GÓTICO A arte das catedrais. Criação: Ana Cláudia B.Sanches

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GÓTICO A arte das catedrais. Criação: Ana Cláudia B.Sanches"

Transcrição

1 GÓTICO A arte das catedrais

2 Gótico Nos primórdios da Idade Média o centro da vida social estava no campo e o desenvolvimento intelectual e artístico ficava restrito aos mosteiros No século XII, devido a economia fundamentada no comércio, a vida social vai dos campos para as cidades e surge a BURGUESIA URBANA. A cidade novamente é o centro renovador dos conhecimentos, da arte e da própria organização social. No séc. XVI, chamaram-na de gótica de aparência bárbara que poderia ser criada pelos godos, povo que invadira o Império Romano. Mais tarde o nome gótico perde seu nome depreciativo e se liga à arquitetura caracterizada pelos arcos ogivais. Surgiu na França nos fins do século XII e expandiu-se pela Europa Ocidental, mantendo-se até a Renascença, ou seja, até o século XIV, na Itália, e até o século XVI ao norte dos Alpes. A (centros dentro da base da ogiva) B (centros nos pés da ogiva - simétrica equilátera) C (nesta construção específica, a altura e a largura são iguais e os centros encontram-se fora da base da ogiva). Notre Dame de Laon, França Construída entre os séc. XII e XIII sobre um edifício românico perdido num incêndio. Uma das poucas estruturas religiosas que sobreviveu quase sem danos à Revolução Francesa. Notre Dame, Paris, França Notre Dame de Laon

3 Gótico Catedral Românica de Saint-Sernin, França 3 portais acesso as três naves da igreja 1 torre não construída conforme o projeto Janela - acima dos frisos que emolduram o tímpano Janela redonda rosácea característica do estilo gótico. Catedral de Saint-Denis, França, 1140

4 Gótico Século XII uma nova arquitetura ganha espaço. Catedral de Amiens, França Arcada 2. Trifório 3. Vitrais

5 Gótico Abóbada de arestas Duas abóbadas de berço apoiadas sobre pilares Leveza arquitetônica Maior iluminação interna Aspectos importantes: 1. abóboda de nervuras acumulo de tensões pontuais de assentamento que permitiram vãos maiores nas paredes maior luminosidade Maior impressão de altura e verticalidade 2. Pilares: Espaços regulares paredes menos espessas 3. Consequência estética: Pilares: Pequenas áreas de parede com grandes áreas de vidro trabalhado: vitrais

6 Gótico A Catedral de Chartres teve a sua construção iniciada em 1145 e foi reconstruída após um incêndio de Marca o ponto alto da arte gótica na França. A nave, em puro estilo ogival, os adornos com estátuas finamente esculpidas de meados do século XII e as magníficas janelas com vitrais dos séculos XII e XIII, combinam-se para formar uma obra-prima inigualável. Tem uma área superior a m², 130 m de comprimento e largura máxima de 46 m.

7 Gótico - Catedral de Chartres Cada portal apresenta um tímpano com esculturas que narram diferentes momentos da vida de Cristo. O central: Cristo em Majestade (assumindo sempre uma posição frontal no centro da composição, e ladeado por figuras sagradas cuja escolha varia de acordo com a época e contexto) cercado pelos símbolos que representam os quatro evangelistas. À esquerda: a ascensão de Cristo ao céu após a ressurreição. À direita: Maria com Menino Jesus no colo. Coluna esculpidas com representações de reis e rainhas do Antigo Testamento. Ricamente trabalhadas nos traços fisionômicos e nos drapeados.

8 Gótico - Catedral de Chartres Árvore de Jessé Parte de um conjunto de três janelas ogivais. Extraído do Antigo Testamento, comenta a genealogia de Jesus. Na extremidade inferior, Jessé em sua cama; De seu peito sai uma árvore que sobe até o ponto mais alto, onde está Cristo. Ao centro os ancestrais de Cristo. Nos painéis curvos os profetas que anunciaram a vinda do Salvador. Notre-Dame de la Belle Verrière Maria com Menino Jesus no colo.

9 Gótico A Árvore de Jessé é uma representação artística da árvore genealógica de Jesus Cristo a partir de Jessé, pai do rei David. Motivo frequente na arte cristã entre os séculos XII e XV. Jessé surge reclinado ou adormecido, com uma árvore a crescer do seu corpo, onde os antepassados de Jesus de acordo com a Bíblia são desenhados nos galhos da árvore, juntamente com os profetas e o próprio Jesus no topo. Nem todas as ilustrações incluem o mesmo número de pessoas.

10 Gótico - Catedral de Notre-Dame, Paris Uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame Nossa Senhora). A catedral surge ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contato e ascensão espiritual. Rosácea - vitral

11 Gótico - Catedral de Notre-Dame, Paris As gárgulas, na arquitetura, são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas pluviais a certa distância da parede e que, especialmente na Idade Média, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas, comumente presentes na arquitetura gótica. O termo se origina do francês gargouille, originado de gargalo ou garganta, em Latim gurgulio, gula. Acredita-se que as gárgulas eram colocadas nas Catedrais Medievais para indicar que o demônio nunca dormia, exigindo a vigilância contínua das pessoas, mesmo nos locais sagrados. Uma quimera, ou uma figura grotesca, é um tipo de escultura similar que não funciona como desaguadouros e serve apenas para funções artísticas e ornamentais. Popularmente conhecidas como gárgulas.

12 Gótico Sainte-Chapelle, Paris O gótico francês da segunda metade do séc XIII recebeu o nome de rayonnant (radiante), numa referência ao rendilhado das rosáceas e às delgadas e delicadas colunas combinadas com áreas de vitrais. O trabalho dos vitrais e a harmonia das colunas revestidas de dourado são à arquitetura grande semelhança com os trabalhos filigranados em metal e esmalte dos relicários medievais.

13 Gótico - Catedral de Milão A catedral é imensa, com 157 m de comprimento e 109 m de largura. O interior tem cinco naves com uma altura que chega aos 45 metros, divididas por 40 pilares. Possui um transepto com três naves. A construção do edifício começou em 1386 porém, as obras prosseguiram lentamente até fins do século XV. Apenas no século XVII foi a fachada construída, em estilo maneirista. Em 1805, por iniciativa direta de Napoleão, que havia invadido a Itália, as obras foram recomeçadas. Nessa época a fachada principal e grande parte dos detalhes exteriores, como os pináculos, foi completada em uma mistura de estilos, entre o neogótico e o neobarroco. Apenas em 1813 foi a catedral dada por finalizada, mais de quatrocentos anos após o início das obras.

14 Gótico Palácio Ca d Oro Casa de ouro O estilo gótico chegou as residências no séc. XV. Construído por Matteo Reverti Referência ao rico revestimento dourado que ornamenta a fachada branca no tempo de sua construção. Considerado o mais belo edifício gótico de Veneza.

15 Neogótico ou revitalismo gótico Estilo de arquitetura revivalista originado em meados do século XVIII na Inglaterra. Séc. XIX, estilos neogóticos progressivamente mais sérios e instruídos procuraram reavivar as formas góticas medievais, em contraste com os estilos clássicos dominantes na época. O movimento de revivalismo gótico teve uma influência significativa na Europa e nas Américas, e talvez tenha sido construída mais arquitetura gótica revivalista nos séculos XIX e XX do que durante o movimento gótico original.

16 Gótico A Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé. É um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo. Inauguração: 1967 Arquiteto: Maximilian Emil Hehl

17 Gótico A Basílica Menor Santo Antônio do Embaré ou Basílica Santo Antônio do Embaré, inaugurada em 1945, Santos, no estilo da arquitetura neogótica.

18 Gótico A Catedral de Santos. É a sede da Diocese de Santos e da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga da cidade. Em 1909 começou a construção - segundo o projeto do arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl, professor da Escola Politécnica de São Paulo. Hehl projetou uma igreja em estilo neogótico, em voga na época, com uma cúpula sobre o transepto em estilo renascentista. De maneira geral o projeto é semelhante ao da Catedral de São Paulo, projetada pelo mesmo Hehl.

19 Gótico - escultura De modo geral, a escultura gótica estava associada à arquitetura. Nos tímpanos ou no interior das igrejas, as esculturas enriqueciam as construções e documentavam, os aspectos da vida humana mas valorizados na época. Cavaleiro Catedral de Bamberg, Alemanha c.1235 Plasticamente revela vigor e equilíbrio na composição do volume do corpo do cavalo e do cavaleiro medieval. Do ponto de vista do tema, revela a cultura da cavalaria medieval, uma nova estrutura social nas cortes europeias e assumiu a liderança da vida intelectual, até então dominada pelos monges e confinada nos mosteiros.

20 Gótico - escultura Nobre Uta Catedral de Naumburg, Alemanha. Impressiona pela naturalidade com a mão direita sugerida sob a veste parece aconchegar ao rosto a gola da capa. Plenamente identificada com as tendências naturalistas da época, esta obra, porém, surpreende por retratar com perfeição o flagrante de uma pessoa real.

21 Gótico - escultura Século XIII, algumas obras com autoria identificada. Giovanni Piaso Baixos-relevos do púlpito da igreja de Santo André, Pistoia. Cena da crucificação, esculpida entre outras cenas religiosas, consegue comunicar ao observador, com intensidade dramática, os sentimentos de dor e sofrimento.

22 Gótico - escultura Giovanni Piaso Virgem e o menino Jesus em Pádua, uma escultura independente da arquitetura. A figura isolada e a postura da imagem são indícios de que Pisano estudou com atenção a estátua românica típica em que Maria seria representada rigorosamente sentada com o menino Jesus nos joelhos, a figura está de pé e segura o menino com o braço esquerdo. De aspecto naturalista, Maria parece segurar o filho com esse braço de modo a ter a mão direita livre.

23 Manuscritos Românicos e Góticos O período românico (c ): renovado fervor religioso e a um feudalismo mais forte. Ao longo da metade do séc XII o período românico evoluiu para o gótico, que durou de 1150 até o começo do Renascimento europeu na Itália do século XIV. A restauração ilusionista da era carolíngia deu lugar a uma nova ênfase no desenho linear e a uma disposição para distorcer figuras e fundi-las no desenho global da página. A representação da profundidade se tornou ainda menos importante e as figuras eram colocadas contra panos de fundo de folha de ouro ou padrões texturizados. Cruzada: qualquer um dos movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa (Palestina) e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão. Estes movimentos estenderam-se entre os séculos XI e XIII, época em que a Palestina estava sob controle dos turcos muçulmanos.

24 Manuscritos Românicos e Góticos A ARTE DOS MANUSCRITOS ILUSTRADOS Durante o século XII e até o século XV, a arte desenvolveu-se também nos objetos preciosos feitos em marfim, ouro e prata e decorados com esmalte e nos ricos manuscritos ilustrados. Os manuscritos eram feitos em várias etapas e dependiam do trabalho de várias pessoas. Primeiro era necessário curtir de modo especial a pele de cordeiros ou vitelas. Essa pele curtida chamava-se de velino. Nas oficinas dos mosteiros ou nos ateliês de artistas leigos, os trabalhadores cortavam as folhas de velino no tamanho que seria o livro. O velino, portanto, tinha a função hoje dada ao papel. Em seguida, os copistas transcreviam textos sobre as páginas já cortadas. Ao realizar essa tarefa, deixavam espaços que seriam preenchidos pelos artistas com as ilustrações, os cabeçalhos, os títulos e as capitulares as letras maiúsculas, ricamente trabalhadas, com que se iniciava o texto. Todo esse trabalho decorativo ficou conhecido com o nome de iluminura.

25 Gótico manuscrito - iluminuras O massacre dos inocentes e Fuga para o Egito Ilustração de uma página do Saltério de Ingeborg c.1195 Seu nome está relacionado a seu conteúdo uma coletânea de salmos e ao nome da princesa Ingebord, da Dinamarca, para quem for feito. Cenas: qualidade em vários aspectos: No drapeado das vestimentas No desenho da anatomia do corpo humano e, sobretudo, na combinação do dourado com cores fortes como vermelho e azul-escuro. A observação dos manuscritos ilustrados permite-nos chegar a duas conclusões: 1. Compreensão do caráter individualista que a arte da ilustração ganhava, pois destinava-se aos poucos possuidores das obras copiadas; 2. Os ilustradores góticos tornaram-se tão habilidosos na representação do espaço tridimensional e na composição de uma cena, que seu trabalho acabou influenciando as criações de alguns pintores.

26 Românicos e Góticos O Douce Apocalypse (Doce Apocalipse), escrito e ilustrado por volta de ilustração acima de duas colunas de texto grafado. estilo de letra cuja repetição de verticais coroadas por serifas pontiagudas já foi comparada a uma cerca de ripas. Textura: modo dominante de letras góticas. Traços arredondados eram quase eliminados. As letras e os espaços eram estreitados para poupar espaço pergaminho. O efeito global é o de uma densa textura negra. A multidão venerando Deus, do Douce Apocalypse, São João, o repórter errante da destruição final, é mostrado à esquerda da cena, perscrutando, curioso, a imagem retangular.

27 Douce Apocalypse Cada página Quadrado livre no canto superior esquerdo para uma inicial. As ilustrações são divididas em segmentos por meio de elaboradas molduras. A multidão triunfante em togas brancas que sobreviveu à grande tribulação circundando um Deus de aparência muito humana com seu Cordeiro. A toga azul-celeste e o manto marrom de São João dão o tom para uma paleta suave de azuis, verdes, vermelhos, marrons, cinzas e amarelos. representa uma nova linhagem de livro ilustrado - o design de página dos livros xilogravados do século XV, após a imprensa chegar à Europa. Por indistinção de origem nacional evidencia a tendência rumo a um estilo gótico internacional que perpassou o período gótico tardio. Figuras alongadas que se erguem num movimento vertical, muitas vezes trajando costumes elegantes e populares ou togas soltas.

28 Românicos e Góticos Página Altura de 33,6 centímetros Capitulares ilustradas contendo cenas bíblicas sobre fundos de folha de ouro Texto em tamanho grande: no estilo textura Texto circundado por uma moldura intrincada com capitulares em padrão decorativo Marginalia, deixas visuais sugerindo parábolas e histórias adequadas para o pastor contar à congregação após concluir a leitura das Escrituras. Essa tem no topo uma coruja/cavalo conferenciando com um homem/caracol Na base, um demônio observa, complacente, um noivado. A jovem donzela estende avidamente a mão para o anel de noivado do falcoeiro; o gato e rato simbólicos abaixo do casal sugerem que alguém está sendo vitimado. A vida cotidiana das pessoas migrara para as margens dos livros religiosos. Alguns historiadores viram nisso uma indicação inicial de aproximação do humanismo do Renascimento, com sua preocupação com a qualidade da vida humana na Terra. Página do Salmo de Ormesby, c. início do século xiv. Decoração, ilustração e capitulares são reunidas em uma única moldura de texto complexa. Vermelho e azul prevalecem em muitos manuscritos do período gótico tardio.

29 Gótico - pintura Desenvolveu-se nos séculos XIII, XIV e início do XV, quando ganhou novos aspectos que prenunciavam o Renascimento. Sua principal característica: A procura do realismo na representação das figuras. Cimabue (fiorentino) - influenciado pelos ícones bizantinos, mas nítida preocupação com o realismo ao representar a figura humana. Procurou, por meio da postura e do drapeado das roupas, dar algum aspecto de movimento às figuras de anjos e santos; entretanto, não chegou a realizar plenamente a ilusão da profundidade do espaço. A virgem e o menino rodeados por seis anjos Cenni di Petro (Giovanni) Cimabue Têmpera sobre madeira c

30 Gótico pintura - Giotto di Bondone ( ) Para entender a concepção de Giotto em relação aos santos, precisamos levar em conta o cenário cultural do século XIII. Com o advento da ascensão da classe burguesa as relações sociais se transformaram e nesse contexto, o ser humano se sentia forte, capaz de grandes conquistas e já não se identificava mais com as figuras dos santos da arte Bizantina e Românica, tão espiritualizada e de postura estática e rígida. Giotto irá buscar refletir isso em sua arte, uma visão mais humanista do mundo. Retiro de São Joaquim entre os pastores São Joaquim e os pastores estão representados em tamanho maior que o das árvores e quase se igualam, em altura, às montanhas que compõem a paisagem.

31 Gótico pintura - Giotto di Bondone ( ) Maestà Maria com o menino entronados A obra de Giotto marca um rompimento com a arte bidimensional, de tradição bizantina. Giotto foi revolucionário para época em que viveu ao imprimir um estilo próprio e alterar a forma abstrata e transcendente de representar a iconografia religiosa na arte bizantina, além de desenvolver a tridimensionalidade em seus trabalhos. A obra Maestà é um exemplo da grande atenção dada pelo artista fiorentino ao fato de humanizar os personagens religiosos na pintura. O trono que acolhe Nossa Senhora e o Menino Jesus assemelha-se a uma oratória, ornamentada de maneira gótica com refinadas incrustações em mármore. A forma tridimensional da estrutura dá uma sensação de veracidade ao espaço e isso representa tipicamente a cuidadosa visão de profundidade dos trabalhos de Giotto. A evidente desproporção da Virgem Maria em relação a outras figuras é devido a exigência de mostrar a imagem de Nossa Senhora em majestade a um número maior de fiéis. Os vasos rosa nas mãos dos arcanjos, símbolos marianos de pureza e castidade, estão entre os primeiros exemplos medievais de natureza morta, já experimentado por Giotto nos afrescos padovaneses.

32 Gótico pintura - Giotto di Bondone ( ) A obra Prédica Diante de Honório III, Igreja São Francisco em Assis, também revela a preocupação de Giotto com a humanidade das figuras representadas.

33 Gótico pintura - Giotto di Bondone ( ) Verifica-se na Última Ceia, a condição humana presente na cena: os rostos dos apóstolos são humanos e humanos são seus movimentos. A composição é dinâmica, realista. Giotto - discipulo de Cenni di Peppo, mais conhecido por Cimabue. As regras determinavam a importância dos personagens pintados. Deus surgia sempre acima de Cristo e a figura de Jesus tinha que ser maior do que a dos anjos. Estes só podiam aparecer acima dos santos. E, ao fundo, ouro, ornatos, nada de árvores, de montanhas, de vida. O mestre fiorentino, fugiu dessas regras e fez do homem o foco das cenas que pintava. Ainda deu-lhe como ambiente o mundo real, embora moldando este à sua vontade. Não produzia uma vida estática e nem sentimentos estereotipados. As emoções eram transmitidas de forma real. Graças a isso, suas figuras ganharam não só humanidade, como também individualidade. Ao contrário dos santos que eram pintados na época, os de Giotto impressionam por terem expressão de gente.

34 Gótico Jan van Eykc "Retábulo do Cordeiro" 1432, óleo sobre painel, 146,2x51,4 cm (cada painel), Catedral de São Bavão, Gand. Retábulo é uma construção de madeira, de mármore, ou de outro material, com lavores, que fica por trás e/ou acima do altar e que, normalmente, encerra um ou mais painéis pintados ou em baixo-relevo. 2 painéis díptico 3 painéis tríptico 4 painéis - políptico Detalhista nas vestes, adornos e nos elementos da natureza. Os artistas abrem o universo da pintura para o mundo exterior e revelam os efeitos que as diferentes distâncias e a própria atmosfera causam na percepção visual dos seres representados. As conquistas realizadas pelos irmãos Hubert e Jan van Eyck permitem afirmar que suas obras inauguraram a fase renascentista da pintura flamenga. A Pintura flamenga surgiu igualmente através do desenvolvimento de uma mentalidade burguesa (comércio e banca; mercado da arte) e está ligado a uma evolução ideológica para novas formas menos trancendentais para com a Natureza: cultura visual fundamentada em tradições que privilegiam a observação atenta do mundo natural e valorizam a superfície material da imagem Os chamados Pintores flamengos primitivos foram os primeiros a desenvolver e popularizar o uso da pintura a óleo. A origem da sua arte provém das iluminuras do final do período Gótico.

35 Gótico Jan van Eykc "Retábulo do Cordeiro - Adoração do Cordeiro místico" (detalhe) , óleo sobre painel, 137,7x242,3 cm, Catedral de São Bavão, Gand.

36 Gótico Jan van Eykc "O casal Arnolfini" 1434, painel, National Gallery, Londres Retrata os aposentos e as vestes de um rico comerciante do séc.xv. Representação minuciosa, rica em detalhes. O espelho convexo reflete todo o quarto dando uma visão completa do ambiente. Pode se ver todo o ambiente, a porta do aposento e mais duas pessoas.

37 Gótico Fernando Botero The Arnolfinis after Van Eyck (2006) Benjamin Dominguez

38 Gótico Jan van Eykc Uso da perspectiva. Documenta uma paisagem urbana. Registra que no séc.xv o centro de vida social era sem dúvida na cidade, com seus edifícios, pontes e torres. As características de Gioto e Jan van Eyck são um importante testemunho de quanto as sociedades europeias se transformaram e já apontam para as novas mudanças que viriam. Nossa Senhora do Chanceler Rolin"

Ficha de Arte I Trimestre

Ficha de Arte I Trimestre ALUNO: Nº - ANO - TURMA - DATA \ \ 201 Profª Ana Lúcia Leal Ficha de Arte I Trimestre Arte Gótica ou Medieval Estilo artístico desenvolvido na Europa Ocidental, a arte gótica está diretamente ligada ao

Leia mais

A arte da Europa Ocidental no início da Idade Média

A arte da Europa Ocidental no início da Idade Média Natal, RN / /2014 ALUNO: Nº SÉRIE/ANO: TURMA: TURNO: 7º D V DISCIPLINA: TIPO DE ATIVIDADE: PROFESSOR (A): HISTÓRIA DA ARTE TEXTO COMPLEMENTAR - III 1º trimestre TATIANE A arte da Europa Ocidental no início

Leia mais

A imponente Catedral gótica - Duomo de Verona. Catedral gótica de Milão. Catedral de Beauvais, França

A imponente Catedral gótica - Duomo de Verona. Catedral gótica de Milão. Catedral de Beauvais, França IDADE MÉDIA A imponente Catedral gótica - Duomo Catedral Gótica de Verona Catedral gótica de Milão Catedral de Beauvais, França Abóbada Teto Pináculo Torre Gárgula Parte externa da calha para escoar água.

Leia mais

IDADE MÉDIA ARTE GÓTICA

IDADE MÉDIA ARTE GÓTICA IDADE MÉDIA ARTE GÓTICA A partir do século XII, após as cruzadas, tem início na Europa uma economia fundamentada no comércio. Isso faz com que o centro da vida social se desloque do campo para a cidade

Leia mais

A designação "Românico" é uma convenção do século XIX e significa "semelhante ao Romano. Termo usado originalmente para a arquitetura se referia à

A designação Românico é uma convenção do século XIX e significa semelhante ao Romano. Termo usado originalmente para a arquitetura se referia à ARTE NA IDADE MÉDIA ARTE ROMÂNICA A designação "Românico" é uma convenção do século XIX e significa "semelhante ao Romano. Termo usado originalmente para a arquitetura se referia à semelhança entre as

Leia mais

Arte medieval. A Igreja Militante ESTILO ROMÂNICO. Características gerais

Arte medieval. A Igreja Militante ESTILO ROMÂNICO. Características gerais ESTILO ROMÂNICO Arte medieval ESTILO ROMÂNICO ESTILO GÓTICO - Baixa Idade Média (séculos XI e XII); - Estilo pouco homogêneo, que varia de região para região, no entanto, esse estilo apresenta uma unidade

Leia mais

Antropocentrismo (do grego anthropos, "humano"; e kentron, "centro") é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do

Antropocentrismo (do grego anthropos, humano; e kentron, centro) é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do ARTE GÓTICA A Arte Gótica se desenvolveu na Europa entre os séculos XII e XV e foi uma das mais importantes da Idade Média, junto com a Arte Românica. Ela teve grande influencia do forte Teocentrismo (O

Leia mais

ARTE 2º. TRIMESTRE/14

ARTE 2º. TRIMESTRE/14 ARTE 2º. TRIMESTRE/14 IDADE MÉDIA ARTE ROMÂNICA Estilo de arte e arquitetura que prevaleceu na maior parte da Europa nos séculos XI e XII, sendo o primeiro estilo a atingir maior expressão internacional;

Leia mais

O Barroco no Brasil. Capitulo 11

O Barroco no Brasil. Capitulo 11 O Barroco no Brasil Capitulo 11 O Barroco no Brasil se desenvolveu do século XVIII ao início do século XIX, época em que na Europa esse estilo já havia sido abandonado. Um só Brasil, vários Barrocos O

Leia mais

Idade Média. Barroco RENASCIMENTO. Prof. Vinicius Rodrigues

Idade Média. Barroco RENASCIMENTO. Prof. Vinicius Rodrigues Idade Média, RENASCIMENTO Barroco e Prof. Vinicius Rodrigues LITERATURA MEDIEVAL Alta Idade Média TROVADORISMO (Século XI-XIV) Novelas de Cavalaria (PROSA) - O herói-cavaleiro carrega os ideias da Igreja

Leia mais

ARTE GÓTICA. História da Arte Profª Denise Dalle Vedove

ARTE GÓTICA. História da Arte Profª Denise Dalle Vedove ARTE GÓTICA História da Arte Profª Denise Dalle Vedove Introdução A Idade Média foi um dos períodos mais longos da história : durou cerca de dez séculos.iniciouse no ano 476, com a ocupação de Roma pelos

Leia mais

Arte Românica e Gótica. 6º Ano 2015 Artes Professor Juventino

Arte Românica e Gótica. 6º Ano 2015 Artes Professor Juventino Arte Românica e Gótica 6º Ano 2015 Artes Professor Juventino Arte Românica O estilo românico germinou, desde o final do século X até XIII. Sua denominação foi dada por arqueólogos do século XIX, quando

Leia mais

COLÉGIO CEC CENTRO EDUCACIONAL CIANORTE ED. INFANTIL, ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO - SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Aluno (a): Série:

COLÉGIO CEC CENTRO EDUCACIONAL CIANORTE ED. INFANTIL, ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO - SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Aluno (a): Série: COLÉGIO CEC CENTRO EDUCACIONAL CIANORTE ED. INFANTIL, ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO - SISTEMA ANGLO DE ENSINO Aluno (a): Série: Nº. Data: / /2012 Professor(a): Rosilene Ardengui 7º Ano CALIGRAFIA TÉCNICA OU

Leia mais

RENASCIMENTO ITALIANO

RENASCIMENTO ITALIANO ARTES / 2º ANO PROF.MÍLTON COELHO RENASCIMENTO ITALIANO Contexto histórico O termo significa reviver os ideais greco-romanos; na verdade o Renascimento foi mais amplo, pois aumentou a herança recebida

Leia mais

Arte Cristã Primitiva

Arte Cristã Primitiva Arte Cristã Primitiva 1º Ano 1º Bimestre 2015 A clandestinidade Dois Momentos 1º - Clandestino e perseguidos pelos romanos 2 - Aceitação da religião cristã Os primeiros cristãos de origem humilde, reuniam-se

Leia mais

CAPÍTULO 03 ARQUITETURA GÓTICA

CAPÍTULO 03 ARQUITETURA GÓTICA CAPÍTULO 03 72 ARQUITETURA GÓTICA 73 3.1. CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL Trata-se de uma fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias no contexto social, político e

Leia mais

Uma curiosidade das construções ogivais, ou seja, góticas é que quase não se conhece quem foram os arquitetos. Da natureza os maçons tiraram idéias

Uma curiosidade das construções ogivais, ou seja, góticas é que quase não se conhece quem foram os arquitetos. Da natureza os maçons tiraram idéias 1 86 Arte gótica Todos estamos cansados de ouvir falar das igrejas góticas existentes na Europa. Quem não as viu provavelmente teve conhecimentos delas através de filmes na televisão ou fotos em jornais.

Leia mais

Viollet-le-Duc (1814-1879)

Viollet-le-Duc (1814-1879) Viollet-le-Duc (1814-1879) Retrato de Viollet-le Duc by Félix Nadar, 1879 Restaurador de monumentos francês nascido em Paris; Um dos responsáveis pelo reconhecimento do gótico como uma das mais importantes

Leia mais

NEJAD EXAME SUPLETIVO 2016 ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA DE ARTE

NEJAD EXAME SUPLETIVO 2016 ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA DE ARTE NEJAD EXAME SUPLETIVO 2016 ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA DE ARTE ARTE RUPESTRE Arte rupestre é o nome da mais antiga representação artística da história do homem. Os mais antigos indícios dessa arte são

Leia mais

A Arte do Renascimento

A Arte do Renascimento A Arte do Renascimento Estas duas pinturas têm o mesmo tema mas são muito diferentes. Porquê? Nossa Senhora e Criança (Idade Média) Nossa Senhora e Criança (Renascimento) Surgiu em Itália: Séc. XV (Quattrocento)

Leia mais

O luxo de uma casa de Fazenda. fotos: Sérgio Israel

O luxo de uma casa de Fazenda. fotos: Sérgio Israel 32 O luxo de uma casa de Fazenda fotos: Sérgio Israel 33 34 Inspirada nas sedes de fazenda antigas, mas com evidentes toques de modernidade, essa casa projetada pelo arquiteto Maurício Karam para uma propriedade

Leia mais

Arte Romana. 1º Ano Artes. Professor Juventino 2015

Arte Romana. 1º Ano Artes. Professor Juventino 2015 Arte Romana 1º Ano Artes Professor Juventino 2015 Arte Romana A soberania do Império Romano, sem paralelos na história, estendia-se da Espanha ao sul da Rússia, da Inglaterra ao Egito e em seu apogeu absorveu

Leia mais

A Idade Média e O Renascimento

A Idade Média e O Renascimento Estes textos são produzidos sob patrocínio do Departamento Cultural da Clínica Naturale.Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento.

Leia mais

ARTE NO EGITO ANTIGO

ARTE NO EGITO ANTIGO ARTE NO EGITO ANTIGO Ao longo do rio Nilo e principalmente na região norte - o Delta - ; e na região sul dos rios Eufrates e Tigre, desenvolveram-se as primeiras civilizações. No Egito desenvolveu-se um

Leia mais

SIMULADO 4 JORNAL EXTRA ESCOLAS TÉCNICAS HISTÓRIA

SIMULADO 4 JORNAL EXTRA ESCOLAS TÉCNICAS HISTÓRIA SIMULADO 4 JORNAL EXTRA ESCOLAS TÉCNICAS HISTÓRIA QUESTÃO 01 De uma forma inteiramente inédita, os humanistas, entre os séculos XV e XVI, criaram uma nova forma de entender a realidade. Magia e ciência,

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior ARTE GÓTICA Professora Alba Baroni Arquiteta ARTE GÓTICA (1100 1300) No século XII a economia é fundamentada no comércio. O centro da vida social volta a ser a cidade. No inicio

Leia mais

Concurso Arte na Capa 2011

Concurso Arte na Capa 2011 Concurso Arte na Capa 2011 Roteiro de participação O Concurso Arte na Capa 2011 terá como atividade principal o exercício de releitura dos grandes movimentos artísticos, tendo como tema paisagens naturais

Leia mais

a. Na Idade Média, a principal riqueza que um homem poderia possuir era a terra. No texto, identifique

a. Na Idade Média, a principal riqueza que um homem poderia possuir era a terra. No texto, identifique Atividade extra Vivendo a vida do seu jeito Questão 1 A agricultura para consumo era, no feudalismo, a atividade principal. O comércio, muito reduzido. As terras não tinham valor de troca, de mercado,

Leia mais

Colégio Pedro II Departamento de Desenho e Artes Visuais

Colégio Pedro II Departamento de Desenho e Artes Visuais Colégio Pedro II Departamento de Desenho e Campus São Cristóvão II Coordenador pedagógico de Disciplina: Shannon Botelho 7º ano. TURMA: NOME: nº ARTE PÁLEO-CRISTÃ OU DAS CATACUMBAS Surgiu com os primeiros

Leia mais

As portas do nosso passado estão no Museu de Évora Visite-nos!

As portas do nosso passado estão no Museu de Évora Visite-nos! As portas do nosso passado estão no Museu de Évora Visite-nos! O Museu de Évora, para além de oferecer as designadas «visitas clássicas» que criam pontes de contacto entre os diversos públicos que o visitam

Leia mais

Notre Dame de Chartres: o esplendor em pedra e luz

Notre Dame de Chartres: o esplendor em pedra e luz Notre Dame de Chartres: o esplendor em pedra e luz Quando ouvimos a expressão gótico, geralmente nos lembramos de alguns jovens que são aficionados por roupas pretas, caveiras e cemitérios. Algo que remete

Leia mais

Disciplina: História das Artes Visuais 2º semestre 2015. Curso: Bacharelado em Expressão Gráfica. Professora: Vaz

Disciplina: História das Artes Visuais 2º semestre 2015. Curso: Bacharelado em Expressão Gráfica. Professora: Vaz Disciplina: História das Artes Visuais 2º semestre 2015 Curso: Bacharelado em Expressão Gráfica Professora: Vaz EVOLUÇÃO DAS TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO Mundo Antigo ARTE PRÉ-HISTÓRIA Paleolítico Aspecto

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 1º/2º Bimestre 2014 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Yann/Lamarão Data: / /2014 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara História Resultado

Leia mais

O RENASCIMENTO FOI UM MOVIMENTO CULTURAL, OCORRIDO NO INÍCIO DA IDADE MODERNA E QUE FEZ RENASCER A CULTURA GRECO-ROMANA

O RENASCIMENTO FOI UM MOVIMENTO CULTURAL, OCORRIDO NO INÍCIO DA IDADE MODERNA E QUE FEZ RENASCER A CULTURA GRECO-ROMANA O RENASCIMENTO FOI UM MOVIMENTO CULTURAL, OCORRIDO NO INÍCIO DA IDADE MODERNA E QUE FEZ RENASCER A CULTURA GRECO-ROMANA IDADE ANTIGA CULTURA GRECO-ROMANA ANTROPOCÊNTRICA ANTROPO = Homem CÊNTRICA = centro

Leia mais

APOSTILAS DO QUARTO BIMESTRE 8 ANO. TURMA 801 4º Bimestre. Aula 13

APOSTILAS DO QUARTO BIMESTRE 8 ANO. TURMA 801 4º Bimestre. Aula 13 APOSTILAS DO QUARTO BIMESTRE 8 ANO. TURMA 801 4º Bimestre Aula 13 Identidade Visual Embora você possa nunca ter ouvido falar em identidade visual, todos nós estamos sempre sendo bombardeados pelas identidades

Leia mais

Unidade III Conceitos sobre Era Medieval e Feudalismo. Aula 12.1 Conteúdo: Renascimento na Europa.

Unidade III Conceitos sobre Era Medieval e Feudalismo. Aula 12.1 Conteúdo: Renascimento na Europa. Unidade III Conceitos sobre Era Medieval e Feudalismo. Aula 12.1 Conteúdo: Renascimento na Europa. Habilidade: Identificar os elementos que caracterizaram as transformações sociais e científicas na Europa

Leia mais

Barroco. www.roginei.com.br

Barroco. www.roginei.com.br Barroco As origens da palavra são incertas. Talvez venha do português barroco ou do espanhol berrueco, que significa pérola de formato irregular. O Juízo Final (1536-1541) afresco de Michelangelo Capela

Leia mais

Neoclassicismo. Segundo a leitura acima analise os itens e marque uma ÚNICA alternativa:

Neoclassicismo. Segundo a leitura acima analise os itens e marque uma ÚNICA alternativa: Neoclassicismo Questão 01 De acordo com a tendência neoclássica, uma obra de arte só seria perfeitamente bela na medida em que imitasse não as formas da natureza, mas as que os artistas clássicos gregos

Leia mais

Sistema feudal. Palavras amáveis não custam nada e conseguem muito. Blaise Pascal 15

Sistema feudal. Palavras amáveis não custam nada e conseguem muito. Blaise Pascal 15 Sistema feudal Com o declínio da mão de obra escrava no Império Romano, a consolidação da economia passa a ser feita a partir do estabelecimento de acordos entre ricos e pobres, onde o rico se propõe a

Leia mais

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO

Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS. Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Título: GENEALOGIA PARA OS JOVENS Sub-título: DETECTIVES DO PASSADO Dirigida a: crianças do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo. Duração: 50 minutos. Relevância /interesse do estudo: Quase todas as crianças

Leia mais

AS IMAGENS DA VIRGEM MARIA NOS VITRAIS DA CATEDRAL DE CHARTRES. Franciele Mendes Alves 1

AS IMAGENS DA VIRGEM MARIA NOS VITRAIS DA CATEDRAL DE CHARTRES. Franciele Mendes Alves 1 AS IMAGENS DA VIRGEM MARIA NOS VITRAIS DA CATEDRAL DE CHARTRES Franciele Mendes Alves 1 mendesfranciele@bol.com.br Resumo: Este trabalho estuda a devoção mariana representada na iconografia dos vitrais

Leia mais

RENASCIMENTO E HUMANISMO Profª Erô Cirqueira

RENASCIMENTO E HUMANISMO Profª Erô Cirqueira RENASCIMENTO E HUMANISMO Profª Erô Cirqueira Definição: Movimento científico e científico ocorrido na Europa durante a transição entre as idades Média e Moderna. Fatores: A expansão marítima e o renascimento

Leia mais

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações MESOPOTÂMIA FENÍCIA ISRAEL EGITO ORIENTE MÉDIO PÉRSIA ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE ORIENTAL Mesopotâmia - Iraque Egito Hebreus Israel Fenícios Líbano Pérsia

Leia mais

História da arte. Um breve relato - vida e obra 10 artistas que mudaram o mundo

História da arte. Um breve relato - vida e obra 10 artistas que mudaram o mundo História da arte Um breve relato - vida e obra 10 artistas que mudaram o mundo 1.Praxíteles (390?-330 a.c) 2.Giotto (1266/677-1337) 3.Jan Eyck (1390?-1441) 4.Hugo Van Der Goes (1440?-1482) 5.Botticelli

Leia mais

GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS

GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS Jörg Garbers GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS ORIGEM CARACTERÍSTICAS CONCEITOS RELIGIOSOS 1 FARISEUS 1.1 O NOME O nome fariseu provavelmente significa, os que se separam, os separados. O nome já expressa

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Semana de Arte Moderna

Semana de Arte Moderna Semana de Arte Moderna 8º Ano 4º Bimestre 2015 Professor Juventino Introdução Ano foi marcado de 1922 por grandes mudanças na política e na cultura. Transformações no mundo. 1º centenário da independência.

Leia mais

Colméias de 3 mil anos são descobertas em Israel

Colméias de 3 mil anos são descobertas em Israel GRANDES ACHADOS ARQUEOLÓGICOS Parte II Colméias de 3 mil anos são descobertas em Israel Escavações arqueológicas no norte de Israel revelaram evidências de apicultura praticada há 3 mil anos, incluindo

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

TESTATA: EL ECONOMISTA Data: 18 Luglio 2008 TESTATA: VALOR ECONOMICO Data: 11 Settembre 2008 FMR produz livros como na época do Renascimento Para a grande maioria das empresas, retomar sistemas de produção

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

22/04/2015. Publicidade Gráfica. Tipografia. Você sabe qual a importância da Tipografia no mundo em que vivemos?

22/04/2015. Publicidade Gráfica. Tipografia. Você sabe qual a importância da Tipografia no mundo em que vivemos? Publicidade Gráfica Tipografia Você sabe qual a importância da Tipografia no mundo em que vivemos? 1 Capa de Livro Capa de Revista 2 Cartaz Pôster de Filme 3 Grafitte 4 A tipografia do grego typos = forma

Leia mais

O barroco O caso Francês e o barroco no mundo

O barroco O caso Francês e o barroco no mundo O barroco O caso Francês e o barroco no mundo O caso Francês Em França, as concepções renascentistas permaneceram até mais tarde, pois houve uma grande resistência ao Barroco por parte das academias. Quando

Leia mais

São Paulo (SP) - Conheça sua Cidade: hotel abandonado desperta curiosidade

São Paulo (SP) - Conheça sua Cidade: hotel abandonado desperta curiosidade São Paulo (SP) - Conheça sua Cidade: hotel abandonado desperta curiosidade Internauta enviou dúvida sobre hotel abandonado na avenida Brigadeiro Luiz Antônio. Comecei a trabalhar na região há anos e já

Leia mais

Antiguidade século IV. Arte Bizantina

Antiguidade século IV. Arte Bizantina Antiguidade século IV Arte Bizantina Na Antiguidade, além da arte Egípcia e Grega, também encontram-se a Romana, Paleocristã e Bizantina... Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam

Leia mais

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar através de empréstimo, a instituições, nomeadamente, de

Leia mais

Escola Secundária da Ramada

Escola Secundária da Ramada Escola Secundária da Ramada Nome: Margarida Isabel dos Santos Fonseca Turma: 11ºI Número: 7 Disciplina: História da Cultura e das Artes Professora: Maria do Céu Pascoal Data: 09 de Junho de 2006 1/11 Introdução

Leia mais

O Som do Silêncio. quando Deus age e ninguém percebe

O Som do Silêncio. quando Deus age e ninguém percebe PALESTRA 04 MELHOR IMPOSSÍVEL Livro de ESTER capítulos 7 e 8 O rei e Hamã foram ao banquete com a rainha Ester, e, enquanto estavam bebendo vinho no segundo dia, o rei perguntou de novo: "Rainha Ester,

Leia mais

Renascimento, Principais Representantes e Análise de Obras

Renascimento, Principais Representantes e Análise de Obras Renascimento, Principais Representantes e Análise de Obras Pedro Tadeu Schimidt Mantovani, 32 Maio, 2013 Introdução Ao Renascimento Surgido durante os séculos XV e XVI, o Renascimento Cultural tem, como

Leia mais

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO 11. PERÍODOS DA VIDA DE JESUS 28 E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galiléia. Jesus cura a sogra de Pedro: 29 Logo depois, Jesus,

Leia mais

Os templos religiosos e a formação das Minas Gerais

Os templos religiosos e a formação das Minas Gerais Os templos religiosos e a formação das Minas Gerais Sou apenas uma rua na cidadezinha de Minas. Cruz da Igreja de N. Sra do Carmo Ouro Preto Minas há muitas. Provavelmente a Minas que mais nos fascina

Leia mais

Itália berço do Renascimento

Itália berço do Renascimento RENASCIMENTO CULTURAL XIV e XVI Itália berço do Renascimento How does Late Linha Gothic art create do the tempo bridge between Byzantine and Renaissance art? Bizantino Virgin and Child Gótico Virgin and

Leia mais

Viajar é bom! Melhor ainda trazendo boas fotos.

Viajar é bom! Melhor ainda trazendo boas fotos. Viajar é bom! Melhor ainda trazendo boas fotos. Iniciamos mais um curso de dez módulos grátis. Nele apresentaremos as possibilidades de captura fotográfica diferenciada e que marcará para sempre sua viagem.

Leia mais

aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaa Barroco Barroco Profª Adalgiza

aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaa Barroco Barroco Profª Adalgiza aaa Barroco Origem em Roma no final do século XVI; Disseminado por toda a Europa e, através dos colonizadores espanhóis e portugueses, pelas Américas; Pouco influente nos países protestantes. Suas características

Leia mais

ARTES AVALIAÇÃO. Aula 3.2 - AVALIAÇÃO

ARTES AVALIAÇÃO. Aula 3.2 - AVALIAÇÃO Aula 3.2-2 1. A Anunciação é uma das obras mais conhecidas de Leonardo da Vinci. Feita por volta do ano de 1472, ela retrata uma das cenas bíblicas mais famosas de todos os tempos. Escreva nas linhas abaixo

Leia mais

Casa do Mundo Rural de Prados

Casa do Mundo Rural de Prados Casa do Mundo Rural de Prados A Casa do Mundo Rural de Prados, pretende retratar uma época em que a agricultura, associada à pastorícia eram as principais actividades económicas da população, praticando

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula IV - Introdução ao Novo Testamento e o caráter Literário dos evangelhos A ORIGEM DO NOME A expressão traduzida

Leia mais

Padrão de identidade visual da Igreja Adventista

Padrão de identidade visual da Igreja Adventista Padrão de identidade visual da Igreja Adventista 36 Pontes de Esperança Constantemente somos bombardeados com imagens chamando nossa atenção. Como uma igreja, é cada vez maior a necessidade de tornar distinta

Leia mais

NÚMERO DE OURO. Vanessa Alves dos Santos Universidade do Estado da Bahia nessafnv@hotmail.com

NÚMERO DE OURO. Vanessa Alves dos Santos Universidade do Estado da Bahia nessafnv@hotmail.com NÚMERO DE OURO Vanessa Alves dos Santos Universidade do Estado da Bahia nessafnv@hotmail.com Naiara Alves Andrade Universidade do Estado da Bahia luuk_pop@hotmail.com Tiago Santos de Oliveira Universidade

Leia mais

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá.

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. A Unidade é muito rica em informações sobre os três países explorados e possibilita o desenvolvimento de pesquisas e ampliação

Leia mais

Curso: Estudos Diversificados 1 História da Arte Visual - Turma: 04 Professora: Dária Aluno: Wagner Kimura n USP: 6891465

Curso: Estudos Diversificados 1 História da Arte Visual - Turma: 04 Professora: Dária Aluno: Wagner Kimura n USP: 6891465 Curso: Estudos Diversificados 1 História da Arte Visual - Turma: 04 Professora: Dária Aluno: Wagner Kimura n USP: 6891465 Uma análise pessoal sobre obras abstracionistas Obras em observadas: Obra 1 Namorados

Leia mais

Paletas. Autorretratos Rembrandt Van Rijn

Paletas. Autorretratos Rembrandt Van Rijn Paletas Autorretratos Rembrandt Van Rijn Resumo A série Paletas traz nesse episódio Autorretratos, do artista Rembrandt Van Rijn (1606-1669), pintor holandês, um dos maiores representantes do estilo barroco:

Leia mais

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL)

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) Resumo A série apresenta a formação dos Estados europeus por meio da simbologia das cores de suas bandeiras. Uniões e cisões políticas ocorridas ao longo

Leia mais

Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve

Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve Belo Horizonte (MG) - Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganha reforma e será reaberta em breve Escola é considerada um marco da história educacional de Belo Horizonte. Adriana Vilaça tinha 11

Leia mais

5. Autoconsciência e conhecimento humano de Jesus

5. Autoconsciência e conhecimento humano de Jesus 5. Autoconsciência e conhecimento humano de Jesus Através do estudo dos evangelhos é possível captar elementos importantes da psicologia de Jesus. É possível conjeturar como Jesus se autocompreendia. Especialmente

Leia mais

5 DESCRIÇÃO DETALHADA DO BEM CULTURAL

5 DESCRIÇÃO DETALHADA DO BEM CULTURAL 57 5 DESCRIÇÃO DETALHADA DO BEM CULTURAL O conjunto arquitetônico da residência de Antônio de Rezende Costa, que hoje abriga a Escola Estadual Enéas de Oliveira Guimarães foi pelos autores do presente

Leia mais

Excelentíssimo Embaixador Fernando Igreja, Chefe do Cerimonial do Ministério das Relações Exteriores;

Excelentíssimo Embaixador Fernando Igreja, Chefe do Cerimonial do Ministério das Relações Exteriores; Palavras do presidente da Funag, embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, na ocasião da abertura do Seminário Palácio Itamaraty 50 Anos, realizado na Sala San Tiago Dantas, Palácio Itamaraty, Brasília,

Leia mais

Eis que tudo se fez novo (aluno)

Eis que tudo se fez novo (aluno) Eis que tudo se fez novo (aluno) Índice 01 A Bíblia 02 O ser humano e seu relacionamento com Deus 03 A garantia da salvação 04 Quem é Jesus Cristo 05 O Espírito Santo 06 A Oração 07 As tentações e o pecado

Leia mais

JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE

JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE Thayanne Oliveira Rosa LUCENA¹, Dr. Gustavo Abílio Galeno ARNT² 1. Bolsista PIBIC/IFB - Instituto Federal de Brasília- Campus: São Sebastião- DF thayanne.001@gmail.com

Leia mais

A arte na Grécia. Capítulo 3

A arte na Grécia. Capítulo 3 A arte na Grécia Capítulo 3 Por volta do século X a. C, os habitantes da Grécia continental e das ilhas do mar Egeu formavam pequenas comunidades, distantes umas das outras, e falavam diversos dialetos.

Leia mais

Revisão Arte 1 Ano Ensino Médio

Revisão Arte 1 Ano Ensino Médio Revisão Arte 1 Ano Ensino Médio Um olhar sobre a Arte/ Aprendendo a olhar as artes plásticas/ Arte pré-histórica: Paleolítico e Neolítico/ Arte no Brasil da pré-história Assim como o conceito de Arte,

Leia mais

Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009

Festa da Avé Maria   31 de Maio de 2009 Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009 Cântico Inicial Eu era pequeno, nem me lembro Só lembro que à noite, ao pé da cama Juntava as mãozinhas e rezava apressado Mas rezava como alguém que ama Nas Ave -

Leia mais

2a. prova Simulado 5 Dissertativo 27.09.06 HISTÓRIA INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO SIMULADO

2a. prova Simulado 5 Dissertativo 27.09.06 HISTÓRIA INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO SIMULADO Simulado 5 Padrão FUVEST Aluno: N o do Cursinho: Sala: HISTÓRIA INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO SIMULADO 1. Aguarde a autorização do fiscal para abrir o caderno de questões e iniciar a prova. 2. Duração

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

Uma volta no tempo de Atlântida

Uma volta no tempo de Atlântida Cristais mestres Esse curso, tratar-se de conhecimentos sagrados deixados por mestres antigos e passados adiante por aqueles que acreditavam que os que descobrissem zelariam por ele. Há muitos anos atrás,

Leia mais

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 1. Pesquise cinco passagens no Antigo Testamento que anunciem o Messias,

Leia mais

MUSEU HISTÓRICO DO EXÉRCITO E FORTE DE COPACABANA

MUSEU HISTÓRICO DO EXÉRCITO E FORTE DE COPACABANA MUSEU HISTÓRICO DO EXÉRCITO E FORTE DE COPACABANA Veículo Editoria Página Data Site Época Viajologia Online 21/10/2015 O Rio de janeiro é uma das cidades mais fotogênicas do planeta e suas paisagens diversas

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE RENASCIMENTO

EXERCÍCIOS SOBRE RENASCIMENTO EXERCÍCIOS SOBRE RENASCIMENTO TEXTO O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse

Leia mais

ÀRVORE DE NATAL. Desenhando a Árvore de Natal

ÀRVORE DE NATAL. Desenhando a Árvore de Natal ÀRVORE DE NATAL Curiosidade: A árvore de natal, um dos principais símbolos natalinos, é mais antiga que o próprio sentido do Natal, Jesus Cristo. Aproximadamente dois mil anos antes do nascimento de Cristo,

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE Da Pré-história ao Barroco. Professora: Vanessa Oliveira Arte 1ª série Ensino Médio

HISTÓRIA DA ARTE Da Pré-história ao Barroco. Professora: Vanessa Oliveira Arte 1ª série Ensino Médio HISTÓRIA DA ARTE Da Pré-história ao Barroco Professora: Vanessa Oliveira Arte 1ª série Ensino Médio O contexto de uma imagem nos apresenta o cenário geral em que ela foi produzida, sua função e o impacto

Leia mais

A concisa história de um projeto pedagógico para o design

A concisa história de um projeto pedagógico para o design A concisa história de um projeto pedagógico para o design Na Europa formaram dois eixos artísticos de diferentes orientações e que marcaram atuação nas primeiras décadas do século 20. Grupos, pelo choque

Leia mais

Jan/2009. Cartografia Humana Claudio C. Conti www.ccconti.com

Jan/2009. Cartografia Humana Claudio C. Conti www.ccconti.com Cartografia Humana Claudio C. Conti www.ccconti.com Jan/2009 Joanna de Ângelis afirma que os questionamentos e desafios da humanidade terrena somente poderão ser resolvidos quando o ser humano for considerado

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Guerra e Política: origens da política italiana de emigração. Daniela Gallimberti Gagliardi.

Guerra e Política: origens da política italiana de emigração. Daniela Gallimberti Gagliardi. Guerra e Política: origens da política italiana de emigração. Daniela Gallimberti Gagliardi. RESUMO Dezembro de 2010 Por meio do estudo de caso de uma família Italiana, La Famiglia Gagliardi, este texto

Leia mais

2 Grupos com Necessidades Especiais Programa de actividades criadas para grupos com necessidades educativas especiais. 3 Passaporte Escolar

2 Grupos com Necessidades Especiais Programa de actividades criadas para grupos com necessidades educativas especiais. 3 Passaporte Escolar ACTIVIDADES 2014-2015 Público Escolar de Actividades 2014-2015 Actividades de Ano Lectivo de actividades desenvolvidas de acordo com os objectivos preconizados nos programas escolares em vigor para cada

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

Título da Exposição - O Corpo na Arte Africana

Título da Exposição - O Corpo na Arte Africana Título da Exposição - O Corpo na Arte Africana Descrição da exposição A cooperação com os países do continente africano trouxe um efeito positivo inesperado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais