Os call centers podem descomplicar nossas vidas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os call centers podem descomplicar nossas vidas"

Transcrição

1 Os call centers podem descomplicar nossas vidas Gerhard Erich Boehme As centrais de atendimento (ou call centre, ou ainda call center) são hoje, depois daquelas que são ocupadas pelos políticos, as entidades que mais infernizam a vida dos brasileiros, e nós mesmos somos culpados por isso, ou temos boa parte da culpa, principalmente devido ao fato de contrairmos dívidas que superam a nossa capacidade de pagamento, é quando passam a ligar nos lembrando dos atrasados. Mas isso é outra história. Uma história que nos faz lembrar os políticos, pois trabalhamos mais de 40% de nosso tempo para pagar impostos, que deveriam fazer frente aos gastos públicos, para que tenhamos bens e serviços públicos de qualidade e ao alcance de todos os brasileiros. Somos escravos deles, pois dos 365 dias do ano, destes 147 a 152 dias são destinados para pagar impostos, o que representa 40% de um ano inteiro. Podemos fazer uma regra de três quando existirem férias, feriados e descansos semanais, mas a relação se mantém. Oficialmente é informado que gira em torno de 36 a 38% do PIB, mas temos a bi-tributação, as múltiplas tributações. Muitos brasileiros são hoje penalizados com uma carga tributária que supera mais de 50%. No passado tivemos os quintos dos infernos, hoje temos dois quintos dos infernos. Mas vamos deixar, por ora, os políticos de lado, pois eles não sabem diferenciar o público do privado. "Bens e serviços públicos têm como característica essencial à impossibilidade de limitar o seu uso àqueles que pagam por ele ou a impossibilidade de limitar o acesso a eles através de restrições seletivas, com uma única exceção eticamente aceitável: o privilégio ou benefício dado aos portadores de deficiência física ou mental, incluindo as advindas com a idade ou aquelas resultantes de sequelas de acidentes ou fruto da violência." (Gerhard Erich Boehme)

2 As centrais de atendimento são entidades, na sua maioria são terceirizadas, compostas por estruturas físicas e de pessoal, que têm por objetivo centralizar o recebimento de ligações telefônicas, distribuindo-as automaticamente aos atendentes e possibilitando o atendimento aos usuários finais, realização de pesquisas de mercado por telefone, vendas, retenção e outros serviços por telefone, Web, Chat ou . Uma pequena parte delas possui um sistema de gestão da qualidade em conformidade com a ISO 9000, como é chamada carinhosamente a Norma ABNT NBR ISO 9001:2008. No meu entender deveriam ser obrigadas a ter o mínimo de qualidade, pois outra forma de sermos escravos, não como os políticos o fazem, é termos o nosso tempo, a nossa vida tomada por incompetentes que nos prendem horas a fio no telefone. As centrais de atendimento surgiram dentro de uma nova realidade brasileira a partir de 1990 com o Código de Defesa do Consumidor, quando o consumidor brasileiro deixou de ser alvo de desmandos por parte das empresas. Felizmente no emaranhado de leis e regulamentos que não são observados no Brasil, principalmente o Código Penal e o Código de Processo Penal, que regulam a questão criminal, dos delitos contra a vida, a liberdade e a propriedade o Código do Consumidor está valendo. No emaranhado jurídico, que carece de um verdadeiro 8S, o Código de Defesa do Consumidor foi uma lei que pegou. Mas dá um trabalho... O mais grave é que estamos nos aproximando da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e das Olimpíadas de 2016 e está na hora de todos os brasileiros saberem como evitar a confusão quando se soletra palavras e nomes que nos são estranhos. Estranhos para os que possuem nomes de origem portuguesa, que não são a maioria dos brasileiros, a começar que o sobrenome mais comum não é Silva ou Souza como todos podem pensar, mas sim Cavalcanti, um nome de origem italiana, que possui as suas variantes, Cavalcante, Cavalcantti, Cavalcantte, Di Cavalcanti, etc. Fica um fato curioso: em comum, quase todos eles têm a monumental família Cavalcanti, a maior do Brasil, que se fixou em Pernambuco por volta de Só o ramo principal possui cerca de 300 membros, que os casamentos e descendências multiplicaram e alastraram pelo país. Embrulhados nesse imenso emaranhado, são primos entre si todos os Cavalcanti, os Holanda Cavalcanti, os Lacerda Cavalcanti, os Albuquerque, os Albuquerque Maranhão, os Suassuna e os Buarque de Holanda.

3 A família Cavalcanti era uma família de magnati, ou seja, uma família de nobres. Na segunda metade do Século XIII esteve entre as famílias mais ricas de Florença, decaindo em seguida, mas com riquezas e status suficientes para manter alianças muito importantes. Cavalcanti é um apelido de família de remota origem italiana. É considerada a maior família do Brasil (por ligação sanguínea). Várias famílias do Nordeste do Brasil são ramificações da família Cavalcanti. A grafia Cavalcante, bastante comum, é um aportuguesamento. Não é um erro das centrais de atendimento, ao menos na sua maioria. A origem italiana desta família encontra-se em Florença, de onde em meados do Século XVI um de seus membros, Filippo Cavalcanti, transferiuse para Portugal e depois para o Brasil. Já na América, casou-se com Dona Catarina de Albuquerque, neta de Lopo de Albuquerque e filha de Jerónimo de Albuquerque com a índia Maria do Espírito Santo Arcoverde. O casal teve onze filhos, que geraram numerosa descendência hoje espalhada por todo o Brasil e Portugal, mas ainda especialmente no Nordeste. Mesmo os Cavalcantis são vítimas hoje das centrais de atendimento, mas pior é ter que soletrar um nome de um indígena ou de um descendente de alemão, é uma complicação. Todos erram, e eu sou também testemunha e vítima disso. Mas o mais triste é que ao vermos inúmeras organizações descomplicando nossas vidas, como os radioamadores, as empresas de turismo, as polícias civis e militares, as empresas aéreas, as forças armadas, etc., mas as centrais de atendimento não estão afetas a fazê-lo. Assim como estas entidades, as centrais de atendimento deveriam usar o chamado Alfabeto Internacional, também conhecido como Alfabeto fonético da OTAN. Fica a sugestão à ANATEL, ANEL, ANA, ANP, DNIT,... O Alfabeto fonético da OTAN é o alfabeto de soletração mais utilizado no mundo. Embora chamados de "alfabetos fonéticos", alfabetos de soletração não têm conexão com sistemas de transcrição fonética como o alfabeto fonético internacional. Ao invés disso, o alfabeto da OTAN define palavraschave para letras do alfabeto inglês por meio de um princípio acrofônico (Alfa para A, Bravo para B, etc.) para que combinações críticas de letras (e números) possam ser pronunciadas e entendidas por aqueles que transmitem e recebem mensagens de voz por rádio ou telefone, independente de seu idioma nativo, especialmente quando a segurança de navegação ou de indivíduos é essencial. É informalmente conhecido como "alfabeto Zulu" na aeronáutica brasileira.

4 Este alfabeto foi desenvolvido inicialmente pela Organização da Aviação Civil Internacional e foi gradativamente sendo adotado por várias organizações internacionais como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a União Internacional de Telecomunicações (UIT), a Organização Marítima Internacional (OMI), a Federal Aviation Administration (FAA) e o American National Standards Institute (ANSI), pelas nossas Forças Armadas, pelas Polícias, grandes cadeias de hotéis, empresas de turismo, empresas de taxi, etc.. O nome comum do alfabeto (alfabeto fonético da OTAN) surgiu pois ele aparece na publicação Allied Tactical Publication ATP-1, Volume II: Allied Maritime Signal and Maneuvering Book, usado por todas as esquadras aliadas da OTAN, que adotaram uma forma modificada do Código Internacional de Sinais. Por este último permitir que mensagens fossem transmitidas por bandeiras ou código Morse, naturalmente denominou as palavras-chave usadas para transmitir mensagens faladas de "alfabeto fonético". O nome "alfabeto fonético da OTAN" espalhou-se, pois os sinais usados para facilitar as comunicações e táticas navais dos Estados Unidos e da OTAN se tornaram globais. O alfabeto fonético nacional ou o alfabeto fonético internacional, que na verdade é o alfabeto radiotelefônico, é o alfabeto representado por meio de palavras código. Dessa maneira, fica garantido que uma determinada sigla seja entendida pelo receptor da mensagem, indiferente o meio de comunicação utilizado, pois associando-se a primeira letra da palavra-chave, se monta a sigla informada. Ele é muito utilizado na identificação de localizadores, também chamados de RLOCs, que é sigla encontrada na reserva da sua passagem aérea pela companhia aérea quando você vai viajar. Pode ver no bilhete ou passagem que ele vai estar lá. Ele facilita bastante para você encontrar sua passagem pelo guichê da companhia aérea no aeroporto e permite consultas on-line em vários sistemas de turismo. Quem utiliza também muito esse alfabeto são pessoas que se comunicam por rádio, fazendo com que o alfabeto também seja conhecido por alfabeto de rádio, utilizado também por pilotos de avião e militares.

5 Letra Código Pronúncia no Alfabeto Fonético Internacional todas as línguas A alpha [ˈal.fa] al fa B bravo [ˈbʀa.vo] bra vo C charlie [ˈʧaʀ.li] txar li D delta [ˈdɛl.ta] del ta E echo [ˈe.ko] é cô F foxtrot [fɔks tʀɔt] fox trot G golf [ɡɔlf] golf H hotel [ˈo.tɛl] ho tel I india [ˈin.dja] in dî a J juliett [ˈʤu.ʎɛt] dju li et K kilo [ˈki.lo] qui lô L lima [ˈli.ma] li ma M mike [majk] maec N november [no.ˈvãm.bəʀ] no vem ber O oscar [ˈɔs.kaʀ] oss car P papa [pa.ˈpa] pa pa Q quebec [ke.bɛk] qué bec R romeo [ˈʀo.me.o] ro mi ô S sierra [si.ˈe.ʀa] si er a T tango [ˈtãɡo] tam gô U uniform [ˈju.ni.ˌfɔʀm] iu ni form V victor [ˈvik.tɔʀ] vic tor W whiskey [ˈwi.ski] uîs qui X x-ray [ˈiks.ʀɛj] ecs rei Y yankee [ˈjã.ki] iam qui Z zulu [ˈzu.lu] zu lu

6 Algarismos Número Código Pronúncia no Alfabeto Fonético Internacional todas as línguas 0 zero [ˈziːɹoʊ] ze ro 1 one [wʌn] wun 2 two [tuː] too 3 three [tɹiː] tree 4 four [foʊɝ] fow 5 five [faɪf] fife 6 six [sɪks] six 7 seven [ˈsɛvən] sev en 8 eight [eɪt] ait 9 nine [ˈnaɪnɝ] nin er No Brasil Número Código cardinal português brasileiro Código ordinal português brasileiro 0 zero ze ro negativo negativo 1 uno (uma) uno (uma) primeiro ou primo primeiro ou primo 2 dois (duas) dois (duas) segundo segundo 3 três três terceiro terceiro 4 quatro qua tro quarto quarto 5 cinco cin co quinto quinto 6 meia meia sexto sexto 7 sete se te sétimo sétimo 8 oito oi to oitavo oitavo 9 nove no ve nono nôno

7 Portanto, meu nome é Gerhard Boehme, que soletrando fica: Golf, Echo, Romeo, Hotel, Alpha, Romeo e Delta e o sobrenome é Bravo, Oscar, Echo, Hotel, Mike e Echo. Ele pode ser grafado também como Gerhard Böhme, mas esta é outra história. E fica um alerta, este trema não mudou com a nova Ortografia da Língua Portuguesa. E para os que encontram as mesmas dificuldades que eu, como a Dilma Vana Roussef, que teve seu nome de família alterado, antes era Rússev, o maestro Isaac Karabtchevsky, o Silvio Santos e todos os demais descendentes de Yitzchak ben Yehuda Abravanel e todos os demais brasileiros que ainda possuem seus nomes originais, como os descendentes dos povos Tikuna, Tukano, Macuxi, Yanomami, Guajajara, Terena, Pankaruru, Kayapó, Kaingang, Guarani, Xavante, Xerente, Nambikwara, Munduruku, Mura, Sateré-Maué, dentre outros, a eles recomendo que usem e recomendam sempre o emprego do Alfabeto Internacional: Letra Código Letra Código A alpha N november B bravo O oscar C charlie P papa D delta Q quebec E echo R romeo F foxtrot S sierra G golf T tango H hotel U uniform I india V victor J juliett W whiskey K kilo X x-ray L lima Y yankee M mike Z zulu Se tiver o endereço eletrônico de um call center, mande a eles esta sugestão. Quem sabe assim deixem de complicar em parte nossas vidas.

PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O CÍRIO 2013

PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O CÍRIO 2013 GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ POLÍCIA MILITAR DO PARÁ COMANDO GERAL DIRETORIA DE APOIO LOGÍSTICO CENTRO DE INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÃO PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O CÍRIO 2013 1. FINALIDADE Levar conhecimentos

Leia mais

TE155-Redes de Acesso sem Fios Geo-Localização

TE155-Redes de Acesso sem Fios Geo-Localização Geo-Localização Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica mehl@eletrica.ufpr.br Porquê o Engenheiro de Telecomunicações precisa ter noções de Geo-Localização?

Leia mais

Glossário da Aviação Brasileira

Glossário da Aviação Brasileira Glossário da Aviação Brasileira Caro colaborador, Criamos esse glossário especialmente para você! Organizamos em um único documento diversos termos da aviação brasileira e outras siglas que você utilizará

Leia mais

CONTROLE DE REVISÃO CAPÍTULOS AFETADOS DATA DE INSERÇÃO RESPONSÁVEL

CONTROLE DE REVISÃO CAPÍTULOS AFETADOS DATA DE INSERÇÃO RESPONSÁVEL Conteúdo CONTROLE DE REVISÃO... 3 CONCEITUAÇÃO... 4 GENERALIDADES... 4 PROCEDIMENTOS RADIOTELEFÔNICOS... 4 IDIOMAS... 8 ALFABETO FONÉTICO... 9 ALGARISMOS... 10 NÚMEROS INTEIROS... 11 NÚMEROS DECIMAIS...

Leia mais

REGULAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO MÓDULO 1. Professor: Carlos Silva

REGULAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO MÓDULO 1. Professor: Carlos Silva REGULAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO MÓDULO 1 Professor: Carlos Silva www.aerocurso.com 2010 MÓDULO 1 AULA 1 Professor: Carlos Silva 1 - INTRODUÇÃO AO REGULAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO Com o surgimento das aeronaves,

Leia mais

MANUAL FRASEOLOGIA AERONÁUTICA MARÇO 2014 ATUALIZAÇÃO 1/2014 Português/Inglês CONHECIMENTO NÃO OCUPA ESPAÇO

MANUAL FRASEOLOGIA AERONÁUTICA MARÇO 2014 ATUALIZAÇÃO 1/2014 Português/Inglês CONHECIMENTO NÃO OCUPA ESPAÇO MANUAL FRASEOLOGIA AERONÁUTICA MARÇO 2014 ATUALIZAÇÃO 1/2014 Português/Inglês CONHECIMENTO NÃO OCUPA ESPAÇO APRESENTAÇÃO Olá, meu nome é Juliano Tavares, sou membro da IVAO - International Virtual Aviation

Leia mais

SEGURANÇA DA NAVEGAÇAO MARITIMA: SISTEMAS DE COMUNICAÇAO E SINALIZAÇAO NAUTICA

SEGURANÇA DA NAVEGAÇAO MARITIMA: SISTEMAS DE COMUNICAÇAO E SINALIZAÇAO NAUTICA SEGURANÇA DA NAVEGAÇAO MARITIMA: SISTEMAS DE COMUNICAÇAO E SINALIZAÇAO NAUTICA Eliane M. Octaviano Martins 1 Luciane C. Octaviano Martins 2 Conceitualmente, a sinalização náutica compreende o conjunto

Leia mais

SEGURANÇA MARÍTIMA E SINALIZAÇÃO DE NAVIOS

SEGURANÇA MARÍTIMA E SINALIZAÇÃO DE NAVIOS SEGURANÇA MARÍTIMA E SINALIZAÇÃO DE NAVIOS Eliane M. Octaviano Martins 1. No âmbito internacional é crescente a preocupação com a segurança marítima e a proteção do meio ambiente. Destarte, a segurança

Leia mais

Sistemas com acionamento alternativo ao teclado e mouse SEMANA 2

Sistemas com acionamento alternativo ao teclado e mouse SEMANA 2 MÓDULO 8 Sistemas com acionamento alternativo ao teclado e mouse SEMANA 2 Marcia Soeiro Revisão Técnica: Antonio Borges 17/02/2014 slide 1 de 33 O programa Falador Na semana anterior vimos o microfênix,

Leia mais

1. Alguém no Brasil acaba pagando a conta: Os salários dos parlamentares

1. Alguém no Brasil acaba pagando a conta: Os salários dos parlamentares 1. Alguém no Brasil acaba pagando a conta: Os salários dos parlamentares Gerhard Erich Boehme boehme@folha.com.br boehme@globo.com boehme@r7.com http://gboehme.blogspot.com/ O brasileiro é inimigo do Brasil,

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA VISTO CANADENSE. 3. Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino DADOS PESSOAIS

QUESTIONÁRIO PARA VISTO CANADENSE. 3. Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino DADOS PESSOAIS QUESTIONÁRIO PARA VISTO CANADENSE * Após o preenchimento favor enviar por E-mail: tânia@alfainter.com.br ou kazue@alfainter.com.br, ou FAX.: (11) 2187-8999 / ou pelo Correio para providenciarmos o preenchimento

Leia mais

Manual do Operador de Rádio Código Q Internacional

Manual do Operador de Rádio Código Q Internacional Devido a grande inexistência no mercado de publicações de livros, apostilas e outros meios de divulgações, no que se refere ao cargo de Operador de Rádio. Resolvi então criar este simples manual, para

Leia mais

A fraseologia não deve nunca ser utilizada com mistura de idiomas.

A fraseologia não deve nunca ser utilizada com mistura de idiomas. MANUAL DE FRASEOLOGIA AERONÁUTICA A fraseologia tem o objetivo de uniformizar as comunicações radiotelefônicas, reduzir ao mínimo o tempo de transmissão das mensagens e garantir que as autorizações sejam

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

6.0 ATIVIDADES PROPOSTAS

6.0 ATIVIDADES PROPOSTAS 6.0 ATIVIDADES PROPOSTAS 6.1 Jogos de Alcatéia (07 a 10 anos) Jogo da Memória em Cógido Q. Material Necessário: Cartolina, Tesoura e Canetinhas. Como fazer: Cortar quadrados com 5 cms por 5 cms Aplicação

Leia mais

A grande farsa da evolução do processo de gestão empresarial

A grande farsa da evolução do processo de gestão empresarial A grande farsa da evolução do processo de gestão empresarial Começo minha reflexão de hoje pensando um pouco na história da Administração, nos princípios de gestão e formas como as empresas hoje são geridas.

Leia mais

GUIA RESUMIDO DE SEGUROS E ASSISTÊNCIAS DE VIAGENS.

GUIA RESUMIDO DE SEGUROS E ASSISTÊNCIAS DE VIAGENS. SETEMBRO 2013 GUIA RESUMIDO DE SEGUROS E ASSISTÊNCIAS DE VIAGENS. *As informações contidas neste guia são válidas exclusivamente para cartões MasterCard Black e Visa Infinite. SERVIÇO DE CONCIERGE Você

Leia mais

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA WWW.ITALIANA.BLOG.BR

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA WWW.ITALIANA.BLOG.BR MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA O blog ItaliAna preparou para você um manual de sobrevivência na Itália! Aqui você vai encontrar dicas práticas para facilitar sua vida e tornar sua viagem para a Itália muito mais

Leia mais

AGOSTo 2013 *AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE GUIA SÃO VÁLIDAS EXCLUSIVAMENTE PARA CARTÕES MASTERCARD BLACK E VISA INFINITE.

AGOSTo 2013 *AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE GUIA SÃO VÁLIDAS EXCLUSIVAMENTE PARA CARTÕES MASTERCARD BLACK E VISA INFINITE. AGOSTo 2013 G u i a r e s u m i d o d e s e g u r o s e a s s i s t ê n c i a s d e v i a g e n s. *AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE GUIA SÃO VÁLIDAS EXCLUSIVAMENTE PARA CARTÕES MASTERCARD BLACK E VISA INFINITE.

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

FORMULÁRIO VISTO CANADENSE

FORMULÁRIO VISTO CANADENSE FORMULÁRIO VISTO CANADENSE TIPO DE VISTO REQUERIDO Múltiplas Entradas Trânsito Sobrenome (Igual ao impresso no passaporte) DADOS PESSOAIS Primeiro Nome e Nomes do Meio: Sexo: Masculino Feminino Data de

Leia mais

Este é o material de apoio oferecido pela Clic Viagem, criado com finalidade de instruir melhor nossos clientes e proporcionar maior segurança,

Este é o material de apoio oferecido pela Clic Viagem, criado com finalidade de instruir melhor nossos clientes e proporcionar maior segurança, Este é o material de apoio oferecido pela Clic Viagem, criado com finalidade de instruir melhor nossos clientes e proporcionar maior segurança, confiança e credibilidade nas negociações. Dicas Essenciais

Leia mais

Entrevista Jornal Zero Hora (RS)

Entrevista Jornal Zero Hora (RS) Entrevista Jornal Zero Hora (RS) ZH: Grifes europeias estariam voltando seus olhos para emergentes como o Brasil em razão da crise em seus países de origem. Vamos ver abrir mais lojas de produtos de luxo

Leia mais

200 Opportunities to Discover PORTUGUESE. www.second-language-now.com

200 Opportunities to Discover PORTUGUESE. www.second-language-now.com BASIC QUESTIONS 200 Opportunities to Discover PORTUGUESE Basic Questions - Portuguese TABLE OF CONTENTS 1. SABE?...3 2. COMO?...4 3. QUANTO TEMPO?...5 4. QUANTOS?...6 5. QUANTO?...7 6. COM QUE FREQUÊNCIA?...8

Leia mais

\news. Destaques da Edição. Melhorias do mês na solução. Dicas de falicitadores na solução SISARE. Cadastrando um novo usuário.

\news. Destaques da Edição. Melhorias do mês na solução. Dicas de falicitadores na solução SISARE. Cadastrando um novo usuário. Destaques da Edição \news Edição 002 Mês Maio / 2014 Melhorias do mês na solução Algumas das principais melhorias realizadas em maio/2014 são apresentadas aos usuários da solução SISARE Dicas de falicitadores

Leia mais

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta)

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta) OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta) 1 Bem-vindo ao Oi Conta Empresa! A Oi tem o orgulho de lançar mais um produto para nossos clientes corporativos, o Oi Conta Empresa.

Leia mais

Temos hoje mais de 6.000 clientes agenciados de 18 a 62 anos de idade.

Temos hoje mais de 6.000 clientes agenciados de 18 a 62 anos de idade. A Empresa Criada há 14 anos atrás após eu voltar de Londres onde morei por 2 anos e trabalhei em fazendas, hotéis e navios cruzeiros. Percebi que não tinha no Brasil uma agência de intercâmbios focadas

Leia mais

WORLD CUP Turistas África do Sul, Junho/2010

WORLD CUP Turistas África do Sul, Junho/2010 WORLD CUP Turistas do Sul, Junho/20 Total: 4.835 entrevistas : 46% (n=2.204) : 4% (n=202) : 41% (n=2.000) : 6% (n=307) : 3% (n=122) Perfil dos entrevistados PRINCIPAL FINANCIADOR DA VIAGEM Está pagando

Leia mais

Cliocar Acessórios: A construção de um negócio. A história de um empresário que saiu da estaca zero e construiu uma loja virtual de sucesso.

Cliocar Acessórios: A construção de um negócio. A história de um empresário que saiu da estaca zero e construiu uma loja virtual de sucesso. Cliocar Acessórios: A construção de um negócio A história de um empresário que saiu da estaca zero e construiu uma loja virtual de sucesso. 2 Conteúdo Resumo executivo... 2 Conhecendo o mercado... 2 Loja

Leia mais

Online Visa Aplication - Canadá

Online Visa Aplication - Canadá Online Visa Aplication - Canadá Este formulário é uma versão em português das principais informações necessárias para a Solicitação Online de Visto para o Canadá. Essas informações são as disponíveis,

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO 1 Bem-vindo ao Oi Conta Empresa! A Oi tem o orgulho de lançar mais um produto para nossos clientes corporativos, o Oi Conta Empresa. Nele, nossos clientes poderão acessar

Leia mais

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE VISTO CANADÁ

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE VISTO CANADÁ FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE VISTO CANADÁ Rascunho dos formulários para pedido de visto de entrada no Canadá: as informações abaixo descritas serão transferidas para o sistema de informações do Canadá

Leia mais

Terceiro Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Terceiro Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Terceiro Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Os últimos meses chegaram e já passaram. No geral, aconteceram muitos encontros com os intercambistas

Leia mais

Prof. Roberto Franciscatto 4º Semestre - TSI - CAFW. Free Powerpoint Templates Page 1

Prof. Roberto Franciscatto 4º Semestre - TSI - CAFW. Free Powerpoint Templates Page 1 Segurança na Web Cap. 2: Políticas de Segurança e Respostas Prof. Roberto Franciscatto 4º Semestre - TSI - CAFW Page 1 Introdução Estar derrotado é sempre uma condição temporária. Desistir é o que o torna

Leia mais

GUIA RESUMIDO DE SEGUROS E ASSISTÊNCIAS DE VIAGENS.

GUIA RESUMIDO DE SEGUROS E ASSISTÊNCIAS DE VIAGENS. SETEMBRO 2013 GUIA RESUMIDO DE SEGUROS E ASSISTÊNCIAS DE VIAGENS. *As informações contidas neste guia são válidas exclusivamente para cartões MasterCard Platinum e Visa Platinum. SERVIÇO DE CONCIERGE Você

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES E REDES

TELECOMUNICAÇÕES E REDES Capítulo 8 TELECOMUNICAÇÕES E REDES 8.1 2003 by Prentice Hall OBJETIVOS Quais são as tecnologias utilizadas nos sistemas de telecomunicações? Que meios de transmissão de telecomunicações sua organização

Leia mais

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar?

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar? 1 Conheça o sistema de Voz sobre IP (ou VOIP) O que é Voz sobre IP / Voz sobre Internet Protocolo? R. Voz sobre IP permite que você faça ligações telefônicas utilizando uma rede de computadores, como a

Leia mais

Guia resumido de seguros e assistências de viagens.

Guia resumido de seguros e assistências de viagens. agosto 2013 Guia resumido de seguros e assistências de viagens. *AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE GUIA SÃO VÁLIDAS EXCLUSIVAMENTE PARA CARTÕES MASTERCARD PLATINUM E VISA PLATINUM. Serviço de concierge Especialistas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VIGILANTE UEPB 2015 NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO VIGILANTE

PROCESSO SELETIVO VIGILANTE UEPB 2015 NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO VIGILANTE PROCESSO SELETIVO VIGILANTE UEPB 2015 COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSOS NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO VIGILANTE EXAME GRAFOTÉCNICO (Transcreva a frase abaixo no local indicado na sua Folha de Respostas) Todos

Leia mais

1. LAhotels apresenta planos e estratégias para o Brasil

1. LAhotels apresenta planos e estratégias para o Brasil 1. LAhotels apresenta planos e estratégias para o Brasil 30/07/2009 Brasilturis Online Online Invest Tur LAhotels apresenta planos e estratégias para o Brasil30/07/2009 Ir para a lista de matérias André

Leia mais

Grasiela - Bom à gente pode começar a nossa conversa, você contando para a gente como funciona o sistema de saúde na Inglaterra?

Grasiela - Bom à gente pode começar a nossa conversa, você contando para a gente como funciona o sistema de saúde na Inglaterra? Rádio Web Saúde dos estudantes de Saúde Coletiva da UnB em parceria com Rádio Web Saúde da UFRGS em entrevista com: Sarah Donetto pesquisadora Inglesa falando sobre o NHS - National Health Service, Sistema

Leia mais

REFERÊNCIAS DE ALGUNS DOS NOSSOS CLIENTES INDIVIDUAIS

REFERÊNCIAS DE ALGUNS DOS NOSSOS CLIENTES INDIVIDUAIS Ana Patricia Da Silva, Turismóloga, guia de turismo na Calábria e responsável comercial do operador Bonjour Italie Partita IVA (CNPJ da Itália): 03187610781 Skype: anapatriciaconsultant www.touristico.it

Leia mais

Questionário sobre o Ensino de Leitura

Questionário sobre o Ensino de Leitura ANEXO 1 Questionário sobre o Ensino de Leitura 1. Sexo Masculino Feminino 2. Idade 3. Profissão 4. Ao trabalhar a leitura é melhor primeiro ensinar os fonemas (vogais, consoantes e ditongos), depois as

Leia mais

4 Passos Para Criar Um Ebook Lucrativo Em Menos de 30 Dias

4 Passos Para Criar Um Ebook Lucrativo Em Menos de 30 Dias 4 Passos Para Criar Um Ebook Lucrativo Em Menos de 30 Dias Copyright 2014 por Mindbank Publicado por: Mindbank Autor: Matheus Beirão Primeira edição: Maio de 2014 Todos os direitos reservados. Nenhuma

Leia mais

A Virada: contenido. Lecciones 1-100 de A Virada. A Gente. acabou de acontecer, acabei de comprar, acabei de chegar. Adverbios & Adjetivos

A Virada: contenido. Lecciones 1-100 de A Virada. A Gente. acabou de acontecer, acabei de comprar, acabei de chegar. Adverbios & Adjetivos A Virada: contenido Lecciones 1-100 de A Virada A Gente ACABAR de Adverbios & Adjetivos A gente vai acabou de acontecer, acabei de comprar, acabei de chegar fácil (adjective) facilmente (adverb) Adverbios

Leia mais

Com esse guia, nós vamos te ajudar a organizar a gestão das viagens da sua empresa.

Com esse guia, nós vamos te ajudar a organizar a gestão das viagens da sua empresa. Com esse guia, nós vamos te ajudar a organizar a gestão das viagens da sua empresa. Economizar é a prioridade e sabemos que é possível ter até 40% de economia se a empresa nunca teve nenhum tipo de controle

Leia mais

DECLARAÇÃO DE ACUMULAÇÃO DE CARGOS

DECLARAÇÃO DE ACUMULAÇÃO DE CARGOS DECLARAÇÃO DE ACUMULAÇÃO DE CARGOS Nome do Concursado: Cargo: Jornada de Trabalho: horas. Formação: Curso Concluído/Em Conclusão: Órgão em exercício: Horário de trabalho: Das às e das às horas. (De acordo

Leia mais

Informática Básica. Internet Intranet Extranet

Informática Básica. Internet Intranet Extranet Informática Básica Internet Intranet Extranet Para começar... O que é Internet? Como a Internet nasceu? Como funciona a Internet? Serviços da Internet Considerações finais O que é Internet? Ah, essa eu

Leia mais

Posto de trabalho adaptado a pessoas com limitações motoras severas

Posto de trabalho adaptado a pessoas com limitações motoras severas Posto de trabalho adaptado a pessoas com limitações motoras severas R. P. Guimaraes 1, S.C.M. Rodrigues 1 1UMC Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, Brasil, 5511 4798-7105, reginag@umc.br,

Leia mais

Cartilha Informativa sobre o Software de Medição de Qualidade de Conexão

Cartilha Informativa sobre o Software de Medição de Qualidade de Conexão Cartilha Informativa sobre o Software de Medição de Qualidade de Conexão Draft para avaliação 1 de 1 SOFTWARE DE MEDIÇÃO DA QUALIDADE DE CONEXÂO Em cumprimento às obrigações previstas no Regulamento de

Leia mais

Pensões de sobrevivência

Pensões de sobrevivência Pensões de sobrevivência Contato Seguro Social Visite o nosso site na Web O nosso site www.socialsecurity.gov é onde você poderá obter informações importantes sobre todos os programas de Seguro Social.

Leia mais

TMS - TRAVEL MANAGEMENT SYSTEM. Sistema de pesquisa, reservas e gerenciamento de viagens nacionais e internacionais.

TMS - TRAVEL MANAGEMENT SYSTEM. Sistema de pesquisa, reservas e gerenciamento de viagens nacionais e internacionais. TMS - TRAVEL MANAGEMENT SYSTEM Sistema de pesquisa, reservas e gerenciamento de viagens nacionais e internacionais. G u i a do u s u á r i o TMS TRISTAR MANAGEMENT SYSTEM Guia do Usuário TRISTAR VIAGENS

Leia mais

A plataforma global preferida no mercado para o comércio eletrônico de envios DOCUMENTAÇÃO. Atlântico Pacífico Índico Ártico

A plataforma global preferida no mercado para o comércio eletrônico de envios DOCUMENTAÇÃO. Atlântico Pacífico Índico Ártico A plataforma global preferida no mercado para o comércio eletrônico de envios DOCUMENTAÇÃO Atlântico Pacífico Índico Ártico Bem-vindo ao INTTRA A missão do INTTRA é ser a plataforma global preferida para

Leia mais

FAQs Novo Programa de Fidelidade Copa Airlines 2015

FAQs Novo Programa de Fidelidade Copa Airlines 2015 FAQs Novo Programa de Fidelidade Copa Airlines 2015 O programa 1. Qual é o nome do novo programa de fidelidade da Copa Airlines? O nome do novo programa de fidelidade da Copa Airlines é ConnectMiles. 2.

Leia mais

AGENDAMENTO DE VISTO AMERICANO

AGENDAMENTO DE VISTO AMERICANO AGENDAMENTO DE VISTO AMERICANO Esse Formulário é uma versão em português, contendo as principais informações do Formulário Eletrônico DS-160, necessário para a solicitação de Visto Americano, e disponível

Leia mais

Este livro é protegido pela Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, transmitida,

Este livro é protegido pela Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, transmitida, Este livro é protegido pela Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, transmitida, modificada, distribuída, por qualquer meio, seja eletrônico,

Leia mais

INFORMATIVO : TRANSPORTE AÉREO

INFORMATIVO : TRANSPORTE AÉREO INFORMATIVO : TRANSPORTE AÉREO DIREITO À INFORMAÇÃO: INFORMAÇÃO CLARA E PRECISA: CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Art. 6º São direitos básicos do consumidor: III - a informação adequada e clara sobre os

Leia mais

n o m urd ne Hel e n o mis

n o m urd ne Hel e n o mis Em nosso cotidiano existem infinitas tarefas que uma criança autista não é capaz de realizar sozinha, mas irá torna-se capaz de realizar qualquer atividade, se alguém lhe der instruções, fizer uma demonstração

Leia mais

Política de Privacidade

Política de Privacidade Política de Privacidade Sua Privacidade Bem-vindo ao site eureca.me. Este site é de propriedade da empresa Eureca Atitude Empreendedora LTDA-ME. Esta Política de Privacidade destina-se a informá-lo sobre

Leia mais

Por que você trabalha?

Por que você trabalha? Adriano Lúcio Por que você trabalha? 1ª Edição Rio de Janeiro - RJ 2013 2013 Abrindo Página Editora www.abrindopagina.com Todos os direitos reservados. por que você trabalha? Capa e Diagramação Rosalis

Leia mais

TRANSCRIÇÃO DE STORYTELLING

TRANSCRIÇÃO DE STORYTELLING TRANSCRIÇÃO DE STORYTELLING PROCESSO RIDE TEST SUB-PROCESSO EXECUÇÃO DE RIDE TEST DESCRIÇÃO TRANSCRIÇÃO DO STORYTELLING DA EXECUÇÃO DE RIDE TEST: DE CAMINHÕES E ÔNIBUS (VOLKSWAGEN) DE VEÍCULOS LEVES COM

Leia mais

Livro 1. Activity. Tradução para o Português

Livro 1. Activity. Tradução para o Português 1 Pag. 5 Pag. 6 Pag. 7 Pag. 8 LIÇÃO 1 Diga as falas das crianças depois de ouvi-las. Estes são os seus novos amigos. Você vai aprender inglês com eles. Uau! Vamos ouvir as crianças. Preste atenção à fisionomia

Leia mais

Crianças e Meios Digitais Móveis TIC KIDS ONLINE NO TEMPO DOS MEIOS MÓVEIS: OLHARES DO BRASIL PARA CRIANÇAS DE 11-12 ANOS

Crianças e Meios Digitais Móveis TIC KIDS ONLINE NO TEMPO DOS MEIOS MÓVEIS: OLHARES DO BRASIL PARA CRIANÇAS DE 11-12 ANOS Crianças e Meios Digitais Móveis Lisboa, 29 de novembro de 2014 TIC KIDS ONLINE NO TEMPO DOS MEIOS MÓVEIS: OLHARES DO BRASIL PARA CRIANÇAS DE 11-12 ANOS Educação para o uso crítico da mídia 1. Contexto

Leia mais

Erros Críticos. 11 Erros Que Você Está Provavelmente Cometendo Nos Seus Estudos...

Erros Críticos. 11 Erros Que Você Está Provavelmente Cometendo Nos Seus Estudos... Erros Críticos 11 Erros Que Você Está Provavelmente Cometendo Nos Seus Estudos......E Como Você Pode Evitá-Los, Para Aprender Qualquer Idioma Em Meses E Não Em Anos. Olá, meu nome é Frank Florida, gringo

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES. (Do Sr. JÂNIO NATAL) Senhor Presidente,

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES. (Do Sr. JÂNIO NATAL) Senhor Presidente, COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES REQUERIMENTO N O, DE 2011 (Do Sr. JÂNIO NATAL) Requer a realização de Audiência Pública para debater questões relativas à aviação civil brasileira. Senhor Presidente, Requeiro,

Leia mais

3 Maneiras De Ganhar Dinheiro Na Internet Rogerio Job

3 Maneiras De Ganhar Dinheiro Na Internet Rogerio Job 3 Maneiras De Ganhar Dinheiro Na Internet Rogerio Job Edição e Revisão 1 Qual seria minha resposta para esta pergunta: É possível ganhar dinheiro sem fazer nada? Você saberá o que penso na conclusão deste

Leia mais

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Oi! Meu nome é David. Atualmente estou em Imperatriz, Maranhão ajudando pessoas como você aprenderem inglês. Já faz

Leia mais

Aviso Legal...6. Sobre o autor... 7. Prefácio... 8. 1. Empreendimento Online Por Que Criar Um?... 11. 2. Importação Seus Mistérios...

Aviso Legal...6. Sobre o autor... 7. Prefácio... 8. 1. Empreendimento Online Por Que Criar Um?... 11. 2. Importação Seus Mistérios... Conteúdo Aviso Legal...6 Sobre o autor... 7 Prefácio... 8 1. Empreendimento Online Por Que Criar Um?... 11 2. Importação Seus Mistérios... 14 2.1 Importar é Legal?... 15 2.2 Por Que Importar?... 15 2.3

Leia mais

Hoje Relatórios de Supervisão

Hoje Relatórios de Supervisão HOJE - MÓDULO DE SUPERVISÃO DE CALL-CENTER Impresso em 27/2/2007 11:15 Distribuidor Autorizado Hoje Relatórios de Supervisão Índice 1. DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO DOS RELATÓRIOS DE SUPERVISÃO. 2 2. RELATÓRIOS.

Leia mais

GABARITO PRÉ-VESTIBULAR

GABARITO PRÉ-VESTIBULAR LINGUAGENS 01. C 02. D 03. C 04. B 05. C 06. C 07. * 08. B 09. A 10. D 11. B 12. A 13. D 14. B 15. D LÍNGUA ESTRANGEIRA 16. D 17. A 18. D 19. B 20. B 21. D MATEMÁTICA 22. D 23. C De acordo com as informações,

Leia mais

11 Segredos. Capítulo VIII. para a Construção de Riqueza !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

11 Segredos. Capítulo VIII. para a Construção de Riqueza !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mark Ford 11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo VIII Capítulo Oito Cinco alternativas para ficar rico sem depender do mercado de ações No meu esforço de surpreendê-lo com verdades sobre a construção

Leia mais

Utilização das redes sociais e suas repercussões

Utilização das redes sociais e suas repercussões Utilização das redes sociais e suas repercussões O papel da escola : @ Orientação aos professores, alunos e pais @ Acompanhamento de situações que repercutem na escola @ Atendimento e orientação a pais

Leia mais

Poder: Jornal Fortuna

Poder: Jornal Fortuna Aqui você enriquece sua leitura Jornal Fortuna Volume 1, edição 1 Data do boletim informativo Nesta edição: Poder: Há vários tipos de poder, poder militar, poder da natureza, poder político, o poder da

Leia mais

Planejamento Financeiro Pessoal e Empresarial. Você ainda vai Ter um!! Enece Nov- 2009

Planejamento Financeiro Pessoal e Empresarial. Você ainda vai Ter um!! Enece Nov- 2009 Planejamento Financeiro Pessoal e Empresarial Você ainda vai Ter um!! Enece Nov- 2009 Quais são seus sonhos? Quer saber a melhor maneira de ficar rico rapidamente? É Ficar rico bem devagar! O que falta

Leia mais

Guitarra ACORDE MAIOR COM QUINTA AUMENTADA. Dó com quinta aumentada. Ré com quinta aumentada. Profª Tiago Silveira

Guitarra ACORDE MAIOR COM QUINTA AUMENTADA. Dó com quinta aumentada. Ré com quinta aumentada. Profª Tiago Silveira Guitarra Profª Tiago Silveira ACORDE MAIOR COM QUINTA AUMENTADA Dó com quinta aumentada Ré com quinta aumentada Mi com quinta aumentada Fá com quinta aumentada Sol com quinta aumentada Lá com quinta aumentada

Leia mais

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL SEPLAN ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS OFFICE OF INTERNATIONAL AFFAIRS

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL SEPLAN ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS OFFICE OF INTERNATIONAL AFFAIRS FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ALUNOS ESTRANGEIROS (FAVOR UTILIZAR LETRA DE FORMA) Foto 3x4 ( ) Aluno Intercambista ( ) Aluno Transferência 1. DADOS PESSOAIS Nome Completo: Data de Nascimento (DD/MM/AAAA): /

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

SUPLEMENTO COMERCIAL. Domingo, 15 de Novembro de 2015 ESTE SUPLEMENTO FAZ PARTE INTEGRANTE DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS E NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE

SUPLEMENTO COMERCIAL. Domingo, 15 de Novembro de 2015 ESTE SUPLEMENTO FAZ PARTE INTEGRANTE DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS E NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE SUPLEMENTO COMERCIAL. Domingo, 15 de Novembro de 2015 ESTE SUPLEMENTO FAZ PARTE INTEGRANTE DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS E NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE www.flyeverjets.com 2 Everjets inaugura voos regulares

Leia mais

Zimbra Novo webmail do Poder Judiciário de Alagoas

Zimbra Novo webmail do Poder Judiciário de Alagoas Zimbra Novo webmail do Poder Judiciário de Alagoas O que esse novo webmail tem a oferecer? Aumento da caixa de email de 50 MB para 1GB; Correio eletrônico Agenda corporativa com controle de contatos, grupos

Leia mais

Pequena história da Internet

Pequena história da Internet Pequena história da Internet A Internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava originalmente laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency). Era uma rede

Leia mais

www.vectraclube.com.br autor Fernandospam

www.vectraclube.com.br autor Fernandospam Material confeccionado para: www.vectraclube.com.br autor Fernandospam Peço que nao modifique ou use indevidamente sem meu consentimento. l l l NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUALQUER PERDA OU DANO NO SEU ALARME!!!

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA COMPRA DE PASSAGENS AÉREAS, TERRESTRES E MARÍTIMAS, RESERVAS DE HOSPEDAGEM, TRASLADOS, E ASSESSORIA EM EVENTOS.

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA COMPRA DE PASSAGENS AÉREAS, TERRESTRES E MARÍTIMAS, RESERVAS DE HOSPEDAGEM, TRASLADOS, E ASSESSORIA EM EVENTOS. CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA COMPRA DE PASSAGENS AÉREAS, TERRESTRES E MARÍTIMAS, RESERVAS DE HOSPEDAGEM, TRASLADOS, E ASSESSORIA EM EVENTOS. Contratante: O CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ATÍLIO VIVÁCQUA Estado do Espírito Santo

CÂMARA MUNICIPAL DE ATÍLIO VIVÁCQUA Estado do Espírito Santo CÂMARA MUNICIPAL DE ATÍLIO VIVÁCQUA ES. CONTRATO Nº. 001/2014. PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO Nº. 018/2013. Contrato de Prestação de Serviços que celebram a CÂMARA MUNICIPAL DE ATÍLIO VIVÁCQUA e ESSENCIALNET

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

Olá! Como está? ser / ser de ter / em chamar-se; morar (em); falar

Olá! Como está? ser / ser de ter / em chamar-se; morar (em); falar Olá! Como está? 1 Apresentar-se Cumprimentar Despedir-se Dar informações de carácter pessoal Nome Morada Estado civil Nacionalidades Países / Cidades Profissões Números (até 20) Adjetivos Pronomes pessoais

Leia mais

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento.

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. museudapessoa.net P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. R Eu nasci em Piúma, em primeiro lugar meu nome é Ivo, nasci

Leia mais

VALORES CULTURAIS (INDÍGENAS) KAINGANG

VALORES CULTURAIS (INDÍGENAS) KAINGANG VALORES CULTURAIS (INDÍGENAS) KAINGANG Um cacique kaingang, meu amigo, me escreveu pedindo sugestões para desenvolver, no Dia do Índio, o seguinte tema em uma palestra: "Os Valores Culturais da Etnia Kaingáng".

Leia mais

Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail...

Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail... FACEBOOK Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail... 8 Características do Facebook... 10 Postagens... 11

Leia mais

10 coisas que cachorros ensinam sobre o que de fato importa

10 coisas que cachorros ensinam sobre o que de fato importa 10 coisas que cachorros ensinam sobre o que de fato importa Cães são uma fonte constante de amor e diversão, mas, além disso, nos ensinam algumas das maiores lições de nossas vidas Debbie Gisonni, do Cachorro:

Leia mais

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário Ministério do Esporte Cartilha do Voluntário O Programa O Brasil Voluntário é um programa de voluntariado coordenado pelo Governo Federal, criado para atender à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013

Leia mais

Internet sem fio grátis em aeroportos do país ainda apresenta problemas

Internet sem fio grátis em aeroportos do país ainda apresenta problemas Internet sem fio grátis em aeroportos do país ainda apresenta problemas Levantamento do G1 aponta limitações na rede dos sete aeroportos. Infraero diz que serviço está em operação assistida, e terá ajustes.

Leia mais

Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil

Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil Apresentaremos 4 lições, que mostram algum personagem Bíblico, onde as ações praticadas ao longo de sua trajetória abençoaram a vida de muitas

Leia mais

MANUAL FRASEOLOGIA AERONÁUTICA Português/Inglês/Español BR-TAC / BR-AWM Juliano Tavares 186460 IVAOBR Divisão Brasileira.

MANUAL FRASEOLOGIA AERONÁUTICA Português/Inglês/Español BR-TAC / BR-AWM Juliano Tavares 186460 IVAOBR Divisão Brasileira. 1 MANUAL FRASEOLOGIA AERONÁUTICA Português/Inglês/Español BR-TAC / BR-AWM Juliano Tavares 186460 IVAOBR Divisão Brasileira. COLABORAÇÕES: REVISÃO: RENATO GUARDIOLA SBAO-CH 160720. TRADUÇÃO EM ESPANHOL:

Leia mais

Qual o Sentido do Natal?

Qual o Sentido do Natal? Qual o Sentido do Natal? Por Sulamita Ricardo Personagens: José- Maria- Rei1- Rei2- Rei3- Pastor 1- Pastor 2- Pastor 3-1ª Cena Uma música de natal toca Os personagens entram. Primeiro entram José e Maria

Leia mais

Informações gerais de nossos programas

Informações gerais de nossos programas Informações gerais de nossos programas Informações gerais de nossos programas Esta publicação fornece informações gerais sobre as características mais importantes dos programas de Seguro Social, Supplemental

Leia mais

Formulario DS-160 USA obrigatório a partir de 05/04/2010

Formulario DS-160 USA obrigatório a partir de 05/04/2010 Formulario DS-160 USA obrigatório a partir de 05/04/2010 Instruções para Preenchimento Este formulário é a tradução para o português do formulário eletrônico DS-160, preparado especialmente pela Canopus

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS 1 de 6 - mobilidade humana e OBJECTIVO: Identifica sistemas de administração territorial e respectivos funcionamentos integrados. O Turismo Guião de Exploração Indicadores sobre o turismo em Portugal 27

Leia mais