A EVOLUÇÃO DO UNIVERSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A EVOLUÇÃO DO UNIVERSO"

Transcrição

1 GRUPO DE ASTRONOMIA DA UNIVERSIDADE DA MADEIRA A EVOLUÇÃO DO UNIVERSO ANGELINO GONÇALVES ORLANDO SILVA SEGUNDA SEMANA DA ASTRONOMIA 18 DE JULHO DE 2002

2 COSMOLOGIA DO BIG BANG AO BIG CRUNCH

3 INTRODUÇÃO OBSERVAÇÕES CRITÍCAS ELEMENTOS LEVES HOMOGÉNIEDADE E ISOTROPIA O ABC... DO CALCULO DE DISTÂNCIAS DIAGRAMAS ESPAÇO-TEMPO FACTOR ESCALA a(t) CURVATURA ESPACIAL O PROBLEMA VELHICE-ACHATAMENTO MANIPULANDO OS DIAGRAMAS ESPAÇO-TEMPO O PROBLEMA DO HORIZONTE INFLAÇÃO A ESTRUTURA DE GRANDE ESCALA E A ANISOTROPIA

4 INTRODUÇÃO Até há muito pouco tempo o Sistema Solar e o Universo eram considerados como sendo a mesma coisa nas mentes dos cientistas, de tal forma que a descoberta de que a Terra não era o centro do Sistema Solar constituiu um passo importante no desenvolvimento da COSMOLOGIA. No ínicio do século 20, Shapely demonstrou que o Sistema Solar está muito longe do centro da Via Lactea. Por esta razão em 1920 o palco estava pronto para as descobertas observacionais que nos levaram à TEORIA DO BIG BANG

5 OBSERVAÇÕES CRITÍCAS Dados de Hubble (1929). O declive da linha é de 464 Km/seg/Mpc, e é conhecida como a constante de Hubble, H0. (1 Mpc = 3.086E24 cm) Por isso o valor da constante de Hubble é aproximadamente 2 Gyr.

6 Isto deve ser próximo da idade do Universo, e sabemos que a idade da Terra é superior a 2 mil milhões de anos. O valor de Hubble levantou muitas dúvidas sobre os modelos cosmológicos e levou ao aprecimento do modelo do ESTADO ESTÁTICO.

7 Devido a isto algums ciêntistas propuseram leis de Redshift ao quadrado-distância. Estudos feitos posteriormente revelaram que ele tinha confundido dois tipos de Cefeides para calcular as distâncias. Os dados de Hubble de 1929 eram de facto muito pobres. O grafíco acima é uma confirmação dramática da lei de Hubble. Os dados são de 1996 para Sne do tipo Ia.

8 O Redshift é definido de tal forma que: 1+z = λ(observado)/ λ(emitido) A lei do Redshift-Distância descoberta por Hubble é compatível com o ponto de vista de Copérnico, ou seja, a nossa posição no Universo não é especial. A velocidade de retrocesso é simétrica.

9 Consideremos agora os diagramas Espaço-Tempo Este diagrama mostra varias Galáxias próximas a se afastarem de nós quando observamos do nosso ponto de vista (Galáxia A em cima, Galáxia B em baixo). Os diagramas vistos dos dois pontos de vista são idênticos excepto nos nomes das Galáxias.

10 Por outro lado a lei quadrática transforma-se numa lei não quadrática anisotrópica quando mudamos os pontos de vista. Se observassemos uma lei velocidade quadrática-distância, então um observador noutra Galáxia iria ver uma lei diferente. Portanto ou a lei Redshift-Distância é linear ou nós estamos no centro do Universo.

11 No seguinte diagrama temos à esquerda um padrão homogénio mas não isotrópico e à direita um padrão isotrópico mas não homogénio. Se uma figura é isotrópica a partir de mais do que um ponto então ela também tem de ser homogénia.

12 É claro que o Universo não é homogénio e isotrópico, porque contém regiões densas como a Terra, mas pode ser estatisticamente homogénio e isotrópico. Peacock e Dodds olharam para as flutuações de densidade no Universo próximo e descobriram que para regiões de 100 Mpc o Universo é liso dentro de uma pequena percentagem.

13 A hípotese de um Universo isotrópico e homogénio aumentou a partir do momento em que Penzias e Wilson anunciaram a descoberta das microondas cósmicas em Eles observaram um excesso de fluxo com um comprimento de onda de 7.5 cm equivalente à radiação de um corpo negro a 3.7 +/- 1 grau Kelvin.

14 Neste momento os melhores dados sobre o espectro da radiação de fundo vem do instrumento FIRAS do satélite COBE. Os pontos são consistentes com a radiação de um corpo negro com a temperatura igual a K.

15 A temperatura da radiação cósmica de fundo é quase igual por todo o céu. Este mapa tem uma escala de temperatura onde 0 K é preto e 3 K é branco

16 ELEMENTOS LEVES Outra evidência a favor do Big Bang é a abundância de elementos leves, tais como o hidrdrgénio, deutério (hidrogénio pessado), hélio e lítio. Quando o Universo tinha apenas alguns minutos de vida a temperatura era suficientemente alta para construir elementos leves por fusão nuclear. A teoria do Big Bang núcleo-síntese prevê que aproximadamente 1/4 da massa do Universo devia ser composta por hélio, o que é muito próximo ao que é observado.

17 HOMOGENEIDADE E ISOTROPIA Principio Cosmológico: O Universo é Homogénio e Isotrópico Para que possamos dizer que o Universo é homogénio implica que qualquer propriadade do Universo é igual por todo o lado. Isto só é parcialmente verdade, mas parece ser uma excelente aproximação quando tomamos a média sobre grandes escalas.

18 O ABC... DO CALCULO DE DISTÂNCIAS A) Paralaxe trigonométrica B) Movimento de Enxames C) Paralaxe secular D) Paralaxe estatistico E) Distância cinemática F) Paralaxe de expansão G) Distância do echo da luz H) Binários visuais espectroscópicos I) Método de Baade-Wesselink J) Eclipses de binários espectroscópicos K) Método de expansão da fotoesfera L) da sequência principal

19 M) Paralaxe espectroscópico N) Distância RR Lyrae O) Distância das Cefeides P) Função de luminosidade de Nebulosas Planetárias Q) Estrelas mais brilhantes R) Diametros das regiões mais largas de H II S) Flutuações do brilho de superfície T) Supernovas do Tipo Ia U) Relação Tully-Ficher V) Relação Faber-Jackson W) Enxames das Galáxias mais brilhantes X) Atraso do tempo em lentes gravitacionais Y) Efeito Sunyaev- Zeldovich Z) Lei de Hubble

20 A) Paralaxe trigonométrica Método padrão, por excelência, para cálculo de distâncias astronómicas O paralaxe de uma estrela é metade do ângulo na estrela no diagrama. Por isso o paralaxe é o ângulo formado na estrela no triângulo Terra-Sol-estrela.

21 B) Movimento de Enxames Não existem muitas estrelas próximas da Tera onde se possem usar com sucesso o método anterior. Mas quando as estrelas encontram-se num aglomerado estável cujo tamanho físico não varia, como o enxame das Pleiades, então o movimento aparente das estrelas dentro do enxame, pode ser utilizado para determinar a distância a que se encontram.

22 C) Paralaxe secular Método que pode ser utilizado para calcular distâncias médias até um conjunto de estrelas, escolhidas por estarem todas +/- à mesma distância da Terra.

23 I) Método de Baade-Wesselink Baade-Wesselink Método aplicado I)a Método estrelasdepulsantes, utilizando a cor e curvas do fluxo da luz. Desta forma encontrmos a razão entre os raios da estrela em instantes de tempo diferente

24 M) Paralaxe espectroscópico Quando o espectro de uma estrela é cuidadosamente observado, é possível determinar dois parametros essencias da estrela assim como a abundancia de subtâncias químicas na sua atmosfera. 1) Temperatura à superfície da estrela, responsável pelo tipo de espectro que vai da mais quente à mais fria (OBAFGKM). 2) Gravidade à superfície da estrela. O utilização do valor da gravidade à superfície para determinar a luminosidade de uma estrela depende de três relações:

25 O) Distância das Cefeides Cefeides são estrelas pulsantes devido às zonas de hidrogénio e hélio ionizadas estarem perto da superfície da estrela. Isto faz com que a temperatura da estrela seja +/- fixa e produz uma faixa de instabilidade no diagrama H-R. A sequência mostra a estrela a arrefecer e crescer e depois diminuir e aquecer. Uma vez que as Cefeides estão aproximadamente todas à mesma temperatura, o tamanho de uma Cefeide determina a sua luminosidade.

26 U) Relação Tully-Ficher A velocidade rotacional de uma Galáxia espiral é um indicador sua luminosidade. A relação é aproximadamente

27 X) Atraso do tempo em lentes gravitacionais Quando um quasar é detectado através de uma lente gravitacional surgem multiplas imagens, como podemos ver no diagama. Os caminhos da luz do Quazar até nós, que formam estas imagens, tem comprimentos diferentes que diferem aproximadamente por

28 Y) Efeito Sunyaev- Zeldovich Nuvens de gás quente envolvendo enxames de Galáxias, provocam a distorção do espectro das microondas cósmicas de fundo. Os electrões quentes no enxame de Galáxias dispersão uma pequena fracção dos fotões do CMB e repõem-os por fotões de enegia ligeiramente superior.

29 A altas frequencias o enxame aparente ser mais brilhante do que o plano de fundo. Este efeito é proporcional a: 1) Densidade de electrões 2) Espessura do enxame ao longo da nossa linha de visão 3) Temperatura dos electrões O parâmetro que combina estes factores disigna-se por parâmetro Y-Kompaneets A emissão de raios-x, Ix, da nuvem de gás do enxame é proporcional a: 1) Quadrado da densidade de electrões 2) Espessura do enxame ao longo da nossa linha de visão 3) Temperatura dos electrões e frequencia de raios-x Como resultado obtemos a razão

30 DIAGRAMAS ESPAÇO-TEMPO Diagrama Espaço-Tempo da Terra a andar à volta do Sol. Aqui tentamos utilizar perspectiva para tentar mostrar duas dimensões, mas normalmente mostramos apenas um eixo espacial e evitamos perspectiva.

31 A linha que representa a posição da Terra como uma função do tempo é chamada a linha do Universo. O declive da linha do Universo para uma partícula mostra a sua velocidade em relação ao referêncial do diagrama. Este diagrama mostra partículas com várias velocidades

32 Devido à velocidade da luz ser especial na relatividade, os diagramas Espaço-Tempo são muitas vezes desenhados em unidades de segundos de luz ou anos de luz. Por isso um declive unitário (ângulo de 45º) corresponde à velocidade da luz O conjunto de todas as linhas do Universo à velocidade da luz que passam por um evento definem os cones de luz daquele evento: o cone de luz do passado e o cone de luz do futuro.

33 Com a correcta interpretação das variáveis, a Lei de Hubble, é verdadeira para todos os valores de D, até os muito grandeds que dão v > c. Os cones de luz para Galaxias distantes estão virados para além da vertical, indicando v > c.

34 Modelo de densidade zero feito utilizando D e t da lei de Hubble. As linhas do Universo para observadores comoveis estão desenhadas e decoradas com pequenos cones de luz. A linha vermelha forma o nosso cone de luz do passado.

35 Diagrama Espaço -Tempo nas coordenadas especiais relatívisticas x e t: As hipérbolas cinzentas mostram as superfícies do tempo próprio constante desde o Big Bang. Podemos ver que o nosso cone de luz atravessa as linhas do Universo das Galáxias mais distantes na distância especial relativistica x = c*t/2.

36 As relações entre distância e velocidade na lei de Hubble e o redshift são v = Ho*D D = (c/ho) ln(1 + z) 1 + z = exp (v/c) Note que a lei Redshift-Velocidade anterior não é a lei do desvio especial relativistico de Doppler 1 + z = sqrt ((1 + v/c)/(1 - v/c)) que só se aplica às coordenadas relativisticas especiais, não a coordenadas cosmológicas.

37 FACTOR ESCALA a(t) Porque a velocidade ou dd/dt é exactamente proporcional a D, a distância entre qualquer par de objectos comoveis cresce por um factor (1 + H*dt) durante um intervalo de tempo dt. DG(t) = a(t)*dg(t0) a(t0) = 1 Para ρ menor que ou igual à densidade crítica ρ(crit), o Universo expande para sempre, enquanto para ρ maior que ρ(crit) o Universo vai eventualmente parar e implodir. O valor de ρ(crit) para H0 = 65 Km/seg/Mpc é de 8E-30 gm/cc ou seja 5 protões por metro cúbico. Se a densidade estiver perto do valor crítico a maior parte da matéria deve ser muito escura para ser observada. As estimativas mais recentes sugerem que a densidade está entre 0.3 e 1 vezes o ρ(crit).

38 CURVATURA ESPACIAL Uma das consequências da relatividade geral é que a curvatura do espaço depende da relação entre ρ e ρ(crit). Chamamos a esta relação Ω = ρ/ρ(crit).

39 Ω = 1, o Universo tem uma geometia Euclideana ou plana. Ω > 1, o Universo tem curvatura positiva ou geometria esférica. Ω < 1, o Universo tem curvatura negativa ou geometria hiperbólica.

40 H0 = 65 Km/seg/Mpc Ω0 = 0 (linha verde) 15Gyr Ω0 = 1 (linha preta) 10 Gyr Ω0 = 2 (linha vermelha) 8.6 Gyr

41 O PROBLEMA VELHICE-ACHATAMENTO Se a densidade fosse ligeiramente alta o Universo morreria cedo, num Big Crunch. Isto é conhecido como o problema da "velhice" na Cosmologia. E porque um Universo de densidade crítica tem geometria espacial "achatada", tambem é conhecido como o problema do "achatamento".

42 MANIPULANDO OS DIAGRAMAS ESPAÇO-TEMPO As linhas do Universo são agora curvadas devido à força gravitica que causa a desaceleração da expansão (Ω = 1).

43 Às vezes é conveniente dividir a expansão do Universo em partes. O resultado no diagrama Espaço-Tempo é a divisão das coordenadas espacias por a(t). Esta expansão expandiu o nosso cone de linhas passadas e temos que voltar a desenhar para mostrar tudo.

44 Esticando o eixo do tempo perto do Big Bang obtemos Diagrama Espaço-Tempo Conformal

45 O diagrama Espaço-Tempo para Ω0 = 1 é infinito em extensão e por isso o diagrama Espaço-Tempo Conformal pode extender-se muito para além do nosso cone de luz do passado. Outras coordenadas também podem ser utilizadas. Neste diagrama a(t) serve como coordenada radial (Ω0 = 2)

46 O PROBLEMA DO HORIZONTE O Universo era opaco antes dos electrões e protões se terem combinado para formar átomos de hidrogénio quando T < K a um redshift de 1 + z = Após este momento os fotões do CMB podiam movimentar-se livremente pelo Universo transparente que hoje observamos

47 A temperatura num certo ponto do céu tinha de ser determinada quando os átomos de hidrogénio se formaram (recombinação mesmo que tenha sido a primeira vez). Como os comprimentos de onda do CMB expandiram da mesma forma que as distâncias entre as Galáxias durante a expansão do Universo, sabemos que a(t) era quando se deu a recombinação.

48 Para o modelo de Ω0 com t0 = 10 Gyr o tempo anda à volta de anos depois do Big Bang. Isto é uma fracção tão pequena da idade actual que é útil ampliar esta parte da historia do Universo no diagrama Espaço-Tempo Conformal. Estas regiões não têm eventos em comum, mas as duas temperaturas são iguais até 1 parte em Como é que isto é possível? Isto é conhecido como o problema do "horizonte" em Cosmologia.

49 INFLAÇÃO A inflação oferece uma solução ao problema "velhice-achatamento" e ao problema do "horizonte".

50 O cenário inflacionário invoca uma densidade energética do vácuo. Na teoria dos campos quânticos, o vácuo não é vazio, mas está cheio de partículas virtuais. Podemos ver neste diagrama Espaço-Tempo a formação de partículas-antipartículas do nada e que depois se anulam novamente para o nada.

51 A desidade energética do vácuo produz uma "gravidade repulsiva" que causa a expansão do Universo a acelerar em vez de desacelerar, e isto aumenta o t0 para um dado H0. O cenário inflacionário propõe que a energia do vácuo foi muito grande durante um breve período na historia inicial do Universo.Quando o Universo é dominado por uma densidade energética do vácuo o factor escala cresce exponencialmente, a(t) = exp (H(t0-t)) Por isso a constante de Hubble é verdadeiramente constante durante esta época por isso não tem que ser zero. Se a época inflacionária durar o tempo sufficiente a função exponencial fica muito grande. Isto faz a(t) muito grande, o que torna o raio de curvatura do Universo muito grande.

52 A seguir podemos ver o nosso horizonte sobreposto numa esfera com um raio muito grande ou numa esfera mas pequena Como só podemos ver até ao horizonte, para o caso inflacionário em cima a esfera de raio grande parece quase achatada para nós.

53 Isto resolve o problema "velhice-achatamento" desde que o crescimento exponencial durante a época inflacionária se dobre sobre si pelo menos 100 vezes. A inflação também resolve o problema do "horizonte", porque o cone de luz do futuro de um evento acontece antes que a inflação se tenha expandido para uma região enorme pelo crescimento durante a inflação. Neste diagrama Espaço-Tempo podemos ver a época de inflação em verde, e os cones-de-luz do futuro de dois eventos em vermelho.

54 A ESTRUTURA DE GRANDE ESCALA E A ANISOTROPIA É claro que o Universo não é realmente homogénio, porque contém regiões densas como Galáxias e pessoas. Estas regiões deviam de afectar a temperatura da radiação cósmica de fundo. O potencial gravitacional φ = -GM/r, será negativo em regiões muito densas, e positivo em regiões de menor densidade. Fotões perdem energia quando eles saiem dos poços de potencial gravitacional das regiões mais densas.

55 No seguinte diagrama Espaço-Tempo Conformal os bocados densos de materia aparecem como barras cizentas verticais, a época antes da recombinação como a região tracejada, e o potencial gravitacional como a curva multicolor φ(x). Onde o nosso cone de luz intercepta a superfície de recombinação, vemos a temperatura perturbada por dt/t = φ/(3*c2).

56 A primeira anisotropia a ser detectada foi a anisotropia dipolar em 1969 Este mapa é do COBE e tem melhor detecção do que o desvio feito em 1969.

57 Este mapa mostra a anisotropia cósmica depois do padrão dipolar e a radiação da Via Láctea ter sido subtraída. A inflação prevê um certo padrão estatístico na anisotropia. As flutuações quânticas afectam normalmente pequenas regiões, mas a enorme expanção exponencial durante a época inflacionária fez estas pequenas regiões observáveis.

58 Uma vez que o padrão observado da anisotropia é consistente com a inflação, podemos também perguntar se esta amplitude implica forças suficientemente grandes para produzir os aglomerados de Galáxias que observamos. Este diagrama Espaço-Tempo Conformal mostra φ(x) no momento de recombinação, utilizando os dados dt obtido por COBE, as linhas do Universo que estão perturbadas pelas forças gravitacionais produzidas pelo gradiente de potencial.

59 No entanto o COBE não pode observar pontos do tamanho de Galáxias ou até super enxames de Galáxias, mas se utlizarmos "uma potência igual para todas as escalas" podemos extrapolar a informaçã para escalas mais pequenas. Desta forma descobrimos que as forças gravitacionais são suficientemente grandes para produzir os enxames observáveis, mas só se as forças não forem contrariadas por outras forças.

60 Podemos então concluir que a maior parte da matéria no Universo é "matéria escura" que não emite, absorve ou dispersa a luz. Esta estranha conclusão pode ser reforçada se os dados de escalas ângulares mais pequenas que vão ser fornecidos pelo "Microwave Anisotropy Probe" (MAP) que foi lançado no ano 2000.

61 INTERROGAÇÕES Quais os tipos de matéria e energia que compõem o nosso Universo? Qual é a percentagem de cada? Qual é a velocidade de expansão do Universo neste momento? Qual é a idade do Universo neste momento? Que tipo de Universo é que temos: Aberto, plano, fechado ou outro. Como é que a expansão está a mudar com o tempo? Qual o destino final do Universo?

62 FIM

Cosmologia: a estrutura do nosso universo. MSc Rodrigo Nemmen FIS2207 Fundamentos de Astronomia Dez. 2006

Cosmologia: a estrutura do nosso universo. MSc Rodrigo Nemmen FIS2207 Fundamentos de Astronomia Dez. 2006 Cosmologia: a estrutura do nosso universo MSc Rodrigo Nemmen FIS2207 Fundamentos de Astronomia Dez. 2006 Qual o modelo cosmológico padrão atual para a evolução do universo? Evolução e composição do universo

Leia mais

FSC1057: Introdução à Astrofísica. A Via Láctea. Rogemar A. Riffel

FSC1057: Introdução à Astrofísica. A Via Láctea. Rogemar A. Riffel FSC1057: Introdução à Astrofísica A Via Láctea Rogemar A. Riffel Breve histórico Via Láctea: Caminho esbranquiçado como Leite; Galileo (Sec. XVII): multitude de estrelas; Herschel (XVIII): Sistema achatado

Leia mais

Estrelas Variáveis Cefeidas Como Indicadores de Distâncias

Estrelas Variáveis Cefeidas Como Indicadores de Distâncias 1 Estrelas Variáveis Cefeidas Como Indicadores de Distâncias Eduardo Brescansin de Amôres, Raquel Yumi Shida (IAG-USP) 1. INTRODUÇÃO O que aprenderei nesta atividade? Você aprenderá como os astrônomos

Leia mais

Fundamentos de Astronomia e Astrofísica TEORIA DO BIG BANG. Clayton B. O. dos Reis Deyvson G. Borba

Fundamentos de Astronomia e Astrofísica TEORIA DO BIG BANG. Clayton B. O. dos Reis Deyvson G. Borba Fundamentos de Astronomia e Astrofísica TEORIA DO BIG BANG Clayton B. O. dos Reis Deyvson G. Borba Resumo de como surgiu a teoria: No ano de 1927, O padre e cosmólogo belga Georges- Henri Édouard Lemaître,

Leia mais

Determinação de Massas e Raios Estelares

Determinação de Massas e Raios Estelares Determinação de Massas e Raios Estelares 1 Introdução A massa de uma estrela é a sua característica mais importante. Conhecendo-se a massa inicial e a composição química inicial de uma estrela, devemos

Leia mais

AS QUATRO FORÇAS FUNDAMENTAIS DA NATUREZA

AS QUATRO FORÇAS FUNDAMENTAIS DA NATUREZA AS QUATRO FORÇAS FUNDAMENTAIS DA NATUREZA Adaptado dum artigo na revista inglesa "Astronomy Now" por Iain Nicolson As interacções entre partículas subatómicas e o comportamento em larga escala de matéria

Leia mais

O que é Cosmologia? Estrutura do universo Expansão do universo Evolução do universo Cosmologia Newtoniana Matéria e Energia no Universo Radiação

O que é Cosmologia? Estrutura do universo Expansão do universo Evolução do universo Cosmologia Newtoniana Matéria e Energia no Universo Radiação Introdução à Cosmologia www.ift.unesp.br ogério osenfeld Instituto de Física Teórica/UNESP JFT8 oteiro da aula O que é Cosmologia? Estrutura do universo Expansão do universo Evolução do universo Cosmologia

Leia mais

Departamento de Astronomia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Astronomia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Astronomia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul FIS02010-A - FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA A 3.a PROVA - 2012/1 - Turma C NOME: I.Nas questões de 1 a 20, escolhe a alternativa

Leia mais

A VIA LÁCTEA, NOSSA GALÁXIA

A VIA LÁCTEA, NOSSA GALÁXIA A VIA LÁCTEA, NOSSA GALÁXIA A Via Láctea é uma faixa de luz tênue e esbranquiçada que percorre todo o céu, formando um anel à nossa volta. É conhecida desde a antiguidade. Somente com o uso do telescópio

Leia mais

4 π. Analisemos com atenção o sistema solar: Dado que todos os planetas já ocuparam posições diferentes em relação ao Sol, valerá a pena fazer uma

4 π. Analisemos com atenção o sistema solar: Dado que todos os planetas já ocuparam posições diferentes em relação ao Sol, valerá a pena fazer uma Analisemos com atenção o sistema solar: Dado que todos os planetas já ocuparam posições diferentes em relação ao Sol, valerá a pena fazer uma leitura do passado e do futuro. Todos os planetas do sistema

Leia mais

Redshift e Lei de Hubble Eduardo Brescansin de Amôres, Isabel Guerra Aleman (IAG-USP)

Redshift e Lei de Hubble Eduardo Brescansin de Amôres, Isabel Guerra Aleman (IAG-USP) 1 Redshift e Lei de Hubble Eduardo Brescansin de Amôres, Isabel Guerra Aleman (IAG-USP) Redshift O "redshift" - em português "desvio para o vermelho" - é uma medida da velocidade relativa a nós de um objeto.

Leia mais

Observatórios Virtuais Fundamentos de Astronomia Cap. 13 (C. Oliveira & V. Jatenco-Pereira) Capítulo 13 ESTRELAS VARIÁVEIS

Observatórios Virtuais Fundamentos de Astronomia Cap. 13 (C. Oliveira & V. Jatenco-Pereira) Capítulo 13 ESTRELAS VARIÁVEIS 145 Capítulo 13 ESTRELAS VARIÁVEIS Nós dedicaremos esse capítulo ao estudo das estrelas variáveis, estrelas tais que sua luminosidade varia com o tempo por meio de uma relação bem definida, e que se situam

Leia mais

A origem do Universo Evidências a favor da Teoria do Big Bang Limitações da Teoria do Big Bang Reacções químicas e reacções nucleares

A origem do Universo Evidências a favor da Teoria do Big Bang Limitações da Teoria do Big Bang Reacções químicas e reacções nucleares Sumário: A origem do Universo Evidências a favor da Teoria do Big Bang Limitações da Teoria do Big Bang Reacções químicas e reacções nucleares A origem do Universo Até há muito pouco tempo pensava-se que

Leia mais

Cálculo em Computadores - 2007 - trajectórias 1. Trajectórias Planas. 1 Trajectórias. 4.3 exercícios... 6. 4 Coordenadas polares 5

Cálculo em Computadores - 2007 - trajectórias 1. Trajectórias Planas. 1 Trajectórias. 4.3 exercícios... 6. 4 Coordenadas polares 5 Cálculo em Computadores - 2007 - trajectórias Trajectórias Planas Índice Trajectórias. exercícios............................................... 2 2 Velocidade, pontos regulares e singulares 2 2. exercícios...............................................

Leia mais

Leia com atenção todas as questões antes de responder.

Leia com atenção todas as questões antes de responder. Ficha de Trabalho 0.º ano - Física e Química A Das Estrelas ao átomo Ano Lectivo: 007/008 Nome: Leia com atenção todas as questões antes de responder.. Seleccione a opção que corresponde ao nome que se

Leia mais

HUBBLE E A EXPANSÃO DO UNIVERSO

HUBBLE E A EXPANSÃO DO UNIVERSO HUBBLE E A EXPANSÃO DO UNIVERSO Pedro José Feitosa Alves Júnior Universidade Federal do Vale do São Francisco 1. INTRODUÇÃO O início do século XX pode ser considerado um grande marco no desenvolvimento

Leia mais

Capítulo 5: Aplicações da Derivada

Capítulo 5: Aplicações da Derivada Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Matemática Cálculo I Profª Maria Julieta Ventura Carvalho de Araujo Capítulo 5: Aplicações da Derivada 5- Acréscimos e Diferenciais - Acréscimos Seja y f

Leia mais

A Origem do Universo

A Origem do Universo A Origem do Universo Cosmologia wikipedia: Cosmologia (do grego κοσμολογία, κόσμος="cosmos"/"ordem"/"mundo" + -λογία="discurso"/"estudo") é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução

Leia mais

Introdução à cosmologia observacional

Introdução à cosmologia observacional X ESCOLA DO CBPF MÓDULO GRADUAÇÃO Introdução à cosmologia observacional Ribamar R. R. Reis IF - UFRJ O que é cosmologia? Cosmologia é o estudo do universo como um todo. Para tornar esse estudo possível

Leia mais

Além do Modelo de Bohr

Além do Modelo de Bohr Além do Modelo de Bor Como conseqüência do princípio de incerteza de Heisenberg, o conceito de órbita não pode ser mantido numa descrição quântica do átomo. O que podemos calcular é apenas a probabilidade

Leia mais

Introdução à Astronomia. (AGA210) Notas de aula. Cosmologia

Introdução à Astronomia. (AGA210) Notas de aula. Cosmologia Introdução à Astronomia (AGA210) Notas de aula Cosmologia Enos Picazzio IAGUSP 2006 Esta apresentação é parcialmente baseada no capítulo Universo e Cosmologia, do livro virtual Astronomia e Astrofísica,

Leia mais

7 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia

7 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia 7 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova Teórica Final 25 de Maio de 2012 10:00 (Açores) Duração máxima 120 minutos Nota: Ler atentamente todas as questões. Existe uma tabela com dados no final da

Leia mais

C5. Formação e evolução estelar

C5. Formação e evolução estelar AST434: C5-1/68 AST434: Planetas e Estrelas C5. Formação e evolução estelar Mário João P. F. G. Monteiro Mestrado em Desenvolvimento Curricular pela Astronomia Mestrado em Física e Química em Contexto

Leia mais

29/Abril/2015 Aula 17

29/Abril/2015 Aula 17 4/Abril/015 Aula 16 Princípio de Incerteza de Heisenberg. Probabilidade de encontrar uma partícula numa certa região. Posição média de uma partícula. Partícula numa caixa de potencial: funções de onda

Leia mais

Parte 2. Escola Secundária José Saramago FQA 10º ano 2007/2008 Marília Peres

Parte 2. Escola Secundária José Saramago FQA 10º ano 2007/2008 Marília Peres Parte 2 Escola Secundária José Saramago FQA 10º ano 2007/2008 Marília Peres A expansão do Universo No início do século XX, descobriu-se que: as galáxias, na sua grande maioria afastam-se umas das outras;

Leia mais

Galáxias. dista. Sueli M. M. Viegas Instituto Astronômico e Geofísico, Universidade de São Paulo

Galáxias. dista. Sueli M. M. Viegas Instituto Astronômico e Geofísico, Universidade de São Paulo No início do século passado, graças à melhoria dos métodos de determinação de distâncias dos objetos celestes e do desenvolvimento das técnicas observacionais, abriu-se um novo campo na astronomia que,

Leia mais

Da Relatividade Geral à Cosmologia Contemporânea Curso de Iniciação à Astronomia e Observações Astronómicas

Da Relatividade Geral à Cosmologia Contemporânea Curso de Iniciação à Astronomia e Observações Astronómicas Da Relatividade Geral à Cosmologia Contemporânea Curso de Iniciação à Astronomia e Observações Astronómicas Laurindo Sobrinho Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira astro@uma.pt Resumo Neste módulo

Leia mais

ASTRONOMIA. A coisa mais incompreensível a respeito do Universo é que ele é compreensível Albert Einstein

ASTRONOMIA. A coisa mais incompreensível a respeito do Universo é que ele é compreensível Albert Einstein ASTRONOMIA A coisa mais incompreensível a respeito do Universo é que ele é compreensível Albert Einstein ASTRONOMIA A LUZ PROVENIENTE DE ESTRELAS DISTANTES PROVA QUE O UNIVERSO É ANTIGO? Vivemos num universo

Leia mais

O Alcorão sobre o Universo em Expansão e a Teoria do Bing Bang

O Alcorão sobre o Universo em Expansão e a Teoria do Bing Bang O Alcorão sobre o Universo em Expansão e a Teoria do Bing Bang القرآن وتمدد الكون ونظر ة الانفجار الكب [رتغايل portuguese [português - www.islamreligion.com website موقع دين الا سلام 2013-1434 Lei de Hubble

Leia mais

Propriedades Planetas Sol Mercúrio Vênus Terra. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar

Propriedades Planetas Sol Mercúrio Vênus Terra. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar Introdução à Astronomia Fundamental Distribuição de Massa Sol: 99.85% Planetas: 0.135% Cometas: 0.01%? Satélites: 0.00005% Asteroides e Planetas Menores: 0.0000002%? Meteoróides: 0.0000001%? Meio Interplanetário:

Leia mais

Estrelas: espetros, luminosidades e massas

Estrelas: espetros, luminosidades e massas Estrelas: espetros, luminosidades e massas J. L. G. Sobrinho 1,2 1 Centro de Ciências Exactas e da Engenharia, Universidade da Madeira 2 Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira Resumo Praticamente

Leia mais

www.enemdescomplicado.com.br

www.enemdescomplicado.com.br Exercícios de Física Gravitação Universal 1-A lei da gravitação universal de Newton diz que: a) os corpos se atraem na razão inversa de suas massas e na razão direta do quadrado de suas distâncias. b)

Leia mais

5 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia

5 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia 5 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova da eliminatória regional 14 de Abril de 2010 15:00 Duração máxima 120 minutos Nota: Ler atentamente todas as questões. Existe uma tabela com dados no final

Leia mais

Sol Online. Português descobre galáxia mais brilhante do Universo. E chama-lhe CR7. Visitas diárias: 107495 País: PT Âmbito: Informação Geral

Sol Online. Português descobre galáxia mais brilhante do Universo. E chama-lhe CR7. Visitas diárias: 107495 País: PT Âmbito: Informação Geral Sol Online ID: 59760305 17-06-2015 Visitas diárias: 107495 Âmbito: Informação Geral OCS: Sol Online Português descobre galáxia mais brilhante do Universo. E chama-lhe CR7 http://www.sol.pt/noticia/397697

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

A idade do Universo. Profa. Thaisa Storchi Bergmann Departamento de Astronomia Instituto de Física UFRGS

A idade do Universo. Profa. Thaisa Storchi Bergmann Departamento de Astronomia Instituto de Física UFRGS A idade do Universo Profa. Thaisa Storchi Bergmann Departamento de Astronomia Instituto de Física UFRGS A Sumário O espaço também é tempo; a velocidade da luz é finita Vídeo anexo (Viagem a Virgo) Distâncias

Leia mais

5 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia

5 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia 5 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova da eliminatória regional 14 de Abril de 2009 15:00 Duração máxima 120 minutos Nota: Ler atentamente todas as questões. Existe uma tabela com dados no final

Leia mais

SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB VII Olimpíada Brasileira de Astronomia VII OBA - 2004 Gabarito do nível 2 (para alunos da 3ª à 4ª série)

SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB VII Olimpíada Brasileira de Astronomia VII OBA - 2004 Gabarito do nível 2 (para alunos da 3ª à 4ª série) SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB VII Olimpíada Brasileira de Astronomia VII OBA - 2004 Gabarito do nível 2 (para alunos da 3ª à 4ª série) Questão 1) (1 ponto) Como você já deve saber o sistema solar

Leia mais

Fé Cristã e Ciência Contemporânea

Fé Cristã e Ciência Contemporânea Fé Cristã e Ciência Contemporânea Cosmologia e Expansão do Universo - o Mistério da Criação - Aula 5 eba@ibcu.org.br Roberto Covolan Out/Nov 2012 Fé Cristã e Ciência Contemporânea (novembro) DIA 04.11

Leia mais

SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB IV Olimpíada Brasileira de Astronomia IV OBA Gabarito da Prova de nível I (para alunos de 1ª à 4ª série)

SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB IV Olimpíada Brasileira de Astronomia IV OBA Gabarito da Prova de nível I (para alunos de 1ª à 4ª série) SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB IV Olimpíada Brasileira de Astronomia IV OBA Gabarito da Prova de nível I (para alunos de 1ª à 4ª série) GABARITO NÍVEL 1 (Cada questão vale 1 ponto sendo que cada

Leia mais

Noções de Astrofísica e Cosmologia

Noções de Astrofísica e Cosmologia Noções de Astrofísica e Cosmologia 15. O Universo e a História do Cosmos Prof. Pieter Westera pieter.westera@ufabc.edu.br http://professor.ufabc.edu.br/~pieter.westera/astro.html Cosmologia wikipedia:

Leia mais

Estrelas EIXO PRINCIPAL O SOL

Estrelas EIXO PRINCIPAL O SOL Estrelas EIXO PRINCIPAL O SOL O Sol, nossa fonte de luz e de vida, é a estrela mais próxima de nós e a que melhor conhecemos. O Sol é uma estrela comum. Basicamente, é uma enorme esfera de gás incandescente,

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Estrelas. Prof. Tibério B. Vale

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Estrelas. Prof. Tibério B. Vale Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Estrelas Prof. Tibério B. Vale Propriedades Estrelas são esferas autogravitantes de gás ionizado, cuja fonte de

Leia mais

Resolvendo problemas com logaritmos

Resolvendo problemas com logaritmos A UA UL LA Resolvendo problemas com logaritmos Introdução Na aula anterior descobrimos as propriedades dos logaritmos e tivemos um primeiro contato com a tábua de logarítmos. Agora você deverá aplicar

Leia mais

Oficina: As Cores das Estrelas Parte A

Oficina: As Cores das Estrelas Parte A Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica - Divisão de Astrofísica/ INPE Oficina: As Cores das Estrelas Parte A I - Cor e Temperatura Ao olharmos o céu estrelado, podemos notar que nem todas as estrelas

Leia mais

Universidade de São Paulo Departamento de Geografia FLG 0253 - Climatologia I. Pressão Atmosférica

Universidade de São Paulo Departamento de Geografia FLG 0253 - Climatologia I. Pressão Atmosférica Universidade de São Paulo Departamento de Geografia FLG 0253 - Climatologia I Pressão Atmosférica Prof. Dr. Emerson Galvani Laboratório de Climatologia e Biogeografia LCB Questão motivadora: Observamos

Leia mais

Astor João Schönell Júnior

Astor João Schönell Júnior Astor João Schönell Júnior As galáxias são classificadas morfologicamente (Hubble Sequence): -Espirais -Elípticas -Irregulares - Galáxias SO As galáxias espirais consistem em um disco com braços espirais

Leia mais

NAS FRONTEIRAS DA CIÊNCIA: AS PARTÍCULAS FUNDAMENTAIS E O UNIVERSO CARLOS HERDEIRO Departamento de Física - Universidade de Aveiro,

NAS FRONTEIRAS DA CIÊNCIA: AS PARTÍCULAS FUNDAMENTAIS E O UNIVERSO CARLOS HERDEIRO Departamento de Física - Universidade de Aveiro, ISSN 1645-6564 / CONSCIÊNCIAS '04-2011 / PP. 93-100 NAS FRONTEIRAS DA CIÊNCIA: AS PARTÍCULAS FUNDAMENTAIS E O UNIVERSO CARLOS HERDEIRO Departamento de Física - Universidade de Aveiro, RESUMO Duas fronteiras

Leia mais

Nível 3 IV FAPMAT 28/10/2007

Nível 3 IV FAPMAT 28/10/2007 1 Nível 3 IV FAPMAT 8/10/007 1. A figura abaixo representa a área de um paralelepípedo planificado. A que intervalo de valores, x deve pertencer de modo que a área da planificação seja maior que 184cm

Leia mais

Juliana Cerqueira de Paiva. Modelos Atômicos Aula 2

Juliana Cerqueira de Paiva. Modelos Atômicos Aula 2 Juliana Cerqueira de Paiva Modelos Atômicos Aula 2 2 Modelo Atômico de Thomson Joseph John Thomson (1856 1940) Por volta de 1897, realizou experimentos estudando descargas elétricas em tubos semelhantes

Leia mais

NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA:

NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: NOME: Nº 1 o ano do Ensino Médio TURMA: Data: 11/ 12/ 12 DISCIPLINA: Física PROF. : Petrônio L. de Freitas ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: INSTRUÇÕES (Leia com atenção!)

Leia mais

Aula 08 Sistema Solar

Aula 08 Sistema Solar Aula 08 Sistema Solar Hipótese de Laplace: como surgiu o sistema solar a partir da Nebulosa primordial. (1), (2) A conservação do momento angular requer que uma nuvem em rotação e em contração, deve girar

Leia mais

EXOPLANETAS EIXO PRINCIPAL

EXOPLANETAS EIXO PRINCIPAL EXOPLANETAS Antes mesmo de eles serem detectados, poucos astrônomos duvidavam da existência de outros sistemas planetários além do Solar. Mas como detectar planetas fora do Sistema Solar? Às suas grandes

Leia mais

Lista 13: Gravitação. Lista 13: Gravitação

Lista 13: Gravitação. Lista 13: Gravitação Lista 13: Gravitação NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão

Leia mais

Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, 2015. Londrina, Nome: Ano: Tempo Início: Término: Total: ALBERT EINSTEIN

Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, 2015. Londrina, Nome: Ano: Tempo Início: Término: Total: ALBERT EINSTEIN Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, 2015. Londrina, Nome: de Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 4 MMXV grupo B ALBERT EINSTEIN Imagens de supernova podem ajudar a testar teoria de Einstein

Leia mais

Galáxias. Prof. Miriani G. Pastoriza http://www.if.ufrgs.br/~mgp/

Galáxias. Prof. Miriani G. Pastoriza http://www.if.ufrgs.br/~mgp/ Galáxias Prof. Miriani G. Pastoriza http://www.if.ufrgs.br/~mgp/ Definição de gálaxia As galáxias são gigantescos sistemas formados por bilhões de estrelas e de matéria interestelar. O diâmetro típico

Leia mais

A Via Láctea Curso de Extensão Universitária Astronomia: Uma Visão Geral 12 a 17 de janeiro de 2004 Histórico Sec. XVII Galileu: descobriu que a Via-Láctea consistia de uma coleção de estrelas. Sec. XVIII/XIX

Leia mais

Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente

Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente Introdução Você já deve ter reparado que, quando colocamos

Leia mais

PROVA DE FÍSICA QUESTÃO 01 UFMG

PROVA DE FÍSICA QUESTÃO 01 UFMG QUESTÃO 01 Em uma corrida de Fórmula 1, o piloto Miguel Sapateiro passa, com seu carro, pela linha de chegada e avança em linha reta, mantendo velocidade constante Antes do fim da reta, porém, acaba a

Leia mais

Aula Inaugural. Introdução à Astrofísica. Reinaldo R. de Carvalho (rrdecarvalho2008@gmail.com)

Aula Inaugural. Introdução à Astrofísica. Reinaldo R. de Carvalho (rrdecarvalho2008@gmail.com) Aula Inaugural Introdução à Astrofísica Reinaldo R. de Carvalho (rrdecarvalho2008@gmail.com) Livros recomendados:!! 1 - An Introduction to Modern Astrophysics, Bradley W. Carroll & Dale A. Ostlie, Second

Leia mais

V = 0,30. 0,20. 0,50 (m 3 ) = 0,030m 3. b) A pressão exercida pelo bloco sobre a superfície da mesa é dada por: P 75. 10 p = = (N/m 2 ) A 0,20.

V = 0,30. 0,20. 0,50 (m 3 ) = 0,030m 3. b) A pressão exercida pelo bloco sobre a superfície da mesa é dada por: P 75. 10 p = = (N/m 2 ) A 0,20. 11 FÍSICA Um bloco de granito com formato de um paralelepípedo retângulo, com altura de 30 cm e base de 20 cm de largura por 50 cm de comprimento, encontra-se em repouso sobre uma superfície plana horizontal.

Leia mais

CAPÍTULO 6 Termologia

CAPÍTULO 6 Termologia CAPÍTULO 6 Termologia Introdução Calor e Temperatura, duas grandezas Físicas bastante difundidas no nosso dia-a-dia, e que estamos quase sempre relacionando uma com a outra. Durante a explanação do nosso

Leia mais

ALUNO: Nº SÉRIE: DATA: / / PROF.: VICTOR GERMINIO EXERCÍCIOS DE REVISÃO II UNIDADE FÍSICA 3º ANO ENSINO MÉDIO

ALUNO: Nº SÉRIE: DATA: / / PROF.: VICTOR GERMINIO EXERCÍCIOS DE REVISÃO II UNIDADE FÍSICA 3º ANO ENSINO MÉDIO ALUNO: Nº SÉRIE: DATA: / / PROF.: VICTOR GERMINIO EXERCÍCIOS DE REVISÃO II UNIDADE FÍSICA 3º ANO ENSINO MÉDIO 1) Em uma atividade de um engenheiro civil, o mesmo precisa determinar a altura de um edifício.

Leia mais

Parte V. O Universo Muito Perturbado

Parte V. O Universo Muito Perturbado Parte V O Universo Muito Perturbado Evolução Não Linear Antes da recombinação: Hoje: Radiação e matéria acoplados ρ 10 ρ 4 Radiação e matéria desacoplados ρ Gal ρ 10 6 Necessidade de estudar o regime não-linear

Leia mais

Como as estrelas se formam?

Como as estrelas se formam? EAD - Astrofísica Geral 2013 Home Informações Gerais Cronograma do Curso Contato Inscrições Como as estrelas se formam? Nada no Universo existe para sempre, talvez nem mesmo o próprio Universo. Todas as

Leia mais

4Distribuição de. freqüência

4Distribuição de. freqüência 4Distribuição de freqüência O objetivo desta Unidade é partir dos dados brutos, isto é, desorganizados, para uma apresentação formal. Nesse percurso, seção 1, destacaremos a diferença entre tabela primitiva

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS EM FÍSICA - ASTRONOMIA

TÓPICOS ESPECIAIS EM FÍSICA - ASTRONOMIA TÓPICOS ESPECIAIS EM FÍSICA - ASTRONOMIA DADOS DO DOCENTE: Prof. Dr. Sandro Barboza Rembold EMENTA: LATO/DCET/UESC sbrembold@uesc.br Noções de astronomia esférica, gravitação newtoniana, cosmologia newtoniana,

Leia mais

Estes sensores são constituídos por um reservatório, onde num dos lados está localizada uma fonte de raios gama (emissor) e do lado oposto um

Estes sensores são constituídos por um reservatório, onde num dos lados está localizada uma fonte de raios gama (emissor) e do lado oposto um Existem vários instrumentos de medição de nível que se baseiam na tendência que um determinado material tem de reflectir ou absorver radiação. Para medições de nível contínuas, os tipos mais comuns de

Leia mais

Capítulo 8. ESTRELAS : Distâncias e Magnitudes

Capítulo 8. ESTRELAS : Distâncias e Magnitudes Observatórios Virtuais Fundamentos de Astronomia Cap. 8 (Gregorio-Hetem & Jatenco-Pereira Capítulo 8 ESTRELAS : Distâncias e Magnitudes Tendo estudado de que forma as estrelas emitem sua radiação, e em

Leia mais

Matéria Escura. Introdução à Cosmologia 2012/02

Matéria Escura. Introdução à Cosmologia 2012/02 Matéria Escura Introdução à Cosmologia 2012/02 Introdução Determinação do parâmetro de densidade da matéria não relativística. Estudo da história e evolução do Universo. Conhecimento da composição do Universo.

Leia mais

FÍSICA. Professor Felippe Maciel Grupo ALUB

FÍSICA. Professor Felippe Maciel Grupo ALUB Revisão para o PSC (UFAM) 2ª Etapa Nas questões em que for necessário, adote a conversão: 1 cal = 4,2 J Questão 1 Noções de Ondulatória. (PSC 2011) Ondas ultra-sônicas são usadas para vários propósitos

Leia mais

Como erguer um piano sem fazer força

Como erguer um piano sem fazer força A U A UL LA Como erguer um piano sem fazer força Como vimos na aula sobre as leis de Newton, podemos olhar o movimento das coisas sob o ponto de vista da Dinâmica, ou melhor, olhando os motivos que levam

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO ANÁLISE DA REFLECTÂNCIA DE ARGAMASSAS. Joaquim Carneiro. Cliente. C - T A C Centro de Território, Ambiente e Construção

RELATÓRIO TÉCNICO ANÁLISE DA REFLECTÂNCIA DE ARGAMASSAS. Joaquim Carneiro. Cliente. C - T A C Centro de Território, Ambiente e Construção Escola de Ciências RELATÓRIO TÉCNICO ANÁLISE DA REFLECTÂNCIA DE ARGAMASSAS Joaquim Carneiro Cliente C - T A C Centro de Território, Ambiente e Construção (Prof. Doutor Said Jalali) Janeiro de 2010 ÍNDICE

Leia mais

4.1 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL COM FORÇAS CONSTANTES

4.1 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL COM FORÇAS CONSTANTES CAPÍTULO 4 67 4. MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL COM FORÇAS CONSTANTES Consideremos um bloco em contato com uma superfície horizontal, conforme mostra a figura 4.. Vamos determinar o trabalho efetuado por uma

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 7.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: 1. Observe a figura seguinte,

Leia mais

Fig. 3 Aula 1; cuja temática são os conceitos sobre luz

Fig. 3 Aula 1; cuja temática são os conceitos sobre luz A primeira aula será sobre conceitos que envolvem a temática luz (fig. 3), uma vez que nosso planeta é iluminado por uma fonte luminosa proveniente de uma estrela, o Sol, localizada no centro do Sistema

Leia mais

NOTAS SOBRE COSMOLOGIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO

NOTAS SOBRE COSMOLOGIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO NOTAS SOBRE COSMOLOGIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO SANJAY VASHIIST ALUNO DO CURSO DE FILOSOFIA DA UFJF. W.W.W.SANJAYMX@YAHOO.COM.MX O esforço de compreender o cosmo tem sido uma das inquietações inerentes

Leia mais

DETECÇÃO DO EXOPLANETA HD 189733B PELO MÉTODO DE TRÂNSITO

DETECÇÃO DO EXOPLANETA HD 189733B PELO MÉTODO DE TRÂNSITO DETECÇÃO DO EXOPLANETA HD 1897B PELO MÉTODO DE TRÂNSITO Autores: Suzanne Faye (Lycée Chaptal, Paris, France) e Michel Faye (Licée Louis Le Grand, Paris, France) Traduzido e adaptado por: Cássio Murilo

Leia mais

PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2012

PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROF. VIRGÍLIO NOME N o 8 o ANO Olá, caro(a) aluno(a). Segue abaixo uma série de exercícios que têm, como base, o que foi trabalhado em sala de aula durante todo o

Leia mais

1.1. Viagens com GPS. Princípios básicos de funcionamento de um GPS de modo a obter a posição de um ponto na Terra.

1.1. Viagens com GPS. Princípios básicos de funcionamento de um GPS de modo a obter a posição de um ponto na Terra. 1.1. Viagens com GPS Princípios básicos de funcionamento de um GPS de modo a obter a posição de um ponto na Terra. O que é o GPS? Como funciona o GPS? Qual é a precisão do GPS? O sistema de satélites do

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA

APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE POMPEIA CURSO TECNOLOGIA EM MECANIZAÇÃO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA Autor: Carlos Safreire Daniel Ramos Leandro Ferneta Lorival Panuto Patrícia de

Leia mais

Big Bang Evolução de uma Idéia

Big Bang Evolução de uma Idéia Big Bang Evolução de uma Idéia Tina Andreolla 1 Até o século XIV, acreditava-se que o universo era formado pela Terra, ao centro, e pelo céu girando ao redor dela, com seus elementos fixos nele. Esta idéia

Leia mais

15 O sistema solar e seus planetas

15 O sistema solar e seus planetas A U A UL LA Atenção O sistema solar e seus planetas Leia com atenção as notícias abaixo, que apareceram em jornais de diferentes épocas. ANO DE 1781 CIENTISTAS DESCOBREM NOVO PLANETA De há quase 2.000

Leia mais

Altimetria. Ao nível do mar, com uma temperatura de 15ºC a pressão é de 1013.25 hpa ou 29.92 Hg. (segundo a ISA iremos ver mais à frente)

Altimetria. Ao nível do mar, com uma temperatura de 15ºC a pressão é de 1013.25 hpa ou 29.92 Hg. (segundo a ISA iremos ver mais à frente) Altimetria Altura, Altitudes e Níveis para muitos de nós, isto é parecido, talvez até a mesma coisa! Mas em aeronáutica, cada uma destas palavras tem um significado muito próprio, e quando confundidas,

Leia mais

Reconhecimento e explicação da importância da evolução tecnológica no nosso conhecimento atual sobre o Universo.

Reconhecimento e explicação da importância da evolução tecnológica no nosso conhecimento atual sobre o Universo. ESCOLA BÁSICA2,3 EUGÉNIO DOS SANTOS 2013 2014 página 1 ESCOLA BÁSICA DO 2.º E 3.º CICLOS EUGÉNIO DOS SANTOS PLANIFICAÇÃO E METAS DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 7.º ANO DE ESCOLARIDADE

Leia mais

Faculdade Sagrada Família

Faculdade Sagrada Família AULA 12 - AJUSTAMENTO DE CURVAS E O MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS Ajustamento de Curvas Sempre que desejamos estudar determinada variável em função de outra, fazemos uma análise de regressão. Podemos dizer

Leia mais

Trabalho prático: O contador de Geiger-Muller. Descrição geral

Trabalho prático: O contador de Geiger-Muller. Descrição geral Trabalho prático: O contador de Geiger-Muller Descrição geral Um dos primeiros tipos de detector desenvolvidos foi o chamado contador (ou tubo) de Geiger-Muller. Este contador permite detectar a presença

Leia mais

Formação estelar e Estágios finais da evolução estelar

Formação estelar e Estágios finais da evolução estelar Elementos de Astronomia Formação estelar e Estágios finais da evolução estelar Rogemar A. Riffel Formação estelar - Estrelas se formam dentro de concentrações relativamente densas de gás e poeira interestelar

Leia mais

Fortaleza Ceará TD DE FÍSICA ENEM PROF. ADRIANO OLIVEIRA/DATA: 30/08/2014

Fortaleza Ceará TD DE FÍSICA ENEM PROF. ADRIANO OLIVEIRA/DATA: 30/08/2014 TD DE FÍSICA ENEM PROF. ADRIANO OLIVEIRA/DATA: 30/08/2014 1. Uma ave marinha costuma mergulhar de uma altura de 20 m para buscar alimento no mar. Suponha que um desses mergulhos tenha sido feito em sentido

Leia mais

1 Propagação de Onda Livre ao Longo de um Guia de Ondas Estreito.

1 Propagação de Onda Livre ao Longo de um Guia de Ondas Estreito. 1 I-projeto do campus Programa Sobre Mecânica dos Fluidos Módulos Sobre Ondas em Fluidos T. R. Akylas & C. C. Mei CAPÍTULO SEIS ONDAS DISPERSIVAS FORÇADAS AO LONGO DE UM CANAL ESTREITO As ondas de gravidade

Leia mais

TIPO-A FÍSICA. x v média. t t. x x

TIPO-A FÍSICA. x v média. t t. x x 12 FÍSICA Aceleração da gravidade, g = 10 m/s 2 Constante gravitacional, G = 7 x 10-11 N.m 2 /kg 2 Massa da Terra, M = 6 x 10 24 kg Velocidade da luz no vácuo, c = 300.000 km/s 01. Em 2013, os experimentos

Leia mais

No começo eram as trevas e então... BANG! Nasceu um sistema que se expande infinitamente feito de tempo, espaço e matéria... O Universo.

No começo eram as trevas e então... BANG! Nasceu um sistema que se expande infinitamente feito de tempo, espaço e matéria... O Universo. Alfa e Ômega No começo eram as trevas e então... BANG! Nasceu um sistema que se expande infinitamente feito de tempo, espaço e matéria... O Universo. No início, apenas a escuridão. Um nada interminável

Leia mais

Plano de aula. 5. Metodologia: Aula expositiva dialógica orientada pela interação: alunos professor conhecimento.

Plano de aula. 5. Metodologia: Aula expositiva dialógica orientada pela interação: alunos professor conhecimento. Campus Jataí Plano de aula Disciplina: Ondas, Ótica e Termodinâmica Turma: Engenharia Elétrica (4º ano 2009/2) Professor: Rodrigo Claudino Diogo Data da aula: 30/11/2009 Duração: 1h00min 1. Tema: Lentes

Leia mais

Introdução ao Estudo da Corrente Eléctrica

Introdução ao Estudo da Corrente Eléctrica Introdução ao Estudo da Corrente Eléctrica Num metal os electrões de condução estão dissociados dos seus átomos de origem passando a ser partilhados por todos os iões positivos do sólido, e constituem

Leia mais

ORIENTAÇÃO. Para a orientação recorremos a certas referências. A mais utilizada é a dos pontos cardeais: Norte Sul Este Oeste

ORIENTAÇÃO. Para a orientação recorremos a certas referências. A mais utilizada é a dos pontos cardeais: Norte Sul Este Oeste 1 ORIENTAÇÃO A orientação é o processo que permite determinar a nossa posição na superfície terrestre e a direcção a tomar para atingirmos um local para onde nos queiramos dirigir. Para a orientação recorremos

Leia mais

Evolução Estelar: Nascimento, vida e morte das estrelas

Evolução Estelar: Nascimento, vida e morte das estrelas Evolução Estelar: Nascimento, vida e morte das estrelas John R. Percy International Astronomical Union Universidad de Toronto, Canada Evolução das estrelas Nebulosa do Anel, uma estrela moribunda. Fonte:

Leia mais

6ª série / 7º ano U. E 05

6ª série / 7º ano U. E 05 6ª série / 7º ano U. E 05 O sistema solar Cada um dos planetas do sistema solar é constituído basicamente dos mesmos elementos e substâncias químicas, embora cada planeta tenha características próprias.

Leia mais

FICHA DE TRABALHO DERIVADAS I PARTE. 1. Uma função f tem derivadas finitas à direita e à esquerda de x = 0. Então:

FICHA DE TRABALHO DERIVADAS I PARTE. 1. Uma função f tem derivadas finitas à direita e à esquerda de x = 0. Então: FICHA DE TRABALHO DERIVADAS I PARTE. Uma função f tem derivadas finitas à direita e à esquerda de = 0. Então: (A) f tem necessariamente derivada finita em = 0; (B) f não tem com certeza derivada finita

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA CINÉTICA QUÍMICA EQUAÇÃO DE ARRHENIUS

CINÉTICA QUÍMICA CINÉTICA QUÍMICA EQUAÇÃO DE ARRHENIUS CINÉTICA QUÍMICA CINÉTICA QUÍMICA EQUAÇÃO DE ARRHENIUS A DEPENDÊNCIA DA VELOCIDADE DE REAÇÃO COM A TEMPERATURA A velocidade da maioria das reações químicas aumenta à medida que a temperatura também aumenta.

Leia mais