Ser elo de ligação entre instituições científicas, públicas, acadêmicas e empresarial.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ser elo de ligação entre instituições científicas, públicas, acadêmicas e empresarial."

Transcrição

1 Apresentação: O Sindimetal Londrina e o Sinduscon Norte PR, com o apoio do Senai, realizarão de 3 a 5 de maio, o Fórum EletroMetalCon Oportunidades, Desafios e Tecnologias para as Indústrias Eletrometalmecânica e Construção Civil com o intuito de promover ações técnicas e práticas para o fortalecimento e crescimento dos setores empresariais e industriais ligados à metalmecânica, elétrica, eletrônica e construção civil. O evento será sediado na estrutura do Senai em Londrina, à rua Belém 844, com horário de funcionamento das 16h às 22h. Objetivos: Oportunizar a interação e a troca de informações entre os públicos, com foco nas tecnologias inovadoras que contribuem para a competitividade no mercado; Fomentar o conhecimento dos atuais e dos futuros empreendedores dos setores afins, através de uma agenda dinâmica e interativa com a realização de workshops, simpósios, palestras e minicursos. Dar prosseguimento ao Prêmio de Projetos Inovadores com Aplicabilidade na Indústria Metalmecânica, Elétrica, Eletrônica e Construção Civil. Com a realização deste Prêmio, já tradicional na esfera acadêmica em todo o Brasil, a proposta é selecionar projetos que contribuam para o processo de desenvolvimento das indústrias e incentivar os futuros profissionais e suas inovações nas áreas afins; Ser elo de ligação entre instituições científicas, públicas, acadêmicas e empresarial. Públicos: Direcionados aos setores dos Sindicatos Sindimetal e Sinduscon: o Empresários Industriais Comerciantes o Engenheiros Arquitetos Técnicos; o Pesquisadores Docentes Acadêmicos o Público em geral com interesse nos setores afins.

2 PROGRAMAÇÃO: 3 a 5 de maio 16h00 às 22h00 Palestras e Minicursos com profissionais renomados em nível nacional. Exposição dos Projetos Selecionados: 8º Prêmio de Projetos Inovadores com Aplicabilidade na Indústria Metalúrgica, Mecânica, Eletrônica, Materiais Elétricos e Construção Civil. Workshop Interativo EletroMetalCon: Intercâmbio técnico e comercial entre empresários e profissionais dos setores envolvidos. Mostra de produtos, equipamentos e serviços das empresas parceiras. JK Parafusos Otto Sistemas Rolemax Ropel Tecnoar Único Asfaltos Espaço SENAI para a Indústria: Interação sobre os processos e gestão na indústria através de diálogos com docentes e consultores do Senai Faculdade de Tecnologia Senai Londrina Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação - Londrina Espaço SESI com a Indústria - Qualidade de Vida, Cultura, Educação Exposição da Unidade Móvel de Automação Industrial Senai: Realização de Cursos Exposição da Unidade Móvel de Inovação da Construção Civil: Disseminação de tecnologias utilizadas no setor.

3 Dia 03 de maio 3ª. feira Agendas Auditório Senai 18h15 > 19h00 Coffee Break Happy Hour 19h00 > 19h30 - Abertura Oficial Fórum EletroMetalCon 2016 e Solenidade de Premiação do 8º Prêmio de Projetos Inovadores com Aplicabilidade na Indústria Metalúrgica, Mecânica, Eletrônica, Materiais Elétricos e Construção Civil. 19h30 > 20h30 Mesa Redonda: As Oportunidades, os Desafios e as Tecnologias para as Indústrias Eletrometalmecânica e Construção Civil na Região de Londrina e a Economia do Compartilhamento na Indústria Alexandre Lopes Kireeff - Prefeito Municipal de Londrina; Edson Luiz Campagnolo - Presidente da Federação das Indústrias do Paraná - FIEP; Valter Luiz Orsi - Presidente do Sindimetal Londrina; Osmar Ceolin Alves - Presidente do Sinduscon Norte PR. Mediador: Andre Luiz Turetta Senai C2i Administrador. Especialista em Controladoria e Finanças. Consultor do Senai C2i, com a abordagem Design Thinking para Inovação em Negócios. 20h30 > 21h00 Participação da Plateia

4 Dia 04 de maio 4ª. Feira Agendas Técnicas Auditório Sala 15 16h00 > 16h50 - Curso: Desenvolvimento de produtos para atender a norma de desempenho Eliane Jorge dos Santos o Engenheira civil. Mestranda em Habitação pelo Instituto Tecnológico do Estado de São Paulo na linha de pesquisa: Tecnologia em Construção de Edifícios. Analista técnica do Instituto SENAI de Tecnologia em Construção Civil/ Ponta Grossa. o Público alvo: empresas da cadeia produtiva da construção civil (artefatos, argamassas, blocos, outras) Conteúdo: Conceitos: material, componente, elemento e/ou sistema, vida útil de projeto; Responsabilidade do fornecedor de material, componente, elemento e/ou sistema; Requisitos que um material, componente, elemento ou sistema precisão atender para estar alinhado com a ABNT NBR h00 > 17h50 - Tecnologia de Lítio, Diamante e Medições Digitais Novas máquinas para a Construção Civil Claudenir Braga Consultor Técnico Comercial da Robert BOSCH. Graduado pela Faculdade BTC Bosch da America Latina. Estágio na Bosch Suissa e Bosch Alemanha. o Conteúdo: Apresentação dos dois novos tipos de tecnologias em máquinas elétricas (Lítio e Diamante), para a Construção Civil e das ações gratuitas da Bosch aos trabalhadores da Construção Civil.

5 Dia 04 de maio 4ª. Feira Agendas Técnicas Auditório Sala 15 18h00 > 18h50 - Workshop sobre a Lei de Inovação PR e Londrina Claudia Batista da Rocha Pós Graduada em Direito Tributário pelo IBEJ (Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos); Graduada em Direito pela FADAP (Faculdade de Direito da Alta Paulista); atuou com direito tributário em multinacionais como a Ernst& Young EY e TIM. Experiência em incentivos fiscais a inovação (Lei do Bem), lei de Informática e ex-tarifário, bem como, em projetos de captação de recursos públicos (reembolsáveis e não reembolsáveis) e privados (Fundos de Investimento) para empresas inovadoras. É Analista de Negócio Sênior no Centro Internacional de Inovação, (Senai C2i) no Núcleo de Capital para Inovação do Sistema FIEP. Agendas Técnicas Sala 18 16h00 > 16h50 Clínica Tecnológica Sebrae >> Melhoria do Processo Construtivo Tema: Qualidade nos Processos de Soldagem em Estruturas Metálicas e Equipamentos Roberson Polimeni Góes Mestre em Engenharia Mecânica (UERJ); MBA em Gestão Industrial e MBA em Consultoria Empresarial pela Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis. Graduado em Licenciatura Plena em Programa Especial de Formação Pedagógica para Formadores em Educação Profissional (UNISUL); Graduado em Tecnologia Mecânica com ênfase em Manutenção Industrial pela (UTFPR); Técnico Mecânico (CEFET-PR). No SENAI Londrina-PR atua como Consultor Técnico de Negócios nas áreas da Gestão da Manutenção (MC, MA, MP, MPT e MCC), Atualização e Melhoria de Processos (solda, usinagem, estampagem, conformação mecânica, caldeiraria, serralheria, automação), Especialista em Solda no Processo de Fabricação (Soldagem, END s, RQPS, EPS e RQS), Projetos (Metalomecânicos e Automação) e docente dos cursos de Graduação Tecnológica Manutenção Industrial e Fabricação Mecânica.

6 Dia 04 de maio 4ª. Feira Agendas Técnicas Sala 18 17h00 às 18h30: Entendendo a norma de desempenho: da incorporação ao pós obra Eliane Jorge dos Santos o Engenheira civil. Mestranda em Habitação pelo Instituto Tecnológico do Estado de São Paulo na linha de pesquisa: Tecnologia em Construção de Edifícios. Analista técnica do Instituto SENAI de Tecnologia em Construção Civil/ Ponta Grossa. Conteúdo: Conceitos: material, componente, elemento e/ou sistema, vida útil de projeto; Responsabilidade dos intervenientes; Normas prescritivas x Normas de Desempenho; Abrangência; Desempenho estrutural; Segurança contra incêndio; Segurança no Uso e Operação; Funcionalidade e Habitabilidade; Conforto Tátil e Antropodinâmico; Desempenho térmico; Desempenho acústico; Desempenho lumínico; Estanqueidade; Durabilidade; Manutenibilidade. Agendas Técnicas Auditório Senai 18h00 > 18h45: Novas Tecnologias de Asfalto e Recuperação de Pavimentos, Asfalto Ecológico, Instantâneo e de fácil aplicação Jorge Coelho Empresário e Publicitário - Graduado em Almeria (Espanha) Desenvolvedor dos segredos industriais da franquia e fundador da Único Asfaltos Edson Nakajima o Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie SP, com MBA em Direito Empresarial pela FGV/RJ, Especialização em Contratos pela PUC-SP, Gestão Empresarial pela Business School São Paulo. Atua há 17 anos em direito empresarial (fusões; aquisições; contratos; arbitragem), inclusive na área de direito administrativo (licitações), tendo atuado em escritórios de grande porte. Diretor Executivo e Assessor Jurídico da Único Asfaltos.

7 Dia 04 de maio 4ª. Feira Agendas Técnicas Auditório Senai 19h00 > 20h30 - O Futuro da Construção no Brasil José Carlos Rodrigues Martins Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). É empresário e engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Paraná. Foi presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná - Ademi-PR, e vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná - Sinduscon-PR. Exerceu a presidência do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH) do Ministério das Cidades. Foi vice-presidente da CBIC de 2001 a h30 > 21h30 - Inovação e Seleção Tecnológica em Empresas de Construção Civil Eliane Jorge dos Santos o Engenheira civil graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Especialista em Gestão de Obras com ênfase em Edificações pelo SENAI de Florianópolis. Mestranda em Habitação pelo Instituto Tecnológico do Estado de São Paulo na linha de pesquisa: Tecnologia em Construção de Edifícios. Analista técnica do Instituto SENAI de Tecnologia em Construção Civil/ Ponta Grossa, atuando como Gestora de Projetos de Inovação e Assessoria à Construção Civil. Conteúdo: Conceitos: Inovação; Tipos de inovação: de Produto, de Processo, de Marketing e Organizacional; Fatores que influenciam Inovação; Mudanças que não são consideradas inovações; Critérios para seleção tecnológica.

8 Dia 04 de maio 4ª. Feira Agenda Técnica Carreta Automação Senai 19h00 > 21h00 Tecnologias da Metalmecânica que otimizam os Processos da Construção Civil Rodolfo A. Hildebrandt o Doutorando e Mestre em Engenharia Mecânica (UNESP). Pós-graduado em Automação Industrial pela Faculdade de Tecnologia - SENAI Florianópolis. Graduado em Tecnologia em Mecânica (UTFPR) e Licenciatura pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Pertence ao grupo de pesquisadores da Unesp-Bauru na área de Usinagem por Abrasão. o Coordenador do Curso Fabricação Mecânica Faculdade de Tecnologia Senai Londrina. Dia 04 de maio 4ª. Feira 18h15 > 19h00 Coffee Break Happy Hour

9 Dia 05 de maio/2016 5ª. Feira Agendas Técnicas Auditório Sala 15 16h00 > 16h50 - Laboratório Aberto e a Construção de Ideias Adilson João Jenck o Especialista em Gestão de Projetos pela Universidade Católica Dom Bosco e curso livre em Teoria e Prática do Design Instrucional, licenciado em História pela Universidade Estadual de Maringá, desenvolveu palestras e consultorias em planejamento e construção do produto e gestor de projetos de inovação desenvolvidos pelo Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica, em Maringá. É responsável pela área de PD&I do Instituto, atuando como Facilitador de Inovação e Gestor do Laboratório Aberto em Metalmecânica. 17h00 > 17h50 - Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos Tarcisio Camlofski o Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal do Paraná; MBA em Gestão Empresarial com foco em Finanças pela FGV/Trecsson, MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos pela FGV/Trecsson, conhecimentos nas metodologias PMBOOK, APQP, GPD e CVM e nas certificações ISO 9001 e SA Lidera a equipe técnica da área de desenvolvimento de produto do Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica. Agendas Técnicas Sala 18 16h00 > 18h00: Workshop - Dirty Prototyping Carl Correa Kawasaki o Designer industrial com habilitação em projeto de Produto(pela UNOPAR); Pós-graduando em gestão de design pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); experiência profissional internacional (Japão); experiência em gestão estratégica de design. Atualmente integra a equipe de desenvolvimento de produto do Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica.

10 Dia 05 de maio/2016 5ª. Feira Agendas Auditório Senai 18h00 > 18h45: Energy Saving - Economia de Energia dentro da Industria Ricardo Budal Junior Especialista de Segmento Energy Saving da SMC Pneumáticos. Graduado em Marketing pela Universidade Estácio. Atuou na Atlas Copco Brasil Ltda. como Consultor Técnico - área de pós vendas e eficiência energética. Na Chicago Pneumatic, atuou como Consultor Técnico no desenvolvimento da carteira de clientes no estado do PR e SC. Conteúdo: Panorama global/local do custo de energia elétrica na indústria. Apresentação dos custos para geração de ar comprimido, dos custos com desperdícios, as principais causas e exemplos de desperdício e serviços Energy Saving. Cases de Sucesso de aplicações dos produtos Energy Saving SMC. 19h00 > 20h30 - Estratégias para Exportação - Transformando contexto de crise em oportunidade Palestrantes: Lucas Barbosa e Renata Pivoto Projeto MMS Brazil / Apex-Brasil. Lucas Barbosa o Bacharel em Relações Internacionais pela PUC Minas; possui atuação destacada em: Negócios Internacionais, comércio exterior, internacionalização de empresas, relações governamentais e internacionais. Fluente em inglês, português e espanhol, foi coordenador de projetos na Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique (CCIABM), e coordenador de vendas corporativas na AIESEC em Belo Horizonte. Atualmente é Coordenador de Promoção Comercial do Projeto Metal Mechanical Solutions Brazil. Renata Pivoto o Bacharel em Administração de empresas pela FAI Faculdade de Administração e Informática, e especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, há mais de nove anos trabalha em projetos setoriais firmados em parceria com a Apex-Brasil. Fluente em inglês, português e espanhol, atualmente gerencia o Projeto Metal Mechanical Solutions Brazil.

11 Dia 05 de maio/2016 5ª. Feira Agendas Auditório Senai Sequência: > Estratégias para Exportação - Transformando contexto de crise em oportunidade Conteúdo: O contexto nacional e as vantagens da empresa exportadora; Oportunidades de negócio no mercado internacional enquanto alternativa ao mercado nacional desaquecido; Apresentação das oportunidades de negócios para o setor metal mecânico nos países: Angola, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Finlândia, Índia, México, Moçambique, Noruega e Peru; Como utilizar dos benefícios concedidos pela Apex-Brasil para aumentar as exportações da minha empresa? Apresentação do Projeto MMS Brazil / Apex-Brasil; Apresentação do calendário de atividades 2016 e 2017 do Projeto MMS Brazil / Apex-Brasil. 20h30 > 21h30 - Manufatura Avançada e Sistemas Inteligentes: Indústria Metalmecânica 4.0 Julio Henrique Pimentel Medrano o Engenheiro Metalúrgico pela Universidade Federal Fluminense; MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté, Doutorando em Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo; Especialista Black Belt e Master Black Belt (Programa Lean Seis Sigma) pela CSN & Werkema Consultores. 28 anos de experiência em Metalmecânica e nas áreas de Processos, Produto, Materiais, Manutenção, Qualidade, Produção, Gerenciamento de Projetos. Auditor líder da ISO 9000, ISO e OHSAS 18000, ISO/TS Vivência no segmento de Siderurgia, Fundição, Conformação Mecânica, Tratamento Térmico, Autopeças, Automobilística, Máquinas/Equipamentos Oil & Gas, Ferroviário, Linha Branca e P&D. o Consultor técnico de negócios do Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica.

12 Dia 05 de maio/2016 5ª. Feira Agenda Técnica Carreta Automação Senai 19h00 > 21h00 Desafios para a Modernização da Construção Civil no Brasil Marcos Bernardo de Lima Mestre em Tecnologia e Interação (UTFPR-Curitiba). Graduação em Desenho Industrial (UFPR). Professor da Faculdade de Tecnologia Senai Londrina na área de CAD/CAE, Desenho Técnico Mecânico, Projetos de Dispositivos para Usinagem e Engenharia Reversa e Prototipagem Rápida. Atualmente é aluno especial do doutorado em Design, com ênfase em Ergonomia da UNESP- Bauru. Dia 05 de maio 5ª. Feira 18h15 > 19h00 Coffee Break Happy Hour

Ser elo de ligação entre instituições científicas, públicas, acadêmicas e empresarial.

Ser elo de ligação entre instituições científicas, públicas, acadêmicas e empresarial. Apresentação: O Sindimetal Londrina e o Sinduscon Norte PR, com o apoio do Senai, realizarão de 3 a 5 de maio, o Fórum EletroMetalCon 2016 - Oportunidades, Desafios e Tecnologias para as Indústrias Eletrometalmecânica

Leia mais

CURSO 2014 MG GOVERNANÇA CORPORATIVA - PRINCÍPIOS E PRÁTICAS

CURSO 2014 MG GOVERNANÇA CORPORATIVA - PRINCÍPIOS E PRÁTICAS Apoio: CURSO 2014 MG GOVERNANÇA CORPORATIVA - PRINCÍPIOS E PRÁTICAS Neste curso o IBGC aborda, com uma visão prática, os motivadores para a aplicação dos instrumentos de Governança Corporativa. Destaca

Leia mais

CURSO. Capacitação Empresarial em Gestão da Inovação, Inteligência de Negócios, Propriedade Intelectual e Exportação.

CURSO. Capacitação Empresarial em Gestão da Inovação, Inteligência de Negócios, Propriedade Intelectual e Exportação. CURSO Capacitação Empresarial em Gestão da Inovação, Inteligência de Negócios, Propriedade Intelectual e Exportação Datas e Locais: 07 e 08 de abril de 2016: das 8h30 às 17hs Endereço: Av. Aquidaban, 505

Leia mais

Carta de Apresentação

Carta de Apresentação Bauru, 07 de maio de 2014. Carta de Apresentação Assunto: Apresentação do Student Transition and Elevation Partnership (STEP) da Unesp de Bauru. O STEP é um programa do Instituto dos Engenheiros Eletricistas

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

Investimento: a partir de R$ 179,00 mensais. MBA Executivo em Finanças Corporativas

Investimento: a partir de R$ 179,00 mensais. MBA Executivo em Finanças Corporativas Investimento: a partir de R$ 179,00 mensais Tempo de realização do MBA: 18 meses Investimento: R$179,00 (acesso ao portal na internet e livros em PDF) Ou Investimento: R$ 219,00 (acesso ao portal na internet,

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

COMO FOMENTAR MAIS E MELHOR NAS EMPRESAS?

COMO FOMENTAR MAIS E MELHOR NAS EMPRESAS? UM OLHAR DA INVENTTA: COMO FOMENTAR MAIS E MELHOR NAS EMPRESAS? Rafael Augusto, Marina Loures e Vitor Bohnenberger 1. INTRODUÇÃO As empresas sempre nos perguntam Como obter recursos para desenvolver projetos

Leia mais

MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil

MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA Faculdade de Administração e Negócios IDE management Conveniada MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil Coordenação Acadêmica: Prof. Pedro Seixas Correa

Leia mais

Conservação de Água e Energia Elétrica 14 de outubro de 2014

Conservação de Água e Energia Elétrica 14 de outubro de 2014 Conservação de Água e Energia Elétrica 14 de outubro de 2014 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Outubro 2014 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa

Leia mais

SENAI C2i Centro Internacional de Inovação

SENAI C2i Centro Internacional de Inovação Congresso ABIPTI 2014 Ações das ICTs para a competitividade e internacionalização das empresas SENAI C2i Centro Internacional de Inovação SENAI C2i SENAI C2i - Centro Internacional de Inovação Educação

Leia mais

TURMAS ABERTAS BELO HORIZONTE

TURMAS ABERTAS BELO HORIZONTE TURMAS ABERTAS BELO HORIZONTE Apresentação A Academia de Lideranças tem foco prático no desenvolvimento das competências essenciais dos líderes de pessoas, processos e metas. As competências técnicas e

Leia mais

MBA Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo

MBA Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo MBA Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo Informações: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras das 18h45 às 22h45. Carga horária: 600 Horas Coordenador: Prof. Dr Isak Kruglianskas

Leia mais

1. Introdução... 3 1. 1. Objetivos... 3 1.2. Destinatários... 3 2. Programa... 3 3. Estrutura funcional... 4 3.1. Custo... 4 3.2. Duração, Calendário

1. Introdução... 3 1. 1. Objetivos... 3 1.2. Destinatários... 3 2. Programa... 3 3. Estrutura funcional... 4 3.1. Custo... 4 3.2. Duração, Calendário 1. Introdução... 3 1. 1. Objetivos... 3 1.2. Destinatários... 3 2. Programa... 3 3. Estrutura funcional... 4 3.1. Custo... 4 3.2. Duração, Calendário e Horário... 5 3.3. Local... 5 3.4. Sistema de Certificação...

Leia mais

GUIA DE ESTUDOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

GUIA DE ESTUDOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO SETOR PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A DISTÂNCIA/PNAP 1 GUIA DE ESTUDOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO PROFISSIONAL 9º BIMESTRE PESQUISA OPERACIONAL I 80 horas Modelagem de Problemas; Noções de otimização; Introdução a Programação Linear;

Leia mais

CEPPG Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós Graduação 1

CEPPG Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós Graduação 1 1 Nome do curso: Área: O Curso: Objetivos: Diferenciais: Público Alvo: Ementa Disciplinas Gestão e Estratégias em Saúde e Segurança do Trabalho Ciências Sociais O curso foi desenvolvido para atender uma

Leia mais

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal PrimeGlobal PGBR Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos Somos uma empresa de auditoria, consultoria e impostos, criada á partir da junção de importantes empresas nacionais,

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO. OFICINA DA INOVAÇÃO Página 1 de 10 ÍNDICE DO PORTFOLIO Apresentação dos serviços da Oficina da Inovação... 3 Consultoria...

Leia mais

Curso: Pecege. Gestão de. Marketing. no Agronegócio

Curso: Pecege. Gestão de. Marketing. no Agronegócio Curso: Pecege Gestão de Marketing no Agronegócio Gestão de Marketing no Agronegócio Objetivo do Programa de Gestão de Marketing no Agronegócio O curso tem por objetivo capacitar gestores de empresas do

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 RESUMO 1. APRESENTAÇÃO Com a missão de promover ações para o fortalecimento do segmento da construção civil no Espírito Santo,

Leia mais

MBA Executivo em Saúde

MBA Executivo em Saúde ISCTE BUSINESS SCHOOL INDEG_GRADUATE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde www.strong.com.br/alphaville - www.strong.com.br/osasco - PABX: (11) 3711-1000 MBA EXECUTIVO

Leia mais

Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - RADU. Programa que apoia o desenvolvimento de competências

Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - RADU. Programa que apoia o desenvolvimento de competências Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - ÓS- PEGNI RADU Programa que apoia o desenvolvimento de competências ÇÃO requeridas para profissionais do mercado imobiliário e da construção

Leia mais

Graduação Executiva Feita para o seu momento.

Graduação Executiva Feita para o seu momento. Você, que trabalha e sabe o valor do tempo e do dinheiro, nós temos o que falta para sua formação. Graduação Executiva Feita para o seu momento. Otimizando seu tempo, ampliando suas chances. Por que estudar

Leia mais

Cursos de Graduação Cursos de Pós-Graduação Campus de São Caetano do Sul Creative Design Business Engenharia Civil - Gerenciamento de Canteiro de Obras Engenharia de Alimentos Desenvolvimento de Produtos

Leia mais

MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE

MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE INÍCIO: 05/08/2016 APRESENTAÇÃO: Dentro do mundo corporativo e do mundo jurídico, cada vez mais se dá prioridade a empresas que procuram desenvolver

Leia mais

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Executiva Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Graduação em Administração Duração: 4 anos Carga Horária Total: 3.040 horas/aula

Leia mais

Logística Pública Gestão de Materiais CURSO NOVO

Logística Pública Gestão de Materiais CURSO NOVO CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO Logística Pública Gestão de Materiais Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) CURSO NOVO Brasília, 12 e 13 de maio de 2016.

Leia mais

1ª Maratona de Empreendedorismo de Aparecida de Goiânia REGULAMENTO

1ª Maratona de Empreendedorismo de Aparecida de Goiânia REGULAMENTO 1ª Maratona de Empreendedorismo de Aparecida de Goiânia REGULAMENTO Capítulo I - DA APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS A Maratona de Empreendedorismo é uma realização da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia,

Leia mais

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Itajubá/MG Fevereiro de 2012 Plano Anual de 2 de 11 Revisão 01 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OBJETIVO GERAL... 4 2

Leia mais

CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA NA INDÚSTRIA

CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA NA INDÚSTRIA CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA NA INDÚSTRIA Datas: 15 e 16/2 (segunda e terça-feira) FÁBIO TOZZINI: MBA de Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas; Administrador de Empresas com especialização

Leia mais

CALENDÁRIO GERAL 2016 VERSÃO 1.0 PROGRAMA PÓS-FLEX 2016 CÂMPUS ECOVILLE

CALENDÁRIO GERAL 2016 VERSÃO 1.0 PROGRAMA PÓS-FLEX 2016 CÂMPUS ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL 2016 VERSÃO 1.0 GRAMA PÓS-FLEX 2016 CÂMPUS ECOVILLE ÁREA DE NEGÓCIOS E ENGENHARIA Recesso: 18 a 31 de julho de 2016 29 de junho a 20 de julho de 2016 Legenda: Programa Pós-Flex Gestão

Leia mais

SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGÜE, PORTUGUÊS, FRANCÊS E INGLÊS

SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGÜE, PORTUGUÊS, FRANCÊS E INGLÊS SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGÜE, PORTUGUÊS, FRANCÊS E INGLÊS COORDENADOR Odemir Vieira Baeta odemirbaeta@ufv.br 356 Currículos dos Cursos do CCH UFV Currículo do Curso de Secretariado Executivo Trilíngüe,

Leia mais

TRADIÇÃO E REPRESENTATIVIDADE A SERVIÇO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE AUTOPEÇAS

TRADIÇÃO E REPRESENTATIVIDADE A SERVIÇO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE AUTOPEÇAS TRADIÇÃO E REPRESENTATIVIDADE A SERVIÇO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE AUTOPEÇAS FOCO EM INICIATIVAS E OPORTUNIDADES PARA ASSOCIADOS DE PEQUENO, MÉDIO E GRANDE PORTES Mais do que representar legitimamente

Leia mais

Ciclos de Melhoria e Inovação dos Processos Caso Sebrae/RJ. Palestrante: Marcelo Lima Gerente TI

Ciclos de Melhoria e Inovação dos Processos Caso Sebrae/RJ. Palestrante: Marcelo Lima Gerente TI Ciclos de Melhoria e Inovação dos Processos Caso Sebrae/RJ Palestrante: Marcelo Lima Gerente TI Agenda O Sebrae/RJ Contexto Inicial Iniciativas de Gestão por Processos Iniciativa Interna Projeto Gestão

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil Coordenação Acadêmica: Pedro de Seixas Corrêa, MSc OBJETIVOS: O curso de pós-graduação lato sensu MBA

Leia mais

MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE

MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE INÍCIO: 05/08/2016 APRESENTAÇÃO: Dentro do mundo corporativo e do mundo jurídico, cada vez mais se dá prioridade a empresas que procuram desenvolver

Leia mais

Economia Criativa conceito

Economia Criativa conceito Economia Criativa conceito A Economia Criativa é um conceito ainda em desenvolvimento, que compreende a gestão da criatividade para gerar riquezas culturais, sociais e econômicas. Abrange os ciclos de

Leia mais

Compras Sustentáveis

Compras Sustentáveis Compras Sustentáveis Compras Social e Ambientalmente Responsáveis Objetivo do curso 29 e 30 de Abril Apresentar e habilitar o conceito de Sustentabilidade inserindo a vertente ambiental na área de compras,

Leia mais

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing Público - alvo Indicado para recém-formados e jovens profissionais. Objetivo do Curso Capacitação gerencial em geral, com ênfase na área de Marketing, desenvolvendo

Leia mais

3º CICLO DE 2016 Período de matrícula: 20 à 24/06/2016 Início das aulas: a partir de 25/07/2016

3º CICLO DE 2016 Período de matrícula: 20 à 24/06/2016 Início das aulas: a partir de 25/07/2016 3º CICLO DE 2016 Período de matrícula: 20 à 24/06/2016 Início das aulas: a partir de 25/07/2016 Matrículas para alunos PECE nos cursos: Gestão e Engenharia da Qualidade MBA-USP Gestão e Engenharia de Produtos

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃOES ANO - 2015

ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃOES ANO - 2015 ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃOES ANO - 2015 André Luis Silva Santana (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia de

Leia mais

ANEXO I Tabela de Cursos e Descontos CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELEBRAM o SINDUSCON/ES e INSTITUTO CABRAL LTDA

ANEXO I Tabela de Cursos e Descontos CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELEBRAM o SINDUSCON/ES e INSTITUTO CABRAL LTDA ANEXO I Tabela de Cursos e Descontos QUE ENTRE SI CELEBRAM o SINDUSCON/ES e INSTITUTO CABRAL LTDA ANEXO I Conforme previsto em CONTRATO DE DE S nos Cursos ofertados pelo INSTITUTO CABRAL EDUCACIONAL, esse

Leia mais

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ADMINISTRAÇÃO Formar administradores estrategistas, comprometidos com o desenvolvimento da sociedade. A UNIFEBE, através

Leia mais

I SEMINÁRIO IBRACON SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL

I SEMINÁRIO IBRACON SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL I SEMINÁRIO IBRACON SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL OBJETIVO DEBATER A QUALIDADE E A ATUALIDADE DO ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL NO BRASIL VISANDO INICIAR PROJETOS DE ATUALIZAÇÃO NA LEGISLAÇÃO QUE REGE

Leia mais

Painel da Inovação Empresarial no Brasil

Painel da Inovação Empresarial no Brasil Painel da Inovação Empresarial no Brasil Prof. Dr. David Ferreira Lopes Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus de Jaboticabal-SP (FCAV/UNESP) 2015 Agenda 1. Contexto 2. Macro

Leia mais

Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica Junho 2009 www.abinee.org.br Entidade representativa do complexo eletroeletrônico do Brasil Missão Assegurar o desenvolvimento competitivo no complexo

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

NÚCLEOS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA

NÚCLEOS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA NÚCLEOS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA Características Objetivo: atuar na área ambiental com foco em Produção mais Limpa. Características Áreas de atuação: Informação tecnológica Capacitação de recursos humanos

Leia mais

6.4 PROGRAMA DE INCENTIVO À CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E AO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS

6.4 PROGRAMA DE INCENTIVO À CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E AO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS 6.4 PROGRAMA DE INCENTIVO À CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E AO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS Constantes do PBA 1 - Garantir a capacitação de prestadores de serviço e produtores inscritos no Cadastro

Leia mais

ce tec CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA CURSO DE EMPREENDEDORISMO

ce tec CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA CURSO DE EMPREENDEDORISMO ce tec CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA CURSO DE EMPREENDEDORISMO O CEITEC é uma organização juridicamente dependente da Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior e, em termos científicopedagógicos,

Leia mais

Implantação do Sistema Nacional de Aprovação Técnica

Implantação do Sistema Nacional de Aprovação Técnica Programa 0810 Qualidade e Produtividade do Habitat - PBQP-H Objetivo Elevar os patamares da qualidade e produtividade da construção civil, por meio da criação e implantação de mecanismos de modernização

Leia mais

COMUNICADO CEM/CP 1/2016

COMUNICADO CEM/CP 1/2016 COMUNICADO CEM/CP 1/2016 DIVULGA RELAÇÃO DE DISCIPLINAS RECOMENDADAS COMO OPTATIVAS PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2016 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DO CAMPUS CAMPINAS DA UNIVERSIDADE SÃO

Leia mais

1º Ciclo de Workshops em Empreendedorismo - 2013

1º Ciclo de Workshops em Empreendedorismo - 2013 1º CICLO DE WORKSHOPS EM Abril e Maio de 2013 EMPREENDEDORISMO AS PEQUENAS IDEIAS GERAM GRANDES NEGÓCIOS! Co-financiamento: APRESENTAÇÃO O Município de Penacova, através do Gabinete de Desenvolvimento

Leia mais

PERFIL DOS FABRICANTES DE ESTRUTURAS DE AÇO. Resumo Executivo - Pesquisa

PERFIL DOS FABRICANTES DE ESTRUTURAS DE AÇO. Resumo Executivo - Pesquisa PERFIL DOS FABRICANTES DE ESTRUTURAS DE AÇO Resumo Executivo - Pesquisa 1 Apresentação O CBCA Centro Brasileiro da Construção em Aço, no ano em que completa 10 anos de atividades, e a ABCEM Associação

Leia mais

Novos Tempos - Novas Oportunidades - Novo Negócios

Novos Tempos - Novas Oportunidades - Novo Negócios Novos Tempos - Novas Oportunidades - Novo Negócios O que é a Câmara? Câmara de Comércio do Mercosul e União Latino América 01 A Câmara de Comércio do Mercosul e União Latino América (CCM-ULA) é uma Instituição

Leia mais

APRESENTAÇÃO. o Está localizada na Universidade Federal do Piauí no centro de ciências Humanas e letras - CCHL sala 362 b próximo a sala de vídeo.

APRESENTAÇÃO. o Está localizada na Universidade Federal do Piauí no centro de ciências Humanas e letras - CCHL sala 362 b próximo a sala de vídeo. APRESENTAÇÃO o A Visconde de Mauá é formada por graduados de Administração da UFPI, assessorada pelo corpo docente do curso e demais parceiros, realizam serviços ligados à Administração. o Em gestões anteriores

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. gildo@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/5822857411172241

CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. gildo@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/5822857411172241 CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Atanagildo Coimbra do Nascimento (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Contábeis gildo@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/5822857411172241

Leia mais

PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2012.2

PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2012.2 ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO (PSD-G) 2012.2 ARQUITETURA E URBANISMO Graduar arquitetos e urbanistas com uma sólida formação humana, técnico-científica e profissional, que sejam capazes de transformar

Leia mais

Frederico Cavalcanti Montenegro Diretor Presidente ITEP

Frederico Cavalcanti Montenegro Diretor Presidente ITEP Simpósio Polo Gesseiro do Araripe Potencidades Problemas e Soluções UFRPE 12 a 14 de agosto de 2014 Frederico Cavalcanti Montenegro Diretor Presidente ITEP Centro Tecnológico do Araripe CTA Rua Antônio

Leia mais

MBA Executivo da Indústria Farmacêutica. MBA Executivo da Indústria Farmacêutica

MBA Executivo da Indústria Farmacêutica. MBA Executivo da Indústria Farmacêutica MBA Executivo da Indústria Farmacêutica MBA Executivo da Indústria Farmacêutica 1º- semestre 2009 A FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas foi criada em 1944 por Luiz Simões Lopes com o objetivo

Leia mais

MÍDIA KIT. Anuário São José dos Campos. Infraestrutura, Economia e Turismo

MÍDIA KIT. Anuário São José dos Campos. Infraestrutura, Economia e Turismo MÍDIA KIT Anuário São José dos Campos Infraestrutura, Economia e Turismo sobre o portal engenharia compartilhada. Conteúdo exclusivo sem similar no mundo O site foi organizado em formato de biblioteca

Leia mais

Plano de Trabalho ADEMI e a Sustentabilidade 2012-2014

Plano de Trabalho ADEMI e a Sustentabilidade 2012-2014 Plano de Trabalho ADEMI e a Sustentabilidade 2012-2014 Objetivos e Premissas do Plano Objetivos do Plano 1 Aperfeiçoar a condução das ações relativas ao tema sustentabilidade na ADEMI 2 - Guiar (instrumento

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

FCG ESCOLA INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS EDUCAÇÃO EXECUTIVA

FCG ESCOLA INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS EDUCAÇÃO EXECUTIVA FCG ESCOLA INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS EDUCAÇÃO EXECUTIVA PROPOSTA COMERCIAL 2010 Ao departamento de RH Jundiaí, 03 de Março de 2010. QUEM SOMOS? A FCG Escola Internacional de Negócios é a primeira e única

Leia mais

OBJETIVO DO PROGRAMA ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA E CARGA HORÁRIA PREMISSAS DOS PROGRAMA INVESTIMENTO E PRÓXIMA TURMA I NSTRUTORES

OBJETIVO DO PROGRAMA ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA E CARGA HORÁRIA PREMISSAS DOS PROGRAMA INVESTIMENTO E PRÓXIMA TURMA I NSTRUTORES PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS DE OBJETIVO DO PROGRAMA O programa visa capacitar seus participantes em técnicas práticas e conceitos necessários para trabalhar em iniciativas de modelagem,

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFOMAÇÕES Carlos Natalino da Silva (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Engenharias Qualificação Profissional: Engenharia da Computação

Leia mais

Programas 2008. Investir nas pessoas é a semente para o futuro da sua empresa. Na teoria e na vida, FDC

Programas 2008. Investir nas pessoas é a semente para o futuro da sua empresa. Na teoria e na vida, FDC Programas 2008. Investir nas pessoas é a semente para o futuro da sua empresa. Na teoria e na vida, FDC Conte com a FDC ao planejar os seus investimentos em desenvolvimento para 2008 e colha o futuro

Leia mais

Valores. Visão. Missão

Valores. Visão. Missão Apoio: Valores Atuar desenvolvendo pesquisa em todos os segmentos com direcionamento e comportamento sempre a bem da verdade, obedecendo aos preceitos morais, éticos e legais, com contribuição voluntária

Leia mais

Título da Apresentação

Título da Apresentação Título da Apresentação FINEP Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil 1º WORKSHOP PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS FPSO Automação e Instrumentação

Leia mais

COMUNICAÇÃO 6ª Edição Internal Communications Summit...10 3ª Edição Portais Corporativos...11

COMUNICAÇÃO 6ª Edição Internal Communications Summit...10 3ª Edição Portais Corporativos...11 AGENDA DE EVENTOS 2016 SUMÁRIO ANÁLISE DE MERCADO 9ª Edição Crédito & Cobrança...04 3ª Edição Gestão por Processos...05 Congresso de Compras e Suprimentos...06 3ª Edição Lean Seis Sigma Performance...07

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

O UniBH quer ser seu parceiro em seu projeto de vida!

O UniBH quer ser seu parceiro em seu projeto de vida! Pósgraduação 2016 O UniBH quer ser seu parceiro em seu projeto de vida! Estamos na era do conhecimento: não existe mais data para encerrar os estudos para atender a um mercado em constantes mudanças. Para

Leia mais

INTENSIVO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

INTENSIVO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA INTENSIVO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA Sobre o curso O Programa vai abordar, conceitos, implementação e prática. Hoje, um dos maiores desafios das empresas é o gerenciamento do grande volume de dados e

Leia mais

AUXÍLIO TRANSPORTE TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA MOSTRAR O SEU TALENTO.

AUXÍLIO TRANSPORTE TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA MOSTRAR O SEU TALENTO. AUXÍLIO TRANSPORTE TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA MOSTRAR O SEU TALENTO. ÍNDICE APRESENTAÇÃO...04 MISSÃO E VISÃO DO SISTEMA FIEB... 06 VALORES... 08 OBJETIVOS DO PROGRAMA... 12 APROVEITAMENTO INTERNO... 14

Leia mais

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing (Noite).

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing (Noite). Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing (Noite). Público - alvo Indicado para recém-formados e jovens profissionais. Objetivo do Curso Capacitação gerencial em geral, com ênfase na área de Marketing,

Leia mais

DEPARTAMENTO DA MICRO, PEQUENA E MÉDIA INDÚSTRIA FIESP/DEMPI

DEPARTAMENTO DA MICRO, PEQUENA E MÉDIA INDÚSTRIA FIESP/DEMPI DEPARTAMENTO DA MICRO, PEQUENA FIESP/DEMPI DEMPI DEPARTAMENTO DA MICRO, PEQUENA QUAL PERFIL DAS MPEs NO CENÁRIO ECONÔMICO DO PAÍS? REPRESENTATIVIDADE BRASIL SÃO PAULO Total de Empresas: 5,6 milhões Micro

Leia mais

Edital de seleção de Projetos Sociais de Impacto (PSI)

Edital de seleção de Projetos Sociais de Impacto (PSI) Edital de seleção de Projetos Sociais de Impacto (PSI) Belo Horizonte / 2016 2 #SocialehLegal 1. Introdução O Baanko Challenge tem por objetivo fomentar o Empreendedorismo Social de Negócios de Impacto.

Leia mais

PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ACIONISTA E DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA PDA. Presença nacional, reconhecimento mundial.

PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ACIONISTA E DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA PDA. Presença nacional, reconhecimento mundial. PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ACIONISTA E DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA PDA Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking

Leia mais

Apresentação Workshop São Paulo, 20/10/09 A.Laufer laufer@parque.ufrj.br

Apresentação Workshop São Paulo, 20/10/09 A.Laufer laufer@parque.ufrj.br Apresentação Workshop São Paulo, 20/10/09 A.Laufer laufer@parque.ufrj.br O que é um Parque Tecnológico (PT)? Histórico de PT. Exemplo de PT no Rio. PT da UFRJ Competências &Vocações da UFRJ e Parceiros

Leia mais

CURRÍCULOS CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

CURRÍCULOS CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO ANTONIO RUBENS SILVA SILVINO, é graduado em Economia pela Facec de Santos e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Rubens tem ainda especialização em Estratégia

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

1º ENCONTRO NACIONAL FORMAÇÃO DE PREÇOS EM OBRAS PÚBLICA COM O NOVO SINAPI 19 DE JUNHO DE 2015 SÃO PAULO/ SP PROFESSORES ALDO DÓREA MATTOS

1º ENCONTRO NACIONAL FORMAÇÃO DE PREÇOS EM OBRAS PÚBLICA COM O NOVO SINAPI 19 DE JUNHO DE 2015 SÃO PAULO/ SP PROFESSORES ALDO DÓREA MATTOS 1º ENCONTRO NACIONAL FORMAÇÃO DE PREÇOS EM OBRAS PÚBLICA COM O NOVO SINAPI 19 DE JUNHO DE 2015 SÃO PAULO/ SP PROFESSORES ALDO DÓREA MATTOS ANDRÉ PACHIONI BAETA TATIANA THOMÉ DE OLIVEIRA UBIRACI ESPINELLI

Leia mais

I t n egr g and n o d o a a cade d mia i à realidade do mercado

I t n egr g and n o d o a a cade d mia i à realidade do mercado Integrando a academia à realidade do mercado Agenda Introdução Introdução A experiência da Saint Paul A experiência da ESPM A experiência da FECAP Perguntas e Respostas Desafio Como ciência social aplicada,

Leia mais

Elevador. Cremalheira

Elevador. Cremalheira Elevador Cremalheira Shandong Yongli Industry Science & Technology Development Co., Ltd Shandong Yongli Industry Hois ng Machinery Co., Ltd Área de Montagem Vista da Oficina A INDÚSTIA Shandong Yongli

Leia mais

Planejamento do CBN 2008. Política Nacional de Normalização. Processo de produção de normas. Antecedentes. Objetivo. Propor a

Planejamento do CBN 2008. Política Nacional de Normalização. Processo de produção de normas. Antecedentes. Objetivo. Propor a Objetivo Planejamento do CBN 2008 Propor a Política Nacional de Normalização. Processo de produção de normas Antecedentes Normas nacionais devem ser: necessárias e demandadas utilizadas acordadas o mais

Leia mais

Orçamento de Estado 2013 Workshop O que muda!

Orçamento de Estado 2013 Workshop O que muda! www.pwc.pt/academy Orçamento de Estado 2013 Workshop O que muda! Lisboa, 6 de março de 2013 Academia da PwC 3ª Edição Eficiência e eficácia para a sua gestão fiscal e económica! Orçamento de Estado 2013

Leia mais

Discovery. design. development. liderança. Exploração. Portfólio de inovações. análise estratégica. Ideação. Protótipos. Visão do ambiente.

Discovery. design. development. liderança. Exploração. Portfólio de inovações. análise estratégica. Ideação. Protótipos. Visão do ambiente. 3 4 Portfólio de inovações 1 2 análise estratégica Visão do ambiente Discovery liderança design Exploração Ideação Protótipos 5 6 development 9 Aprendizagem Comunicação 8 Implemen -tação 7 WORKSHOP LEADERSHIP

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

Sindicato das (os) Secretárias (os) do Estado de São Paulo

Sindicato das (os) Secretárias (os) do Estado de São Paulo Valores Atuar desenvolvendo pesquisa em todos os segmentos com direcionamento e comportamento sempre a bem da verdade, obedecendo aos preceitos morais, éticos e legais, com contribuição voluntária para

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL PALESTRANTE. Especialista em Vendas, Inovação e Liderança.

APRESENTAÇÃO COMERCIAL PALESTRANTE. Especialista em Vendas, Inovação e Liderança. APRESENTAÇÃO COMERCIAL PALESTRANTE Especialista em Vendas, Inovação e Liderança. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba, com MBA em Marketing & Vendas pelo INPG Business

Leia mais

Política de Eficiência Energética das empresas Eletrobras

Política de Eficiência Energética das empresas Eletrobras Política de Eficiência Energética das empresas Eletrobras dezembro 2012 Política de Eficiência Energética das empresas Eletrobras Política de Eficiência Energética das empresas Eletrobras 5 I. O público-alvo

Leia mais

MBA EXECUTIVO ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E INOVAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL

MBA EXECUTIVO ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E INOVAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL MBA EXECUTIVO ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E INOVAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400

Leia mais

INTENSIVO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

INTENSIVO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA INTENSIVO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA Inteligência de Mercado Sobre o curso O Programa vai abordar, conceitos, implementação e prática. Hoje, um dos maiores desafios das empresas é o gerenciamento do grande

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Profª TANIA FURTADO 1 OBJETIVO: Ao final do Curso, o aluno será capaz de: Conhecer referências que possibilitam

Leia mais

FORMAÇÃO DE TRADERS E NEGOCIADORES INTERNACIONAIS

FORMAÇÃO DE TRADERS E NEGOCIADORES INTERNACIONAIS FORMAÇÃO DE TRADERS E NEGOCIADORES INTERNACIONAIS Objetivo O objetivo deste curso é dotar o participante das competências necessárias para atuar com sucesso no competitivo mercado global, desenvolvendo

Leia mais