eles referências de comportamento social em ambientes diversos. As crianças não podem deixar de se alimentar, de conversar ou de participar de outras atividades propostas só porque estão envolvidas demais com brincadeiras no tablet. Há problema em usar o tablet para distrair os bebês e evitar birra na hora das refeições? É possível até recorrer a esse recurso em um determinado momento crítico, mas o procedimento não pode virar rotina. Comer olhando para a tela do tablet ou mesmo da televisão não é recomendável porque tira a atenção da criança de si mesma, do ato de se alimentar, da identificação da vontade e da saciedade. Distraída, a criança mal percebe que está comendo e pode ingerir mais comida do que precisa. Essa atitude pode formar péssimos hábitos alimentares, com consequências graves no futuro. Andrea Jotta é psicóloga do Núcleo de Pesquisas da Psicologia e Informática da PUC-SP (NPPI), um núcleo acadêmico que organiza cursos e realiza atendimento ao público, com serviços de orientação psicológica via . Mais informações no site

15 Cuidados com a segurança Rodrigo Nejm, psicólogo e diretor da ONG SaferNet Brasil, alerta: O tablet não pode se tornar uma forma de manter os filhos ocupados, só para alívio dos pais. A diversidade de práticas sociais e de brincadeiras é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Há tablets específicos para crianças? Existem alguns brinquedos que simulam o equipamento e trazem alguns jogos, mas não permitem baixar aplicativos. Há tablets com configurações mais simples e também um tipo de capa que pode ser colocada nos equipamentos para aumentar a resistência a impactos e proteger do contato com a umidade. Vírus podem afetar o tablet? Como se prevenir? Sim. Há vírus e programas oportunistas que podem roubar dados, senhas e contatos pessoais. As empresas que criam os sistemas operacionais para os tablets têm seus recursos de segurança específicos mas, ainda que conte com esse recurso, o usuário só deve baixar aplicativos de fontes seguras e evitar instalar conteúdos de origem desconhecida.

16 Cuidados com a segurança Como tornar o equipamento seguro para uso das crianças? Os pais podem configurar o tablet para aumentar a segurança e restringir o acesso das crianças a determinados aplicativos. Cada equipamento tem suas especificidades, e é essencial que os usuários leiam o manual de instruções e analisem as opções de configuração disponíveis para escolher a mais adequada. Dependendo do tablet, é possível, por exemplo, criar diferentes perfis de usuário, de forma que a criança só acesse aplicativos determinados pelos pais. Outra opção é proteger com senha os itens de uso dos adultos. Vale lembrar que é preciso fazer isso logo ao comprar o equipamento, porque, depois de algum tempo utilizando as ferramentas do tablet, pouca gente se lembra de investigar as configurações ou de ter esse tipo de precaução. Que cuidados os pais devem ter no que se refere ao acesso das crianças à internet? Pelo menos até os 8 anos de idade, não é recomendável permitir o acesso da criança à internet e, depois disso, a criança só deve estar conectada à rede quando estiver acompanhada dos pais ou professores. Ao explicitar essa preocupação, os adultos já demonstram que o uso da internet exige cuidados e com o tempo as crianças devem ser alertadas sobre os riscos envolvidos em trocas de arquivos e na divulgação de informações e imagens pessoais, por exemplo. Não se pode confundir a habilidade que muitas crianças demonstram no uso de ferramentas tecnológicas com uma suposta maturidade e capacidade efetiva de utilização dos recursos do equipamento.

17 Cuidados com a segurança Que precauções devem ser tomadas ao baixar aplicativos para as crianças? É imprescindível se informar sobre a adequação do conteúdo e ler com atenção os termos de uso do programa. Há aplicativos que, de forma oculta, gravam dados, contatos, imagens e senhas pessoais e o usuário que concorda com os termos sem ler não pode sequer reclamar depois. Vale conferir também se há uma forma de contato com o suporte técnico em um idioma acessível para garantir que se possa esclarecer eventuais dúvidas. Os aplicativos gratuitos são seguros? Eles exigem os mesmos cuidados já indicados, mas pedem ainda mais atenção. É importante considerar o preço que se paga por aplicativos aparentemente gratuitos, mas repletos de anúncios. Os pais e professores devem refletir como a publicidade embutida nesses itens pode afetar as crianças, que muitas vezes não sabem diferenciar a propaganda de outros conteúdos. Há opções como aplicativos educativos que não trazem publicidade, aplicativos gratuitos com publicidade e versões pagas desses programas, sem anúncios. A escolha cabe aos pais. E, sempre que a criança brincar com jogos ou programas com conteúdo publicitário, é importante tomar conhecimento disso e se certificar de que o tablet está desconectado da internet, já que muitos anúncios levam a sites de produtos não necessariamente adequados a crianças. Há riscos de permitir que a criança use aparelhos com GPS? Sim. É importante desligar esse recurso que é desnecessário para o uso infantil e pode ser perigoso. O GPS permite o rastreamento do usuário, ou seja, qualquer curioso pode ter acesso a informações da família e localizar a criança. Se a criança perder o tablet, é possível apagar os dados de forma remota? Há equipamentos que permitem fazer isso, mas é preciso acionar as opções adequadas nas configurações de segurança do aparelho. Uma das opções é estabelecer conexões do tablet com telefones e computadores

18 Cuidados com a segurança para apagar dados remotamente. Também é possível selecionar nas configurações uma opção que restrinja o acesso por meio de senhas e que elimine dados após um número determinado de tentativas erradas. Quem tem filhos pequenos deve tomar todos esses cuidados. Rodrigo Nejm é psicólogo, mestre em Gestão e Desenvolvimento Social pelo CIAGS/UFBA, pesquisador na área de psicologia, novas mídias, infância, adolescência e sociabilidades e Diretor de Prevenção da SaferNet Brasil, organização que oferece orientação sobre formas seguras de uso da internet. Maiores informações em créditos

19 Guia para professores

20 Desenvolvimento cognitivo A consultora em educação e especialista em neurociência Elvira Souza Lima explica: Estamos diante de uma nova realidade que coloca a necessidade de educar para o uso da tecnologia. Não somente disponibilizar o equipamento, mas também ensinar a criança a utilizá-lo. Há, com certeza, um grande potencial educativo ainda não explorado no uso das novas tecnologias. Existe uma idade correta para dar um tablet para a criança? Certamente, a idade considerada mais correta hoje é após a criança completar 2 anos, embora muitos estendam esse limite até os 3 anos. A partir do acervo de pesquisas sobre o desenvolvimento do cérebro da criança pequena e também da visão, pesquisadores, profissionais da saúde e especialistas em cérebro têm aconselhado com firmeza que as crianças não devem ser expostas à tela luminosa de qualquer aparelho tecnológico, inclusive a televisão, antes de completarem 2 anos. O risco é não desenvolver a visão, que acontece na espécie humana nos dois primeiros anos de vida. Perspectiva e profundidade, por exemplo, são dois componentes importantes da visão desenvolvidos nesse período. Existe alguma relação entre a faixa etária da criança e o tempo que ela pode brincar com o tablet? Sim, existe. Quanto mais nova a criança é, menos tempo ela deverá ficar envolvida com o tablet. As recomendações em geral indicam, para crianças de 4 a 6 anos, o limite de trinta a sessenta minutos diários, a aumentar progressivamente,

21 Desenvolvimento cognitivo cerca de 15 minutos por cada ano a mais. Pode-se, por exemplo, programar duas sessões diárias, com intervalo de algumas horas entre elas. É importante destacar que brincar com o tablet não substitui outras formas de brincadeira, principalmente as que envolvem movimento do corpo no espaço e as que envolvem movimento e música integradamente. A criança precisa desenvolver o movimento, a perícia de movimentos específicos, a colocação e deslocamento do corpo no espaço, o ritmo do movimento, a circularidade. O uso do tablet desenvolve o movimento dos dedos e polegares, não de todo o corpo. Que tipo de aplicativo devo baixar para o meu aluno? Como saber se ele é mesmo educativo? Aplicativos educativos são aqueles que requerem que a criança use a imaginação. São aqueles que promovem algum tipo de relação entre as informações (escritas ou em imagem) apresentadas, que não exponham simplesmente a informação. A grande vantagem do tablet é a possibilidade de interação, portanto a qualidade da interatividade proposta é fundamental. Muitos aplicativos disponíveis apenas repetem o que as crianças já aprendem na vida cotidiana, pelo convívio em seu contexto social. Ter contato com livros eletrônicos antes de começar a ler em papel pode prejudicar o desenvolvimento da competência leitora? Aprender a ler é um processo complexo para o cérebro, independentemente do suporte. O suporte eletrônico ou em papel são apenas bases para visualização do sistema linguístico. Para que se leia com compreensão, são necessárias atividades específicas para que o cérebro forme os circuitos de leitura. Comportamentos de leitura fazem parte desse processo e alguns deles são formados mais facilmente com o manuseio dos livros em papel. Aqui, novamente, há que se considerar a questão da luminosidade da tela e o tempo de leitura diário necessário para formar o leitor e o hábito de leitura. O que forma o leitor é o conteúdo do texto, a forma como a escola lida com a leitura e o papel que a leitura ocupa na vida cotidiana da família. Não é o suporte, primordialmente.

22 Desenvolvimento cognitivo Como fazer meus alunos se interessarem por livros (ou pelos estudos) se eles só gostam de ficar no tablet? A criança forma comportamentos culturais, como usar o tablet, a partir dos comportamentos que presencia em seu entorno. Uma criança que não vê adultos lendo livros, ou comentando e fazendo perguntas, tem menos chance de se formar como leitor ou de ter interesse pelos estudos. O papel dos pais e dos professores é muito grande nesse aspecto. O importante é ter clareza que usar preferencialmente o tablet é resultante da educação que a criança está recebendo. A tecnologia está presente no meio, o uso que se faz dela vem da decisão que os adultos tomam em relação a ela. O tablet pode servir como um instrumento que motiva o aluno, porém ele não é, em si mesmo, o conhecimento a ser adquirido. Esse é o grande desafio pedagógico. Por exemplo, o tablet pode ser um excelente instrumento participante do desenvolvimento de comportamentos investigativos ou na aprendizagem da escrita da língua materna ou, ainda, de uma língua estrangeira. Que competências e habilidades o uso dessas tecnologias ajudam a desenvolver que um livro tradicional não desenvolve? A contraposição entre a tecnologia e o livro tradicional pode levar a equívocos. Não é o tablet ou o livro que levam ao desenvolvimento, é o conteúdo. Equipamentos eletrônicos e livros são suportes. Vejamos um exemplo: um livro com uma narrativa sem imagens, como um romance, é mais propício ao desenvolvimento da imaginação do que um livro

23 Desenvolvimento cognitivo repleto de ilustrações. O mesmo acontecerá com a leitura da mesma história em um livro eletrônico. A diferença estará na luminosidade da tela, que é um dado diferente para o cérebro em relação à leitura em papel. Outro exemplo: um tablet, dependendo do aplicativo e do uso pedagógico que dele se faz, permite estabelecer relações entre dados e informações de uma forma dinâmica. O grande avanço da tecnologia são as várias formas de fazer bancos de dados e procedimentos que ficam à disposição do aluno para o exercício de seu pensamento. Porém, os processos do pensamento são realizados no cérebro, e os conceitos são efetivados e guardados na memória de longa duração de cada aluno individualmente. Como inserir esse tipo de tecnologia em sala de aula? Existe alguma disciplina ou ano escolar mais indicados para iniciar esse trabalho? O grande desafio para a pedagogia hoje, no mundo todo, é qualificar a tecnologia integrada ao processo de aprendizagem do aluno. A mera presença da tecnologia em sala de aula não significa muita coisa se ela não estiver inserida no currículo e na formação de estruturas do pensamento. Na perspectiva do desenvolvimento humano, podemos sugerir que a idade mais adequada para início seria a partir dos 7 anos, quando o cérebro já formou redes neuronais de atenção e está pronto para escrever, ou seja, lidar com sistemas simbólicos mais facilmente. Podemos sugerir, também, a partir das pesquisas e conhecimentos sobre o cérebro, que o tablet seja inserido em qualquer disciplina como um instrumento possível de desenvolver comportamentos investigativos, a imaginação e a criatividade na criança. São estes os aspectos apontados como eixos importantes para a educação do século XXI. Elvira Souza Lima é pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música. Trabalha com pesquisa aplicada às áreas de educação, mídia e cultura. Entre suas obras, estão A criança pequena e suas linguagens, Quando a criança não aprende a ler e a escrever e Neurociência e escrita. Maiores informações em

24 Comportamento e tecnologia Para a psicóloga Andréa Jotta, do Núcleo de Pesquisas de Psicologia e Informática da PUC-SP (NPPI), a utilização dos tablets é, no geral, positiva e incentiva novas formas de aprender. Afinal, a tecnologia é uma demanda humana. Tablets, assim como computadores, celulares e videogames, atendem a essa demanda e têm uma peculiaridade da qual não devemos esquecer: podem ser desligados. A partir de que idade as crianças conseguem manusear um tablet? Com a tecnologia touch screen, a interação é intuitiva e fácil. Crianças que têm entre 1,5 e 2 anos, e já exploram o mundo pelo tato, podem mostrar interesse em interagir com o tablet para jogar, assistir a animações, ver e ouvir histórias. Os bebês têm curiosidade por vídeos e animações, mas naturalmente não têm controle dos comandos. O tablet pode ser considerado um brinquedo? Do ponto de vista das crianças, sim, principalmente quando encontram um conteúdo divertido, produzido para elas. Ao mesmo tempo, é um acessório do mundo dos adultos e, da mesma forma como brincam de telefonar, imitando os adultos, as crianças interagem com o tablet. É preciso compreender esse ponto de vista infantil e lembrar que as crianças menores não têm maturidade para se responsabilizar pelo objeto, que é frágil e tem custo alto. O cuidado com o equipamento tem de ficar por conta dos adultos.

25 Comportamento e tecnologia Como escolher os aplicativos mais adequados para cada faixa etária? É preciso ler atentamente as informações fornecidas pelo desenvolvedor, conferir a indicação de faixa etária e fazer uma pesquisa na internet, consultando comentários de educadores, pais e usuários. É importante que os pais e professores verifiquem a adequação do conteúdo de jogos e animações aos interesses das crianças e confiram se há anúncios, muito comuns nos programas gratuitos. A escolha dos aplicativos é responsabilidade dos adultos. Os professores devem restringir o acesso a determinados aplicativos? Sim. A criança deve utilizar o tablet com a orientação dos adultos e só acessar os aplicativos escolhidos pelos pais e professores. As crianças podem manusear sozinhas o equipamento? Se o tablet está desconectado da internet, e os aplicativos instalados são indicados para a idade dela, não há problemas em deixá-la usar o aparelho sozinha. Mas se o tablet é da escola ou está conectado à internet, é importante acompanhá-la. Quais os cuidados no que se refere ao acesso à internet? No caso de crianças não alfabetizadas, o recomendável é manter o equipamento desconectado da internet. A rede não é um mundo infantil, é uma área virtual pública. Assim como os pais, os professores têm de limitar o acesso e educar os alunos para circular no mundo virtual como se preocupam com o trânsito deles no mundo real. Crianças maiores, já alfabetizadas, têm acesso às configurações do tablet e provavelmente vão querer utilizar redes sociais e aplicativos que precisam de conexão à rede. Nesse caso, é preciso ficar sempre por perto.

26 Comportamento e tecnologia A facilidade de ouvir histórias com narração e animações pode reduzir o interesse pela leitura e atrapalhar a alfabetização? O acesso a histórias mais diversas, a possibilidade de observar as letras e de ouvir os sons várias vezes, talvez muito mais vezes até do que a criança ouviria se dependesse da mediação de um adulto, pode até ajudar na alfabetização. O recomendável é escolher histórias e aplicativos adequados para cada faixa etária. A opção de assistir a animações e de acessar recursos de áudio diminui o interesse por livros impressos? A simbologia dos livros e o apelo à imaginação que a leitura proporciona é diferente da experiência com o tablet, e as expectativas das crianças também são diferentes. O incentivo de pais e professores e o contato com material escrito estimula o interesse das crianças pela leitura, independentemente do contato com outras mídias.

27 Comportamento e tecnologia Crianças pequenas gostam de usar os mesmos aplicativos muitas vezes. Essa repetição é prejudicial? Para crianças de até 6 ou 7 anos, a repetição é natural e dá uma sensação de segurança. Isso acontece quando elas assistem a filmes e desenhos animados, ouvem histórias e também quando brincam com o tablet. Como as crianças podem entender que os aplicativos e complementos são comprados e que há limites para essas compras? As crianças, e eu diria que até mesmo os adultos, precisam entender melhor essa relação de consumo com a diversão virtual e ter clareza sobre a compra de um produto que não tem características concretas. Uma boa maneira de ajudá-las a compreender esse processo é deixá-las brincar com jogos nos quais precisam passar por etapas e reunir itens para conseguir um objeto especial ou um acessório para seu personagem. Andrea Jotta é psicóloga do Núcleo de Pesquisas da Psicologia e Informática da PUC-SP (NPPI), um núcleo acadêmico que organiza cursos e realiza atendimento ao público, com serviços de orientação psicológica via . Mais informações no site

28 Cuidados com a segurança Rodrigo Nejm, psicólogo e diretor da ONG SaferNet Brasil, alerta: O tablet não pode se tornar uma forma de manter os filhos ocupados, só para alívio dos pais. A diversidade de práticas sociais e de brincadeiras é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Há tablets específicos para crianças? Existem alguns brinquedos que simulam o equipamento e trazem alguns jogos, mas não permitem baixar aplicativos. Há tablets com configurações mais simples e também um tipo de capa que pode ser colocada nos equipamentos para aumentar a resistência a impactos e proteger do contato com a umidade. Vírus podem afetar o tablet? Como se prevenir? Sim. Há vírus e programas oportunistas que podem roubar dados, senhas e contatos pessoais. As empresas que criam os sistemas operacionais para os tablets têm seus recursos de segurança específicos mas, ainda que conte com esse recurso, o usuário só deve baixar aplicativos de fontes seguras e evitar instalar conteúdos de origem desconhecida.

29 Cuidados com a segurança Como tornar o equipamento seguro para uso das crianças? Os adultos podem configurar o tablet para aumentar a segurança e restringir o acesso das crianças a determinados aplicativos. Cada equipamento tem suas especificidades, e é essencial que os usuários leiam o manual de instruções e analisem as opções de configuração disponíveis para escolher a mais adequada. Dependendo do tablet, é possível, por exemplo, criar diferentes perfis de usuário, de forma que a criança só acesse aplicativos determinados pelos adultos. Outra opção é proteger com senha os itens de uso dos adultos. Vale lembrar que é preciso fazer isso logo ao comprar o equipamento, porque, depois de algum tempo utilizando as ferramentas do tablet, pouca gente se lembra de investigar as configurações ou de ter esse tipo de precaução. Que cuidados os adultos devem ter no que se refere ao acesso das crianças à internet? Pelo menos até os 8 anos de idade, não é recomendável permitir o acesso da criança à internet e, depois disso, a criança só deve estar conectada à rede quando estiver acompanhada dos pais ou professores. Ao explicitar essa preocupação, os adultos já demonstram que o uso da internet exige cuidados e com o tempo as crianças devem ser alertadas sobre os riscos envolvidos em trocas de arquivos e na divulgação de informações e imagens pessoais, por exemplo. Não se pode confundir a habilidade que muitas crianças demonstram no uso de ferramentas tecnológicas com uma suposta maturidade e capacidade efetiva de utilização dos recursos do equipamento.

30 Cuidados com a segurança Que precauções devem ser tomadas ao baixar aplicativos para as crianças? É imprescindível se informar sobre a adequação do conteúdo e ler com atenção os termos de uso do programa. Há aplicativos que, de forma oculta, gravam dados, contatos, imagens e senhas pessoais e o usuário que concorda com os termos sem ler não pode sequer reclamar depois. Vale conferir também se há uma forma de contato com o suporte técnico em um idioma acessível para garantir que se possa esclarecer eventuais dúvidas. Os aplicativos gratuitos são seguros? Eles exigem os mesmos cuidados já indicados, mas pedem ainda mais atenção. É importante considerar o preço que se paga por aplicativos aparentemente gratuitos, mas repletos de anúncios. Os pais e professores devem refletir como a publicidade embutida nesses itens pode afetar as crianças, que muitas vezes não sabem diferenciar a propaganda de outros conteúdos. Há opções como aplicativos educativos que não trazem publicidade, aplicativos gratuitos com publicidade e versões pagas desses programas, sem anúncios. A escolha cabe aos adultos. E, sempre que a criança brincar com jogos ou programas com conteúdo publicitário, é importante tomar conhecimento disso e se certificar de que o tablet está desconectado da internet, já que muitos anúncios levam a sites de produtos não necessariamente adequados a crianças. Há riscos de permitir que a criança use aparelhos com GPS? Sim. É importante desligar esse recurso que é desnecessário para o uso infantil e pode ser perigoso. O GPS permite o rastreamento do usuário, ou seja, qualquer curioso pode ter acesso a informações da família ou da escola e localizar a criança. Se a criança perder o tablet, é possível apagar os dados de forma remota? Há equipamentos que permitem fazer isso, mas é preciso acionar as opções adequadas nas configurações de segurança do aparelho. Uma das opções é estabelecer conexões do tablet com telefones e

31 Cuidados com a segurança computadores para apagar dados remotamente. Também é possível selecionar nas configurações uma opção que restrinja o acesso por meio de senhas e que elimine dados após um número determinado de tentativas erradas. Quem trabalha com crianças deve tomar todos esses cuidados. Rodrigo Nejm é psicólogo, mestre em Gestão e Desenvolvimento Social pelo CIAGS/UFBA, pesquisador na área de psicologia, novas mídias, infância, adolescência e sociabilidades e Diretor de Prevenção da SaferNet Brasil, organização que oferece orientação sobre formas seguras de uso da internet. Maiores informações em créditos

32 O uso do tablet na infância: um guia para pais e professores foi desenvolvido pelas editoras Ática e Scipione e não pode ser comercializado. Elaboração: Mônica Pina, Grazielle Veiga e Lavínia Fávero. Gerente editorial Editora Editora assistente Coordenadora de revisão Arte Coordenadora de arte Assistente de arte Projeto gráfico Ilustrações Fabricio Waltrick Lavínia Fávero Grazielle Veiga Ivany Picasso Batista Soraia Scarpa Thatiana Kalaes Soraia Scarpa Bruno Nunes To dos os di rei tos re ser va dos pelas Edi to ras Ática e Scipione, 2013 Av. Ota via no Al ves de Lima, 4400 CEP São Pau lo, SP Atendimento ao cliente: /

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos

Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos Dicas que ajudam pais na escolha da escola dos seus filhos Com a chegada do fim do ano, muitos pais vivem um impasse na escolha da melhor escola para seus filhos. Quais aspectos levar em consideração?

Leia mais

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição?

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição? Caríssimo aluno da Rede CEJA, Seja muito bem vindo à sua escola! Estamos muito felizes que você tenha optado por dar continuidade aos seus estudos conosco, confiando e acreditando em tudo o que poderemos

Leia mais

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET USE O PODER DA INTERNET Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado.

Leia mais

Coleta de Dados: a) Questionário

Coleta de Dados: a) Questionário Coleta de Dados: A coleta de dados ou de informações sobre a realidade escolar tem como ponto de partido o Marco Referencial, em especial o que está estabelecido no Marco Operacional. Este é um momento

Leia mais

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF) GT 09 RESUMO

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Diretrizes para programas de leitura organizados por bibliotecas - algumas sugestões práticas

Diretrizes para programas de leitura organizados por bibliotecas - algumas sugestões práticas Diretrizes para programas de leitura organizados por bibliotecas - algumas sugestões práticas Introdução A Seção de Leitura da IFLA tem o prazer de apresentar algumas sugestões práticas para as bibliotecas

Leia mais

BSI Letramento Digital Prof. André Di Thommazo. Organização pessoal

BSI Letramento Digital Prof. André Di Thommazo. Organização pessoal Organização pessoal Os cursos de graduação exigem que os alunos cursem diversas disciplinas ao mesmo tempo e em alguns semestres a carga horária é grande. Em geral o aluno de ensino a distância tem outras

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

O uso de jogos no ensino da Matemática

O uso de jogos no ensino da Matemática 607 O uso de jogos no ensino da Matemática Cyntia Luane Silva Godoy 1 Marlene Menegazzi 2 RESUMO Neste trabalho irei abordar a importância do uso de jogos no ensino da Matemática como um recurso didático

Leia mais

Tutorial 7 Fóruns no Moodle

Tutorial 7 Fóruns no Moodle Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

A importância de recomendar a leitura para crianças de 0 a 6 anos

A importância de recomendar a leitura para crianças de 0 a 6 anos A importância de recomendar a leitura para crianças de 0 a 6 anos 2 Receite um livro A importância de recomendar a leitura 3 Promoção do desenvolvimento infantil por meio da leitura Distintas áreas do

Leia mais

Projeto Inovaeduc Perguntas Frequentes

Projeto Inovaeduc Perguntas Frequentes Projeto Inovaeduc Perguntas Frequentes 1) O que é o projeto Inovaeduc? O projeto Inovaeduc é um projeto pedagógico / educacional que contempla um conjunto de soluções tecnológicas educacionais que objetivam

Leia mais

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS Neste documento você encontrará um conjunto de orientações de como navegar na plataforma do MBA Gestão Empreendedora. Siga as instruções com atenção e salve este

Leia mais

EPEMG_CAT_TXT_20110807_Layout 1 11/04/26 13:10 Page 1 2-6 anos Oo

EPEMG_CAT_TXT_20110807_Layout 1 11/04/26 13:10 Page 1 2-6 anos Oo 2-6 Oo Através dos estímulos que se sucedem, as crianças apreendem o mundo que as rodeia de forma célere, tornando-se importante, por isso, facilitar as aprendizagens e estimular a curiosidade e o raciocínio.

Leia mais

ENTREVISTA Alfabetização na inclusão

ENTREVISTA Alfabetização na inclusão ENTREVISTA Alfabetização na inclusão Entrevistadora:Amarílis Hernandes Santos Formação: Aluna da graduação de Pedagogia USP Formada em Ciências Biológicas Mackenzie Contato: amarilishernandes@yahoo.com.br

Leia mais

TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Grupo de Estudo de Tecnologia e Educação Matemática - GETECMAT 15/09/2011 Camila de Oliveira da Silva Tópicos iniciais para discussão... Formação inicial do professor

Leia mais

Disciplina: Alfabetização

Disciplina: Alfabetização Título do artigo: As intervenções didáticas no processo de alfabetização inicial Disciplina: Alfabetização Selecionador: Beatriz Gouveia 1 Categoria: Professor 1 Coordenadora de projetos do Instituto Avisa

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM O LÚDICO NA APRENDIZAGEM RESUMO Aline Hahn Affeldt Prof. Janaina de Souza Aragão Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI Pedagogia (PED 7051) Metodologia e Conteúdos Básicos de Comunicação e

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

O USO DO TANGRAM EM SALA DE AULA: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO

O USO DO TANGRAM EM SALA DE AULA: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO O USO DO TANGRAM EM SALA DE AULA: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO Ana Paula Alves Baleeiro Orientadora, profª Ms. da Faculdade Alfredo Nasser apbaleeiro@yahoo.com.br Jonatas do Nascimento Sousa Graduando

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

DICAS DE BURACO ONLINE

DICAS DE BURACO ONLINE DICAS DE BURACO ONLINE Link: http://www.jogatina.com/dicas-jogar-buraco-online.html Às vezes, conhecemos todas as regras de um jogo, mas na hora de passar da teoria para a prática, as coisas não funcionam

Leia mais

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso!

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso! GUIA DO ALUNO Olá! Seja bem-vindo novamente! Este guia apresenta algumas informações e orientações para auxiliá-lo na sua participação e aprendizagem. Também lhe ajudará a organizar seu estudo no decorrer

Leia mais

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7 HTTP://WWW.SUPEREDESAFIOS.COM.BR/SEGREDO/FORMULANEGOCIOONLINE E8BOOKCURSODE ORATÓRIA Prof.DaniloMota Prof.&Danilo&Mota& &Blog&Supere&Desafios& 1 Introdução:Tempodeouvir,tempodefalar. Não saber ouvir bem,

Leia mais

Caros amigos e alunos, este espaço destaquei para que vocês possam perceber alguns testes em relação ao autoconhecimento, inteligência, autoestima,

Caros amigos e alunos, este espaço destaquei para que vocês possam perceber alguns testes em relação ao autoconhecimento, inteligência, autoestima, Testes em Geral Caros amigos e alunos, este espaço destaquei para que vocês possam perceber alguns testes em relação ao autoconhecimento, inteligência, autoestima, raciocínio lógico, empatia entre outros.

Leia mais

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES GUIA DO ALUNO Seja bem-vindo(a) às disciplinas on-line dos cursos de gradução das Instituições do Grupo Ser Educacional! Agora que você já está matriculado(a)

Leia mais

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá.

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. A Unidade é muito rica em informações sobre os três países explorados e possibilita o desenvolvimento de pesquisas e ampliação

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

APRENDENDO NOS MUSEUS. Exposição no Bloco do estudante: O brinquedo e a rua: diálogos

APRENDENDO NOS MUSEUS. Exposição no Bloco do estudante: O brinquedo e a rua: diálogos APRENDENDO NOS MUSEUS Exposição no Bloco do estudante: O brinquedo e a rua: diálogos Este material foi desenvolvido a fim de ajudar alunos e professores a tirar maior proveito de suas experiências museais.

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

COM O BROFFICE IMPRESS

COM O BROFFICE IMPRESS Unidade Unidade 5 4 Preparando Compondo suas planilhas apresentações eletrônicas com com o BrOffice o BrOffice Impress Calc UNIDADE 5 PREPARANDO SUAS APRESENTAÇÕES COM O BROFFICE IMPRESS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD?

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? Índice SUA EMPRESA DE TREINAMENTOS ESTÁ PARADA NO TEMPO? Introdução 2 Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4 Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? 6 A gestão de cursos

Leia mais

Data 23/01/2008. Guia do Professor. Introdução

Data 23/01/2008. Guia do Professor. Introdução Guia do Professor Data 23/01/2008 Introdução A inserção de tópicos da Eletricidade nas escolas de nível básico e médio é fundamental para a compreensão de alguns fenômenos da vida moderna. Você já imaginou

Leia mais

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejar uma aula é uma arte não uma tarefa. O planejamento de aula através da ferramenta Mar Aberto ajuda e contribui para infinitas possibilidades para seu

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO TABLET E CELULAR

ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO TABLET E CELULAR ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO TABLET E CELULAR NOVA ANDRADINA MS Julho/2014 ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO TABLET E CELULAR Projeto elaborado pela professora

Leia mais

POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIAS ATRAVÉS DE APLICATIVO PUBLICADOR E SIMULADOR EM TABLETS PARA O ENSINO MÉDIO

POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIAS ATRAVÉS DE APLICATIVO PUBLICADOR E SIMULADOR EM TABLETS PARA O ENSINO MÉDIO POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIAS ATRAVÉS DE APLICATIVO PUBLICADOR E SIMULADOR EM TABLETS PARA O ENSINO MÉDIO Edgley Alves Batista; Antonio Augusto Pereira de Sousa; Welida Tamires Alves da Silva; Amanda Monteiro

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

Instituto de Educação Marista Nossa Senhora das Graças Viamão RS USBEE União Sul Brasileira de Educação e Ensino. Tecnologias para Aprender e Ensinar

Instituto de Educação Marista Nossa Senhora das Graças Viamão RS USBEE União Sul Brasileira de Educação e Ensino. Tecnologias para Aprender e Ensinar Instituto de Educação Marista Nossa Senhora das Graças Viamão RS USBEE União Sul Brasileira de Educação e Ensino Tecnologias para Aprender e Ensinar Apresenta uma experiência na construção de jogos infantis

Leia mais

Como fazer um jogo usando o editor de apresentação

Como fazer um jogo usando o editor de apresentação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sergipe IFS Campus Glória Curso Integrado em Agropecuária Professora: Jamille Silva Madureira Disciplina: Informática Como fazer um jogo usando o editor

Leia mais

LUDICIDADE NA SALA DE AULA UNIDADE 4 ANO 1. Abril de 2013

LUDICIDADE NA SALA DE AULA UNIDADE 4 ANO 1. Abril de 2013 LUDICIDADE NA SALA DE AULA UNIDADE 4 ANO 1 Abril de 2013 Iniciando a conversa Nesta unidade refletiremos sobre a ludicidade na sala de aula, a partir do tema brincadeiras na alfabetização. Nesta unidade

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer?

Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer? Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer? O educador pode contribuir para prevenir o abuso de drogas entre adolescentes de duas formas básicas: incentivando a reflexão e a adoção de

Leia mais

Guia prático do alfabetizador

Guia prático do alfabetizador Guia prático do alfabetizador Maristela Marques de Almeida Silva Graduanda Normal Superior UNIPAC E-mail: sms@ufsj.edu.br Fone: (32)3371-8331 Data de recepção: 17/11/2009 Data de aprovação:16/12/2009 Resenha

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Campus Nilópolis Ana Paula Inacio Diório AS MÍDIAS

Leia mais

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos.

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos. Visão Geral VISÃO GERAL Esse material abordará o acesso ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da Proativa do Pará, com intenção de ilustrar os aspectos na visão do Aprendiz. Essa abordagem dedica-se

Leia mais

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LÉO LOHLER ENSINO FUNDAMENTAL II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA PROJETO: JOGOS - A MANEIRA DIVERTIDA DE FICAR INTELIGENTE PROFESSORA ORIENTADORA:

Leia mais

A educadora avalia a formação de nossos professores para o ensino da Matemática e os caminhos para trabalhar a disciplina na Educação Infantil.

A educadora avalia a formação de nossos professores para o ensino da Matemática e os caminhos para trabalhar a disciplina na Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil: é possível A educadora avalia a formação de nossos professores para o ensino da Matemática e os caminhos para trabalhar a disciplina na Educação Infantil. Nas avaliações

Leia mais

O BRINCAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DENTRO DO PROCESSO GRUPAL (2012) 1

O BRINCAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DENTRO DO PROCESSO GRUPAL (2012) 1 O BRINCAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DENTRO DO PROCESSO GRUPAL (2012) 1 FERREIRA, Marilise 2 ; GRASSI, Marilia G. 3 ; OLIVEIRA, Vânia F. 4 1 Trabalho de Pesquisa _UNIFRA 2 Curso de

Leia mais

IFA MIRIM PROJETO: LEIA PARA MIM!

IFA MIRIM PROJETO: LEIA PARA MIM! IFA MIRIM PROJETO: LEIA PARA MIM! Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.

Leia mais

Novo Volvo xc60. acessórios originais volvo

Novo Volvo xc60. acessórios originais volvo Novo Volvo xc60 acessórios originais volvo Novo Volvo xc60 acessórios originais volvo Deixe seu carro do jeito que você quer, mas com a segurança da Volvo. Quem compra um Novo Volvo XC60 sabe que está

Leia mais

TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Maria Teresa Marques Amaral. Introdução

TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Maria Teresa Marques Amaral. Introdução TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Maria Teresa Marques Amaral Introdução Buscando no dicionário a palavra tutor vamos encontrar como primeira definição o jurídico: indivíduo que exerce uma tutela (dita tutoria)

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

Exercícios Complementares Língua Portuguesa Profª Ana Paula de Melo. Hora de brincar!

Exercícios Complementares Língua Portuguesa Profª Ana Paula de Melo. Hora de brincar! Exercícios Complementares Língua Portuguesa Profª Ana Paula de Melo Hora de brincar! Que tal dar um giro pela história e saber como eram as brincadeiras de antigamente? Brincar é muito bom. Concorda? Pois

Leia mais

Propostas para melhorias da fala de crianças com síndrome de down

Propostas para melhorias da fala de crianças com síndrome de down Propostas para melhorias da fala de crianças com síndrome de down Resumo Esse vídeo pretende oferecer instrumentos aos professores da educação infantil e do ensino fundamental para as tarefas da educação

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES (Des)motivação na sala de aula! Sugestões práticas da: Nota introdutória Ser professor é ter o privilégio de deixar em cada aluno algo que este possa levar para a vida, seja

Leia mais

Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina Operação de Sistemas Aplicativos I

Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina Operação de Sistemas Aplicativos I CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA Escola Técnica Estadual de Avaré ETE-AVARÉ CURSO DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA NÚCLEO DE APOIO Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA Bruna Tayane da Silva Lima; Eduardo Gomes Onofre 2 1 Universidade Estadual

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

PLANO DE TRABALHO TÍTULO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS

PLANO DE TRABALHO TÍTULO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS PLANO DE TRABALHO TÍTULO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS IDENTIFICAÇÃO O presente projeto de intervenção está sendo desenvolvido na Escola Municipal Professor

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

Impacto_ Aproximar o ambiente escolar do desenvolvimento de habilidades socioemocionais cria espaço para um aprendizado mais completo e tem impacto no bem-estar ao longo de toda a vida. Isso porque, segundo

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Laura Andrade Santiago

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Comissão Regional de Programa de Jovens Equipe Regional de Radioescotismo

Comissão Regional de Programa de Jovens Equipe Regional de Radioescotismo Comissão Regional de Programa de Jovens Equipe Regional de Radioescotismo 52º JOTA Jamboree no Ar Circular nº 01/2009 APRESENTAÇÃO O QUE É O JAMBOREE NO AR? O Jota é um evento anual do qual participam

Leia mais

MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL Prezado(a) aluno(a); Este material que você está começando a ler trata-se do manual do aluno, referente às disciplinas que serão ministradas através

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Ensino Fundamental I Regra de Jogo. Gêneros Textuais. Links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba Saiba Mais.

Ensino Fundamental I Regra de Jogo. Gêneros Textuais. Links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba Saiba Mais. Ensino Fundamental I Regra de Jogo. Gêneros Textuais. Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem: Reconhecer as características do gênero textual regra de jogo. Analisar e compreender um texto prescritivo..

Leia mais

Curso de Informática Básica

Curso de Informática Básica Curso de Informática Básica A Web Descomplique 1 Curso de Informática Básica Índice Introdução...3 Organizando os favoritos...3 Localizando Informações na página...5 Histórico de Navegação...7 Capturando

Leia mais

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR.

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. Autores: FRANCISCO MACHADO GOUVEIA LINS NETO e CELIA MARIA MARTINS DE SOUZA Introdução Atualmente,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso: Pedagogia - vespertino Disciplina: EDM0323 - Metodologia do ensino de português: a alfabetização. Docente: Prof.ª Nilce da Silva Aluna (nºusp): Flávia

Leia mais

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Poliana Helena Batista Thomaz PUC-Campinas Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC-Campinas Na pesquisa

Leia mais

PROJETO DICIONÁRIO INFANTIL

PROJETO DICIONÁRIO INFANTIL PROJETO DICIONÁRIO INFANTIL 1 PROJETO DICIONÁRIO INFANTIL ESCOPO O projeto dicionário infantil é destinado a crianças recém-alfabetizadas, em via de alfabetização, em fase de consolidação dos processos

Leia mais

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Resumo A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Ana Regina Donato de Moraes 1 Lourdes Keila Casado Pulucena 2 Lucieni Vaz dos Santos 3 Aprender brincando não é apenas um passatempo, quando se trata de ensinar.

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE

PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE 1 PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO INFANTIL IV E V DA ESCOLA SIMÃO BARBOSA DE MERUOCA-CE 1 Rochelle Lopes da Silva- UVA 2 Andrea Abreu Astigarraga- UVA INTRODUÇÃO De acordo

Leia mais

Termos e Política de Privacidade

Termos e Política de Privacidade Termos e Política de Privacidade Sua privacidade é fundamental para nós. Por isso, queremos explicar-lhe os detalhes de política e práticas adotadas para proteger sua privacidade para que se sinta confortável

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012

Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012 Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012 Panorama sobre Gestão da Qualidade, incluindo os princípios fundamentais relacionados ao atendimento A Qualidade em Serviços e a percepção do cliente A importância

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

Descubra seu Quociente de Inteligência Emocional, respondendo com franqueza TODAS as questões abaixo. 1 - Você está viajando de avião e, de repente, esse entra numa área de grande turbulência e começa

Leia mais

Imagens de professores e alunos. Andréa Becker Narvaes

Imagens de professores e alunos. Andréa Becker Narvaes Imagens de professores e alunos Andréa Becker Narvaes Inicio este texto sem certeza de poder concluí-lo de imediato e no intuito de, ao apresentá-lo no evento, poder ouvir coisas que contribuam para continuidade

Leia mais

DO IMPRESSO AO DIGITAL: AS NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E O ACESSO AS BIBLIOTECAS

DO IMPRESSO AO DIGITAL: AS NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E O ACESSO AS BIBLIOTECAS DO IMPRESSO AO DIGITAL: AS NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E O ACESSO AS BIBLIOTECAS GIOVANA CAIRES MOTTA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA). Resumo A transposição do texto impresso para o meio digital coloca

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR PARA O ALFABETIZAR LETRANDO NAS AÇÕES DO PIBID DE PEDAGOGIA DA UFC

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR PARA O ALFABETIZAR LETRANDO NAS AÇÕES DO PIBID DE PEDAGOGIA DA UFC AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR PARA O ALFABETIZAR LETRANDO NAS AÇÕES DO PIBID DE PEDAGOGIA DA UFC Antônia Fernandes Ferreira; Gessica Nunes Noronha; Marielle Sâmia de Lima

Leia mais