Os call centers podem descomplicar nossas vidas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os call centers podem descomplicar nossas vidas"

Transcrição

1 Os call centers podem descomplicar nossas vidas Gerhard Erich Boehme As centrais de atendimento (ou call centre, ou ainda call center) são hoje, depois daquelas que são ocupadas pelos políticos, as entidades que mais infernizam a vida dos brasileiros, e nós mesmos somos culpados por isso, ou temos boa parte da culpa, principalmente devido ao fato de contrairmos dívidas que superam a nossa capacidade de pagamento, é quando passam a ligar nos lembrando dos atrasados. Mas isso é outra história. Uma história que nos faz lembrar os políticos, pois trabalhamos mais de 40% de nosso tempo para pagar impostos, que deveriam fazer frente aos gastos públicos, para que tenhamos bens e serviços públicos de qualidade e ao alcance de todos os brasileiros. Somos escravos deles, pois dos 365 dias do ano, destes 147 a 152 dias são destinados para pagar impostos, o que representa 40% de um ano inteiro. Podemos fazer uma regra de três quando existirem férias, feriados e descansos semanais, mas a relação se mantém. Oficialmente é informado que gira em torno de 36 a 38% do PIB, mas temos a bi-tributação, as múltiplas tributações. Muitos brasileiros são hoje penalizados com uma carga tributária que supera mais de 50%. No passado tivemos os quintos dos infernos, hoje temos dois quintos dos infernos. Mas vamos deixar, por ora, os políticos de lado, pois eles não sabem diferenciar o público do privado. "Bens e serviços públicos têm como característica essencial à impossibilidade de limitar o seu uso àqueles que pagam por ele ou a impossibilidade de limitar o acesso a eles através de restrições seletivas, com uma única exceção eticamente aceitável: o privilégio ou benefício dado aos portadores de deficiência física ou mental, incluindo as advindas com a idade ou aquelas resultantes de sequelas de acidentes ou fruto da violência." (Gerhard Erich Boehme)

2 As centrais de atendimento são entidades, na sua maioria são terceirizadas, compostas por estruturas físicas e de pessoal, que têm por objetivo centralizar o recebimento de ligações telefônicas, distribuindo-as automaticamente aos atendentes e possibilitando o atendimento aos usuários finais, realização de pesquisas de mercado por telefone, vendas, retenção e outros serviços por telefone, Web, Chat ou . Uma pequena parte delas possui um sistema de gestão da qualidade em conformidade com a ISO 9000, como é chamada carinhosamente a Norma ABNT NBR ISO 9001:2008. No meu entender deveriam ser obrigadas a ter o mínimo de qualidade, pois outra forma de sermos escravos, não como os políticos o fazem, é termos o nosso tempo, a nossa vida tomada por incompetentes que nos prendem horas a fio no telefone. As centrais de atendimento surgiram dentro de uma nova realidade brasileira a partir de 1990 com o Código de Defesa do Consumidor, quando o consumidor brasileiro deixou de ser alvo de desmandos por parte das empresas. Felizmente no emaranhado de leis e regulamentos que não são observados no Brasil, principalmente o Código Penal e o Código de Processo Penal, que regulam a questão criminal, dos delitos contra a vida, a liberdade e a propriedade o Código do Consumidor está valendo. No emaranhado jurídico, que carece de um verdadeiro 8S, o Código de Defesa do Consumidor foi uma lei que pegou. Mas dá um trabalho... O mais grave é que estamos nos aproximando da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e das Olimpíadas de 2016 e está na hora de todos os brasileiros saberem como evitar a confusão quando se soletra palavras e nomes que nos são estranhos. Estranhos para os que possuem nomes de origem portuguesa, que não são a maioria dos brasileiros, a começar que o sobrenome mais comum não é Silva ou Souza como todos podem pensar, mas sim Cavalcanti, um nome de origem italiana, que possui as suas variantes, Cavalcante, Cavalcantti, Cavalcantte, Di Cavalcanti, etc. Fica um fato curioso: em comum, quase todos eles têm a monumental família Cavalcanti, a maior do Brasil, que se fixou em Pernambuco por volta de Só o ramo principal possui cerca de 300 membros, que os casamentos e descendências multiplicaram e alastraram pelo país. Embrulhados nesse imenso emaranhado, são primos entre si todos os Cavalcanti, os Holanda Cavalcanti, os Lacerda Cavalcanti, os Albuquerque, os Albuquerque Maranhão, os Suassuna e os Buarque de Holanda.

3 A família Cavalcanti era uma família de magnati, ou seja, uma família de nobres. Na segunda metade do Século XIII esteve entre as famílias mais ricas de Florença, decaindo em seguida, mas com riquezas e status suficientes para manter alianças muito importantes. Cavalcanti é um apelido de família de remota origem italiana. É considerada a maior família do Brasil (por ligação sanguínea). Várias famílias do Nordeste do Brasil são ramificações da família Cavalcanti. A grafia Cavalcante, bastante comum, é um aportuguesamento. Não é um erro das centrais de atendimento, ao menos na sua maioria. A origem italiana desta família encontra-se em Florença, de onde em meados do Século XVI um de seus membros, Filippo Cavalcanti, transferiuse para Portugal e depois para o Brasil. Já na América, casou-se com Dona Catarina de Albuquerque, neta de Lopo de Albuquerque e filha de Jerónimo de Albuquerque com a índia Maria do Espírito Santo Arcoverde. O casal teve onze filhos, que geraram numerosa descendência hoje espalhada por todo o Brasil e Portugal, mas ainda especialmente no Nordeste. Mesmo os Cavalcantis são vítimas hoje das centrais de atendimento, mas pior é ter que soletrar um nome de um indígena ou de um descendente de alemão, é uma complicação. Todos erram, e eu sou também testemunha e vítima disso. Mas o mais triste é que ao vermos inúmeras organizações descomplicando nossas vidas, como os radioamadores, as empresas de turismo, as polícias civis e militares, as empresas aéreas, as forças armadas, etc., mas as centrais de atendimento não estão afetas a fazê-lo. Assim como estas entidades, as centrais de atendimento deveriam usar o chamado Alfabeto Internacional, também conhecido como Alfabeto fonético da OTAN. Fica a sugestão à ANATEL, ANEL, ANA, ANP, DNIT,... O Alfabeto fonético da OTAN é o alfabeto de soletração mais utilizado no mundo. Embora chamados de "alfabetos fonéticos", alfabetos de soletração não têm conexão com sistemas de transcrição fonética como o alfabeto fonético internacional. Ao invés disso, o alfabeto da OTAN define palavraschave para letras do alfabeto inglês por meio de um princípio acrofônico (Alfa para A, Bravo para B, etc.) para que combinações críticas de letras (e números) possam ser pronunciadas e entendidas por aqueles que transmitem e recebem mensagens de voz por rádio ou telefone, independente de seu idioma nativo, especialmente quando a segurança de navegação ou de indivíduos é essencial. É informalmente conhecido como "alfabeto Zulu" na aeronáutica brasileira.

4 Este alfabeto foi desenvolvido inicialmente pela Organização da Aviação Civil Internacional e foi gradativamente sendo adotado por várias organizações internacionais como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a União Internacional de Telecomunicações (UIT), a Organização Marítima Internacional (OMI), a Federal Aviation Administration (FAA) e o American National Standards Institute (ANSI), pelas nossas Forças Armadas, pelas Polícias, grandes cadeias de hotéis, empresas de turismo, empresas de taxi, etc.. O nome comum do alfabeto (alfabeto fonético da OTAN) surgiu pois ele aparece na publicação Allied Tactical Publication ATP-1, Volume II: Allied Maritime Signal and Maneuvering Book, usado por todas as esquadras aliadas da OTAN, que adotaram uma forma modificada do Código Internacional de Sinais. Por este último permitir que mensagens fossem transmitidas por bandeiras ou código Morse, naturalmente denominou as palavras-chave usadas para transmitir mensagens faladas de "alfabeto fonético". O nome "alfabeto fonético da OTAN" espalhou-se, pois os sinais usados para facilitar as comunicações e táticas navais dos Estados Unidos e da OTAN se tornaram globais. O alfabeto fonético nacional ou o alfabeto fonético internacional, que na verdade é o alfabeto radiotelefônico, é o alfabeto representado por meio de palavras código. Dessa maneira, fica garantido que uma determinada sigla seja entendida pelo receptor da mensagem, indiferente o meio de comunicação utilizado, pois associando-se a primeira letra da palavra-chave, se monta a sigla informada. Ele é muito utilizado na identificação de localizadores, também chamados de RLOCs, que é sigla encontrada na reserva da sua passagem aérea pela companhia aérea quando você vai viajar. Pode ver no bilhete ou passagem que ele vai estar lá. Ele facilita bastante para você encontrar sua passagem pelo guichê da companhia aérea no aeroporto e permite consultas on-line em vários sistemas de turismo. Quem utiliza também muito esse alfabeto são pessoas que se comunicam por rádio, fazendo com que o alfabeto também seja conhecido por alfabeto de rádio, utilizado também por pilotos de avião e militares.

5 Letra Código Pronúncia no Alfabeto Fonético Internacional todas as línguas A alpha [ˈal.fa] al fa B bravo [ˈbʀa.vo] bra vo C charlie [ˈʧaʀ.li] txar li D delta [ˈdɛl.ta] del ta E echo [ˈe.ko] é cô F foxtrot [fɔks tʀɔt] fox trot G golf [ɡɔlf] golf H hotel [ˈo.tɛl] ho tel I india [ˈin.dja] in dî a J juliett [ˈʤu.ʎɛt] dju li et K kilo [ˈki.lo] qui lô L lima [ˈli.ma] li ma M mike [majk] maec N november [no.ˈvãm.bəʀ] no vem ber O oscar [ˈɔs.kaʀ] oss car P papa [pa.ˈpa] pa pa Q quebec [ke.bɛk] qué bec R romeo [ˈʀo.me.o] ro mi ô S sierra [si.ˈe.ʀa] si er a T tango [ˈtãɡo] tam gô U uniform [ˈju.ni.ˌfɔʀm] iu ni form V victor [ˈvik.tɔʀ] vic tor W whiskey [ˈwi.ski] uîs qui X x-ray [ˈiks.ʀɛj] ecs rei Y yankee [ˈjã.ki] iam qui Z zulu [ˈzu.lu] zu lu

6 Algarismos Número Código Pronúncia no Alfabeto Fonético Internacional todas as línguas 0 zero [ˈziːɹoʊ] ze ro 1 one [wʌn] wun 2 two [tuː] too 3 three [tɹiː] tree 4 four [foʊɝ] fow 5 five [faɪf] fife 6 six [sɪks] six 7 seven [ˈsɛvən] sev en 8 eight [eɪt] ait 9 nine [ˈnaɪnɝ] nin er No Brasil Número Código cardinal português brasileiro Código ordinal português brasileiro 0 zero ze ro negativo negativo 1 uno (uma) uno (uma) primeiro ou primo primeiro ou primo 2 dois (duas) dois (duas) segundo segundo 3 três três terceiro terceiro 4 quatro qua tro quarto quarto 5 cinco cin co quinto quinto 6 meia meia sexto sexto 7 sete se te sétimo sétimo 8 oito oi to oitavo oitavo 9 nove no ve nono nôno

7 Portanto, meu nome é Gerhard Boehme, que soletrando fica: Golf, Echo, Romeo, Hotel, Alpha, Romeo e Delta e o sobrenome é Bravo, Oscar, Echo, Hotel, Mike e Echo. Ele pode ser grafado também como Gerhard Böhme, mas esta é outra história. E fica um alerta, este trema não mudou com a nova Ortografia da Língua Portuguesa. E para os que encontram as mesmas dificuldades que eu, como a Dilma Vana Roussef, que teve seu nome de família alterado, antes era Rússev, o maestro Isaac Karabtchevsky, o Silvio Santos e todos os demais descendentes de Yitzchak ben Yehuda Abravanel e todos os demais brasileiros que ainda possuem seus nomes originais, como os descendentes dos povos Tikuna, Tukano, Macuxi, Yanomami, Guajajara, Terena, Pankaruru, Kayapó, Kaingang, Guarani, Xavante, Xerente, Nambikwara, Munduruku, Mura, Sateré-Maué, dentre outros, a eles recomendo que usem e recomendam sempre o emprego do Alfabeto Internacional: Letra Código Letra Código A alpha N november B bravo O oscar C charlie P papa D delta Q quebec E echo R romeo F foxtrot S sierra G golf T tango H hotel U uniform I india V victor J juliett W whiskey K kilo X x-ray L lima Y yankee M mike Z zulu Se tiver o endereço eletrônico de um call center, mande a eles esta sugestão. Quem sabe assim deixem de complicar em parte nossas vidas.

PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O CÍRIO 2013

PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O CÍRIO 2013 GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ POLÍCIA MILITAR DO PARÁ COMANDO GERAL DIRETORIA DE APOIO LOGÍSTICO CENTRO DE INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÃO PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O CÍRIO 2013 1. FINALIDADE Levar conhecimentos

Leia mais

TE155-Redes de Acesso sem Fios Geo-Localização

TE155-Redes de Acesso sem Fios Geo-Localização Geo-Localização Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica mehl@eletrica.ufpr.br Porquê o Engenheiro de Telecomunicações precisa ter noções de Geo-Localização?

Leia mais

Glossário da Aviação Brasileira

Glossário da Aviação Brasileira Glossário da Aviação Brasileira Caro colaborador, Criamos esse glossário especialmente para você! Organizamos em um único documento diversos termos da aviação brasileira e outras siglas que você utilizará

Leia mais

CONTROLE DE REVISÃO CAPÍTULOS AFETADOS DATA DE INSERÇÃO RESPONSÁVEL

CONTROLE DE REVISÃO CAPÍTULOS AFETADOS DATA DE INSERÇÃO RESPONSÁVEL Conteúdo CONTROLE DE REVISÃO... 3 CONCEITUAÇÃO... 4 GENERALIDADES... 4 PROCEDIMENTOS RADIOTELEFÔNICOS... 4 IDIOMAS... 8 ALFABETO FONÉTICO... 9 ALGARISMOS... 10 NÚMEROS INTEIROS... 11 NÚMEROS DECIMAIS...

Leia mais

MANUAL FRASEOLOGIA AERONÁUTICA MARÇO 2014 ATUALIZAÇÃO 1/2014 Português/Inglês CONHECIMENTO NÃO OCUPA ESPAÇO

MANUAL FRASEOLOGIA AERONÁUTICA MARÇO 2014 ATUALIZAÇÃO 1/2014 Português/Inglês CONHECIMENTO NÃO OCUPA ESPAÇO MANUAL FRASEOLOGIA AERONÁUTICA MARÇO 2014 ATUALIZAÇÃO 1/2014 Português/Inglês CONHECIMENTO NÃO OCUPA ESPAÇO APRESENTAÇÃO Olá, meu nome é Juliano Tavares, sou membro da IVAO - International Virtual Aviation

Leia mais

REGULAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO MÓDULO 1. Professor: Carlos Silva

REGULAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO MÓDULO 1. Professor: Carlos Silva REGULAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO MÓDULO 1 Professor: Carlos Silva www.aerocurso.com 2010 MÓDULO 1 AULA 1 Professor: Carlos Silva 1 - INTRODUÇÃO AO REGULAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO Com o surgimento das aeronaves,

Leia mais

Sistemas com acionamento alternativo ao teclado e mouse SEMANA 2

Sistemas com acionamento alternativo ao teclado e mouse SEMANA 2 MÓDULO 8 Sistemas com acionamento alternativo ao teclado e mouse SEMANA 2 Marcia Soeiro Revisão Técnica: Antonio Borges 17/02/2014 slide 1 de 33 O programa Falador Na semana anterior vimos o microfênix,

Leia mais

SEGURANÇA DA NAVEGAÇAO MARITIMA: SISTEMAS DE COMUNICAÇAO E SINALIZAÇAO NAUTICA

SEGURANÇA DA NAVEGAÇAO MARITIMA: SISTEMAS DE COMUNICAÇAO E SINALIZAÇAO NAUTICA SEGURANÇA DA NAVEGAÇAO MARITIMA: SISTEMAS DE COMUNICAÇAO E SINALIZAÇAO NAUTICA Eliane M. Octaviano Martins 1 Luciane C. Octaviano Martins 2 Conceitualmente, a sinalização náutica compreende o conjunto

Leia mais

SEGURANÇA MARÍTIMA E SINALIZAÇÃO DE NAVIOS

SEGURANÇA MARÍTIMA E SINALIZAÇÃO DE NAVIOS SEGURANÇA MARÍTIMA E SINALIZAÇÃO DE NAVIOS Eliane M. Octaviano Martins 1. No âmbito internacional é crescente a preocupação com a segurança marítima e a proteção do meio ambiente. Destarte, a segurança

Leia mais

6.0 ATIVIDADES PROPOSTAS

6.0 ATIVIDADES PROPOSTAS 6.0 ATIVIDADES PROPOSTAS 6.1 Jogos de Alcatéia (07 a 10 anos) Jogo da Memória em Cógido Q. Material Necessário: Cartolina, Tesoura e Canetinhas. Como fazer: Cortar quadrados com 5 cms por 5 cms Aplicação

Leia mais

A fraseologia não deve nunca ser utilizada com mistura de idiomas.

A fraseologia não deve nunca ser utilizada com mistura de idiomas. MANUAL DE FRASEOLOGIA AERONÁUTICA A fraseologia tem o objetivo de uniformizar as comunicações radiotelefônicas, reduzir ao mínimo o tempo de transmissão das mensagens e garantir que as autorizações sejam

Leia mais

Manual do Operador de Rádio Código Q Internacional

Manual do Operador de Rádio Código Q Internacional Devido a grande inexistência no mercado de publicações de livros, apostilas e outros meios de divulgações, no que se refere ao cargo de Operador de Rádio. Resolvi então criar este simples manual, para

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VIGILANTE UEPB 2015 NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO VIGILANTE

PROCESSO SELETIVO VIGILANTE UEPB 2015 NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO VIGILANTE PROCESSO SELETIVO VIGILANTE UEPB 2015 COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSOS NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO VIGILANTE EXAME GRAFOTÉCNICO (Transcreva a frase abaixo no local indicado na sua Folha de Respostas) Todos

Leia mais

1. Alguém no Brasil acaba pagando a conta: Os salários dos parlamentares

1. Alguém no Brasil acaba pagando a conta: Os salários dos parlamentares 1. Alguém no Brasil acaba pagando a conta: Os salários dos parlamentares Gerhard Erich Boehme boehme@folha.com.br boehme@globo.com boehme@r7.com http://gboehme.blogspot.com/ O brasileiro é inimigo do Brasil,

Leia mais

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA WWW.ITALIANA.BLOG.BR

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA WWW.ITALIANA.BLOG.BR MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA O blog ItaliAna preparou para você um manual de sobrevivência na Itália! Aqui você vai encontrar dicas práticas para facilitar sua vida e tornar sua viagem para a Itália muito mais

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA VISTO CANADENSE. 3. Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino DADOS PESSOAIS

QUESTIONÁRIO PARA VISTO CANADENSE. 3. Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino DADOS PESSOAIS QUESTIONÁRIO PARA VISTO CANADENSE * Após o preenchimento favor enviar por E-mail: tânia@alfainter.com.br ou kazue@alfainter.com.br, ou FAX.: (11) 2187-8999 / ou pelo Correio para providenciarmos o preenchimento

Leia mais

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE VISTO CANADÁ

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE VISTO CANADÁ FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE VISTO CANADÁ Rascunho dos formulários para pedido de visto de entrada no Canadá: as informações abaixo descritas serão transferidas para o sistema de informações do Canadá

Leia mais

FORMULÁRIO VISTO CANADENSE

FORMULÁRIO VISTO CANADENSE FORMULÁRIO VISTO CANADENSE TIPO DE VISTO REQUERIDO Múltiplas Entradas Trânsito Sobrenome (Igual ao impresso no passaporte) DADOS PESSOAIS Primeiro Nome e Nomes do Meio: Sexo: Masculino Feminino Data de

Leia mais

Erros Críticos. 11 Erros Que Você Está Provavelmente Cometendo Nos Seus Estudos...

Erros Críticos. 11 Erros Que Você Está Provavelmente Cometendo Nos Seus Estudos... Erros Críticos 11 Erros Que Você Está Provavelmente Cometendo Nos Seus Estudos......E Como Você Pode Evitá-Los, Para Aprender Qualquer Idioma Em Meses E Não Em Anos. Olá, meu nome é Frank Florida, gringo

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

Pequena história da Internet

Pequena história da Internet Pequena história da Internet A Internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava originalmente laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency). Era uma rede

Leia mais

GUIA RESUMIDO DE SEGUROS E ASSISTÊNCIAS DE VIAGENS.

GUIA RESUMIDO DE SEGUROS E ASSISTÊNCIAS DE VIAGENS. SETEMBRO 2013 GUIA RESUMIDO DE SEGUROS E ASSISTÊNCIAS DE VIAGENS. *As informações contidas neste guia são válidas exclusivamente para cartões MasterCard Black e Visa Infinite. SERVIÇO DE CONCIERGE Você

Leia mais

Guitarra ACORDE MAIOR COM QUINTA AUMENTADA. Dó com quinta aumentada. Ré com quinta aumentada. Profª Tiago Silveira

Guitarra ACORDE MAIOR COM QUINTA AUMENTADA. Dó com quinta aumentada. Ré com quinta aumentada. Profª Tiago Silveira Guitarra Profª Tiago Silveira ACORDE MAIOR COM QUINTA AUMENTADA Dó com quinta aumentada Ré com quinta aumentada Mi com quinta aumentada Fá com quinta aumentada Sol com quinta aumentada Lá com quinta aumentada

Leia mais

\news. Destaques da Edição. Melhorias do mês na solução. Dicas de falicitadores na solução SISARE. Cadastrando um novo usuário.

\news. Destaques da Edição. Melhorias do mês na solução. Dicas de falicitadores na solução SISARE. Cadastrando um novo usuário. Destaques da Edição \news Edição 002 Mês Maio / 2014 Melhorias do mês na solução Algumas das principais melhorias realizadas em maio/2014 são apresentadas aos usuários da solução SISARE Dicas de falicitadores

Leia mais

n o m urd ne Hel e n o mis

n o m urd ne Hel e n o mis Em nosso cotidiano existem infinitas tarefas que uma criança autista não é capaz de realizar sozinha, mas irá torna-se capaz de realizar qualquer atividade, se alguém lhe der instruções, fizer uma demonstração

Leia mais

AGOSTo 2013 *AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE GUIA SÃO VÁLIDAS EXCLUSIVAMENTE PARA CARTÕES MASTERCARD BLACK E VISA INFINITE.

AGOSTo 2013 *AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE GUIA SÃO VÁLIDAS EXCLUSIVAMENTE PARA CARTÕES MASTERCARD BLACK E VISA INFINITE. AGOSTo 2013 G u i a r e s u m i d o d e s e g u r o s e a s s i s t ê n c i a s d e v i a g e n s. *AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE GUIA SÃO VÁLIDAS EXCLUSIVAMENTE PARA CARTÕES MASTERCARD BLACK E VISA INFINITE.

Leia mais

Este é o material de apoio oferecido pela Clic Viagem, criado com finalidade de instruir melhor nossos clientes e proporcionar maior segurança,

Este é o material de apoio oferecido pela Clic Viagem, criado com finalidade de instruir melhor nossos clientes e proporcionar maior segurança, Este é o material de apoio oferecido pela Clic Viagem, criado com finalidade de instruir melhor nossos clientes e proporcionar maior segurança, confiança e credibilidade nas negociações. Dicas Essenciais

Leia mais

confusões Segredos e Os aparelhos tecnológicos estão congregando múltiplas funcionalidades:

confusões Segredos e Os aparelhos tecnológicos estão congregando múltiplas funcionalidades: Segredos e confusões Os sites e as centrais de atendimento das operadoras de telefonia móvel informam coisas diferentes sobre os planos de internet 3G. Além disso, omitem condições que podem enganar o

Leia mais

MANUAL FRASEOLOGIA AERONÁUTICA Português/Inglês/Español BR-TAC / BR-AWM Juliano Tavares 186460 IVAOBR Divisão Brasileira.

MANUAL FRASEOLOGIA AERONÁUTICA Português/Inglês/Español BR-TAC / BR-AWM Juliano Tavares 186460 IVAOBR Divisão Brasileira. 1 MANUAL FRASEOLOGIA AERONÁUTICA Português/Inglês/Español BR-TAC / BR-AWM Juliano Tavares 186460 IVAOBR Divisão Brasileira. COLABORAÇÕES: REVISÃO: RENATO GUARDIOLA SBAO-CH 160720. TRADUÇÃO EM ESPANHOL:

Leia mais

1. LAhotels apresenta planos e estratégias para o Brasil

1. LAhotels apresenta planos e estratégias para o Brasil 1. LAhotels apresenta planos e estratégias para o Brasil 30/07/2009 Brasilturis Online Online Invest Tur LAhotels apresenta planos e estratégias para o Brasil30/07/2009 Ir para a lista de matérias André

Leia mais

Com esse guia, nós vamos te ajudar a organizar a gestão das viagens da sua empresa.

Com esse guia, nós vamos te ajudar a organizar a gestão das viagens da sua empresa. Com esse guia, nós vamos te ajudar a organizar a gestão das viagens da sua empresa. Economizar é a prioridade e sabemos que é possível ter até 40% de economia se a empresa nunca teve nenhum tipo de controle

Leia mais

DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS. -Atinge as Índias contornando a costa da África

DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS. -Atinge as Índias contornando a costa da África DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS EXPANSÃO MARÍTIMA início século XV ( 1415 ) DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS EXPANSÃO MARÍTIMA início século XV ( 1415 ) PORTUGAL -Atinge as Índias contornando

Leia mais

Contrato de Viagens. Nome Completo do Viajante (s) Carteira de Identidade CPF

Contrato de Viagens. Nome Completo do Viajante (s) Carteira de Identidade CPF Contrato de Viagens Nome Completo do Viajante (s) Carteira de Identidade CPF ENDEREÇO (...),Nº(...) BAIRRO(...),CIDADE (...),TELEFONE: ( )... CEP (...),UF(...) OBSERVAÇÃO:...... 1. CONDIÇOES GERAIS A formulou

Leia mais

ESET LICENSE ADMINISTRATOR

ESET LICENSE ADMINISTRATOR ESET LICENSE ADMINISTRATOR Guia do Usuário Clique aqui para acessar a versão mais recente deste documento ESET LICENSE ADMINISTRATOR Copyright 2015 por ESET, spol. s r.o. O ESET Li cens e Admi ni s tra

Leia mais

Questionário sobre o Ensino de Leitura

Questionário sobre o Ensino de Leitura ANEXO 1 Questionário sobre o Ensino de Leitura 1. Sexo Masculino Feminino 2. Idade 3. Profissão 4. Ao trabalhar a leitura é melhor primeiro ensinar os fonemas (vogais, consoantes e ditongos), depois as

Leia mais

Guia para pais de proteção infantil na Internet

Guia para pais de proteção infantil na Internet Guia para pais de proteção infantil na Internet INTRODUÇÃO As crianças são o maior tesouro que temos, são o nosso futuro. Por isso, é necessário guiá-las no decorrer da vida. Essa responsabilidade, no

Leia mais

Jamboree on the air 2005 União dos Escoteiros do Brasil - UEB Rádio Escotismo

Jamboree on the air 2005 União dos Escoteiros do Brasil - UEB Rádio Escotismo Jamboree on the air 2005 União dos Escoteiros do Brasil - UEB Rádio Escotismo EQUIPE NACIONAL DE RADIOESCOTISMO EQUIPE REGIONAL DE RADIOESCOTISMO UEB /RS DATA E DURAÇÃO: 3º final de semana de outubro de

Leia mais

Grasiela - Bom à gente pode começar a nossa conversa, você contando para a gente como funciona o sistema de saúde na Inglaterra?

Grasiela - Bom à gente pode começar a nossa conversa, você contando para a gente como funciona o sistema de saúde na Inglaterra? Rádio Web Saúde dos estudantes de Saúde Coletiva da UnB em parceria com Rádio Web Saúde da UFRGS em entrevista com: Sarah Donetto pesquisadora Inglesa falando sobre o NHS - National Health Service, Sistema

Leia mais

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta)

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta) OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta) 1 Bem-vindo ao Oi Conta Empresa! A Oi tem o orgulho de lançar mais um produto para nossos clientes corporativos, o Oi Conta Empresa.

Leia mais

Aplicativos de táxi recorrem a futebol para ganhar mercado

Aplicativos de táxi recorrem a futebol para ganhar mercado B O L E T I M OFERECIMENTO QUINTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2015 NÚMERO DO DIA R$ 22 mi a Confederação Brasileira de Judô faturou em 2014 com patrocínios e direitos de TV EDIÇÃO 258 Aplicativos de táxi recorrem

Leia mais

Zimbra Novo webmail do Poder Judiciário de Alagoas

Zimbra Novo webmail do Poder Judiciário de Alagoas Zimbra Novo webmail do Poder Judiciário de Alagoas O que esse novo webmail tem a oferecer? Aumento da caixa de email de 50 MB para 1GB; Correio eletrônico Agenda corporativa com controle de contatos, grupos

Leia mais

BearingNet Bem-vindo Contenuto

BearingNet Bem-vindo Contenuto Contenuto Introdução... 2 Selecionar idioma... 3 Banners Publicitários... 3 Membro... 3 Atividade... 3 Utilidades... 3 Feriado Público... 6 Pedido de Ajuda... 6 Procurar... 7 Notícias recentes... 7 Novo

Leia mais

III Fórum Lusófono das Comunicações ARCTEL-CPLP

III Fórum Lusófono das Comunicações ARCTEL-CPLP III Fórum Lusófono das Comunicações ARCTEL-CPLP Tendências, Panorama e Desafios do Roaming Internacional II Painel Que Mercado na CPLP? Agenda Sobre a Oi Que Mercado na CPLP Panorama Roaming Internacional

Leia mais

NORMAS, EMERGÊNCIAS PEDIÁTRICAS E OBSTÉTRICAS

NORMAS, EMERGÊNCIAS PEDIÁTRICAS E OBSTÉTRICAS NORMAS, EMERGÊNCIAS PEDIÁTRICAS E OBSTÉTRICAS Manual TAS "O maior problema com a comunicação é a ilusão de que ela tenha ocorrido." GEORGE BERNARD SHAW Versão 2.0 1ª Edição, 2012 ISBN 978-989-8646-01-9

Leia mais

Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso

Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso visitante on-line, você tem o direito de saber as práticas que

Leia mais

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário Ministério do Esporte Cartilha do Voluntário O Programa O Brasil Voluntário é um programa de voluntariado coordenado pelo Governo Federal, criado para atender à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013

Leia mais

A grande farsa da evolução do processo de gestão empresarial

A grande farsa da evolução do processo de gestão empresarial A grande farsa da evolução do processo de gestão empresarial Começo minha reflexão de hoje pensando um pouco na história da Administração, nos princípios de gestão e formas como as empresas hoje são geridas.

Leia mais

Os Domínios Estrangeiros sobre o Brasil Colonial

Os Domínios Estrangeiros sobre o Brasil Colonial Os Domínios Estrangeiros sobre o Brasil Colonial Franceses, Ingleses e Holandeses Prof. Alan Carlos Ghedini O princípio: competição nos mares Portugal e Espanha chegaram primeiro à corrida das Grandes

Leia mais

ESET PARENTAL CONTROL

ESET PARENTAL CONTROL ESET PARENTAL CONTROL para ANDROID Guia do Usuário Clique aqui para fazer download da versão mais recente deste documento ESET PARENTAL CONTROL ESET, spol. s r.o. O ESET Pa renta l Control foi des envol

Leia mais

Soluções convergentes em telefonia para sua empresa. Vantagens competitivas na comunicação entre você e seus clientes.

Soluções convergentes em telefonia para sua empresa. Vantagens competitivas na comunicação entre você e seus clientes. Soluções convergentes em telefonia para sua empresa. Vantagens competitivas na comunicação entre você e seus clientes. A revolução na comunicação da sua empresa. mobilidade mobilidade Voz Voz vídeo vídeo

Leia mais

TMS - TRAVEL MANAGEMENT SYSTEM. Sistema de pesquisa, reservas e gerenciamento de viagens nacionais e internacionais.

TMS - TRAVEL MANAGEMENT SYSTEM. Sistema de pesquisa, reservas e gerenciamento de viagens nacionais e internacionais. TMS - TRAVEL MANAGEMENT SYSTEM Sistema de pesquisa, reservas e gerenciamento de viagens nacionais e internacionais. G u i a do u s u á r i o TMS TRISTAR MANAGEMENT SYSTEM Guia do Usuário TRISTAR VIAGENS

Leia mais

Resolução de Matemática da Prova Objetiva FGV Administração - 06-06-10

Resolução de Matemática da Prova Objetiva FGV Administração - 06-06-10 QUESTÃO 1 VESTIBULAR FGV 010 JUNHO/010 RESOLUÇÃO DAS 15 QUESTÕES DE MATEMÁTICA DA PROVA DA MANHÃ MÓDULO OBJETIVO PROVA TIPO A O mon i tor de um note book tem formato retangular com a di ag o nal medindo

Leia mais

VALORES CULTURAIS (INDÍGENAS) KAINGANG

VALORES CULTURAIS (INDÍGENAS) KAINGANG VALORES CULTURAIS (INDÍGENAS) KAINGANG Um cacique kaingang, meu amigo, me escreveu pedindo sugestões para desenvolver, no Dia do Índio, o seguinte tema em uma palestra: "Os Valores Culturais da Etnia Kaingáng".

Leia mais

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO 1 Bem-vindo ao Oi Conta Empresa! A Oi tem o orgulho de lançar mais um produto para nossos clientes corporativos, o Oi Conta Empresa. Nele, nossos clientes poderão acessar

Leia mais

WORLD CUP Turistas África do Sul, Junho/2010

WORLD CUP Turistas África do Sul, Junho/2010 WORLD CUP Turistas do Sul, Junho/20 Total: 4.835 entrevistas : 46% (n=2.204) : 4% (n=202) : 41% (n=2.000) : 6% (n=307) : 3% (n=122) Perfil dos entrevistados PRINCIPAL FINANCIADOR DA VIAGEM Está pagando

Leia mais

200 Opportunities to Discover PORTUGUESE. www.second-language-now.com

200 Opportunities to Discover PORTUGUESE. www.second-language-now.com BASIC QUESTIONS 200 Opportunities to Discover PORTUGUESE Basic Questions - Portuguese TABLE OF CONTENTS 1. SABE?...3 2. COMO?...4 3. QUANTO TEMPO?...5 4. QUANTOS?...6 5. QUANTO?...7 6. COM QUE FREQUÊNCIA?...8

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL

INSTRUÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS ESTADO-MAIOR INSTRUÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL PROCEDIMENTOS PARA COMUNICAÇÃO OPERACIONAL 2007 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS ESTADO-MAIOR INSTRUÇÃO TÉCNICA

Leia mais

Instituição Faculdade de tecnologia Senac Pelotas-RS. Pronatec. Termos Técnicos. Carolina Lima, Francielen Carvalho, Raquel Brim, Taione Leandro

Instituição Faculdade de tecnologia Senac Pelotas-RS. Pronatec. Termos Técnicos. Carolina Lima, Francielen Carvalho, Raquel Brim, Taione Leandro Instituição Faculdade de tecnologia Senac Pelotas-RS Pronatec Termos Técnicos Carolina Lima, Francielen Carvalho, Raquel Brim, Taione Leandro Pelotas, 2012 Carolina Lima, Francielen Carvalho, Raquel Brim,

Leia mais

Prof. Roberto Franciscatto 4º Semestre - TSI - CAFW. Free Powerpoint Templates Page 1

Prof. Roberto Franciscatto 4º Semestre - TSI - CAFW. Free Powerpoint Templates Page 1 Segurança na Web Cap. 2: Políticas de Segurança e Respostas Prof. Roberto Franciscatto 4º Semestre - TSI - CAFW Page 1 Introdução Estar derrotado é sempre uma condição temporária. Desistir é o que o torna

Leia mais

Online Visa Aplication - Canadá

Online Visa Aplication - Canadá Online Visa Aplication - Canadá Este formulário é uma versão em português das principais informações necessárias para a Solicitação Online de Visto para o Canadá. Essas informações são as disponíveis,

Leia mais

De 30 a 02 - Um mega evento irá acontecer em Brusque o 5º Encontro Nacional de Motociclistas vejam mais via: www.possuidos.com.br

De 30 a 02 - Um mega evento irá acontecer em Brusque o 5º Encontro Nacional de Motociclistas vejam mais via: www.possuidos.com.br ...INFORMATIVO ELETRÔNICO 2010......MAIO 1ª EDIÇÃO COM MAIS NOVIDADES... INFORMATIVO APRESENTA OTIMOS ROTEIROS DE VIAGENS EM ABRIL. MAIS BRASIL ============================ PROGRAMAÇÃO DE Maio 2010 (Eventos

Leia mais

SUPLEMENTO COMERCIAL. Domingo, 15 de Novembro de 2015 ESTE SUPLEMENTO FAZ PARTE INTEGRANTE DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS E NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE

SUPLEMENTO COMERCIAL. Domingo, 15 de Novembro de 2015 ESTE SUPLEMENTO FAZ PARTE INTEGRANTE DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS E NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE SUPLEMENTO COMERCIAL. Domingo, 15 de Novembro de 2015 ESTE SUPLEMENTO FAZ PARTE INTEGRANTE DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS E NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE www.flyeverjets.com 2 Everjets inaugura voos regulares

Leia mais

MINERAÇÃO E REVOLTAS NO BRASIL COLONIAL

MINERAÇÃO E REVOLTAS NO BRASIL COLONIAL MINERAÇÃO E REVOLTAS NO BRASIL COLONIAL Portugal: crises e dependências -Portugal: acordos comerciais com a Inglaterra; -Exportação de produtos brasileiros; -Tratado de Methuen: redução fiscal para os

Leia mais

PARECER Nº, DE 2008. RELATOR: Senador EDUARDO AZEREDO

PARECER Nº, DE 2008. RELATOR: Senador EDUARDO AZEREDO PARECER Nº, DE 2008 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado n 279, de 2003, que dispõe sobre a prestação dos serviços de correio eletrônico,

Leia mais

Que políticas de transportes

Que políticas de transportes Que políticas de transportes 8º ciclo de seminários - Transportes e negócios J. Paulino Pereira (Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa) Professor Universitário e Consultor Aeroportos

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI ROMA TOR VERGATA EDITAL DRE n 023/15

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI ROMA TOR VERGATA EDITAL DRE n 023/15 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI ROMA TOR VERGATA EDITAL DRE n 3/15 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna

Leia mais

SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SISU ESCOLHA DO CURSO, NOTA DE CORTE PARA A APROVAÇÃO, LISTAS DE ESPERA, RECLASSIFICAÇÕES E PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA

SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SISU ESCOLHA DO CURSO, NOTA DE CORTE PARA A APROVAÇÃO, LISTAS DE ESPERA, RECLASSIFICAÇÕES E PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SISU ESCOLHA DO CURSO, NOTA DE CORTE PARA A APROVAÇÃO, LISTAS DE ESPERA, RECLASSIFICAÇÕES E PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA Olá, Caro Aluno do PVS! Para começar, vamos lembrar que,

Leia mais

Tours Autoguiados. 3. Roteiro em livro Personalizado 4. Guia de Portugal Exclusivo. 1. Roteiro à sua medida e seleção de hotéis

Tours Autoguiados. 3. Roteiro em livro Personalizado 4. Guia de Portugal Exclusivo. 1. Roteiro à sua medida e seleção de hotéis Tours Autoguiados Porto Pinhão (Douro Valley) Coimbra Belmonte Marvão Lisboa Évora 1. Roteiro à sua medida e seleção de hotéis 2. Reserva de Hotéis, Atividades e Serviços 3. Roteiro em livro Personalizado

Leia mais

- Século XVI estabeleceu o domínio inglês na costa norte da América do Norte fundam Treze Colônias Atual

- Século XVI estabeleceu o domínio inglês na costa norte da América do Norte fundam Treze Colônias Atual DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS EXPANSÃO MARÍTIMA início século XV ( 1415 ) -Atinge as Índias contornando a costa da África PORTUGAL -1500 supera os obstáculos do Atlântico chega ao Brasil ESPANHA

Leia mais

Tutorial sobre Phishing

Tutorial sobre Phishing Tutorial sobre Phishing Data: 2006-08-15 O que é o Phishing? Phishing é um tipo de fraude electrónica que tem se desenvolvido muito nos últimos anos, visto que a Internet a cada dia que passa tem mais

Leia mais

Voluntariado. Sete dicas para ser um voluntário. Por Redação EcoD

Voluntariado. Sete dicas para ser um voluntário. Por Redação EcoD Voluntariado Sete dicas para ser um voluntário Por Redação EcoD O Dia Internacional dos Voluntários, celebrado no dia 5 de dezembro, pode inspirar muitas pessoas a dedicarem seu tempo e talento em prol

Leia mais

VEJA.com: Perguntas & Respostas Call centers e telemarketing: atendimento, consumidor, telefone, sac, reclamações

VEJA.com: Perguntas & Respostas Call centers e telemarketing: atendimento, consumidor, telefone, sac, reclamações Página 1 de 5 SEÇÕES ON-LINE Perguntas & Respostas Outubro de 2008 Call centers e telemarketing É difícil encontrar alguém satisfeito com os atendimentos telefônicos das empresas que atuam no país. Quem

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA INTEREP REPRESENTAÇÕES VIAGENS E TURISMO LTDA

POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA INTEREP REPRESENTAÇÕES VIAGENS E TURISMO LTDA POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA INTEREP REPRESENTAÇÕES VIAGENS E TURISMO LTDA Nós da Interep Representações Viagens e Turismo. compreendemos que fazer reservas online envolve uma grande confiança de sua parte.

Leia mais

AS VIAGENS DE NEGÓCIOS SÃO A TERCEIRA MAIOR DESPESA DAS EMPRESAS, DEPOIS DE FOLHA DE PAGAMENTO E TECNOLOGIA

AS VIAGENS DE NEGÓCIOS SÃO A TERCEIRA MAIOR DESPESA DAS EMPRESAS, DEPOIS DE FOLHA DE PAGAMENTO E TECNOLOGIA AS VIAGENS DE NEGÓCIOS SÃO A TERCEIRA MAIOR DESPESA DAS EMPRESAS, DEPOIS DE FOLHA DE PAGAMENTO E TECNOLOGIA Segundo o IEVC (Indicadores Econômicos de Viagens Corporativas), no ranking das receitas, o aéreo

Leia mais

3 Apresentação do caso

3 Apresentação do caso 3 Apresentação do caso Neste capítulo será contextualizado o mercado de telefonia móvel no Brasil, com a descrição dos principais concorrentes e a participação de mercado de cada um deles, a apresentação

Leia mais

Um programa que fala diretamente com quem trabalha no setor.

Um programa que fala diretamente com quem trabalha no setor. Um programa que fala diretamente com quem trabalha no setor. Simpatia e hospitalidade são os aspectos do povo brasileiro mais valorizados pelos turistas estrangeiros. Já imaginou quantas novas oportunidades

Leia mais

A plataforma global preferida no mercado para o comércio eletrônico de envios DOCUMENTAÇÃO. Atlântico Pacífico Índico Ártico

A plataforma global preferida no mercado para o comércio eletrônico de envios DOCUMENTAÇÃO. Atlântico Pacífico Índico Ártico A plataforma global preferida no mercado para o comércio eletrônico de envios DOCUMENTAÇÃO Atlântico Pacífico Índico Ártico Bem-vindo ao INTTRA A missão do INTTRA é ser a plataforma global preferida para

Leia mais

BRASIL E ESTADOS UNIDOS: relações comerciais e linguístico-culturais

BRASIL E ESTADOS UNIDOS: relações comerciais e linguístico-culturais BRASIL E ESTADOS UNIDOS: relações comerciais e linguístico-culturais Autor(a): João Corcino Neto Coautor(es): Suzana Ferreira Paulino Email: jcn1807iop@gmail.com Introdução As relações comerciais entre

Leia mais

Formação e Capacitação de Pessoas na Infraero

Formação e Capacitação de Pessoas na Infraero Formação e Capacitação de Pessoas na Infraero Desafios, Necessidades e Perspectivas da Formação e Capacitação de Recursos Humanos na Área Aeronáutica (Senado Federal Comissão de Serviços de Infraestrutura)

Leia mais

Internet sem fio grátis em aeroportos do país ainda apresenta problemas

Internet sem fio grátis em aeroportos do país ainda apresenta problemas Internet sem fio grátis em aeroportos do país ainda apresenta problemas Levantamento do G1 aponta limitações na rede dos sete aeroportos. Infraero diz que serviço está em operação assistida, e terá ajustes.

Leia mais

GABARITO PRÉ-VESTIBULAR

GABARITO PRÉ-VESTIBULAR LINGUAGENS 01. C 02. D 03. C 04. B 05. C 06. C 07. * 08. B 09. A 10. D 11. B 12. A 13. D 14. B 15. D LÍNGUA ESTRANGEIRA 16. D 17. A 18. D 19. B 20. B 21. D MATEMÁTICA 22. D 23. C De acordo com as informações,

Leia mais

3 Maneiras De Ganhar Dinheiro Na Internet Rogerio Job

3 Maneiras De Ganhar Dinheiro Na Internet Rogerio Job 3 Maneiras De Ganhar Dinheiro Na Internet Rogerio Job Edição e Revisão 1 Qual seria minha resposta para esta pergunta: É possível ganhar dinheiro sem fazer nada? Você saberá o que penso na conclusão deste

Leia mais

PARECE IGUAL... MAS, DO OUTRO LADO, É O BRASIL QUE DÁ CERTO. FICA DO OUTRO LADO DESSE ESPELHO. DESTE LADO, POUCO DINHEIRO NO BOLSO...

PARECE IGUAL... MAS, DO OUTRO LADO, É O BRASIL QUE DÁ CERTO. FICA DO OUTRO LADO DESSE ESPELHO. DESTE LADO, POUCO DINHEIRO NO BOLSO... CADÊ O BRASIL RICO? FICA DO OUTRO LADO DESSE ESPELHO. DESTE LADO, POUCO DINHEIRO NO BOLSO... PARECE IGUAL... MAS, DO OUTRO LADO, É O BRASIL QUE DÁ CERTO.... E AQUI, DINHEIRO SOBRANDO NO FIM DO MÊS. DESTE

Leia mais

Líderes-educadores: educação eficiente e continuada

Líderes-educadores: educação eficiente e continuada Actas do 1º Encontro de Educação Corporativa Brasil/Europa pp. 111-116 111 Líderes-educadores: educação eficiente e continuada Kátia Carlini 1 Resumo Tornar hábil ou capaz por meio de instrução, disciplina

Leia mais

Casal viaja pelo mundo na carona de Deus

Casal viaja pelo mundo na carona de Deus Casal viaja pelo mundo na carona de Deus Fábio Aguiar Lisboa Era o ano de 1873 e o escritor francês Júlio Verne lançou um livro que mexeu com a imaginação e o sonhos de inúmeras gerações de leitores de

Leia mais

Política de Segurança da Informação

Política de Segurança da Informação Política de Segurança da Informação Código: PSI_1.0 Versão: 1.0 Data de Publicação: 28/05/2014 Controle de Versão Versão Data Responsável Motivo da Versão 1.0 28/05/2014 Heitor Gouveia Criação da Política

Leia mais

4 Passos Para Criar Um Ebook Lucrativo Em Menos de 30 Dias

4 Passos Para Criar Um Ebook Lucrativo Em Menos de 30 Dias 4 Passos Para Criar Um Ebook Lucrativo Em Menos de 30 Dias Copyright 2014 por Mindbank Publicado por: Mindbank Autor: Matheus Beirão Primeira edição: Maio de 2014 Todos os direitos reservados. Nenhuma

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA

TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA A, órgão do MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, neste ato representada pelos Procuradores da República integrantes do Grupo de Trabalho de Comunicação Social da PFDC,

Leia mais

Peça para um amigo baixar o programa também, e você pode começar a experimentar o VoIP para ver como funciona. Um bom lugar para procurar é

Peça para um amigo baixar o programa também, e você pode começar a experimentar o VoIP para ver como funciona. Um bom lugar para procurar é VOIP Se você nunca ouviu falar do VoIP, prepare-se para mudar sua maneira de pensar sobre ligações de longa distância. VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é um método para pegar sinais de áudio analógico,

Leia mais

HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA

HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA A Formação da música brasileira A música do Brasil se formou a partir da mistura de elementos europeus, africanos e indígenas, trazidos respectivamente por colonizadores portugueses,

Leia mais

Política de Viagem Quatro Estações

Política de Viagem Quatro Estações 1 Gestão De Viagens Corporativas Construindo Uma Política De Viagens Mais Efetiva O documento em questão visa difundir informações, consolidar as práticas de mercado que nós consideramos importantes na

Leia mais

ESQUEMA DE FUNCIONAMENTO. 2. Como Funciona

ESQUEMA DE FUNCIONAMENTO. 2. Como Funciona 1 1. O que é? Sistema Inovador de Contacto; Tecnologia IVR Interactive Voice Response; Tecnologia TTS Text-to-speech; Tecnologia STT Speech-to-text; Criado e desenvolvido LOGICOMER, compatível com qualquer

Leia mais

Introdução. Convenções Usadas Neste Livro. Para que você possa acompanhar facilmente os CDs e este livreto, eu segui algumas convenções:

Introdução. Convenções Usadas Neste Livro. Para que você possa acompanhar facilmente os CDs e este livreto, eu segui algumas convenções: Introdução A riqueza da história, da arte, da culinária e da cultura italiana inspiraram pessoas por todo o mundo a explorar seu idioma. E, com as viagens internacionais mais fáceis do que nunca para guerreiros

Leia mais

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Conteúdo: Colonização Portuguesa da Amazônia: séculos XVII e XVIII

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Conteúdo: Colonização Portuguesa da Amazônia: séculos XVII e XVIII Conteúdo: Colonização Portuguesa da Amazônia: séculos XVII e XVIII Habilidades: Classificar as medidas do governo de Pombal para a região amazônica e suas repercussões no cotidiano dos povos indígenas.

Leia mais

Curso Grandes temas da atualidade: o 10º tema é a Reforma Ortográfica O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa não será exigido nos vestibulares de

Curso Grandes temas da atualidade: o 10º tema é a Reforma Ortográfica O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa não será exigido nos vestibulares de Curso Grandes temas da atualidade: o 10º tema é a Reforma Ortográfica O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa não será exigido nos vestibulares de 2009, pelo menos quanto às mudanças na escrita. No entanto,

Leia mais

START INTERNET ATIVIDADES - CAPÍTULO 1

START INTERNET ATIVIDADES - CAPÍTULO 1 START INTERNET ATIVIDADES - CAPÍTULO 1 1 De acordo com o modelo abaixo, encontre as respostas para as questões decifrando os enigmas: Rede que conecta computadores do mundo todo, permitindo o compartilhamento

Leia mais

Superioridade ibérica nos mares

Superioridade ibérica nos mares 2.ª metade do século XVI Superioridade ibérica nos mares PORTUGAL Entre 1580 e 1620 ESPANHA Império Português do oriente entra em crise devido a Escassez de gentes e capitais Grande extensão dos domínios

Leia mais

INFORMATIVO : TRANSPORTE AÉREO

INFORMATIVO : TRANSPORTE AÉREO INFORMATIVO : TRANSPORTE AÉREO DIREITO À INFORMAÇÃO: INFORMAÇÃO CLARA E PRECISA: CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Art. 6º São direitos básicos do consumidor: III - a informação adequada e clara sobre os

Leia mais

Rede de Computadores

Rede de Computadores Escola de Ciências e Tecnologia UFRN Rede de Computadores Prof. Aquiles Burlamaqui Nélio Cacho Luiz Eduardo Eduardo Aranha ECT1103 INFORMÁTICA FUNDAMENTAL Manter o telefone celular sempre desligado/silencioso

Leia mais