ALTERAÇÕES NEUROPSIQUIÁTRICAS E SOBRECARGA DOS CUIDADORES NAS DEMÊNCIAS 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ALTERAÇÕES NEUROPSIQUIÁTRICAS E SOBRECARGA DOS CUIDADORES NAS DEMÊNCIAS 1"

Transcrição

1 Boletim de Iniciação Científica em Psicologia 2004, 5(1): ALTERAÇÕES NEUROPSIQUIÁTRICAS E SOBRECARGA DOS CUIDADORES NAS DEMÊNCIAS 1 José Roberto Wajman Paulo Henrique Ferreira Bertolucci Resumo: A demência é uma crescente preocupação da Neuropsiquiatria Geriátrica. Sua incidência anual aumenta de 0,6% na faixa dos 60 aos 69 anos e para 8,4% naqueles com mais de 85 anos de idade. As alterações de comportamento observadas em pacientes com demência estão associadas à presença de sintomas psicóticos, alterações do humor e da personalidade. Tais sintomas comportamentais estão diretamente associados com o aumento da sobrecarga nos cuidadores. O objetivo principal desta pesquisa foi relacionar aspectos pré-mórbidos de personalidade, as principais formas de alterações observadas no comportamento de pacientes com demência e a sobrecarga que estas alterações exercem sobre os cuidadores. A amostra foi constituída por 20 pacientes que atendiam a critérios diagnósticos para demência (DSM-IV) provindos do Setor de Neurologia do Comportamento do Hospital São Paulo Brasil, e seus 20 respectivos cuidadores. Os cuidadores foram submetidos a um protocolo com duração aproximada de 30 minutos, constituído de três partes: Avaliação de assertividade, Inventário neuropsiquiátrico (INP) e Qualidade de vida na função de cuidador. Os resultados deste estudo sugerem que alterações do tipo excitação/euforia e desinibição têm relação significante com nível de sobrecarga do cuidador, enquanto características prévias de personalidade não têm relação direta com as formas de alterações comportamentais 1 Este artigo é resultado de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado junto à Faculdade de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e apresentado na 9 a Conferência Internacional de doença de Alzheimer e demências associadas Filadélfia E.U.A.

2 José Roberto Wajman, Paulo Henrique Ferreira Bertolucci desenvolvidas junto à doença. Conforme relatado em estudos anteriores, os dados desta pesquisa também sugerem que a sobrecarga e estresse são os grandes responsáveis pela institucionalização precoce destes pacientes. Esse estudo apresenta limitações incluindo o pequeno número de sujeitos e a utilização de um instrumento sem padrões estandartes de mensuração. Apesar dessas limitações, acredita-se que esta investigação e estudos similares de mudanças de comportamento e a conseqüente sobrecarga dos cuidadores no âmbito da demência serão úteis no estabelecimento de estratégias apropriadas para o manejo do paciente e apoio aos cuidadores. Palavras-chave: Neuropsiquiatria, Demências, Sobrecarga, Cuidadores. NEUROPSYCHIATRIC DISTURBANCES AND CAREGIVER BURDEN IN DEMENTIA Abstract: Dementia is a growing concern in geriatric neuropsychiatry. The annual incidence of dementia grows from 0,6% in the 60 to 69 year range to 8,4% for those over 85 years. Behavior alterations in dementia patients are associated psychotic symptoms, mood and personality disorders and are associated with a higher caregivers burden. This study was undertaken to investigate the relationship between pre-morbid personality and main behavior disorders with caregiver burden. The sample included 20 patients meeting criteria for probable Alzheimer s disease (DSM-IV) attending the Behavior Neurology Clinic of São Paulo Federal University and their families. Caregivers answered a 30 minutes long questionnaire on Assertivity, Neuropsychiatric Inventory and Quality of life as caregiver. Results suggest that euphoria and uninhibited behavior have a significant relationship with caregiver burden, while other Boletim de Iniciação Científica em Psicologia 2004, 5(1):

3 Alterações neuropsiquiátricas e sobrecarga dos cuidadores nas demências items, such as aggressive behavior, delusions, sleep disturbance, dietary change, anxiety, depression, hallucinations, decreased interest and motor behavior (wandering) did not show such a relationship. Premorbid personality has no relationship with the pattern of behavior disorders associated with dementia. As reported in previous studies this investigation suggest that burden and stress are the main reason for early institutionalization of these patients. This study has several limitations including the small number of subjects and the utilization of a non-standardized rating instrument. Despite these limitations, we believe that this investigation and similar studies of behavioral changes and associated caregiver burden across the spectrum of dementia will be helpful in determining appropriate strategies for patient management and caregiver support. Keywords: Neuropsychiatry, Dementia, Burden, Caregivers. Pressupostos Teóricos A população idosa vem aumentando em todo o mundo, especialmente nos países em desenvolvimento. A perspectiva é que em 2025, o Brasil venha a ser o sexto país do mundo em número de idosos (RAMOS; VERAS; KALACHE, 1987). Junto a esta mudança populacional cursam os quadros demenciais, que são muito freqüentes entre os idosos, portanto cada vez mais prevalentes em nossa população (JORM; KORTEN; HENDERSON, 1987). A CID-10 e o DSM-IV indicam que o diagnóstico de demência deve basear-se na presença de declínio da memória e de outras funções corticais, como linguagem, praxia, capacidade de reconhecer e identificar objetos, abstração, organização, capacidade de planejamento e seqüenciamento. Além disso, esse comprometimento deve ser suficientemente grave para interferir nas atividades de vida diária do indivíduo. Boletim de Iniciação Científica em Psicologia 2004, 5(1):

4 José Roberto Wajman, Paulo Henrique Ferreira Bertolucci O comprometimento das funções cognitivas é frequentemente acompanhado ou precedido por deterioração do controle emocional e por alterações do comportamento. A demência é hoje, no âmbito da Neuropsiquiatria Geriátrica, o problema de saúde mental que mais rapidamente cresce em importância e número. Sua prevalência aumenta exponencialmente com a idade, passando de 5% entre aqueles com mais de 60 anos para 20% naqueles com idade superior a 80 anos (BEARD et al., 1995). A incidência anual de demência também cresce sensivelmente com o envelhecimento, de 0,6% na faixa dos 60 a 69 anos para 8,4% naqueles com mais de 85 anos de idade (PAYKEL et al., 1994). As doenças que mais freqüentemente causam demência não podem ser interrompidas ou revertidas. Elas são primárias do sistema nervoso e categorizadas em dois grupos: a) sem sinais neurológicos além da demência e, b) aquelas que apresentam outros sinais neurológicos proeminentes. A doença de Alzheimer (DA) é o exemplo clássico da primeira categoria, enquanto a demência com corpos de Lewy (DCL) com seus sintomas parkinsonianos, é exemplo do segundo grupo (WALKER et al., 1997). Enquanto a DA continua sendo responsável por 50% a 60% dos casos de demência nas pessoas idosas, e constitui a causa mais freqüente, acredita-se atualmente que seja a segunda forma mais comum entre idosos, responsável por 15% a 25% de todos os casos (VAN DVIJN, 1996). Demência Vascular (DV) é considerada atualmente a terceira forma mais freqüente nos países desenvolvidos. Existe também um grande interesse sobre a doença de Pick, um tipo de demência frontotemporal. Isso provavelmente recai no fato de que a doença de Pick, tipicamente, tem idade de início bem mais precoce do que a DA ou DCL e pode ser confundida com alguma condição psiquiátrica. Esta é uma forma relativamente Boletim de Iniciação Científica em Psicologia 2004, 5(1):

5 Alterações neuropsiquiátricas e sobrecarga dos cuidadores nas demências rara de demência, responsável por menos de 1% de todas as demências (CUMMINGS, 1994). Sintomas comportamentais como agitação, disforia, apatia, irritabilidade, comportamento motor aberrante, delírios, alucinações e desinibição entre outros, são freqüentemente observados em pacientes com demência degenerativa e tendem a aumentar conforme avança a doença (SCHULZ et al., 1995; ZYKETSUS et al., 2000). Tais sintomas comportamentais estão diretamente associados com aumento da sobrecarga nos cuidadores. Relata-se que sintomas depressivos observados em cuidadores podem ser uma das razões para a institucionalização precoce do paciente (MEGA et al., 1996). De forma geral, as alterações de comportamento observadas em pacientes com demência estão associadas à presença de sintomas psicóticos, alterações do humor e da personalidade, distúrbios neurovegetativos e da atividade psicomotora. Estima-se que entre 50% a 100% dos pacientes com demência apresentarão alterações comportamentais durante a evolução do quadro demencial (BRODY et al., 1985). A freqüência e intensidade dos distúrbios de comportamento parecem depender de uma série de variáveis biológicas e psicossociais (Ex: ambiente familiar desfavorável), embora a contribuição destas para a gênese dos sintomas ainda seja mal compreendida. Os familiares são, geralmente, os cuidadores dos idosos com alterações físicas e mentais. Estima-se, através de estudos populacionais realizados nos EUA, que 5 milhões de pessoas cuidam de seus pais ou cônjuges oferecendo-lhes assistência diária (VERAS et al., 1994). Estudos com populações idosas em São Paulo e Rio de Janeiro sugerem que no Brasil a família também é o principal suporte para o idoso quando ele adoece (ZARIT et al., 1992; ALMEIDA et al., 1997). Boletim de Iniciação Científica em Psicologia 2004, 5(1):

6 José Roberto Wajman, Paulo Henrique Ferreira Bertolucci Cuidar de idosos com demência pode trazer conseqüências psicológicas aos cuidadores, tais como sentimentos contraditórios que muitas vezes dificultam a relação com o paciente (ATKIN et al., 1992). É proposta uma diferenciação dos cuidadores segundo algumas de suas características, como o seu grau de parentesco, a idade e situação socioeconômica. O grau de parentesco ou relacionamento entre o cuidador e o doente influencia nas responsabilidades e atividades que os cuidadores assumirão junto ao paciente. Saber reconhecer os sintomas da doença também pode colaborar para diminuir a tensão entre o cuidador e o idoso. Assim, os cuidadores geralmente se beneficiam, no cursar da doença, de suporte emocional junto ao profissional especializado. Método A amostra deste estudo foi constituída por 20 pacientes provindos do Setor de Neurologia do Comportamento do Hospital São Paulo EPM-UNIFESP e seus 20 cuidadores. Foram incluídos e encaminhados para este estudo todos os pacientes que atendiam a critérios de demência (DSM-IV) e apresentavam alguma forma de alteração comportamental a ponto de causar sobrecarga em seu cuidador, conforme relatado através do mesmo. Para inclusão na pesquisa, todos os pacientes ou seus representantes legais assinaram um termo de compromisso, consentindo com as diretrizes inicialmente propostas pelo pesquisador principal e previamente aprovadas junto ao comitê de ética desta instituição. Além dos cuidadores contratados, isto é, acompanhantes, foram excluídos os cuidadores que haviam institucionalizado seu familiar ou estavam prestes a fazê-lo. O protocolo desenvolvido foi aplicado exclusivamente nos cuidadores, e foi constituído de três partes específicas que avaliam Boletim de Iniciação Científica em Psicologia 2004, 5(1):

7 Alterações neuropsiquiátricas e sobrecarga dos cuidadores nas demências traços pré-mórbidos de personalidade; principais alterações comportamentais encontradas em quadros demenciais; e níveis de sobrecarga na função de cuidador: 1) Avaliação de Assertividade (LAZARUS et al., 1980). Trata-se de um exercício concebido para avaliar o comportamento das pessoas em situações cotidianas que requerem a defesa de direitos, pedidos, expressão de emoções negativas etc. Compõe-se de 25 questões, com três variáveis de resposta possíveis em cada questão, a saber, passividade, assertividade e agressividade. Deste modo, para cada uma das situações apresentadas, pode-se notar a reação dos participantes em presença de cada forma de estímulo social apresentado, caracterizando a presença ou ausência de reflexão frente às ocorrências diárias. 2) Inventário Neuropsiquiátrico-NPI (CUMMINGS, 1994). Desenvolvido para apontar a severidade e frequência das principais alterações comportamentais próprias dos quadros demenciais como: apatia, euforia, ansiedade, agitação, depressão, desinibição, irritabilidade, alucinações, delírios, comportamento motor aberrante e alterações do sono e apetite. 3) Qualidade de vida na função de cuidador (PEARLIN et al., 1990). Escala que avalia e acompanha as atividades do cuidador e identifica possíveis fontes de desgaste decorrentes de sua função, evidenciando assim a relação entre as principais alterações neuropsiquiátricas apresentadas no sub ítem anterior (INP), e a sobrecarga descrita pelos cuidadores. 4) Outras duas escalas foram utilizadas como marcadores de evolução da doença junto ao protocolo. O mini exame do estado mental MEEM (FOLSTEIN; FOLSTEIN; McHUGH, Boletim de Iniciação Científica em Psicologia 2004, 5(1):

8 José Roberto Wajman, Paulo Henrique Ferreira Bertolucci 1975), que é considerado o teste cognitivo de rastreio mais difundido em todo o mundo, e o estadiamento do estado evolutivo da demência CDR (HUGHES et al., 1982), que aponta numa variação de zero (0) a três (3) o grau de comprometimento funcional causado pelo acometimento em questão. Resultados Para a análise estatística dos dados obtidos, as variáveis quantitativas (idade, escolaridade, MEEM e CDR), foram inicialmente descritas através da observação dos valores mínimos e máximos, e do cálculo de médias, medianas e desvio padrão. Para variáveis qualitativas (gênero e diagnóstico), foram calculadas as freqüências absolutas e relativas. Para o estudo de correlação dos valores da função de cuidador e o inventário neuropsiquiátrico, foi utilizado o coeficiente de SPEARMAN. Todos os testes foram realizados admitindo-se o nível de significância 5%. A Tabela 1 mostra a média dos sujeitos incluídos no protocolo, a distribuição da amostra em relação á sua escolaridade, gênero, diagnóstico diferencial dentro das demências, nota de desempenho no Mini Exame do Estado Mental. Como podemos avaliar inicialmente, trata-se de uma amostra rigorosamente heterogênea com predominância das mulheres, o diagnóstico mais comum é a doença de Alzheimer, 70% dessa amostra já se encontra em fase moderada e avançada da doença e seu estado cognitivo está significativamente prejudicado. Boletim de Iniciação Científica em Psicologia 2004, 5(1):

9 Alterações neuropsiquiátricas e sobrecarga dos cuidadores nas demências TABELA 1 CARACTERIZAÇÃO DOS PACIENTES Variável Categoria Idade média + d.p. 70, ,60 Analfabeto 6 30,0% 3 anos 2 10,0% Escolaridade 4 anos 6 30,0% 8 anos 4 20,0% 11 anos 2 10,0% Sexo Feminino 15 75,0% Masculino 5 25,0% APP 1 5,0% D.A 10 50,0% Diagnóstico DFT 3 15,0% LEW 1 5,0% MCI 2 10,0% MIST 2 10,0% PMAI 1 5,0% MEEM média + d.p. 14,94 + 7, ,0% C.D.R ,0% ,0% APP = Afasia Progressiva Primária, D.A = Doença de Alzheimer, DFT = Demência Frontotemporal, LEW = Demência por Corpúsculos de Lewy, MCI = Disfunção Cognitiva Leve, MIST = Demência Mista e PMAI = Perda de Memória Associada à Idade. As correlações dos valores obtidos entre o inventário neuropsiquiátrico e a escala de qualidade de vida na função de cuidador (Tabela 2: Correlação NPI e função do cuidador), foi estatisticamente significante para desinibição (P=0,005) e euforia/excitação (P=0,013). Para outros comportamentos como depressão, perambulação e agressividade a correlação não foi significativa, indicando causar menos sobrecarga conforme descrito pelos cuidadores. Boletim de Iniciação Científica em Psicologia 2004, 5(1):

10 José Roberto Wajman, Paulo Henrique Ferreira Bertolucci TABELA 2 CORRELAÇÃO NPI E FUNÇÃO DO CUIDADOR Desinibição Excitação Apatia Alt. do Ansiedade Agitação Apetite r 0,598 0,546 0,308-0,263-0,261 0,240 p 0,005 0,013 0,187 0,262 0,267 0,309 Alt. do Sono Delírio Irritabilidade Alucinação Depressão Comp. Aberrante r -0,226 0,158 0,152-0,152-0,022-0,003 p 0,339 0,506 0,522 0,522 0,927 0,990 As figuras 1 e 2 apontam os valores dispersos conforme sua freqüência e sugerem que quanto maior o valor de alterações do comportamento como a excitação e o comportamento desinibido, maior o valor de sobrecarga nas atividades diárias dos cuidadores familiares. Vale apontar que, para a amostra estudada, não houve correlação significativa entre dados demográficos como idade ou desempenho cognitivo e sobrecarga na função de cuidador. Função do cuidador Desinibição Figura 1 Desinibição X Sobrecarga Boletim de Iniciação Científica em Psicologia 2004, 5(1):

11 Alterações neuropsiquiátricas e sobrecarga dos cuidadores nas demências Função do cuidador Excitação Figura 2 Excitação X Sobrecarga Discussão As alterações do comportamento são bastante comuns na clínica do paciente com demência. De modo geral, existem fatores que podem diferenciar um quadro demencial do outro, conforme a natureza dos comportamentos encontrados, bem como sua intensidade e freqüência. Conforme descrito em trabalho anterior (ZYKETSUS et al., 2000), os achados neuropsiquiátricos variam a partir do grupo etiológico em questão e das características prévias individuais de cada paciente. Além disso, o inventário neuropsiquiátrico de forma alguma compreende todas as mudanças comportamentais possíveis de serem encontradas nos quadros demenciais, mas, sim, as mais comuns e importantes. Quanto a primeira observação do autor em destaque, no caso desta pesquisa, não foi encontrada relação alguma que correspondesse a relevância estatística entre aspectos pré-mórbidos de personalidade que justificasse as atuais mudanças no comportamento. Boletim de Iniciação Científica em Psicologia 2004, 5(1):

12 José Roberto Wajman, Paulo Henrique Ferreira Bertolucci Esta investigação sugere que a sobrecarga dos cuidadores em suas funções diárias junto ao paciente com demência representa senão o maior, um dos motivos determinantes para a institucionalização precoce destas pessoas em casa de repouso ou centros especializados, sendo que, tal condição é provável que represente a dissolução de parte do enredo familiar. Este estudo teve algumas limitações de cunho metodológico, incluindo um pequeno número de participantes (o que torna as deduções passíveis de críticas em estudos com outras amostras populacionais) e a utilização de escalas ainda não totalmente normatizadas para a nossa população. Apesar destas limitações, acreditamos que este e futuros projetos sobre alterações do comportamento como fonte de estresse nos cuidadores de pacientes com doenças neurológicas servirão como contribuições para determinação de estratégias apropriadas de suporte e cuidado junto a estes familiares, além do desenvolvimento de tratamentos específicos no que diz respeito à propedêutica medicamentosa e acompanhamento terapêutico. Referências Bibliográficas ALMEIDA, O. P. et al. Psychiatric morbidity among the elderly in a primary care setting-report from a survey in São Paulo, Brazil. Intern Journal of Geriatr. Psychiatry, v. 12, p , ATKIN, K. Similarities and diferences between informal carers; Research and practice. London: Int J Twigg, BEARD, C. M. et al. The prevalence of dementia is changing over time in Rochester. Neurology, Minessota, v. 45, p , BRODY, E. M. et al. Parent care as a normative family stress. Gerontologist, v. 25, p , Boletim de Iniciação Científica em Psicologia 2004, 5(1):

13 Alterações neuropsiquiátricas e sobrecarga dos cuidadores nas demências CUMMINGS, J. L. The neuropsychiatric inventory: Assessing psychopatology in dementia patients. Neurology, Minessota, v. 48, p , FOLSTEIN, M. S.; FOLSTEIN, S. E.; McHUGH, P. R. Mini mental state : A pratical method for grading the cognitive state of patients for the clinicians. Journal Psychiatry Res, v. 12, p HUGHES, C. P. et al. L. A new clinical scale for the staging of dementia. British Journal of Psychiatry, n. 140, p , JORM, A. F.; KORTEN, A. E.; HENDERSON, A. S. The prevalence of dementia: A quantitative integration of the literature. Acta Psychiatr Scan, n. 76, p LAZARUS, A. A. Psicoterapia personalista. Belo Horizonte: Interlivros, MEGA, M. S. et al. The spectrum of behavioral changes in Alzheimer`s disease. Neurology, n. 46, p , PAYKEL, E. S. et al. Incidence of dementia in a population older than 75 years in the United Kingdom. Arch Gen Psychiatry, n. 51, p , PEARLIN, L. I. et al. Cargiving and the stress process: An overview of concepts and their measures. University of California, San Francisco. The Gerontologist, v. 5, p , RAMOS, L. R; VERAS, R. P.; KALACHE, A. Envelhecimento populacional: Uma realidade brasileira. Rev Saúde Pública, v. 21, n. 3, p , SCHULZ, R. et al. Psychiatric and physical morbidity effects of dementia caregiving. Gerontologist, n. 35, p VAN DVIJN, C. M. Epidemiology of the dementias: Recent developments and new aproaches. J Neurol Neuros Psychiatry, n. 60, p VERAS, R. P. País jovem com cabelos brancos A saúde do idoso no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará, Boletim de Iniciação Científica em Psicologia 2004, 5(1):

14 José Roberto Wajman, Paulo Henrique Ferreira Bertolucci WALKER, Z. et al. Neuropsychological performance in Lewy body dementia and Alzheimer disease. Br J Psychiatry, n. 170, P , ZARIT, S. H.; WHITLATCH, C. J. Institutional placement: Phases of the transition. The Gerontologist, n. 32, p , ZYKETSUS, C. G. et al. Mental and behavioral disturbances in dementia: Findings from the cachas county study on memory and aging. Am J Psychiatry, n. 157, p , Contatos: José Roberto Wajman R. Bela Cintra, apt 112 Cerqueira César Cep: São Paulo - SP betowajman@usa.com Tramitação: Recebido em: novembro de 2004 Aceito em: fevereiro de 2006 Boletim de Iniciação Científica em Psicologia 2004, 5(1):

EFEITOS DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA MENTE ATIVA NO EQUILÍBRIO E COGNIÇÃO DE PARTICIPANTE COM DOENÇA DE ALZHEIMER

EFEITOS DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA MENTE ATIVA NO EQUILÍBRIO E COGNIÇÃO DE PARTICIPANTE COM DOENÇA DE ALZHEIMER EFEITOS DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA MENTE ATIVA NO EQUILÍBRIO E COGNIÇÃO DE PARTICIPANTE COM DOENÇA DE ALZHEIMER EFFECTS OF PARTICIPATION IN THE PROGRAM " MENTE ATIVO" IN BALANCE AND COGNITIVE FUNCTION

Leia mais

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE IDOSOS USUÁRIOS DE PSFs NA CIDADE DE RECIFE-PE*

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE IDOSOS USUÁRIOS DE PSFs NA CIDADE DE RECIFE-PE* AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE IDOSOS USUÁRIOS DE PSFs NA CIDADE DE RECIFE-PE* AUTOR: CLÁUDIA DANIELE BARROS LEITE-SALGUEIRO UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO/MESTRADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (EMAIL: daniele_leite_@hotmail.com)

Leia mais

Tratamento farmacológico dos sintomas comportamentais. Rodrigo Nicolato

Tratamento farmacológico dos sintomas comportamentais. Rodrigo Nicolato Tratamento farmacológico dos sintomas comportamentais Rodrigo Nicolato Sintomas comportamentais e psicológicos associados às demências Alterações Comportamentais INVENTÁRIO NEURO PSIQUIÁTRICO (NPI CUMMINGS

Leia mais

AUTOR(ES): CAMILA QUINTELLA GONÇALVES, RAFAEL MONTEIRO BORGES, VANESSA FURTADO REIS

AUTOR(ES): CAMILA QUINTELLA GONÇALVES, RAFAEL MONTEIRO BORGES, VANESSA FURTADO REIS TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA DE CUIDADORES DE IDOSOS COM DEMÊNCIA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU AUTOR(ES): CAMILA QUINTELLA

Leia mais

Título: Achados Clínicos da deglutição e do comportamento alimentar de idosos com demência avançada

Título: Achados Clínicos da deglutição e do comportamento alimentar de idosos com demência avançada Título: Achados Clínicos da deglutição e do comportamento alimentar de idosos com demência avançada Descritores: demência, alimentação, deglutição Introdução: As demências são caracterizadas pela presença

Leia mais

TÍTULO: CORRELAÇÃO ENTRE COGNIÇÃO E FUNCIONALIDADE EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: CORRELAÇÃO ENTRE COGNIÇÃO E FUNCIONALIDADE EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: CORRELAÇÃO ENTRE COGNIÇÃO E FUNCIONALIDADE EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA AUTOR(ES):

Leia mais

A PRÁTICA DA TERAPIA OCUPACIONAL NA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DE IDOSOS QUE FREQUENTAM CENTRO DE CONVIVÊNCIA.

A PRÁTICA DA TERAPIA OCUPACIONAL NA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DE IDOSOS QUE FREQUENTAM CENTRO DE CONVIVÊNCIA. A PRÁTICA DA TERAPIA OCUPACIONAL NA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DE IDOSOS QUE FREQUENTAM CENTRO DE CONVIVÊNCIA. MEDEIROS 1, Halessandra; MORAES 2, Berla; PEDROSA 3, Mayra; RIBEIRO 4, Lys. RESUMO Este estudo

Leia mais

SÍNDROME DO CUIDADOR: EM BUSCA DO EQUILÍBRIO ENTRE O CUIDAR E O CUIDAR-SE

SÍNDROME DO CUIDADOR: EM BUSCA DO EQUILÍBRIO ENTRE O CUIDAR E O CUIDAR-SE SÍNDROME DO CUIDADOR: EM BUSCA DO EQUILÍBRIO ENTRE O CUIDAR E O CUIDAR-SE Poliana Pereira Faculdade de Ciências Medicas de Campina Grande FCM (polianapereira7@hotmail.com) Isabella Barros Almeida Faculdade

Leia mais

Deficiência Mental O QUE É A DEMÊNCIA?

Deficiência Mental O QUE É A DEMÊNCIA? Deficiência Mental Nesta publicação trataremos de um tema de grande importância para toda a comunidade que é o Estudo das Demências. Graças à melhora das condições sanitárias e de cuidados com a saúde,

Leia mais

Plenária temática CRMESP Aposentadoria Médica Perspectiva Psiquiátrica

Plenária temática CRMESP Aposentadoria Médica Perspectiva Psiquiátrica Plenária temática CRMESP Aposentadoria Médica Perspectiva Psiquiátrica Prof. Dr. Renato Luiz Marchetti Ipq-HCFMUSP Câmara Técnica Psiquiatria CREMESP Agenda de apresentação Problemas cognitivos dos idosos

Leia mais

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA DANÇA DO VENTRE NOS SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSAS DA COMUNIDADE

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA DANÇA DO VENTRE NOS SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSAS DA COMUNIDADE Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA DANÇA DO VENTRE NOS SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSAS DA COMUNIDADE CATEGORIA:

Leia mais

Assistência Farmacêutica na Depressão

Assistência Farmacêutica na Depressão Definição Assistência Farmacêutica na Depressão Grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade, envolvendo o abastecimento de medicamentos

Leia mais

Diretrizes da OMS para diagnóstico de Dependência

Diretrizes da OMS para diagnóstico de Dependência Diretrizes da OMS para diagnóstico de Dependência 1 - Forte desejo ou compulsão para usar a substância. 2 - Dificuldade em controlar o consumo da substância, em termos de início, término e quantidade.

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E DEMÊNCIA: UM ENFOQUE NA DOENÇA DE ALZHEIMER

RELAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E DEMÊNCIA: UM ENFOQUE NA DOENÇA DE ALZHEIMER DOI: http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v6i18.209 96 Pesquisa RELAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E DEMÊNCIA: UM ENFOQUE NA DOENÇA DE ALZHEIMER Rose Heidy Costa Silva (1) Luane Bitu Leal Alencar (2) Emanuel Tavares

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE EXERCÍCIO DE IDOSOS COM LOMBALGIA E SUA INTERFERÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE EXERCÍCIO DE IDOSOS COM LOMBALGIA E SUA INTERFERÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA 1 AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE EXERCÍCIO DE IDOSOS COM LOMBALGIA E SUA INTERFERÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA FEITOSA P. O. ; FELIPE D. M. Resumo: Entre os declínios fisiológicos relacionados ao envelhecimento

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2011

PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 (Do Sr. OTAVIO LEITE) Regulamenta a Profissão de Cuidador de Pessoa, delimita o âmbito de atuação, fixa remuneração mínima e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

GRUPOS DE TERAPIA OCUPACIONAL NA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DE IDOSOS QUE RESIDEM EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA.

GRUPOS DE TERAPIA OCUPACIONAL NA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DE IDOSOS QUE RESIDEM EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA. GRUPOS DE TERAPIA OCUPACIONAL NA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DE IDOSOS QUE RESIDEM EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA. ANTUNES 1, Brenda; GOMES 2, Elaine; MORAES 3, Berla; SILVA 4, Daniele. RESUMO EM LÍNGUA

Leia mais

Cuidar do Idoso com demência

Cuidar do Idoso com demência Cuidar do Idoso com demência Na atualidade, somos confrontados com um processo de envelhecimento demográfico caracterizado por um aumento progressivo de população idosa, em detrimento da população jovem,

Leia mais

Aspectos Neuropsiquiátricos em Geriatria. Dr. José Eduardo Martinelli Faculdade de Medicina de Jundiaí

Aspectos Neuropsiquiátricos em Geriatria. Dr. José Eduardo Martinelli Faculdade de Medicina de Jundiaí Aspectos Neuropsiquiátricos em Geriatria Dr. José Eduardo Martinelli Faculdade de Medicina de Jundiaí Psiquiatria: Especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico, tratamento e à prevenção de

Leia mais

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA Bárbara Lea Guahyba 1 Mara Regina Nieckel da Costa 2 RESUMO O artigo aqui apresentado tem como tema a inclusão social de pessoas portadoras de síndrome de

Leia mais

Gastos com medicamentos para tratamento da Doença de Alzheimer pelo Ministério da Saúde, 2007-2011

Gastos com medicamentos para tratamento da Doença de Alzheimer pelo Ministério da Saúde, 2007-2011 Gastos com medicamentos para tratamento da Doença de Alzheimer pelo Ministério da Saúde, 2007-2011 Marina Guimarães Lima, Cristiane Olinda Coradi Departamento de Farmácia Social da Faculdade de Farmácia

Leia mais

Elaboração do relatório neuropsicológico Professora: PRISCILA COVRE

Elaboração do relatório neuropsicológico Professora: PRISCILA COVRE XVI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NEUROPSICOLOGIA (ANO 2015) Elaboração do relatório neuropsicológico Professora: PRISCILA COVRE REALIZAÇÃO: Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas

Leia mais

Outubro 2009 Wolfgang Gruner

Outubro 2009 Wolfgang Gruner Outubro 2009 Otto von Bismark 1878 Assistencia na doença Reforma . Franklin Roosevelt Social Security ACT 1935 31/07/2009 15,3 % JOVENS 67,2 % (>15

Leia mais

CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE COM DEMÊNCIA DE ALZHEIMER

CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE COM DEMÊNCIA DE ALZHEIMER CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE COM DEMÊNCIA DE ALZHEIMER Clariany Soares Cardoso 1 ; Gustavo Christofoletti 2 ; Eberson da Silva Rodrigues do Nascimento 3 1 Bolsista PBIC/UEG, graduada

Leia mais

A situação do câncer no Brasil 1

A situação do câncer no Brasil 1 A situação do câncer no Brasil 1 Fisiopatologia do câncer 23 Introdução O câncer é responsável por cerca de 13% de todas as causas de óbito no mundo: mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente da

Leia mais

DELIRIUM E DELÍRIO RESUMO

DELIRIUM E DELÍRIO RESUMO DELIRIUM E DELÍRIO 2015 Gustavo Luis Caribé Cerqueira Psicólogo, docente da Faculdade Maurício de Nassau E-mail de contato: gustavocaribeh@gmail.com RESUMO Estudantes de psicologia e profissionais de saúde

Leia mais

RASTREIO DE DEMÊNCIA ATRAVÉS DO MINI EXAME DO ESTADO MENTAL E TESTE DO RELÓGIO EM IDOSOS

RASTREIO DE DEMÊNCIA ATRAVÉS DO MINI EXAME DO ESTADO MENTAL E TESTE DO RELÓGIO EM IDOSOS RASTREIO DE DEMÊNCIA ATRAVÉS DO MINI EXAME DO ESTADO MENTAL E TESTE DO RELÓGIO EM IDOSOS Krísthea Karyne Gonçalves Pereira 1 Lívia Pinheiro de Oliveira 2 Adriana Lira Rufino Lucena 3 Fabiana Ferraz Queiroga

Leia mais

INDICADORES SOCIAIS E CLÍNICOS DE IDOSOS EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO

INDICADORES SOCIAIS E CLÍNICOS DE IDOSOS EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO INDICADORES SOCIAIS E CLÍNICOS DE IDOSOS EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO Rosângela Alves Almeida Bastos - Universidade Federal da Paraíba- email: rosalvesalmeida2008@hotmail.com Maria das Graças Melo Fernandes

Leia mais

Tratamento da dependência do uso de drogas

Tratamento da dependência do uso de drogas Tratamento da dependência do uso de drogas Daniela Bentes de Freitas 1 O consumo de substâncias psicoativas está relacionado a vários problemas sociais, de saúde e de segurança pública, sendo necessário

Leia mais

A Meta-Analytic Review of Psychosocial Interventions for Substance Use Disorders

A Meta-Analytic Review of Psychosocial Interventions for Substance Use Disorders A Meta-Analytic Review of Psychosocial Interventions for Substance Use Disorders REVISÃO META-ANALÍTICA DO USO DE INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS NO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA Publicado: Am J Psychiattry

Leia mais

Introdução. Classificação Qualis/CAPES. Introdução. Religiosidade. Journal of Rehabilitation Medicine 2011; 43: 316 322. Papel protetor na saúde:

Introdução. Classificação Qualis/CAPES. Introdução. Religiosidade. Journal of Rehabilitation Medicine 2011; 43: 316 322. Papel protetor na saúde: Associação Médico-Espírita do Estado do Espírito Santo Departamento Acadêmico Estudo de Artigo Científico Afeta Saúde Mental, Dor e Qualidade de Vida em Pessoas Idosas em Ambulatório de Reabilitação Luiz

Leia mais

Memória. Dra. Marcia Y. Kimura Oka Médica Geriatra Especialista em Geriatria pela SBGG

Memória. Dra. Marcia Y. Kimura Oka Médica Geriatra Especialista em Geriatria pela SBGG Memória Dra. Marcia Y. Kimura Oka Médica Geriatra Especialista em Geriatria pela SBGG Alterações Cerebrais com o Envelhecimento Redução do volume (atrofia) Redução da Interconectividade cerebral Acúmulo

Leia mais

PERFIL DE CUIDADORES DOMICILIARES E DE IDOSOS ASSISTIDOS NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU- PR

PERFIL DE CUIDADORES DOMICILIARES E DE IDOSOS ASSISTIDOS NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU- PR 25 a 28 de Outubro de 21 ISBN 978-85-8084-5-1 PERFIL DE CUIDADORES DOMICILIARES E DE IDOSOS ASSISTIDOS NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU- PR Ângela Caroline Fachinello 1, Marieta Fernandes

Leia mais

DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS

DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS Coordenadoras: Karla da Costa Seabra (Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade de Educação) Susana Engelhard Nogueira (Instituto Federal

Leia mais

A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer "arte de curar a alma"

A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer arte de curar a alma PSIQUIATRIA Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico

Leia mais

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* O idoso brasileiro no Mercado de Trabalho 30 1- Introdução A análise da participação do idoso nas atividades econômicas tem um caráter diferente das análises tradicionais

Leia mais

Fundada em 1986. Gestão Comportamental. Educação para a saúde Gestão de crise

Fundada em 1986. Gestão Comportamental. Educação para a saúde Gestão de crise MISSÃO Educar para a prevenção e condução de crises, visando a saúde emocional individual, da família e da organização. Gestão Comportamental Fundada em 1986 PAP - Programa de Apoio Pessoal Atuações em

Leia mais

COMO AS CRIANÇAS ENFRENTAM SUAS ALTERAÇÕES DE FALA OU FLUÊNCIA?

COMO AS CRIANÇAS ENFRENTAM SUAS ALTERAÇÕES DE FALA OU FLUÊNCIA? COMO AS CRIANÇAS ENFRENTAM SUAS ALTERAÇÕES DE FALA OU FLUÊNCIA? Autores: ANA BÁRBARA DA CONCEIÇÃO SANTOS, AYSLAN MELO DE OLIVEIRA, SUSANA DE CARVALHO, INTRODUÇÃO No decorrer do desenvolvimento infantil,

Leia mais

Acção de Sensibilização Demência. Prevenção Clinica

Acção de Sensibilização Demência. Prevenção Clinica Acção de Sensibilização Demência Prevenção Clinica Mitos sobre o Envelhecimento... Mito 1: A maioria é senil ou tem demência Facto: Menos de 20% tem limitações consideráveis da memória Mito 2: A maioria

Leia mais

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007 O EMPREGO DOMÉSTICO Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Abril 2007 Perfil de um emprego que responde por 17,7% do total da ocupação feminina e tem 95,9% de seus postos de trabalho

Leia mais

A Psiquiatria e seu olhar Marcus André Vieira Material preparado com auxílio de Cristiana Maranhão e Luisa Ferreira

A Psiquiatria e seu olhar Marcus André Vieira Material preparado com auxílio de Cristiana Maranhão e Luisa Ferreira A Psiquiatria e seu olhar Marcus André Vieira Material preparado com auxílio de Cristiana Maranhão e Luisa Ferreira Transtornos do Desenvolvimento Psicológico Transtornos do Desenvolvimento Psicológico

Leia mais

O IMPACTO DA DOR CRÔNICA NA VIDA DAS PESSOAS QUE ENVELHECEM

O IMPACTO DA DOR CRÔNICA NA VIDA DAS PESSOAS QUE ENVELHECEM O IMPACTO DA DOR CRÔNICA NA VIDA DAS PESSOAS QUE ENVELHECEM Eliane de Sousa Leite. Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. Email: elianeleitesousa@yahoo.com.br. Jéssica Barreto Pereira. Universidade

Leia mais

Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido

Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido Homehealth provider Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido Ronco: atrás do barulho, um problema de saúde mais sério www.airliquide.com.br O que é Apnéia do Sono? Apnéia do sono é uma síndrome que pode levar

Leia mais

DEMÊNCIAS. Medicina Abril 2007. Francisco Vale Grupo de Neurologia Comportamental HCFMRP-USP

DEMÊNCIAS. Medicina Abril 2007. Francisco Vale Grupo de Neurologia Comportamental HCFMRP-USP DEMÊNCIAS Medicina Abril 2007 Francisco Vale Grupo de Neurologia Comportamental HCFMRP-USP Queixa de memória, autocrítica excessiva depressão, ansiedade efeito de doença sistêmica ou medicação envelhecimento

Leia mais

ANSIEDADE? O QUE SAO TRANSTORNOS DE ANSIEDADE O QUE SAO TRANSTORNOS DE ANSIEDADE? SINTOMAS PSICOLÓGICOS SINTOMAS FÍSICOS

ANSIEDADE? O QUE SAO TRANSTORNOS DE ANSIEDADE O QUE SAO TRANSTORNOS DE ANSIEDADE? SINTOMAS PSICOLÓGICOS SINTOMAS FÍSICOS PRESENTS O QUE SAO TRANSTORNOS DE ANSIEDADE? stress preocupação dor de cabeça ANSIEDADE pagamentos trabalho contas O QUE SAO TRANSTORNOS DE ANSIEDADE? Indivíduos que sofrem de transtorno de ansiedade podem

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON SUBMETIDOS AO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NO SOLO E NA ÁGUA

ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON SUBMETIDOS AO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NO SOLO E NA ÁGUA ISBN 978-85-61091-05-7 V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON SUBMETIDOS AO TRATAMENTO

Leia mais

CASO CLINICO. Sexo: Masculino - Peso : 90 KIlos Altura: 1,90m

CASO CLINICO. Sexo: Masculino - Peso : 90 KIlos Altura: 1,90m CASO CLINICO Cliente : A. G - 21 anos - Empresa familiar - Sexo: Masculino - Peso : 90 KIlos Altura: 1,90m Motivo da avaliação: Baixa auto estima, dificuldade em dormir, acorda várias vezes a noite. Relatou

Leia mais

ATUAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA REGULAR NA ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM IDOSOS

ATUAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA REGULAR NA ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM IDOSOS ATUAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA REGULAR NA ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM IDOSOS Thayla Sayuri Suzuki Calderon, Elaine Aparecida Lozano da Silva, Vinicius Gustavo Gimenes Turato, Giovana Renata Parizi Silva, Laís

Leia mais

INCIDÊNCIA DE TROMBOEMBOLISMO VENOSO NO PÓS-OPERATÓRIO DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA ORTOPÉDICA DE QUADRIL E JOELHO EM UM HOSPITAL DE GOIÂNIA.

INCIDÊNCIA DE TROMBOEMBOLISMO VENOSO NO PÓS-OPERATÓRIO DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA ORTOPÉDICA DE QUADRIL E JOELHO EM UM HOSPITAL DE GOIÂNIA. INCIDÊNCIA DE TROMBOEMBOLISMO VENOSO NO PÓS-OPERATÓRIO DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA ORTOPÉDICA DE QUADRIL E JOELHO EM UM HOSPITAL DE GOIÂNIA. ASSIS, Thaís Rocha¹; SILVA, Mara Nunes da²; SANDOVAL,

Leia mais

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es). INVESTIGAÇÃO DA MEMÓRIA AUTOBIOGRÁFICA EM IDOSOS COM DIAGNÓSTICO DE DEMÊNCIA DE ALZHEIMER NAS FASES LEVE E MODERADA Caroline Araújo Lemos*, Izabel Augusta Hazin Pires*, Eulália Maria Chaves Maia*, Jacqueline

Leia mais

A AIDS NA TERCEIRA IDADE: O CONHECIMENTO DOS IDOSOS DE UMA CASA DE APOIO NO INTERIOR DE MATO GROSSO

A AIDS NA TERCEIRA IDADE: O CONHECIMENTO DOS IDOSOS DE UMA CASA DE APOIO NO INTERIOR DE MATO GROSSO A AIDS NA TERCEIRA IDADE: O CONHECIMENTO DOS IDOSOS DE UMA CASA DE APOIO NO INTERIOR DE MATO GROSSO SATO, Camila Massae 1 Palavras-chave: Idoso, AIDS, conhecimento Introdução A população idosa brasileira

Leia mais

Comorbidade entre depressão e doenças clínicas em um ambulatório de geriatria.

Comorbidade entre depressão e doenças clínicas em um ambulatório de geriatria. Artigo Técnico Saúde Total Novembro / 2007 Comorbidade entre depressão e doenças clínicas em um ambulatório de geriatria. O envelhecimento populacional fará com que os médicos e profissionais de saúde,

Leia mais

22ª JORNADA DA AMINT NOVEMBRO/2008 DEPRESSÃO E TRABALHO. MARIA CRISTINA PALHARES MACHADO PSIQUIATRA MÉDICA DO TRABALHO mcris1989@hotmail.

22ª JORNADA DA AMINT NOVEMBRO/2008 DEPRESSÃO E TRABALHO. MARIA CRISTINA PALHARES MACHADO PSIQUIATRA MÉDICA DO TRABALHO mcris1989@hotmail. 22ª JORNADA DA AMINT NOVEMBRO/2008 DEPRESSÃO E TRABALHO MARIA CRISTINA PALHARES MACHADO PSIQUIATRA MÉDICA DO TRABALHO mcris1989@hotmail.com DEPRESSÃO 1. Afeta pelo menos 12% das mulheres e 8% dos homens

Leia mais

SAÚDE PÚBLICA COM ÊNFASE EM SAÚDE DA FAMÍLIA

SAÚDE PÚBLICA COM ÊNFASE EM SAÚDE DA FAMÍLIA SAÚDE PÚBLICA COM ÊNFASE EM SAÚDE DA FAMÍLIA DISCIPLINA: Políticas de Saúde CARGA-HORÁRIA: 30 horas EMENTA: Retrospectiva Histórica. Estado e políticas sociais. Mudanças econômicas e políticas de saúde

Leia mais

Imagem Corporal de adolescentes estudantes do IF Sudeste MG Câmpus Barbacena

Imagem Corporal de adolescentes estudantes do IF Sudeste MG Câmpus Barbacena Imagem Corporal de adolescentes estudantes do IF Sudeste MG Câmpus Barbacena Tassiana Aparecida Hudson 1, Ana Carolina Soares Amaral 2 ¹Acadêmica do Curso Superior de Licenciatura em Educação Física, Instituto

Leia mais

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado Paula Rebouças Estudo Exploratório I. Introdução A Dislexia é uma síndrome caracterizada por problemas na leitura: ao ler a pessoa

Leia mais

NÃO HÁ MEMÓRIA DE UMA CAUSA ASSIM

NÃO HÁ MEMÓRIA DE UMA CAUSA ASSIM NÃO HÁ MEMÓRIA DE UMA CAUSA ASSIM CONTACTOS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE FAMILIARES E AMIGOS DE DOENTES DE ALZHEIMER SEDE Av. de Ceuta Norte, Lote 15, Piso 3 - Quinta do Loureiro 1300-125 Lisboa Tel: 213 610

Leia mais

Aplicações clínicas: Perspectiva desenvolvimental sobre as perturbações do choro da primeira infância (concepção e intervenção)

Aplicações clínicas: Perspectiva desenvolvimental sobre as perturbações do choro da primeira infância (concepção e intervenção) Psicopatologia Cogntivo-Desenvolvimental 2004/05 Aplicações clínicas: Perspectiva desenvolvimental sobre as perturbações do choro da primeira infância (concepção e intervenção) Trabalho elaborado por:

Leia mais

Introdução: a população idosa está aumentando, e com ela existe a necessidade de estudarmos

Introdução: a população idosa está aumentando, e com ela existe a necessidade de estudarmos Fisioterapia TCC em Re-vista 2010 79 BURANELLO, Mariana Colombini 13. Equilíbrio corporal e risco de queda em idosas que praticam atividades físicas e idosas sedentárias. 2010. 19 f. Trabalho de Conclusão

Leia mais

Disfunção Ocupacional no Transtorno Bipolar

Disfunção Ocupacional no Transtorno Bipolar Disfunção Ocupacional no Transtorno Bipolar Cristiano Alvarez Ambulatório de Transtornos do Humor e Ansiedade PROTH A/HNSL Noite Estrelada Disciplina de Psiquiatria Baseada em Evidências Residência de

Leia mais

EDITORIAL EDITORIAL ÍNDICE

EDITORIAL EDITORIAL ÍNDICE EDITORIAL EDITORIAL 1 Sérgio Butka Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba Desde a primeira cartilha lançada pelo Departamento de Saúde do SMC vários problemas que fazem parte do cotidiano

Leia mais

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM AVC Maria Gabriela Ramos Ferreira CRP12/01510 Especialista em Neuropsicologia Mestre em Saúde e Meio Ambiente Universidade da Região de Joinville UNIVILLE Definição de AVC

Leia mais

2002 Revisão de literatura, porém não descrito o método no artigo. 2002 Artigo de revista sem descrição de método. 2006 Estudo exploratóriodescritivo

2002 Revisão de literatura, porém não descrito o método no artigo. 2002 Artigo de revista sem descrição de método. 2006 Estudo exploratóriodescritivo DESAFIOS DE ENFERMAGEM: ATENDIMENTO DOMICILIAR A PACIENTES COM DEMÊNCIA Aristófenes Rolim de Holanda; Rosyara Lopes Vieira Sá; Aryslane Júlia Andrade Lustosa; Luis Henrique Rodrigues Nunes; Francisco Júnior

Leia mais

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA Áreas de concentração: O presente programa está organizado em duas áreas de concentração, cada uma das quais contemplando três linhas de pesquisa nas quais se distribuem

Leia mais

Doença de Alzheimer: uma visão epidemiológica quanto ao processo de saúde-doença.

Doença de Alzheimer: uma visão epidemiológica quanto ao processo de saúde-doença. Doença de Alzheimer: uma visão epidemiológica quanto ao processo de saúde-doença. Bruno Araújo da Silva Dantas¹ bruno_asd90@hotmail.com Luciane Alves Lopes² lucianesevla.l@gmail.com ¹ ²Acadêmico(a) do

Leia mais

BASES PSICOLÓGICAS DO PACTO SOCIAL

BASES PSICOLÓGICAS DO PACTO SOCIAL BASES PSICOLÓGICAS DO PACTO SOCIAL GESTALT Max WERTHEIMER (1880 1943) Kurt KOFFKA (1886 1941) Wolfgang KÖHLER (1887 1967) Alemanha, 1912 O TERMO ALEMÃO QUER DIZER FORMA OU CONFIGURAÇÃO. Os gestaltistas

Leia mais

A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER

A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER Levi Ramos Baracho; Jordano da Silva Lourenço, Kay Francis Leal Vieira Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ INTRODUÇÃO O câncer ainda é tido como

Leia mais

AIDS e envelhecimento: repercussões na saúde pública

AIDS e envelhecimento: repercussões na saúde pública AIDS e envelhecimento: repercussões na saúde pública Por Guilherme Wendt, Equipe SIS.Saúde INTRODUÇÃO Devido aos avanços técnico-científicos observados no mundo, consequentes transformações foram percebidas,

Leia mais

Atendimento Domiciliar

Atendimento Domiciliar Atendimento Domiciliar Definição da Unimed Porto Alegre sobre Home Care O Home Care é um beneficio de prestação de serviço de assistência à saúde, a ser executado no domicilio do paciente com patologias

Leia mais

O OLHAR DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E DA TEORIA DE BASE PSICANALÍTICA SOBRE PACIENTES HIPERTENSOS NO CONTEXTO HOSPITALAR

O OLHAR DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E DA TEORIA DE BASE PSICANALÍTICA SOBRE PACIENTES HIPERTENSOS NO CONTEXTO HOSPITALAR O OLHAR DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E DA TEORIA DE BASE PSICANALÍTICA SOBRE PACIENTES HIPERTENSOS NO CONTEXTO HOSPITALAR ¹Marcela da Costa Garcia, FADAP/FAP ²José Carlos Scaliante Junior, FADAP/FAP

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO Nº 410/X

PROJECTO DE RESOLUÇÃO Nº 410/X PROJECTO DE RESOLUÇÃO Nº 410/X Que recomenda ao governo a revisão da comparticipação estatal na aquisição de medicamentos específicos para o tratamento da Demência na Doença de Alzheimer. I EXPOSIÇÃO DE

Leia mais

HIV/AIDS, Envelhecimento e Transtornos Mentais Comuns: um estudo exploratório

HIV/AIDS, Envelhecimento e Transtornos Mentais Comuns: um estudo exploratório HIV/AIDS, Envelhecimento e Transtornos Mentais Comuns: um estudo exploratório Josevânia da Silva UNIPE josevaniasco@gmail.com Jéssica Oliveira Galvão UFPB Jessica92.og@hotmail.com Ana Alayde Werba Saldanha

Leia mais

Habilidades e competências no Cuidado à pessoa idosa. Karla Giacomin, MD, PhD

Habilidades e competências no Cuidado à pessoa idosa. Karla Giacomin, MD, PhD Habilidades e competências no Cuidado à pessoa idosa Karla Giacomin, MD, PhD Roteiro Seminário Preâmbulo Envelhecimento ativo Cuidado Habilidades e competências Ferramentas da gestão 2003 Estatuto do

Leia mais

Versão Brasileira do Questionário de Qualidade de Vida -SF-36. Sim, dificulta muito

Versão Brasileira do Questionário de Qualidade de Vida -SF-36. Sim, dificulta muito Versão Brasileira do Questionário de Qualidade de Vida -SF-6 - Em geral você diria que sua saúde é: Excelente Muito Boa Boa Ruim Muito Ruim - Comparada há um ano atrás, como você se classificaria sua idade

Leia mais

Comitê de Atendimento ao Consumidor

Comitê de Atendimento ao Consumidor Comitê de Atendimento ao Consumidor Critérios de Avaliação Para Admissão de Atendentes Comitê de Atendimento ao Consumidor Critérios de Avaliação para Admissão de Atendentes 1 ) Critérios Gerais: 1. Agilidade.

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DE POS GRADUAÇÃO LATO SENSU. Ano: 2014/2015

PROJETO PEDAGÓGICO DE POS GRADUAÇÃO LATO SENSU. Ano: 2014/2015 PROJETO PEDAGÓGICO DE POS GRADUAÇÃO LATO SENSU Ano: 2014/2015 1 - JUSTIFICATIVA A hospitalização pode ser experienciada como um dos momentos mais delicados e difíceis do processo do adoecer. Isso porque

Leia mais

MAUS TRATOS NA POPULAÇÃO IDOSA INSTITUCIONALIZADA

MAUS TRATOS NA POPULAÇÃO IDOSA INSTITUCIONALIZADA Universidade de Lisboa Faculdade de Medicina de Lisboa MAUS TRATOS NA POPULAÇÃO IDOSA INSTITUCIONALIZADA Catarina Isabel Fonseca Paulos Mestrado em Medicina Legal e Ciências Forenses 2005 Esta dissertação

Leia mais

Adaptação e validação da Escala de Sobrecarga do Cuidador de Zarit

Adaptação e validação da Escala de Sobrecarga do Cuidador de Zarit ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO Adaptação e validação da Escala de Sobrecarga do Cuidador de Zarit Adaptation and validation of Zarit Burden Interview Scale Carlos Alberto da Cruz Sequeira* Resumo O estudo da sobrecarga

Leia mais

PERCEPÇÃO DA INSATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL E AUTOESTIMA DE IDOSAS DE UM PROGRAMA DE PROMOÇÃO À SAÚDE

PERCEPÇÃO DA INSATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL E AUTOESTIMA DE IDOSAS DE UM PROGRAMA DE PROMOÇÃO À SAÚDE PERCEPÇÃO DA INSATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL E AUTOESTIMA DE IDOSAS DE UM PROGRAMA DE PROMOÇÃO À SAÚDE Jarlson Carneiro Amorim da Silva¹, Luciano Meireles de Pontes² ¹Programa Associado de Pós-graduação

Leia mais

3.ª SÉRIE MODALIDADE DE OFERTA 00-8658-02 PESQUISA EM PSICOLOGIA 80 0 080 00-8664-03 PROCESSOS GRUPAIS 80 40 120 00-9675-03

3.ª SÉRIE MODALIDADE DE OFERTA 00-8658-02 PESQUISA EM PSICOLOGIA 80 0 080 00-8664-03 PROCESSOS GRUPAIS 80 40 120 00-9675-03 Curso: Graduação: Ênfase: Regime: Duração: PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO / FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO I PSICOLOGIA E PROCESSOS PSICOSSOCIAIS II PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS SERIADO ANUAL - NOTURNO

Leia mais

O que é câncer? Grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo.

O que é câncer? Grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. CÂNCER EM CRIANÇAS O que é câncer? Grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. O câncer é comum em crianças? Nos

Leia mais

Fundação Cardeal Cerejeira Depressão na Pessoa Idosa

Fundação Cardeal Cerejeira Depressão na Pessoa Idosa Fundação Cardeal Cerejeira Depressão na Pessoa Idosa Rui Grilo Tristeza VS Depressão A tristeza é a reacção que temos perante as perdas afectivas na nossa vida; A perda de alguém por morte é tristeza e

Leia mais

NEURORRADIOLOGIA DAS DEMÊNCIAS

NEURORRADIOLOGIA DAS DEMÊNCIAS NEURORRADIOLOGIA DAS DEMÊNCIAS ARNOLFO DE CARVALHO NETO (arnolfo@ufpr.br) Demência é o declínio da memória associado à deterioração de outra(s) das funções cognitivas (linguagem, gnosias, praxias e funções

Leia mais

TRANSTORNOS DE HUMOR NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA PELA PERSPECTIVA DA NEUROBIOLOGIA E AÇÕES MEDICAMENTOSAS

TRANSTORNOS DE HUMOR NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA PELA PERSPECTIVA DA NEUROBIOLOGIA E AÇÕES MEDICAMENTOSAS TRANSTORNOS DE HUMOR NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA PELA PERSPECTIVA DA NEUROBIOLOGIA E AÇÕES MEDICAMENTOSAS Marina Aparecida Luiz de Freitas 1 ; Sandra Cristina Catelan-Mainardes 2 RESUMO: O presente estudo

Leia mais

2- Objetivo 3- Método 4- Resultados 5-Conclusões

2- Objetivo 3- Método 4- Resultados 5-Conclusões AUTISMO E INCLUSÃO: LEVANTAMENTO DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SUA PRÁTICA COM CRIANÇAS COM AUTISMO Angelo Antonio Puzipe PAPIM Universidade Estadual

Leia mais

Transtornos Mentais diagnosticados na infância ou na adolescência

Transtornos Mentais diagnosticados na infância ou na adolescência Pediatria do Desenvolvimento e do Comportamento Transtornos Mentais diagnosticados na infância ou na adolescência Faculdade de Ciências Médicas Prof. Orlando A. Pereira Unifenas Transtorno de Deficiência

Leia mais

PORTARIA MS N. 702 DE 12 DE ABRIL DE 2002

PORTARIA MS N. 702 DE 12 DE ABRIL DE 2002 MINISTÉRIO DA SAÚDE GABINETE DO MINISTRO PORTARIA MS N. 702 DE 12 DE ABRIL DE 22 Dispõe sobre a criação de mecanismos para a organização e implantação de Redes Estaduais de Assistência à Saúde do Idoso.

Leia mais

DEPRESSÃO. Tristeza vs Depressão «Será que estou deprimido?» «Depressão?! O que é?»

DEPRESSÃO. Tristeza vs Depressão «Será que estou deprimido?» «Depressão?! O que é?» DEPRESSÃO Tristeza vs Depressão «Será que estou deprimido?» Em determinados momentos da nossa vida é normal experienciar sentimentos de «grande tristeza». Para a maioria das pessoas, tais sentimentos surgem

Leia mais

Ao Agente Comunitário de Saúde:

Ao Agente Comunitário de Saúde: : COMO IDENTIFICAR O IDOSO E O SEU CUIDADOR NA VISITA DOMICILIAR Pesquisadora CNPq Grupo de Pesquisa Epidemiologia do Cuidador Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP Bolsista de Produtividade

Leia mais

Atividade física. Sexo Capital Total n % IC 95%

Atividade física. Sexo Capital Total n % IC 95% Atividade física Resultados De acordo com o nível de atividade física verificada no total da amostra, o percentual de indivíduos classificados como insuficientemente ativos foi maior em João Pessoa (55,1%)

Leia mais

POSSÍVEIS NEXOS ENTRE O ALCOOLISMO E O ESTRESSE RELACIONADO AO TRABALHO DO PSICÓLOGO CLÍNICO

POSSÍVEIS NEXOS ENTRE O ALCOOLISMO E O ESTRESSE RELACIONADO AO TRABALHO DO PSICÓLOGO CLÍNICO 465 POSSÍVEIS NEXOS ENTRE O ALCOOLISMO E O ESTRESSE RELACIONADO AO TRABALHO DO PSICÓLOGO CLÍNICO Bruno de Morais Cury 1 ; Ana Carla Gomes Toledo 2 ; Gabriel Lauriano De Souza Hilário 2 ; Marco Aurélio

Leia mais

DEMÊNCIAS. Programa do Idoso Unidade Saúde Escola UFSCar

DEMÊNCIAS. Programa do Idoso Unidade Saúde Escola UFSCar DEMÊNCIAS Programa do Idoso Unidade Saúde Escola UFSCar Conceitos básicos Inteligência Cognição Memória Transtornos cognitivos Quadro confusional agudo Demência Inteligência Totalidade das funções cognitivas

Leia mais

PERFIL DOS CELÍACOS NO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU-PR. Curso de Enfermagem 1,2 (patrícia_depine@hotmail.com; oknihei@yahoo.com)

PERFIL DOS CELÍACOS NO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU-PR. Curso de Enfermagem 1,2 (patrícia_depine@hotmail.com; oknihei@yahoo.com) PERFIL DOS CELÍACOS NO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU-PR Patrícia Rafaela Depiné (Apresentadora), Oscar Kenji Nihei (Orientador) Curso de Enfermagem, (patrícia_depine@hotmail.com; oknihei@yahoo.com) Palavra-chave:

Leia mais

Satisfação dos cuidadores de doentes de Alzheimer em relação à qualidade dos cuidados de saúde hospitalares (*)

Satisfação dos cuidadores de doentes de Alzheimer em relação à qualidade dos cuidados de saúde hospitalares (*) NOTAS DE INVESTIGAÇÃO Satisfação dos cuidadores de doentes de Alzheimer em relação à qualidade dos cuidados de saúde hospitalares (*) ANA MARGARIDA CAVALEIRO (**) JOSÉ A. CARVALHO TEIXEIRA (***) 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

TÍTULO: EXPERIÊNCIA COM OS FAMILIARES DOS PORTADORES DE ESQUIZOFRENIA USUÁRIOS DO SERVIÇO CAPS

TÍTULO: EXPERIÊNCIA COM OS FAMILIARES DOS PORTADORES DE ESQUIZOFRENIA USUÁRIOS DO SERVIÇO CAPS TÍTULO: EXPERIÊNCIA COM OS FAMILIARES DOS PORTADORES DE ESQUIZOFRENIA USUÁRIOS DO SERVIÇO CAPS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DO

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR SUBJETIVO NA TERCEIRA IDADE QUALITY OF LIFE AND SUBJECTIVE WELL-BEING IN THE THIRD AGE

QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR SUBJETIVO NA TERCEIRA IDADE QUALITY OF LIFE AND SUBJECTIVE WELL-BEING IN THE THIRD AGE 624 QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR SUBJETIVO NA TERCEIRA IDADE RACHEL SHIMBA CARNEIRO é Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. E-mail: rachelshimba@yahoo.com.br

Leia mais

Pseudodemência Depressiva

Pseudodemência Depressiva Pseudodemência Depressiva Dr. José Eduardo Martinelli Faculdade de Medicina de Jundiaí Aspectos psiquiátricos do envelhecimento A A velhice é um triste inventário de perdas e limitações Diminuem - a visão

Leia mais

ATUALIZA ASSOCIAÇÃO CULTURAL ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA ÍRIA CRUZ PIMENTEL

ATUALIZA ASSOCIAÇÃO CULTURAL ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA ÍRIA CRUZ PIMENTEL ATUALIZA ASSOCIAÇÃO CULTURAL ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA ÍRIA CRUZ PIMENTEL RELAÇÃO DA ETNIA COM A HIPERTENSÃO ARTERIAL EM PACIENTES RESGISTRADOS NO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS

Leia mais

PROFESSOR PEDAGOGO. ( ) Pedagogia Histórico-Crítica. ( ) Pedagogia Tecnicista. ( ) Pedagogia Tradicional. ( ) Pedagogia Nova.

PROFESSOR PEDAGOGO. ( ) Pedagogia Histórico-Crítica. ( ) Pedagogia Tecnicista. ( ) Pedagogia Tradicional. ( ) Pedagogia Nova. PROFESSOR PEDAGOGO 41 - Identifique como V (verdadeira) ou F (falsa) as afirmativas abaixo, que tratam da atuação do professor pedagogo. ( ) Os professores pedagogos devem orientar, acompanhar e avaliar

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais