O portal Revelar Lx e a divulgação da documentação do Arquivo Municipal de Lisboa Mónica Queiroz

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O portal Revelar Lx e a divulgação da documentação do Arquivo Municipal de Lisboa Mónica Queiroz"

Transcrição

1 O portal Revelar Lx e a divulgação da documentação do Arquivo Municipal de Lisboa Mónica Queiroz

2 I N T R O D U Ç Ã O E ste artigo pretende explicar as origens do portal Revelar Lx, os objectivos e a metodologia seguida na sua construção, assim como o trabalho de equipa entre as Bibliotecas e os Arquivos, os novos comportamentos do público perante a Internet e a constante inovação e interactividade construída para divulgar o importante acervo documental existente no Departamento de Bibliotecas e Arquivos, sobretudo do Arquivo Municipal de Lisboa. O R I G E M DO P R O J E C T O R evelar Lx é um projecto inserido num programa - iniciado em 2004 e terminado em Dezembro de 2006 denominado LIGHT. O objectivo deste projecto é trazer à luz o valor do património cultural de cada região. Para além disso, está adjacente a noção de desenvolvimento do turismo cultural na Europa, superando fronteiras e permitindo que todos conheçam, a partir de conteúdos digitais e interactivos, as potencialidades da informação inserida nas bibliotecas e arquivos. Figura 1 Página principal do Revelar Lx O programa foi co-financiado pela União Europeia, através do INTER- REG IIIC 1, tendo como objectivo salientar o papel dos arquivos e bibliotecas municipais enquanto centros de difusão e de promoção da informação sobre o património cultural local. Figura 2 Logotipo do Projecto Light. Participaram neste projecto cinco bibliotecas e arquivos de diferentes regiões europeias: Bekes (Hungria), Bolonha (Itália), Roskilde (Dinamarca), Veria (Grécia) e Lisboa (Portugal). Cada parceiro apresentou as suas propostas. A de Lisboa foi o Revelar Lx Espaço e Tempo, projecto que visa revelar o inexplorado património histórico da cidade, com o cruzamento da informação existente nas bibliotecas e arquivos. Figura 3 Logotipos Light e Interreg III O passo seguinte foi a disponibilização de conteúdos na Internet, pois cada vez mais, o público utiliza as pesquisas na web como primeira ferramenta na busca de informação Trata-se de um fundo europeu específico que visa ajudar várias regiões europeias a trabalharem em conjunto, como parceiros em projectos comuns, partilhando experiências, conhecimentos e desafios.

3 Para a avaliação dos vários projectos, os parceiros reuniram-se semestralmente para discutirem os seus trabalhos, metodologias, partilharem experiências e conceberem modelos, adaptando-os de acordo com os objectivos definidos pelo projecto LIGHT. Estas reuniões permitiram a abertura de fronteiras do conhecimento, porque cada região teve a oportunidade de conhecer as restantes, assim como o seu património cultural. Findo o tempo de trabalho em conjunto (24 meses) entre os vários países, coube a cada região continuar a desenvolver o seu site interactivo e divulgá-lo junto das instituições e do público. Revelar Lx Espaço e Tempo foi o nome escolhido para um endereço na Internet, tendo como objectivos: Figura 4 Logotipo Revelar Lx. - revelar a história e o património da cidade de Lisboa passado, presente e futuro. Foi desenvolvido pelo Departamento de Bibliotecas e Arquivos, uma criação de raiz, concebido para a divulgação de conteúdos das bibliotecas municipais e dos arquivos, através de um grupo de trabalho diversificado na sua área de formação 2. M E T O D O L O G I A N o início do projecto, a equipa do Departamento de Bibliotecas e Arquivos efectuou várias reuniões para a concepção e arquitectura do site. Foi definido que tipo de informação a disponibilizar, quais os recursos informativos das duas instituições e qual seria a sua apresentação. Assim, planificaram-se os trabalhos no tempo disponível para o efeito, visto que os técnicos envolvidos no projecto desenvolviam em simultâneo, outras actividades no seu local de trabalho (ver fig. 5). Como já existiam muitos sites na web sobre a história da cidade, o objectivo primordial foi concentrar toda essa informação dispersa num único espaço, ou seja concentrar os diversos recursos da web, escolhendo a informação mais importante, evitando os desnecessários ruídos 3. Figura 5 Página de apresentação do Revelar Lx Revelar Lx é um projecto que prova que é possível a integração de vários profissionais da informação independentemente das suas áreas de formação, tendo como objectivo a divulgação e a prestação de serviços ao público, interagindo com ele. 3 Entende-se por ruído toda a informação apresentada e que não é pertinente.

4 Os conteúdos apresentados 4 numa página da web são muito importantes, assim como a rapidez e a obtenção de resultados quando se faz uma pesquisa on-line (Internet) 5. Em qualquer motor de busca pode-se fazer uma pesquisa simples, obtendo uma lista de resultados. Se os resultados obtidos não estão relacionados com a pesquisa realizada, então deverá fazer uma pesquisa mais concreta, a partir de uma palavra ou expressão específica para uma melhor obtenção de resultados. Em ambiente web, o tempo médio para apresentação de uma página da Internet não deve exceder os 10 segundos, para que o utilizador não se disperse e abandone essa busca. Estas noções também estão presentes nos serviços de referência dos arquivos nacionais, ou seja a acessibilidade, as formas de acesso e os instrumentos de descrição documental 6, fundamentais para o acesso à documentação. O acesso pode ser por um lado, imediato, facultando a informação essencial ou, por outro, mais técnico ou exaustivo, direccionado aos investigadores que pretendam realizar um trabalho científico. O site Revelar Lx tem como tema a cidade de Lisboa e para a sua concepção os objectivos foram os seguintes: fomentar o entusiasmo pelo site; facilitar a consulta; apresentar o maior número de resultados pertinentes; utilizar uma linguagem acessível a todas as pessoas; manter um sentido estético na apresentação dos resultados, assim como do site em geral. O tipo de informação a ser disponibilizada foi a fase seguinte neste projecto. Constatou-se que a documentação seleccionada devia ser a mais procurada pelo público, quer a partir da aquisição de publicações, ou da documentação mais consultada nas salas de leitura dos equipamentos já 4 CEES, J. Hamelink Desafios morais na sociedade da informação. In OLIVEIRA, José Manuel Paquete de; CARDOSO, Gustavo Leitão; BARREIROS, José Jorge, org. Comunicação, cultura e tecnologias da informação. 1ª ed. Lisboa: Quimera, ISBN p. 262, refere que o mais importante é a informação disponibilizada, ou seja, a pertinência da informação (ou qualidade) e não a quantidade. É essencial uma informação acessível e clara, que dê pistas, levando à procura de mais informação. 5 Sobre a história da Internet veja-se o artigo de CASTELLS, Manuel A Internet e a sociedade em rede. Idem, Ibidem, p Veja-se o artigo de PENTEADO, Pedro Serviço de referência em arquivos definitivos: alguns aspectos teóricos. Cadernos BAD. Lisboa. ISSN Nº 2, 1º vol (1995), p

5 referenciados. Também, por outro lado, queríamos atingir diferentes público-alvo, estudantes, investigadores, crianças, idosos ou simples curiosos, ou seja, ir ao encontro das expectativas de todos os utilizadores. Assim, concluímos que seria a documentação de fácil consulta, apelativa e simbólica de revelar o passado da cidade de Lisboa. Seleccionou-se a informação de maior interesse e curiosidade que reunisse dados sobre a história, a arte e a literatura, relacionados com a cidade de Lisboa. Apresentou-se pela primeira vez e de forma inédita, mapas e documentos disponíveis no Arquivo Municipal de Lisboa, anexando uma lista bibliográfica de obras que podem ser consultadas nas bibliotecas municipais da cidade (ver fig. 6). A documentação seleccionada foi: Cartulário Pombalino. Colecção de 70 prospectos ( ); Atlas da Carta Topográfica de Lisboa, sob a direcção de Filipe Folque: ; Levantamento da planta de Lisboa: , sob a direcção de Júlio da Silva Pinto; Figura 6 Pormenor da quadrícula de uma planta de Filipe Folque Principais colecções de fotografia, cuja temática fosse essencialmente os acontecimentos da cidade de Lisboa. Figura 7 Imagem do topo do site com um prospecto do Cartulário Pombalino O Cartulário Pombalino é um conjunto de 70 alçados (com dimensões variadas) de edifícios aquando da reconstrução da cidade de Lisboa após o terramoto de 1755, segundo as directivas programáticas do Marquês de Pombal. Estes documentos mostram uma nova Lisboa, saída da catástrofe do século XVIII. Este conjunto documental foi apresentado como cabeçalho da página principal do Revelar LX, para decoração do próprio site (ver fig. 7). O Atlas da Carta Topográfica de Lisboa, sob a direcção de Filipe Folque: ( ) e o Levantamento da planta de Lisboa: , sob a direcção do engenheiro Júlio António Vieira da Silva Pinto são importantes conjuntos de peças da cartografia histórica da cidade, que mostram a evolução geográfica da cidade entre 1856 e O Levantamento da planta de Lisboa: , vulgarmente designado como Levantamento de Silva Pinto, é um documento único, constituído por 249 plantas coloridas à escala de 1: O Atlas da Carta Topográfica de Lisboa, sob a direcção de Filipe Folque: , vulgarmente conhecido por Atlas ou Levantamento de Filipe Folque é constituído por 65 plantas aguareladas em papel.

6 As colecções de fotografias foram seleccionadas com a finalidade de revelar a cidade e mostrar a sua evolução no decorrer do tempo. O espólio fotográfico disponibiliza uma série de informações que permite a compreensão de uma época. O objectivo era a divulgação do acervo cartográfico e fotográfico do Arquivo Municipal de Lisboa para que este se tornasse mais conhecido e estudado, pois esta documentação tem um enorme valor cultural e deve ser assumida como património de todos. A acessibilidade da documentação é uma preocupação constante dos Arquivos Municipais assim como a sua disponibilização a todos os utentes (ver fig. 8). Figura 8 Ponto de Interesse sobre a Basílica da Estrela Com esta documentação disponível, desenvolveram-se as datas mais marcantes da história da cidade, associando acontecimentos e locais que se tornaram memoráveis. Assim, o material cartográfico e fotográfico existente na Divisão de Gestão de Arquivos foi muito útil para a realização deste projecto por ser visualmente muito apelativo ao público. D E S C R I Ç Ã O DO P O R T A L R E V E L A R LX A primeira concepção do site Revelar Lx, resultante das características e da metodologia apresentada, funcionou como teste e acabou por ser definitiva, apresentada aos parceiros do projecto LIGHT nas reuniões finais. A preocupação não foi em obedecer a modelos e a critérios das páginas com informação semelhante no espaço web, mas sim procurar uma certa autonomia e originalidade. A intenção era apresentar a cidade de Lisboa como uma aldeia virtual, acessível a milhões de pessoas, dos mais diversos países, através de um site disponível 24 horas por dia. A página de apresentação tem como objectivo revelar a cidade de Lisboa no seu passado e presente. Seleccionou-se uma imagem do Castelo São Jorge, fazendo uma recriação do século XX, permitindo fazer a comparação dessa zona entre o passado e o presente, pois todo o site tem essa dupla função. A página principal apresenta uma panorâmica da cidade, através das imagens seleccionadas do Cartulário Pombalino e imagens actuais da cidade. Esta forma de apresentação confere uma maior dinâmica ao site, tornando-o mais apelativo para quem navega pelas suas páginas (ver fig. 9). Figura 9 Menu principal e funcionalidades

7 O menu superior foi organizado de forma simples e navegável. A base informativa do site está dividida em sete funcionalidades principais: Apresentação do Projecto Pontos de Interesse Projecto Escola Mapas Acontece Envie Postal Efemérides. Na funcionalidade Apresentação do Projecto é descrito sumariamente a origem do projecto LIGHT, os objectivos e a equipa interveniente. Nos Pontos de Interesse estão reunidos e descritos os principais edifícios de interesse cultural e turístico da cidade. Seleccionou-se, numa primeira fase, os que se situam na zona baixa e estão divididos da seguinte maneira: Locais de Culto, Equipamentos, Palácios, Arte Pública e Toponímia. Privilegiou-se primeiramente esta zona pois reúne um maior interesse histórico, patrimonial e artístico. Para cada um dos edifícios foi indicada a sua localização, data e autoria, elaborando-se um pequeno texto sumário com a sua descrição. Inseriu-se também uma imagem e os links das páginas que contêm informação relacionada. Incluiu-se o link ao portal do Arquivo Municipal e ao catálogo das Bibliotecas Municipais. Na mesma página é possível uma visita guiada sobre o edifício, que não é mais do que uma sequência de imagens antigas e actuais que revelam, simbolicamente, o espaço e o tempo desse local (ver fig. 10). Figura 10 Ponto de Interesse sobre o Mosteiro dos Jerónimos e o pormenor da Visita Guiada Figura 11 Sabia que, o livro de curiosidades do Revelar Lx Na mesma zona, a funcionalidade Sabia que apresenta um livro de curiosidades, concebido na forma de perguntas mais frequentes sobre a cidade e a sua história (ver fig. 11). Circulando na barra do menu de funcionalidades, da esquerda para a direita, surge o LxNotícias, ou seja as principais notícias em destaque, informando as actividades a decorrer na cidade e remetendo para os sites das Bibliotecas e dos Arquivos Municipais de Lisboa. 286 O Projecto Escola, actualmente em desenvolvimento, pretende ir ao encontro das crianças e jovens, apelando ao uso do site na realização das pesquisas, como auxílio nos seus trabalhos escolares. O objectivo é a participação destas crianças e jovens no site, através da exposição

8 dos seus trabalhos on-line, convidando-os a participarem nas actividades dos serviços educativos do Departamento e visitarem os arquivos e bibliotecas. Estão ainda projectadas acções de divulgação do Revelar Lx junto das escolas do 2º ciclo 7 (ver fig. 12). Na área central apresenta-se um quadro animado, composto por uma barra cronológica, que se desloca em dois sentidos (esquerdo e direito), quando se coloca o cursor sobre a mesma. Existe também um Mapa Virtual, dividido em quadrículas, estando só a zona baixa activa, permitindo a visita à cidade e aos seus locais de interesse. Estas duas funcionalidades encontram-se sempre presentes em toda a navegação do site, simbolizando o tempo e o espaço, em baixo e em rodapé encontra-se os logótipos institucionais e alertas de copyright. Figura 12 Imagem do Kivo do Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Lisboa inserido no Projecto Escola Na funcionalidade Mapas encontramos documentos que mostram a evolução geográfica da cidade. Foram seleccionados cinco mapas que percorrem um período do século XVI até à actualidade - permitindo ao utilizador navegar sobre os mesmos e seleccionar directamente os pontos de interesse já inseridos e disponíveis (ver fig. 13). Figura 13 Menu com a funcionalidade Mapas Para o preenchimento da Barra Cronológica é criada, de três em três meses, uma efeméride associada a um acontecimento importante da cidade de Lisboa, reunindo os factos e as histórias. A Restauração da Independência de 1640 inaugurou o site Revelar Lx no dia 1 de Dezembro de Outra efeméride escolhida foi o Regicídio de 1908, com a apresentação de um pequeno filme animado sobre o cortejo fúnebre do rei D. Carlos e do príncipe Luís Filipe, desde o Paço das Necessidades até ao Convento de São Vicente de Fora. A mais recente efeméride criada foi a Conquista de Lisboa aos Mouros por D. Afonso Henriques em 1147, data chave na história da cidade, com o início da governação sob a égide da Coroa portuguesa. 7 A primeira acção de divulgação decorreu em Janeiro de 2007 na Escola Eugénio dos Santos, em Lisboa. Esta acção revelou o enorme aumento no uso da Internet nas escolas assim como o entusiasmo dos alunos na utilização destes recursos informáticos. Os professores foram incentivados a utilizar esta ferramenta nas suas aulas, bem como nas pesquisas a serem efectuadas para os trabalhos escolares. As áreas temáticas mais procuradas pelos alunos são: lazer, entretenimento, saber e cultura. A espera no download das páginas é o maior problema para o aborrecimento dos alunos. Estas conclusões também foram abordadas no seguinte estudo: OLIVEIRA, Paulo Vaz de As implicações do género nas novas tecnologias da informação: análise sociológica do projecto Internet na Escola. Lisboa: [s.n.], Vol. II,p Dissertação de Mestrado em Estudos sobre Mulheres apresentada à Universidade Aberta. Policopiada. 287

9 Figura 14 Pormenor da animação com o cortejo fúnebre e inserido na efeméride sobre o Regicídio As efemérides também descrevem as tradições da cidade, como por exemplo as procissões de Lisboa, desenvolvendo a devoção e o culto aos santos mais representativos da cultura popular. Outra efeméride é Lisboa vai a Banhos, coincidente com a época de Verão e férias, redesenhando- -se o trajecto dos banhistas de Lisboa até às praias de Algés (ver fig. 15). Assim, o objectivo foi associar acontecimentos aos locais que os assistiram e vice-versa e que os tornaram memoráveis, sempre com recurso à documentação existente e disponibilizada pelas Bibliotecas e Arquivos, associando diversos links de várias instituições parceiras neste projecto. Figura 15 Página principal da efeméride Lisboa vai a Banhos O Acontece divulga a informação sobre a cidade de Lisboa, acontecimentos, exposições, colóquios e conferências. A agenda cultural da Câmara Municipal de Lisboa é divulgada mensalmente na funcionalidade Lx Cultural.NoLx Juntas de Freguesia podemos obter informação institucional e os respectivos sites na web. O Lx Notícias sugere as actividades das Bibliotecas e Arquivos Municipais, nomeadamente wokshops e visitas guiadas. A funcionalidade Envie Postal permite seleccionar fotografias antigas de locais, pessoas ou acontecimentos, coincidentes com as efemérides que estão on-line, com a possibilidade de as enviar a um amigo como forma de divulgação do nosso site. O objectivo é preservar a memória visual da cidade e divulgar os recursos do Arquivo Municipal de Lisboa/Arquivo Fotográfico.(ver fig. 16). Figura 16 Página da funcionalidade Envie Postal No fim da página encontram-se algumas funcionalidades como: o Mapa do Site, que permite visualizar a estrutura dos conteúdos e guiar o utilizador; a Perguntas Frequentes visa dar resposta às perguntas formuladas pelos utilizadores; o Assine o Livro de Visitas permite aos utilizadores fazerem as suas críticas, comentários e possíveis correcções; a Politica de Privacidade e Segurança mostra a declaração de protecção relativamente aos dados pessoais fornecidos pelos nossos utilizadores e uma exoneração de responsabilidade sobre a produção, continuidade e 288 validade da informação disponível em outros sites.

10 A ferramenta Adicione aos Favoritos permite a inserção do endereço do portal no grupo de favoritos e a funcionalidade Sugira a um Amigo possibilita através do preenchimento de um formulário o envio do endereço do Revelar Lx a um amigo. Finalmente os Links Úteis indicam alguns sites de interesse cultural sobre a cidade. C O N C L U S Ã O O Revelar Lx é um site de divulgação sobre a cidade de Lisboa, difundindo o património cultural a todas as pessoas, sejam estudantes, crianças, turistas ou simplesmente curiosos, tentando despertar o gosto destes para com a História e dando a conhecer as bases informativas que se encontram nos Arquivos e Bibliotecas Municipais. A justificação para a existência de um site destes consiste na crescente tendência em explorar as potencialidades que as novas tecnologias da informação oferecem, na modernização da autarquia e dos seus serviços e na maior participação do público, interagindo com os diversos serviços culturais da Câmara Municipal de Lisboa 8. Este projecto fomentou a cooperação entre autarquias para promoção dos acervos documentais existentes nas diversas instituições, através da realização de encontros e workshops que possibilitam a partilha de várias experiências para a concepção dos diversos sites na Internet. A boa receptividade está patente no número de inscrições da newsletter e no número de visitantes, entre Fevereiro e Novembro de 2006 verificou-se uma média mensal de visitas ao Revelar Lx, a maioria coincidindo com os vários lançamentos das efemérides. O Revelar Lx é uma ferramenta muito útil que permite um conhecimento mais aprofundado sobre a história de Lisboa e que divulga as várias instituições da cidade que podem ser visitadas. Este portal temático sobre a cidade, pode ser visto como uma aldeia global 9, virtual e acessível em poucos segundos, em http//revelarlx.cm-lisboa.pt. 8 Sobre os objectivos para a construção de websites por parte das autarquias veja: SIMÕES, Maribel Gonçalves Internet: impactos e desafios nas tecnologias de informação nas Câmaras Municipais. Braga: [s. n.], p Dissertação de Mestrado em Sistemas de Informação apresentada à Universidade do Minho. Policopiado. 9 A noção de aldeia global surgiu da necessidade que o público tinha na procura de informação num curto espaço de tempo e nos processos de inovação resultantes das mudanças sociais (OLIVEIRA, José Paquete de; CARDOSO, Gustavo Leitão; BAR- REIROS, José Jorge Introdução. In OLIVEIRA, José Paquete de; CARDOSO, Gustavo Leitão; BARREIROS, José Jorge, org. Op. cit. p

RevelarLx O Espaço e O Tempo

RevelarLx O Espaço e O Tempo RevelarLx O Espaço e O Tempo Mónica Queiroz E-mail: monica.marques.cm-lisboa.pt Marta Marques E-mail: marta.marques.cm-lisboa.pt Departamento de Bibliotecas e Arquivos Câmara Municipal de Lisboa Palácio

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica Museu de Olaria Manual e Guia de exploração do Museu de Olaria para utilização em contexto

Leia mais

Bem-vindo ao nosso mundo virtual! Guia do Portal de Ensino à Distância da Get Training 1

Bem-vindo ao nosso mundo virtual! Guia do Portal de Ensino à Distância da Get Training 1 Após uma experiência formativa de mais de 20 anos em formação presencial, e tendo sempre como princípios a inovação e a satisfação do cliente, é com grande satisfação que a Get Training implementa este

Leia mais

Actualizaç ões e novas funcionalidades. Inoxnet. Versã o 1.70. (c) EBASE Lda. www.inoxnet.com

Actualizaç ões e novas funcionalidades. Inoxnet. Versã o 1.70. (c) EBASE Lda. www.inoxnet.com Actualizaç ões e novas funcionalidades Inoxnet Versã o 1.70 (c) EBASE Lda www.inoxnet.com Índice PORTAL DO INOXNET...3 Modelos... 3 Suporte... 3 Links ú teis... 3 BACK-OFFICE DO WEBSITE...3 Menu... 3 Editor

Leia mais

Relatório formação b-on 2009

Relatório formação b-on 2009 Índice Índice...2 Índice de Tabelas...2 Índice de Figuras...2 Índice de Gráficos...3 1 Sumário...4 1.1 Enquadramento...4 2 Formadores...4 2.1 Objectivos...4 2.1.1 Utilizadores finais...5 2.1.2 Profissionais

Leia mais

Breve Historial do Portal CienciaPT

Breve Historial do Portal CienciaPT Breve Historial do Portal CienciaPT O Portal CienciaPT, lançado oficialmente em Novembro de 2003, durante a semana da Ciência & Tecnologia da U. de Aveiro, está presente em mais de 50 Universidades e Institutos

Leia mais

Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail

Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail Este módulo pressupõe que que já tenha criado uma conta de correio eletrónico no Gmail (caso já não se recorde como deve fazer, consulte o nosso

Leia mais

1. Criar uma nova apresentação

1. Criar uma nova apresentação MANUAL DO Baixa da Banheira, 2006 1. Criar uma nova apresentação Para iniciar uma sessão de trabalho no PowerPoint é necessário criar uma nova apresentação para depois trabalhar a mesma. Ao iniciar uma

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas OBJECTVOS: Avaliar a capacidade do/a professor(a) de integrar esta abordagem nas actividades quotidianas. sso implicará igualmente uma descrição

Leia mais

GUIÃO DE EXPLORAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DE:

GUIÃO DE EXPLORAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DE: GUIÃO DE EXPLORAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DE: Pedro Elias Produção Apoiada pelo Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), co-financiado pelo Estado Português e pela União Europeia,

Leia mais

Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt

Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC www.estagiostic.gov.pt 1 Índice 1 Introdução 3 1.1 Programa de Estágios TIC 3 1.2 Objectivo da plataforma 3 1.3 Perfis 4 1.3.1 Escola 4 1.3.2 Empresa 4 1.3.3

Leia mais

Escolha do tópico: TRANSFUSÃO SANGUÍNEA / DOAÇÃO DE SANGUE / SISTEMA ABO E RH.

Escolha do tópico: TRANSFUSÃO SANGUÍNEA / DOAÇÃO DE SANGUE / SISTEMA ABO E RH. Design pedagógico do objeto de aprendizagem Solidariedade sanguínea. Escolha do tópico: TRANSFUSÃO SANGUÍNEA / DOAÇÃO DE SANGUE / SISTEMA ABO E RH. 1- A quais estratégias e atividades atende cada objetivo

Leia mais

Curriculum DeGóis Guia de preenchimento do Curriculum Vitae (Informação mínima necessária)

Curriculum DeGóis Guia de preenchimento do Curriculum Vitae (Informação mínima necessária) Curriculum DeGóis Guia de preenchimento do Curriculum Vitae (Informação mínima necessária) http://curriculum.degois.pt Março de 2012 Versão 1.5 1 Introdução O objectivo deste guia é auxiliar o utilizador

Leia mais

FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DO PRODUTO

FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DO PRODUTO CARACTERIZAÇÃO DO PRODUTO Estudo da Sustentabilidade das Empresas Recém Criadas Produção apoiada pelo Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), co-financiado pelo Estado

Leia mais

Case study. Galpshare UM PROGRAMA DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL EMPRESA

Case study. Galpshare UM PROGRAMA DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL EMPRESA Case study 2009 Galpshare UM PROGRAMA DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL EMPRESA A Galp Energia é um operador integrado presente em toda a cadeia de valor do petróleo e do gás natural e cada vez mais activo nas

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

Bairro. Normas Orientadoras BAIRRO. Co-financiamento

Bairro. Normas Orientadoras BAIRRO. Co-financiamento Normas Orientadoras BAIRRO Co-financiamento Índice Capítulo I - Âmbito...1 Artigo 1.º - Objecto...1 Artigo 2.º - Definições...1 Artigo 3º - Apelos Bairro 21...1 Artigo 4.º - Objectivos dos Apelos Bairro

Leia mais

A Universidade do Porto

A Universidade do Porto 1 CDI 2013/14. Licenciatura em Ciências da Comunicação, U.P. Desenho e produção de um Sítio Web A Universidade do Porto Apesar da já existência de vários sites ligados à Universidade do Porto, optámos

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Roomle M a n

Leia mais

O Arquivo Municipal de Lisboa: modelos em prática Inês Morais Viegas

O Arquivo Municipal de Lisboa: modelos em prática Inês Morais Viegas O Arquivo unicipal de Lisboa: modelos em prática Inês orais Viegas I ntrodução: Os Arquivos constituem a memória de uma organização, qualquer que seja a sociedade, empresa ou instituição, a fim de suportar

Leia mais

Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes

Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes Iolanda Évora Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes Apresentado no II Fórum Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis Viana do Castelo25-26 de Outubro

Leia mais

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Dirigida a: crianças do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo. Duração: 50 minutos. Relevância /interesse do estudo: Quase todas as crianças

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0 COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 SUMÁRIO 1. O MOODLE 3 2. Acesso à Plataforma 3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina 4 2.2. Página Inicial do Curso 5 3.

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES ONLINE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES ONLINE A época de 2012/2013 terá um novo recurso para a Filiação e Inscrições em Provas para os Clubes, Equipas e Agentes Desportivos, tendo sido criada para o efeito uma nova Plataforma de Inscrições Online.

Leia mais

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1)

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) MICROSOFT OUTLOOK 2003 - OBJECTIVOS OBJECTIVOS: Enumerar as principais funcionalidades do Outlook; Demonstrar a utilização das ferramentas do correio electrónico;

Leia mais

MODELOS Y DINÁMICA DE LA DOCENCIA

MODELOS Y DINÁMICA DE LA DOCENCIA MODELOS Y DINÁMICA DE LA DOCENCIA CRIAÇÃO DO GAEL (GABINETE DE APOIO À PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS E E-LEARNING) ESTUDO DE CASO: PROJECTO CAL2000 DR.ª CARLA PATROCÍNIO, DR. RUI MENDES GABINETE DE ESTUDOS E PLANEAMENTO

Leia mais

1 Contextualização 3 2 Administração do Joomla 5 3 Painel de controlo 6 3.1 Menu sítio 6 3.2 Menu utilizadores 7 3.3 Outras funcionalidades 8 4

1 Contextualização 3 2 Administração do Joomla 5 3 Painel de controlo 6 3.1 Menu sítio 6 3.2 Menu utilizadores 7 3.3 Outras funcionalidades 8 4 1 Contextualização 3 2 Administração do Joomla 5 3 Painel de controlo 6 3.1 Menu sítio 6 3.2 Menu utilizadores 7 3.3 Outras funcionalidades 8 4 Sistema de armazenamento e criação de conteúdos 9 4.1 Criar

Leia mais

Projectar o Algarve no Futuro

Projectar o Algarve no Futuro Projectar o Algarve no Futuro Os Novos Desafios do Algarve Região Digital paulo.bernardo@globalgarve.pt 25 Maio 2007 Auditório Portimão Arena Um mundo em profunda mudança O Mundo enfrenta hoje um processo

Leia mais

Guião de Ajuda. Inscrição. Instituto Português da Juventude Departamento de Associativismo

Guião de Ajuda. Inscrição. Instituto Português da Juventude Departamento de Associativismo Guião de Ajuda Inscrição Instituto Português da Juventude Departamento de Associativismo ÍNDICE Títulos Pág. Apresentação do Roteiro do Associativismo 3 Aceder ao Roteiro do Associativismo 4 Inscrever/Atualizar

Leia mais

Manual do Utilizador GESTFOR Gestão da Formação

Manual do Utilizador GESTFOR Gestão da Formação Manual do Utilizador GESTFOR Gestão da Formação 1. INTRODUÇÃO...1 2. MÓDULO DE GESTÃO...2 2.1. ENTIDADES...3 2.1.1. TERCEIROS...4 2.1.1.1. CONSULTAR OS TERCEIROS...4 2.1.1.2. CRIAR UM TERCEIRO...5 2.1.1.3.

Leia mais

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação...

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... Índice Introdução... 3 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... 4 II Entrada na Aplicação... 5 1. Informações... 6 1. Avaliação

Leia mais

Regulamento do Orçamento Participativo de Vendas Novas. Preâmbulo

Regulamento do Orçamento Participativo de Vendas Novas. Preâmbulo Regulamento do Orçamento Participativo de Vendas Novas Preâmbulo A participação dos cidadãos na gestão dos destinos de uma autarquia é uma abertura necessária à sociedade. As autarquias, sendo o poder

Leia mais

Objectivos Gerais da Aplicação 5 Requisitos Mínimos e Recomendados 5 Processo de Instalação 6

Objectivos Gerais da Aplicação 5 Requisitos Mínimos e Recomendados 5 Processo de Instalação 6 MANUAL DO UTILIZADOR A informação contida neste manual, pode ser alterada sem qualquer aviso prévio. A Estratega Software, apesar dos esforços constantes de actualização deste manual e do produto de software,

Leia mais

Espaços. Sala de Adultos

Espaços. Sala de Adultos Apresentação A Biblioteca Municipal de Murça inaugurada no dia 16 de Setembro de 2005 por S. Exa., a Sr.ª Ministra da Cultura, Professora Doutora Isabel Pires de Lima, integra-se na Rede Nacional de Bibliotecas

Leia mais

TAFCITY (A Cidade Amiga do Idoso) GUIA DO PROFESSOR

TAFCITY (A Cidade Amiga do Idoso) GUIA DO PROFESSOR TAFCITY (A Cidade Amiga do Idoso) GUIA DO PROFESSOR TAFCITY Guia do Professor PAG. 1 Introdução Este guia foi concebido para ajudar os professores a utilizar o curso, planeando a sua lecionação e o modo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.8 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

Estruturando o Pré Projeto

Estruturando o Pré Projeto 1 Estruturando o Pré Projeto Deve ter uma capa padrão, como nome da UNESP na parte superior, o título da pesquisa centralizado no meio da página, a cidade e o ano no rodapé da página e entre o título no

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO Circular n.º 023/2014 Portal F.P.T. - Inscrições Exmo. Sr. Presidente, No seguimento da Circular Nº 021/2014 Inscrições em Provas F.P.T. e depois de disponibilizarmos a possibilidade de testar/treinar

Leia mais

MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO DOS ESTÁGIOS

MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO DOS ESTÁGIOS INSTI INSTUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO

Leia mais

Centro de Investigação Gastronómica O Lagar

Centro de Investigação Gastronómica O Lagar Centro de Investigação Gastronómica O Lagar Situado à beira do Rio Mondego, este restaurante é o perfeito retiro para apreciar os verdadeiros sabores da beira numa ambiência natural e verdejante, na corrente

Leia mais

R E F O R Ç A R E V A L O R I Z A R

R E F O R Ç A R E V A L O R I Z A R R E F O R Ç A R E V A L O R I Z A R Programa da lista candidata à eleição para os órgãos regionais do Norte da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas para o triénio 2008

Leia mais

C406. Ensino e aprendizagem com TIC na educação pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico

C406. Ensino e aprendizagem com TIC na educação pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico C406. Ensino e aprendizagem com TIC na educação pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico Formadores: Eunice Macedo e Carlos Moedas Formando: Irene do Rosário Beirão Marques Entidade formadora: Centro

Leia mais

Como fazer uma pesquisa de Imagens

Como fazer uma pesquisa de Imagens Como fazer uma pesquisa de Imagens Nesta etapa irá aprender como fazer uma pesquisa de imagens no motor de pesquisa Google e ficará a saber como: Reconhecer as diferentes opções do menu de pesquisa Pesquisar

Leia mais

INDAGAR E REFLECTIR PARA MELHORAR. Elisabete Paula Coelho Cardoso Escola de Engenharia - Universidade do Minho elisabete@dsi.uminho.

INDAGAR E REFLECTIR PARA MELHORAR. Elisabete Paula Coelho Cardoso Escola de Engenharia - Universidade do Minho elisabete@dsi.uminho. INDAGAR E REFLECTIR PARA MELHORAR Elisabete Paula Coelho Cardoso Escola de Engenharia - Universidade do Minho elisabete@dsi.uminho.pt Este trabalho tem como objectivo descrever uma experiência pedagógica

Leia mais

PHC Pocket Suporte. ππ Aumento de produtividade. ππ Assistência técnica. optimizada e em tempo real. ππ Diminuição dos custos com deslocações

PHC Pocket Suporte. ππ Aumento de produtividade. ππ Assistência técnica. optimizada e em tempo real. ππ Diminuição dos custos com deslocações PHCPocket Suporte DESCRITIVO O módulo PHC Pocket Suporte permite o acesso a PAT s em aberto e intervenções agendadas, o preenchimento de relatórios de intervenções e a sincronização imediata com a sede.

Leia mais

Divulgação da Ciência em Portugal

Divulgação da Ciência em Portugal Num país com uma cultura científica ainda relativamente débil e onde os recursos relacionados com a ciência são ainda escassos, é oportuno proceder ao seu levantamento, divulgando-os ao público, em particular

Leia mais

Projeto "Aqui Tem Cultura"

Projeto Aqui Tem Cultura Projeto "Aqui Tem Cultura" Objetivo Informar jovens e adultos brasileiros a respeito das seguintes expressões culturais: cinema, teatro, artes plásticas, música e dança no Brasil Requisitos 1. Exibir uma

Leia mais

:: aula 3. :: O Cliente: suas necessidades e problemáticas. :: Habilidades a ser desenvolvidas

:: aula 3. :: O Cliente: suas necessidades e problemáticas. :: Habilidades a ser desenvolvidas :: Nome do Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas :: Nome da Unidade Curricular Programação WEB :: Tema da aula O Cliente: levantamento de dados, suas necessidades e problemáticas. :: Fase / Etapa

Leia mais

COMO LIGAR E CONFIGURAR

COMO LIGAR E CONFIGURAR 1 2 GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA COMO LIGAR E CONFIGURAR carregar a bateria O utilizador deverá, em primeiro lugar, carregar a bateria do sistema. A primeira carga deverá ter um tempo ininterrupto de 6 horas.

Leia mais

Sistema de formação e certificação de competências

Sistema de formação e certificação de competências Sistema de Formação e Certificação de Competências Portal das Escolas Manual de Utilizador Docente Referência Projecto Manual do Utilizador Docente Sistema de formação e certificação de competências Versão

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

BIBLIOTECA CENTRAL DE MARINHA BI PLANEAMENTO DA DE DESINFESTAÇÃO ACÇÕES DE - DESINFESTAÇÃO BIBLIOTECA BCM E ARQUIVO HISTÓRICO

BIBLIOTECA CENTRAL DE MARINHA BI PLANEAMENTO DA DE DESINFESTAÇÃO ACÇÕES DE - DESINFESTAÇÃO BIBLIOTECA BCM E ARQUIVO HISTÓRICO BIBLIOTECA CENTRAL I - OBJECTIVO A presente norma técnica tem por objectivo estabelecer o desenvolvimento das normas arquivistas e documentais do ARQUIVO HISTÓRICO (AH) decorrentes do REGULAMENTO INTERNO

Leia mais

RELATÓRIO INTERCALAR (nº 3, do artigo 23º, da Decisão 2004/904/CE)

RELATÓRIO INTERCALAR (nº 3, do artigo 23º, da Decisão 2004/904/CE) (nº 3, do artigo 23º, da Decisão 2004/904/CE) Comissão Europeia Direcção-Geral da Justiça, da Liberdade e da Segurança Unidade B/4 Fundo Europeu para os Refugiados B-1049 Bruxelas Estado-Membro: PORTUGAL

Leia mais

Prioridades da presidência portuguesa na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Prioridades da presidência portuguesa na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Prioridades da presidência portuguesa na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Prioridades da presidência portuguesa da União Europeia na área de Ciência e Tecnologia Construir o futuro da Ciência e da

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

STC5 Redes de informação e comunicação

STC5 Redes de informação e comunicação STC5 Redes de informação e comunicação João Paulo Ferreira Técnico de organização de eventos Modulo: STC5 Redes de informação e comunicação Formador: Hélder Alvalade 0 Índice Introdução... 2 Desenvolvimento...

Leia mais

Curso SGQ. Formação Elearning. Guia de Acesso ao Curso. * Sensibilização para a Qualidade * 1 - Acesso à Plataforma Studio

Curso SGQ. Formação Elearning. Guia de Acesso ao Curso. * Sensibilização para a Qualidade * 1 - Acesso à Plataforma Studio 1 Formação Elearning Curso SGQ * Sensibilização para a Qualidade * Guia de Acesso ao Curso 1 - Acesso à Plataforma Studio 2 - Acesso ao Curso Sensibilização SGQ 3 - Áreas Principais da Plataforma 4 - Sessões

Leia mais

DIMENSÃO DE CONSTRUÍDO

DIMENSÃO DE CONSTRUÍDO Ano letivo 2013-2014 Programa de Apoio à Avaliação do Sucesso Académico DIMENSÃO DE CONSTRUÍDO (Avaliação Formativa) REFERENCIAL IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Agrupamento de Escolas D. Sancho I

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Digibody's Caricature

Leia mais

Actividades de Raparigas e Rapazes com as TIC

Actividades de Raparigas e Rapazes com as TIC Género, Cidadania e Intervenção Educativa: Sugestões Práticas ractividade Actividades de Raparigas e Rapazes com as TIC Inquérito na Escola Objectivos Sugestões Identificar diferenças e semelhanças na

Leia mais

Projecto de Actividades para a «Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis» Formulário de candidatura

Projecto de Actividades para a «Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis» Formulário de candidatura Projecto de Actividades para a «Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis» Formulário de candidatura (vide instruções no URL: http://www.crie.min-edu.pt/portateis/index.htm) 1. Identificação

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha - Fundão Ano Lectivo 2010/2011 Ensino Básico A avaliação escolar tem como finalidade essencial informar o aluno, o encarregado de educação e o próprio professor,

Leia mais

CARLOS RENATO PARAIZO RA 974808 ANÁLISE DO PORTAL. educarede.org.br

CARLOS RENATO PARAIZO RA 974808 ANÁLISE DO PORTAL. educarede.org.br CARLOS RENATO PARAIZO RA 974808 www.educarede.com.br - 1 ANÁLISE DO PORTAL educarede.org.br Trabalho apresentado como aproveitamento da disciplina AM540 Multimeios e Educação, sob orientação do Prof. Dr.

Leia mais

4.1. UML Diagramas de casos de uso

4.1. UML Diagramas de casos de uso Engenharia de Software 4.1. UML Diagramas de casos de uso Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt Utilizados para ajudar na análise de requisitos Através da forma como o utilizador usa o sistema

Leia mais

elemento digital Dossier de Serviços para Empresas www.e-noivos.com

elemento digital Dossier de Serviços para Empresas www.e-noivos.com elemento digital Dossier de Serviços para Empresas www.e-noivos.com Julho 2003 1. A quem se dirige este documento? Este documento dirige-se a responsáveis pelo Marketing e/ou pela promoção e dinamização

Leia mais

CURSO: Orientações. MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links. Curso 3/3 2009. Contato com o suporte: Nome.: Empresa.: Data.: / / E-mail.

CURSO: Orientações. MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links. Curso 3/3 2009. Contato com o suporte: Nome.: Empresa.: Data.: / / E-mail. CURSO: Orientações MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links Curso 3/3 2009 Contato com o suporte: Tel.:11-3857-9007 ramal 4 Fax.: 11-3857-9007 ramal 211 Cellular: 11-9333-21 E-mail.: suporte@webcontabil.com.br

Leia mais

REGULAMENTO DA ÁREA MÉDICA DOS SERVIÇOS SOCIAIS DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

REGULAMENTO DA ÁREA MÉDICA DOS SERVIÇOS SOCIAIS DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA REGULAMENTO DA ÁREA MÉDICA DOS SERVIÇOS SOCIAIS DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA Índice Capítulo I Disposições gerais Secção I Noção, âmbito e objectivos Art.º 1 - Noção e âmbito material Art.º 2 - Objectivos

Leia mais

Plano de Comunicação/Divulgação Pós LIFE

Plano de Comunicação/Divulgação Pós LIFE O Plano de Comunicação/Divulgação Pós LIFE, visa dar a conhecer a forma como a CMMN pretende continuar a divulgar os resultados obtidos ao longo do projecto GAPS. Dividido em duas partes, a primeira tem

Leia mais

RESPOSTA AO RELATÓRIO de

RESPOSTA AO RELATÓRIO de RESPOSTA AO RELATÓRIO de Comissão Externa de Avaliação Comissão D. Educação Subcomissão D.4.1 Educação de Infância + 1º Ciclo Do Curso de Licenciatura de Educação de Infância Da Escola Superior de Educação

Leia mais

REGIME DO CANAL PARLAMENTO E DO PORTAL DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

REGIME DO CANAL PARLAMENTO E DO PORTAL DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA REGIME DO CANAL PARLAMENTO E DO PORTAL DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Lisboa 2016 \ \\\ ()((2015 2 REGIME DO CANAL PARLAMENTO E DO PORTAL DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Lisboa Março / 2016 3 4 Regime do Canal

Leia mais

Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc

Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc DOSPrinter Manual do Utilizador Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc Data última versão: 20.03.2006 Versão : 1.1 Data criação: 01.03.2006 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220

Leia mais

Em FORMATO E-LEARNING PQ 11.04.A Página 1 de 6

Em FORMATO E-LEARNING PQ 11.04.A Página 1 de 6 Página 1 de 6 1. FUNCIONAMENTO Os cursos na modalidade de e-learning do são frequentados totalmente online, à exceção do Curso de Trabalhador Designado para a Segurança e Saúde no Trabalho em que a 1ª

Leia mais

PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO DO PORTAL RECYT

PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO DO PORTAL RECYT ANEXO 3 - Proposta de reformulação do Portal para apresentação na reunião PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO DO PORTAL RECYT 1. Antecedentes e justificativa Antes de ser implantado, o Portal RECyT passou por um

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2015 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA - Rua Torquato Laranja, nº 92 Centro CEP 29100-370 - Vila - Velha ES - Tel: (27) 3320-3400 Seja

Leia mais

Introdução ao icare 2

Introdução ao icare 2 Introdução ao icare 2 (Instrumentação para a Coleta Assistida de Resíduos Recicláveis V.2) Arthur Elídio da Silva Lucas Zenaro José Tarcísio F. de Camargo Unipinhal (2015) SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 O

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a AutoCAD WS M

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

O CASO FINLANDÊS. Políticas de arquitectura na União Europeia. João Ferreira Bento

O CASO FINLANDÊS. Políticas de arquitectura na União Europeia. João Ferreira Bento Boletim da Ordem dos Arquitectos, Nº 147, Abril de 2005: p. 8. Políticas de arquitectura na União Europeia O CASO FINLANDÊS João Ferreira Bento O ambiente urbano que diariamente nos rodeia é propriedade

Leia mais

O CNPV. e as Estruturas Locais de Voluntariado. 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás

O CNPV. e as Estruturas Locais de Voluntariado. 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás O CNPV e as Estruturas Locais de Voluntariado 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás As Origens do Voluntariado O Voluntariado sempre existiu. Nuns casos, de maneira difusa, noutros de forma organizada.

Leia mais

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus O SAPO Campus é uma plataforma online, disponível em http://campus.sapo.pt, que permite a comunicação e a colaboração entre membros de uma Instituição

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO DE PROTECÇÃO DE DADOS DO ARTIGO 29.º

GRUPO DE TRABALHO DE PROTECÇÃO DE DADOS DO ARTIGO 29.º GRUPO DE TRABALHO DE PROTECÇÃO DE DADOS DO ARTIGO 29.º 00327/11/PT WP 180 Parecer 9/2011 sobre a proposta revista da indústria relativa a um quadro para as avaliações do impacto das aplicações RFID na

Leia mais

Regulamento da Biblioteca da EB1/JI da Cruz da Areia Agrupamento de escolas José Saraiva

Regulamento da Biblioteca da EB1/JI da Cruz da Areia Agrupamento de escolas José Saraiva Regulamento da Biblioteca da EB1/JI da Cruz da Areia Agrupamento de escolas José Saraiva Artigo 1º DEFINIÇÃO A Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da EB1/JI da Cruz da Areia é constituída

Leia mais

CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO CURSO: Física DISCIPLINA: Informática para o Ensino de Física CONTEUDISTA: Carlos Eduardo Aguiar

Leia mais

Festival do Sol. Maratona Fotográfica Fotografar de Sol a Sol. Normas de Participação

Festival do Sol. Maratona Fotográfica Fotografar de Sol a Sol. Normas de Participação Festival do Sol Maratona Fotográfica Fotografar de Sol a Sol Normas de Participação Normas de Participação na Maratona Fotográfica Fotografar de Sol a Sol Art.º 1º Objecto 1. O presente Projecto de Regulamento

Leia mais

Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter

Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter Sumário 1 Acesso ao ambiente de EaD... 1 2 Navegação... 2 3 Perfil... 2 4 Programação... 3 5 Blocos... 4 6 Comunicação... 6 6.1 Fórum de notícias... 6

Leia mais

APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS PARA JOVENS ENTER TOOLBOX SUMÁRIO EXECUTIVO

APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS PARA JOVENS ENTER TOOLBOX SUMÁRIO EXECUTIVO ENTER APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS PARA JOVENS TOOLBOX SUMÁRIO EXECUTIVO Esta publicação foi adaptada pelo parceiro BEST Institut für berufsbezogene Weiterbildung

Leia mais

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena.

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena. JUQUERIQUERÊ Resumo Neste breve documentário, um índio faz uma retrospectiva de como ele vivia na região do Rio Juqueriquerê, localizada no litoral norte do Estado de São Paulo. Em seu relato, compara

Leia mais

Parceiro Sage my.sage.pt

Parceiro Sage my.sage.pt Manual de Identidade Parceiro Sage my.sage.pt Indice 01 Introdução 02 Introdução 02 A importância de usar a marca Sage correctamente 02 Utilização do logótipo Parceiro Sage 02 Novo Logótipo Parceiro Sage

Leia mais

Serviços de Acção Social do IPVC. Normas de funcionamento da Bolsa de Colaboradores

Serviços de Acção Social do IPVC. Normas de funcionamento da Bolsa de Colaboradores Aprovadas pelo Conselho de Acção Social do IPVC em 1 de Fevereiro de 2011 Serviços de Acção Social do IPVC Normas de funcionamento da Bolsa de Colaboradores O Conselho de Acção Social do Instituto Politécnico

Leia mais

INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO

INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AFERIÇÃO EFECTIVIDADE DA AUTO-AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS PROJECTO ESSE Orientações para as visitas às escolas 1 Introdução As visitas às escolas realizadas segundo o modelo

Leia mais

MANUAL MOODLE - PROFESSORES

MANUAL MOODLE - PROFESSORES MANUAL MOODLE - PROFESSORES VERSÃO 2.5 Faculdades Projeção FACULDADE PROJEÇÃO Prof. Oswaldo Luiz Saenger Presidente Prof.ª Catarina Fontoura Costa Diretora Geral das Unidades Educacionais Prof. José Sérgio

Leia mais

Guia de Acesso para os Cursos Online

Guia de Acesso para os Cursos Online Sumário Apresentação... 3 1. Como saber qual disciplina faz parte do meu Módulo?... 4 2. Como saber a ordem das aulas que devo assistir?... 6 3. Como faço para assistir aos vídeos e visualizar os materiais

Leia mais

ESCOLA EB2,3/S Dr. ISIDORO DE SOUSA

ESCOLA EB2,3/S Dr. ISIDORO DE SOUSA ESCOLA EB2,3/S Dr. ISIDORO DE SOUSA Passos para Ligar 1. Verificar se o projector de Vídeo está ligado à corrente tomada do lado esquerdo do quadro, junto à porta, caso não esteja ligue a ficha tripla

Leia mais

MANUAL DA INCUBADORA DO TAGUSPARK

MANUAL DA INCUBADORA DO TAGUSPARK MANUAL DA INCUBADORA DO TAGUSPARK Data: Outubro de 2013 Índice 1. Introdução... 1 2. Âmbito... 1 3. Modelo de incubação... 2 3.1 Pré-Incubação... 2 3.2 Incubação... 3 3.3 Desenvolvimento Empresarial...

Leia mais