Introdução à Astronomia. (AGA210) Notas de aula. Cosmologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução à Astronomia. (AGA210) Notas de aula. Cosmologia"

Transcrição

1 Introdução à Astronomia (AGA210) Notas de aula Cosmologia Enos Picazzio IAGUSP 2006

2 Esta apresentação é parcialmente baseada no capítulo Universo e Cosmologia, do livro virtual Astronomia e Astrofísica, de Kepler de Souza Oliveira Filho e Maria de Fátima Oliveira Saraiva (UFRGS), adotado como texto complementar do tópico Cosmologia, do curso AGA210.

3 Princípio Cosmológico O Universo é homogêneo e isotrópico. Homogêneo: é o mesmo em qualquer lugar Isotrópico: é o mesmo em qualquer direção Implicação: o Universo não pode ter centro ou borda As observações mostram que o Universo é homogêneo em escalas superiores a 10 milhões de anos luz. Para escalas menores, podemos ver estrelas, galáxias e aglomerados de galáxias, mas em larga escala os elementos de volume são homogêneos.

4 Paradóxo de Olbers* Se o Universo fosse homogêneo, isotrópico, infinito e imutável,, então o céu noturno deveria ser brilhante já que em qualquer direção a haveria uma estrela. O volume de uma esfera aumenta com o quadrado do raio (V = 4πR 2 ). Portanto, quanto mais longe se olha, mais estrelas se vê; ou seja, a quantidade de estrelas aumenta com o quadrado da distância. Século 17: Johannes Kepler rejeitava a idéia de um universo infinito recoberto de estrelas Galileu Galilei mostrou que a Via Láctea era composta de uma miríade de estrelas,, e usou o fato de que o céu é escuro à noite como argumento para provar que o universo era finito Século 18: Edmund Halley e Heinrich Wilhelm Mattäus Olbers* retomam a questão

5 Algumas propostas de solução: Paradóxo de Olbers 1. A poeira interestelar absorve a luz das estrelas (Olbers) - com o passar do tempo, a poeira entraria em equilíbrio térmico com as estrelas e passaria a brilhar tanto quanto elas! 2. A expansão do universo degrada a energia (a luz de objetos muito distantes chega muito desviada para o vermelho e portanto muito fraca) - cálculos mostram que a degradação não é suficiente para resolver o paradoxo. 3. Independentemente de o Universo ser ou não infinito, vemos apenas uma parte dele a região que a luz teve tempo de percorrer até nos atingir, desde que o Universo surgiu, ou O Universo ainda é jovem - sendo a velocidade da luz finita, ainda não houve tempo para que a luz dos objetos mais distantes nos atingisse. O UniversoU observável é fisicamente limitado, por ser finito no tempo (idade).. A escuridão da noite parece ser uma prova de que o Universo teve um início.

6 Expansão Deslocamento Espectral para o Vermelho 1912: Vesto Melvin Slipher descobriu que as linhas espectrais das estrelas na galáxia M31 (Andrômeda) apresentavam um enorme deslocamento para a região azul do espectro (blueshift, em inglês), um indicativo de que essa galáxia está se aproximando do Sol, a 300 km/s. Observando as demais galáxias durante duas décadas, Slipher demonstrou que a maioria das 41 galáxias que estudou apresentava deslocamento espectral para o vermelho (redshifht), indicando que as galáxias estavam se afastando de nós. Slipher descobriu que quanto menos brilhante a galáxia (portanto mais distante) maior era o deslocamento para o vermelho.

7 Expansão Deslocamento Espectral para o Vermelho 1912: Vesto Melvin Slipher descobriu que as linhas espectrais das estrelas na galáxia M31 (Andrômeda) apresentavam um enorme deslocamento para a região azul do espectro (blueshift, em inglês), um indicativo de que essa galáxia está se aproximando do Sol, a 300 km/s. Observando as demais galáxias durante duas décadas, Slipher demonstrou que a maioria das 41 galáxias que estudou apresentava deslocamento espectral para o vermelho (redshifht), indicando que as galáxias estavam se afastando de nós. Slipher descobriu que quanto menos brilhante a galáxia (portanto mais distante) maior era o deslocamento para o vermelho.

8 Expansão 1929: Edwin Powel Hubble, observando o deslocamento para o vermelho nas linhas espectrais das galáxias observadas por Milton La Salle Humason, e medindo suas distâncias, descobriu que as galáxias estavam se afastando com velocidades proporcionais à sua distância: quanto mais distante, maior a velocidade de afastamento. 1 Mpc = 3,26 milhões A.L. Simulação (não significa que ele seja esférico) Foi a primeira evidência para a expansão do Universo, embora tenha sido prevista por Alexander Friedmann em 1922 e 1924, e por Georges-Henri Édouard Lemaître em 1927.

9 Expansão 1929: Edwin Powel Hubble, observando o deslocamento para o vermelho nas linhas espectrais das galáxias observadas por Milton La Salle Humason, e medindo suas distâncias, descobriu que as galáxias estavam se afastando com velocidades proporcionais à sua distância: quanto mais distante, maior a velocidade de afastamento. tempo 1 Mpc = 3,26 milhões A.L. Foi a primeira evidência para a expansão do Universo, embora tenha sido prevista por Alexander Friedmann em 1922 e 1924, e por Georges-Henri Édouard Lemaître em 1927.

10 Expansão: Lei de Hubble Velocidade de recessão = H O Distância H O (inclinação da reta no gráfico abaixo) constante de Hubble em km/s/mpc. A velocidade de recessão de uma galáxia é diretamente proporcional à sua distância Valor provável da constante de Hubble: 500 a 100 km/s/mpc Mpc, ou 15 a 30 km/s/m.a.l. 1 Mpc = 3,26 milhões A.L.

11 Expansão: Lei de Hubble Velocidade de recessão = H O Distância H O (inclinação da reta no gráfico abaixo) constante de Hubble em km/s/mpc. Hipótese: as velocidades permanecem constantes no tempo Pergunta: quanto tempo levou para cada galáxia atingir essa distância em que a vemos? Resposta: o inverso da contante de Hubble (1/ H O ) tempo = tempo = tempo = Demonstração: distância velocidade distância H distância o 1 H o 1 Mpc = 3,26 milhões A.L. Constante de Hubble (H O ): de 50 a 100 km/s/mpc ou 15 a 30 km/s/m.a.l. Isto implica na idade de 12 a 17 bilhões de anos. Mais provável (atual): 13,7 bilhões de anos

12 Expansão: Lei de Hubble Fonte possível de erro no valor de H o : constância da velocidade de recessão das galáxias Há 3 possibilidades para a velocidade: 1. Foi maior no passado: isto significa que a expansão está sendo desacelerada pela força da gravidade entre os corpos. Então a massa - ou densidade de matéria - é suficientemente elevada para frear a expansão; 2. É constante: a densidade é suficiente para anular a gravidade e a expansão continua eternamente; 3. Foi menor no passado: a expansão está sendo acelerada, ou seja, a densidade de matéria é menor que no caso anterior. Densidade de matéria Maior que a crítica Crítica Menor que a crítica

13 Lei de Hubble: uma escala de distância

14 Expansão Desvio espectral cosmológico: Na realidade o desvio para o vermelho (redshift) é decorrente da expansão, NÃO do efeito Doppler provocado pela velocidade relativa. Como o Universo expande, o espaço expande, e um fóton se propaga nesse espaço em expansão. O resultado é que seu comprimento de onda também expande com o Universo. tempo

15 Expansão: então houve um início? O que se vê: O que se conclui: tempo tempo Singularidade a expansão deve ter havido um início!

16 Expansão: então houve um início? Apesar da descoberta da expansão do Universo, muitos pesquisadores, acreditavam na Teoria do Estado Estacionário, proposta por Herman Bondi, Thomas Gold e Fred Hoyle ( ). Segundo ela, o Universo é similar em todas as direções e imutável no tempo, com produção contínua de matéria para contrabalançar a expansão observada, mantendo a densidade média constante. Em 1950 Fred Hoyle sugeriu pejorativamente o nome Big Bang para o evento de início do Universo, previsto pela teoria aceita.

17 Expansão eterna? Há duas possibilidades para o destino do Universo: 1. ele expandirá para sempre, 2. a expansão cessará e colapso poderá surgir. O Universo colapsará novamente somente se a atração gravitacional da matéria (e energia) contida nele for grande o suficiente para frear a expansão. Como a massa bariônica (matéria comum) é da ordem de 5% da massa total provável, não podemos ainda determinar se a expansão será eterna.

18 Expansão eterna? Podemos expressar a massa em termos da densidade (massa por unidade de volume). A densidade crítica, que interromperia a expansão é de 100 milésimos de trilionésimos de trilionésimos de grama por centímetro cúbico, isto é: Esta densidade crítica corresponde a 5 átomos de hidrogênio por metro cúbico, dez milhões de vezes menor do que o melhor vácuo que pode ser obtido em um laboratório na Terra. A matéria visível do Universo é ainda 100 vezes menor.

19 Relatividade Geral 1905 e 1917: Albert Einstein apresenta suas teorias da Relatividade: Especial ou Restrita (descreve a física do movimento na ausência de campos gravitacionais) e Geral (inclui campos gravitacionais). Segundo elas: - a velocidade da luz no vácuo é constante, independente da velocidade da fonte, - a massa depende da velocidade, - há dilatação do tempo durante movimento em alta velocidade, - massa e energia são equivalentes, e - nenhuma informação ou matéria pode se mover mais rápido do que a luz. - matéria curva o espaço-tempo Trata-se de uma teoria da gravidade, descrevendo a gravitação como a ação das massas nas propriedades do espaço e do tempo, que afetam o movimento dos corpos e outras propriedades físicas. Para Newton, o espaço é rígido e descrito pela geometria Euclidiana. Para Einstein, o espaço-tempo é distorcido pela presença da matéria.

20 Relatividade Geral 1917: Einstein publica o histórico artigo Considerações Cosmológicas sobre a Teoria da Relatividade Geral, construindo um modelo esférico do Universo. Suas as equações não implicavam diretamente em um Universo estático de raio finito (mesma dificuldade encontrada com a teoria de Newton), como se supunha na época já que a expansão foi constatada quase uma década depois, por Hubble. Einstein introduziu em suas equações a famosa constante cosmológica, para obter um Universo estático. Ela atua como uma força repulsiva que evita o colapso do Universo pela atração gravitacional. O holandês Willem de Sitter mostrou que a constante cosmológica permitia um Universo em expansão mesmo se ele não contivesse qualquer matéria. Por isso, a constante cosmológica é também chamada de energia do vácuo.

21 Geometria do Universo A teoria do Big Bang considera que se as galáxias estão se afastando umas das outras, então no passado estiveram mais próximas. No passado remoto, 10 a 15 bilhões de anos atrás, deveriam estar todas num mesmo ponto, muito quente, uma singularidade espaço-tempo, que se expandiu no Big Bang. tempo Singularidade O Big Bang, ou Grande Explosão, criou a matéria, a radiação, o espaço e o tempo. Este é o início do Universo que podemos conhecer.

22 Geometria do Universo 1922: Georges-Henri Édouard Lemaître (padre e cosmólogo belga, ) foi provavelmente o primeiro a propor um modelo específico para o Big Bang. Segundo ele, toda a matéria esteve concentrada no átomo primordial, que se partiu em incontáveis pedaços, cada um se fragmentando cada vez mais, até formar os átomos presentes no Universo. Uma enorme fissão nuclear. Sabemos que este modelo não pode ser correto, pois não obedece às leis da relatividade e estrutura da matéria (quântica), mas ele inspirou os modelos modernos.

23 Geometria do Universo Alexander Friedmann (matemático e meteorologista russo, ), independentemente de Lemaître, encontrou várias soluções para as equações da teoria da relatividade geral. A família de soluções para a teoria da relatividade geral encontrada por Friedmann e Lemaître descreve um Universo em expansão. As soluções possíveis das equações da relatividade geral incluem expansão eterna ou novo colapso.

24 Geometria do Universo Se a constante cosmológica é nula, os modelos se dividem em três classes: 1. A densidaded de matéria é suficientemente para reverter a expansão. Então, o Universo é fechado, como a superfície de uma esfera mas em três dimensões.. Algo que se movesse eternamente em linha reta voltaria aos mesmos pontos.

25 Geometria do Universo Se a constante cosmológica é nula, os modelos se dividem em três classes: 2. A densidade de matéria não é suficientemente para reverter a expansão. Neste caso, o Universo é aberto e continuará expandindo eternamente.

26 Geometria do Universo Se a constante cosmológica é nula, os modelos se dividem em três classes: 3. A densidade de matéria tem o valor crítico (intermediário entre os dois casos anteriores). Agora, o Universo é plano (não é aberto, nem fechado) e expande eternamente, mas a velocidade das galáxias será cada vez menor, chegando a zero no infinito. É o Universo Euclidiano, tridimensionalmente reto.

27 Geometria do Universo Aparências para cada caso ABERTO PLANO FECHADO

28 Destino do Universo

29 Destino do Universo Expansão constante, na taxa atual, de um Universo vazio com 15 bilhões de anos O Universo aberto tem mais de 10 e menos que 15 bilhões de anos. A idade do Universo é 10 bilhões de anos. Um Universo de alta densidade é bem mais jovem, tem 5 bilhões de anos.

30 Destino do Universo Com a descoberta da energia escura surge nova possibilidade Expansão acelerada pela energia escura, em um Universo ainda mais antigo O Universo aberto tem mais de 10 e menos que 15 bilhões de anos. A idade do Universo é 10 bilhões de anos. Um Universo de alta densidade é bem mais jovem, tem 5 bilhões de anos.

31 Testando a hipótese do Big Bang Suponha que estamos olhando para o passado, qdo o UniversU niverso tinha apenas anos. Naquela época: ƒ O Universo o era bem mais denso e sob alta pressão. ƒ Alta pressão implica em temperatura elevada. ƒ Pela lei de corpo negro (Planck), alta temperatura produz luz. ƒ Como isso ocorreu há muito tempo, a luz que observamos atualmente sofreu desvio para o vermelho (redshift)) indo parar na região de microondas ondas do espectro. ƒ Como o Universo inteiro brilhava, essa luz deve provir de toda parte do céu.

32 O Fundo Cósmico de Microondas A luz do Big Bang deveria aparecer atualmente como uma emissão de corpo negro (Lei de Planck) de 3 graus absolutos

33 Previsão vs. Observação 1948: emissão de fundo de 3 K prevista teoricamente por Ralph Asher Alpher, Robert Herman e George Gamow 1965: Arno Penzias and Robert Wilson a descobrem acidentalmente 1998: espectro de corpo negro medido pelo satélite COBE Previsão confirmada

34 A idade do Universo SE não houvesse matéria, não haveria gravidade no UniversU niverso o e a expansão de Hubble seria eterna e a velocidade constante. A idade do UniversU niverso seria 1 / H 0. No UniversU niverso real há matéria, portanto há gravitação, que age contrariamente à expansão de Hubble. No passado, as galáxias afastavam-se se umas das outras mais rápido, portanto a idade deve ser menor que 1 / H 0. Para um Universo plano, a idade é 2/3 de 1/ H 0. Se conseguirmos medir H 0, podemos estimar a idade real

35 Universo Inflacionário 1979: Alan Harvey Guth propõe uma fase inflacionária (expansão súbita) logo após o Big Bang s* após o Big Bang houve uma expansão súbita fazendo o Universo crescer vezes seu tamanho. Isto decorreu de uma transição de fase (quebra de simetria), fazendo a gravitação agir repulsivamente e provocando resfriamento repentino. Depois de s**, a teoria é idêntica ao Big Bang padrão. * uma parte em 100 bilhões de trilhão de trilhões ** uma parte em 1 milhão de trilhão de trilhões

36 Universo Inflacionário 1979: Alan Harvey Guth propõe uma fase inflacionária (expansão súbita) logo após o Big Bang Início do tempo s após o Bing Bang houve uma expansão súbita fazendo o Universo crescer vezes seu tamnanho. Isto decorreu de uma transição de fase (quebra de simetria,), Inflação fazendo a gravitação Diminuta fração de segundo agir repulsivamente. Isto provocou um super-esfriamento 380 mil anos Depois de s, a teoria é idêntica ao Big Bang padrão. 13,7 bilhões de anos

37 Radiação cósmica de fundo Satélite COBE (Cosmic Background Explorer): revela pequeníssimas variações (seis partes por milhão) da temperatura na radiação cósmica de fundo. O padrão de uniformidade das medidas só é compatível com a existência do Big Bang, pois de outra forma regiões distintas do Universo não poderiam estar com a mesma temperatura. 380 mil anos após o Big Bang, o Universo era dominado por radiação. Nesta época a temperatura caiu para cerca de 3000 K (prótons começaram a capturar elétrons e formar átomos de hidrogênio e hélio neutros). Com a expansão, a temperatura de fundo caiu para os atuais 2,7 K. Nos modelos de formação de galáxias, estas flutuações são necessárias para permitir que a matéria formada posteriormente se aglomerasse gravitacionalmente para formar estrelas e galáxias, distribuídas em grupos, bolhas, paredes e vazios, como observamos.

38 Roberto D.D. Costa - IAGUSP

39 Roberto D.D. Costa - IAGUSP

40 Roberto D.D. Costa - IAGUSP

41 Roberto D.D. Costa - IAGUSP

42 Roberto D.D. Costa - IAGUSP

43

Fundamentos de Astronomia e Astrofísica TEORIA DO BIG BANG. Clayton B. O. dos Reis Deyvson G. Borba

Fundamentos de Astronomia e Astrofísica TEORIA DO BIG BANG. Clayton B. O. dos Reis Deyvson G. Borba Fundamentos de Astronomia e Astrofísica TEORIA DO BIG BANG Clayton B. O. dos Reis Deyvson G. Borba Resumo de como surgiu a teoria: No ano de 1927, O padre e cosmólogo belga Georges- Henri Édouard Lemaître,

Leia mais

HUBBLE E A EXPANSÃO DO UNIVERSO

HUBBLE E A EXPANSÃO DO UNIVERSO HUBBLE E A EXPANSÃO DO UNIVERSO Pedro José Feitosa Alves Júnior Universidade Federal do Vale do São Francisco 1. INTRODUÇÃO O início do século XX pode ser considerado um grande marco no desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL VALE DO SÃO FRANCISCO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA MNPEF. Jaildson Paulino de Souza

UNIVERSIDADE FEDERAL VALE DO SÃO FRANCISCO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA MNPEF. Jaildson Paulino de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL VALE DO SÃO FRANCISCO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA MNPEF Jaildson Paulino de Souza MATERIA E ENERGIA ESCURA UMA PROJEÇÃO DO FIM JUAZEIRO 2014 Jaildson Paulino

Leia mais

Fé Cristã e Ciência Contemporânea

Fé Cristã e Ciência Contemporânea Fé Cristã e Ciência Contemporânea Cosmologia e Expansão do Universo - o Mistério da Criação - Aula 5 eba@ibcu.org.br Roberto Covolan Out/Nov 2012 Fé Cristã e Ciência Contemporânea (novembro) DIA 04.11

Leia mais

Departamento de Astronomia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Astronomia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Astronomia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul FIS02010-A - FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA A 3.a PROVA - 2012/1 - Turma C NOME: I.Nas questões de 1 a 20, escolhe a alternativa

Leia mais

Redshift e Lei de Hubble Eduardo Brescansin de Amôres, Isabel Guerra Aleman (IAG-USP)

Redshift e Lei de Hubble Eduardo Brescansin de Amôres, Isabel Guerra Aleman (IAG-USP) 1 Redshift e Lei de Hubble Eduardo Brescansin de Amôres, Isabel Guerra Aleman (IAG-USP) Redshift O "redshift" - em português "desvio para o vermelho" - é uma medida da velocidade relativa a nós de um objeto.

Leia mais

Cosmologia: a estrutura do nosso universo. MSc Rodrigo Nemmen FIS2207 Fundamentos de Astronomia Dez. 2006

Cosmologia: a estrutura do nosso universo. MSc Rodrigo Nemmen FIS2207 Fundamentos de Astronomia Dez. 2006 Cosmologia: a estrutura do nosso universo MSc Rodrigo Nemmen FIS2207 Fundamentos de Astronomia Dez. 2006 Qual o modelo cosmológico padrão atual para a evolução do universo? Evolução e composição do universo

Leia mais

O Alcorão sobre o Universo em Expansão e a Teoria do Bing Bang

O Alcorão sobre o Universo em Expansão e a Teoria do Bing Bang O Alcorão sobre o Universo em Expansão e a Teoria do Bing Bang القرآن وتمدد الكون ونظر ة الانفجار الكب [رتغايل portuguese [português - www.islamreligion.com website موقع دين الا سلام 2013-1434 Lei de Hubble

Leia mais

O que é Cosmologia? Estrutura do universo Expansão do universo Evolução do universo Cosmologia Newtoniana Matéria e Energia no Universo Radiação

O que é Cosmologia? Estrutura do universo Expansão do universo Evolução do universo Cosmologia Newtoniana Matéria e Energia no Universo Radiação Introdução à Cosmologia www.ift.unesp.br ogério osenfeld Instituto de Física Teórica/UNESP JFT8 oteiro da aula O que é Cosmologia? Estrutura do universo Expansão do universo Evolução do universo Cosmologia

Leia mais

Big Bang Evolução de uma Idéia

Big Bang Evolução de uma Idéia Big Bang Evolução de uma Idéia Tina Andreolla 1 Até o século XIV, acreditava-se que o universo era formado pela Terra, ao centro, e pelo céu girando ao redor dela, com seus elementos fixos nele. Esta idéia

Leia mais

A origem do Universo Evidências a favor da Teoria do Big Bang Limitações da Teoria do Big Bang Reacções químicas e reacções nucleares

A origem do Universo Evidências a favor da Teoria do Big Bang Limitações da Teoria do Big Bang Reacções químicas e reacções nucleares Sumário: A origem do Universo Evidências a favor da Teoria do Big Bang Limitações da Teoria do Big Bang Reacções químicas e reacções nucleares A origem do Universo Até há muito pouco tempo pensava-se que

Leia mais

A VIA LÁCTEA, NOSSA GALÁXIA

A VIA LÁCTEA, NOSSA GALÁXIA A VIA LÁCTEA, NOSSA GALÁXIA A Via Láctea é uma faixa de luz tênue e esbranquiçada que percorre todo o céu, formando um anel à nossa volta. É conhecida desde a antiguidade. Somente com o uso do telescópio

Leia mais

A Origem do Universo

A Origem do Universo A Origem do Universo Cosmologia wikipedia: Cosmologia (do grego κοσμολογία, κόσμος="cosmos"/"ordem"/"mundo" + -λογία="discurso"/"estudo") é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução

Leia mais

DETERMINAÇÃO MATEMÁTICA DA FÓRMULA DA LEI DE HUBBLE. Mudando-se o entendimento do átomo muda-se o entendimento do Universo:

DETERMINAÇÃO MATEMÁTICA DA FÓRMULA DA LEI DE HUBBLE. Mudando-se o entendimento do átomo muda-se o entendimento do Universo: DETERMINAÇÃO MATEMÁTICA DA FÓRMULA DA LEI DE HUBBLE LUIZ CARLOS DE ALMEIDA Mudando-se o entendimento do átomo muda-se o entendimento do Universo: O elétron é constituído pela substância magnética negativa

Leia mais

No começo eram as trevas e então... BANG! Nasceu um sistema que se expande infinitamente feito de tempo, espaço e matéria... O Universo.

No começo eram as trevas e então... BANG! Nasceu um sistema que se expande infinitamente feito de tempo, espaço e matéria... O Universo. Alfa e Ômega No começo eram as trevas e então... BANG! Nasceu um sistema que se expande infinitamente feito de tempo, espaço e matéria... O Universo. No início, apenas a escuridão. Um nada interminável

Leia mais

Fig. 3 Aula 1; cuja temática são os conceitos sobre luz

Fig. 3 Aula 1; cuja temática são os conceitos sobre luz A primeira aula será sobre conceitos que envolvem a temática luz (fig. 3), uma vez que nosso planeta é iluminado por uma fonte luminosa proveniente de uma estrela, o Sol, localizada no centro do Sistema

Leia mais

Da Relatividade Geral à Cosmologia Contemporânea Curso de Iniciação à Astronomia e Observações Astronómicas

Da Relatividade Geral à Cosmologia Contemporânea Curso de Iniciação à Astronomia e Observações Astronómicas Da Relatividade Geral à Cosmologia Contemporânea Curso de Iniciação à Astronomia e Observações Astronómicas Laurindo Sobrinho Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira astro@uma.pt Resumo Neste módulo

Leia mais

Da relatividade ao Big-bang

Da relatividade ao Big-bang Da relatividade ao Big-bang CONCEITOS A EXPLORAR Referencial inercial e movimento relativo. Posições de Galileu, Newton e Einstein quanto ao referencial de movimentos. A gravitação segundo a teoria da

Leia mais

ASTRONOMIA. A coisa mais incompreensível a respeito do Universo é que ele é compreensível Albert Einstein

ASTRONOMIA. A coisa mais incompreensível a respeito do Universo é que ele é compreensível Albert Einstein ASTRONOMIA A coisa mais incompreensível a respeito do Universo é que ele é compreensível Albert Einstein ASTRONOMIA A LUZ PROVENIENTE DE ESTRELAS DISTANTES PROVA QUE O UNIVERSO É ANTIGO? Vivemos num universo

Leia mais

Noções de Astrofísica e Cosmologia

Noções de Astrofísica e Cosmologia Noções de Astrofísica e Cosmologia 15. O Universo e a História do Cosmos Prof. Pieter Westera pieter.westera@ufabc.edu.br http://professor.ufabc.edu.br/~pieter.westera/astro.html Cosmologia wikipedia:

Leia mais

Introdução à cosmologia observacional

Introdução à cosmologia observacional X ESCOLA DO CBPF MÓDULO GRADUAÇÃO Introdução à cosmologia observacional Ribamar R. R. Reis IF - UFRJ O que é cosmologia? Cosmologia é o estudo do universo como um todo. Para tornar esse estudo possível

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Galáxias. dista. Sueli M. M. Viegas Instituto Astronômico e Geofísico, Universidade de São Paulo

Galáxias. dista. Sueli M. M. Viegas Instituto Astronômico e Geofísico, Universidade de São Paulo No início do século passado, graças à melhoria dos métodos de determinação de distâncias dos objetos celestes e do desenvolvimento das técnicas observacionais, abriu-se um novo campo na astronomia que,

Leia mais

AS QUATRO FORÇAS FUNDAMENTAIS DA NATUREZA

AS QUATRO FORÇAS FUNDAMENTAIS DA NATUREZA AS QUATRO FORÇAS FUNDAMENTAIS DA NATUREZA Adaptado dum artigo na revista inglesa "Astronomy Now" por Iain Nicolson As interacções entre partículas subatómicas e o comportamento em larga escala de matéria

Leia mais

COSMOLOGIA. Sérgio Mittmann dos Santos. Astronomia Licenciatura em Ciências da Natureza IFRS Campus Porto Alegre Novembro de 2010

COSMOLOGIA. Sérgio Mittmann dos Santos. Astronomia Licenciatura em Ciências da Natureza IFRS Campus Porto Alegre Novembro de 2010 COSMOLOGIA Sérgio Mittmann dos Santos Astronomia Licenciatura em Ciências da Natureza IFRS Campus Porto Alegre Novembro de 2010 1912 Vesto Melvin Slipher (1875-1969) descobre que as linhas espectrais das

Leia mais

FSC1057: Introdução à Astrofísica. A Via Láctea. Rogemar A. Riffel

FSC1057: Introdução à Astrofísica. A Via Láctea. Rogemar A. Riffel FSC1057: Introdução à Astrofísica A Via Láctea Rogemar A. Riffel Breve histórico Via Láctea: Caminho esbranquiçado como Leite; Galileo (Sec. XVII): multitude de estrelas; Herschel (XVIII): Sistema achatado

Leia mais

UM BREVE RELATO SOBRE A HISTÓRIA DA RADIAÇÃO CÓSMICA DE FUNDO

UM BREVE RELATO SOBRE A HISTÓRIA DA RADIAÇÃO CÓSMICA DE FUNDO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA NÍVEL MESTRADO PROFISSIONAL RAMON MARQUES DE CARVALHO UM BREVE RELATO SOBRE A HISTÓRIA DA RADIAÇÃO CÓSMICA DE FUNDO PICOS

Leia mais

TIPO-A FÍSICA. x v média. t t. x x

TIPO-A FÍSICA. x v média. t t. x x 12 FÍSICA Aceleração da gravidade, g = 10 m/s 2 Constante gravitacional, G = 7 x 10-11 N.m 2 /kg 2 Massa da Terra, M = 6 x 10 24 kg Velocidade da luz no vácuo, c = 300.000 km/s 01. Em 2013, os experimentos

Leia mais

Súmula Teoria Energética. Paulo Gontijo

Súmula Teoria Energética. Paulo Gontijo Súmula Teoria Energética Paulo Gontijo O Universo Chama-se Universo ao conjunto de todas as coisas. Sua existência pressupõe a necessidade de dois conceitos anteriores a ele, que se denominam existência

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

A escuridão do Universo

A escuridão do Universo Choque de galáxias fotografado pela sonda Chandra (colocar na lateral da imagem) CIÊNCIA cosmologia A escuridão do Universo Dados divulgados pela NASA parecem ser a primeira comprovação direta da existência

Leia mais

Lista 13: Gravitação. Lista 13: Gravitação

Lista 13: Gravitação. Lista 13: Gravitação Lista 13: Gravitação NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão

Leia mais

Isaac Newton (1642 1727)

Isaac Newton (1642 1727) Isaac Newton (1642 1727) A natureza e as leis da natureza permanecem ocultas pela noite: Deus disse: Deixem Newton em paz! E logo se fez luz. Alexander Pope (1688-1744) Epitáfio escrito para Newton TEM

Leia mais

Matéria Escura. Introdução à Cosmologia 2012/02

Matéria Escura. Introdução à Cosmologia 2012/02 Matéria Escura Introdução à Cosmologia 2012/02 Introdução Determinação do parâmetro de densidade da matéria não relativística. Estudo da história e evolução do Universo. Conhecimento da composição do Universo.

Leia mais

www.enemdescomplicado.com.br

www.enemdescomplicado.com.br Exercícios de Física Gravitação Universal 1-A lei da gravitação universal de Newton diz que: a) os corpos se atraem na razão inversa de suas massas e na razão direta do quadrado de suas distâncias. b)

Leia mais

Juliana Cerqueira de Paiva. Modelos Atômicos Aula 2

Juliana Cerqueira de Paiva. Modelos Atômicos Aula 2 Juliana Cerqueira de Paiva Modelos Atômicos Aula 2 2 Modelo Atômico de Thomson Joseph John Thomson (1856 1940) Por volta de 1897, realizou experimentos estudando descargas elétricas em tubos semelhantes

Leia mais

GRAVITAÇÃO QUÂNTICA ATRATIVA, REPULSIVA E NEUTRA

GRAVITAÇÃO QUÂNTICA ATRATIVA, REPULSIVA E NEUTRA GRAVITAÇÃO QUÂNTICA ATRATIVA, REPULSIVA E NEUTRA Hindemburg Melão Jr. Introdução Quando Newton formulou a Teoria da Gravitação Universal, ele estabeleceu uma relação entre gravidade e massa e também postulou

Leia mais

Densímetro de posto de gasolina

Densímetro de posto de gasolina Densímetro de posto de gasolina Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia Tema Materiais: propriedades Conteúdos Densidade, misturas homogêneas e empuxo Usos / objetivos Introdução ou aprofundamento do

Leia mais

Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe

Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe Disciplina: Física Geral e Experimental III Curso: Engenharia de Produção Assunto: Gravitação Prof. Dr. Marcos A. P. Chagas 1. Introdução Na gravitação

Leia mais

Galáxias. Prof. Miriani G. Pastoriza http://www.if.ufrgs.br/~mgp/

Galáxias. Prof. Miriani G. Pastoriza http://www.if.ufrgs.br/~mgp/ Galáxias Prof. Miriani G. Pastoriza http://www.if.ufrgs.br/~mgp/ Definição de gálaxia As galáxias são gigantescos sistemas formados por bilhões de estrelas e de matéria interestelar. O diâmetro típico

Leia mais

NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA:

NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: NOME: Nº 1 o ano do Ensino Médio TURMA: Data: 11/ 12/ 12 DISCIPLINA: Física PROF. : Petrônio L. de Freitas ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: INSTRUÇÕES (Leia com atenção!)

Leia mais

Recuperação. - Mecânica: ramo da Física que estuda os movimentos;

Recuperação. - Mecânica: ramo da Física que estuda os movimentos; Recuperação Capítulo 01 Movimento e repouso - Mecânica: ramo da Física que estuda os movimentos; - Um corpo está em movimento quando sua posição, em relação a um referencial escolhido, se altera com o

Leia mais

Detonando a Teoria do Big Bang Sumário

Detonando a Teoria do Big Bang Sumário Sumário 1 Introdução...3 2 A Teoria do Big Bang...4 3 O Grande Equívoco...5 4 A Teoria da Big Pump...6 5 Considerações Finais...7 2 1 Introdução A finalidade desta obra é derrubar a Teoria do Big Bang,

Leia mais

Resolvendo problemas com logaritmos

Resolvendo problemas com logaritmos A UA UL LA Resolvendo problemas com logaritmos Introdução Na aula anterior descobrimos as propriedades dos logaritmos e tivemos um primeiro contato com a tábua de logarítmos. Agora você deverá aplicar

Leia mais

Além do Modelo de Bohr

Além do Modelo de Bohr Além do Modelo de Bor Como conseqüência do princípio de incerteza de Heisenberg, o conceito de órbita não pode ser mantido numa descrição quântica do átomo. O que podemos calcular é apenas a probabilidade

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS FQA Ficha 3 - Forças fundamentais, leis de Newton e Lei da gravitação universal 11.º Ano Turma A e B 1 outubro 2014 NOME Nº Turma 1. Associe um número da coluna 1 a uma

Leia mais

Espectros de radiação descontínuos e a composição do Universo. Espectros de emissão e de absorção

Espectros de radiação descontínuos e a composição do Universo. Espectros de emissão e de absorção Espectros de radiação descontínuos e a composição do Universo Espectros de emissão e de absorção O Espetro Eletromagnético 2 Auguste Comte A propósito dos astros, no séc. XIX afirma Poderemos determinar

Leia mais

C5. Formação e evolução estelar

C5. Formação e evolução estelar AST434: C5-1/68 AST434: Planetas e Estrelas C5. Formação e evolução estelar Mário João P. F. G. Monteiro Mestrado em Desenvolvimento Curricular pela Astronomia Mestrado em Física e Química em Contexto

Leia mais

Resolução Comentada UFTM - VESTIBULAR DE INVERNO 2013

Resolução Comentada UFTM - VESTIBULAR DE INVERNO 2013 Resolução Comentada UFTM - VESTIBULAR DE INVERNO 2013 01 - A figura mostra uma série de fotografias estroboscópicas de duas esferas, A e B, de massas diferentes. A esfera A foi abandonada em queda livre

Leia mais

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Estudo de caso Reúnam-se em grupos de máximo 5 alunos e proponha uma solução para o seguinte caso: A morte dos peixes ornamentais. Para isso

Leia mais

SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB IV Olimpíada Brasileira de Astronomia IV OBA Gabarito da Prova de nível I (para alunos de 1ª à 4ª série)

SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB IV Olimpíada Brasileira de Astronomia IV OBA Gabarito da Prova de nível I (para alunos de 1ª à 4ª série) SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB IV Olimpíada Brasileira de Astronomia IV OBA Gabarito da Prova de nível I (para alunos de 1ª à 4ª série) GABARITO NÍVEL 1 (Cada questão vale 1 ponto sendo que cada

Leia mais

Ondas Sonoras. Velocidade do som

Ondas Sonoras. Velocidade do som Ondas Sonoras Velocidade do som Ondas sonoras são o exemplo mais comum de ondas longitudinais. Tais ondas se propagam em qualquer meio material e sua velocidade depende das características do meio. Se

Leia mais

Estrelas Variáveis Cefeidas Como Indicadores de Distâncias

Estrelas Variáveis Cefeidas Como Indicadores de Distâncias 1 Estrelas Variáveis Cefeidas Como Indicadores de Distâncias Eduardo Brescansin de Amôres, Raquel Yumi Shida (IAG-USP) 1. INTRODUÇÃO O que aprenderei nesta atividade? Você aprenderá como os astrônomos

Leia mais

Movimentos da Terra PPGCC FCT/UNESP. Aulas EGL 2016 João Francisco Galera Monico unesp

Movimentos da Terra PPGCC FCT/UNESP. Aulas EGL 2016 João Francisco Galera Monico unesp Movimentos da Terra PPGCC FCT/UNESP Aulas EGL 2016 João Francisco Galera Monico Terra Movimentos da Terra Cientificamente falando, a Terra possui um único movimento. Dependendo de suas causas, pode ser

Leia mais

Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, 2015. Londrina, Nome: Ano: Tempo Início: Término: Total: ALBERT EINSTEIN

Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, 2015. Londrina, Nome: Ano: Tempo Início: Término: Total: ALBERT EINSTEIN Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, 2015. Londrina, Nome: de Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 4 MMXV grupo B ALBERT EINSTEIN Imagens de supernova podem ajudar a testar teoria de Einstein

Leia mais

1. A corrida de vetores numa folha de papel.

1. A corrida de vetores numa folha de papel. 1. A corrida de vetores numa folha de papel. desenhando a pista. o movimento dos carros. o início da corrida. as regras do jogo. 2. A corrida no computador. o número de jogadores. o teclado numérico. escolhendo

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS EM FÍSICA - ASTRONOMIA

TÓPICOS ESPECIAIS EM FÍSICA - ASTRONOMIA TÓPICOS ESPECIAIS EM FÍSICA - ASTRONOMIA DADOS DO DOCENTE: Prof. Dr. Sandro Barboza Rembold EMENTA: LATO/DCET/UESC sbrembold@uesc.br Noções de astronomia esférica, gravitação newtoniana, cosmologia newtoniana,

Leia mais

Hoje estou elétrico!

Hoje estou elétrico! A U A UL LA Hoje estou elétrico! Ernesto, observado por Roberto, tinha acabado de construir um vetor com um pedaço de papel, um fio de meia, um canudo e um pedacinho de folha de alumínio. Enquanto testava

Leia mais

Relatividade Geral. Aluno: Marcelo Samsoniuk (00250135) Professor: Fernando Pablo Devecchi

Relatividade Geral. Aluno: Marcelo Samsoniuk (00250135) Professor: Fernando Pablo Devecchi Relatividade Geral Aluno: Marcelo Samsoniuk (00250135) Professor: Fernando Pablo Devecchi Trabalho da Disciplina de Relatividade Referente à Terceira Avaliação INTRODUÇÃO A tentativa de compreender como

Leia mais

Empurra e puxa. Domingo, Gaspar reúne a família para uma. A força é um vetor

Empurra e puxa. Domingo, Gaspar reúne a família para uma. A força é um vetor A U A UL LA Empurra e puxa Domingo, Gaspar reúne a família para uma voltinha de carro. Ele senta ao volante e dá a partida. Nada. Tenta outra vez e nada consegue. Diz então para todos: O carro não quer

Leia mais

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda Curso: Técnico de Informática Sistemas

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda Curso: Técnico de Informática Sistemas INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda Curso: Técnico de Informática Sistemas (EFA-S4A)-NS Formando: Igor Daniel Santos Saraiva Covilhã,

Leia mais

UNIDADE 2: ASTRONOMIA

UNIDADE 2: ASTRONOMIA UNIDADE 2: ASTRONOMIA ARISTÓTELES (384-322 a.c.) Afirmou que a Terra era redonda devido à sombra esférica deixada por ela durante o eclipse lunar. ERATÓSTENES (273-194 a.c.) Mediu a circunferência da Terra

Leia mais

Aula 08 Sistema Solar

Aula 08 Sistema Solar Aula 08 Sistema Solar Hipótese de Laplace: como surgiu o sistema solar a partir da Nebulosa primordial. (1), (2) A conservação do momento angular requer que uma nuvem em rotação e em contração, deve girar

Leia mais

Observatórios Virtuais Fundamentos de Astronomia Cap. 13 (C. Oliveira & V. Jatenco-Pereira) Capítulo 13 ESTRELAS VARIÁVEIS

Observatórios Virtuais Fundamentos de Astronomia Cap. 13 (C. Oliveira & V. Jatenco-Pereira) Capítulo 13 ESTRELAS VARIÁVEIS 145 Capítulo 13 ESTRELAS VARIÁVEIS Nós dedicaremos esse capítulo ao estudo das estrelas variáveis, estrelas tais que sua luminosidade varia com o tempo por meio de uma relação bem definida, e que se situam

Leia mais

Leis de Newton. Dinâmica das partículas Física Aplicada http://www.walmorgodoi.com

Leis de Newton. Dinâmica das partículas Física Aplicada http://www.walmorgodoi.com Leis de Newton Dinâmica das partículas Física Aplicada http://www.walmorgodoi.com Antes de Galileu Durante séculos, o estudo do movimento e suas causas tornou-se o tema central da filosofia natural. Antes

Leia mais

Determinação de Massas e Raios Estelares

Determinação de Massas e Raios Estelares Determinação de Massas e Raios Estelares 1 Introdução A massa de uma estrela é a sua característica mais importante. Conhecendo-se a massa inicial e a composição química inicial de uma estrela, devemos

Leia mais

3) Uma mola de constante elástica k = 400 N/m é comprimida de 5 cm. Determinar a sua energia potencial elástica.

3) Uma mola de constante elástica k = 400 N/m é comprimida de 5 cm. Determinar a sua energia potencial elástica. Lista para a Terceira U.L. Trabalho e Energia 1) Um corpo de massa 4 kg encontra-se a uma altura de 16 m do solo. Admitindo o solo como nível de referência e supondo g = 10 m/s 2, calcular sua energia

Leia mais

3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar

3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar 3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar Vimos que as previsões sobre as capacidades caloríficas molares baseadas na teoria cinética estão de acordo com o comportamento

Leia mais

Aula 04: Leis de Newton e Gravitação Tópico 05: Gravitação

Aula 04: Leis de Newton e Gravitação Tópico 05: Gravitação Aula 04: Leis de Newton e Gravitação Tópico 05: Gravitação Lei da Gravitação http://www.geocities.com/capecanaveral/hangar/6777/newton.html Era um tarde quente, no final do verão de 1666. Um homem jovem,

Leia mais

RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA. Daniel C. Zanotta 23/03/2015

RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA. Daniel C. Zanotta 23/03/2015 RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA Daniel C. Zanotta 23/03/2015 O QUE É A REM? A radiação eletromagnética é uma oscilação, em fase, dos campos elétricos e magnéticos. As oscilações dos campos magnéticos e elétricos

Leia mais

EM BUSCA DO INFINITO - PARTE DOIS Por Professor G Venkataraman

EM BUSCA DO INFINITO - PARTE DOIS Por Professor G Venkataraman EM BUSCA DO INFINITO - PARTE DOIS Por Professor G Venkataraman Como tudo começou Sai Ram e calorosas saudações. E estou contente em retomarmos nossas indagações sobre o Infinito! No capítulo anterior demos

Leia mais

Cap. 7 - Fontes de Campo Magnético

Cap. 7 - Fontes de Campo Magnético Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física III 2014/2 Cap. 7 - Fontes de Campo Magnético Prof. Elvis Soares Nesse capítulo, exploramos a origem do campo magnético - cargas em movimento.

Leia mais

Sol Online. Português descobre galáxia mais brilhante do Universo. E chama-lhe CR7. Visitas diárias: 107495 País: PT Âmbito: Informação Geral

Sol Online. Português descobre galáxia mais brilhante do Universo. E chama-lhe CR7. Visitas diárias: 107495 País: PT Âmbito: Informação Geral Sol Online ID: 59760305 17-06-2015 Visitas diárias: 107495 Âmbito: Informação Geral OCS: Sol Online Português descobre galáxia mais brilhante do Universo. E chama-lhe CR7 http://www.sol.pt/noticia/397697

Leia mais

3º Bimestre. Física II. Autor: Geraldo Velazquez

3º Bimestre. Física II. Autor: Geraldo Velazquez 3º Bimestre Autor: Geraldo Velazquez SUMÁRIO UNIDADE I Óptica Geométrica... 4 1 Natureza Da Luz... 4 2 Conceitos Preliminares... 5 2.1 Raios e Feixes... 5 2.2 Fontes De Luz... 6 2.3 MEIOS ÓPTICOS... 6

Leia mais

KANT E AS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS

KANT E AS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS KANT E AS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS Gustavo Leal - Toledo 1 RESUMO Pretende-se mostrar, neste trabalho, que a Exposição Metafísica não depende da Exposição Transcendental nem da geometria euclidiana.

Leia mais

Como as estrelas se formam?

Como as estrelas se formam? EAD - Astrofísica Geral 2013 Home Informações Gerais Cronograma do Curso Contato Inscrições Como as estrelas se formam? Nada no Universo existe para sempre, talvez nem mesmo o próprio Universo. Todas as

Leia mais

EXPERIMENTO DE OERSTED 313EE 1 TEORIA

EXPERIMENTO DE OERSTED 313EE 1 TEORIA EXPERIMENTO DE OERSTED 313EE 1 TEORIA 1. UM BREVE HISTÓRICO No século XIX, o período compreendido entre os anos de 1819 e 1831 foi dos mais férteis em descobertas no campo da eletricidade. Os fenômenos

Leia mais

Como erguer um piano sem fazer força

Como erguer um piano sem fazer força A U A UL LA Como erguer um piano sem fazer força Como vimos na aula sobre as leis de Newton, podemos olhar o movimento das coisas sob o ponto de vista da Dinâmica, ou melhor, olhando os motivos que levam

Leia mais

PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2012

PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROF. VIRGÍLIO NOME N o 8 o ANO Olá, caro(a) aluno(a). Segue abaixo uma série de exercícios que têm, como base, o que foi trabalhado em sala de aula durante todo o

Leia mais

Aula Inaugural. Introdução à Astrofísica. Reinaldo R. de Carvalho (rrdecarvalho2008@gmail.com)

Aula Inaugural. Introdução à Astrofísica. Reinaldo R. de Carvalho (rrdecarvalho2008@gmail.com) Aula Inaugural Introdução à Astrofísica Reinaldo R. de Carvalho (rrdecarvalho2008@gmail.com) Livros recomendados:!! 1 - An Introduction to Modern Astrophysics, Bradley W. Carroll & Dale A. Ostlie, Second

Leia mais

O momento do gol. Parece muito fácil marcar um gol de pênalti, mas na verdade o espaço que a bola tem para entrar é pequeno. Observe na Figura 1:

O momento do gol. Parece muito fácil marcar um gol de pênalti, mas na verdade o espaço que a bola tem para entrar é pequeno. Observe na Figura 1: O momento do gol A UU L AL A Falta 1 minuto para terminar o jogo. Final de campeonato! O jogador entra na área adversária driblando, e fica de frente para o gol. A torcida entra em delírio gritando Chuta!

Leia mais

Oficina: As Cores das Estrelas Parte A

Oficina: As Cores das Estrelas Parte A Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica - Divisão de Astrofísica/ INPE Oficina: As Cores das Estrelas Parte A I - Cor e Temperatura Ao olharmos o céu estrelado, podemos notar que nem todas as estrelas

Leia mais

Johannes Kepler (1571 1630)

Johannes Kepler (1571 1630) Johannes Kepler (1571 1630) Prometi a Deus que tornaria público este maravilhoso exemplo da Sua sabedoria. Johannes Kepler Misterium Cosmographicum (1597) ASTRÓNOMO ALEMÃO JOHANNES KEPLER FOI A PRIMEIRA

Leia mais

01 Processos Químicos. Prof. Dr. Sergio Pilling Aluno: Will Robson Monteiro Rocha

01 Processos Químicos. Prof. Dr. Sergio Pilling Aluno: Will Robson Monteiro Rocha Física e a Química do Meio Interestelar Mestrado e Doutorado em Física e Astronomia Livro texto: Physics and chemistry of the interestellar medium A. G. G. M. Tielens (2004) Prof. Dr. Sergio Pilling Aluno:

Leia mais

Astronomia/Kepler. As hipóteses de Kepler [editar] Colaborações com Tycho Brahe [editar]

Astronomia/Kepler. As hipóteses de Kepler [editar] Colaborações com Tycho Brahe [editar] Astronomia/Kepler < Astronomia Astronomia Uma das importantes personagens da Astronomia foi Johannes Kepler.. Como muitos astrônomos de sua época, Kepler era também um astrólogo e uma de suas crenças fundamentais

Leia mais

Nome:...N o...turma:... Data: / / ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA

Nome:...N o...turma:... Data: / / ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA Ensino Médio Nome:...N o...turma:... Data: / / Disciplina: Física Dependência Prof. Marcelo Vettori ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA I- ESTUDO DOS GASES 1- Teoria Cinética dos Gases: as moléculas constituintes

Leia mais

x d z θ i Figura 2.1: Geometria das placas paralelas (Vista Superior).

x d z θ i Figura 2.1: Geometria das placas paralelas (Vista Superior). 2 Lentes Metálicas Este capítulo destina-se a apresentar os princípios básicos de funcionamento e dimensionamento de lentes metálicas. Apresenta, ainda, comparações com as lentes dielétricas, cujas técnicas

Leia mais

CAPÍTULO 6 Termologia

CAPÍTULO 6 Termologia CAPÍTULO 6 Termologia Introdução Calor e Temperatura, duas grandezas Físicas bastante difundidas no nosso dia-a-dia, e que estamos quase sempre relacionando uma com a outra. Durante a explanação do nosso

Leia mais

Capítulo 5: Aplicações da Derivada

Capítulo 5: Aplicações da Derivada Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Matemática Cálculo I Profª Maria Julieta Ventura Carvalho de Araujo Capítulo 5: Aplicações da Derivada 5- Acréscimos e Diferenciais - Acréscimos Seja y f

Leia mais

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo de a para b é dado por: = =

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo de a para b é dado por: = = Energia Potencial Elétrica Física I revisitada 1 Seja um corpo de massa m que se move em linha reta sob ação de uma força F que atua ao longo da linha. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo

Leia mais

NOTAS SOBRE COSMOLOGIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO

NOTAS SOBRE COSMOLOGIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO NOTAS SOBRE COSMOLOGIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO SANJAY VASHIIST ALUNO DO CURSO DE FILOSOFIA DA UFJF. W.W.W.SANJAYMX@YAHOO.COM.MX O esforço de compreender o cosmo tem sido uma das inquietações inerentes

Leia mais

A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática

A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática I. O jogo A Torre de Hanói consiste de uma base com três pinos e um certo número n de discos de diâmetros diferentes, colocados um sobre o outro em

Leia mais

Propriedades Planetas Sol Mercúrio Vênus Terra. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar

Propriedades Planetas Sol Mercúrio Vênus Terra. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar Introdução à Astronomia Fundamental Distribuição de Massa Sol: 99.85% Planetas: 0.135% Cometas: 0.01%? Satélites: 0.00005% Asteroides e Planetas Menores: 0.0000002%? Meteoróides: 0.0000001%? Meio Interplanetário:

Leia mais

APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA

APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE POMPEIA CURSO TECNOLOGIA EM MECANIZAÇÃO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA Autor: Carlos Safreire Daniel Ramos Leandro Ferneta Lorival Panuto Patrícia de

Leia mais

Departamento de Ciências da Natureza Física Prof. Rafael

Departamento de Ciências da Natureza Física Prof. Rafael 1. (FCC-Londrina-PR) Uma carga elétrica pontual de +1, x 1-6 C situa-se num dos vértices de um triângulo equilátero de,3m de lado. Com centro no segundo vértice, se localiza uma esfera isolante com diâmetro

Leia mais

Freqüência dos sons audíveis: entre 20Hz (infra-sônica) e 20.000Hz (ultra-sônica, audíveis para muitos animais).

Freqüência dos sons audíveis: entre 20Hz (infra-sônica) e 20.000Hz (ultra-sônica, audíveis para muitos animais). Ondas Sonoras: - São ondas longitudinais de pressão, que se propagam no ar ou em outros meios. - Têm origem mecânica, pois são produzidas por deformação em um meio elástico. - As ondas sonoras não se propagam

Leia mais

Curso de Instrumentista de Sistemas. Fundamentos de Controle. Prof. Msc. Jean Carlos

Curso de Instrumentista de Sistemas. Fundamentos de Controle. Prof. Msc. Jean Carlos Curso de Instrumentista de Sistemas Fundamentos de Controle Prof. Msc. Jean Carlos Ações de controle em malha fechada Controle automático contínuo em malha fechada Ação proporcional A característica da

Leia mais

c) diretamente proporcional ao quadrado da distância entre as partículas. d) diretamente proporcional à distância entre as partículas.

c) diretamente proporcional ao quadrado da distância entre as partículas. d) diretamente proporcional à distância entre as partículas. LISTA 0 ELETOSTÁTICA POFESSO MÁCIO 01 - (UFJ ) Três cargas q 1, q e q 3 ocupam três vértices de um quadrado, como mostra a figura a seguir. Sabendo que q 1 e q têm o mesmo módulo e que a força que q 1

Leia mais

SÓ EU SEI O QUE VAI CAIR NA PROVA!

SÓ EU SEI O QUE VAI CAIR NA PROVA! O início de tudo E o que seria necessário para inventar o Universo? - Simples, um Big Bang. E o que seria um Big Bang? - O Big Bang (Grande expansão) é uma expressão utilizada pelos astrônomos para descrever

Leia mais